O Leão turb(u)-lento

Começa a ser complicado escrever sobre o Sporting. Muito complicado. É tal o incómodo, que demoro dez vezes mais tempo a escrever uma frase do que normalmente demoraria. Mas vamos lá.
Tivemos azar? Sim, claro que sim. Levar dois golos de carambola, num mesmo jogo, acontece uma vez em nem sei quantos jogos. Mas o azar não explica tudo. Não explica a falta de frieza para matar o jogo, ainda na primeira parte, e, pior, não explica a entrada em modo turbo que se foi transformando numa exibição cada vez mais lenta, mais amorfa, mais sem rugido. E, parece-me, esse é o principal trabalho de Jesualdo Ferreira neste momento: depois de conseguir, e bem, que a equipa entre com atitude vencedora, tem que conseguir perceber o que a leva a tremelicar e a encolher-se quando se apanha a ganhar. É inadmissível, repito, inadmissível, acabar o jogo com a sensação de que foi o Rio Ave que foi para cima do Sporting, em busca do segundo golo.

Inadmissível é, também, continuarmos a ter um único ponta de lança (e ainda por cima, anularem-lhe golos de forma questionável). Inadmissível é, também, ter uma estrutura para o futebol que se mostra infinitamente preocupada com a turbulência em redor da equipa e não consegue ter a noção que o mais lógico seria fechá-la à exposição dos microfones. Mas, não, agarra-se no capitão de equipa e dá-se indicações para defender o presidente (mas eu gostei mais da frase «comparando com o que se passa nalguns clubes argentinos, aqui estou no paraíso», numa clara alusão ao quão enorme tem sido a paciência dos adeptos). Inadmissível é afirmarmos que a equipa ficou mais competitiva e, depois, perder, pela terceira vez numa época, com o Rio Ave. Inadmissível é ter ficado com a certeza de que a nada mais podemos almejar do que a ficar em 5º, sendo obrigados a continuar a olhar para a linha de água. Inadmissível é ter um presidente que continua a justificar quase dois anos de incompetência com dois meses de “turbulência”. E, pior, a mostrar-se aberto à possibilidade de nem em quinto ficar, comparando-se aos primeiros tempos de dirigismo daquele com quem nem quer falar.

Anúncios

294 thoughts on “O Leão turb(u)-lento

  1. É bem vista essa, o GL acha que está tudo bem porque está a seguir o exemplo de uma pessoa com quem nem fala. Faz sentido.

    E já agora, ao contrário do Benfica, nunca acabámos abaixo do 5º lugar. Se já é humilhante ouvir um Presidente dizer à descarada que as coisas vão bem porque o 5º lugar está próximo (estava), esta de nem o 5º lugar ser preciso… não tenho palavras. Este gajo consegue encontrar formas novas de envergonhar o Sporting todos os dias, incrível!

      • Esse nick também só serve pra sermos gozados, de que serve nunca ter ficado em 6º se temos menos campeonatos, se não ganhamos há mais de 10 anos, se ficámos montes de vezes em 3º, 4º e 5º, tendo inclusive falhado as competições europeias em alguns anos?

      • Desde a década de 70/71 que não falhamos as competições europeias(práticamente desde que criaram a taça UEFA em 71).
        Antes disso só havia Taça dos Campeões Europeus(desde 1955) e Taça das Taças(desde 1960).
        Até à década de 70/71 apenas íam às competições europeias o campeão e o vencedor da taça(mais tarde com a criação da taça das taças em 60/61).

        Fica o artigo,

        http://www.forumscp.com/index.php?topic=7892.0

      • Não li o artigo, nem preciso de ler. Em 76-77, quando Jimmy Hagan era treinador do Sporting não estávamos nas competições europeias. No ano anterior, com Juca, ficamos em 5º, e isso arredou-nos da “UEFA”.
        Eu tenho memória de elefante, e lembro-me bem desses anos.

      • Das coisas que nos podemos orgulhar é de sermos o clube português com mais presenças nas competições europeias, e apenas ultrapassados por Real e Barcelona.

        Desde 76/77 que não falhamos (revê lá isso edujuveleo), porque em 75/76 acab+amos em 5º lugar.

        Agora, rezamos aos santinhos para ficarmos em 5º…Grande Godinho Lopes!!!!!

      • Edu, esse artigo não está totalmente correcto pois olvida propositadamente o inicio da taça das cidades com feira, além de que não está completo, vi só de relance e não tem pelo menos o nossos jogos pra Champions co Partizan em 61/62, a nossa participação na taça das cidades com feira em 65/66, onde goleamos o Bordeux e perdemos co Espanhol numa eliminatória frenética, a boa campanha no ano seguinte na mesma prova onde deixámos Brugge e Fiorentina pelo caminho, nem em 68/69 onde eliminámos o Valência e o ano seguinte em que passámos o Linz.

        Não disse que foram montes de vezes, disse que foram alguns anos, além de 76/ 77 falhámos mais vezes.
        Liga dos campeões existe desde 56/56, até estivemos na primeira edição por convite.
        A taça das cidades com feira (liga europa) desde 57/58.
        E a taça das taças desde 60/61.
        Desde que existem as 3 falhámos em 60/61 e 76/77.
        Antes da Taça das taças existir falhámos em 57/58 e 59/60 a qualificação para as outras duas.

      • Infelizmente falhámos a participação nas competiões europeias em: 56-57, 57-58, 59-60, 60-61, 65-66, 67-68, 68-69, 69-70 e 76-77. A Taça das Cidades com Feira, não é oficial para a UEFA, portanto é só fazer as contas!!!

      • Permita-me corrigi-lo meu caro mas em 67/68, 68/69 e 69/70 estivemos lá na Taça Uefa (ou cidades com feira):

        1967/68
        EL R1 Club Brugge Bel Sporting CP Lisbon Por 0-0 1-2
        EL R2 Sporting CP Lisbon Por Fiorentina Ita 2-1 1-1
        EL R3 FC Zürich Sui Sporting CP Lisbon Por 3-0 0-1

        1968/69
        EL R1 Sporting CP Lisbon Por Valencia Esp 4-0 1-4
        EL R2 Sporting CP Lisbon Por Newcastle United Eng 1-1 0-1

        1969/70
        EL R1 Sporting CP Lisbon Por LASK Linz Aut 4-0 2-2

        Já agora e porque este é mesmo um motivo de orgulho, aqui fica o nº de presenças:

        1º Real Madrid – 56 presenças
        2º Barcelona – 55
        3º Sporting – 53
        Anderlecht – 53
        5º Benfica – 52
        6º Porto – 51

    • http://www1.ionline.pt/conteudo/95646-jorge-jesus-o-primeiro-e-ultimo-derbi-pelo-sporting

      sobre estar ou não estar na europa… a pergunta fundamental é, o que crl interessa o benfica, o porto a puta que o pariu…. a equipa não joga um crl e anda a pensar no que os outros fizeram à 10 anos… e o que o sporting fez estes 10 anos, e mais preocupante, o que vai fazer nos próximos? ah e tou-me a cagar para os cadetes do judo.

      • Ah! Então já está tudo bem. Viva o Godinho e é melhor não se realizar a AG porque vai estar frio e as pessoas ainda se constipam.

      • sim hugo desconversa ai

        quem disse que era melhor nao se realizar a ag? eu disse que gl poupava 2 coisas se se demitisse antes da ag(ele fazendo isso em teoria ja nao se realiza uma ag para o demitir): a humilhaçao de ser corrido em ag ( algo que nunca ninguem foi) e poupava o clube de ser abertura de telejornais pelas piores razoes mais uma vez( ja tivemos poucas nos ultimos dias/tempos).

        mas o pessoal que quer sangue e pelos vistos se está a cagar para a imagem que o clube passa, acha que dizer isso significa nao querer ags e apoiar o gl

      • E queres dizer o que com isso? Que o GL não é responsavel? É o Luis duque, O jesualdo e o Paulo Farinha Alves? Poupa-me!

      • E o Sampaio. Sua Santidade Godas Lopes não tem culpa alguma no cartório. Bw, já ouvi dizer que vai chover no sábado. Se calhar é melhor não fazer a AG.

      • olha outro

        eu disse que nao era responsavel? eu digo quee le devia se demitir, conclusao( apenas para terem alguma arma de arremeso, que para certo pessoal tudo o que digo tem que levar pedrada), ele nao é responsavel

    • Parece-me que a informação não está correcta. Quem ficou em 6º foi, tanto quanto me recordo, o gamásio… perdão o Damásio! Esse tenho a certeza! Se Vilarinho também provou o lugar, não me recordo nem me preocupo em ir verificar! Para tristezas, já chega o que temos!

      • Águia, estás enganado(a). Foi mesmo o Vilarinho, na época em que entrou a seguir ao Vale-tudo, 2000-2001. Nesse ano tiveram 3 treinadores: Heynckens, Mourinho e Toni.
        O Gamásio nunca ficou em 6º. Nem em 5º.

    • Posso ai acrescentar que numa estrutura, esta torna-se instável quando o seu grau de hiperstaticidade é abaixo de zero!
      A estrutura do godo não passa dum “mecanismo”… é instabilidade por todo o lado!

  2. Falando de futebol…

    é triste ter que pegar num exemplo do bitó, mas fodas, se temos o mestre do 433, ja era altura de se vislumbrar mais qualquer merda que apenas cruzamentos pra area… é so ver o 2golo do ‘elias8M’ tripeyro… fodam-se! treinem, joguem e evoluam! continuar igual (que continuamos!) é sinal de que sao mesmo muita fraquinhos… sinto-me revoltado,!!!

    • A questão é que antes dessa… já o Jackson tinha tido duas bolas exactamente iguais que não deram em golo…. pessoalmente acho que não será fruto do acaso.
      Chamo-lhe treino….que é algo que não se vê por alvalade há uns bons anos.

  3. Off Topic, sabiam que Plutão tem uma órbita extremamente elíptica, que não está no mesmo plano das órbitas dos oito planetas oficias. Em média, o planeta anão dá a volta em volto do sol a uma distância de 5,87 bilhões de quilômetros, completando um circuito em 248 anos.

    PS. godo, se te apanho á frente……

    Leonines Greetings !

      • Fdx, caralho! Então o Sporting não está a dever um mês de salário aos jogadores? Não estava a dever não sei quantos mil euros ao Insúa? Isto não é ser vigarista? Isto não é assinar contratos que não podia assinar? E os 50% dos 8,85M do Elias, só para citar um exemplo do desvario godinhista? Depois ainda tem o filho da puta do desplante de dizer “meti 108M no Sporting”. Eu se fosse trabalhador do Sporting perguntava “então este grandessíssimo cabrão meteu 108M e não tem mil euros para me pagar em Fevereiro?” O problema é que meteu dinheiro… emprestado. Depois ainda tem a puta da lata de dizer que é preciso paciência para restruturar, porque 22 meses não lhe chegaram. O filho da puta afunda o clube ainda mais na bancarrota e depois diz que só ele o pode salvar. Oh Riga, vai pró caralho!

