Identidade

Diz que quem quiser tentar ter este símbolo de volta, deve clicar aqui e assinar a petição.

Anúncios

265 thoughts on “Identidade

  1. A identidade não é só feita de símbolos. Cresci a adorar o símbolo antigo e é naturalmente aquele com que mais me identifico, mas antes desse já outros houvera que foram modernisados. Se este símbolo é o que mais diz à nossa geração, o novo é o que mais diz aos mais novos. E os mais novos são o futuro do Sporting…

    • Sporting?! Sempre, é verdade isso que dizes mas o símbolo anterior foi usado pelo Sporting desde 1930 até 2002, com duas ‘nuances’:

      A primeira foi a colocação das letras SCP por cima do símbolo em 1945, num objecto – este sim, o símbolo mais lindo de todos os tempos – que perdurou até à adopção do actual.

      A segunda tem a ver com a criação de um símbolo para as comemorações do cinquentenário em 1956, tal como veio a fazer-se para o centenário.

      Não só este é o símbolo que diz mais à nossa geração como também a todas as gerações anteriores. Mais, este é o símbolo que estava nas camisolas dos atletas desde 1930 (e desde 1945 com as iniciais por cima), logo acompanhou o tri e o tetra, os Cinco Violinos, os campeonatos de 4 em 4 anos, a Taça dos Vencedores das Taças, as muitas conquistas no atletismo, andebol, hóquei em patins, basket, futsal, voleibol, entre muitas, muitas outras modalidades.

      Muito mais do que um “símbolo de uma geração”, este é o autêntico símbolo do Sporting Clube de Portugal de todos aqueles que não têm memória do que era o Clube antes de 1930 (e daqui a minha vénia respeitosa ao Prof. Moniz Pereira, que perdeu a companhia e amor de uma vida) e que não se revêem num símbolo criado por razões de marketing.

      Concordo com o que dizes em relação aos mais novos. Acho é que os mais novos devem procurar encontrar as razões para essa identidade/identificação na nossa riquíssima História e não sujeitar e condicionar essa História ao avanço dos tempos.

      Sporting Sempre

      PS: Devemos ser o único Clube grande na Europa que alterou o seu símbolo. Em Portugal recordo apenas dois exemplos: O Alverca e o Campomaiorense.

      • esse não é o símbolo que esteve nas camisolas essas décadas todas. O emblema nas camisolas variou muito ao longo dos anos, sempre parecido com esse, mas muitas vezes muito diferente. Eu sei porque tenho camisolas do Sporting desde os anos 1950 até à actualidade… e muitas vezes tem pouco a ver com o proposto agora, que no fundo é o emblema estilizado dos anos 1990 utilizado APENAS nas camisolas Sailev, que eram apenas semi-oficiais!!!! Quem não acredita, veja com atenção os emblemas no meu site (verdebranco.net), nas páginas das camisolas das diversas épocas, e ainda na página das Saillev.

      • Que site fabuloso… já pensaste contactar alguém no Clube para permitir às pessoas ter um acesso directo?

        Btw, eu tenho algumas coisas do andebol do final da década de 90: duas camisolas do (uma branca e outra listada), dois calções, dois fatos de treino (um de guarda-redes e outro de passeio), e t-shirts (cinzentas) de treino.

        Tenho (ou melhor, tem o meu irmão) depois duas camisolas com algum significado especial… a do jardel quando de quando marcou o golo ao vitória de setúbal quando o niculae se lesionou; e uma do andré cruz com o escudo de campeão.

      • Concordo e mais ou mal comparando. O símbolo da coca cola já sofreu muitas alterações e volta sempre à original para que nunca se perca a verdadeira identidade e a que as pessoas se identificam emocionalmente.
        Num momento de mudança de paradigma julgo ser a altura certa para voltarmos ao nosso Emblema original.
        SCP ;)

  2. eu sou apologista do simbolo novo, mas com o leao branco!
    aquele leao amarelo, ou dourado ou seja lá qual for a coe não dá com nada.
    mas o simbolo é mais moderno e adequado aos novos tempos.

    P.S. o problema de assinar qq coisa na petição publica é que depois enchem-nos a caixa de mail de publicidade e tretas afins…

  3. Relembrem-me só uma coisa;
    Aquando da alteração do antigo símbolo para o actual, os sócios foram metidos ao barulho? O caso foi discutido e aprovado em assembleia geral?

    É que tenho a sensação de me ter deitado um dia com o símbolo antigo no pensamento e de ter acordado no dia seguinte com este actual símbolo, imposto pela falecida dinastia roquettisma mas como já lá vai algum tempo, posso estar enganado…

  4. Não percebo porque é que insistem tanto nesta questão. O nosso símbolo atual é bonito e mais moderno, porquê voltar ao antigo (que até considero simples demais)? Até compreendo que queiram mudar o leão para branco em vez de amarelo, mas agora voltar a um símbolo já desatualizado… Em muitos outros clubes modernizaram os seus símbolos várias vezes e não houve problema. Como já foi dito, o antigo pode ser aquele com que os mais velhos mais se identificam, mas os mais novos identificam-se mais com o atual. Não podemos viver sempre agarrados ao passado.

    • targ, como digo mais acima, não me recordo de nenhum grande clube europeu a alterar o seu símbolo. Mesmo nenhum.

      Recordo-me é de clubes completamente artificiais como o Campomaiorense e o Alverca fazerem-no mas isso é tudo menos exemplo relevante.

      O que seria se ao símbolo do Barça retirassem a bandeira da Catalunha ou a cruz da cidade de Barcelona? O que seria se alterassem o símbolo do Real Madrid (esse sim, completamente datado. Veja-se a forma como as letras de MCF estão dispostas que é mesmo ‘old school’)? E a cruz de Milão no Milan e Inter?

      O único clube que me vem à memória ter alterado o seu símbolo é o Manchester City mas esse não é nem um grande clube europeu nem é o tipo de clube que me mereça respeito. Clubes-cueca de milionários árabes não…. hoje ganha e está tudo bem, amanhã perde, borra e tem que mandar fora.

      Sporting Sempre

      • A sério? Dou-te logo o exemplo de um dos maiores clubes do mundo: Manchester United. Se não me engano mudaram 3 vezes, e nunca vi nenhum adepto a dizer que quer voltar ao antigo (não que tenha muito contacto com eles, como é óbvio). Outro? Arsenal. Mais alguns? Real Madrid – sim, mudaram-no várias vezes -, PSG, Barcelona… Como vês, muitos dos que pensas nunca terem mudado os seus símbolos mudaram-no várias vezes.

        Pode não acontecer muito em Portugal, mas no resto da Europa a modernização do símbolo é um processo natural.

        De qualquer maneira, claro que não penso que isto seja um assunto muito importante nem urgente, e muito menos mais um razão de divisão entre os Sportinguistas. Prefiro o símbolo atual, mas se por acaso acabarmos por voltar ao antigo aceitá-lo-ei.

      • Targ, Litos e valverde, obrigado pelas vossas respostas. Acho que nos casos que relatam há alguns relevantes e outros que nem por isso.

        O exemplo do Man Utd que o targ refere eu desconhecia por completo. O Arsenal apesar de ter evoluído o seu símbolo recentemente, sei que durante muitos e muitos anos usava apenas o canhão na camisola.

        Admito que em Inglaterra talvez sejam mais arrojados do que em qualquer outro lado. Aí, também, é o país onde o “futebol moderno” mais se instalou: estádios com lugares sentados, circuito fechado de televisão (CCTV) para controlo dos adeptos, maioria de equipas com estrangeiros, magnatas árabes e russos a brincar aos futebóis, etc. Reconheço que é, sem dúvida, a liga de futebol mais espectacular e imprevisível mas é, para mim, de longe a mais artificial. Esta é uma questão de gosto pessoal.

        Já quanto aos restantes clubes, a situação é diferente: O Real Madrid tem o seu emblema estabilizado desde os anos 30 (ao qual juntaram a coroa real mais tarde, após a guerra civil). Desde então a única coisa que mudou foi a cor da barrazita diagonal. O Barça mudou apenas uma vez desde 1910 e foi na altura do regime franquista. Em nenhum dos casos o símbolo mudou para modernizar mas sim por necessidade e imposição política.

        Outro caso que não referiram e que reconheço que também desconhecia era o da AS Roma. Recordo agora, à posteriori, do símbolo ser apenas a cabeça de uma loba. Creio que as alterações ao símbolo da Juventus são apenas cosméticas e mantém-se a forma do símbolo, tendo-se apenas alterado um aspecto para dourado.

