O Bloco de Notas do Gabriel Alves – jornada 20

« Queremos ser mais ofensivos, criar mais oportunidades, mas nesta altura temos de ser pragmáticos e vencer jogos. Os resultados é que nos vão devolver essa confiança e essa estabilidade emocional para eles voltarem a praticar o futebol que já praticaram este ano» […] «Em relação ao Matias, é de saudar o enorme esforço que fez. Encara o espirito do que é ser jogador do Sporting, com grande coragem e solidariedade para com os colegas. Percebeu que o Marat estava pior do que ele e decidiu que ia ficar até final».

Julgo que estas palavras de Sá Pinto, após vitória sobre o Légia, traduzem na perfeição aqueles que foram identificados como sendo os primeiros passos a dar no caminho da recuperação e da perseguição dos objectivos mínimos: devolver a alma aos jogadores e somar três pontos. E, até ao momento, isso tem sido conseguido, com a introdução de outro pormenor: a tentativa de ter ao máximo a posse de bola. O mais complicado tem sido transformar essa posse de bola, nalguns casos esmagadora, em várias oportunidades de golo e num futebol capaz de fazer abanar o sistema defensivo adversário.

Mas a verdade é que o mais importante tem sido conseguido e, por mais que identifique o Sporting com bom futebol, hoje voltaria a trocar esse prazer por um outro fundamental: a vitória (até porque o Marítimo ganhou, acho que o Braga vai perder pontos e podemos encurtar a distância para o primeiro lugar. Não, não estou a pensar no título, antes no objectivo que tinha sido traçado de não ficar a 30 pontos de mesmo). Essa vitória será tão mais complicada quanto mais tempo demorarmos a marcar um golo, até porque o Rio Ave é superior ao Paços de Ferreira e tem um treinador que sabe o que anda a fazer na maioria das vezes. Mas, porra, e por mais problemas psicológicos que ainda perdurem, o Sporting tem que assumir o favoritismo frente a uma equipa destas.

Quanto à equipa, é uma merda Carrillo não poder jogar. Eu colocaria Pereirinha de início, com Capel à esquerda, guardando Izma para termos uma opção decente no banco. Aliás, confesso que estranho o não convocar de Arias, tendo em conta as limitações nas alas, mas tudo bem. No meio-campo, e com o regresso de Elias, entregaria a posição seis ao brasileiro, com Schaars e Matías à sua frente e os Andrés no banco, para qualquer eventualidade. Lá atrás, Xandão vai ser titular (e vai marcar) e Boeck dá toda a confiança no lugar de um Patrício com alguns problemas físicos (como se viu na quinta-feira).

Resta dizer que o pontapé de saída vai ser dado quando ainda for dia. E que vai estar sol. Haverá melhor programa para fechar o fim-de-semana?

 

70 thoughts on “O Bloco de Notas do Gabriel Alves – jornada 20

  1. Diz a empresa cor de rosa que o Patricio anda às voltas com a separação e com a Liliana Aguiar… Deve de andar com a cabeça em água..

    Vamos lá a ganhar isto para nos chegarmos à frente!!!!

    FORÇA EQUIPA E FORÇA SPORTING!!!!!!

  2. Eu também acredito!
    Sempre contigo, meu Sporting.

    Equipa para logo:
    Marcelo
    Pereira – Alexandre Grande – Polga – Insua
    Elias – Schaars
    Matias
    Pereira Pequeno Capel
    Wolfs

    Momento Zandinga:
    Sporting 2 – 0 Rio Ave
    Golos: Alexandre Grande num canto e Elias após passe do Pereira Pequeno

    Saudações Leoninas

  3. A ausência de Patrício deixa-me deveras preocupado, porque tem sido ele o nosso salvador em muitas ocasiões. Que seja por motivos de ordem física, porque se for por razões de ordem disciplinar é muito preocupante. O que menos precisamos nesta altura é de deixar de contar com um jogador fundamental.

    • Tomara que esse fosse o maior dos nossos problemas. Gosto muito do Patrício e ele tem estado muito bem na nossa baliza, mas o Boeck também tem dado provas de ser um guarda-redes seguro.

