Sportinguismos

Nos dois últimos dias, dei comigo a pensar: que tipo de Sportinguista serei aos olhos de quem lê o que escrevo? Será que o facto de opinar quando considero pertinente, recusando-me a omitir o que penso a bem da tão propalada estabilidade, faz de mim um «terrorista»? Um mau Sportinguista?

Vem este pensamento a propósito das críticas feitas a Bruno de Carvalho, no seguimento das suas críticas ao desempenho da actual direcção durante o primeiro ano à frente do clube. Parece-me que Bruno escolheu o caminho mais complicado para estar na oposição. No sentido inverso ao de Dias Ferreira, Pedro Baltazar ou Abrantes Mendes, recusa-se a fazer o papel do opositor silencioso que não se manifesta para dar ares de um suposto Sportinguismo superior.  Bem pelo contrário: aponta o dedo sempre que considera ter que fazê-lo, numa atitude que o coloca perante o risco de ser rotulado como o gajo que só fala quando é para atacar e falar mal (optando os adeptos que assim pensam em ignorar, por exemplo, o interesse da comunicação social em promover tudo o que cause alarido, minimizando a presença e comentários em momentos de festa).

Ora, eu aplaudo o correr desse risco. E digo mais; a meu ver, perpetua a ideia que me foi passada ao longo da última campanha eleitoral: ele é o único que se sente realmente incomodado com a monarquia em que tornou dirigir o Sporting e o único apostado em fazer abanar a linhagem. Isso faz dele um Sportinguista oportunista ou um mau Sportinguista? Então, eu também sou um mau Sportinguista. Porque foi esta diferente forma de estar e de pensar que me fez optar no momento de votar. E é esta forma de estar e de pensar que considero fundamental continuar a existir enquanto não for sólida a certeza de que o rumo escolhido seja o mais acertado.

146 thoughts on “Sportinguismos

  1. Cherba,
    tu não és um terrorista, tu tens é mau feitio, porque podias só “ladrar” enquanto a caravana passava, mas teimas em morder, como o Bruno. Continua.
    SL

    • A questão é mesmo essa: nós não queremos que a caravana passe. E ninguém devia querer, pois encaminha-se para um abismo. Se apenas ladrarmos ela vai mesmo passar, por isso se tivermos que morder, que assim seja.

      Enorme posta cherba, parabéns.

  2. Caro Cherba.

    Existem terroristas bons e maus. No que respeita à qualidade do terrorismo praticado, claro está.

    Um bom terrorista sabe construir as suas próprias bombas, tem a noção exacta de quando e como devem explodir e um cálculo aproximado dos danos provocados.

    Um mau terrorista, entre outras coisas, fica sem dedos, sem tomates, e pior ainda, não atinge os alvos preferenciais.

    Noutra vertente, é incomensurável o gozo que eu agora tenho em escutar os comentadores e comentadeiros cada vez que a águia sifilítica perde. Estarei a caminho da senilidade? Já lá terei chegado?

    Abraços,

    Mário

  3. Enquanto os sportinguistas dorminhocos como o(s) que escreveu(eram)este post não acordarem do sono, haverá continuidade = calamidade!

    Querem então mais do mesmo? Preferem assim? Não consigo perceber a vossa resignação e consentimento. Com o pais em crise, com o clube em crise, consente-se que “sanguesugas chupem” tudo o que resta da Quinta do Lumiar?

    Mas já nada me surpreende no universo (desportivo e não só) surrealista em que vivemos

    Manuel

    P.S. Também não me supreende a convocação da AG convocada para o dia 27 de Abril…ÚNICAMENTE PARA OS ACCIONISTAS da Sporting Clube de Portugal, Futebol, SAD. Os sócios (os cães) ficam lá fora!

    http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=748599

    • É simples. Os sócios que comprem acções em bolsa e já podem ir às Assembleias gerais de acionistas. O preço de cada acção é menos que uma bica.

      Quem tiver acções pode ir à assembleia. Foi o que eu fiz.

      Se calhar há mesmo muitos dorminhocos… ou preguiçosos… ou então é mesmo cultural. É o deixa andar que há de vir alguém que vai mudar. Até lá a gente criticxa porque não muda nada.

      Mas fazer algo para mudar… tá quieto…

      • Sim eu sei, mas assim já temos a voz que achamos que perdemos.. mesmo que não tenha peso nenhum na votação.

        Sinto que fiz o meu papel para tentar ajudar o clube na forma como eu acho que ele devia ser.

        Se todos fizessem o mesmo…

      • Pois, só que esse raciocínio está todo mal logo pela raiz.
        Porque se tivéssemos gente decente no nosso clube, as decisões que afectam (e muito) o Clube teriam que passar por uma AG do clube e não da SAD.

        Obviamente que não sendo assim, os sócios ou não sócios que estejam interessados em ter voz activa (isto é outra falácia, porque qualquer que seja o desfecho da AG da SAD, aquilo já está decidido) têm que andar a gastar dinheiro em acções da SAD para poderem ir a uma AG fantoche.

      • Sim, voz terias… não sei quantos minutos, mas dá para estrebuchar e para abanar os engravatados… =)

        Sem dúvidas fizeste… pudesse eu fazer o mesmo, mas a verdade é que as dificuldades do momento não permitem. Vou tentando fazer por aqui… mandando uns bitaites e dizendo umas “verdades” na esperança que outros as oiçam e PELO MENOS pensem nisso.

        O SPORTING (com CAPS LOCK) é uma puta duma doença… =)

        SL

    • Oh Manuel, tens a certeza de que a primeira frase é mesmo para comentar este post?!? Se sim, é urgente reveres as tuas capacidades interpretativas…

  4. Cherba, o único terrorismo que vejo é a tua capacidade de passares a palavras muito do que eu penso sobre o Sporting. Mais uma grande posta ou deveria dizer bomba?
    Parabéns!
    SL

  5. As verdades doem, principalmente para aqueles que teimam em não acreditar nelas. Temos levado consecutivamente facadas das diversas direcções que têm passado pelo Sporting, e esta é mais uma nesta linha. O problema agora surge porque existem pessoas que estão bem recordadas de tudo o que foi dito e prometido à um ano atras, e quando lembram os outros são acusados de serem terroristas e destabilizadores.

    Eu não queria mas, por este andar vou ter de dizer : ‘Eu avisei!’

    Quanto ao tipo de Sportinguista que sou, estou-me a cagar para que os outros pensam ou dizem. O que me interessa é um Sporting forte, um Sporting que ganhe jogos e titulos, que tenha um estádio cheio, mas também um Sporting que daqui a 100 anos seja maior do que aquilo que é hoje.

    FORÇA SPORTING

  6. Bingo!
    Este post é bastante assertivo e tb reflete a minha forma de pensar no que respeita à oposição escolhida pelo Bruno Carvalho.
    Uma vez mais se confirma que os restantes candidatos apenas foram fantoches no papel de “dividir para reinar” para a suposta supremacia GL.
    Tivéssemos nós uma Direcção com um verdadeiro líder e esta época, é a minha convicção, não teríam gozado como gozaram com o Sporting.
    Mas vou deixar os restantes comentários para o final da época e seguir o exemplo do grande Cherba.
    Parabéns pelo excelente post e amanhã todos em Alvalade!!!