        Quanto ao PSG, o que se passa é o mesmo do Manchester City e sinceramente não gostava de estar a comparar esses exemplos ao do Sporting.

        Pegando nestas evoluções, também os nossos rivais em Portugal foram alterando o símbolo. A questão essencial aqui para mim é capitalizar no símbolo mais conhecido de todos e que representa o período mais dinâmico e triunfante do Clube, ou seja, criando um elo de ligação simbólico entre o nosso passado e o presente e futuro que queremos seja melhor e mais profícuo ainda. Extrapolando, por alguma razão Portugal usa há séculos os castelos e as quinas e não se modernizou.

        Fiquem bem e SL
        Sporting Sempre!

        PS – desculpem a resposta longuíssima mas é também resposta a outros comentários aqui, como a do valverde.

      • Hic Svnt Leones, é verdade isso que dizes.

        O Franco não gostava muito da ideia de autonomias para as províncias espanholas e proibiu as línguas autonómicas durante o seu regime. Em espanhol escreve-se “Club de Fútbol” enquanto que em catalão escreve-se “Futbol Club”. Logo em 1974/75, com a morte do Franco, o Barça mudou a grafia para o catalão. O símbolo apenas mudou de CFB para FCB.

        Sporting Sempre

  5. É evidente que associamos o símbolo antigo a momentos de glória que o símbolo novo ainda não viveu. Mas o novo é mais bonito em termos estéticos. Os mais novos preferem-no. A minha filha mais velha nem hesitou na preferência em relação ao mais recente. Portanto, prefiro que se mantenha o atual.

    • jonascp, desculpa a insistência, até porque falei em coisas semelhantes mais acima: estou certo que se consegue fazer símbolos mais bonitos e modernos para Barça, Real Madrid, Inter, Milan, Juventus, etc…. até mesmo para lampiões e tripeiros. Duvido é que os adeptos aceitem e se revejam.

      Em todo o caso, e apesar de apoiar esta iniciativa, espero que este não se abra mais um campo de batalha no Nosso Clube. Apesar de o símbolo antigo ser para mim incomparável em beleza, também não preciso de fazer disto o meu cavalo de batalha.

      Sporting Sempre

    • Não sei se os mais novos o preferem, isso não se consegue dizer assim. Consigo dar como exemplos um sobrinho e dois alunos meus , os 3 adolescentes e maluquinhos pelo Sporting que acham o símbolo actual feio.

    • Pode se fazer um redesign do anterior com características estéticas mais actuais… Sem ter que ser o que está.
      Mais… Este símbolo novo para mim tem um erro grave de linguagem. Diz no topo Sporting. Mas nós somos Sporting Clube de Portugal , certo?!! E as riscas estão na camisola não necessitam de estar em repetido no símbolo.

  6. Não acho que os problemas do Sporting se devam a este novo simbolo !
    Até sou da opinião que foi bem modernizado para representar as nossas futuras conquistas.
    Eu pessoalmente identifico-me com o novo emblema !

  7. Mudar para quê?
    O antigo ficou-nos na memória com carinho, mas novo é mais bonito.
    Siga a rusga mas é. Temos muito mais que fazer. Existem mil e um problemas para resolver e estão a arranjar um tema que não interessa nada para a situação actual do clube.
    Às tantas fazem uma petição para contratarem o Jordão, o Manuel Fernandes, Balakov e Iordanoves para jogarem na próxima época.
    S.L.

  8. Mais do que o símbolo do SCP o que eu gostaria de mudar era o Inácio para outro lugar. Quem sabe para o Dragão. Acho inaceitável que alguém na situação profissional em que ele se encontra ter aceitado integrar a lista do BdC. E agora? Quando o Moreirense visitar Alvalade por quem torce o Inácio? Alguém acha isto aceitável? O Inácio é muito sinceramente para mim, a pedra no sapato de Bruno de Carvalho. Para além de não lhe reconhecer competência para o cargo, até hoje não sei se ele é do SCP ou do FCP. É uma espécie de Futre…

  9. No meu entendimento, a imagem do nosso clube, quer seja do símbolo (ou emblema) – ver aqui http://www.forumscp.com/index.php?topic=28978.0, quer seja do equipamento de jogo (e não só) – ver aqui http://sporting-anossapele.blogspot.com/, tem sido sempre quase sempre bem defendida!… de forma única, como só os sportinguistas sabem fazer, resultando daí orgulho acrescido para e pelas nossas cores!!
    eu também, pelo facto de assim ter conhecido o nosso leão, serei um eterno apaixonado pelo nosso anterior símbolo, o qual reproduzi “n” vezes em papel, madeira, alumínio (… esgotando assim a paciência aos meus professores de “educação visual” e de “trabalhos manuais / oficinais”, mas não deixo de reconhecer a mestria como que o mesmo tem evoluído e sido actualizado (… e isso já aconteceu por diversas vezes), em oposição (se necessário for chamar estas criaturas menores à colação) a uma águia e a um dragão anacrónicos…
    em suma, acho saudável q o discutamos, mas sejamos razoáveis e n obcecados, nem esgotemos preciosas energias!
    como disse recentemente BbC, quando questionado sobre a hipotética pintura das cadeiras (ideia que considero tão descabida como toda a tinta que se gastou em redor dos mastros – ao ponto de ser “aquilo” que um nosso vice tinha em dada altura como tarefa primordial…), “a minha preocupação é enchê-las de sportinguistas”!

  10. Os mentecaptos e imbecis que mudaram o emblema do Sporting não tinham qualquer noção do que é o sportinguismo e quase de certeza que nem sportinguistas eram. O Sporting é amor ao emblema e à camisola, por isso não se muda o emblema nem a camisola. “Modernizar” e “evoluir” o emblema? Mas por acaso o emblema de sempre do Sporting estava fora de moda ou tinha perdido o prazo de validade? Nessa lógica também tem que se evoluir a camisola. Aquelas riscas horizontais verdes e brancas não estarão fora de moda? O Sporting nos primórdios pode ter tido outros simbolos e outras camisolas porque não tinha uma identidade definida. Mas a verde e branca é usada desde 1928 e o símbolo talvez 1930. Foi usado durante 70 anos. Não se muda de identidade como quem muda de camisa. E foi o que fizeram. Mudaram a identidade do Clube e muita gente deixou de se identificar com ele. As empresas é que de tempos a tempos mudam a imagem e o logotipo. O Sporting não tem clientes, tem adeptos apaixonados. E não existe emblema e símbolo mais bonito no Mundo do que o estilizado com o leão branco. Aquele tamanco que anda na camisola não lhe chega aos calcanhares.

    • O roquettismo feriu de morte a nossa identidade, transformou os sócios/adeptos em clientes/utilizadores, destruiu um estádio mítico, alterou o símbolo, destruiu pavilhões, fechou modalidades, dispersou os atletas por vários polos… criou um fosso que simboliza o afastamento entre a massa adepta e o clube, em suma, criou danos a meu ver irreparáveis…

  11. Palpita-me que o clube tem um milhar de assuntos mais urgentes para tratar do que isto.

    Já agora, curiosidade: porquê voltar a esse símbolo (de 1945, se não estou em erro), e não voltar ao símbolo de 1907? Ou ao símbolo de 1913? Ou ao de 1930? E vamos fazer uma assembleia geral para votar todos? Como querem fazer?

  12. Tem razao om Samuel b! Ganhem juizo caralho! O simbolo mais recente é LINDO!! è mesmo á Sporting andar-se a preocupar com banalidades destas! parece os velhois do restelo: No meu tempo é que era, o simbolo antigo é que era,bla bla. Nao comecem a preocupar-se com o que interessa (futebol e as finanças do clube) e vamos longe.

    Sempre preocupados com banalidades! é pelo simbolo que nao ganhamos. que tristeza!!!!

    Chamem o claudio ramos para ver se as cuecas do bruno fazem pandam com o simbolo! por amor de deus!!

      • Gord_ilo,

        É claro que não é para ser assim. Mas há coisas bem mais importantes e bem mais urgentes!

        Deixemo-nos destas pequenas coisas (sim pequenas quando comparadas com as que neste momento merecem urgência) e vamos mas é arrepiar caminho para a glória!!!

      • Samuel, arrepiar caminho para a glória, concordo a 300%! Já estou a tentar arranjar maneira de ir a Braga ver o jogo para a semana, apesar de serem 800km a meio da semana….