  4. Eu também acredito, aliás hoje adoraria uma jogatana á SPORTING CP, esta será a equipa que penso SÀ irá colocar:

    Marcelo Boeck; J. Pereira, Polga, Xandão e Insua; Carriço; Elias e Schaars; Pereirinha Capel e Wolfs.
    Irá marcar o Wolfs, tem de o fazer, Izmailov, depois de entrar e Xandão.

    Hoje e depois de os resultados nos terem segurado á corrente (e de outros resultados nos espicaçarem, espero) vamos fazer uma exibição convincente, marcar, jogar e dominar o jogo no meio campo adversário.

    Menos de 35 mil é estádio vazio, força SPORTING CP.

  5. Aqui estamos para mais um jogo de luta intensa. O Rio Ave vai fazer-nos a vida negra.

    A Minha equipa seria:

    Marcelo
    JP – Xandão – Polga – Insua
    Carriço
    Isma – Elias – Schaars – Capel
    VW

    Se assim não formos lá, mudaria para 4-1-3-2, entravam Matias e Seba.

    Marcelo
    JP – Xandão – Polga – Insua
    Elias
    Matias – Schaars – Capel
    VW – Seba

    Eu Vou Lá Estar…….

  6. Li isto num forum e fiquei com o coração a palpitar ….

    O SONHO COMANDA A VIDA :
    Sporting campeão 2011/2012!!!

    Vejamos:

    Braga empata com VGuimararães em casa ,empata na Lixeira , empata em casa com os Azuis e perde em Alvalade = 9 pontos perdidos

    Azuis empatam na lixeira, empatam no Nacional, empatam em Braga , empatam no Marítimo e perdem no em casa com o SCP
    = 11 pontos perdidos

    Carnide empatam na Lixeira com os azuis,perdem com o Olhanense(SConceição grande Leão e odeia os lampiões) empata na Lixeira com Braga perde em Alvalade e empata na Lixeira com o Marítimo = 12 pontos perdidos!

    Ps- Sporting faz os mesmos pontos que os Azuis mas teremos a vitoria sobre eles no desempate no confronto direto….!

    Como podem observar nem é nada do outro mundo até porque poupo os nossos adversários nas derrotas:

    Braga- 1 derrota em Alvalade

    Azuis- 1 derrota em Alvalade

    Carnide- 2 derrotas em Alvalade e Olhão!

    Ah, e fazemos a dobradinha!

  7. Complicado fazer o onze com aquele meio-campo. Carriço a trinco daria mais peso, por outro lado Elias a trinco pois jogamos em casa. Se Carriço a trinco, ficam Elias e Schaars a lutar por um lugar. Matias a 10. Metia Izmailov a titular, seja à esquerda, à direita, ao meio, tanto faz, o que interessa é o gajo a jogar.

    Schaars importante por ser esquerdino (vê de maneira diferente o jogo e as linhas de passe), mas o Matias tem de ser titular, falta lá esse homem entre a linha defensiva e do meio-campo adversário. Complicado, complicado…

    Xandão tem jogado à esquerda, apesar de vir referenciado para a direita. Mas o Polga (que continua uma merda, eu sei) parece ter mais facilidade em efectuar passes à direita.

    Apologista de um só avançado, o resto a trabalhar para ele: Wolfswinkel.

    Insua, Pereira, Capel, os suspeitos do costume.

    Grande Sporting hoje, com um guarda-redes “á séria” na baliza.

    • Como referi há uma semana atrás, agora fico descansado, o SCP é treinado por sportinguistas.

      Não me interessa quem jogue, mas o Polga continua a estar a mais no SCP, o que me interessa é que se envolvam no jogo e lutem… Para já, numa semana e meia, o Sá Pinto obteve melhores resultados do que o “infiltrado” em dois meses. É pena o calvário das lesões, mas só espero que os que têm tido essa infelicidade regressem mais fortes.

