Então, até 2014

Pronto, terminou. Aquilo que foi anunciado como um pesadelo e acabou por transformar-se num sonho. Essa foi, muito provavelmente, a maior conquista desta selecção. Bem maior do que aquela parva vitória moral defendida pelo iluminado do Rosado, segundo o qual devíamos estar orgulhosos por termos obrigado a Espanha a ir a penaltis.

O jogo foi dividido durante os 90 minutos. Podia ter pendido para cada um dos lados, até porque, acredito, este era um daqueles jogos que se decidiria com um golo. Que poderia ter sido de Ronaldo, o mesmo que nem chegou a poder marcar um penalti. Depois, no prolongamento, houve Patrício contra a armada espanhola. Ganhou o Leão, cujas garras parariam de forma genial a primeira penalidade. Depois, os deuses do futebol castigaram uma mão cheia de gente ao mesmo tempo, no penalti de Moutinho. E nem sabiam o que fazer com um Sergio Ramos à Panenka e com um Bruno Alves a fazer pontaria ao ângulo, daí terem-se esquecido de ajudar o Leão Patrício a crescer um pouco mais nas vezes que adivinhou o lado.

Daqui por dois anos, ele voltará a ser o redes desta selecção. Uma selecção que fez por merecer a nossa atenção e que deverá ver a Geração Academia ser reforçada com André Martins e Daniel Carriço. E onde, quem sabe, o facto de estarmos no país do joga bonito permita a Quaresma sair do banco.

Anúncios

115 thoughts on “Então, até 2014

  1. Eu ainda tive a esperança de ver o Quaresma na segunda parte do prolongamento, em vez do Varela. Tive a esperança de o ver tirar um coelho da cartola, tal como achei que o poderia ter feito se tivesse entrado mais cedo num certo SCP-Inter de Milão.

    • Quaresma ou outro qualquer, impunham-se substituiçoes muito mais cedo, é so o que tenho a apontar, e feitas a tempo e horas, tenho a convicçäo que tinhamos ganho nos 90. Mas é so a minha opiniäo. A primeira aos 85 quando a Espanha ja tinha feito 3 ( acho ) e a segunda aos 111 ficando uma terceira por fazer……. näo me convenceu

  2. Também tinha uma fezada em Quaresma, não tínhamos nada a perder, talvez trouxesse alguma coisa de imprevisível. Mas já se sabe que com Paulo Bento as substituições são sempre as mesmas.

  3. Portugal deve estar orgulhoso.

    Fizemos um europeu digno de registo e, hoje acabou o tiki taka, Portugal explicou como fazer frente a uma tática que até agora ninguém tinha conseguido. A Alemanha vai-nos agradecer ( ou a Italia ).

    Só tenho a dizer bem desta Geração Academia e, como diz o post, até 2014 !

    A partir daqui vão começar as confusões do costume, Sporting para aqui, Sporting para ali e nós aqui a jogar uns contra os outros.

    • Só mais uma coisa, o Luis Frietas Lobo ( com quem eu até nem simpatizo ) disse uma coisa interessante há uns dias, “as selecções que ficaram na memória de todos não ganharam, Holanda 74 e 78, Brasil 82 ” . Não sendo um Mundial, parece-me que Portugal merecia estar na final porque o futebol que praticou foi de qualidade superior.

  4. À espera dum PDL também estaremos. Esperemos que Nelson Oliveira se consiga afirmar até lá, Postiga e Hugo Almeida são soluções para uma Grécia, não vale a pena insistir mais.

    PS; GRANDE PATRÍCIO!!!

  5. Este Euro2012 superou as minhas expectativas.

    Só falhou no objectivo de ver interrompida a linha de continuidade das tíbias do montinho de merda do rato que falhou ridiculamente o penáltie decisivo, aquele imediatamente após a espectacular parada de RP. Que sim, ao contrário do panilas espanhol, esticou-se a defendeu um bom remate, não aquela bosta de amostra de chuto que o montinho peidou na direcção da baliza espanhola!

    Uma vez ratazana, sempre ratazana. Ao menos temos todos, no país, a certezinha que o roedor não vai perder um segundo de sono com o seu falhanço (isso aliás está já bem escarrado nas suas declarações de final de jogo, em que nem esboça uma réstia de sentimento de culpa pela eliminação!), pois o coração dele bate por algo QUE NÃO emblemas. E ainda deve ter a ilusão de já ter cumprido o seu objectivo, que sempre foi o de aproveitar esta “montra” para iludir algum clube no sentido da sua contratação (sim, morcões, porque ele também não vai querer permanecer no vosso chiqueiro, assim surja uma oportunidade qualquer com cheiro a queijo ou a merda no estrangeiro!).

    Enfim, Ronaldo e os outros dez lá foram afastados, a minha simpatia ao grande Capitão, o melhor jogador do mundo, um português gigantesco! Vá lá, conte-se ainda com RP, Nani e Pepe e estamos conversados quanto a jogadores de qualidade superior. E mais nada.

