Levar o exemplo Pereirinha para mais uma batalha


Quem costuma frequentar o Cacifo, sabe que me causa irritação a falta de sangue que Pereirinha aparenta ter quando tem oportunidade de jogar (principalmente quando é titular). Saberá, igualmente, que defendo que aquele que, em minha opinião, é um mediano ala/extremo direito, poderá ser transformado num lateral direito muito acima da média. No fundo, realizar uma adaptação idêntica à que se realizou com João Pereira.

Ora, na quinta-feira passada, Pereirinha fez questão de, comprovando a minha segunda ideia, ser capaz de não me fazer pensar, uma única vez, na sua falta de nervo. Mais, como a imagem ao lado comprova, fez questão de aguentar os momentos mais delicados do jogo em inferioridade (mais épico só se tivesse marcado, de bicicleta, como o Pelé, no «Fuga para a Vitória»). E a pergunta que fica, e que se estende ao próprio Sporting, é «o que fazer com esta enorme passagem de eliminatória»?

Centremo-nos em Pereirinha, comparando-o com João Pereira. Eu diria que este último apenas leva vantagem em termos de atitude. Aliás, tem tanta atitude que com ela consegue disfarçar enormes limitações no posicionamento defensivo e uma gritante falta de discernimento no que toca a decidir bem o que fazer no último terço do terreno (aquele golo ao Nacional é tudo menos normal). Pereirinha sofre do mal contrário: a imagem apagada que passa trai o surpreendente sangue-frio que revela quando joga lá atrás (em Manchéstá voltou a fazer um temerário passa de cabeça ao redes), trai a boa capacidade de antecipar os lances e trai a superior disciplina táctica e a maior qualidade de centro/remate relativamente ao dono do lugar.

Utilizando uma figura de estilo, eu diria que Pereira e Pereirinha são dois putos da mesma turma e da mesma escola. O primeiro gosta de dar nas vistas. Faz merda com um sorriso nos lábios e não tem problemas em resolver as coisas ao soco. Manda piropos às gajas dignos de um trolha, conta piadas alarves e dá respostas irónicas aos professores. Passa de ano sempre à rasca, mas todos sabem que o 9ºH é a turma do Pereira.
E é a turma do Pereirinha, o gajo que se ri das piadas, muitas delas parvas, do Pereira, e, mesmo sabendo que aquilo não faz sentido nenhum, pensa em como seria fixe ser «famoso» como o colega. Vai tentando dizer umas piadas inteligentes, vai tentando ser educado, tenta engatar a mesma miúda há quatro ou cinco anos e estuda para passar nos exames com a melhor nota possível. Outro dia, num dia em que o Pereira não foi à escola por ter sido (uma vez mais) suspenso, o Pereirinha andou há porrada para defender a honra da miúda de quem gosta. E, enquanto alguns putos aproveitavam para abrir uma mesa de apostas, Pereirinha deu uma lição a um gajo que, diziam, ia esmagá-lo.

Toda a escola falou do feito. Toda a escola já sabe quem é o Pereirinha. E que o 9ºH é a turma dele. Resta saber o que ele fará com o momento que vive. Resta saber se ele percebeu que atitude e qualidade deviam andar sempre de mãos dadas. Ele, e o Sporting.

p.s. – um abraço especial a todos os pais Sportinguistas!

Anúncios

46 thoughts on “Levar o exemplo Pereirinha para mais uma batalha

  1. Comparação brilhante.

    Espero que o Pereirinha continue com esta atitude, e nos próximos tempos, desafie mesmo o Pereira.

    FORÇA SPORTING

  2. Lindo. Por acaso até sou dos que sempre gostaram do Pereirinha. Não arranja merda por ficar no banco, é um gajo esforçado e às vezes até nos surpreende.
    Neste texto só faltou falares da inteligência que o Pereirinha deu à continuidade do lance que dá o segundo golo do sporting em manchester, antes da brilhante assistência do IS MY LOVE! Acho que foi qualquer coisa como: domina uma bola difícil, no ar, mal passada pelo IS MY LOVE (que não tem outro nome), e lança-o na corrida vertiginosa para a assistência do ano.
    Abraços, sportinguistas.

