Um jogo, uma imagem

rinaudo
Mereces cada minuto que envergas a braçadeira, Fito. Para mim, és tu e mais dez. E quem disser que és um anarquista táctico, pode ir apanhar na peida!

Anúncios

142 thoughts on “Um jogo, uma imagem

  1. Diria “Fito, és tu e mais nove”, sim porque não nos esqueçamos do enorme Rui Patrício que têm feito os possíveis e os impossíveis com os marmanjos que tem à frente…

  2. Querem uma explicação para o que tem acontecido futebolisticamente?

    Simples:

    Conseguem me dizer qual é o onze do benfica?

    Agora vizualizem mentalmente o onze do porto.

    E do Sporting? Não conseguem pois não?

    Pois…

    • Patricio, Wolkswinkel Capel, Rojo Insua Boulahruz são sempre titulares se tiverem em condições.

      vamos mudando o Defesa-direito, os 3 do meio-campo e o Extremo direito (embora Carillo também me pareça titular.

      O problema é mesmo o meio-campo.
      Elias, Schars, Gelson, Rianudo, Prajnic, André Martins, Adrien.
      Desses 7 jogam 3.

      Agora quais…

      • Meio-campo?!?!? Fonix! Os centrais são uma miséria!!!! Os laterias ibdem ( onde anda o Insua versão 11/12?).

        No meio-campo tens o Fito e o Capel….únicos a mexerem a peida!!

    • João, de facto aparecem muitos buracos por causa dos movimentos dele, mas parece-me que são porque vai tentar corrigir a merda dos outros (a.k.a. ELIAS, PRANJIC, e outros que tais…).

      O Rinaudo é um poço de esforço e, ao contrário de outros, já o vi andar a gatinhar literalmente atrás dos adversários para tentar recuperar a bola. Como alguém disse, tivessem todos o mesmo querer e não estávamos onde estamos…

      • Escrevi mais abaixo o que penso disso. O que eu acho é que um jogador como o Rinaudo provavelmente rende mais para a equipa a jogar mais à frente.

        Quando vejo o Rinaudo a jogar, lembro-me do Gattuso. E também me lembro que o número 6 da seleção e do Milan não era ele…era o Pirlo.

      • 100% de acordo com o João: o Rinaudo tem de jogar mais à frente e ter alguém a limpar jogo atrás dele. Não convém ser o último homem do meio campo porque na ânsia de estar em todas as bolas facilmente desequilibra a equipa. Mas nem pensar que podemos prescindir da qualidade de jogo dele! É único na entrega, tecnicamente é capaz, e fisicamente um portento. Tivesse um Elias em forma ao lado dele e a história seria muito diferente.

      • Pôr o Gattuso (internacional A por Itália, onde fez 73 jogos e foi campeão do mundo, 13 épocas no AC Milan – 2º maior clube da história, onde ganhou ganhou duas ligas dos campeões ao lado) ao lado de Douala é que é uma verdadeira asneira. E das maiores que alguma vez li.

        E estou eu a presumir que a tua comparação é porque aches que o Rinaudo melhor do que o Gattuso foi, o que, apesar de gostar do grande Rinaudo, me parece claramente falso.

        Mas a minha discussão, nem é se o Rinaudo é melhor ou pior que o Gattuso. E uma pessoa com algum grau de inteligência perceberá isso e não dirá novamente asneiras. Das maiores que alguma vez li.

      • Epá o homem disse parecido….tenham calma! O ponto é que se tens um “tanque” a fazer pressing e a recuperar e um “regista” atrás é mais facil construir jogo. Ideal será um 6 que faça ambas as coisas…mas quem não tem cão…

  3. Anarquia táctica do Rinaudo só se for por andar a correr a merda do campo todo a tapar os buracos que os outros deixam e os kms que os outros decidem não correr! Por favor, pá, isto é Rinaudo e mais 20 e tal que compõem a merda de plantel que temos! RINAUDO é rei. Não há palavras que descrevam este homem e que apanhe na peida a merda do notável que diz que o dito não tem cultura táctica, mas que depois, e tendo em conta o peso que tem no organigrama do clube, caga para o resto e não opta por dar um murro na mesa! Sportinguismos destes, puta que os pariu!

    • Diogo,

      Em nenhuma equipa de futebol que se digne de chamar equipa um jogador tem de andar a correr a merda toda do campo a tapar os buracos que os outros deixam. Se a função do Rinaudo é essa, volto a reafirmar, Rinaudo é a personificação da falta de inteligência e discernimento que é a nossa equipa.

      Se acho que Rinaudo tem de ser titular? Óbvio. A 6? Se for taticamente disciplinado, sim. Se for para andar a correr atrás de toda a gente como tu dizes, prefiro-o ter mais à frente (na posição de 8) onde possa pressionar alto e ter um jogador mais posicional e cerebral n.º 6. Qual? Só sei que não é o Gelson.

      Saudações Leoninas

      • Sim, joão, mas a ideia é mesmo essa. Podes ver a coisa de outra forma. Se o Rinaudo vê a merda que acontece ao lado dele, pode optar por uma de duas soluções. 1) Ou caga no assunto, fazendo o seu trabalho apenas, porque o dinheiro cai todos os finais de mês, ou 2) sente-se envergonhado e decide fazer o seu trabalho e o trabalho que os outros não fazem, provavelmente outros que ganham o dobro dele! Isto é carácter e atitute. Isto é esforço, dedicação e devoção. A glória é uma safada que depende dos outros animais todos que compõem a equipa!

