Já que é dia de sondagens…

… aproveito a embalagem e antecipo o “hoje escreves tu”.  Directamente de terras de sua majestade (espero estar correcto), o Leão de Trafalgar enviou os resultados do inquérito que tem estado a promover. Ele agradece a quem respondeu, eu agradeço o trabalho dele.

 

Caros Cacifeiros,
Nas últimas semanas tenho abusado da vossa paciência e da boa vontade do nosso anfitrião, ao “impingir-vos” aqui no Cacifo o seguinte inquérito:
“Em quem votaste (ou terias votado) para a Direcção em 2011, e em quem votarias hoje?”

http://www.easypolls.net/poll.html?p=512f4b0ae4b05a936af9b345

 

A ideia por trás deste inquérito é obter uma estimativa da relação entre a intenção de voto das eleições de 2011 com a intenção de voto para estas próximas eleições. O objectivo final será utilizar essa estimativa para interpretar os resultados de 2011 e daí retirar uma projecção de quem irá vencer no dia 23 a eleição para o Conselho Directivo, e qual a “expressividade” dessa vitória.
Estou agora em condições de apresentar o resultado deste trabalho, portanto aqui vai…

—-

PROJECÇÃO DOS RESULTADOS DA ELEIÇÃO PARA O CONSELHO DIRECTIVO

—-

Mas antes do mais, o “disclaimer” da praxe: não tenho a mínima ligação a qualquer das listas; revejo-me na candidatura de Bruno de Carvalho e naturalmente que desejo ver no dia 23 uma vitória da sua lista. Dito isto, tentei ser o mais isento possível, na recolha e no tratamento dos dados. No post estão os links para os “excel’s” com as continhas todas. Podem descarregar e comprovar se o tratamento foi correcto e isento.

1. Alteração do número de votos por anos de sócio (revisão estatutária de 2011)
Um dos factores que irá com certeza influenciar o resultado das eleições é a nova atribuição de votos por anos de sócio. Talvez o principal efeito desta nova atribuição será o facto de, em média, os sócios com mais de 20 anos de inscrição terem perdido 3 votos cada em relação às últimas eleições. Por outro lado, os sócios com menos de 20 anos de inscrição ganharam, em média, 1 voto cada.

Podem conferir aqui:

https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AltclCmr-ElldHd2WmNNeE1uTVpMb1dTa1RYd0N3aWc&usp=sharing

A importância deste facto torna-se evidente se considerarmos que na eleição de 2011, que foi decidida por uma escassa margem de 0,4% dos votos, cerca de 60% do eleitorado de Godinho Lopes tinha mais de 20 anos de sócio e que cerca de 60% do eleitorado de Bruno de Carvalho tinha menos de 20 anos de sócio. Além do mais, Bruno de Carvalho contou com o voto de mais 1500 sócios do que Godinho Lopes.

Feitas as contas, se aplicarmos as regras dos novos estatutos aos resultados eleitorais de 2011, vemos que, nessas novas condições (as mesmas em que as eleições de dia 23 vão decorrer), Bruno de Carvalho passaria a ser o vencedor, com uma margem de 3% dos votos.

Podem conferir aqui:

https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AltclCmr-ElldHptang2TlpQWmZnN2FpNzBBOVNGS0E&usp=sharing

 

2. Inquérito
Imaginando que seriam exactamente os mesmos 14560 sócios a votar no dia 23, podemos fazer o exercício, com base nas suas escolhas em 2011, de projectar o resultado de 2013. Mas como o conjunto de candidatos não é o mesmo de 2011, interessa antes do mais perceber qual a relação entre o sentido de voto em 2011 e o sentido de voto para a eleição que se avizinha. Para o efeito, lancei então o “repto” aos Cacifeiros, para que respondessem ao referido inquérito, onde teriam que indicar em quem votaram em 2011 e em quem pretendiam votar agora.

Este método de projecção tem a vantagem de não fazer depender as suas conclusões exclusivamente da precisão da amostra. Na verdade, o inquérito serve apenas como ferramenta para determinar a evolução do “estado de espírito” sportinguista desde as últimas eleições até agora, nomeadamente no que toca ao eleitorado de cada um dos 5 candidatos que foram a votos. O factor principal continuam a ser as respostas dadas por mais de 14 mil sócios nas últimas eleições (portanto evita-se de certa forma o factor “deturpante” das sondagens telefónicas ou em sites/fóruns).

Foram registadas mais de 200 respostas ao inquérito (202, para ser exacto), o que mesmo assim significou uma margem de erro considerável, principalmente nas respostas correspondentes aos candidatos menos votados. No entanto, um facto parece ser quase certo: com um elevado grau de confiânça (5% de margem de erro), e talvez sem grande surpresa, conclui-se que uma esmagadora maioria (87%) dos eleitores de Bruno de Carvalho em 2011 irá repetir a sua intenção de voto.

Depois, algumas conclusões não tão óbvias:
– Ao contrário do que se possa pensar, o eleitorado de Godinho Lopes não pertencerá em exclusivo a José Couceiro nestas eleições, bem pelo contrário: apenas 54% deste eleitorado irá votar em Couceiro, os restantes 46% dos votos serão para Bruno de Carvalho. A margem de erro ainda é alta (18%) mas a tendência parece inegável.
– O eleitorado de Dias Ferreira será o que se encontra mais indeciso. Com apenas 11 respostas e uma margem de erro bastante elevada (29%), é difícil confirmar uma tendência. Ainda assim, o candidato Bruno de Carvalho tem uma ligeira vantagem correspondente a 45% deste eleitorado.

3. Projecção
Fazendo a média ponderada das margens de erro correspondentes aos cinco candidatos de 2011, obtemos uma margem de erro global de 17%. Ainda é um valor elevado, sem dúvida, mas atendendo à dimensão da amostra parece ser aceitável. Principalmente no caso de uma “goleada”…
…e é de uma “goleada” que se trata.

 

RESULTADOS DA PROJECÇÃO:

Carlos Severino
Sócios: 866,08
Votos: 5080,52
RESULTADO: 5,80%

Bruno de Carvalho
Sócios: 8927,30
Votos: 52297,37
RESULTADO: 59,70%

José Couceiro
Sócios: 4766,62
Votos: 30228,01
RESULTADO: 34,50%

A projecção aponta assim para uma vitória clara de Bruno de Carvalho, com uma maioria absoluta bastante confortável.
Podem conferir os resultados do inquérito e as contas da projecção aqui:
https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AltclCmr-ElldFdnSkVGNWNRNmpwR2lYUWl4ZWN2TUE&usp=sharing

 

4. Conclusão
(o que se segue é um puro exercício de opinião, portanto obviamente subjectivo, embora baseado nos números apresentados)

Será que isto significa que Bruno de Carvalho vai com certeza vencer as eleições? Claro que não! Estamos a falar de uma margem de erro ainda bastante importante. Mas já será o suficiente para perceber que a tendência é claramente no sentido de uma vitória da lista “B”. O cenário de vitória de José Couceiro só deverá acontecer por uma margem muito reduzida (mas não é impossível).

Outro factor curioso é o resultado de Carlos Severino, que parece demasiado lisonjeiro. É na verdade fruto da indecisão demonstrada pelo eleitorado de Dias Ferreira, de onde vem a grande maioria dos votos “projectados” para a lista “A”. Se José Couceiro pretende vencer, só o conseguirá através destes indecisos, muitos dos quais “pendem” para o lado de Carlos Severino. Talvez mais importante do que insistir em ganhar terreno a Bruno de Carvalho, dada a solidez da base de apoio deste último (expressa na reduzida margem de erro correspondente), José Couceiro nesta recta final de campanha, se quiser vencer, terá que se concentrar em “roubar” votos a Carlos Severino.

Escusado será dizer que, perante este cenário, uma desistência de Carlos Severino poderá alterar o panorama, principalmente se o fizer “a favor” de um dos outros candidatos. Se o fizer a favor de Couceiro, facilita a vida dos indecisos e poderá contribuir para uma vitória deste, que mesmo assim será por números escassos. Se desistir a favor de Bruno de Carvalho, poderá acontecer que uma provável goleada se transforme então numa mais do que certa humilhação.

O inquérito vai continuar aberto, pelo que quem não participou pode fazê-lo até ao final da semana. Se as respostas que surgirem entretanto alterarem significativamente os valores da projecção, voltarei a actualizar esta informação e as contas que aqui apresentei.

Resta-me agradecer a todos os Cacifeiros que participaram no inquérito e tornaram possível este trabalho. Especialmente ao Cherba por tolerar tanto “off-topic” e “spam” da minha parte.
Muito obrigado!

 

NOTA PESSOAL
Para quem se revê, como eu, na candidatura de Bruno de Carvalho: embora o panorama pareça favorável, estamos a falar de margens de erro, no global, bastante significativas. Absolutamente nada está garantido! É perfeitamente possível assistirmos novamente à vitória da continuidade e da mediocridade, por uma margem mínima é certo, mas será o suficiente. E colocará seriamente em risco o futuro do nosso grande Clube. Já não haverá outra oportunidade…
Quero portanto terminar com este apelo: a única forma de garantir seja o que for é, no dia 23, irmos todos EM MASSA ao estádio votar! O Sporting, o nosso Grande Amor, precisa muito de nós nesta sua hora de maior dificuldade. Porque o Sporting somos nós, todos!

A todos, Saudações Leoninas!!
…e VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

Anúncios

242 thoughts on “Já que é dia de sondagens…

      • Cherba,

        Fui agora votar (a hipótese para onde estou mais inclinado votar não se encontra na poll), mas há alguns pontos que merecem reflexão e que se calhar tiveste isso em consideração.

        Ou muito me engano, mas esta sondagem é preenchida na sua maioria por pessoas “jovens” que podem ou não ser sócios. Não estou a ver os nossos “avós” a votarem nesta poll.

        Sendo os “jovens” os principais apoiantes de Bruno de Carvalho, verifica-se que há uma tendência maior para votar em 2011 e 2013 no Bruno de Carvalho.

        Podemos também verificar que a franja de observações (não sei se são adeptos ou sócios, ou quantos votos têm) que votou em Couceiro tinha votado em Bruno de Carvalho há 2 anos. O que quer isto dizer?

        Por outro lado, acredito que o efeito psicológico “desgate dos croquettes” não é tão transversal a todas as faixas etárias. Assim, não sei se podemos extrapolar a taxa de substituição GL-BdC. Achas que pode haver aqui um enviesamento?

        Por fim, apesar de se tratar de uma amostra até considerável, o “selection bias” inerente à mesma (que eu acredito que exista. corrige-me se estiver equivocado) tornam qualquer nível significancia ou intervalo de confiança estatísticamente irrelevante.

        No entanto, acho que foi uma excelente iniciativa e dou os meus parabéns aos promotores da mesma.