    • Exacto! Acaba por ser pena ficar ligado à eliminatória por ter jogado lesionado quando foi fundamental no 2.º golo. Para mim, mais que o Izmailov, que teve muito mérito a colocar a bola, mas a definição da jogada foi feita pelo BP.

  3. Neste momento ele não vai “fazer nada com o momento que vive” pois vai ficar de fora durante 1 mês por causa da lesão. Mas apesar de não gostares do Pereirinha, tens que reconhecer que ele é dos mais inteligentes a jogar futebol que temos no plantel.

    Como dizes a única desvantagem dele em relação ao Pereira é a intensidade e a agressividade que mete em jogo. Mas quando precisamos de alguem para fazer posse de bola e segurar o jogo, podemos confiar a 100% no Pereirinha.

    • Concordo com tudo. A falta de atitude do pereirinha em mtos jogos é enervante mas aqueles pézinhos muitas das vezes produzem maravilhas. É um jogador que com confiança é extremamente competente. Talvez seja o Sá que faça despertar tudo o que há de bom no Pereirão!

  4. Excelente. Excelente mesmo, com essa formidável e pertinente comparação Pereira/Pereirinha.
    Falta, de facto, nervo ao pereirinha para se afirmar como um dos melhores laterais do nosso futebol.
    O Pereireinha, como alguém escreveu, é inteligente a jogar, sabe decidir e tem bom controlo de bola.
    Importante, isso sim, é de facto o Sporting capitalizar a passagem aos quartos da Liga Europa. Hoje, há uma excelente oportunidade para consolidar o 4.º lugar. Ganhar em Barcelos é meio-caminho andado para solidificar um final de época que até pode ser histórico.
    Cherba, obrigado pelo parabéns deste dia. Há quatro anos que sou um sportinguista ainda mais feliz.
    Aquele abraço,
    SL

  5. Nunca tendo achado o Pereirinha um jogador extraordinário, sempre o achei um jogador útil pela sua versatilidade e por ser certinho tacticamente. Não daria um grande titular, mas daria um suplente de qualidade. Concordo quando se diz que ele é um jogador com pouca garra e tenho as minhas dúvidas sobre se ele será melhor lateral-direito que o JP, mas pode ser uma opção válida quando este for vendido depois do Europeu. Ele realmente fez um grande jogo contra o CIty (da mesma forma que já havia feito contra o Porto quando tinha pela frente o Quaresma, aqui há uns anos), mas estes são jogos diferentes pelo mediatismo e pela motivação extra que dão aos jogadores. Em todo o caso é um homem a manter no plantel.

  6. Se tivesse que eleger uma foto para constar num álbum da história do Sporting, esta seria seguramente uma das minhas escolhas, nesta foto estão mais que 1000 palavras. Era também uma foto que entrava em substituição de girassóis e malmequeres.

    Eu aprecio bastante as qualidades do Pereirinha, é para mim, um dos jogadores mais evoluídos a nivel técnico/táctico do plantel do Sporting, a esse nivel é muito idêntico a Izmailov.

    Falta-lhe contudo a tal iniciativa, parece-me um jogador demasiado dependente do treinador, na medida em que precisa de um briefing dedicado só a ele, com instruções especificas e dá-me a sensação que nos últimos 3 ou 4 anos anos, pouco aprendeu com os treinadores que teve, pudera ! Dá-me a ideia de que pode ser mais bem aproveitado a jogar da mesma forma que o Izmailov. É um jogador ainda jovem, tem margem de progressão, não é um jogador perdido.

    Já o tinha referido, tanto ele, Pereirinha, como o Carriço e o André Santos merecem um aplauso pelo Sportinguismo e dedicação, são os primeiros a levar quando a coisa corre mal e dos menos elogiados quando as coisas correm bem, outros que se escondem, passam no intervalo da chuva. Julgo também, que devem agradecer a Sá PInto, que em minha opinião, está a fazer uma coisa com coragem, lança-los progressivamente na equipa, sem medos e em jogos de alta responsabilidade, o que faz com que aumentem a auto-estima e ao mesmo tempo se valorizem, se quisermos avaliar a coisa do ponto de vista financeiro, o Carriço, por exemplo, hoje vale mais 1 ou 2M€, o Pereirinha também, o Sá pInto está-lhes a relançar a carreira que parecia perdida. Naturalmente isto só é possível porque os resultados (nos últimos 3 jogos !!) têm sido muito positivos.

