Entre melões apepinados e reguadas injustas

«Para ganhar jogos em qualquer Liga, tem de se ter atitude cem por cento em todos os momentos. Na primeira parte não viemos, faltámos à escola».

As palavras são de Jesualdo Ferreira, logo após o empate em Coimbra. E são verdadeiras. O problema é que, o que se passou nessa miserável primeira parte, é imensamente mais culpa do professor do que dos alunos. Faz-me espécie, como diria a minha avó, que um treinador a quem é apontada a experiência como um dos pontos a seu favor, entre em campo com aquele onze. Caro Jesualdo, desculpe, mas é inadmissível! Por mais que me custe, até porque sou defensor que a identidade de uma equipa não deve ter oscilações e, mais, que o ADN do Sporting devia obrigar a jogar para ganhar a quase totalidade dos jogos, ainda consigo compreender que se prepare uma táctica diferente para enfrentar um adversário como o da semana passada. Agora, pegar nessa táctica para enfrentar… a Académica? Sabe, Professor, pensando bem, até acho que o senhor está enganado. Nós não faltámos à escola; nós apresentámos na aula prática à imagem do que a estratégia representou na cabeça dos jogadores.

Depois, a outra tirada da noite. «[…] esta equipa é um pouco como os melões. Quando vão para a mesa, não se sabe bem o que vai estar lá dentro. É a fotografia desta equipa, cheia de jovens com qualidade, ainda desaproveitada». Tudo muito bonito, tudo muito eng. Sousa Veloso no cabrão do Tv Rural que me lixava os desenhos animados. É, eu ontem estava numa de ver desenhos animados, mas o Professor serviu-me TV Rural. Sabe, meu caro, se isto fosse agarrar no melão e colocar em cima da mesa, qualquer um seria treinador. Mas o que lhe pedem, Professor, é que seja capaz de escolher o melhor melão antes de colocá-lo na mesa, não ir à horta ao intervalo e fazer coisas tão básicas como recolocar o Eric Dier a central (que aquele parva ideia de o tornar num Beckenbauer em sentido inverso termine depressa) ou o André Martins a jogar.

E com este melão indigesto, acabámos por comprovar a máxima que eu tinha utilizado na vitória em Barcelos: a sorte conquista-se. Ora, nós acabámos por ser castigados, principalmente por não termos sabido ser Sporting desde o primeiro minutos. Por, uma vez mais, provarmos que estamos onde estamos não pela qualidade dos adversários, que cumprem o seu papel e que, bem vistas as coisas, têm os pontinhos que habitualmente têm. O problema fomos nós, para não variar. Nem conseguimos ter positiva no teste, pese a agradável composição final; nem conseguimos sair satisfeitos da mesa, pese as talhadas finais menos apepinadas.

Anúncios

87 thoughts on “Entre melões apepinados e reguadas injustas

  1. Tens toda a razão Cherba. Eu não consigo fazer parte do rebanho que diz que sim a toda e qualquer Jesualdice. Ontem mais uma provou ser um treinador limitado. Aquela de insistir no Adrien, um jogadorzeco que nunca irá ser grande, e de deixar o André Martins no banco é de mestre.

  2. Eu acho que o Juju fodeu ontem a cena. Mas foda-se na primeira parte onde andou o capitão (ele estava rodeado de meninos à volta). O fito ontem tem uma cota de responsabilidade. Até o CApel tentou a espaços meter outra atitude a recuperar bolas até o VW foi mais solidário

    • mas mesmo assim nao consegues dizer um unico jogador, que tenha feito a minima diferença na primeira parte( alias a unica coisa visivel foi aquele remate do Dier no livre)

  3. o problema é que desta vez ele tem razao, na primeira parte o unico que entrou em campo foi o patricio, de resto nao consegues dizer um jogador que nao tenha feito porcaria na primeira parte. e na segunda parte parece que aos poucos foram acordando.

    ja a historia dos melões é uma analogia ( que btw um insuspeito sportinguista chamado Fernando Correia concordou) em que tens uma equipa de miudos e eles nesta fase sao imprevisiveis, ja que deviso a sua juventude, tanto fazem grandes jogos, como nao jogam nada, e nunca se sabe o que vai acontecer em cada jogo.

  4. Estás redondamente enganado, rigaboss. Os nossos meninos não são melões. É caviar do melhor, de primeiríssima qualidade. Agora, se quem o serve não faz a mínima ideia de como se deve comer caviar porque, sejamos honestos, nunca teve em mãos esse tipo de iguaria nem paladar para o entender, acaba por estragar.

    Quem precisa de ir à escola é o filho da puta do Pardal. Mas cabe na cabeça de alguém culpar sistematicamente os miúdos e sacudir a água do seu capote? Mas querem que os miúdos se valorizem ou querem queimá-los? Isto é puro amadorismo e hipocrisia. O professor que vá ínventar pá cona zulmira. É preciso unhas para esta geração e o Pardal não as tem nem nunca as terá. Com estes miúdos, Sá Pinto fez muito, mas muito melhor.

