Memórias

Será difícil não elegermos aqueles inesquecíveis 2-0, com golos de André Cruz e de Acosta, como sendo a melhor memória dos confrontos caseiros frente ao fcporto.
Assim sendo, a piada será recuperar outros episódios (é esse o desafio que vos lanço).

No meu caso, há uma imagem que guardo com especial carinho (peço a quem tiver melhor cabeça que eu, que me diga ao certo a época em que isto aconteceu).
Num dos clássicos mais quezilentos de que tenho memória, em que o fcporto defendeu o 0-1 praí desde os cinco minutos e a arbitragem foi uma salada de fruta, a rede do topo sul foi mandada abaixo. Alvalade, em peso, gritava “invasão, invasão”. No relvado, Douglas, o enorme Douglas, farto daquela palhaçada, acelera em direcção a André (sim, esse mesmo nojento), e o esperado carrinho transforma-se num voo, coroado com uma tesoura à cintura.

p.s. – dizem-me que tenho as memórias todas enrodilhadas… olha, safem vocês o post. eu vou continuar a acreditar que aquela tesoura se passou à minha frente, em Alvalade (não me lixem mais as memórias, please).

227 thoughts on “Memórias

  1. Lembrou-me de um clássico recente de 2011 em que empatamos 1 a 1 contra o Porko de Pillas Boas, grande golo de Valdez, podíamos e devíamos ter ganho esse jogo.

    Lembro-me ainda muito bem do clássico ganho com o golo do Tello (esse foi no dragay) foi lindo. O treinador dos gajos era a merda do Juju.

    Alguns anormais com cérebro de galinha dizem que o SCP presta vassalagem ao porko, não têm noção de que o campo mais difícil para o porko é Alvalade.

    Os gajos vem à luz é um passeio mas a Alvalade ficam preocupados, vide os poucos blogues dos porkos.

    SL sempre

      • Porque em semana de SCP-Porkos só ouço falar em merdafica e real madrid, além de que o treinador dessa agremiação encarnada veio chamar à equipa do SCP de equipa B menorizando-a e não houve ninguém de Alvalade que respondesse ou defendesse o brio dos atletas do clube.

        SL sempre

      • Somos o que somos para o bem e para o mal, ampliamos fantasmas mas também somos dos poucos adeptos que conseguem convencer jovens a apoia-lo sem ganharmos títulos.

        A existência de três milhões de adeptos sportinguistas e a sua manutenção e ampliação deve-se à carolice de adeptos que transmitem os seus valores aos mais novos independentemente de haver títulos ou não.

  2. Epá cherba, acho que estás a misturar dois jogos, o que referes em primeiro lugar em que o fcputas marcou de inicio e remeteu-se à defesa para segurar o resultado penso ter sido o Sporting-Porto de 1993/1994 disputado à noite (estive lá).
    Aquele da tesoura do Douglas à cintura, foi nas antas, na época 1990/1991, onde perdemos por 2-0, quando íamos isolados no primeiro lugar da classificação.

  3. a memória mais longínqua de todas que me lembro e a mais saborosa foi a festa do título de 1981-1982 em que cilindrámos no nosso amado e velhinho Jose de Alvalade o Rio Ave com 5 (!) golos do Jordao. lembro-me do modo carateristico com o Jordao (meu jogador preferido de todos os tempos) festejava os golos, sempre junto à bandeirola. Nesse jogo, em que fomos campeoes, se a memoria nao me atraiçoa o pessoal da juve saltou da bancada norte e puseram-se em cima de um poste que estava por detrás da baliza do Mezaros e o sposte caíu! o ambiente era absolutamente tremendo e fantástico e eu, um puto de 10 anos, chorava de alegria.mal sabia que ´so iria festejar novo título aos 28 (!). essa é a minha maior e melhor memória do sporting.

    agora, em relaçao a clássicos com o Porto, a do 2-0 que falas nao estava em lisboa e infelizmente uma grande parte de memórias com o porto sao negativas. talvez destacasse o jogo em que o niculae marcou na epoca 2002 (creio que foi o primeiro jogo da epoca).

    em relaçao ao jogo que falas do douglas, deve ter sido para ái 1991-1992.

  4. O golo do Niculae foi lindo! Volta Niculae, manda lixar a china.

    Nesse jogo o jorge costa faz uma gravata ao j. pinto e o árbitro mais um bocado e ainda expulsava o joão pinto.

    Deve ser complicado para o juju o jogo, deve estar com o coração “devidido”. NOs três a zero com o carvalhal também jogamos muito.

    • Esse jogo do Carvalhal também foi muito bom, tínhamos levado uma tareia lá cima para a taça e os jogadores feridos no orgulho responderam com três golos e podiam ter sido mais foi pena. Mas foi uma das últimas ocasiões em que vi brio nos profissionais do SCP.

