Gira-discos (porque o estado de alma leonino também se canta)

Permitam-me guardar a crónica do jogo para mais tarde. Permitam-me desfrutar deste momento em que, mesmo que a espaços, vi aquele Sporting onde desde sempre sonhei jogar. O meu. Sporting!

«Uma bola de pano num charco; Um sorriso traquina, um chuto […] Uma fisga que atira a esperança […] São como índios, capitães da malta, Os putos, os putos […] São os putos deste povo a aprenderem a ser homens […]

Anúncios

52 thoughts on “Gira-discos (porque o estado de alma leonino também se canta)

  1. Grande jogo do Zezinho!!
    Miguel Lopes e Dier também muito bem.
    Apesar de inexperiente, a equipa demonstrou atitude, inclusivamente nos momentos mais difíceis .
    Apesar de não ser fã do J Ferreira, acho que com a matéria prima que tem, esta a fazer um bom trabalho, e como tal, ganhe quem ganhar as eleições, devera continuar.
    Saudações Leoninas

  2. Ja perdemos em barcelos com equipas muito melhores
    Hoje ganhamos com os miudos
    Temos que apoiar sempre
    So todos juntos conseguiremos dar a volta
    Forca sporting!
    Sl

  3. Isto é tudo muito simples.

    Deixem de ter dirigentes que embolsam comissoes com transferencias de jogadores estrangeiros de qualidade duvidosa. Alguém imagina quanto dinheiro entrou na conta privada de Luis Duque, Carlos Freitas e muita gente da SAD no ano em que se gastaram 30 milhoes em reforcos? E para que?

    Dier e Ilori teem a escola de centrais do Sporting. Bolo de Arroz e Rojo nao lhes chegam nem aos calcanhares, mas ganham muito mais na folha de pagamento (e encheram os bolsos a muita gente).

    Zezinho compensa as burradas do Rinaudo, e cada vez mais me pergunto se o Joao Mário nao seria capaz de fazer melhor do que o Fito (mas como ele tem a agressividade e intensidade e coracao-de-leao mais a capacidade de dar uns berros como capitao de equipa, já sei que me vao todos bater).

    André Martins equilibra a equipa tacticamente de uma forma que Labyad só pode sonhar. Mas como é da formacao, ganha pouco e aquece o banco.

    Bruma vale tanto como Carrillo, 50-60 minutos de alta rotacao e depois apaga. Mas custou menos dinheiro que o peruano.

    Miguel Lopes é um upgrade em relacao ao Cédric. Mas o Joaozinho é mesmo fraco. Nao temos mais ninguém que possa fazer a lateral-esquerda?

    Jesualdo é para manter porque no panorama actual se mudarmos vamos quase de certeza mudar mal. A menos que se consiga o milagre de ir buscar o Jesus ou o Leonardo Jardim. Ou o Mourinho, claro.

    Só nos falta o Bruno de Carvalho na presidencia para se poder comecar a endireitar o nosso grande Clube…

    • Manter os centrais e mandar o Rojo para a esquerda.Esgaio esforçado mas fraquinho.
      Por favor,2 camaras a seguirem o Carrillo e o Labyad o tempo todo.para depois oJesualdo mostrar a todos como não se deve jogar!Zezinho é uma máquina,muito certinho e Bruma é,sem dúvida,o melhor da sua geração,pena ainda não ter pulmão!

      • Leandro,

        Acho injusto para o Carrillo. Precisa de alguém que lhe puxe constantemente as orelhas mas é uma máquina… No primeiro golo faz a jogada com o Bruma.

      • Carrillo de facto é um jogador enorme. Pena que só dure 50 minutos. Mas o que faz ofensivamente no Sporting só é igualado pelo Bruma. De resto, como escreve o Pedro pierre, ver os dois a combinar, na 1a parte, quando o Carrillo assumia a faixa central foi um regalo para os olhos e a garantia de que os nossos lances de ataque levariam sempre perigo.

        Nao sei se o Rojo na esquerda fazia melhor que o Joaozinho. Vai ao blog “lateral-esquerdo” para veres a compilacao de asneiras e erros posicionais do homem. Quem é o lateral-esquerdo da formacao? Quem joga na equipa B?

