O golo

Julgo ser unânime a opinião de que se há posição onde estamos bem servidos, essa posição é a baliza. Rui Patrício é, hoje, um dos melhores guarda redes do mundo (pelo menos para mim), tendo ainda grande margem de progressão. E, contrariando muitas das opiniões que por aqui leio, sou da opinião que, na outra ponta, também estamos bem servidos. É verdade que Wolfswinkel não é um Van Basten, é verdade que falha golos que devia marcar, mas continuo a achar que temos um ponta de lança para dar-nos muitas alegrias e muitos golos (saiba a equipa aproveitá-lo, como fez Dier).

E é, precisamente, na questão da finalização que pretendo pegar, por achar que reside aí um dos nosso principais problemas (e que esse problema não está em Wolfswinkel). Recuando à época anterior, referência para a maioria destes jogadores, tivemos um Schaars (sim, ele mesmo) a marcar, tivemos Capel, tivemos Carrillo, tivemos Matías, tivemos Onyewu a resolver alguns jogos, até Izmailov que, quando jogava, marcava. E bastará olhar para os três primeiros classificados na nossa liga, para entender a importância de ter médios com golo nos pés (é só recuar uns dias e ver o que fez Lucho) e centrais capazes de, de quando em vez, ajudarem a desbloquear situações mais complicadas.

Este será, em meu entender, um dos grandes desafios de Vercauteren.

Anúncios

117 thoughts on “O golo

  1. Eu também sou da opinião que o Ricky não é culpado em nada,basta ver que a época passada marcou25(sim,alguns de penalty) e este ano não sei quantos golos oficiais temos,mas o Wolfs tem 8(e caros críticos,nenhum de penalty),e é certo que por vezes falha bolas fáceis,mas farta se de trabalhar para a equipa,pressiona sozinho muitas vezes,eu acho que na baliza,estamos muito bem e quem dera que no ataque tivessemos tambem uma segunda opção tão boa como temos para gr!e penso que para o campeonato para além do Wolfs,apenas Capel e Jeffren com um golo cada faturaram,o que é muito mau!
    SL

    • Achas que 25 golos repartidos por 4 competições é muito? Sinceramente acho pouco. O Fary ri-se desses números. Até o Silva (pistoleiro) esboça um sorriso.

      • Se tu dizes que é pouco,logo na primeira época,num campeonato totalmente diferente,numa equipa completamente nova,com 18ou19 jogadores novos,quanto teve lesionado quase 2 meses,já que achas pouco,DIZ ME outro que tenha marcado tanto na primeira época de verde e branco!
        SL

      • “DIZ ME outro que tenha marcado tanto na primeira época de verde e branco!”

        Sim, realmente têm passado por cá muitos craques. Porque achas que não temos ganho nada? Todos os anos chegam Kokes, Motas e Ribas aos pontapés, quando se apanha um Wolsfwinkel que marca 25 golos ao ano já é a loucura. O Falcão fez uns 18 só na liga Europa, o Jardel fez 42 só na liga portuguesa, o Fary foi o melhor marcado numa equipa como o Beira-Mar, isso sim são feitos, agora numa equipa como o Sporting fazer 25 golos em todas as competições é bom? É mas é deprimente foda-se. Se não fosse o nosso único avançado até era um número jeitoso se o outro avançado tivesse um número considerável também, agora quando o jogo da equipa é todo direccionado para ele acho que não é nada de especial. Pelo preço que custou devia fazer mais.

      • epá oh leãoà solta, estás a falar de casos esporádicos. olha, sendo assim, o postiga tambem sorri porque fez um golo de biciclete. foda-se…

        nem o liedson marcava tanto

      • Leão à solta,
        mas qual «jogo de equipa»?!? É que, parece-me, isso tem andado meio arredado de Alvalade (olha, e, espanto geral, é o “matreco” da frente e o craque da baliza que ainda vão safando a coisa)

      • Acho uma graça do catano essa de 25 golos em todas as competições não é muito… Depois ainda para mais quando os mesmo dizem maravilhas do Liedson que em 7 epocas no SCP só numa fez mais golos (35 em 04/05) e igualou-o em 08/09) de resto fez sempre menos golos nas restantes 5 epocas! isto é a crueldade e a frieza dos números! Ricky é um excelente avançado e se tivéssemos mais caudal ofensivo os números dele iriam aumentar e muito!

      • Mais respeito pelo Liedson, gosto muito do Wolfs mas não exageremos.
        2003/2004 19 golos
        2004/2005 35 golos
        2005/2006 17 golos
        2006/2007 21 golos
        2007/2008 24 golos
        2008/2009 25 golos
        2009/2010 22 golos
        2010 em meia época 10 golos.

        Alguém pensa que o Wolfs se cá ficar 7 anos e meio se aproximará destes números?

        Sendo que participou quase sempre na Champions, se fosse na taça uefa como o Ricky teria muito mais golos.
        E não marcava penaltys.