        Não considero que se tratem de pequenas coisas (muito menos “banalidades”) mas sei ver que há outras mais prementes.

        Sporting Sempre

  13. Este assunto não deve ser motivo de discussão nem de petições publicas. Este que anda na camisola é ilegal. O Bruno de Carvalho como presidente tem autoridade para repor o nosso símbolo de sempre, da mesma forma que este lá apareceu. Da noite para o dia sem necessidade de debates e consultas que só servem para dividir.
    Este é o simbolo do lambuçismo.

    • Atenção aos problemas que tal medida pode ter do ponto de vista legal com todos os fornecedores e revendedores de material desportivo do clube.

      Apesar de gostar muito do símbolo antigo faria sentido avaliar um estudo de mercado junto de sócios e adeptos para avaliar os reais beneficios do regresso ao velho símbolo, bem como evitar consequências negativas para os nossos depauperados cofres.
      SL
      José

      • Focaste um ponto muito importante!
        Mude-se e o resto que se foda!… Realmente não entendo este reaccionarismo contra o nosso simbolo!
        400M€ de passivo e o simbolo é que é urgente rever…
        “sportinguices” (com “s” pequenino)

  14. Indiferente.Embora,por muito que possa ser uma ideia tresloucada,eu optaria pela criação de um novo simbolo que preenchesse os requisitos do antigo simbolo com o atual,mas claro com a devida concordancia,quer pela sua própria aceitação quer pelos mesmos em assembleia geral.Ou seja um simbolo à lá Bruno,mais lá para a frente assim que tivermos confirmada a sua competência,um louvor vá…

    P.S.:My opinion…

  15. Ontem deixei aqui um plantel possível para a próxima época e visto que precisamos de um PL matador que em meia oportunidade faça 1 golos deixo aqui um vídeo do jogador que senta Jackson Martinez na selecção da Colômbia:

    • Assinou contrato com o Cruz Azul do México por 2 anos em Janeiro deste ano.
      3,6M pela clausula(suportável,mais que isso…),27 anos(tá no ponto,lol),o resto já se sabe…abanca o Jackson.
      Muito boa opção Leão.É de memorizar o jogador.Fiquei agradado.Pelo menos marca golos e fisicamente muito evoluido.

      • tem uma cláusula de 3,6, ou foi isso que o cruz azul pagou por ele?
        se custar apenas 3,6, então poderia ser uma excelente contratação, sim.

      • A última coisa que me preocupa agora é o avançado para o próximo ano.
        O Sporting fica, todos os dias, mais individado. São 470 M de euros de passivo. Por outro lado, está completamente elitizado, fruto de uma gestão de 17 anos que via em nós, sócios e adeptos, meros consumidores.
        Temos urgentemente que nos abrir aos adeptos, cativar novos sócios. Porque não pensar num plano para baixar o valor das quotas? Há muita gente que gostava de ser sócia mas que não pode. É que, não sei se já alguém pensou, o acréscimo de sócios poderia compensar a descida das receitas geradas por cada um…

      • Não percebo como é que num clube que tem dificuldades em pagar salários se pode dizer que um jogador de 3,4 milhões mais o que ganha no mexico e lá pagam bem pode ser considerado acessível. Acho que muita gente anda iludida. Quanto ao Bielsa sim senhor gosto etc mas neste momento o treinador do scp é o Jesualdo e se puder também ser no próximo ano também acho que deve ser.
        Criticou-se o duque e o godinho pelo cheque e a vassoura e já se quer andar meter tudo a andar outra vez…

      • João o problema não são as contratações nem o valor das mesmas,o problema é a competencia de como é realizada a elaboração dessa mesma contratação.

      • A competência na realização desta não baixa o valor da compra nem os salários bem como não faz aparecer dinheiro no scp para a fazer. A não ser que me traduza o que disse de outra forma não consigo entender o que quer dizer…

      • João eu bem sei que estamos em crise profunda,não dá para aventureirismos mas o que entendo é que os tais jogadores cirurgicos têm um preço,e esse preço não deveria ser mais de 5M,penso que quase na totalidade dos sportinguistas saibam que posições são essas,e a do PL é fulcral pois não temos na chamada formação e agora com a venda do Wolfs teremos que ir ao mercado,Ghilas já estava na mira antes da venda do Wolfs logo precisaremos de um PL além do Ghilas.
        Aliás dentro do valor que o Bruno apresentou para futuras contratações a margem não deve fugir muito dos 15/20M, que dará para 3/4 jogadores,contando com os que cá estão,poderá aumentar com futuras vendas.
        Mas para concluir só para dizer que se queremos um PL no enquadramento do Wolfs teremos mesmo que gastar esse(3,6M) ou mais por um assimilar.Se bem me lembro o Ghilas serviria num bom apoio ao Wofs.Temos é que encontrar outro Wolfs ou melhor,qualidade custa dinheiro.Ao estilo do Éder vá.

      • O Éder foi de borla. E em termos de salários são quase de certeza mais baixos. A questão é que não sei se esse orçamento é só para contratações. Preferia que fossem atrás só de jogadores do campeonato português. Gostava que fossem também atrás do suk do marítimo. São mais baratos em passe e em salários e pelo menos não são um ponto de interrogação tão grande.

        Nunca vi um jogo desse jogador e vídeos no youtube nada me dizem e não deviam dizer a ninguém com responsabilidades em contratar.

    • Baixinho mas resistente e finalizador em tom de análise…A parte mental deste jogador é que não ajuda muito….em parte indisciplinado,resta saber se cria mau ambiente no balneário ou é mais um “João Pereira” que não vai muito à bola com os bois de preto e que tem muita virilidade,penso que seja mais a ultima,fácil de ser trabalhado.

    • Esse gajo só era dos mais bem pagos a jogar na Argentina quando estava no Racing,na altura falou-se pos tripeiros e para além do mais o gajo já teve vários problemas disciplinares…ele é louco!lol!Mas sim precisamos de um ou dois avançados para o ano…por mim seriam Ghilas e um Vossen também era bem vindo!

      SL

      • Olha a nalcriades…pronuncia-se Postman, não confundir com remetente.

        O gajo é um crack, ele só deixa o defesa cortar mesmo á última, e só alguém com um perfeito timing permite tal, repito, perfeito, e como é que perfeito pode ser mau ?
        Não valorizamos suficientemente o desenvolvimento processual das jogadas, só olhamos para o término das mesmas, ele arrrrrrrasta os defesas como ninguém, e marca golos de bike.

      • Esperemos que não estejas a falar deste ultimo jogo. Porque se fosse para escolher entre postiga e eder neste jogo eu também escolhia o postiga visto que o eder está lesionado e só volta na próxima época

    • Claro.
      Basta pensar nos milhões de símbolos em tudo o que é equipamento, placas, sinais de aviso, cartões de sócio, merchandising, etc… não me parece que estejamos mesmo em tempos de gastar dinheiro com isso.

    • Este assunto vai ser já a primeira “festa”. A CS vai andar de volta disto como cão no osso. Esta será ja a primeira prova a BC, para vermos se ele consegue estancar isto já desde o inicio, antes que o transformem num problema!

      Na minha opinião inacio daria uma grande prova de profissionalismo se ficasse no moreirense e ajuda-se naquilo a que se propôs.

      No entanto, e dada a importancia das funções que terá no sporting, se calhar havia de se dedicar já de inicio a 100% ao projecto. Até porque a proxima epoca prepara-se é agora.

      E não tenham duvidas de uma coisa…se o ano que vem começar a correr mal, uma das farpas que teram para mandar é a de que um membro da sad do sporting só começou a trabalhar mesmo em cima do inicio da temporada…que não teve tempo para fazer o trabalho de casa, e ai sim teremos um problema….

      • O Inácio é uma versão menos simpática do Futre. Ele é do FCP, ele é do SCP, ele é do Moreirense. Mas o que realmente me incomoda é a falta de honestidade intelectual quer dele, quer de todos aqueles que não comentam esta situação. O homem é candidato ao lugar de director desportivo! Um cargo executivo e talvez um dos mais importantes cargos no SCP, e ele vai estar a meio tempo!?!?! Mas isto é normal? E o que dizer de alguém que aceita colocar-se nesta situação de ser treinador de um clube e director desportivo de outro? Será alguém honesto? E por quem vai ele torcer no próximo SCP – Moreirense? E se o SCP ficar fora da Europa por causa de ter perdido em causa com o Moreirense? E se o Moreirense descer por ter perdido em Alvalade? Mas ao que parece, ele não tem qualquer tipo de dúvida. Hoje o treinador do Moreirense fez capa em dois jornais enquanto diretor desportivo do SCP! Em grande!