      • Ora, se a equipa é uma merda, cheia de buracos, e se o 1) é cultura táctica e o 2) é anarquia táctica, então mil vezes o 2) do Rinaudo. É que nem pestanejo!

      • Concordo contigo parcialmente. A dinâmica de uma equipa de futebol vive da ação dos seus jogadores e da reação destes ao que os colegas e adversários fazem.

        Podes sempre argumentar que sempre que o Rinaudo desequilibra a equipa é resultado de uma reação à falta de esforço e competência técnico-tática dos colegas, ou seja, para compensar outros desequilíbrios causados pelos colegas e adversários.

        Se isso acontece muitas vezes, também não deixa de ser verdade que o Rinaudo cria desequilíbrios táticos inutilmente. E a minha opinião é que ocorre mais vezes do que deveria acontecer (por exemplo, há pouco ganhei coragem e vi o resumo do jogo de ontem e há pelo menos um lance onde isso é claro. remate do Cardozo perto dos 40 mins).

        Volto a afirmar. Rinaudo tem de ter alguém ao lado que seja taticamente mais forte e permita que ele ocupe posições mais avançadas. E a titular claramente.

  4. Passei o dia a saltitar entre as páginas online do rascord e dabola esperando pela noticia da demissão de godinho.Nada…

    Estamos no nosso momento negro. Depois de J.Gonçalves e de JEB, ninguem esperaria que tal acontecesse, mas a realidade é esta.
    Ouvir este homem dizer ontem que está a trabalhar para o futuro e sustentabilidade do Sporting, ou ouvir Abrantes dizer que o 1º deve terminar o mandato, são afirmações tão absurdas no actual contexto que me fazem perguntar qual o propósito destes indivíduos para o Sporting. Acreditem, isto é bater no fundo.
    Resta apenas saber se estamos no fim do “buraco” ou a meio da descida.

  5. É muito simples: é deixar Rinaudo, Capel (só não dá o que não pode), VW, Insua (quem disser que continua o processo de grimização, só pode ser doente… nem no seu pior jogo o Insua é descartável) e São Patrício. O resto é vender em Janeiro, juntar juniores, iniciados e, se necessário, infantis, e fazer um resto de campeonato digno. Pior não fazem, vos garanto!
    Elias, a andar ontem, já!
    Rojo, de volta para a Sibéria!
    … e estes são aqueles mais escabrosos!
    Cédric e Adrien, é metê-los a fazer piscinas, até jogarem o que jogaram na final da taça, que pareciam uns cães com sarna e raiva, os cabrões!

    • Rui Patricio, Rinaudo e Izmailov estes 3 são intocáveis. Estão num patamar acima dos outros todos, numa segunda linha temos Capel, Carrillo e Insua sendo que em forma são claramente intocáveis no 11, o problema é que não conseguem manter a qualidade de jogo que os 3 primeiros porque nem sempre jogam bem essa é a verdade. Depois há ali juventude que tinha que passar pelo devido processo de aprendizagem e encontrar um clube estável para se poderem mais tarde afirmar-se como o Viola ou o Labyad.

      Quanto ao Wolfswinkel não o acho péssimo mas o chavalo da música tem mais do que razão “o Wolfswinkel sozinho lá na frente não mete medo a ningúem”. É ver a equipa a mandar chutões para o Ricky saltar e perder a dividida e mesmo quando a ganha a bola acaba por ir em direcção a um adversário o que é normal visto que ele está lá sozinho sem ninguém para o apoiar.

      Vercauteren abre mas é os olhos e põe o Wolfswinkel e Betinho juntos na equipa e pára de meter o Viola no meio.

      • O Wolfs nao e’ um super matador, mas e’ um bom avancado e tem feito bastante tendo em conta o que esta equipa treina (ou nao)

        O Izma acho que nao vale a pena insistirmos mais nesta novela das lesoes… nao podemos contar com ele… e’ pena, mas essa e’ a realidade.

        Relativamente aos outros nomes e’ sempre facil dizer que sao melhores mas quando sao chamados e’ o que se ve…

        Falta ali muita preparacao fisica e motivacao, pois claramente os jogadores que se sabem auto motivar e treinam adequadamente conseguem sempre distinguir se dos que apenas fazem o que lhes mandam….

        A sensacao que me da’ e’ que a equipa nao trabalha seriamente com dedicacao nos treinos … e vamos la ver… ja estao no terceiro treinador em apenas 5 meses…

        Se tivesses 3 patroes diferentes em 5 meses, que identidade de trabalho e’ que vais seguir? Que consistencia? Vamos assim… olha nao, agora assado, olha nao, outra vez agora doutra maneira…

        Toda a gente ali na equipa questiona o rumo… mesmo tentando ser serio ninguem ali sente que existe uma estrategia, nem um onze base, como se justifica que o Carrico nao jogue faz 3??? 3 meses???

        Desculpem mas o Carrico e’ assim tao mau? E’ um jogador que foi capitao, sempre deu o seu melhor em campo, defendeu o clube, deu o peito ‘as balas, jogou a central, a lateral, a trinco, como se explica que nao jogue faz 3 meses?

