Vitamina B – O professor

Sinto-me completamente descomprometido, para falar de Jesualdo Ferreira. Nunca fez parte do meu leque de treinadores de eleição, tanto em termos técnicos, como em termos de personalidade. E se esta segunda vertente começa a suavizar-se bastante mais com as suas últimas conferências de imprensa, confesso que continuo com bastantes dúvidas no que toca às suas capacidades técnicas. É mau? Não, não é. Mas também me parece que não será um treinador de topo.

A questão é, agora, saber se será ele o nome certo para conduzir os putos. Por aquilo que me parece, o balneário está com ele, e isso é algo muito importante. E o próprio Jesualdo já deu o mote: será necessário contratar três ou quatro jogadores de alto calibre, que sustentem o crescimento dos mais novos; não pedir aos mais novos que carreguem sobre os ombros toda a responsabilidade. No fundo, Jesualdo quer ovos, até porque sabe que foi com ovos como Lucho, Lisandro, Quaresma, Bosingwa, Hulk ou Falcão que fez as melhores omeletes da sua vida (tal como nós sabemos que foi com Schmeichel, André Cruz, Duscher, Pedro Barbosa, Acosta, João Pinto, Jardel, Rui Jorge ou Babb que Inácio e Boloni deram ares de chef)

Posto isto, creio que posso resumir a minha posição da seguinte forma: não sei se valerá a pena estar a “deitar fora” o trabalho que Jesualdo já começou e continuará a fazer até ao final da época, para trazer um Leonardo Jardim ou, bem pior, inventar um novo Mourinho indo buscar um Marco Silva ou um Paulo Fonseca. Mas desconfio que viraremos mais uma página da nossa história sem atacar aquela que, para mim, seria a solução: contratar um Van Gaal, um gajo capaz de ser superior a todas as tricas que dão ritmo ao nosso futebol, um gajo capaz de, efectivamente, ensinar futebol a jogadores de todas as idades, um gajo capaz de dar verdadeiros banhos tácticos (e não de levar, como nos tem acontecido) e de reduzir à sua mediania a maioria dos treinadores que por cá trabalha.

Um treinador bom custa dinheiro. Mais, exige bons jogadores. E, tendo em conta o estado das nossas finanças, até tem dado bastante jeito o desfile de treinadores que trabalham não com o que querem, mas com o que lhes dão.

118 thoughts on “Vitamina B – O professor

  1. Muito bom dia (e aproveito para “estrear-me” a comentar num espaço que me habituei a visitar há alguns anos…).

    A questão que coloca é completamente pertinente.
    De facto, nuca morri de amores por Jesualdo Ferreira, nem fiquei particularmente impressionado quando chegou a Alvalade. A passagem para o comando técnico trouxe-me algum alívio porque garantia experiência e conhecimento do futebol português (factores que necessitávamos enormemente depois da debacle Vercauteren).

    Em termos de futuro, deixo funcionar o pragmatismo. Existe, neste momento, algum treinador “acessível” que dê, claramente, maiores garantias que Jesualdo Ferreira? Sinceramente não vejo nenhum que nos garanta vantagem evidente. E, partindo dessa premissa, concordo plenamente com o teor deste post. Até porque, como foi dito, existe sensibilidade em JF para a integração dos miúdos na equipa principal (e esse é um fator essencial no futuro imediato do clube).

  2. Creio que nos próximos anos não iremos aspirar a ganhar títulos, pelo que me parece que Jesualdo será o treinador ideal para funcionar como “Pai” destes meninos e ajudá-los a crescer.

    Depois disso, temos de optar, ao fim de muitos anos por treinadores com provas dadas. Como se costuma dizer: um daqueles que escrevem os livros por onde os outros estudam!

    Um bom treinador é capaz de potenciar jogadores fracos. Um fraco treinador estraga bons jogadores. Por isso é que eu continuo a achar que em teoria tínhamos plantel para ficar em 3o com facilidade. Assim poderemos agradecer ao Sá Pinto o facto de nem em 5o acabarmos.

  3. Tenho que concordar com o post. Não ganhamos nada em correr com o Jesualdo, nesta altura. Os resultados seriam iguais ou piores.
    Em termos de futuro, a coisa muda de figura. Já tentámos de tudo nos últimos anos, menos um treinador a sério, que ensine algumas coisas básicas que há muito se desaprenderam em Alvalade.
    Creio que será por aí, muita juventude, 3 ou 4 craques daqueles que não enganam (mais Elias não, por favor!) e um treinador bom, mesmo muito bom.
    Equação dificil, quando se está nas lonas como estamos, mas não impossível.
    Que tal um candidato – dos três que se apresentam – que levasse a sufrágio esta “receita”?

    SL

  4. Good morning Cacifeiros !

    Não simpatizo com a ideia de ser Jesualdo a iniciar a próxima época.
    Claro que custa dinheiro trazer um bom treinador, mas custou ao Sporting mais dinheiro a total inoperância que ele demonstrou em Dezembro e Janeiro, com as responsabilidades que ele tinha, que conseguiu desequilibrar ainda mais o plantel, e em 2 meses, Dezembro para arrepiar caminho e Janeiro para meter em prática o trabalho desenvolvido, Jesualdo não só mostrou Zero, pactuou com os argumentos inenarráveis de GL, trouxe Ventura para tapar Golas, trouxe M.Lopes (não tem culpa, agora é dos nossos, tal como Ventura) para tapar Arias e Cédric, dossiers Elias e Izma a desenvolverem-se-lhe por baixo das barbas, e ele a assobiar para o lado, isto só para realçar a sua competência decisional em assuntos importantíssimos para o futuro próximo do Clube.

    A questão dele ter o balneário com ele, resume a isto, metes meia equipa da formação, tal como P.Bento anteriormente também tinha feito e…..voilá.

    Se a próxima direcção souber realizar 4 ou 5 boas transferências, poderá ter alguma margem para um bom treinador, inclinar-me-ia para L.Jardim.
    JUJU em 2 meses demonstrou ser um péssimo director desportivo/ “manaiger”, demonstro ser um medíocre treinador, mas paleio tem ele, e muito…..

    • Um pequeno reparo,o Ventura não é nosso,logo não pode estar no mesmo patamar do Miguel Lopes.Veio passear a Lisboa,está certo…
      E o Jorge Jesus? Não te interessa?Sempre tem mais trabalho feito com miudos do que própriamente o Jardim.
      Um acrescento ao que disseste,dos empréstimos a entregar no fim da época,ou seja Joãozinho,King e Ventura apenas consideraria o King,que já merecia uma ida à equipa principal,mas que ainda teria de passar por muitas análises para chegar a tal conclusão.

      • Em relação a JJ, não o estou a ver a sair de Portugal, o que se passa é existe uma possibilidade de ver JJ e L.Jardim nos 2 rivais, não estou a ver o PdC a despedir o treinador caso ganhe a liga, não estou a ver o orelhas a cortar com JJ caso este ganhe a liga, nas um deles irá perder, logo, existe a real possibilidade de veres Jardim no benfas e JJ no porto, e caso se chegue a acordo com o Jardim, evitaríamos o risco de não ter um deles, agora, se a direcção entrar em acordo com JJ antes de findar o campeonato, perfeito, este é daqueles que iria potenciar ao máximo os “putos”, tem prazer no que faz, exige o máximo aos jogadores, e não admite que um jogador se arraste em campo.