    Quanto ao idiota do treinador, bem, tivemos o que merecíamos: mediocridade táctica. Esta selecção foi desde o início o que CR7 quis e pode, e nunca mais nada que isso (e não me venham com merdas de argumentações delirantes a esse respeito sff!). Pseudo-avançados de merda sempre a contribuir para que jogássemos com menos um (o que raio é que é aquela merda mal barbeada que entrou a substituir o estrôncio do Hugo Almeida?? Porque foi a teimosia “naquilo”?? Donde é que ele veio afinal?! E para o que serve??). O Quaresma esteve lesionado? Amuado?? Se não, porque caralho nunca jogou? Alguém o amputou e não nos disse nada, sendo essa a única explicação plausível para nunca ter estado no lugar de Bostigas e companhia substituinte??

    Pode ser que Ronaldo, Nani, Pepe e RP, com melhor companhia e mais maturidade, façam ainda melhor numa dessas próximas competições. Ficou a hipótese em aberto, falta mais alguma matéria prima.

    E pode ser ainda que o Sporting, como único clube formador digno do nome em Portugal, venha finalmente a ser reconhecido como tal por esta Federação de merda e passe a haver respeito institucional inequívoco, bem como por estes pasquins de merda da nossa praça, e que deixe de ser preciso saber ler em inglês para se ver que há reconhecimento desse facto.

    Nem tudo o que sai da Academia é ouro. Mas o ouro que existe saiu todo de lá!

    Viva o Sporting, e os Grandes Sportinguistas que honraram o nome do Clube nesta selecção!

    • Apesar do vernáculo trauliteiro, concordo contigo. Os pasquins do burgo são uma nódoa. Vergam-se e deixam-se enrabar pelos poderes obscuros (não tanto asssim, porque só não vê quem quer….) não dando relevo à extraordinária máquina de fazer craques que é a Academia do Sporting.

      PS: Se vir o Nuno Luz na rua, espeto-lhe um ferro em brasa pelo rabinho acima. A Academia não é de Alcochete, é sim do SPORTING!

      Saudações leoninas e na próxima época lá estaremos em Alvalade para sermos finalmente campeões….

    • Além de assinar por baixo, com vénia, acho que quando tivémos a Espanha encostada, com substituçöes logicas, tinhamos chegado a vitoria sem espinhas nos 90. Um Meireles com pernas so para 45, um Joäo Pereira idem, e um ponta de lança que é um a menos, näo podem jogar 90, 110 ou 120 minutos.

  6. Portugal é sempre a mesma merda. Promete muito e depois nunca ganha nada.
    Paulo Bento podia ter arriscado mais, talvez metendo o Quaresma ou o Hugo Viana, em vez do Custódio, mas como já tinha demonstrado quando treinou o Sporting, perante equipas mais fortes, ou jogos complicados, preveligia o setor defensivo, à espera do empate ou de um milagre no ataque.
    Podia ter usado melhor as substituições no prolongamente metendo um deles no inicio.
    A Espanha foi justo vencedor, há que reconhecer, são a melhor equipa do mundo (nem se notou que tinham menos dois dias de descanso), Portugal bateu-se bem, mas aquilo é Ronaldo, Nani e mais dez e daqui a 2 anos ainda mais defalcada vai estar.
    Desde o euro 2004 que já deixei de embarcar grandes ilusões por esta selecção.
    Acima de tudo falta um nº 10 à altura do Rui Costa, não é Meireles, ou Moutinho que fazem essa posição.

  7. Fodasse hoje é só vitorias morais. Mas os portugueses não aprendem que isso vale zero?!

    Mais uma vez o Paulo Bento demonstrou continuar igual a sim próprio sem demonstrar uma pontinha de ambição e a jogarmos desde o minuto 70 para os penaltis.

    Entao mas os espanhois tinham menos 3 dias de descanso e nós no final do jogo nao caimos em cima deles porque?!

    Na minha opinião quando o Cepo Almeida sai devia ter entrado o Quaresma, nessa altura estavamos por cima do jogo e era o momento certo para por alguem que mexe com as coisas. Mas isto é um pequeno pormenor, O Montinho de merda nunca devia ter marcado um penalti já se sabe que falha 5 em cada 6….

    Mas pronto o que interessa são as vitorias morais, olhando para os jornais de hoje até parece que somos campeões europeus…

  8. Começo por destacar o Paricio, fez a sua parte, mais como esta na selecçao com um traidor de m… que acaba por falhar a melhor oportunidade de por os Espanhois com medo, sim porque se aquela m… marca, os Espanhois ficariam sem margem de erro e era ai que PORTUGAL, aproveitaria para eliminar.
    A seleccáo parece nao compreender muito bem a forma de jogar do RONALDO, ja no jogo com a Alemanha tinha sido a mesma coisa, no final dos 90 minutos quando PORTUGAL esta no contra-ataque, o Meireles nao percebe a velocidade do Ronaldo, e poe a bola muito atras aqueles segundos que fazem Ronaldo abrandar para receber faz com que o defesa espanhol chegue e consiga fazer-lhe precçao, ja vi Ronaldo fazer muitos golos assim no Real, o jogador tem que por a bola na frente.
    Agora era uma optima oportunidade para o SPORTING por o pé na federacçao! Ou nos respeitam ou parare-mos de formar jogadores! Ai a federacçao como sabe que o futuro da selecçao depende do SPORTING olhar-nos-a de outra maneira e ai tenho certeza que os roubos vao terminar.