  7. Uma coisa é defender a gestão de GL outra coisa é achar que o que diz este rapaz é sempre correcto e isso são coisas completamente diferentes!

    Isto não é ou estão comigo ou estão contra mim, existem mais caminhos.

    Todos refilam, e nem discuto a razão ou não, da gestão de GL, mas nunca avaliam o que o rapaz porque “não é ele que interessa”, “não é ele que é dirigente”.

    Acusa por causa da contagem dos votos e não prova, e todas as provas que existem são contra as pretensões dele. Coloca o SCP em tribunal e vê a sua providencia cautelar indeferida

    Diz que os votos foram destruídos antes do tempo, o que é falso, mas só agora passados 6 meses vem falar nisso. Bastava telefonar ao PMAG da sua lista para saber isso.

    Afirma que é preciso ir a uma AG a passagem dos direitos de superfície do estádio e afirma que é uma “golpada” uma “ilegalidade” e já todos percebemos que todos os requisitos fundamentais foram cumpridos!

    Mas o pior é que o que disse até agora são considerados por mim questões “normais” para quem quer ser presidente do SCP nas próximas eleições!

    O problema vem agora, diz que apresentou soluções credíveis para o SCP e eu pergunto quais eram já que a única que falou durante a campanha era o fundo de 50 milhões para jogadores e mesmo esse para quem tanto se preocupa com a maioria da SAD deixaria-nos numa situação onde quem geria (ou seja comprava e vendia jogadores) seriam 2 russos!

    Qual foi a solução financeira que ele apresentou para resolver a crise que nos encontravámos/encontramos? Ai já me lembro foi aumentar os sócios!

    Qual foi a solução financeira que ele apresentou para continuarmos com a maioria da SAD após as VMOC`S? Ai já me lembro foi “neste momento ainda não tenho solução para isso”

    Qual era a solução financeira para não ter que recorrer ao financiamento bancário? Ai já me lembro “são situações que terei que resolver”

    Se querem colocar isto na discussão de Sportinguismo tudo bem, a mim interessa-me mais quem apresenta soluções e isso é que interessa discutir. Porque já li e concordo que o mal não é o rapaz ser a solução o mal é o SCP estar numa situação tão má que ATÉ o rapaz já é visto como solução!

    Se a defesa do que eu escrevi passa por atacar a gestão de GL (que tem várias coisas para se apontar o dedo) é um mau sinal para o rapaz.

    SL

    • Vai mas é para o CARALHO ó revisor.

      Se o BdC não apresentou alternativas, não foi eleito e tá atacar é portantao uma besta. Agora pergunto-te: O GL que FOI eleito e é de facto o presidente, apresentou alternativas? Já fez alguma das coisas que disse? Ou pelo contrário e tem feito precisamente o contrário?!

      Mesmo cumprindo os como chamas ‘requisitos legais’ para fazer a operação de passar o direito de superficie para SAD, achas bem que essa merda seja feita numa AG de accionistas e não de sócios?!

      Basicamente, o que tu dizes é: ‘Ah isto podem ser uma grande aldrabice mas é feita com toda a legalidade’

      Não serás tu filiado por ventura num dos partidos que tem sido governo no nosso país, é que o teu discurso é muito muito parecido!!!

      • A tua argumentação vem de encontro aquilo que penso, como consideras legitimamente que GL não presta, tudo o que quem o critica diz passa a ser verdade?

        Já o disse que achava que esta operação devia ter sido explicada no jornal do clube e no site mas numa AG não porque em que condições é que votaríamos? Com maioria simples? Com maioria de 2/3? com maioria de 3/4 dos votantes e dos votos? É que todas estas possibilidades constam dos estatutos para situações que têm que ir a votos, esta não é uma delas e quem decidia então que sistema de votos iríamos utilizar?

        Noto que criticam o que penso mas não contra argumentam os factos que apresento, porque ao contrário da maioria eu não votei em GL mas vocês votaram no rapaz, e votar em alguém porque não se gosta de outro não me parece bom argumento.

        Por fim, não ofendi ninguém, julgo que todos têm cabeça para pensar por si e pegando nas palavras de quem escreveu e bem este Post isto não me faz de mim mau sportinguista.

      • Claro que considero que ele não presta, já o considerava quando foi para eleições assim como já considerava quando esteve envolvido na construção do estádio.

        Falas de criticar sem argumentos, mas não respondeste a nenhuma das minhas perguntas que posso simplesmente agrupar numa só:
        – O GL cumpriu alguma das suas promessas eleitorais?

        Fazendo uma pesquisa no google podemos encontrar várias entrevistas de GL aquando das eleições, mas deixo-te aqui apenas uma frase:
        ‘Godinho Lopes: “Espero acertar oito em dez reforços”

        O grande problema é que o Sporting continua mais uma vez a ver os seus destinos entregues às mesmas pessoas, aquelas que assistiram e auxiliaram para chegarmos à situação em que estamos hoje. Lamento mas eu, não acredito, nem nunca acreditarei, em alguem que TODAS as provas que já me deu foram de que fazem um péssimo trabalho.

        Que fique bem claro que infelizmente não votei nas ultimas eleições, mas que quero e sempre quis que o SPORTING tenha sucesso.

        Agora não acho é que estando calado destabilize o clube, nem pensar em estar calado quando vejo algo que amo ser destruido.

        A verdade é que, desde as eleições estamos ainda mais individados, de todos os jogadores que compramos, nenhum deles a totalidade do passe é do Sporting (e não sei de quem é), o direito de superficie do estádio já foi, a champions para o ano também e estamos a lutar pelo 4º lugar.

        Lamento, mas não me resigno!

    • A este Revisor já não basta lamber as botas da Direcção no seu blogue, agora ainda vem mandar postas para outros blogues que não seguem a merda de pensamento que ele tem.

      Não passas de um palhaço que teima em escrever posts com chupas dedicado a BdC.

      De uma vez por todas vê se compreendes que BdC deixou de ser candidato a presidente do Sporting há muito tempo.

      Se ele ainda estivesse interessado nessa posição há muito se tinha calado.

      BdC escolheu o seu caminho, evidenciar aquilo que está mal no Sporting e que na última década e meia ninguém teve tomates para expor.

      Houvessem mais BdC´s e o Sporting não estaria como está hoje e teriamos um clube ainda em melhor situação do que aquela deixada por Sousa Cintra.

      Volto a perguntar-te:

      – Os 100M onde estão?
      – O Pavilhão, onde está?
      – Os 18M da Cãmara de Lisboa, onde estão?
      – O passivo, para onde vai?
      – O estádio, para onde vai?

      Que o Bruno de Carvalho cá ande por muitos anos a espalhar “mentiras” enquanto outros só dizem verdades…

      • Já te respondi a essas perguntas, se voltares a perguntar as respostas vão se manter. Agora aquilo que questiono nunca vi resposta.

        E não deturpas o que penso e digo, eu não digo que desta direcção só vêm verdades.

