Há 49 anos, «uma proeza sensacional»

Anúncios

39 thoughts on “Há 49 anos, «uma proeza sensacional»

  1. eu tenho o livro que saiu sobre o antigo estadio e tem lá a historia desse jogo e relatos de alguns jogadores

    esta la uma historia curiosa contada pelo Morais, muito interessante:

    No avião quando vinham para cá aopos a primeira mao alguns jogadores foram falar com um dirigente e disseram” o jogador tal(Lucio) nao cumpriu a parte dele e foi ele o culpado da derrota por 4-1. tambem tem alguns comportamentos extra futebol que nao sao dignos e por isso gostariamos de o ver fora da equipa.

    o tal dirigente perguntou quem colocariam no lugar dele e a resposta foi Alexandre Baptista

    em troca dessa “troca” os jogadores comprometeram-se a ficar em estagio durante 15 dias até ao jogo da segunda mao

    ainda segundo este relato, para alem dos treinos normais, iam treinar á noite as escuras ( na altura os jogadores viviam no estadio) sozinhos

    • Riga,
      Deve haver aí alguma confusão porque o Lucio não jogou em Manchester, talvez te estejas a referir à primeira eliminatória com a Atalanta.

      • eu transcrevi o que li no livro e que eram palavras do proprio Morais

        eles quando vieram de manchester, para alem dos varios empresarios a oferecer quantias chorudas caso eliminassem o manchester, ele( Morais) e outros jogadores foram falar com o dirigente Mario Cunha e pediram-lhe uma reuniao que teve lugar uns dias depois á hora de um treino. e foi nessa reuniao que foi feita essa conversa e estabelecido o tal pacto. o Lucio nao voltou a jogar pelo Sporting apos esse jogo.

  2. Já tinha visto o resumo dos dois jogos, mas isto com a locução do Gabriel Alves é sempre uma emoção. :)

    Fomos nitidamente roubados no apito em Manchester. Não nego que o Manchester de George Best, Denis Law e Bobby Charlton fosse uma equipa superior a nós naquela época, mas o que é certo é que fomos roubados.

  3. Ah esqueci-me do que queria dizer: o curioso é que quem visitar o Museu do Sporting vê uma foto histórica, que mostra que a picardia é uma coisa tão antiga como o Sporting e o Benfica. Um ano depois deste jogo o Manchester voltou a Lisboa, desta vez para defrontar o Benfica para a Taça dos Campeões Europeus. O resultado desse jogo foi 5-1 a favor dos ingleses, que deram um verdadeiro banho de bola ao Benfica liderados por exibição memorável do George Best. Pois bem há no nosso museu uma foto de um sportinguista a ler a edição de A Bola de 1963, que destaca a vitória por 5-0 ao United, e que tinha nessa altura um ano, num meio de um café repleto de jornais A Bola desse dia de 1964, onde a notícia do dia é o colapso do Benfica. Priceless… :)

  4. Com a vossa licença, e com todo o respeito à memória desse jogo e dos atletas leoninos que protagonizaram o feito,

    tenho pena que tenhamos que recorrer à memória e vídeos antigos para exaltar o Sporting Clube de Portugal.

    É caricaturalmente ridículo termos chegado a este ponto.

    Neste momento recuso-me a refugiar em vídeos de antigas glórias do Sporting.

    Eu quero ver o Sporting ao vivo e em directo.

    Quero a responsabilização de quem nos fez chegar aqui. Quero uma mudança de paradigma para o clube. Não quero os mesmos do costume, mascarados e encapotados, escondendo-se por detrás de um nome histórico, mas que por si só não assegura glória para o amor de todos nós.

  5. Página na Wiki Sporting sobre este jogo:

    http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=5-0_ao_Manchester_United

    E a ficha de jogo respectiva:

    http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=1964-03-18_Sporting_%E2%80%93_Manchester_United

    A Wiki está com 3818 fichas de jogo, penso que faltam uns 500 a 700 para ficar completo. Muito jogos nunca vão ter ficha porque não há informação, nas primeiras épocas ninguém escreveu a constituição das equipas! Mas os que houver a informação algures, mais tarde ou mais cedo vão ter ficha.

  6. o juiz desembargador SAM confirmou que apoia o BdC nas eleições.
    é relevante. apesar de ter recusado ser o PMAG na mesma lista agora declarou apoio.