      • Ainda tens o Pedro Emanuel,o Domingos e claramente o Nuno Espirito Santo.Num futuro interesse por parte do Sporting em Jorge Jesus sou da opinião que ele não recusaria,por objetivos porque não…
        Em relação ao que disseste sobre Jesus além de concordar contigo,é por essas mesmas razões que indicaste que tenho a certeza que ele era a pessoa certa para o lugar.

      • Na 6ª feira passada, eram quase oito da noite, vi o Leonardo Jardim a sair de uma das lojas de luxo da Av da Liberdade, com um grupo de amigos. Estive quase a abordá-lo e a perguntar-lhe, “é desta que vez treinar o clube do coração?”. Mas não o fiz. Ainda por cima, a sobremesa caiu-nos mal, com a derrota da Amoreira…

  5. Jesualdo nunca deverá sair antes do fim da época e mesmo assim eu quero que ele continue no papel de coordenador de todo o futebol, tendo um papel mais activo na equipa B. Ele percebe bastante de futebol, mas como dizes, faltam-lhe ovos na equipa principal.

    Em relação a Leonardo Jardim, por acaso, seria o único treinador Português que gostaria de ver no SCP neste momento.

  6. Até final do campeonato penso que esteja assegurado.Para a próxima época aconselharia outro mister,que percebesse de Sporting,que percebesse de formação,em parte psicólogo em parte treinador,mas com um conhecimento generalizado na nossa realidade,nas nossas prioridades e nos nossos objetivos.Conhecimentos esses que o Jesualdo não tem,o Jesualdo treina homens feitos,para o Sporting exige-se um tutor,não um treinador que ao primeiro erro dos putos não perde tempo em criticá-los e deitá-los abaixo dizendo que são imaturos,situação que apenas lhe serviu de desculpa pois tal não aconteceu,e isto apenas me leva a pensar que Jesualdo não é treinador para este Sporting.Burro velho não aprende,a paciência dele já não é a mesma,se ele já trabalhou com putos pois desaprendeu ou nunca soube realmente lidar com eles,e não era agora que o ía começar a fazer.
    Prata da casa.E quando falo em prata da casa não me refiro a Pedrosas e companhia,refiro me a pessoas com as mesmas competências do sr. Aurélio Pereira,que as houve até há bom pouco tempo.Até na nossa formação temos incompetência,não se iludam por Abéis,Dominguez ou Oceanos.Uma formação como a nossa deveria ser bem mais aproveitada.

    • Fosgasse…. mas tu não criticarias? Numa altura critica como esta dois erros de palmatória que nos fizeram perder pelo menos 1 ponto é de passar a mão pelo pelo? Acho muito bem. Qdo jogam bem, elogiá-los, qdo fazem merda chamá-los à razão… Temos de ser mais exigentes…
      O JL apesar de não ser um treinador de eleição, é um treinador que nos garante uma equipa minimamente aceitável e estável que é o que nós mais precisamos neste momento. Agora se o Patricio dá um pato ou o Ricky falha um penalty, que culpa o homem tem?

      SL

  7. O Sporting Clube de Portugal não pode ter atitudes submissas em relação a nenhum treinador, é um dado adquirido que temos a melhor formação, logo, ê uma vantagem para um qualquer treinador, não pode ser visto com uma obrigação.
    O que Jesualdo demonstrou na parte executiva foi Zero, aqui, ele em vez de levantar alto o nome do Clube, preferiu acumular funções e afinar o discurso.
    Alguém com o mínimo de interesse, teria trazido um ponta de lança foda-se !
    Alguém com o mínimo de interesse não teria trazido 2 laterais medíocres foznex !

    Ele conseguiu meter os “putos” na A ?
    Como e que se consegue algo em que somos obrigados a tal ?

    • O Jesualdo é um treinador que nunca apostou no0s jopgadores de formação.

      Apesar de ter treinado os sub nacionais, deve ser o treinador nacional com ratio menor a esse respeito.

      Jesualdo, Oceano e Dominguez! Que futuro?

  8. acho que nenhum dos candidatos é maluco para trocar de treinador, para menos de 2 meses de campeonato.

    e agora entra a tal pergunta que eu deixei no posts das perguntas aos candidatos: o que vão fazer com o jesulado: contam com ele? sim ou nao?e para que função.

    o couceiro ja deu a entender que conta com ele na estrutura mas nao disse em que funçao

  9. Sem mais demoras, é assim : Jesualdo só pegou no Porto, e nem sempre o Porto jogou como deve ser. Contra o Sporting via-se e desejava-se. Quem não seria campeão no Porto !??? Paulo Sérgio, Carvalhal, Vercauteren ganhavam lá títulos. Até a merda o Vítor Pereira numa época conturbada ( balneário despedaçado ) conseguiu ganhar.
    Jesualdo nunca ganhou nada por onde passou, e depois de deixar o Porto foi o que foi : Málaga uma merda, Panathinaikos idem, e agora deram-lhe a mão no Sporting.
    Ele é bom a organizar o departamento de futebol, é bom para trazer mais ciência e trabalho específico ao futebol. Como treinador principal é um zero à esquerda. Não há outro argumento, e não podem contra argumentar com mais nada. As evidências estão aí para quem as quiser ver.
    O Sporting tem que encontrar um treinador com currículo ( não um CV de 2 títulos na Bélgica com o Gent ou Genk ou lá o caraças ). Tem que ser alguém com provas dadas, que ponha as equipas a jogar bom futebol, que tenha competência técnico-táctica, que tenha ganho títulos e que goste de apostar na juventude. Vai ter que gastar dinheiro !??? Vai. Mas é preferível empatar uns 2M por época com alguém que sabe, do que empatar 500mil com quem não sabe ou sabe pouco e dar-lhe ” massa ” quando ele nem sabe fazer pão.
    Temos que ser mais realistas e menos romancistas. O Professor é boa pessoa, merece respeito mas, quero e falar do treinador, e esse é fraco para reerguer o Sporting. Vamos lá deixar esta ideia de que ” até é bom ” e ” até pode fazer coisas boas “. Vamos falar de ” é o gajo certo “, Força Sporting.

    • Com comentários desses mais valia releres as máximas do Sporting Clube de Portugal e deixares e outros deixarem as postas de pescada de lado. Se o Homem foi campeão em Portugal 3 vezes no Porto e se até o Sá Pinto era campeão no Porto. Então o que temos que fazer é ter um Clube mais efeciente que o Porto. Garanto não passa por darem tiros nos pés. Primeiro e o mais difícil é acreditar muito que com os que temos… Chegam para serem campeões! Só faz falta quem cá está!

  10. Para mim, quanto mais cedo sair, melhor. Sempre foi um treinador mediano. Em 30 anos de carreira só obteve sucesso no Porto, em pleno rebentar do caso das frutas e das escutas e à custa de golos marcados ao Sporting com a mão. Não me recordo de ter lançado nenhum jogador jovem. Veio para o Sporting como treinador, quando já lá estava o Vercauteren, mas veio mascarado de manager, o que diz também bem do seu carácter. Enquanto treinador do Sporting, tem a excelente marca de 3 vitórias, 1 empate e 3 derrotas em 7 jogos. Para a semana somará mais uma derrota, porque não o estou a ver a morder a mão ao dono. Não mexeu uma palha quando o GL deu o Izmailov ao Porto, apesar de na altura ser em teoria manager. É este o trabalho que deitaremos fora se o próximo presidente o demitir. Um trabalho de merda por um treinador de merda. Acho que era melhor contratar já um novo técnico – melhor em termos de qualidade e descomprometido em termos de passado – que pegasse na equipa e a preparasse para a próxima época sem a pressão de ter de ganhar o título. Ficar com o Prof. Pardal é manter a equipa na senda da mediocridade.

