Frustrante

Creio que é a palavra que resume o sentimento da maioria dos Sportinguistas, pelo simples facto de termos defrontado uma equipa fraca, muito fraca, e não termos sido capazes de ganhar.
Mas a verdade, e agora que já arrefeci, é que este era daqueles jogos em que o normal seria termos goleado e resolvido a eliminatória. E, tal como eu tinha pedido, entrámos com vontade de resolver, tanto que, aos 10 minutos, não seria escândalo se estivéssemos a ganhar por mais de um golo. Acontece que Wolfswinkel surgiu na versão “a falhar golos como em Coimbra”, um deles inadmissível, e contra isso não há nada a fazer.

A pergunta que fica é, como teria terminado o jogo, caso uma dessas bolas tivesse entrado? Muito provavelmente, digo eu, com uma goleada. No entanto, e como bem sabemos, o futebol não é feito de “ses” por isso, e em cinco minutos em que foi capaz de sacudir a pressão, o Horsens avisou e, depois, marcou, com a nossa defesa a ficar péssima na fotografia (primeiro é Insua que se faz mal à tentativa de desarme, depois ficam três gajos a olhar para o dinamarquês que encosta). Basicamente, sem saber ler nem escrever, o adversário ficava a ganhar, motivo mais do que suficiente para meter-se na toca. Cedric apareceu mais em jogo, Insua mandou uma bomba, Adrien teve duas boas oportunidades (que cabeceamento miserável, na primeira), Insua voltou a aparecer, agora a criar perigo de cabeça e, a fechar, Carrillo remataria para Ronnow começar a deixar a sua marca no jogo.

A segunda parte começou exactamente como a primeira. Dez minutos lá em cima, com uma monumental defesa a la Schmeichel a evitar o golo de Rojo, seguidos de cinco onde quase se borrava a pintura completamente (primeiro levamos uma bola ao poste, naquele que seria o golo da vida do dinamarquês, depois vale Patrício a fazer-nos lembrar a quem temos entregues as nossas redes). Depois, mais 25 minutos de sentido único: a baliza do Horsens. Carrillo, Wolfs, Labyad, todos tentam, até que, a 10 minutos do fim, o peruano marca, depois de brilhante passe de Labyad a pedir a velocidade e centro de Capel. Até ao apito final, mais coração do que cabeça, na procura do segundo golo.

Resumidamente, será preciso estar descontrolado para achar que não ganhámos o jogo por nada ter feito nesse sentido. Mas é normal que nos descontrolemos quando vemos tantos golos serem falhados e não vemos alternativas atacantes no banco, quando sentimos que estivemos sempre à beira de sofrer um golo nas quatro ou cinco vezes em que os simpáticos amarelos passaram do meio-campo, quando olhamos para o resultado e vemos que não fomos além de um empate contra uma equipa tão inferior, quando sentimos que, ao fim de seis meses de trabalho, Sá Pinto continua com dificuldade em encontrar uma solução a meio-campo que impeça o nosso futebol de se tornar previsível e passível de ser emperrado, por equipas que quase só se preocupam em defender.
Frustrante, diria eu.

101 thoughts on “Frustrante

  1. Ter bola é diferente se Saber Ter bola. Ter bola é o que faz o Sporting durante uns 2 minutos. Bola para o Rojo, Rojo para Boula, Boula para Cédric, Cedric para Boula, Boula para Rojo, Rojo para Insua, Insua para Gelson ( hoje Schaars ), Schaars para Boula ou Rojo … pummmmmmm, bola na frente. Ou então, bola para Boula ou Rojo, destes para Insua ou Cedric e começam a construir o jogo pela linha.
    O Sporting se soubesse ter bola, saberia pautar o jogo, saberia o que o jogo precisa … mais ou menos velocidade, mais ou menos agressividade na condução da bola ou na recuperação da mesma. O Sporting joga a 1 tempo e a 1 modo : Lento e passivo.
    Wolfs sofre com isto. CLARO que sim. Não fazemos uso dos excelentes extremos que temos, e o rapazote fica abandonado na frente. Já de si meio ensonado e nada amigo do jogo agressivo, Wolfs é um ratinho amestrado nestas condições. Cai demasiado na ala, desce demasiado no terreno para quem é lento.
    O meio campo sofre 3 indefinições : O trinco tem de descer mais para vir buscar jogo e construir mais pelo meio. O 8 tem que ser o pêndulo do meio campo. Tem que unir, tecer, cimentar as linhas e as zonas de ligação entre o 6 e o 10, sob pena da indefinição 3 nunca acabar : 0 10 tem que construir mais de frente para o jogo, e deixar de procurar tanto espaço de costas para a baliza adversária. Adrien, neste estilo de jogo vai desaparecer rápido. É jogador para jogar de frente para o jogo, para transportar, para visualizar o jogo ofensivo no último terço de terreno. Tabelas e mais tabelas é o que se assiste. A bola não sai do mesmo sítio. O rapaz tem-se desmultiplicado em abrir linhas de passe para as alas, onde os extremos estão tapados por força da constante construção de jogo desde a lateral defensiva. O resultado é um buraco no miolo do terreno. Ninguém pára a construção adversária nos primeiros 30 metros. Quando decidimos abrir os olhos, estamos todos a 30 metros da nossa baliza, tentando à toa e de forma atabalhoada, a conquista da bola.
    As bujardas para a frente, acontecem pela simples razão de ninguém vir buscar jogo e pelo facto de por vezes, esta ser a única forma de dar uma sapatada no jogo. Pela via das transições rápidas isso não acontece. Eu não vejo lá o Polga e as bolas pelo ar continuam.
    Sá Pinto tem que entender uma coisa : A ordem é jogar com as peças em constante movimento. Nada se faz com inércia. Nada progride em modelo estático.
    A razão pela apatia física em que nos encontramos desde há largos anos só pode ter uma explicação : Pouca aptidão para orientação de um clube da dimensão do Sporting.
    Em vez de gastar 5,6,7,8 M em ateltas, tentemos gastar essa quantia em alguém capaz de meter aqueles putos e aqueles graúdos a jogar à bola.

