hoje escreves tu: Carta aberta ao próximo Presidente do Sporting Clube de Portugal

Todas as quartas (se existir material para tal), a voz dos cacifeiros salta da caixa de comenários para a primeira página, naquela que considero uma forma de enriquecer o blogue, de reforçar o Sportinguismo e de agradecer a todos os que, diariamente, ajudam a fazer do Cacifo aquilo que ele é.

Hoje, o post é assinado por Zandonaide, um dos habitués e peça chave nos encontros cacifeitos “à beira da roulotte”.

Carta aberta ao próximo Presidente do Sporting Clube de Portugal
by Zandonaide

Sr. Presidente a sua hora está obviamente a chegar. diria mesmo que é já inevitável que o seu mandato comece ainda durante o ano de 2012. Se me permite deixarei aqui alguns conselhos para memória futura.

“First things first”! Para ser Presidente é necessário ganhar eleições, coisa que a história recente do nosso clube mostra poder ser a parte mais difícil da sua empreitada.

Comece por escolher bem a sua lista. Pense duas vezes antes de aceitar um nome que tenha associado a si a fama de um “passado glorioso” no clube, o brilho falso da mediatização, ou ainda a miragem do garante de alguns votos transportados de outros actos eleitorais. Pergunte a si mesmo como vão essas pessoas enquadrar-se no seu projecto, e o que podem elas trazer ao clube. Faça uma lista para cada nome e ao verifica-la vazia de conteúdo, descarte-os. Aprenda com os erros feitos por outros no passado.

Rodeie-se de duas ou três pessoas da sua confiança pessoal e faça delas o seu núcleo duro. A sua equipa. Lembre-se que uma equipa é composta de pessoas que sabem trabalhar em conjunto. Não construa uma manta de retalhos. É esta equipa que vai definir a estratégia do clube para o futuro. Não se esqueça que é o Sr. Presidente o centro do projecto. Não receie ser visto como autoritário. Aprenda com os erros feitos por outros no passado.

Para o resto das tarefas terá que encontrar bons profissionais com as competências técnicas necessárias. Vai precisar de um excelente financeiro, um director de comunicação incansável, astuto, e inteligente. Não escolha um “boy” para esta tarefa, ela é fundamental. Aprenda com os erros feitos por outros no passado.

Lembre-se que o treinador não é parte da sua lista nem deverá ser exibido como trunfo de campanha. São vários os pilares deste argumento e o passado comprova-as. Aponto apenas um: Não queira ficar refém do seu treinador. O mesmo se aplica a jogadores. Aprenda com os erros feitos por outros no passado.

Quando chegar à fase da campanha terá que se confrontar com os seus adversários. É possível que encontre vários. Podemos tentar desde já tipifica-los: Vai aparecer um candidato da “continuidade”, um ou dois totós, e talvez um parecido consigo. Obviamente só terá que se preocupar com o candidato da continuidade que tentará o impossível argumento do “ou nós ou o caos”, e o candidato parecido consigo. Este será mais perigoso, porque não é igual a si mas quer parecer se-lo aos olhos dos sócios. É aquele que se vai apelidar de “candidato do consenso”. Aqui será a sua habilidade natural, a clareza do seu projecto e o seu amor ao clube que marcarão as diferenças. Sobretudo não tente chamar para si o rótulo de consensual. Seja forte e consenso virá dos seus eleitores.

É muitíssimo provável que venha a sofrer ataques pessoais durante a campanha. Não tenha medo de reagir e aqui e ali “pagar com a mesma moeda”. Esta postura vai ser necessária no exercício das suas funções quando se confrontar com os nossos adversários extra-muros. Comece a treina-la desde já. Aprenda com os erros feitos por outros no passado.

Por ultimo mas não menos importante em todo o processo eleitoral, certifique-se que as eleições são devidamente fiscalizadas. Não preciso de elaborar mais neste ponto. Aprenda com os erros feitos por outros no passado.

Quando ganhar as eleições não se esforce demasiado em apaziguar os sócios e tentar uni-los no seu discurso de vitória. A confiança daqueles que não votaram em si virá a obte-la por actos e não por palavras. Foque a sua energia no essencial. Não tenha medo de centralizar. Será preciso ter uma imagem forte para o exterior. Ao contrário dos seus antecessores tente ser forte para fora primeiro. Verá que o esforço de o fazer para dentro será infinitamente menor. Isto permitirá silenciar a enorme quantidade de papagaios que opinam sobre a vida do nosso clube. Verá que terão muito menos para dizer. À medida que o tempo passar e o seu mandato se fortalecer terá duas tarefas importantes: Alterar os estatutos para esbater de forma muito significativa a diferença do numero de votos por cada sócio; Extinguir o Conselho Leonino. Trata-se de um órgão desestabilizador do clube e que promove um elitismo não compatível com a realidade actual dos nossos tempos.

Na gestão do dia a dia preocupe-se com 4 pilares:

– Gestão Desportiva

– Gestão Financeira

– Comunicação

– Arbitragem

Para cada um deles tenha a sua agenda privada – aquela que discute com o seu núcleo duro e que lhe permite projectar o clube a um horizonte de 3-4 anos; e a sua agenda publica aquela que comunica ao exterior numa base regular e que é um “reflexo filtrado” da primeira.

Analisemos brevemente cado um deste pilares:

Gestão Desportiva: Vai depender muito do estado em que encontrar o clube. Mas algumas linhas são fundamentais. Tirar dividendos (desportivos e financeiros) da nossa formação. Encontrar uma equipa técnica reconhecidamente competente e gastar muito bem o dinheiro que tem disponível em aquisições, reduzindo o seu numero e aumentando a qualidade. Aprenda com os erros feitos por outros no passado.

Gestão Financeira. Aqui vai ter que ter o apoio da sua equipa de profissionais nesta área para que consiga estancar o aumento da divida e a comece a reduzir. Renegociações, fundos de jogadores, novas fontes de receita e maximização das actuais serão os chavões, mas imaginação e competência ditarão as melhores soluções. Não descarte a realização de uma verdadeira auditoria de gestão às anteriores direcções. Se as puder acusar e recuperar algum dinheiro com isso, ele será sempre benvindo. Não tenha medo da pressão dos bancos. Lembre-se: Quando se devem milhões de Euros o problema também é do banco, não é só nosso.