    • Revisor,
      para ti deixo apenas a seguinte nota: a postura «ou estão comigo ou estão contra mim» tem sido claramente a adoptada pela dinastia que se arrasta no poder. E do terrorismo celebrizado por Bettencourt, passámos a um «se não fosse eu o Sporting tinha acabado». Afinal que se autoproclama «messias» e «único caminho a seguir»? Vá lá…

      • Foi de facto uma frase infeliz, vinda de um gajo que assim que chegou ao SCP teve de passar cheques.

        o bruno conhece esta história. o que eu queria saber era se ele bruno tem ganho, quem passava os cheques… quem pagava os ordenados aos meninos dos russos que vinham ai… mandar bitaites é tão mais fácil…

    • O sr leão revisor é defensor da gestão de GL e dos seus antecessores. Assuma-o. Só lhe fica bem. Defendeu toda e qualquer maquilhagem contabilistica e financeira promovida por estes senhores. Como a actual. Assuma-o.

      BdC não é, nem de perto nem de longe, o unico a pensar que houve fraude eleitoral, numa noite muito estranha, onde ainda está por explicar a diferença de votos ( milhares ) entre o momento de fecho das urnas e aqueles que foram contabilizados. Tenho, para mim, que parte dessa convicção parte exactamente da postura destes actuais dirigentes durante anos de poder e uma campanha eleitoral vergonhosa… resumindo: provou-se a falta de carácter, havia motivo e oportunidade, juntando a isto a madrugada explosiva de 27/03 e estavam reunidas as condições para todas e quaisquer suspeições.

      Não é claro que estejam cumpridos os requisitos legais para que a fusão não passe pela auscultação dos sócios, como diz, mas é claro, por outro lado, que uma operação deste calibre, sem os ouvir, é um ataque ao associativismo do clube e uma clara menorização de quem o sustenta. E o sr leao revisor valida esta menorização e ataca quem se opõe à mesma! Que prioridades são essas?

      É uma falsidade e aqui prova a sua postura, que fossem os russos a gerir as contratações do clube. Por outro lado, sabe quais são os moldes de investimento dos fundos que estamos a utilizar e que nem deviam, ainda existir?

      Não há soluções milagrosas para o Sporting, sr leao revisor. O futuro do clube tem que ser sustentado num trabalho de base, a médio e longo prazo, por pessoas sérias e competentes, que lidem com os diferentes dossiers de forma a defender os interesses do clube. Provavelmente BdC estaria convencido que teria essas qualidades. Já pensou nisso? Tudo o que não é apresentado por uma direcção do clube, há muitos anos.

      Não sei se teria ou não capacidade para tal. O que eu sei é que ou a linhagem roqueteira tem um fim, ou é o Sporting.

      • Em primeiro lugar votei em FSF e JEB e não votei em GL, percurso igual a quem você defende! Apenas esta nota introdutória porque sempre assumi as minhas posições.

        Quantos ao votos a justificação que dá não tem nenhum elemento de prova, já que NENHUM delegado apresentou queixa em relação à contagem e isto é um facto não é uma suposição.

        Peço-lhe desculpa mas é um facto que esta operação não necessitava de ir a AG do clube. E mais insuspeito que o PMAG (da lista de BdC) dizer que não é preciso penso que não pode haver. Mas quando acha que mesmo assim devia ir, eu volto a perguntar, e como se iria proceder à votação? maioria simples) 2/3) ou 3/4? e quem decidia?

        Depois é falso que quem geria o fundo seriam os russos? Não me pode desmentir isso! Não me pode desmentir que seriam 2 russos numa comissão de 4 (com virgilio + inacio) que escolheriam os jogadores! Os moldes são simples, o do BES é via compra de % de passes já pertencentes ao SCP os outros é via divisão de riscos e lucros numa determinada contratação.

        Por fim o que você me diz é não tens nada palpável para acreditar que BdC resolveria os problemas tens que acreditar nele… porque sim, tal e qual a história do Messias!

        Que você me diga que com estes não vamos lá, eu nem me chateio, agora achar que é BdC porque estes não prestam, repito não é argumento!

      • oh revisor… és atrasado ou isso é mesmo burrice?!?!?!?!
        foda-se… um gajo falar do fundo BES para “destruir” o fundo russo é qualquer coisa… hilariante!!!!!! aquele fundo maravilhoso onde pagam “8 por 10″…. foda-se!!!!

  8. O Bruninho não escolheu o caminho mais difícil escolheu o caminho mais fácil que tem sido falar sempre que as coisas correm mal e explorar a insatisfação generalizada pelo má classificação no campeonato. O caminho mais difícil é aguentar nos maus momentos e perceber que não se pode fazer tudo nem mudar tudo de um ano para outro.

    E depois quem lê o Bruninho (e consegue ler até ao fim…) percebe com facilidade que para lá do palavreado para a bancada e para a sua clientela habitual não fica uma proposta uma acção , nada que se aproveite para o futuro. Ao Bruninho só lhe falta o apelido de Azevedo, é em tudo igual ao gajo do outro lado da estrada que chegou a presidente e agora está em Londres à espera da extradição.

    • O que lá está é que tinha boas propostas e ações. Via-se até nos debates! Era os 100M, era as bombas de gasolina, os casamentos e batizados em Alavalade, tudo ideias geniais! O problema era do outro, com os seus fundos e essas tretas…só que demorou a perceber a coisa o Sr. Godinho, que agora só quer fundos também ele. Ainda se percebm menos os fundos do Sr. Godinho, mas que os têm não haja dúvidas…E com tudo isto diz as verdades o Sr. BdC, seja a classificação vergonhosa (uma vez mais), ou outros episódios tristes, mas o aldrabão é ele, não o que tinha vídeos do túnel da luz e estava tudo gravado ou o “Domingos não sai, olha já saiu…”

      • Ou de outra forma… GL para DP… “Domingos, vais ser tão bom treinador, não foste?!”

        Compreender certos argumentos pró-GL (ou anti BdC, que é o mesmo) é quase como tentar entrar numa 5ª dimensão com um passe da Carris!

    • O caminho que ele escolheu não foi o mais fácil, nem o mais difícil, foi o menos inteligente, porque desta forma só consegue afastar os apoiantes e os não-alinhados. Ele até podia ser o melhor presidente de sempre do Sporting com as melhores ideias e o melhor projecto, mas isso não lhe adianta de nada se não tiver o apoio da maioria dos sócios (sendo que neste caso maioria não equivale aos votos do adversário mais votado + 1, equivale a votos do adversário mais votado + 5000, just in case).

      • Essa é a parte mais hipócrita do discurso, já se esqueceram, mas enquanto estava em debate era ele contra as candidaturas da “Corja” = GL+DL+Maldini.

        Se forem a contar a percentagem de votos do BC são 36% dos votos totais mas vem depois dizer que era a maioria dos sócios que o queriam a presidente…

        Então se ele fosse presidente com 36% dos votos quando os na dita “Corja” tinham mais de 60% já estava tudo bem e as eleições tinham sido justas?

        Depois temos o D.L., se o BdC tivesse coligado tinha ganho com maioria, a manterem-se as percentagens de votos (o que eu duvido, os apoiantes do D.L. pareceram-me mais moderados e não ia ter tantos votos), mas preferiu não o fazer e afastou-se da hipótese de governar.

        Nisso manteve-se fiel ás suas bases de fanáticos apoiantes e afastou-se do poder, criando, por escolha própria, a divisão existente.

        Neste momento já espero que continue com este discurso, haver oposição é sempre saudável, e com tanto fanatismo a rodeá-lo garante que não será eleito a não ser por ruína completa do clube (que ao contrario dos seus seguidores mais fanáticos não desejo nem creio que aconteça).