      • Qual a pior coisa que poderia acontecer? Não irmos à Europa? Isso já não vamos. Descer também não acredito que aconteça, porque não estou a ver o Moreirense e o Beira-Mar a fazerem pontos suficientes.

      • Pior coisa???Nem sei o que responder,este ano ultrapassou todas as expectativas,lol.Mas já reparaste que estamos a menos pontos da descida do que própriamente dos lugares europeus???Eu também não acredito na descida e cada vez acredito menos na Europa,neste momento precisamos das forças todas,mentais e fisicas,não é a trocar de treinador a 8 jogos do final do campeonato que iriamos melhorar,muito pelo contrário.

      • Aí é que está Hugo,antes disso acontecer teremos que sobreviver a esta temporada,que ainda está muito longe de ser conseguida,e refiro-me à manutenção,mal esta esteja conseguida não vejo objeção na mudança,até lá teremos que contar com o Jesualdo para nos tirar desta aflição,que foi e está a ser esta temporada.

  11. A questão do treinador é muito mais importante e grave do que a maioria dos Sportinguistas pensa …
    Desde o Boloni que não temos um treinador de jeito. Não me venham c/ o Paulo Bento pq muitos dos erros vêm exactamente dos seus 4 anos (ex: bolas paradas, plantel de baixa estrutura, rigidez táctica, etc.). Aliás penso q PB tem excelentes características enquanto homem (parece ter um excelente carácter) e q portanto até tem melhor perfil p/ seleccionador do q p/ treinador de clube, e no entanto está tb a perder margem na sua passagem pela selecção Nacional …
    Peseiro é o oposto: muito bom tácticamente mas falta-lhe o resto. E dos outros nem vale a pena falar.
    Portanto, repito, desde Boloni que o Sporting não tem um treinador minimamente à altura das exigências do clube. Para mais, devido à instabilidade e à aposta na formação, o Sporting é dos 3 grandes, o clube que exige um treinador de maior gabarito.

    Reconheço experiência e competência ao Jesualdo (p/ mim é o melhor desde o Boloni) mas ainda não está à altura. Tendo em conta a situação do clube, espero que Jesualdo fique até ao fim da época e não me chocaria se ficasse também na próxima na base de uma época de transição e consolidação pela qual infelizmente teremos ainda de passar. Mas se possível gostaria de ter já p/ o próximo ano um super-treinador.

    Vou mais longe: mais vale trazer um treinador de nível Mundial (mas daqueles de q não há dúvidas) do que qualquer possível craque ou remodelação no plantel. Se a escolha fosse entre trazer 3 ou 4 craques ou apostar num Van Gaal ou num Bielsa, eu não hesitarei um segundo em preferir investir os milhões num treinador!

      • Pois, mas se os “jeitosos” tipo Boloni não contam, categoria onde incluiria Inácio, então teremos de recuar 20 anos até ao saudoso Bobby Robson!!!

        Se calhar ajuda a explicar muita coisa, não?

  12. Quando penso nas capacidades técnicas de Jesualdo, lembro-me quando, há duas épocas, o Porto veio ganhar o campeonato à Luz, e de o Jorge Jesus ter levado o maior banho de bola da vida dele. “Ah e tal, no Porto qualquer um é campeão” dirão alguns logo de seguida (é mentira, Couceiro não foi). Pois eu inverto a questão: o objectivo da futura direcção deve ser: criar as condições para que até Vitor Pereira possa ser campeão. Isto implica que haja muita competência e profissionalismo, em tudo o que rodeia a equipa e as circunstâncias do jogo, para que o treinador se limite a treinar e os jogadores a jogar. Isto perpassa assuntos tão diversos e já amplamente debatidos, que vão desde os salários à arbitragem, passando por um discurso que mobilize técnicos, jogadores, sócios e adeptos em torno de um projecto ambicioso.
    Perante esta tarefa hercúlea, considero que a continuidade de Jesualdo como treinador não é uma questão estratégica. Acho que deve depender da sua vontade e empenho em fazer parte do projecto que sair vencedor das eleições, bem como da empatia que se gerar entre ele e a estrutura directiva da SAD.
    Num mundo perfeito todos nós temos as nossas preferências para liderar uma equipa baseada na formação. Van Gaal é uma óptima ideia, como seria Wenger, mas acho preferível pensar na tese “até Vitor Pereira seria campeão”.

    SL

    • Esqueceste-te é que para criares um clube,uma equipa em que qualquer treinador possa ser campeão terias que corromper o futebol português tal como os porkos fizeram durante 20 anos(+/-).Essa teoria não existe com futebol limpo.

      • A arbitragem é uma questão central, sendo que o Sporting, como é óbvio, “só” pode pedir isenção e profissionalismo, mas tem que ser muito mais activo nessa área.
        No ano passado Vitor Pereira foi campeão e não me parece que o Porto tenha sido mais beneficiado que o Benfica de Jesus.
        Mas concordo em absoluto que a ascensão do Porto se baseou na corrupção (que testemunhei “in loco” nos anos áureos de Lucilio Baptista e companhia), e por isso é um erro tomar essa espécie de clube como modelo. Apenas queria dizer que, se tiveres um clube altamente profissional em todas as áreas que envolvem o jogo, a tarefa do treinador é muito facilitada e, logo, a sua escolha tem menos impacto na vida do clube.

        SL

      • Porra!!!Então não foi!!!Se tivesse acontecido connosco há 10 anos ainda hoje o comentaríamos(a roubalheira no clássico).
        A corrupção dá pontos,os pontos vitórias,as vitórias enchem o peito dos jogadores,faz eles jogarem bem,sem pressões e com alegria,tudo isto junto dá titulos.Da corrupção fizeram-se grandes treinadores e grandes jogadores,fizeram se vencedores.Jesus não diria melhor,”que grande treta”.

  13. Sou contra a permanência de Jesualdo no ano que vem como treinador.

    Até ao final da época sim sem dúvida, para o ano que vem sou contra, pois não creio que Jesualdo tenha a estaleca para comandar o SCP, na futura travessia do deserto que se aproxima.

    Jesus era o ideal mas falta-nos o dinheiro para lhe pagar e a capacidade para adquirir os jogadores que ele pretende.

    Claro que se o merdafica perder o campeonato Jesus sairá e não duvidem que vai preferir esperar pelo porko do que assumir o SCP. Mas este merdafica e o seu estado actual é obra de Jesus para o bem e para o mal.

    Leonardo Jardim era agradável e claro que teríamos de dar tempo e ter paciência para construir uma equipa é que não temos dinheiro para jogadores de jeito. Temos dinheiro sim para bons profissionais com vontade de jogar e de mostrar trabalho, isso sim.

    Podíamos tentar reciclar uns craques da liga portuguesa, ex: Hugo Viana, com miúdos e lutar pela champions no ano que vem. Sendo certo que podemos só ficar pelos lugares da Europa. Bem sei e conheço a história do SCP mas a verdade é que os últimos três anos arrasaram tudo.

    Portanto baixas expectativas à semelhança de 98/99 e o que vier a mais do que a Europa é bom.

    Os Sportinguistas são pessoas racionais e adeptos inteligentes sabem que o clube foi alvo de uma destruição muito grande pelo que a próxima direcção terá uma grande dose de tolerância.

    Não podemos deixar que aquilo que aconteceu este ano se repita jamais, jamais.

    SL sempre

  14. é por isto que eu continuo a vir ao cacifo há 3 ou 4 anos.
    finalmente, alguém a ser minimamente objectivo e imparcial na análise ao jesualdo.

    p.s. só espero que não apareça um atrasado mental qualquer armado em ‘caçador de corruptos’ a mandar-te para o caralho porque estás a ‘defender’ o jesualdo.

