Fala, Couceiro!

São estes, em meu entender, os destaques da entrevista dada por José Couceiro, ao i (o resumo das entrevistas de Bruno de Carvalho, ao i e ao Record está no forno)

 

Estavam dispostos a fazer parte de outra candidatura?
Estávamos. O nosso objectivo desde o início foi criar condições para que o Sporting se pudesse unir e pudesse arranjar uma alternativa que o viabilizasse. Mais que a presidência, queríamos arranjar soluções. Entretanto, o movimento começou a alargar e em determinado momento a ideia era que tínhamos de avançar. Eu acabei por ceder a todas essas pressões para podermos avançar..

Houve um rumor de encontros com a candidatura de Bruno de Carvalho. Chegou a ser uma hipótese?
Eu já falei sobre isso. Conheço muitas pessoas que estão noutras listas e falo com elas, naturalmente. Não nos estamos a candidatar contra ninguém… […] Houve muita gente que sempre desejou uma solução semelhante a essa. Mas eu acho que há formas de ver o Sporting, de metodologias e processos de liderança, que não são compatíveis. Por isso há uma lista alternativa.

Falou-se muito de apoios que poderá ter tido. Roquette, Bettencourt, Godinho Lopes…
Não, não tenho nenhum desses apoios. Não há apoios a esses níveis. Nós fizemos um percurso completamente independente e estamos aqui com as nossas ideias e com aquilo que discutimos entre nós e, na maioria esmagadora das situações, temos ideias comuns.

Não apresentou uma lista [ao Conselho Leonino] porquê?
O Conselho Leonino foi criado no Sporting com o objectivo de ser um órgão consultivo do Conselho Directivo. E deixou de o ser. Passou a ser um órgão que, em vez de valorizar o Sporting, faz o contrário. Passou a ser negativo no seu funcionamento. Não fazia sentido que quem tanto o criticava fosse apresentar uma lista. Inicialmente o Sporting tinha comissões, e foi isso que nós recuperámos: comissões específicas, formadas por sportinguistas de conhecido valor em várias áreas e que poderiam assessorar a direcção nas suas especialidades. […] Para ser remodelado ou extinto tem de ser em assembleia-geral com uma alteração estatutária. Mas eu, como presidente da direcção, faço parte do Conselho Leonino. Terei de responder ao Conselho Leonino. Agora não tem de ser um conselho da direcção, tem de ser consultivo. E se querem colaborar com o Sporting têm de transformar as suas mais-valias a favor do Sporting e não para fazer oposições permanentes, não para estar constantemente na imprensa, não para divulgar os temas. Para isso, não contam connosco.

«Quando falamos de um administrador financeiro (CFO) estamos a falar de alguém que é um operacional. O que eu digo é que este operacional tem de ter conhecimento dos contratos que se assinam. Ele próprio tem de os assinar. Porque senão como é que sabemos se há capacidade para tal ou não? O CFO é um elemento fundamental e a comissão funciona junto do conselho directivo, como um órgão consultivo que nos vai ajudar a arranjar soluções, a encontrar caminhos. São coisas diferentes, não é um órgão executivo. Não é uma comissão permanente que está ali no dia-a-dia. A responsabilidade e as decisões serão assumidas por nós.»

«Temos receitas à volta de 43 milhões, portanto os nossos custos não podem ultrapassar as nossas receitas. Agora se conseguirmos subir as receitas, ganhamos aqui uma margem, certo? É importante conseguir baixar os custos da equipa de futebol, que andam à volta dos 60 milhões, para 30 ou para menos. Mas há compromissos assumidos e temos de saber que capacidade é que nós temos, inclusivamente para nos financiar, para resolvermos essas situações.»

Pondera propor reduções de salários a alguns jogadores? É muito provável que isso tenha de acontecer. Se os jogadores não aceitarem, saem? Isso é outra questão. Cada caso é um caso e não conseguimos dissociar determinadas situações. Há algumas que são cruzadas, que não se decidem isoladamente. Não é fácil garanti-lo. Agora, que nós temos de baixar a massa salarial é óbvio. Como é que isso se faz? Ou baixando salários e renegociando contratos ou transferindo jogadores e trazendo outros que sejam potencialmente melhores e com valores mais baixos.

«Em relação à época em que eu acabei, sobram dois: o Rui Patrício e o Cedric. Assim é impossível criar estabilidade para que todos os que entrem consigam sobreviver. Não é possível, e isto é o bê-á-bá da construção de uma equipa. […] Não é possível pensar que se forma uma equipa trazendo um cheque e uma vassoura como foi dito há dois anos. É impossível. E os resultados estão à vista: o maior investimento de sempre trouxe os piores resultados de sempre.»

Teme que a sua abertura à perda da maioria do capital da SAD o possa fazer perder votos?
Pode acontecer, mas não tenho medo, porque estou a falar verdade. Não ganho nada em dizer agora uma coisa e depois fazer outra quando for eleito. Isso eu não faço e vou dizer sempre o que penso e acho que é o melhor para o Sporting. Perder a maioria é uma questão complexa porque pode fazer-se um acordo parassocial e, dessa forma, defender o Sporting e a gestão desportiva. E não é só com a golden share. De facto, as acções de classe A funcionam como uma golden share mas não para tudo aquilo que pretendo. Podia haver uma dispersão de capital e haver mais do que um accionista. Há muitos exemplos em que não se tem a maioria, mas que se controla a sociedade.

Qual será o objectivo para 2013/2014?
Será sempre entrar nos jogos para ganhar. É uma cultura que tem de existir, mas os sócios do Sporting têm de perceber que fazem parte da solução. Alvalade tem de ser a nossa casa, os nossos jogadores têm de se sentir bem e acarinhados quando jogam em casa.

Que outras medidas para aumentar as receitas de publicidade? Naming do estádio, admite?
Nós admitimos tudo. Admito o naming, a questão da academia… Há uma série de questões em que temos de inovar.