    P.S : Wolfs tem sido quase sempre assim. Para meter 1, falha 10. Marcou 25 golos !?? Sim, marcou. Tem o que é preciso para um avançado titular do Sporting !??? Não !!

    • Este Paulo Silva e’ que devia mandar no futebol do Sporting. Tantas perolas neste texto que nem e’ possivel destacar nada.

      Que grande azar, tanta gente que percebe tanto de futebol e nenhum deles na estrutura do futebol.

      • Como sou um gajo tolerante, deixo o teu texto escorregar … como um belo cagalhão matinal !!! Tu sabes muito … mas nunca escreves nada. És daqueles que só vê que não gosta muito de algo mas, como é burro e mentecapto, não entende muito de bola.

    • Gostei deste texto porque acho que aí residem de facto os problemas do Sporting. O Sá Pinto não é treinador para uma equipa que quer ser campeã.

      Não gostei da resposta ao comentário. Se não sabes aceitar críticas não escrevas aqui.

      • Chirola. Agradeço o teu comment mas, tenho que escrever sobre a última parte.
        Eu aceito a crítica, sou tolerante. Não gosto é da crítica barata e fútil … a crítica do ” porque sim ” e com laivos de má educação … foi o que o João fez e tem feito um pouco por todo o lado. Peace & Love buddy !! Abraço

    • De tudo aquilo que disseste gostaria de sublinhar, com cor fluorescente isto: “Pouca aptidão para orientação de um clube da dimensão do Sporting.”

      Desde 1995 que tivemos tantos treinadores como o Liverpool em 120 anos e história. e se formos a ver bem, tivemos plantéis que ainda hoje perguntamos porque não foram campeões… tirando a equipa de há dois ou três anos atrás que era um bocado mais fraca.

      Precisamos de investir num treinador com provas dadas e que esteja disposto a entrar neste projeto connosco. Um gajo que perceba daquela merda como crl.

      …O legado de Godinho tem construído um plantel muito bom no entanto, foi o candidato com o treinador menos cotado.

      E como estes protocolos todos, qualquer dia arriscamos-nos a ver o professor karamba a comandar a equipa B e a ser promovido à A messes depois.

    • O ano passado tinhamos um 4-3-3 que este ano parece que deixou de existir para assumir um 4-2-3-1 que para mim não faz sentido.

      O que dizes do problema do 6, do 8 e do 10 é precisamente o que eu acho… e o que me fode é que o ano passado tinhamos um belissimo 6 (Rinaudo), um competente 8 (Schaars), e até podiamos ter 2 10’s (Matias e/ou Izmailov que também faria bem o lugar)… Este ano parece que o tal 6 que sabia sair lá trás junto dos centrais a construir jogo (e já nem falo da capacidade de poder estar em todo o lado) não presta, o anterior 8 que era o cimento, hoje parece que nem a cola-cuspo dá, e o 10… enfim… até parece que nem existe e que há uma fila de candidatura para 10 maior que as filas do centro de emprego a uma segunda-feira de manhã…

      O que ainda me custa a entender mais é que o ano passado o Sá tinha apostado no mesmo sistema que trazia dos juniores com bons resultados (4-3-3, ver nextgen) e este ano, não se sabe bem como, decidiu apostar neste estranho 4-2-3-1 que faz o Sporting ligar as redutoras (jogar à tracção, lá atrás, em baixa rotação), com passes para atrás e para os lados (obrigado Gelson!), e que deixa o meio campo partido (os dois de atrás e os 3 da frente), deixando muito espaço entre os médios “defensivos” e o tal 10 que depois não tem espaço para construir porque leva sempre alguém à perna… havendo muito espaço entre jogadores e sofrendo com isto o VW que se vê ainda mais desterrado lá na frente do que com o 4-3-3…

      A meu ver, Sá, a insistir neste esquema, está a cava r a sua própria sepultura… pois está mais que visto que os jogadores não se adaptam. Uma alternativa melhor seria um 4-1-4-1… e para não ser mais radical e apostar num 3-4-3 ou no meu preferido 3-5-2… Temos plantel para estas duas ultimas… agora este 4-2-3-1 é uma nulidade para conseguir desenvolver jogo ligado entre sectores.

      SL

  2. Agora sim Cherba! Isto é uma análise com pés e cabeça! Mas daqui a umas horas já cá estarão os adeptos do “não jogámos nada”.

    • Diogo vamos ver o nosso jogo no Domingo. Ai já será o 3º oficial depois de 7 de preparação. 10 Jogos já é bastante para conseguir pôr a equipa a jogar qq coisa

  3. Estou com uma égua do caralho!!
    Alguém sabe-me explicar o que se passou ao certo na Dinamarca?
    Isto mais me pareceu solteiros contra casados!!!!!!!!!!!!!

    FODA-SEEEEEEEEEEEEEE

  4. Falhámos na finalização e por isso trememos.Quem não marca sofre,ditado bem antigo.Wolfs não está em forma,embora mais interventivo mas a pecar muito na finalização e não faltaram oportunidades!!!
    Talvez a direcção, pelo jogo de ontem,tenha chegado à conclusão que de 31 não passa,tem que vir um PL,e não é para fazer as vezes de Wolfs é para marcar golos.
    Schaars está muito mal,nem se viu ontem.Também não vi nada do Elias ontem,muito preso,jogou muito atrás.Rinaudo faz falta e quando não joga como foi o caso de ontem tem forçosamente que jogar Gelson,nada de invenções.
    Carrillo muito agarrado à bola,correu muito mas jogou pouco.Marcou o golo do Wolfs.
    Ontem tinha que jogar o Onyewu,fazia falta.Não ganhámos uma a esse tal gigante(avançado do horsens).Essa deveria ter sido a nossa tactica defensiva.
    Cedric a ganhar confiança,perde muita bola mas com o tempo vai lá.
    Excelente entrada de Capel,explosivo.

  5. Eu não vi jogo e só consegui escutar os últimos 30 minutos do relato. Eu sofro com estas coisas. Precisamos sim de um avançado-centro ou ponta de lança como lhe queiram chamar para se juntar ao VW. Não está em forma? Não está motivado? Inépcia da parte do Sá ao montar os centros campistas? De cada vez que me lembro do Jardel. Ai que saudades ai ai!!

