Já merecíamos uma noite assim (parte 1: um jogo para o futuro?)

Se os tempos fossem outros, e estivéssemos a lutar por conquistas maiores, teria sido uma noite perfeita. Pela forma como a vitória foi conquistada, pelo crescimento evidenciado pela equipa, pelo adversário em questão, pela arbitragem, pela mudança de paradigma presidencial. Não foi perfeita, mas foi uma noite como já merecíamos há muito tempo; uma noite, esperamos todos (digo eu, não querendo acreditar que algum Sportinguista tenha ficado com azia) que pode representar o primeiro passo para novos tempos.

E é por aqui que começo, numa sequência de posts que separam as várias estórias de segunda-feira à noite. Quando olhava para os nossos jogadores em campo, nomeadamente para os mais novos, pensei várias vezes no quão importante pode vir a ser este crescimento à força. O salto antecipado da B para a principal, no seguimento de duas épocas mal planeadas desportiva e financeiramente,  tem dado aos nossos putos um baptismo de fogo e tem exigido uma disponibilidade psicológica que acredito estar a torná-los muito mais maduros e preparados para o futuro. Porque o futuro é feito deles e da nossa paciência para vê-los crescer. E, em Braga, todos eles pareceram mais crescidos, sabendo como estar e o que fazer nas diferentes fases do jogo. Claro que a falta de confiança e, porque não dizê-lo, de maturidade, traem a equipa em diversos momentos, mas nota-se evolução e trabalho. Assim, e tal como acontece quando não gosto, julgo que há que dar mérito a Jesualdo por essa evolução (no fundo, por fazer o trabalho de base) e os parabéns por não ter recuado a equipa quando ficámos em inferioridade numérica.

Talvez até por isso a vitória tenha sido um prémio. Arrancada a ferros, num bom jogo de futebol, com oportunidades para ambos os lados e alternância no domínio da partida, para não variar manchado pelos pássaros do costume (que se lixaram, dada a existência de um lobo em campo). Uma vitória fundamental, no arranque de um novo ciclo. De que forma vamos capitalizá-la, é a pergunta que fica.

Anúncios

176 thoughts on “Já merecíamos uma noite assim (parte 1: um jogo para o futuro?)

    • é que o celebre passaro que o Bc falva er ao antonio rola que ele encontrou nos corredores do estadio.

      para quem nao sabe o rola é um ex arbitro que actualmente trabalha para o benfica, em especial como comentador de arbitragens na benfica tv

    • Com este ataque, o mais engraçado é que nem sequer há uma referência ao sr. Luís Ferreira.

      É uma tentativa de branquear o que se passou em Rio Maior virando as atenções para as declaraçóes (inteligentes e fundadas) do Bruno.

      Eu, o Ricardo Sampaio e o Edu tivémos a infelicidade de assistir a essa partida dos B’s enquanto comentávamos aqui no cacifo…

      Não sei se é posssível ver os highlights desse jogo, eu não os encontro.
      Quem os conseguir que faça o favor de por aqui o link para que todos possam ver o aconteceu.

      Eu nunca vi nada assim na minha vida. A desfatez do Capela na pedreira ao pé do roubo de igreja em Rio Maior, nem para criada de servir…

      • Não me digas que foi pior que os “apitanços” do Bruno Paixão nos jogos:

        Boavista – SCP de 03/04
        Sporting – Porto de 08/09
        Gil Vicente – SCP de 11/12

        Ou que os “apitanços” do Paulo Batista no jogo:

        Sporting – Braga de 04/05 (golo limpo anulado ao Hugo Viana)

        Ou os de Paraty

        Benfica – Sporting de 04/05

        Ou os de Olegário:

        Porto – SCP de 05/06

        Ou ainda os de Lucilo:

        SCP – Benfica da Taça Lucilio

        Mas há mais… infelizmente muitos mais.

      • Não posso deixar passar em claro a mão do Rony do Paços de Ferreira.

        João Ferreira era o árbitro. O mesmo que recusou apitar um jogo nosso a época passada.

        Escumalha.

  1. nao recuou a equipa, basicamente optou por fechar a porta do lado esquerdo com o rojo e recuou o dier, manteve a subsituiçao que já estava a planear fazer( o adrien pelo andre martins) o que equilibrou o meio campo e depois a entrado do jeffren pelo capel, foi para conseguir ter um maior controlo da bola.

    e tambem acabou por aproveitar a tentativa extemporanea do peseiro de querer ganhar logo o jogo a seguir á expulsao com a entrada do ze luis e a a saida de um central

    o sporting nao deixou de ter 3 avançados embora os alas recuassem e conseguiu marcar numa jogada de contra ataque e supreioridade numerica num dos flancos

  2. O Jesualdo é um merdas. Aquilo não é 11 que se apresente. Dier é o nosso melhor central, a léguas de distância de qualquer outro e o 2º melhor é o Ilori que ainda vai cometendo alguns erros, o que é normal, o que não é normal é o Dier jogar aquilo que joga!

    No meio-campo ele que tenha mas é colhões e ponha o Zezinho em vez do Rinaudo no próximo jogo porque o Moreirense não é ninguém para precisarmos de um 6 tão fixo. Zezinho – Martins – Labyad

    Labyad no meio e não na ala ò labrego.

      • RP
        Cedric – Dier – Illori – Rojo
        Zezinho – Martins – Labyad
        Bruma – Wolfs – Capel

        É um “onze” para apanhar 3-0?

      • Para apanhar 3-0 porquê, caralho?

        Esta mania de merda de mandar opiniões sem fundamentar fode-me o juízo!!

        Não concordas c/ o meu onze, dizes porquê e sugeres alternativas, ou será q só conheces os Matic’s, Gaitan’s e Salvios desta vida e andas por aqui armado em cogumelo???

      • Que esperas de um meio campo com Labyad, Martins e Zezinho?
        Achas que contra uma equipa minimamente forte, não levaríamos na tola?

      • Então a juntar ao ataque que propões… defenderíamos apenas com a linha defensiva e, vá lá, o Zezinho?

    • Não acho que seja um merdas. É antes um gajo um pouco medroso e defensivo.

      Tb não posso com o Dier no meio.

      Que ganhemos dê por onde der mas foda-se, se são 3 no meio tem de ser:

      Um 6 (Deus ou Zezinho):

      Um 8 (Adrian ou Scharrs ou André Martins):

      e um 10 (Labyad, não há outro e é um crime ele não jogar ali).

      Dito isto,

      Eu que acho o Juju pouco sagaz, concordo com o Cherba que neste jogo ele teve bem nas substituições não recuando a equipa.

      Por outro lado é curioso que mesmo com 10 a equipa melhorou.

      A defesa ficou mais segura com o Dier a central e o Rojo na esquerda.

      Dier é CENTRAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Vamos com calma, deixa o treinador treinar!
      Aqui no cacifo há cada incompetente e destabilizador que me IRRITA completamente!
      Deixem de dizer merda depois de uma Vitoria do Caralho!!!!
      Viva o Sporting Clube de Portugal!

  3. posto isto, presumo q queres a continuidade do avô Juju na proxima epoca, certo cherba?

    é que depois do que se viu em braga eu quase que aposto que ele nao fica..

    • mesmo nao ficando ja começou a lançar as bases da equipa e a deixar algum trabalho para quem vier a seguir, que apenas terá de colocar as suas ideias em pratica seguindo as bases deixadas

      • Quais bases meu caralho?

        Começou por apostar no Jeffren, desistiu. Adrien era intocável, desistiu. Dier começou a central, passou para o meio-campo. Zezinho eclipsou-se. Labyad passa para o meio, volta para a ala.

        Um mister.

      • Acho que em comparação com os que por lá passaram nos últimos dois anos, o Jesualdo é um mestre, mas nem por isso acredito que seja a solução ideal, creio que existem soluções melhores, mas a questão é mesmo essa, quem vier tem que ser, sem qualquer margem para dúvidas, melhor.

      • Eu confio no presidente, ele acha ke o juju é o melhor neste momento ou no próximo, entao em vez de postas de pescada vou apoiar. Merda todos fazem, e treinadores de bancada há muitos. Se futebol fosse fácil era uma ciência. É por estas merdas de fazerem equipas a imagem de cada um ke depois na hora de apoiar a equipa titular andam todos a assobiar.