Comunicação. É extremamente importante. O nosso clube tem um peso quase nulo entre os fazedores de opinião desportiva em Portugal e consequentemente no estrangeiro. Isto trás.nos custos desportivos e financeiros elevadíssimos. Veja-se os valores pelos quais alguns jogadores banais dos nossos adversários têm sido vendidos e calcule-se a quota parte que a comunicação social teve no processo. Como é preciso começar por algum lado sugiro o “despedimento” de todos os nossos paineleiros em programas de TV e colunistas de jornais, e sua substituição por pessoas conhecedoras da realidade desportiva do país e que mordam os calcanhares aos comentadores rivais. Se não se lembrar de ninguém sugiro que contacte meia dúzia de cronistas da nossa blogosfera que não tenham vergonha de sair do anonimato.
A seguir passe-se à fase de influenciar o que se escreve nos jornais e diz na rádio, não dando quartel a cronistas bacocos dos nossos rivais e a jornalistas a soldo de terceiros.
O projecto de televisão pode ser interessante mas não é prioritário se a nossa comunicação funcionar bem noutros canais.

Arbitragem. Sem medo de chamar os bois pelos nomes, assuma pelo menos no seu nucleo duro que as arbitragens são influenciáveis. Estude os seus meandros de ponta-a-ponta e torne-se um mestre na matéria. Saiba quem são os observadores de árbitros com quem estes almoçam, jantam etc… Faça o mesmo com os senhores do apito. Não tenha receio de os zangar, pior não podemos ficar. Neste assunto tenha sempre presente uma máxima importante: Não use armas inferiores às dos nossos rivais. Aprenda com os erros feitos por outros no passado.

Mais há a dizer sobre estes quatro pilares, talvez numa próxima carta. Para já lembre-se apenas que “First Things First”!

Apresente e cumpra este projecto. Saiba comunica-lo bem e os poucos votos que os meus 10 anos de sócio me conferem irão direitinhos para si.

Z

Anúncios

210 thoughts on “hoje escreves tu: Carta aberta ao próximo Presidente do Sporting Clube de Portugal

    • O Lulinha está sempre do contra.

      Exigências de muitos cacifeiros:
      – dar o SCP aos sportinguistas. GL encheu o Clube de gente que não serve para nada, só para receber chorudos salarios.
      – Investir forte na equipa para obter resultados, o que traz vendas etc, criar um ciclo posit6ivo e sair da linha Soares Franco – GL gastou o que tinhamos e o que não tinhamos. Ou melhor, os mestres CF e LD, os especialistas da bola venerados por grande parte dos cacifeiros, gastaram e trouxeram cerca de 25 jogadores em ano e meio. Aliás, os especiaçlistas da bola, inclusive o lulinha diziam que tinhamos a melhor dupla de centrais, o melhor trinco, o melhor extremo, o melhor ponta, o melhor guarda-redes. Tinhamos o melhor tudo e depois é a vergonha que se vÊ e a culpa é do Presidente.

  1. apenas 2 notas:

    o novo presidente entrar em funções em 2012 é um bocadinho dificil para nao dizer impossivel.

    mesmo com as assinatiras para a tal Ag, eram 2 semanas para a marcar, depois de aprovar a ida a eleiçoes eram mais 2 meses para estas se poderem realizar,e já estariamos em fevereiro/março.

    ( como vimos nas anteriores a demissao foi em janeiro e as eleiçoes no fim de março, os estatutos têm prazos que têm de ser cumpridos.

    quanto a parte da comunicaçao, a direcção do sporting nao pdoe despedir ninguem, sao as televisoes que escolhem os comentadores.

    e se formos a ver existem alguns que ja la andam desde que existem este tipo de programas, pegando nos do sporting: o dias ferreira ja la andava no jogo falado da rtp com o seara e o guilherme aguiar e desde que existe o da sic noticias que ele esta lá., na tvi 24 o barroso esta la desde sempre.

    onde esta o roc é que aquilo mudar 2 vezes: começou com o jorge gabriel e era mesmo uma voz de adepto, depois foi o sergio godinho, e depois mudou para o roc, que ja tinha estado noutro.

    • Isso de os mandar embora é muito facil, é só o próximo presidente em alto e bom som anunciar que o Sporting não apoia o sócio ROC como comentador e nem lhe dará nenhuma informação para ser transmitida e que tudo o que ele disser é por sua conta e risco, e aconselhar os Sportinguistas a não darem tempo de antena a esse senhor, repito, não darem tempo de antena a esse senhor não é a rtp é ao ROC, vais ver que ele sai que é um instante.

      • curiosa essa “censura”

        e desde quando ele transmitiu alguma informaçao dada pelo clube, alias ele sempre disse, apos as reunioes do conselho leonino , que nao revelava o que lá foi dito e nunca o fez.

        devias dar esse recado era ao socio Eduardo Barroso, esse sim tem responsabilidades no clube e anda as 2fs a fazer birras na tv que nao sabe de nada, que ninguem lhe conta nada

      • Muito bom…
        Não se deve censurar o ROC porque dizes que não transmitiu nada!
        Mas deve-se censurar o Eb por fazer birras porque não lhe contam nada, logo não tem informações para passar para fora…

        És impagável, oh pá… PRICELESS!

      • Epá rigaboss,

        Se te sentes bem representado por esse personagem então este é o Sporting que tu mereces. A lutar para não descer e com resultados financeiros desastrosos. Ta explicado a defesa intransigente que fazes a esta geração.

        Eu não me sinto representado por quem diz que a epoca esta salva com a vitória sobre o benfica, a mim posso te adiantar que a epoca ta acabada há muito, e a partir da altura que estavamos a 6/7 pontos do primeiro ja dei ela como perdida.

        Mas para ti ainda pode ser salva com um quinto lugar não é? Queres continuar a dizer que nunca ficaste em sexto?

        Ou epoca salva para ti ja é não acontecer como o uniao de leiria? Se chegarmos ao fim do ano com plantel completo ja esta salvo?

        Com o teu tipo de exigencia ainda tens duvida porque chegamos a isto?

        Desculpem-me os cacifeiros mas é preciso paciencia para aturar isto, as vezes penso que tem de ser pagos para isto…

        As tantas se chegar a presidencia o BdC estas figuras vão lamber as botas ao BdC, com a desculpa que sempre apoiam quem é presidente, ver se lhe chove algum tacho, é o que é.

  2. Gestão não é com o Eng. Godo… é mais contas de mercearia: 20 mil para o Gordo de Sintra, 20 mil para o Manel de sarilhos, 20 mim para o Pedrinho da rádio e vamos andando nisto…

    Que orgulho é o clube ser representado por esse distinto orgão que é o conselho leonino, que no final de cada reunião chegam sempre à brilhante conclusão: eleições para quê???

    20 anos de MAMANÇO ainda não chega?? até quando?

  3. Só uma achega…

    É fundamental, como diz o Zando que o presidente seja eleito até final do ano, ou mais tardar, até o tempo suficiente para impedir a conversão das VMOC’s em acções da SAD… pagando o relativo emprestimo que as constituiu… Um presidente eleito à pressa e que não tenha alguém por trás para resolver este primeiro problema não ira adiantar de muito (isto, obviamente se a reconversão das VMOC’s implicar a perda de maioria da SAD, coisa que era garantida antes da AG anterior em que a SPM passou para a SA e que para mim hoje não é tão clara pois tenho dúvidas que isso continue a ser um problema. Se tal não implicar a perda da maioria, tanto melhor para quem vier… terá mais espaço de manobra!)