      • Eu juro que às vezes fico parvo. O Liedson só por uma vez em sete anos marcou mais do que 25 golos numa época (e ao contrário do que dizes marcou muitos penaltis tendo falhado se calhar outros tantos). Toda a gente diz (e bem) que foi um dos maiores avançados do Sporting. O Wolfs na primeira época marca 25 golos e há quem diga que não vale nada. Alguém entende esta lógica?

      • Hugo não é preciso ser muito esperto pra ver que o Ricky dificilmente volta a marcar 25 golos…
        Quanto ao Liedson vai ver os golos que tem de penalty e compara cos do Ricky.

        Acho que ninguém tá a dizer que ele não presta, mas dai a comparar co Liedson…

      • Se não tem mais de penalty é porque em cada 2 falhava um, por alguma razão quando ele esteve no SCP, deve ter havido ai uns 7 ou 8 jogadores a marcar/falhar penaltys…. chegou o ricky e com ele em campo é bola na rede!

        Não sei se passa os 25 ou não, sei que já leva 8 e ainda faltam 5 meses de competição.

      • E o Wilson Eduardo? Esta época tem os mesmos golos que o Wolfswinkel. Desse já não gostam vocês, é português e muito barato logo não pode ser bom. É esta a mentalidade. Arrumava já a questão para esta época sem gastar dinheiro em transferências, pelo menos no sector atacante. Regresso de Wilson para jogarmos com 2 avançados, Wolfswinkel e Wilson Eduardo, com Betinho promovido de vez à principal e Rubio como 4ª alternativa.

      • Lindo…
        Ainda ha’ uns tempos atras acusavas todos os Sportinguistas que nao concordam contigo de falta de Sportinguismo e falta de ambicao…mas agora, a tua ambicao para o Sporting e’ ver um gajo como o Wilson Eduardo a titular…

        Ok…tambem esta’ bem…

      • Tens razão. Siga estoirar mais uns 6 milhões e tal num Pongolle. Quem sabe, com sorte, trazemos o Ribas de volta por empréstimo.
        Digo-te uma coisa, para mim o Sporting jogava com quase todos da formação. Deveria haver uma lei que restringisse o número de atletas extra-comunitários (como já houve) e outra em que pelo menos uma valente percentagem (tipo uns 60 ou 70%) tivessem que ser jogadores da formação. Haveria uma aposta cada vez mais forte na formação por parte de todos os clubes e ganhavam os clubes que passavam a jogar com identidade e também claro está, a nossa selecção.
        Estás a ridicularizar o Wilson Eduardo que se não aproveitarmos nós aproveita o Porto, garanto-te que este não é um mero Varela, é bem mais jogador, se bem que o Varela conseguiu progredir bastante mas mesmo assim não o acho um jogador bombástico. Mas pronto, já que confundes o meu apelo à exigência com o dinheiro que não quero que se esbanje em pseudo-contratações, peço que faças um empréstimo ao Godinho e lhe peças encarecidamente para trazer o Falcão, se o Falcão não quiser vir pede (exige) o Mario Gomez ou o David Villa também servem.

    • É uma questão de fazer contas:

      Lima –> 26 golos em 44 jogos (0,59 golos/jogo)
      Hulk –> 21/39 (0,53)
      Cardozo –> 28/45 (0,62) (que por acaso na primeira época em Portugal marcou “apenas” 22 golos em 45 jogos, ou seja menos de meio golo por jogo)
      Wolfswinkel –> 25/47 (0,53)

      Realmente é uma diferença abissal. Rua com ele. Suspiro…

  2. Nem mais. Na mouche.
    Apesar de não podermos depender de um uncio jogador (Wolfs) prefiro-o acompanhado de jogadores da B e osoutros contratados a andar à procura de um “Jardel” . Quer dizer um “Jardel” dava jeito.

  3. Wolfswinkel, um génio incompreendido. É isso que deduzo pelo que leio aqui. O Dier fez um passe perfeito e lá calhou dar em golo. No jogo contra o Genk, o Capel fez 2 assistência milimétricas e só uma é que calhou de entrar porque o guarda-redes também não teve arte para fazer melhor, o cabeceamento esteve longe de ser perfeito. Claro que o Wolfswinkel tem de ser titular enquanto estiver no Sporting porque no banco não vai evoluir mas também acho que não é ponta de lança para jogar sozinho no ataque. Um Lima na nossa equipa era algo que assentava como uma luva. O Jorge Jesus percebe muito de bola, só peca por ser casmurro e medroso em alguns momentos, quando tenta montar uma equipa para jogar mais retraída leva logo aos 4 ou 5 (o Sá Pinto a jogar para o empate é muita bom, pede-lhe umas lições) mas consegue montar equipas que ofensivamente trabalham muito bem e nunca descura dos 2 avançados, habitualmente um mais fixo e outro mais móvel e o caminho a seguir bem que podia ser esse. Isto Falcões não há aos pontapés para se poder jogar só com um homem lá no meio. Toca a comprar um avançado e promovam o Betinho de vez sempre com o Rubio à espreita de uma oportunidade.