      • hugo

        se nao ha dinheiro queres pagar como?

        quanto a restruturaçao financeiras de 300 ou 400 milhoes achas que chegas lá e em 5 minutos resolves as coisas?

        tu se tivesses no lugar dele e nao achasses que estavas a fazer um bom trabalho nao ias fazer tudo e dizer tudo para lá ficar? entao qual a novidade, ele esta a fazer o que qualquer um no lugar dele fizesse.

      • …e vai continuar a não haver…sem rumo a tendência é para penhorar cada vez mais.Com mudança é o abrir de novas janelas…
        Eu olho para o Sporting e só vejo incompetência,isto sou eu que não percebo nada de gestão nem de negócios,imagina quem perceba….Se restassem duvidas….

      • edu

        eu concordo ctg desde que exista uma permissa: essa mudança e essas novas janelas tragam o dinheiro que agora não há, se for para mudar e continuar a nao existir dinheiro achas que vale a pena mudar?

      • Caralho. E não há dinheiro porquê? Quem é que o estourou em jogadores que não jogavam um caralho e agora os vende por tuta e meia? E ser bom gestor é andar a viver à conta da esmola do BES (se é que isto é verdade)? E quando o próprio BES fechar a torneira? Vai o Godas meter do dinheiro dele? Depois dizes que mudaste de opinião. Mudaste de opinião o caralho é que mudaste. E esta última tua frase mostra-o bem. Por isso enrola a tua propaganda e fode-te com ela.

      • Vale sempre a pena tentar,lembra-te do Tiririca…
        Isso é discurso de perdedor,não combina nem cmg nem com os valores do próprio Sporting,deverias pensar mais além,que é possivel,que existe vida além Godas…

      • Oh riga sabes há quanto tempo eu oiço falar em reestruturação financeira? andamos de reestruturação em reestruturação na direcção do abismo!

      • hugo
        tambem es daqueles que acham que o sporting nao precuisa do dinheiro dos bancos para nada e que eles têm que fazer o que o sporting quiser e nada mais.

        edu

        eu sei que qualquer um pode negociar com os bancos, mas tambem nao é qualquer um serve, para isso mandavamos lá o anti sads, ou ias tu ou eu e era facil resolver o problema. a parte chata é que se formos lá e nos perguntarem se temos fundos proprios para qualquer emergencia e nos nao tivermos eles vao nos mandar passear.

        claro que é possivel vida para alem do godinho, so espero de hj a uma semana começar a ver essa vida, sera bom sinal

      • Eu sou daqueles que pensam que a torneira do crédito não está aberta para sempre. E sou daqueles que acham que a “reestruturação financeira” do Godinho já dura há 22 meses e é mais uma papa para entreter tolos. E também dou daqueles que pensam que se o Sporting fechar o BES ficar a arder com muitos milhões de euros. Logo o BES (e a banca em geral) só tem interesse em negociar com o presidente do Sporting seja ele quem for. E também sou daqueles que pensam que o presidente do Sporting deve lembrar isto aos bancos.

      • “E também dou daqueles que pensam que se o Sporting fechar o BES ficar a arder com muitos milhões de euros. Logo o BES (e a banca em geral) só tem interesse em negociar com o presidente do Sporting seja ele quem for. E também sou daqueles que pensam que o presidente do Sporting deve lembrar isto aos bancos.”

        Se alguém for para uma negociação com essa postura sendo a parte mais fraca, o mais certo é, neste caso, o BES dizer….amigos, paguem! Não podem? Tomamos conta disto e liquidamos para minimizar prejuízo.

        Não defendo o Godo mas quem para lá for tem que ser ponderado e não pode ter este estilo de pistoleiro. De trafulhas e pistoleiros estamos fartos!

    • vlado

      entao deviamos apoiar quem nao é presidente do clube certo? esses que nao têm de tomar decisoes(boas ou mas) é que devem ser apoiados?

      assim é facil, estar sempre de consciencia tranquila e dizer: nao foi ele quem tomou as decisoes, nao foi ele que fez.

      quem está de fora acha que é sempre tudo facil, tem soluçao para tudo, que quem nao está lá é que é bom, mas provavelmente estando la teria de tomar as mesmas ou piores decisoes e ai passava de bestial a besta.

      caro vlado, eu nao tenho ilusoes e tenho a certeza, que muito provavelmente quem hj toda a gente elogia e diz que é bom, que é o melhor, amanha pode ser o pior e o fdp que todos hj chamam a quem lá está, basta acontecer uma coisa: ter de ser essa pessoa a tomar decisoes e a ter soluçoes.

      • hugo, mas pela tua teoria quem está fora é que quem quer fazer o bem ao sporting, mas essa(s) pessoas têm alguma responsabilidade para tomar decisoes

        ate tu e eu podiamos mandar aqui uma data de bitaites e soluçoes e chegavamos lá e viamos que nao podiamos fazer nada daquilo.

        para quem está de fora quem esta la dentro é sempre o mau, ate quem estar de fora chegar la dentro e ver que nao basta um estalar de dedos para se fazerem as coisas, tomar decisoes é muito mais dificil

    • riga, és um sofista
      O ruido que se gera à volta dos teus sofismas torna este espaço um bocadinho menos interessante. O erro não é insultarem-te, o erro é darem atenção ao que dizes.

      • claro que sim, entao tu e os teus amiguinhos assim deixavam de ter com quem se entreter e a quem chamar fdp, e mandar para o caralho, ah e de comentar tudo o que eu escreva apenas para mandar bocas.

        alias tudo o que tu e os teus amiguinhos dizem é que é interessante, quem nao diz amen a voces nao tem interesse

      • Não me confundas. Andar à caça do que escreves para te chamar nomes, como há quem faça, não só é estúpido como é inutil.

        Pouco importa o interesse que têm ou não os teus argumentos. São sofismas, o que está em causa não é o conteudo é a intenção.

  4. 2 coisas:

    relativamente ao jogo, quem não é agressivo a defender, arrisca-se a levar golos destes. Não acredito em sorte ou azar, acredito em talento e trabalho ou falta disso e neste caso, ficar à espera que o ataque decida o que fazer e dar-lhe tempo para pensar dá nisto – 3 auto-golos de merda. Ou seja, a nossa equipa tem a combinação de falta de trabalho (muitas vezes) e pouco talento (também às vezes), logo, não se espera que melhore muito.

    No que toca ao turbilhão em que vivemos, não tenho dúvidas que a culpa é do Porto. À alguns anos atrás o PC disse, numa entrevista, que queria que o Porto fosse o maior clube em Portugal e que, quando chegou a presidente, havia 2 grandes clubes: nós e Benfica. Como não conseguia competir contra ambos, decidiu atacar o Sporting, para passá-lo (estavamos mais pertos em títulos que o Benfica) para depois atacar o outro. Desde Futre a Liedson, TODAS ESTAS COMPRAS DE JOGADORES E TREINADORES, incluindo outros desportos onde nos roubaram, directa ou indirectamente, ídolos, o Porto está à muito tempo a definhar-nos, até desaparecermos.

    Como é que resolvemos isto? Decidindo, de uma vez por todas, o que queremos fazer como clube. Temos de ter um plano a 10, 15, 20 anos, começando por limpar muita da merda que por cá anda (financeiramente, desportivamente, em termos de sócios, claques e dirigentes) e começarmos a partir daí e só vejo uma maneira disso acontecer: o próximo presidente tem de ter 2 ou 3 mandatos SEGUIDOS e um bom par de colhões para decidir apostar nas escolas do clube, em todos os departamentos. Quando começarmos a ter uma base feita em casa aí sim, podemos começar a investir em jogadores estrangeiros bons e não as merdas que andam por aí.

    Mentalizem-se disto: não somos nem seremos grandes, em termos de resultados desportivos, nos próximos anos, mas a direcção que apostar nos nossos fará com que este clube se erga de novo RAPIDAMENTE, porque aí terá uma avalanche de pessoas a apoiar os seus, quaisquer que sejam os resultados.

    Abraço a todos.

      • O que tu chamas de presidente eu chamo de chulo ou uma marioneta desses mesmos chulos,uma ditadura mesmo,e em toda a ditadura existe uma pide,e o fim desse sistema é a revolução com golpe de estado.
        Tu e os teus que se preparem…

  5. Off Topic,

    Ofereço duas mulas assanhadas, e um contentor de 20 pés carrrregadinho de quiabos frescos, fresquinhos, a quem conseguir meter godo numa cápsula e enviá-lo fora de órbita….

    • Toda a gente sabe que quiabos em contentores, sobretudo de 20 pés, nunca são, e passo a citar: “frescos, fresquinhos”… Pára com essa godinhices!
      Senão chamo o papão Danny “eggy” Sampaio e ele põe-te na linha!
      hmmmmm…

      • Senhor Richardo, but….but it is an open top container for good arejamento, AND NEVER !
        I REPEAT….NEVER !!! compare my promisses with that asqueroso’s Otoman corps !!

  6. Pessoal,
    olho para os comentários anteriores e acho que um quarto são trocas de galhardetes completamente dispensáveis. Vou à minha vida, que isto está bom é para estar perto da praia, pedindo-vos que repensem algumas das vossas intervenções. Sff.
    obrigado.

  7. O que me preocupa no meio disto tudo é que ainda haja quem dia 9 vá votar pela continuidade de Godinho Lopes à frente do clube.

    A conversa de ontem do Godinho com um sócio:

    “Carlos Monteiro, sócio do Sporting, aguardou pela saída de Godinho Lopes, para uma conversa prometida ainda antes do jogo. Os argumentos eram os do costume. “Não seria melhor colocar o lugar à disposição, ouvir os sócios e acabar com este enxovalho?”, questionou o associado, de Leça da Palmeira, alertando para o filho mais novo, de 5 anos, não querer ser sportinguista, por ser “alvo da chacota” dos colegas de escola. “Daqui a meia dúzia de anos ninguém é do Sporting”, acrescentou Carlos Monteiro.

    Godinho Lopes ouviu e explicou-se. “Herdei um clube com 300 milhões de euros de dívida. A preocupação é criar sustentabilidade e a instabilidade num mês de transferências, em que estou eu a negociar dois jogadores e está um senhor [n.d.r. Daniel Sampaio] na Comunicação Social a provocar e a dizer que vai haver eleições, não existe em parte alguma do mundo”, defendeu, revelando:“Os jogadores estão nervosos. Disseram-me que sabiam que esta vitória era fundamental. Estão sob enorme pressão.”

