Nem o caneco, nem o caralho!

«Sofremos esta semana uma enorme deceção, com a derrota na final da Taça de Portugal. Não vale a pena ignorá-lo e cabe-me a mim, como presidente, assumir a derrota. Todos mereciam ter vivido a alegria da conquista, falhei esse objetivo!»
As palavras pertencem a Godinho Lopes, mas esta espécie de mea culpa peca por escassa. Porque, e não há volta a dar-lhe, Godinho e as pessoas que escolheu, falharam praticamente todos os objetivos.

Digo praticamente porque este ano acabou por representar o regresso dos Sportinguistas a Alvalade, em massivo apoio à sua equipa. Do entusiasmo inicial ao clássico frente ao Porto, do bálsamo Liga Europa ao derby com o Benfica, passando por assistências surpreendentes como aquela frente ao Guimarães, foram vários os exemplos de efetivo entusiasmo e efetiva crença nas bancadas. Portanto, esse acabou por ser o lado mais positivo deste ano: o Sporting não esteve de volta, como se anunciava, mas os Sportinguistas voltaram (e trazê-los de volta ao estádio era um dos objetivos propostos).
Nota positiva, ainda, para a conquista do campeonato de juniores e para o acordo com o município de Odivelas para reunir equipa B, atletismo, râguebi, andebol, futsal e basquetebol num único complexo desportivo. Resta saber o que isto representará em termos da prometida construção do Pavilhão junto ao Estádio de Alvalade.

Quanto ao resto, zero. Sim, eu sei que Godinho tinha apontado este como sendo um ano zero neste processo de trazer o Sporting de volta, mas ninguém nos avisou que este seria mais um ano a zeros.

Falhou o objetivo de lutarmos pelo título (e seria triste apontar o o facto de termos ficado a 16 pontos do primeiro, em vez de ficar a 30, como uma conquista), falhou o objetivo de ficar em segundo, falhou o objetivo de ficar em terceiro (e depois ainda vimos o Chelsea ganhar a Champs e ajudar o terceiro português a evitar uma pré), falhou o objetivo de aceder diretamente à Liga Europa, falhou o objetivo da Taça de Portugal (da forma vergonhosa e dolorosa a que todos assistimos), falhou o objetivo da Taça da Liga (contra reservas do Moreirense e afins).

Zero, zero conquistas, numa época em que gastámos dinheiro como há muito não era gasto. E, a propósito de dinheiro gasto, situações como a de Luís Aguiar, Rodriguez ou Bojinov são inaceitáveis. E ainda motivaram a revolução do departamento médico, que tinha vetado estes e outros nomes por não os considerar em condições.

Entretanto, Godinho mandou para casa um dos pilares fundamentais do seu projeto. Domingos, que a par de Duque e Freitas foi apresentado como sendo peça incontornável de uma ideia vencedora, tornou-se incapaz de levar a bom porto essa mesma ideia. Para o seu lugar entrou alguém capaz de apaziguar os adeptos mais inquietos: Sá Pinto. Sportinguista, homem da casa, surgiu como resposta às notícias postas a circular de que Domingos andava a encontrar-se com dirigentes do fcPorto. Godinho e sus muchachos safaram-se e, ironia do destino, num ato de fuga para a frente pouco ou nada pensaram, arriscaram-se a conseguir ir à pré da champions, à final da Liga Europa e a ganhar a Taça. Teria sido um ato de gestão genial, pois teria, mas, e pese todo o sofrimento que me (nos) fez passar, o facto de ter sido feito ao pontapé (aliás, nos últimos anos é assim que o Sporting tem sido gerido) acabou por justificar o morrer na praia.

Depois, há pormenores que não surpreendem. Quer dizer, talvez surpreendam os mais crentes. Olhando para a lista que Godinho apresentou aquando das eleições, tínhamos perante nós madeira para alimentar uma fogueira de vaidades. O que se passou, ontem, com aquele senhor arraçado de sapo, de seu nome Ângelo Correia, a mandar mais uma pedrada nos alicerces podres desta direção, foi apenas mais um episódio a juntar ao «espera aí que vou pôr-me ao fresco» de Carlos Barbosa, aos constantes recadinhos do papagaio Eduardo Barroso e ao triste episódio Paulo Pereira Cristóvão que permitiu aos suspeitos do costume fazerem rebolar o nome do Sporting no lodaçal do futebol português em que outros, há anos, se banham com total impunidade.

PPC que, ao lado de Godinho, fica também ligado à patética rábula da decoração do túnel (foda-se, custava muito encher aquilo de imagens de jogadores nossos a festejar golos?!?), às supostas gravações de incidentes graves na zona dos balneários do estádio da luz, e ao fechar os olhos aos atos vergonhosos praticados pelas claques nos dias que antecederam a final da Taça: primeiro, agrediram que estava à sua frente, na fila, para comprarem bilhetes. Depois, nas suas casinhas, que, diga-se, se situação no nosso estádio, trataram de vender a 50 euros bilhetes que custavam 10. E, na manhã da final, era ver afixados nas respetivas portas folhas com a indicação «bilhetes esgotados».

Costuma dizer-se que o que nasce afinado, perdão, torto, tarde ou nunca se endireita. E a verdade é que, quando olho para o ano em que a minha filha começará a ir ao estádio comigo, corro o risco de oferecer-lhe camisolas onde o cabrão do azul tmn ainda não desapareceu e um clube onde o passivo não pára de aumentar, gerido por pessoas que, caso não arranje um investidor nos confins do mundo e caso a equipa não comece a ganhar logo de início, irá à sua vidinha com a chegada do Outono e nos deixará à beira de mais uma época tão despida quanto as árvores sem folhas.

241 thoughts on “Nem o caneco, nem o caralho!

  1. É isso que eu levo, mais alegrias do que tristezas. É aqui e em todo o lado, levo o sentimento de prazer e a honra de ter feito parte da história deste clube centenário que tem adeptos diferentes».

    by Polga

  2. Cherba,

    Espelhas mt do que sinto desde que o Marinho nos fudeu no domingo passado. Nesta óptica qual achas que deve ser a saída? Continuamos com o Sá? Quem devemos contratar? Mas pelo menos o pé-frio já cá ñ mora, pois desde que o campeão do mundo aterrou em Alvalade que nós deixamos de ser campeões de Portugal…Placebo, já abriste o champagne?

    • O Placebo agora vai deixar de comentar. Já não há tópico que o faça vencer a inércia. Ou será que irá escolher um novo alvo? Não percam as cenas do próximo capítulo…

  3. 100% de acordo, única coisa positiva este ano foi o regresso de nós, Sportinguistas ao estádio, o regresso da militância, só espero que assim se mantenha, não podemos deixar de apoiar nunca, não podemos confundir o Sporting com esta direcção!
    E esse tem sido o problema, muita gente acha que apoiar o Sporting é apoiar cegamente a direcção, não é!
    Apoiar o Sporting é apoiar quem é bom para o Sporting!
    Temos de ser mais activos, estar sempre no estádio a apoiar, mas também estar presente nas assembleias e escutar as soluções apresentadas, pensar pela própria cabeça, apresentar soluções se as tivermos e votar em consciência!
    Os dirigentes passam, o Sporting fica sempre!

    • O Sporting fica sempre… fica… fodido! A cada ano que passa o Sporting fica… fica cada vez pior!
      Os Sportinguistas voltaram… sim, ao estádio… Na assembleia geral estiveram pra aí uns 500… muitos deles vindos de “última hora”…
      Meu caro Carlitos, o SPORTING está na MERDA porque nós sportinguistas assim queremos, porque não lutamos por ele e porque elegemos sempre merda após merda, não apostámos num projecto com receio de não haver “gente credivel” dos bancos… a famosa “gente séria”, que já sabemos onde nos levou e continua a levar…
      Os Sportinguistas TÊM AQUILO QUE MERECEM POIS TÊM O CLUBE QUE QUEREM TER!

      É fodido de ouvir, mas é a maior das verdades… veremos até onde teremos de nos afundar para perceber esta realidade…

      SL

  4. Godinho assume culpa em carta aos sócios. É bonito, fica bem, mas não me comove.

    O facto de um qualquer Ângelo Correia vir para a praça pública mandar umas bocas não me escandaliza por aí além. É preferível que se fale. Já chega de Marasmo Leonino, mas a verdade é que o cenário de eleições antecipadas parece totalmente posto de parte. Quanto a mim, era a melhor solução. Novo projecto de 3 anos, novas caras, novo treinador. Antes uma nova revolução agora do que mais 2 anos do mesmo . Acontece que com a derrota na taça Godinho perdeu a tendência para a clarificação eleitoral levantada pelo caso PPC, porque sabe que havia grandes hipóteses de se dar mal. Quanto à oposição já se percebeu que não vai avançar. Por um lado percebo: o Clube está de tanga, o contexto económico global é muito complicado e sem liga dos campeões e com a maioria dos passes dos jogadores mais valiosos hipotecados a fundos as hipóteses de êxito são remotas. Por outro lado, faz-me um pouco de confusão esta atitude. Falam, insurgem-se constantemente contra a corja instalada mas agora que têm boas possibilidades de mudar o estado das coisas (até porque com os novos estatutos em vigor, Godinho nunca ganharia as eleições como ganhou) acomodam-se, esperam que o barco vá mesmo ao fundo (como é provável que aconteça) para aparecerem como salvadores. Isto revela demasiado calculismo para o meu Sportinguismo. Para mim ganhar é urgente e mudar o estado das coisas uma necessidade.

    Sem o cenário das eleições, mudar de treinador seria uma parvoíce. Sá Pinto está numa posição muito difícil. Vai começar a época sob uma imensa pressão. Os primeiros jogos do campeonato serão de uma intensidade emocional monstruosa para uma equipa ainda pouco rodada, mas a verdade é que ele merece a oportunidade pela dedicação que tem demonstrado. Diz que acredita nas suas capacidades e nós, mesmo duvidando do seu futuro em Alvalade (não do de treinador que isso já se percebeu que tem potencial) temos que o apoiar.
    O que eu espero é que ele vá aguentado da melhor forma a pressão e que não tenhamos de volta o enfant terrible. Desta época futebolística só levo 3 bons momentos e 4 ou 5 protagonistas pela positiva:
    – Fomos campeões em juniores;
    – O Djaló a vestir a camisola do carnide e a floribela nos camarotes da luz;
    – Ver um treinador do meu Clube de sempre com uma postura e uma conduta irrepreensíveis, sem paralelo em nenhum colega do campeonato português. Isso também é importante para o nosso ego leonino e para a imagem do Clube perante determinados públicos;
    Protagonistas pela positiva:
    – O Paulinho por ser o Paulinho;
    – Capel e Patrício porque foram os que mais fizeram para merecer um troféu;
    – Sá Pinto mais pelos motivos invocados acima do que pelo futebol da equipa. Mas sem vitórias não há nada que lhe possa valer;
    – Carlos Freitas porque errou pouco e acertou muito. Dos 3 emplastros que temos para a próxima época (Pongolle, Rodriguez e Bojinov) só este último é da sua responsabilidade.

    O resto é para esquecer e como a Selecção pouco ou nada me entusiasma, a época para mim já acabou.

    Viva o Sporting.

    • Mais uma famosa newsletter… Se ele limpasse mas é a cara podre dele com a carta e desaparecesse… isso sim, era de valor! Sumia ele e toda a merda que para lá levou (com algumas excepções que foram por ele enganadas, como Manel Fernandes)…

      Rua com a CORJAAAAAAA… Quero o verdadeiro SPORTING de volta!

  5. Para mim o Sá não serve. Pensem bem. O Sporting conseguiu os seus melhores resultados esta época ‘ à lá Chelsea’ exceção feita aos últimos 20 min do primeiro jogo contra o Bilbau. Contra o Metalist na Ucrânia o coração não ia aguentando e no final os jogadores e o Sá festejaram como se tivessem acabado de ganhar a Europa League, legitimados depois pela receção no aeroporto. Eram os quartos de final porra ! Assim que tiveram que atacar e jogar contra equipas fechadas foi uma miséria. Acham que assim dá para ganhar o campeonato? Isto não pode ser o Sporting.