      Quanto ao onze titular, continuo a dizer que a matriz leonina não aceita o modelo de jogo só com um avançado… Por isso para a próxima temporada só peço jogar sempre com 2 avançados…

      Quanto ao que dizes Trolha, hoje com um GR À séria?!?!? Epa, o MArcelo é bom GR, mas eu acho que o Rui tem estado em média muito bem esta temporada. Teve alguns deslizes, contudo tem efectuado grandessissimas exibições…

  8. Eu punha o Polga no banco, pelo simples facto que ele não é jogador de futebol. Metia o Carriço a central ao lado do Xandão, Elias a trinco e resto do meio campo com Schaars e André Santos. À frente, Capel, Pereirinha (Izma entrava quando a defesa deles estivesse já mais desgastada) e Wolfs (se bem que não desgostasse de ver o Ribas a titular)

  9. Sá Pinto vai apresentar:

    Marcelo

    JP – Xandão – Polga – Insúa

    Carriço
    Elias – Schaars

    Pereirinha – Wolfswinkel – Capel

    em 4-3-3

    Para mim deveria ser:

    Marcelo

    JP – Xandão – Carriço – Insúa

    André Santos – Schaars
    Matías

    Izmailov – Ribas – Capel

    em 4-2-3-1

  10. E que tal…

    Heróis de verde, nobre clube,
    Leão valente, imortal,
    Levantai hoje e sempre,
    O esplendor de Portugal!
    Entre as vitórias da nossa memória,
    Ó Leões, sente-se a voz dos nossos
    Inesquecíveis fundadores, que hão-de
    Novo guindar-nos às vitórias.
    Ás armas, Ás armas!
    Sobre a terra, sobre o mar,
    Ás armas, Ás armas!
    Pelo clube lutar!
    Contra os corruptos azuis e vermelhos, marcar, marcar!

  11. Matias,Capel e Izmailov não aguentam 90 minutos.A grande questão é se entram no início ou não.Sem Carrilho,Capel deve iniciar e Matias e Izmailov devem-se substituir um ao outro,não aposto em quem começa…Dores de cabeça para Sá Pinto…

  12. Hoje já se nota mais qualquer coisa … mais entrosamento, mais rapidez, mais objectividade … e não é que o Polga hoje parece um CENTRAL !!! :)

    P.S : Se o árbitro marca falta porque acha que o G.R do Rio Ave joga a bola com a mão, a expulsão era a única solução ! Por acaso não toca mas, se o árbirtro achou que tocou, faltou-lhe os tomates para o expulsar … havia de ser na Luz ou no Dragão …

  13. A confirmar-se:

    – Marcelo é um excelente GR. Sereno, técnica apurada com os pés, saídas a cruzamentos, grande presença na baliza.

    – Polga e Xandão fizeram uma boa dupla

    – Elias é o craque. Experiente, inteligente, rapidíssimo.

    – Capel vai perder o lugar para o Carrillo antes de eu estalar os dedos.

    – João Pereira é uma merda de homem, mas foi bom o estilo de jogo que hoje fez, fodendo o Atsu (este homem é uma flecha) em cada jogada. Pena, uma vez mais, a quantidade de passes errados.

    – Wolfswinkel está a falhar. Falta-lhe mais pujança física, para ser mais forte, mais rápido e mais matador.

    – Marat Izmailov a confirmar o que eu andava a ver. A confiança está a voltar. É o rei desta merda toda.

    – Tinha metido o Ribas, e muito provavelmente o Matias.

    – O Evaldo entende-se bem na esquerda com o Insúa, os seus futebóis encaixam. isto é bom para as partes finais dos desafios.

    – Volta Jéffren.

    • Honestamente, um pouco de banco faria bem ao Wolfs. O homem está a ser refém de um momento muito peculiar da equipa. As alas não funcionam para ele sobressair … !!
      Apostaria em Ribas a meio do próximo jogo, caso as coisas se mantenham assim.

      • AS alas não funcionam pq o “infiltrado” montou um esquema de jogo sem variantes, logo as equipas nos primeiros jogos que fizeram contra o SCP foram surpreendidas, depois foram-se adaptando e deixamos de conseguir jogar pelas alas…

        Ora, mas se não dá pelas alas vamos pelo meio… Gostei de ver os jogadores na vertente fisica, pareceram-me muito mas mesmo muito melhores… Com mais velocidade, e de cabeça apenas focada no jogo…

  14. Melhor circulacao. Coesao defensiva.
    Bom jogo de Carrico. Elias tambem bem. Bem a dupla de centrais.
    Marat a ganhar pulmao para 90 mins.
    Falta melhorar a producao ofensiva.