      • cherba

        o pinilla actualmente é um avançado que em italia vale 20 milhoes e tem juizo, quando ele cá esteve tinha 20 anos e pouco ou nenhm juizo na cabeça, como o proprio reconheceu, que adorou cá estare o sporting ajudou-o muito, mas ele naquela altura queria era borga e não deu tudo o que podia dar

      • Desculpem lá, mas este mito do Pinilla tem de acabar!
        Ainda hoje estou para perceber porque é que este Postiga do Chile deixa tantas saudades, quando as únicas coisas que me lembro dele foi do hattrick em Braga, do golão contra o AZ Alkmaar na 1ªmão da meia-final e do falhanço isolado na jogada logo a seguir. Lembro-me também de ter estado para aí uns 3 ou 4 meses para marcar o primeiro golo pelo Sporting, mas está visto que mais vale cair em graça, que ser engraçado.
        Desafio-vos a pesquisarem os clubes por onde passou e os brilhantes números que este tipo apresenta.

        E sim, o Pinilla vale claramente 20 milhões de euros, mas só se quem o avaliar for o mesmo que avaliou o Pongolle por 6.5 milhoes de euros!

      • Não sei se vale 20M ou não, os jogadores valem aquilo que derem por eles, como tristemente o sabemos.

        O que sei é que tem marcado em média 10 golos por época em Itália.
        Aconselho-te a ver o valor de mercado de quem tem esse registo em Itália, talvez te surpreendas.

      • Não valia porque ninguém deu isso por ele.
        O que conta são os valores reais, como por exemplo os 6.5 pelo Pongole, os 8.8 pelo Elias, os 4M pelo Grimi, os 3M pelo Evaldo etc etc.

      • os 20 milhoes foi o que o palermo pediu por ele, depois da epoca que ele fez o ano passado e só tinha equipas tipo o milao interessado

    • VW não será nenhum génio, mas fica uns quantos furos acima da anterior referência do ataque (chamavam-lhe o “carteiro”! porque a entregar cartas é que ele brilhava, já a marcar golos…)

      E concordo que faz falta um segundo avançado, já desde que o Derlei deu de frosques. É que Liedson’s também não há aos pontapés e mesmo esse sozinho lá no meio não era assim tão eficaz.

      Mas o que mais me arrepia não são os falhanços do VW (ok, esses também me arrepiam, mas menos), mas sim o facto de, depois de gastar 40M€ a reforçar a equipa com mais de 20 jogadores, temos um único PL!!

      E não é com o Betinho ou o Rubio que lá vamos, por enquanto são só para jogar os 15 mins. finais, quando já tivermos 2 ou 3 de avanço. Precisamos urgentemente de reforçar o ataque, com qualidade, ou seja não me venham com Caicedos e Ribas e merdas dessas.

      Enfim, como já saiu o FM2013, pode ser que o GL entretanto já esteja à procura…

    • fonix, que o homem lê dois comentários e já faz deduções e generalizações. Mais vale assumires de vez as tuas opiniões sem entrar em rodriguinhos de palavras.
      Não gostas do Wolf paciência. Engole o sapo. Porque é ele que está lá.

      Mania de serem mais treinadores do que os verdadeiros.

      Quando não marca é porque é mau, quando marca é porque calhou. Não há pachorra.

    • Se falha um golo, é uma merda. Se marca, uma merda é porque o gesto técnico não foi perfeito e a culpa foi do guarda-redes. Se marca de penalty, não conta. Se falha de penalty, é uma merda, rua com ele. Se marca 25 golos, devia ter marcado 500. Se não marca 25 golos, devia ter marcado 25 golos. Se tem 50% dos golos da equipa é uma merda, se não tem 101,5% dos golos da equipa é uma merda. Dasse, és um gajo difícil de contentar. Tomáramos nós que o nosso maior problema fosse a frente de ataque.

  4. Wolfs não é mau, não é bom, é bonzinho. Somos SCP … tivemos Liedson, Jardel, Manuel Fernandes, Jordão, Yazalde, Beto Acosta … se acham que Wolfs merece destaque junto destes, eu vou só ali vomitar um pouco.
    É um ponta de lança que pode render mais mas, estar sempre à espera que os alas lhe sirvam bolas redondas é uma merda. Precisamos de alguém que, quando as alas não funcionam, quando a equipa está presa de movimentos, saque um coelho da cartola … Wolfs não é esse homem e nunca será !!

    • Pois,há vários tipos de ponta de lança,o Wolfs não tira coelhos da cartola,assim como o Inzaghi nunca tirou na vida por exemplo,mas é um jogador muito inteligente,que se movimenta bem nos espaços,quantas vezes o vemos a desmarcar se muito bem e que se o passe entra fica completamente isolado?