    Godinho lembrou ainda que “Luís Filipe Vieira já teve um 6.º lugar como presidente do Benfica, mas conseguiu dar a volta anos depois”. Record lembra, porém, que o líder das águias era… diretor de futebol à época…”

    “Herdei um clube com 300 milhões de euros de dívida…”
    Herdou 300M de dívida aos quais vai juntar/juntou mais 100 a 150M.
    Sustentabilidade é aumentar o passivo e andar a viver à conta de supostos avais para pagar os ordenandos no fim do mês?

    “Os jogadores disseram-lhe que esta vitória era fundamental.”
    Se não lhe dissessem, pensava que este jogo era mais um treino?

    LFV já teve um 6º lugar.
    Por acaso não teve, quem teve foi o Vilavinho.
    E mais uma vez a comparação com os outros para quem nos estamos completamente a cagar.

    O homem anda mesmo à nora e até dia 9 ainda muito acto tresloucado vai cometer…

    • Conclusão: Lidamos com um sociopata esquizofrenico que tem como exemplo pessoas com quem não fala, reconhece grandes dificuldades de aprendizagem (ameaçou só atingir um nivel de ganhar titulos de 5 em 5 anos), Idolatra quem lhe espeta facas nas costas e alucina com clubes que vê no céu!!!

      Eh pá, aqui perto, em Coimbra temos o Sobral Cid… Mandem-no para cá, aqui será bem tratado, devidamente condicionado e “armazenado”

      Please… do not consume crokets… provocam “godorreia”

  8. Alguém me arranja um patrão que compreenda que ao fim de dois anos faço merda da grossa porque estou a aprender, trago prejuizos estratosféricos mas tenho boa vontade… e que a maneira que tenho de melhorar é seguir o exemplo de alguém que só apresenta resultados de 5 em 5 anos, admirando muito o presidente da nossa maior empresa rival que se farta de gozar connosco???

    Alguém me arranja um patrão assim???

  9. Permitam-me o repost:
    http://www.publico.pt/desporto/noticia/as-incoerencias-do-projecto-desportivo-do-sporting-e-suas-consequencias-no-desempenho-financeiro-da-sad-1579603

    “Recentemente, o presidente do Sporting afirmava que o elevado número de jogadores adquiridos (todos estrangeiros) têm as características fundamentais para a sustentabilidade da equipa. Todavia, o novo manager do futebol afirmou que se calhar no curto prazo terá de se mudar para a aposta numa grande base de jogadores da sua academia. Esta indefinição do modelo desportivo que o clube tem vivido nos últimos anos contribui para a instabilidade na constituição do plantel (jogadores e equipa técnica) e tem, inevitavelmente, consequências negativas nos resultados financeiros.

    “Por último, a gestão de “clube rico” levada a cabo durante o último campeonato implicou que os gastos com o pessoal fossem superiores ao volume de negócios, situação que se manteve no 1.º trimestre da época em curso. Esta política salarial é idêntica à opção recente seguida pelo Manchester City, mas nesse clube existe algo que a Sporting SAD não tem: investidores. O Regulamento do Financial Fair Play da UEFA estabelece um limite máximo de 70% dos gastos com o pessoal face ao volume negócios para que o clube não tenha que dar explicações adicionais. Não sendo capaz de aumentar os rendimentos no curto-prazo, a manutenção do actual nível de gastos levará, muito provavelmente, a UEFA a intervir no domínio disciplinar.

    Incompetência e indefinição no plano desportivo…
    Irresponsabilidade na gestão financeira…

    Tirando os argumentos emocionais e subjectivos que cada um terá, no fundo é por isto que os sócios querem a AGE.

    • “Esta política salarial é idêntica à opção recente seguida pelo Manchester City, mas nesse clube existe algo que a Sporting SAD não tem: investidores.”

      Não temos investidores?! Não temos o caraças!!!

      E os da China? Angola? Emirados? Estados Unidos? India? Rússia (hahahahaha… lindo!!!!)?

      Então estes não contam????

      Vamos lá fazer um jornalismo sério e isento!!!

      Loving godo 4ever!!!

  10. A equipa mostra estar em evolução. Sim, apesar da derrota mostrámos uma melhoria no ataque, com transições rápidas e trocas de bola que mostram haver ali muito treino. Tudo isto esbarra nos últimos metros, em que falta presença na área. Vejam lá que até estou ansioso pelo regresso do Rubio! Com um ponta de lança inspirado podíamos ter ido para o intervalo bem mais descansados, e não estou apenas a pensar naquele falhanço do Jefrén. Depois vem o golo do empate e a segunda parte mostra a falta de estrutura mental da equipa, a falta de confiança. Só o tempo poderá consolidar processos, e esperemos que o azar que nos tem perseguido com tantas lesões se afaste. Sofremos dois chouriços, e podíamos ter sofrido mais um ou dois, mas apesar disso consegui ver coisas positivas nesta defesa composta por quatro jogadores que só tinha jogado juntos na segunda parte do jogo anterior, três dos quais chegaram em Janeiro. Gostei do Pedro Mendes, tem que continuar a jogar para ganhar confiança. O Rinaudo em certa altura do jogo parecia encher o campo, e não tenho dúvida que a sua evolução (que tem a ver com a arrumação do meio campo) tem dedo do treinador. O regresso do André Martins dá-nos mais um jogador com capacidade de penetração na área e capacidade de criar desiquilíbrios.

    Se me agrada estar a jogar para o quinto lugar? Um rotundo não como resposta. No entanto creio que realisticamente apenas a isso podemos aspirar, a são ser que o Paços dê um grande trambolhão. Apesar de tudo, continuo a acreditar numa segunda volta em crescendo e na evolução de muitos dos jovens que compôem o atual plantel, o que dará frutos num futuro próximo.

    Preocupa-me o pós-assembleia e o efeito que tal poderá ter na equipa. Quem se lembra dos tempos de Amado de Freitas sabe do que estou a falar. Para mim o ideal seria a renuncia do Conselho Diretivo antes da assembleia e a formação duma comissão de gestão com uma base de apoio alargada. O facto de ter existido um comunicado conjunto dos vários candidatos derrotados cria-me a esperança de que tal possa acontecer, e não tenho dúvidas que o dinheiro para pagar salários e evitar debandadas não deixará de aparecer. A vontade de fazer sangue que muitos têm só é prejudicial para o clube, espero bem que o bom senso prevaleça, a bem do Sporting.

    • Que falta de chá para ouvir essa história do pós-assembleia… Ainda por cima falar em consensos nesta altura, eh pá não há consensos, não haverá, só uma liderança forte poderá levar isto a bom termo…

      • O consenso possível, quero eu dizer. Uma liderança forte só poderá nascer de novas eleições, que não serão no imediato. Não é o futuro a prazo, pós eleições, que me preocupa, mas o dia seguinte à assembleia. O clima de guerra civil instalado não augura nada de bom. Quer se veja o dia 9 como uma “Tomada da Bastilha” ou como um “Incêndio do Reichstag” as perspectivas não são animadoras.
        Acredito que, apesar dos desmentidos, houve realmente contactos de membros da Assembleia Geral com a banca no sentido de evitar o caos. Apesar de tal ser “ilegal” pelos estatutos – não cabe à AG tal papel – se o fizeram fizeram-no bem.

      • edu

        o barroso chegou a dizer na tvi, que tinha falado com os credores e que sabe como estao as coisas. no imediato, pos assembleia e ate as eleiçoes, a nao ser que exista uma grande confusao, alguem deve se chegar a frente( e caso avance mesmo a comissao de gestao deve la estar alguem que possa dar garantias pessoais como precauçao), mas de preferencia o tempo para as eleiçoes nao se arrastar muito, se sao precisos no minimo 45 dias, entao que se cumpram esses 45 dias e pronto, para isto nao se arrastar por muito mais tempo.

    • eu retenho deste comentario esta frase

      “A vontade de fazer sangue que muitos têm só é prejudicial para o clube, espero bem que o bom senso prevaleça, a bem do Sporting.”

      • Seria de esperar, de um retentivo…

        Pessoalmente, prefiro:
        “Para mim o ideal seria a renuncia do Conselho Diretivo antes da assembleia e a formação duma comissão de gestão com uma base de apoio alargada. O facto de ter existido um comunicado conjunto dos vários candidatos derrotados cria-me a esperança de que tal possa acontecer, e não tenho dúvidas que o dinheiro para pagar salários e evitar debandadas não deixará de aparecer”

    • E porque não fica o Godo até à tomada de posse da nova direcção, como prevêem os estatutos? Se ele é assim tão sportinguista como diz, se anda com garantias pessoais de 5M de euros/mês no bolso, porque não põe isso em prática a partir do dia 10? Se calhar porque é tudo uma grande patranha.

      Há outra coisa que eu não entendo. Dizem que o Bruno de Carvalho é um vigarista que vai roubar o Sporting e que em todo o Universo, só o Pequeno Godo é capaz de salvar o clube. Mas logo depois dizem que o Sporting não tem dinheiro nenhum para ser roubado, até porque os 5M/mês do BES só chegam porque o Godinho dá garantias patrimoniais suas. Mas isto faz algum sentido ou é só atirar areia à pazada para os olhos dos sportinguistas?

      E já que falam do futuro, respondam-me: o que vai acontecer quando o BES não aceitar pagar os alegados 5M/mês? Ou quando o Godo deixar de ter garantias pessoais para dar ao BES? É a reestruturação que de repente vai descobrir petróleo em Alvalade?

      • o jeb ficou? ou ficou o nobre/castro guedes aqueles 2 meses

        hugo, corriam contigo, andavam a chamar-te de tudo, queriam-te ver pelas costas, tu davas a outra face e continuavas a bancar do teu?

        a historia dasretruturaçao , se for verdade o que veio a publico, deixavas de pagar 50% do que tens de pagar todos os meses em juros, e isso que sobrava ajudava para compensar noutro lado.

      • Eu não. Mas eu tenho vergonha na cara suficiente e se estivesse no lugar do Godinho já me tinha posto no caralho há muito. E com certeza não vinha para a televisão pôr as culpas em cima dos outros.

        Em relação à reestruturação, só acredito nisso quando vir uma proposta oficial dos bancos. Até lá, não passa de mais uma mentira do Godas. Mas mesmo que fosse verdade, de que adiantava poder ter recursos para gastar em algo mais do que pagar dívida se quem ia decidir onde aplicar o dinheiro era o Godo? Daqui a dois anos e depois de três ou quatro Elias, dois Jeffrens, uns quantos Pranjics e oito treinadores, estávamos outra vez na mesma.

  11. Mas porque é que o godinho só nos quer como os maus exemplos?

    se ficarmos em sexto nao é mau porque o benfica tambem ja ficou?

    pela lógica dele se descermos de divisao tambem nao é mau porque uma juventos tambem ja desceu, ou se formos à falencia também nao é mau porque um rangers também já foi , ou se acabarmos também nao é mau porque os egipcios ou os maias tambem acabaram.

    ainda eu me queixava do soares franco que queria que fossemos como o manchester united e ter só equipa de futebol.