      • Temos o Mica,mas é um jogador muito limitado na minha opinião.E temos o Seejou King emprestado até final da época,hoje deverá completar o seu 2º jogo como LE.Vamos ter a oportunidade de o ver hoje contra o Trofense,no 1º jogo não arriscou muito no ataque,a nivel defensivo sem falhas.

  4. Têm de ser compensados por alguns jogadores experientes. Mas é como dizem acima. Gastam-se milhões em transferências e ordenados em jeffren, capel, carrilo, e depois temos Bruma. E o que dizer de Dier, comparado com Xandão. E Zezinho comparado com Gelson Fernandes. É tão óbvio. Acabaram-se foi as comissões para a malta mamar. Vai ser mau. Por isso é que muitos não querem lá o Bruno Carvalho. Acabou-se a mama toda.

    • É simples.

      Sempre que forem contratados dois ou mais jogadores por milhoes para uma posicao em que existe claramente um jovem da formacao à espera de explodir, saberás que estamos a ser geridos por malta que embolsa as comissoes.

      É o teste mais simples à gestao Bruno de Carvalho. Ou qualquer outra.

      Assim que foste buscar Gelson Fernandes ou Pranjic para um meio-campo em que tinhas este calibre de jogadores, Adrien incluído (e o André Martins se calhar já teria evoluído muito mais se nao houvesse Labyad e se nao se tivesse lesionado), ficou claro que o que interessava era meter ao bolso depressa porque nao iam terminar a época.

      SL

  5. Ser do Sporting é termos sempre esperança que o melhor ainda está por vir. Nos últimos 2 anos o GL sonegou-nos isso…Agora que esse incompetenete está de partida, há que projectar o futuro. Estes miúdos com a nossa compreensão e tolerância podem crescer muito até ao final da temporada. Até mesmo o Joãzinho, que hoje teve azar no golo, mas tirou outro feito ( e contra o Guimarães esteve melhor que o M.Lopes, por exemplo)… Muito bem o M. Lopes, brilhante o Zezinho e o Dier. E tenho que admitir, que mesmo nunca tendo simpatizado com o Jesualdo (continua a ser lento a ler o jogo, o Carrillo já estava a pedir para sair aos 60 m) é o homem indicado pela sua experiência, autoridade, até pelo carácter professoral para ensinar estes putos a crescer, sobretudo na leitura do jogo e na gestão dos timings. Há muito talento, mas também muita ingenuidade e já que o campeonato está perdido e está, há que dar minutos, jogos e experiência à base da equipa que vai vencer o campeonato em 2014-2015. Saudações Leoninas

    • Sem dúvida, o mais importante a retirar destes jogo, além dos 3 pontos, é a necessidade de darmos minutos e experiência aos nossos jovens valores.
      Dier, Zezinho e Bruma demonstram claramente que merecem já a titularidade face à mediocridade estrangeira que grasa neste plantel.
      E o André Martins já está à espreita.
      Precisaremos de gastar muito dinheiro na próxima época?
      Não, precisamos é de 2 ou 3 reforços de qualidade garantida e não apostas no escuro.

  6. Por mim este era o caminho a seguir. Sei bem que títulos não se podiam exigir a curto prazo a esta malta nova mas não ganhar nada por não ganhar prefiro que seja com uma perspectiva genial de futuro.

    Tenho pena que hoje o Pereirinha não tivesse jogado, esta época seria a ideal para ele se ir adaptando de vez à lateral direita. Metia o Lopes num saco digo eu.

    • Ah pois. Mas no caso do Pereirinha acho que o próprio também desperdicou demasiadas oportunidades no passado recente.

      E nao teremos nós um lateral-esquerdo na formacao que meta o Joaozinho no banco? Aquilo é mau de mais.

  7. O Dier é uma máquina, desde que o vi a jogar na Luz pela equipa B, fiquei logo com a sensação que tínhamos ali jogador. Depois, aquele jogo contra o Braga só confirmou o que já esperava.

    Zézinho, Bruma, André Martins, Esgaio, todos eles têm um futuro brilhante se não forem recambiados para o Porto ou para outro lado qualquer por 25 tostões, como os nossos gestores têm feito ultimamente.

    Quero acreditar que com uma estrutura sólida + contratações ponderadas e acertadas, possamos conseguir desenvolver um plantel com base na prata da casa. Se isso acontecer, só se podem retirar coisas positivas. Qualidade, poupança e potencial para vender aos milhões no futuro. Talvez esta crise seja um mal que veio por bem!