        Estou farto deste laboratorio que e’ o Sporting hoje em dia…

        O treinador nao conhece os jogadores – obviamente – mas pior ainda e’ que nao parece existir ninguem que lhe explique e lhe mostre as estatisticas de utilizacao dos jogadores nas epocas anteriores… que lhe diga, olha, o Carrico foi dos jogadores mais utilizados naquelas epocas em que o Sporting metia respeito… sabes, as epocas em que nao estavamos a 2 pontos da despromocao!

  6. E andaram esses merdas a escolher 5… sim… CINCO! capitães!!!
    Basta dois olhos na cara para perceber quem tem estatuto nato…

    Fito is everywere…

    Tudo se aprende, menos o caracter

  7. Caro Cherba, apesar de não mandar ninguém levar na peida (a estima que tenho pelo nosso Manel não deixa), subscrevo sem reserva o q escreveste, o Fito é um jogador ENORME que dura os 90 minutos e deixa tudo em campo. Além de ele só o Rui, o Ricky, o Schaars e o mal amado Gelson é que têm estaleca para aguentar a totalidade da partida, os outros duram 60 minutos e depois andam a arrastar-se pelo campo. Se a culpa é deles ou da equipa técnica (preparadores fisícos), não sei, mas com as condições de trabalho que têm e a guita que recebem ao fim do mês temos que exigir muito mais ! Essa gentalha que a seguir ao reinicío da partida já não pode com as botas tem de começar a comer sopinhas de cavalo cansado logo pela manhã, ou então ir jogar para o caralho que os foda . O Capel fez uma 1ª parte de alto nível e desapareceu com ordem desse talento virtuoso do nosso treinador em toda a 2ª metade do jogo, o Carrillo que nem para a liga europa jogou acabou ainda pior, o tal 16 que o substituiu não dá uma para a caixa, parecemos uma equipa de amadores que só treina 2 vezes por semana e se junta ao fim de semana para uma partidinha de bola . Das duas uma… ou todas as equipas contra quem temos jogado dão no doping ou nós somos mesmo os fracos da piça, é que em todos os jogos temos claudicado no aspecto fisíco, não foi só agora contra os insébios.

  8. Algum tempo atrás escrevi aqui que era um “crime” o que estavam a fazer com o Rinaudo.
    Subscrevo inteiramente as palavras do Cherba .
    Espero que Manuel Fernandes se retrate das inoportunas palavras que proferiu sobre Rinaudo e que o atiraram, pasme-se, para a bancada e de uma vez por todos que os chamados notáveis LUTEM PELO SPORTING E NÃO CONTRA O SPORTING.

    UM NOVO JOÃO ROCHA ……………..PRECISA-SE

    • Cherba uma pergunta,porque desapareceu o meu comentário ao post?!
      Por mim é Rinaudo,Patrício e mais 9.agora só d pensar no que o Manuel Fernandes disse,que não sei se teve influência ou não,o Fito de titular passou para a bancada.e tou me a cagar se o homem é um génio da tatica ou não,o homem tem tudo o que é preciso,o verdadeiro capitão!só de pensar que por vezes jogou o Gelson e o Fito não,até me dá arrepios…
      SL

  9. Meus caros,

    Este movimento levanta muitas dúvidas à minha pessoa. ehehe

    razões:

    “A subscrição ao requerimento apresentado implica automaticamente a subscrição ao Manifesto Dar Rumo ao Sporting (ler AQUI).”

    “Como assinar
    Há três formas de subscrever ao Dar Rumo ao Sporting:
    1. Enviando a documentação necessária pelo correio, para o Apartado 1355, 9501-901 Ponta Delgada”

    Ponta Delgada? foda-se… e Viseu??!!!???

    Esta da subscrição faz lembrar os contratos pré-elaborados dos bancos? será obra do bcp? do Bpi??

    • Foda-se, nem tenho palavras… Tamanha é a ESTUPIDEZ… Queres que eu te diga o porquê de ser para Ponta Delgada??

      Porque teve que ser um sócio dos açores e um que vive e trabalha na Bélgica (que veio para Lisboa propositadamente para esta recolha de assinaturas do jogo contra o Carnide, concerteza com um grande sacrificio pessoal e profissional) a terem os colhões que nós que estamos a 3 passos do estádio não tivemos para tirar esta corja… É preciso explicar mais??

      • É realmente incrível o elevado grau de idiotice que por aqui vai. Também vindo de uma pessoa que teve medo do dinheiro russo e se acreditou nos sem milhões do pequeno Godas não se pode exigir muito. Acrescento ainda que este senhor idolatra jogadores como Peixoto e Vandinho. Posto isto, rio-me.

      • Também já pensei nisso mas depois rendo-me ás evidências e acredito que esta personagem é real porque se não houvessem gajos assim o Godas não estava lá. Eles existem.

      • Há meses que digo que este SCP que saltita por aqui é lampião.
        Mas a malta por aqui esquece-se disso.
        Que não percebe nada de futebol é mais claro para todos.

        Mas que dá para soltar umas belas gargalhadas com os seus comentários, ai isso dá!

        SL

  10. Não se pode apontar falta de empenho, dá tudo o que tem!
    Mas é verdade que é um anarquista táctico, joga muito em antecipação em zonas fora da sua, mas quando não consegue antecipar-se fica uma clareira nas suas costas e não tem velocidade para recuperar. Não há grandes problemas quando a equipa está posicionada, mas em contra-ataque não dá estabilidade à zona deixando a defesa muito exposta.
    Desde os mal amados Miguel Veloso e Custódio que a equipa não tem estabilidade defensiva, e os resultados de lá para cá, estão à vista de todos! Não é preciso correr muito, é preciso correr bem.