Preocupa-o alguma campanha negra que esteja a acontecer contra si?
Uma pessoa dizia que a ignorância é atrevida e de facto é. A esmagadora maioria da crítica que me é feita, é feita por desconhecimento. Era preciso que primeiro se preparassem para depois criticar.

121 thoughts on “Fala, Couceiro!

  1. no fundo consegue dizer nas mesmas perguntas, menos que BC, e tem coisas sem sentido, como renegociar contratos de jogadores e que admite tudo.

    ao BC fizeram perguntas muito semelhantes e ele explicou melhor as coisas.

    o que ele diz do conselho leonino é algo semelhante ao que BC quer fazer, mas Bc explicou isso, e o Couceiro nao

    o Couceiro ou melhora muito nos debates ou nao tem grandes hipoteses

      • tira, ate porque como existem algumas perguntas que sao muito semelhantes, dá para ver as diferenças em termos de explicaçao

        eu isto do couceiro li no fds e a parte do conselho leonino e as comissoes nao percebi o que ele queria fazer( a resposta é uma aula de historia de como funcionava antes dos conselhos leoninos nos moldes actuais), o Bc na dele fala em algo parecido, mas explica a ideia.( que basicamente acho que é o que os socios e adeptos querem que se troque por miudos o que se pretende fazer, que se simplifique a explicaçao em vez de se estar com floreados)

    • Isso, explicar que “a massa salarial tem de baixar” e “cada caso é um caso”, não é dizer nada, mas se for o brilhante e sagaz líder a dizer “queremos fazer um trabalho apurado” e “temos de pensar pessoa a pessoa” já está a explicar bué! É só rir.

      Pondera propor redução de salários aos jogadores que recebem mais no plantel?

      “A gestão de recursos humanos é a mais complicada de se fazer. Teremos de pensar pessoa a pessoa. Não é bonito estar a fazer suposições neste momento. O que queremos fazer é um trabalho muito apurado, em conjunto com as pessoas, para podermos realmente ter o Sporting que todos nós ambicionamos. Não o iremos fazer à revelia de ninguém, não iremos provocar nenhuma revolução nem nenhuma convulsão dentro do Sporting. Vamos ser perfeitamente honestos no trabalho, para encontrarmos as soluções correctas para o rigor e para o equilíbrio que queremos atingir. Sejam atletas, funcionários, colaboradores ou dirigentes, iremos fazer esse trabalho pessoa a pessoa e tenho a certeza que, sendo uma temática complicada, irá correr bem.”

      • Mas que raio de resposta estás à espera??

        Ahhh Já sei “uma vassoura e um livro de cheques” era a resposta ideal… Que caralho, fosgasse…

        Ele aí está a demonstrar respeito pelas pessoas, não tem que conversar 1º com as pessoas??? Querem o quê?? Que ele venha para a comunicação social dizer que vai fazer outra “limpeza”??

        Pensem antes de falar…

      • pois, a resposta do grande lider´é melhor tem palavras mais elaboradas e mais frases, mas conteudo é que nem por isso, nem mais nem menos dizem os dois o mm, e é muito pouco…

      • Isso….não votem em ninguém ou votem no Severino….que vai dar à mesma merda…isto se puderem votar…
        A percentagem dos votos do Severino é a mesma dos sportinguistas que não se preocupam minimamente com o clube,e o resto é conversa…
        Ainda têm uma 3ª opção…que é o voto na continuidade…
        A escolha não é muito dificil para cabeças informadas,agora para cabeças ocas…

      • De rir, estava apenas a assinalar a dissonância dos primeiros comentários, mas aparentemente não se pode apontar nada que vem logo o grupo do costume tentar levar a discussão para o mais baixo possível.

        Como dizia um dos filósofos amigo do JJ,

        “A quem se odeia nem as virtudes se reconhece, a quem se ama até os Vicentes Moura se perdoa”

    • “o Couceiro ou melhora muito nos debates ou não tem grandes hipóteses”

      Não terá?
      O que fez Godinho nos debates para ganhar as eleições?

      • O problema é o que fez a seguir… O BdC vai dar uma coça ao couceiro. nos debates. Ao fim dos primeiros 15 minutos o couceiro já está KO

  2. Couceiro é um vendido, um ex-funcionário dos corruptos a norte ou dos avermelhados a sul que até o cu deu aos sindicalistas.

    Agora, vendeu-se mais uma vez ao roquettismo, depois de por lá já ter passado como director e treinador, para o cargo de presidente.

    Hoje até se lembre que tem Peyroteo no nome, outros foram os anos que pesava por entre a chuva sem dar a entender que o seu coração era verde.

    Temos pena mas desta vez acho que o roquettismo, depois das tentativas falhadas de chamar o figo ou o loureiro, se enganou na pessoa e se deus quiser e as afinações após fecho das urnas não surgirem, o Sporting vai ao fim de 18 anos poder mudar de rumo.

    É que com couceiro, só muda o cheiro…MORTE AO ROQUETTISMO!!!

  3. Usem o mesmo critério de avaliação, não partam com idéias pré-concebidas e acabarão por concluir que temos dois “candidatos fracos” ATÈ AO MOMENTO.

    Severino go, go, go.

    • Foi exactamente isso que pensei, com discursos tão mastigados quem ganha é o Severino.

      Mas no geral estão ambos a falar do mesmo, em 2011/2012 aumentou-se os custos com ordenados em 13M, enquanto as receitas subiram 5M.

      Agora com uma época perdida e o próximo ano sem Liga Europa (e provavelmente a de 2014/2015 pelas novas regras), qualquer um dos três vai apostar na formação, vender os jogadores com salários mais altos e evitar ter de pagar mais 1 salário trocando de treinador.