    Neste momento, só vejo dois cenários: Ou o PMAG está à espera (estupidamente) que ganhemos aos ursos no dia 10 para “ver se podemos melhorar”, e em caso de derrota convoca AGE para demitir a direcção e convocar novas eleições… o que não me parece que seja em tempo útil para tar um presidente antes de 20 de Janeiro… Ou o Godo Pequeno se demite. Obviamente, antes desta data ele não sai… pois os sus “bosses” assim não o desejam…

    A terceira via seria os sócios convocarem a AGE com a recolha dos tais 1000 votos. Cada ver verosímil esta… não acredito que os sócios assumam esse papel. Deveriam ser os primeiros na frente de batalha mas já se percebeu o conformismo da maioria deles…

    Mas uma coisa é verdade… se houver quem na “sombra” se estiver a preparar, espero que já o tenha feito… Mas sinceramente… parece-me tudo muito PARADO!

    Neste cenário, depois de 20 de Janeiro… temo o pior! Tudo é passivel de acontecer…

    • oh ricardo” nao vou voltar a comentar aqui no blog, mas como cheirou-me a sangue voltei” sampaio( nao me digas que despediste o croata careca que andou aqui a fazer o teu trabalho)

      os socios com as assinaturas nao podem convocar a g eleitoral, podem é comvocar uma ag onde será discutida e votada a hipotese de se marcar uma ag eleitoral e por muito que queiras é impossivel até pelos estatutos, que ocorram eleiçoes antes do tal dia 20 de janeiro..

      eu sei que andas ha mais de ano e meio a pedir eleiçoes( ressabiamento eleitoral e nao aceitar os resultados resultantes de uma eleiçao feita conforme os estatutos da epocae como nao ganhou quem queriamos teve que acontecer afinançoes e quem nao disser isso é lambuças e está feito com a corja) e qu por ti fazia-se eleiçoes todas as semanas, até ganhar alguem que gostasses, mas como o Sporting é um clube especial, devia-se incluir isso nos estatutos.

      PS: vá chama-me lá lambuças e corjista( tu e os teus amiguinhos contra tudo).

      PPS: nao, eu não acho que esteja tudo bem, mas acho que existe uma coisa nos estatutos que diz, mandatos de 3 anos e que é ai que se deve julgar as coisas

      PPPS: para que conste eu se tivesse votado nao teria nem votado no GL nem no Bruno Carvalho, para mim nem um nem outro tinha o projecto com melhor visao, mas feita a vontade democratica dos sociso desde o dia 26 de março de 2011 e enquanto lá estiver o GL é o meu presidente

      • Abrindo uma excepção, pois não pretendo entrar em bate-bocas, permito-me esclarecer as suas dúvidas…

        1º O unico sangue que gosto é o que vem na cabidela!;

        2º Não tenho carecas a trabalhar comigo… logo, não posso “despedi-los”;

        3º “…convoca AGE para demitir a direcção e convocar novas eleições…”
        sr. riga: Novas eleições entende-se obviamente a marcação de uma AG Eleitoral… ou seja, pasme-se… ELEIÇÕES!!! Para bom entendedor… 1º a AGE (Ass. Geral Extraordinária) depois é que é marcada a AG Eleitoral… Devia ser simples… até para sí;

        4º Os sócios com as assinaturas CONVOCAM sim AGE (Assambleia Geral EXTRAORDINÁRIA)… que foi obviemente o que escrevi e que fica claro no que escrevi… se o sr. quer distorcer o que escrevi… be my guest! Mais, fiz precisamente referência ao facto do tempo útil talvez não seja suficiente para eleger quem quer que seja… Mas isso também não leu, claro… (certamente leu na diagonal e aos soluços, de tanta “raiva” que espumava ao “ler-me”);

        5º Quanto a afinações e lambuças, é favor dirigir-se ao gabinete do sócio Lino de Castro. Disso percebe ele… E as afinações aconteceram… dito pela boca do homem. Não foi o Sampaio a inventá-las…;

        6º Sugerir que eu queria eleições todas as semanas é duma estupidez inqualificável… por isso, passo adiante;

        7º GL é o seu presidente?… Faça muito bom proveito do seu presidente… Tem certamente o presidente, a época e o sportinguezinho que merece. E naõ, não se pode queixar… Não faria sentido pô-lo em causa! Continue a papar mais disto. Gostos não se discutem…

      • Parece-me que deve ser o de fretar aviões e charters da China… só pode!
        Ou então andava de mão dada com o Zico e o BaitaAzar…
        “Projectos” (ahhh???!!! Onde???) claramente vencedores…
        O riga anda perturbado com tanta vitória e com a época gloriosa do “seu presidente” (palavras do mesmo)…

      • É verdade, oh Krpan… o chequezito que te enviei, já chegou?!
        Tava tudo ok, certo? X por cada post, como acordámos… ;)
        Abraço. :P

        PS: Só mesmo levando esta merda a rir, porque há com cada um aqui, pá…

      • Não recebi cheque nenhm seu caloteiro…

        Agora vou ver se me oriento para os lados do GL que ouvi dizer que ele paga bem… E a horas…

      • Não?! Hummm…
        Deve ser dos correios…
        Mandei em correio normal (mais baratito)…
        Então vais-te orientar com o GL?!
        Seu cata-ventos… ;)

      • Rigaboss nem vale a pena responder ao Sampaio, nem socio e portanto nas eleicoes não conta para nada.!! E engracado velo a defender o o Barroso, nos sabemos pq mas mais vale fazermo nos desentendidos pq não vale a pena contrariar os malucos.
        ele apenas aparece quando ha maus resultados, portanto vai ser normal velo todo excitado ate ao proximo jogo.
        S.L

      • manaca, eu votando teria votado no dias ferreira.

        Tinha o melhor treinador

        Tinha o melhor director desportivo( falam mal do futre, mas aquilo que tas a fazer com o indiano era o que ele falava de fazer com o chines, com uma diferença, neste momento na china levam o futebol muito mais a serio do que na india. para alem disso o Futre consegue ir bater á porta de qualquer clube, mesmos os grandes clubes e é respeitado, e tambem conhece os meandros do futebol portugues e os podres todos)

        e tambem ele tinha investidores, e eses investidores ( e outros pelo que ele disse) estariam dispostos a investir agora.

        mas o mais importante e que ninguem falou(Nem godinho, nem carvalho, nem baltazar, ninguem), iria por na ordem do dia á discussao dos socios a questao do ter o nao a maioria da SAD

      • Desconfio sempre de gajos de não seguem os conselhos que dão aos outros… Faz-se espécie!
        Que tal um e outro seguirem o conselho do Nuno… e façam de conta que não existo, hein?! Eramos todos bem mais felizes…

        Ah… sr. Nuno… maluco é quem te fez as orelhas!