    Estes três jogadores, incluo também o André Martins aqui, são jogadores que daqui a 1 ou 2 anos estarão com a cotação bem mais alta e terão um papel importante no futuro do clube, assim o Sporting consiga manter uma matriz e qualidade de jogo que lhes permita evoluir.

    Quanto ao jogo de hoje, espero que consigamos continuar na boa onda.

    SL

    • Não…o Pereira vai casar com uma gaja girissima que vai conhecer na faculdade. Anos mais tarde, vai ver a boazona do liceu de quem ele gostava e que gozava com ele. Engordou 50 kilos e parece um trambolho; foi mãe aos 16 anos de um gajo que lhe batia e que agora está preso por tráfico de estupfacientes. Está grávida novamente, de pai incógnito…ela tem quase a certeza que o pai é um colega dela do LIDL.

      O então Dr. Pereira pensa: “podia ter feito de ti uma princesa…”

  7. pereirinha é um dos exemplos a seguir.
    acho que a fazer carreira no Sporting, esta será na posição de lateral direito. ou seja, com a enorme possiblidade de o pereira sair este ano, a posição que deveria ocupar seria a de lateral direito. os laterais direitos do scp para o ano, na minha opinião, seriam pereirinha e cedric, arias rodava (talvez na académica, se bem que eu nao gosto nada dele). Assim também teriamos um ala/extremo se fosse preciso, dando segurança também á defesa, mais do que a que joao pereira entrega pois joao pereira recorre muito a falta, arrisco dizer que ele é mais caceteiro que o busquets ou o masccherano no barça, e que o pepe no real, isto sendo uma hipérbole claro.
    Sá pinto tem feito um enorme trabalho, e acho que pereirinha irá aproveitá-lo. pena ter de ficar agora 1 mes de fora. seria a altura ideal para ele jogar, talvez até tirasse o lugar ao Pereira.
    Esperemos que Carriço, André Santos, André Martins, … sigam este exemplo e ainda consigam vingar no futebol, pois ainda são jovens. Força Pereirinha, Força Carriço, André Santos, André MArtins, Força Sá pinto. FORÇA SPORTING

  8. muito bom texto!!!

    nunca gostei do Pereirinha, sempre achei que lhe faltava atitude e é muito inconstante, mas reconheço que os melhores jogos dele são na lateral direita…ainda vai a tempo de me fazer mudar de opinião.

    SL

  9. o gajo tá mandar um braço do caralho! tantos anos de punheta a serem finalmente aproveitados pelo sá…

    foda-se que nunca mais é hora de jogo.

  10. Neste desenho do Sá Pinto,o Pereirinha e o Carriço dão uma segurança muito maior contra equipas fortes,mas quando é preciso carregar contra os autocarros,estão lá a mais,aí é a hora das correrias do João Pereira.
    Como voces,tambem tenho esperança que as injeções do Sá animem o Pereirinha,assim o lugar será dele quando o SCP conseguir uns milhões pelo João caceteiro…

  11. Bom texto, boa comparação!

    Nunca fui fã do João Pereira, sempre achei que é um jogador na maioria das vezes inconsequente, corre desalmadamente sem qualquer ponta de objectividade, tem-nos criado alguns problemas a nivel disciplinar e tácticamente é um desastre.

    Quanto ao Pereirinha, sempre o vi como um forte defesa direito, tacticamente disciplinado, com um grande poder de posse e circulação de bola, um jogador de equipa. Por vezes um pouco sem nervo, tal como muitos outros que já lá tivemos ou temos, que têm sofrido com os maus momentos do clube e muitas vezes sem o apoio do Staff técnico.

    Para mim o Pereirinha tem tudo para ser titular no Sporting e quem sabe chegar à selecção, assim ele queira, e com oportunidades de jogar.