    SL

    • Já disse isso no post anterior. Concordo em absoluto com o que dizes. Jogadores como o Hugo Viana, Quaresma e o Ghilas poderiam colmatar os desiquilibrios facilmente num plantel planeado a 3 épocas e sem gastar mais de €2M ou €3M por jogador. O que se poupava em transferencias permite-nos manter os miúdos no clube por mais tempo e quem quiser contratar que pague a clausula!

      • Hugo Viana sim, Ghilas talvez, Quaresma não, definitivamente! Ao longo dos anos, já temos tido demasiados jogadores com falta de atitude e continuamos a tê-los, não gostava que viesse para cá mais um armar-se em vedeta, à espera que os outros joguem para ele.

        No entanto, o que dizes está correcto, é preciso aprender a segurar os valores que temos, com a qualidade destes miúdos e um projecto sólido as coisas podem ganhar rumo. Esperemos que assim seja.

      • O Ghilas é para comprar quando se vender o VW pelos tais 11 ou 12 milhoes. Foi por isso que ficámos com o direito de opcao.

  8. “Com erros, claro, mas eles precisam de espaço, de tempo e de mais experiência.” Palavras do treinador Jesualdo, que particularmente não aprecio, mas com as quais concordo e explicam uma coisa muito simples… Os putos tem talento, mas neste clube onde o trabalho de formação é notável, alguns adeptos estragam constatemente tudo. Vejam-se as palavras aqui em relação ao Cedric que fez uma epoca extraordinária no modesto Academica e comecava agora a singrar no seu Sporting, mas as criticas são absoutamente estúpidas e de ignorantes que nunca devem ter treinado sequer futebol. O mesmo em relação a Pedro Mendes (que se lesse as bacoradas que aqui se escrevem até pagava para sair do clube onde é tão estupidamente maltratado por alguns, fez aquilo que achou melhor para a sua vida. Ser um produto da formacao neste Sporting e horrível para o próprio jogador). Tal como Dier, Zezinho, João Mário, Esgaio. Mica, Carvalho, Reis… Como os lamentavelmente dispensados, Balde, Rosado, Paim (vou acreditar nas possibilidades deste rapaz ate ele arrumar as botas… A proposito, Parabéns Paim!) e preciso esse espaco, esse tempo, para a experiencia e os resulatdos aparecerem. Um Gelson foi aqui tratado como um grande reforço, assim como o Pranijc e o BolodeArroz, porque eram de fora da Academia, estrangeiros e fracos… Mas nada de embandeirar em arco, esses que criticam sempre os miudos, hoje felicitam-nos, mas na minima falha vão crucifica-los. Aqui elogie-se o trabalho de Jesualdo que penso tenta evitar essa situação. Veja-se os elogios absurdos a uma exibição mediana de um reforço inútil que esta a tapar a evolução de dois miudos que vão ser dos melhores na sua posição… Cedric e Arias? Aprendam! O futuro do Sporting e dos grandes clubes portugueses está na formação do dotado futebolista português… Mas para isso é preciso dotar a massa adepta de inteligência e paciência para apoiar sempre estes miudos e assim permitirem que se formem muitos mais Ronaldos, Futres e Figos para engrandecer o nosso Sporting e o futebol português.

  9. Tenham lá calma. Isto é a lógica do besta a bestial conforme se ganha ou se perde. Ganhou-se 3-2 ao gil vicente de barcelos e só falta irem esperar os jogadores e fazerem uma festa no estádio. Rídiculo! E a vitória foi á rasquinha, há que não esquecer. O avançado do gil marcou dois golos facilmente e fez o que quis do llori e do dier e não fosse o burro do paulo alves tê-lo desviado para a esquerda e ainda lá espetava mais um.
    Tá bem que já vi pior esta época, muito pior, mas pés no chão: com estes putos até podemos ficar a meio da tabela e não descermos mas não mais que isso. É o que queremos – discutir a classificação com o gil, o beira mar, o lhão e setúbal? Lutar para a manutenção? Se é, percebo a onda de euforia que práqui vai.