        SL

      • Tás-te a confundir todo. Ele não disse que tinha a maioria dos sócios. Ele disse que individualmente mais sócios tinham votado nele e que a derrota se ficou a dever ao facto de uns terem direito a 20 votos e outros a 1 ou 2 (fora as afinações). Em todo o caso essas são as regras do jogo que ainda não sei se foram mudadas. O ideal era que, nestes casos, houvesse segunda volta com os dois candidatos mais votados (como nas eleições presidenciais). Não sendo assim é um problema, porque fomenta a divisão quando há muitos candidatos, coisa que nunca aconteceu nos últimos 20 anos, se não me engano.

        De qualquer modo, o GL também não se pode arrogar de ter a maioria dos sócios com ele. Até era capaz de concordar contigo quando dizes que a “corja” teve 60 e tal % dos votos. Mas como já disseram acima, à excepção do BdC e do Abrantes Mendes, todos os outros candidatos estavam comprometidos com a “continuidade” (por amor de Deus, um deles até era presidente da AG cessante) e candidataram-se para retirar votos ao BdC. No entanto, nenhum deles se assumiu como tal. Taparam o sol com a peneira, cada um dizendo que era uma lufada de ar fresco no Sporting. Por isso esse argumento não vinga.

    • Continua a pensar no BdC e não olhes para os que lá estão.
      Talvez um dia destes acordes e afinal já não haja mesmo volta a dar…e tudo por culpa do BdC e de todos os que votaram nele…

  9. Li o teu post, e li alguns dos comentários a seguir e isto mostra o estado em que está o “nosso” Sporting.

    Godinho Lopes ganhou (será?) as eleições e é o presidente do Sporting.

    Bruno de Carvalho pelos vistos perdeu mas não se cala e luta pelo que acredita seja lá isso o que for.

    Dias Ferreira viu esfumar-se um tachinho mas lá continua a ter honras de Tv, o que já não é mau diga-se de passagem.

    Abrantes Mendes é o lírico do Sporting, mas gosto dele, por isso não digo mais nada.

    Quanto aos outros, Pedro Baltazar e o tal Zeferino, mas alguêm um dia achou que eles quereriam fazer alguma coisa pelo Sporting?

    Nós estamos perto do abismo por isto mesmo, somos demasiado “democráticos”, temos opinião sobre tudo e sobre todos.

    Pensei que Bruno de Carvalho seria uma aposta para a mudança, muitos acharam o mesmo, mas já não sei se assim será.

    Precisamos de um presidente consensual e não vejo ninguêm no Sporting que consiga um dia unir os Sportinguistas. Esse é o nosso mal, nunca estamos bem com o que temos e achamos sempre que este não presta e que o “outro” é que é bom. Veja-se o que dizemos dos nossos jogadores e treinadores, é sempre o “outro” que era melhor.

    • Tiveste um presidente que parecia reunir o consenso: José Eduardo Bettencourt. Deu no que deu.
      Prefiro alguém que se torne consensual pelo trabalho desenvolvido à frente do clube.

  10. Parabéns ao comentário do Leão Revisor, lúcido e imparcial, acertou na mouche. Quanto ao Brutus de Carvalho que pare de esfaquear pelas costas porque é o Sporting que ele está a ferir para gaúdio dos fdp da cs, apafes e outros que tais.

    • Pereira, desculpa que te diga, mas o que faz sorrir quem nos tenta derrubar é a nossa incapacidade de sair do cabrão do buraco. O estarmos a lutar pelo quarto lugar. O perdermos tempo com estúpidas e floridas decorações de túneis. Mas já percebi que apelidas de traidores todos os que não se mantiverem de boca calada.
      Fode-te, meu, que o Salazar já morreu!

      • Lamentavel a linguagem utilizada, mas deixe que lhe diga que uma coisa não invalida outra tanto estamos no buraco e fazemos sorrir pelas más decisões tomadas NOS ULTIMOS 20 ANOS como pelos papagaios que teimam em não fechar a matraca. Tome como ex os nosso rivais da 2ª circular que era uma fogueira de vaidades e agora anda tudo calado, quem ganhou com isso?

      • ó pereira mas os gajos que lá têm andado a chupar nos ultimos 15-20 anos são os mesmos que lá estão agora!!!!!!!!!!!!!!!!!!
        foda-se mas é muito dificil de compreender isto?????

      • Nem vale a pena discutir mais quando o discernimento não impera e as analises são feitas com oculos de cor. Pensei que o comentário do LR fosse suficientemente esclarecedor mas afinal não. Fiquem na vossa que eu fico na minha e no fim que vença o SPORTING,

      • Ó Pereira, é a primeira vez no cacifo?
        Aqui podem usar-se palavrões à vontade.
        Se não te aguentas, recolhe à toca!

    • Pereira,

      vai lá à tasca desse ressabiado e pergunta-lhe quantas das promessas do GL é que foram cumpridas, tipo garay e hugo almeida, verás se é assim tão esclarecido!

      • devias querer o zahavi ao invés do capel…não era?
        e hugo almeida??? ah ah ah

        no próximo post queixa-te só de não termos comprado o garay, foi o único que podes chorar. E apenas por não termos os 11M para o Real mais o 1,5M por época para o menino…

    • Pereira tu és daqueles que não gosta de ver as evidências… és dos “toca e foge”.

      Vens aqui largar a bombinha, mas depois metes o rabinho entre as pernas e vais embora.

      Então tu vens aqui com “Brutus de Carvalho”, mas depois ficas chateadinho com a linguagem utilizada e amuas com que não tem a tua opinião ?

      Olha, leva esta para casa -> És outro panhonha.

      • Bem já que a linguagem não conta lá vai: Ó labrego do caralho vai ler o comentário do LR mas, lê com atenção sem os oculos brunianos e depois se tiver inteligência para perceberes tudo escreve qq coisa.

      • O LR é outro panhonha como tu caralho. O que é que o comentário dele tem que ver com o que escrevi ? Eu estava-me a referir aos teus comentários ó imbecil, por isso é que foi em reposta a um dos teus e não ao dele!

  11. É tão certa a futura eleição de Bruno de Carvalho como presidente do nosso Sporting como a de Sá Pinto a treinador principal. É uma questão de tempo.

    Só espero que, quando BdC lá chegar o Sporting ainda esteja em estado de sobrevivência, o que, com tantas antecipações de receitas começo a recear…

    SL

      • BdC estava numa encruzilhada… O tempo urge… e depois deste “atentado” da SPM passar para a SAD, tinhad e tomar uma atitude. Ou ficava-se, ou ia à luta… optou pela segunda… agora vai ter de continuar. Se facilitar… Só pela coragem pela forma com o diz muitas das verdades inconvenientes que muitos não querem ouvir é que já assumi… no dia que for presidente do SCP (rodeado de gente competente, OBVIAMENTE!) terá uma proposta de sócio com o meu nome! Até lá… nem um cêntimo para a corja associada aos banqueiros!