      • Até porque Jardel começou a facturar Só no Sporting quando conheceu o J.P … lol lol … o homem marcava golos sem ser servido por ng

      • “o homem marcava golos sem ser servido por ng”

        MEU DEUS! Este homem está possuído!

        Agora a sério, o nosso mal não é o Wolfs, pelo contrário. Como o Cherba diz, e bem, é necessário ter médios com mais faro pela baliza, isso sim. Médio-ofensivo e ala que se preze marca 8-10 golos por época desportiva.

        Ter um central para desbloquear “aqueles” jogos dá sempre jeito (os outros têm esse tipo de centrais…).

        Tem a palavra o Sr. Vercauteren, estou confiante que vamos melhorar esses aspectos.

      • Isso depende do nome e da origem, porque existem alas que marcam 9 golos só no campeonato e os Freitas Lobos do cacifo nem querem ouvir falar no jogador. Preferem os extremos de clubes grandes (como o nosso, que em regra marca mais golos por época e tem mais caudal ofensivo) que marcam trÊs golos por época.

    • Paulo,
      há um pormenor que me escapa. Então tu dizes «estar sempre à espera que os alas lhe sirvam bolas redondas é uma merda», logo depois de teres colocado o Jardel na tua galeria de ouro?

      Claro que a capacidade goleadora do Jardel não está em causa, mas dava jeito medires as ideias.

      • Quantos golos marcou Jardel sem ser servido desde a linha !??? Quantos golos de remates de longe marcou JArdel !??? Qauntos golos não foram inventados por si !?? MUITOS MUITOS … caro CHERBA … MUITOS !!
        Golos de Wolfs saidos de drible não vais ver muitos … ou nenhuns mesmo !!

      • JArdel era o ” tipo que não tinha pés e não sabia driblar e depois metia umas batatas lá dentro … saindo de dribles “.

      • Não quero com isto dizer que os golos do homem era 90% fabricados por si … obviamente que maior parte eram marcados depois de ser servido mas, resolveu muitos jogos da outra forma. De Wolfs não vejo isso … simplesmente não vejo !

    • Just for the record e para manter as coisas em perspectiva, a média de golos do Liedson na sua primeira época (19/36) foi inferior à do Wolfs. E o Liedson também marcava de penalty.

      • Liedson tem uma percentagem na marca da grande penalidade inferior a 50%…

        Pouco marcou de penalty, aliás sempre admitiu que não gostava e não sabia marcar, o erro era dos treinadores que insistiam com ele.

  5. Wolfswinkilnyvaandyngelpracarros….kell ainda não conseguiu em dezenas de jogos…. na nossa liga, ganhar uma…..ou se quiserem, meio lance em finta ou corrida de frente pro defesa…..nem com pampilhosas pá taça (minha terceira equipe do coração a seguir ao fanganheira)
    Dassssssssss !!
    Acho que todos nós vemos, já vimos resumos/compactos semanais de futebol/golos por esse mundo fora na eurosport, al-jazzera ou NeptunoTv e a percepção com que fico é que por mais que queira gostar do nosso jogador e pacientar com a evolução técnica dele não vejo ponta por onde se lhe pegue num 4-3-3.
    É corridas na diagonal, péssima condução de bola, remates quase sempre travados.
    É esforçado ?….É
    Desmarca-se bem ?…….Otimamente
    Marcou 33 golos ?….É um facto
    Um memorável á Lazio.
    Uma dúzia de penáltis.
    Bons golos na Liga Europa.
    Hat-tricans ao último classificado do grupo H da champions.
    Estes são factos consumados mas os que ficaram por consumar são mais cás mães…perdoem-me.
    A culpa não é do Wolfs, é de o terem posto sozinho lá na frente quase ano e meio a cansar a vista do adepto (e a ele) com correrias e esperar que resolva.
    Ou joga com um segundo avançado ao lado e acredito que possa melhorar alguns aspectos mas nunca como único PL.
    O facto dele não ter concorrência não o ajuda.

    SL

  6. Acho o Wolfs um bom avançado, na minha opnião melhor e mais completo que cardozo por ex.
    Falha golos, claro que sim como todos os avançados. Se tivesse um bom jogo de cabeça seria um exelente avançado, acho que essa é uma das suas principais lacunas.
    No entanto precisamos de alguem para complementar Wolfs naqueles jogos em que jogam 11 homem atras da linha da bola.
    BABA era a minha escolha sem duvida..!!!

    • Um ponta de lança que joga sozinho na frente sem um bom jogo de cabeça não é para qualquer clube. Até eu marcava mais golos que ele de certeza.
      Eu dava uma oportunidade ao Rubio. Não sei o que é que o tal betinho fez para ter mais oportunidades que o Rubio.

      • Não sei, talvez resulte do inigualável jogo de cabeça desse tal betinho, aquele que das oportunidades que teve para jogar na equipa A ainda não fez um remate à baliza adversária. Tenho muitas dúvidas que tenha tocado na bola mais de 5 vezes.