      Adorei os olés aos bimbos e o Miguel Veloso esteve endiabrado nesse dia.

  5. Esse jogo foi para a Taça (creio que já não existia Douglas). Jogo à tarde, golo de Kostadinov (quem mais?) e depois uma arbitragem vergonhosa de um tal de Mário Leal… Foi das maiores vergonhas que vim num campo de futebol.

    Recordo-me do ano 1994/95, em que Robson vence 1-0 em Alvalade e vinga-se de Sousa Cintra. Golo de Domingos na 1ª parte e depois defender com tudo. Nesse jogo, Paulinho Santos simula uma lesão e sai mostrando o polegar para o seu banco. No fim do jogo, Figo passa-se e diz umas verdades aos jornalistas.

    Meia-final da Taça de Portugal com Octávio a comandar. 1995/96. Golo de Afonso Martins, no prolongamento (já era o 2º jogo, após empate 1-1 nas Antas, no 1º jogo de Octávio, com um grande golo do Barbosa). Poucas semanas depois o Porto leva 3 em Paris e conquistamos a Supertaça.

    Época 90 ou 91, ou 89. Vitória 1-0 sobre os porcos, mas que Lima falha pelo menos 3 ocasiões quase em cima da linha (creio que foi a 1ª vez que vi o Sporting ganhar ao Porto).

    Mas também vi o Ivkovic a colocar a bola nos pés de Jorge Couto e levar um chapeú daqueles.

    Muitos clássicos….

    • o primeiro de todos ao vivo, estádio à pinha, bancada norte toda de azul, o resto do estádio todo verde, derrota nos últimos minutos com golo de celso que praticamente deu o título do fcp, Futre falhou um golo já sem o nosso redes na baliza

      infelizmente, só passados quase 15 anos vi a primeira vitória ao vivo: golos de Assis e Edmilson, naquele que era talvez o pior Sporting de sempre, só ultrapassado pelo actual

    • esse do octávio, se bem me lembro, é mítico.
      ainda me lembro do SCP marcar e de mostrarem um plano enorme do octávio que, ‘à mão cheia’, coça os tomates durante vários segundos, enquanto andava de pernas brutalmente arqueadas.

      • era o Carlos Manuel o treinador

        com o Octávio ganhámos no ano anterior, golo do Afonso Martins, mas foi para a Taça de Portugal

        curiosamente, entre 84 ou 85 (ano do tal golo do Celso) e essa tal vitória do Carlão, sempre, mas sempre, que ia ao estádio, perdíamos; no novo estádio, pelo contrário, sempre que fui ganhámos ou empatámos e nunca tive o desgosto de assistir ao vivo a uma derrota com o Porto

      • Epá o Assis!!… Esse gajo era mais entertainer do que jogador da bola, o verdadeiro brinca-na-areia. Já o Edmilson (autor do 2-0 nesse jogo), foda-se que besta!! (…no bom sentido!)

    • O do Assis foi no ano anterior. 1997-98. O do Barbosa foi em 1998-99 e empatámos 1-1. O jogo em que os tripas subiram ao relvado como pentaladrões porque o boavista, que estava em segundo, acabara de empatar em Faro. Foi o último jogo do Simulão em Alvalade.

      • Correcto. Enganei-me. Depois o Zahovic ou o Jardel marcou o golo da igualdade.
        Com o Jozic o futebol era bom, mas vitórias eram um bem escasso.

  6. Golo de Domingos a Ivkovic aos 5min descaído para o lado esquerdo na baliza SUL…(que saudades da superior sul cheia!!!)
    Total massacre Verde e branco ao autocarro vindo das antas plantado em frente à baliza…

    Been there….

    Uma vez de tantas que o futebol dos tripeiros era esse com Kostadinov ou Domingos n a frente (sim porque no velhinho alvalade só metiam os dois quando estavam a perder) em que só defendiam e faziam contra-ataques só com um jogador…

  7. Infelizmente não tenho boas memórias dos jogos com os corruptos, quando tento recordar só me vem à cabeça nomes como Calheiros, Martins dos Santos, José Pratas, Carlos valente e outros que tais…
    Nos últimos 30 anos temos sido literalmente roubados por esses corruptos.
    Com João Rocha ainda houve equilíbrio em relação às arbitragens, mas depois da saída deste e a entrada em cena do Padrinho PdC, foi sempre a gamar com style.

  8. O meu primeiro jogo ao vivo do Sporting foi em Alvalade contra os corruptos. Época 93/94, perdemos 1-0 com um golo do Domingos a abrir. Depois do golo massacrámos mas falhámos muitos golos. Se bem me lembro o jusko ainda atirou uma ao poste. Nessa mesma tarde tinha ido ver o Olhanene ao Olivais e acho que os lamps levaram 5 do Setúbal com 3 do Yekini. Isto pode ser tudo uma grande asneira, mas foi a memória que construí. :P

    Anos mais tarde (talvez 97), numa tarde de janeiro, chovia como tudo e a juve à entrada da segunda parte lanca umas tochas amarelas… o resultado foi nao ver dois golos do fdp do Domingos (outra vez!) 2-0 pos gajos!