  15. Vamos lá ver.

    Não é só o Jesualdo só ter ganho no porto. Ganhou no porto quando o scp andava a contar cêntimos e o benfica andava completamente desnorteado da cabeça.
    Ou seja, partia sempre no inicio como já quase campeão.

    Nas competições europeias nunca fez nada de mais. Cumpria sempre os mínimos, não habia qualquer rasgo.
    Essa do jesualdo ser um treinador de formação e que aposta em jogadores jovens é a maior “treta” que já ouvi no futebol português.

    No fcp nunca apostou em jovens jogadores da formação. E não me digam como o meu caro songue que o fcp não aposta na formação e que os jogadores não tinham lugar no plantel.

    É verdade que o fcp não previligiava a formação mas ele podia ter apostado na formação.
    Não comparo Hulk a h. barbosa ou Ukra.

    Mas quem não se lembra na aposta constante em Mariano e até Tarik quando havia helder bvarbosa, vieirinha, candeias, ukra, bruno gama etc,?

    E na aposta em Bollati e tomás costa em detrimento de Castro, Paulo Machado, etc?

    Nunca apostei em nenhum jogador da formação! Nunca deu uma oportunidade séria, aposta constante!!

    E nos “vermelhos”, já não me lembro bem das medidas, mas pelo que li afastou muitps jogadores da “formação vermelha”.

    E o que dizer do Jesualdo “manáiger” no SCP? Uma aberração.,
    Se tivesse tomates tinha apresentado a demissão após dizer que não tinha conhecimento dos dossiers do russo e do elias.

    Agora cada vez mais percebo a frase de manuel serrão, ao que isto chegou.

      • É um mito a suposta aposta na formação de Jesualdo como é um mito a sua suposta competência. O homem só ganhou três títulos na fruta e dois deles foram gamados ao SCP que andava a contar os cêntimos.

        Agora querem impingir-nos para presidente um gajo “super competente” que foi corrido do clube da fruta sem ganhar nada e sem fazer nada de relevante lá e que foi director desportivo do Alverca com Vieira, sendo que após a saída destes artistas o clube foi para a falência.

        Há coisas engraçadas não há?

    • eu digo. as comparações que fazes, salvo uma ou outra, não fazem qualquer sentido. ‘helder bvarbosa, vieirinha, candeias, ukra, bruno gama’?! enfim…

      mais: todos os treinadores, não é só o jesualdo, que têm estado no porco não apostam, salvo raras excepções, em jogadores das camadas jovens porque essa não é a política do porto. mas não é verdade que não apostam em jovens. tratam-se é quase sempre de jogadores entre os 20 e os 22, que vão sendo incorporados na equipa. é só ver as últimas vendas do porto nos últimos anos. foda-se, ó SCP, esta merda é óbvia.

      o jesualdo não é brilhante, bem verdade. mas é do melhorzinho que há em portugal e que nós podemos contratar. continua-se a sonhar com treinadores fenomenais, sem perceber que, neste momento, mal conseguimos trazer tipos razoáveis.
      quanto às culpas do jesualdo no mercado de inverno, o que eu sei é que não havia, pura e simplesmente, dinheiro para pagar ordenados. a culpa desta merda não é do gajo, é do burro do godinho. em função disto, tiveram de vender vários jogadores. alguma culpa há-de ter, mas foda-se, será que é muito díficil perceber que o SCP está completamente destruído e já o estava quando o gajo chegou?! se tivesses noção de como as contas estão neste momento…

      vamos em três treinadores (ou quatro, se contarmos com o oceano), e querem despedir o gajo agora?! mas acham que há treinadores de jeito nesta altura que aceitem vir para o scp, ainda para mais nas condições actuais.

      enfim, o que me parece é que isto está cheio de grandes jogadores de FM, mas com muito pouca noção do que é um clube e mesmo da realidade.

      • Apenas não quero que me digam que ele é especialista em formação e que aposta em jogadores jovens. Por mim pode ficar,…. até ao fim da época.

        Eu sei que a política do porto é à base disso. Mas não podemos dizer que são jovens jogadores no sentido em que estamos a falar.

        Não são jogadores inexperientes, sem nome, baratos, etc…. São jogadores que foram para o porto para serem referências, ainda eram relativamente novos mas custaram fortunas, eram quase certezas.

        Lucho, Lisandro, Hulk, Falcão etc… custaram muito dinheiro, muito mesmo. As vendas do porto já existiam ante de juju e continuam a existir.

        E digo já que não vejo grandes avanços na equipa com a chegada de Jesualdo.

        Talvez o lateral esquerdo do ex-setúbal tenha sido diferente, embora considere que foi um negócio “tipo bébé”.

        O jesualdo devia pedir a reforma, que já está na idade para isso, e ficar a gozar a mesma com a sua esposa Dona Zulmira.

      • olhando para a zulmira, se eu fosse o gajo não pedia a a reforma.

        de qualquer forma, para mim, era manter o gajo até ao final da época, e nessa altura avaliar se fazia ou não sentido mantê-lo.

        uma boa opção talvez fosse passar o gajo para director desportivo, apenas, e ir buscar o bielsa, que é o único treinador genial que aceitaria vir para o SCP nas actuais condições.

      • Songue com essa não foste lá muito coerente.Determinas competencia mas depois queres o homem para outras funções,funções essas que nem presença quanto mais competencia.Andamos a brincar ao futebol ok.FM?

      • há uma coisa básica sobre futebol e outros desportos colectivos que tu não consegues perceber, SCP, porque nunca praticaste nenhum a sério: nem todos os jogadores que compõem um plantel têm de ser extremamente dotados tecnicamente. um balneário tem de ter muito mais que isso, e isto é essencial para se ganhar. pensei que depois do mourinho isto fosse claro para toda a gente.

        e aatenção eu acho que o mariano, era limitado tecnicamente. mas onde ele chegou, nenhum dos jogadores pelos quais te masturbas verbalmente comment sim, comment não – candeias, ukras, barbosas e afins – alguma vez há-de chegar. e isto não é por acaso…

      • Um director desporivo nque não conhece os dossiers? Que vá dormir.

        A Senhora Dona Zulmira que mande um berro ao JuJu para o chamar À razão.

      • ou então o juju simplesmente andava a comer o mariano. há muito que o gajo tem fama de ser maroto. e a fama que ele também sempre teve de ‘dar bomba’ aos jogadores, se calhar, era outra.

      • eu acho que ele é competente. não acho que seja excelente ou brilhante. porém, neste momento, em portugal e ao nosso alcance, melhor que ele só o jesus (se é que este está ao nosso alcance (financeiro)). a maioria das pessoas aqui, do que tenho lido, acha, pelo contrário, o tipo simplesmente incompetente.

        isto não significa necessariamente que ele tenha de vir a ser o nosso treinador na próxima temporada, desde logo, se houver alguém melhor para o efeito. salvo um ou outro nome que até acho que pode vir a ser hipótese, como o bielsa, por exemplo, o mais provável é que tendo em conta a situação actual do clube não vai ser possível conseguir alguém melhor, no panorama actual, que o juju. de qualquer forma, acho que esta avaliação não deve ser feita neste momento.

        quanto a demitir o gajo agora acho que isso é simplesmente uym acto de loucura e péssima gestão em todos os prismas.

        é isto que acho.

      • Para mim deve sair no final da época ele e o Fito (caso não se retrate).