      • Sampaio na net somos todos uns valentes.!!
        Mas aproveita ate ao proximo jogo/vitoria para teres as tuas habituais diarreias mentais depois estranhamente desapareces por um tempo.

        .

      • krpan, nao sou, mas já fui, e se tivesse trabalho, e condições financeiras gostava de ser socio.

        mas isso nao impede de dizer em quem votaria e justificar, sem ser apenas porque nao é da corja, nemme impede de apoiar qualquer que seja o presidente, treinador ou jogadores que pertençam ao clube, porque foi eleito democraticamente pelos socios para um mandato de 3 anos( que no nosso clube é algo dificil de cumprir e há anos que isso não acontece, porque à minima cena colocam logo tudo em causa).

        e nao interessa se as pessoas cque a acompanham sao as mesmas ou nao , prorque se fosse outro presidente qualquer que nao da “linhagem” o discurso nao seria o mesmo.

        é que voces confundem exigencia com hipocrisia e se nao ganham ontem, amanha tem de ser já despedido ou demitido. se o mourinho chega-se ao sporting com o discurso com que chegou ao porto, em que disse ” apenas iria lutar pelo titulo na proxima epoca” era despedido em 3 tempos pela bancada., que é quem acha que sabe tudo e apenas sabe mandar bitaites.(para além de acharem que sao eles que devem fazer as equipas, bem já têm ( ou acham que têm) a capacidade de despedir treinadores, queimar jogadores e mandar abaixo direcções.

      • vês, oh nuninho… o riga també não conta para nada nas eleições pq não é sócio!
        vai lá mandar-lhe as tuas postas de pescada que daqui nada levas…

      • Lá está, mas esse é um argumento usado aí pelo teu amiguinho “nuno” para “catalogar” quem não acha que estamos bem… Os “sócios” são os outros, os conformados, aqueles que acham que um lider bom para o Sporting é um arguido num processo que foi bastante lesivo para o país, aquele que nos fez perder mais de 40 M€ na construção do estádio, o que quando era dirigente era o responsável Sportinguista pelo seu acompanhamento, que sendo o mais bonito e melhor do mundo, tem erros de concepção evidentes, só para nomear algumas coisas…

      • Riga,

        Em minha opinião é perigoso pensarmos que a democracia se reduz a votarmos de x em x anos, e ficarmos de braços cruzados durante o intevalo de tempo que media as eleições. A democracia é um processo continuo, onde a exgigencia por parte de que elege e o cumprimento de programas por parte de que é eleito são verificados com muito mais frequência do que a dos actos eleitorais.

        O preço a pagar por uma “visão comodista como a que apresentas” é o que estamos a ver no nosso clube e no nosso país. Ou seja de x em x tempo mudam as moscas.

        Fui claro?

        Z

      • O conceito de democracia para esse pessoal é um pouco mais restrito, oh Z… Se calhar estamos a hipervalorizar o sentido democrático! Deve ser esse o problema de quem quer mudança! Hipervaloriza…

  4. Z,

    É isso mesmo e parece tão “simples”.

    Mas ainda falta um virólogo que meta em quarentena muita catatua, arara e papagaio dentro do Sporting !

    Esse virólogo pode bem vir a ser o próximo presidente, e os alvos de quarentena seriam muito funcionário de dentro do Sporting que anteriormente eram a alma do clube, agora são empregados “bancários” apenas e só com interesses monetários.
    É acabar de vez com muita empresa fictícia no Sporting, o verdadeiro cancro do nosso clube.

    SL

    • Ora aí está uma grande mentira. Já na altura existiam estas chatas destas vozes incómodas a chamar a atenção para a questão da sustentabilidade do Sporting. Aliás, estas “vozes incómodas” já há muito (lembro de casos de sócios no jornal do Sporting ainda em 1994) que alertam para estes assuntos “chatos” e que nos “desunem”.

      Passados 17 anos de “reinado” e após olhar retrospectivamente para os resultados obtidos pelos vários presidentes desde o Santana Lopes, há é cada vez mais pessoas que não concordam com o caminho deste projecto.

      Essa é a grande diferença.

      Sporting Sempre

  5. se calhar é + simples do k parece(dortmund/fiorentina) e assim vemos os sportinguistas por amor a camisola e os amor ao dinheiro. dps e juntar pessoas nas nas + diversas areas k o clube precisa e comecar de novo. o futebol é o canalizador de tudo no clube.

    • dortmund e fiorentina sao casos diferentes, a fiorentina refundou-se na serie c ou b(nao me recordo) e tinha um presideten que era multimilionario

      o dortmund nunca chegou a ir a falencia, andou foi uns anos no meio da tabela, mas mesmo assim tinha e tem sempre 80000 nas bancadas independentemente da classificaçao e dos resultados.

      • O Dortmund tem sempre 80 mil nas bancadas, é verdade! Mas de certeza que com uma verdadeira liderança que explicasse a situação e pedisse aos sportinguistas o seu apoio à equipa e ao clube, estes nunca iriam deixar o clube ficar mal e teríamos o estádio sempre cheio ou pelo menos muito bem composto!

        Afinal de contas, o que qualquer sportinguista quer é que aqueles indivíduos que têm a HONRA de vestir aquela camisola a saibam respeitar. Se eles derem tudo o que têm, apoio é coisa que nunca lhes irá faltar!

  6. ZEFERINO ! ZEFERINO ! ZEFERINO !

    BOAL ! BOAL ! BOAL !

    Quem não gostaria de ter um ZEFERINO ?

    Um ZEFERINO pra mim, um ZEFERINO pra ti, BOAL……….BOAL……….(vá, tudo a cantar !)

    Um ZEFERIIINO MININO PRA TOOOODOS NÓÓÓÓS, QUEM NÃO QUERIIIIA
    (all together), BOAL……BOAAAAAAAAAAAAALLLLL !!

  7. Já estou a ver o pedro Baltazar a descer ao balneário e a dar uma palestra aos nossos jogadores!!!!

    O Dias Ferreira a dizer que não viu o jogo, ao passo que o Futre conta umas anedotas parolas ao seu estilo!!

    Alguém sabe se os investidores que o Bruno Carvalho apresentou ainda estão disponíveis?????

      • Eu simpatizo com o BC. A questão é a seguinte: uma vez que o treinador dele não está disponível, ele ainda tem os investidores? não podemos esquecer que a base da candidatura dele era a apresentação concreta de investidores e a escolha de um treinador (que eu gostava de ter visto com o fato de treino do SCP) com um perfil concreto.