    Com o porto nunca tive muita sorte…

  9. Lembro-me de uma vitoria que teve um gostinho especial porque foi no auge da polemica da corrupção…. julgo que para a taça e ganhámos 1-0 golo de Afonso Martins….

  10. …lembro-me duma jogada do Figo (em alvaldade) em que apenas com um toquezinho com a ponta dos dedos fez um balão que passou por cima de toda a defesa do porto….

    lembro-me dum jogo nas antas (unica vez que fui às antas) em que ganhamos 2-1 com golos do Barbosa e do beto, em que ao intervalo comelaram a voar pedras de fora do estadio para a nossa bancada em atiradas pelos porcos…

    • esse jogo nas antas foi uma maravilha. Os gajos tinham acabado de ser enrabados pelo ManU e o pessoal, enfiado na lateral, a cantar “u-a-Cantona!”. As pedras vieram no seguimento desse gozo

      • iá! e eu ia levando com uma nos cornos! filhos da puta. jurei que nunca mais punha os pés naquele antro fedorento. (cena parecida só em 2001 quando fui ao grande Giuzeppe Meaza ver o Milan-Sporting, em que os cabrões dos tiffosi começaram a mandar cadeiras lá de cima. da-se!…)

        a merda é que, cherba, qq dia sao memórias boas, só as antigas. precisamos de boas memorias frescas.

  11. Tenho uma memória dum jogo mas nas antas, em que jogava o perfume de Africa…
    Ouattara e o grande Emmanuel Amunike (o jogador que batizou a minha primeira ida ao Alvalade, com uma vitória sobre os lamps com 1-0, golo do próprio)… O resultado final é o que menos interessa!

      • Era o verdadeiro falso-lento (tinha dias que era o verdadeiro lento!)…
        Nunca vi um gajo como aquele a guardar a bola… palavra que nunca vi!
        Era um gajo que irritava ao ver por vezes a jogar lento mas que depois sacava dum coelho da cartola, que um gajo até ficava a bater mal…
        Que filha-da-puta de jogador…

      • já que estamos numa de rtp memoria: foram-se, e eu? ainda me lembro de ver jogos a preto e branco, em que um benfica-belenenses por exemplo era fodido, porque um gajo nao sabia quem era quem:) se voces se acham velhos e então eu? :P

        ps: a minha memoria mais linda de um clássico, neste caso com os lampioes (o 7-1 é mítico mas nao fomos campeoes e tinhamos uma equipe mediocre), foi um com os lampioes em 1981, em que o cabrao do Bento (RIP) deu um soquete ao nosso Manel, depois deste ter saltado por cima dele e deixado os pitonzitos marcados na testa:), o cabrao do Bento (era guarda-redes do caralho, melhor do que ele só o Gigante Damas (RIP).ganhamos 3 a 1, com um hatttrick do Deus Jordão. fomos campeõesno final!

        a equipa era o Meszaros, o Barão (maior sarrafeiro da estoria da bola:), Carlos Xavier, Eurico, o Marinho, o grande Mário Jorge, o bigodes Virgílio, o Adema,o Lito, o Jordão, o Manuel Fernandes , foda-se, bons velhos tempos em que éramos enormes. íamos à bola com a famelga toda, com o grelhador atrás e com a garrafao de tintol…:)

        Amo o Sporting, Amo este clube. Oxalá que o novo presidente tenha bem presente todas estas memórias e restitua o grande Sporting aos títulos!

        http://tesouroverde.blogspot.pt/2009/11/hattrick-de-jordao-e-o-socou-de-bento.html

      • Eu sou do tempo que dava apenas 5 ou 6 jogos na TV por ano, era uma festa do caralho quando dava um jogo na TV.
        Ainda vi jogos na TV em campos pelados, lembro-me do estádio do Penafiel, nessa altura (final dos anos 70, início dos anos 80), havia sempre 6 ou 7 equipas da 1Divisão com campos pelados.
        Lembro-me que sabia de memória quantos e quais os estádios relvados em Portugal. Bons velhos tempos, tempos do futebol romântico, do amor à camisola, de camisolas limpas de publicidade, de estádios à pinha…

      • Converge,

        Lembro-me bem desse jogo…
        Saudades do velho José de Alvalade (sem a bancada nova), foi um jogo do cacete, sarrafada de criar bicho, mas ainda assim acho que o Barão era um menino ao pé do Virgílio.

        Esteve 1-1 até ao Bento dar a cabeçada no Manel Fernandes. Dai, foi pénalti e expulsão do Bento.