        Qualquer apontamento que eu tenha feito que possa estar errado, desculpem.

        Saudações Leoninas

  1. Adorava perceber estas sondagens quando não conheço UM, repito, UM Sportinguista que vá votar no Couceiro. E conheço-os de várias idades e níveis sociais.

    Além do mais, sei que mesmo pessoas dentro da candidatura do Peydoteu, não acreditam que ganhe ele. E não me refiro a meros apoiantes, mas sim a elementos da equipa dele com “nome”.

  2. O problema é sempre o mesmo. Não existe confiança no processo eleitoral.
    Todos sabemos como funciona e todos receamos o mesmo … a manipulação.

    Existe muito em “jogo” e algo me diz que dificilmente eles largam o osso.

    Nunca uma eleição no SCP foi tão importante. VOTEM !

    P

  3. Para mim as sondagens valem o que valem.

    Espero que resultado ainda seja melhor que esse, vitória clarissima de Bruno de Carvalho e uma luta entre couveiro fracasso e severino joker para ver quem não fica com o 3º lugar!

  4. Os debates vão ser decisivos para mim e muitos sportinguistas. É evidente que os dois candidatos têm as suas virtudes e as suas fraquezas. Mas Couceiro parte nafrente porque tem um passado que toda a gente conhece, enquanto que o de BdC continua a ser muito obscuro e isso vai ter o seu peso, Muitos sportinguistas receiam um tiro no escuro. Além de que Carvalho surge acompanhado de nomes muito pouco consensuais.

    • Eu diria que o passado do couveiro é um fracasso, e isso é mais que público!

      E os nomes dele também são uma certeza…de chulice! e também é público!

    • jonas,
      permite-me ser o mais sincero possível e apelidar de imbecis os sportinguistas que receiam um “tiro no escuro”, seja lá o que essa merda for, depois do tiro às claras que deu a vitória ao godinho

    • eu acho que o eleitorado tem uma escolha clara à sua frente: entre alguem que avançou com convicção e alguem que confessou ter sido empurrado!!

      Esta é a diferença fundamental!

      Quando a nau atravessar as tormentas que se avizinham, quem é que deve estar ao leme?
      Quem activamente abraçou o seu destino ou
      quem (quase envergonhadamente) confessou que, por ele, nem estava ali?

      Medo, incerteza e dúvidas são armas fodidas e testadas ao longo dos tempos, sempre nas mãos da Situação…

    • Mais imbecis ainda serão aqueles que, com uma campanha de um mês, esperar pelos debates para verem a Luz… É à conta desta atitude autista e desligada que o Sporting chegou a este estado caótico!

      Na minha cabeça não cabe que haja indecisos há 5 dias das eleições… Quem não sabe não se procurou informar e pior, não quis informar-se! E é destes sportinguistas de decisões encima do joelho que tenho receio que empurrem de vez o Sporting para um buraco que o torne irreconhecivel…

    • http://naovazporai.wordpress.com/author/naovazporai/page/2/

      Tá aqui o passado “obscuro” dele…

      Ele que teve que andar a tirar tudo que são documentos de prova acerca da campanha suja que lhe andam a fazer desde há 2 anos atrás e ainda tem um “passado nubloso” (criado por uma agencia de comunicação)…

      Agora é o vizinho que diz que ele não paga o condominio, lá vai ter ele que arranjar maneira de lhe darem os recibos todos…

      Mas os “crediveis” de sempre podem fazer o que querem no clube, podem passar de passivos de 40M€ para 400M€ em 20 anos que está tudo bem, são os maiores e são crediveis… Podem fazer todas as negociatas e mais alguma á custa dos sócios, podem pôr os amigos e os familiares a mamarem altos ordenados no Sporting que são os maiores porque acenam com o mesmo texto de sempre repetido até à exaustão…

      “Sou Credivel, sou credivel, ou eu ou o CAOS” que são sempre inocentados e tidos como alguem com algum moral sequer para se chamar de Sportinguistas…

      • Segundo sei, a carta a dizer que não deve um centimo ao condominio vai estar no não vaz por aí ainda hoje.

      • Tou curioso se, depois de perder, como Deus manda, vai continuar a aparecer como o sobrinho-neto… Muuuuuuuuuito curioso!

  5. Sobre as sondagens , é muito interessante falar delas. Hoje só desfolhei a do jogo (euromacacada) e fiquei estupefacto. O roc transforma uma diferença de 16 pessoas….em 14% . É no minimo engenhoso. E mentiroso.

    A sondagem dá (se nao me engano , de cabeça) 359 para bdc e 375 para couceiro (nao me lembro do severino) , e dps vários indecisos (na casa dos 19%). Ora estamos a falar de menos de 800 pessoas que escolheram um candidato !!! Existe um fórum da internet do Sporting que consegue ter mais pessoas a votar !!! É uma amostra ridicula , e impossível de expandir para resultados maiores.

    Eu nem quero falar da forma como ela é feita , nem sequer se a lista de diferenciação de votos foi correcta (é aí que eu acredito que seja muito fácil de manipular…ele coloca lá as separações , mas não existe nenhuma prova que seja correcta). Ora numa amostra tão pequena , a diferenciação de voto faz uma diferença brutal !!! Para uma votação de 20 mil pessoas , a diferença vai esbater-se brutalmente.

    O que o roc transforma , é uma sondagem que dá um empate técnico , com uma mao cheia de indecisos (e acreditando que ele nao colocou votos a mais numa determinada pessoa…pq numa amostra tão pequena , basta deslocar meia duzia de votos para se mudar tudo) , para uma diferença muito considerável. Estamos na realidade a falar de 37 e 39% dos votantes , contra 19% dos indecisos.

    Não tenho duvidas que perante uma coisa destas , com um rigor cientifico de uma poll da internet , o bdc só tem de sorrir perante tais resultados que são muito positivos.

    O roc mascara os numeros , e acaba por os apresentar de forma falacciosa (qual ele faz a consideração dos votos , elimina os indecisos !!!!! para que a amostra seja mais pequena , e assim a diferença percentual entre candidatos seja maior!!!) para apresentar as gordas dos jornais. Couceiro na frente.

    É sujo , rasteiro e o exemplo da forma de estar deste escroque nojento , que vive para as refeições que lhe subsidiam

    • “É sujo , rasteiro e o exemplo da forma de estar deste escroque nojento , que vive para as refeições que lhe subsidiam”

      É ROC, portanto…

  6. Apenas faço um pequeníssimo reparo ao texto deste Leão

    “Já não haverá outra oportunidade…” ???????

    Vai haver sempre mais oportunidades, porque somos muitos!!!!

    Não acho é inteligente perdermos esta oportunidade para mudar para melhor!
    ;)

    Viva O Sporting Clube de Portugal

    • Ricardo, por muitos que sejamos, e somos, não fomos suficientes para impedir, por exemplo, que ficássemos sem a exploração do nosso estádio. Não fomos capazes de olhar o eng.godinho nos olhos e reprovar a porcaria de contas que ele nos apresentou, nas várias oportunidades que tivemos.

      Não menosprezemos a situação: esta é, de facto, a última oportunidade de continuarmos a ser um clube de Sócios e não de clientes.

      • “esta é, de facto, a última oportunidade de continuarmos a ser um clube de Sócios e não de clientes”…

        Nem mais, LdT… é isto mesmo! Couveiro ganhando, bem podem enterrar o associativismo do SCP! O Sporting passaria a ser um clube do género do ACP ou um coutry club (conforme quem o COMPRAR)… Enfim, deixa de ser SPORTING!

  7. Caro Leão de Traflagar e camarada de armas (eu também escrevo a partir de Londres), muito obrigado pelo trabalho e por o apresentares aqui.

    Fazes (e bem) uma clara ressalva das limitações da sondagem, mas parece-me que esqueces um que eu acho fundamental nos resultados que vemos. Ao fazeres o link através de um blog que (apesar de não oficialmente) apoia BdC verás surgir um natural viés de selecção.

    Com isto quero dizer que acho que o BdC vai ganhar as eleições, mas acredito que será por uma margem bem mais pequena do que aquela que aqui avanças… mas sondagens são sondagens e não passam disso. A que conta é a de dia 23.

  8. leao

    eu votei na tua sondagem e nem socio sou( como nao estava la nada contra isso)

    mas utilizei o metodo em quem teria votado ha 2 anos e em quem votaria agora

    • rigaboss, antes de mais, obrigado por participares.

      Se leres com atenção o que digo, percebes que não me interessava muito neste inquérito saber se as pessoas são ou não sócias:

      Na verdade, o inquérito serve apenas como ferramenta para determinar a evolução do “estado de espírito” sportinguista desde as últimas eleições até agora, nomeadamente no que toca ao eleitorado de cada um dos 5 candidatos que foram a votos. O factor principal continuam a ser as respostas dadas por mais de 14 mil sócios nas últimas eleições

  9. hmm..engraçado..hoje no jogo diz que o sobrinho quinto neto do visconde de torres novas (peyroteo) está em vantagem…..cheira-me que pagaram uns eurozinhos para a edição de hoje….

  10. Pingback: Anónimo

  11. Se a corja vencer estas eleições vou pensar seriamente se vale a pena continuar a ser sócio e financiar esta cambada de mafiosos…
    Vai-me custar muito, porque também foi a muito custo que me mantive sócio na fase em que o FdP do Santana Lopes duplicou o valor da quota com o objectivo de elitizar o universo dos sócios do clube, nessa altura era estudante e tive de me privar de algumas coisas para continuar como sócio…

    O Sporting precisa de um revolução, de uma revolução popular que devolva o clube aos sócios!
    Fim ao Roquettismo! Abaixo o José Coveiro!
    Viva o Sporting Clube de Portugal!

    • A “corja” como tu apelidas, são sócios como tu que têm o direito de expressar as suas escolhas no dia 23, sejam elas quais foram!
      O melhor se calhar é mesmo deixares de seres sócio, pois quem não respeita os outros Sportinguistas não merece fazer parte do nosso clube!

      Intolerância e fascismo é do outro lado da 2ª circular e no norte do país.

      • Ele falou tão bem, que conseguiu atrair um apoiante dos visados no comentário … a corja são vermes colocados no poder por minhocas sem cérebro e sem visão. São sócios como tu, que de acto em acto eleitoral, têm invariavelmente votado nesta linhagem de merda que nos colocou onde estamos. Ganhem um VALENTE PAR DE COLHÕES e façam alguma coisa de jeito pelo clube foda-se. Sejam audazes e votem sem medo … deixem de votar na merda que nos colocou onde estamos … deixem-se de merdas e acordem … abram os olhos caralho !! Já mete nojo a conversa de virgens ofendidas, quando o clube nas ” vossas ” mãos tem passado pelos piores momentos da história. Deixem-se de merdas e cresçam pahhhh !!