        Isso não acredito. O homem é casado, tem uma esposa que gosta de se cuidar e estar bonita para ele. Não acho que JuJu tenha esse tipo de gostos.

        Mas acho que é muito conservador, prefere meter um bollati que apostar num jovem, por exemplo.

        Nem falo no tempo que esteve em carnide porque eles estavam numa situação parecida com a nossa.

        Caro Songue,

        Eu não discuto a competência de Jesualdo e o facto de ser ou não de momento a melhor solução.

        Agora quando na televisão pessoas teoricamente sabedoras de futebol dizem que ele é um treinador que aposta em jovens (não falo em jogadore de 22,23, 24 já com experiência de clubes exigentes e que custem 6, 7, 8 milhões) e na formação fico com vontade de partir a televisão.
        Não digam uma coisa que toda a gente sabe que não corresponde à realidade.

      • scp

        o bollati quando veio para o porto tinha que idade? 30 ou 40

        é que acho que tinha 21 ou 22, e vê que o gajo era tao mau que depois foi para italia e chegou a selecçao Argentina quando lá estava o maradona( alias foi dele o golo que qualificou a Argentina para o mundial 2010)

      • Caro Songue nãos seria arriscado ir buscar o Leonardo Jardim para o SCP? Atenta a fama que trouxe da Grécia?

        Acha que os jogadores, o Professor Jesualdo, o Presidente BdC, entre outros, podiam ficar descansados ao deixar as mulheres sozinahs em casa ou sair à rua sozinhas?

        Se o tal “boato” fosse verdade,algo que eu manifestamente não acredito, seria caso para dizer que o Jardim é um gajo de tomates, nos dois sentidos.

      • o scp tem materia prima e pode dar-se ao luxo de apostar nos seus jovens da formaçao aos 18, 19 , 20 anos. no porto é diferente, com essas idades vai buscar ao estrangeiro e os seus da formaçao, andam a rodar durante 4 ou 5 anos e apenas os que singrarem voltam a casa já aos 24 ou 25 anos: foi assim com o bruno alves e com o ricardo carvalho por exemplo

      • Trouxe fama da Grécia,só se for de ter comido a mulher do “outro”.Boato ou não,não existe outra justificação.O resto foi banal,1ºlugar no Olympiakos com os recursos que têm em relação às restantes equipas não é dificil,nas competições europeias não cumpriu os objetivos principais,apenas os minimos.

      • Vamos lá ver para mim ir buscar jogadores de 22 anos que custam cerca de 5 milhões ou mais, que já são referências no clubes de origem não é ir buscar um jogador “jovem” no sentido em que eu falo.

        O Ramirz era um jogador jovem de idade, mas não era “jovem” nos entido de “apostar num jovem”. Custou 8 milhões ou mais, já era internacioanl e tinha 22 anos?

        O Lucho era jovem custou também muito dinheiro, já era internacional e a referência da equipa em que jogava.

        O próprio zé maria custou 6 milhões e era um jovem já internacional.

        É completamente diferemnte apostar nesses ou apostar no pereirinha, etc

        por exemplo, o david luiz era um desconhecido. É um caso comopletamente diferente dos outros referidos.

      • No carnide aconteceu a mesma coisa.

        No Braga? Houve aposta na formação?

        Um treinador que queira apostar na formação não será impedido pela direcção, a não ser que diga que os jogadores da formação do momento não têm qualidade para jogar.

      • tu por acaso lembras-te do plantel do benfica na altura em que ele lá esteve?

        mas mesmo assim, se não me engano o gajo ia metendo o moreira, o ednilson, o hélio pinto e mais um ou outro.

        mas não podes acusar um gajo de não seguir uma determinada política, quando isso não é sequer materialmente possível.

        o benfica só há coisa de 5/6 anos apostou a sério na formação e, mesmo assim, ainda muito poucos são os nomes que têm sido lançados. consegues perceber porquê?

        quanto ao que o gajo fez ou não fez no braga, acho que aquilo a reter foi o bom trabalho feito. fico com a sensação que grande parte do que o braga é hoje passou pela estabilização efectuada por ele…

  16. Espero que Jesualdo seja o treinador na próxima época! Se não ficar, quero o Leonardo Jardim!

    Apesar dos treinadores do Paços e Estoril estarem a fazer grandes campeonatos mas não me parece que estejam preparados para um salto tão grande. Também não me parece que tenhamos dinheiro para um internacional com créditos firmados.

    Para mim um treinador é 50% de uma equipa e pensarmos que começámos as últimas épocas com Paulo Sérgio, Domingos e Sá Pinto…é confrangedor! Jesualdo ou Leonarod Jardim não têm compraração com estes.

      • Uma passagem pela Grécia com êxito (deixou o Olympiakos em 1º destacadissimo e em todas as competições) enquanto o domingos foi passar mini-férias a Espanha.

        Atenção, não ponho as “mãos no fogo” pelo Leonardo Jardim mas para encabeçar um projecto é um nome a ter em conta sem dúvida.

      • Então tragam o Otto Rehhagel que ganhou um europeu com a Grécia.

        Isso de ser finalista de uma competição é muito bonito mas para mim não enche barriga, o que conta é o futebol apresentado pelas equipas. E embora o Domingos tenha conseguido um 2º lugar com o braga a verdade é que o Braga tem melhor futebol com o Peseiro. As exibições frente ao Man Utd foram cheias de personalidade.

        Nem sempre a classificação fala pelos treinadores.

      • exactamente … o que torna o Leonardo melhor que o Domingos? até o Salvador se arrependeu…
        não percebo o que é que o Leonardo fez a mais que o Domingos.. aliás de trabalho so lhe conheço uma epoca inteira no Braga, saiu a meio da epoca no Beira MAr, e agor na grecia idem idem

      • Leão à solta, faltam-te um bocado de argumentos na defesa do jardim, apenas dizes que o Domingos foi ridiculo em Alvalade e que o Jardim na Grécia era o maior… pois era, dificilmente nao seria… mas e o que fez no Braga comparado com o que fez domingos ou o que fez no beira-mar comparado com o que o domingos fez na academica e leiria?

      • Vejam o percurso do Leonardo Jardim em todos os clubes onde passou e a pergunta fica respondida! Superou smp as espectativas.

      • Jardim subiu o Chaves ( na altura de longe a equipa que praticava o melhor futebol da 2ª divisão b)
        No beira mar subiu de divisão e na época seguinte sai a meio mas já com a manutenção assegurada, no braga fica uma época esteve em primeiro lugar no campeonato e só o perde porque na parte final o braga vacilou frente ao benfica e ao porto.
        No olimpiakos estava em primeiro lugar destacadíssimo (está bem que na grécia o Olimpiakos é quase sempre campeão) mas resolveu comer a mulher do presidente e saiu, é um excelente treinador se não vier para nós certamente porto ou benfica vão buscáºlo

  17. Este tópico é ridiculo e perfeitamente disparatado. O Sporting precisa de tudo neste momento, menos discutir o treinador…
    Jesualdo, não era alguém que apreciava, mas se há coisa em que GL acertou (ao fim de uma data de tentativas) foi na sua contratação.
    Ganhem juizo e concentrem-se no que é essencial…

    SL

    • Peço desculpa, mas ridícula e disparatada é o teor da sua resposta. Endeusar Jesualdo Ferreira é mais um sintoma do desnorte que grassa nalgumas mentes. E reduzir a opinião formalizada neste post da forma como fez é simples má educação…

    • dei-me ao trabalho de, ao fim de aturar-te a escrever umas 24 vezes a mesma merda, responder-te a dizer que, se querias defender o teu ponto de vista, tens uma coisa que se chama “hoje escrevo eu”. E pensei que tinhas percebido que permitir que continuasses a, post sobre post, repetir comentários (algum em modo copy/paste), estava fora de questão.
      Ficou claro, agora?