  4. No próximo jogo devido à ausencia do Joaozinho (muito querido para o JF), prevejo Rojo a LE. Gostava de ver o regresso do Dier ao centro da defesa e antecipo a entradas de Schaars no onze (coisa que não me agrada – continuo a acha-lo incompatível com o Rinaudo).

    Z

      • Nem quero ouvir o nome desse bolo outra vez ( vender o homem já ) e o Holandes Schaars que me perdoe mas tambem pode voltar para as tulipas.
        O Dier e o Zezinho sabem jogar mais do que suf. para esses lugares.
        E não há, repito, necessidade de virem aqui dizer que o nosso treinador Jesualdo Ferreira é isto e aquilo.
        Porque não é uma atitude de Sportinguista mas sim de putos mimados!
        Viva o Sporting Clube de Portugal

    • Pois é, eu penso exactamente a mesma coisa, aliás a expulsão do Joãozinho demonstrou a validade desta ideia, mas como o edujuveleo diz abaixo, acho que com a recuperação do Boulahrouz, é capaz de não se verificar.

  5. É verdade Cherba, acho que esta promoção antecipada dos putos foi a nunca coisa positiva que herdámos do Godinho, mesmo tendo em conta que aconteceu por necessidade em vez ter sido planeada.

    Agora, temos que os acompanhar, apoiar, desenvolver e reter, pois para além dos resultados imediatos que eles nos vão dar, eles podem ser um ponto de viragem para a mentalidade do clube e da academia ao servirem de exemplo para aqueles que lá estão agora.

    Podem ser eles que demonstram que ser formado no Sporting significa jogar no Sporting, fazer-se homem no Sporting, ser Sportinguista; que o Sporting não é só uma vitrina, não é um meio para outros fins mais aliciantes.

    • Coisa acertada do godinho era ter se demitido kdo demitiu o Domingos, mas tava agarrado ao poder. Se o Bruno tivesse entrado mais cedo não teriamos de ver os putos a remendar uma equipa.

  6. A propósito de Jesualdo, Manuel Serrão deu a entender que na próxima época estará no braga. E atendendo à conferência de imprensa no fim do jogo, na qual foi muito elogioso para com o braga, os seus adeptos e a cidade, não me admirava nada que isso viesse mesmo a acontecer.

  7. está no forno cherba?
    um artigo sobre continuidade do Juju? ia de certo amansar muitos cacifeiros, que estao sempre a atirar se ao homem e a clamar pelo bielsa.

    eu nao acredito que ainda haja pessoal com saudades do bolodearroz, um indonesio queimado e violento que mama 100mil por mes.
    mas parece que é melhor que os nossos miudos..

  8. O Jesualdo foi o treinador que no FCP fez milagres com alguns jogadores ( lisandro lopez, um exemplo). Podem criticá-lo, mas para mim, se não renovarem com ele, é bom que tenham uma alternativa com tanto conhecimento e anos de experiencia como ele tem…..tirando o jesus e o manuel josé, não vejo muitos em Portugal. E aquilo que ele está a fazer este ano no SCP, sem pré epoca, com putos da B lançados às feras, com os reforços de inverno que o godo lhe deu…..pergunto: faziam melhor? Sl

  9. Esperemos q sim, q tenha sido de facto um jogo p/ o futuro; q seja o início de uma nova era. Houve vários elementos novos nesta vitória q seria bom manter. Pelo menos saímos desta Páscoa com a esperança renovada e com a alma mais aconchegada.

    Mais do q as vitórias recuperámos (em grande parte) a nossa identidade. E isso sim é priceless e um verdadeiro garante de futuro.

    Quanto a resultados, acredito q no próximo fds subimos ao 6o lugar e a morder os calcanhares ao Marítimo.

  10. Para mim o Prof está a fazer um bom trabalho, claro que pode na nossa opinião colocar este ou aquele jogador na posição que os gostamos mais de ver e que achamos que eles rendem mais, no entanto parece-me que a equipa está mais solidária e isso viu-se nos ultimos 20m de Braga. Se gostaria de ver Bielsa ou outro com valências equivalentes no Sporting gostava, mas acho que não é possivel e prefiro Jesualdo à muita merda que lá passou nestes ultimos tempos!

    Abraço a todos os cacifeiros

    SL

      • “Não sei se viu as reportagens mas a minha mulher é bem boa”

        Gostava de ter vontade de me rir disso, mas não tenho.

        Uma coisa era sermos respeitados e de vez em quando sairem-se com uma dessas, seria saudável, mas como somos constantemente enxovalhados e gozados na comunicação social (graças à picha murcha dos roquetistas) essa situação não me agrada de todo.

        Falem da mulher do Vieira ou da brasileira do outro. Quem é a mulher do Salvador? Ninguém sabe…

        Pulso forte nestes cabrões.

      • Trolha.

        Concordo do teu ponto de vista mas em casos em que são humoristas a mandar a estocada não fico ofendido, afinal é o que eles fazem!

        Posso estar enganado mas também já ouvi o franco-bastos a mandar a pancadinha na mulher do papa.

        Mau é os ditos ‘comentadores sérios’ fazerem pouco de nós, isso sim acho grave.

        Além disso, o facto de falarem até da mulher do presidente, e não se saber nada sobre as dos outros presidentes, diz muito acerca da importância do nosso clube!

        Força Sporting

  11. Eu do jogo, gostei sobretudo, de ver um LOBO a enxotar um bando de abutres que ameaçava pousar em campo!
    Infelizmente vamos ter de arranjar outro… thanks to god(o)!!!

  12. ó cherba., as notificações que recebemos no mail dos novos posts que fazes aqui no cacifo ainda estão com a hora antiga. e os coments que o pessoal faz tambem

      • então já que assim é podes voltar 20 anos para trás e limpar os bandidos que rapinaram o sporting ao longo destes anos todos?

      • Correcção, Cherba…
        Tu serias o MJ Fox e o Cacifo passava a ser o DeLorean…
        Queria ver a cena das flashadas quando estivesses a conduzir o DeLorean Cacifo a 88Mph…
        Nota: Ao segundo 0:05 poderia ver-se na matricula, ao melhor “estilo LA”:
        “…É do Caralho!” Épico!!!

  13. O título do post poderia ser “A Noite Em Que o Lobo Devorou os Pássaros”. Ou no inglês oxfordiano do excelso Abducted “De Naite in Uich De Uolfe Devaured the Berds”.

    O que mais me impressionou na noite de segunda feira foi a entrada do Adrien. Não é que recomeçámos a dominar o meio campo (e com menos um). Que seja o fim da sua travessia e me faça mudar de ideias quanto ao seu valor

    SL

  14. Respondendo à pergunta do fim do post, depende de nós, encher o estádio no Sábado para capitalizar a coisa. Estou muito feliz e orgulhoso do SCP, apesar do nosso 8/10º lugar. Obviamente, quero mais.

    • E vamos ter estou sinceramente convicto que chegaremos além do quinto lugar.

      Cheira-me que há para ai umas equipas que vão quebrar muito, pois não têm estaleca para aguentar a pressão do final do campeonato.

      Só peço ao clone do Goucha (Juju) que não invente com os jogadores e coloque o Dier a central, o Rojo à esquerda e o André Martins a titular sempre.

      É a minha opinião se não a aceitarem aviso desde já que não gosto de vocês e como tal vou-me embora.

      SL a todos

      • O Dier pode jogar melhor a central, mas – na minha opinião – dá muito mais segurança a trinco do que Rinaudo ou Zezinho, pelo que não compreendo certas críticas ao Jesualdo Ferreira.

      • Ó green …
        Não se trata de gostarmos ou não de ti… Ou de te ires embora e é mais ó caralho.
        Mas sim teres respeito pelo treinador do Nosso Sporting, que no mínimo deve ter idade para ser teu Pai. O nome dele é Jesualdo Ferreira. Vá lá não custa nada.
        Fora isso … Tudo bem! ;)
        Viva o Sporting Clube de Portugal

  15. A minha opinião acerca do Rojo é que se trata de um cagalhão. Mas como gosto de fomentar as minhas opiniões, fui procurar em que posição é que o gajo jogava no Estudiantes na Argentina e encontrei a seguinte notícia:

    http://www.goal.com/en/match/46689/estudiantes-vs-boca-juniors/report

    Aqui referem-se a ele como defesa esquerdo.

    Custa-me a crer que um gajo que foi disputado por 2 clubes (o benfica também o queria), que é titular na selecção argentina e que nos custou 4 milhões de euros seja a merda que é.