      • Paulo Silva, os vermes são aqueles que tratam outros sócios que se não valessem nada e como se as suas opiniões fossem merda! São tantos os audazes, que mesmo depois de um dos piores presidentes da historia do Sporting, JEB não conseguiram eleger o cadidato da “mudança”.

        Ah pois, esquecia-me as eleições foram uma fraude, é o sistema é o roquete é a máfia, blablablabla!

      • Cabral,
        Os sócios têm o direito de votar em quem quiserem, têm o direito até de errar e de voltar a errar e voltar e incorrer no erro, mesmo que essa atitude contribua para a destruição de um clube que neste momento já não tem nada a ver com o Sporting que conheci e aprendi a amar.
        O resultado destas orientações de voto errática está à vista de todos…
        – Passivo aumentou de 40milhões para mais de 400 milhões
        – Património delapidado
        – No futebol lutamos pela manutenção
        – No futebol ficámos reféns dos fundos, empresários e comissionistas.
        – Nas modalidades apenas o Futsal se safa
        – Perdemos o respeito das entidades
        – Somos alvo de chacota

        Eu é que já começo a ficar farto desta “merda”, isto tudo já cheira muito mal, muito mal mesmo, mete nojo aos cães. Nunca contribuí com o meu voto quer em eleições, quer nas Assembleias Gerais para o rumo que o clube levou nos últimos anos, apenas continuei com o meu contributo financeiro e é isto que vou colocar em causa se a CORJA vencer novamente.

        Fim ao Roquettismo!
        Abaixo os parasitas do clube, servilistas, bajuladores e subservientes dos corruptos do norte!

      • Anti-Sad’s…
        Não mexas na merda… vais ficar com o cheiro…
        Deixa-o ladrar… Este tem o caracter de Liedsons, Izmas e Montinhos… É rasteiro! É godinheiro…

  12. No terreno é que se percebe a orientação de voto, e o que vejo é isto : Bruno de Carvalho envolve massas, e o Couceiro envolve migalhas.
    Não é preciso dar muitas voltas para se perceber que o BdC leva clara vantagem sobre Couceiro.
    O debate só aumentará mais esse fosso. Disse aqui há uns dias, que o nome de Tomaz Morais estava a ser equacionado por parte do Bruno. O próprio corroborou essa ideia, ontem na RTP Informação.
    Se juntarmos o nome de Luis Freitas Lobo, Bruno de Carvalho ganha ali mais uns bons votos. Goste-se ou não, Luis Freitas Lobo é um dos mais proeminentes comentadores desportivos do país, e mais uma vez, goste-se ou não, percebe de bola.
    São dois nomes de peso numa lista já de si bem estruturada. BdC está, a meu ver, a ter uma campanha bem mais ponderada e muito mais cautelosa. Vai-se escudando no programa ( DEVIDAMENTE BEM ESTRUTURADO E SIMPLIFICADO ) mas, abstém-se de se alongar muito em pormenores. O dia do debate será o momento certo para o Xeque-Mate … Couceiro é vazio de ideias e conteúdo, e prevejo claramente um rebater de ideias por parte do Couceiro utilizando o seu CV ( de perdedor ) e mostrando que é ele com o seu passado ” glorioso “, o único capaz de mudar o Satus Quo. Ideias, projectos concretos, demarcação da Banca e de Godinho não se verá por parte deste candidato. Ele sabe que quem lhe paga a aventura não o deixa falar mal do TODO, e por isso mesmo, ele vai falando mal do actual presidente para ir distraindo uns quantos burros da praça.
    A feira está montada, o Circo prepara-se par ao seu número mais uma vez … mas os espectadores e os ” compradores ” já sabem o que a casa gasta. Desta vez não haverá ” afinanços ” que lhes valha.
    Estas tentativas de ROC são do mais baixo que existe … o homem é um verme.
    BdC tem que ganhar e irá ganhar … o Sporting precisa de alguém com visão e amor ao clube.

    P.S : Não esquecer o apoio de Sérgio Abrantes Mendes ao Bruno … Abrantes Mendes tem consigo algum eleitorado com considerável número de votos.

    • paulo concordo

      o couceiro vai ter que se comprometer com alguma coisas nos debates, é que o severino indirectamente é certo mas já lançou um quase trunfo que é o Jesus, e bc tambem lançou mais 2 trunfos que sao o tomaz morais e o freitas lobo.

      e o ter gente como o abrantes mendes e pessoas que estavam com dias ferreira do lado dele a apoia-lo publicamente tambem ajud

      • QUal trunfo, pá?!
        Dizer que o Cruiff “indicou” o Jesus?!?!?! Um quase-trunfo??? Mas os Sportinguistas são burros para não saber ler?
        Foda-se, eu indico o Ronaldo, o Guardiola como adjunto e o Mourinho, para o BdC… Tá bom assim? BdC ganha de goleada???

      • ricardo

        mesmo que seja tanga foi um trunfo jogado pelo Severino aproveitando aquela aula que o jesus deu em que confessou ser fâ do Cruyff

      • Sabes o que é um bluff???
        Sabes o que é um trunfo???
        Sabes a diferença dos dois???
        Se sabes, tens aí o trunfo do Severino… ou seja… NADA!
        E o Severino enterrou a oportunidade de fazer uma campanha seria a partir do momento que precisa duma escola estrangeira para assumir uma das maiores escolas de formação do mundo!
        E é o Severino que levanta certas questões porque ele sabe que não tem hipotese nenhuma de ganhar! Por muito que telefonem que nem uns perdidos para o “Dia Seguinte” a dar cabazadas de 55%-22%-23%…
        Podia ter sido um gajo que serviria para alertar muitas coisas mas preferiu ir pela demagogia, pelo sensacionalismo e pela bacorada dos bikinis… Enfim, um desperdício de votos para o momento mais dramático do Sporting!

      • isso é das coisas mais patéticas que já ouvi: o gajo precisou de ir à holanda (ou onde caralho anda esse cromo) para lhe indicarem o jesus. e ainda há gente que acha que o jesus se comprometeria com um severino…

  13. A juventude da ex URSS, uns anos antes da Perestroika, dizia : ” Eles têm o poder, nós temos o tempo “.
    Pois bem … nós temos o tempo … o tempo diz-me que um dia, seja ele qual for … dia 23 de Março, meses, anos depois deste acto eleitoral, a corja Roquettista deixará o clube. Eles deixarão o clube um dia, simplesmente porque tudo o que começa acaba. Nada é eterno, nem o roubo a que temos assistido, Eles vão cair … ai vão !!

    • Paulo Silva…
      O pior é que o nosso tempo está a esgotar-se!
      A ampulheta está a ficar sem areia e urge virá-la rápidamente.
      Espero ainda ir a tempo de um dia ser sócio do SCP… Mas duma coisa tenho quase certeza… caso seja Couveiro o vencedor, farei o meu luto e sigo a minha vida, pois não acredito que o Sporting resista… pelo simples facto de que quem o eleger é sócio! E sócios destes que comem daquilo que lhes metem à frente sem questionar, sem pensar pela sua cabeça, sem exigir esclarecimentos, etc, etc… para mim, não é SCP!

      Como disse aqui há alguns dias, não sei se o BdC ao ganhar, ficará muito ou pouco tempo… agora uma coisa reconheço com grande facilidade… Servirá para PURGA deste roquetismo doentio e poderá servir, na pior das hipoteses, para arrancar a maioria das ervas daninhas… Espero eu!

      Repito… Se Couveiro ganhar, faço o luto e sigo a minha vida. Não tenho mais pingo de sportinguismo para alimentar esta doença que é a CORJA!

      • Somos 2 amigo. Tenho dito o mesmo. O Sporting, ao contrário do que se apregoa, são as gentes e as filosofias das gentes … são as pessoas que edificam e que escrevem a história. Eu não posso continuar a apoiar um clube que tem gente desta a escrever histórias de horror.
        Ganhando Couceiro, perdem um sportinguista … perdem-no por este não pactuar com a maioria que votou.
        Se querem um clube ditatorial e totalitarista, fiquem eles a levá-lo ao colo e a apoiá-lo … comigo não contem mais.
        A isto se chama ” tê-los ” no sítio em vez de andar a levar no cu por um bem mais nobre … o SPORTING. O bem mais nobre é ser-se honesto e ter-se carácter. Eu não consigo apoiar um clube, sabendo que o meu apoio só torna mais forte a gente corrupta que o dirige.

      • Ganhando Couveiro, perdem dois…
        Nem imagino as voltas que o Visconde de Alvalade estará a dar no seu túmulo tal a revolta que deve sentir… Ainda por cima, um plano engendrado por alguém da sua própria familia! É a prova que a maior familia que temos é aquela que vamos granjeando pela vida… e nem sempre pelo sangue!
        Espero ainda vestir com orgulho algumas das camisolas do Sporting que tenho em casa, espero poder vir a ser sócio do SPORTING (não do sportinguezinho do Duque e da Corja)…

        Dia 24 (ou 27, já não sei), veremos quem ganha… o Ricardo entusiasmado com a perspectiva de futuro (apesar de algo incerto, mas com um runo), ou o Ricado desiludido com “este” sportinguismo caquetico e bafiento… que matam todos os dias aquele puto que ia orgulhosamente à pesca com uma camisola de malha do Sporting, apesar dos 30 e muitos graus que faziam naquelas manhãs na “ilha” de “El Morro”, em Puerto La Cruz, Venezuela… Espero muito salvar o raio do puto! Pior é que nem está nas minhas mãos… Tenho de acreditar no Sportinguismo! Espero não me desiludir…
        O coração vai chegar muito pequenino a Sábado…

      • Perdem 3…. revejo-me tão, mas tão pouco neste tipo de pessoas que lá andam, que para mim deixa de fazer sentido ser Sportinguista.
        Parabéns Paulo Silva…. Com esse teu comentário descreveste precisamente aquilo que sinto, e que me liga ao Sporting.
        Pensei que fossemos poucos a pensar assim. Felizmente ainda somos alguns.
        E mesmo assim, o Sporting não pára de me desiludir… Mesmo estando na situação em que estamos, ainda se põem a hipótese de um tal de Couceiro ganhar…. mas anda tudo a dormir ou quê?
        O dia 23 para mim é decisivo. Tenho receio de abandonar de vez a familia Sportinguista

  14. Muito bom, a censura chegou ao cacifo!!! Todos os meus comentários, que diga-se de passagem foram correctos e sem ofensas, foram censurados pois vão contra a doutrina carvalhista!!!

    Meus amigos…é isso que nos espera quando o “messias” estiver no poder

    • Não fiques assim … tens sorte que a ” censura ” ainda só anda em blogs … nós andamos a levar com ela há 17 anos, vinda da franja que tua apoias … agora que te vês na iminência de ser ” silenciado ” já falas em estado totalitarista !?? Soube-te bem quando a ” democracia ” era de outro estilo, não soube !??
      Vai apanhar nas nalgas !!