    • e nao se pode responsabilizar os meninos porque sao caviar? ja nao estao nos juniores onde sem se chatearem muito ganhavam os jogos e em que apenas nos jogos com benfica e porto tinham competiçao a serio.

      estao na equipa principal, estao a jogar na primeira divisao, não podem ser sempre desculpados por serem miudos e terem talento, têm que o demonstrar e sao sujeitos a criticas tal como todos os outros, em especial quando nao jogam o que sabem.

      quantos passes errados percas de bola infantis tiveram? é que nao se pode dizer que foram o jogador x ou y, na primeira parte o unico que estrve em campo foi o patricio e o unico que quis minimamente aparecer foi o Dier num lance de bola parada.

      eu não alinho na desculpabilizaçao dos meninos, por serem meninos e por terem talento e na diabolização do treinador.

      se tens uma equipa de miudos, jogos como o de ontem acontecem, mas eles têm de ser responsabilizados
      e o jesualdo tem razao quando diz que na primeira parte mereciam estar a perder( e se queres ser justo nao mereciam mais do que o empate, porque so começaram a jogar a bola aos 75 minutos), porque pegas nos mesmos que jogaram conta o porto e correram e pelo menos na primeira parte de ontem nao o fizeram

    • O Sá vai pó caralho com a conversa do Sá Pinto Sffv, vais?!!!
      Ontem com aquele resultado, pelo menos ias a perlongamento, com grandes possibilidades de ganhares antes dos penaltis!
      Ou tudo que nos está acontecer não teve directamente a haver com a taça perdida o ano passado contra estes tipos da Académica????
      Viva o nosso treinador que aos poucos vao por esta equipa lá em cima… Nas provas Europeias!

  5. Vamos lá a ver: eu acho que nao se trata de se ser pró ou contra Jesualdo , até porque nao é justo criticar o seu trabalho porque o que ele herdou foi uma manta de retalhos!

    Quer dizer, nao me lixem pá: se olharmos com olhos de ver, vemos um conjunto de jogadores que são um misto de mediocridade com inexperiencia. senao vejamos: CÉDRIC? JOÃOZINHO? WOLKSWINKEL? RINAUDO? ADRIEN?!!? Quantas equipas na 1ª liga têm jogadores que garantem maior competitividade e consistencia, e com mais qualidade do que estes? Quase todas. E depois, se juntarmos a estes o ILORI, o FOKOBO, o DIER; o BRUMA e o ZEZINHO…quantos jogadores da 1ª liga têm menos experiencia competitiva do que estes? Praticamente nenhum! Entao, esta é a realidade do Sporting!

    Atualmente , no plantel do Sporting, só reconheço 4 jogadores com media acima da 1ª liga: PATRÍCIO (Top 10 da Europa, certamente), CARRILLO (quando ele encontrar – ou alguem por ele – a consistencia necessaria, será muito em breve um dos 5 melhores jogadores da nossa liga), LABYAD (idem idem aspas aspas) e CAPEL (com imensas limitaçoes, mas desiquilibrador como poucos.). Destes 4 jogadores, só um já atingiu a consistencia e exigencia suficientes que lhe conferem a fibra de campeão: RUI “SÃO” PATRÍCIO.

    Conclusão: o Sporting atualmente (e praticamente desde há 2 epocas) só tem um jogador nas suas fileiras com estrutura mental, fisica, competitiva e talento para pertencer a uma equipa que luta para ser campeão. um jogador!

    O Sporting é um misto de erros de casting tremendos: só para nomearmos alguns, FITO RINAUDO nao é o Deus que voces dizem (está em todo o lado, mas a maior parte das vezes, mal, e apenas serve como recuperador de bolas mas nao para aquilo que esta equipa precisa dele) e RICKY não serve para uma equipa apenas com um ponta de lança (aliás nao conheço na Europa uma equipa que apenas possue UM PONTA DE LANÇA, Foda-se…!)

    Reparem: quando eu falo de erros de casting, nao falo de maus jogadores. Se eu fizer um filme dramático e contratar um actor cómico, ele pode ser o maior actor cómico do mundo, mas nao tem carga dramática para o filme que vou fazer. Por esta razão, o Sporting é um mesclado de sistematicos erros de casting. Por culpa de 3 pessoas, acima de tudo: FREITAS, DUQUE e… SÁ PINTO!

    E mais: aqueles jogadores que seriam mais talhados para as posiçoes em que supostamente jogam, esses sim sao falhas de talento e capacidade, como ADRIEN, que tanto embirrou e que tanto valorizou-se à custa da sua birra, e afinal…é fogo fátuo, mero fogo de vista.

    E esta constataçao leva-me apenas a concluir com os dois maiores enigmas desta equipa: SCHAARS e ANDRÉ MARTINS. Estes fazem parte dos jogadores que terao qualidade mais do que suficiente para serem titulares da equipa. E no caso do portugues (porque o holandes tem estado lesionado), é incompreensível a ausencia dele, e não é só de agora.

    Eu gostava que alguem na estrutura tecnica desta equipa (porque da direção só espero que abandonem o mais depressa possivel) me explique a inexplicabilidade absurda de ANDRÉ MARTINS, que foi um dos melhores jogadores da epoca passada, que é de loooonge, o jogador com a maior qualidade de passo no ultimo terço, que é um jogador que antes de receber a bola já tem definido para onde e para quem a vai endossar, enfim, que é o jogador mais proximo do playmaker que tanto precisamos…porque raio é que este talentoso míudo, ANDRÉ MARTINS, nao joga numa equipa que só tem um ponta de lança desgastado, que tem extremos intermitentes e inexperientes e que nao tem um nº 10? A reposta a esta questao pode conter a chave do ferrolho que é este Sporting!