  12. Desde que quem reclama e bem o direito de opinar tenha a capacidade de respeitar opiniões contrarias por mim tudo bem não podemos é clamar por democracia e direitos por um lado e atacar quem também tem direito a opinião ainda que não seja a nossa por outro, a liberdade de dizer não serve só para o BdC é uma dado adquirido para todos ou devia ser. Nos ultimos dias tenho lido ataques a tudo o que mexe com o argumento fantástico de que estão a dormir, não são Sportinguistas e outros que me recuso a reproduzir. Um dia alguém me disse que ilustres são todos os sócios do Sporting era bom que assim fosse e que aprendessemos a respeitar o direito de opiniar e também de ficar calado duma forma iqualitária. SL

    • Isso é muito bonito e correcto em teoria, mas na prática, infelizmente, não é isso que acontece. É muita emoção à flor da pele e para alguns (onde às vezes me incluo) é difícil manter a serenidade.

    • Mafalda,
      creio que isso será impossível e fico feliz por isso. É que essa indiferença perante as opiniões contrárias cheira-me a belenização.

  13. Grande post, leaorevisor. É de uma ingenuidade absoluta (talvez fosse mais correto dizer estupidez, mas nunca chamaria estúpido a um sportinguista)pensar que o Bruno de Carvalho já teria resolvido todos os graves problemas financeiros do Sporting. A verdade é que quando lhe são pedidas soluções o homem fecha-se em copas e diz que vai estudar o problema. A verdade é que não tem qualquer solução e apenas quer o poleiro e depois de lá estar logo se verá…

    Também tem piada algumas afirmações dos seus indefectíveis, segundo as quais se fosse ele o presidente “não beincariam com o nosso clube”. Parece que as suas barbas viris e a sua voz de tenor fariam tremer tudo e todos…

      • Agora o Paulo Pereira “vamos gastar 500000 euros em câmaras de ultima geração porque as que temos de penultima geração não nos chegam” Cristóvão é cool, porque mamou uma pratada de croquettes….

      • Mas câmaras das boas é o que nos mais precisavamos… afinal, foi um pechincha!

        Também, 0,5M€ só dariam para substituir umas 10000 cadeiras (à razão de 50 euros/cadeira) ou 20000 (à razão de 25€/cadeira)… já dava para tirar cadeiras duma das laterais… colocar umas novas verdes e utilizá-la para pub e arranjar dinheiro para ajudar a pagar a substituição do restante e gerar novas receitas de PUB… fora o fosso!

        Mas que se lixe… as câmaras são lindaaaaaaaas…

    • As soluções foram apresntadas na altura da campanha.
      Ha um ano atrás, os russos eram algo de terrível segundo GL e seus pares mas hoje já se procura o tal árabe, russo, chinês ou lá o que seja que queira investir no clube…

      E deixando o BdC de lado, diga-me lá o que a actual Direcção tem feito para resolver o problema do Sporting?
      É que isso é que interessa mesmo saber pois não é BdC o presidente.

      Só por curiosidade, quando é que chega a próxima tranche dos prometidos 100M que GL iria investir no clube?

  14. Abaixo as SAD’s e o Futebol de Mercado!
    Quero o Sporting Clube de Portugal de volta aos sócios!

    Para quando um 25 de Abril no nosso clube????
    O Roquette pedia um 25 de Abril, mas o que ele fez foi um 25 de Novembro.

  15. Muito sinceramente é uma guerra que para mim não faz sentido, e que me faz sentir uma sensação de deja vu da época bettencourt-pereira cristovão.

    Apesar de ter votado BdC pela necessidade de mudança, sangue novo, ideias novas, a lista dele perdeu as eleições e o presidente é outro em que não votei.

    Não me conformei mas respeitei a decisão, nada se provou de ilegal e como tal respeitei.

    Não concordo com algumas decisões da direcção, tal como não concordava com algumas ideias do BdC, como tudo na vida nada é perfeito.

    Actualmente vejo o BdC como uma “oposição” activa (bem ao estilo pereira-cristovão), muitas vezes com boas análises e com outras que revelam alguma imaturidade e falta de percepção da realidade.

    Apesar de este não ser o Presidente que eu quis ver no cargo, respeito-o por ser o actual lider do Sporting, e por querer ver bem o meu clube, mas obviamente sempre de olhos abertos, não sendo obrigado a concordar com todas as suas decisões.

    Acho que se fala demais de temas dos quais não temos informação suficiente e conhecimento suficiente para fazer uma análise justa, isto só vai criando mau-estar entre os adeptos e que se reflete nas equipas ano após ano.

    Só quero é ver a máquina a carborar, golos, golos e mais golos, vitória atrás de vitória, titulos, muitos titulos…o resto? o resto não é resto, vai por arrasto! se a máquina não carborar nada feito, por isso na 5a todos a alvalade para puxar pela máquina!!

    SL

    • Sempre a olhar para o curto prazo. É esse o grande problema do típico sócio/adepto de futebol. Por isso é que nos deixamos seduzir por candidaturas que acenam com nomes sonantes para a equipa de futebol. É verdade que os clubes – grandes, médios e pequenos – andam todos a jogar um jogo suicida. A insustentabilidade das suas finanças com passivos gigantescos acumulados por anos sucessivos de défices de exploração irá mais cedo ou mais tarde ditar o fim de algumas destas instituições. O património histórico do Sporting Clube de Portugal, conquistado pelo suor dos seus herois merece que aqueles que hoje decidem (desde os sócios que elegem os seus representantes aos próprios dirigentes) exerçam com sentido de responsabilidade as respectivas funções. Honrar o Sporting não é só reclamar uma equipa que disputa o título. É antes de mais garantir que o futuro da instituição não está em causa. E isso lamento dize-lo não tem sido nem pouco mais ou menos a prioridade da SAD nem da a principal preocupação da generalidade dos sócios. A SAD está refém da banca. Ano após ano vai seguindo a estratégia de “doubling down”. Ou seja, vai atirando cada vez mais dinheiro (que não é da SAD) para a equipa na esperança de lhe sair o primeiro prémio da lotaria (títulos e transferências milionárias). Os adeptos estão reféns das suas emoções e da pressão exercida pela concorrência.
      SL

  16. A propósito de Sportinguismos, viram este vídeo? http://www.youtube.com/watch?v=UjCmj64AU-I

    Independentemente do que achamos do Godinho, do Duque, do Cristóvão, do Freitas ou do Bruno, o nosso Sporting joga numa fase interessante de uma competição europeia e tem, para mim, mais que argumentos para poder lutar por um lugar nas meias-finais.

    Não precisaria, certamente, de repetir até à exaustão para que todos saibam, que não votei nesta direcção – porque não acreditava e não acredito no que dizem – como também não votei nem no cabelo-branco, nem no soares drunk, nem nos seus predecessores. E sim, sou mesmo contra esta direcção! Mas não vou deixar de ir ver o Nosso Clube a jogar futebol, de apoiar o Sá e de dizer presente aos jogadores – aliás tal como já fiz muitas vezes este ano, quer em casa, quer fora.

    Será falta de coerência? Será bipolaridade? Caguei bem. Sendo uma vertente tão irracional da minha vida, é perfeitamente conciliável a posição contra quem manda com a posição a favor de quem veste a camisola verde-branca.

    Já era do Sporting (sócio e tudo) décadas antes de sequer ter ouvido o nome Luís Godinho Lopes e não será certamente ele que vai por em causa o Amor louco que tenho por este Clube. Com isto não quero dizer que não estou atento e revoltado com o atentado ao futuro e sustentabilidade do Sporting mas cada coisa a seu tempo.