      • Paulo Silva, quem gosta de apanhar nas nalgas são os seguidores de Bruno Carvalho! O amor é cego e doentio!

        Junta-te aos outros e no dia das eleições, imolem-se na sede de campanha do bruno carvalho…Não é isso que as seitas fazem???

      • Se tu não fosses um cão de beira de estrada, querias ser o quê, oh emissário da “Cunha”?

      • Ricardo “Eu serei Peyroteo só por mais 5 dias” Sampaio, não fales assim de um pessoa que pode muito bem ser teu pai!
        A tua mãe não se queixou quando a comi à cão de beira de estrada, como ela tanto gosta

      • Ui… que mauzão! Tou tão chateado…
        Se não fosses cão de beira de estrada querias ser o que?

      • Pro teu peditório já dei!
        Em bom português… põe-te no caralho!
        Só não trago a tua mãe à baila porque ela nem deve saber que nem inteligência te deu, para andares aqui a falar essa merda! Para falar da mãe dos outros tu nem deves ter nascido, meu burgesso de merda!

    • Esqueçe, não vale a pena… o pessoal só vai perceber quando bater com a cabeça na parede (a taxa de desemprego no sul da europa é superior a 20%, as empresas não conseguem financiamentos, o Euro está prestes a implodir devido às politicas do norte da europa). Tudo bem, o Grande Líder tem solução.

      • Paulo Silva, o presidente que eu apoio é o Presidente do Sporting, seja ele quem for!

        Ao contrário de ti e de outros fanáticos, eu não tenho lider, apoio o presidente do meu clube, seja ele qual for! Da minha boca nunca ouvirás dizer que deixarei de ser sócio ou de pagar cotas, se este ou aquele não ganharem! Eu apoio o Sporting! Se ganhar o “messias”, continuarei a apoiar o Sporting e se tiver algo a dizer, falo-ei em sede própria ou em ultimo caso manifestarei a minha opinião numas outras eleições

      • Foda-se meu estúpido do caralho! Quantos perfis é que já criaste hoje no facebook?

        Já reparaste que só criticas as soluções do Bruno de Carvalho? Porque não tentas comparar com as apresentadas pelos outros 2? Não as têm né meu otário do caralho!

      • “Paulo Silva, o presidente que eu apoio é o Presidente do Sporting, seja ele quem for! ” BUAHAHAHAHAHAHAHAHA…

        Eh pá, oh Paulo… Enganei-me, pá!
        Este gajo não é um cão de beira de estrada… é um macaco amestrado! Como tantos que eu já vi aqui que não pensam pela sua cabeça (“Vocês sabem do que estou a falar” – Octávio dixit).

        Este burgesso nem precisa de cabeça… já há outros a pensar por ele…

      • Oh meu atrasado mental do Leão à Solta:

        1º mostra-me onde eu critico as soluções do Bruno Carvalho
        2º Já agora, mostra-me essas soluções

      • Oh ricardo “burro que nem uma porta” sampaio, se não entendeste o que está escrito és mais otário do que pensei! Valha-me Deus, que há gente mesmo ignorante…se não entendeste, nem vou perder o meu latim a explicar-te

      • O que eu critico é o fanatismo que existe à volta do Bruno de Carvalho! Se houvesse tanto fanatismo à volta do Sporting como há a volta do Bruno, era-mos o maior clube de Europa!

        Quando as opiniões roçam o fanatismo, o resultado nunca é bom

      • Vejo por aqui mais fanatismo CONTRA BdC do que apoio ao Sporting!

      • Queres as soluções?

        Procura no google “Sporting no Coração Bruno de Carvalho” e lê as 120 medidas. Se quiseres vê também as entrevistas dadas até à data e se isto não chegar vê ainda as sessões de esclarecimento.

      • Oh Leão…
        Esse gajo quer lá saber… só vem aqui para cagar sentenças!

      • oh Ricardo “Eu serei Peyroteo só por mais 5 dias” Sampaio…És sócio??? acho que não, então cala-te!

        Chamas aos outros parasitas, mas tu não contribuis para nada…ah pois e tal, não dou dinheiro a lambuças….

    • Espero, sinceramente, que sim. Espero, sinceramente, que este clube seja purgado daqueles que o tentaram e continuam a tentar vender. Espero que as pessoas que assinaram a venda de João Moutinho ao FCP sejam destituídos de sócios. Espero que todos os sobrinhos, primos e amigas que recebem, para não fazerem nada (ou pior que isso), ordenados maiores que os nossos miúdos da equipa “B” sejam postos na rua. Espero que os que alienaram o nosso património ao desbarato, porque se não o clube acabava, e que pediram emprestado cinco vezes mais do que podiam pagar sejam responsabilizados pelos seus actos. Espero que os escritórios de advogados que fizeram pareceres a dizer que os sócios não podem convocar Assembleias-Gerais vão vender os seus préstimos a outros clientes. Espero que, após estes anos todos de saque, seja feita justiça. Não tenho, infelizmente, tanta esperança nisso como o Sr. Cabral. Mas espero.

    • Vai lá pregar para a página do Facebook do teu candidato, secalhar lá não és banido como eu fui.

      E só perguntei se tinham contado as moscas, numa fotografia com vinte pessoas sentadas num núcleo do Algarve e em que a legenda dizia “… centenas de pessoas hoje…”

  15. Sim… é a guerra que está a dar cabo do Sporting! Aumentar o passivo de 40M para 480M?? isso não é nada comparado com a guerra! essa malandra!!

    A direcções que têm passado por lá?? nao… culpa nenhuma!!! que culpa têm eles das decisões que tomaram? nenhuma!! foi a guerra que os obrigou! O Godinho sem guerras tinha sido o melhor presidente do Sporting!!! … mas a guerra não deixou…

    Deviamos todos baixar as calcinhas e calar a revoltar por vermos o nosso clube a ser roubado dia sim, dia sim!

    Se é este Sporting que defendes… estamos conversados.

    • Que asqueroso ratejante!
      Este cabrão devia ser apedrejado publicamente e imolado!
      E eu nem sou um gajo violento!
      Melhor, em vez da pobre suiça que foi violada por seis indianos há dias, devia ser este porco nojento a ser sodomizado por todos os cavalos do Circo Chen!!! Em Loop…

      CABRÃO FILHA DUMA GANDA PUTA! CÃO SARNENTO DE BEIRA DE ESTRADA!!!

      QUE NOJO ESTE CABRÃO ME PROVOCA!!!

      • Como é possivel este porco ainda ter a lata, depois de ter sido obrigado a demitir-se, de ainda aparecer em público…quanto mais falar em sócios!

        Haja limites!!

  16. Já estava na altura de haver um post sobre o bandido do Rui Oliveira e Costa, o seu histórico de manipulação de sondagem é longo e ultrapassa o Sporting. Já nas ultimas legislativas a sondagem na véspera de eleições dava empate entre PS e PSD, um escândalo.

  17. Honestamente, Ricardo Sampaio, comeco a ficar realmente farto da tua atitude.
    Na tua humilde opiniao, quem tem mais responsabilidades no actual estado do Sporting: quem e’ socio e, bem ou mal, se importa o suficiente com o Clube para ir depositar o seu voto na urna ou quem fala e escreve abundantemente, mas no momento de tomar uma atitude quanto ao futuro do Clube apenas pode dizer “eu nem socio sou”?
    Nao gosto do rumo que o nosso Clube tem levado, confesso. Fui um dos que votou em JEB e tambem eu fui enganado, de tal forma que em 2011 votei em BdC. Hoje mesmo desloquei-me ao notario para reconhecer mais uns quantos votos em BdC, para garantir que o meu contributo e’ dado a tempo de ser contabilizado (by the way, mais um belo exemplo de amadorismo atroz que foi dado pelos que nos “dirigem”…).
    Espero que BdC venca, como e’ obvio, mas nao deixarei de apoiar o nosso Clube se outro for o vencedor. E a razao e’ simples: seja onde for, em que situacao for, o Clube e’ muito maior que eu, tu, que qualquer atleta ou mesmo presidente!
    Portanto, nao se considerem detentores da razao suprema, so’ porque alguem tem uma opiniao diferente da vossa. Eu voto BdC, porque aprecio o estilo beligerante e confiante e acho que e’ o que precisamos neste momento da nossa historia. Mas aprecio tambem a troca de ideias e pontos de vista com as pessoas que nao concordam comigo, porque e’ disto que a democracia tao cara ao nosso Clube precisa.
    Querem ter uma palavra a dizer no real futuro do nosso Clube? Facam-se socios e ajudem-nos a colocar BdC no sitio que, na minha opiniao, merece. Agora, parem de atacar quem discorda desta opiniao e procurem antes “evangelizar” quem esta’ indeciso, porque acredito que ainda haverao muitos Sportinguistas nesta situacao e, porque nao, tornem-se socios, para que a vossa voz seja ouvida no Clube e nao so’ na blogosfera.

    Saudacoes leoninas e boa sorte para o BdC.

    PS: Leao, embora reconheca o esforco e a dedicacao, a verdade e’ que esta sondagem nao pode ser tomada como algo cientifico. Para alem da reduzida amostra, o facto de qualquer pessoa poder responder (mesmo que nao esteja apto a votar, tal como o riga), faz com que o teu PS seja o ponto mais importante no post: e’ preciso acorrer em massa no sabado para garantir que o Clube entra nos eixos e nao se perde de vez!

    • Oh Samuel, mas onde é que eu coloquei em “xeque” os que pagam as quotas ou que se dão ao trabalho de ir votar?

      Eu fico é fodido mesmo com aqueles que pagam quotas e votam mas que se estão literalmente a cagar para o Sporting! Ainda não percebeste isso?

      Tou farto de criticar (e vou fazê-lo até me fartar) aqueles que votam sem saber ou só “porque sim”, que não questionam, que não interpelam, esses sim, critico e criticarei sempre… E quero lá bem saber que depositem religiosa e cegamente a sua mensalidade. Alimentar burros a pão de Ló?! Isso sim é de gente burra… Dou-te um exemplo: Numa das sessões de esclarecimento, BdC apontou o dedo, sem medos, aos sócios, na sua generalidade, porque deixaram cair o Sporting onde caiu. Perguntava um fulano, a determinada altura, porque da diferença de votos por anos de associado entre sócios, porque não um voto, um sócio? E o BdC respondeu: “A culpa é tua, é tua, é tua, é tua, É MINHA, é tua, e tua…”, perguntando-lhe, “Onde estavas nas AG’s? Nunca te vi lá”… Isto é que devia fazer os sócios parar para pensar… e não estou a falar obviamente daqueles que vão às AG’s, que votam, que pagam quotas… tou a falar daqueles que o fazem sem saber o que estão a fazer… tou a falar daqueles sem espirito critico! Porra pá, tou farto de bater nesta tecla há quase dois anos, e ainda assim tenho de levar com opiniões como a tua como se eu dissesse “A culpa é dos sócios… PONTO!” Eu repito: A CULPA É DOS SÓCIOS QUE DEIXARAM QUE SE CHEGASSE A ESTA SITUAÇÃO! É muito diferente de dizer “A CULPA É DOS SÓCIOS, QUE DEIXARAM QUE SE CHEGASSE A ESTA SITUAÇÃO! Percebes a diferença? Percebes que a virgula esteja exactamente onde está! Se eu optasse pela 2ª frase estava a ser INJUSTO! A culpa é da FALTA DE EXIGÊNCIA dos sócios que deixaram chegar a este ponto!