    A culpa não é do Jesualdo, porque este já está a apostar nele. Mas se Jesualdo conseguir apostar em Andre Martins e Schaars como pilares de talento numa equipa que tanto carece deles…talvez vamos a tempo de , com um ou outro milagre pelo meio chegarmos à EUropa.

    Caso contrário, a vertigem da descida de divisao está aí tao perto…

    Sporting Sempre!

    • Na MOUCHE!
      Aliás algumas coisa já eu venho a mencionar também há bastante tempo, nomeadamente o facto, de sermos a única equipa de todas as que disputam as mais variadas ligas europeias a conseguir fazer um campeonato inteiro com apenas UM PONTA DE LANÇA…e fraquinho.
      Se juntarmos a tudo isso o carrossel de “treinadores” neste ano e meio, então está explicado em grande parte o descalabro da equipa.

      Apesar de concordar globalmente com a análise ao plantel, julgo que faltam umas menções honrosas, nomeadamente ao Dier, que já mostrou ser um profissional de fibra e “football player” e ao Bruma, pois além de ser um desequilibrador nato, ainda alia a esse facto, a vontade de recuperar as bolas e de defender consistentemente…

      No reverso da medalha esqueçeste-te, ou foi propositado, do Jeffren e do Elias, as duas maçãs mais podres que alguma vez envergaram a verde e branca.
      S.L

      • leao de alkmaar: nao me esqueci do Jeffren nem do Elias, por uma razao: nao sao jogadores do Sporting: o Brasileiro bazou e o hispano-venezuelanao é carta fora do baralho. Só servem, para a contabilizaçao da miseria que foi o plano de contrataçoes da dupla Freitas e Duque.

    • Acho que o pior de tudo é ver o que joga o Adrien e pensar que o André Martins é supelente desta abécola. O Adrien não acerta um passe , para mim o momento do jogo foi a sua saida e entrada do A. Martins .

      • Hadji, estás-me a perguntar mesmo ou é retórica?

        Repara que nao estou a falar do valor dos jogadores. Estou a a falar do seu rendimento. Há uma linha grossa que separa os dois…

        então, reformulo a minha questão: quantos jogadores da 1ª liga têm o sub-rendimento e a intermitencia dos jogadores apontados?

        Ou, por outra: Quantas equipas da 1ª liga contam nas suas fileiras jogadores com o rendimento e regularidade competitiva dos jogadores apontados.(vá la, faça-se justiça, principalmente: Cédric, Wolfswinkel, Rinaudo ou Adrien?

  6. foda-se!! acordem para a vida!! o problema deste Sporting não são nem os miudos da B nem o Jesualdo!! . esses sao a solução!! o problema sao as contrataçoes Freitas e Duque e a falta de planeamento do inicio da epoca. acordem para a realidade foda-se!!

    • Tudo começa no planeamento da(s) época(s).

      O nosso problema (crónico) é que as nossas direcções têm uma visão muito curta, em tudo. Falo de planeamento da época, de movimentação no mercado de jogadores, de renovação de contratos de jogadores essenciais, na colocação/venda de jogadores que não servem o clube, enfim, de direcção para o futuro do clube.

      É impossível ter uma época minimamente positiva no futebol profissional com tanto dirigente incompetente. Há dois anos contratamos quase 20 jogadores, todos com contratos milionários e bons prémios de assinatura (com dinheiro a voar para vários bolsos) e agora temos um 11 onde quase não figura nenhum desses jogadores (com o Jeffren e o Boulahrouz a serem os últimos renegados).

      Não há clube que aguente isto. Sinceramente, eu lembro-me de ver estas coisas noutros clubes como o Paços de Ferreira, Marítimo, etc, em que numa época contratavam 15 jogadores, e na próxima mais 15.

      Chegámos a este ponto ridículo de ficar em 10º.

      Só nos resta esperar pelo dia 23.

    • Neste jogo o problema foi o Jesualdo,

      1º tinha 2 centrais rotinados a jogar juntos (Ilori e Dier)

      2º a possibilidade de pôr um meio-campo menos de combate e mais virtuoso, mas não, põem-me o Dier a “8”, juntamente com o adrien e um miudo (Fokobo) a titular a central.

      3º não põe o André Martins (o jogador que melhor define as jogadas no Sporting) a jogar de inicio…

  7. Nem vamos querer comparar o que se inventou frente ao fcputas e o que o prof.pardal inventou ontem. Contra o putas o prof fez uma ligeira adaptação que acabou por encaixar na falta de capacidade a meio-campo do putas. Ontem foi o culminar do desvario de alguém que só pode estar a ver mal o filme (pelo menos de um olho). Dier a interior esq. e Fokobo a titular no eixo da def? Depois Adrien e DNS (Deus Nosso Senhor) a completar o “miolo”, ou seja nem um médio ofensivo criativo! Contra a academica? Have juize mr juju!!

    Ontem se houve Beckenbauer em campo o seu nome é Deus, Fito para os amigos. Foi ve-lo a compensar o deslumbramento do Fokobo e depois a subir ao meio campo para ajudar a construir jogo. Como sempre, teve pulmão, só que, em contrapartida, houve falta de descernimento. Mas nada de blasfémias! Nem sempre Deus faz milagres…

    De resto, Zack é craque! Com o treinador certo e com a estrutura certa, temos Zidane! Lil’Joe lá se vai esforçando para calçar o número do Insua, há que louvar o esforço e o bom cruzamento para o Lobo resolver …mais ou menos.