    • intriga?nao te faz confusão que um integrante da SAD do Sporting seja treinador do moreirense?Nunca vi um director desportivo a ser treinador noutro clube…

      • Acho uma piada enorme à mediatização que estão a fazer sobre este assunto. Quantos jogadores são contratados no meio da epoca e só vão para o clube no final e pelo meio tem que jogar contra esse mesmo clube que o contratou? Aí ninguem fala e ninguem questiona o profissionalismo do jogador. Enfim, tudo serve para estes roquetes de meia tigela.

      • Não vem mal ao mundo de mudar de clube e defrontar o próximo antes de se mudar.

        Podia apenas ter-se resguardado, não aparecia na noite eleitoral e não dava entrevistas aos jornais antes de sair do Moreirense.

      • A azia quando sobe ao cérebro tem estes efeitos…

        O homem ainda não está no Sporting, nem vai estar quando jogarmos com o Moreirense. Se se tivesse demitido do Moreirense já andavam os aziados a dizer que o Inácio é um fraco, que desistiu… Enfim, boa sorte ao Inácio, que ganhe os jogos todos menos um, e no final da época cá nos encontraremos.

        Caros aziados, desamparem a loja e vão mas é dar festinhas ao ROC, ao Diogo Matos, ao Mario Patricio e já agora àquele gajo que deu a volta ao mundo, eles precisam muito do vosso apoio neste momento dificil da vida deles…

    • Mais ridículo do que o barulho à volta desta questão do Inácio é o que eles escreveram no dia a seguir à eleições, desde “Bdc tem o trabalho facilitado” até ” quase todo o plantel tem mercado”, passando por aquilo que o Bdc pode beneficiar com “a internacionalização do SCP na China e na India”…

      • Inácio neste momento tem de optar entre o Sporting na Europa ou a não descida do Moreirense, a bem do seu futuro no nosso clube espero que tome a decisão certa…

  16. Como aqui disse varias vezes, apesar de apoiar BC não estava a espera que ganhasse…ganhou, mas mesmo assim muita gente não votou nele.

    Neste momento passamos de velhos conhecidos a mandar no sporting, para ilustres desconhecidos.

    Não tenham duvidas de que os velhos conhecidos tudo farão para arruinar a presidencia de BC.

    O Sporting desde à muito que deixou de ser um clube desportivo, e passou a ser uma seita com toques de maçonaria, pouco interessada no sucesso desportivo, e mais interessada em encher os bolsos. Isto pode ser comprovado facilmente com o passivo que o clube atualmente tem.

    Tenho convicção que temos de dar tempo para o Sporting se reerguer. BC tem de nos provar que não é mais do mesmo, tem de conquistar as pessoas realmente, porque a luta não se resume a ir a alvalade votar um dia. Não! A luta vai ser enorme e vai ter de nos envolver a todos.

    Ou BC nos conquista, ou a nossa frustação como adeptos será a arma principal da escumalha que arruinou o Sporting para retomar o poder.

    E com isto ainda só estamos a falar dos inimigos internos. Porque se essa parte se conseguir resolver…ui…ainda temos muito de lutar contra a comunicação social, contra benfica, contra porto, contra arbitros…

    Enfim…Muita tinta ainda irá correr!

    Mas estaria a mentir se não dissesse que tenho alguma esperança pela primeira vez em muito tempo…

  17. os lampioes já mudaram de simbolo 3 vezes.
    o barça já mudou de simbolo 2 vezes, mas apenas ligeiros melhoramentos, a essencia está lá sempre.
    o united já mudou pelo menos uma vez.
    (não são só os falecidos alverca e campomaior que mudaram);

    em relação ao milan e ao inter nunca mudaram, e é apenas o a.c. milan que tem a cruz da cidade no simbolo, o inter não tem, precisamente para distinguir.

    os equipamentos laranja é que é outra conversa, apesar de ser bonitos, é banir aquilo, nós somos um clube com crise de identidade, e até o equipamento alternativo tem que ter algo a ver com as cores. vejam os do celtic ao longo dos anos por ex…
    é a parte boa de ter a nike nos equipamentos desportivos

  18. Boas noticias hoje, Tomaz Morais e Freitas Lobo podem integrar a equipa de Bruno de Carvalho. A mim parecem-me claramente duas mais valias para a estrutura do futebol do clube.

    SL

  19. O Jusko contaminou o cérebro da malta….

    O símbolo vale pelo que simboliza. E isso nunca deixou de ser a coisa mais bela de todas.

    O resto é conversa de tasca, irrelevante e desejavelmente inconsequente.

    Os problemas que espero que BdC resolva são outros. Os amendoins devem ficar para outros tempos, menos sérios.

    E hoje em dia, infelizmente, este tema não é mais que uma escusada perda de tempo.

    • Ora pois. Volto a repetir: o símbolo actual, e na minha opinião de designer gráfico, esta muito bem conseguido. A minha questao é que nos tínhamos 3 símbolos míticos: a camisola listada, o velhinho Alvalade e o emblema anterior. Se pudemos recuperar alguma velha mística, que seja onde podemos! Vendo a coisa pelo lado financeiro, infelizmente parece-me impraticável.

      • Nada contra as convicçõe fortes, caro Jusko, estava de certa forma a elogiar a persistência dessa tua campanha, que respeito, e que vem mobilizando.

        Eu, que não tenho essa convicção (tenho outras, pois…), preferiria criar uma nova mística em torno deste símbolo, com este presidente, e por aí fora.

        Tenho outros saudosismos (ainda gosto de sentir Oceano perto da equipa, etc…), mas não tenho todos. Um Homem tem que conseguir sobreviver à actualidade… :)

      • Eu como designer concordo a 100%.
        Mais … Acho que o nosso Símbolo devia ter as iniciais do clube SCP e as listas estão a mais, essas, quero ve-las em todas as camisolas, nA primeira, segunda e na terceira :)

  20. e uma petição para voltar ao estádio antigo porque este também é imagem de 17 anos de gestão? e uma petição para se voltar a destruir a academia para os putos voltarem a treinar em campos miseráveis ao lado do velho alvalade? é que a academia também é uma imagem de 17 anos de gestão!

    deixem lá estar o novo símbolo. ou pelo menos dêem-lhe uma hipotese de glória com a nova vaga de dirigentes. aposto que vai ter sucesso e se vai tornar na imagem dum Sporting que mesmo contra tudo resistiu e foi feliz!

    SL

  21. Pingback: Simbolo / NextGen Series | A Pêra do Sá Pinto

  22. Gosto do simbolo antigo, foi com ele que nasci e aprendi o que é ser do Sporting. Mas entendo que é necessário uma “modernização”, se é que podemos chamar disso. Se o simbolo é bem conseguido ou não, isso depende do gosto de cada um já que não é possivel agradar a todos. Se o simbolo foi “imposto” de forma correcta, é outro assunto completamente diferente. Para mim faz sentido o clube modernizar-se e isso passa por algumas mudanças que nunca irão ter 100% de concordancia.

    P.S. Gosto do simbolo actual, se podia ser melhor podia mas não seria a mesma coisa.

  23. Vários assuntos:

    1- A alteração do símbolo

    Primeiro, que fique claro uma coisa: os símbolos não se mudam por a malta achá-los feios. Tem de significar alguma coisa e há significados que não são perceptíveis à primeira vista. Voltar atrás nunca pode ser opção porque significa “regressão” em oposição a “modernização”. Acreditem nisto que vos digo, até porque tenho experiência e formação em marketing. Por outro lado, não deixa de ser feio e, pior, não obedece a um critério lógico. Somos o Sporting Clube de Portugal e não o “Sporting Portugal”. O amarelo também não tem absolutamente nada a ver conosco. E isto leva-me ao ponto seguinte: o timing. O timing para mudar o símbolo é perfeito. Quer se queira quer não, houve uma mudança legitimada pelos sócios aliada à renovação da esperança que estava perdida. Portanto, o que proponho é o seguinte: deixemos de lado o símbolo anterior e alteremos para um melhor, mais moderno e que reflicta a nossa identidade. Por exemplo, mantendo o formato do actual símbolo (que é bonito) podemos acrescentar “Clube de” e, mudar a cor do leão para preto ou branco. Problem solved. E seria uma jogada de marketing brutal.