      Não sou sócio, disse-o aqui milhentas vezes e não vais ser tu ou quem quer que seja que coloca o meu sportinguismo em causa por isso. Por muito simples e fácil que para ti possa parecer… E mais, estou no meu direito de fazer luto ao meu Sportinguismo se achar que os meus “irmãos” não passam de “burros de carga” do roquetismo e deste ideal bafiento que emporcalhou o Sporting! O meu simbolo é o Leão… Nunca carneiro! E esta do carneiro, enfia quem quiser… obviamente.

      Sinceras SL…

      • Grande post, Samuel… devia ficar em sticky e no princípio da página.

        Ricardo, tudo o que dizes até pode fazer sentido… mas já pensaste que há sócios que efectivamente estudaram as opções e fizeram uma opção?! E se esses sócios vierem aqui e demonstrarem uma opinião contrária à tua são apedrejados (não só por ti, entenda-se) e apelidados de tudo e mais alguma coisa? Já paraste para pensar que esses sócios partilham o teu amor pelo Sporting também e genuinamente apenas querem o melhor para o Clube? Somos todos Sporting… ganhe quem ganhar!

      • Subscrevo na ÍNTEGRA. É sempre fácil falar quando não damos o nosso dinheiro para um projecto de paixão. Não ter voto na matéria devia ser mais pesado para alguns. Escrever em blogs é giro mas sem responsabilidade no estado das coisas é mais giro ainda. Quase todos nós votámos em JEB. 10% dos sócios e os adeptos podem lavar as mãos desse episódio. A nós marcou-nos. A uns e outros de formas diferentes, mas marcou. Como diz o SPORTING?! SEMPRE!! alguns tomarão decisões que consideramos menos certas. Mas tomam. Intervêm no clube. E isso é sempre de respeitar. É o caso típico do “quem está fora não racha lenha”. Em cenário positivo e de vitórias: “É o meu clube!!”, em cenário negativo: “Eu não tive culpa nenhuma. Essa foi dos sócios”. É o cenário fácil. És muito sportinguista? Acredito. Então porque não contribuir para o crescimento do teu clube? Isso é para os outros?

        Das pouquíssimas coisas positivas do mandato de GL foi a recente campanha: “Até quando vais ser só adepto?”. O contexto era estupidamente negativo, mas a pergunta é altamente pertinente.

        Em última análise, o Sporting (ainda) é dos Sócios. Os adeptos são também de respeitar, mas não podem fazer mais do que opinar.

        É o que me faz temer por uma situação tipo Dortmund/Fiorentina/Rangers. Eles têm 60/70/80 mil sócios pagantes. Eles TODOS se levantaram e voltaram a ser grandes. Mas eram em média 70 mil… e nós? Se formos parar à IIB? Quantos continuarão a pagar quotas?

      • Sporting?! Sempre!!…
        Se, ao fim de 18 anos disto… ainda há gente que estuda e escolhe a continuidade que, por muito que o “sr. Peyroteo” queira sacudir, não consegue pois lhe está no “sangue” dele e por inerência, de quem o apoia… então tenho de reforçar a ideia de que há muito sportinguista que adora ser “mula de carga”… Como disse mais acima… BdC poderá não ser perfeito, poderá não ser o melhor, mas pode ter o importante papel de, caso não consiga levar o Sporting a muito melhor de onde está, pelo menos terá o mérito de arrancar algumas ervas daninhas… e limpar terreno para o próximo.

      • JFF, grande comentário! Com isso dizes tudo. São os sócios pagantes, como eu e tu que tentamos ajudar o Sporting a crescer, tudo o resto é areia para os olhos. Só nós sabemos o quanto por vezes nos custa pagar a quota ao final do mês, mas continuamos a faze-lo pelo clube que amamos!

        Se me considero mais Sportinguista do que quem não é sócio…BEM PODEM CRER QUE ME CONSIDERO!!! Porque pelo meu grande amor estou disposto a sacrificar-me

      • JFF…
        Pergunta inocente: Se eu começar a ser sócio no mês que vem, ai já vês a minha opinião como válida?
        Os SÓCIOS que eu critico estão bem identificados mais acima… e não os critico por pagar quotas e ir aos jogos e Ag’s… Critico porque muitos deles não sabem para que pagam quotas, não questionam ou quiseram saber o que havia nos relatórios, etc, etc… Agora pergunto eu… ESTES sócios que acabei de referir, esses é que merecem todo o respeito do mundo? Porque? Porque tem tempo e dinheiro? E o Sportinguismo??? Resume-se-lhes o Sportinguismo ao facto de gastarem uma centena de euros por mês e saber dizer que sim? Tens mesmo a certeza que é esse o Sportinguismo que queres? Tens mesmo a certeza que este sportinguismo mantem VIVO o Sporting? É que eu tenho a certeza… que não. Pelo menos para mim… e se para mim, o Sporting morrer, quero lá bem saber que fica! O meu amor é ao Sporting e a um ideal… não a um conjunto de pessoas que por acaso pensam (em parte, está visto) como eu…

      • JFF…
        Falas em dinheiro como sendo o movel para a autoridade de opinar sobre o Sporting. Pergunto-te eu: Eu não sou sócio, não gasto um chavo como sócio (mas compro merchandising, vou a jogos quando posso, já fui assiduo do núcleo cá do burgo), mas ainda assim estou aqui, dou a minha opinião e preocupo-me com o futuro do Sporting… Isso faz de mim (e de todos aqueles que vem aqui e dão a sua opinião), mais concretamente o que? E tu, antes de ser sócio eras o que? Já nasceste sócio? Eras tu que pagavas as quotas? E se eu quiser ser sócio amanhã, como é? A minha opinião já passa a valer? E tu… achas mesmo que um gajo que simpatiza com uma causa, ao ouvir os sócios falar que este não pode mandar uns bitaites porque não paga quotas naquele momento… ALGUMA VEZ TEM MOTIVAÇÃO PARA SER SÓCIO???

      • Afinal, o Sporting é um clube tão rico que os sócios, os pagantes, se dão ao luxo de desprezar quem simpatiza e é adepto do clube…

        E já agora, os sócios não pagantes, como é? É que vejo o Sporting com 90 e tal mil sócios mas só 32500 tinham as quotas em dia? Esse que não tem as quotas actualizadas, como é? opinam? Não opinam?

        Afinal, para os sócios pagantes o Sporting ter uma franja de apoio de 3 milhões não passa duma… vergonha! É isso? São 2970000 adeptos que deviam era ficar calados…

        Tou esclarecido… Não vejo melhor forma de matar o Sportinguismo…

      • Sim, sim Ricardo Sempaio…tu tens todo o estilo que compra merchandising e que vai a jogos!!!

        Ser adepto de PC é fácil, manda-se uns bitaites quando se tem vontade e já está….aí está uma bela contribuição, que vale ZERO!!!!!

        Se queres ter voz, faz-te sócio e tudo o que tens para dizer aqui, vais às assembleias gerais e dizes lá! Aí sim a tua voz é ouvida…

        Acho que nunca te vi numa assembleia geral…pera, pois não…porque NÃO ÉS SÓCIO

      • Deves ter muitos anos de sócio não é, Cogumelo!
        Qual é mesmo o teu nº de sócio, mesmo?
        Eu não tenho, porque não sou… e tu? Qual é o teu?
        Ahhh…
        COGUMELO!!!

      • em todos os meus anos de sócio, nem uma falhou…apesar de em alguns meses bem me tinha dado jeito o dinheiro extra!

        Sacrificios catraio…tu não sabes o que isso é

      • Oh COGUMELO…
        Vai lá ao fundo do post, para veres o que acho de “seres sócio”… TILT!!!

    • Samuel, não tenho qualquer pretensão que este trabalho seja encarado como algo de “cientifico”. Apesar de tudo, nesse aspecto, tenho a convicção que bate aos pontos algumas aldrabices que se andam para aí a vender aos jornais.

      É verdade que a amostra é pequena (ou era, antes deste post…) mas se compararmos estas 202 respostas num universo de 30 mil sócios com 900 respostas numa sondagem nacional à intenção de voto nos partidos, num universo de 8 a 9 milhões de eleitores, podia ser bem pior…

      Quanto à questão de ser ou não sócio, como já disse ao rigaboss, se leres com atenção percebes que não me interessava neste inquérito saber se as pessoas são ou não sócias, para esta projecção essa informação é irrelevante:

      Na verdade, o inquérito serve apenas como ferramenta para determinar a evolução do “estado de espírito” sportinguista desde as últimas eleições até agora, nomeadamente no que toca ao eleitorado de cada um dos 5 candidatos que foram a votos. O factor principal continuam a ser as respostas dadas por mais de 14 mil sócios nas últimas eleições

      • LdT, talvez fosse interessante fazer esta análise acerca da evolução do estado de espírito comparando também as intenções de voto nas eleições bettencourt vs. ppc… gostava de saber quantos dos apoiantes do ppc na altura apenas porque “não era dos outros” defendem hoje BdC e/ou Couceiro.

      • Leão de Trafalgar,
        Já vi o que escreveste. Uma amostra de 200 votos para uma população de 14.000 não me parece de todo irrelevante. Aliás, em estatística, a partir de 30 observações já dá para aplicar o teorema do limite central e aproximar a distribuição a uma distribuição normal e assim fazer inferência estatística :)

        O que questiono é o “selection bias” que referi num comentário mais acima.

        Parabéns pelo trabalho.

        SL

      • Don’t get me wrong Leao!
        Acho que o teu trabalho e’ muito meritorio e se entendeste o meu comentario como uma critica peco desde ja’ desculpa, porque nao era claramente a minha intencao!
        So’ quis mesmo reforcar a tua ultima ideia: nada se decide ficando alapado ao sofa’ no proximo sabado! E’ necessario ir a Alvalade e em forca!

      • Tens as quotas em dia e pagas tudo certinho não é?!
        Então, diz lá, vais votar em quem mesmo, oh meu COGUMELO???

      • Ó “Cabral”, o sócio 12.451-0 chama-se ANTONIO MANUEL LEITÃO ALMEIDA (é só ver no caderno eleitoral), sendo um aldrabão incompetente só podias estar com os aldrabões incompetentes.