      O Couceiro pensa mal quando diz que os ordenados tem de baixar abaixo das receitas de 40M, porque está a comparar com um ano de L.E. em que tivemos um numero de jogos anormal, e assistências acima da média. Apostava mais em 25M…

      O BdC ainda é pior, fala de 90% dos custos operacionais em 1 ano e 60% a 3 anos, isto se for em relação ao relatório de Setembro está a falar de reduzir de 66M pra 60M no primeiro ano e pra 40M a 3 anos.

      Era bom, se a perspectiva de receitas não fosse tão má.

      O Severino aposta em ninguém sabe bem o quê, mas com ar de alucinado e a apanhar os votos de quem não se quer meter em guerras internas, ainda vai ser uma surpresa :D

      • Acabei de ouvir o Severino.

        Tristeza, consegue ainda ser pior…. E é ele um profissional da comunicação, olha se não fosse.

      • O Severino “suicidou-se” a partir do momento em que insultou o Jesualdo publicamente. Com todos os erros que já cometeu, mas com as muitas coisas boas que fez e que ainda pode fazer, parece-me que o Jesualdo pode ser uma boa aposta de futuro. Até porque não temos dinheiro para despedir mais um treinador. E não me parece que ele, com os seus 40 anos de futebol, fique um dia sequer no clube tendo como presidente um irresponsável que o chamou de “infiltrado” na imprensa.
        O Severino só sabe partir a loiça; não está a mostrar capacidades para construir. Se realmente fosse sportinguista retirava-se e, quanto muito, juntava-se a outra lista (BdC) para não dispersar votos.

      • Valverde, olha que eu percebo muito pouco de contas, mas não foi isso que percebi. O que o BC disse foi que os custos não poderiam ser superiores a 90% das receitas. E que posteriormente se chegaria aos 60%. Isto foi o que eu, sendo um leigo na matéria percebi!

      • Tens razão, só li aquela resposta, nas seguintes fica evidente que está a falar em relação ás receitas e não aos resultados operacionais.

        Tendo em conta que as receitas do ano passado não cobriam os custos em ordenados, ainda é mais provável que vá tentar cortar em despesas (salários), ou vender jogadores para alcançar os objectivos referidos.

        Ou há outra forma?

  4. Eu sei que este Blogue tenta ser imparcial e assim mostrar o que os candidatos têm para oferecer. A mim, o Couceiro dá-me vómitos… espero eu que não permitamos que este Senhor ganhe as eleições. Era mau de mais! Acredito, sinceramente no BC e tenho a noção que com ele as coisas ou vão definitivamente ao sítio e temos Presidente para muitos e bons anos ou então será o nosso fim. Pela personalidade e só posso avaliá-lo por isso, leva o meu apoio e acredito da larga maioria dos sócios do Sporting!

  5. Eu acho que nem as moscas mudam, este gajo é uma mão cheia…DE NADA!!

    É básico, vazio, e o mais estúpido é que nem sequer sabe ser bom actor:

    “Eu acabei por ceder a todas essas pressões para podermos avançar..” BRILHANTE!

    “Não, não tenho nenhum desses apoios. Não há apoios a esses níveis. Nós fizemos um percurso completamente independente e estamos aqui com as nossas ideias e com aquilo que discutimos entre nós e, na maioria esmagadora das situações, TEMOS IDEIAS COMUNS.”…AHH ESTÁ BEM, É O LOBO VESTIDO DE CORDEIRO!

    “Nós admitimos tudo. Admito o naming, a questão da academia… Há uma série de questões em que temos de inovar.”…TUDO?! ISTO É O SPORTING, NÃO O FUTEBOL CLUBE DAS PUTAS!!

    “Temos receitas à volta de 43 milhões, portanto os nossos custos não podem ultrapassar as nossas receitas. Agora se conseguirmos subir as receitas, ganhamos aqui uma margem, certo? É importante conseguir baixar os custos da equipa de futebol, que andam à volta dos 60 milhões, para 30 ou para menos. Mas há compromissos assumidos e temos de saber que capacidade é que nós temos, inclusivamente para nos financiar, para resolvermos essas situações.”…A ENTREVISTA ERA COM O GOLFINHO OU COM O COUVEIRO?! AH POIS…É A MESMA COISA!

    Não se deixem dormir, temos de acabar com esta merda desta gente no nosso clube!!

  6. Muito fraco nas propostas e nas ideias.

    Sendo que o que mais me choca é o seguinte paradoxo:

    A) Afirma peremptoriamente que não tenho apoios de ninguém, muito menos de pessoas ligadas ao fenómeno conhecido como roquettismo.

    B) Mas numas frases acima afirma que foi pressionado para avançar para candidatura.

    Convém esclarecer:

    Quem o pressionou? E porquê? Foi a primeira escolha?

    Se cedeu à pressão como encara o cargo de presidente de uma instituição que vive de paixão? Como um mero emprego?

    Como explica que não tendo apresentado lista para o Conselho Leonino, haja uma lista que se quer colar a sua (falo evidentemente de ROC e amigos)?

    O homem não tem grande discurso e acho que nem o IPAD o safa.

    SL sempre

    • Como o pessoal ainda acredita nestes vigaristas incompetentes é algo que ultrapassa a minha capacidade: “Não pá, é uma calúnia dizer que me esqueci de vestir as calças hoje de manhã! Que ideia! Eu acho é que andar de cuecas na via pública é afirmar a minha liberdade individual, demonstra arrojo e originalidade!” A sério, quem não está farto destes palhaços ineptos, merece-os.

      • Muitos adeptos e sócios, têm o Sporting no estado exactamente em que o merecem… num estado miserável, tal como é a qualidade e a exigência dessas pessoas… é miserável!

    • Cambada de filhos da puta. São estes (e outros) que devem ser escorraçados de tudo o que envolva o nome do Sporting.