    • teremos visto o mesmo Sporting – Bilbao, em Alvalade? Se calhar não. e eu devo ter sonhado com o Sporting – Guimarães, o Sporting – Benfica e Sporting – Braga…

    • Portanto, jogar á Chelsea ou à Mourinho em transições rápidas (agora que contra-ataque passou de moda) tirando adversários da área é mau, mas jogar ao ataque como o Domingos e levar golos em contra ataque como na Madeira, é bom.

      Isso explica a festa dos galináceos que deu direito a recepção no aeroporto depois de serem e eliminados, e já percebo os desacatos em Londres depois da final da LC, eram os sócios do Chelsea descontentes por terem de sofrer muito na final.

      Dificuldades de equipas grandes ao jogar contra equipas fechadas já vem desde sempre, e não creio que o Sá Pinto, por obrigar a equipa a descer e a defender antes do meio campo, esteja a pensar mal, se alguma coisa deixei de ter tantos sobressaltos como tinha na época do maniche em que o meio campo era uma auto-estrada para contra-ataques, ou golos vindos do nada como contra o nacional e moreirense da época Domingos.

      A diferença foi deixarmos de dar borlas em casa por ir tudo para a frente sabendo que a defesa treme contra jogadores rápidos, espero que com a saída do Polga venha um defesa central alimentado a chili e cafeína que vai resolver os problemas de insónias do Placebo.

      Alem de a ideia não ser correcta, já vencemos equipas fechadas atrás com o Sá, e perdemos pontos (que provavelmente custaram o campeonato) contra autocarros com o futebol ofensivo do Domingos, o que o Sá fez foi começar pela defesa e espero que com uma pré-época completa e criando a sua equipa, ponha o Sporting a jogar à Sporting como fez nos juniores.

      SL

      • “…o que o Sá fez foi começar pela defesa e espero que com uma pré-época completa e criando a sua equipa, ponha o Sporting a jogar à Sporting como fez nos juniores.”

        Tambem afino por esse diapasão

        SL

      • As pessoas esquecem a forma miserável como Sá entrou e recebeu os jogadores… Alguns completamente desacreditados pelo próprio Domingos!
        Teve de juntar os cacos todos, aplicar alguma auto-estima e segurar o balneário que dava mostras de estar em fanicos!
        A equipa conseguiu a espaços jogar o que se pretendia, conseguiu ganhar TODOS os jogos em Alvalade desde que chegou… Algum mérito terá!

        Perdemos a taça porque o CLUBE não soube espicaçar a necessidade de vencer, fechou numa merda dum blackout para camuflar algumas coisas (mas que jeitinho deu PPC para isso). E a derrota na final não me parece que seja justa para Sá Pinto (que a meu ver, teve as suas falhas mas não foi ele que entrou em campo)…

        Por isso, e tendo em conta a sua envolvente, acredito em Sá Pinto para iniciar a época em força, com a equipa COMPLETA desde o dia 1 (ou no máximo, no fim da 1ª semana)… Que tenha meios para fazer o seu trabalho! Peço apenas jogadores “completos” (não a 20% ou 30% – Luis Aguiar, Rodriguez…), disponíveis e concentrados desde o 1º dia… Sempre convictos que terão sempre de fazer o dobro dos adversários (rivais, arbitros, etc) para garantir resultados positivos! Só assim poderemos chegar longe… isso e GL longe do SCP seria pedir demais???

      • é obvio que o Sá Pinto foi usado como escudo por alguns… Serviu os intentos no momento, agora será descartável…

      • É tão obvio como o assassinato que quiseram fazer ao DP… Mas a incompetência é tanta que só sai merda daquelas cabeças…

  6. Houve algumas coisas boas nesta época que se forem bem aproveitadas permitirão ao Sporting aproximar-se, de forma sustentada, dos rivais que, quer queiramos ou não, estão um degrau à nossa frente.

    Já era altura do Polga ir embora, mas mesmo assim para mim ainda era o melhor central do plantel, o que diz bem da (falta de) qualidade dos outros.

    Se o Sá Pinto deve continuar? Deve, porque não temos dinheiro para um bom treinador. E fraco por fraco, mais vale um gajo que tenha o balneário na mão e os adeptos conquistados.

    O nosso problema não é ter que vender para comprar, é vender para manter os que cá estão. Pode ser que com o conhecimento do mercado que o Freitas tem a coisa se componha……

  7. Pois é, também o meu filho vai começar a ir ao estadio comigo na proxima época, e, por influencia de familiares, mäe, e algumas pessoas proximas, cada vez é mais dificil manter a simpatia pelo Sporting que lhe incuti desde bébé, ao ponto de gritar ” golo da académica” ha bem pouco tempo, afinal, como criança que é, é isso mesmo que ele gosta, de ver golos e de os festejar.
    O rumo que o clube leva näo me parece o mais adequado para alimentar uma paixäo, e corro mesmo o risco de que se mude para a concorrencia se as coisas näo melhorarem em termos de titulos e respectivos festejos. Bem, tenho sempre a opçäo de o levar a ver os juniores mais vezes, esses por enquanto ainda väo remando contra a maré, mas näo é a mesma coisa. Resta-me a esperança que tenha herdado do pai o “sangue verde” e a capacidade de sofrimento, que näo existam pressöes ou titulos que o façam mudar de cor, porque, contra a sua vontade, nunca lhe irei vestir a camisola e tenho a certeza que, como o meu filhote, ha milhares de filhos de milhares de Sportinguistas que iräo ter as mesmas dificuldades, continuando o clube a ser gerido “em cima do joelho” e ao “pontapé para frente”, logo, com poucas hipoteses de exito.
    Tenho algumas duvidas que a nova geraçäo aguente metade dos 18 anos de jejum que a minha aguentou, sempre com a mesma paixäo.

    SL

    • Conhé, como te compreendo. Nos últimos tempos tive que “proteger” os meus filhotes para que as desilusões não lhes arruinassem a paixão pelo Sporting. Autêntico “damage control”, felizmente deu resultado.

      Chamem-me masoquista, mas vou no defeso fazer-me sócio do Sporting (finalmente!). Quero ter uma palavra a dizer, e com elegância serei mais um a contribuir para que um dia (não muito distante, haja fé) o Sporting tenha profissionais que sirvam o clube e não se sirvam dele.

      SL

    • Näo ha nada de masoquista em ser socio, actualmente, com todos os acordos, descontos e etc que o cartäo da , as cotas säo recuperaveis a 100 por cento e sera sempre um orgulho para qualquer verdadeiro Sportinguista exibir o cartäo do clube do coraçäo, né.

      E depois, como dizes e bem, é importante tb ter alguma voz e participar nas decisöes do clube, se bem que , as vezes por factores desconhecidos, nem sempre a maioria é quem decide.

      SL e aproveita para fazer tb os filhos socios que talvez te venham a agradecer no futuro.

  8. Creio que os erros cometidos da direcção foram ou com cabeça quente e falta de liderança ou sob o feitiço de falsas ideias.

    As falsas ideias: Domingos é um grande treinador.

    A contratação de Domingos depressa se mostrou errada: não falava com os jogadores e quando se dirigia ao plantel só falava em Português; péssima preparação física que ignorava as indicações do departamento médico e que destruiu a equipa (em Fevereiro houve jogos em que tiveste 3 jogadores com cãibras… Fevereiro!); ausência de conhecimento táctico para conseguir lidar com azarentas lesões; idiossincrasias inexplicáveis em que afirmava na conferência de imprensa de ante-visão do jogo que odiava pôr os jogadores fora das suas posições e depois pôs Jéffren a ponta de lança; má gestão do plantel onde Rodriguez jogava quando pedia em detrimento da dupla que andava a jogar; péssimos conselhos para contratações, levou para o Sporting Rodriguez e Aguiar e foi o que se viu.

    Jaime Pacheco ganhou um campeonato com o Boavista e chegou a meias finais europeias, é um grande treinador? Flop? Treinador mediano com sorte? Pois, aposto que ninguém gostaria de o ver no Sporting.

    Outra falsa ideia foi durante a renovação do plantel onde os únicos a não saírem foram basicamente os capitães. Não há liderança na capitania da equipa, o J. Pereira tem a braçadeira para não receber muitos amarelos, o Polga foi capitão por longevidade e não mérito, Carriço foi promovido a capitão pelo JEB só porque era da casa, no meio disto tudo sobre o Patrício que tem 23 anos e não está numa posição de campo onde possa puxar pela equipa.

    Creio que isto se resolve promovendo Schaars a capitão (foi capitão em todas as equipas por onde passou e ganhou títulos) e até se justifica Capel pela entrega.

    As ideias a quente:

    A reintegração do PPC quando o que está em causa pode ser muito prejudicial se o processo for mal guiado. As matérias de facto em causa não acusam, até ilibam o Sporting, mas vendo a permeabilidade da justiça portuguesa a “forças exteriores” acho que foi um risco muito grande aceitar a sua reintegração.

    Domingos foi afastado por forças que não a presidência, mesmo que bem só mostra que Godinho não é um líder eficiente. De resto tudo o que o Cherba diz confirma a passividade deste homem que antes do Natal dizia que o Sporting não acabou por causa dele, haja decência…

    Ainda nas ideias a quente tenho a criticar a reacção dos adeptos e sócios à questão Adrien. Adrien e qualquer jogador do Sporting tem de ser profissional quando emprestado, será uma mais valia face à estagnação evolutiva do André Santos. Gosto de ver atletas da casa mesmo que temporariamente fora, não somos como o fcPorto que consegue fazer com que os seus atletas emprestados estranhamente se lesionem antes dos jogos contra a nave mãe.

    As intervenções do Eduardo Barroso e Ângelo Correia são tristes e sedentas de protagonismo. É preciso haver uma liderança unida e não usar os cargos do Sporting como se fosse uma coluna de opinião num qualquer pasquim sem qualidade.

    Fica a notar como positivo, como foi dito, o regresso dos sportinguistas, a mudança de gestão física e médica do plantel com a mudança de equipa técnica (Jéffren, Izmaelov e Matias são casos de sucesso dado o péssimo trabalho da equipa anterior), os projectos em volta das outras equipas desportivas, o regresso à primeira divisão de uma equipa de hóquei feita na formação e cheia de sportinguistas (há lá estrelas que não saem porque querem retornar a glória ao Sporting na modalidade), as 4 meias finais internacionais (contando com a do futebol de praia onde Madjer quis dar o seu contributo ao Sporting por ser sportinguista), a mudança de amarelo para verde nos pormenores do estádio, os projectos de valorização do sócio, e mais algumas coisas que agora me escapam.

    Fica a enorme preocupação da saúde financeira do Sporting, da não propriedade dos activos futebolísticos por meio de fundos obscuros, da não existência de parceiros de força (era importante haver patrocinadores próprios para as modalidades em força, os atletas olímpicos não se formam sem as condições necessárias), das ainda existentes guerras internas e falta de paz institucional, etc

    Creio que se fizermos uma boa gestão do actual plantel somos candidatos garantidos a títulos para o próximo ano, mas esta equipa tem de crescer em cabeça e jogar 90 minutos de futebol contra uma académica. Por mim continuarei a ir apoiar e não assobiar os nossos atletas que os vejo cada vez mais sportinguistas apesar da mixórdia de nacionalidades.

    • Soluções? Votar em quem apresente PROJECTOS sólidos, devidamente estruturados, com parceiros identificados de valor acrescentado… ALGUÉM QUE PENSE O SPORTING como um projecto de longo prazo… que assuma as dificuldades actuais e que mande o murro na mesa de uma vez por todas para abrir os olhos dos adeptos!

      É isto que falta ao SCP… Quem ponha a mão na consciência, que perceba o que tem sido o clube nos últimos 30 anos (pelo menos) e que tenha a sagacidade e a coragem de pegar o bicho pelos cornos, que faça uma limpeza de alto a baixo e que aposte nos verdadeiros “notáveis”… aqueles que, por mérito próprio e sem encostos subiu na vida a pulso, com o MÉRITO do seu trabalho!