    2- Os lambuças

    Não me chateia mesmo nada que os não-apoiantes do presidente perspectivem um desastre da nova direcção. Eu também perspectivei à dois anos (apesar de ter dado o benefício da dúvida até as evidências provarem a minha razão). Mais, não vamos pedir união porque isso é conversa dos lambuças. A união já existe e foi legitimamente alcançada com a maioria nas urnas. Se 5, 10, 15, 20 ou até mesmo os 45% do Couceiro não quiserem dar o benefício da dúvida, é um problema deles. Mas não vamos andar aqui a pedir uma coisa que já existe. É estúpido e, repito, é conversa de lambuças para disfarçar incompetência. O presidente não precisa disso. Como disse, a união já existe e é 1000 vezes mais forte do que a “união” que qualquer roquetista tentou fomentar. Sabem porquê? Porque é genuína e não foi construída sob a promessa de tachos, benesses, interesses e outras merdas do género. A actual união partiu dos adeptos, nunca foi pedida e por isso é inquebrável por ser natural.

    3- Exigência

    Podia dizer que vou exigir ao presidente tanto como exigi aos roquetistas. Mas não. Vou exigir mais. A situação é demasiado grave para exigirmos menos do que a excelência em todos os processos de tomada de decisão. Obviamente que o presidente é humano e vai errar. E vai levar comigo por cada erro que detectar. A minha convicção é que as boas decisões serão tantas e tão boas que os erros não serão relevantes. Excepto se for em questões estratégicamente importantes para o futuro do clube. Afinal, ele pediu-nos exigência e é precisamente isso que lhe vou dar. E temos um programa de 120 medidas para avaliar. Usemo-lo.

    4- Jesualdo

    Para mim, tem 7 ou 8 jogos para mostrar o que vale. Se formos à Europa, conquistará o direito de continuar. Se não formos, dará ao presidente o direito de o despedir. Tão simples como isso. Pessoalmente, não acredito que consigamos atingir esse objectivo porque não acredito no treinador. Mas vou deixar este pensamento de lado e vou ver o que acontece. Mais uma vez, exigência. E se essa tem de ser aplicada a todos, o Jesualdo também está incluido nesse lote.

    5- Freitas Lobo

    Mais uma vez, há gajos que parecem parvos. LFL não vai mandar nem vai fazer parte da estrutura que tomará decisões. Nem sei se vem para o Sporting. Partindo do princípio que vem, acredito que será, no máximo, o responsável pelo departamento de scouting e que estará sob a alçada de Inácio ou Virgílio (um deles será o director de Negócios&Logística). A vir, será sempre uma espécie de conselheiro, que dará inputs cabendo ao presidente e ao responsável da área tomar a decisão de contratar ou não os jogadores que ele propõe.

    6- Bielsa

    Só um maluco é que não acha o Bielsa melhor do que o Jesualdo.

    • “Podia dizer que vou exigir ao presidente tanto como exigi aos roquetistas. Mas não. Vou exigir mais.”

      Claramente. Que isto esteja bem presente em todos aqueles que criticaram o roquetismo. Afinal, a quem se exige mais? Àquele em quem se confia ou àquele que nos desilude?

    • aquilo que dizes no ponto 5 diz tudo. basicamente é assim que funcionam (ou, pelo menos, deviam funcionar) os departamentos de prospecção: o treinador/direcção decidem que necessitam de contratar um determinado jogador, e esse departamento apresenta várias soluções à luz da necessidade e das possibilidades do clube, que poderão ser ou não ser ‘ouvidas’…

      quanto ao bielsa…

    • Caro Sá,

      Ponto prévio ( e já aqui o disse várias vezes) és do melhor que por aqui calça!

      Contudo permite-me discordar quanto à “regressão” do símbolo.

      O que é bom é para manter. Se isso demostrar um “back to the future” não me parece de todo mau.

      Que se lixem estas novas escolas de markting ( com todo o respeito), mas o que faz falta ( “é animar a malta”).

      Não creio que um regresso ao um símbolo ligado a conquistas, sucesso e paixão descontrolada possa por si só representar, neste caso, um passo atrás.

      Bem pelo contrário – “É NOSSO OUTRA VEZ!!!”

      Abraço,

      SL

  24. Done!!

    OFF TOPIC
    Estive agora um bom bocado a contemplar esta simples frase no rascord, talvez só agora é que me tenha realmente apercebido que não é sonho, é realidade:

    “Contratar um avançado será uma das grandes prioridades da estrutura liderada por Bruno de Carvalho.”

    • Acabei agora de ler que entre ontem e hoje já se inscreveram mais 220 sócios,é um bom começo sim senhor!”o Sporting é nosso outra vez!!!” caralho!!!
      SL

      • E até ao jogo contra o Moreirence mais 2000 sócios …
        Isto sim é a evidencia de termos um Líder à frente do nosso Sporting Clube de Portugal. É o inicio de um dos maiores e convictos movimentos de demonstração de força feita pelos Sportinguistas!!!
        Viva o nosso Sporting Clube de Portugal

  25. Está ” fazido ” :)
    Agora, no Cacifo, os meus dedos deslizam nas teclas enquanto escrevo … o teclado agradece-me todos os dias eh eh eh

  26. Como todo o respeito, discordo. Acho que é a primeia coisa que discordo do Cacifo desde há não sei quanto tempo (semanas, meses?). O símbolo é o mesmo, mas apenas modernizado. Nem acho que devamos apagar a nossa história e também acho que o próprio design do emblema que se quer ressuscitar nos remete a outra época, coisa que salta à vista de qualquer pessoa com olhos. Eu pessoalmente identifico-me mais com o outro mas creio isso é por já ter 38 anos e ter vivido o outro da forma mais intensa que se possa imaginar desde um Sporting-Cosmos em 1980…
    O nosso emblema de agora também é lindíssimo, não vale nada a pena por aí. Só mais contribui para a balcanização do clube. É uma polémica estéril!

    SL

  27. Meus caros Sportinguistas, Desta vez não contem comigo, é o símbolo que cresceu comigo de facto, mas, o novo é muito bem conseguido, e o que esta bem feito não se muda!
    Qualquer dia querem os jogadores com chuteiras de travessas!

  28. O símbolo NUNCA mudou ! O símbolo é o leão rampante ..esse esteve lá desde 1906 até aos dias de hoje !
    Este emblema é muito melhor e mais bonito que os anteriores ! tem escrito Sporting , Portugal , as risca verdes e brancas …esta la tudo que identifica rapidamente a que clube pertence !! E isso do ponto de vista comercial e internacional é muito vantajoso!!

  29. Votado. Pensava que era só eu que abominava alterações de imagem em instituições da grandeza do nosso SCP. Afinal há mais!
    Façam-se sócios!

  30. Nesta matéria não está em causa a análise estética, os símbolos como o nome indica, simbolizam algo, e este está intimamente ligado à ideologia roquettista e ao projecto de destruição do clube dos sócios para passar a ser dos accionistas.
    Rejeito o novo pelo seu significado, preferia o anterior, mas penso que não será possível nos próximos tempos devido à nossa deficiente situação financeira e porque também não vi esta questão abordada no programa eleitoral do Bruno.

    • claro anti-sad’s. Também entendo que este símbolo carregado de “modernidade” perdeu a sua carga.

      A única alteração que aceitaria seria focar apenas o contorno do símbolo interior do leão retirando o símbolo exterior onde estão o “Sporting” e “Portugal” e as três riscas verdes e brancas – não percebo onde se foi buscar esta ideia, mesmo. Por cima do símbolo interior poria então as letras antigas (ou as actuais) iniciais SCP. Isso sim, para mim, seria uma evolução a partir do símbolo de 1945.

      Uma última consideração sobre os tais símbolos que os grandes clubes europeus alteraram. Parece-me que as alterações nesses casos foram muito mais cosméticas do que no nosso caso. Veja-se os tais exemplos do Barça e da Juventus. Tá lá tudo, caramba!

      No nosso, o anterior símbolo era muito simples e distinto e acho que essa simplicidade deveria ter-se mantido.

      Por exemplo, a questão do “Sporting Portugal” não me diz nada. Nem o Clube é conhecido assim em forma curta, nem em designação formal, nem no jargão dos sócios e adeptos, nem pela imprensa e adeptos de futebol estrangeiros, nem por ninguém. Pegando na explicação que está no site do Clube (http://www.sporting.pt/Clube/Historia/historia_quintoemblema.asp), a inclusão do Portugal é que é uma coisa completamente nova. O Sporting é “Sporting” ou “Sporting Clube de Portugal” e quaisquer outras referências não estão correctas.