      • Oh Tote… destapaste-me a careca com essa do CE, pá…
        ainda era gajo para apanhar mais uns “sócios” assim…
        Mas estes gajos são tão toscos que nem mentir sabem!!! ;)

      • Epa’…sem querer entrar em discussoes estereis que nao levam a lado nenhum, posso pelo menos afirmar uma coisa: merece-me mais respeito alguem que se preocupa o suficiente com o Sporting para pagar quotas e garantir que tem uma palavra a dizer (errada ou certa, depende sempre do ponto de vista de cada um…) quanto ao futuro do nosso Clube, do que gajos que fazem muito “barulho” e insistem em insultar Sportinguistas, mas quando podem ter uma palavra a dizer quanto ao futuro do Clube, preferem ficar sentados em frente a um computador a destilar odio. Nao passa de uma opiniao e e’ a minha.
        Os meus votos ja’ seguiram para Portugal e foram para o BdC, com excepcao do Fiscal,onde votei na lista independente. Os da minha mulher (“feita” socia por mim) tambem ja’ seguiram e os do meu filho apenas nao seguem, porque ele tem apenas 9 meses, mas ja’ e’ socio. E, felizmente, nunca precisei que me pagassem as quotas, porque nao tendo nascido em berco de ouro, tive que trabalhar sempre para as pagar, quer em biscates enquanto estudava, como desde que arrajei emprego e sai da faculdade.
        Sabado ca’ estarei ‘a espera dos resultados, mas sejam eles quais forem, o Clube esta’, para mim, acima de qualquer pessoa.
        E tu Ricardo…que vais fazer no sabado para mudar este estado de coisas?

  18. 1. acho que algumas pessoas se excitam em demasia com o BdC e contra a ‘concorrência’, mas também não os censuro; basta lembrar o que tem sido o SCP nos últimos 20 anos, e a situação de pré-falência em que nos encontramos;
    2. acho que os últimos nomes avançados pelo BdC são excelentes: o tomaz morais é um tipo esperto e que percebe imenso de desporto e de gerir pessoas; o FL parece-me um tipo inteligente e articulado, que adora futebol, e que, ainda que possa não ter um conhecimento prático grande, pode ser essencial pela diferente visão que certamente terá de tudo isto (isto para mim não tem problema nenhum, desde que existam outros que contrabalancem isto com conhecimento mais de terreno).

    • Começo a ter pena de o BdC não ter recrutado o Duque e o Freitas… era garantido que tinha o voto de umas quantas amibas!
      Depois das eleições despachava-os… A malta que apoia BdC não se importava e os “Duk’s Lovers” também não… se não apitaram quando o Engodo os despachou, não era agora…

    • Concordo, sobretudo o Tomaz Morais que aprecio bastante… mas estes nomes são para serem empregados do Sporting ou trabalhar em parcerias como consultores? Se for a segunda concordo, se for a primeira serão apenas mais custos a adicionar aos “Betos” que para lá anda?

  19. fogo ó cherba! eliminas um coment meu em que deixei aqui um link da Bola, duma noticia em que adeptos do braga vandalizaram o nucleo do sporting??!! eu sei que era um off topic, mas não era para tanto.
    nao sou um lampiurso nem um cogumelo!

    • meu, eu escrevi um e-mail a respeito dos off topic… peço desculpa, mas numa altura destas, onde nem faltam nicks gerados por máquinas, a margem reduz-se mais ainda (e, acredita, há alturas em que apetece cortar a direito)

    • “Durante muitos anos, salvas excepções ou momentos – parafraseando José Couceiro, um clube que se viu colocado num abismo por lideranças e gestões incompetentes, corre o risco de passar a ser liderado por adeptos.”

      Está apresentado! Começar a chamar de burros (Carlos Barbosa, és tu?) aqueles que apoiam BdC, e depois se atreve a citar o Peyroteo (lapso do escriva, que não escreveu “convenientemente” o nome do mui recente sportinguista peyroteo), com se este fosse um dirigente de inegável valor que ajudou a enterrar o Alverca, afundou o Belenenses (valeu-lhes São Mateus), não ganhou nada no fqp… Enfim…

      Gente pouco inteligente? Ahhhhh? Como disse? Chamar aos outros de pouco inteligentes quando a inteligência dos mesmos não nos convêm…. Parece-me… pouco inteligente! Além de ser uma tentativa patética de fazer os outros, os ditos pouco inteligentes… parvos! Enganou-se na porta…

    • “O trajecto será este. Das mãos de gente sem qualidade, tacto, sensibilidade e vocação, o Sporting passará para as mãos dos seus adeptos: gente como Bruno de Carvalho espelhada em universos de cultura como os de Eduardos Barrosos, Vicentes Mouras e tantos outros”…

      Então… precisamos da qualidade, tacto, sensibilidade e vocação de… ora deixem-me adivinhar: “Peyroteo” couceiro, Engodo Lopes, JEBardo, Soares (pouco) Franco, Dias da Cunha, Roquette, Santana Lopes…

      Esclarecido, aqui o “pouco inteligente”… Com certeza estavamos muito melhor servidos… Como se tem visto!

      • Bolas este não passou… lapiz azul!
        Ou será caneta com sangue… azul?! Viva a ELITE ROQUETEIRA!

    • Três comments… todos apagados! É o sentido democrático da linhagem e do sange azul… dos tais que possuem “qualidade, tacto, sensibilidade e vocação”… Sentido democrático também está visto que existe a rodos… entretando ouvi um comment que AINDA não foi apagado:

      “Rui Marado Moreira, é natural que gente amarga veja amargura em todas as outras coisas, ou pessoas, como é (possivelmente) o seu caso ou o caso do simplório que comentou como Anónimo.
      Mas no seu discursos vislumbro uma pequena diferença, sabe qual é? O meu caro começa amargo e termina com um sorriso. Característica dos cínicos.”

      • “Aqui so entra comment de “casaca e cartola” é isso? Que bela linhagem que prospera por aqui…
        Se isto fosse o Autêntico Sporting muito agoniado eu andava…
        Vergonhoso este blog!

        Se comprares canetas azuis em quantidade sai mais barato!

        Ricardo “Serei peyroteo por mais 5 dias” Sampaio”

        Há “sportinguistas” que conseguem meter mais nojo que muito lamp e tripas juntos… daaaaaaa-se!

  20. Não faço ideia de quem vai ganhar as eleições, vou votar Couceiro e espero obviamente que vença.

    Este trabalho, por muito bem feito que esteja e não duvido minímamente que está, é feito através de uma sondagem num blog que é claramente apoiante de Bruno de Carvalho, sinceramente até esperava que a diferença fosse maior.

    Por este motivo não me parece que seja muito fidedigno.

    SL

      • Respeito todas as opiniões, para isso mesmo é que servem as eleições, para cada um fazer valer a sua.

        O que espero mesmo é que, ganhe quem ganhar, seja apoiado por todos os Sportinguistas, que não existam forças de oposição dentro do clube. Eu por mim garanto que o presidente que for eleito sábado será o meu presidente…pelo menos até fazer tanta merda que não me seja possível continuar a apoiar, tipo Godinho.

        SL

      • Sr. Marco…
        Eu por mim, garanto, 99% de certezas, que se Couceiro ganhar… para mim, será a confirmação que o “meu” Sporting e o seu ideal já não existem, que os meus “irmãos” já não “comungam da mesma doutrina” que eu… e faço o necessário luto para depois seguir com a minha vida.
        Até ao dia, se esse dia chegar, que alguém o “ressuscite”… Não garanto é que haja Sportinguismo vivo ainda em mim… Cada um é como é.

    • Aconselho-te uma aula de ioga, um passeio calmo, uma soneca, etc, etc, etc, para refletires melhor. Estás a ir pelo caminho errado amigo.

    • Cada um escolhe o caminho ideal que acha que o clube deve percorrer…

      Marco Aurélio respeito a tua opinião, que penso que tenha sido bem ponderada e analisada face aos candidatos, projectos, listas e ideologias que preconizam para o clube.

      • Vou votar conscientemente, depois de ponderar muito bem sobre todos os aspetos que considero importantes.

        Mas como disse anteriormente, o presidente que sair das eleições de sábado será o meu presidente, seja ele o BdC, o Couceiro ou até o Severino.

        SL

    • Marco Aurélio, um gajo como tu que andou a lutar contra o roquetismo estes meses todos agora vai votar num gajo escolhido por quem andaste a combater???

      Há aqui uma falta de coerência que eu não consigo compreender…

      • Qualquer Sportinguista luta contra o Roquetismo, só não vejo que o Couceiro seja uma continuação. Se for vou chicotear-me para o resto da vida.

        Por outro lado tenho muito medo do Bruno de Carvalho e não me revejo na sua forma de estar. Embora considere que várias das suas propostas são muito interessantes.

      • Tens medo do Bruno, reveste em várias das suas propostas que achas interessantes… O melhor que disseste do Couceiro é que “não os vês” como continuidade… Mas caso seja vais chicotear-te para o resto da vida…

        Será que me fiz entender, Marco? Não votas por medo ou vais votar por “comodismo”? Eu não entendo… Podes votar em quem quiseres, só não percebo que não defendas o teu voto, apenas o acomodaste e entregas a alguém sem referir um único merito!

        Sorry… eu não entendo isso!

      • Mérito? Se há alguem nestas eleições que não provou qualquer mérito até à data é o BdC?

        Qual a razão que te leva a votar nele?

      • Eu não voto, Marco. Como já aqui o referi…
        Leva-me a apoiá-lo:
        O seu discurso nitidamente Sportinguista (podes ver muitas das sessões de esclarecimentos em núcleos para perceberes isso… em todas as suas vertentes… ainda ontem fiz uma discriminação de algumas coisas que ele falou numa sessão em Almoçageme, penso… tá num post anterior), o seu passado ligado ao Sporting, ter sido seccionista do Sporting, ter sido patrocinador do Sporting (Hoquei), ter fundado a Fundação Aragão Pinto (com raizes “leoninas” obra de apoio a crianças desfavorecidas), vai fazer auditoria de gestão, tem um plano/medidas previamente estabelecido, não tem ligação ao passado directivo/financeiro no SCP… por exemplo, de repente, são algumas delas… haverá mais… E ao contrario de muitos, o facto de não ter passado pelo futebol pode ser uma mais valia. Isto em contraponto à passagem “sem sucessos” do Couceiro com tanta experiência acumulada.