    Sporting Sempre!!

    PS – Não deixo de estar atento e não deixo mesmo de concordar com muitas das visões mais críticas aqui no Cacifo e noutros espaços mas neste momento, a minha prioridade é realmente ganhar ao Metallist

  17. mas a questão nunca foi a de que um é melhor que outro!
    a grande questão é saber se quem lá está se serve do sporting!
    e g.lopes, luis duque, carlos barbosa, ppcristovão, angelo correia e mais alguns estão ou estiveram por lá claramente para se servir!

    • Para se servir de quê? Neste momento o Sporting não tem dinheiro para mandar cantar um cego e com adeptos como estes um gajo arrisca-se é a perder toda e qualquer boa reputação que tenha. O Sporting é um cemitério de jogadores, de treinadores e também de dirigentes por causa deste tipo de sportinguismo taliban.

      • Para se servir de quê?… FAVORES!!!… continuar o que ainda não está acabado, mas que vai a caminho disso… é SÓ para isso!

        SPM na SAD… pensa lá nisso…

      • Para se servir de quê ?!! Mas tu pensas que o Sporting já não abre portas ?! Abre e não são pouca para os chico-espertos. Além disso, aparecem sempre muitas oportunidades de negócio (que nada têm que ver com futebol) para eles ou para primos e sobrinhos.

        Mas tu andas tapadinho, por isso não vale a pena.

        Vai lá rezar 10 Avé Godinhos e 5 Duques Nossos e passa bem o dia!

      • o sporting não tem dinheiro?
        ninguém diria, pelos vencimentos do pessoal da sad…
        a lógica é esta, excluindo o facto do clube abrir portas, os dirigentes ficam com as comissões e as percentagens, o Sporting fica com as dividas aos bancos, achas mau negócio? só se for para o clube mas isso que se foda dirão alguns!

    • Sim.. porque bom é o Sportinguismo dos Roquettistas, Soares Franquistas, Bettencouristas e Godinhistas… isso é que é bom! Esses é que nunca deitam nada abaixo, A NÃO SER O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

      Esses é que têm feito muito pelo clube, tanto que agora até já lutamos pelo 4º lugar, daqui a uns anos vai ser pelo 6º.

      O Bruno e os “brunettes” como tu dizes, não são talibans, são aqueles que se recusam a fechar os olhos, os que se recusam a ver o clube morrer e ficar calados. E não é preciso o Bruno, podia ser o António ou o Manuel, os que estão atentos como o Bruno apoiarão sempre quem for capaz de dizer as coisas como elas são e de fazer frente à Mediocridade instalada!

      Mas se me permites, QUE SE FODAM TIPOS COMO TU, AUTÊNTICOS AMANTES DA MEDIOCRIDADE… SPORTING SEMPRE!

  18. Algumas afirmações e timming escolhidos por BdC mostram do que ele é feito, para o bem e para o mal. Mas deixa no ar o típico o pouco corajoso oportunismo político de quem está na oposição. Não gosto, não me parece que seja isso que o SCP precise. Trocar a velha guarda com ideias de mofo, por uma nova vaga suportada em metodologias retórico políticas, não trás nada de novo ou de bom.

    O SCP precisa de sangue novo. De um discurso diferente e isso só se consegue através da união das várias pessoas. Ideias diferentes, de gentes diferentes, com capacidade de por o clube à frente de si mesmos, literalmente. Isto não temos e é isso q faz falta. Não será com BdC na presidência que o clube vá melhorar. A oposição existirá para fazer o mm que ele está a fazer hoje. Isto não serve.

    Reforço, falta união ao clube e não ao poder. Falta liderança e faltará com outro candidato q seja enquanto tivermos o clube fragmentado em 2 facções com opiniões 100% diferentes INCAPAZES de trabalhar em conjunto. Venha quem vier, assim não vamos lá.

    • Caro ACASB…

      Chame-se ele BdC, mariquinhas, Zé manel das couves ou o que seja…

      Eu quero é ver o Sporting bem liderado, de forma competente e por alguém que queira SERVIR o CLUBE (não confundir com SAD’s)…

      Se eu tivesse 100 votos… com certeza que para GL nem um! E para já, melhor alternativa não vejo a não ser BdC… ao qual juntava a lista independente para o conselho fiscal… e muitos outros sportinguistas válidos e anónimos se juntariam… Mas eu é que devo ser utópico…

      SL

  19. A passagem do estádio para a SAD significa um nome, um clube sem nada!
    Apenas isso.

    Como alguem por aqui disse, o camião de jogadores de Agosto passado pouco ou nada aumentou de valor, e neste momento as mais valias do plantel serão de figuras que já cá estavam antes da revolução de Freitas, Duque e compª. (o GR e o DD).O plantel que era sem duvida fraco, foi desbaratado em saldos dignos da pior das feiras de domingo, tendo-se gasto não sei quanto num outro que vai ficar pior classificado que o antigo. Bizarro.
    Como mais bizarro será ver coroados campeões, jogadores como N.A.Coelho, Custódio ou Viana, pelo Sporting…de Braga.

    O treinador rotulado de proxima grande revelação/certeza, Domingos, abusou da paciência de Godinho e foi de volta para Norte ao fim de pouco mais de seis meses.

    Não há dinheiro e não vamos ter champions pró ano. O que vai aparecendo surgiu da mesma árvore das patacas que transformou o passivo num monstro incontrolável.

    Os árbitros enterraram-nos até mais não, fazendo lembrar tempos em que à terceira jornada já só pensávamos em não chegar ao Natal arredados de tudo e todos, como tem aliás sido apanágio nas ultimas épocas. Começou aí uma luta com um fim anunciado: a derrota;
    Paixão surgiu em Barcelos após palavras de um membro do conselho leonino em que perguntava às camâras de TV se a arbitragem tinha coragem para dar resposta e apelidando-os de cobardes. A resposta não podia ter sido mais prepotente nem menos certeira, mostrando que o Sporting não tem poder, não manda e é um capacho nas mãos dos apitadores (Proença, Paixão, Lucilio, Olegário, Gomes, etc,etc,).
    Não lhe chegou (ao tal paineleiro) e ontem voltou a repetir a «proeza». Espera-se para breve uma resposta em campo pela equipa adversária. Provavelmente não tão ostensiva como a última.

    Episódios patéticos como o do corredor são pormenores, pequenos indicadores de desgoverno, mais perceptíveis na saída de membros da direção ao cabo de poucos meses, como a do gajo do ACP. Seria irrelevante caso isso fosse secundado por vitórias no terreno, mas assim não foi.

    Apesar de tudo voltámos a ter pessoas a preencher o estádio, em vez de cadeiras coloridas. Mesmo sem as tais vitórias e com tantas cartadas perdidas.
    É obra! Mas é nossa, dos adeptos, num misto de crença e de fartura em andar de costas voltadas ao clube do coração.

    Eu já não tenho pachorra pra tanta asneirada mas como tantos outros lá vou sofrer mais um bocadinho amanhã. A sina que me acompanha desde que me lembro.
    Esforço, dedicação, devoção e pra quando a tão desejada glória?

    • Mas comparas um clube com o bom nome do Sporting com um bando de vendidos?

      Lava-me essa boca imunda antes de falares do Sporting Clube de Portugal!!