    Saudações Leoninas

  6. Não sei se chore se ria!
    Acho que não jogamos mal mas é inadmissível não ganhar um jogo destes. Acho que hoje até houve uma melhor circulação de bola e criamos algum jogo mas para compensar isso voltámos aos erros defensivos! Pode até ser justificado com a falta do trinco em campo, mas o Schaars e o Elias devem fazer mais… principalmente o Schaars (o ano passado também houve jogos muito fraquinhos do Schaars, não havia era ninguém para o substituir… agora há! E se tiver que mamar banco, temos pena!).

    Houve, para mim, 5 situações graves neste jogo:
    1ª o Wolfswinkel não pode falhar tantos golos! Assim não há equipa que resista. É urgente arranjar um substituto (mas um que seja rato, sabichão, matador… não é cá mais putos, aleijados ou eternas promessas adiadas!).
    2ª Tou farto de dizer! O Adrien enquanto não renovar não pode jogar! Para além disse é um jogador fraquinho a 10 (mesmo a 8 não é grande coisa, mas ok). Para além disso… há dúvidas que é o Labyad que tem que jogar a 10 (e/ou o Pranjic)?! Foda-se!!
    3º O Carrillo tem um potencial do catano! E joga nas horas! E ontem ainda acabou por ser ele a marcar… mas não jogou um charuto! Mais que não jogar um charuto, enterrou como se não houvesse amanhã! O golo deles surge de um passe mal feito dele. Antes disso tinha feito outros… e depois disso fez vários! A juntar a outras péssimas decisões e a golos escandalosamente falhados. Há meia hora devia ter sido substituido (para ver que não pode fazer tanta merda), mas isso a culpa não é só dele… do treinador também.
    4º O Sá Pinto é fraquissimo! Em várias coisas… já nem me apetece enumerar quais. Não tem unhas para esta guitarra, claramente…
    5º Nestes jogos… ao menos nestes jogos!! O Onyweu não era um titular indiscutivel?! Só me fodem!! O Bolo tem me surpreendido pela positiva (menos ontem… a lembrar o Polga…) mas o Onyweu não é melhor? Pelo menos pelo ar?

    O que gostei foi do Jeffren. Podia, principalmente tem que, fazer mais mas já vi qualquer coisinha. Agora tem que continuar e melhorar.

    SL

  7. Esse já foi o jogo que deu na minha tv! É que pelos comentários dos sportinguistas pensei ter visto outro! Estamos a juntar, jogar contra um equipa fraca e não vencer e deduzir que não jogámos um pirete. Ontem e como diz o anuncio “existe uma linha” que nos separava da goleada (e a malta andava aqui toda aos pulos) e a humilhação.

    • Eu estava fodido porque criavam se oportunidades flagrantes de golo ,ou porque o guarda redes defendia ou porque os nossos jogadores falhavam,não finalizavam.
      Continua se a jogar muito para trás.
      Wolfs não pode falhar em momentos chave do jogo,que é o que tem acontecido.
      Faltou 2/3 bolas terem entrado e estariamos todos felizes da vida com a exibição e o resultado da equipa.

      • Aí é que te enganas…
        Por mim falo, não ficava feliz da vida por meter lá 3/4 batatas… o problema é que não passaria de fogachos, porque o problema na essencia é que não estamos a produzir jogo de forma consistente… esse é que é o problema. E não vamos enbandeirar em arco porque houve 21 remates… é que do outro lado estava uma equipa de coxos (voluntariosos, é certo… mas coxos)… e já se sabe que uma equipa joga também o que a outra deixa jogar.

      • Oh revisor…
        É uma merda que eu tenho é que tento ser coerente nas minhas opiniões. Eu sei que isto é uma coisa que não agrada à maioria e que muito pouca gente tem o gosto de praticar… mas é assim que me ensinaram e eu, sinceramente, não gosto de fazer de outra forma…
        Mas deixa lá… não levo nada a mal o comentário. Sou, sim senhor, de facto, muito mas mesmo muito dificil de agradar… é que, sabes… para mim, o Sporting não é mediania nem mediocridade… para mim, SPORTING é qualquer coisa ao nivel do supremo, da excelência… para mim, faz sentido fazer o culto da excelência. Não que seja fácil… mas prefiro ver a vida assim… a mediania nunca me satisfez… acho que é sempre possível fazer melhor, haja vontade (e meios, já agora, concerteza). E não me parece que este ano não haja meios para fazer melhor (muito melhor) do que se está a fazer por teimosia dum sistema que não cola aos jogadores…

        Tens razão… quando se fala do SPORTING, sim… Sou muito difícil de agradar. Tento saber viver com isso e não me deixar arrastar para uma mediania que, a instalar-se colectivamente, também levará o Sporting a ser mediano… e isso, para mim, é inconcebivel. SPORTING e mediania não casam… pelo menos na minha cabeça.

  8. A questão é…apesar dessas oportunidades todas, não jogámos nadinha! Tantas oportunidades sem jogar nada só revela como os outros são muito fracos! Muitos deles nem pareciam jogadores da bola!

    Passamos metade do tempo a trocar a bola entre os centrais e o Patrício e nada de progressão! Os jogadores sem bola não se mexem para a receber! Inúmeros erros no passes, mesmo até nos mais simples! Jogadores desconcentrados e fora de forma… Um meio campo com três jogadores iguais…

    Uma pergunta para pensar…apesar de tantas oportunidades, quantos jogadores jogaram verdadeiramente bem?

      • Não, Diogo, as oportunidades foram criadas porque a equipa adversária era fraca.
        E não marcamos porque o Onyewu não jogou.
        Falhamos oportunidades porque o Sá, não estava lá para finalizar.
        Aja paciência

  9. Sá Pinto pró caralho. Já!!!
    A equipa não sabe construir jogo. a única táctica que o grunho conhece é mudar os alas de 5 em 5 minutos!

  10. A minha questão é: mas quando é que chega o certificado do Viola??É que assim o Sá Pinto deixa de ter desculpa para jogar com o Ricky van Ridiculo. Isto para não falar do que estão a fazer ao Rubio..

      • Nem para o banco vai, mesmo que isso implique que só tenhamos 1 avançado (e que avançado) disponível para o jogo. E depois, não é titular na B, portanto crescer com calma, só se for nos treinos, tenho visto poucos a crescer praticamente só a treinar..