      EU QUERO LÁ ESTAR PARA VER A CARA DO ROC QUANDO JÁ NÃO PUDER ENTRAR NA SALA DOS RISSÓIS DE CAMARÃO

  7. Ora vamos lá escalpelizar isto, resposta a resposta:

    1) Diz que não cedeu a pressões para avançar quando se diz que cedeu a pressões para avançar. Depende das perspectivas. A mim interessa-me mais saber a segunda.

    2) Não confirmou nem desmentiu se falou com BdC. Só disse que conhece pessoas de outras listas e falou com elas. Não esclarece.

    3) Disse que tem ideias comuns à gestão dos anteriores dirigentes. Mas não esclarece quais. Dá azo a qualquer tipo de interpretação.

    4) Populismo puro. A extinção/alteração do CL é decidida pelos sócios. Está a violar os estatutos ao não ter apresentado uma lista para este órgão. E isto não quer dizer que concordo com o CL. Mas está a impor algo que os sócios não decidiram.

    5) Propõe que entre um membro que vai assinar contratos sem ser eleito. Inadmissível. Independentemente da competência do tal CFO.

    6) Concordo.

    7) Não concordo. Baixar salários é mandar jogadores embora a preço de saldo. Para mim, a redução de salários tem de ser feita à custa de transferências e nunca de renegociação de contratos. Os rivais estão à espreita.

    8) Tem de ser decidida em AG. Neste momento, a SAD é maioritariamente do SCP e é nessas condições que todos se deviam candidatar. E se posteriormente os sócios chumbarem? Há alternativas? Não esclarece.

    9) O objectivo não pode ser “entrar nos jogos para ganhar”. Isso é subjectivo e não permite a avaliação do cumprimento ou não dos objectivos. Ou se confia na capacidade de exigir e assume-se um objectivo (não tem de ser o título, mas tem de ser, no mínimo, ir à champions) ou se propõe um objectivo subjectivo (já viram a redundância?) para não ter que se prestar contas no fim.

    10) Concordo.

    11) Campanha negra foi o que aconteceu à 2 anos onde se questionou a seriedade do BdC e dos seus investidores. Em momento algum foi questionada a seriedade do Couceiro. Foram feitas críticas normais à formação de uma candidatura que apareceu agora e após receber elogios públicos de quem nos tem afundado. É legítimo.

    • Está a violar os estatutos quando não apresenta uma lista ao CL???? Porquê???
      E as 4 ou 5 listas independentes que apresentaram APENAS lista ao CL nas últimas eleições não violaram os estatutos por não apresentar lista aos outros órgãos sociais?
      Lê-se cada uma…!

      • a lista indepente ao Conselho Fiscal tb esta a violar os estatutos? é obrigatorio apresentar uma lista ao conselho leonino para se poder candidatar a outro orgão? em que parte dos estatutos?

      • É obrigatório apresentar lista, foi o próprio BdC que me explicou. A extinção do Conselho Leonino só pode ser decidida em Assembleia, pelos sócios. Ainda assim, esta conversa de que o Couceiro prescinde do Conselho Leonino na sua candidatura (coisa que não pode fazer) é uma conversa populista e que só visa atirar poeira para os olhos. E o tal Paiva dos Santos, que chegou atrasado? As pressas dão nisto…

      • mbc,
        Se ele te explicou, então explicou mal ou percebeste (ou queres perceber) mal.
        A extinção do CL só pode ser decidida em AG, claro, alterando os estatutos.
        O Couceiro decidiu não apresentar lista ao CL (coisa que pode fazer e tanto pode que fez e a MAG admitiu a lista!) explicou na entrevista porquê e disse que a do Paiva dos Santos não tinha nada a ver com ele (se tivesse, porque raio não tinha sido tudo apresentado ao mesmo tempo?).
        Se tu queres acreditar no que acreditas, é problema teu…

      • Balajic,

        O Couceiro até pode não ter apresentado uma lista para o CL na sua candidatura, mas os sócios concluírem daí que ele “resolveu” acabar com o CL é puro devaneio (já ouvi isto por aí). Se, em Assembleia, os sócios não aprovarem a extinção do CL, ele vai ter de meter o rabinho entre as pernas e apresentar uma lista. Simples. O que penso é que isto de não apresentar lista foi um acto populista sem qualquer consequência. Quanto ao Paiva dos Santos, desistiu da sua candidatura para apoiar o Couceiro. Uma eventual lista sua aos órgãos sociais seria sempre um apoio (ainda que indirecto) ao Couceiro.

  8. Queria só realçar que no programa do Couceiro, a palavra credível aparece 3 vezes repetida nas duas primeiras páginas. Se têm tanta necessidade de se afirmar como “credíveis” é porque no íntimo sabem que as pessoas não os consideram como tal…
    Os sócios já estão fartos dos autodenomidados credíveis, de Godinho a Roquette, passando pelo JEB, SFranco e DCunha. Depois na prática vemos o quanto estes senhores são credíveis! A credibilidade mede-se pela dimensão do passivo e a credibilidade destes senhores é de – 400milhões…
    Outra coisa que me chamou a atenção no programa do Couceiro foi a Missão do Futebol: $RENTABILIZAÇÃO$, resta saber se é para encher os bolsos de mais comissionistas tipo Luis Duque & Carlos Freitas.

  9. Foda-se acho que o português da malta está muito mau, pois nem um nem o outro como diz o valverde99 dizem grande coisa ou qualquer coisa que faça a absoluta diferença. Vamos esperar pelo debate, mas por mim seria sempre de esperar respeito por qualquer gajo que se atreva a meter-se no lodo, são todos Sporting e a imagem que passa não deveria ser a do galinheiro ou do clube das putas.

    • Mas a verdade é que nos temos vindo a portar bem pior que esses dois clubes de merda….Se roubar é “feio”,roubar a própria casa… nem sei que adjectivo merece…
      Para mim é: Todas para a Puta que os pariu!!!

      Se voltamos a ter um presidente que me ligue a pulhas de merda…. desisto do meu Sporting até ir para lá alguém com caracter e espinha dorsal! E AME O SPORTING!