      • Pode ser, mas o problema é outro, fazer um post desses implica muito tempo de preparação para fazer um artigo minimamente estruturado, contudo, passado algum tempo, o post seria esquecido e o meu ponto de vista é melhor defendido com os casos que sucedem dia após dia. Por exemplo, só poderia mencionar a lesão do Ryan Mendes no CAN e a sua paragem previsível de vários meses, após isso ter acontecido.

        Sendo a teoria de minha criação, será difícil não repetir comentários e ideias, pois implica coerência e consistência, em suma, a minha teoria sendo coerente e consistente depende essencialmente de tempo para ser entendida e interiorizada.

        Será que o meu comentário censurado tem alguma coisa de negativo e anti-sportinguista? Quantas vezes o Sporting foi prejudicado pelos “superiores interesses das selecções”, e qual foi a atitude dos dirigentes do Sporting? Mandam umas bocas mas na prática fica tudo na mesma.

      • Parvoice de tua criação,qual teoria…no tempo da PIDE eras preso por um comentário desses,ainda lá estavas a cumprir o tal “mais um dia” (se souberes o seu significado…).

      • Cherba com o devido respeito mas estás a ser um pouco comido por parvo por este palerma. É claramente um lampiurso muito mal disfarçado. É mais um que lança ideias absurdas para que os comentários girem todos em torno dele e lá vai conseguindo irritar alguns cacifeiros que pensam que ele é do Sporting.

  18. Leonardo Jardim seria a minha aposta. Aliás já deve estar mais ou menos pensado por parte de algum dos candidatos.

    Seria uma solução “económica”, tendo em conta que não dá para ir buscar um Van Gaal (o que seria espectacular tê-lo por cá) apostaria no Leonardo Jardim que parece-me ser ambicioso e até (diz-se por aí) que é sportinguista.

    Sou confesso admirador de Jorge Jesus mas sendo realista não vejo o benfica abrir mão de qualquer que seja o treinador sabendo que o mesmo vai parar de imediato ao maior rival, e mesmo que o Jorge Jesus fosse hipótese ficaria sempre com um pé atrás devido à sua politica de (não) aposta nos jovens da formação.

    • A minha aposta seria o JJ e fazer de tudo para conseguir trazê-lo,3M que seja.
      Os outros são todos muito arriscados,dentro desses o Jardim ficaria mais bem posicionado com o Paulo fonseca logo a seguir.

      • Paulo Fonseca? Farto de Paulês Sergês ando eu. O homem até pode ter jeito, não digo nem que não nem que sim, mas é por estar em 3º lugar? Alguma equipa inevitavelmente, com a época que o Sporting está a fazer, teria de ficar em 3º lugar.

        Claro que gostava do Jorge Jesus no Sporting, era re-começar em grande mas não me parece que seja possível, embora ele acabe o contrato este ano acho eu…

      • 3º lugar com uma equipa com 1/10 do nosso orçamento,a praticar excelente futebol,melhor apenas quem vai à frente deles,que são imbativeis,quer internamente como externamente.Sei que não é nada mas é sempre melhor do que nós temos sido nos ultimos 4/5 anos,só por isso era merecedor de uma análise mais positiva,digo eu.

  19. Marcelo Bielsa deverá estar de saída do Bilbao no final de temporada.
    Martin O’Neill treina o Sunderland e acho que seria possível de contratar.
    Michael Laudrup, actualmente orienta o Swansea e acho que seria um nome a ter em conta.
    Frank Rijkaard acaba contrato com a selecção da Arábia Saudita no final deste ano, e seria também ele, um alvo apetecível.
    Juande Ramos, Martin Jol … temos que abrir os cordões à bolsa e contratar um técnico que nos oriente por muitos e bons anos.
    Jorge Jesus é outro que, não renovando com o Benfica, poderia ” calçar ” em Alvalade ( com um ordenado substancialmente mais baixo ).

  20. Cherba, sei que este não é o post para isso mas cá vai. Na lista de perguntas que te propuseste fazer a todos os candidatos há uma que me parece muito importante: o que pensa da equipa B, em que moldes quer que funcione, ou mesmo se quer que exista.
    É que hoje em dia, toda a gente parece dar por adquirido que deve existir uma equipa B a funcionar nos moldes actuais. Mas há malta nas listas candidatas que não queria as equipas B.

  21. Não preciso, eu não quero fazer uma caça às bruxas. Até porque as pessoas mudam de opinião, principalmente quando a realidade mostra que estavam erradas.
    Preciso, isso sim, que o futuro presidente esteja comprometido com a manutenção da equipa B tal e qual como tem andado a funcionar. Está mais que provado que era isto que precisávamos para suprir a lacuna entre juniores e seniores. O crescimento que tem sido proporcionado aos b’s é absolutamente brutal.

  22. Epá nao me lixem! entao depois de tudo o que aconteceu esta época, uma grande parte de vós ainda acredita que a soluçao está (pela enésima vez) na mudança do treinador?! Nao tive a oportunidade de comentar o penultimo post do cherba, mas ja verifiquei que a vossa/nossa bipolaridade foi muitas vezes falada , e com toda a razão. ! entao mas o que é que nós queremos?!foda-se decidam-se e sejam duma vez por todas objetivos.vejamos…

    reflexões a retirar deste fim de semana:
    1º A Europa acabou. Esqueçam!Temos que ganhar um total de pelo menos 20 pontos a 6 equipas (RA, EST, MAR, GUIM, NAC e SET), sem contar com a Academica que se ganhar hoje nos ultrapassa. E estou a falar apenas do 5ª lugar! Que culpa é que o JF tem disto?!

    o que me leva à 2ª reflexão: vai seu um pau do caralho nao descermos de divisao. vai ser um sofrimento até ao final da epoca!Que culpa é que o JF tem disto?!

    3ª já que estamos numa de responsabilizaçao criminal, porque não responsabilizar Godinho Lopes, Sá Pinto, Luis Duque e Carlos Freitas pelo CRIME que cometeram?!!Que culpa é que o JF tem disto?!

    4ª reflexão; os nosso miudos (os melhores da sua geração!) saltam duma liga em que estão a salvo da descida, para salvar o Sporting da…descida! E se nós não tivermos a dose de paciencia, protecção, e compreensão para os nosso leozinhos que foram atirados para a arena, então só posso concluir que nao vale a pena apoiarmos o BdC ou o JC e exigir dos outros aquilo que nós proprios nao conseguimos fazer.

    A questao, meus amigos, é que o Sporting estaria na mesmíssima posiçao em que se encontra se nao tivesse lá o Zezinho, o Bruma, o Dier e o Llori. Se tivesse ainda lá o Elias, o Prajnic,o Xandão, o Gelson e afins, estaríamos pior ainda! E sabem Porquê?
    Porque foram erros de casting, porque sao uma merda! porque foram contrataçoes feitas em cima do joelho.
    Porque um incompetente como o Sá Pinto, campeao nacional de Juniores, nao soube fazer a transiçao para os miudos da B logo no inicio da época.
    Porque nao houve pré-época, e os jogadores antes de comçar a competiçao já estavam cansados!
    Porque deixámos que jogadores fossem dormir para o Banco, sem sequer lhe instaurarmos um processo ou percebermos porque e como é que um jogador vai dormir para o banco
    Porque elegemos alguem que nao percebe nada de futebol e delegou TUDO em quem, afinal, só estava preocupado em encher os bolsos de empresarios como Jorge Mendes!
    Porque o miserável de incompetentedo Godinho Lopes boicotou (agora percebo!) sistematicamente a contrataçao de um ponta de lança e de um nº10, de propósito! para se fazer de vítima.