      • o “estar a fazer algo ao Rubio” é uma forma de eu dizer que não o estão a aproveitar da forma como eu penso que o deviam aproveitar, não quer dizer que estejam a castiga-lo.

      • Vi vários jogos dele ao vivo, começando logo contra o Olhanense no campeonato passado.

        Não fiquei fã, parecia desinteressado do jogo e facilmente papado pelos defesas.

        E claramente a sua permanência na B justifica-se, ainda é imaturo, para ser expulso 2 vezes em tão poucos jogos que fez… E os que fez não me deixou com tanta saudade que o queira ver na principal.

        SL

  11. O problema é que todo esse alegado caudal ofensivo foi contra uma equipa de mancos (que são mancos, treinaram para ser mancos e no meio da tabela da Dinamarca serão sempre mancos) que se viu no Paraíso (a ganhar 1-0 ao Sporting) e depois se fechou lá trás. Basta pôr um Rio Ave à nossa frente para que esse tal caudal ofensivo não se repita. E depois eu quero ver quais são as desculpas. Confio no Sá Pinto e confiio que ele vai dar a volta por cima, mas as verdades são para ser ditas e as críticas para ser feitas.

  12. A Malta ainda confia no Sapi. Desde que chegou que sabemos que nao vai dar…agora está-se a ver. Vai ser complicado arranjar um treinador decente a meio da época. Essa é a preocupação do Freitas neste momento. Porque ele já sabe q o Sapi não dá, mas não é quem decide

    • O quem?

      O tal que o ano passado arranjou um camião de jogadores e este ano arranjou uma “furgoneta”, mas arranjar um avançado tá quieto!!! Esse Freitas, é esse de que falas?

      Então deixa o homem partir, pode ter muitos contactos no mundo do futebol, mas tá-me a cheirar que é mais uma passagem inglória deste “enviado” do Corrupto-mor…

      É que tá na cara que necessitamos de um AVANÇADO!!! Foda-se só UM caralho!

      Mas se for assim tão dificil, temos o Betinho e o Etock na B… Foda-se JOGUEM COM 2 AVANÇADOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      • sim amigo comprou algumas merdas mas se hoje tens este plantel n é graças ao Sa Pinto. Comprar avançados bons e o mais dificil pq é o mais caro.
        “enviado” do corrupto-mor… pronto a culpa é sempre dos outros. O Sporting nunca tem a culpa e o Sapi é um grande sportinguista como tu e eu e por isso tb deve ser um bom treinador. Enfim…opinioes

      • Carrillo, Schaars, Elias, Boulahrouz, Pranjic, Rinaudo, Labyad, Capel, Wolfswinkel, Xandão, Oneywu, Rojo, Ínsua e queres mandar o Freitas embora? Estás com saudades do Maniche, do Caicedo e do Costinha?

      • Fodasse oh Hugo, o Caicedo foi quem que o levou para o Sporting?? E o nalitzis? e o Spehar e outros “artistas” que tal??

      • My bad, pensava que tinha sido o outro. De qq modo isso não invalida que o Freitas tenha acertado em muitas das contratações que fez. E na época em que despachou o Spehar e trouxe o Nalitzis, ele também contratou um “artista” chamado Jardel.

      • Oh Krpan,
        Então o Freitas levou o Caicedo para o Sporting numa época em que era director desportivo do braga?

        Carlos Freitas- 1999/00-2007/08 SPORTING 2009/2010 braga
        Caicedo- 2009/2010

        Claro que Carlos Freitas também tem contratações falhadas, mas o Caicedo não foi ele.

  13. Questão essencial: definir o meio campo. O jogo do ano passado em casa com o Setubal mostrou-nos aquilo que deve ser um meio campo (Rinaudo, Schaars e Elias) de um candidato ao título. Duplo pivot? Ainda para mais sem um nº10 clássico?

    Questão urgente: arranjar um ponta de lança. Mas deixem-se de promessas, sff. Quero um daqueles batidos, de preferência com cabelo brancos. Acostas não há muitos, mas…alguém acredita que se é campeão sem um animal na frente?

  14. Já tão a pedir a cabeça do homem? Então e não temos a equipa B e os treinadores das camadas jovens á imagem do Sá Pinto?? Agora vai embora e quando vier outro traz 50 gajos da confiança dele?? Não andamos a dispensar tudo o que eram treinadores (e não só das estruturas para pôr lá “Sportinguistas”?). Agora estamos presos ao que temos…

    Não concordei com a subida do Sá Pinto á equipa principal, conforme disse na altura em que ele subiu dos juniores, por vários motivos, pelo historial dele em termos de liderança (não confirmado, porque ele, e muito bem tem estado mais calmo e controlado), pela falta de experiencia (Evidente) e porque serviu para a direcção ganhar tempo (conseguiram-no). Agora discordo que o Sá Pinto seja o culpado de tudo, a verdade é que como no caso do Paulo Bento, assumimos o Sá Pinto como treinador principal, agora temos que lhe dar tempo para crescer, não podemos passar a vida a mudar de treinador, ainda por cima com a agravante de andarmos a pagar já ordenado a 2/3 treinadores/ex-treinadores… Assim não dá, tem que haver estabilidade.