        Bons tempos…

      • Por acaso as equipas entrarem ao mesmo tempo tirou muita magia a esse momento. Era um espetáculo a receção à equipa da casa e depois um coro monumental de assobios quando entrava a visitante. Estão a tirar a paixão ao futebol.

      • Esse jogo de 81 (ou terá sido já em 82?) é a memória mais antiga que tenho do nosso Grande Amor!
        meus ricos 5 aninhos!

    • Existia apenas 1/2 jogos à noite,os televisionados.Jogos à 2ª,3ª,5ª e 6ª feira(para o campeonato)é que tem que acabar.Uma das medidas do nosso futuro presidente deveria de ser essa,conjuntamente com a correta definição de jogos entre equipas principais e B´s e também com certas modalidades,relativo à definição do horário dos jogos.Envolver a nossa familia que é muito maior que isso.

  12. Comparado com o pessoal que aqui comenta, tenho memória de peixe!!

    Uma das vitórias que me deu mais gozo foi na final da Taça (acho que foi do Tiui) em que o Juju disse que ganhar no Porto era um hábito… como lavar os dentes!! Dps desse comentário levou na boca em 3 finais…

  13. não quero acreditar que o cacifo só aceite comentários de adeptos de outros clubes se forem injuriosos. ou confunde injúria com sã provocação entre adeptos que gostam, acima de tudo, de futebol!?

    cumprimentos

  14. o nick é um acaso, era para ser lagartopintado mas já havia, ficou lagarto riscado. e não pretende ser nenhuma provocação. tenho amigos e familiares sportinguistas com quem tenho prazer em falar de futebol e acho que o este blogue se diferencia pela sua qualidade, tanto do autor como dos “comentadeiros”. em momento nenhum faltei ao respeito a ninguém. se assim entenderem, serei só um simples leitor, sem deitar faladura!

    atentamente (para não maçar com cumprimentos!)

  15. posso dizer por exemplo que o primeiro estádio onde entrei foi o de Alvalade com o meu tio e primos, sportinguistas empedernidos, num dos anos em que foram campeões julgo que 81/82. na altura o Porto fazia as vezes do Sporting de agora – ok assim tanto também não – e os meus primos gozavam à força toda comigo por ser do Porto…mas algo me dizia que o futuro ia ser azul e branco!

    • Não digo que não,mas deverias ter tido uma melhor entrada(esse nick é uma merda),o que se diz por aí quer somos tansos é tudo mentira,ficamos fodidos e fodidos a valer,e neste sábado não irá fugir à regra.Entraste nos estádio certo na altura errada,ficam os meus pesames sentidos.Se a tua ideologia fôr a mesma és um corrupto de igual maneira…Vencer adulterando.
      Pelo menos podes morrer descansado,tiveste a oportunidade de visitar o velhinho Alvalade,coisa que muitos já não o poderão fazer.

  16. Off-topic:

    LampsTV adquire direitos sobre a Premier League.

    Que grande tiro no porta-aviões do Olivedesportos! Se a Olivedesportos for com o caralho, o sistema dos corruptos leva uma grande machadada! Acho que poderá ser bom para o Sporting.

    • É certo que a perda de influencia dos corruptos do Norte significará um aumento da influência dos lamps, mas ainda assim acho que temos mais hipóteses de sucesso num cenário de sistema lampiónico!

    • Se a Olivedesportos for destruída acaba o poder dos corruptos do norte. A ascensão do fcputas é directamente proporcional à ascensão da Olivedesportos.

      • entao caralho?! este post é sobre as memorias do nosso grande Sporting e voces poem-se aqui com noticias sobre o Benfica e a Olivedesportos , foda-se!!

        (mas já agora, :P, além do mais, se me permitem, o poder do Porto é muito anterior ao inicio da olivedesportos, por mais que nos doa.
        o futuro vai ser cada grande ter um canal proprio e acaba-se o monopolio dos mafiosos)

        PS. antes ver a Premier League em stream toda fodida e com cortes, com comentários em árabe, do que dar um centimo aos lampioes! prefiro cagar ao pé todo até ao jeolho!

      • converge, Olhe que não! Olhe que não!
        A Olivedesportos começou com publicidade estática nos jogos antes de criar o jornal OJogo e mais tarde a SportTV.

        O que achas desta cronologia:
        – Meados de 1982 PdaC entra para a presidência do fcputas…
        – 1984, Joaquim Oliveira funda a Olivedesportos.

        Acreditas em coincidências??
        É claro que isto foi tudo orquestrado.

      • Converge, se reparares, as nossas grandes memórias diminuíram desde que a Olivedesportos monopoliza o futebol português, protegendo os corruptos do Norte!