    E digam-me meus caros, que culpa tem Jesualdo Ferreira disto?!! JF foi o unico que agiu proativamente e nao reflexivamente. É o unico que pensa futebol para esta equipa. É o unico que soube contextualizar o passado – presente e futuro para este clube, e muitos de vós nao fossem tao cegos e obtusos (desculpem mas é verdade e cherba tem razao) tinham percebido logo na primeira conferencia, mas a vossa obtusidade tolda-vos a memoria. mas dou-vos uma ajuda:

    http://www.maisfutebol.iol.pt/sporting/jesualdo-ferreira-sporting-formacao-maisfutebol/1403405-1457.html

    nesta apresentaçao está o mais completo, lúcido e objetivo diagnostico do mal que assola o nosso clube feito nos ultimos anos.

    Mas voces cagaram para isso e só se lembraram das tricas do JF com BdC.

    Jesualdo ferreira é o melhor que nos aonteceu e é para manter!

    Mas tenho, por fim, receio (muito!) do que vai acontecer ao Sporting sem irmos à Europa. Onde é que vai haver capacidade de convencer os investidores a acreditar numa equipa que chegou ao zero? Talvez resida aqui a chave deste imbóglio: O proximo Presidente do Sporting Clube de Protugal tem de nos convencer a todos que o melhor mesmo é fazer reset é começar do zero.Com planeamento, estratégia, método e dinheiro até o Vercauteren faz boa figura connosco. O futuro passa por perceber o legado do passado e aprender com os erros do presente. Pode parecer bonito quando é escrito, mas quem perceber esta fórumla tem o meu voto. E com Jesualdo Ferreira e com quem ainda acredita no futuro deste clube que está prestes a deixar de ser o maior clube nacional.

    Desabafo final: preciso duma intervençao cirúrgica. (mas nao do Eduardo Barroso):P.Preciso de remover este Sporting do cérebro (pesa muito…)

    SL sempre!

    • Como acho que o Jesualdo deve sair o mais rapidamente possível, acho que sou um dos visados desta mensagem. Nunca gostei dele como treinador. Não fiquei contente quando ele chegou ao Sporting, mas dei-lhe o benefício da dúvida no início, tal como dei ao Postiga e ao GL. Passados dois meses, ele só mostrou o que verdadeiramente vale como treinador: nada, como aliás tem mostrado em 30 anos de carreira.

      Concordo que actualmente a Europa só por milagre. Mas quando o Prof. Pardal chegou ao Sporting, a Europa era perfeitamente possível. O que era preciso era ganhar a Rios Aves, Marítimos e Estoris. Tivesse isso acontecido e hoje estávamos confortavelmente em quinto lugar. O problema é que ganhar frequentemente é coisa que ao Juju não assiste. Em consequência, estamos a lutar para não descer e se o Prof. não é o único nem o principal responsável por esta situação, também tem culpas no cartório.

      Quanto ao apostar na formação, acho que foi mais por obrigação do que por convicção. O Godas começou a desmembrar o plantel, o que aliado às lesões e castigos de alguns jogadores levou o Pardal a ter que escolher entre entrar em campo com 9 ou meter os miúdos, que são bons e merecem esta chamada (isto ninguém discute). Resta saber se o Juju tem competência para lidar com jovens. Dir-me-ão: foi seleccionador dos sub-21. Primeiro, não é a mesma coisa. Segundo, que resultados obteve? Foi não ter conseguido a qualificação para o Euro U21 de 1998 nem de 2000. Espectáculo. Coincidência das coincidências, Portugal foi sempre à fase final desta competição, menos quando o Pardal esteve lá. Ele há coisas do camandro. Ainda sobre os miúdos, quem é que disse que a culpa da derrota contra o Estoril foi da juventude e da inexperiência? Deixo uma pista: não foi o Lampadinha.

      Finalmente, ainda tenho atravessada a doação do Izmailov ao Porto, enquanto o manager Prof. Dr. Juju assobiava para o lado e dizia que não era nada com ele.

      Não tenho nada contra o homem, mas não me parece que ele seja capaz de dar a volta ao futebol do Sporting. Neste momento, ele é mais parte do problema do que da solução e portanto deve sair. Por mim, logo a seguir às eleições. Na pior das hipóteses, no fim da época. Mas inevitavelmente, sair.

  23. Estou bem de acordo com este post.

    Já aqui o disse utilizando uma frase feita, para mim, Jesualdo não faz parte do problema.

    Nunca gostei dele como treinador nem da postura e, se no inicio da época me tivessem dito que seria o próximo treinador do Sporting, ficaria fodido, mas, quem é que ia imaginar que chegaria-mos ao ponto a que chegamos ?

    Mas, tentando fazer uma análise pela positiva e depois de todos os falhanços parece-me que até ao final da época é a solução ideal, essencialmente pela experiência acumulada e pelo conhecimento do futebol português, servirá por isso para ajudar a construir o futuro do futebol profissional do Sporting. Por exemplo, é Jesualdo que dá inicio ao bom trabalho que o Braga tem vindo a fazer, essencialmente na organização do modelo organizativo do departamento de futebol.

    Só por curiosidade, o Jesualdo apesar de no porto não ter conseguido que nenhum jogador da formação se tivesse afirmado, tentou com o Helder Barbosa, Paulo Machado ou Candeias, conseguiu potenciar jogadores que viriam a ser mais valias financeiras, como, Hulk, Lucho, Guarin, Bruno Alves, Quaresma ou Fernando que ainda não saiu mas é um pilar na equipa, claro que para valorizar também ajuda ganhar. Também contratou muita merda… Valeri, Pedigrer, Bolatti, Benitez, Tomas Costa …

    Se tivesse a possibilidade de decidir, não manteria Jesualdo como treinador principal na próxima época, também não o dispensava, colocaria-o na estrutura organizativa, por outro lado e dadas as circunstâncias, confesso que também não saberia escolher uma alternativa, sendo que Van Gaal é uma hipótese que me parece irreal.

    Mas o sucesso de um treinador em Alvalade não depende só da qualidade do mesmo ou do plantel, existe um factor que nos prejudica sistemáticamente, estejamos mal ou bem, a arbitragem e disso não é o treinador que trata.

    SL

  24. quando eu vejo as expressoes “Van Gaal é alternativa ” e “a culpa é dos árbitros” , só posso concluir uma coisa: continuamos cegos e a navegar na maionese.

  25. Epá, eu desisto de tentar conversar civilizadamente.
    Mas quem é que culpa o Jesualdo pelo actual momento !?? Quem é que diz que o homem é responsável pela época medonha que estamos a fazer !?? Quem é que disse aqui, que o Jesualdo deve sair antes do final da época !??
    Aqui, o que se disse e se diz é o seguinte : Acabada a época, serenados os ânimos e começando a reorganização do clube, não tenho dúvidas que Jesualdo Ferreira é uma má escolha para treinador principal.
    Não tem o que é necessário para colocar a equipa a jogar futebol. Ninguém aqui pensa em título, em jogar de igual para igual com Benfica e Porto. Pensa-se em sustentabilidade desportiva, financeira e directiva.
    Mas mesmo que no imediato não se lute para grandes voos, não temos que jogar um futebol tipo ” resto de Ketchup na garrafa “. Com Jesualdo é só isso que vamos ter. O Sr. não sabe mais que isso. Ponto assente. E não vale a pena argumentarem o contrário porque as evidências apontam para isso mesmo … o Juju é fraco treinador.