    Quanto ao jogo, foi um jogo mal conseguido, penso que este Sporting tem que jogar com um trinco, com o André Martins a 8 (a partir do momento em que entrou em campo, abriu uma série de linhas de passe para os defesas, estava sempre pronto a receber a bola e para começar a construir o jogo dali) e com o Labyad a 10, já para não falar que o Capel é o melhor extremo que temos, juntamente com o Carrillo, agora espero que não continuem a dizer que o Capel não presta…

    Precisamos de um ponta de lança, o Wolfswinkel só não chega… Muito fraco quando não está confiante e em forma…

    • Se o Sá Pinto não pode ir embora (e provavelmente ficar é o caminho mais correcto) então tem que aprender rápido. Muito rápido. E uma das coisas que tem que aprender é a colocar os jogadores nos sítios certos. Estes jogadores, porque são os que tem e porque tem que se partir do princípio que ajudou a escolher (se não ajudou o melhor mesmo é ir embora).
      Mas o Sporting não pode jogar assim, nem se podem estar sempre a culpar os jogadores: se estão deslocados dos sítios naturais e os mandam fazer ‘coisas esquisitas’ não podem render. E isto aplica-se desde a defesa ao ataque e ao banco de suplentes.
      A culpa do que está a acontecer, a primeira culpa, é do ‘chefe’. E o ‘chefe’ é o Sá Pinto.
      SL

      • Sim e não…
        Os ‘chefes’ do clube são os dirigentes eleitos, é claro.
        Mas o ‘chefe’ da equipa (leia-se conjunto de jogadores) é o treinador: é ele que define a estratégia e dá a táctica, é ele que escolhe quem vai para dentro do campo, quem sai (e quando sai) e quem entra.
        Porque neste momento já não vale a pena discutir se o treinador devia ser A ou B, se deviam ter sido contratados os jogadores C, D e E, se deviam ter sido dispensados os F, G e H… Isso, mal ou bem, foi feito no tempo devido.
        Agora trata-se de os por a jogar (ou melhor, a ganhar e, se possível, a jogar bem…)

  15. sintomaticco é o wolf falahr 10 golos num jogo e acabar os 90 minutos em campo, assim sabe que pode falhar o que quiser que o lugar é dele… não dá….

  16. Desta vez, subscrevo por inteiro a análise.

    Uma palavra para o Cédric: pareceu-me o mais consistente dos jogadores… logo ele, que era o mais novo dos que iniciou a partida. Fez 3 ou 4 cruzamentos açucarados que o João Pereira não conseguiria igualar em 30 ou 40 tentativas e que só por azar/azelhice não resultaram em golo. Muito critério nas subidas e melhor que o Insúa a fechar o seu flanco. Estou bastante agradado, a ver vamos como continua a sua evolução.

    • Concordo plenamente.
      Cédric está um senhor jogador. Cheio de confiança e evoluiu em muitos aspectos. Espero que aguente fisicamente toda a época desgastante que se avizinha.

  17. Rapaziada… temos jogadores de qualidade sem dúvida, agora equipa ainda não. Uma equipa pode ter 11 coxos e ser uma boa equipa. Nós não temos 11 coxos, temos 11 bons jogadores mas ainda não temos a equipa que queremos. Podemos falar de 90 minutos a atacar, em cima deles, mas isso não faz o resultado. O que eu noto eu uma previsibilidade no ataque que uma equipa com 11 coxos facilmente anula o ataque. Mais ainda noto que em alturas de dificuldade a solução é refrescar a equipa e não mudança táctica o que torna tudo igual. É que para jogar contra um autocarro tem de haver imaginação colectiva. Individual não há dúvida que temos, mas muitas vezes não é suficiente… Eu acredito piamente que esta equipa vai fazer grandes jogos, apenas não quero é que esse bons jogos surjam em alturas em que já não interessa para nada. Lembrem-se que não é com o Porto, Benfica ou Braga que ganhamos o campeonato…

    Estou apreensivo… de táctica pouco percebo. Não sou um iluminado como alguns amigos aqui do cacifo, mas caramba, consigo perceber quando uma equipa não joga uma beata e também consigo perceber quando a táctica não está a resultar. Isso é que faz as grandes equipas, terem capacidade de leitura e responderem não esperando pela inspiração de alguém. O tempo do Jardel (1ªépoca) em que de antemão já se sabia que uma batata pelo menos o homem metia já lá vai. Há que jogar com o que temos e para isso temos de ter imaginação que parece-me faltar a este Sporting.

    SL

    • Uma equipa pode ter 11 coxos e ser uma boa equipa. Nós não temos 11 coxos, temos 11 bons jogadores mas ainda não temos a equipa que queremos.

      E tão isto!

      SL

      • O Horsens é um bom exemplo… 11 coxos que procurarram e jogaram como equipa! Simples… Não deveria ser mais facil fazer uma equipa com 11 bons jogadores?

  18. Cherba com o 1º falhanço do Ricky também me lembrei logo de Coimbra. São pormenores que fazem toda a diferença. O entrar a ganhar é meio caminho andado para a equipa estabilizar o seu jogo.

    Cédric está um senhor jogador. Tem critério e centra muitissimo bem! O melhor em campo ontem. João Pereira? Who?

    PS- Devem ter visto o outro jogo a seguir (tava pelo Real). Mas só tenho uma palavra para Iniesta…épico!

  19. o SÁ continua ao fim de 12 jogos com as experiencias da pré época,o SPORTING não precisa dum PL nem dum pinheiro com pernas,percisa isso sim dum caralho dum saca rolhas para abrir 2 ou 3 garrafas por jogo (golos)enquanto andar com as habituais experiencias vai ser mais 1 ano a penar.Desculpem o desafafo dum SPORTINGUISTA desiludido mas não é assim k lá vamos ao Marqués este ano.

    S.L
    joao lopes

  20. Boas

    Entrámos com vontade e qualidade, temos um PL muito mau que todos os jogos nos fica a dever golos, por essa razão não estávamos a ganhar 2-0 aos 10 min. Mas a verdade é que ficámos (os jogadores e o porra do treinador que só se ria no banco) a pensar que seria de 5 para cima. Não foi, a defesa fica a dormir, ninguem percebe o meio campo do Sporting, muito menos o palhaço que o faz, o Jeffren por mim nunca mais calçava (alguem reparou na 2ª parte quando o GR deles chuta contra o gajo e o menino tenta apanhar a bola sei lá como, completamente desconcentrado) o Insua devia ter levado duas chapadas ao intervalo e fomos andando assim, a jogar com uma das equipas mais fracas que me lembro de ver o Sporting jogar na Europa, sempre borrados, a perder bolas no meio campo, a mandar charutos para a frente (onde o destino era a ave rara que temos a fazer de conta que é PL), até que lá se marcou um golito. Estes gajos são tão maus que era quase impossível não lhes marcar um golo.

    Resumindo, falta de atitude, falta de espirito de conquista, de responsabilidade competitiva, de concentração e, finalmente, muita falta de qualidade do treinador e do PL, com estes dois palhaços o 4º lugar não nos escapa.