  11. Meus caros, o Sporting não vai acabar. E sabem porquê? Porque os bancos não o podem permitir. Porque se este Sporting acabasse um outro Sporting se levantaria e eles nunca mais viam a cor do dinheiro…

    O que o Sporting precisa é…de um plano de austeridade!!! Sim, leram bem… Mas um plano bem explicado aos sportinguistas! Temos que redefinir os nossos objectivos nos próximos anos, gastar menos dinheiro e pagar as dívidas. Quando tudo estiver regularizado então aí sim, poderemos aspirar a títulos. E quanto mais cedo começarmos este processo, melhor será! Aproxima-se a entrada em vigor de uma regra que apesar de prejudicar os clubes portugueses na Europa, vai permitir que não nos afastemos muito dos nossos rivais

    A solução vai passar por contratar barato os melhores jogadores de equipas pequenas do nosso campeonato, juntar-lhes os melhores jovens da nossa formação e, se a situação o permitir, contratar um ou dois jogadores de valor inquestionável. Será também importante a contratação de um treinador competente.

    Vou sugerir já um bom jogador que está em final de contrato e que se chama Roberge!!

  12. Vou deixar de assistir a jogos do Sporting. Está decidido! Ontem depois da derrota, sonhei (ou melhor, tive um pesadelo) que encontrei o Jorge Jesus no autocarro, o gajo sentou-se ao meu lado no banco e começou a explicar que até tinha pena, que o Sporting, não jogava nada, etc. Até o JJ estava pesaroso com o estado do Sporting…
    Isto é verídico. Perder com o Benfica dá-me pesadelos. Daasss

  13. É com muita mágoa e revolta que digo isto, mas neste momento quero que o Sporting perca com o Nacional para ver se o Godinho se demite. Ano novo vida nova. Esta corja tem de ser toda corrida.

  14. Quando ouço FITO RINAUDO a dizer na “flash” que todos têm que fazer uma auto-crítica, ELE incluído, e tentando “ler-LHE” a afirmação, presumo que ele até sente que enfraquece as transições defensivas, e talvez imagine que tenha que jogar mais estático, isto porque FITO RINAUDO quer é levar um GRANDE CLUBE prá frente, quer no fundo CONTAGIAR os colegas, IMAGINA que lhe façam as compensações, NÃO IMAGINA que não consigam fazer 4 passes seguidos.
    Por ex., Elias no derby não era um 6, não era um 8, era um puto que se tava a mijar nas calças, á espera de ir á enfermaria porque lhe estava a nascer o dente do siso…….
    FITO SENTE QUE ESTÁ NUM GRANDE CLUBE e até admito que saiba mais a dormir que muitos treinadores acordados.
    Pressiona alto para ganhar bolas que são constantemente perdidas em colegas displicentes no carrossel de passes, desgastando-o ao máximo este Sporting, com o meio campo sem rotinas, com soft-pussies, e centrais sem atitude competitiva, isto para quem dá tudo e espera que os outros dêem pelo menos metade deve doer…..doer muito, a ponto de ele se calhar até pensar que tem que mudar o seu jogo, ELE que SENTE responsabilidade pela ligação defesa/ataque e vice-versa.
    Muitas vezes FITO aparecía no ataque a criar tabelas e ganhar espaços na melhor fase de Domingos.
    É um jogador que joga em alta rotação e arrisca passes, e nunca á toa a meu ver, mesmo a rematar, é imprevisível mas também prático.
    Que comete erros ? É normal……..e que os continues a cometer FITO porque TU és a essência do jogo e um jogo sem erros não existe….especialmente quando se tem que jogar em equipa.
    Quem erra é quem arrisca !
    E quem arrisca …….. !
    NUNCA DUVIDES DE TI CAPITÃO !

    SL

  15. Para mim é indiscutível que há (muito) poucos com a entrega deste gajo durante os jogos. Estivessem os restantes a metade do nível dele e a época não seria certamente tão vergonhosa. Mas ele deve ter sido vitima de um mau olhado que contagia as equipas por onde passa. Relembro a descida de divisão do Gimnasia y Esgrima La Plata. Cada vez me convenço mais de que não augura nada de bom para os nossos lados…

    • Epa, por amor da santa! E eu nem sou religioso….

      Querem ver agora que o problema do Sporting é algum tipo de bruxedo ?
      Haja noção das coisas!

      O problema do Sporting é incompetência directiva que arrasta tudo o resto para a lama! E também a passividade dos sócios.
      Vamos lá a acordar!