  26. A questão em torno de Jesualdo é bem simples. E resume-se a uma pergunta:

    Que Sporting queremos na próxima época (e no futuro)?

    Penso que todos queremos um Sporting forte, competitivo e com uma aposta de médio/longo prazo, no que diz respeito à equipa técnica. É pacífico entre todos que não podemos mudar de treinador como mudamos de cuecas já que tem sido esse facto que tem impedido a evolução da equipa.Assim sendo, será Jesualdo o homem certo para liderar um projecto de longo prazo? Não. Jesualdo é o homem certo para acabar a época, porque é o gajo que lá está. Mais do que isso é apostarmos grande parte das nossas fichas em alguém que nunca provou ser um treinador de topo.

    A permanência do Jesualdo terá de ser pensada com base em 3 princípios:

    – Análise do rendimento da equipa quando o Jesualdo entrou em funções vs. Análise do rendimento da equipa no final da época.

    – Evolução da qualidade do futebol praticado depois do Jesualdo entrar em funções.

    – Lealdade do Jesualdo ao novo CD.

    Se estes 3 critérios penderem a favor do Jesualdo, aceito a permanência dele porque será fruto de um trabalho, objectivamente, positivo. Senão, boa noite e um queijo. A permanência de um treinador não pode ser decidida com critérios emocionais como: aposta em jovens e discurso. Não é por apostar em jovens ou por falar bem que o JF passa a ser um bom treinador. Tal como o inverso é verdade.

    Mais, assumir uma posição definitiva sobre a permanência do Juju poderá ser o primeiro grande erro do próximo presidente. E não podemos esquecer a influência que isso tem a nível desportivo e financeiro.

    Se eu fosse candidato, diria o seguinte: Jesualdo é treinador do Sporting e será avaliado no final da temporada como todos os activos do clube. Se a avaliação for positiva, mantém-se. Senão, será contratado outro treinador.

  27. “Que Sporting queremos na próxima época (e no futuro)?

    Penso que todos queremos um Sporting forte, competitivo e com uma aposta de médio/longo prazo, no que diz respeito à equipa técnica. É pacífico entre todos que não podemos mudar de treinador como mudamos de cuecas já que tem sido esse facto que tem impedido a evolução da equipa.”

    Muito bem dito.

    Goste-se ou não do Juju (por mim, cada vez gosto menos!) temos que pensar com clareza:

    1- Durante dois ou três anos o SCP não deverá estar em condições de lutar pelo título, atento (i) o abismo qualitativo que o separa dos Andrades e dos Milhafres (ii) a falta de dinheiro no Clube para grandes (ou mesmo médias) apostas/contratações;

    2- O treinador ideal seria assim alguém que, tendo isso em vista, achasse interessante essa aposta a médio/longo prazo (o que afasta desde logo qualquer técnico consagrado, o qual, para correr esse risco exigiria sempre a fortuna que o SCP não pode pagar), e que fosse um treinador “de balneário”, capaz de ajudar a moldar os jovens jogadores que serão o futuro do SCP nesses dois/três anos.

    Não me parece que o Juju tenha esse perfil (muito menos depois de ter “queimado” publicamente o plantel e dois ou três jogadores em especial).

    Não me interessa discutir se o Juju tem ou não culpa no percurso do SCP desde que ele tomou as rédeas do Clube. Interessa, sim, é saber se o mesmo tem o perfil para ajudar a construir, a médio/longo prazo, um plantel para a luta pelo título.

    Muito sinceramente, não me parece que tal aconteça.

    O Juju deverá no entanto, obviamente, acabar a época.

    Alternativas? Um treinador jovem, ambicioso, não muito caro (!) e que se reveja num projecto a médio/longo prazo. Há alguns por aí, suponho…

    SL

  28. oiçam-se a vós próprios e metam isto na cabeça duma vez por todas: o problema do Sporting está nos ulitmos dirigentes perceberem tanto de futebol como eu percebo de física quântica…! Soares Franco, Bettencourt, Godinho (e até Roquette e Dias da Cunha – apesar de terem ganho títulos) são tecnocratas que secundizaram o futebol Nao têm experiencia de futebol, e pior do que isso, nao quiseram aprender. Já o disse várias vezes, mas muitos de vós continuam surdos: O Pinto da Costa foi diretor desportivo durante 4 anos antes de ser Presidente. O Luis FIlipe Vieira soube rodear-se de pessoas entendidas no Futebol, até o Salvador percebeu esta mecanica. Nós preocupámo-nos com o ecletismo e com a obcessão do controlo do défice e do passivo.Se pudéssemos, por experiencia meramente académica, colocar à mesa os ultimos Presidentes do Sporting (desde o Roquette) e lhe fizéssemos um quiz-show sobre Futebol Nacional e Internacional, os resultados seriam equiparados às respostas sobre geografia e Politica internacional da Cátia da Casa dos Segredos.
    Até o Bettencourt que tinha a fama de ser um gajo muito entendedor (só na casa dele, pelos vistos) fez o absurdo de contratar um , apenas um jogador, que foi o Matias Fernandez para nº 10, quando a equipa já carecia de tantos outros jogadores fulcrais.
    E quando nao se percebe nada de futebol, das duas uma: ou rodeia-se de quem saiba ou dá-se apoio a quem se contrata. Quando se toma a decisão , por exemplo, de contratar Sá Pinto para treinar a principal equipa de futebol te, tem que haver uma aposta estratégica, semelhante à de promover Guardiola para o futebol A do Barcelona ou o Del Bosque para o futebol A do Real. Estas nao sao foram contratações, foram promoções pensadas e feitas com transição.

    O erro paradigmatico que tem acontecido no Sporting é, desde os tempos de Roquette, convencer socios e adeptos da bela frase “nao depender o projecto das pessoas mas sim as pessoas do projecto” mas a merda é que nunca houve projecto! Zero!
    Por isso, digo (e nao quero criar qualquer polemica eleitoralista): mal por mal, prefiro alguem na Presidencia do Sporting que perceba de Futebol, que venha da área.
    Porque a discussão da dependencia ou não da banca sao falácias autenticas e oportunistas.

    Mas tambem vos digo: Jose Couceiro sabe mais de futebol do que Bruno de Carvalho, mas se este souber provar aos sportinguistas que sabe escolher as equipas certas, entao tem a minha primazia.

    Mais uma vez, vamos dar ao mesmo: ou se é competente ou não.

    E, entretanto, deixo-vos algumas frase célebres sobre a competencia e seus atributos, que eu gostaria que fossem personificadas por Bruno de Carvalho ou Jose Couceiro (um deles será o nosso Presidente).

    “Aquele que faz bem as coisas nunca discute, domina a sua ciência e cala-se ” – AUTORIDADE SERENA
    “Ninguém gosta mais de falar do que os gagos, ninguém gosta mais de caminhar que os coxos ” – PAIXAO E DETERMINAÇÃO
    “A competência sem autoridade é tão importante como a autoridade sem competência” EXPERIENCIA
    “Um homem competente é um homem que se engana segundo as regras” SABEDORIA

  29. Acho que já devia ser mais que óbvio que o SCP não ganha não é devido ao treinador mas ao que os jogadores querem ou não fazer este ano. Com a mentalidade destes jogadores acho que nem o Mourinho ganhava.
    Quanto ao JJ, pá por favor estamos com um clube na falência em que todos os candidatos estão com o medo do dia de amanhã. Jesus seria realmente bem jogado não haja dúvida

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s