    • E o jogador que é Fábio Coentrão?! Até me dói pensar que não o quisémos por 1M €.

      Não se pode falhar um penalty depois daquela defesa de Patricio, mas a teimosia de bento dá nisto.

      • O que é que tem o Paulo Bento a ver com o falhanço do Moutinho? Que o Moutinho não é grande marcador de penaltis todos sabemos, mas naquela seleção quem é que o é, para além no Nani? Até o Ronaldo falha!

        Quanto ao Coentrão – ainda não percebeste que a história do Coentrão quase-quase-no-Sporting-afinal-foi-para-o-Benfica foi mais uma novela de verão como a do Hugo Vieira?

      • Keita, o Coentrão é mais sportinguista que tu, há fotos dele em pequeno que confirmam e ao longo de quase uma década esteve pra vir montes de vezes…

        Que culpa tem o Bento??
        Mas tás parvo?
        Quem é que escolheu o Moutinho pra marcar o penalty?
        Com Bento no Sporting quantos penaltys Moutinho falhou?

      • E essa do até o Ronaldo falha tá muito engraçada, falhar todos falham…
        Vai ver quantos golos marcou o Ronaldo esta época de penalty…
        Tomara todos terem o seu aproveitamento.

      • Faz sentido deixar o Ronaldo para o fim, pois seria sempre um penalty decisivo. Infelizmente não chegou a ser.

        Mas diz-me lá que alinhamento farias tu! É muito fácil falar depois, mas no momento só quem lá está dentro é que sabe.

      • O alinhamento podia ser qualquer desde que:
        a) o Ronaldo não fosse nem o primeiro nem o quinto – para o proteger, caso corresse mal
        b) o montinho não estivesse no lote dos marcadores – para nos proteger, pois para marcar penalties é preciso saber rematar, não ter um histórico de penaltis falhados como ele tem e é preciso ter personalidade e carácter (como se sabe, a fruta, principalmente a bichada, não tem estas duas características).

      • O meu alinhamento seria:
        Ronaldo (não tenho de o proteger de nada, é o especialista e o primeiro penalty é o mais difícil e o mais importante, essa teoria de deixar a estrela pro ultimo penalty para aparecer nos telejornais do mundo inteiro é pensar no individual e não no colectivo, de que serve o ultimo penalty se nem lá chegamos?
        Quanto mais cedo se resolver melhor, Espanha meteu o marcador oficial a marcar o primeiro, correu mal, mas fez o correcto)
        Nani (o 2º melhor)
        Nelsón (ao longo de toda a carreira foi sempre o marcador oficial nas camadas jovens e raramente falha, como podemos ver nos 2 ou 3 que marcou no mundial sub 20)
        Pepe (é melhor que Moutinho a marcar penaltys)
        Varela (é melhor que Moutinho a marcar penaltys)

      • Olha… Queres ver que afinal era para os penaltys que o Nelso-da-comissão foi à Ucrânia?!

        Assim já começa a fazer sentido, porque para jogar à bola…

      • Pois, e o pior é que nem a única coisa que já mostrou que sabe fazer o meteram a fazer…
        O risco ao meio continua teimoso e burro igualzinho ao que fazia cá, diz-se que os treinadores melhoram ca idade mas não vejo nada.

  9. O que mais me surpreendeu neste campeonato foi ver o Moutinho regressar às exibições fabulosas que realizou em Alvalade no início da carreira. Não imaginava voltar a vê-lo jogar a este nível.
    No geral, e partindo para o Euro com uma perspectiva muito pessimista, tenho de confessar que fiquei surpreendido com a evolução da equipa. Faltou-nos claramente um PDL que marcasse a diferença. Imaginava o Ronaldo nessa posição abrindo espaço para incluir o Quaresma no XI. Mas se o Quaresma não jogou 1 minuto foi certamente porque não estaria nas condições que todos desajariamos.
    Em relação ao mundial, estou convicto que já não teremos o melhor Ronaldo. A idade não perdoa e o futebol dele é muito físico. Tal como o Figo, dentro em breve começará a dar os primeiros sinais de declínio. Vejamos como será ajustada a equipa. A entrada de André Martins parece-me óbvia. A do Carriço não tanto.
    Agora que este espectáculo terminou, vamos assistir ao desfilar das transferências. Vamos mesmo assistir às saídas do Izma e do Wolkswagen? Vamos levar com o Gelson? Estou muito curioso para ver no que dá toda a especulação que vem na imprensa ao longo das últimas semanas. O meu desejo é que sacrifiquem as contratações “milionárias” em prol de um plano de estabilização e recuperação das contas do clube. Mas suspeito que estou a dar largas ao meu “wishful thinking”…
    SL

    • Ronaldo terá 29 anos…
      E da maneira como se treina e cuida não tenho dúvidas que jogará até aos 34 no seu auge.
      Temos é de arranjar um ponta de lança pro ajudar, pois sozinho não haverão milagres.

      • Exacto. O pico de forma ocorre entre os 27 e os 28. A partir dai é sempre a cair. Se tiver o azar de contrair uma lesão (como sucedeu com o Figo graças ao amigo Jorge Costa) então o ritmo a que se processa a quebra é ainda maior. Mesmo com muito treino e dedicação (e nesse capítulo poucos superam o Ronaldo), o poder de explosão vai desaparecer nos próximos 2 anos.