      • Estar a falar sobre a incompetência dos dirigentes é “chover no molhado”. Mas a meu ver é uma questão que até pode não ser a explicação principal para o mau desempenho desportivo. Claro que os erros de casting RSP e a meu ver do Frankie, exercem uma influência significativa sobre a prestação da equipa na presente temporada em qualquer das competições disputadas.
        O ponto onde quero chegar com o “mau olhado” não é de existir qualquer tipo de “bruxedo”. É a questão mental com que os jogadores abordam a realidade. Há jogadores (assim como o há noutros ramos profissionais mas especialmente na alta competição) que por muito que se esforcem, obtêm sistematicamente resultados negativos simplesmente porque têm obstáculos psicológicos que não permitem fugir à espiral negativa de maus desempenhos. Muito me convenço que à margem dos problemas na cúpula dirigente, há problemas psicológicos sérios naquele balneário que não estão a ser (devidamente) trabalhados. Se é razoável imaginar que neste momento, qualquer jogador do plantel esteja desesperadamente à procura duma saída para outro clube, então seria de esperar outra postura nos jogos das competições europeias ou contra benfica e porto. E isso não se observou em qualquer dos jogos disputados.
        Particularizando, posso imaginar que o Rinaudo está a rever o filme da época de despedida do Gimnasia e a lutar contra o “fantasma” da despromoção…

      • Há problemas profundos , tanto psicológicos como físicos(pré-época ridícula)!
        Não nos esqueçamos que temos um plantel muito jovem, faltam uma grande referência na nossa equipa!
        Não há margem erro, os jogadores novos(jovens) que chegaram ,devido há situação actual que o clube atravessa, estão proibidos de errar!
        Digam-me , o hulk só começou a dar mais nas vistas na 3º temporada ao serviço dos corruptos, esta-se a passar o mesmo com james .Quando chegaram, tinham a planteis equilibrados e coesos, e estabilidade directiva, progrediram com estabilidade,e sem pressão!
        Percebem o que quero dizer?
        Isto é o efeito dominó!
        Foram contratados atletas de qualidade ,não todos,mas alguns, e com boa margem de progressão.
        Falta é estabilidade para essa tal progressão,e coesão do plantel, se a própria direcção não transmite estabilidade, como é que teremos essa mesma dentro das 4 linhas?
        Assim claro, é todo rotulado de perneta , pois tudo é colocado no mesmo saco!

        PS:GODINHO PRO CARALHO

      • Sim pah! Os treinadores que sairam do braga para um grande foram campeões, menos no Sporting, essa também conta?
        Não arranjemos desculpas a quem gere o Sporting como se fosse uma mercearia.

  16. rinaudo no benfica ou no porto era suplente. não confundam jogar com garra e ser bom jogador. cada vez mais sinto que o cherba é roquetista, percebe mais de golfe do que futebol.

  17. O Fito que diga aos outros pa tirarem os dedos do cu e comecem a jogar a bola caralho!!! Ja tou fartos de declaracoes em que dizem sempre a mesma merda, que dizem que teem que fazer mais e melhor. Claro que teem que fazer mais, muito mais caralho, supostamente sao jogadores profissionais!!! Nao sou jogador profissional mas ainda adoro jogar futebol, e se tivesse a nossa camisola vestida era correr ate morrer caralho. Puta que pariu o GL, quando finalmente se for que leve toda a merda que esse FDP do Freitas mais uma vez nos intrujou!!!

  18. Ducher, Paulo Bento, Paulo Assunção ou Fernando, qualquer deles vale ou valia dois Rinaudos. Atitude é importante mas serve de pouco sem inteligência, e o Rinaudo com certas faltas que faz mostra-a pouco. Raro é o jogo em que não vê cartão, condicionando-se e à equipa.

      • Não me parece que fosse assim. Um exemplo duma falta estúpida é o penalty que cometeu contra o Videoton, em que foi poupado à expulsão. Muitas das faltas que faz são de último recurso, de carrinho, quando um bom trinco sabe posicionar-se e antecipar-se. Os que referi acima faziam isso e por vezes não se dava por eles em campo.

        Não estou a dizer que não gosto dele, mas percebo porque é que o Gelson foi contratado embora não jogue nem metade. O Rinaudo joga numa posição em que não se pode desposicionar, e em que deve também tomar as decisões de ataque. Ele não faz nem uma nem outra coisa

      • O penalti do videoton foi um lance mesmo em cima, que ele pôs a mão, é certo, mas aceito o que ele fez, não acho “estupido” nem nada que se pareça…

        É como o penalti do boula no jogo com o carnide, ele fez o que tinha que fazer, com a cabeça não chegava, usou a mão, pelo menos deu uma possibilidade ao Patricio para defender o penalti… O pessoal fala porque ouviram comentários na CS…

  19. nos meus curtos 23 anos, o Rinaudo é simplesmente o jogador que mais orgulho tenho em ver a vestir a nossa camisola, porque encarna exactamente o espírito que eu teria se tivesse a oportunidade de jogar no meu Sporting! É um leão, um jogador à antiga, um lutador, um romântico, um apaixonado, um lírico que sente o símbolo que enverga no peito junto ao coração, que busca a fé e força dos verdadeiros adeptos e faz dessa força o objetivo em jogar no Sporting Clube de Portugal. Ele e o João Benedito são os genuínos embaixadores do Sporting, um exemplo para os jogadores da formação, seja em futebol, futsal, ping pong, atletismo, bilhar, até para os funcionários.

  20. Rinaudo vs. Elias: Duas formas de estar no futebol. Um é Deus, o outro um filho de uma ganda puta

    Trata-se de dois jogadores de grande qualidade, aproximadamente da mesma idade, ambos internacionais e, curiosamente, ambos capitães do Sporting. E representam duas formas de encarar o futebol.