    Será que passa de besta a bestial? Será que uma merda de central poderá ser um bom lateral? É uma questão de se ver. Tomara que sim, embora a minha paciência com ele esteja esgotada.

    Ainda neste jogo arriscou a expulsão ao empurrar penso que o João Pedro. Atitude semelhante nos 2 jogos com o porto que acabou expulso.

    Finalizando digo central é merda, defesa esquerdo quero ver.

    • Ir à seleção da Argentina não quer dizer nada. Lembro-vos de Facundo Quiroga. Suplemte no SCP e titular na Argentina. Carreira fraquissima nos clubes.

      • Eu sei disso, muitos são convocados porque têm empresários melhores que conseguem “negociar” internacionalizações junto das federações. Mas o que é facto é que o Rojo tem sido aposta regular na selecção, não foi só lá valorizar o passe para depois nunca mais lá voltar.

        Por isso estou bastante curioso por vê-lo a lateral esquerdo.

  16. Prefiro comentar com o que achei de positivo e de negativo neste jogo:

    Positivo:
    – O Ricky finalmente confirma o potencial que eu semprei achei que tinha e faz aquilo que um “ponta-de-lança” que joga só na frente deve fazer – ser eficaz.
    – A equipa já parece isso mesmo, uma equipa, pese embora tenha sido (re)construída como se de um trabalho de “patchwork” se tratasse, com remendos da equipa principal e da equipa B, o que revela trabalho da parte do treinador.
    – A equipa soube ser mentalmente mais forte do que o adversário quando este empatou e do que o árbitro quando este influenciou.
    – O treinador soube responder bem tacticamente ao facto de termos ficado com menos um hogador.
    – Pela primeira vez desde, talvez, Sousa Cintra, que não via um presidente do Sporting comemorar um golo com “ganas” e que estivesse próximo dos jogadores.

    Negativo:
    – O Ricky foi vendido pelo sinistro Godinho para pagar salários e, aparentemente, isso constituiu um alívio para ele, mostrando que grande parte da sua ineficiência era um problema mental.
    – O bom trabalho feito pelo treinador (pessoa de quem não morro de amores, antes pelo contrário) deverá, mais uma vez, ser interrompido no final desta temporada, pois todos os factores indicam que o Jesualdo não irá continuar na próxima época, o que irá, novamente, trazer instabilidade, insegurança, todo um “novo começo” na equipa principal de futebol.
    – Os árbitros estão desejosos de nos dar mais “marteladas” até para mostrar que não gostaram daqueles comentários do presidente do SCP e que o “sistema” trata os “maçaricos” da forma como o bófia foi arrumado quando começou a armar-se demasiado em 007.
    – O presidente foi eleito para gerir o clube e resolver os (gravíssimos) problemas sobretudo de curto e médio prazo que atravessamos e não para ser substituto do Farinha Alves, pelo que deverá rapidamente solucionar a reestruturação do passivo e não andar a viajar com a equipa.

      • Isso é que é uma estratégia óptima, a propósito essa anormalidade de ex-presidente deveria reembolsar o SCP dos passeios efectuados dado que trouxe zero euros de investidores e teve de vender o Ricky à pressão para fazer guito.

      • Mas estamos a comparar? E ainda por cima com quem deveria era ter a fotografia na galeria dos presidentes coberta com um pano negro?

      • Mas uma coisa tem que ser, absolutamente, negativa ou positiva? Não pode ter uma vertente negativa e outra positiva?

  17. Em relação ao Jesualdo parece-me evidente que a relação com o Bruno não é (ainda?) a melhor. É preciso no entanto dizer que quer o “mister” quer o presidente fizeram aquilo que deviam fazer ou seja: Jesualdo põe o lugar à disposição e o presidente dá-lhe uma espécie de “nim” sob a forma de “ficas até ao fim da época e depois voltamos a conversar”.
    Já disse que pessoalmente não gosto do JF, mas está a ser o melhor treinador desta época (e já lá vão 4). Para o Bruno (e por consequência para o Sporting) é vital não errar na escolha do próximo treinador.
    Já todos sabemos qual é o perfil desejado: Competente, com títulos, e principalmente capaz de potenciar uma estratégia de crescimento alicerçada nas camadas jovens (já não era sem tempo). Neste momento e sem fazer uma análise exaustiva não estou a ver nenhum nome português de jeito e contratar um estrangeiro pode ser um risco muito grande se não vier um consagrado.
    Dito isto e um pouco a contragosto se o risco for muito grande prefiro deixar lá o JF. Pelo menos mais um ano.

    Z

    • Eu percebo o ponto de vista e a defesa de Jesulado é experiente, tem títulos, tem mundo jogou várias vezes a champions e penso que passou sempre do grupo, embora tenha sido pelo Fc Putas, no entanto penso que sofre do síndroma dos treinadores portugueses dos anos 90 ultra defensivos e com a mania que inventam posições novas para os jogadores.

      Dito isto devemos arriscar num Leonardo Jardim, Pedro Emanuel, Van der Gaag, Pedro Martins ou noutra incógnita do campeonato português se forem estas as alternativas, penso que não.

      No entanto se o merdafica perder o campeonato nas ultimas jornadas e Jesus se for embora dada a contestação era de arriscar a contratação e penso que no banco da sua paixão Jesus seria finalmente feliz.

      SL sempre

      • Em relação ao JJ o importante seria saber se ele aceitaria a estratégia baseada nos nossos jovens. Isto significa que não ia ter sul americanos a 5M€ por cabeça para reforçar o plantel. Se ele aceitasse e entrasse no barco seria optimo, trocava o JF por ele sem pestanejar!

        Z

      • Nao eskeca ke o treinador do merdafica é dos mais 10 mais bem pagos da Europa. Ainda nao cairam na realidade.

      • Não me parece que o treinador tenha de ter títulos. Tem de ser bom e não ter de se preocupar com nada que não seja fazer o seu trabalho.

        Desde que haja uma hierarquia bem definida com uma estrutura forte a apoiar o treinador é tudo muito mais fácil, o treinador não precisa de ser nenhum monstro do futebol.

        Não menosprezem o Paulo Fonseca. Daqui a uns anos (muito poucos) está num rival.

      • Leão à solta,

        se essa era para mim, fica a saber que nunca me cheirou que o Paulo Sérgio fosse bom.

        Que não se compare uma quase qualificação para a Taça Uefa com o V. Guimarães com o que o Paulo Fonseca está a fazer com o Paços.

        Não sei se as pessoas se apercebem do que é o Paços de Ferreira e do que está a jogar esta época.

        Ainda não perdeu um único jogo, repito, um único jogo com uma equipa não-grande (Sporting, Porto e Benfica). E não falo só do campeonato, mas de todas as competições.

      • Também nao gosto do Jesualdo. Nunca gostei da espécie “Professor” dentro da classe Treinador. Ele é Prof Neca, Prof C Queiroz, Prof Jesualdo…

        Prefiro a espécie “Mestre”, especialmente o das Táticas. Mas a menos que os pássaros percam o campeonato, nao temos hipotese de o ir buscar.

        Dito isto, se o BdC ainda nao tem contrato assinado com o Leonardo Jardim, não sei de que está a espera.

      • Concordo em absoluto que não se deve menosprezar Paulo Fonseca nem tão pouco compará-lo com Paulo Sérgio.

        É um treinador que teve uma reunião no início da época com o Presidente do Paços, que lhe disse: “Os jogadores são estes, não há mais, os objectivos diz-me tu. Depois de analisar ele respondeu:Europa”. Neste momento está na Champions e será muito difícil não ir a UEFA mesmo se tudo correr mal.

        Claro que o nosso clube está cheiinho de anti-corpos para com treinadores “novatos”… e a entrar Paulo Fonseca o risco para esta direcção é sempre maior do que alguém com mais nome ou títulos.

        Ainda assim, como se disse acima, havendo hipótese Jesus, eu não hesitava um minuto…

      • Não estou a menosprezar o trabalho do Paulo Fonseca no Paços, aliás desejo que o Paços de Ferreira conquiste o 3º lugar. Mas se um dos 3 grandes não consegue ocupar as 3 primeiras posições da tabela por culpa própria, é normal que outra equipa lhe “roube” a posição.

        Acho que há ali um trabalho bem feito, uma época bem planeada mas fartos de incógnitas estamos nós. Precisamos de alguém com currículo. Mas também digo já, entre Paulo Fonseca e Jesualdo, Paulo Fonseca. Só ponho um treinador da nossa liga à frente dele: Jorge Jesus e a par dele talvez Van der Gaag, não só pelo que está a fazer com o Belenenses mas muito pelo que fez no Marítimo.