  12. O Juju mais não é que um cimento um pouco melhor, um pouco mais consistente que os anteriores. O problema é que o Sporting só lá vai com uma demolição e com reconstrução … andar a tapar quebras nas vigas, com traves de madeira podre, só perpetua a angústia. O que mais me dói não é Godinho agarrar-se ao poder … é preciso ser-se muito burro para não perceber porque razão o homem se agarra ao poder ( tapar as asneiras do plano Roquette, fugir com rabo a seringa no caso PPC etc e tal ). O que dói mais é ver associados e adeptos caírem nas esparrelas deste cabrão … o que custa é ver gente a querer fazer uma revolução com cravos, quando a revolução deve ser feita com pedras. Já lá vai o tempo da paciência. Estamos a lidar com um DITADOR, e com os ditadores não se negoceia … parte-se para a ofensiva pura e dura.
    Godinho tem que sair, o Sporting tem que renascer das cinzas através de alguém que entenda o clube, que ame o clube ( que perceba os estatutos já agora ), e que saiba para onde quer ir, sem as ingerências dos BCP’s e dos BES …
    É insustentável assistir a tudo isto, e ainda pedir tempo e paciência. Ninguém entende que Godinho só quer ter o tempo necessário para fechar o negócio que há muito querem !??? Entregar o Sporting aos bancos e limitar o acesso de outras pessoas ao universo directivo !??
    Estão a querer tornar o Sporting num nicho mafioso, ainda mais fechado em si mesmo. Aos poucos, os sócios mais não serão que fantoches, que ursinhos de peluche que pagam quotas, que assistem aos jogos e nada mais. VOZ OFF … é isso que querem fazer.
    Este episódio com ma Mesa da AG, foi disso exemplo. Estão a tentar, tal como o Governo, saltar a constituição/estatutos, inventando leis próprias. Se isto passa incólume, então a culpa é nossa, só nossa.
    Eu não vi o jogo todo, recuso-me a assistir a jogos do Sporting enquanto este sr. não sair. Ler que Rinaudo veio fazer de defensor do Presidente, é do mais baixo que alguma vez pensei ser possível. Não há palavras para descrever isto … simplesmente deplorável.

    • hum e o que sugeres? acabar com a sad?, se os bancos sao os maus da fita e achas que o sporting ou outro clube qualquer nao precisa dos bancos para nada, que vive bem sozinho. ok

      • edu

        nao es dependente da banca, quando tens receitas para seres sustentavel sozinho, bem e isso é coisa que nao tens, por isso o pedires emprestado aos bancos.

        e como nao passas a ser sustrentavel sozinho e a ter receitas que te permitem com um estalar de dedos ou uma varinha magica, precisas que os bancos te emprestem..a nao ser que conheças alguem disposto a colocar 300 milhoes no clube/sad e nao se importe de nao mandar nada.

      • Falta de estratégia,falta de rumo,falta de presidente.Até à existência disso nada consegue ser sustentável porque não existe credibilidade no negócio.Nem negócio.Apenas um adiar e um acumular de dividas.Não existe uma ideia de rumo tão pouco.Futuro???Sem bases nenhumas.

    • O Godinho quer é ter tempo para tirar o nome dos avais pessoais de perto de 8,4 milhões de euros que tem.(não meteu láo dinheiro mas….. estálá o nome)

      Depois disso ele vai sair de lá e nem vai olhar para trás.

      Quanto á teoria dos bancos …… é demasiado ridicula para ser comentado …… o Sporting já está nas mãos dos bancos há muito. Se os bancos quiserem não há dinheiro já para os ordenados deste mês

      • pois misse misse, e explicar isso ao pessoal que acha que pode viver sem os bancos, nesta altura do campeonato sao eles que decidem, sao eles quem tem a faca e o queijo na mao.

      • Não é bem assim, se nós ameaçar-mos não pagar os bancos fazem o quê?
        Poem-nos em insolvencia e ficam a arder com 400M?
        Não me parece…

      • bes

        achas que o jogo esta do teu lado? tu podes renegociar as condiçoes, mas eles têm de aceitar essas condiçoes, porque neste momento tu precisas mais deles do que eles de ti, tu precisas que eles te deem dinheiro para tu pagares os salarios.

        se eles te disserem so renogciamos assim senao fechamos a torneira, podes te armar em valentao… desde que tenhas tu dinheiro ou conheças quem tenha e que queira extoirar 300 milhoes ali sem pedir nada em troca.

        se tu ameaçares nao pagar, eles dizem ok, nao pagam em dinheiro pagam em generos, nos ficamos com tudo o que tem em troca da divida.

        tipo se tu fores ao banco armado em esperto e disseres que nao pagas o emprestimo da casa, eles ficam a arder do dinheiro e tu ficas a arder da casa

      • A questão é que já não há casa pra eles no ficarem…
        Que património é que ainda não tivemos de dar?
        A unica duvida aqui é se nos querem ver em insolvencia e ficar a arder com 400M ou não.

      • Ficavam com o Estádio. E com 350M de créditos que não valiam nada. Ah! E sem umas centenas de milhares valentes de clientes, porque acredito que muito sportinguista retiraria os seus depósitos desses bancos. Como vês eles têm a faca e o queijo na mão… NOT!

      • Pois e pra que eles querem um estádio?
        Não lhes serve de nada.
        O prejuízo pre eles ainda era maior.
        400M que nunca mais os viam, clientes a fugir e serem considerados os culpados pelo fim do clube.

        Enquanto que nós era só acrescentar qq coisa ao nome e em 4 ou 5 anos távamos de novo na primeira liga sem dívidas e sem godo.

  13. Se o Godinho Lopes pedir a MAG para marcar eleições para Abril , a AGE não tem motivos para se realizar!!

    A melhor solução para o Sporting seria a marcação imediata de eleições e a anulação da assembleia.

    Eu irei à AGE se ela se realizar e só votarei na destituição da actual direcção se me for apresentada préviamente uma solução (não me parece difícil arranjar alguém melhor que o actual), caso contrário não contem comigo para o “manda-se embora este e depois logo se vê”.

    Só espero que o Godinho Lopes tenha mais juizo que o Barroso e que se demita , evitando assim uma AGE , que certamente iria correr mal e será uma das páginas mais negras da história do nosso clube.

    • claro que sim, se ele se demitisse, ia-se logo para eleiçoes e ficava o problema resolvido, mas infelizemnte nao o tou a ver fazer isso, porque ele acha que tem razao e que isto é tudo uma conspiraçao contra ele, portanto nao me parece que ele vá por ai.

    • Para Abril???Acreditas mesmo nessa data?Está confirmada?2 meses?só?Custa-me a acreditar só isso.
      Penso que em Abril será mas com AG.Sem AG nem em junho….Por isso nada pode ser adiado para não prejudicar a próxima temporada.

      • pelos estatutos o prazo minimo sao 45 dias, logo faz as contas a partir do proximo sabado( ou 2f, se oficialmente a demissao so poder ser contada a partir dai) e vai dar ao fim de março,inicio de abril

        sem ag, e acreditanto que o que o godinho é verdade, a partir di meio de maio ta livre

      • nem preciso de acreditar nisso, aposto que ele cai no sabado e vai ser com grande estrondo( tecnicamente, algo que se calhar há 1 semana ou 2 podia ser equilibrado, com a quantidade de tiros de bazuca que ele tem dado nos pes nos ultimos dias, acredito que caia e em grande)

      • Independentemente disso,até dia 9 ainda vai sair uma proposta para a MAG da direção para tentar acabar com a AG com um pedido para eleições no final desta temporada.E essa data a meu ver nada tem a haver com os vossos calculos,só isso.

      • edu, so que nao tem de pedir seja o que for á mag, ja que nao foram eles que pediram a ag, pelo que ouvi do daniel sampaio, eles so estao a dar andamento a um pedido dos socios

        a unica coisa que acho que faz evitar a ag será a demissao da direcçao

      • nao foi antecipada para 6f passada? pelo menos o comunicado da direcçao falava que a reuniao de 2f tinha sido antecipada para 6f

      • e se fores a ver nesse comunicado esta la a historia de eleiçoes no fim da epoca em troca de cancelamento da ag

      • Riga amanhâ às 8.30h o Godinho vai-se reunir com a MAG,isto confirmado pelo próprio na CI de 6ª feira.
        A unica confirmação que existe até à data é que vai haver AG no dia 9,o resto é tudo balelas.

    • Só duas coisas: em primeiro lugar não é a MAG que podia cancelar a AGE de sábado. Na melhor das hipóteses o Godas tinha de pedir aos sócios que a convocaram. A MAG apenas deu seguimentos ao previsto nos estatutos, apesar das mentiras que nos têm tentado impingir quanto à sua ilegalidade, e não tem poder para impedir a realização da AGE.

      Segundo, que soluções prévias te foram apresentadas quando o JEB meteu o rabo entre as pernas e saiu do Sporting?

  14. É preciso dissociar as coisas.

    Equipa: a equipa está muito melhor. O problema é a instabilidade emocional e a forma como os jogadores parecem nao durar mais do que 60 minutos (Sá Pinto, fizeste algum tipo de preparacao física ou os treinos eram mesmo só a conversar e treinar remates?). Jesualdo (para mal dos meus pecados, que sempre o critiquei) é certamente o treinador mais competente do ponto de vista técnico que passou pelo Sporting desde Carlos Carvalhal e Paulo Bento. Faz parte da solucao para os nossos problemas.

    Presidente: GL está descontrolado. As suas declaracoes à Imprensa nao deixam perceber outra coisa. Dificilmente vai sobreviver à AG e dificilmente vencerá eleicoes se se recandidatar (e acredito até que o BES nao o deixe fazer isso). Agora, sejamos honestos: se o GL tivesse tido a sorte de, em vez do Sá Pinto ou do Vercauteren, ter contratado um treinador mesmo muito bom, se calhar nesta altura estaríamos todos aqui a louvar os seus dons. Da mesma forma que o homólogo do SLB a quem ele se refere só está “em alta” porque se enganou na escolha do treinador em 2009 e foi buscar o JJ. É preciso ser lampiao (e por conseguinte estúpido) para querer a demissao do JJ tendo em conta os perigos que por aí abundam e a quantidade de Vercauterens que conseguiriam certamente impressionar o LFV pela sua aparente excelencia.