      Para efeitos de visibilidade internacional, o Sporting é efectivamente o maior dos vários Sporting’s existentes: o RSC Anderlecht é conhecido por Anderlecht e o Sp. Bastia, o Sp. Gijón ou o Sp. Kansas City não riscam para este caso. Para mim, na UEFA, em sorteios o Sporting deveria ser conhecido como ‘Sporting’. Em sorteios é obrigatório identificar entre parêntesis o país e ficaria algo como Sporting (POR). O Glasgow Rangers é, na verdade só Rangers FC; o Celtic Glasgow é o Celtic FC, o Inter Milão é o FC Internazionale, etc.

      Será difícil evitar o “Sporting Lisbon” na linguagem não-oficial mas não é preciso subvertermos o nosso símbolo para que os outros re-aprendam o nosso nome. O nosso nome tem de ser conhecido pelos nossos feitos e, caso necessário, que os dirigentes se mexam junto da UEFA de uma vez por todas.

      Sporting Sempre!

  31. Não tenho grande opinião sobre isto.

    Compreendo a “luta” do jusko (e de outros sportinguistas), e não ficaria nada atrapalhado se voltássemos ao antigo símbolo, mas reconheço que o novo não é feio de todo, aliás, é bonito.

    Acabo por concordar com qualquer decisão.

    • A ter algum fundamento esse rumor, tem de ser feito com pinças de lã!

      O Jesualdo tem de se sentir parte deste projecto ou entáo caga-se bem para esta merda e poderemos perder a Europa.

      Por outro lado, e se conseguir lá chegar é justo que continue.

      É um assunto delicado para a nova direcção confesso!

  32. Eu gostava de voltar ao símbolo antigo mas essa decisão talvez fosse gerar muita polémica, é que os nojentos que votaram Couceiro não perderiam essa oportunidade para começar a debitar merda aos quilos.

  33. Acho que deveria formar-se uma comissão de discussão apaixonada deste assunto na roulote das boas a partir do próximo jogo em casa ;)

    Este é o típico assunto que dá pano para mangas com uma cerveja na mão (ou dez)

    SL
    Sporting Sempre

    • Márcio, na minha opinião só um tom de verde mais o branco. Do símbolo do Centenário retira-se apenas o símbolo do leão e junta-se-lhe as iniciais do Sporting.
      SL

  34. É só uma ideia…

    De modo a não hostilizar os Sportinguistas com a questão do emblema, que tal na próxima época o departamento de Comunicação, Marca e Reputação homenagear o Presidente João Rocha colocando o emblema do Sporting dos seus mandatos nas camisolas e adereços do próximo ano…

    Penso que ng ficaria indiferente, eu por exemplo comprava uma camisola e um cachecol…

  35. OFF TOPIC

    Um aziado de um funcionário da Cunha&Vaz esteve a responder em directo no site do rascord a perguntas dos leitores (bem, de alguns leitores, eu fiz duas perguntas, não mereci resposta)…


    P: O que justifica o esquecimento ( com a colaboração de toda a imprensa )do passado empresarial do Bruno Carvalho? Tantas falências não foram consideradas importantes para a avaliação da capacidade de gestão da pessoa em questão, quando em causa está a capacidade de gerir um clube que tem um volume de vendas superior a 40M€/ano e um passivo superior a 400M€

    R: Penso que o passado empresarial de Bruno de Carvalho, seja ele qual for, não faz com que este deva ser eliminado da corrida à presidência do Sporting. Godinho Lopes também esteve envolvido no escãndalo da Expo e foi presidente. Os sócios é que escolhem quem querem a liderar o clube.

    P: A que corresponderão verdadeiramente os 45% de Jo´se Couceiro, tendo em conta a factualidade de que a maioria dos “notáveis” – ou seja, aqueles com mais expresividade no universo Sporting – votou nele? Acha que as sistemáticas declarações polémicas deles, aos media, vão continuar ou que, de uma vez por todas, vão assimilar que podem dizer «desculpem mas não comento»? Que papel terá Bruno de Carvalho neste aspecto particular?

    R:Penso que Bruno de Carvalho terá a sorte de não ter a oposição que fez a Godinho Lopes durante todo o seu mandato. Para já porque José Couceiro é um homem que dificilmente esperará cada derrota para atacar o novo presidente e também porque os seus apoiantes não são das claques, nem quejandos, logo também não irão para o estádio gritar contra ele.

    Estou a ver que esta merda ainda vai continuar algum tempo…

    • Não vejo como isto possa ter relevância.

      Se tivermos em conta todas as banalidades que o Record (entre outros) escreverá nos próximos tempos, mais vale nem pararmos com os antidepressivos.

      Daqui para a frente o que interessa são as acções positivas e é nisso que nos temos que concentrar.

      • Claro que é relevante! Não achamos que é porque, como sempre, somos os meninos bonitos que levam tudo a bem.

        É relevante por causa de títulos como:

        “Situação de Inácio não causa incómodo”
        Quem disse que causava?

        “Credibilidade de Inácio não é colocada em causa”
        Quem disse que seria colocada?

        “Bruno de Carvalho e Jesualdo picaram-se”
        Quando? Ontem? A semana passada?? Ah não espera, foi há dois meses…

        Se um estagiário qualquer destes fosse para um forum atirar umas insinuações sobre o PdC a ver se não lhe caia o carmo e a trindade em cima…

        Têm que começar a perceber de uma vez por todas que o Sporting, o seu Presidente, os seus Directores e os seus Sócios são para RESPEITAR!!

    • Ficam as perguntas que tentei fazer… pode ser que o sr. “jornalista” do rascord já tenha resposta e queira partilhar connosco aqui no Cacifo:

      Qual será a atitude de supostos notáveis, alguns dos quais declararam que, se dependesse deles “nenhum Bruno Carvalho se sentará na direcção do Sporting”?

      Acha que alguém que escreve “porque José Couceiro é um homem que dificilmente esperará cada derrota para atacar o novo presidente” deve ser levado a sério como profissional da informação?

      Tem receio que o papel activo deste jornal na campanha contra o novo Presidente do Sporting se possa reflectir negativamente nas vendas futuras?

      Se de facto as vendas se ressentirem, sente em causa o seu posto de trabalho?

  36. Por problemas com a net ( roguei qtas pragas havia ao servidor), só hoje consigo vir aqui cacifo. Antes de mais: sábado é daqueles dias para não mais esquecer….primeiro o nervoso miudinho de saber que era o tudo ou nada. depois, acompanhar na tv, os especiais e as reportagens. E finalmente, a espera, a maldita espera que mais parecia um deja vu! Fiquei até às 2 da manha para saber os resultados, a trocar sms com colegas a ver se sabiam novidades. Posso dizer-vos quando vi o eduardo barroso a anunciar a vitoria, cerrei os punhos e disse: sporting caralho!!!

    Ontem, quem viu o trio d ataque, e viu ROC , com uma azia, percebeu como o SCP é livre de novo!! Chega de sermos mandados, agora mandamos nós!!

    E por isso, volto a sentir esperança no SCP. Porque como diz o amigo Sergio, Sabado, foi o primeiro dia do resto da nossa vida…http://www.youtube.com/watch?v=o4DNblskWck

    qto ao símbolo, eu acho este simbolo mais bonito. porque as instituições tb tem que se modernizar. Mas nada tenho contra o antigo, aliás ainda guardo 1 cachecol com o antigo simbolo.

    para finalizar, e espero não me enganar, mas sinto que temos um lider como o FCP teve qdo PdC começou o 1º mandato.

    SL

  37. “Hoje falei sobre isto com um membro da lista do bruno, esta situaçao vai ser levada a assembleia geral. Nao é sequer necessario recolhas de assinaturas e movimentos pois este novo simbolo é anti estatutario pois nao foi aprovado pelos sócios. Sendo uma imagem que define e caracteriza estes ultimos 17 anos de dirigentes no nosso clube, naturalmente que irá extinguir-se, tal como todos esses criminosos.”