  7. Um pequeno exemplo:

    Em 5 remates, Wolfs chuta(va) á relva em 4, logo não podia ter jogado sempre como ref. atacante.
    Quero acreditar que com Vercauteren irá melhorar muita finalização e ter bastante mais companhia dos médios para então sim, usar a desmarcação (o seu forte) para abrir espaços no ataque.
    Volto a insistir que Domingos e Sá contribuíram e muito para o cansaço dos adeptos para com
    Wolvinskayzendsvinkell.

    SL

  8. Subscrevo, Cherba. Os médios do Sporting deveriam aparecer muito mais vezes em posições de finalização, como é o caso do Lucho no Porto. O isolamento do Wolfs na frente de ataque resulta deste défice de apoio ofensivo, o que faz com que na maioria das vezes receba a bola em diagonais e tenha dificuldades em a devolver pois o resto da equipa ainda se encontra distante. Mesmo a falta de presença na área aquando de cruzamentos, em que quase sempre se encontra sozinho face aos centrais adversários, me parece um dado a corrigir pelo Vercauteren. Espero que o faça pois o Wolfs, não sendo um Jardel, parece-me um avançado relativamente inteligente nas movimentações, eficaz quando bem servido e esforçado.

  9. já repararam na quantidade de golos que o elias pode marcar e não marca?!
    na quantidade de golos que marcava antes de vir para o sporting e que agora não marca já nem quero saber… mas nos que agora falha……
    a quantidade de golos que o schars pode marcar e não marca.

    Penso que a questão não é táctica, pois eles aparecem em zona de finalizar…e tentam fazer o golo, só não conseguem…. tem de se treinar a finalização meus caros…

    MELHOR: o Sporting tem de treinar tudo… e bem, muito bem

  10. vejamos, nós somos supostos ter um grande meio campo, com muita concorrência com grande qualidade, e ainda finalmente temos extremos capaz de partir as defesas. Sim. Mas então, porque é que não chegam bolas quase nenhumas ao ponta de lança?!
    O mesmo aconteceu durante anos ao Liedson, que remediava a situação indo buscar bolas ao meio campo e se preciso fosse à defesa. O Ricky não é jogador para isso, mas na realidade não tem que ser. A quantidade de bolas jogáveis que lhe chegam é miserável, e esse é o maior problema, que não podemos disfarçar apenas com mais golos do meio campo e dos extremos (apesar de também ser necessário).

    • O Liedson no Sporting nunca jogou num sistema táctico com extremos. Era o famoso losango (aka “losângulo” ou “losango invertido”, esse conceito que se ri na cara da geometria) do Engenheiro, continuado por Peseiro e PB, que colocava dois avançados que se complementavam (em teoria) na frente: foi Liedson e Lourenço no tempo do Santos; Liedson e Douala, com o Peseiro; Liedson e Derlei/Postiga/Jaló com o PB. Lembro-me na altura que toda a gente se queixava do losango e suspirava por extremos.

      • mas é isso mesmo que quero dizer – agora temos extremos, e a bola chega menos ao ponta de lança do que no tempo do losango. Como é que o culpado pode ser o ponta de lança?! O Ricky marca as mesmas que o Liedson marcava, um golo a cada 2 ou 3 chances, mas tem muito menos chances.

  11. Caros… Sou da opinião que o problema não está no ponta de lança ou nas alas ou no meio campo ou na defesa ou na baliza… O problema é que todos eles colectivamente não funcionam! É preciso que joguem como uma EQUIPA. Este é (tem sido ao longo de muitos e muitos anos… demasiados na minha opinião) o problema do nosso clube. Há que mudar de vez esta situação.

  12. O problema está no meio-campo que não funciona. Não há um único gajo com colhões que pegue na bola e a transporte para a frente e faça passes a rasgar as defesas contrárias. Talvez o Rinaudo seja o único a fazé-lo, mas de uma forma um pouco descontrolada.

    Ai, Matias, Matias ….

  13. Acabei de ler tentativas de comparação entre o Jardel e o Lobinho e até fiquei com os cabelos em pé.

    A diferença entre o Jardel e o Lobinho é que o primeiro marcava com uma frequência que nunca vi na vida, marcava quando a bola vinha redonda, quadrada, fosse de que maneira fosse, marcava de cabeça, pé direito, pé esquerdo, barriga, cu, etc. o segundo marca quando a bola bate nele e entra, ou então quando é praticamente impossível falhar, nessas situações ele marca uma em três.

    Na minha opinião este Lobinho não se pode comparar nem com Jardel, nem com Acosta, nem com Liedson…quanto às outras merdas que lá andaram nestes ultimos anos, relamente este é melhor, mas é tão fácil ser melhor do que Postiga, Djalo, Purovic, etc, etc, etc. O que quero dizer é que por se seguir a merda e ser ligeiramente melhor não faz dele um bom PL, muito menos quando comparado com os dos nossos rivais.