    Campeonato: bem sei que ser do Sporting é acreditar sempre. Mas sejamos honestos. Perdemos com o Rio Ave, ficamos a 5 pontos deles e temos um calendário com saídas a Braga, Luz, e Mata Real e com mais uma recepcao ao FCP (que nao vai querer largar um pontinho que seja na luta cerrada com o Benfica). Duvido que consigamos chegar ao 5o e mesmo ao 6o. Ao menos que se aproveite o tempo que resta para consolidar a equipa, dar tempo de jogo aos jovens e preparar a próxima temporada. Com um treinador excelente – porque é a figura do treinador que decide tudo!!! Presidentes de merda todos os clubes teem – mas a sorte de apostar num treinador realmente competente, que coloque a equipa a jogar bem, é privilégio de poucos.

    • petinga, duvido que gl se recandidate

      quanto ao jj, ele acaba contrato e ainda nao renovou e o vieira esta com um dilema: ou renova e os 3 ou 4 milhoes que lhe paga têm que ser revistos em alta, ou arrisca-se a ver o jj a ir parar mais a norte. a definiçao disto vai ser se eles forem ou nao campeoes.

      • rigaboss

        Eu também duvidava que GL nao pedisse a demissao no cenário actual e ele lá continua… com providencias cautelares e tudo.

        Na questao JJ: se eu fosse Presidente do SCP, o funcionário mais bem-pago do Departamento de Futebol seria o treinador. Nao me incomoda nada pagar 4 milhoes por ano ao JJ porque sei o que ele produz e é uma garantia de qualidade. Já gastar 30 ou 40 milhoes em contratacoes numa só época, como GL poderá dizer, nao garantem NADA.

        Um treinador de qualidade indiscutível, conhecedor da Liga Portuguesa, por 4 milhoes de euros para treinar um plantel sobretudo de jovens made in Sporting e made in Liga Zon (olha o Filipe Augusto do Rio Ave, que é um jogador e peras) com 4-5 estrangeiros no máximo e todos internacionais. Sai MUITO mais barato que as aventuras estapafúrdias de GL, jogamos futebol que até ficas com os olhos em bico e nao andamos em Fevereiro a jogar para o 6o lugar (porque o 5o já era).

        SL

      • Completando: comprar um camiao de jogadores por rios de dinheiro como fizeram o Duque + Freitas + GL só interessa a quem mete dinheiro ao bolso com comissoes (que, suspeito, foram os próprios). Nunca ao clube. Vai lá ver onde foram para as mais-valias, e como os passes foram vendidos a fundos de jogadores quase imediatamente após as contratacoes por valores completamente descabidos e muito inferiores aos que o Sporting pagou….

        Um presidente que optasse pelo modelo que descrevi acima só poderia mesmo estar a servir o Sporting. Para além de demonstrar alguma inteligencia, coisa que tanto jeito nos faria…

    • Tu é que sabes, ó multi-nicks.

      Quanto ao Parvalhim Trapaça, agora já apela a eleições imediatas, o canalha. O Lambucismo a jogar desesperadamente para continuar. Agora sem Godinhismo. Talvez com Rogerismo, quem sabe?

  15. E andar a fazer chantagem aos funcionários do clube? Não vão receber cheta até ao dia 9? Só os jogadores recebem para evitar rescisões? Isto não é só chantagem, é crime!

    Alguém se importava de pegar naquele filho da puta e dar-lhe um enfardamento à moda antiga? Adorava! Neste momento é a coisa que mais me realizava!

  16. Épá em vez de estarem aqui a mandar vir com o Godinho ( fica como presidente para sempre ó Godinho he ehe ehe ehe ehe eh ) paguem ao homem os avales e massa que ele lá meteu e depois ele sai pelo pé dele! E antes de sair paga as nossas cadeiras que mandaste arder na CATEDRAL DO GRANDE GLORIOSO SPORT LISBOA E BENFICA !!! Caloteiros do caralho paguem o que devem! Paguem aos funcionários que querem pagar as rendas de casa e o sustento dos seus filhos! Cambada de filhos da puta é o que são estes dirigentes do Zmerding ….

    • E tu e a corja do teu clubezeco, para os danos que causaste com a morte de um adepto num estádio de futebol.
      Além disso, primeiro fizeste vós fogo em alvalade com os vossos cachecóis infestados de pulgas e a vossa camisola borrada de merda quando levaste a maior surra até hoje vista num jogo connosco: 7 a 1… Lembas-te?
      Depois disto tudo não te mando levar no cú porque isso é o que tu e os teus pares sabem fazer…

      • Pela escrita, já se percebeu que o tininho não é muito qualificado intelectualmente!… Deixem lá o moço a brincar com a bola à vontade dele…

  17. Sou sócio, do Norte, votei DF nas últimas eleições porque achei que era o menos mau e tinha o melhor treinador….

    Gostava que tivesse havido eleições após o final da época passada… sou a favor de eleições mas estou preocupado…. ainda não apareceu ninguém com um VERDADEIRO PROJECTO…NINGUÉM!!!!!!!! E irá aparecer ????????????

    Ontem em V Conde tivemos azar… aliás os 3 últimos golos que sofremos são surreais… mas o Prof ainda tem muito trabalho…. ontem o FCP marcou 2 golos de bola aparada… as equipas do JJ também o fazem com assiduidade…. A N/ matéria prima é escassa… muito escassa…..

    Não temos um central com categoria, um líder………….o Adrien é lento, muito lento….. os espanhóis são jogadores brinca na areia… ………….

    Só o RUI PATRÍCIO e alguns jovens da cantera fazem sentido…………..o Rinaudo vai melhorar tacticamente……….. o Rojo pode ser um bom lateral esquerdo…………… o Ricky um bom suplente………. o Carrillo precisa de tempo mas tem imenso potencial….. os outros NÃO, NÃO, NÃO faezm sentido…………………

    Sempre defendi o JF como director técnico e um treinador da nova geração como treinador principal… gosto do Jorge Jesus mas não o vejo a coexistir com o Prof (JF)….

    SL

      • Apareceu um pêdêéfe com muitas banalidades, agora um projeto é uma coisa diferente.

        Seja como for, está totalmente desatualizada a ideia de basear o investimento em fundos de jogadores. Gostaria muito que se pudesse discutir aqui no Cacifo um verdadeiro projeto para o Sporting, sem qualquer tipo de constrangimentos ou ideias preconcebidas.

        De tudo o que tenho lido e ouvido, só há duas possibilidades:
        1 – Um acordo de restruturação da dívida com os credores acompanhado de um emagrecimento radical da folha de pagamentos e de uma aposta consistente na formação, ou
        2 – A entrada imediata de investidores com capacidade para limpar o passivo e investir fortemente na equipa de futebol.

        A primeira opção é a minha preferida e á a que atualmente está a ser seguida, se calhar mais por força das circunstâncias do que por “opção ideológica”. Para mim é a que faz mais sentido e aquela que a prazo fornecerá melhores frutos, permitindo ainda a conquista da independência. Preparemo-nos no entanto para passar alguns anos no limbo, longe da corrida para o título. tendo em conta o que se passou no tempo do Paulo Bento, será que o que falhou então pode resultar agora?

        A segunda opção poderá ser excelente, caso apareça de facto um investidor com dinheiro e paciência para esperar que o seu investimento dê frutos. Mas esse investidor quererá certamente controlar a SAD, ou acreditam em investidores bons samaritaos? E no dia em que o gajo se fartar e nos tirar o tapete, em que estado ficaremos? (pensem no que poderá acontecer ao Chelsea no dia em que o Abramovitch decidir mudar de brinquedo)

        Qualquer que seja a opção, competência é o que se espera dos dirigentes. E não tendo nós memória de grande competência nos últimos tempos, em que poderemos nós basear a escolha? Quero com isto dizer que o projeto é importante, mas os nomes associados a ele também o são.

      • Apareceu um pdf com um programa, um projecto é outra coisa, sim, mas independentemente da menor ou maior complexidade do programa, é suposta dar ideias chave de algo que essa pessoa tinha, se o achas banal então apresenta-te com um projecto a eleições, se for bom, podes crer que tens o meu voto…

  18. Trabalho na loja verde, preciso de dinheiro pra alimentar os meus filhos e a renda de casa, sou do Sporting desde que me conheço.
    Sempre fiz bem o meu trabalho, agora fico sem receber porque?
    E quem me garante que depois de dia 9 vou receber seja qual for o resultado?

  19. Tem graça que andamos a repetir os resultados da primeira volta. Guimarães empate e Rio Ave derrota. E o mais engraçado nisto tudo é que na 1ª jornada contra o Guimarães todos os sportinguistas estavam com uma fezada que íamos ficar na liderança pela primeira vez em não sei quanto tempo! A jornada passada, o nosso auto-estima tinha subido um pouco, o braga tinha vindo a perder e se ganhássemos ao Guimarães iríamos subir na tabela, o resultado foi mais um banho de água fria.

    Não adianta estar com falsas esperanças nesta equipa, por mais que queiramos ganhar um jogo é tão complicado para nós como para um Rio Ave ou Paços de Ferreira. Temos que nos conformar com esta ideia até ao final da época.

    Digo e volto a repetir, a nossa vitória este ano não seria um campeonato, uma taça ou apenas uma qualificação para a champions, nada disso!

    A nossa vitória vai ser ver a corja toda posta no caralho e ver o Sporting limpo de intrujões. É isto que espero ver acontecer e é nisto que me tenho agarrado.

    Dia 9 o Godas cai.

    • Infelizmente para nós, a queda do Godas nao é o fim da história – ou achas que a Hidra nao vai tentar lá recolocar um seu candidato? Com a Imprensa toda a apoiar e deitando areia para os olhos? Seremos nós (sócios Sportinguistas com direito de voto) mais inteligentes do que fomos nas últimas eleicoes? Duvido…

  20. OPINIÃO

    http://www.publico.pt/desporto/noticia/a-assembleia-geral-do-sporting-clube-de-portugal-1583152
    A Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal

    JOSÉ MANUEL MEIRIM 03/02/2013 – professor da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Especialista em Direito do Desporto.

    TÓPICOS EM DESTAQUE
    1. Não sou adepto sportinguista e, em bom rigor, embora rodeado de leoninos (em casa e no trabalho, embora com esperança no pequeno Tomás, de sete anos), a minha equipa é o Direito. Fraca equipa, eu sei, neste infeliz país. Jogo nela, como atleta polivalente (avançado, médio, mesmo guarda-redes) e, por vezes, fico mesmo no banco. É nessa diminuída qualidade – de praticante que conhece os seus limites, inserido numa equipa bem fraca – que ouso exprimir a minha opinião sobre um ou outro aspecto dos que rodeiam a próxima (?) Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal (SCP). Não valerá muito, eu sei, mas é a minha opinião.

    2. Ponto único: discutir e votar a revogação colectiva, com justa causa, do mandato dos membros do Conselho Directivo. É este o objecto da reunião magna aprazada para o dia 9. É, ninguém duvidará, matéria muito séria e grave na vida de qualquer instituição. Está em causa pôr termo às funções do órgão executivo do SCP.