    Dei uma vista de olhos pelo passado de cada um e percebi logo o “filme” todo. Há dois episódios que marcaram a carreira de cada um. No caso do Fito, as duas lesões consecutivas no joelho que colocou em risco o seu futuro neste desporto quando ainda era um jovem no início de carreira. No caso do Elias, a altura em que andou desempregado no regresso a São Paulo. É importante perceber as reacções de cada um a estes momentos difíceis para concluir sobre o seu carácter e personalidade. Pois bem, Rinaudo ponderou abandonar o desporto mas lutou, arregaçou as mangas, cerrou os dentes e acabou por ser jogador profissional do Gimnasia de La Plata. Elias, sem emprego em São Paulo, entrou em depressão e acabou por jogar no São Paulo através de amigos e empresários que o colocaram no clube e a sua carreira começou a subir a partir daí.

    E o que vemos hoje em campo? O reflexo de duas realidades distintas. Chegaram na mesma época, assumiram-se como líderes (sem braçadeira, na altura) e vemos o argentino, porventura mais limitado tactica e tecnicamente do que o brasileiro (eu não concordo, mas aceito essa opinião) a assumir o jogo de forma corajosa enquanto o Elias arrasta-se em campo, falha golos incríveis (já me passou pela cabeça ser de forma propositada) e joga de uma forma displicente. Isto é o reflexo da forma como foram educados e da forma como encaram as dificuldades. Coragem vs. Conformismo.

    Nada tenho contra o Elias. Aliás,à muito tempo que não via em Alvalade um médio tão completo como ele. Sempre achei e continuo a achar que tem mais do que qualidade para jogar no Sporting. Falta-lhe o essencial. Sentir a camisola, dar tudo em campo, dar a vida pelo clube, se necessário. Mas não. Optou pela saída mais fácil. Cumprir calendário até Janeiro e sair, pela porta pequena. Interessa-lhe ter sido o jogador mais caro da nossa história? Nem um pouco. À primeira dificuldade usa as amizades que tem com os empresários e agentes para procurar outro clube. A última vez que o ouvi falar abriu a porta da saída. Já era assim no Brasil. Em sentido inverso, Rinaudo assume-se, sente o clube, dá tudo em campo em prol do Sporting. Creio que a principal clivagem no balneário estará aqui. Normalmente, um brasileiro e um argentino não costumam dar-se bem. E o Rinaudo deve ficar fodido por ter de andar a tapar buracos de um zuca de merda que descansa mais do que ele, ganha mais do que ele e que corre muito menos do que ele. Eu, no seu lugar ficaria.

    • nem mais!

      Esse elias que se ponha nas putas e já vai tarde.

      Esse cabrão irrita-me profundamente, O jogador com um enorme potencial, que anda a gozar connosco desde o inicio da época. Filho de uma ganda puta!!!

  21. Já por aqui falaram da descida de divisão do anterior clube do Rinaudo. De facto, ele é homem para não ter medo de chorar em frente às câmaras.

  22. TIRO UMA CONCLUSAO DE TUDO ISTO!!de vale e azevedos dos posrting nao nos safamos!!!o orelhas diz que temos la um,outros dizem que o prox presidente é outro do msm quilate!!!ai o meu sporting…

  23. Off-topic –> http://www.publico.pt/desporto/noticia/dividas-dos-tres-grandes-aos-bancos-ja-superaram-os-400-milhoes-de-euros-1577082

    «”Quem é adepto do Sporting devia estar muito preocupado, porque o clube está a caminhar para o abismo”». Atenção, é só os adeptos. Os outros podem continuar a estar contentinhos e a defender a estabilidade.

    «Mas esse não é o único dado alarmante em Alvalade, onde, aponta António Samagaio, “o principal activo da SAD é uma dívida a receber do próprio clube, que levanta dúvidas ao revisor de contas”.». Sem comentários…

    • Continuo a dizer, quando todos pensam que chegámos ao abismo, e por muito que me custe, que isto ainda vai dar muita merda.

      Estas “pontas soltas” que começam a aparecer (Livro Branco, activo principal da SAD é chupar dinheiro ao Nosso Clube, património não-desportivo e as negociatas, as milhentas empresas do Grupo Sporting, as derrapagens orçamentais no estádio e academia, as comissões por compra e venda de jogadores, etc) são assuntos maçadores e, aparentemente, pouco relacionados com a equipa sénior de futebol mas a situação não poderia ser mais ao contrário.

      É a situação criada pelo Projecto Roquette que nos tem impedido objectivamente de nos concentrarmos naquilo que a todos nós nos interessa: a actividade desportiva, e em particular, o futebol.

      Neste momento, com o agravar da situação – visível aos olhos de TODOS. Duvido seriamente do amor pelo Sporting de quem renega a olhar de frente para os enormes desafios e problemas que temos pela frente, como se o futuro do Sporting não estivesse já ferido de morte e seriamente ameaçado e nos pudéssemos deter em considerações e em exercícios de futurologia barata (como por exemplo, pessoa A ou B faria muito pior, pessoa C ou D é o Vale e Azevedo do Sporting.

      À saída do jogo de 2ª passou por mim pessoal das claques em grande velocidade e perguntaram a mim e ao meu grupo quantos éramos. Pensei cá para mim que achava fantástico o pessoal estar a mexer-se para, pelo menos, a seguir a uma vergonha inqualificável como foi o jogo de 2a feira, apertar os dirigentes e mostrar-lhes que as coisas vão mudar, mas não…….. era para roubar cachecois a lampiões…. ora foda-se. Eu já não tenho idade para essas merdas mas eles lá conseguiram…..a um miúdo de 12 ou 13 anos que chorava baba e ranho…. porque a culpa desta merda toda deve ser dele. Podridão de cima a baixo!