    SL

    P.S. Como é possível o treinador do Sporting Clube de Portugal, no final de um jogo onde empatou 1-1 com uma equipa que perdia com os nossos BB´s, diz que está muito muito satisfeito? Era preciso termos outro Sá Pinto para partir a cara a este.

    • Tu é que és um palhaço do caralho… Gajos como tu não fazem falta ao Sporting… Digo isto por este teu comentário e mais alguns que já li no passado, és um grande OTÁRIO…

      • Não ofendi ninguem como tu me estas a ofender, na minha opinião és um adepto mediocre e pouco exigente, no teu comentário não contra argumentas-te rigorosamente nada do que disse, a única coisa que fazes é ofender, provavelmente porque de bola não percebes nada e de Sportinguismo muito menos.

        Não me mereces que desça ao teu nivel.

      • “muita falta de qualidade do treinador e do PL, com estes dois palhaços o 4º lugar não nos escapa.”

        Chamas palhaço a um verdadeiro sportinguista como o Ricardo Sá Pinto e agora fazes-te de virgem ofendida…

        Vai pró caralho pah

      • Tu é que não me mereces qualquer respeito…
        Aqui no cacifo guardo esse respeito para “Cherba”, “Placebo”, “Jusko” “Diogo Bernardo” “Krpan” “Hadji”, “Uh Ah Ouatara”, etc… Que mesmo que não concorde com a opinião deles algumas vezes, demonstram sempre coerência nos comentários…

      • Então porque é um verdadeiro Sportinguista não pode ser um palhaço como treinador? Não tenho duvidas que o homem gosta do clube, não percebe é um caralho de ser treinador. Por exemplo tu provavelmente tb és sportinguista, espero eu, e és um completo anormal como adepto, uma coisa não tem nada com a outra.

        Já agora fazemos uma aposta, queres dar tempo a este pseudo treinador, muito bem, fazemos um ponto de situação em Dezembro e tiramos conclusões no final da época, se ficarmos em 4º lugar vais continuar a apoiar pk o gajo é Sportinguista.

        Antes ter o maior portista ou benfiquista a treinador e ser campeão, tou-me bem a cagar para que o clube do coração do treinador do Sporting quero é a equipa a jogar futebol.

        Mas já agora tas satisfeito com o quê no Sá? Com a final da taça, com o quarto lugar, com a recepção que fizemos à equipa depois de ser eliminada pelo 6º classificado de espanha? Tu devias estar lá a bater uma à custa do Sá…mediocre é o que tu és.

      • Olha o menino vem dar manteiga aos seus ídolos, mas que palhaço!!!

        Mas pelo menos tenta contra argumentar alguma coisa que tenha dito, faz um esforço, qualquer coisinha.

      • Oh palhaço,

        1º Não é minha intenção dar “manteiga” a ninguém, nem eles precisam da minha “manteiga” pra nada,

        2º Os meus argumentos já estão no comentário mais em baixo, ao qual já respondeste, sem nada acrescentares

        3º Não faças deduções de algo que eu não disse. Porque apesar de eu admirar o Sportinguismo do Sá (mais do que o teu sem dúvida alguma), essa característica não é para mim obrigatória num treinador do Sporting. E tal como tu também não estou satisfeito com a final da taça, com o quarto lugar e garanto-te que não estava presente na recepção à equipa depois de ser eliminada pelo Bilbao.

        Agora quando tu escreves “Tu devias estar lá a bater uma à custa do Sá…”

        Julgo que não preciso de acrescentar mais nada, és um OTÁRIO e não mereces que perca o meu tempo contigo….

      • oh que caralho! E se todas as cabeças pensassem em, segunda-feira, marcar presença em Alvalade e ajudar esta merda a entrar no rumo certo?

      • Cherba,
        a questão é mesmo essa: queremos que o Sporting ganhe e ultrapasse a falta de eficácia ou fodemos já tudo?
        Queimamos o Sá, pedimos a demissão dos dirigentes e marcamos as eleições!
        E esta época vai com o caralho, quando estamos com uma jornada disputada.
        fds, é mesmo isso que querem?

      • PQP, os corruptos na época passada levaram 3 da Académica para a taça de portugal, levaram 6-1 do City pra liga europa e não jogaram um caralho a época toda… Mantiveram o vitor pereira e mesmo assim acabaram campeões (ok com a fruta do costume e essas merdas…) e mantiveram o gajo pra esta época. Eram obrigados? Foda-se, claro que não. Mas a estabilidade também é importante, como a limpeza de balneário que fizeram quando encostaram o Bellushi e Guarin e foram buscar o Lucho (passando a mensagem de que quem mandava não eram os jogadores). Já nós preferimos mandar o Domingos com o caralho (digo isto apesar de até eu estar farto dele).

        Mas só os sportinguistas (alguns) é que são uns iluminados do caralho que todas as épocas o treinador é despedido a meio e temos tido resultados brilhantes com essa merda…

        Vão pro caralho…

        Criticar as opções do Sá Pinto, tudo bem (eu também critico por vezes e criticarei sempre que entender).

        Agora aconteça o que acontecer SÁ PINTO será o meu treinador até ao final da época. Repito aconteça o que acontecer. Não perdoo outra chicotada antes do final da época (aí é que se avalia o trabalho do homem).

        E já agora vou terminar com um FODA-SE…

      • Segunda-feira não posso ir a Alvalade porque estou nos Açores, mas quinta vou ver a segunda mão, não é por achar que o Sá não é treinador para o Sporting e que o Ricky não é Pl que deixo de apoiar, o problema é que para muitos atrasados apoiar é dizer sempre que sim a um treinador só porque tem história no clube, a um PL só porque teve jogos em que foi eficaz, mesmo que demonstre, na minha opinião, uma falta de qualidade gritante. Para muitos apoiar o Sporting é isso, é aplaudir sempre, mesmo que se ache que estão a fazer mal ao clube.