  18. Ainda bem que abriram a porta do Jesualdo, porque tenho muito para dizer. E aviso já que nem tudo são rosas.

    Ponto Prévio: Jesualdo está a fazer um bom trabalho ou, no mínimo, um trabalho melhor que os antecessores. Nada do que direi a seguir visa branquear este facto. Pois bem:

    A) Precisamos de um treinador que aposte na formação por convicção e não por necessidade. Digo isto sem colocar o professor em nenhuma destas categorias. Porque, efectivamente, não sei. Sei que ele assumiu a equipa já desfalcada dos jogadores contratados e apenas lhe restou trabalhar com aquilo que tinha. Nunca saberemos o que aconteceria se a situação fosse diferente.

    B) O professor é o chamado “treinador dos equilíbrios”. Que é um pleonasmo para “treinador borrado”. E para comprovar isto basta ver o trio do meio-campo. O normal é haver 1 defensivo, 1 misto e 1 ofensivo. Ou se quiserem, 6, 8 e 10. O professor mete um 6 (Rinaudo), um central a fazer de 8 (Dier) e um 8 a fazer de 10 (Adrien) Mais defensivo que isto só com 3 trincos à forcado. Na minha opinião, isto não é compatível com a mentalidade de jogo ofensivo que os miúdos já têm nem com a grandeza do nosso clube. Pode servir para estabilizar uma equipa em tempo de crise mas é preciso fazer o upgrade. E creio que o professor não é capaz disso porque acredita mesmo no jogo calculista. Não podemos esquecer que ainda antes da expulsão já tínhamos entregue o jogo.

    C) O professor é coerente na merda e incoerente no bom. Por um lado, insistiu tantas vezes no Adrien tirando-o do onze apenas ao quarto ou quinto jogo mal conseguido. Por outro, Bruma vinha em crescendo como titular e saíu do onze em Braga. Isto não significa que as alterações que ele faz não resultem. Mas é difícil de compreender como é possível alguns jogadores terem a margem de fazer merda atrás de merda sem saírem do onze, enquanto outros que até estão em forma saem num ápice. Quero acreditar que no caso do Bruma tenha sido puramente estratégico por querer ter uma seta no banco (mas o resultado foi mau porque o Labyad nada acrescentou na ala). Já no caso do Adrien, é o típico caso do “menino querido” do treinador. Já repararam que mesmo castigando-o com o banco, acabou por entrar no jogo? Não tenho nada contra os “meninos queridos”. Todos os treinadores têm o seu. O que me fode é escolherem gajos que não têm qualidade para o serem. E fode-me ainda mais ver que essa escolha tem mandado para o banco o nosso médio com mais pezinhos e cabeça, o mestre André.

    D) O professor é lento a ler o jogo. Praí 80% dos sportinguistas leram a alteração necessária de fazer a seguir ao amarelo do Joãozinho. Recuar Dier, deslocar Rojo e substituir o jogador amarelado por um médio centro. Textbook change. E estávamos a ser encavados pelo João Pedro precisamente desse lado. Não escamoteio o roubo. Mas se nào fosse nesse lance, seria na próxima vez que o extremo do braguilha tivesse bola e espaço. Não sei se foi por querer esperar para ver o que dava ou se simplesmente não equacionou essa alteração. Em ambos os casos é grave.

    E) Na altura da demissão do Godo, Jesualdo passou a ser treinador, manager, DD, presidente…tudo. Agora que já há direcção não quer perder o poder. É humano e normal. Ninguém gosta de perder poder. Passa a ser anormal quando demonstra a azia em directo. Só não viu quem não quis.

    • Sá,
      Escreves bem.
      Mas dá me ideia que não é de todo aconselhável estares a tentar destabilizar com argumentos bem redigidos.
      A hora é de União e não me parece que estejas a trabalhar para isso… Logo… Vai pó caralho com essa conversa.
      Viva o Sporting Clube de Portugal

      • P’ró caralho, Tadeu. Tínhamos opinião com a dinastia e, seguramente, não deixaremos de ter com o Bruno de Carvalho.

        Dito isto, Sá, acho que não era pleonasmo que querias mas eufemismo.

    • alguns reparos, Sá:

      esqueces-te que o prof. já meteu varias vezes gajos como o Carrilho, Labyad ou até Jeffren no vértice ofensivo do triangulo do meio, com Adrien a 8 e só um trinco. Fazes parecer que ele faz os meios campos de merda que o Sá Pinto fazia, o que é mentira…mal assumiu o cargo os jogos seguintes foram TODOS com 3 destes 5 (Capel, Jeffen, Labyad, Bruma, Carrilho) mais Wolfswinkel.

      também não gosto do Dier no meio campo, acho até o único grande erro tactico do Juju, que se pode transformar em teimosia perigosa, mas na ultima vez que jogou no centro da defesa foi no Estoril, não correu bem.

      Recordo que, por muito que não simpatizem com ele, é DE LONGE O TREINADOR MAIS COMPETENTE dos últimos largos anos no Sporting. Tou-me a cagar se é lampião com historia importante em braga e no fcporto, É COMPETENTE CARALHO, ISSO PARA MIM CHEGA.

      podia continuar a dissertar sobre os méritos e a experiência do homem, mas fico-me pela quantidade de jogadores jovens que desenvolveu com qualidade no porto, que mais tarde deram fortunas, os seus trabalhos nas selecções jovens, o erguer deste novo braga mais próximo dum género de boavistão, etc.

      Seria uma grandíssima prova de inteligência o presidente manter o Jesualdo, é, de longe, a menos que tragas o Jesus disposto a jogar com tantos sub 23, a melhor opção para, no mínimo, os próximos 2 anos. Não só manter mas não o despedir se tiver 3 maus resultados seguidos. Como é que parece que ninguém aprendeu nada sobre o valor que a estabilidade no comando técnico pode ter? Ainda para mais agora com um presidente cheio de garra, aparentemente decente e com qualidades que há muito não tínhamos?

      não tás farto de conversa para adepto ouvir nuns casos, muito sportinguismo noutros, ou ainda o treinador jovem da moda do clube pequeno que por acaso fez uma boa época?? mas competência a sério é que nem vê-la?

      Espero que tudo corra pelo melhor ao Presi Bruno, e não duvidem, a primeira e mais importante decisão desportiva que ele tomar vai ser que treinador lidera o projeco a curto/medio prazo.

      PS – Zandonaide, Cherba e Sá, por muito que goste de ler o que para ai vão dizendo normalmente, a vossa atitude para com o Juju é uma das razões para o SCP estar como está – é que não vamos tendo muitas coisas boas no grande Sporting, mas mesmo quando as temos, tratamos de nos foder a nós próprios e corrê-las do clube pa fora.

  19. Concordo plenamente com a tua abordagem , Cherba. Por alguma razao o Cacifo é o blogue de futebol mais comentado e debatido da atualidade.

    E haja alguem aqui que defenda minimamente o Jesualdo Ferreira, porque a antipatia endémica com ele já me começa a provocar alguma comichao. mas enfim, para nao mandar mais alguem para o caralho o melhor é vestir a capa de defensor da liberdade de expressão e…mandar para o caralho todos aqueles que teimam em arrasar o trabalho do jesualdo ferreira com base numa unica premissa de que o Dier deve ser central e nao médio, como se vissem mais vezes o Dier jogar a central do que a medio nos seniores!!!!! foda-se, santa ignorancia do caralho!!

    mas enfim…adiante:

    nós temos um clube mesmo especial! e os nosso adeptos sao de uma pluralidade atroz. essa mesma pluralidade deve-se ao facto de termos vários berços e várias orientações.

    a urticária, estupidez e ignorancia que cresce em alguns blogues ditos sportinguistas, convencem-me cada vez mais que é erva daninha que devia ser pura e simplesmente ceifada. dou apenas 2 exemplos:

    http://anortedealvalade.blogspot.pt/2013/04/de-um-sporting-uma-so-voz-polifonia-em.html
    – esta abécola do autor do blogue acima pensa que descobriu o caralho da roda e acha que sabe destrinçar o que é “um discurso a uma voz” de um “discurso polifónico”. isto a propósito de Bruno de Carvalho ter dito que a partir de agora o discurso seria a uma voz.
    não há duvida que o nosso principal inimigo continua intra paredes.