    Ora, para além de algumas imprecisões nos próprios estatutos do clube, ultrapassadas, nesse aspecto, pelo parecer provindo do Conselho Fiscal e Disciplinar (CFD), resulta seguro que os membros do Conselho Directivo apenas podem ver “revogado” o seu mandato ocorrendo justa causa.

    3. Tudo se joga, pois, neste conceito. O que é justa causa? Quem aprecia e determina a justa causa? Existe algum procedimento a cumprir para alcançar tal sentido?

    Entendemos, desde logo que, pelo menos na situação que se apresenta, a justa causa implica necessariamente um agir – ou um não agir – culposo por parte dos dirigentes em questão. Não bastará indicar – muito menos indiciar – um conjunto de actos que se entendem como contrários aos interesses do clube. Haverá, ainda, que os relacionar com condutas culposas dos seus autores.

    Por outro lado, toda esta “operação” insere-se, como é bom de ver, em ambiente sancionatório. “Revogar o mandato”, como sanção por esse actuar culposo.

    4. Aqui chegados, não cremos que a Assembleia Geral do SCP possa, sem mais, atingir validamente esse juízo de “justa causa”. O caminho seguido até ao momento não se nos afigura como o mais correcto, lidos os estatutos do clube.

    Vejamos se a nossa alternativa faz sentido.

    5. Haverá que ter em conta as competências do CFD, elencadas no artigo 58.º dos estatutos do SCP.

    Nos termos da alínea h do seu n.º 1, tem esse órgão o primado do poder disciplinar, mesmo relativamente aos membros dos órgãos sociais. E, em conforto do que se propugna, o n.º 2 adita que quando estiver em causa irregularidade imputada a membro do Conselho Directivo, e sem prejuízo do competente processo disciplinar, o CFD participará o facto ao presidente da Assembleia Geral.

    6. Resumindo, atenta a necessidade de garantir a defesa daqueles relativamente aos quais se imputa uma justa causa visando a sua destituição, julgo que o procedimento que deveria ter sido seguido implicava, necessariamente, e perante as queixas apresentadas, a instauração de um processo próprio no CFD, com todas as garantias de defesa daqueles a quem se assacam condutas e omissões culposas, para, afinal, nessa sede, se alcançar se havia ou não justa causa. Só depois, em caso afirmativo, se passaria à reunião magna. josemeirim@gmail.com

      • Para estes lambuças quem queremos que saia tinha de concordar com a justa causa.
        Então mas se eles estão agarrados ao poder é lógico que nunca vão concordar com a justa causa.
        É como em tribunal ser o assassino a decidir se matou ou não.

    • sem uma apreciação profunda da questão, a verdade é que o meirim confunde uma coisa: está aqui em causa uma questão não necessariamente ‘jurídica’ (se assim fosse, ele tinha razão), mas uma questão ‘política’. i.e., aquilo que aqui me parece estar em causa, ainda que se recorra ao conceito jurídico ‘justa causa’, é um poder de ‘cariz político’ (parecido, por ex., com aquele que o PR possui) atribuído aos sócios, que lhes permite tomar esta gravosa decisão de demissão da direcção. mas não tem de haver necessariamente uma actuação culposa como se de um ilícito se tratasse. é uma questão de ‘democracia’, de ‘decisão política’ e não uma ‘questão jurídica’, de assacar actos culposos e ilícitos à direcção.

  21. Ponto prévio: Gostava que BC tivesse ganho as eleições devido ao treinador que apresentou. defendi gl após as saídas da dupla maravilha CF LD, achando que o mesmo ainda tinha legitimidade para reformular a estrutura e tentar mostrar serviço.
    O regime presidencialista foi o que foi. Um desastre. Defendo que gl deve apresentar a demissão de imediato e submeter-se a eleições se o entender.

    Ponto principal: Uma conduta inaceitável de Fito.

    Já estava à espera que a conduta de ontem do Fito fosse “branqueada”, isto é, que se levasse a cabo um “silêncio desculpante”. Apenas pequenas referências a uma conduta que eu considero muito grave.

    Assim, verificada uma queda da direcção, se eu fosse candidato critico da actuação da direcção cessante e ganhasse as eleições tomaria as seguintes medidas:

    1.º: Audição do referido jogador para explicar as razões da conduta levada a cabo;
    2.º Caso não fosse apurada uma idónea e forte causa de justificação da conduta, retiraria de imediato a braçadeira a esse jogador.
    3.º Caso o mesmo não se retratasse publicamente da conduta levada a cabo, num prazo razoável indicado, afastamento de imediato do clube.

    por muito que se goste do jogador (como se gostou de montinho, levezinho??€€€ e do russo yyy) é inadmissível que um jogador venha publicamente criticar iniciativas regulamentares e legitimas dos sócios, ainda por cima depois de uma derrota daquelas em que a perder os jogadores nem sequer mostraram vontade de lutar contra a desvantagem.

    Aliás, aquelas palavras implicitamente imputavam aos sócios do clube a responsabilidade por um mau momento (devido às turbulências) que se arrasta, (atenção!!!!), desde Agosto!!!!!!!!!!. Período este em que os Sportinguista têm sido humilhados.

    Caso o Fito não saiba, a AG é a base da legitimidade das decisões do clube e a MAG foi eleita directamente pelos sócios (obteve mais votos que a própria direcção).

    Quanto o JuJu, que se preocupe com o trabalho dele de “manáiger”. está preocupado com a AG mas não quer saber do dossier elias??

    PS: O jogo de ontem foi vergonhoso.

    SL.

  22. Já que tanta gente fala na legitimidade da AG agendada para dia 9, embora não seja especialista em direito e muito menos em desporto, aqui vai a minha opinião:

    1º Deve haver duas AG´s ou intervenção de entidade externa ou outro órgão do clube para aferir da existência de “justa causa”????

    R: Não. Será na deliberação tomada em AG que os sócios decidem se existe ou não justa causa. Quem considera que sim vota pela revogação do mandato. Quem considera que não vota contra a destituição. Simples.

    2.ª Então se é assim para que serve o conceito da “justa causa”?

    R: Tratando-se de um conceito indeterminado que ganha conteúdo quando aferido no caso concreto, os estatutos falam no mesmo porquanto a iniciativa deriva de um conjunto de consórcios mais ou menos pequeno. Assim, os requerentes devem indicar as razões que consideram integrar a justa causa pelos seguintes motivos: tal requerimento define o objecto da discussão que decorrerá na Ag; Define os factos que são “imputados” ao órgão social visado de forma a permitir a defesa dos titulares do órgão na discussão da AG que precede a votação do requerimento, ao mesmo tempo que servirá de base para os restantes consórcios não requerentes para analisarem e ouvida a discussão (defesa do órgão visado) decidirem em consequência;

    3.º Então quais são os requisitos do tal requerimento?

    R: independentemente da forma, deve indicar expressamente as normas em que se baseia e indicar os factos que imputa ao órgão, independentemente da veracidade dos mesmos ou não; da análise da gravidade que é atribuída pelos requerentes etc.
    resumindo: A MAG deve analisar o documento e verificar se é perceptível para um cidadão comum e se indica factos concretos que permitam uma defesa pelos visados, uma discussão com base nos mesmos e sejam alcançáveis pelo “sócio médio”.

    4.º Então qual o papel do CFD?

    R.º Na minha opinião nenhum, tal como afirmado pelo próprio órgão. Contudo, se algum sócio durante a Ag atirar ovos, maças podres ou outros objectos aos membros da MAG, da direcção, ou outros sócios do clube que ali se encontrem nessa qualidade, o CFD deve actuar no sentido de actuar contra os mesmos disciplinarmente. Nestas situações concretas sim, actua a CFD.

    P.S.: A solução melhor seria a apresentação da demissão pelos membros do conselho directivo.

    Trata-se de uma opinião baseada numa leitura rápida e simples dos estatutos e das opiniões já ouvidas. Por tal facto, a mesma não vincula o próprio autor da mesma.

    SL

    • “consócios” e não “consórcios”

      O Consórcio será dentro de momentos com chineses, indianos, seiques e derivados a investir no SCP graças à gestão de gl. Apenas aguardem o fim da turbulência para levantar voo.

  23. “Vocês vao me todos cair em cima e chamar nomes e o que vocês entenderm mas eu vou dizer isto na mesma. A campanha q se tá a fazer contra o Godinho é algo sem precendentes na história do nosso pais.. Nunca vi uma coisa assim.. Nem contra o Sócrates, nem contra o Salazar, nem contra o passos, nem contra a moura Guedes, nem contra o Pinto da costa. Contra ninguém. Agora tudo o q se diga de mal sobre o gajo tem q ser verdade? Bom senso . É o q se pede nestas alturas. Aposto q se viesse uma mulher de Maputo dizer q o Godinho lhe tinha morto os dois filhos havia ai Malta a acreditar e a pedir logo a Cabeca do gajo. O gajo pode tar a fazer muita merda mas n se pode acreditar em tudo o que lê. Calma. Nem quero imaginar a AG..”

    Das coisas mais surreais que tenho lido. Afinal merecemos mesmo o que temos.

    • Estás enganado! A verdade é sempre bem pior… falo em relação ao Engodinho e a todos os chupistas como ele que gravitam na órbita do poder, que em Portugal são muitos, e neste país, um dos mais corruptos do mundo, o próprio bastonário da ordem dos advogados já disse que a justiça não funciona, o que funciona são os interesses.
      O caso Casa Pia é um bom exemplo do que estou a dizer…
      6 ou 7 gajos no banco dos réus, 4 ou 5 crimes de que cada um deles é acusado… mas após rebentar o caso foi criada uma equipa de psicólogos que acompanhou as crianças da Casa Pia e num dos relatórios foi divulgado que 100 já tinham sido abusadas… 100! Então, onde estão os abusadores destas 100 crianças abusadas??? E este relatório era só sobre os alunos da altura, mas sabe-se que estas situações sempre aconteceram na Casa Pia…

      Mas podíamos falar doutros casos que nunca mais saíamos daqui!

  24. Cheguei à pouco a Lisboa. Durante o voo tive um sonho enquanto dormia. Sonhei que o godinho caía com estrondo no sábado, íamos a eleições antes do final da época, eleições essas ganhas pelo BdC que avançaria com um trunfo na manga chamado Jorge Jesus, que ainda não renovou porque já tem tudo acertado com futuro presidente do Sporting. Nas negociações, BdC apela ao seu sportinguismo juntando a isso uns bons milhares de euros com o patrocínio da Mãe Rússia. Jesus pegaria na equipa, potenciava os miúdos que temos juntando a mais 2 ou 3 craques de renome e ganhávamos o título do próximo ano.