        O Sá está no cargo de treinador principal à 7 meses, não está à meia duzia de dias, o plantel é a base do ano passado mas melhorado, não concordo que se deva dar mais tempo, ele teve mais do que tempo para mostrar o que vale, e mostrou, é muito fraco. Eu ainda não esqueci a derrota na final da taça, nem vou esquecer, mas esperei para ver o que ele conseguia fazer com este plantel, está á vista. Uma confusão no meio campo, não consegue criar jogo ofensivo, discurso de merda que irrita até a mãe dele (menos o papá), querem esperar até a época estar perdida para o meter na rua como com o Domingos muito bem…digo e repito, na minha opinião, com o Sá a treinador o 4º lugar é nosso, e não é por um qualquer sem formação ou educação que me vem ofender que vou mudar de opinião.

        SL

  21. Frustrante – é a palavra certa. Serve para os que acharam que o jogo foi uma desgraça e para os que viram que evoluimos mais um pouco (incluo-me nestes).

    A verdade é que jogámos melhor do que em Guimarães, criámos mais oportunidades de golo e houve muito mais dinâmica e querer.
    Chega? Claro que não, trocava tudo isso por mais um golo nosso e acabava já o comentário.

    Não podem é acusar-nos de falta de exigência apenas por sermos pacientes

    Já todos vimos que a receita “compra-paletes-de-jogadores + novo-treinador + dez~jogos-de-caca + despede-treinador + aguenta-o-4º-ou-5º-lugar-até-ao-fim-da-época + compra-nova-palete-de-jogadores + um-novo-treinador + despede-o-treinador-após-4-jogos-mediocres” faz ao Sporting.

    Demos tempo ao tempo. Eu vou dar, no final da época fazemos as contas -logo se verá se o Sá Pinto seguirá como treinador”.

    Espero evolução com o Rio Ave – que ganhemos, mesmo sem saber ler nem escrever. Outros poderão ficar frustrados, mas eu não
    Vai ser giro ver os comentários – “não jogámos nada e o golo da vitória caiu-nos do céu! Sá Pinto rua já , Ricky rua já , Insúa rua já, Adrien rua já, Bolo rua já, etc etc…

    • Mas pacientes porque cargas de água?

      Temos um treinador novo a quem devemos dar tempo para colocar a equipa a jogar? Não, temos um treinador que por lá já faz merda há 7 meses.

      Temos um plantel novo que tem que ganhar entrosamento? Não, temos o mesmo plantel do ano passado reforçado com vários jogadores de qualidade.

      Melhoramos relativamente a Guimarães? Não concordo, jogámos foi contra mortos e mesmo assim não ganhámos.

      Mais um golo nosso e acabava o comentário? Só um Sportinguista pouco exigente ficaria satisfeito por ganhar 2-1 a estes palhaços a fazer uma exibição destas.

      SL

      • Marco,

        Se tivessemos ganho 2-1 estariamos todos mais felizes, sem excepção.

        Mais pacientes, claro! Porquê? Porque na humilde opinião temos mesmo um bom plantel mas ainda não temos uma equipa. O treinador também ainda pouca experiência tem e algumas lições vai aprendê-las da forma mais dura.

        A nós, resta-nos esperar, apoiar e ir aumentando a exigência a cada jogo. Espaço de manobra ainda há, embora concorde que estamos quase no limite. O Barcelona que todos conhecemos levou anos a montar (ressalvem-se as devidas diferenças) e a chegar às vitórias.

        Para mim, é uma boa lição. Pelo menos é algo de diferente em relação ao que temos visto nas ultimas temporadas, no nosso grande amor

        Tu que estás (ou és) mais impaciente, qual é a tua solução/alternativa? Estou mesmo curioso (e não estou a ser irónico). Pode ser que haja uma solução que resolva tudo em apenas alguns dias…

        SL

      • Kadechima

        Eu não tenho solução milagrosa nenhuma, sinceramente nem estou à espera de ser campeão este ano, já disse aqui que acho que temos o melhor plantel dos ultimos 10/15 anos mas que ainda não estamos ao mesmo nível de benfas e morcões, pelo que não estranharia nem criticaria ficar em 3º lugar.

        O que acho é que, ao contrário da opinião quase geral, a questão de dar tempo deve ser aplicada quando existem razões para isso e quando não se vê perfeitamente que, na minha opinião, o treinador não tem qualidade para estar onde está. Dar tempo só porque é o que dizem os livros quando temos (tenho) a convicção de que com este treinador não vamos lá é contra producente.

        Por isso na minha opinião o Sá não deve continuar, mas para o lugar dele não deve ir o Oceano, ou o Dominguez, ou o Pedrosa, deve ir um treinador de créditos firmados e que não deixe dúvidas a ninguem, principalmente aos jogadores, que sabe do que está a fazer.

        Vêm com o argumento que não há dinheiro, epa, então vamos todos assumir, a começar pela direção e equipa técnica, que somos um clube que luta pela a europa, e nesse caso mudo completamente de opinião e acho que estamos no caminho certo para lutar pelo 4º lugar com o Braga.

        Não digo que venha o Mourinho, mas o Sporting, ao contrário dos morcões, não tem uma estrutura diretiva com capacidade para suportar um treinador jovem e sem experiência. Precisamos de um treinador que chegue cá com curriculo, com experiência, com capacidade pare se impor perante os jogadores e perante os adeptos, ex. Bielsa, é só um nome, exixtem milhares, e não me digam que o Bilbao consegue o Bielsa e o Sporting não.

        SL e desculpa ter sido tão extenso na resposta

  22. Bons dias,

    Para mim mais um resultado frustante.

    Pontos negativos:

    –> oportunidades de golo falhadas
    –> Ricky: nao pode falhar as 2 oportunidades flagrantes que teve. Dificilmente ganha uma bola de cabeça dividida com os defesas adeversarios. Ainda esta de ferias.
    –> Incrivel a quantidade de troca de bolas entre os centrais e o guarda redes
    –> Pontapes para a frente dos centrais (o Polga ja nao esta). O 2 medios mais recuados muitas vezes nao dao linhas de passe aos defesas
    –> Carrillo, apesar do golo perdeu muitos lançes em fintinhas e errou muitos passes (um desses deu origem ao golo do Horsens).Tem de ter mais poder de decisao
    –> Insua, o que foi aquela abordagem ao lance que deu o golo. Esta niditamente em baixo de forma;
    –>Elias muito atras
    –> segundo jogo so com um avançado como opçao. E a equipa B? Se Wilson nao conta (se nao joga agora, nao sei quando sera) mais vale emprestar
    –> Centrais mais “nervosos” em relaçao ao que tem mostrado

    Pontos positivos

    –> Jefreen: apesar de pouco participativo, penso que os minutos dados podem moralizar (vamos ver)
    –> Cedric
    –> Entrada de Caper e Labyad

    Sa Pinto aperta contigo pois nao podemos continuar a facilitar

    PS: desculpem a falta de acentos mas tou com um problema no teclado

    SL

  23. Empatamos em Guimarães, num campo tradicionalmente difícil.
    Empatamos na Dinamarca (com golos), onde no passado temos levado na boca.
    Fizemos bom jogo colectivo frente ao Guimarães (pq o Guimarães é fraco).
    Em Horsens criamos n oportunidades de golos( pq o Horsens é fraco).
    Estamos na frente da eliminatoria (pq o Horsens é fraco).