  15. Sabe tão bem ver o Sá Pinto como treinador do Sporting … comedido, calmo … distribuindo ” dedos no cu ” a todos aqueles que o queriam e esperavam vê-lo à batatada logo na 1ª semana … estamos melhores, estamos mais objectivos. A equipa comete menos erros, os atletas vão sabendo que terrenos pisar e a posse de bola mantém-se em níveis muito muito elevados. Com Jeffren recuperado e Carrillo mantendo o nível, as alas irão funcionar em breve. Capel ainda está a meio-gás. Espero que tantas lesões e respectivas paragens, tenham um lado positivo : Mais força, menos jogos nas pernas e mais disponibilidade física para a recta final do campeonato, final da Taça e Uefa. Parabéns Sá Pinto … estou a gostar.

  16. Ainda não é o Sporting que queremos, mas são mais três pontos, que nesta altura é o mais importante. Outra vez muita posse de bola e alguma segurança na circulação da mesma. E sobretudo é uma equipa muito mais solidária e que dá tudo em campo. Vê-se que os jogadores estão com o treinador.

    Destaques individuais: Marcelo muito seguro. João Pereira já não abre autoestradas na direita. Xandão o que fez fez bem. Gostei de Carriço. Elias fez um jogo muito esforçado, correu quilómetros. E Izmailov, claro, só pelo golo é o homem do jogo. Será que finalmente vamos ter o homem a cem por cento?

    • Concordo com o que dizes!!! MAs gostaria de sublinhar quando referes “…mais posse de bola…”, esse é, sem duvida nenhuma, o factor mais distintivo deste SCP de Sá Pinto…

      1º Ter a bola
      2º Saber o que fazer com ela
      3º Gerir os ‘timings’ do jogo em função do resultado

      Estamos a fazer a 1ª, a começar a fazer a 2ª, e depois lá chegaremos À 3ª

      Vamos SCP!!!

  17. Mais um bom resultado.
    Mais uma exibição pouco atacante, ainda que bastante melhor que as anteriores.

    Graças a um bom jogo de Izma, que vai aparecendo mais.
    Graças a um bom jogo, com boa presença, de Xandão, a fazer as vezes do Oguchi nas alturas.
    Boa entrada de Marcelo.
    Graças a um EXCELENTE jogo de Carriço!
    Com Schaars e Elias muito bons.

    Pontos menos bons: Capel que não acerta um passe; JP continua burro, leva um amarelo num lance que bem podia ter sido jogada de golo mas em que ele preferiu mergulhar na piscina, continuando além disso entre o fraco e o fraquinho no passe; e o ponto negro do costume, o nº4, que HOJE não comprometeu e até esteve presente no corte de jogadas do adversário (só se estranha que isso seja estranho, mas enfim…), mas lá ia fazendo das suas naquele canto já nos descontos, em que simpaticamente ofereceu a bola ao adversário (que vá lá, a rejeitou), só para não nos esquecermos do que nos espera se continuarmos a abusar da sorte; e essa dos livres, pqp….

    Se a tendência continuar a ser essa, de melhoria enquanto se vai ganhando pela margem mínima, ainda que sem produzir jogo ofensivo quase nenhum, então vai valer a pena a espera.
    Oxalá.

  18. Izma, um golão e aos 18 segurou uma bola com uma classe daquelas…depois no meio de 2 conseguiu sair no drible , passou ainda por outro e mete a bola a rolar para o meio, esta jogada foi a melhor do jogo e acabou com o Capel a cruzar para o Elias que hesitou, nao sabia se atacar o 1º ou 2º poste, e chegou um pouco atrasado.

    Pereirinha, depois de um lance que era canto mas o apitador marcou pontape de baliza, a realização focou ele com cara de mau (a cara possível no caso dele, mas sem dúvida que o rapaz tava fodido com a decisão) a dizer “foda-se”…ainda se vai fazer um homem!!!