  10. Fraco, muito fraco este personagem, sem ideias próprias mas sim as da banca claramente, quem é o tal CPO que vai ajudar na gestão? e para quê? será o engenheiro qumico Nobre Guedes (onde é que eu já vi este nome?) só mostra que esta figurinha não tem estaleca para conduzir o clube a lado nenhum, apenas serve como fantoche dos viscondes que não querem largar o tacho! What the Fuck!!!
    Meus votos não vão para este falhado em tudo, viva a mudança caralho!

  11. Quanto mais o Couceiro se enterrar, mais os Sportinguistas abrem os olhos… espero eu!

    Quero acreditar que no Sporting há espaço para sangue novo. Há quem diga que BdC é o salvador do clube, eu não acredito nisso (até prova em contrário), mas também não acredito que possa ser um Vale e Azevedo, precisa duma oportunidade para se mostrar. Uma coisa é certa, fazer pior que estes gajos que lá andaram, é quase impossível. Se eu pudesse votar, já tinha escolhido o meu voto. Aguardo ansiosamente pelo dia 23 e espero que BdC se confirme como presidente e como a tão desejada solução para o nosso clube.

    SL

  12. Se tivesse na duvida para votar nele, bastava esta frase para não o fazer:

    “Eu acabei por ceder a todas essas pressões para podermos avançar..”

    Não precisamos de um gajo que cedeu a pressões para avançar tipo “epa eu nem queria mas já que pedem tanto…”

    Precisamos de um gajo que queira ser Presidente! De um gajo que, no minimo, tenha tido a iniciativa de se candidatar!

    Não simpatizo muito com o Bruno mas, infelizmente, não apareceu mais ninguém com esse perfil (sff nao falem do severino…) por isso vai levar com os meus votos.


  13. Não, não tenho nenhum desses apoios. Não há apoios a esses níveis. Nós fizemos um percurso completamente independente e estamos aqui com as nossas ideias(…)


    José Couceiro deverá apresentar nas próximas horas a candidatura à presidência do Sporting, tem o apoio dos principais credores do clube.

    Dias Ferreira (…) acusa José Maria Ricciardi, o presidente do BES Investimento, de afastar as candidaturas que não agradam ao banco.

    Nos últimos dias, os principais credores do Sporting, entre os quais o BES Investimento, tentaram encontrar um candidato para fazer frente a Bruno de Carvalho.

    Perante a recusa de Figo e Rogério Alves, José Couceiro passou a ser a opção da banca. O antigo director e treinador do Sporting tem a confiança de José Maria Ricciardi.

    SIC, 18/02/2013

    • O prostituto avançou porque recebeu o aval da banca e dos roquettistas, mas á alguma duvida disso?!
      Abram os olhos caralho, com couceiro só muda o cheiro…a merda é a mesma!!!

  14. Viva o bruno C#aralho! Dos 3 ninguém fala a verdade! É so clichês, as três campanhas. Não comecem a abrir bem os olhos, vão ter todos direito com o belenenses.

  15. A solução do Sporting epassa por contratar jogadores de categoria que não brincam nas selecções, especialmente brasileiros.

    Danilo Dias, Edimar, Mossoró, Tarantini, Vieirinha, Paulo Machado, Bruno Gama, Diogo Valente, Rui Pedro, Leandro Salino, Douglão, são algumas boas soluções.

    • O Salino e o Edimar são superiores aos nossos laterais actuais, Bruno. Posso aceitar a discussão em relação ao Miguel Lopes, mas dificilmente temos mais algum lateral que fosse titular com estes dois no plantel. Nem desgosto do Joãozinho, mas o Edimar só lhe deve ficar a perder nos cruzamentos, de resto é mais possante, menos trapalhão, defende MUITO melhor…

    • Porra, só rir com os comentários deste gajo. Grande Cacifo.

      Dizemos mal do Capel e depois metia-mos lá o Diogo Valente.

      Vou comprar uma arma, já venho.

  16. Não apresentou uma lista [ao Conselho Leonino] porquê?
    Não fazia sentido que quem tanto o criticava fosse apresentar uma lista.


    Caso a candidatura de José Couceiro seja formalizada até quinta-feira, data limite para a apresentação das listas, João Pedro Paiva dos Santos admite avançar com uma lista para o Conselho Leonino e apoiar o antigo treinador e diretor desportivo do Sporting.

    DN, 20/02/2013


    A partir daí, nasceu a ideia de formar só uma lista para o Conselho Leonino e, de acordo com a imprensa desportiva de hoje, nomes como Vasco Lourenço ou Rui Oliveira e Costa estavam confirmados no elenco. Na teoria, estava fechado; na prática, foi uma ideia que ficou no papel.

    A entrega, que deveria ter ocorrido por volta das 16h, foi sucessivamente adiada. Às 18h17, Luís Natário, secretário da mesa da Assemblei Geral, e Pedro Solano, do departamento jurídico do Sporting, abandonaram a sala no hall VIP que recebeu todas as candidaturas. Quatro minutos depois, chegaram quatro elementos com listas e votos, alguns molhados pela forte chuvada que se abateu em Lisboa nessa altura. Já era tarde…

    Expresso, 21/02/2013

    (acrescento que não existe uma única referência à intenção de extinguir o Conselho Leonino no programa eleitoral de José Couceiro)

  17. Couceiro ainda não acertou o tom e está em desvantagem para BDC. Parece-me algo “preso” nas suas análises (redução de salários?!? ainda mais?? daqui a bocado temos o orçamento do Oriental!) são ideias algo gastas e pouco criativas. Parece-me um discurso demasiado na dúvida: pode ser assim, mas também pode ser assado….
    o passado como treinador do porto e do alverca não me faz confusão, sinceramente. Pelo menos não é accionista da SAD do porto, como Oliveira. E toda a gente sabe que é sportinguista, não é preciso usar golpes baixos.