      • O Ronaldo vai ter de adaptar a sua forma de jogar á idade que vai tendo nas pernas. E se essa adaptação ocorrer, pode ser que tenhamos o tal ponta-de-lança nos próximos anos. Se não ocorrer, vamos ter que levar com o orelhas até que o benfica o consiga vender…

  10. Acho que fizemos um grande europeu, evoluimos bastante de jogo para jogo, em especial a nivel defensivo.
    Podiamos e deviamos ter arriscado mais ontem, tirando a merda do hugo almeida e metendo o varela na esquerda e o ronaldo no meio.
    Boa experiência, com os pés bem assentes na terra quase chegámos ao topo!

    Agora com uma visão bem verde, espero pelas transferências do Nani, judas, Veloso, Custódio, Viana, Varela e Quaresma para que os cofres de alvalade recebam um bonús…e que o Grandissimo Rui Patricio fique!!

    • Só o judas nos dá dinheiro devido á clausula que estabelecemos, ou outros tem mais de 23 anos e nenhuma clausula no contrato…
      A partir dos 23 não existe direito de formação.

      • Não sou eu que tou a dizer, são as regras em vigor agora, não sei se eram as mesmas no tempo do Ronaldo, postaram isso aqui no cacifo á uns meses, está na pagina da federação, nas transferencias de jogadores com mais de 23 anos não há direitos de formação.

        Quanto muito recebes o mecanismo de solidariedade (diferente de direitos de formação), mas isso são trocos, basta ver no caso do Ronaldo em que em practicamente 100M recebemos pouco mais de 2M.

      • Tens que explicar o que são esses direitos de formação, desconheço!
        Só conheço mesmo o mecanismo de solidariedade!

        2M €…trocos, lol

      • Formas um jogador desde os 11 aos 18, vendes por 17M, passado uns anos ele é vendido por 90M, recebes 2M e achas muito?
        Isto é compensar o clube formador?

        Se do Ronaldo com esses valores só recebeste isso imagina o que recebes dos outros…

      • Se achas que 2M€ é pouco então tudo bem!

        Aquilo é um mecanismo de solidariedade e não o euromilhões!

        Já recebemos muito mais, em transferências de danny, quaresma, viana, etc, isto tudo junto, acho eu, ainda é algum dinheiro.

      • Todos juntos não dão o dinheiro que deu o casalense que muitos consideram ter saído a preço de saldo…

  11. O papa moscas do Moutinho bem que podia ser vendido… o caralho do PSG bem que podia chegar ai com os tais 40 M… 10 vinham diretos cá pro cofre…

    • Não sei se chegava a 10.
      Tens direito a receber 25% da mais-valia gerada numa futura transferência. Ou seja, a mais-valia duma possível transferência por 40M€ são 29M€, 25% de 29M€ são 7.250M€.
      Ah, e ainda temos a receber 20% da mais-valia, caso o total da transferência iguale ou ultrapasse os 10M€, do Veloso que vai para o Dinamo Kiev (foi confirmado ontem haver acordo entre clubes pelo director-desportivo ou presidente lá do sítio), portanto, caso ele saia por 10M€ temos direito a receber 20% de 3M€, vulgo 600 mil €.

      E assim entravam quase 8M€ nas contas da SAD, tanta falta fazem estes €…

    • Lembrei-me agora de uma coisa: alguém me sabe dizer se continuamos a pagar a merda do ordenado ao incompetente do paciência? É que o gajo ainda não arranjou clube.

      • Pagamos pois, tem mais um ano de contrato.
        Porque achas que não arranja clube?
        É o tipico tuga, quer receber sem trabalhar…

  12. Foda-se…Carriço na seleção?!?!?!?! Mas quem disse uma anormalidade dessas? Eu estou a rezar para o ver o gajo do Sporting para fora e querem levar este bosta para a seleção? Mas não vêm o gajo jogar desde os juniores do Sporting, só pode…pelo amor de Deus.
    Quanto ao jogo de ontem, adoro as táticas de guardar os melhores marcadores de penaltis para o fim…para depois não chegarem a marcar nenhum, olha que é preciso ser muito burro para deixar o Bruno Alves marcar um penalti decisivo e o Ronaldo a ver.
    SL

    • Nunca o vi sequer a jogar nos juniores….falha minha porque não acompanho as camadas jovens.

      Mas vi-o a jogar este ano. E tanto a central como a trinco, tinha lugar nesta selecção.

      • Este nunca iria para um rival, não por amor ao clube porque amor mesmo eles têm é ao dinheiro e muito bem, porque nunca um dos nossos rivais o aceitaria sequer na equipa B, não são burros como nós que quando fomos escolher um gajo do porto no negócio montinho escolhemos o NAC…o Pintinho ainda hoje se deve rir quando pensa nisso. O carriço nem no Nacional da Madeira tinha lugar quanto mais no benfas ou no porto. Enfim, enquanto estivermos satisfeitos com merdas destas no plantel o quarto lugar será muito bom.

      • Essa história já eu vi várias vezes…o carlos martins era uma merda, nem nos distritais, o nani era uma merda e por isso merecia ser assobiado tal como o patricio…são todos uma merda!

        os nelsons oliveiras desta vida, e os pepas e outras merdas tais é que são “muita” bons!!!