    Polga, sei que muita gente ainda deve tar a levar as mãos à cabeça por ser ele a bater livres directos mas… até achei bem marcados, com força e direcção, nada a ver com as charutadas habituais. Já tou a ver o Sá nos treinos, “Polga imagina que o GR é o nosso extremo e tenta meter-lhe a bola para ele matar no peito” resultado os livres de hoje, fiquei agradavelmente surpreendido.

    Vejo HOJE principios de jogo e mais identidade em 4 jogos que com o mingos desde inicio da época. Sem desculpas, sem rodeios, nada, o Sá está a revelar-se um treinador inteligente, que sabe o que quer e sabe como lidar com o plantel, além disso nas declarações defende os jogadores algo que não aocntecia. O mingos com o seu discurso defendia “o projecto”, “o que queremos para a equipa”, é verdade que disse algumas vezes que eram muitos jogadores novos, mas isso era também para arranjar uma desculpa para mascarar a incapacidade que ele tinha para meter a equipa a jogar alguma coisa. Só me lembro de o ver falar em jogadores para se auto valorizar (mesmo que indirectamente) com a tal conversa que esperava ver do gooch e ricky no futuro o que viu aocntecer com o viana e mossoro,…

  19. Pois, sofri, neste jogo sofri e não sei bem porquê.
    Também fiquei danado quando vi o Capel sair mas depois pensei, este gajos (Sá) devem sempre saber algo que a nós nos passa, tranquilizei.

    É estranho esta calma.

    Gostei do Moet X apesar de ainda nervoso vai a elas e vai ganhando.
    Gostei da equipa, parece que quer começar a jogar o simples que torna bonito e a pressionar forte que faz ganhar.
    Continua é a fazer confusão não existir bola para o avançado mas já o disse, ando tranquilo.

    O cabrão do apitador é só mais um CABRÃO!

    O Izmailov é o GAJO FODA_SE!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  20. Jogo a começar com um grande susto: aos 30 segundos já o Marat Is My Love tinha sofrido um toque e ameaçava sair. Mas não, ficou. Com a sua genialidade partimos para os melhores 45 minutos da “Era Sá Pinto”. 2 ou 3 excelentes jogadas, mas sempre com um pequeno desacerto no passe final, não chegando em condições aos finalizador.

    O golo… bem, o golo… Incrível. Nas bancadas gritava-se “Mete na esquerda! Epá mete na esquerda! ABRE NO CAPEL!!” e o Czar com a maior classe do Mundo, calma e serenidade, tira dois do caminho e petardo la para dentro. Eu que estava atrás dessa baliza, vejo a bola a ir para a (minha) direita e depois a virar completamente e ir para a esquerda…porra, QUE GOLO!

    2ª parte muito mais fria, gestão da bola, pouca vontade em avançar para matar o jogo, etc. Por agora não exijo mais porque a verdade é que quinta estivemos melhor que domingo e hoje estivemos melhor que quinta. De vitória por 1-0 em vitória por 1-0, até começarmos a jogar melhor e metermos mais batatas lá dentro.

    Boeck – seguro, mas o que mais me surpreendeu foi a sua qualidade de passe. Lançamentos TELEGUIADOS!
    Polga – marcador de livres? foda-se. Com a sorte que temos, habilita-mo-nos a que ele faça um golão e que lhe renovem o contrato por isso.
    Xandão – granda joga, muito bem no futebol aéreo e nos passes

    João Pereira a falhar muitos passes, Insúa, Schaars e Capel pareceram-me uns furos abaixo do costume, Elias esteve enorme como, para mim, está sempre. Wolf é um injustiçado. Vem buscar a bola, segura-a, entrega-a com qualidade. Se não lhe metem uma bola para ele finalizar, vai marcar golos como?

    Eu teria metido o André Martins aos 60 minutos para mexer com o jogo… E o Arías em vez do Pereirinha (e trocava-os na convocatória, claro).

    Mas ganhámos caralho, é o importante e agora há uma semana de preparação até ao Setúbal!

    P.S 1: 25 mil em Alvalade, num domingo as 18h??