      É URGENTE ALGUÉM QUE PROMOVA CULTURA DE EXIGÊNCIA… a todos os níveis, em todos os sectores… desde o prestador de serviços até ao Presidente! é isto que falta… Fazer do SCP um todo, um projecto para o futuro, sustentável e identificado com a sua história e acima de tudo, digno dos designios e desejos do seu fundador… “Ser tão grande como os maiores da Europa”… Há dezenas de anos que o SCP não é um grande clube, vivendo de episódios esporádicos e conquistas efémeras e vitórias morais…

      CHEGA DE DESTRUIR… URGE PARAR, ANALISAR, REFLECTIR E PÔR MÃOS À OBRA! E não vai ser com a CORJA que tem sugado a vitalidade do SCP nos últimos 17 anos que lá vamos…

      E não me venham com merdas que não é possivel porque temos aquilo que é necessário acima de tudo… massa adepta! Tem é de ser “trabalhada” devidamente e envolvida num projecto ponderado… Um pouco à semelhança do País. A questão é: Haverá quem tenha vontade de fazer isto?

      SL

      • Haver até há, o problema está em tirar os que lá estão e que vão sugando o Sporting ano após ano, os da dinastia roquetista se é que me entendes ;)

        Falarás em eleições?! Não resolve. Haverá sempre uma qualquer “afinação” eleitoral a dar a vitoria sempre aos mesmos.
        Usar a força?! As claques, que são quem tem mais facilidade em juntar massas estão compradas e atendendo á dificuldade económica do país não se metem ao barulho.
        Investidor?! Á malucos para tudo. Mas ao investir dinheiro no clube apenas estará a injectar mais dinheiro ainda no bolso destes chupistas, que um dia que saiam deixam o investidor agarrado aos mastros que agora estão a ser pintados.
        Quem sobra?! Nós, sócios e adeptos espalhados e de norte a sul e que vamos sofrendo pelo clube?! E depois, que adianta?!

        Para que a dinastia roquetista acabe em Alvalade, só á uma solução: Secar a fonte, leia-se os €uros. E isso mais ano menos ano vai acontecer, pois um clube que não ganha nada (pelo menos no futebol sénior que é de onde vem a maior fonte de dinheiro) ano após ano vai deixar de ter receitas e virá consequentemente por ai abaixo.

        Resta saber se depois, nessa altura, ainda haverá alguém com vontade de pegar no nosso clube.

      • Oh Paiva…
        A confirmar uma cena destas era a apoteose da Credibilidade que estes bardamerdas apregoavam… Temo muito pelo SCP por um lado… mas era quase seguro que a escumalha baldeava-se toda de lá pra fora…

  9. Bom texto, Cherba… concordo com a maioria das coisas, apesar de achar que com um pouco mais de sorte (athletic) e brio (final da Taça) ainda poderíamos estar perante uma época menos má quando comparada com as dos últimos anos.

    Concordo que o maior feito desta direccão terá sido trazer mais adeptos ao estádio. A melhoria da comunicação é bem visível e só não trouxe mais resultados porque o Clube está partido e muitos sebastianistas se afirmam cada vez que os resultados não aparecem. Antes das eleições tinha apontado que o maior defeito da lista do Godinho Lopes era o perfil dos gatos dentro do saco… mas confesso que estava à espera que tivesse sido pior e que por esta altura sem resultados Duque já se teria posto a andar.

    Chocou-me o PPC não ter mantido a sua decisão, mas segundo percebi seria aceitar a sua re-integração ou convocar novas eleições. Eu ,apesar de achar que o Sporting precisaria neste momento de alguém aglutinador com um perfil de líder, prefiro bem mais esperar até ver no que dá este caso. Isto porque infelizmente heróis desses só na bd. No Sporting todos querem um poleiro ou têm sede de poder e não têm pejo em demonstrar isso mesmo. Seja na imprensa (ribeiro cristóvão), em blogs e afins (rui calafate) e por todo o lado (bruno carvalho)… por isso lá teremos que ir sobrevivendo com o que temos.

    Acho que devias, no entanto, referir outras coisas boas como o delinear das bases de uma equipa que será competitiva (pelo menos no papel) para as temporadas que se avizinham. Se é certo que se gastou (muito) dinheiro em jogadores como Bojinov, Rodriguez e, até ver, Jeffrén, também é certo que comprámos verdadeiras jogadores do calibre de que sempre quisémos ver no Sporting: Rinaudo, Insúa, Schaars, Capel, vWolswinkel, Elias e Ogushi; e encontrámos pérolas de quem muito se espera: Carrillo, AMartins, Arias e Labyad. Ainda não estou convencido com Sá Pinto (e não é por causa do jogo do passado Domingo), mas gostava de o ver acompanhado por alguém como o Litos que poderá acrescer algo ao brio do Coração de Leão.

    Saúdo também o protocolo com a CM Odivelas que acredito será um viveiro de Sportinguismo, o resurgiumento de certas modalidades e o regresso do nosso hóquei à primeira divisão. Acredito que, apesar da vitória nos juniores, deveríamos ter feito mais nos outros escalões da formacão e no andebol onde mais uma vez ficámos àquem das expectativas. Louvo também a resolução (finalmente!) do embróglio com a CM Lisboa sem (pelo menos à primeira vista) termos sido engandos.

    Enfim, agora é pôr tudo para trás das costas e sonhar mais uma vez. Ano 0 é ano 0, mas os objectivos para a próxima época serão Campeonato, Taça de Portugal e Liga Europa (nota: a tacinha lucílio para mim não é nem nunca será um objectivo… o Sporting deveria afirmá-lo peremptoriamente e jogar – dentro dos regulamentos – com o máximo de jogadores das camadas jovens/equipa B).

    • E diz alguma mentira?
      Gosto muito do Paulinho, mas tudo tem o seu limite.
      O homem é o roupeiro por amor de deus!
      Se lhe querem dar tanto protagonismo que o promovam a adjunto, certamente faria melhor do que muitos que lá andam.

    • “Figuras como Paulinho, o popular roupeiro do Sporting, merecem ser apoiadas e acarinhadas porque nem só de estrelas vive o futebol. A atenção que os jogadores leoninos dedicam ao seu companheiro de trabalho só os dignifica. E o livro de Fernando Correia, lançado há dias, testemunha também a importância de Paulinho, um homem que se tornou símbolo do seu clube.

      Coisa diferente é o protagonismo assumido pelo roupeiro durante os jogos, a sua “subida” ao primeiro plano, com exagerados abraços ao treinador e a quem estiver à mão. É mais um caso sui-generis do futebol do Sporting, um comportamento que revela tolerância e grandeza, é certo, mas que é incompatível com a alta competição e com tudo o que se encontra em jogo dentro das quatro linhas.

      Depois, claro, com corda nos sapatos e perdendo a noção do verdadeiro lugar, vêm ao de cima os sentimentos menos nobres, as quezílias espúrias, os ódios do passado, as declarações inúteis. Em que grande clube europeu já se viu um roupeiro zangado com um antigo técnico e a lavar roupa suja em público? Só no Sporting, lamentavelmente.”

      Ai o que ele disse… Malandro…

      Eu conheço tantos clubes na distrital que fazem o mesmo e os jogadores também fazem de conta que dão pontapés e calduços nos roupeiros ou apanha-bolas, também na brincadeira…. Isso é normal, é para fortalecer o espirito de grupo… Isso e a imperial e a bifana no final do jogo… E olha que esses clubes da distrital têm grupos fortes… Nunca ganham nada é verdade… Mas afinal o mais importante é mesmo o convivio não é?

      Somos um clube de Amadores… E quem tenta arrumar a casa tá fudido…

      • portanto, oh Kmet, o Costinha foi um visionário quando decidiu que estavam acabadas as brincadeiras com o Paulinho antes dos treinos…

      • Cherba, com todo o respeito que me mereces (que é muito),

        Eu também gosto muito do Paulinho, que provavelmente é a pessoa que melhor representa cada um de nós (adeptos), dentro do clube, com todo o seu amor e dedicação ao clube…

        Mas na minha opinião não é preciso ser um visionário (coisa que o Costinha não era de certeza), para querer separar as águas…

        Com isto tudo não me interpretes mal, pois longe muito longe de isto ser um dos maiores problemas do Sporting…

        SL

      • Finalmente fez-se luz… pela caneta de alexandre pais… O problema de falta de vitórias do SCP eram os calduços e os “meinhos” que os jogadores faziam com o Paulinho…
        Aqui o único visionário é este pais da vida… do pasquim Rascord

  10. Cooncordo em absoluto com o ‘post’ especialmente às vaidades que proliferam no clube. O ‘Sapo’, ex-patrão do CUelhinho é mais um… este homem serve-se de tudo a que pode deitar mão, e temo que o Sporting seja mais uma delas. Mas o problema não é ele, o problema são todos como se viu no caso PPC com a sua empresa de segurança. Estes tipos estão para se servirem do Sporting, e não para o servirem! Eu sei que é um sacrilégio referir este clube (por razões óbvias), mas aprecio a forma de o Bayern de Munique gere o clube! Eles devem ser o unico clube da Europa com dinheiro no banco.

    SL

  11. Só uma nota, a CML só (finalmente) aprovou tudo ontem, depois da assembleia municipal ter aprovado o que faltava ainda aprovar. Ou seja mesmo que estivesse tudo pronto para as obras arrancarem (que não está) só hoje poderiam começar.

      • Se a CGD desse o mesmo que deu ao FCP e ao SLB já tínhamos mais do que um Pavilhão feito. Mas como depois do papel assinado vem a desculpa da Troika agora temos que resolver o problema. Não podem é querer o pavilhão feito como acusaram a direcção se até hoje não se podia construir (facto). A partir de hoje podem criticar o que entenderem sobre este ponto.

      • O que eu disse também é um facto, não há graveto… Isso da CGD é porque quem devia não negociou a tempo (outra vez a criticar os dirigentes) e agora nós andamos a chorar-nos porque a CGD não nos está a dar o mesmo que aos outros… Nem tinha que o fazer, acontence que os nossos incompetentes dirigentes não fizeram o que lhes competia na altura certa (quando se fez o estádio)…

      • Ó Krpan, vai lá tentar arranjar um empréstimo para construires uma casa sem projecto aprovado e sem seres dono do terreno e depois vem cá dizer se (neste caso) é uma questão de (in)competência…

      • Tás a ver como te entalas Oh Sporting?! Sempre!!?? Então e fazer o pavilhão no espaço do Alvalaxia, ou negociar um espacinho a mais com a câmara da mesma forma como negociaste a mudança do terreno do estádio?!?!?

      • Mas porque é que quando fizemos o estádio não aprovámos o projecto? Não éramos os donos do terreno da zona do antigo estádio?
        Custava muito comprar terrenos ali se fosse preciso para garantir que o novo estádio vinha com uma nova nave?
        Ou então nunca demolir a antiga?
        Haveria muitas soluções, quando se fez o projecto do novo estádio, não se pensou foi em nenhuma…

      • Eu é que me entalo sempre?! Antes querias despedir o domingos por justa causa porque queria afastar o Paulinho. Agora querias construir um pavilhão no parque de estacionamento?! Mas tu vives em que mundo? Já agora, estás a falar da resolução de um problema agora ou de uma coisa que se passou há 9 anos?

        Mas já agora, para tua informação (e como Sportnguista informado deverias saber isto), o projecto do Estádio incluia um pavilhão no multiusos… mas as bancadas do dito foram retiradas para aumentar a capacidade do Estádio porque os ecrãs (que supostamente iriam ficar suspensos) retiraram lotação e não permitiam atingir a capacidade exigida pela UEFA para finais europeias.

      • E tu sabes o que estas a falar? Oh seu monte de merda, mas quando e que eu disse que o domingos devia sair por justa causa por causa do paulinho? E tu achas que ele saiu porque queria tirar o paulinho do sporting? Fodasse que atrasado mental.

        Tecnicamente seria possivel fazer la o pavilhao sim. Era mais caro mas dava para fazer. E para tua informacao o sporting tem um pavilhao multiusos seu merdas. Que nem para o judo serve e que vai ser sujeito a obras por causa da bela merda que foi feita aquando da construcao do alvalade xxi e tudo gracas ao teu querido godinho lopes.

      • Ó jovem, tem lá calminha contigo… tanto azedume só te faz cair a tinta e demonstrar o que verdadeiramente és.