      • É isso tudo que vocês referem… Infelizmente para nós, os corruptos, não olhando a meios para atingir os fins, aproveitaram e continuam a aproveitar os merdosos que nos têm dirigido para nos menorizar, e eles a crescer…

        Isto já chegou ao pormenor de sermos roubados de forma metódica e sistemática em todos os jogos, em casa e fora…

        Este fim de semana quem é o boi do apito… Paulo Baptista… o novo zé pratas… Mais um habilidoso, sempre pronto para mostrar amarelos e vermelhos aos nossos jogadores… Aos 5′ de jogo tira-se logo o azimute ao javardo…

    • Mas está tudo doido? mas o Oliveira da Olivedesportoscorruptos, não é um dos maiores accionistas da SAD do Benfica?

      Cheira-me a notícias para levantar o ego depois de serem eliminados pelo SPORTING de Braga.

      Não tarda andamos a dizer que devíamos vender os direitos ao Benfica.
      DASS tá tudo louco, Peyroteo a Presidente, Jesualdo a treinador e o Sporting a dar na Benfica TV?

      Volta Godo, estas perdoado (tanto não! Pronto só levas com uma cadeira nos Cronos).

  17. Os dois são merda, não se deixem enganar.

    Mas pode ser que as merdas de vermelho tenham força para lutar com os porcos de azul e se anulem, era bom.

    SL sempre

  18. A melhor de todas…

    epoca 99/00
    final da taça….
    estádio do Jamor….

    cena 1 – Jorge Bosta em cima das costas do velhinho Acosta (que estava de cocoras a proteger a bola) e tinha o fdp do Paulinho Santos a pisar-lhe as mãos com os pitons…

    cena seguinte – bola na linha, Paulinho Santos dá mais uma fruta nos queixos do velhinho…

    cena mais linda de se ver – jogada seguinte bola enviada para a frente e PUMBA cotevelada do velhote nos queixos do menino que fica no chão a fazer óó :D

    o maior vilão do futebol português deixa os relvados para sempre depois de ser metido no sítio pelo Sr. da ciatica Beto “Gollllll” Acosta

    esta é para mim a melhor memória de um Sporting – porcos

    ainda em clima de final de taça podemos falar da vitória com direito a bicicleta do Rodrigo (Rata) Tiui

    mas para mim a melhor das vitórias foi mesmo o 2-0 no velhinho (verdadeiro) José de Alvalade com golos do Sr. Bolas paradas (André Cruz) e do Sr. do reumático Beto “Gollllll” Acosta

    amanhã lá estarei com o meu piratinha de 9 anos para comermos esses morcões caralxxxx

    • Xiiii… estive a ver o jogo no Estádio Alvalade XXI a ver o jogo da final da taça (o clube abriu as postas aos adeptos).

      Granda Tiui!!!!!!

      Quando saí do estádio estava convencido que as imagens haviam sido manipuladas pelo SCP nos lances dos golos do Tiui.

    • Já comentei em cima, mas se for verdade é o Moniz a mover as influências.

      O Couceiro era/é grande amigo do LFV, desde o Alverca, não me digam que o dinheiro, para a tesouraria vem da venda de direitos televisivos ao Benfica.

      PS:estava a brincar, mas a brincar a brincar…

  19. Já tenho muitos na memória, mas tivemos um épico recentemente. Sob a orientação do Carlos Carvalhal trucidámos os andrades com um banho de bola e resultado a condizer: 3 x 0.

  20. A partir dos 10.52. Eu era puto e lembro-me de ouvir estas palavras do Pacheco pela televisão. ” A minha revolta é o futebol português em si, isto está tudo minado, a gente são tão bem…, custa tanto a gente andar a correr lá dentro e saber que estamos sempre a ser ( queimados ?) constantemente (…)”

  21. NA vitória da época 2001/2002 jogamos com os seguintes jogadores a titulares: Nélson;
    César Prates; Rui Bento; André Cruz; Rui Jorge;
    Paulo Bento; DIOGO; PAVEL HORVÁTH;
    Sá Pinto; João Pinto; e Niculae.

    Ainda entrou o HUGO e O Quareama.

    A arma secreta Robert Spehar não foi utilizada.

    Nesse ano, noutra altura da época (com o team maravilha) podíamos ter dizimado aos andrades. Por outro lado, uma vitória a abrir a época serviu para começar a pintar o país apenas de uma cor, de verde e branco.

  22. Pedia ao Cherba que me deixasse por aqui o jogo em Aveiro com o Beira-Mar em 2001/2002, com 2 golos de ANDRÉ CRUZ!!!!!!!!!!!!!! Foi um jogo fundamental para a vitória no campeonato.

    Eu estava na bancada da baliza do primeiro golo. Aqueles remates do A. CRUZ eram feitos com régua e esquadra!

  23. Fácil.Meia final da taça com golo de Afonso Martins no prolongamento seguido de carga policial nos gajos do porto. Lembro-me bem , porque por razões que desconheço vi o jogo no topo norte.