  8. O merdas do godinho já nem aparece.. o SCP fica como está e ele e a restante escorja saem de fininho, com os bolsos cheios, ainda a rirem-se da situação.. Isto devia ser como a Colômbia ou Nicarágua que era logo na bala! é uma vergonha!

    Mas como neste país os responsáveis pela desgraça saem sempre ilesos, não vale muito a pena andar com lamentos..

    O que se passa é que o SCP não tem dinheiro… Para mim a solução seria recambiar todos aqueles que se andam a encher (ou a endividar o SCP) e não produzem NADA: Capel, WV, Bolo de Arroz, etc… é uma vergonha andarem para lá estes gajos a acumular ordenados milionários quando não produzem nada..

    A meu ver, a solução passa por apostar numa equipa jovem da academia, mesmo que se desça de divisão, é a vida… eu continuarei sempre a ser do SCP e a querer o melhor para ele, mesmo que esteja na 2ª. que sa foda!

    Sim, e concordo com o que se disse para aqui.. Dier a meio campo? nunca. Adrien? RUA! André martins no banco? zero… enfim, depois há esta questão das alternativas do jesualdo que sinceramente custa a entender. enfim.. é muita merda para um leão que está com a corda ao pescoço e que a luz ao fim do túnel está cada vez mais ténue…

  9. Jesualdo é banal, só lá está porque… GL assim o quis, mais nada.
    Melões? Outro dia o Patricio e o Wolfs?
    Nem em 10 lugar ficamos.
    Este professor nos dias de hoje nem era colocado nas diversas escolas do País.

  10. Desculpa, mas não posso concordar contigo.

    Ou melhor, concordo parcialmente. Principalmente quando dizes que podíamos ter comprado melhores jogadores com o dinheiro que gastámos e com o planeamento deficitário do duque e freitas. Isso é mais do que óbvio.

    Não é uma questão de ser pró ou contra Jesualdo. É uma questão de justiça. Já elogiei o Jesualdo, quando o mereceu. E por isso critico-o hoje porque também merece. Os jogos não começam quando o árbitro apita, começam nas conferências de imprensa. Apesar de entender o que o treinador quis dizer com a frase “a académica é o adversário mais difícil do mundo”, o efeito foi totalmente contrário, principalmente quando essa mensagem foi acompanhada de uma gritante falta de ambição no onze escalado. Como disse no post anterior, os jogadores não fizeram mais do que materializar essa falta de ambição. Quando o general não acredita, o soldado acaba por, igualmente, não acreditar. E a batalha fica perdida ainda antes de começar.

    rigaboss:

    Eu não alinho na desculpabilização dos miúdos. Não é meu feitio. Eu acredito que são todos homenzinhos e devem ter poder de encaixe. Só não concordo é com o “lavar as mãos” do treinador. Porque foi exactamente isso que ele fez. Em momento algum assumiu responsabilidades, preferindo chutá-las para os ombros de quem menos merece. Não por serem jovens, não por serem caviar, simplesmente porque não merecem. Ou, pelo menos, não merecem tanto como outros. Um exemplo: No jogo da Amoreira, Patrício e Wolfswinkel mereceram as críticas. Eu não as faria publicamente (apenas internamente), mas não condeno porque foi mais do que justo. Mas já não é a primeira vez que os miúdos são o “saco de pancada” preferido do treinador. Os graúdos fazem merda, mas os miúdos são inexperientes. O treinador faz merda, mas na primeira parte foram à escola (clara alusão aos miúdos). Esta última dos melões é pura hipocrisia. Não se pode dizer, em Olhão, que o futuro passa por estes miúdos e que têm muita qualidade para depois se dizer ontem “que são como melões, não se sabe bem o que são antes de abrir”. Se quer criticar, pois que critique. Mas que use expressões minimamente coerentes sem humilhar (sim, se eu fosse um dos miúdos sentir-me-ia humilhado. Melões? Foda-se! Não havia necessidade).

    • mas ontem algum dos miudos merecia palmadinhas nas costas?

      eu vendo o jogo todo apenas diria que quem na segunda parte foi responsavel por a ponta final foram o muito criticado labyad e em parte o andre martins( que mesmo assim ainda está a quilometros da forma ideal)

      de resto, nestes jogos em que se tem de assumir jogo, os miudos ainda nao estao confortaveis para isso, mas ptal como no jogo com o porto, naqueles jogos em que quem vai ter a pressao serao os adversarios, ai os miudos vao estar confortaveis e vao se conseguir soltar.

      para a semana vais ter o setubal em casa, que tem muito gajo com rodagem de primeira liga e que é treinado pelo condutor de autocarros de 2 andares jose mota. vais ter de assumir o jogo e vamos ver como os miudos se comportam nesse estilo e a serem obrigados a assumir o jogo e a romper defesas.

      e olha que ao contrario do estoril, ontem nao foram os graudos a fazer merda. quem fez o penalty foi um miudo(Fokobo) e quem perdeu praticamente as bolas todas e ainda meteu uma ou duas para adversarios numa posiçao frontal e á saida da area foi outro miudo(Bruma)

    • Concluiria que foi o próprio Jesualdo que ao intervalo mudou a própria tática,quer nos posicionamentos quer na própria fisionomia da equipa ao efetuar 2 substituições.
      O unico culpado que encontro no que se passou naquela 1ª parte foi o Jesualdo,se quer falar à Sporting que ponha a equipa a jogar como tal,apesar de atribuir culpas a quem não as tem.