      • Ó Fito Rinaudo,

        Passando o estádio para a SAD e com a jogada das VMOC´s, não é verdade que o Sporting Clube de Portugal deixa de ter a maioria da SAD?

        Como é que se garante que a Sporting SAD não é um dia adquirida por algum investidor maioritário que decide vender o estádio?

        Explique lá como se previne isto?

    • Se o estádio pertencia a uma empresa do grupo Sporting chamada SPM para a SAD que é detida pelo mesmo grupo como é que o clube fica sem nada. É isto tipo discussão baseada em boatos e má informação de que este blogue é um bom exemplo que se faz o “Sportinguismo” actual e que é referido no post.

      • Caro cascavel, de facto o clube não fica sem nada pois a divída/ónus gerado pela construção do estádio, fica para ele (SCP), enquanto o estádio em si não. Informa-te melhor e verás se não é disso que se trata. SL.

        Quanto ao outro comentário ficaria pela recomendação de leitura de um qualquer texto apropriado para crianças até aos 8 anos para posterior aprendizagem de como interpretar o mesmo.

      • Este cascavel não sabe do que está a falar… para ele a SAD deve ser igual ao Clube, tanta ignorância!

        Neste momento o Clube tem a maioria da SAD, mas brevemente vai perder essa maioria porcausa das engenharias financeiras destes pulhas e das VMOC’s.

        Agora dizem que vai haver aumento de capital na SAD… pois, mas quem é que vai subscrever as acções ? Os Sportinguistas que já fazem grandes sacrifícios para poder ir aos jogos ?! Supostamente não será a banca (mas destes gajos já espero tudo) … então quem é ? O Pai Natal ?!

      • Pelos vistos tu é que tens de te informar porque o que acabaste de dizer é completamente mentira, o estádio será sempre do Sporting!

        No meio de tanta merda não consegues ver um ponto positivo no Sporting e eu é que tenho de aprender a interpretar?

        Sportinguistas como tu temos muitos do outro lado da 2a circular!

      • O estádio será sempre do Sporting ?! Sim, mas só se considerarmos que ser da SAD ou do Clube tanto faz, porque assim seriam coisas iguais. Mas isso é conversa da treta. Porque uma coisa é o Clube em que mandam os sócios e outra coisa é a SAD em que mandam os accionistas que podem ser gajos do outro lado da 2ª circular.

        Senão então, que se acabe com o clube e seus sócios… passa tudo para a SAD e vamos ser todos accionistas… é isso que parece que os “génios” querem.

        O estádio (a construção em si, os “tijolos”) neste momento é do Clube…

      • Isso… vamos ser todos do SCP-SAD…ahhh, que lindo? e fazemos do SCP Clube(!!!) a nossa “bitch”… já pouco lhe falta! Não sou nem nunca serei de acordo com esta “prostituição”… nunca vou pagar (ou seja, ser ACCIONISTA em vez de sócio) para ter prazer (ser do S CLUBE P)… não quero um country club… quero um CLUBE!

      • Mas ainda alguém acredita nisso do clube é dos sócios?

        Isso nunca foi verdade, ainda outro dia o disse aqui, essa ideia dos sócios é só uma forma de arranjar dinheiro, porque quando são precisos votos eles aparecem seja lá de que forma for.

        Por haver o perigo de ter oliveiras como principais accionistas é que é importante que o clube detenha a maioria, directa ou indirectamente.

        Agora os sócios controlarem o clube isso sempre foi uma treta, uma mentira dita demasiadas vezes que se tornou uma “verdade”.

        SL

      • Não, não foi uma mentira que se tornou verdade.

        Mas actualmente é uma verdade atropelada pelas direcções do clube que querem de vez tornar essa Verdade em Mentira!

        E tal como essa verdade, existem outras que são atropeladas delas direcções.

        É importante o clube deter a maioria da SAD, mas agora pelas VMOC’s vamos perder essa maioria.

        Para a próxima não venhas armado em chico-esperto a dizer que os outros têm que se informar.

      • Então mas tu já sabes que o clube vai perder a maioria?

        Estamos perante um iluminado e ninguém se apercebeu!

        Diz-me lá então mais visões que tenhas tido!

        Querias ser o único chico-esperto? continua a acreditar na cantiga do sócio que vais longe!

        SL

  20. Concordo contigo Asdrubal Carolino Albino Souto Bino. Basta ler os posts anteriores e vê-se que a luta entre Sportinguistas so beneficia os rivais.

  21. Ficas feliz por veres Sportinguistas degladiarem-se, ofenderem-se por divergencias de opinião? É belenização termos opiniões diversas? Ou seja defendes que ao BdC assiste o direito de opinar sem se por em causa o seu Sportinguismo, mas só a ele é isso Cherba ou não te entendi. Realmente o raio da democracia é uma chatice. Eu que nasci praticamente em Liberdade sempre tive como premissa que defender os meus pontos de vista era um direito e sempre o fiz poucas vezes me lembro de ter de chamar nomes a outros que não concordando comigo usavam o mesmo direito que eu! SL

  22. Vivó Sporting Clube de Portugal, Vivó Sá Pinto, Vivó Manuel Fernandes, Viva quem sua a camisola! Viva quem sofre pelo Sporting!
    Pó Caralho com Godinho Flopes!
    Pó Caralho com Roquette e a turma dos croquetes!
    Pó Caralho com com esta linha roquetista e demais seguidores, que sugam o Clube até ao tutano e só vão largar quando só sobrarem os ossos.

  23. Aqui está mais um “mau SPORTUNGUISTA” pronto a juntar-se a esse clube…

    Mau sportinguista é o que come e cala sem pensar seuqer no que lhe servem no prato! Nestes tempos em que tudo é para alienar, uma coisa eu não cedo nem pretendo alienar: O meu direito a pensar pela própria cabeça, a informar-me a lutar pelo meu SPORTING…

    Por falar nisso… Alguém me sabe dizer quem são os maiores accionistas da Sporting Património e Marketing, e em que percentagens? Só queria saber os 2/3 com maiores %s… é só para tirar uma “duvidazita”…

    SL

    • Ricardo Sampaio

      Para lhe tirar a duvidazita a Sporting Património e Marketing é/era a 100% detida pelo Sporting Clube de Portugal.

      Se não acredita em mim suponho que acreditará no rapaz:

      ” Existe a Sporting Património e Marketing, SA detida a 100% pelo Sporting CP.”

  24. Nunca poderás ser considerado um terrorista. Dás a tua opinião sobre o que vai bem e mal no nosso clube, sem segundas intenções e com o objectivo principal de tornar o Sporting num clube mais forte. O BdC aparece nas notícias sempre a criticar,não sei se é porque essa é a vontade dele de não reconhecer as coisas boas que foram feitas ou se é a imprensa que não lhe dá voz para esse discurso. Algumas coisas que esta direcção foram positivas mas várias foram negativas e isso tem que ser sublinhado. No fundo é como uma democracia e deveria ser muito mais simples já que no Sporting não há (não deveria haver?!) partidos, logo os sportinguistas não lutam por poleiro ou por ver as suas cores no poder mas sim que o sporting se torne um clube melhor. Eu sempre achei o BdC o homem ideal mas se o Godinho fizesse um bom trabalho e cumprisse as suas promessas ficava 100% satisfeito. O que me enerva neste campeonato é que tendo em conta os pontos perdidos pelos 3 da frente, o Sporting deveria obrigatoriamente de estar a lutar pelo tão desejado título.