      • Sim, SCP…
        Tá tudo exactamente igual a um ano e oito meses!
        O Inácio tá a postos! Van basten idem, aspas…
        Os russos desertos de meter cá o papel!
        O fundo dos 50M€ a crepitar de tanto lume… e até podem ser 100M€!

        Paraste no tempo ou quê? Achas mesmo que neste tempo todo o BC não aprendeu nada, não refinou nada… ou pura e simplesmente pode até ter perdido a vontade de se candidatar?

        Oh SCP, o passar do tempo também faz mudar as ideias e as opiniões das pessoas… Aquele projecto era para ser implementado a ano e meio! ANO E MEIO! Obviamente que, a candidata-se, terá de revê-lo… e a candidatar-se, espero que reveja algumas coisas, pois deve haver outras pessoas para outros cargos. Se ele é um gajo inteligente já o terá feito…

      • Pois, mas alguém tem dúvidas que o BC se não apresentasse os investidores tinha menos votos que o Boal?

        Ele sem os investidores não se safa no actual SCP.

      • buaaaahahhahahahahahahah… O tipo nem ironias explicadas com legendas entende, oh “careca dos balcãs”…
        Que grande confusão vai nessa cabeça, oh SCP… tenta não ver as coisas muito de perto! Talvez assim vejas tudo menos pixelizado!

      • Ó inteligências…

        Acham que se houvesse eleições antecipadas o GL perdia? tÊm assim tanta certeza?
        E quem fica com a coroa na cabeça? O Baltazar?

      • Eu não acredito muito em candidaturas que aparecem em cima do acontecimento, feitas em cima do joelho.
        Normalmente são candidaturas só para mandar uma bocas e tal, aparecer na tv… veja-se o que aconteceu em carnide…
        Mas pronto, vamos ter esperança.

        Um promenor: com eleições antecipadas ganhas pelo GL ele fica mais um mandato completo, de 3 anos, e não mais um 1 ano e 6 meses ou lá o que é.

      • Até porque a situação do sporting modificou-se, e muito… O que era válido há ano e meio atrás neste momento não é… E essa questão dos investidores, por exemplo, nos mesmos moldes não sei até que ponto seria viavel, digo eu…

      • Caro Krpan,

        Vamos ser realistas,

        Acho que se o Gl não atravessar um treinador e/ou investidores consegue ganhar umas eleições no SCP?
        Para além do BC, acha que existe alguém capaz de disputar a eleição?? Sinceramente não estou a ver!!

      • Ahhhh… os investidores do pequeno godo… Já me tinha esquecido desses… Já agora: Quem são mesmo??? Ah, os que já apresentou… sei!
        SCP, tende piedade de mim…

      • Então mas vamos para eleições sem haver candidatos da oposiução à altura? Isso até é uma forma de reforçar o poder do Gl.

        OS especialistas do assunto dizem que as bases com que GL ganhou as eleições desapareceram (treinadores, demissões posteriores, etc). Agora eu pergunto às grandes inteligências no assunto, leia-se Jrpan e Sampaio, as ideias que deram a votação respectiva ao BC ainda existem?????

        É que o raciocinio tem de ser usado em relações aos dois.
        não se pode pretender defenser que a legitimidade do projecto do GL desapareceu por esses motivos e não fazer o memso quanto ao projecto de bC!!!!

        Mas pronto, tais sum idades de certo terão resposta para isso e muito mais do alto de tanta inteligência.

        Ultima coisa: Quero é que as eleições se fodam, eu quero é ganhar jogos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Uppss, outro problema do SCP: os próprios adeptos e sócios desejam a derrota do próprio clube.

      • Tal como o GL ganhou as eleições em parte graças a LD, CF e DP, também o BC teve a votação que teve graças ao treinador que apresentou e aos investidores.

      • Oh SCP mas o que é que interessa se o BdC teria ou não a mesma base de apoio (ou inferior ou superior)??? interessa é criar condições para que o Sporting volte ás vitórias (as tais que dizes que eu não quero) e principalmente aos titulos. Seja com Bruno de Carvalho ou com o Zé das Coibes…

        Achas que é com GL que voltas ás vitórias?? Depois de ano e meio de derrota atrás de derrota, falhanço atrás de falhanço (a todos os niveis), o Godinho Lopes reúne condições para continuar a ser presidente do Sporting?? Achas que depois de quase todas as promessas eleitorais por cumprir GL tem legitimidade para continuar a presidente?? Achas entao que é mais importante cumprir mandatos que cumprir a palavra???

        Eu desejo as vitórias, mas as vitórias sustentadas e baseadas em projectos e na sua concretização correcta que nos leve a titulos, não em vitórias efemeras que a nada mais nos levam que a adiar e a prolongar o nosso sofrimento enquanto Sportinguistas pela incapacidade de nos posicionarmos no topo da classificação em Portugal e na Europa…

      • 1º… De tal forma não sei se as ideias de BdC se mantêm que até referi algures que nem sabia se BdC seria candidato! Pergunta-lhe! Parece que ele até responde a alguns na sua página no FB… agora perguntas-me a mim?! Eu não sou o BdC, foda-se…
        2º… Querias candidatos antes de saber se há eleições? Sem data? Sem AGE que destitua a direcção? Sem convocação de AGEleitoral? Eu sei que te custa, mas segue o caralho duma linha lógica de raciocínio… tudo tem o seu tempo próprio.
        3º… Depois de agendar eleições… quem te disse que não aparecem outras propostas? Outras Listas?! outras caras? outros projectos melhores ou reformulados?
        4º… Acreditas mesmo que GL e BdC teriam votações tão proximas se não apresentassem os seus “trunfos”? Acreditas mesmo nisso? Apre…
        5º… Queres ganhar jogos como, caralho?! Se nem um presidente tens com eles no sitio, caralho?! Tens alguma referência no clube que dirija, que oriente, que governe?! tens o caralho!!! E ainda assim queres ganhar jogo?! Acorda caralho…

  8. Sigo o blog há muito tempo mas raramente (e por preguila confesso) me dou ao trabalho de comentar. Mas não poderia deixar este texto passar sem dar os parabéns ao autor. Está aqui dito exactamente tudo o que eu defendo que é necessário fazer-se para se recuperar o Sporting. Para o ponto essencial prende-se mesmo com a Comunicação. É ridículo a quantidade de gente a falar sobre o Sporting na comunicação social. Os paineleiros são todos péssimos. Para mim, o novo Presidente assim que assumisse o cargo, o 1º acto seria avisar que qualquer pessoa que supostamente estivesse em qualquer programa a “representar” o Sporting sem ter sido nomeado pelo clube seria imediatamente considerada persona non grata, banido do Estádio e destituído de Sócio (se o fosse). O 2º acto prendia-se com as entrevistas dadas por funcionários do Clube. Ninguém, exceptuando o Treinador, o Presidente e talvez o Director de Comunicação teriam autorização para conceder entrevistas, soundbites, o que fosse, perante a comunicação social. Quem o fizesse seria despedido com justa-causa. O Sporting tem que se blindar para poder crescer e todo este ruído não ajuda.
    Enfim, aqui fica o meu comentário e mais uma vez os meus parabéns.
    Força Sporting!