    • Claro que se formos realistas esta equipa, neste momento, não passa do meio da tabela. No entanto, há potencial! Isto se, realmente, for assumido como um projecto, não para “já”, mas para daqui a uns anos. Pode resultar! É obvio que estes jogadores ainda não competem com jogadores mais experientes e ainda cometem muitos erros propícios da idade, mas tem uma vantagem.. muitos já jogam juntos à anos, já conhecem os seus colegas (qualidades e defeitos) à anos, habituados a uma cultura vencedora à anos,… vão progredir como uma verdadeira equipa! E sendo reforçada,não estupidamente, mas com jogadores escolhidos “a dedo” poderão ser uma base para muitos anos.. Posto isto, é obvio que não vamos ser um Barcelona daqui a 3 anos! Contudo, Poderiamos lutar com o Porto e Benfica com uma cultura nossa! Porque o nosso maior problema é querermo-nos agarrar a um dos dois quando no fundo devemos olhar para nós próprios!

    • Em relação à dupla de centrais um dos putos deveria jogar sempre a titular bem acompanhado por Rojo ou pelo Boula até final da época no minimo.Na próxima época puxava-se o Rojo para a esquerda e contratava-se um bom central.

    • “com estes putos até podemos ficar a meio da tabela e não descermos mas não mais que isso.”

      Se era esse o objectivo, entao porque é que se gastaram milhoes ao desbarato como se gastaram? É que com estes miúdos sempre a jogarem e evoluirem na 1a liga dentro de 1 ou 2 anos tens uma equipa de top. Ve bem o caso do Montpellier que derrotou o super PSG em Franca.

  10. jÁ agora, alguém sabe o que é feito do Couceiro? Vai se candidatar pelos lambuças ou não? ou será que vai entrar nalguma lista de candidatos? se calhar vai entrar na lista do Bruno, digo eu! e pra limpar a merda que lá está desde 1995 digo eu! Notáveis tenham medo, tenham muito medo que o vosso tachinho vai acabar, ou não!

  11. Rui Patrício e M. Boeck /// M. Lopes, gostava que fosse o Pereirinha e acredito que o Arias pode ser financeiramente rentável…já vi o N Reis a realizar bons jogos a defesa direito e o grande Mourinho gosta de laterias altos /// R. Carvalho ou outro central experiente, Oguchi, Dier….mais Tobias ou … Illori //// Rojo e Joaozinho //// Rinaudo, Zezinho, A. Martins, médio todo terreno com envergadura que permita uma dimensão física ao meio campo do nosso SCP, J. Mário e Labyad //// Bruma, R. Esgaio, Carrillo, Nani (não é impossível…) //// Bendtner, Ghillas, W. Eduardo

    Só precisamos de um presidente com capacidade… a partir de 6ª feira falarei embora só com mais propriedade depois de um debate entre os candidatos…

    Força SCP… o 5º lugar ainda é possível !!!

  12. Pela primeira vez esta época senti orgulho e prazer nesta equipa. Foda-se, que espectáculo que foi ver o Zezinho e o Bruma. Aquilo é material de alta qualidade. O Zezinho encheu-me as medidas. Que diferença abismal em relação ao Adrien. O Bruma não engana. Surpreende-me a maturidade do rapaz. Só falta o André Martins sentar o Labyad e temos o meio campo feito. O Joãozinho tá a acusar a pressão. O Ilory é o maior, tou-me a cagar para o enterro que foi o golo do gil. Fez, no seu jogo de estreia, aquilo que nenhum daqueles nabos conseguiu em mais de meia época. O puto calou-me. Os erros vão diminuir à medida que for crescendo mas a tranquilidade está lá. É treinar o puto, dar-lhe umas marteladas na cabaça que com sorte ainda sai dali um central porreiro. O Dier é o inglês de serviço, mete o cabedal e dá umas frutas quando tem de ser. E é dos fodidos, como bem vimos no lance do cabrão gilista com o Lopes na nossa área. Meteu-se logo e mandou-o pó caralho. O Lopes tem umas paragens mas é competente. E já leva 2 assistências. O Wolfswinkel precisa de banco, era fixe testar o Carrillo a ponta de lança. O Capel está ver a pequenada a passar-lhe à frente e começou a dar ao pedal. O Juju esteve bem antes, durante e após o jogo. Sempre quero ver se vai ter colhões para sentar o Adrien e manter a aposta no Zezinho e meter o André Martins no lugar do Labyad. O artur soares dias é um chupista, bem como os assistentes. Transformaram um penalty em fora de jogo, expulsou alguém do nosso banco, o amarelo do joãozinho é uma obra-prima, a avisar o Patrício para não perder tempo aos 30 min de jogo. Ainda estou a pensar como é que o cabrão não assinalou penalty em nenhum dos lances na nossa área (não há falta em nenhum deles). De resto, hoje foi bom. Ainda me fizeram sonhar com a primeira goleada desta época mas é como o Juju disse, no Sporting cada erro é um golo. O Godinho é um filho da puta. Dá-me náuseas ver o gajo sentado nos jogos ao lado dos outros presidentes. Graças a Deus já faz parte do passado. É rezar para que não leve tudo e deixe alguma coisa que dê, pelo menos, para pagar a água.