  25. Quando o Bruno for considerado um mau Sportinguista… então é sinal que a maioria dos Sportinguistas perderam a noção do que significa Sportinguismo!

    Sportinguismo não é comer e calar!
    Sportinguismo não é aceitar tudo o que nos querem impingir!
    Sportinguismo não é andar à espera da altura “sagrada” para falar ou criticar!
    Sportinguismo não é ter medo de falar, com receio que isso possa estragar a nossa imagem!

    Sportinguismo é defender o clube custe o que custar!
    Sportingusimo é dizer as verdades mesmo que doam, seja a quem for!
    Sportinguismo é ser directo, não andar com rodeios e em falsas uniões e pazes podres!

    E além disso, o Bruno falou depois de ter sido feito o comunicado à CMVM (acerca da tal fusão) e depois de se ter completado um ano da gestão desta direcção… queriam o quê ? Que ele esperasse até ao final da temporada ? Depois aí nessa altura o mal já estava feito e já não valia de nada ele andar a lançar alertas!

    Uma coisa é vocês não gostarem da pessoa ou terem embirrado com ele, outra é fecharem os olhos e não quererem ver coisas óbvias!

    O Sporting continua a sofrer dos mesmos males há muitos anos, porque grande parte da massa associativa se transformou em carneirinhos que só sabem fazer “Mé Mé” e aceitam TUDO!

      • E não é só o Sporting, é (de um modo geral) Portugal inteiro. E como a grande maioria dos Sportinguistas são Portugueses que vivem em Portugal, está tudo tido.

        O nosso povo é fado.

  26. Qualquer coincidência entre o Ricciardi e o Rockefeller, naquilo que são as suas ideologias, não é pura ficção. Quem ainda não abriu os olhos para a Nova Ordem Mundial, e como o nosso país está metido até á ponta dos cabelos, ainda vai a tempo… quem ainda não abriu os olhos para os planos do Ricciardi para o nosso clube, ainda vai a tempo.

    • Mesmo que por milagre muitos abrissem agora os olhos, nós já estamos tão dentro do buraco, que começa a ser evidente que isto só vai dar para resolver a mal.

  27. Alguém me sabe dizer quem são os maiores accionistas da Sporting Património e Marketing, e em que percentagens? Só queria saber os 2/3 com maiores %s… é só para tirar uma “duvidazita”…

    SL

    • Ricardo Sampaio
      Para lhe tirar a duvidazita a Sporting Património e Marketing é/era a 100% detida pelo Sporting Clube de Portugal.
      Se não acredita em mim suponho que acreditará no rapaz:
      ” Existe a Sporting Património e Marketing, SA detida a 100% pelo Sporting CP.”

      • Não tenho por habito acreditar em “rapazes” mas sim em factos… em coisas concretas… daí perguntar para saber se alguém sabe a resposta. Mas a ser verdade o que diz… só vem confirmar a minha suspeita… agradeço a resposta. Em breve farei aqui o meu resumo da “duvidazita”… obviamente FUNDAMENTADA! Sim porque a unica coisa irracional que admito é o meu AMOR ao SCP!!!

      • Para quem pedia elevação de discurso (nomeadamente ao peixe-agulha), convenhamos que apelidar de “rapaz” ao BdC, e insinuar que faço de tudo o que este diz um dogma… fica um pouco aquém do ser respeitoso…

        Digo eu…

      • Como falou em 2/3 com maiores %, deduzi (talvez) em erro que pensava que esta sociedade era detida por mais alguém que não o SCP

      • eu queria saber quem seriam ou maiores accionistas (se fossem mais do que um), dai ter indicado os 2 OU 3 maiores… já me daria uma ideia de quem deteria o poder da SPM, que era o que eu queria saber…

        Agora para juntar as peças todas, ainda queria saber quem será o maior accionista da SCP-SGPS, SA… aí é que já tirava a “duvidazita” toda…

      • O “rapaz” aqui do “Leão Revisor” é a maneira “paternalista” de pseudo-superioridade bacoca (a fazer lembrar a forma como os americanos do norte tratavam os negros no século passado) gosta de tratar o Bruno de Carvalho… Enfim…

      • Ao menos não lhe chama de Nuno como o espertinho do Godinho no primeiro debate na Sic Noticias antes das eleições.

        Sabem muito…

      • Ricardo Sampaio

        Existe a Sporting SGPS detida a 100% pelo Sporting CP.

        A partir da Holding Sporting SGPS existe a Sporting SAD que é composta pelo Futebol, Departamento Clínico, Academia, Desenvolvimento de negócio (marca, clientes empresariais e sócios e adeptos) e que neste momento é detida pelo Sporting CP em 25,3% e pela Sporting SGPS em 64%.

        Krpan

        Nunca gostei de dar alcunhas a ninguém mas criticar a minha forma “carinhosa” de apelidar uma pessoa quando os últimos 4 presidentes do SCP foram sempre brindados de forma “ainda mais carinhosa” é mesmo para dizer enfim…

      • Ai ca porra han!

        No meio de tanta merda de discurso eloquente, acabas por ter o mesmo discurso dos que ocupam o poleiro e escapam às perguntas uma atras da outra.

        Estás a confirmar o meu ‘bitaite’ de que tens uma veia politica!!!

      • Oh Revisor…

        Mas isso faz sentido? A Sporting SGPS é 100% do SCP e detêm a SAD que é detida por SCP e Sporting SGPS, sendo que a SGPS é 100% do SCP? Então a SGPS é uma redundância…

      • Ricardo Sampaio

        Tu fizeste-me a pergunta e eu só tive o trabalho de ir a uma fonte que neste espaço é insuspeita e responder.

        Porque esta infindável lista de empresas (que finalmente vai diminuindo) do famoso grupo sporting é coisa que não me agrada e nem tempo perceber.

      • Não tentas perceber, mas eu tento… e quando estiver devidamente “esclarecido” eu faço o favor de explicar onde quero chegar com estas “chatices” de querer perceber o que se passa no SCP… É que eu preocupo-me com o SCP no seu todo… não é só bola. Assim como a vida não é só o bom, também temos de lidar com a parte chata e burocrática… é assim!

      • Já agora, podes dizer-me qual é essa fonte? É que se eu conseguir entender o organigrama do Grupo SCP (e os accionista de referência de cada uma das empresas criadas), para mim seria muito mais fácil e rápido do que andar aqui a construir puzzles… =(

      • Então a tua fonte insuspeita é o site do “rapaz”… carramba, a minha alma está parva… Mas ok, obrigado!

    • Meu caro… e é por querer muitos 1/4s, 1/2s e finais (sobretudo estas, e ganhas, de preferência) é que estamos aqui a falar disto… o SCP é TUDO ISTO!

    • No final da época já as merdas estão feitas.. e pouco há para tentar salvar!

      As coisas têm que ser faladas antes da “merda” acontecer, senão depois não vale de nada!

      • Tiago, as merdas infelizmente já acontecem há muito. Resta saber se os Sportinguistas terāo noção de que o tempo urge cada vez mais e que se aproximam momentos MESMO importantes para o Clube…

        Sporting Sempre!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s