  7. Um aparte:

    http://www.rtp.pt/play/p1046/e110943/5-meia-noite

    Nilton recebe dois convidados, um dos quais o Prof.José Roquette director clínico do Hospital da Luz e também irmão do Dr. José Roquette, ex-presidente do Sporting CP. Sobre o facto de ser neto do fundador do clube, em determinada altura refere:

    “Quem é o grande impulsionador é o meu bisavô, visconde de Alvalade, que tinha dado ao filho os terrenos”
    “O meu avô distraiu-se e aqueles terrenos todos por trás da nossa casa, ele ofereceu aquilo ao Sporting para fazer lá um estádio. Não se hoje em dia não seria…”

    …mais rentável ter ficado com eles em vez de os ter dado ao clube?! Não chegou a concluir o pensamento mas, para bom entendedor meia palavra basta. Os terrenos acabaram por ser expropriados ao Sporting, no fundo um dos grandes objectivos do Dr. Roquette/projecto roquette foi esse mesmo, recuperar em dinheiro o valor dos terrenos que outrora o seu avô deu ao nosso clube.
    Que bons Sportinguistas estes e todos aqueles que ganharam e ganham tanto mas tanto dinheiro á custa do clube.

      • é isso. os debates sao amanha, na sic noticias e na quinta feira na rtp informaço. mas está a ver o caralho de um secretismo que parece mais o conclave, foram-se!

        pelo menos, nao vai ser o circo que foram os ultimos debates

      • desculpem lá os erros ortograficos (isto de trabalhar ao mesmo tempo é complicado :))…

        “é isso. os debates sao amanha, na sic noticias e na quinta feira na rtp informação. mas está a haver o caralho de um secretismo que parece mais o conclave, foram-se!

        pelo menos, nao vai ser o circo que foram os ultimos debates.

  8. Depois de ler isto … http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=810526

    Só temos que lhes espetar 2 ou 3 batatas naquela pedreira para ver se abaixam a crista… Cambada de bimbos a pensar que são mais do que na realidade representam.

    Uma coisa é um clube de determinada modalidade ascender a uma posição de relevo no panorama nacional e internacional por mérito próprio. Outra bem diferente é ser o braço direito da corrupção e ajudado pelo sistema (árbitros, etc)…

    O braga, que até era um clube simpático, desde que assumiu esta “aliança” passou a ser mais da mesma merda que tem conspurcado a verdade desportiva em Portugal há mais de 25 anos…

    • posso-vos dizer que vivo e trabalho atualmente em Braga. nao conhecia a realidade das claques e até pensava que, comparando com os vizinhos vimaranesnes, os bracarenses eram calminhos. chegou-lhes a arrogancia ao nariz. é a pronucia tripeira do sr. salvador a funcionar. diretrizes do papa pinto da costa. que se fodam…pategos do caralho.

  9. Esse jogo era uma das melhores memórias que o meu pai tinha do Sporting e que vinha sempre à baila quando o Sporting não dava dois ou três. (“Naquele tempo é que era futebol de ataque, tínhamos sempre a garantia de ver grandes espetáculos”). Só mais tarde os sete-a-um, que vimos juntos na antiga bancada lateral, quase no enfiamento da baliza norte, é que passou a ocupar um cantinho similar nas suas memórias. Ou até superior, porque havia a cassete para lembrar de vez em quando.

  10. Já nem digo ganhar ao United 5-0, mas penso que não é pedir muito que recuperemos a dignidade de ser corriqueiro trocidar os boavistas desta vida.

    “Com um futebol espetacular, criando grandes problemas à equipa do Boavista”

    “Aqui está o futebol dos Leões, bola jogada com rapidez, com velocidade, ao primeiro toque”

    É pedir assim tanto?!?

    (…quem diz boavistas diz bragas)

      • O Figo ou o Balakov com 17 anos de incompetência e má gestão a pesarem-lhes nos ombros, também não sei se seriam titulares…

    • Foi por causa desta equipa em especial que me apaixonei pelo Sporting a sério!
      Índices físicos muito bons, jogadores excelentes, movimentações constantes da equipa toda, profissionalismo dos atletas , enfim, coisa rara…
      Os cromos de carnide com uma equipa bem inferior à nossa foram campeões nessa época, como é possível!!

      • Tiago, a quem o dizes! Para grande pena minha, na familia não tinha um único Sportinguista… Tive a grande sorte de apanhar esta equipa (na verdade, não foi bem esta, foi um bocadinho antes) num momento crucial da minha infância/juventude. Sou portanto Sportinguista por opção, não por “nascimento”.

        Parafraseando o ditado: “Graças a Deus que não escolhi ser lampião!” …a Deus e ao Sir Bobby Robson, Balakov, Cherbakov, Figo, Valckx, Yorda…

  11. Uma prova de grande inteligência de um dos candidatos é dada aos 34’45” deste video!!! O CACIFO É DO CARALHO!!! E O BDC TAMBÉM!!!

    Para quem adora dizer que não ouve candidatos a falar de medidas, aqui vai, de quem se deu ao trabalho de ouvir e transcrever para os MOLENGOS que querem a papinha toda feita!