        Podias até ter dito que a questão dos ecrãs deveria ter sido pensada antes, mas a decisão da não suspensão dos ecrãs foi tomada pela equipa de engenharia já com tudo o resto aprovado. Mas a partir do momento em que o Estádio teve que ser aumentado deixou de ser possível manter o projecto do pavilhão com bancadas, por causa das vias envolventes. Agora, se não sabes do que estás a falar, por favor, cala-te.

        Já agora, onde leste tu que o Sporting não tem um pavilhão multiusos? O que eu disse foi que não serve para jogos de alta competição porque não tem as bancadas que estavam inicialmente previstas. O andebol e o futsal sempre lá treinaram, mas para jogar obviamente não serve. Como diz o outro, terias que nascer duas vezes para estares tão dentro do mundo das modalidades do Sporting quanto eu.

        Quanto a quem me é querido ou não, nada tens que ver com isso, mas posso garantir-te que o Presidente Godinho Lopes não estará no lote. Mas desde já te digo, tenho mais consideração por ele do que por um divisionista como tu que nunca fez um cú pelo Sporting e se julga com a moral de botar discurso porque vive num mundo utópico e julga que o mundo obedece aos seus caprichos.

        Agora vai lá pôr gelo para ver se isso passa…

      • Como eu me orgulho de ser odiado por gajos como tu. O futuro vai dizer muita coisa. Quem provocou e provoca divisionismo sao os que la estao. Aqueles que chamam os socios do sporting de burros e sabe.se la mais o quê. Conheces-me d algum lado para dizeres que eu fiz mais ou menos pelo sporting? Pelo menos nao tenho necessidade de me fazer sócio pouco antes de me meter na direccao… utopia? Fodasse, utopia e acreditar nestes. E nem tu acreditas nao passas é de um lambe-botas sem o minimo de verticalidade que se limita a deixar ir pela corrente sempre a dizer sim sr. A tudo que os teus donos decidem…

      • Ódio?! Ó jovem, eu quero lá saber de ti… aliás até te tinha em alguma conta até te estalar o verniz. Diz lá então o que fizeste tu pelo Sporting? E que sabes tu de gerir um clube que te parece ser tão fácil no teu mundinho? Não tens ideia do que é o universo do Sporting desde as modalidades à cúpula do futebol profissional… de como se movem os interesses, de como as jogadas de bastidores minam tudo o que há para fazer. E depois vens para aqui a dizer que se devia ter despedido o domingos com justa causa (já viste os milhões que podias ter poupado ao abrahamovic?) e construído o pavilhão no parque de estacionamento… é tudo tão fácil porque não apresentas a tua listinha (com os teus colegas de escola) às próximas eleições?

        Lambe botas? Porque razão? Ninguém sabe quem sou e nem sequer estou em Portugal para beneficiar das minhas lambidelas. Rapaz, eu faço e digo aquilo que acredito ser o melhor para o Sporting… mas não deixo de ouvir as opiniões dos outros. E se, tal como aconteceu nas últimas eleições, aqueles em quem em voto perdem, eu aceito e quem ganha passa a representar-me a mim e ao meu Sporting. E eu defendo-o, sem deixar de os criticar, como defendo qualquer jogador que vista aquela camisola. O Clube tem mecanismos para se defender da má gestão dos seus dirigentes. Reúnes as assinaturas de sócios (atenção que bloggers simpatizantes que nem sócios são não contam!), convocas uma assembleia geral e propões a distituição dos órgãos sociais. Há uma votação e se a maioria quiser e a tua proposta ganhar terás eleições. Simples não custa nada. Se não tens a maioria dos sócios e Sportinguistas ao teu lado, cala-te e resume-te à tua insignificância.

        E digo-te isto não porque ache que quem lá está sempre tudo bem. E, embora ache que quem lá está também fez coisas boas, digo isto porque não tenho dúvida alguma de que a razão do Sporting não conseguir chegar mais alto é a falta de união dos adeptos. Grande parte devido ao bota-abaixismo de certas figuras divisionistas que não querem mais que poleiros que se calam quando ganhamos e botam discurso quando perdemos. Depois temos os mini-divisionistas que são gajos como V. Exa. que acreditam em tudo o que ouvem e que o mundo gira à sua maneira e os seguem sem pensar. E populam os blogs e redes sociais (alguns sem sequer serem sócios ou alguma vez terem contribuido para a grandeza do Sporting) com um ou outro comentário quando ganhamos mas encendo o blog de m*rda se a derrota assoma. Algumas dessas figurinhas chegam mesmo a desejar publicamente a derrota do Sporting… é isto ser Sportinguista?! Puta que vos pariu!

        NB- Eu normalmente não entro por este tipo de discurso que é, admito, em si mesmo segregacionista… mas há limites! O Sporting é de todos e para todos, mas se há quem queira insistir em separar-nos (e não usa dos mecanismos dispostos nos Estatutos para testar o acolhimento da sua insatisfação), então que se separem eles mesmos.

  12. Meus caros,

    Este é um clube de brandos costumes e esse é o problema. Tentem imaginar que os nossos dois directos adversários perdiam o campeonato como perdemos? Acham que ficavam calados? Basta ver o “barulho” que o Benfica tem feito por um golo fora-de-jogo… Imaginem que um dos nossos adversários era vítima de um boicote de árbitros: acham que no fim do ano esses árbitros eram premiados com uma nomeação para a final da taça ou desciam de divisão?

    Temos problemas? Sim, temos. Mas o Sporting tem uma equipa ao nível da de Benfica e Porto. Por exemplo, em Portugal é a que terá mais jogadores no Euro. Tem a melhor formação. Fodasse o que querem mais? Querem que venha o Messi? O que faria ele se os adversários que o agarrassem, rasteirassem e empurrassem não levassem amarelos (como se viu no Jamor)? E de que adiantava ter dois centrais melhores se eles fizessem faltas à entrada da área e o Paixão aparecesse a marcar penalties? Já queimamos um bom GR por atrasos inventados pelos árbitros e este ano teve quase a acontecer de novo… ou já se esqueceram?

    O meu ponto é simples: para o Sporting ser campeão não precisa de (muitos) reforços em campo. Precisa sobretudo de uma estrutura que não tenha medo de partir a loiça. Precisa de deixar de ser a única Direcção que se preocupa em “proteger o negócio”. E pelo que vimos este ano, esta Direcção não tem esse atitude. É isso que tem de mudar e não necessariamente os elementos da Direcção, Treinador e Jogadores.

  13. bonito era ver todos os indicios de que haveria eleições após o final da época, mas com o falhanço ruinoso da taça, o engº godinho fez aquilo que fazem os cobardes; meteu o rabo entre as pernas e procurou um buraco para se enfiar!
    afinal, pasmem-se o senhor acha que a sua legitimidade está mais que afirmada…
    puta que pariu o pior que o nosso clube tem – aliás a única mesmo má – são os filhos de puta dos dirigentes-carraça, agarraram-se ao clube nos tempos do roquete e não querem largar até todo o sangue estar sugado!

  14. O futebol é um mistério e para quem tem dirigido o Sporting nos ultimos anos, diria mesmo um enigma.

    Como ganhar uma liga dos campeões, quando se tem todo o dinheiro imaginável para dispender? Gastam-se milhões em jogadores, contratam-se treinadores de top e no final, por mero acaso e ao fim de diversos falhanços, um treinador adjunto agarra nos velhotes, une forças e passa a perna em Barcelona,R.Madrid e Bayern, conquistando o inatingível trofeu.
    Pró ano, se por acaso lá ficar, vai à vida dele ao fim de 6 meses quando tudo voltar a se desmoronar.
    Os alicerces, a base da piramide, não é sólida!

    À um mês atrás Sá Pinto teria 100% de Sportinguistas com ele, se alguem perguntasse a um adepto do Sporting quem seria o treinador no próximo ano, todos responderiam se hesitar: o Sá!
    Neste momento arrisco dizer que estarão 75% ao seu lado e ao fim de 4 ou 5 jornadas da proxima liga e caso as coisas comecem como vem sendo hábito (mal), terá 50% na melhor das hipoteses.

    Isto tudo para dizer que no futebol mandam os resultados.São estes que ditam quem tem razão, quem apostou no “cavalo” certo. Mas isso só se sabe no final da corrida, infelizmente.

    E o Sporting deste ano, partiu para muitas corridas a pensar que ia à frente quando afinal saía exactamente da mesma linha que todos os outros. Fez gala por chegar a meias-finais, quando uma meia-final não é mais que um passo dum longo caminho. E mesmo quando chegou ao fim desse caminho, foi a julgar mais uma vez que estava na vanguarda, quando ainda lhe faltava a etapa decisiva.

    Foi assim no futebol, mas tambem no futsal e no andebol. Uma desgraça nunca vem só.
    Por tudo isto só consigo apontar o dedo aos responsáveis pricipais pelos destinos do meu clube, ao presidente, director desportivo, à direcção no seu todo.
    Porque revelaram falta de profissionalismo, falta de esforço e falta de dedicação.
    Afinal houve motivos para que os árbitros nos tivessem enterrado em apenas três jornadas, só se soube disso é no fim da campanha.
    Afinal a preparação da época não foi tão cuidada como parecia, mas só nos fomos apercebendo disso consoante os jogadores iam tombando por lesões diversas ou “apenas” cansaço.
    Afinal procurou-se acertar o compasso em Janeiro, mas mais uma vez só se acertou num alvo, os outros ficarão para a historia como mais uns que por ali passaram, ali pelo Sporting.
    Afinal até podiamos ter ganho algo, mas não ganhámos nada.

    E agora que se prepara o novo ano desportivo, os primeiros sinais são novamente de desesperança.Palpita-me que não há dinheiro para nada conforme vou vendo rivais a irem buscar jogadores que pareciam já ter como destino traçado Alvalade.
    Julgo que em Agosto sentirei aquele “déjà vu” com a chancela do Freitas, que é vêr jogadores a chegar a conta-gotas, consoante o mercado vai ditando e não conforme os nossos interesses deveriam mandar. «Não há dinheiro» dirá ele sempre, atenuando a incompetência. Que raio de azar trabalhares no Sporting, devias ir é pró Panathinaikos contratar Cissés e merda dessa, sim que na Grécia é que deve haver euros com fartura, pelo menos até voltar o dracma.

    Desesperança pela falta do prometido pavilhão, pela falta de investidores, pela falta da bomba de gasolina, pela falta do fundo de investimento, pelo aumento do passivo, pelo não surgimento de mais modalidades profissionais, pelo alienar de patrimonio, pelas cadeiras às cores, pelo fosso, o do estádio e o que nos separa dos nossos adversários.

    Pela nossa parte fizemos tudo, mas tudo pelo nosso Sporting. Apoiámos incondicionalmente, participámos massivamente, mesmo até ao fim dos mais de 10 meses de desilusão. Porque para mim nada mais pode definir esta época senão essa palavra.

    Soluções?!? para mim seria a eliminação do cargo de director desportivo, fazendo aproveitamento do scouting e passando as contratações a ser feitas em conjunto por presidente/treinador.
    Gestão criteriosa da formação e aproveitamento do bom nome internacional da mesma, exemplos? Propostas acima de 1 milhão de euros por miudos de 17/18 anos, nem pensar duas vezes. Porquê? porque temos todos os anos carradas de promessas de futuras estrelas que afinal vão dar quase sempre em “Marinhos” (pra quem não sabe, é o gajo que nos fodeu a taça) ou pior. Uma venda dessas e provavelmente a formação estaria paga por uma época.
    Estratégia na secretaria, apoiar elementos que não obtenham apoios dos nossos rivais, juntando-nos aos pequenos se necessário, ganhando liderança e protagonismo.
    Por outras palavras, vender caro o apoio do SCP, retirar dividendos do mesmo.

    Não vou prosseguir porque não pretendo fazer um manifesto eleitoral e porque me parece que este caminho já foi, de certa forma, desbravado. Pena é que tenhamos prosseguido pelo mais velho e esburacado.

    • Gostei do tom e gosto normalmente dos comentários do Babb mas não creio que tivéssemos começado a pensar que estávamos na frente. A questão é que a malta está sedenta de vitórias e à medida que os objectivos se foram evaporando íamos metendo o dinheiro todo no que restava, atendendo a que todos sabiam que tínhamos uma equipa muito melhor que nas épocas anteriores. Isto é um Clube Grande é natural que as coisas assim aconteçam.