      E “just for the record”, sou grande defensor das claques, já fui da JL, já fui a muitos sítios em Portugal e alguns no estrangeiro e mesmo este ano já fui ver alguns jogos fora para a molhada.

      Sporting Sempre

  24. O Rinaudo é tudo.

    As falhas que comete são fruto da merda de jogadores que tem ao seu lado, vendo-se obrigado a sair do lugar e ir tapar os buracos dos outros, sobretudo dos laterais.

    Seja como for, sou da opinião que deveriamos exprimentar o homem numa posição um pouco mais adiantada, onde conseguisse pressionar os adversários na sua fase de construção. Por exemplo, jogaria com o carriço a “6” e o Rinaudo no lugar “8”.

    O Rinaudo é o meu Sporting.

  25. O Rinaudo precisa de evoluir? Para que está lá o Oceano? E o Vidigal não anda por lá também?
    Quem não percebe que o Sporting neste momento é Patrício, Rinaudo e mais 9 pode perceber muito de futebol mas não é sportinguista. Temos é que limpar a casa das prima-donas e jogar com quem quer estar no clube para suar e ganhar.

      • Comentário injusto. O Vidigal é o típico jogador desprezado em Portugal por não ser tecnicamente evoluído mas que é essencial no futebol moderno. Um trinco que não inventa, que arruma constantemente a casa e liberta o resto do meio-campo para criar jogo. Não por acaso, foi o único campeão que o Schmeichel quis mais tarde levar para Inglaterra…

      • Isto é mesmo a mentalidade sportinguista. Foi campeão pelo clube, 15 vezes internacional A, jogou em Itália em 3 clubes, mas era uma merda. Os bons são os dos outros clubes.

      • Ao menos esse pecou pela condição fisica e saiu por isso mesmo,o que irá acontecer ao Izma muito em breve,a sua jogabilidade nunca vai merecer contestação,agora o Vidigal sempre foi considerado de cepo,era o elo mais fraco dessa equipa,era um Carriço.Pois o Duscher saiu…..e saiu mais uns quantos…

      • Pecou por não jogar um caralho na maior parte das vezes. Eu também acho que tecnicamente o Vidigal era um cepo. Aliás, estava para lá de cepo, mas de um trinco eu não espero passes de letra. Espero força, resistência, colocação e cacetada de meia-noite. Em suma, que tape os caminhos ao adversário para a defesa. E o Vidigal fazia isso. E bem. Muito bem.

      • Hugo o Vidigal era um cepo,a técnica na posição de trinco nada tem a ver com driblar ou toques de classe,tem a ver com imaginação e inteligencia,tem que se ter caixa a defender e atacar e saber diferenciar isso mesmo,trincos como Gelson,Vidigal,Carriço já não se usam no futebol moderno,o nº 8 tem os dias contados.

      • Se há gajo a quem eu gosto de responder aqui é a ti. Dá para falar de futebol jogado (sem godinhices e lambuzices) e ainda por cima de forma civilizada. Mas para mim um trinco tem em primeiro lugar de saber destruir. Se conseguir fazer isso, óptimo. Eu já me dou por satisfeito. Se além disso tiver capacidade para sair a jogar ainda melhor, mas isso não é o essencial nessa posição, que já agora é a 6, não a 8. O 8 é o box-to-box. Era o que devia ser o Elias. Um 8 tem de ter necessariamente capacidade de passe e de saber atacar. Já um trinco não.

      • Exatamente por isso,um 6 no futebol moderno não pode só destruir tem que saber ter a bola nos pés,a diferença para um bom trinco é o que fazer com ela de seguida.
        Mencionei te o 8 porque é exatamente essa posição que tem os dias contados,lembro me bem do sistema dos lampiões com aimar,só lá tinham o Javi,antes até do Witsel.Se houver bom entrosamento é o melhor sistema ofensivo,é um risco elevado mas na maior parte das vezes é garantido.

      • O Vidigal foi o primeiro gajo a conseguir anular o Emerson – do FC Porto – num jogo de futebol cá em Portugal. A quem se lembra, puxem bem pela cabeça e recordem-se do que era o Emerson, verdadeiro bicho, com a bola nos pés…. os jogadores fugiam da frente dele – era sinistro!

        Ao anular o Emerson conseguimos anular o Porto e ganhamos-lhes ao fim de 20 (!) jogos sem uma vitória (acho que foi de 1988 ou 1989 até 1996).

        Em 1999/2000 não me lixem… o homem foi um dos elementos essenciais da equipa, permitindo ao Duscher ser sempre o primeiro a fazer pressão, saindo geralmente “à queima”, desequilibrando os ataques adversárias e permitindo ao Vidigal recuperar 453 bolas por jogo.

        Sporting Sempre

  26. A única coisa boa que retive do jogo com o benfas foi sentir o dedo do Ricky pelo meu cú acima…parabéns Lobinho,foi o melhor jogo que te vi fazer com a camisola do meu clube vestida. Só espero que contines a provar que não percebo nada disto é que vales bem mais do que ando por aqui a opinar há meses.

    Quanto ao resto…ta quase a chegar a viagem à neve e o meu rico snowboard, futebol tem que ficar um pouco esquecido.