    Outra, mais desprezível mas nao menos irritante é a crescente preocupaçao e até indignação com a postura de Bruno de Carvalho no banco em Braga.vejam esta pérola http://3levador.blogspot.pt/2013/04/o-presidente-carica.html

    e digam-me lá se a tal varridela nao deveria começar por estes cogumelos?!!

    Por isso, afirmo: da blogosfera leonina atualmente há a destacar a inteligencia e contributo para o sportinguismo de apenas dois blogues: um é esta casa que com prazer frequento amíude e outro é o http://leoninamente.blogspot.pt/. dois exemplos de dedicação ao Sporting que devemos preservar

    O SPORTING É MUITO GRANDE! CONTINUEEMOS A APOIAR. SABADO ESTOU LÁ!

    • Se achas que o facto de se pôr Dier, o nosso melhor central, numa posição em campo onde caberia tão bem André Martins e que implica automaticamente ter Rojo no lugar que deveria ser de Dier, não é suficiente para lhe passar um atestado de estupidez e incompetência então não sei que te diga.

      • mas que garantias é que tu ou outro qualquer tens para afirmares que Dier é o nosso melhor central? o que é que Dier já fez nos seniores enquanto Central para dizeres que ele é o nosso melhor central? Mas achas que o Jesualdo anda lá 7 dias por semana a dormir na forma e nós aqui é que sabemos da poda? Por que raio é que voces consideram que o Jesualdo erra de propostio ou por provocaçao? Quer dizer o homem herda uma equipa de merda, com jogadores desmoralizados, sem fio de jogo, sem eira nem beira, a 2 ou 3 pontos da descida, coloca a jogar 3 ou 4 putos de 18 ou 20 anos, da-lhes rodagem, recupera confiança a gajos como o Ricky, o Cedric, o Andre Martins, puxa a equipa para cima, estando neste momento a 3 pontos da europa o que era impensave e…mesmo assim nao é suficiente?!!

        foda-se, eu nao tenho nenhuma comissao do ProfJesualdo para vir aqui defende-lo mas foda-se tenho olhos na cara e há uma coisa que salta à vista: a equipa é limitada! ponto! E com uma equipa limitada nao há soluçoes definitivas, há improvisos.

        No dia em que o Dier faça um jogo de merda como medio, no dia em que o Rojo e o Ilori comprometerem ao pontpo de perdermos, no dia em que se provar que o caminho que o Jesualdo Ferreira es´ta a dar à equipa nao es´ta a dar frutos, meu amigo, serei o primeiro a vir aqui ataca-lo…

        no entretanto, estamos tao perto de um objetivo que para ti para mim e para qualquer outro sportinguista era um aquimer…no tempo do vosso tao amado sa pinto!

      • Amado Sá Pinto? Ri-me. Fui dos que mais contestou as opções desse idiota.

        Que garantias te dou que Dier é melhor a central do que qualquer um dos outros? Acho que é uma merda tão elementar que até aborrece explicar.

        Confiança que dá aos jogadores?
        A confiança que deu ao Cedric foi encostá-lo mal o Lopes assinou, a confiança que dá ao Martins é dar-lhe minutos de jogo de 4 em 4 jornadas e a confiança que deu ao WW é a confiança que Sá Pinto ou Vercauteren lhes deu, 90 minutos sempre em todos os jogos.

    • E ele até podia ser competente, não é, mas podia sê-lo, e se o fosse seria de se criticar à mesma a atitude dele no clube. Quando chegou, pensou que era tudo dele e foi só acumular poderes, sabia bem que o tótó Flopes até lhe agradecia.

      Agora que foi remetido para a sua principal e única função está triste.

      • está triste e ganha em braga, a uma das melhores equipas da liga, contra um plantel com mais soluçoes, com menos um jogador, e com uma exibiçao de classe.

        já imaginaste o que seria se nao estivesse triste?

      • O Carvalhal deu 3-0 ao Porto. Prefiro o Carvalhal. 3-0 ao porto é melhor que 3-2 ao braga.

        Acho que não consegues ter argumento melhor que este. Ganhei.

        Carvalhal >>>>>> Jesualdo

      • Se há coisa que o Braga não tem neste momento são soluções. Não tem centrais e um único avançado de jeito tá arrumado até ao fim da época.

      • Temos de fazer uma forcinha para que o Leão à Solta seja o próximo treinador do Sporting. É que nem o Mourinho é tão competente na matéria…

  20. Não gosto do Sr. Jesualdo e isso é um facto.

    Porém devo dizer que não vejo com maus olhos a sua continuação, sapos todos engolimos um dia.
    Isto porque o que considero importante é a exigência que nós, Sportinguistas devemos ter em relação a próxima época.
    Será uma loucura estar a pensar na vitória suprema, o ser campeão, podemos achar que talvez seja possivel mas exigir é demasiado ingrato para esta equipa.
    Esta equipa que parece gostar de ter o Sr. Jesualdo como treinador, a vocês não sei mas eu penso que isto é mais de meio caminho andado para os que considero os objectivos reais do Sporting na próxima época, Taça, boa campanha europeia e ocupar o nosso lugar de acesso à Champions.
    Depois temos, além do risco, o preço de um novo treinador em comparação ao Sr. Jesualdo.
    As finanças não andam nada bem para os nossos lados, de tal maneira que até temos de vender um jogador que tão cedo não vemos outro igual, com sorte vem outro com outras caracteristicas e que seja bom, mas igual, duvido.

    É assim que vejo o cenário porque preferir, prefiro o Pelegrini como treinador do Sporting.
    Se isso fosse possivel claro mas nem há guito nem ele esta desempregado.

    • o que me chateia é nao admitir o merito do Jesualdo em nada! eu tambem nao morro de amores pelo seu cinzentismo e a sua austeridade, mas o tipo é assim, o que querem fazer? e esse conservadorismo trespassa para a orientaçao que confere à equipas, mas todos nós sabemos que o problema do sporting nao era nao ter futebol-espetaculo, o nosso problema era nao vencer! mas nao se pode por o rossio na rua da betesga! o jesualdo com todos os seus defeitos voltou a dar-nos confiança no futuro.

      por alguma razao o bruno de carvalho mantem a confiança nele. porque sabe que, neste cotnexto, pouco teriam a bagagem que ele tem para levar o barco a bom porto.

      • Vendo bem os resultados com Jesualdo Ferreira até a data não são muito melhores do que os seus anteriores.

        A diferença esta no futebol.
        Agora vejo-o ao contrário do que se passava.

        E ai ele, Treinador tem mérito!

        Já agora em relação aos links que deixas mais a cima.
        É como uma ressaca suicida, são Sportinguistas que parecem não aguentar a falta de certos vicios e quando leio coisas assim lembro-me disto:

        Mas são Leões na mesma.

        E la vai mais um do Ronaldo :)

  21. Não é uma única premissa. Eu coloquei 5 e tentei fundamentar todas. Não me digas que também és daqueles que pensam que ter opinião própria é sinónimo de desestabilzação.

    E já que falaste no Dier, digo apenas que para mim, uma adaptação só deve ser feita quando estritamente necessária. E para mim só passa a ser necessária depois de testarmos os que normalmente concorrem pelo lugar. Zezinho, André Martins e o João Mário. Se estes nào correspondessem, compreenderia. O estúpido nisto tudo é que o meio campo até é o nosso sector mais forte, ao contrário da defesa onde o Dier é preciso como de pão para a boca. Mas nem é isto o mais importante. O importante a reter é que essa adaptação é fruto de uma filosofia de jogo defensiva, porque caso contrário, nunca seria feita. Sem desprimor para a competência do miúdo, que é grande.

    Não é “antipatia endémica”. É porque o gajo é mesmo mau e tem a mania que é o supra-sumo do treino em Portugal. Para mim, claro. Mas apoiá-lo-ei até ao dia em que se for embora. Só não me peças é para dizer que um gajo é bom quando penso o contrário.

    • O Dier pode jogar melhor a central, mas – na minha opinião – dá muito mais segurança a trinco do que Rinaudo ou Zezinho, pelo que não compreendo certas críticas ao Jesualdo Ferreira.