  9. Gostei!

    Será assim tão dificil um presidente passar esta mensagem “cá pra fora”!?

    Será que quando lá chegam se encontram emaranhados no meio de tanto Conselheiro, Boy e coisas que tais, que lhes turva a visão e perdem a objectividade!?

    Honestamente não percebo… E sem resultados desportivos que coincidam com discursos vagos de que “somos os melhores e temos que levantar a cabeça”, pior ainda…

    Mas que algo tem que mudar e rápido tem!! Infeliz e muito provavelmente não será antes do final de 2012!

    SL

  10. Menina CHAVES, OBRIGATÓRIO !

    1- lingerie á Sporting !
    2- tau-tau no menino “SCP” que gosta muito de beijar as redes do adversário !
    3- paciência e ombro amigo sempre presente para os adeptos mais fiéis !
    4- = 3 !

    SL “SCP”. Os teus debates com o senhor “Lulinha” e com o terceiro “nick?” formam um tridente inigualável.

    Um good hajam para vós.

  11. a fiorentina teve na serie c nao th nenhum presidente multi e o dortmund teve em falencia teve k vender o estadio e ate o bayern lhes emprestou dinheiro e algs jovens jogadores. mas o realmente interessa e o SPORTING e a soluçao nao me parece eleiçoes pk kem vier ta sempre refem da banca(nunca iremos pagar a divida) e kem arranja dinheiro(neste actual contexto economico/social) o melhor e começar de novo. gostava k houvesse outra mas acho pouco provavel k tudo o k vemos nos ultimos tempos.

  12. Zico demitiu-se de seleccionador do Iraque. Bruno de Carvalho a presidente, Zico a treinador, Luís Freitas Lobo a diretor desportivo, Farnerudor a adjunto do Paulinho, Maradona a assessor de comunicação e Godinho Lopes como piaçaba! Em frente Sporting!

  13. Z,

    Acho que não podias ter sido mais claro naquele que é claramente o caminho que o nosso clube deve trilhar.

    Se te candidatares, voto em ti! Mas como sei que isso não vai acontecer, basta-nos esperar que os conselhos sejam ouvidos, e levados a sério porque a realidade é que expressas muitas das preocupações dos Sportinguistas.

    Posto isto, que venha o futuro, porque o presente é triste

    FORÇA SPORTING

    • Leo,

      Como sempre muitas pessoas preferem ver a arvore em vez da floresta. Preferem o pintelho ao que realmente é importante.

      Para todos esses informo que este texto estáva já há mais tempo na caixa de correio do cacifo. Os viciados em pintelhices podem confirmar isso mesmo com o Cherba.

      Z

      • Tenho realmente mt pintelhos… O q é q queres? Não sou metrosexual ou lá o q é! Qt ao txt ser mt mais antigo… culpa o cherba de não colocar essa nota. Posso ser pintelhudo, mas bruxo é q não sou.

        Leo

    • Não é mentira nenhuma.Venha quem vier,e demore o que demorar,desde que tenha credibilidade no seu projeto e que passe à prática todo esse conteúdo…..
      Gl tem é que sair.Ele e respetivo staff.E em vez da banca nos controlar,nós é que a devemos controlar.

  14. “Rodeie-se de duas ou três pessoas da sua confiança pessoal e faça delas o seu núcleo duro.”

    Olha, olha… continuam os tachos prós ‘amigos’

  15. “Lembre-se que o treinador não é parte da sua lista nem deverá ser exibido como trunfo de campanha.”

    tipo BdC? tipo PB? Tipo DF? Tipo SAM?

    Tipo GL? à espera esse nc confirmou qual seria o seu treinador….

  16. As pessoas nem um Primeiro-ministro sabem eleger para o país, vão lá saber eleger um Presidente para o Sporting…. tenham juízo. Tal como em qualquer outra eleição, vai sempre existir a mãozinha que tudo decide na retaguarda. É impossível, oiçam bem, IMPOSSÍVEL, eleger outra pessoa que não a decidida pelo BES. Seja no Sporting, seja no país. São eles que comandam os média… os tempos de antena… e com isso, a opinião publica. Compram, torcem e manipulam a informação… a seu belo prazer! Podem esquecer o Sporting da utopia ” o Sporting somos nós”. Isso já lá vai… O Sporting é quem eles quiserem! Ponto final.

    Preocupem-se, isso sim, com a altura em que eles não meterem ninguém a votos e não ganharem. É sinal que terminaram o serviço deles e nada mais existe para chupar. AS VMOC’s convertem-se agora em Janeiro, não é? Após essa data é que vamos ver o que ainda valemos…

    • Até parece que estou a ver GL a zarpar rumo ao por do sol num belo paquete, depois de dia 20 de Janeiro… Com a sensação do dever cumprido!

  17. “Por ultimo mas não menos importante em todo o processo eleitoral, certifique-se que as eleições são devidamente fiscalizadas. ”

    Por exemplo, com delegados de cinco çista diferentes a controlarem-se uns aos outros! Oooopss… Tipo Março de 2011…

    • Não meu anormal… Mas se calhar, dava jeito não sermos o único clube em que o acto eleitoral não é controlado e fiscalizado pelo INE.

      AH… e também dá jeito não deixar entrar os carochos da Juve para afanarem 3 sacos cheios de votos na lista do adversário do BES….

      • Coisa q os delegados de 1) SAM 2) DF 3) PB não confirmaram… Os únicos q não eram zarolhos serviam a causa BdC… ou não. Pq nc apareceam a testemunhar o q quer fosse! Oi? td gente anormal!

      • Está bem leo… fica lá com o teu Sporting pah… isto está muita bom e para o ano é que é!!! Ahahaha que monte de merda que tu saíste… fdx… É por causa de anormais como tu que eu deixei de pagar cotas depois das eleições. Não vale a pena! Por mais informação que se ponha á vossa frente, vocês nunca vão ver a verdade… nunca vão ver o óbvio. Vocês querem é pau nas nalgas… bilhetes de borla… e 500 euritos para torrar em ganza. Vao se foder todos!!!