    P.S 2: Pó caralho mais a merda dos cânticos contra os lampiões. Foda-se. JL do caralho, há cenas que não entendo mesmo…

  21. Agora sim, podem-me falar de algumas melhorias: mais velocidade, mais combinações, mais passes para o espaço vazio, mas ainda algum receio de avançar para a baliza (não posso deixar de dizer que aquela assobiadela no final por transformarem um livre perigoso num passe para o Boeck foi merecida). Xandão é xerife, é patrão, é tudo. Muito boa exibição. Não sei se foi por causa dele, mas até o Polga esteve bem (por momentos até pensei que ele ia marcar golo de livre, depois lembrei-me que era o Polga). Bom jogo do meio campo, mas o Elias a criar podia ter feito melhor e o Schaars tem de treinar as bolas paradas. Izma imperial. Capel fraco, com muitos passes falhados, malgrado algumas boas combinações com o Insua. O Lobo continua sem ter bola. Assim é dificil marcar golos.

    PS1 – Aquele árbitro é capaz de ser o pior árbitro do nacional. PQP apita tudo e mais alguma coisa.
    PS2 – O que cantaram as claques para merecer uma assobiadela do estádio todo?

    • Aí estamos de acordo… mas cantar isso em Alvalade, num Sporting x Rio Ave… é para quem? Para quem assiste o jogo em casa?

      Foda-se, cambada de atrasados que pensam mais no mal dos outros que no bem próprio!

    • Cala-te tu e os teus amigos idiotas das claques. Afrontar os sócios do Sporting é que é de lampião. Merda são as claques e os seus criminosos de serviço que deviam ser erradicados do futebol. O meu pai, 58 anos de sócio, praticamente deixou de ir ao futebol por não admitir que o Sporting patrocine grupos de indigentes mentecaptos. Respeitem o Sporting! O comportamento das claques ao longo dos anos só envergonha os verdadeiros sportinguistas.
      Ps: vai mandar calar o caralho.

  22. O que eu vi:

    Colectivamente: evolução. Há duas coisas que podemos dar por adquiridas: reacção imediata à perda de bola e vontade de ter posse de bola. Hoje vimos uma circulação mais rápida e mais passes interiores em saídas de bola. O próximo passo será fazer isto sem termos a necessidade de atrasar a bola tantas vezes, ou seja, dominar no meio campo adversário.

    Individualmente:

    Carriço: o melhor jogador em campo. Não me lembro de uma dividida perdida por ele. Com bola, simplicidade. Sem bola, varreu todo o meio campo defensivo. Para mim, será o trinco da selecção nacional no europeu. Como disse à tempos, será sempre um central banal mas poderá ser um trinco de qualidade superior.

    Xandão: excelente exibição. Cada vez que é chamado cumpre integralmente. Falha como todos, mas na maioria das vezes mostra-se intrasponível. Para mim, ganhou hoje a titularidade.

    Marat: já tenho dito muitas vezes, é no meio que deve jogar. Mas neste modelo de jogo do RSP (onde os extremos são mais do que isso, procurando movimentos interiores e abrindo espaço para os laterais) percebe-se a sua utilização na direita. Grande golo. Muita classe tem este russo. Hoje jogou 90 min sem se lesionar, ou seja, boas notícias.

    Polga: polga é isto. Nos jogos de merda que faz, dá casas em quase todos os lances. Nos grande jogos que faz, é perfeito até deitar tudo a perder num qualquer lance. Não me esqueço do lance aos 87 min onde deixou escapar o seu marcador dentro da pequena área que mandou por cima. Foi a nossa sorte.

    Elias: grande jogo. É o jogador mais consistente que temos nas duas fases do jogo (ofensiva e defensiva). Ele e Schaars são os únicos “jogadores feitos” que temos, ou seja, são aqueles que transmitem maior estabilidade porque defendem e atacam com a mesma competência.

    De resto, para quem não reparou, não sofremos golos à 3 jogos, algo que nunca julguei possível nas circunstâncias actuais. Acredito que não é por acaso.

  23. Pergunta: O V. Guimarães e SC Braga têm esgrimido argumentos sobre o quarto grande do futebol português. Quem é, para sim, o quarto grande neste momento?
    Resposta: Se formos a ver pela tabela, neste momento o quarto grande é o Marítimo. Mas não quero entrar nessas polémicas…

    Leonardo Jardim FILHO DA PUTA. Hás-de engolir essa no final da época cabrão nojento

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s