    Outro foi o 1-1 com o golo do Jorge Couto quase do meio campo…

    • Isto só vi depois na TV quando cheguei a caas, nos festejos desse golo quase do meio campo, aquele que dizia que o Aloísio tinha achado um pente no balneário, saltou para cima do Jorge Couto e começou a apalpar-lhe a tomatada com tal esgalhamento que parecia que estava na ordenha. Aqueles caracóis á Marco Paulo nunca enganaram.

  24. Sporting a ganhar 2-1 em 1987/88 (meu primeiro clássico), acho que foi a única derrota deles nesse campeonato. Os nosso golos foram na baliza sul e julgo que o Paulinho Cascavel molhou a sopa. Se não estou em erro, a dupla de centrais era Morato-Venâncio e fizeram um jogão, exceptuando o golo deles, logo a seguir ao nosso 2-0. Jogo à noite, coisa rara nessa altura, e os corruptos a partirem vários vidros dos carros cá fora, coisa já não tão rara.

      • Nesse dia toda a gente ficou a saber que existe uma coisa chamada “osso malar”. No final do jogo os calimeros corruptos só falavam nisso. O Matador meteu o zigomático do Psicopaulinho Santos todo dentro. Foi logo de ambulância para o bate-chapas. Lembro-me das imagens. Era um buraco tal naquela fronha que até dava para jogar às covinhas com um berlinde abafador. Dois ou três anos antes o Paulinho tinha esmigalhadado um maxilar e a dentadura do João Pinto à cotovelada. E ainda há quem não acredite no karma…

    • Se El Matador ainda estivesse no activo, no final do jogo de sábado sairia em ombros, ovacionado em pé pelo triunfo, depois de cortar uma crista, uma rótula e uma maçã aos montinhos.

    • Fdx, lindo!

      Quanto é que ficou esse jogo?

      Se amanhã alguém tiver a coragem do Acosta para despachar de igual modo o moutinho ou o russo, já ficarei satisfeito.

    • Meu DEus, que alegria que este post me tem dado ao percorrer os diversos videos que aqui apresentam… Mais um jogo em que lá estava eu na Sul, empunhando uma bandeirinha que ainda conservo, a ver o Sporting ‘pulverizar’ as galinholas de carnide… Foi mitico… Ainda conservo esse bilhete, um destes dias digitalizo isso… e ponho aqui para os meus amigos cacifeiros…

      Tenho mesmo saudades do SCP! Volta SCP, sinto a tua falta! Ando com sangue de vampiro (frio), mas quero o meu sangue de Leão (a ferver) de volta!!!

  25. Isto sim, é verdadeiro serviço público. Uma viagem pela alameda das memórias. De arrepiar.O Sporting é mesmo o nosso grande amor!
    Iremos levantar-nos e voltaremos a ser o que já fomos.

    SL

  26. Recordação imperecível: época de 1979/80, Sporting treinado por Fernando Mendes e dirigido por uma comissão de gestão pois João Rocha fez uma birra e esteve temporariamente . Os líderes do futebol do Sportinga eram José Manuel Torcato e Manolo Vidal. Foi o meu primeiro Sporting-FCP em Alvalade, resultado final 1-0 grande golo de cabeça de Jordão após centro do “ruço” Artur Correia. No final ganhamos o campeonato, tirando o tri ao FCP de Pedroto/Bimbo da Costa.

  27. Que belas memórias me traz este video… Lá estava eu na Sul, como tantas e tantas tardes e noites, a vibrar com o nosso Sporting… Esta equipa merecia ter sido campeã nacional…

    Mais uma vez os poderes a norte, que nesta altura já estavam a dominar o pântano em que tornaram o futebol em Portugal, tudo fizeram para nos tirar o título, e, infelizmente para nós, a corrupção conseguiu…

    Para este sábado espero que os jogadores que entrem em campo com a camisola do SCP sintam a responsabilidade, mas também a alegria e o reconhecimento que uma massa associativa única no mundo lhes dará se deixarem tudo em campo. Evidentemente que a nomeação de um sabujo como esse baptista de portalegre tem tudo para manchar a verdade desportiva de mais um jogo onde entram os corruptos… Mas os jogadores leoninos têm que esquecer tudo o resto e jogarem como Leões… Cá estaremos para os aplaudir se tudo fizerem para almejarem a glória!

    Vamos SCP!

    SL

  28. [Off-topic, spam e repost… as minhas sinceras desculpas]

    Peço aos leitores do Cacifo a vossa inestimável ajuda para uma projecção das próximas eleições que estou a elaborar, com base nos resultados de 2011.

    Só preciso que sigam o link em baixo e escolham a opção correspondente ao candidato em quem votaram em 2011 (ou teriam votado) e em quem votariam agora.

    http://www.easypolls.net/poll.html?p=512f4b0ae4b05a936af9b345

    Muito obrigado!