      • Já eu continua a pagar quotas… Esteja lá quem estiver. Enfim, deve ser por ser um monte de merda, como tu dizes… Qual é a verdade? è o q lês aqui no cacifo? OU será a dos pasquins? Se a direcção sair amanhã, nos dois próximos jogos espatámos 10 a zero… Olha, o palhaço do ROC fica logo com a temporada feita…

  18. “O projecto de televisão pode ser interessante mas não é prioritário se a nossa comunicação funcionar bem noutros canais.”

    Mauuu… Elogiar GL ñ vale!

      • Oi? quem avançou com a sua concretização e adiantou a data da sua implementação, quem foi, quem foi? Oi? Mt riso, pc sizo.

      • Leo ele não avançou nada,foi um projeto totalmente independente,sem custos de elaboração por parte do Sporting,foi apresentado ao GL,ele apenas deu o sim porque era o que o Sporting na altura precisava,e ainda precisa,e além disso é/deve ser um projeto para alem de rentável,um projeto que realçaria o Sporting no mundo.GL é o presidente atual e sim foi no mandato dele mas o projeto nada tem a ver com GL ou com o Sporting.

      • Ah… deixa-me adivinhar?! Posso?! Posso?! Posso?!
        Cá vai… o mesmo merdas que te prometeu um pavilhão novinho em folha para uma data em… pasme-se… 2013!

        Aquela bosta de presidente não tem nada na cabeça a não ser apoderar-se do “trabalho” dos outros e torná-lo seu… Já a “escolha” do Vercas foi o que foi…. o projecto da SCP-TV foi apresentado por um conjunto de pessoas que NADA tinha a ver com o pequeno calhau rolado!

        Avançou com a concretização do projecto?!?!?! hahahahaha… qual é o canal? Meo ou Zon??? Qual concretização, pá?! Não digas mentiras que alguém distraído ainda acredita!!!

        Eu já disse quando vai ser a data do arranque das emissões: É no mesmo dia da inauguração do pavilhão contiguo ao Alvaláxia, também “concretizado” pelo calhau rolado!!!

        Abram mas é a pestana porra, até dá dó tanta… inocência!

  19. ” Estude os seus meandros de ponta-a-ponta e torne-se um mestre na matéria. Saiba quem são os observadores de árbitros com quem estes almoçam, jantam etc… Faça o mesmo com os senhores do apito”

    Tipo PPC????

  20. “Neste assunto tenha sempre presente uma máxima importante: Não use armas inferiores às dos nossos rivais. ”

    Oi? Mas não somos diferentes dos outros? Vamos armar-nos em Pintainho da bosta iniciado (o júnior é o orelhas…). Ou afinal já vale ser corrupto e batoteiro para ganhar?

    • Z… aqui o santo ignorante da batota gostava de perceber q armas são essas q os nossos rivais usa e nós temos q passar a usar. O Sr. Dr. Z é capaz de ter a bondade de explicar?

      L

      • Leo,

        Se calhar se argumentasses tudo o que tens a dizer num só post a malta agradecia, é que assim parece que só sabes escrever às prestações….ainda se as tuas observações fossem coerentes, mas nem isso!

        Por esta razaão desconfio que és vermelho, ou então recebes uma transferência permanente do Mr.Magoo.

        Posto isto, sabes o caminho para o caralho ou queres que te indique?

      • O peixe-agulha vai-me responder (ou não) pq se o fizer é pq escreve às prestações…

        NOTA – eu gosto mesmo é de bater records. Embora chegar aos 500 comentários num só post? ;)

      • E vai mais um…

        “Posto isto, sabes o caminho para o caralho ou queres que te indique?”

        Já vi que és versado no assunto mas dispenso. Obrigadinho. Eu, de caralhos só conheço o meu e devo-te dizer q gosto mt dele. Dá-me mt prazer. Se tiveres uma mana boa manda cá ter que garanto que ele volta dps de aprender o caminho…

  21. Carta ao BdC … gostei Z … gostei !!
    Pensas o mesmo que eu … há já algum tempo que me revejo em muitos dos teus comentários e linha de pensamento !! Abraço

  22. É a primeira vez que aqui escrevo.
    Esta é uma das razões do estado grave em que o SCP se encontra.
    Todos acham-se com a competência de aconselhar o presidente.
    Todos têm a certeza “absoluta” de como dar a volta por cima.
    Esta carta que hoje é escrita ao “próximo presidente do SCP” é uma autentica anedota e mostra o grau de inteligencia daqueles que se acham detentores da razão e querem ser ouvidos a todo o custo.
    O nosso clube está mal e muito por culta desta direção que tinha um projecto e que agora não tem nada. Mas com certas atitudes só pioramos a situação.
    Calem-se, paguem as cotas, comprem os bilhetes para ir ao jogo e apoiem o nosso Clube.
    Assim que houve eleições, votem no que acharem melhor e ponto final.
    Não destabilizem.

  23. Grande post, Z! Muito bom, mesmo.
    Partilho totalmente daa tua visão e também eu votaria num presidente assim.

    O desespero é tal que o “basta aprender com os erros dos outros no passado”, daria que tivessemos um grande presidente! Imagine-se um presidente melhor que o JEB, FSF, ADC, Roquette, etc…

    Sonhar que o GL saia pelo seu pé daqui a alguns dias? Porque não? O sonho comanda a vida…

    SL

  24. Excelente post!
    Para mim, só falta mesmo uma referência à imperiosa necessidade de controlar o balneário e não permitir bandalheiras ou birras dos jogadores. Algo como o que o PPC estava a fazer e prática comum no clube dos corruptos há muito tempo. São uns cabrões mimados e está mais do que provado que isto só funciona se os tratarem como putos que são e com rédea muito curta!

  25. Vinha aqui “ver” se alguém estava a comentar a exibição do nosso Sporting B (com o regresso de Betinho aos golos), que tenta manter a liderança isolada na II Liga, depois da vitória do Belém no Oliveirense, mas já vi que interessa mais insultarem-se uns aos outros..

    Good luck with that bitches.

    SL

  26. A mudança continua a assustar muita gente e a criar resistência, principalmente porque uma parte dessas pessoas crê que o presidente que de momento se encontra à frente do Sporting deve cumprir um mandato até ao final, independentemente da merda que faz ou do caminho desastroso para onde arrasta o clube.

    Mas está tudo bem, porque se apoiarmos o clube e pagarmos as quotas no final da temporada vamos ser todos super felizes e os problemas acabaram como que por magia, porquê? Porque nós apoiamos.

    Se isto não é ser cego, então a ACAPO arrisca-se a ter uns novos associados dentro em breve e a grande parte vem do lado de Alvalade.

    “O pior cego é aquele que não quer ver”…

    Por esta ordem de ideias devemos sempre levar as coisas até ao final, mesmo que esse final seja o pior cenário possível.