    Entre medidas e algumas considerações que achei interessantes e reveladoras:

    1’00” – ” Não, respondo eu…”
    1’40” – “Vejam as 120 medidas…”
    2’05” – Reestruturação financeira:
    1) VMOC’s (por 55M€ compram-se 67% da SAD);
    2) Redução de custos para 0,90xReceitas (1º ano) e 0,60xReceitas (2º ano), através de redução da estrutura e plantel
    3) Naming (De acordo com plano e valores propostos)
    4) Utilização de novas plataformascomo geradoras de receita;
    5) Campanhas para angariarn até 200mil sócios (receitas de quotização da ordem de 20M€/ano)
    6) Estabelecer relação com patrocinadores em que haja entrada de dinheiro e não apenas permutas
    7) Renegociação de contratos;
    9’56” – “Trabalho há muitos anos com e SCP…”
    11’33” – “Somos todos cheios de complexos…” (A proposito de muita gente que fala)
    12’55” – Sobre o CL “Quem concorre ao Cons Directivo tem de apresentar lista ao CL” (NOTA: A confirmar esta referência nos estatutos, coisa que não fiz… EU, Ricardo)
    Medidas para tornar o CL útil: a) Criar grupos especializados de consulta pelo CD; b) Criar núcleo executivo de interligação entre estes grupos e o CD, para transmitir informação em tempo útil; c) Utilizar os grupos como “provedor” dos sócios, de forma a dar voz aos sócios e transmitir as ideias ao CD;
    16’51” – “A culpa é dos sócios… é tua, é tua, é tua, e´tua. É MINHA, é tua,…”
    18’00” – “Os sócios não podem ser apertados? Apertados de quê? De dar a sua opinião??”
    18’36” – “Auditoria de Gestão rigorosa para apurar quem foi incompetente e quem praticou gestão danosa (e neste caso, responsabilizar culpados a todos os niveis)”
    20’44” – “Fomos TODOS que deixamos construir o estádio com fosso. Se houver parceiros para corrigir o fosso e as cadeiras e os azulejos, tudo bem. Mas isso não é prioritário”
    23’43” – “A nossa reestruturação não passa por um PER, pois isso é para empresas em falência”

    Esta é uma que é para ALERTAR A TODOS!!! Já o disse aqui a dias mas diziam que era de loucos pensar nisso, que poderia haver quem quisesse dentro do Sporting quem não quisesse a qualificação para a UEFA, para não despertar suspeitas! Pois aí está…

    ISTO É IMPORTANTISSIMO:

    24’21” – “As pessoas não dizem a verdade aos sportinguistas! Fair Play financeiro começa no próximo ano e contam os dois exercicios anteriores: Quem tiver passivo dos dois anteriores acima de 45M€ não poderá participar! Só o ano passado tivemos 47M€ de passivo, este ano já vamos em 22M€! De quem é a culpa se não nos qualificamos? Teremos de falar com a UEFA para ver o que se pode fazer”

    27’35” – “Tudo de bom e de mau, eu darei a cara”
    29’51” – (A proposito da situação de Izmailov que andou a criar subterfugios para jogar menos) “Vão conhecer de mim um lado que nunca iam querer conhecer”
    31’57” – (Em relação à ameaça de GL ao candidatos de haver necessidade de 25M€ para o final da época”) “Haverá as verbas que se revelarem necessárias até ao final da época (com conhecimento dos bancos e de acordo com a reestruturação)”
    32’21” – “Proposta a apresentar a Juju, ele aceitará ou não”
    33,04″ – “redução do plantel A para 20 jogadores com apoio dos BB’s” (também como medida de redução de custos)
    40’04” – ” os investidores virão numa fase posterior, depois de estabilizar e reestruturar o clube”
    41’46” – “Sejam exigentes, sejam interventivos” (dirigindo-se aos sócios)
    47’00” – “Cultura de exigência máxima… a dirigentes, funcionários, técnicos, jogadores, aos SÓCIOS”
    47’52” – (Relativamente à diferença dos votos entre sócios) “Porque? Porque você não foi à AG” (Foda-se isto para mim, é de HOMEM!!!)

    Agora não me venham dizer que os candidatos não falam de assuntos complicados nem expõem problemas sérios!

    Aos 2’05” está dito aí uma medida que o “sr SCP” diz aos 4 ventos que nenhum candidato fala e que andava alarmado porque só falavam em banalidades… ai tem senhor SCP… nem todos são avestruzes… Obviamente não vai discutir isto ao pormenor na praça pública!

    Por mim, está claro… quem não vota em BdC das duas uma: Não vota porque não quer ou não vota porque se está a CAGAR para o SPORTING!!!

  12. Fodasse, excelente sessão de esclarecimento do Bruno, para mim foi até a melhor, mais esclarecedora e sem fugir às questões com tal “vamos ver….talvez, ou não sei” este candidato dá-me confiança, já o disse várias vezes, go go go go BRUNO levantar o nosso Sporting..

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s