    Enquanto acharem que estamos bem servidos de PL acho que nunca vamos chegar a lado nenhum.

    Quanto ao GR, sem dúvida, dos melhores do mundo.

    Outra questão…estou completamente farto do Izmailov.

    SL

    • Pode-se comparar com o Liedson… tanto que se pode que tem melhores números que o Liedson..e se o Liedson não marcava de penalties, era porque não sabia marcar penalties…

      • Isso dos numeros melhores que o Liedson é pra rir não?

        O Rui Pedro marcou 3 golos na champions, tem uma média de 3 golos a cada 90 minutos, deve ser melhor que o Messi não?

        Como se pode comparar 7 épocas e meia com 1 e 1/3?
        Ganhem juizo.
        Além de que Liedson não era só golos, também trabalhava muito para a equipa.

  14. O Patricio já foi “o frangueiro”. Hoje é dos melhores do mundo.
    O Wolfswinkel é o “falha_sempre_excepto_quando_a_bola_lhe_acerta” para a maioria.
    Continuo com esperança de vir a ler comentários mais abonatórios. Quem sabe, ainda este ano.

  15. Pimba! Mais uma vez, caro Cherba, na mouche! Achar que o problema da falta de golos está no VW é, na minha opinião, uma imbecilidade…

    Qt ao RP, não tenho dúvidas que é um keeper de classe mundial. Vai continuar a dar frangos, claro que sim, mas também vai dar pontos. Fui daqueles que me opus à sua titularidade qd foi lançado pelo PB. Não percebi porque tinha que se correr o risco de ter um GR com futuro queimado pelas bancadas de Alvalade, com os erros inerentes que teriam que acontecer (e aconteceram) a um GR de 19 anos, e simultanemaente poerder ponto por culpa dele (e perdemos). Achava e continuo a achar que fazia mais sentido ter deixado o RP fazer as asneiras num outro clube, rodando o tempo que fosse necessário. Felizmente, o RP demonstrou ter uma força mental incrível não só para sobreviver à bancada de Alvalade, como para ser hoje um dos simbolos do clube.

  16. Subscrevo por completo o post do Cherba. Até digo que nós na baliza estamos duplamente bem servidos, pois o Boeck pelo que mostrou o ano passado é um excelente substituto do Patrício. Já o mesmo não se pode dizer da situação da frente onde o substituto do Wolfs não existe. Este é o principal problema. Não vou falar da qualidade do Wolfs, porque ela é evidente e os números falam por si (marcou mais na primeira época que Cardozo, Hulk e Liedson nas suas primeiras épocas em Portugal). Pergunto-me se realmente este será o sistema táctico que mais o favorece. Ele fisicamente não é o ideal para um 4-3-3. O regresso ao losango por outro lado era não aproveitar o potencial de Carrillo, Capel e Jeffren (ainda o considero nesta equação). Colocar um homem mais perto dele (Viola?) podia melhorar o seu desempenho, mas isso significava menos um homem no meio-campo, o que do ponto de vista defensivo pode não ser muito pertinente. Outra solução seria colocar um dos extremos mais próximo do ponta-de-lança. Em todo o caso, mais um avançado centro em Janeiro é uma necessidade premente.

  17. A questão a colocar não deve ser se a falta de golos está diretamente relacionada com a falta de qualidade do Lobinho, também estará, mas obviamente que o péssimo futebol que a equipa apresenta é que faz com que tenhamos poucos golos.

    Por outro lado, na minha opinião, mais do que contabilizar golos é importante perceber que qualidade um PL consegue trazer ao jogo da equipa, isto porque não estamos a falar de um Jardel que marcava 2 golos por jogo…podia não fazer mais nada. O

  18. sorry, continua.

    O Lobinho tem como principais defeitos não conseguir dar sequência a 90% das jogadas que lhe passam pelos pés, não ser capaz de dominar e segurar uma bola com um defesa a pressionar, ter um remate ridiculamente fraco o que faz com que fora da area não represente qualquer perigo, ser muito lento com a bola nos pés, se ficar isolado a 30 metros da baliza podemos esquecer porque vai ser alcançado facilmente, e ter um jogo de cabeça muito fraco. Se a tudo isto se juntar uma capacidade impressionante para falhar golos a pergunta que me vem à cabeça é o que é que vêm nele? Que qualidades encontram neste gajo.

    Realmnete tem qualidade a finalizar de primeira junto da baliza, reconheço isso, mas é muito pouco para um PL do Sporting.

    SL

  19. Desculpa lá, Marco Aurélio (vénia ao bigode) mas o que tu disseste é um chorrilho de disparates.

    Podem criticar o Wolfswinkel por não “matar” com a eficácia que gostaríamos. Isso dou de barato, apesar de não concordar. Agora dizer que ele não dá seguimento às jogadas, que não sabe segurar a bola e coisas do género é de bradar aos céus.