      Concordo que o futebol é uma merda cheia de sortilégios. O Chelsea é campeão europeu quando menos se espera, com um treinador menor, que o mais provável é ao fim de 6 meses estar fora. Digo mais: a derrota do Grande na taça começou a desenhar-se com a manutenção da académica com duas vitórias no fim depois de estar meses sem vencer, acentuou-se com as declarações infelizes do sá pinto relativamente ao adrien quando até aí o Clube oficialmente não tinha piado, e tornou-se provável quando na véspera do jogo os jogadores perceberam que um equipa menor como o chelsea também pode bater o pé a uma teoricamente melhor. Isto parece um bocado estúpido mas pela cabeça dos nossos jogadores passou o mesmo que passou pela nossa quando +percebemos quem tinha ganho a final da champions.

      A história das 3 ou 4 meias-finais é marketing e não vale nada. Mas também não consigo criticar quem teve a ideia de explorar tal coisa. Não me parece que tenha sido por aí. Pressão num Clube como o Sporting há de haver sempre e quando deixar de haver é mau sinal.

      Gosto dessa ideia de apoiar quem está contra os rivais. Mas acabar com o cargo de director desportivo depende do perfil do presidente. Um gajo como o godinho não serve pra isso…

      Saudações Leoninas

      • Concordo… tou farto dessa apologia do QUASE… Mas de que caralho nos serviram as 4 meias finais? Para sermos considerados “meicampeões” europeus????

        FALTA CULTURA DE EXIGÊNCIA AOS SPORTINGUISTAS

    • Babb tocas-te em alguns pontos chave mas faltam muitos mais…
      Aguardo serenamente as conclusões do Balanço do ano que virão da estrutura Leonina…

      • E achas que vais saber do balanço?? algum de nós vai saber? O meu balanço é simples:
        30 milhões de investimento. 0(zero) de retorno.

        Comprámos o JP por 3 milhoes, vendemos por 3 e meio. Ora se somarmos prémios de assinatura e ordenados, mais prémios de jogo, chegamos à conclusão que o nosso clube a comprar jogadores é como o comum dos cidadãos a comprar carros: é certinho que vai desvalorizar.

  15. Mentalizem-se de uma coisa:
    Enquanto não tivermos uma direcção com eles no sitio e que chame os bois pelos nomes nunca conseguiremos ser campeões.
    “Manda que pode, obedece quem deve”. O azul manda, o vermelho apanha as sobras de quando em vez e nós/os outros obedecemos a cada ano que passa.
    Por isso estar aqui a discutir jogadores e treinadores é muito bonito mas para alimentar capas de jornais. Nada mais.

    Querem respeito façam-se respeitar e com a arma em punho, lutar. Pelo Sporting, Sempre.

  16. Já vejo gente a mudar de ” barco ” … ah ah ah ah … o que eu me rio com esta merda.
    Quanto ao texto … nada a assinalar. Clarividência do costume.

    • Ainda bem que te divertes. Eu acho que não tem piada nenhuma. É triste, mas este clube vai ficar em estado comatoso caso não se faça nada rapidamente. É sempre bom ouvir as pessoas e perceber o caminho. Pior que uma má decisão é não decidir nada!

      SL

  17. Percebe-se à distancia que Godinho Lopes nao começou em grande, mas quem o seria numa 1a epoca à frente do sporting?? mais ainda, não me parece que seja o principal culpado desta epoca desastrosa,entre uma epoca razoavel e uma epoca desastrosa separa-nos um jogo com a academica. A questão que devemos colocar é a seguinte,: Será GL o culpado da derrota na Taça de Portugal???
    Para mim o grande erro de GL é a escolha da equipa que o rodeia, a sensação com que ficamos è que é um homem a lutar sozinho, completamente só, e que a maralha que o rodeia, quer é mamar croquetes e ver jogos à borla !

    • A mim a sensação que me dá é que ele sozinho ainda faz mais merda. E ademais, se ele tivesse entrado na luta eleitoral sem os que o rodeavam, teria ficado em último lugar.

      Digo isto sem ironias e com 100% de certeza que o Paulinho a presidente era 300 vezes melhor presidente que bostas com Gordinhos, Jabardos, e mais os mete nojo que lá estiveram desde que Sousa Cintra saiu, passando um pouco por cima do periodo de Dias da Cunha, pela forma com se bateu contra o sistema.

  18. Fodasssssssss só pessimistas, pensava que eram adeptos do SCP não sabia que tínhamos tantos com mentalidade de lampiões e tripeiros.

    Fodasssssss tenho 31 anos vivi os anos 80 e 90 com boas equipas e a não ganhar e com equipas de merda arrastar pelos campeonatos vivi o grande jejum de títulos.

    Foram 18 anos em que só ganhamos uma taça de Portugal. E nem por um dia desejei ser do porto ou do benfica era do SCP e isso destingia-me dos demais.

    O meu sobrinho tem 9 anos nunca viu o SCP a ser campeão nasceu em 2002. No Domingo estava em brasa pela derrota do SCP e isso para mim foi um orgulho seguiu o caminho difícil mas vai festejar vitórias.

    Gravem isto na vossa mente o SCP é grande demais para não vencer um campeonato. A equipa precisa de umas afinações mas o SCP vai voltar a vencer e isso estará mais próximo do que vocês pensam.

    Claro que o Sá falhou. Mas ainda vai provar e muito e calar muitas bocas. Por isso aqueles que acham que o SCP não vai ganhar nada e que está tudo mal, podem mudar para o contumil ou para o outro lado da segunda circular talvez se tenham enganado no clube, isto é para duros. Para nós nunca foi fácil ser campeão mas somos grandes demais para não o sermos.

    Este ano compro de novo a gamebox e estou lá, agora mais do que nunca, fodassssssss em quarto e com mais assistências que o campeão, acho que isto quer dizer alguma coisa. Vou ainda levar o meu sobrinho que adora as fintas do Capel e do Carillo.

    SL

    • A equipa precisa de umas afinações mas o SCP vai voltar a vencer e isso estará mais próximo do que vocês pensam.

      Já não te bastaram as “afinações” eleitorais?! Vai voltar a vencer como?! Lutando contra o sistema mafioso e corrupto do futebol português liderado a norte ou ainda acreditas no pai natal e que os jogos se ganham dentro de campo?!

      • Vamos vencer afinando… Foda-se só de pensar o que ganhamos da ultima vez que ouvi falar em afinações… Xiçaaaa

    • O Sporting é Grande demais para não vencer um campeonato? Certo… e para não vencer um em 10 anos, é o que? Galáctico? e vencer 3 em 30 anos?
      Mais um em fase de negação…

    • “isto é para duros. Para nós nunca foi fácil ser campeão mas somos grandes demais para não o sermos (…) em quarto e com mais assistências que o campeão”

      Foda-se estava mesmo a precisar dum comentário estes. Obrigado!

      • a saída de um rapaz em que o momento em que ele chegou, coincidiu com o começar de um novo ciclo ser sermos campeões.. de um gajo que sempre que joga manda um enterro (que na maioria das vezes dá golo adversário).. de um defesa central que não conseguiu marcar um golo de bola corrida… Ele que siga a sua vida, não faz falta!

    • Pode ser que os Patriots fiquem com ele, se estiveram atentos àqueles lançamentos de 40 metros pro campo adversario nestes ultimos anos…

    • Olha Bruno, o Ricardo Sampaio tirou-me as palavras da boca. E acrescento, ele (Polga) que siga a sua vida e de preferência com muito sucesso.

      Neste momento não faz falta? Acho que não. Mas daí a festejar a sua saída vai uma grande distância. Aliás neste país tudo é feito pela negativa: vota-se contra e não a favor, festeja-se a morte e não a vida, lauda-se a saída de um jogador e não a entrada. Enfim…

      Apesar de tudo é bom que ainda possamos manifestar a nossa opinião. Melhor era se a(s) nossa(s) opinião(ões) fossem um pouco mais…

      Cumprimentos,

      Mário

  19. aí estão eles novamente…
    sempre a exigirem “sol na eira e chuva no nabal”…se corre bem, estamos lá, como na novel era do sá, não foi o sá fomos nós todos…no final da era domingos, foi o domingos e o presidente, nós não estivemos lá…
    pois é, faltou ser assinalada aquela grande penalidade da final do jamor e tudo seria diferente agora…enfim, pormenores.
    somos tão tristes, meus caros correlegionários!!! assumam humildemente também, que podíamos e deveríamos ser os melhores adeptos do mundo…Força SPORTING, vamos SÁ!!!

  20. Como em tudo na vida, aconteceram coisas boas e outras menos boas (e até algumas más!), agora é tempo de fazer um resumo, como o que o Cherba aqui faz e muito bem de tudo o que aconteceu e a manter o que está bem feito e aprender com a merda que se fez.

    Pessoalmente foi uma época maravilhosa, entrou no nosso clube um dos jogadores que mais prazer me deu ver jogar, sinto que ele representa a minha personalidade, a raça de Sportinguista, Rinaudo!

    Desportivamente a época foi má, como é sempre que não se ganha um titulo, mas é preciso ter em conta todas as mudanças que foram efectuadas. Mudanças estas radicais, que se espera que após um ano de adaptação nos tragam um estilo de jogo consolidado, maior ambição e os titulos que todos ambicionados.

    O acordo com o Municipio de Odivelas revela-se um ponto importante na vida do Sporting, voltamos a ter equipa B (muito importante num clube formador) e mais modalidade proximas do nosso estádio, tenho grandes expectativas!

    No que diz respeito a jogadores, gostava que regressassem os miúdos Nuno Reis, Cedric Soares, Adrien e Wilson Eduardo, que viesse um central com qualidade reconhecida (um durão, um gajo muita fudido), que o joao pereira fosse vendido, que o Patricio ficasse e que contratassem um avançado experiente, acho que não peço nada demais.

    Quanto às jogadas de bastidores deixo para as revistas próprias, não faço parte desse grupo de comadres estilo claudio ramos!

    Gostava de ver o Sporting unido como esteve em certas alturas desta época, já tinha saudades!!

    SL

  21. Ponto Prévio: Não votei nem nunca apoiei esta direcção. Para mim são incompetentes (para não ir mais longe) que foram a jogo sem um projecto, viciaram o jogo e ganharam com afinações que o tempo encarregar-se-á de apagar da memória dos sportinguistas. Mas não da minha.

    Posto isto, que dizer mais? Bom, se quiser ficar a remoer o passado, posso dizer que esta direcção nunca, mas nunca devia ter sido eleita nem nunca, mas nunca devia ter tomado posse.

    Portanto, só podemos olhar para a frente. E o que é que isso quer dizer? Quer dizer que temos o dever de extrair aquilo que foi positivo e afastar o que foi negativo de tudo o que aconteceu nesta época. Não caio nessa conversa de que “tudo foi mau porque não se ganhou nada”. E isso não quer dizer que seja menos exigente ou que esteja conformado. É dever de todos os sportinguistas fazer este exercício.

    Esqueçam os resultados por uns momentos (eu sei que é difícil, mas vale a pena tentar). O que é que esta direcção fez de bom? Para começar, contratou Carlos Freitas. Pena que no mesmo pack tenha vindo um chulo que pouco ou nada faz, o duque. Sempre fui um crítico do Freitas, pelas razões que todos conhecem. Mas hoje dou a mão à palmatória. É o único gajo que percebe de futebol dentro da estrutura directiva do Sporting. Dos 30M que lhe deram para gastar, fez aquilo que lhe competia. Falando em contratações acertadas, conto para aí 12. Marcelo, Onyewu, Insua, Arias, Rinaudo, Schaars, Elias, Capel, Carrillo, Jeffren, Wolfswinkel e agora o Labyad. Nem todos tiveram o rendimento desejado, sobretudo devido a lesões. Mas penso que a sua qualidade é unânime entre os sportinguistas. Houve lacunas mal preenchidas mas isso é normal quando se tem de contratar um plantel inteiro. Portanto, querem eleições? Eu não me oponho. Até apoio, desde que venha um verdadeiro projecto. Mas eu gostava que o Freitas continuasse.