    Mas ainda considero mais fascinante haver criticas de alguns àqueles que hoje apontam os grandes erros que estão à vista de todos que levaram o clube ao estado moribundo que se encontra… Tivessem vocês “cegos” vontade de mudarem para algo melhor e iriam conseguir compreender o porquê de muitos apontarem o dedo aos erros de gestão que são praticados quase diariamente.

    Cada vez mais me convenço que existe uma fatia grande de sportinguistas que têm o Sporting que merecem, ou seja um Sporting pequeno, tão pequeno como os piores da Europa.

    • LOL!!! Só o próximo presidente (o messias) é q pode ter td o tempo do mundo para endireitar isto!!!!

      Ó Malta das eleições e que tal Vivente Moura, hein? O gajo é bom…basta ver os resultados das ultimas olimpíadas… Melhor só mesmo o padre Milicias.

    • Aquilo que estamos a alcançar este ano, até agora, é uma vergonha incomparável com a História do Sporting. É impossível a maioria dos Sportinguistas estar contente e isso significa que esse “tempo”, ou seja a crença em que as actuais políticas estão certas e que irão produzir resultados, está quase no limite.

      Se, como em alguns anos da década de 80 e 90 conseguirmos andar pelos lugares cimeiros e conseguirmos empolgar com bom futebol – enquanto procuramos reconstruir o Nosso Clube, duvido que não exista da parte da massa associativa paciência. Se, mesmo não conseguindo resultados imediatos, existir a percepção nos sócios de que tudo está a ser feito em benefício do Clube, duvido que não exista, da parte dos sócios, o “tempo” de que falava para com a direcção. Creio que no momento em que o grande universo de Sportinguistas, e não apenas os Cinquentenários, conseguir ver mudanças de fundo, se mobilizará. Algo como:
      (a) recuperação da equipa de futebol para tornar a estrutura mais competente, profissional e exigente, ligando-a também à Academia,
      b) consolidação verdadeira das contas do Clube – começando numa verdadeira auditoria a todo o Grupo Sporting desde 1995 – para se perceber o que realmente aconteceu com este passivo galopante,
      c) potenciação da Academia e
      d) expansão do trabalho nas modalidades amadoras – estes últimos dois pontos têm aspectos positivos durante o trabalho das recentes direcções, admito;
      e) potenciar o nome Sporting, porque detesto o termo “marca”, procurando recuperar a influência do Clube em Portugal, junto das comunidades emigrantes e nos países lusófonos)

      O tempo que existe para as direcções implementarem as suas medidas depende do “tempo” que lhes quisermos dar e aí, só aí, não concordo com este fantástico post do Z. Volto a dizer o que disse no início do comentário, ninguém pode estar contente com este panorama e espanta-me o tom jocoso de “rigabosses” e “leos” como se o Clube deles não fosse o mesmo que semana após semana envergonha a História e o Prestígio desta grande instituição que é o Sporting. Pior ainda porque reduzem estes gravíssimos problemas que enfrentamos a uma luta de cadeiras e de cabeças pelo poder. O Bruno, ou outro qualquer, não são”O” futuro do Sporting, podem simplesmente fazer parte do futuro.

      Esta merda tem é de mudar e rápido.
      Vassourada já!

      Sporting Sempre!

  27. O nível a que chegou o Sporting está espelhado nos comentários do Cacifo hoje, está mesmo a bater no fundo.

    Por outro lado acabo de ler a ridícula notícia de que os anormais da Juve Leo vão fazer boicote aos jogos do Sporting como protesto pelas más exibições. O mais hilariante desta história toda é que vão abrir uma exceção no jogo com o Benfica para defender a sua honra.

    Duas questões:

    1- Que honra têm estes palhaços?
    2- Mas a Juve Leo é uma claque de apoio ao Sporting ou de combate ao Benfica? A meu ver uma tolice destas só serve para lhes dar importância.

    SL

    • Concordo plenamente com a tua primeira frase.

      Em relação ao protesto da JL…acho bem. E deviam começar precisamente esse protesto no jogo contra o benfica.

      • A JL podia fazer boicote aos jogos do Sporting, tipo… para sempre? E já agora, se o DUXXI e a Torcida também quiser seguir o mesmo caminho, por mim tudo bem.

        Claques = inutilidade. Só servem para se alimentarem a elas próprias à conta dos outros.

        Basta observar o exemplo inglês. Não existem claques e não é por isso que não existe apoio às equipas.

  28. Pingback: Anónimo

  29. Continuo a ser da opinião que quem tem ideias destas deve fazer alguma coisa pelo clube. E a verdade é que somos (mesmo) muitos com conceções de como servir o Sporting.

    Há Sportinguistas especializados em todas as áreas, uns menos dos que as pessoas que supostamente trabalham no clube, outras mais. Juntem-se. Trabalhem em prol do Sporting, criem novos caminhos a seguir, projetos, estratégias, metas e formas de as atingir. Porque não?

    É nestas alturas que devemos sair do sofá e passar ao escritório. Fazer horas extraordinárias custa menos quando é pelo Sporting! Daqui podem esperar trabalho e, em breve, ideias a sair. E sem olhares de lado ou cepticismos, quem dá o que tem a mais não é obrigado.

    Por um Sporting vencedor

  30. Sabem que eu digo a voces tudo isto é uma enorme hipocrisia a comunicaçao social e os proprios adeptos também o são é incrivel como todos e digo todos elogiam o Eric Dier , e dizem tao mal do Cedric, eu nao digo que nao seja bom mas a comunicaçao social a fazer dele a vedeta e os adeptos a irem na conversa é que é de bradar aos céus ,para terem uma ideia o Dier é o maior culpado pelo 2º golo do Moreirense ele ve o ghillas o ghillas passa por ele e ele nem se esforça em tapar o caminho mas como é o Dier ja é o melhor , se fosse o Cedric , aqui Del Rei .. .como o ano passado o melhor era o Cedric e o joao pereira é que não prestava no sporting e nao vai faltar muito para se continuarem nesta vergonhosa hipocrisia o Dier daqui um tempo nao prestar como ja nao presta o Cedric o Adrien o carriço o andre santos muitos outros.

  31. tratei-te mal ? disse alguma mentira ? gosto de futebol e limitei-me a dar a minha opinião porque se calhar vejo as coisas que tu nao ves. mas se achas que eu estou errado nem precisas dizer nem mais uma unica palavra para mim .. o clube é oteu

  32. E “prontos”, foi preciso vir um não-sportinguista explicar (ainda por cima ordeira e correctamente!) um dos males do Sporting.

    Esta merda sim, é bater no fundo! E pior, é que o gajo (o Bruno) tem razão. Toda! A comunicação social põem e dispõem das preferências clubísticas dos adeptos mais acéfalos.

    E é vê-los nos jogos seguintes a cascar nos gajos. Tiros nos pés, é o que é.

    Como se não bastasse tudo o resto para nos foder o juízo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s