    É que a única coisa que eu acho que é impossível criticar o holandês é precisamente o que tu acabaste de dizer. Se calhar sou eu que ando a ver mal mas no último jogo contra o braga (o único em que a equipa jogou alguma coisa) o holandês fez um golo e deu duas assistências não aproveitadas.

    Francamente, já não percebo se :

    a) Estamos tão mal habituados a mediocridade que já não conseguimos ver um bom jogador à frente do nosso nariz

    b) Estamos tão mal habituados a mediocridade que perdemos rapidamente a paciência com qualquer jogador.

    Qualquer uma delas é grave.

      • ” Já se mudou de jogadores, de presidente e de treinadores… e que tal mudar de adeptos? Alguns seriam muito uteis do outro lado da circular…”

        concordo plenamente!!
        especialmente com alguns artistas que teem aparecido desde à uns meses (e alguns desaparecido qd chegam as vitórias) com a ladainha do tipo

        “esse gajo não vale nada, e tu que tás a dizer que não é assim tão mau deixa-me atirar uns bitaites pro ar para distrair, e tu que tás a dizer que esse gajo é o nosso salvador e dos melhores do mundo então eu é que tenho razão pq tu és um acomodado que acha que está tudo bem!!”

        ..e muito bem metido estes ultimos posts!

        o nosso maior problema está fora do Sporting, e a historia demonstra que tem havido gente do lado de dentro a zelar pela perpetuação do problema.

    • Na minha opinião não andas a ver como deve ser os jogos dele, mantenho, tem uns pés de tijolo e não consegue fazer jogo nenhum com a equipa…zero. Querem achar que temos um grande PL quando olho para os rivas e vejo Lima, Carozo e Jackson isso é com vc´s

  20. Por mim o maior erro foi mesmo na planificacao do plantel, contrata-mos um avançado que joga melhor acompanho e o sistema que jogamos é com um avançado apenas, com wolfswinkel tem que se jogar com 2 avançados mais ai temos que tirar um dos medios, e ai a coisa complica porque so temos trinco nao temos organizador, e se voltamos ao losango perde-mos nas alas, logo capel, carrilo, jeffren, nao poderao jogar, se for em losango so da com, rinaudo, scharrs, elias/adrien, prajinic/martins/izmailov, depois como encaixar labyad, capel, carrilo, jeffren?

    Quanto a qualidade ou nao de Wolfswinkel, é relativo alguns achao que tem outros que nao tem, para mim wolfswinkel tem qualidades e a prova sao os 25 golos, mais por mim nao deve ser ele a referencia do ataque do SPORTING, talvez segunda opçao, agora se mudar-mos o esquema tactico da equipa, o assunto ja é outro.

    Quanto ao RUI PATRICIO, para mim esta entre os melhores do mundo. Deu frango no passado? Deu, ja perde-mos pontos por causa dele? Sim, mais cresceu e agora faz defesas boas? Faz, ja nos deu pontos? Já entao so desejo que continui a crescer e a nos dar alegrias por muitos e longos anos.

    • Já não me recordo bem, mas no tempo do Boloni, o NIculae não chegou a jogar não como extremo, mas como avançado centro mais descaído para a esquerda? Pode ser uma solução.

  21. Não sei o que pensar do nosso Van Basten… não tem poder de choque e não me lembro de alguma vez ter ganho uma bola dividida; não é particularmente forte no jogo de cabeça; não tem um pontapé forte; não é melhor que o Postiga a segurar a bola e a fazer jogar; não é gajo para driblar um defesa, chutar e marcar; falha muitas oportunidades claras de golo que me fazem suspirar pelo Saleiro….mas depois tem uma média de golos ao nível dos melhores…
    Não sei o que pensar… mas acho que estaríamos melhor servidos com um Lima…são opiniões.

      • Não me dei sequer ao trabalho de saber esses pormenores… Mas vamos lá ver…o homem joga no Sporting….quantos penaltis deve ter tido? 2?

      • Em 14 golos no campeonato, 5 foram de penalti.
        O Mateus do Nacional, que é mais um extremo e que aqui os especialistas dizem que não vale nada, marcou 9 no campeonato, sendo um de penlti.

  22. enquanto nos limitarmos a comer pelos nomes não vamos a lado nenhum.
    Para muitos o Jeffren continua a ser o melhor extremo/avançado em Portugal e o Labyad o melhor médio ofensivo.

  23. Bem sei que o assunto já está pisado e repisado, mas é um bocadinho estranho ver o OO a jogar um jogo da champions enquanto nós agonizamos na “Oróliga”…

    Para mim é evidente que este foi afastado a pedido do Sá. Não compro a história que aqui já foi contada, mas sim os alegados desentendimentos ao intevalo do jogo no Jamor.