    • ó Sà eu nao te peço nada e a minha reaçao nao era exclusivamente para ti. porra claro que tens direito à tua opiniao , como é obvio, apenas tento fundamentar a minha: Jesualdo Ferreira tem mais do que experiencia no futebol para olhar para um miudo de 19 anos, o Dier, e pensar: está aqui um enorme profissional, com entrega e lucidez suficientes para pegar de estaca numa posiçao que lhe nao é natural. Porque o futebol (quem já jogou sabe disso) muitas vezes passa ao lado da mera questao tecnico-tática. Passa mais pela maturidade entrega e concentraçao competitiva.Tu falas do zezinho e do andre martins (do joao mario nem sequer falo porque ainda nao calcou, apesar do indicutivel valor que tem, é prematuro estarmos a falar dele num contexo senior), mas questiona-te lá porque é que um deixou de ser opção e outro só agora é que começou a ser? epá eu tambem estranho (e escrevi aqui varios posts sobre isso) porque é que out of the blue o andre martins (um dos medios com mais potencial do futebol portugues) deixou de ser opçao. mas nao foi o jesualdo que deixou de apostar nele! eu olho para o andre martins e nao vejo muito pulmao para aguentar 3 4 5 jogos a fio como titular. nao tem estrutura fisica para isso.se calhar oproblema reside ali. e depois nao te esqueças que tens outra principal pecha, que é a ausencia do schaars, essa sim foii um rombo do caralho. tens que compensar! e tens que compoensar com aqueles que demonstram mais disponibilidade fisica e mental para aguentar 2 3 4 5 6 jogos a fio. e dier aguenta e se calhar zezinho nao!

      uma das coisas que se dizia do sporting da era sa pinto-oceano-vercauteren era de que os jogadores jogavam a medo,tinham medo da bola, poruqe tinham medo de errar!

      Jesualdo pegou em 3 jovens (ilori-dier-bruma) que demonstram uma coisa: nao têm medo de errar (viu-se o bruma quando entrou emn braga, ve-se o ilori quando erra uma entrada mas nao desmoraliza e ve-se o dier como um pendulo a ir a todas)

      ora é essa caracterisitca que uns tem mais do que os outros. e isso ve-se no jogo, mas fabrica-se nos treinos. um jogador pensa, “foda-se eu nao tenho medo, eu confio nas minhas potencialidades, jogo em qualquer lado, porque sou bom!”

      é isso que é DIer. e é isso que Jesualdo lhe confiou a acreditar.

      • Estou de acordo com o Converge.

        Podemos ter a nossa opinião e partilho com a maioria.

        Prefiro ver o Dier a central.

        Mas também é a minha opinião é que o Jesualdo percebe e muito de futebol e só isso é suficiente para eu lhe dar o benefício na dúvida quanto à carreira que ele antecipa para o Dier.

        Ainda por cima estamos a falar de um junior que ainda tem muito tempo para aprender o que é ser médio. Ainda por cima quando em tão pouco tempo já apresenta este nível (para mim tem sido o melhor do meio campo nos últimos tempos). Se essa é a convicção do Jesualdo e se ainda por cima o tempo lhe tem dado razão, porque razão não pode o Dier ser adaptado?

        Quanto ao argumento do “estritamente necessário” percebo a ideia, porque acho que há boas alternativas. Mas não posso estar de acordo com o “estritamente necessário”, só em último caso.

        Cada caso é um caso.

        Vejamos o Coentrão que toda a vida foi extremo. Deveria ter o Jesus perdido um excelente lateral (obviamente tinha essa crença) quando tinha no plantel vários laterais (Shaffer, Sepsi, Jorge Ribeiro ou César Peixoto)? Faz isso algum sentido, quando o treinador está convencido que a adaptação é melhor que a solução existente?

        Ou o Miguel Veloso (defesa central) quando tínhamos o Custódio (e outros que não vale a pena enunciar)? Ou o Miguel Veloso (já médio defensivo) quando tínhamos o Grimi ou o Ronny (agora n.º 10)?

        O argumento até pode ser dizer que há alternativas melhores que o Dier ou que o Dier será melhor central que médio. Mas se essa não é a opinião do Jesualdo, porque deveria ele testar as alternativas?

        Volto a referir que acho que o Dier vai ser melhor central do que médio (já não acho o mesmo do Fokobo e este entrou para central contra os porcos), mas os jogos têm demonstrado que o Dier é nosso melhor jogador nessa posição (face aos que têm jogado ao lado dele). Logo se querem testar as alternativas, prefiro que se faça isso em detrimento do Rinaudo ou Adrien por exemplo.

        Saudações Leoninas

      • E já agora que falei no Coentrão, o melhor treinador do mundo e melhor treinador português de sempre testou o Coentrão a médio centro. É verdade que não durou muito tempo, mas o facto de haver alternativas não o impediu.

      • O Jesualdo é um visionário! Já o sabia há algum tempo e em 2010 confirmei a minha teoria.

        Conseguiu ir ao reduto do Arsenal e ser inovador ao colocar Nuno André Coelho, jogador que tinha até ao momento 0 minutos no campeonato nacional e defesa central por natureza, no meio-campo. Uma adaptação que deu frutos, não só para a equipa que conseguiu sair de lá com 5 golos nos queixos mas também para o próprio jogador que viu o seu nome em tudo o que era jornal!

        Apelidavam-no do novo Beckenbauer!

        A sua carreira está a confirmar isso mesmo!

        Jesualdo, faz do Dier o nosso Ronaldinho Gaúcho! Mete-o mais um pouco à frente por favor.

        Ah antes que me esqueça, se o Patrício for vendido, mete, por favor, o Valentin Viola à baliza, não sei explicar mas vejo algumas parecenças nele com o Gianluigi Buffon.

        São 40 anos de experiência, não podemos ignorar esse facto.

      • Dei-me ao trabalho de ler tudo. Estava à espera de ver borboleta escrito em qualquer lado mas enganei-me.

      • Mas João gostava de ver algumas linhas escritas por ti que justificassem a aposta de Nuno André Coelho num jogo da champions em casa do Arsenal. Tratando-se de um jogador jovem e inexperiente que jogou fora da sua posição.

        Na altura eram só 37 anos de experiência do mister, agora que já leva 40 disto por certo não comete mais erros deste tipo.

      • Leão, eu não tenho que justificar nada disso.

        Porque o haveria de fazer?

        Teria também de justificar porque é que o melhor treinador do mundo jogou com o Coentrão a lateral direito e a médio centro?

        Ou que o melhor treinador britânico de sempre adaptou o Scholes a médio centro (e correu muito bem. o Scholes era avançado até chegar à primeira equipa), já pôs o Rooney a jogar a médio centro ou o O’Shea a trinco também?

        Ou alguém sabe quem foi o treinador que teve a proeza de pegar no Makelele que era extremo direito no Nantes e pô-lo a trinco (acho que foi algures no Celta de Vigo)? Será que foi o Fernandez que andou a treinar miseravelmente os porcos?

        Isto só para dizer que todos, sejam treinadores, médicos, engenheiros ou economistas acertam e falham. E o Jesualdo obviamente não é imune a isso.

        Eu já referi que não partilho da opinião do Jesualdo, mas humildemente dou-lhe o benefício da dúvida. Não vai ser o histórico de uma pessoa (que eu não acho que é assim tão mau quanto dizes) que vai determinar se ele tem razão agora ou não. Isso não é argumento. E tudo isso esbarra no elevado nível que o Dier tem demonstrado mesmo com poucas rotinas na posição.

        E mais digo. Finalmente Jesualdo, finalmente!!!

        http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2013/04/ignorando-estatutos-e-hierarquias-eis-o.html

        Tinha saudades de ver este pequeno grande jogador como em braga.

        Um abraço Leão!!!

      • Acho genial as comparações entre mister Jesualdo com 40 anos de actividade e apenas campeão num país e pelo foculporco (o que retira todo o mérito à partida) com treinadores como Mourinho ou Alex Fergunson. De génio… de génio!

        Nem vale a pena estar aqui a escrever mais coisas, lê o que disse mais acima e mais abaixo! Lê… Não sou o único a achar isso e arrisco a dizer que a maioria pensa o mesmo.

        As adaptações servem para colmatar falhas na equipa e neste momento o Sporting não precisa de adaptar ninguém para o meio-campo e por acaso até precisa é de um central de topo e com muito potencial que anda forçosamente “fora do lugar”.

      • Ou eu estou com uma grave crise de leitura e interpretação ou qualquer coisa está aqui errada? Alguém comparou treinadores? É isso que concluis? Alguma coisa de muito errada aqui se passa.