        Mentalidade pequenina!!!

        Deves ser daqueles que diz que o xavi, messe e iniesta são muito baixos para jogar futebol, lolol

      • Opá até percebo os vossos argumentos, mas estamos a falar do Carriço por amor de deus…
        Qualquer um dos nicks que agora o defende, se recuarmos um ano nos posts está aqui a insulta-lo à bruta…
        Defender o que sai da academia claro que sim.
        Defender a mediocridade claro que não.
        Haja algum bom senso.

      • Não defendo a mediocridade, mas a “normalidade”. E por “normalidade” entendo que uma equipa (campeã) se faz de muitos jogadores “normais” e alguns jogadores fora da mediania (para cima e para baixo).

        E o Carriço para mim enquadra-se no lote dos jogadores “normais”; jogadores que não são fora-de-série mas que cumprem a sua função. E o Carriço já provou que consegue cumprir a sua função, até numa função diferente daquela a que estava habituado.

        O que temos vindo a fazer sistematicamente é a mandar embora Carriços (e Tonéis) e ir buscar “Farneruds”, “Angulos”, “Rodriguez”, etc etc…estes, para além de serem piores, são muito mais caros.

        Para ser campeão em Portugal, uma equipa com 8 Carriços, 1 Patricio 1 André Martins e 1 Jeffren (sem lesões), chega e sobra.

        E digo mais, o caminho do Sporting tem de ser este, o caminho da competência e da Academia….no fundo, o caminho da sustentabilidade.

      • Nem mais Stromp!

        Às vezes tenho que dar razão a alguns que dizem que o Sporting é um clube de “ricos” que são pobres, só querem vedetas sem ter dinheiro para as pagar, óda-se!

      • 8 normais não chega, temos tido melhor que isso e não tem chegado…
        E já dou de barato que o Carriço é um normal e o Jeffren(?? o que é que fez cá?) é um fora de série.

  13. Para mim o PB foi um autantico parvo pois deixou os interesses da selecçao em 2 plano, deixando os seus em 1. Entao nao leva Liedson para levar N. Oliveira? Isto é burrice ou fala de imaginaçao?

      • O Vaz Tê, o Liedson, o João Tomás, o Nuno Gomes, o Wilson Eduardo, o Hugo Veira (se o objectivo era ir alguém do benfas, até este era melhor), o Djaló (idem)….

      • …Mas o objectivo não era só ir alguém do benfas…o objectivo era ir alguém das escolas do benfas…

        Ficámos a saber que de onde vieram o Pepa e o João Coimbra (queria lembrar-me de mais nomes mas não consigo…e agora não tenho tempo para ir ao google…), há lá muitos mais…

      • Pois, mas há zukas que jogam por Potugal e quando já não precisam da selecção para nada… continuam a jogar por Portugal, mesmo que sentem no banquinho. Por outro lado há aí Costas, Figos, Tiagos, Suinões, Carvalhos e afins que quando fazem o contrato que querem deixam de vir, ou só vêm se for com a garantia de ser titular…

      • Sim, foi convicado por Portugal e pelo Brasil para o mesmo jogo e… optou por Portugal. Depois, sentou o taxista-mor no euro2004 e se assim não fosse não sabas o que era ir a uma final.

        Depois… vendido ao Barça, continuou a jogar por Portugal.

      • É brasileiro e renunciou á selecção…
        E ainda bem.

        Se o Peyroteu tivesse 26 anos também estávamos…
        E se a tua avó tivesse rodas era um camião…

  14. O melhor da seleção foi o Pepe, a grande distância de qualquer outro. Coentrão, Moutinho e Veloso também estiveram muito bem. Faltou um Nani extra – não esteve mal, mas já fez melhor; Também ao Raul Meireles faltou um golpe de asa. O Ronaldo acabou por fazer uma boa prova, mas falta-lhe equipa para poder render mais. Não é jogador para arrastar toda uma equipa às costas e foi o que acabou por lhe ser pedido: era o único de quem se esperavam golos. O Rui Patrício não teve grandes hipóteses de brilhar: os golos que sofreu foram indefensáveis e poucas bolas mais lá foram, fruto do acerto da defesa.

    Para quem acha que fizemos pouco, que devíamos ter sido campeões, que com o Paulo Bento é sempre assim, só peço que comparem o número de jogadores federados em Portugal com os dos adversários que enfrentámos, bem como a percentagem de de jogadores nacionais nas a equipas do principal campeonato, para verificar que temos um campo de recrutamento limitadíssimo.

    Madail matou o bom trabalho que tinha sido feito nas equipas jovens e que alimentou os clubes ao longo de uma geração. Ou pensam que João Pinto, Figo, Rui Costa e outros teriam sido o que foram se não tivessem sido campeões do mundo? *Bons* jogadores tivemos sempre e continuaremos a ter, mas aquele pequeno extra que transforma os bons em enormes só pode vir do hábito de ganhar desde cedo. E não é com certeza a ganhar nos nossos desiquilibradíssimos campeonatos de jovens. Talvez (tenho esperança!) as equipas B atenuem um pouco isto mas, sejamos sérios, os clubes estão (legitimamente) mais interessados neles próprios do que na seleção, e não se importam de ir buscar miúdos de 11 ou 12 anos seja onde for para que caibam nas regras de participação. Assim, resta à Federação zelar pelo futuro da Seleção Nacional e FORMAR jogadores para as posições mais necessitadas – e é desta forma que encaro a chamada do Nelson Oliveira, para se ir ambientando ao mais alto nível (da mesma forma que o Patrício há dois anos não era nem de perto nem de longe melhor do que outros que por cá ficaram mas já se adivinhava que seria o futuro GR nacional).