  29. A melhor memória que tenho deste jogo será sempre a do passe do Secretário ao Acosta, foi o caminho aberto para o título e soube-me pela vida. Mas guardo a entrada a ganhar contra os gajos em Alvalade no outro campeonato, o de 2002: estava a ver o jogo em casa, em Portimão, com um primo de Espinho, o gajo é louco dos cornos e na altura torcia por quem ganhava. Ao intervalo estava 0x0 e fomos na minha yamaha target pelas ruas de portimão, dois gajos com um metro e oitenta e tal, a gritar pelo Sporting durante 15 minutos e a apitar, fodi a buzina da target e voltámos para casa cheios de moral, sobretudo eu, claro. O Marius resolveu numa marrada a passe do Grande Artista e 9 meses depois paríamos mais uma visita ao Marquês. Voltaremos lá?

  30. No jogo, creio que para a Taça, em que o Hulk encheu o Rochemback de gases do seu tubo de escape, vi o Sporting fazer das melhores exibições… mas que ficou pela metade. Uma 1a parte de luxo, no único jogo que vi o Romagnoli a ser verdadeiramente um 10, e na qual podíamos ter goleado. Depois… o grávido deixou fugir o gajo que quando se chateia fica verde (que jeito daria que isso fosse real) e acabou-se a história.

  31. Eh pa, eu vi o sporting-porto do golo do niculae na bancada nova acompanhado de dois tripeiros… é imperdível e inesquecível. Mas continuo a ter pesadelos com o Domingos e com o Kostadinov…

  32. Eu, desse clube de merda que veste de azul, só me consigo lembrar de roubos e ladroagem da parte dos árbitros… e de autênticos assassinos em campo que vestiam de azul e só queriam era dar “fruta”.

    Existem outros momentos que me lembro, mas esses filhos de mil putas e os roubos da arbitragem nas últimas décadas para eles ofuscam o resto.

  33. Total(casa) 104(J) 54(V) 28(E) 22(D)
    Liga Portuguesa 78(J) 42(V) 17(E) 19(D)
    Taça de Portugal 18(J) 7(V) 8(E) 3(D)
    Supertaça 2(J) 0(V) 2(E) 0(D)
    Taça da Liga 1(J) 1(V) 0(E)) 0(D)
    Camp.de Portugal 5(J) 4(V) 1(E) 0(D)

  34. Top 5 das maiores alegrias (os 2-0 do título não contam): n.º 5: o golo do Ouattara nas Antas (parti um sofá a saltar e depois, claro, perdemos o jogo); n.º 4: o golo do Tello (segunda vez nos últimos 30 anos em que o SCP ganhou a um rival um jogo que tinha mesmo de ganhar); n.º 3: os golos do Tiui (quinta vez nos últimos 30 anos em que o SCP ganhou a um rival um jogo que tinha mesmo de ganhar – a quarta foi a a meia-final contra a escumalha); n.º 2: o apito final no jogo das 3 expulsões e das 10 faltas ofensivas sucessivas marcadas pelo corrupto Martins dos Santos em que, mesmo assim, os suínos não nos conseguiram ganhar (2-2). E, acima de todas, em n.º 1: no jogo em que o FDP do Kostadinov estava a jogar de trapo na cabeça (e que, claro, perdemos), a brutal trancada que o Amaral lhe deu, e pela qual foi expulso, para aí 2 minutos depois de ter saído do banco. Todos nós, naquele estádio, queríamos ser o Amaral!

  35. A vitória de 1987-88 tem que ser sempre inspiradora, especialmente no momento que vivemos. O Porto do Ivic é campeão nacional, vence a Taça, supertaça portuguesa e europeia, e o mundial de clubes, e apenas perde uma competição contra o Real Madrid nos quartos da TCE. Nesse campeonato nacional falou-se muito tempo de um campeonato invicto do Porto e o Sporting, numa das mais atribuladas da sua história que culminará com a vitória de Jorge Gonçalves nas eleições, tem três chicotadas psicológicas na mesma época. Isso foi tudo verdade mas fomos a única equipa a vencer aquele Porto nesse ano.

  36. O que eu vejo é um passivo astronómico, que aumenta a cada dia, e o único candidato capaz de trazer esse assunto à baila é o Bruno.
    O último relatório de contas é assustador. Para além disso, a percentagem que o Sporting detém sobre alguns atletas é ridícula. Dos que compõem o actual plantel, só Boula pertence 100% ao Sporting. Existem percentagens tão ridículas como 25% … Carrillo, Rubio, Arias, Rinaudo, Labyad nem chegam aos 40% !!
    Passivo de 21,9M no primeiro semestre de 2012/2013 … mais 2.8M em relação ao mesmo período da época transacta !
    Números assustadores, que para alguns candidatos ou pelo menos para a sua Entourage, não merecem criminalização … foi isto durante quase 2 décadas !!
    Vergonha … vergonha … vergonha !