        Vou transcrever:

        “Isto só para dizer que todos, sejam treinadores, médicos, engenheiros ou economistas acertam e falham. E o Jesualdo obviamente não é imune a isso.”

        “Não vai ser o histórico de uma pessoa (que eu não acho que é assim tão mau quanto dizes) que vai determinar se ele tem razão agora ou não. Isso não é argumento. E tudo isso esbarra no elevado nível que o Dier tem demonstrado mesmo com poucas rotinas na posição.”

        Para tentar ser claro e não criar interpretações dúbias, o que eu referi é que qualquer profissional, muito ou pouco competente, hoje pode tomar uma boa ou má decisão, independentemente do seu histórico. Não é pelo Jesualdo ter errado com o Nuno André Coelho (acho que foi 1 jogo apenas, não sei se repetiu como o Jesus fez com o David Luiz a lateral esquerdo) que vai errar agora com o Dier, da mesma forma que não é pelo Mourinho ter-se equivocado com o Coentrão que se enganou com o Pepe.

        Em nenhum lado do mundo eu estou a comparar treinadores, a dizer que A é melhor que B.

        Pura e simplesmente estou a dizer que uma boa decisão não deixa de ser boa, apenas porque o “decisor” já decidiu outrora erradamente. É por isso que eu acho absurdo eu estar a justificar e aqui sim, comparar, o episódio Nuno André Coelho com o episódio Dier. Até porque o valor destes é muito muito diferente.

        Fui claro agora?

        E volto a dizer: acho que o Dier devia ser central, mas continuo a dar o benefício da dúvida ao Jesualdo que tem toda a legitimidade (e competência) para ter a opinião dele sobre um jogador que ele (e não eu, nem nós) treina.

        Viva o Dier, o Wokswinkel e o nosso grande Sporting!!!

        PS: por falar em comparações (que eu não fiz) de génio…Ricky vs Bueno?

        Saudações Leoninas

  22. A questão não é essa, converge. É pacífico que o professor tem de ficar até ao final da época. Só um louco pensaria em trocar o treinador nesta altura. E eu admito que já pensei. Mas mudei a opinião.

    A pergunta que se põe é: será o professor o treinador ideal para colocar o Sporting a lutar pela ida à Champions na próxima época, sabendo que no mercado haverá outras opções?

  23. Esse árbitro Luís Ferreira é uma personagem!!

    Essa 2 expulsão é uma anedota. Sem comentários mesmo…

    Só digo “São cobardes”.

    Senhor Luís Ferreira esta é para si “seu valentão…”:

  24. Nem sei por onde começar…

    Segunda feira por várias razões, que não são para aqui chamadas, não consegui ver o Nosso Sporting a Ganhar, como normalmente costumávamos perder, no último minuto.
    Como eu gostaria de ter Gritado a plenos pulmões esse Golo da Nova Era.
    Mais tarde por dificuldades ZON técnicas, não consegui ver, aquilo que acho uma grande atitude, que tardava a acontecer, o Dias Ferreira a virar costas ao Gajo Lampiurso mais cretino que já me entrou por cada a dentro.
    No dia do meu 45 aniversario tive uma das melhores prendas de sempre… O day after de um jogo difícil, com uma Vitoria em 3 actos!!!
    O Bruno de Carvalho é como o Cacifo ou vise versa, é do Caralho!
    O Jesualdo, se o deixarem lá ficar, como sempre o senti. Vai nos levar a campeões Nacionais… Tenho a convicção absoluta!
    Todos os que aqui se dizem Spotinguistas …. e vêem com a conversa de novos treinadores bem podem ir pá Puta que os pariu!
    ( não me canso de o dizer)
    Já os nossos miúdos começam a calar muitas bocas e a enervar muitas mais… E isso vai me dar um gozo em crescendo!
    Esta nova Era vai ser muito boa de ser vivida.. Porque vai ser a lutar por Amor ao nosso Sporting Clube de Portugal.
    E quando é por Amor e não por Dinheiro… Tudo sabe muito melhor!
    Sábado que vem, acredito que Todos os Sporinguistas vão encher o “Novo Estádio de Alvalade” e vao bater muitas palmas, cantar, dar abraços e no final voltar a sorrir!
    ( desculpem a seca … Mas andava à dois dias para escrever isto!)
    VIVA O S.C.P.
    :))

  25. Claro que já mereciamos uma noite assim… E uma noite ‘sem o seu quê’ de dramático não dava este gosto especial que eu sinto, não desde a noite deste último jogo, mas sim desde a eleição do novo Presidente.

    Como todos sabemos, com a disseminação das metodologias de treino (muito similares por esse mundo do desporto de alto rendimento), a componente psicológica do jogador de alto rendimento passou a fazer a diferença. E muito do que tenho visto nos jogadores Leoninos creio que passa por esse pequeno porm(aior)enor…

    Mais, creio que à medida que os resultados nas diversas modalidades nos comecem a sorrir, isto é, em que a bola não bata no poste e saia, mas sim que bata no poste e entre irá acontecer muito mais vezes… É o que tantos Cacifeiros aqui referiram, nós temos andado a fazer valer a Teoria de Murphy, mas como em tudo existe o seu inverso, logo creio que é por aí que iremos capitalizar, e com isso seremos muito, mas mesmo muito mais felizes…

    Vamos Sporting!!!

    Força Presidente! Estamos cá para o ajudar a elevar o nome da instituição SPORTING CLUBE DE PORTUGAL ao mais alto patamar do Desporto mundial!!!

    • Exigência máxima, essa expressão que parece tão simples, mas que tem andado tão arredada do clube do Leão…

      Bruno de Carvalho irá, concerteza, exigir o máximo a todos, atletas, dirigentes, funcionários, mas também a nós, os sócios e adeptos anónimos que tanto sofremos com o nosso clube… O resultado será radiante, pois qualidade não nos falta. Não teremos que andar mais cabisbaixos, enxovalhados por medíocres que se escondem na imprensa manietada, vamos fazer toda a gente entender que o desígnio do SCP é tão só expresso no seu lema: ESFORÇO, DEDICAÇÃO E DEVOÇÃO PARA ATINGIR A GLÓRIA… EIS O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!

  26. “Pråñhyïckaczs” faz 3 assistências e 1 golo num memorável 6-5 a favor do Celta na última jornada da liga Española e mantém o Clube na 1ª…
    Os sócios do Vigo exigem a compra do craick….Pumba! paga a cláusula do samurai!
    “Eli o prófét” não joga um carcanhol no Flamengo mas é muito importante para o grupo em termos espirituais, como capitão e como advisor matrimonial, a arte de jogar para trás preconizada por “Eli o prófét”, e consequente diminuição de natalidade no Rio, galvaniza a ala conservadora do Clube…
    O presidente do Mengão perde a cabeça e Pumba! paga a cláusula do craick!
    Gelsas que está num Clube algures na Suíça, devido ao seu vigor e disponibilidade táctica, convence a administração do Clube a reabrir duas secções já extintas desde os anos 20, o atletismo e a ginástica rítmica…
    Recebe a medalha de mérito da cidade, e na comunidade, o envolvimento dos jovens no desporto torna-se um facto….
    Pumba! cláusula paga!
    Búlárúzz e Jeffras são contratados pelo CSKA (secção vólei de praia) por números astronómicos, cerca de 200 mil euros!
    Beira-mar dá 1 milhão ao Sporting para ficar com Jôjô “the small”!
    Moutinho e a sua dama, aceitam ir para o Anzhi numa transferencia de 52 milhões!
    Pumba! o Sporting recebe 25 % que equivale a uns 300 milhões!
    Com mais uma ou outra venda, no total, entram cerca de 15 milhões nos cofres!
    Vamos buscar Niculae!
    Chantageamos o empresário do Mangala!
    Contratamos duas ou 3 Sportinguistas de classe mundial com amor, esforço, dedicação e devoção ao Clube para executarem uma operação de charme em Dortmund junto de Lewandovski!

    Com estes 3 e com o presente plantel, até ganhamos a inter-galáctica carajo!!

    • Caro We Are sempre em grande forma :D

      Concordo Leão à solta…o Ebony era bem ou mesmo o Vossen também,mais o Ghilas…precisamos de 2 pontas…já que o teu amigo “borboletas” vai embora…pode ser que comeces a dar valor ao homem longe de Alvalde!