    O João Pereira é para vender no final da época e que seja muito feliz, excepto contra o Sporting!

    SL

  12. Sou um critico de jpereira desde o primeiro dia de verde. Acho-o um jogador banalíssmo, com posicionamento fraco, indisciplinado e pouco desiquilibrador a atacar.

    Já Pereirinha tem tudo para ser um jogador titular…é o oposto do pereira velho. Discreto mas “quase” sempre eficaz.

  13. Depois deste texto, brilhante como sempre, resta-me apenas perguntar quantos de nós na nossa vida académica tivemos Pereiras e Pereirinhas nas nossas turmas?

  14. “Utilizando uma figura de estilo, eu diria que Pereira e Pereirinha são dois putos da mesma turma e da mesma escola. O primeiro gosta de dar nas vistas. Faz merda com um sorriso nos lábios e não tem problemas em resolver as coisas ao soco. Manda piropos às gajas dignos de um trolha, conta piadas alarves e dá respostas irónicas aos professores. Passa de ano sempre à rasca, mas todos sabem que o 9ºH é a turma do Pereira.
    E é a turma do Pereirinha, o gajo que se ri das piadas, muitas delas parvas, do Pereira, e, mesmo sabendo que aquilo não faz sentido nenhum, pensa em como seria fixe ser «famoso» como o colega. Vai tentando dizer umas piadas inteligentes, vai tentando ser educado, tenta engatar a mesma miúda há quatro ou cinco anos e estuda para passar nos exames com a melhor nota possível. Outro dia, num dia em que o Pereira não foi à escola por ter sido (uma vez mais) suspenso, o Pereirinha andou há porrada para defender a honra da miúda de quem gosta. E, enquanto alguns putos aproveitavam para abrir uma mesa de apostas, Pereirinha deu uma lição a um gajo que, diziam, ia esmagá-lo.”

    HAHAHAHAHA! Não podias ter inventado nada melhor, está mesmo digno de registo e é a mais pura das verdades.

    SL

  15. Trolha, tu leste isto: “Manda piropos às gajas dignos de um trolha, conta piadas alarves”?
    Parece que o Cherba se está a meter contigo…
    A sério Cherba. Mais um grande texto, uma análise certeira a fazer justiça a um dos nossos que nós mais depreciamos.
    Sempre me fez confusão ver o J Pereira de verde e branco… há azias que não passam e não esqueço a expulsão do Hugo Viana (creio eu). O Pereirinha (que, afinal, é Pereirão!) faz melhor lugar que o outro. E, se dúvidas houvesse, mostrou que é mesmo dos nossos: esta foto vale por uma vida
    Sporting sempre!
    (e vamos lá votar no Cacifo, que aquele lugar cheira mal mas não é contagiante)

  16. Concordo. Como me revejo na analogia da turma da escola. Eu fui um pouco dos dois na escola, mas acabei por ser Pereirinha. Custou, mas consegui!

    Na retina continua o jogo que o Pereirinha fez contra o Porto. Por todas as razoes e mais algumas nunca foi capaz de lhe dar a sequência devida.
    Agora que temos um treinador que também se preocupa com estes aspectos, tem tudo para dar certo. É que o João Pereira tem mesmo que sair no Europeu, para se poderem pagar salários.

    Com as opções que temos não ficaremos pior servidos. Haja arte para transformar o Pereirinha num Pereirão. Sá, aperta com ele!

    SL

  17. O Pereira e o Pereirinha são 2 jogadores diferentes, cada um com as suas características. Mas há uma coisa que me incomoda, seriamente, no post (engraçado) e nos comentários subsequentes: é que parece que a malta ainda não percebeu que no Sporting ninguém deve ficar de fora. Todos são necessários para ajudar o Sporting, seja o Pereira, o Pereirinha, o roupeiro, o dirigente e, também, claro está, os adeptos. Nesta fase delicada que vivemos, não se conseguindo esta união, não chegamos aos ambicionados títulos. Por isso, temos de cerrar fileiras, unirmo-nos, não deixando ninguém para trás e, para já, temos de ganhar ao Gil Vicente fora. Viva o Sporting!