  18. Vamos lá ver uma coisa…aparecem aqui argumentos com fartura para não se votar no Couceiro. Não vejo é muitos argumentos para se votar no Bruno Carvalho…

  19. Reduzir salarios ?

    Hmmmm, concordo !

    Mas é reduzir os salários das direcções, dos chupas que vadiam nos corredores, dos centuriões e dos centurinhos.
    Dos gestores de nebulas of their own pockects, nebulosos cheios de gases aplicados nas trombas pelo flatulento rapido.

    Ai sim reduzir e reduzir, chega de gorduras.

    Na equipa é mandar embora os parafusos e rupturados embora, pegar nesse dinheiro e aumentar os que lá andam agora a lutar, sim aqueles miudos, Homens de corgem.

  20. o ROC disse expressamente que só foi para a lista do silva para o CL porque o Couceiro acabou por não avançar para o CL, mas apenas ao saber que este último não avançaria.

  21. Engraçado que leio muita gente a dizer o mesmo “candidatos fracos”. PorquÊ? Porque não estão a entrar e bem nas cantigas do eu tenho X milhões o Guardiola e o Messi se for eleito? Até agora tÊm tido todos uma postura elevada, e pelo menos o candidato que terá (novamente) o meu voto, BdC, até aos debates tem percorrido os núcleos e o país de lés-a-lés para explicar aos associados e adeptos o seu programa.

    Relativamente ao Couceiro, sempre simpatizei com ele, e não ficaria triste se por exemplo o visse com a pasta do futebol na lista do BdC. Agora como presidente?? Escolhido pelo Ricciardi,credor do SCP?? Nunca!!

  22. (disseram-me agora que de tanto prometer o dias ferreira atirou-se mesmo ao cabrão da Silva do dia seguinte, mas fora do programa, e hoje já não vai. Por confirmar)

    • Por isso é que deu hoje o anúncio do Dia Seguinte e aparece lá o Jorge Gabriel! Foda-se, até digo, o Dias Ferreira é um camaleão do caralho, mas o Jorge Gabriel é um tachista com ar de sininho! Pó caralho! Quem me dera que caísse uma puta de uma bomba naqueles estúdios.

  23. Fod€&9@se então para que queremos um Presidente?

    Quem manda na SAD é o CFO, quem apresenta as soluções é a Comissão liderada pelo João Duque, então mesmo sendo só 5 até sao demais.

    Não tenho nenhum problema que tenha sido treinador (incompetente a meu ver) dos porcos, agora quando esteve como Director Geral da SAD, o que é que fez?

    1-Carlos Manuel como treinador.
    2-Cristianos? Leao? Renato?
    3- Liedson a andar a meio da época porque era caro?

    Já agora será que não é sócio dos porcos? Todos os que assinam contractos com eles têm que se fazer associados, será que ainda paga quotas?
    Criticamos o Filipe Vieira por ser sócio do Sporting e do porco e aproveitamos para gozar os de Carnide, mas damos o flanco antes de o Peyroteo esclarecer esta questão.

    Estamos à espera de ser gozados?

  24. Acabei de ver o Severino na TVI 24, como é que este gajo é candidato!

    Não diz nada de jeito, a única coisa que consegue explicar é que fará uma parceria com a Cruift.
    Mas este gajo não percebe que a única coisa de bom na SAD é a Academia. É burrrro, o que esta bem não se mexe.

  25. (…) Qual será o objectivo para 2013/2014?
    Será sempre entrar nos jogos para ganhar (…)
    .
    como é que alguém quer ser presidente do SPORTING com um objectivo tão magrinho como este?

  26. É preciso querer ver “forças” e “fraquezas” para se dizer que os candidatos são fortes ou fracos.

    Não acredito em candidatos “fortes” ou “fracos”. Acredito que todas as candidaturas têm pontos fortes e pontos fracos. Agora, tudo depende do “peso” que se dá a cada critério de comparação.

    BdC é populista (e não é pouco). Couceiro tem o apoio da linhagem. Terão, estas duas situações, pesos iguais? Para mim não.

    BdC não tem experiência. Couceiro tem a experiência de dirigir mal clubes/equipas. O que é que tem mais peso? Uma incógnita ou uma (má) experiência com resultados comprovados?

    BdC defende a manutenção da maioria da SAD. Couceiro não. O que é que preferem?

    Proponho a todos um exercício sério e honesto. Façam uma lista daquilo que gostam e não gostam da candidatura do Couceiro. Façam o mesmo para a candidatura do BdC. Agora dêm um peso a cada ponto e comparem. Se o exercício for feito de forma isenta chegarão à conclusão que nas coisas mais importantes, o BdC ganha por goleada. Pelo menos é a minha opinião.

    • Caro Sá, “de forma isenta” é que é mais difícil !
      reparem neste exemplo: (…) BdC não tem experiência. Couceiro tem a experiência de dirigir mal clubes/equipas.(…)
      Porque não deixa o Sá serem os sócios fazer essa análise? em vez de “dirigir mal” porque não escreve só “dirigir”? As pessoas não são inteligentes para definirem o “bem” e o “mal” do Couceiro? tem que ser uma pessoa “isenta” como Sá a definir?
      Já estive 50-50 e por estou 60-40 para BdC e até 23Março espero mais informação e dados dos concorrentes – não votarei Severino – e a demagogia vai definir o meu voto final.

  27. Off Topic: Quem tiver tempo e lhe apetecer veja o jogo que está a dar entre os dois Vitórias. Em cinco minutos já houve 2 bolas ao poste e 3 ou 4 oportunidades de golo iminente. Muito interessante o jogo. Tudo a puxar pelo Setúbal, porque se o Guimarães ganha estamos bem tramados.

  28. Couceiro, oh Couceiro, estavas tão bem caladinho….

    “Eu acabei por ceder a todas essas pressões para podermos avançar..”