    Z

  24. Aos detractores do Wolfswinkel deixo aqui um cenário para pensarem:

    Imaginem que o jackson, o cardozo e o lima tivessem assinado pelo Sporting nas circunstâncias actuais, como aconteceu com o Wolfswinkel. Que jogadores seriam hoje? Eu respondo. O jackson, que hoje é o panzer seria “o tronco”. Cardozo, que é o bombardeiro seria “a estaca” e lima que é o rato seria “o flop dos 5M” ou “Pongolle 2.0”. É assim tão difícil perceber que o momento das equipas é que fazem os jogadores, sobretudo, pontas de lança que vivem do trabalho realizado pelos seus companheiros? Viram as primeiras exibições do jackson e do cardozo quando cá chegaram? Pois bem. Depois adaptaram-se e começaram a facturar. O coitado do Wolfswinkel teve que se adaptar a 3 treinadores, 3 ideias de jogo diferentes, por aí fora. E ainda assim está novamente em adaptação após 1 ano e meio de clube com a entrada do Vercauteren. E no meio desta merda toda marcar golos como ele tem marcado só indicia uma coisa: o cabrão é mesmo bom. E quando a equipa estiver a jogar maravilhas, ele vai marcar mais. Quando a equipa está na merda, ele vai marcando. Realmente o gajo é uma valente bosta.

    Se Wolfswinkel não serve para o Sporting, nenhum jogador do actual elenco serve. Nenhum. Excepto o Patrício. Postiga, que era o supra-sumo a “segurar bolas” ou a “ganhar divididas”, golos nem vê-los. Agora suspiram por ele. Foda-se e ainda li aqui alguém a suspirar pelo Saleiro! Que bela merda, o proveta! Manquem-se. Com gajos como vocês, Betinho e Rubio nunca terão hipóteses.

    • Fui eu que falei do Saleiro… utilizei a hipérbole para ajudar no raciocinio…

      Mas sim, há muitos jogos (lembro-me por exemplo do jogo contra o benfica o ano passado) em que o Saleiro não faria pior. Ainda agora no jogo com o braga, o Wolfswinkel fez uma recepção que nem o Djaló (ou eu…) conseguiria fazer pior.

      Mas sei que o VW tem essas atenuantes todas que mencionaste, e por isso deve ter o nosso apoio…por isso e por ser nosso, por ser o que temos.

      Ainda assim, expurgando o “efeito Sporting”, acho optimista compará-lo ao Cardozo ou ao Jackson… acho-o o mais do estilo e nível do Kleber.

  25. No dia em que o Kleber ou o Saleiro marcarem 25 golos numa equipa em crise, talvez seja capaz de fazer essa comparação. Atrevo-me a dizer que nem um nem outro vão marcar na carreira inteira mais golos do que o Wolfswinkel marcou só na primeira época. Nem juntos. Realmente, está aí uma comparação do caralho.

    A única diferença entre os pontas de lança dos rivais e o nosso é aquilo que disse acima. Têm uma equipa estabilizada, que sabe o que faz, cria oportunidades para eles e…têm james, aimares, gaitans que sabem o que é oferecer um golo. Nós nem temos uma equipa estabilizada, nem criamos oportunidades para ele, os 3 únicos gajos que sabem o que é fazer uma assistência, um já saíu (Matias), outro está no estaleiro (Izmailov) e o outro está irreconhecível (Schaars). E mesmo assim, vai marcando.

    O Wolfswinkel fez uma má recepção contra o braga? Olha que fixe. Também fez um golo e ofereceu outro de bandeja ao Elias. É o que dá um gajo preferir concentrar-se num pormenor de merda em vez de olhar para o impacto final que teve no jogo.

    No jogo do ano passado contra o carnide, foi ele que ganhou o penalty e converteu. Foi decisivo. Preferes concentrar-te nos golos que falhou? Estás à vontade.

    Sinceramente, estou cansado de defender o Wolfswinkel. Pensei que já tinha feito o suficiente para ser olhado, no mínimo, como um bom jogador. Infelizmente estou enganado. Acosta e Liedson tiveram de passar por muita merda até descobirmos que eram bons. Talvez seja um processo pelo qual o Wolfswinkel também tenha de passar. O que demonstra a nossa estupidez e incapacidade de reconhecer qualidade num jogador.

    • Nem mais Caro Sá,mas quando chegamos ao ponto de criticar um gajo que chega para uma equipa toda nova,pais diferente,etc,etc e marca 25 golos e agora que a equipa está de rastos é o unico que ainda marca e mesmo assim muito o criticam,já não sei que dizer…!

    • Comparar o Lobinho com o Jackson, o Cardozo, ou o Lima é pura e simplesmente não perceber patavina de futebol, é não fazer a mais pálida ideia do que é um PL. Isto para não falar de comparar com Liedson, Derlei, Jardel, Falcao, Lizandro, etc, estou apenas a falar de PL dos nossos rivais nos ultimos tempos.

      Que tem mais qualidade do que a maioria dos nossos Pl mais recentes, sem dúvida até porque eles eram maus demais, agora não chega aos calcanhares dos que o Benfas e Porto têm.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s