  18. @ Pinilla,

    concordo plenamente contigo, a par do Izma, o Pereirinha deve ser o jogador técnico-táctico mais evoluido do plantel.

    tem aquele problema que toda a gente fala, É VIRGEM….

    porra no dia em que aquele cabrão decidir colocar em practica o futebol que tem no corpo, será um dos melhores

    deixo-vos aqui um bloog que também costumo seguir, nem tudo o que escreve deve ser seguido à letra, mas este post trás algumas das ideias que tenho sobre o Pereirinha
    http://entredez.blogspot.pt/2011/08/licoes-de-mestre-8.html

    uma coisa é certa, é à semelhança do Martins, Carriço, Santos, Patricio, dos poucos que conseguem sentir o Sporting, como nós, como o Sá Pinto, e isso para mim vale mais do que ser um Maradona.

    SL para todos e feliz dia do Pai a quem o é

  19. Desculpa?? Não gostas do Arias? Só pq não é portuga? deixa de ser xenófobo, pq o nosso Arias vai ser dos melhores LD que já viste jogar, deem-lhe tempo e jogos e byebye J. Pereira, olá Santiago Arias Naranjo. Ainda vai render mts milhões.

  20. Para a próxima época Pereirinha e Cedric dão mais do que garantias! O Arias também tem aparecido bem, acho no entanto que lhe fazia bem rodar uma época na 1ª liga como titular.

    O Pereirinha tem um critério de decisão muito bom. E eu valorizo bastante jogadores com esta característica apurada…Izma, Matias ou André Martins. Tenho gostado muito do Schaars também. Agora estou de acordo que, em relação ao Pereirinha, lhe falta estar completamente à vontade e desfrutar mais em campo, no fundo soltar-se mais.

    Decisões urgentes da direção: renovação de Matias e de Rui Patrício (no Europeu vai ser muito cobiçado e é bom aumentarmos o nosso poder negocial)!

  21. Estava a contar chegar aqui e ver um post do Cherba a fazer o lançamento do jogo de logo, como ele não faz, faço-o eu:

    4-4-2 losango de volta ao Sporting? Espero que sim!

    http://bancadadeimprensa.blogspot.pt/2012/03/4-4-2-losango-de-volta-ao-sporting.html

    A recente vitória, na eliminatória, sobre o Manchester City não abriu somente as portas dos quartos de final da Liga Europa. Colocou sobre a mesa a possibilidade de uma mudança de paradigma no esquema táctico do Sporting. Com Domingos havia um modelo, 4-3-3, e nada se projectou de diferente. Sá Pinto na fase inicial manteve o esquema, mas nos últimos jogos mostrou que está receptivo à mudança. Sabe-se que estes modelos de jogo necessitam de treino, muito treino, – que Sá Pinto não dispõem devido ao número de jogos seguidos num curto espaço de tempo – e que por norma são estipulados na pré-época (alô, Domingos?) mas neste preciso momento afigura-se uma mudança táctica. Este é o momento ideal para o fazer.

      • Quando é que aprendem que não interessa bem qual o modelo usado?? Interessa é que seja bem aplicado, e o 4-3-3, ou 4-2-3-1 que também é usado dá muito mais garantias nas transições que o 442 losango, para alem de podermos ter um jogo muito mais lateralizado, e com o apoio do numero 10 como está a ser usado neste momento temos quase um 442 a atacar e um 4-5-1 a defender…

      • Krpan, devias de ter lido que eu escrevi no post com mais atenção. O modelo de jogo interessa quando tens somente um (caso do ‘Mingos) agora ao que parece, Sá Pinto desdobrou a equipa e qualquer modelo de jogo é possível. Mas atenção às dimensões do relvado de Barcelos… é essa uma das razões pela qual defendo para este jogo o losango..

        E lê a porcaria do post!

    • pqp, andamos 4 anos a foder a cabeça ao PB por causa do losango e da falta de extremos. Agora que temos extremos (E MUITOS: Capel, Jeffren, Carrillo), querem voltar ao losango. pqp

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s