        BdC transmite no seu discurso força, confiança, liderança, exigência, e não tem um discurso circular e vazio…

      • 120 medidas nas quais podem ser sempre apontados os erros ou as medidas não cumpridas, é um elemento completamente diferente e afastado em todos os aspectos de todos os que nos conduziram a isto, desde que se tornou uma figura pública sempre deu a cara contra este estado de coisas, sempre avisou os Sportinguistas acerca do que ia sendo feito de forma errada, demonstrando um conhecimento bastante grande do clube, é uma pessoa sempre presente em alvalade, acompanha a equipa de futebol sempre e muitas vezes as modalidades (não só quando trabalha no Sporting ou quando é candidato), é um lider e não passa despercebido em altura nenhuma (ou as pessoas gostam bastante dele ou então odeiam-no)…

      • Outra coisa, é uma pessoa acessivel, um dos nossos, que fala contigo na boa, sem problemas nenhuns, e vai ás assembleias (ao contrário de outros candidatos)…

      • Assim de repente, lembrei-me de uma que é capaz de ter a sua importância…
        BdC NÃO ABRE MÃO DA SAD DO SPORTING

      • e esteve de facto onde tinha de estar, nas AG’s a tentar mudar alguma coisa… foi visto em inumeros jogos do Sporting nestes 2 anos (pelo menos, dos anteriores não posso falar pois eu não o conehcia), criou o regulamento eleitoral, participou na revisão dos estatutos…

        Pergunto: Onde esteve o Couceiro estes 2 anos? Perdão… o “Peyroteo”

      • Ricardo, ele vai a todos em casa, no minimo, e a quase todos fora… Vai a muitos jogos das modalidades… E não é de agora…

    • Marco (e outros que também já expressaram a mesma preocupação), quanto a um possível desvio da amostra, tenho o seguinte a dizer:

      – Um eventual desvio seria preocupante se a pergunta do inquérito fosse, directamente, “em quem tencionas votar no dia 23”. O que acontece é que este inquérito na verdade são 5 inquéritos num só. Um desvio na amostra poderá reflectir-se nas margens de erro das respostas relativas a um candidato de 2011 em relação aos outros, mas não se fará sentir de forma significativa no resultado final da projecção para 2013.

      – Mas, sinceramente, não penso que exista um desvio. Estamos a falar de um blog que “nos dois primeiros meses de 2013 teve mais de meio milhão de visitas e mais de 80 mil visitantes efectivos”. Não creio que esta audiência se deva exclusivamente a ditos “apoiantes” de BdC. E nada impede os “não-apoiantes” de participarem no inquérito.

      – A minha convicção neste ponto anterior é reforçada pelo constante número de comments, como este teu, de Sportinguistas decididamente “não-apoiantes” de BdC que todos os dias visitam o Cacifo.

      Dito isto, reforço que já tive oportunidade de dizer: convém não cometer o erro de confundir sondagens e projecções com a verdade. Isso vale para as pseudo-sondagens do ROC como para este trabalho.

      Como alguém já aqui escreveu, a sondagem que interessa mesmo, e na qual todos têm que participar, é a de dia 23.

      SL

      • Tens toda a razão, obrigado pela tua resposta e muitos parabéns pelo trabalho…parabéns e obrigado.

        SL

      • Leão,

        Entendo o que queres dizer, e mesmo que estejamos apenas a medir tendências de voto entre 2011 e 2013, se a amostra fosse totalmente aleatória não devia haver mais votos em 2011 para o Godinho Lopes?

        Uma vez que os votos de 2011 não representam fidedignamente o que se passou nas eleições, salvo existirem técnicas estatísticas que desconheço por completo, não me parece possível que se consiga projetar o vencedor das eleições.

        Mais uma vez bom trabalho e os meus parabéns.

      • João, não percebo o que queres dizer com “os votos de 2011 não representam fidedignamente o que se passou nas eleições”…

        Seja como for, volto a frisar que não tenho a mínima pretenção que este trabalho seja visto como algo de profissional ou cientifico. Admito prefeitamente, como iniciativa de amador que foi, que não tenha sido feito “com rigor técnico”.

        Apesar disso, mantenho a convicção de que ficou uns furos acima das pseudo-sondagens do ROC. Já é o suficiente para me deixar satisfeito.

        Obrigado e SL

      • Na tua sondagem, no link, a votação de 2011, aponta para uma vitória inequívoca do BdC (pelo tamanho das barras), o que não aconteceu.

        Esse desfasamento leva-me a crer que possa existir um eventual enviesamento na seleção da amostra que eu, empirica e talvez erradamente, associo à seguinte dedução: se jovens utilizam mais internet e jovens preferem BdC, então quem utiliza mais internet prefere BdC.

        Se o meu raciocínio estivesse correto, as hipóteses clássicas que permitem fazer qualquer inferência estatística não estariam a ser cumpridas. Daí achar que a projeção feita neste post, e que até pode acabar por se verificar, não se pode fazer.

        Mas acho que o propósito de medir as tendências de voto entre 2011 e 2013 foi um trabalho muito bem pensado e útil.

        Obrigado eu pelos esclarecimentos e os meus parabéns.

        SL

    • Marco,

      Votas no Couceiro. Eu respeito. Gostava era de saber porquê? Gostava mesmo de saber! Sem qualquer ponta de ironia.
      Quer dizer que reconheces que o Couceiro não é mais do mesmo e que ele é o homem da mudança e que vai por fim aos 17 anos ruinosos e deprimentes!
      Se assim for, podias dar-nos umas pistas por teres assim decidido?
      Era interessante para o debate nos próximos dias, aqui no Cacifo.
      Muito agradecido,

      SL

      • Posso pedir-te a mesma coisa relativamente ao BdC?

        Couceiro é um home do futebol, percebe de futebol como poucos e muito mais do que o BdC. Nunca acreditei nem acredito num presidente que de futebol não perceba nada O BdC provou isso mesmo com a sua ideia, na minha opinião estupida, de forma um departamento de preparação fisica à parte da equipa técnica.

        Concordo com o Couciero na sua analise da realidade do futebol do Sporting, que não podemos competir com o Benfas e Porcos, mostra realismo e vontade de falar verdade aos sócios.

        Concordo com a sua postura relativamente ao relvado, à formação do plantel, etc.

        Também concordo com várias posições assumidas por BdC, mas não vejo nele conhecimento, experiência nem capacidade para tirar o Sporting desta situação.

        SL

      • Também gostava mesmo de saber as razões para se decidir votar no Couceiro. Gostava mesmo. É que até agora ainda não vi nada da parte dele que me levasse sequer a considerar votar nele.

        Por isso Marco, peço que esponhas aqui os motivos que te levam a votar nele e que expliques, se quiseres obviamente, o que te leva a votar num homem que assumiu que teve de ser pressionado a candidatar-se.

        E lembra-te de uma coisa: Foi por medo ao Bruno de Carvalho que muita gente votou no Godinho…

      • Marco,
        parece-me que estás a interpretar qualquer coisa menos bem. Esse departamento tem como objectivo ser transversal a diversos escalões e poder trabalhar com as diversas equipas técnicas. Não significa que a equipa técnica não possa ter um preparador físico da sua confiança, a fazer de elo com esse departamento.

    • Marco,
      Eis a razão de ter optado pelo BDC: Na minha humilde opinião acho que o tom beligerante, apaixonado, a par de alguma fossanguice de querer mostrar serviço e resultados serão muito úteis a um Sporting definhado, doente e triste.
      Gosto muito das 120 medidas, oxalá se consigam implementar metade, era bem bom. Mas a minha escolha recai no BDC por ser especificamente um tiro (um pouco) no escuro! É por isso que desejo que BDC seja o vencedor. Claro que há riscos, mas é tempo de arriscar.
      Sabes, temos visto, nos últimos anos, a eleição de grandes e excelsos gestores, milionários, gente com altas escolas de gestão, com nomes de duplas consoantes, altos financeiros e ex-administradores de bancos, gente do mais preparada, e tal e tal…
      Os resultados estão aí. Só preciso de dizer uns nomes para todos ficarmos com vontade de passar das palavras aos actos e esmurrar uns quantos narizes (Moutinho, Pongolle, Izmailov, Elias, fosso, pavilhão, afinações, PPC, Carlos Barbosa, Conselhos Fiscais coniventes com a falcatrua, etc etc)
      A par destes argumentos, tenho visto nos últimos dias, gente que considero coerente a dizer que vai votar no BDC – afinal parece-me que confirmam que eu até sou um “gajo normal” e que há mais gente, muita gente, que pensa como eu.

      SL

  21. Dia 23 É DO DIA QUE O CLUBE TEM DE MUDAR CARALHO !

    Já chega desta merda. Desta força obscura que domina o clube. Dos interesses pessoais. Da falta de vergonha , de civismo. Das contas enganosas. Dos malabarismos financeiros. Da opressão sobre os associados. Da falta de força nas esferas do poder do desporto portugues. Do clube das elites. Dos maus resultados. Das comissões.Dos amiguismos. Já chega desta merda !

    Tenham confiança e passem a palavra. Por cada sócio informado , esse deve promover esse mesmo esclarecimento a outro associado.

    Um a um , todos mudam , porque NINGUÉM quer o Sporting actual.!

  22. As sondagens de blogs valem tanto ou menos que estas manifestações de voto. “Ah e tal, ponderei e vou votar no fulano X.” E isso vale o que exactamente? Estamos exactamente num blog em que muito, talvez a maioria, dizem que vão votar no fulano tal e depois nem sócios são. Isto tudo vale o que vale… mas no final das contas, o que importa é o cupão que cai na urna.

    PS: Já agora, segundo li, o Marco andou aqui a “lutar” contra o Roquettismo, e agora, depois de ponderadas as coisas, vai votar no Couceiro. Homem, diga-me lá o que viu de diferente do Couceiro para o Godinho ou para o Cotonete a ver se também aqui deste lado do monitor se faz luz…

    É que para mim, eles são iguaizinhos!!! Basta ver que o Couceiro nem um responsável financeiro tem na lista dele… Nobre Guedes…. Hello? Ricciardi… Hello?

    • Puxando a “brasa à minha sardinha”, se vires bem, nesta sondagem a questão de ser sócio ou não ser é irrelevante. Mas claro que, no fim das contas, “vale o que vale”…

    • Catastroika…aposto que o CFO é o “Nobre” Guedes, o homem tem de acabar o serviço. Era a morte do artista couceiro se apresentasse o Guedes na lista, e assim, o guedes entra pela porta do cavalo, e o pessoal fica todo contente.

      • Guedes, o “Alquimista”? Boas escolha para CFO… “rotina”, “calo” e “louvores” não lhe faltam…

      • Não Manaca, não está. Eu só aceito ser “peyroteo” até dia 23…
        Depois prescindo do fardo…
        Como o Couceiro deve imaginar… ;)

  23. Para os sócios correpondentes do norte do país:

    Recebi à pouco a confirmação de que o Solar do Norte vai disponibilizar um advogado para reconhecer as assinaturas amanhã das 18h30 às 20h, tal como fez no sábado e na segunda-feira, já que muitos dos sócios correspondentes só receberam os boletins de voto ontem, por email…

    SL

    • «Para mim é uma honra e um orgulho. O Bruno de Carvalho convidou-me, conversamos mas é algo que eu só pensarei a sério depois das eleições», referiu Luís Freitas Lobo

      ( mas é algo que eu só pensarei a sério depois das eleições )

      a sério depois das eleições????!!!!!