    O que é que veio mais de positivo? Os jogadores que mencionei acima. Felizmente, amanhã não teremos de contratar 10 jogadores. Uns 4 chegam desde que estejam na mesma bitola do que as contratações deste ano. Se no ano passado precisávamos praí de 15-20 jogadores novos e este ano precisamos de 4-5, isso significa que temos uma boa base para finalmente lutarmos pelo título, desde que se mantenha a mesma competência na abordagem ao mercado, o que até tem sido feito com a contratação do Labyad.

    Tudo o resto falhou, logo devia ser banido. Desde um presidente que revela pouca autoridade, um administrador da sad que nada faz, um vice que se meteu em merdas e outro que mal entrou, saíu. O que é que isto nos diz? Diz-nos que esta direcção é um conjunto de equívocos e vaidades e que, manifestamente, prejudicam o clube.

    Posto isto, qual é a minha solução? Manter o que está bem e correr com o que está mal. Trocando isto por miúdos, significa convocar eleições para o conselho directivo com um pressuposto: manutenção do treinador e do Freitas. Isto obrigaria a apresentação e debate de verdadeiros projectos, com base na sustentabilidade financeira sem haver o habitual foco nos nomes para a estrutura do futebol (director, treinador e jogadores) que só desviam as atenções daquilo que é, neste momento, fulcral: a sustentabilidade financeira do clube. E daria à estrutura responsável pelo futebol a estabilidade necessária para preparar a próxima época com a garantia de que se mantinham, independentemente de quem ganhasse as eleições. Suponho que isto seja utópico, mas para mim era a solução ideal.

    • De todos, o sonho mais bonito… mas temos de acordar, Sá… Estes biltres só vão sair a toque de caixa! Ou da mesma forma que saiu o mesmo GL há uns 9 anos atrás… com uma pulseiras novas que vêm aos pares…
      Mas acho que dizes certo… do mal, o menor foi carlos freitas (confesso que as tais comissões cusam-me comichão, mas é o que há…). De resto, estou 100% acordo… correr com TODA a DIRECÇÃO, e acima de tudo… DISCUTIR PROJECTOS E ELEGER O MELHOR PROJECTO… FARTINHO DE “NOTÁVEIS”

  22. Obrigado Anderson Polga!

    Não me interessa aqui entrar em discussões sobre o que nos deu ou tirou este jogador, mas apenas reconhecer que, apesar de tudo, sempre se comportou como um verdadeiro senhor. E é bom nos tempos que correm assistir no Sporting a uma conferência de imprensa de despedida como esta.

    http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2012/05/24/polga_diz_adeus_ao_sporting.html

    Pronto, podem começar a malhar à vontade…

  23. Precisamos de estar unidos agora mais do que nunca, fodasssssss perdemos uma taça com a merda da académica, pronto já foi.

    Agora por tudo em causa para a próxima época por causa disso parece-me excessivo.

    É como o rinaudo diz temos de nos queixar menos e agir mais. Já disse e repito somos grandes demais para não ganhar.

    O Ricardo Sampaio e outros iluminados se querem ganhar imediatamente podem apoiar o contumil acho que fazem muitas festas lá no estádio do ladrão. Não são grandes festas pois têm muita gente pouco recomendável a festejar, chulos, putas (feias) e traficantes de droga.

    Claro que esta época houve falhanços, mas é a primeira época do triénio vamos dar algum tempo. No ano que vem podemos exigir pois já temos uma base de equipa consolidada.

    Sou teimoso e acho que na época que vem vamos estar aqui a festejar o título pois o anormal do pereira fica no contumil e o anormal do jesus não passa da segunda jornada.

    • Gosto lulinha…

      (E deixa-me ser rápido, antes que apareça aqui o Ricardo Sampaio, a chamar-nos de “corja”, “croquetes”, “carneirada”, etc…)

      SL

      • Onde é que aquilo que o lulinha diz tem a ver com a corja, croquetes ou carneiros??? Pensa lá um pouquinho pá… ficava-te bem melhor do que dizer patacoadas!

      • Naybet,

        Este teu comentário lembra-me a cena dos piratas que afundam o barco antes de levarem com os gauleses.

        Porra, pá. Eu sou daqueles que às vezes me pego com o Ricardo Sampaio. Mas ao menos deixa o gajo dar motivos para lhe cascarmos. E deixa-me que te diga que hoje até concordo com tudo o que o gajo escreveu.

      • Pronto se é para manter o Freitas e o Sá Pinto e mudar só (tudo) o resto, por mim tudo bem… Onde é que tenho de assinar?

        E agora pergunto, para além do Ricardo Sampaio, quem mais acredita que isso é possível?

        “Pão Metálico” eu não concordo com tudo o que o Ricardo Sampaio escreveu, mas respeito os comentários dele… O que me incomoda é ele insultar, quem tem opiniões diferentes da dele. Compreendes?

        SL

      • Mas sinceramente, alguém votou no Godinho Lopes??????? Quem votou nessa lista votou no Duque e no Freitas, com tesão de mijo do que aconteceu no último titulo, porque sem Freitas e sem Duque, o Lopes nem a votos tinha ido e se fosse mesmo assim, ficava atrás do Boal ou do Maldini de Alcabideche.

      • Isso é verdade Jusko… Eu diria mesmo, votou em Duque, Freitas e Domingos,,,

        E não votou em Inácio “homem forte do futebol”, nem em Futre “jogador chinês”.

        Como é que se avalia um presidente antes dele ser eleito?
        Só pelas pessoas que o acompanham, não achas?

      • Quando o cabeça de cartaz antes dum concerto é avaliado pelas bandas que fazem as primeiras partes está tudo dito… Aí se vê quem votou no presidente e no seu projecto (de fazer rir) e quem votou em assalariados (Sim, porque o GL sempre veio com a conversa que nada receberia)… Quem dúvidas tivesse disto…

      • Quando avalias uma equipa só pelo Guarda Redes e não olhas para os restantes 10 que vão a jogo… Está tudo dito…

        A One Man Show…

      • Quando se compara um jogador com um presidente de clube e a importância relativa dos dois… bom, estamos de facto falados… Eu falo de Presidentes e de responsabilidades… e sobretudo daqueles que votaram no Cocas por causa das tais “bandas” que fazem as primeiras partes (CF, LD e DP)… Tu queres trazer à baila o RP… é lá contigo!

        Mas misturar alhos com bugalhos, já se sabe a merda que dá…

  24. Oiço muita gente a vir dizer que devemos estar unidos, pro ano é que é….eu ando a ouvir isto há 10 anos!!!!!!!! unidos? pactuar com tipos que fazem o que fizeram ao SCP? que deixaram o clube na miseria e que todos os anos andam lá a fazer experiencias? Somo gozados pelos rivais e por equipas pequenas ( académica, gil vicente), não temos a puta de uma pavilhão, porque niguém se mexeu e preferiram um multidesportivo….a verdade é esta: somos aquilo que era o FCP antes do pinto da costa ir para lá. O resto são areia para os olhos. E quem apoia e nada faz é tão culpado como quem dirige. Vejam os estatutos, é possivel convocarem, os socios, uma AG extra e destituir os orgãos sociais!! mas não, estão quase todos há espera do pro ano é que é. Puta que pariu para quem votou nestes gajos!! são os coveiros do clube.

  25. CMVM

    Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, informa ter chegado a um acordo com o Valencia Club de Fútbol, S.A.D. para a venda dos direitos desportivos do jogador João Pereira pelo montante fixo de € 3.684.210,00, e variável de € 526.320,00, dependendo da participação do Valencia Club de Fútbol, S.A.D. na Fase de Grupos da Liga dos Campeões.

    Mais se informa que o presente Acordo está dependente da celebração de contrato de trabalho desportivo entre o Valencia Club de Fútbol, S.A.D e o Jogador João Pereira.”

      • Foda-se eu até nem gosto do João Pereira, principalmente pelos seus comportamentos dentro do campo…

        Mas 3,6 M??? Foda-se estamos em saldos… Temos de estar mesmo tesos…

        O que me fode mais é que se este vai por esse valor, então podem apostar que vão sair muitos mais…

      • € 3.684.210,00
        3 milhões 684 mil duzentos e 10 euros.

        Confesso que nunca gostei do Casalense lampião, e os 10€ foi eu que dei pra ajudar o Valência.

      • Olha eu dei os 200€… Lol…

        Mas agora brincadeiras à parte, nos vendemos mesmo barato…

        Todos sabem que estamos sem dinheiro, ficamos em 4º… Não temos hipóteses de vender bem… É uma merda…

  26. Está tudo bêbado? Vender o Joao Pereira por 3,6M€???? Lateral titular da seleção portuguesa antes de um Europeu???
    Está tudo doido…
    Por mim é motivo para eleições antecipadas!!!
    Isto é algum negocio de jeito??? Fdx!!!

      • 5M€ o caralho! Antes do Euro???
        Foda-se… saia pela clausula se aparecesse alguém antes do euro!!!
        Agora… 3,6M€?!?!?!? E variável de 0,5M€?!?!?!? Mas isto é negócio que se veja???? Puta que pariu o GL, o LD e os chupistas do costume!

  27. Com o contrato a acabar para o ano e com uma cláusula de €7M apenas não podíamos esperar muito mais… ainda assim acho que poderíamos ter sacado uns bons €5M/5,5M depois do Euro (se o gajo não fizesse das suas) e não apenas os €4M que recebemos.

    • O problema é que os salários durante o verão também teêm de ser pagos, e se o vendesses depois do Euro onde ias arranjar dinheiro para pagar aos que ficam?

      E se o Valencia passar a fase de grupos, coisa que não acontece este ano temos mais de 1M de euros de lucro com o Casalense, pois fomos busca-lo ao Braga por 3M.

  28. 3.5 M? mais do que bem vendido, por um lateral direito médio e um defesa direito nada de especial. mas se conseguem fazer melhores negócios podem oferecer já 5 ou 6 ou 7 M do vosso bolso e comprar ao valência para poderem o joão lá por casa a fazer-vos entradas de carrinho, aposto que o espanhois o vendem já de seguida.

      • eu também gostava que batessem a cláusula, agora quem é que se chega á frente? eu sinceramente não acho que o joão se vá valorizar no europeu, epase de querer que Portugal o vença. Nós é que pagamos muito por ele quando o compramos, aí sim erramos. Agora vender por 3.5 um jogador só com mais um ano de contracto que não acrescenta nada de mais à equipa, eu acho acho que foi bom negócio.

      • OH Tiago…
        Por essa ordem de ideias vendemos o Patricio por 5M€ antes do Euro também, né? Já deviam ter renovado com o rapaz era há muito… falo do RP, claro!
        Por mim, é um alivio ver o casalense pelas costas (Temos Cedric, Arias, e até Pereirinha é mais estavel a lateral direito que o Pereira, pelo menos na defesa)… agora ter aquele gajo este tempo todo e só valorizar 600mil euros… negócios da china!!! = a merda!

      • Tiago, não existiria mal nenhum se esperassem pelo Europeu, nem digo pelo final do Europeu, mas por altura do segundo jogo de Portugal poderiam iniciar negociações.. acho que facilmente se venderia o JP por mais de 5 milhões.. é internacional, é um jogador sem histórico de lesões, e não é um tosco qualquer.. adquirimos o Bojinov por números semelhantes lol

      • “Sinceramente, sigo sin entenderlo. Desconozco si detras hay alguna cuenta pendiente entre el VCF y el Sporting, o si hay negocios entre los presis, pero si de verdad ha costado 3,7 millones (que me cuesta muchisimo creerlo porque es un jugadorazo) os felicito por el tremendo negocio. Tambien es cierto que se ha roto el mercado a la baja, y ahora a ver quien quiere pagar por Jordi Alba 15 kilos cuando Pereira no ha costado ni 4…”

        Comentario no diario marca

      • Atão mas o gajo tem paragens cerebrais, defende mal e ataca de forma atabalhoada, é conflituoso, deve ser o gajo com mais expulsões e querem vendê-lo por quanto?
        Irra

      • O tiago tocou na ferida, NÓS COMPRAMOS CARO!! Qualquer merda que se falasse que viria pro Grande era logo overrated… agora é pagar erros atrasados… falta ainda o Pingole…

  29. http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2012/05/24/sporting_confirma_venda_de_jo_o_.html

    O Casalense foi comprado por 3M€, passou por Alvalade onde ganhou visibilidade e cimentou o seu lugar na selecção… e acaba por sair por pouco mais de 3,6M€… Antes do Europeu!!! E ainda há quem defenda esta merda de corja no Sporting???? Foda-se, este gajo tem uma clausula de 7M€ e sai por acordo (SIM: ACORDO!!!) por pouco mais de metade… ANTES DO EUROPEU, COM LUGAR GARANTIDO NO 11 DA SELECÇÃO!!! PU-TA QUE PA-RIU A CORJAAAAAA

    Pó caralho esta corja e quem a apoia! Não fodam mais o SPORTING!!!