    Nunca mais é Sábado…

    • Se alguém fizesse chegar esse desejo aos ouvidos do Bruno é que era…
      Tenho esse sonho de ver o Bruno a presidente e o Jesus a treinador na próxima época.
      Só de pensar no que ele fazia do Carrillo e do Labyad, faz crescer água na boca.

  25. A AGE apenas vai levar a que haja um arrastar da situação pelos tribunais , porque todas as decisões vão ser impugnadas e no fim o Godinho fica lá ainda mais tempo.

    O meu candidato não ganhou as últimas eleições e espero que vá a votos e ganhe (mesmo sem o Zico)…..Deus nos livre do betinho da Lapa que tem como hobby passar cheques carecas e ir a tribunal para pagar o que deve!!!!!!!

  26. VAMOS-NOS UNIR! VAMOS ESTAR TODOS JUNTINHOS E BATER PALMINHAS!

    Triste do caralho, se te apanho dou-te uma paulada que até andas de lado meu cabrão do caralho.

    • A Judite coitada não percebe de nada, nem de futebol, nem de política nem do caralho que a foda. Se ela percebesse alguma coisa do quer que fosse não estava casada com um otário.

  27. Uma entrevista em que basicamente não respondeu a nada….
    Ouvi mal…ou a A.G. ainda pode ser desmarcada? Não sei o que acontece se o Eduardo Barroso agora voltar com a palavra atrás

    • Se a direcção se demitir, a ag deixa de ter efeito útil… A questão a negociar amanha vai ser a composição da com gestão que gere o clube apos demissão do Godinho. Se o Sampaio aceitar negociar a como gestão, ele sai a bem. Mas pelo que ouvi achonmesmonque ele vai fugir a ag.

  28. Simples… Vai-se demitir, garantir um lugar na com gestão, e já não há assembleia no sábado. Se o Sampaio não lhe der o lugar na com gestão, ameaça com o caos e com demissão agora que estao os salários por pagar. Não gostaria de estar no lugar do Sampaio…

  29. Já percebi tudo… O homem vai demitir-se para impedir a AG, pede eleições para Maio e depois fica a gerir tudo para fazer os últimos negócios

  30. De um churrilho de banalidades, em que a ideia de uma “solução conjunta” foi expressa OITO vezes, fica uma ressalva gravíssima:

    Godinho Lopes deu a entender que vai ser decidido amanhã, numa reunião com todos os Órgãos Sociais, se haverá ou não AGE no dia 9 de Fevereiro. Isto, meus caros, é pura e simplesmente esquecer que o Sporting é de todos os seus sócios e não dos seus presidentes.

    Rua cabrão. SPORTING AOS SÓCIOS

  31. O fugitivo de Rilhafoles demonstrou mais uma vez que está completamente ‘agarrado’ ao poder. Que vergonha este Sporting que ‘não é o dele’… Este senhor já famoso por gestão danosa argumentou que tem credibilidade… onde? Que criatura desprezível. E o Dr. Eduardo Barroso vai nestas merdas de ‘soluções internas’? Para terminar o ‘fugitivo’ comparou a sua gestão à do governo de Passos Coelho… Que dor.

  32. Uma mão cheia de nada. Apenas a informação da reunião plenária dos OS.

    Achei delicioso o pormenor da declaração do Ricciardi a dizer que dinheiro não tem faltado. Tem faltado competência. O Lopes já foi.

  33. Afinal há muito que a personalidade do senhor Godinho está definida no dicionário… aqui fica o seu cognome para a posteridade… GODINHO, O BACOCO.

    Significado de Bacoco

    (ô) adj+sm pop Ingênuo, palerma, simplório.

    E uma capa de 1898 que já falava desta SAD…

    • É o proverbial “muita parra e pouca uva”, fala fala mas não explica afinal porque é que a AGE não pode “atingir validamente esse juízo de «justa causa»”.
      Aliás, ele diz que “crê” nisso, é uma questão de crença, de fé, não de factos.

      Parece-me encomendado…

      • o meu patrão decide despedir-me com “justa causa”; é ele quem decide da justeza da causa ou será um organismo independente? então eu não tenho direito, em juízo, em contraditar o meu patrão?

      • Já que tanta gente fala na legitimidade da AG agendada para dia 9, embora não seja especialista em direito e muito menos em desporto, aqui vai a minha opinião:

        1º Deve haver duas AG´s ou intervenção de entidade externa ou outro órgão do clube para aferir da existência de “justa causa”????

        R: Não. Será na deliberação tomada em AG que os só
        cios decidem se existe ou não justa causa. Quem considera que sim vota pela revogação do mandato. Quem considera que não vota contra a destituição. Simples.

        2.ª Então se é assim para que serve o conceito da “justa causa”?

        R: Tratando-se de um conceito indeterminado que ganha conteúdo quando aferido no caso concreto, os estatutos falam no mesmo porquanto a iniciativa deriva de um conjunto de consórcios mais ou menos pequeno. Assim, os requerentes devem indicar as razões que consideram integrar a justa causa pelos seguintes motivos: tal requerimento define o objecto da discussão que decorrerá na Ag; Define os factos que são “imputados” ao órgão social visado de forma a permitir a defesa dos titulares do órgão na discussão da AG que precede a votação do requerimento, ao mesmo tempo que servirá de base para os restantes consócios não requerentes para analisarem e ouvida a discussão (defesa do órgão visado) decidirem em consequência;

        3.º Então quais são os requisitos do tal requerimento?

        R: independentemente da forma, deve indicar expressamente as normas em que se baseia e indicar os factos que imputa ao órgão, independentemente da veracidade dos mesmos ou não; da análise da gravidade que é atribuída pelos requerentes etc.
        resumindo: A MAG deve analisar o documento e verificar se é perceptível para um cidadão comum e se indica factos concretos que permitam uma defesa pelos visados, uma discussão com base nos mesmos e sejam alcançáveis pelo “sócio médio”.

        4.º Então qual o papel do CFD?

        R.º Na minha opinião nenhum, tal como afirmado pelo próprio órgão. Contudo, se algum sócio durante a Ag atirar ovos, maças podres ou outros objectos aos membros da MAG, da direcção, ou outros sócios do clube que ali se encontrem nessa qualidade, o CFD deve actuar no sentido de actuar contra os mesmos disciplinarmente. Nestas situações concretas sim, actua a CFD.

        P.S.: A solução melhor seria a apresentação da demissão pelos membros do conselho directivo.
        Trata-se de uma opinião baseada numa leitura rápida e simples dos estatutos e das opiniões já ouvidas. Por tal facto, a mesma não vincula o próprio autor da mesma.

        SL

    • Nazaré, já respondi lá atrás ao multi-nicks/N’Wokocha/Mota/Zézinho et al. que esse artigo é escrito por um lampião. Um lampião muito ouvido nas rádios, sobretudo, mas cujas opiniões são sempre ultrapassadas pelos acontecimentos. Vale o que vale, e na minha modesta opinião, os seus bitaites jurídicos não valem nada.

      • lampião? ok, retirando a carga da teoria da conspiração, o homem “crê” que à luz dos estatutos do SCP a batalha jurídica sobre a justa causa não se resolve na bancada poente, digo eu; mas enfim, todos temos direito a bitaites.

      • nazare, à luz dos estatutos, é precisamente na AG que isso se decide.
        Se não é, diz-me então quais os artigos que o impedem, porque este sr., com tanto paleio, não soube explicar.

      • josé meirim defende que o CFD, por força do art.58º no nº1, alínea H, é que terá competências no âmbito disciplinar relativamente aos membros dos órgãos sociais. O Nº2 adita que “quando estiver em causa irregularidade imputada a membro do CD, e sem prejuízo do competente processo disciplinar, o CFD participará o facto ao presidente da AG”
        A leitura que eu faço é que o CFD terá aceitado que se fizesse AG mas não se pronunciou – não poderia ter feito sem aplicar os estatutos – sobre Justa Causa. E como diz Meirim “não basta indicar – muito menos indiciar – um conjunto de actos que se entendem como contrários aos interesses do clube. Haverá ainda que os relacionar com condutas culposas dos seus autores”. (jornal Público de hoje). Isto é, se não houvesse estatutos eu também poderia acusar Godinho de justa causa por o Jefren falhar um golo a 2 metros da baliza :-)

      • Nope, try again… 

        O art.58º alínea h) não tem nada a ver com a destituição do CD por justa causa. Apenas indica quais os deveres do CFD no caso de infracção que justifique sanção disciplinar.

        Que eu saiba, incompetência não é passivel de acção disciplinar. Se fores incompetente, o teu patrão não te levanta um processo, apenas despede-te.

        Continuo à espera que elucides onde é que consta nos estatutos que a apreciação de justa causa e a prerrogativa de a invocar para destituir os orgãos sociais pertence a outros que não os Sócios, reúnidos em Assembleia Geral…

      • Constitui justa causa de despedimento o comportamento culposo do trabalhador que, pela sua gravidade e consequências, torne imediata e praticamente impossível a subsistência da relação de trabalho.

        Constituem, nomeadamente, justa causa de despedimento os seguintes comportamentos do trabalhador:

        a) Desobediência ilegítima às ordens dadas por responsáveis hierarquicamente superiores;

        b) Violação de direitos e garantias de trabalhadores da empresa;

        c) Provocação repetida de conflitos com trabalhadores da empresa;

        d) Desinteresse repetido pelo cumprimento, com a diligência devida, de obrigações inerentes ao exercício do cargo ou posto de trabalho a que está afecto;

        e) Lesão de interesses patrimoniais sérios da empresa;

        f) Falsas declarações relativas à justificação de faltas;

        g) Faltas não justificadas ao trabalho que determinem directamente prejuízos ou riscos graves para a empresa, ou cujo número atinja, em cada ano civil, 5 seguidas ou 10 interpoladas, independentemente de prejuízo ou risco;

        h) Falta culposa de observância de regras de segurança e saúde no trabalho;

        i) Prática, no âmbito da empresa, de violências físicas, injúrias ou outras ofensas punidas por lei sobre trabalhador da empresa, elemento dos corpos sociais ou empregador individual não pertencente a estes, seus delegados ou representantes;

        j) Sequestro ou em geral crime contra a liberdade das pessoas referidas na alínea anterior;

        k) Incumprimento ou oposição ao cumprimento de decisão judicial ou administrativa;

        l) Reduções anormais de produtividade.

        No caso em que se verifique algum comportamento susceptível de constituir justa causa de despedimento, o empregador comunica, por escrito, ao trabalhador que o tenha praticado a intenção de proceder ao seu despedimento, juntando nota de culpa com a descrição circunstanciada dos factos que lhe são imputados. Na mesma data, o empregador remete cópias da comunicação e da nota de culpa à comissão de trabalhadores e, caso o trabalhador seja representante sindical, à associação sindical respectiva.