    Já pedem a cabeça do Sá Pinto?
    Não é possivel pedir a cabeça (mesmo que seja vazia) de alguns adeptos?

    • Porra, mas quem é que quer a cabeça do Sá Pinto???

      Eu quero é que ele atine, ponha as ideias no lugar e ganhe todos os jogos!!!

      O que se pretende, e falo por mim, é que ele consiga corrigir uma série de equívocos que se observa a olho nú na equipa e deixe de ser manso e de discursos de merda antes e, sobretudo, no final dos jogos.

      Este Sá treinador é a antítese do Sá Jogador.

      Devo confessar que a final da taça ainda me está atravessada. Foi um golpe duro demais para a esquecer facilmente e com o que tenho assistido torna-se cada vez mais difícil fazê-lo.

      Andou um verão todo a dizer que no Sporting o lema é que o próximo jogo é para ganhar… fodasss eu gostava de saber quando é esse tal próximo jogo é que o Sporting já não ganha um jogo oficial há quanto tempo???

      Realmente começa a faltar paciência e forças para acompanhar este clube para todo o lado porque há coisas que nunca mudam. Tal como afirmei na final da taça, este clube limita-se a ter uma participação lúdica nas competições em que entra, e não a competir seriamente para ganhar!!

      PS: Já agora alguém que lhe explique que o Adrien não joga, nem nunca jogou de costas para a baliza é sim jogador de levar jogo de trás para a frente.

      • “quero que ele atine”
        Vamos lá deixar de frases chavões, o que é isso de atine?

        Tu observas a olho nu os equívocos, certo?
        O Sá está lá a dormir ou vê o jogo pelo olho do cu?
        O Sá Pinto sabe menos que qualquer um dos treinadores de bancada que por aí andam, é isso que queres dizer?

        “Deixe de ser manso”
        Aí está, é preciso que o Sá foda dois jornalistas e espanque os jogadores no túnel de acesso. E na conferência de imprensa atire a culpa do empate para os jogadores.

        A mim ainda não me saiu da cabeça a vitória sobre o colosso Manchester a vitória sobre o slb e sobre o Bilbao… cada um é livre de ter a merda que quiser na cabeça

      • Podia começar por deixar de vir no fim de jogos merdosos com equipas mais que merdosas dizer que ficou satisfeito com as exibições.

        Se assim foi, sim vê o jogo pelo olho do cu e ainda se ri da merda que vê dentro
        de campo.

        Deixar de ser manso começa por deixar de bater palminhas a tudo e todos e sim responsabilizar os jogadores tb faz parte. Ninguém é nem foi chamado a atenção pela merda de jogos que fazem e desse modo bem podem repetir a final do jamor mais 2 ou 3 vezes que serão aplaudidos pelo técnico.

        Isto para quem ganha 2 campeonatos em 30 anos, de facto está muito bom…

    • “Onde no passado temos levado na boca???”
      Começaste a jogar contra dinamarqueses em 2002..
      De lá, para cá, foram 4 jogos… 3V 1E 0D… golos 7-0! Chamas a isto levar na boca?
      Estamos a falar duma equipa dinamarquesa não da selecção… desculpem lá, mas isto é uma equipa de “coxos”… voluntariosos, empenhados, raçudos… sim, mas coxos!!!

  24. Vamos ser justos. Se tivéssemos finalizado as oportunidades de golo que o wolfs falhou tínhamos goleado. Disso tenho poucas dúvidas.
    Mas isto não apaga uma exibição atabalhoada da equipa no resto do jogo. Muitos passes falhados, muito nervosismo, tensão e pouco esclarecimento.
    Cedric foi, para mim o melhor em campo. Isso diz tudo depois de jogarmos contra uma equipa fraquíssima.
    Não alinho com quem já quer mandar embora o Sá Pinto.
    Precisamos de um ponta de lança repidamente e o Sá Pinto precisa de resolver o problema psicológico dos jogadores que não se assumem e que não assumem o jogo.

    http://tabernaventura.blogspot.pt/2012/08/bola.html

    SL

  25. Meus amigos! Parece que há que lembrar, que gerir uma instituição como o Grande Sporting Clube de Portugal, não é bem a mesma coisa que “gerir” uma roulotte de bifanas! Porque se a carne das bifanas não presta manda-se o fornecedor pró caralhinho e vai-se comprar a outro lado, o pão não presta? Compra outro diferente! Qual é o prejuizo? Nenhum! Não tens que indemnizar nem o talho nem o padeiro!
    Fiz-me entender??
    Portanto não vale a pena andarem a dizer que é preciso outra equipa técnica porque a que existe é para cumprir contrato. Tal como a direção para cumprir mandato.
    No fim do dito, o treinador não presta? Xau!
    A direção não prestou? Xau
    Se assim não for, daqui a 5 anos tás a pagar a 20 equipas técnicas!
    E com a agravante de em ambas as situações o clube ser acusado de não deixar nem a treinadores nem a direções tempo para cumprirem programas!

  26. Sá pinto esta muito mal, e para se remediar deve mudar a equipa quase toda, um nao deu, poe outro, pelo menos todos saberao que nao tem lugar cativo no plantel, no jogo de ontem sinceramente ficamos muito tempo com a bola e nao fizemos o mais importante(marcar), culpados sao quem diziam que o Sá é o Guardiola do SPORTING.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s