    • Só me falta que vendam o Patricio por 5M€ antes do EURO…

      FODA-SE!!! ESTOU REVOLTADOOOOOOOOOOOO COM TAMANHA INCOMPETÊNCIA!!!

      PUTA QUE PARIU A CORJAAAAA

    • Ricardo:
      Lança um movimento para destituir estes dirigentes, provoca eleições e candidata-te!
      Com ideias tão claras, um programa tão competitivo e agora que se pode votar fora de Lisboa ganhas de caras

      • E tu vais para vice, que tal?! Queres um tachinho, é? Vai gozar com o Camões que tem mais tempo e paciência para ouvir disparates que eu…

      • Não Ricardo, não quero tachinho nenhum.
        Estou apenas à espera de um projecto mobilizador para recuperar a minha condição de sócio

      • Olha… Somos dois, então!
        Também eu estou há espera de projecto, mas com a merda mole (direcção) que anda hoje em dia por lá… vou ter de esperar até 2014 (se não venderem a merda da SAD 1º, claro)… Não sou doido de meter dinheiro nas mãos destes merdas!

  30. Diego Capel 11
    @Diego11Capel

    Agradezco al sporting,aficionados,Lisboa y portugal por todo el cariÑo que recibi! y desearle lo mejor a mi compaÑero POLGA,obrigado amigo

    Parece que se encontra em Madrid, juntando a isto o jantar com o Futre… não me está a agradar nada….

      • com a capacidade negocial que estamos a demostrar, ainda sai por 3 tickets refeição e um passe da carris…

      • Não me surpreende. A chegada do Labyad fazia adivinhar a saída de um dos extremos. Não estando bem a ver como nos poderíamos livrar do Jéffren um portento de lesões), a coisa ficaria entre o Carrillo e o Capel, com este a ganhar a dianteira por aquele ainda dar mostras de estar muito tenrinho para grandes cavalgadas europeias.

        Se for, que vá bem (para nós) – digo-o com moderadíssimas expectativas.

      • Gregor, seu rastejante (sem ofensa e que eu nao sou fã de baratas) ele pode fazer o lugar de extremo mas a posiçao primordial dele e a 10.

      • Ó meu croata do aljube (sem ofensa), a posição primordial dele é a “Izmailov”. Não é bem 10, nem 8 nem extremo. Parece-me que é esse o modelo preferido pelo Sá: um só extremo, dando lugar a um jogador mais versátil sobre o flanco direito.

      • Já estão para aqui a fazer uns filmes. A cláusula de rescisão do Capel são 30 milhões. O rapaz e o futre já se conhecem há muito e o paulinho dos chineses não faria isso ao sporting até porque se percebe que tem ambições leoninas para o futuro.
        Se por acaso sair este defeso e por menos de 15 milhões nunca mais vou a Alvalade enquanto esta direcção lá estiver.

        Quanto ao JP estamos em saldos. Não tínhamos tesouraria nem para ir à feira da ladra. Mas esperava melhor negócio, confesso. O único argumento plausível é que é dinheiro vivo. Quanto a ele fazer um bom europeu, duvido. Já no último jogo da taça foi uma nulidade.
        No essencial está-se a fazer a vontade aos adeptos: já nos vimos livre do polga e do JP. Tenho a impressão que ainda vamos sentir falta da experiência do primeiro e da agressividade do segundo. Espero estar enganado. É assim a nossa história recente..

        SL

        SL

      • “com a capacidade negocial que estamos a demostrar, ainda sai por 3 tickets refeição e um passe da carris…”

        AHAHAHAHA…Lindo!

      • Gregor, ainda hoje o labyad jogou pela selecção de Marrocos, a 10, pasme-se.

        PS: gostei do croata do aljube e nao o tomei como ofensa.

  31. não me sai da cabeça, as palavras do Godinho num dos debates pré eleitorais, em que afirmou que com ele negócios como o do porco anão não voltavam a acontecer no SCP porque ele era uma pessoa “bastante dura a negociar”….

      • Porquê? Estás interessado nos meus serviços? É que se estás, fazes favor de fazer uma oferta decente… Quanto ao estar de férias ou trabalhar em casa, tens tanto a ver com isso como eu tenho em saber quem te corta rente as unhas dos pés!
        Happy?!

  32. Indignação inútil é o que há mais. É o preço possível num clube em que se multiplicam os tiros nos pés, incluindo as “agressões” aos “comissionistas” (a expressão é do “emplastro Roquette”) que dominam o mercado português. Num mundo de merda – sim, o futebol em geral e o português em particular é-o – quem passa a vida obcecado com manter as mãos limpas e com o elevado desígnio de regenerá-lo não pode aspirar a muito mais, seja na competição seja no mercado.

  33. Hoje é dos dias mais felizes dos últimos anos, dois merdas que acabam de sair, perfeito perfeito era venderem também o bojinov!

    Sá Pinto a fazer limpeza! APERTA COM ELES!!

    • Sobre a transferência do JP para o valencia, da minha parte vejo que com 28 anos o rapaz não vai para novo, é um trouble maker inato, é fraquissimo a defender e apenas pontualmente é acutilante no ataque. Aquelas paragens cerebrais do casalense levaram-me ao desespero várias vezes.

      Por 3,6 milhões (ou seja acima do valor de aquisição) parece-me muito bem vendido. Há soluções internas para o substituir, a meu ver com Pereirinha na frente, mas aumentadas certamente com o regresso do Cedric.

      O Paulo Bento agora pode fazer o favor de convocar o Jose Boz para dar uma chance a Portugal.

      Relativamente ao Polga, a saída só peca por tardia.

      Vamos certamente assistir a mais saídas (necessidade de dinheiro a quanto obrigas).

      SL

  34. Finalmente, fora de horas e fora de lugar, a minha singela homenagem a um grande Senhor. Fazes muita falta, grande galego.

    Até sempre.

  35. Também estou em desacordo com o facto, diria que já crónico, de vendermos a preço de saldo.
    Nisso, temos muito que aprender com os porcos nortenhos…
    Querem apostar como vendem um matraquilho (perneta, se preferirem) como o Rolando por um preço muitíssimo superior?
    Direcção de merda!

  36. Que este não era ano de caneco já o sabíamos; O que me chateia é o raio da falta de paciência (sem ironia…) que nos leva a dar constantes tiros nos pés. Ainda hoje não sei dizer se a saída do Domingos a meio do ano nos trouxe alguma vantagem; Provavelmente não deveria ter sido contratado em primeiro lugar, mas isso é fácil de dizer agora. A verdade é que Alvalade é há muitas décadas um cemitério de treinadores e não por falta de capacidade da esmagadora maioria deles.

    Seja como for, a mudança de rumo a meio do ano impede-nos agora de julgar o trabalho de Domingos com alguma objetividade e provavelmente queimou o Sá Pinto que vai começar (?) a nova época num clima de tolerância zero.

    Lembro que um dos temas da campanha eleitoral abordado por vários candidatos foi – e apropriadamente! – “um modelo de jogo à Sporting”, seja lá o que isso for, mas que seria partilhado por todas as equipas desde os escalões mais baixos à equipa principal. Esse “jogar à Sporting” só pode ser entendido por todos nós como um jogar ao ataque, mas ao que parece esquecemo-nos de que jogar *bem* ao ataque demora muito tempo a aprender e – mais uma vez sem ironias – a afinar. (A quem me possa vir dizer que o Jesus foi campeão no Benfica no primeiro ano posso apresentar inúmeros exemplos em sentido contrário. O Porto é doutro campeonato, primeiro pela estrutura competente que tem; depois pelas ajudas que todos conhecemos mas que – não tenham dúvidas – estarão sempre do lado dos fortes. O nosso problema é que não somos fortes há muito tempo.). Acaba pois antes de começar essa ideia de um modelo de jogo comum a todas as equipas. E, no entanto, dados os recursos que temos, apenas esse poderá ser o caminho a seguir se queremos a prazo ser vencedores. Infelizmente esse caminho só poderá ser trilhado por um diretor de futebol carismático apoiado por uma direção forte. Esperar que o Sá Pinto seja essa pessoa é ser ingénuo.

    Dá para entender que estou descrente que seja para o ano? Até acho que podemos vencer uma taça ou outra, podemos voltar a fazer um brilharete na Liga Europa, e TEMOS que fazer melhor na liga, tanto na classificação como na pontuação. Mas ser campeão? Não me parece.

    Enfrentamos duas equipas com estabilidade diretiva e que vão manter os seus treinadores. Uma tem jogadores emprestados com cláusulas de 10 milhões a serem batidas, ambos farão vendas que lhes renderão dezenas de milhões; Nós começámos o ano passado um novo ciclo e já mudámos a agulha.

    Escrevi acima que enfrentamos duas equipas; Esqueci-me do Braga, que ficou à nossa frente duas vezes nos últimos três anos, que também tem estabilidade diretiva, que também vende bem (noutra escala, claro) e que compra melhor que nós.

    Fator comum às equipas que estão acima de nós? ESTABILIDADE DIRETIVA. Coincidência? Não me parece.

    Num mundo ideal, que não é o nosso mundo leonino, emergiria uma figura respeitada por todos, de militância sportinguista inquestionável, que não seria hostilizada por nenhum setor numericamente representativo da família sportinguista, que se rodearia de leões possivelmente anónimos mas de competência reconhecida nas suas áreas de intervenção. Um clube pacificado poderia mais facilmente atrair investidores do que um clube com uma direção fraca, um saco de gatos em que coexistem mafiosos apoiados por jagunços e senadores reformados.

    Investidores: palavra chave do momento. Precisamos de dinheiro como de pão para a boca, sem cacau nada existe. Mas quem é que vai meter o seu dinheiro num clube assim?

    • Essa dos sócios pagantes é boa… é pena que hoje em dia nem para o ténis de mesa chegue.
      Dá ideia, aqui de longe, que o Sporting está condenado à irrelevância fundamentalmente devido às características da sua massa adepta. Não há dinheiro nem para apanha bolas, mas já se comprava outra equipa; não há dinheiro para nada, mas o pavilhão devia estar construído, o fosso fechado, provavelmente um novo relvado, outro treinador e sei lá que mais.
      Criticam-se os dirigentes pelas operações financeiras com o estádio e a academia, criticam-se os dirigentes por alienar partes dos passes dos jogadores, criticam-se os dirigentes por procurarem investidores, criticam-se os dirigentes por isto ou por aquilo: porque o Polga vai, porque o Polga fica, porque o JP não devia ter entrado, porque o JP vai sair…
      Não há dinheiro! E como não há dinheiro precisamos de (mais) paciência (sem ironia nem jogo de palavras). Em cada nova época a coisa será pior, com estes ou aqueles dirigentes, porque NÃO HÁ DINHEIRO. E sem dinheiro e sem paciência, não tarda não há Sporting.
      Sabem que mais? Aqui de longe deu-me ideia há cerca de um ano que quem foi a votos foram os projectos de treinadores e directores desportivos.
      Éramos maiores, éramos
      SL

      • Sem qualquer ironia, “Figueiredo”, para mim fizeste o melhor comentário do dia… Sinceros Parabéns.