    Este grupo foi feito de emergência – lembrem-se que foi por um triz que fomos qualificados – mas agora, com mais tempo prevejo que se vá progressivamente alargando o grupo a outros jogadores que com o tempo sejam verdadeiras alternativas aos que estiveram neste campeonato.

    • Ó pá, mas ambientar o Nelso-da-Comissão a quê? É com a convivencia com o Ronaldo que aquela besta vai deixar para trás as 3 (3, caralho!) épocas na primeira divisão que fez sem ganhar titularidade nem marcar golos para passar a ser jogador de selecção?

      Trabalhas no record, pá?

  15. Paulo Bento era o único (Mourinho já o fez com o Barça a nível de clubes) que conseguiria travar o tiki-taka da Espanha. Esse mérito é dele!

    Contudo, é também dele o demérito de não ser ambicioso.
    Passo a explicar (eu sei que não sou treinador, mas joguei à bola e desde os 7 que ando nisto, portanto há 45, o que me dá algum crédito, pelo menos ao nível do ego…):

    Primeiro erro: deixar Liedson no Brasil;
    Segundo erro: deixar no banco o Mustang (se não estava em condições, não ia!);
    Terceiro erro: apostar num jovem que é ainda um pouco pior do que os outros PL (ontem, p.e., queimou uma substituição ao tirar HA e colocar o rapaz);
    Quarto erro: ontem, principalmente, não ter utilizado o Viana, pelo menos a partir dos 60′, quando se começou a notar falta de força nas pernas dos espanhóis (Del Bosque deu-lhe um bigode nas substituições e não me refiro à qualidade dos que entraram).
    Outros, com mais perspicácia, podem ter encontrado mais, estes foram os que, no meu entender, condicionaram a actuação da selecção.

    PB teve e isso é inegável, o grande mérito de unir o grupo, coisa que o último seleccionador não conseguiu e até desbaratinou.

    Os penaltis são uma lotaria, se tivesse corrido bem, estaríamos aqui a tecer loas à tactica da ordem de marcação, como correu mal, estamos a criticar. Eu disto retiro “apenas” que o nosso Marrazes cumpriu com a sua obrigação e por ele estávamos lá!

    Este europeu trouxe ainda a convicção, ontem afirmada por PB na conferência de imprensa, com a qual eu concordo, que se for-mos ao Brasil e o sorteio não for padrasto, somos candidatos ao caneco (não me falem em “velhadas”, são dois anos apenas e começando no GR, todos têm ainda muito para dar ao futebol – talvez Meireles seja a excepção).

    Um último reparo, mas que será difícil de resolver: embora toque a todos, estes torneios, nesta altura do ano, quando a maior parte dos jogadores tem mais de 50 jogos nas pernas, impede que os jogos sejam mais disputados e que o espectáculo não seja tão bom como todos os adeptos do bom futebol desejam.

    Agora, terminado o Euro, vamos lá dizer mal (dos directores, dos jogadores, dos médicos, dos massagistas, dos jardineiros, das aquisições, das dispensas) do Sporting, o nosso passatempo preferido!

    Saudações Leoninas

    • “Agora, terminado o Euro, vamos lá dizer mal (dos directores, dos jogadores, dos médicos, dos massagistas, dos jardineiros, das aquisições, das dispensas) do Sporting, o nosso passatempo preferido!”

      – vendemos o Def. Direito da seleção por 3,7 M antes do euro;
      – estamos a pedir 5 M pelo melhor jogador do plantel depois de aguentar 2 anos o gajo em tratamentos;
      – estamos doidinhos atrás de um dispensado do St. Entienne como se fosse um Messi;
      – queremos dispensar um dos poucos emprestados que podem valer alguma coisa porque disse que queria ganhar a taça de portugal (e ganhou);
      – hoje temos a excelente noticia do regresso do Grimi.

      Realmente, quem terá razões para falar mal do Sporting, é preciso muita imaginação para me lembrar de alguma coisa criticável.

      • Meu caro “Marco Aurélio”, você, que até era um excelente defesa ( lol ), entra logo ao ataque! não mereço tanto, mas acredito que foi para me dar razão…

        Diga-me lá com franqueza, o DD da selecção valorizou neste Euro?
        O melhor jogador do plantel (se fala do Marat, estou de acordo consigo), tem feito meia-dúzia de jogos por época; não se afigura que faça muito mais, a ver pelo exemplo do Europeu (ah, este esperou-se que passasse o Euro), acha que é de continuar? e se for pra vender, acha que o comprador é parvo?
        Será que andamos doidinhos atrás de um dispensado do St. Etienne?
        Será que queremos mesmo dispensar o Adrian?
        E regressou o Grimi! pelo menos esteve um ano fora, vamos ver se aprendeu alguma coisa.