    SL

  27. Talvez jogar a 8 ou até mesmo a 10 seja a solução para este Sporting, dado a incapacidade dos colegas que jogam á frente dele, eles são nulos a perceberem o jogo, têm medo a arriscar o passe e não ter a bola mais de 3 segundos.
    Elias para mim tem potencial mas é fraquíssimo a tomar decisões e treina com os colegas há mais de 500 dias.
    É o típico jogador que gosta de guardar o resultado em 1-0.
    Scharrs bloqueou.
    Pranjic, esperava muito mais dele.
    Capel entra em coma psicológico quando se cansa.
    Carrilo destrói qualquer transição ofensiva ou defensiva.
    Izma não dá para contar com ele para qualquer rotina de jogo.
    Ou vem sangue novo da B, ou um dos anteriores referidos ACORDA.
    Rinaudo tem que jogar com alguém inteligente e competitivo á frente, ele fez 180 minutos em 3 dias e estava pronto para jogar na hora seguinte, não pode andar a tentar fazer 3 posições porque os outros são nulos.

  28. Alguém que se dê ao trabalho de ver a jogada que dá origem ao 1º golo do Benfica e a jogada que dá origem ao “penalty” a favor dos lampiões. Duas jogadas em que o homem (Rinaudo) encarregue de equilibrar a nossa transição defensiva faz precisamente o contrário. Eu a isto chamo falta de cultura táctica.

    • Sem compensações dos colegas é dificil….
      Se o Rinaudo não tem cultura tática ou se o definem como tal deve se muito aos seus colegas que nada fazem em seu auxilio.
      De exemplos está o inferno cheio amigo,até o melhor trinco do mundo perde fôlego,perde força,perde posicionamentos,mas esses só são proclamados de grandes trincos derivado ao auxilio que os outros colegas lhe dão,quando isso não acontece é tchau….
      Os colegas do Rinaudo,…Elias,Schaars,Gelson,Pranjic….não brinquemos com coisas sérias…com mais qualidade no meio campo,com mais entreajuda é o melhor trinco a jogar em Portugal e um dos melhores trincos argentinos.

      • Rinaudo a defender por 3 e ainda vens com a culpa foi do Rinaudo em 2 lances,…então e nos outros lances onde defendia quase pela equipa toda…sim a equipa parou aos 30 min…ele só parou aos 90 min….ele bem queria mais…..mal de nós se ele não aguentasse os 90 min….

      • Calma! Não te enerves! Não está em causa a busca incessante de culpados. Está em causa um post onde se diz que é Rinaudo “e mais dez”.

        Diz-me ao menos se (re)viste os lances que eu referi.

      • Já não disse que pode ter sido desgaste?????Por outras palavras.”até o melhor trinco do mundo perde fôlego,perde força,perde posicionamentos,mas esses só são proclamados de grandes trincos derivado ao auxilio que os outros colegas lhe dão,quando isso não acontece é tchau….”.Qual foi a parte que não percebeste?
        Ok já entendi,sim vi,revi,e prometo te que vou rever de novo….o Rinaudo a jogar o triplo dos outros.

      • Percebi, percebi… Percebi que não (re)viste os lances que eu referi. Mas também percebi que não tens “cultura táctica” para o perceber. Percebeste?

      • Manuel Fernandes,és tu?Nem tinha reparado….já não jogo esta semana já sei…vou ser encostado por um gajo onde o seu ponto forte são rodopios aos próprios colegas…

    • Se fosse para os lampiões era para a esquerda,no Sporting é amostra de central,sem posicionamento,sem raça,no ar não ganha uma,perde bolas infantilmente,….nem estofo de central tem.
      Nos meus tempos de central o Rojo nem lugar tinha no banco.Ok antecipa se bem mas quando é comido é o deus me livre,a jogar a central não se pode jogar assim,tem de se ser mais cuidadoso e ir à certa,coisa que ele não faz.

  29. Rinaudo tem limitações táticas (culpa também dos treinadores) mas a coragem e energia que mete em campo são tão ou mais importantes que essa pretensa indisciplina tática.

    Já o Rojo…..fodasse

  30. Rinaudo… Rinaudo…

    Já aqui dei algumas opiniões pessoais sobre ele. Parece-me que o exagero em torno das suas virtudes são um claro sinal de má qualidade deste plantel. Rinaudo tem garra isso é inegável, mas falta-lhe imensa inteligencia no jogo… ou seja é “Burro” futebolisticamente falando. O penalty com os Hungaros foi o mais recente exemplo. O lance da sua infeliz lesão o ano passado tambem. Os cartões que coleciona nos primeiros minutos de jogo são outro.

    Temos melhor? Provavelmente não. Por isso tem que ser ele e mais 9 como já ouvi aqui.

    Z

  31. Amigos sportinguistas,
    A questão do Rinaudo não é táctica. Se fosse isso também seria fácil de resover porque é um jogador inteligente.
    O problema do Rinaudo é saber medir os lances, muito especialmente, em situação defensiva.
    Em muitos lances é demasiado impetuoso para aquilo que o lance pede.
    É isso que o tem levado a coleccionar amarelos.
    Este sucede porque o jogador tem uma agressividade intrínseca e uma grande vontade de ganhar.
    Cabe aos técnicos saber temperar isto.
    De facto, pode vir a ser um grande jogador.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s