  11. O Pr. Jesualdo ontem montou mal a equipa: é claro, para qualquer pessoa medianamente lúcida, que a dupla de centrais deve ser o Ilori e o Dier – insistir na colocação do Dier a meio campo é um erro crasso, que desequilibra a defesa e o meio campo; o meio-campo com Fito e Adrien não produz jogo de qualidade – o primeiro porque não a tem, o segundo porque não a demonstra. Depois, vários enigmas que ninguém explica: porque não joga Arias (ou Ricardo Esgaio a lateral direito)? Cedric é um jogador banal…Com a aposta em tantos jogadores da equipa B, para quando a aposta em João Mário, considerado por muitos o melhor jogador da II Liga, como motordo meio-campo? Porque deixou de jogar Zezinho e continua Adrien a jogar?
    É verdade que muitos sportinguistas também contribuem para o estado esquizofrénico a que chegou o nosso clube. Basta ler alguns comentários por aqui: Labyad o novo Zidane, Carrilo quase um Deus (se algum destes chegar algum dia a demonstrar no Sporting a qualidade de um Nani ou de um Barbosa já ficava satisfeito), Rinaudo um patrão (nem para atar as botas ao Paulo Bento serve)…Enfim, nenhum destes jogadores tinha qualquer hipótese de jogar na última equipa campeã do Sporting.Este ano, se ficarmos nos 10 primeiros já não é mau e, convenhamos, a equipa não joga para mais.
    Para o próximo ano o Sporting será aquilo que a competência dos dirigentes que la estiverem permitir e as ilusões dos sócios deixarem. Objectivamente, com o dinheiro que se pagou por um Jeffren (outra nulidade…) podia contratar-se André Leão (um patraão para o meio-campo, muito melhor e mais barato que o Rinaudo), Roberge para central (está em fim de contrato) e Ghilas para o ataque. Com menos do ordenado que se paga ao Boularouz (outro desastre) paga-se a um jogador como o Hugo Viana (em fim de contrato). Exemplos de como com menos dinheiro se tinha uma melhor equipa.

  12. Caro Cherbakov, apesar de seguir o blog todos os dias, hoje não vou resistir a estrear-me na caixa de comentários.

    Apesar da “verdura” de grande parte dos jogadores, o Professor foi de facto o culpado da tal primeira parte de avanço dada à Académica. Para além de ter inventado no onze, com a inclusão do Adrien “10 à hora” Silva e do Dier no meio campo, há algo que dura à 21 jornadas e que ninguém resolve: o VW sempre sozinho, mesmo com a equipa a perder! Podem dizer-me que não há outros avançados no plantel, mas isso não desculpa a estupidez dos três treinadores (+ o Oceano) que esperaram resultados diferentes, ao fazerem sempre a mesma coisa! Como é que ninguém percebeu que jogar com o VW sozinho, que não tem poder de choque, nem velocidade para tomar conta do ataque sozinho é igual a ter o pior ataque do campeonato? Estão à espera que as coisas de repente mudem? Que os golos sejam como o Ketchup, como dizia o Cristiano? BURROS!! Não entendo o que é que esta malta faz durante a semana, onde se trabalha tanto, onde se testam tantam situações e continua tudo na mesma. Não era já tempo de se ter arranjado um plano B? Adaptar um jogador com mais presença física para servir de avançado de choque e libertar espaço para o VW? Pelo menos para entrar aos 70 minutos se a equipa estivesse empatada ou a perder! Eu nem sou grande fã do holandês, mas apesar de todas as limitações que ele tem, o sistema de jogo está completamente desadaptado às suas características, por isso já muito faz ele… É óbvio que a subida do Dier para a área fez logo toda a diferença nos últimos minutos, e a vitória esteve naturalmente muito mais perto.

    Voltando ao jogo de ontem e ao Professor, as mexidas ao intervalo, mudaram zero, tocou-se peça por peça, ficou tudo igual! Quando um jogador ia à linha estava sempre o VW sozinho na área… por acaso hoje marcou na única oportunidade, mas mesmo marcando na única oportunidade (como muitos cacifeiros exigem), não chega!
    Acho que ainda é possível chegar aos lugares europeus mas se o VW continuar a jogar sempre sozinho, só um milagre tornará esse objectivo possível.

    SL

  13. Jesualdo fala tanto como inventa, nao acerta num onze, mexe smp e troca jogadores por tudo e por nada! É um tipo q percebe de fut mas é e smp foi mediocre. Se com os bns valores q tem n faz nd, imagina se tivesse estes pinos:http://palavrasaoposte.wordpress.com/2013/03/10/a-trilogia-das-lendeas/ , descia de divisão. A solução po scp tem um nome Jorge Jesus, só ele pode dar vitorias imediatas e estabilidade para trabalhar à nova direcção. http://palavrasaoposte.wordpress.com/2013/02/25/so-jesus-salva/

    • Anda a fazer rotação de jogadores para não os cansar muito, para manter em aberto vários objectivos…

  14. jesualdo é pessimo…desde sempre. Ontem só fez merda . A equipa já não é grande coisa , mas quando o timoneiro inventa tanto…

    Estamos sem centrais , solucao do juju ? Colocar o menos mau a adaptar-se a médio…………………..epah , nem vale a pena.