        Por muito que tentasse, não encontrei nada no seu post que fosse criticável, mas eu também tenho pouca imaginação, admito.

      • Adoro esses sites de porrada. Porque nso de futebol é capaz de ter sido escrita qualquer coisa sobre os golinhos que sofremos, tipo o da Alemanha.

      • Sim porque teve uma culpa doida nesse golo…
        Ele tinha de conseguir ganhar de cabeça ao Gomez…
        Era ele que tinha de lhe fazer oposição e tudo…
        Haja paciencia pra gente tão ridícula.

  16. “PB teve e isso é inegável, o grande mérito de unir o grupo, coisa que o último seleccionador não conseguiu e até desbaratinou.”

    foi com isso que ele se safou na primeira epoca e meia no sporting… depois veio a desuniao com a falta de coerencia e capacidade do mesmo, e foi o que se viu…

    Atente-se é pro facto (e eu nao concordo com a chamada, neste momento, de qualquer um deles pra uma prova deste calibre) de que, sendo coerente, pro topo giogio ter lugar nos 23, entao o Andre Martins tinha lugar no onze!!! este sim, um elemento que ja mostrou qualquer coisa (e nao foi contra sub-20’s) e com características que, alem de nao existirem nos convocados, fazem falta à tipologia tactica implementada pelo Pilha-Bacios (ate nisto o PB é ou faz-se burro). Mas nao ser convocado tambem nao foi nenhuma surpresa, ate porque com um elemento como o Manelelé (este sim gostava de ver com o manto verde e branco) preterido por um Ruben micael diz tudo…

    VENHA MAZÉ SPORTING, CARALHO!!!

    SL

  17. As críticas ao paulo bento não fazem sentido, a não ser ao apontar os defeitos que mantém do tempo do Sporting. Até no trabalho (na falta dele) com os penaltys o que não deixa de ser engraçado.
    Dizer que convocou este ou aquele por pressões é estúpido. Levou o puto do carnide porque portugal não tem pontas de lança. Eu teria levado o liedson mesmo coxo, mas a verdade é que esta equipa sem putos rodados não tem qualquer futuro. João Pereira, Veloso, Custódio, Varela, Hugo Almeida e todos os outros que não jogaram são jogadores sem nível para competições de peso. Esta é que é a verdade. Eu também tinha apostado no Quaresma para entrar na segunda-parte, mas seria somente na ténue esperança de o gajo sacar um qualquer malabarismo, senso que as probabilidades de isso acontecer eram baixíssimas. É um jogador sem ritmo e sem cabeça.
    Falando de negócios, os únicos jogadores que poderão ganhar com o Europeu são o Veloso que jogou nos limites (quem o comprar vai acabar por se arrepender) e o Moutinho, mas relativamente a este temos de ter muita atenção às negociatas que o porto pode fazer. Mas também não acredito que valha mais que 25 milhões.

    Quanto a nós só venderemos o Patricio, no limite, e caso se concretize mais uma vez a preço de saldo. Prefiro que saia o Czar. 5 milhões é pouco, pelo menos 7, mas já se percebeu se aparecer alguém com 5 em dinheiro vivo leva o gajo. Tenho pena que saia. É só o melhor jogador do plantel (quando quer e quando os joelhos deixam) mas a opção de vender é acertada…

    SL

    • Ainda bem que o Veloso foi dos melhores desta selecção e um elemento fulcral para a estratégia, visto ser um jogador que, logo que corta um lance, distribui jogo, de forma eficaz… É um mal-amado porque vem das escolas do Sporting…

      Hugo Almeida, neste jogo foi o elemento que, para alem de ganhar as bolas de cabeça no meio-campo dos espanhois, ainda vinha muitas vezes atrás fazer o trabalho defensivo que o Ronaldo não fazia na esquerda… Infelizmente, alguns só vêm bola nos pés, mas o futebol é mais que isso… O Hugo Almeida não é nenhum predestinado, mas é um jogador muito útil, e na minha optica, em alguns jogos, é para ser titular…A partir do momento em que ele saiu para entrar aquela abitrécula (o Nelson Oliveira) perdemos todas as bolas de cabeça e o “futuro ponta-de-lança da selecção” (só se for do Uzbequistão) perdeu todos os lances em que a bola ia aos seus pés…

      • Exactamente. A entrada daquele penteado à anos 80 coincidiu com o desaparecimento de Portugal do jogo. Houve um contra ataque dp de um canto da Espanha em que ele não fez merda. Tirando isso, que mediocridade…

      • Nem mais, eu espero que seja o ex-futuro ponta de lança!

        Não sei porquê, prevejo que esse moço de vaidades vai ser outro pepa! lol

      • Ora aí está. Diria mesmo que o Bento revolucionou o futebol mundial num só jogo… Duas Vezes.

        Primeiro mostrou ao mundo como é que se abafa o takataka (ou tunga-tunga ou essa merda de espanholada) e depois, mostrou como é que se destroi tão fabulosa equipa.

        A primeira é dificil, e passa por meter 3 médios centro que impeçam a circulação de bola dos “jámóns”, que obriguem laterais a subir, e assim cirar espaço para os nossos extremos subirem, dado que há um ponta de lança a prender os centrais atrás e no meio.