    Ora aí está uma frase de líder. De um gajo que dá o peito às balas e defende leoninamente o seu clube. Se ainda cogitasse desperdiçar os meus votos com este senhor, tinha acabado de mudar de ideias..

    Centremo-nos no percurso do Couceiro: como treinador, fraquinho. Nem sequer foi capaz de ser campeão no Porto. Como administrador: desastroso. Ajudou, juntamente com o seu amigo Luís Filipe Vieira, a falir o Alverca. Ah, e claro, não nos esqueçamos que andou a comer os croquetes do Roquetismo como treinador e director desportivo do Sporting. Com os resultados que se conhecem.

    Uma pessoa que só agora se lembra que tem “Peyroteo” no nome já revela, à partida, uma grande fragilidade. Precisa de ser descendente de um dos cinco violinos para ser um sportinguista credível? Ou será que se está a tentar demarcar de algum “portismo” que possa por lá haver? Em qualquer das situações, acho que só se fragiliza. Sempre o conhecemos por José Couceiro. Mas afinal havia outro….nome. Gostava de o ver, quando treinou o Porto, a mudar o nome profissional. Isso sim, era de homem!

    Fala muito mas ainda não disse nada. Partiu para estas eleições com o rótulo da continuidade e nunca se conseguiu demarcar dele. Falar mal do Godinho (o pior presidente da história do Sporting) a torto e a direito não chega. Mas também não me parece que possa dizer alguma coisa a seu favor. As “pressões” da banca (à qual cedeu) e os apoios dos croquettes de sempre falam por ele.

    A história do Conselho Leonino é uma falácia. Este é um órgão que só pode ser extinto em assembleia, pelos sócios. Mesmo que não divulgue nenhuma lista, ela terá de existir, senão estará a violar os estatutos. E alguém percebeu alguma coisa daquele atraso do Paiva dos Santos? Coisas feitas à pressa, é o que dá….

    • So espero que não haja palhaçada como no ultimo ato eleitoral. Em que por voltas finais lembraram se ke ainda havia votos em falta. O Sporting precisa que se comece com um final de eleições calmas, pois nao keremos de novo uma lei de Murphy .

  29. Nazaré, constatei um facto. Estúpido seria dizer que dirigiu bem. Estúpido não, falso. Mas podia ter dito apenas “dirigir”. Nisso tens razão. Mas pelo menos não menti.

    Não posso aceitar que uma pessoa diga que ele dirigiu bem quando os resultados comprovaram o contrário. Porque se alguém fizer o exercício que propus e chegar à conclusão de que o Couceiro dirigiu bem, então todo o exercício cai por terra porque se acaba por dar uma avaliação contrária ao que realmente aconteceu. E digo isto porque parece ser adquirido que o Couceiro é um bom dirigente e por isso está melhor preparado para o negócio do futebol do que os seus adversários. E a realidade não é bem assim.

    Não podemos deixar à subjectividade da opinião coisas que são objectivamente factuais. Essa é a isenção que eu gosto. Não vejo problema nenhum em defender um lado desde que a defesa seja baseada em factos verdadeiros. Ser verdadeiro nas análises é o primeiro passo para fazer uma comparação razoável.

  30. Teme que a sua abertura à perda da maioria do capital da SAD o possa fazer perder votos?
    Pode acontecer, mas não tenho medo, porque estou a falar verdade. Não ganho nada em dizer agora uma coisa e depois fazer outra quando for eleito.

    Para aqueles que ficam “tesos” com a ideia de BdC que não quer perder a maioria da SAD gostava que pedissem ao “bruno” que explicasse como arranja um investidor nestas condições!

    por exemplo, se tem alguém em mente para investir nessas condições? Se existisse algum caso no mundo?
    Não basta falar e dizer uma ideias, é preciso que tenham ligação com a realidade.

    E não me venham com comparações com acções da SAD com as de entidades com BCP, EDP, etc..
    Neste momento, toda a gente sabe que as acções da SAD, para ter a longo prazo, valem pouco mais que 0.
    Por outro lado, nessas entidades existe a expectativa de distribuição de dividendos, algo que nunca aconteceu com uma SAD.

    Mas se o Bruno disser quem está disposto a investir nessa condições que diga antes das eleições. Investir numa SAD com défice de 400 milhões, sem expectativas de retorno nem expectativas de distribuição de dividendos.

    Enfim, a demagogia dá votos, ao godinho ou ao bruno.

    Severino go, go, go!!!!!

    • SCP, ele explicou como é que consegue esses investidores que apostam em minorias… Achas então que é bom para o Sporting que o “projecto roquette” siga o seu rumo. é isso?? Quem achas que vai apostar no Sporting??

      Com Couceiro vai ser ele “oh tio oh tio” até Janeiro do próximo ano a tentar arranjar “investidor” (sempre com o “apoio” de quem vai cuidar das finanças, que é “surpresa”, para alguns…) não vai conseguir, e quando, novamente os bancos tiverem hipótese de converter as VMOC, vão fazê-lo, isto porque ele não tem “kit de unhas” para o Sporting…

      O Severino, bom o Severino nem vale a pena contar com ele…

      • Caro,

        o que eu penso já mais em baixo.

        Já venho dizendo com basta frequência qual é o problema do SCP e que nenhum candidato fala sobre ele por medo eleitoral tenho a sensação.

        Se quiser saber qual é, em baixo estão os problemas do clube, o grande cancro.

  31. Espero que exijas o mesmo aos outros, principalmente ao teu Severino.

    Já agora, uma opinião pessoal. A perda da maioria da SAD nem devia ser assunto. Existe uma situação actual que devia ser condição prévia para a apresentação de candidaturas. Mas como estamos na República das Bananas, podemos propor a perda da maioria da SAD e depois rezar para que esta seja votada favoravelmente em AG depois das eleições.