    • Estes sao os Capitais Proprios (diferença entre Activos e Passivos) dos 3 grandes:

      SPORTING SAD: – 97 milhões (!!!!!)
      PORTO SAD: – 6.4 milhoes
      BENFICA SAD: + 5.7 milhoes.

      Estes números ENVERGONHAM QUALQUER SPORTINGUISTA!!

      Reparem: no Sec. XXI temos mais títulos do que os lampioes.!!
      Como se justificam estes números?!!! COMO!!??

      Tenho medo, muito medo do que possa acontecer ao nosso clube. Nao dá para sobreviver nestas condiçoes.

      Como é que o Proximo Presidente vai resolver este problema, quando o UNICO jogador de que detemos 100% do passe é o…Boulahrouz!!!

      TEM QUE SE RESPONSABILIZAR OS RESPONSÁVEIS QUE DESTRUIRAM UM CLUBE QUE PERTENCE A TODOS NÓS!! O SPORTING NÃO É SÓ UMA EMPRESA, NEM UM CLUBE, É UM PATRIMONIO COLECTIVO DE MEMÓRIAS DOS NOSSOS AVÓS, DOS NOSSO PAIS E UM LEGADO PARA DEIXAR AOS NOSSOS FILHOS E NETOS!!

      Cherba, amigo, sugestao para post: SOLUÇÕES para o caminho de recuperaçao.
      Abre uma via para questoes aos candidatos, e eu serei um membro activo.

      Saudaçoes Leoninas e Sporting Sempre!

    • Tou a ver que vai ser preciso uma vassoura, porque cheques não haverá…
      “Vai vir” os fundos e despachar os nossos jogadores com menos % de passe…
      Para mim, apesar de me custar nalguns casos, e para não ficar dependentes de certos fundos, deveria “despachar-se TODOS os jogadores cujas %s de passe estejam abaixo de 50%… Ou recompramos alguma percentagem dos melhores para poder mandar pelo menos em 51% do passe ou então vamos andar ao “oh tio, oh tio” com estes fundos manhosos que delapidaram os passes dos jogadores…

      Talvez agora alguns aqui no cacifo percebam o porque de tanto me ter insurgido pela delapidação de %s dos passes de Carrillo, Rubio, VW, etc… Nenhum destes, salvo erro tem % acima de 40%…

      Obrigado, Godinho, seu filho duma ganda PUTA!

    • Nao, a sério, é um case-study este Severino. Vejam a letra:

      ” E agora que o passado é uma ilusao
      é um caso perdido só falam em milhão!
      mas chegou o tempo de encontrar a salvaçao
      Sporting é a formaçao!”

      ” Foram tantas noites que me fizeste sonhar
      a bola nao entra Ah!!! que grito, vou chorar!!
      mas agora choro quando dizem “vais morrer”
      nao quero acreditar vou ajudar a renascer…!”

      Isto com uma guitarrinha acustica dedilhada, bateria pujante, e tudo cantado por um coro angélico de criancinhas de nome martim.

      Este sujeito está bem compenetrado em continuar a ridicularizar o clube, ou entao a ganhar o sequim de ouro 2013. Parabéns!

      foda-se…!

      mas agora choro

      • Tem sempre que haver um Boal (apesar de todo o respeito que me merece pela sua defesa do clube e pelo seu Sportinguismo) na campanha…

    • isso não é bem assim…além dos 2 meses, o jogador tem de enviar uma carta registada ao clube com o aviso de rescisão com justa causa, só 3 dias úteis depois, se o clube não pagar é que se consuma a rescisão por justa causa…

  37. A propósito de memórias..

    “O objectivo é simples mas difícil: convencer toda a gente que hoje encheu Alvalade a voltar… nem que seja em Maio…

    … e evitar sair ao intervalo debaixo de um coro de assobios. Porque Alvalade não é um estádio como os outros. É um estádio capaz das duas coisas: de encher o balão irracional e de o rebentar com a mesma força demencial.” (Cherba)

  38. “Não tenho o apoio da banca, chamo-me Carlos Severino, não me chamo “Carlos Travaços Severino”. Chamo–me Carlos Severino aqui, no Japão, na China, nos Estados Unidos. Não vou mudar de nome só porque estou no Sporting. Não estou a criticar, estou só a fazer uma constatação. Não vou usar artifícios para mostrar que estou ligado a uma grande figura. Os sportinguistas é que são muito importantes.”

    By Carlos Severino

    Embora não me reveja no Severino, tenho de admitir que tem umas tiradas no seu “programa” que se podem utilizar em beneficio do Sporting.

    • Quero assumir aqui no cacifo que o meu nome é Ricardo JORGE Sampaio… E obviamente só vou utilizar o JORGE nas eleições… quem sabe, não ganho com isso!

Deixe uma Resposta