        A segunda é fácil. Tiras o ponta-de-lança, pões uma barata tonta que ou não abre a defesa ou recua para engonhar, os centrais sobem e compensam nas laterais, os teus extremos perdem espaço, deixam de atacar, os laterais deles sobem, fazem superioridade no meio campo, os teus 3 já não chegam e pronto… volta o tunga-tunga.

  18. Ganhou a melhor equipa e ponto final.
    Em nenhum momento conseguimos superioridade e sim, mais de metade dos 23 escolhidos são jogadores normais, pois sem o Ronaldo, coentrao e pepe – não é à toa que estão no real – os outros, mesmo com nani à mistura, são bons mas não são de topo.
    Já para não falar que os 3 avançados juntos não valem um lorente, um klose , um gomez, um di natale ou um ballotelli.
    Nunca vi nenhuma equipa ganhar um grande competição com avançados tão fraquinhos.

  19. Perdoem-me todos os outros, e que a seleção até fez um bom Europeu, Mas lá que ráio de merda é que fez até agora N. Oliveira para mercer a chamada á Seleção?? Caricato no minimo não é!!! È que se formos bem a ver ele era a 3ª ou 4ª opção de ataque dos carnides!!! Mas Paulo Bento deve ter alguma comiçãozita nisto….

  20. Puta que pariu os nazis de merda…

    Pirlo, que grande jogador, a mostrar que a idade não conta quando se tem valor, a mostrar que não é preciso andar sempre a rir para as camâras de Tv e a dizer bacoradas entre dentes pra quem tá em casa.
    A mostrar que não é necessário um shampô contra a “olizidade” pra fazer duas fintas ou trocar os olhos a uns quantos “boches”.

    Se o Bento fosse seleccionador da Itália, aposto que não teria Balotelli na equipa, já o tinha encostado à muito, ou melhor ainda, se o tivesse aguentado até ao Europeu, punha-o no banco ao estilo do Quaresma, pra lançar aquela espécie de protótipo de Bostiga, um jogador à sua medida, ou melhor, uma merda de jogador que não vale um caralho e que por isso lhe beija os pés cada vez que joga, é disso que o Bento gosta.

    Ontem viu-se aquilo que nos habituámos a presenciar tantas vezes em Alvalade, quando faltavam as ideias, a clarividência, o fisíco, era o chuto prá frente, a incapacidade em sair a jogar, o futebol à Bento. Não há um plano B, uma estratégia alternativa, é pôr sempre os mesmos no lugar dos mesmos. Granda treinador.
    E que bela festa no Marquês aquando da vitória nos quartos-de-final.

    Continua-se a bradar a pertinência do negócio Joâo Pereira pra justificar mais uma “burrada” à Sporting, daquelas a que nós já estamos tão habituados.
    O Jordi Alba (23 anos e contrato até 2013) saiu do Valência (clube que contratou o “casalense” de 28 anos, contrato até 2014 com cláusula de 20 Milhões-oh,oh,oh!) por 14 milhões.
    Deste valor saem 4 milhões ou perto disso para os nossos cofres, o que dará ao clube “Che” um lucro de 10 milhões nesta troca de defesas laterais de lados opostos. Por cá houve quem batesse palmas a este “belo” negócio, em Valência é vêr o que dizem da venda de Jordi ao Barça num qualquer blog dos seus adeptos, como é o caso do “Valência y Che”:
    (…Manuel Llorente puede vestir la venta de Jordi Alba como de exitosa y vendernos que ha conseguido arrancarle dos millones más al Fc Barcelona, que ofrecía 12 y acabará pagando 14, pero lo cierto es que se trata de una operación que viene fracasada desde el principio por la ineptitud de la secretaría técnica del club y de la propia presidencia que no ofreció la renovación al jugador hace un año y que ha permitido que uno de los mejores laterales de Europa salga del club a un precio irrisorio y lo que es peor, reforzando a un club que año año sigue aumentando sus distancias con el Valencia. Habría que hacérselo mirar.)

    O que vale é que os “illuminati” continuam a mandar em Alvalade. Não será pelos muitos títulos conquistados, nem pelos negócios das arábias. Não é pela riqueza que têm gerado ao clube ou pela gestão triunfante.
    È caso para perguntar, porquê????!!!!

    • porquê?????
      parece que é o neto do visconde que escolhe…se não é ele é o BES e o BCP, sem a aprovação dessas 3 “instituições” ninguém lá mete o rabo!!!

  21. a bola diz que vamos trocar o adrien pelo miguel lopes! PASSO ME SE ESSA MERDA ACONTECER FODA SE. ACABOU SE, NAO HA MAIS SPORTING ATE ESSES PALHAÇOS SAIREM

    • Acordei e li essa merda agora. Se essa merda acontecer, nem sei, acho que me enfio numa clínica e faço desintoxicação ao Sporting. Isto não pode ser verdade. O Sá até pode não querer o Adrien, mas pelo menos que o vendam ao estrangeiro. Bom, é que isto só pode ser a brincar com o pessoal. Ai caralho, se esta merda se vem a verificar…
      Só espero que seja mais um ataque de um jornal de merda.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s