        O trabalhador dispõe de 10 dias úteis para consultar o processo e responder à nota de culpa, deduzindo por escrito os elementos que considera relevantes para esclarecer os factos e a sua participação nos mesmos, podendo juntar documentos e solicitar as diligências probatórias que se mostrem pertinentes para o esclarecimento da verdade.

        Após o processo de instrução, a decisão de despedimento deve ser fundamentada e constar de documento escrito. A decisão é comunicada, por cópia ou transcrição, ao trabalhador, à comissão de trabalhadores, ou à associação sindical respectiva, caso aquele seja representante sindical ou na situação em que o trabalhador comunica ao empregador, nos 3 dias úteis posteriores à recepção da nota de culpa, que o parecer sobre o processo é emitido por determinada associação sindical. A decisão determina a cessação do contrato logo que chega ao poder do trabalhador ou é dele conhecida ou, ainda, quando só por culpa do trabalhador não foi por ele oportunamente recebida.

        Sempre que se verificar justa causa para o despedimento, não há lugar a indemnização

        Fonte: Portugal Global/AICEP

        Isto é a justa causa conhecida, se acham que isto se aplica a um dirigente desportivo…

        Essa conversa mete nojo, porque este conceito de “justa causa” que é o único (que eu saiba) que está na legislação portuguesa…

      • Leão de Trafalgar… again

        o CFD, por força do art.58º no nº1, alínea H, é que terá competências no âmbito disciplinar relativamente aos membros dos órgãos sociais. O Nº2 adita que “quando estiver em causa irregularidade imputada a membro do CD, e sem prejuízo do competente processo disciplinar, o CFD participará o facto ao presidente da AG”
        .
        houve alguma participação do CFD? …diz-me tu que eu não sei!

  34. Atenção ao trabalho de propaganda do professor das ‘bacoradas’… Notável a defesa que fez do ‘coitadinho’… da ‘vítima’. É gente desta que lidera a opinião de um país atolado na merda por gente tão sabidola…

  35. Só aceito o cancelar da AG nestes moldes: Conselho Directivo e Conselho Fiscal pede demissão, e nenhum gajo que tenha estados nestes Conselhos nos últimos 20 anos, pode estar no Conselho Transitório.

    Ah, e se der para implodir o Conselho Leonino também agradecia. Depois era a conta, por favor. Que belo repasto este!
    Digno de um Leão!

  36. “Terei dito algumas palavras desagradáveis em relação a pessoas da mesa da AG”

    A pouca vergonha desta besta não tem limite…
    “Algumas palavras”?! Passou a CI toda a debitar asco para cima da MAG!!

    • Ilegitima??? Olha o caralho, mas então os sócios arranjam assinaturas e pagam a AGE e é ilegitima em que país?????

      Se as deliberações que dela advenham são legítimas ou não, isso é outra conversa, para a qual não tenho conhecimentos jurídicos, se bem que, na minha sabedoria popular de leigo, se temos um funcionário e não gostamos dele, podemos demiti-lo. Ora, GL é funcionário do SCP. Mesmo que não remunerado.

  37. Após ver a (fraca) entrevista ao Engº Godinho Lopes na TVI:

    1- Acho bem que os Órgãos Sociais do SCP reunam para entrar em qualquer tipo de consenso (nem que seja para “serenar” as relações institucionais no seio interno. O que os Órgãos Sociais NÃO PODEM é impedir a realização a AGE. Os sócios requereram, a MAG validou e a mesma terá que ter lugar (excepto eventual procedência de providência cautelar, claro). Não está no poder de nenhum Órgão Social (nem de todos eles juntos) cancelar a AGE.

    2- Só existem duas formas de a AGE não acontecer: os sócios requerentes da mesma desistirem da sua realização (não parece crível) ou a mesma se tornar inútil por motivo suerveniente ao seu agendamento (leia-se, por demissão do CD).

    3- Não tenho grandes dúvidas que se a AGE tiver lugar e, na mesma, for deliberada a destitução do CD do SCP, haverá recurso à via judicial. E, eventualmente, ganhador (por inexistência de justa causa stricto sensu).

    4- A forma mais elegante e cívica de a coisa se resolver seria, evidentemente, e por acordo de todos os Órgão Sociais, a demissão imediata do CD e a nomeação de uma comissão de gestão. A mesma deveria contar com a presença (Vogal?) do Engº Godinho Lopes, de forma a se poder ultimar o alegado processo de reestruturação financeira do Clube, do qual aparentemente ele é o condutor/interlocutor.

    A ver vamos o que se vai passar/ser decidido na anunciada “reunião” dos Órgãos Sociais do SCP…

    SL

    • Medo dos sócios é fodido.

      Eles sabiam o que os esperava.

      Agora pergunto eu: era necessário tentarem adiar o inadiável, ou seja, a queda da monarquia e chegarmos a este ponto vergonhoso em que o Sporting está na hora da morte?

      Estes filhos da puta sabem bem a merda que fizeram e que ainda tentaram disfarçar.

    • Desde que não seja um balão de oxigénio para a linhagem do croquette ter mais 45 dias para destruir provas da gestão de 17 anos a foder o Sporting e ao serviço da banca…
      Esta escumalha tem de tirar as patas de cima do nosso clube!
      Que vão morrer longe!
      Que vão para o clube das putas que tanto idolatram!
      Que vão para o caralho!

  38. Não acreditar em todos os anúncios da SicNot, demissão do godo já se tinha percebido pelo tom da entrevista, agora vamos ver de que forma é que acontece e quando são marcadas eleições, espero que sim, mas não acredito que sejam em Março.

  39. um fim de semana normal. os mouros continuam a ser a puta do Porto. desta vez no hoquei em patins. humilhação em toda a linha como sempre. perdedores corruptos chorões são a merda de Portugal.

    • Sei que vai ser apagado mas era só para dizer que nem foi assim tão mau.para o que foi o jogo da 1ª volta(12-0).
      Perdemos 8-4,ao intervalo vencíamos por 2-0,isso sim é vergonhoso mas para os corruptos que jogaram com 1 clube recem chegado à 1ª divisão com objetivos bem diferentes.
      Podíamos ter feito bem melhor mas na 2º parte quebrámos por mérito do adversário.
      Vasco o teu porko dentro de uns anos apenas terá a equipa de futebol à là Manchester United.Depois verás quem se irá rir por último…..

  40. Há uma evidência: se a AG se realizar vai ser uma humilhação para todos os sportinguistas, com insultos e pancadaria em directo, à semelhança do que aconteceu nas eleições, provavelmente para pior. E não é preciso muito para imaginar o efeito disso nos nossos atletas, não apenas nos do futebol, e daí não podermos depois insultá-los por abandonarem o clube por outras paragens mais estáveis. Dito isto, se houver uma solução de marcação de eleições num prazo razoável, penso que todos os sportinguistas ficariam a ganhar. Dois meses parece-me bem, até para que a nova direção possa planificar a época.
    Sinceramente, se até entre os que estão contra o GL se travam os insultos que aqui podemos ler… Vocês querem mesmo uma batalha campal? Atletas a rescindir com justa causa? O governo e/ou os tribunais a decidirem sobre o clube?

    • Os sócios serem chamados a tomar posição sobre os destinos do clube é humilhação????
      Humilhante é o fdp do Godo e a linhagem do croquette que todos os dias atiram o clube para a sarjeta.

      • Humilhação é os sócios andarem à pancada, como certamente vai acontecer se houver AG… A demissão dos orgãos sociais é uma solução mais razoável e cumpre o objetivo da AG sem as cenas previsíveis.
        E não, não sou nem nunca fui apoiante do GL e companheiros de jornada.

      • Andar à pancada porquê??? Eu vou à AG exercer o meu direito de sócio, participar na ordem de trabalhos e votar os pontos da ordem de trabalho, neste caso concreto, o ponto único: Destituição da Direcção. Pelo que sei não consta da ordem de trabalhos “andar à pancada”… e eu para votar a favor não preciso de dar porrada em ninguém…
        Não sei onde foste buscar essa ideia…

      • Epá! Já estou a atingir… Será que estás a falar dos que estão agarrados ao poder que nem lapas e que usam e todos os meios ilícitos incluindo campanhas de medo para afastar os sócios de exercerem os seu direitos?
        Epá! Isso são estratégias velhas e sempre foram usadas como ferramentas de controlo social, dominação e limitação das liberdades… Não vás nisso! O que eles querem é que os sócios ponham o rabinho entre as pernas e não se metam, tal com têm feito até aqui… Só que agora já é tarde porque os sócios estão a abrir os olhos e mama vai acabar!

      • Não faço questão nenhuma que haja uma AG se o Godo se demitir.
        Só espero é que ele não faça parte de comissão de gestão, então se estamos a correr com ele por lesar o clube não faz sentido nenhum ele continuar nos destinos do clube mais 1 dia que seja.

      • Não desconversemos!

        Os sócios não andam à pancada. Os cús-ao-leo é que aparecem para malhar nos sócios que até aí estavam sossegados.

        Sou disso testemunha, foi o que aconteceu na noite das eleições.

    • Humilhação têm sido estes ultimos 2 anos.Se ele gostasse assim tanto do Sporting,amá-lo vá,para evitar “trancada” dos pseudo terroristas de cu ao leo só tinha que apresentar a sua demissão….alone….

  41. Se o godinho é o pior presidente da história da direcção, o Eduardo Barroso é o pior presidente da história da AG.

    Mas ninguém vê que isto do acordo é para o godinho ficar até Maio, a foder o resto?

    Fala-se em 45 dias para novas eleições, mas o acordo passará por haver eleições só em Maio. O godinho ficaria sempre numa comissão de gestão porque faz parte do acordo alcançado com o eduardo. Ou já se esqueceram que esse sr nem no esclarecimento aos sócios apareceu?

    Se isto acontecer deixo definitivamente de ser sócio, porque isto é a continuação do poder que nos levou a isto. E não dou mais para este peditório.

    A não realização da AG é mais uma vez calar os sócios, como um dia um presidente disse (bettencourt) que iria expulsar os sócios que apoiassem os sócios contestatários.

    Ao demitirem-se evitam sair já. Não há acordos nenhuns com esta máfia, instaurada há mais de 17 anos no nosso querido clube.

    O Sporting não é dos sócios. E é isto.

    VERGONHA!

  42. http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=380348

    “Foi este domingo alcançado um acordo de princípio entre o Conselho Diretivo, o Conselho Fiscal e a Mesa da Assembleia Geral do Sporting para a realização de eleições antecipadas(…) Na terça-feira(…) será então apresentada a demissão de todos os elementos dos órgãos sociais. A partir desse momento, a Mesa da Assembleia Geral tem de marcar as eleições para data não posterior a 45 dias [20 de Março].

  43. Lanço desde já o apelo aos quatro ex-candidatos, entendam-se e concorram numa lista conjunta, façam a Junta de Salvação do Sporting. Está nas vossas mãos…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s