  15. Iludido, estás tão a leste…

    Estes “pepinos”, leia-se jovens, representam a melhor geração de talentos que já tivemos. Em quantidade e qualidade. O tempo vai-se encarregar de me dar razão. Não tenho dúvidas.

  16. O jogo de ontem teve pelo menos a vantagem de mais Sportinguistas ficarem a saber o que esperar do Jesualdo.

    Mantenho o que disse desde o início. Deve sair no fim da época.

    Z

  17. Contratar um pré-reformado com diploma de professor mas que pouco ensina, dá no que dá… Mas pronto, o pessoal alinha nas conferências e tal…
    Lá vamos nós em 3 jogos seguidos sem ganhar outra vez!
    Ele que deixe de se desculpar com a idade dos jogadores, com os melões e mais o caralho que o foda!
    Ele que mostre para que raio lhe servem os 40 anos de futebol que tanto gosta de apregoar e ponha a equipa a jogar para a frente, lhes incuta confiança e lhes ponha a honra de vestir a malha sagrada… em vez de lhes pavonear com um vitorioso empate contra os porcos em casa e pô-los a jogar contra a academica como se jogou contra o porco. Isto é mentalidade pequena, tacanha, mediocre…
    Temos putos? Temos! Não temos dinheiro? Não temos!
    Mas temos orgulho e honra por onde puxar… e muito!
    Mas o reformado lá quer dar-se a esse trabalho…
    Há 2 meses que anda lá a espalhar “magia”… mas continua a não ver nada do que é o Sporting! E nem o novo olhar à Terminator lhe serve de desculpa… É que o Sportinguismo não se vê apenas… sente-se! E este “catedrático” não cheira nada do que é o SPORTING!
    A conta desta miseria quase de certeza perdeu-se a hipotese de lutar directamente pela Europa, o único “objectivo” que o nosso mui digno presidente nos deixou…

  18. Para mim, o mais grave (para além das invenções) é a forma de tratamento dos jovens. Em Olhão foram os maiores, na Amoreira foram inexperientes. Contra o porto voltaram a ser os maiores, ontem voltaram à escola.

    Pelo meio, comparações parvas com Beckenbauer (que é só o melhor central de todos os tempos) e a última tirada, a dos melões.

    É disto que os miúdos precisam. Sentirem que são os maiores numa semana e passarem a ser merdas na semana a seguir. É esta estabilidade emocional que o professor promove. Isto é simplesmente destruir esta geração. Estão a pagar pelos erros de todos: os seus, os dos graúdos, os do treinador e os da direcção.

    • Coitado do vercauteren se tivesse proferido as mesmas palavras. Mas é o jesualdo e está tudo bem. Vive da ideia pré-concebida de que é um treinador com grande experiência e capaz de potenciar os jovens (?) que a comunicação social e uma franja se sportinguistas inexplicavelmente absorveu..

  19. O pior de tudo e que com tanto talento em potencia continuamos a ser das equipas que pior futebol pratica em Portugal…quantos remates fizemos a baliza ontem?

  20. Não percebo qual a necessidade de meter “só” putos, quando temos alguns jogadores mais experientes na bancada.

    Não percebo a insistência em Adrien e o apagar de A.Martins.

    Não percebo porque está o Viola na equipa B.

    Não percebo porque se coloca o Bruma em vez do Carrillo, isto porque se tratam de dois putos, sendo que um deles já leva época e meia a mais de experiência e não vejo que Bruma apresente assim uma tal diferença qualitativa que o justifique.

    Não percebo o encosto de boulahruz e jeffren, se era para fazer isso por que raio não os mandaram embora em Janeiro?

    Não percebo como é possivel ainda estarmos a pagar Sá Pinto, Domingos e Vercauteren.É surreal.

    • p.s.-Não gosto do Jesualdo, nunca gostei. Não foi à toa que quando jasus chegou à luz, ele foi quase de imediato corrido dos corruptos.
      Conseguiu ficar em terceiro lugar num campeonato em que tinha na sua equipa Meireles, Falcão e Hulk, entre outros.
      Adianto que tambem não sou fã do jasus, se bem que o veja muito melhor no papel de formador, já deu largas provas disso.
      Já o Jesualdo leva a fama e muito pouco proveito, não me lembro de ninguem lançado por ele que tenha vindo a fazer carreira, mas estou certo que os haverá.
      Isto que ele está a fazer no Sporting é a melhor forma de desculpar um trabalho de merda. Não é a lançar miudos às feras desta forma que os faz bons jogadores e apesar da necessidade de ter alguns deles na equipa, tambem não é de todo obrigatório que o onze inicial leve com 5,6 ou 7 putos.
      Mas assim pode dar conferências como a de ontem e falar em melões.

  21. Primeiro o “mister” Sá Pinto vem-nos com um meio campo composto por: Gelson-Elias-Adrien.

    Insiste na mesma tecla durante 3 jornadas. 7 pontos fodidos logo aí.

    Agora este insiste num meio campo tão defensivo quanto o do Sá Pintas: Rinaudo-Dier-Adrien.

    Puta que pariu! Não me considero um catedrático da bola mas foda-se há coisas que são incompreensíveis, ainda por mais para gajos que dizem ter 40 anos disto.

    O futebol está longe de ser uma ciência exacta mas não me fodam, 3 homens do meio campo com características defensivas contra adversários que nem um pontapé na bola dão como deve ser é ridículo.