    Veremos…

  38. Muito mais importante do que mudar o simbolo (o atual está muito bem, recomenda-se, é mais moderno e do ponto de vista comercial é mais “vendável” a nivel nacional e internaciol)…muito mais importante do que isso é (já que estamos a falar da imagem) …

    nao queiram agora ser mais papistas que o Papa, caralho! o simbolo nao desvirtua em nada o simbolo anterior. antes pelo contrário. “A politica do Sporting aos sportinguistas” depenjde do que o Bruno de Carvalho vai conseguir fazer em prol do clube, nao depende do simbolo

    mas já que falamos de imagem:…É IDENTIFICAR MAIS E MELHOR O NOSSO ESTÁDIO! COLOCAR UM SIMBOLO GIGANTESCO À VISTA DE TODOS. QUEM PASSA DA 2º CIRCULAR NAO VÊ QUE É O ESTÁDIO DO SPORTING. PARECE O LIDL OU A CAIXA GERAL DE DEPOSITOS.

    .

  39. foda-se estou bebado (ainda:P). assim é que está bem:

    nao queiram agora ser mais papistas que o Papa! o simbolo nao desvirtua em nada o simbolo anterior. antes pelo contrário. “A politica do Sporting aos sportinguistas” depende do que o Bruno de Carvalho vai conseguir fazer em prol do clube, nao depende do simbolo.o atual está muito bem, recomenda-se, é mais moderno e do ponto de vista comercial é mais “vendável” a nivel nacional e internaciol)…muito mais importante do que isso é (já que estamos a falar da imagem) …

    mas já que falamos de imagem:…É IDENTIFICAR MAIS E MELHOR O NOSSO ESTÁDIO! COLOCAR UM SIMBOLO GIGANTESCO À VISTA DE TODOS. QUEM PASSA DA 2º CIRCULAR NAO VÊ QUE É O ESTÁDIO DO SPORTING. PARECE O LIDL OU A CAIXA GERAL DE DEPOSITOS.

    Saudaçoes Leoninas. (com paciencia vamos lá!)

  40. ultima hora: luis freitas lobao fala na tsf sobre o convite do bruno de carvalho. diz que ainda nao está definido a sua inclusão na estrutura do Sporting. diz que a partir de agora vai pensar seriamente nessa hipotese.

    ou seja, ultima hora: népia…

  41. Na actual conjuntura nãos parece relevante a discussão do símbolo! Gosto do actual com excepção da cor do leão – preferia o branco!

    Estou com expectativas positivas… espero q o BdC não me desiluda!
    Contudo, confesso q Inácio, LFL e V Moura me causam anticorpos!
    Já BdC, Tomás Aires e Virgílio dão-me esperança!
    Criar uma equipa competitiva com orçamento de 27/30 M€ é perfeitamente possível!

    Uma nota: Não, e friso o Não, quero q o BdC seja um bufa PdCosta! Quero q seja um bom presidente do Nosso SCP, quanto muito um JR “moderno”!

    SL

  42. Na minha opinião o que deviamos mudar/tratar/resolver era disto:

    – Um relvado de qualidade, coisa que andamos a merecer à várias épocas.
    – Tratar das imagens no tunel que tanto deram polémica, por imagens das nossas conquistas de todas as modalidade e não de hooligans mascarados (nem as flores que actualmente estão).
    – Pessoalmente as telas na parte superior do estádio não são as melhores, fazia mais sentido “Esforço, Dedicação Devoção e Gloria – Eis o Sporting” do que as actuais. Ou outra hipotese tambem seria bem vinda.
    – As cadeiras. VERDES E BRANCAS NENHUMA COR MAIS!!!
    – Fechar uma vez por todas aquele fosso!
    – O nosso pavilhão uma vez por todas.

    Para mim isto sim é mais importante do que o simbolo que nós adeptos merecemos neste momento ser resolvido. Muitas foram prometidas mas não passaram disso.

    • Concordo totalmente caro Acosta!
      Só acrescentaria uma coisa,treino aberto aos sócios e adeptos!Nem que fosse somente uma vez por mês,na academia e em Alvalade.
      Isto não custa nada e aproxima muito os adeptos.
      Quanto ao novo simbolo,nunca entendi o porquê do amarelo.Gosto do design mas o amarelo…
      Internacionalmente continuamos a ser Sporting Lisbon(?),isso sim é chato.

      • Concordo com treino aberto de vez em quando, antigamente isso acontecia hoje em dia não sei.

        O Sporting Lisboa é uma comichão que está dificil sara, mas penso que BC vai dar conta disso.

  43. == OFF TOPIC ==

    Pergunto ao Leao de Trafalgar e restantes Cacifeiros a residir na zona de Londres; para quando a tal jantarada?

    Digam alguma coisa para o meu email que depois nos organizamos, ja agora, que tal o Sporting Clube de Londres como local do repasto?

    SL e cacifeiras!!!

    • Caro “1906”, como já tinha explicado a outro Cacifeiro londrino (“Nunca ficámos em 6!!!”), eu não estou de momento em Londres, nem sei quando voltarei (talvez lá para o verão, é dificil resistir aos BBC Proms e a concertos diários a £5).

      Mas que não seja isto a impedir os Leões londrinos de se juntarem para uma patuscada leonina!

      Abraço e SL!

    • No Sporting Clube de Londres comia-se bem há uns anos atrás,

      Deixei de lá ir. A cozinha piorou bastante e aquilo a partir das dez da noite vira uma pimbalhice desgraçada ( é só bailarico estilo Emanuel aos berros…)

      Vamos combinar isso mas num sítio melhor. proponho uma espetada à madeirense no Vilamoura em Camden.

      Bons ecrãs para ver a bola e sou amigo do dono, talvéz nos dê um desconto.

      http://www.viewlondon.co.uk/restaurants/vilamoura-userreview-274764.html

      • Já não vou ao Sporting há muitos anos. Aqui na zona onde trabalho realmente restaurantes é coisa fraca. Na zona onde moro são muito bons mas não há nada português. Já na zona de Stockwell é completamente diferente.
        Esse em Camden não conheço, o que é sempre uma oportunidade!

    • Eu estou lá… o Vilamoura não conheço, mas estou a fim de conhecer. Se não der esse há sempre o O Cantinho ou o Mar Azul em Oval. Os próximos dois fins de semana estou fora, pelo que para mim só com os lampiões… mas para esse se calhar temos que marcar mesa mal saia a data, não?

      • Pode-se marcar, mas é tranquilo. É só eu ligar para lá e pronto.

        Pelos vistos somos 3 por cá. Eu até marcava para a próxima 2ª feira (jogamos em Braga).

        Mas uma vez que isso não dá para o “SPORTING?! SEMPRE!!” adiamos até ao seu regresso não?

      • Epá, não se prendam por mim… podes sempre marcar para segunda e depois contra os lampiões de novo.

  44. Agora que já passou a euforia do acto eleitoral, resta uma questão muito importante que ainda ninguém pensou bem ao certo: o que fazer com aquela tralha toda que deambulava sempre pelos corredores de Alvalade desde 1996, e que agora ficaram sem tecto? Até no CL, orgão que eles tanto gostavam, ficaram totalmente (mas totalmente) desalojados.

    • Facilmente serão encaminhados para a associação de pensionistas e reformados da zona correspondente,e aí introduzidos ao mundo incrivel da sueca e dominó.
      Terão ração for life de,croquetes e vinho tinto (de pacote,carrascão,que sai ás postas para o copo),3 vezes ao dia para não perderem o hábito e evitar eventuais choques.
      eheheh..

      • Não sei quem disse mas foi nestas últimas semanas que o catering desse grande sportinguista Zé Eduardo sai a uns simples €40 (!) por pessoa.

        Está na altura de se acabarem com esses contratos milionários e quem quiser comer em dia de jogo no estádio, ou coma em casa, ou leve de casa uma sandes de chouriço e um Sumol.

        Ordem na casa, sff.

      • Quem muito fala pouco acerta… o Zé Eduardo já há muito que não tem o catering do estádio. Tem sim o restaurante ao qual qualquer pessoa poderá ir pagando do seu bolso.

    • Simples, pagam quotas e compram gamebox como todos nós e têm o prazer de ver sentir o Sporting novamente entre a plebe.
      Ricciradi e Nobre Guedes incluidos…

  45. Ando sem tempo para disfrutar do cacifo como devia, afinal de contas é mesmo do caralho este pedaço de Sportinguismo.

    Verde e Branco.

    Só isto, a única excepção é o preto dos calções.

    Verde e branco !

    O Leão Rampante é B R A N C O !!

    • Porra. O Sporting é de Portugal não de lisboa.
      Sou de Aveiro e aqui gostamos do leão amarelo. Aqui gostamos dos ovos moles e são AMARELOS! Até o Beira Mar é amarelo.
      O equipamento principal é que tem que ser sempre verde e branco e calções pretos.
      Além do mais com o leão amarelo podemos ter equipamentos alternativos,nos próximos anos em tons amarelos que são muito bonitos. Além do mais eu não quero equipamentos alternativos em cores dos corruptos ou das galinhas nem que sejam muito escuros para disfarçar. Cor de rosa também não quero. Castanho, roxo, lilás são feios. Laranja não está mal mas não temos laranja no simbolo e leão laranja também não quero.
      Por este andar temos que fazer roleta!