    Na minha óptica, nenhuma candidatura que contemplasse a perda da maioria da SAD deveria sequer ser aceite, porque viola os estatutos. Já viste o que seria Couceiro ganhar as eleições, realizar a AG para votar essa matéria e os sócios chumbarem-na? Não é provável, mas é possível. E sendo possível, será que o Couceiro tem alternativas caso tal aconteça? Não sabemos.

    • Eu gostava que aparecesse alguém com capacidade para “acabar com a SAD”.

      O problema do BdC é não ter ido ao concreto, pelo menos por agora. O “Investidor minoritário” vai ficar de barços cruzados para a gestão que se venha a desenrolar?

      Eu não quero saber dos poderes de direito, quero saber dos poderes de facto. E digo-o sem apoiar ninguém. Como já disse anteriormente, os investidores vão destruir os clubes em que se inserem, não tenho dúvidas.

      A entrada de um “sheik” será o principio do fim do SCP (SAD) tal como o conhecemos, limita-se a adiar o inadiável. Quando o “sheik” for embora o problema ainda vai ser maior.

      • Deixa lá ver se estou a entender o teu raciocínio.
        Se entrar um “sheik” no Sporting, o meu Sporting acaba!
        E acaba porque esse “Sheik” vai se embora, muito triste, porque uns mauzões filhos da puta desbarataram-lhe todo o dinheirinho que tinha, em jogadores de merda, jantaradas e putas???
        Mas essa é a história recente dos últimos 4 anos.. desculpa 14!

      • Não, o raciocínio é o seguinte: um investidor que chegue e abra os cordões à bolsa cria uma anestesia, um balão artificial, que quando vai embora o clube/sad fica como um terreno onde passou o fogo.
        Tudo morto.

  32. Para quem vem fazendo “orelhas moucas” à minha “luta” sobre os salários do clube devia ver o último programa do Rui Santos para perceber que temos um grandeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee problema.

    Mas pronto, os candidatos BdC e JPC nada falam sobre isso.

      • O problema não são os salários pagos aos atletas!!!!!!! Já ando a dizer isso há muito tempo!!!! Mas nisso ninguém fala.

        O problema do SCP é a massa salarial existente para “funcionários não atletas”!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  33. Caros candidatos:

    Como se resolve o problema de o SCP ter os seguintes custos atá final da época:

    Com jogadores da SAD: 4 milhões e100 mil euros em salários líquidos + 1 milhão e 200 mil euros em prémios.

    Atletas do clube SCP: salários líquidos de 640 mil euros.

    Salários líquidos em treinadores (da SAD e Clube): um milhão e 600 e sessenta mil euros

    Salários de outro pessoal SCP/SPM e SAd: salários líquidos no valor de 2 milhões e 800 mil euros.

    OU SEJA; GASTAMOS QUASE TANTO EM SALÀRIOS De JOGADORES COMO NO RESTO DO PESSOAL!!!

    Estamos a utilizar os nossos recursos para questões não desportivas, o problema não está nos salários pagos aos nossos atletas!

    ACORDEM!!

    Os candidatos não falam disto. Porquê? têm medo?

    • Não é que me surpreenda muito mas os números parecem-me muito duvidosos.
      Agora burros são os que permitem que esta mama continue.
      O carvalho já disse que vai responsabilizar esta corja

    • Pelo que tens escrito pel’O Cacifo nos últimos tempos, e, sobretudo, pelo que escreves neste ‘post’ tenho uma simples conclusão…

      NÃO ÉS DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!

      És um infiltradeco qualquer, a mando de alguém, e que tristemente vem para aqui com esse ‘nick’, e noutros blogues usas outros, apenas e só para criar confusão e sem nunca, mas mesmo nunca apresentar soluções…

      Por isso, eu e muitos mais sportinguistas que gostamos d’O Cacifo desejamos-te um granda BALDE DE MERDA pelos cornos abaixo… No dia 23 de Março vais ver quem vai ganhar as eleições leoninas… Não sabes???

      Vão ser os Sportinguistas!!!

  34. Estou tão curioso para saber porque razão os “gestores” e a banca não deixam ninguém aceder ao clube, porque razão estão tão alapados?
    Que terão eles a esconder?
    Serei o unico que levanta tão óbvias questões?

    Scp, não acredito que votes no “tonto” seferino…

  35. http://www.forumscp.com/index.php?topic=51662.3320#ixzz2NJuZa42v

    “Bom, tomei a liberdade de consultar alguns relatórios sobre as empresas de José Couceiro.

    Em relação à Prognóstico, está “temporariamente inactiva”. O mais certo é ter dado o peido.

    Histórias aos Quadradinhos – “Temporariamente inactiva”. Mais uma vez, o mais certo é ter dado o peido.

    Atelier Mixarq – Apresenta um elevado risco comercial.

    Ora: Consideram-se riscos comerciais as situações de insolvência ou mora no pagamento da dívida do devedor, ou seu garantidor, que motivem o descumprimento ou a denúncia e rescisão de contrato de exportação, com perda para o segurado. São exemplos de atos ou fatos que se caracterizam riscos comerciais :

    – ocorrência de mora pura e simples do devedor por prazo igual ou superior a 180 dias da data da primeira parcela não paga, desde que não provocada por fatos de natureza política e extraordinária;
    – executado o devedor, seus bens revelarem-se insuficientes ou insuscetíveis de arresto, seqüestro ou penhora;
    – executado o garantidor, as garantias apresentadas por ocasião da contratação da operação revelarem-se insuficientes;
    – decretação de falência ou concordata do devedor ou outro ato administrativo ou judicial de efeito equivalente.

    Em resumo, o risco comercial pode ser entendido como o risco de não pagamento pelo importador.

    Confirma-se a presença do nome de José Couceiro nos relatórios das empresas aqui citadas.”

  36. Pingback: Fala, Bruno (take 1) | O Cacifo do Paulinho

  37. Pingback: Fala Bruno, take 2 | O Cacifo do Paulinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s