  13. Este grupo actual de jogadores merece todo o nosso respeito, mesmo o Miguel Lopes e o Joãozinho, porque nenhum deles tem culpa dos sócios do Sporting terem colocado à frente dos destinos do clube um presidente acéfalo, serviçal da banca e dos corruptos do norte. O primeiro aceitou vir para o Sporting na pior fase da sua existência afirmando o seu sportinguismo para minha surpresa, e o segundo porque já demonstrou publicamente que quer ficar no Sporting ao contrário da maior parte do plantel inicial que quando o barco começou a afundar fugiram como ratos.
    Estive num aniversário de um familiar próximo e acompanhei o jogo pela tv rodeado esmagadoramente por sportinguistas e pelo que deu para ver gostei muito da atitude dos mais novos. Vejo ali muito potencial em todos os jogadores, mesmo no Tiago Ilori muitas vezes criticado aqui no blog, o Tiago é um jogador que tem uma velocidade fora do normal para um central e quando ganhar mais “tarimba” e massa muscular pode ser um caso sério. O Bruma é actualmente o nosso melhor extremo, já no último jogo com o Marítimo tinha sido o mais desequilibrador na primeira parte e achei um erro a sua substituição e disse-o aqui no cacifo. O Eric Dier é um senhor jogador e tem tudo para liderar a nossa defesa. Zezinho e Esgaio também estiveram bem.
    Haja bom senso e sabedoria para manter este grupo retocado com mais um ou dois jogadores para dar equilíbrio ao plantel e podemos ter esperança num futuro melhor

  14. FODA-SE! QUE ORGULHO VER A NOSSA EQUIPA CHEIA DE PUTOS DA ACADEMIA!!!

    palavras de BRUMA após o jogo quando confrontado com a juventude da equipa: “SOMOS TODOS ADULTOS”…

    O SPORTING É DO CARALHO!!!

  15. Carissimos companheiros d’O Cacifo,

    Gostei muito de ler as vossas apreciações ao desempenho de hoje dos “nossos” jogadores. Aproveito para vos comunicar que não vi o jogo. Por opção. Contudo, estou arrependido, pois gostaria de ter visto… Vi os resumos e li o que escreveram…
    Por outro lado, o que o Jesualdo efectuou hoje, mais não é do que traduzir na prática o que eu e muitos Cacifeiros aqui já diziamos em Novembro/Dezembro de 2012. Mal por mal, visto que fomos eliminados de todos os títulos em disputa no futebol mais valia ter colocado os ‘putos da B’ a mostrar como se faz aos mamões que lá estão e outros que já foram a andar. Quase de certeza que actualmente estariamos em 3º ou 4º lugar.

    Espero que o treinador Jesualdo Ferreira mantenha estes jovens a titulares até ao fim da temporada!!!

    Força SCP!

    E venham de lá as eleições…

    SL

  16. Gostei do jogo dos Bébés do Juju, mas, epa, calma com a euforia porque o Sporting tem sempre obrigação de ganhar ao Gil Vicente mesmo que jogue com a equipa C…mas, sinceramente, precisamos de dar tempo e não ficarmos deprimidos ao pensar no que o Jackson, Atsu, o fdp do russo, etc, podem fazer em Alvalade daqui a 2 jornadas…

    • “o Sporting tem sempre obrigação de ganhar ao Gil Vicente mesmo que jogue com a equipa C”

      nao é essa a realidade desta temporada. É que nao é mesmo. Já levaste sovas do Rio Ave e Pacos de Ferreira a jogar com um 11 onde pontificavam Boulahrouz, Insúa, Rojo, Elias, Jeffren e Carrillo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s