  46. Os problema do Sporting não estão nem nunca estiveram no simbolo. Os problemas do sporting chama-se gestão. Um dos aspetos fundamentais (o mais importante) num clube de futebol são as “compras e vendas de jogadores”. No saber comprar e saber vender de forma a sair sempre por cima é que está o busilis da questão tudo o resto são tretas.
    Vender caro, se possivel o menos bom, potenciar o que se tem e comprar bom e ao melhor preço possivel de forma a rentabiliza-lo no futuro em titulos e dinheiro. Para isso na minha opinião à que ter gente, de preferência habituada a gerir planteis (porque cursos para isso não existem). Por mim é dar prefencia a um bom treinador para diretor desportivo, já calejado nestas andanças habituado a formar planteis ao longo da carreira e que tenha dado provas de o saber fazer ao longo da sua carreira e em clubes de topo.
    De preferencia Português para articular melhor isso com a nossa formação e se possivel ser Sportinguista mas este último aspeto não é fundamental embora devam existir elementos na estrutura que tenham passado no clube para transmitir a mistica do clube aos novos que chegam.

    • “Os problema do Sporting não estão nem nunca estiveram no simbolo”

      Como se estivessemos andado estes anos todos a gritar: O PROBLEMA DO SPORTING ESTÁ NO SIMBOLO CARALHO!

      • Bem já percebi que sabes que os problemas do Sporting não são o seu simbolo.
        Não adianta nada andar aqui com opiniões sobre gostos porque estes são relativos e nunca irá haver concenso relativamente a este tipo de questões. Há questões que nos merecem muito mais preocupação por isso estou mais preocupado com o que se irá passar nos próximos dias, nomeadamente quem é o terceiro elemento que espero não seja o freitas lobo. Há gente que prefiro lá porque tem muito mais knwon how que este fala barato. A composisão desta estrutura é de extrema importância e é nisso que devemos estar concentrados pois disso vai depender em muito o nosso sucesso desportivo. Prefiro um abaixo assinado a rejeitar o freitas lobo.

      • Não achas que, por exemplo, um ex-treinador de créditos firmados dá muito mais garantias. Quando falo de know how refiro-me a pessoas no departamento de futebol que deem garantias de saber o que fazem quando contratam e dispensam jogadores que penso ter sido um dos nossos problemas esta época isto para não falar de épocas anteriores e de diversos tiros nos pés feitos por quem não sabe gerir planteis.

  47. sem comentários:
    .
    – Eduardo Barroso confirma que já mais de 300 sportinguistas se tornaram sócios depois das eleições.
    – Acções da SAD sportinguista em queda nesta 2ª feira

    • Isto sim é importante!
      Mais 300 sócios, após a Victoria do Bruno de Carvalho (cuidado chegaram 850 envelopes).
      Os croquetes, lambucas afastaram estes e muitos outros Sportinguistas.
      Amanha estarei em Alvalade para que a minha mulher volte a ser socia.

  48. Reforço:
    Estou com expectativas positivas… espero q o BdC não me desiluda!
    Contudo, confesso q Inácio, LFL e V Moura me causam anticorpos!
    Já BdC, Tomás Aires e Virgílio dão-me esperança!
    Criar uma equipa competitiva com orçamento de 27/30 M€ é perfeitamente possível!

    Espero q o BdC consiga traçar um organograma onde as funções estejam muito bem definidas! Tal é fundamental!

    SL

    • Nós com os miúdos e com Jesualdo vamos chegar às provas Europeias e para o ano deveria ser os mesmos Jovens do Clube a preencher as vagas que se venham a abrir com a venda de Todos os que foram comprados à dois anos. E ou o El Cobra muda muito ou nem mesmo esse cá ficava.
      Relativamente ao Rui Patrício *( e sei que esta é a questão para 10000000 de dólares ) eu vendia o e jogava com o Boek.
      Porque assim tínhamos dinheiro para comprar um 10 puro e ou um Bom ponta de lança. O resto temos muito em Bom!
      Viva o Sporting Clube de Portugal

      Um Exelente guardares

  49. Há meses que não comentava aqui, interessante ver como isto mudou e o número de comentários explodiu.

    Quanto ao símbolo, acho extraordinário o facto de ninguém ligar ao facto de que os estatutos foram desrespeitados com aquela alteração. A restauração do símbolo, talvez um pouco modernizado a la Real ou Barça (modernizar é muito diferente de alterar completamente) era um acto de ruptura essencial com o passado recente, de explicar ao mundo que o Sporting vai ser devolvido aos sócios. Para mim era para ontem, até porque odeio o amarelo nas nossas cores, acho um atentado.

    Quanto ao custo, não percebo as estimativas estratosfericas. Trata-se simplesmente de meter as equipas a jogar com o símbolo clássico e depois ao ritmo que o merchandise, documentos e cartões forem sendo renovados, como são sempre, o mesmo é reentroduzido.

  50. Concordo que se faça um corte radical com os últimos 10 anos de ROUBO. Com tudo o que seja um símbolo do legado “Roquettista”. Penso que seria uma mais valia para a imagem do Clube, apostar num novo símbolo baseado na forma do anterior logo. Gostava de uma espécie de revisitação atualizada e mais equilibrada ao antigo logótipo. Nunca gostei do atual e n me identifico com o que representa. Que seja dado mérito à dinastia dos coveiros saqueadores dos últimos 15 anos que conseguiram matar a identidade e o orgulho de uma das maiores instituições deste pais e o de milhares de Sportinguistas… As prioridades neste momento serão outras… mas fechem o fosso assim que possível, tratem de solucionar o relvado, troquem as cadeiras, pintem-nas de verde, limem todas as arestas que mais que muitas, imponham o rigor, o profissionalismo. Devolvam o Sporting Clube de Portugal aos sócios, devolvam-nos o nosso ADN!!!! Quero um Clube consciente, com atitude, menos preocupado com os seus rivais mas atento, a dar passos sustentados. Temos de estudar e seguir os bons exemplos de Borussia Dortmund, Juventus, Barcelona, e voltar a impor a nossa posição. O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL vai voltar a ser tão grande como os maiores da Europa! SL

    • Para terminar este raciocínio … Já o tenho dito e vou repetir mesmo não tendo uma empresa de construção. Tirem, tapem ou façam o que for necessário e Apague se a imagem de “WC” que a nossa casa tem vista de fora.
      Este é o passo mais importante deles todos!!!!
      Viva o nosso Sporting Clube de Portugal

  51. Hoje vi o Rinaudo no Vasco da Gama e pedi-lhe um autógrafo! O gajo é um bacano, muito simpátido e humilde! Tive quase a chorar! É que nem sequer foi um nabiça de Rojo ou assim, foi logo o campeão Rinaudo!

  52. A 1ª medida do Bruno deveria ser arranjar umas embalagens (muitas) de RENNIE para a azia que ainda existe no nosso clube, FODASSE ACABOU-SE A LINHAGEM DE SANGUE AZUL E MAÇONS E NOTÁVEIS DO TACHO NO NOSSO SPORTING CARALHO, JÁ NÃO HÁ MAIS CROQUETES, METAM ISSO NA CABEÇA Ó SERPENTES VENENOSAS QUE AINDA VÊM AQUI! O NOSSO PRESIDENTE É O BRUNO DE CARVALHO! OU ACEITAM ISSO OU ENTÃO BAZEM QUE NÃO FAZEM CÁ FALTA NENHUMA. O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR!

  53. Setenta anos de história contra dez de desespero e lambuçismo. Os lambuças perderam as eleições é natural que o símbolo deles desapareça como apareceu, da noite para o dia e sem deixar rasto. Mas se este é para manter, eu para não ser velho do restelo proponho uma coisa. A camisola listada verde e branca já é usada desde 1928, não acham que se devia também “modernizar”? Então do Sporting que conheciamos e amávamos nada restará. Destruição total. O emblema do Barcelona é o mesmo desde 1910 com ligeiras alterações. O do Real Madrid é o mesmo desde 1920. A isto chama-se manter a identidade. Mas estéticamente nenhum se compara ao nosso com o leão branco em estilo Art Nouveau.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s