        SL

      • Não há dinheiro?! Há pois… 100M€! Ou já te esqueceste da promessa do TEU presidente…

      • Ricardo
        O meu Presidente é o mesmo que o teu (por muito que isso seja difícil de perceber, é assim que funciona).
        É quase inútil dizer-te que não votei nele, nem em qualquer outro, porque… não tinha direito de voto.
        Já será algo útil dizer que se tivesse direito de voto não sei em quem votaria: as últimas eleições pareceram um concurso de disparates, a ver quem prometia gastar mais dinheiro, trazer mais jogadores, o treinador mais sonante, o director desportivo mais conhecido.
        Um ano depois vê-se o resultado: querem mais jogadores e prometem ‘matar’ os tipos que estão a ‘delapidar’ o clube.
        Mas ‘delapidar’ o quê? Será que não se percebe que o clube não pode ser ‘delapidado’ porque simplemente o seu passivo é superior ao bens imóveis (ou seja, que o nosso património é dos credores)? E que, para garantir dinheiro vivo, é preciso ‘alienar’ partes dos passes dos jogadores? Que o Liedson foi vendido para garantir os ordenados dos outros? Qual é a parte difícil de perceber?
        Eu sei que na época não havia redes sociais, blogues e essas coisas, mas o tempo do protesto passou: devíamos ter corrido os responsáveis pelo aumento da dívida (sejam lá os nomes que sejam). Não foi feito, não surgiu nenhuma alternativa, pelo contrário: mais jogadores para melhor equipa, um novo estádio, a academia e sei lá que mais.
        Estou-me nas tintas para o facto de o presidente de serviço ser Godinho Lopes. perante uma época igual a esta, as reacções seriam as mesmas com Paulo Pereira Cristóvão, Dias Ferreira… ou o próprio diabo em pessoa. E este é que é o problema.
        Reafirmo o essencial: não há dinheiro (com ou sem ‘promessas’) e ou percebemos que é tempo de mudar de vida (e deixar de pressionar constantemente por mais e mais jogadores, pavilhões e tudo o resto) ou a curto prazo não há Sporting.

      • Pode ser presidente do Sporting mas com toda a certeza não é MEU porque nunca faria a asneira de votar em gente deste nível… Isto é que não é dificil tentar explicar!

  37. 3,6 milhões nos dias de hoje pelo João Pereira foi uma boa venda. O problema é a compra por 3 milhões, que mesmo em dias de vacas menos magras foi um valor demasiado alto.

  38. Texto giro, Cherba, gostei sobretudo muito da pepita “arraçado de sapo”… :)

    Só falhas numa coisa: tudo o que de bom pudesse acontecer este ano seria, invariavelmente, devido aos “excelentes adeptos que se lembraram de encher o estádio”, ao “investimento ímpar nos últimos 10 anos”, ao Paulinho, ao Sá Pinto, enfim, a tudo menos a esta direcção, odiada desde o primeiro minuto por franja alargada deste blog. Tudo o que de mau aconteceu, obviamente, só se deve ao óbvio: a eles próprios.

    Boas aquisições (uma esmagadora maioria)? Estabilidade no balneário? Alegria nas bancadas? Entusiasmo dos adeptos (chego à conclusão que aquilo, em 2010-2011, era mesmo só colorido das cadeiras à minha volta…)? Fosso que acaba? Resolvido o problema das (outras) modalidades? Final da taça? Meias da Liga Europa?

    Foste simpático em assinalar como as três principais falhas a de não ter ficado em 1º, em 2º e em 3º este ano. Se fosses mauzinho terias dito não ter ficado a um ponto, a dois, a 3, a 4, a 5, a 6… até “a 16 pontos” do 1º.

    Usando o mesmo nível de fundamentação na argumentação, diria que se o Paulinho disse o que disse sobre LD/CF, é porque eles devem ter alguma qualidade!

    E, depois deste doloroso fim-de-semana, tão doloroso que já só me lembrava de uma dor parecida (só que ainda maior, parece-me) na famosa “semana do Peseiro”, dor que só é possível quando há expectativas, quando se está a competir até à última (e, passados uns dias, sou capaz de o reconhecer!), folgo em poder dizer, pela primeira vez desde que me lembro:
    -OBRIGADO POLGA!!!

    *** Hoje é o “dia zero” para a esperada construção de uma defesa à Sporting ***

      • Placebo, o senhor com personalidade e capacidade intelectual para saber que este ano se conquistou mais do que se estava à espera… (o que se conquistou?!?! leiam de novo o senhor Placebo:))

      • A bebedeira já vai longa. Começou há 4 anos, quando não acreditava ser possível a renovação com o animal, e a partir daí jogo sim-jogo não, sempre acreditando que depois de mais uma exibição ao nível dele, ele não voltaria a molhar o pincel na equipa. Ontem foi um dia há muito esperado. 24 de Maio. Épico! :)

  39. É altura do Árias ser titular, e pior que o JP não é, 4M é pouco, mas para mim é bem despachado.
    Agora fodem-se que começam mais cedo a temporada, por se estarem a cagar para a taça! Uma apatia na final que até deu pena! Espero que consigam entrar na fase de grupos, também já só falta isso!
    Vamos acreditar que na nova temporada pior não vamos fazer, eu tento acreditar!

    SL.

  40. Esta venda só me leva a uma conclusão. A europa do futebol sabe que estamos na falência e aproveita isso para negócios inacreditáveis. Fodasse o braga vendeu o Silvio por 8!!!!!!!!!! Milhões caralho!!!!!!!!!!!!
    Andamos a brincar a esta merda!!!!!!!!!!!!!!!!! Filhos da puta!!!!!!!!!!!!!

    • só existe 1 resposta séria para essa questão, a situação financeira é MUITO PIOR do que o que passa cá para fora.
      no inicio da época, tomaram como garantida a qualificação para a Champions(talvez por serem 3 vagas em disputa), fazia-se o investimento e no fim da época já se estava a recolher “frutos”, mas como só há 1 coisa garantida na vida e não é agradavél, os planos sairam furados….
      Na conjuntura actual nem os bancos conseguem financiamento, quanto mais financiar um sobre-endividado(é como dar drogas a um toxico-dependente), já para não falar do EMBUSTE DO INVESTIDOR, como se alguém investisse num clube com má gestão crónica, practicamente sem património e com uma divida colossal???? a palavra investimento está ligada á palavra retorno e neste momento isso é coisa que não há no SCP faz tempo…
      O Wigam foi vendido por 50M€, o investidor está a pensar gastar mais 50M€ para reforçar a equipe para jogar na PREMIER LEAGUE, esses 100M€ no SCP davam para muito pouco…a eterna questão: amortizar passivo ou investir no futebol??
      O SCP paga de JUROS POR MES cerca de 1,1M€, SEM ABATER A DIVIDA….já viste ao fim de um ano, dava para trazer um jogador dos bons!!
      Isto é como nas empresas, quando se chega a problemas graves de tesouraria…o desespero financeiro fala mais alto, tens que realizar dinheiro(VENDER) mesmo que não seja em posição vantajosa, portanto preparem-se porque isto não vai ficar por aqui…….

      SL

      • O novo investidor, de fonte segura, sei que será o D. Sebastião… É só aguardar a sua chegada! ;)

    • eishh… com essa ainda me deixaste pior.. o “silvio”, esse fenómeno da ala direita.. e com esta brincadeira têm 3 gajos na seleção, todos os anos encavam o Sporting com um barrete (e não é com mais porque não há dinheiro!!)

      fodasse, se vendem o patrice por 5/6 milhões faço uma formação online em cocktails molotov e barrico-me na garagem de alvalade!!

      foder pá!! a andar com esta corja!!!

  41. Nunca disse mal desta Direccao mas o valor da venda do João PEREIRA é um péssimo negócio. Por um internacional que vai estar no Europeu? Menos de 5 milhoes é uma vergonha.

  42. Tenho de dizer algo muito pouco ortodoxo, para um Sportinguista e anti-lampião que me prezo de ser: por uma vez na vida concordo integralmente com um discurso do Luís Filipe Vieira (ah! ah! ah!)…

    • Um gajo que tem nas suas claques gente capaz de incendiar autocarros e mandar gajos para o hospital em estado comatoso (Jogo na Luz em Hoquei em patins) tem uma moral do caralho em vir falar da merda que aconteceu no Dragao Caixa… Já para não falar da vergonhosa atitude do Carlos Lisboa…

      Estão bem uns para os outros… e mais não digo!

  43. Meus caros o JPereira foi vendido por mais dinheiro do que o que foi dado na sua aquisição e jogo a mesma merda ou pior…A diferença é que agora tem quase 29 anos…
    Das duas uma, ou se vendia ou se renovava, porque os anos de contrato estavam a acabar…e vamos renovar com ele por quantos anos? 3?? 4??… ate ter 32 ou 33?!? foi bem vendido…

    A questão é: então e vendemos o titular da selecção antes do Europeu… Sinceramente, eu acho que os senhores de Valência devem estar a pular de alegria por terem conseguido antes do europeu…
    Eu acho que eles quando o virem a ser comido jogo atrás de jogo se vão calar e arrepender…

    E quem é que aqui não acha que ele vai ser comido jogo atrás de jogo?!??!

    SL

  44. off-topic:Por acaso isto não soa a despedida nem nada?!espero bem que não!!!

    “Quero agradecer ao Sporting, aos seus adeptos, Lisboa e a Portugal, por todo o carinho que recebi! E quero desejar o melhor ao meu companheiro Polga! Obrigado amigo”, escreveu o espanhol na sua conta oficial do Twitter [@Diego11Capel], que aproveitou para informar os seus fãs que irá de férias rumo à “sua” Sevilha.

    • Por acaso soa…
      Soa a despedida de quem vai de férias no final da sua primeira época em Alvalade…
      Calma aí… Daqui a pouco desconfiamos da própria sombra…

      SL

  45. Querem ver que o João Pereira agora já é um grande defesa direito? É preciso ter lata e paciência para aturar alguns! Um jogador que abria buracos no lado direito, que definia quase sempre mal o passe, que perdia bolas que invariavelmente davam golo, que coleccionava amarelos e vermelhos, agora já é indispensável só porque esta direcção o vendeu, claro! Essa de ser titular na selecção tem piada. Só é titular porque os outros ainda são piores e porque o Bento implicou com o Bosingwa. Esperar pelo fim do Euro para se valorizar? Não me façam rir. Primeiro porque vai sair mais desvalorizado e segundo porque Portugal nem da fase de grupos passa.

    Dispensa de Polga e venda de JP: estamos a começar bem a próxima época.

  46. Fodasse que vocês escrevem para caralho! Não tive paciencia para ler tudo, e após 3 dias sem acesso a noticias fui aos sites informativos e a seguir aqui portanto as conclusões que tiro são:

    – JP por 3,6M antes do europeu é desespero, ponto! Não gosto dele nem nunca gostei mas não me lixem com as merdas de tá no ultimo ano de contrato e a clausula é de 7M, isso não quer dizer nada, zero! Relembro que é este cabrão é titular da selecção, selecção esta que se engrenar contra os alemães e os caroxos habilita-se a chegar muito longe no europeu. Os anos passam e os enrabados continuam a ser os mesmos : nós os adeptos deste grande clube. Como base de comparação, aqui à uns anos o paulo ferreira saiu por 20M lembram-se?!?! Até o Miguel do galinheiro, saindo em litigio e mais nao sei que rendeu mais aos gajos. DASSE!

    – Polga. Deste o que tinhas a dar, sabemos as tuas limitações, tiveste também o azar de nunca ter um parceiro de sector de qualidade indiscutivel. Que sejas muito feliz, e deixa a Bruna cá em casa sff.

    – Labyad : mas voces continuam a imbirrar que o homem é extremo?! O marrocos das primeiras palavras que disse quando cá teve é que NÃO É EXTREMO! entendido?

    – Ninguem viu a capa daBola? Qué aquilo? Alguem me explica?

    Obrigado e FORÇA SPORTING

  47. “O defesa Edgar Ié e o médio Agostinho Cá, ambos de 18 anos, recentemente campeões nacionais de juniores pelo Sporting, estão a caminho do Inter Milão.

    A provável transferência dos jogadores para o colosso de Milão renderá uma verba a rondar os 800 mil euros no imediato, mas o montante global da operação poderá ascender aos três milhões de euros, mediante o cumprimento de determinados objetivos por parte dos dois atletas.”

    A debandada continua…

  48. Pingback: … e os artistas (parte 1) « O Cacifo do Paulinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s