      É por estas e por outras que a minha intuição diz que ele não é bem o género de Homem que nós necessitamos dentro do no nosso Sporting!!!

      • olha, eu acho exactamente o contrário. se me convidassem para uma ‘lista’ a uma semana das eleições diria exactamente o mesmo (e isto não é uma crítica ao BdC)!

      • Se não é uma critica ao BNC? é?
        O que eu li na resposta…. é, não me atravesso, tenho uma reputação e uma profissão que está à frente do meu eventual Sportinguismo.
        Logo…. não serve!
        É esta a minha ideia… quem for para o Sporting têm que ir de corpo e ALMA!!!
        Se mas nem meio mas!
        Songue se calhar também não és o género de Homem para ir para o Nosso Sporting!! ;)

      • isso é tudo muito bonito, mas temos de ser ponderados. o tipo já demonstrou respeito pela instituição e pelo BdC ao permitir que ele o usasse como bandeira, ainda que apenas decida depois de o BdC ganhar as eleições, depois de falar com ele com mais calma, discutir o projecto, ideias, etc.

        se tivessem passado pessoas ponderadas e com verdadeiro respeito pelo SCP (mesmo que fossem de outros clubes) nos últimos 30 anos, tenho a certeza que não estávamos assim.

    • O Grande João de César Monteiro!!! Paz à sua alma…

      Nunca mais me esqueço daquele filme, em que ele era ator e vai à banheira onde uma gaja esteve a tomar banho e agarra num pintelho que estava no ralo e diz… “Hummm, um pintelhinho…”

      Espero mesmo que essa canalha que tem destruido o nosso amor SE FODA e DESAPAREÇA do SCP a partir do dia 23 de MArço!!!

      O nosso 25 de Abril vem aí!!!

      Viva o Sporting!!!

  24. Marco não tenhas medo… é o medo que nos têm levado a ficar sentados a ver os Filhas da puta do Tripeiros e os Paneleiros dos lampiões a ganhar…. e uns quantos nojentos escroques de merda de uma lagartixas a foderem-nos a torto e a direito todos estes anos!
    Se não resultar mesmo assim…. ao menos podes dizer que tentaste caralho!!!
    Não tenhas medo!
    Viva o Nosso Sporting!!!

  25. MANUAL DE COMO SE APANHAR UM COGUMELO!!! by Ricardo Sampaio!!!

    Lição nº 1!!!
    ______________________________________________

    Posted by Nuno Cabral on Março 19, 2013 at 5:21 pm

    Oh anormal, queres saber qual é o meu número de sócio???
    Aqui vai 12451

    Posted by Ricardo “Eu serei Peyroteo só por mais 5 dias” Sampaio on Março 19, 2013 at 5:23 pm

    E tens as quotas em dia, não é?
    .
    Posted by Nuno Cabral on Março 19, 2013 at 5:26 pm

    em todos os meus anos de sócio, nem uma falhou…apesar de em alguns meses bem me tinha dado jeito o dinheiro extra!

    Sacrificios catraio…tu não sabes o que isso é

    _____________________________________________

    NOTA: O nome do sócio nº 12451 do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL É….
    ANTÓNIO MANUEL LEITÃO ALMEIDA – Sócio Efectivo, 7 votos!!!

    Aqui o Catraio bem te “fodeu”… COGUMELO!!!

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA… PUMBA! VAI BUSCAR!!!

      • Eishhhhh… Lindo!!! Obrigadão… agora emocionei-me com essa!
        Já agora… por acaso… viste por aí o “sócio” Nuno Cabral??? ;)

      • Sei que o vou ver por aqui até dia 23 de Março de 2013, e que depois dessa data nunca mais lhe vou colocar a vista em cima. E não será por eu deixar de frequentar o Cacifo, if you know what I mean.

  26. Vamos lá ver uma coisa. Deixando as “cores” do meu candidato de lado (nunca escondi) e respeitando quem tem opiniões diferentes, aqui vai:

    1) o que é que une as candidaturas? Redução de custos, aumento de receitas e aposta na formação. Os métodos que cada candidato tenciona aplicar ninguém sabe nem tem que saber. Não somos melhores nem piores gestores do que os candidatos. O que queremos são resultados práticos desses métodos e cá estaremos para analisar os mesmos. Eu tenho o hábito de acreditar naquilo que me dizem, desde que sejam honestos e sérios, qualidades que revejo nos 3 candidatos.

    2) em que é que diferem? Entrada de capital na SAD e auditoria de gestão. Acredito que, devido à popularidade desta questão, todos os candidatos vão acabar por fazer a auditoria. Aqui a divergência está em perceber se é uma convicção ou se é uma reacção. Acredito que BdC e Severino fazem-na por convicção e Couceiro faz por reacção, até porque não havia nada no seu programa sobre este tema. Sobre o capital da SAD, ninguém sabe quem são os investidores de cada um. Nem tem de saber. Mas sei uma coisa. BdC garantiu várias vezes que os tem, os outros creio que não. E se garantiram, nunca foi de forma clara e peremptória.

    3) Olhando para as questões supérfluas (ou não) chegamos aos rótulos. Quem apoia Couceiro acredita que o BdC é um malandro, vigarista e com um passado obscuro. Quem apoia Couceiro, acredita que ele é uma marioneta, um capataz e um subserviente que cede a pressões. E é aqui que as pessoas perdem a coerência. Os primeiros simplesmente não conseguem encontrar nada que justifique o rótulo de vigarista e acabam por confundir arrogância e populismo com vigarice. Os segundos têm factos que indiciam a ligação do Couceiro a várias pessoas ligadas à propalada continuidade. Desde já, os apoios públicos…Dias da Cunha, Roquette, Carlos Barbosa e mais alguns que não me lembro agora. Depois, a própria afirmação do Couceiro sobre “ceder a pressões”. De seguida, a afirmação do Godo onde diz que só não se candidata se surgir um nome “credível”, e a verdade é que ele não consta como cabeça de nenhuma lista. Por fim, a ausência do responsável financeiro na sua lista. É muita coisa junta para ignorarmos. Mas Reafirmo que isto são indícios e nunca certezas.

    4) Concluindo o meu raciocínio, eis o seguinte: não pode haver nenhum sócio que discorde das ideias principais do BdC. Simplesmente não pode, porque senão desejariam o mal do Sporting. A manutenção da maioria da SAD é uma vantagem para o clube. E quem defende a perda da mesma nestas circunstâncias de desvalorização do clube está, sem perceber, a passar um atestado de incompetência ao próprio Couceiro. Só vende em baixa quem não é capaz de valorizar. Depois, a auditoria de gestão. Qual é o sócio que não quer perceber se houve irregularidades? Só quem é conivente com as mesmas. Portanto, concluo que quem vota Couceiro, das duas uma: ou é conivente com as gestões anteriores ou simplesmente não gosta do estilo do BdC. Porque nas ideias principais, se há candidato que coloca os interesses do clube nas suas prioridades, esse candidato é BdC. Ninguém me convence do contrário.

  27. jOSÉ COUVEIRO… a enterrar-se no desporto desde a mais tenra idade!

    A sério! um gajo que nem nas putas com café com leite teve sucesso e ainda há gente que vai votar nele.

    Um gajo que confessou ter sido “empurrado”

    Um boneco nas mãos da banca e que conta na sua equipa e entre os seus apoiantes dos mais chulos de entre os croquettes…

    Uma nulidade incapaz de dizer whatever de substancial…

    A sério…. OS sÓCIOS DO SPORTING NÃO PODEM ESTAR REDUZIDOS A ESTA NULIDADE…

  28. Como funciona a atracção desta malta por um microfone e/ou uma camara de tv:
    Dias Ferreira, na RR, não tem informação e não quer ser injusto com ninguém MAS tem dúvidas sobre o tema do adiamento da informação de quem vai ser o presidente, devido aos votos por correspondência. Isto é, não sabe nada sobre o tema mas um microfone à frente é uma tentação…

  29. Não consigo perceber como num clube falido há quem se oponha àquela que é a melhor e mais corajosa medida de Couceiro: perda da maioria do capital da sad. Mas já ninguém se lembra quem eram o Manchester City ou o PSG há poucos anos atrás?

    • Chama-se “Amor ao clube”
      Chama-se “Associativismo”
      Chama-se “os sócios tem a palavra”

      O achas que o Sporting não é mais que um simbolo? Falido está é o teu sportinguismo mas é… Pó caralho mais o fantoche Couceiro!

    • E pronto, começam as comparações com clubes cuja história nem se compara à do Grande. E nem sequer é preciso trazer à baila as modalidades, podemos ficar logo pelo futebol.

      Vá, esqueceste-te do Málaga… Ah, pois foi, esse deu para o torto. Mas psiu, não se diz nada a ver se enganamos os burros dos sportinguistas..

  30. O Cacifo é do Caralho!

    Prova disso (mais uma) é que, desde que este post foi para o ar, a participação no inquérito disparou e já conta com mais 192 respostas, para um total de 394!

    Mais uma vez, muito obrigado a todos por participarem!!

    Tenho a dizer que o essencial da projecção não se altera. Prevê-se a vitória da lista “B” com uma maioria absoluta confortável. O mais significativo foi a evolução da margem de erro global, dos 17% para os actuais 11,5%.

    Espero que a adesão que mereceu esta simples iniciativa tenha eco na afluência às urnas no dia 23. Para quem passou boa parte destes dois últimos anos com vontade de “invadir Alvalade”, esta é a vossa oportunidade!… Vamos todos EM MASSA votar e defender o nosso Grande Amor!

    SPORTING!!

  31. Excelente post, só não é perfeito devidon à tua “nota pessoal”.
    Cada um é livre de votar em quem bem entender, para ser sincero ainda estou indeciso, no entanto acho de má fé afirmar que Couceiro caso seja eleito vai ser da continuidade. Ao afirmares isto estás já a deitar lenha para a fogueira.
    José Couceiro já deixou bem claro, e só não vê quem não quer, que é totalmente contra a politica que tem vindo a ser exercida no clube na ultima decada. Prova disso é a tua sondagem que supostamente afirma que os que votaram em Godinho Lopes nesteas eleições iram dividir-se entre BdC e JC, praticamente 50-50… Será justo afirmar que BdC também podera ser da continuidade?! Não me parece!
    Independetemente de quem ganhar vamos ter que dar tempo, bastante, para este impor as suas ideias e tentar tirar o clube desta crise.
    BdC ou JC um deles será eleito e será o meu, o nosso presidente.

    SL
    AndreSCP

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s