  22. Pela primeira vez, falando dos últimos jogos, o Sporting terminou o jogo “em cima” do adversário. Foi reconfortante ver o adversário a queimar tempo e a suplicar o apito final (foi mau ter visto o oposto nos outros jogos? foi, é verdade, mas sou optimista e ninguem muda a sua essência).
    Tambem, pela primeira vez, acabámos o jogo mais “frescos” que o adversário. Terão sidos debelados os efeitos nefastos que a pré-época (ministrada por um preparador físico adepto do FCP) deixou?

  23. É quando dou por ela e caio em mim que só ganhámos 5 jogos este ano…

    Analisando o calendário vou aqui armar-me em vidente e prever o número de pontos com que vamos acabar.

    SPORTING – Setubal (V)
    Braga – SPORTING (E)
    SPORTING – Moreirense (V)
    Benfica – SPORTING (D)
    SPORTING – Nacional (V)
    P. Ferreira – SPORTING (D)
    SPORTING – Olhanense (V)
    Beira- Mar – SPORTING (V)

    Acabamos a época com 40 pontos.

    O 5º classificado tem 29 pontos neste momento e não vejo o Sporting conseguir fazer mais do que os 16 pontos que disse.

  24. Leão à solta, quer dizer em 22 jogo só ganhámos 5 e agora em 8 jogos vamos ganhar 5? Eu até acreditava se o calendário fosse acessível, não não o é, depois do show do godinho com o salvador na visita ao museu, vai ser bonita a recepção dos marroquinos ao sporting.

    eu acredito mais nestes resultados:
    Sporting – Vitória (E)
    Braga – Sporting (D)
    Sporting – Moreirense (V)
    Benfica – Sporting (D)
    Sporting – Nacional (E)
    Paços de Ferreira – Sporting (D)
    Sporting – Olhanense (V)
    Beira Mar – Sporting (V)

    Assim sendo nestes últimos 8 jogos o sporting fará 11 pontos que se juntarmos aos 24 que tem fica com 35, evitamos a descida e deveremos ficar entre o 7º e o 12º lugar.

  25. Nóias do Jesualdo Parte 1:
    Dier a médio
    NJ Parte II:
    Bruma sai Capel fica
    NJ Parte III:
    A.Martins a marcar o Ogu em dois cantos,ou seja, Frodo a querer saltar À cueca À Ticha Penicheiro.
    NJ Parte IV:
    O discurso…

    • As minhas nóias parte I:
      -RW mais uma vez o vi in loco, e estive particularmente atento Às suas movimentações. Corre que nem um louco sim senhora!Mas À toa! Nem com o golo (por acaso um gesto técnico muito deficiente,que entrou e ainda bem!) me convence.

      -Capel…Capel…ah Sonic na MegaDrive!

      -Sobre o Rinaudo não digo nada pois não sei se o facto de o ter visto “n” vezes entre os dois centrais (se calhar pra pegar jogo e distribuí-lo com aquelas talochas) foi por indicação do Jesualdo…

      • Isso do Rinaudo também reparei. Deviam ser ordens do professor. como a equipa estava com um esquema muito ofensivo……..
        enfim..

      • Na última meia-hora vê-se Rinaudens a distribuir jogo e bem.
        Ele não pode ter Adrien e os extremos “colados” a ele.
        Um A.Martins mais solto a trocar a bola com os extremos em vez de Adrien completamente atordoado e bloqueado faz toda a diferença.
        Quando a equipa joga avançada (ontem viu-se na última fase do jogo, os centrais a passarem o meio-campo), Rinaudo limita-se e bem, a distribuir o jogo, desde que o 8 e o 10 se mexam e se desmarquem.
        Rinaudo não pode estar a jogar com o Adrien “estático”, Dier “de contenção” e os extremos a irem sempre para dentro.
        Ontem na 1ª parte, como em tantos outros jogos, viram-se os médios a 30 ou 40 metros do Ricky, temos que jogar com os extremos na linha, com dois médios movimentados no ataque, e aqui sim, Rinaudo confere equilibro no meio-campo, ninguém atropela ninguém, e temos mais homens lá na frente.

  26. OFF-TOPIC, SPAM

    Em quem votaste (ou terias votado) para a Direcção em 2011, e em quem votarias hoje?
    http://www.easypolls.net/poll.html?p=512f4b0ae4b05a936af9b345

    Este inquérito que tenho estado a “impingir” aos Cacifeiros conta já com 145 respostas! A todos os que têm participado, o meu muito obrigado!!

    A margem de erro já se vai tornando aceitável. Em breve (com certeza antes do primeiro debate) farei aqui um paste com as continhas todas, incluindo a projecção dos resultados eleitorais com base nos números de 2011.

    Fazendo uma primeira análise, já se vão tirando algumas conclusões:

    – Sem surpresas, o eleitorado de Bruno de Carvalho deverá repetir massivamente a intenção de voto: 87% dos inquiridos que votaram em BdC voltariam hoje a faze-lo. A margem de erro em relação ao eleitorado de BdC é reduzida (6,5%), pelo que não deverão sobrar muitos indecisos neste eleitorado.

    – Ao contrário do que se possa pensar, o voto na continuidade em 2011 não pertence indiscutivelmente a José Couceiro, bem pelo contrário: 48% dos que indicaram preferência em Godinho Lopes em 2011, hoje votariam em BdC. Nota-se talvez a falta que fazem as “figuras de proa” de 2011 (essencialmente a dupla Duque e Freitas), para além do desgaste da continuidade. Uma margem de erro de 21% indica que existirão muitos eleitores de GL que ainda não se decidiram. Em todo o caso podemos afirmar, com um elevado grau de certeza, que pelo menos 1 em cada 4 eleitores de GL vão votar BdC.

    – A grande surpresa está relacionada com o candidato “outsider”, Carlos Severino, que mereceu a preferência de 50% dos eleitores de Dias Ferreira que responderam ao inquérito. No entanto, as respostas foram tão poucas e a margem de erro neste eleitorado é de tal maneira elevada (40%) que será neste eleitorado que se deverão situar a maior parte dos indecisos. Pessoalmente, custa-me a crer que CS terá a preferência de metade dos eleitores de DF. Mas por enquanto são estes os números…

    Deixo novamente o apelo à participação no inquérito a quem ainda não o fez, em particular a quem se reviu na candidatura de DF onde as respostas ainda são escassas (6 respostas em 145).

    Mais uma vez muito obrigado a todos!

    SL

    • Acho que o resultado no CSeverino vai surpreender muita gente, incluindo o próprio. Apesar de não ganhar, prevejo que tenha uma votação surpreendente uma vez que vai ter muitos votos de pessoas que não se reveêm nos outros dois e vão votar Severino por exclusão de partes. E pelo que vejo no mundo real (por oposição ao mundo virtual / blogosférico) há muita gente nesta situação.

      • É pena que não se revejam num dos outros dois, visto que indiscutivelmente um deles será o futuro do Sporting. Mas cada um sabe de si… pessoalmente, mais do que considerar útil o voto em BdC ou JC, considero que a alternativa Severino é o verdadeiro voto inutil. Enfim, para que não haja dúvidas, espero que quem ganhe que o faça com uma diferença de duas ou três vezes a votação do CS.

      • …e o resultado vai ser o mesmo, ou a continuidade ou a mudança. O regime democrático reserva-te o direito de te estares a marimbar para qual dos dois é que ganha. Como diz o outro, é o pior dos sistemas, com excepção de todos os outros.

    • Obrigado sou eu a tantos leitores do Cacifo que já participaram. Eu só faço as contas; sem dados nada feito. E já agora, muito obrigado ao Cherba por tolerar este spamming aqui na “casa” dele…

  27. Leão de Trafalgar,
    acabei de votar no link indicado; sobre leitura de números, sondagens, estatísticas e conclusões dos mesmos, lembro um livro acabado de sair com um título sugestivo: “Torturem os Números que Eles Confessam” de Pedro Nogueira Ramos (ex director do Instituto Nacional de Estatística). Esta conversa toda para dizer que o melhor é só dar palpites no fim do jogo!

    • Nazaré, muito obrigado por participares.

      Concordo com a sugestão do título, acho que as sondagens e projecções valem o que valem (em média, muito pouco).

      Ainda assim, como o objectivo será interpretar dados concretos das eleições anteriores, relativos a mais de 14000 sócios que indicaram claramente a sua preferência há não muito tempo, tenho alguma esperança na aproximação à realidade desta projecção, pelo menos em comparação com as sondagens telefónicas do ROC.

      Mas convém não cometer o erro de confundir esta projecção (ou outra qualquer) com a verdade…

  28. ainda sobre números/estatísticas.
    acabou de passar no Tempo Extra a informação sobre os títulos no futebol de Joao Rocha, um presidente que tornou o Sporting um clube verdadeiramente ecléctico. Tornei-me sócio no tempo de JR, mas comparar os 7 títulos de 13 anos com governos posteriores de 1, 2, 3, 4 anos é, para além uma “maldade estatística”, uma “cretinice jornalistica” à moda de Rui Santos…

  29. Não vi o jogo, não vou por isso comentá-lo.

    Mas torna-se giro ler que, semanalmente e em função dos resultados, há persecuções para todos os gostos. Jesulado é bom, Jesualdo é mau, a juventude com futuro, a juventude perdida, e por aí fora….

    Esta vai ser, espero, o ano zero. Pepinos ou não, não há dinheiro para outra salada. Por isso teremos que ser criativos com o que temos, não vale a pena continuar a delirar com lojas Gourmet, pois não são para a nossa bolsa.

    Por fim, vejo nesta inédita experiência de Sporting de meio de tabela, que espero nunca mais repetir, uma curiosidade interessante: estamos, a oito jornadas do fim, ainda assim a 6 pontos do 5º lugar!

    Dexiem-se lá de manias de grandezas, não caem a ninguém os parentes na lama se ficarmos a vibrar até ao final para continuarmos a ser das poucas equipas europeias (se não a única) a nunca ter ficado abaixo do 5º lugar no seu campeonato nacional!

    E para o ano, logo fazemos para que volte tudo ao normal. Para o ano, é como quem diz, no final deste mês….

    • Estou contigo Placebo! É isso tudo!
      Fodasse… mas esta gente (queridos amigos Sportinguistas) não conseguem entender que agora estamos a construir um Sporting Novo. Deixem de responder a certos Lampiões/tripeiros/guerreirinhos que por aqui andam a instigar e tentar destabilizar. Caguem nessa gentinha! ;)
      Nós vamos ganhar os jogos todos até ao final do campeonato!
      ( é uma fezada! ;) )

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s