      SL

      • Oh Leão, desculpa que te diga…
        Não deixa de ser interessante colocares tanta fé no Wilson, quase à dimensão em como malhas no Ricky…
        Mas tu acreditas que o WE ainda vai dar mais do que já deu, no SCP? Tou a ver o WE mais perto do sucesso no SCP ao nível do Carlos Martins, sinceramente… Não desgosto do rapaz, mas ser ele o co-apresentador dessas “festas” que dizes aí… não me parece, jovem.

      • Não, não ando distraído. Só não tenho expectativas tão boas do rapaz como tu tens. E isto nem é uma critica. Dizes-me que o rapaz ainda não conseguiu fazer uma época inteira no SCP, certíssimo. Que o rapaz se ajeita com a bola, também é verdade (se calhar até dava lá mais jeito que o Jeffren ou o Carrillo), mas não o vejo como um gajo que pegue de estaca, até porque por onde tem passado, não tem sido “excelente”, não tem sido “o” abono de família. Claro que não é ponta de lança, mas ainda assim, e apesar de completar 23 anos daqui a pouco tempo, não vejo a fazer muito melhor do que tem feito. Para compor o plantel acho que tem valor… mais ainda na situação em que estamos, em que vamos ter de “pescar” mais em casa, repescar uns quantos para compensar a saída de outros… mas não o vejo como um titular indiscutível.

        Até sou gajo para o comparar com o Bruma, e mesmo este sendo mais novo, percebe-se que aos 23 de WE vai ser bem melhor que ele… e tem quase 5 anos de diferença!

        Apesar disto tudo, acho que as “borboletadas” que mandas no Ricky, apesar de poder fazer melhor, não as acho justas. Quem no Sporting está a fazer uma “boa” no SCP, além do RP, claro? A meu ver o VW tem falhado muito pelo mesmo motivo que quase todos tem falado… falta de confiança! Não me vais dizer que na 2ª feira o gajo aprendeu a jogar em Braga do nada? Ou que marcou os golos que marcou ao benfas e à lázio por pura páiola?! Até o Rinaudo não é o mesmo do ano passado… o Schaars nem falo… uma sombra. E isto tudo porque?! Fácil… GODINHICES, sobretudo!

        Vais ver agora, com o clube a estabilizar, se nós não vamos voltar à mó de cima…

      • Já disse que o WW esteve perfeito, as oportunidades que lhe chegaram concretizou-as. Mas um hat-ricky de ano a ano não me enche barriga e não me faz esquecer todos os outros lances ridículos. Avaliares a época do WW tendo por base um único jogo perfeito é que não me parece muito leal.
        Sendo assim o Buba (ex-central do Beira-Mar) que nos espetou 3 batatas também é então um central goleador ou o Bueno que fez um poker é um matador. Não estou a entrar em comparações de qualidade mas pergunto-te o mesmo, será que o Bueno aprendeu a jogar naquele jogo e voltou a desaprender logo no jogo a seguir?

        10 milhões pelo Ricky já foi um bom negócio embora ache que o cabrão do Engodinho agiu de má fé e fez um acto de gestão que já não lhe competia fazer.

        Quanto ao Wilson Eduardo acho que a tua comparação com o Bruma é um pouco infeliz, WE é um avançado móvel que pode jogar descaído, Bruma é um extremo puro. Claro que a nível de potencial o Bruma parece-me ter muito mais até porque tem 18 ou 19 anos e o WE tem 22 ou 23 e não teve a sorte de se integrar numa boa estrutura (como acredito que a nossa está a começar a ser) que o Bruma está a ter desde cedo.

        A minha ideia era, para além de WE ir buscar um jogador com provas dadas no campeonato nacional e com grande margem de progressão (Ghilas) e um matador, melhor marcador da liga holandesa numa equipa ao nível do Utrech (Wilfried Bony). Tendo que se comprar 2 avançados e sendo o dinheiro escasso, quem sugerias mais para completar o lote de 3 avançados no plantel? Eu aposto claramente num jogador que acho que nunca teve uma oportunidade mais do que merecida, está adaptado ao campeonato, conhece muito bem a realidade do clube, não precisamos de investir financeiramente e arrisco dizer que ainda acho que o faríamos avançado da selecção nacional o que valorizaria o passe dele em muito dinheirinho!

      • Eu não avaliei o VW só pelo jogo, pá.
        Mas achas que sou algum “godo” da vida?

        Para mim, o VW perdeu muito este ano, assim como toda, TODA a equipa… há inúmeros casos: VW, Rinaudo, Schaars, Carrillo, Capel, A. Martins… Só não coloco o Jeffren porque esse tem sido uma valente merda em duas épocas que cá está. Sendo VW o único ponta do plantel, convenhamos que fazer 43 golos nas duas últimas épocas, não sendo excepcional, está muito longe de ser medíocre. EU também queria um ponta a facturar 30G/época, no mínimo… mas temos tido equipa para isso? Tivemos estrutura psicológica para isso? A equipa passou uns 20 jogos mentalmente de rastos, só agora é que se começa a ver uma equipa (nem sei bem como não se desmancharam em Braga, 10 contra 11, com eles a empurrar-nos para as cordas)… Para mim vender o VW por 10M€ além de ser pouco (pior ainda por ser apenas 35% do passe), é uma burrice à la godo, só podia… Vender o único PL da equipa, um gajo que está cá há 2 anos e já se habituou ao estilo de futebol em PT… para que? Para abarbatar 3,5M€ para tapar as merdas que fizeram, untar as mãos duns quantos, etc? E depois, com que dinheiro vamos contratar os 2 Pontas (mínimo) que eu acho serem necessários?

        Noutro contexto, que podia muito bem ser já no próximo ano, poderia ter-se recomprado parte do passe e vendia-se por muito mais. Mercado não lhe faltava… E ganhávamos mais com isso e havia tempo para preparar a sua substituição… Agora, que PL temos nós para o ano?! Nenhum, porra! E quem vier vai ter de se adaptar, custe o que custar…

        Queres o Ghilas? Eu também acho que não era mal pensado… mas haverá dinheiro? Não tou a ver os Cónegos a vende-lo por menos de 1,5 a 2M€… E o outro(s)? Já se viu que não vamos lá com Rúbio, o Betinho está lesionado e o Etock nem tem tido oportunidades… E que me lembre, temos emprestados… Bojinov e Ribas? Dá-se-lhes uma oportunidade? Será que eles tem condição para render alguma coisa (falo sobretudo o Bojas que nunca mostrou nada de jeito… aliás, desde que saiu de Parma só tem feito merda… anda perdido na seria B. Do Ribas, nem sei… acho que anda pelo Mónaco, na 2ª liga francesa, onde marcava muitas batatas no Dijon antes de ir para o SCP (depois de ter-nos rejeitado para ir para o… Génova, lá veio com o rabinho entre as pernas)… ainda assim, acho que quando se começou a habituar a jogar no SCP, também foi despachado. Foi assim com o Deivid, com o Alecssandro, com o Tiuí… enfim.

        Alternativas, não te sei dizer… além do Ghilas, não tou a ver ninguém em PT que interesse ou que possa vir.. logo, lá está… tem de vir de fora. Para mim, era apostar em mercados menos conhecidos e que sejam mais acessíveis (Africa, Japão, América Central, Leste (Bulgária, Roménia, Polónia, sei lá) ou algum negócio de ocasião no Brasil…)… Aí, a prospecção, que tem sido uma desgraça, é que vai ter de mexer o cúzinho e dar corda aos calcantes para encontrar um “negócio Liedson” (ou seja, um jogador barato mas que “garanta” golos)…

        PS: Esse Bony de que falas parece que não sai por menos de 14M€…

  27. O cavalo e o burro,
    ou o como mourinho olhava para jesualdo em 2005 depois de o ter recusado com assistente no slb uns anos antes.

    “One is a coach with a 30-year career, the other with a three-year one. The one with 30 years has never won anything; the one with three years has won a lot. The one who has coached for 30 years has an enormous career; the one with three years has a small career. The one with a 30-year career will be forgotten when he ends it; the one with three could end it right now and he could never be erased from history. This could be the story of a donkey who worked for 30 years but never became a horse.”

    Deixem lá o velhote acabar a época e saquem mas é o rui faria quando o mou voltar para londres.

      • Molhado à chuva estou eu farto de ficar a olhar para os outros, depois de ficar a ver navios.

        Foi com o Mou, foi com o AVB, foi o que se viu… que eram para vir e tal e coisa, e foram mas foi mas é ganhar para outros lados (e vai ser com o Faria mais ano menos ano).

        Se preferes a conversa do Juju, fica com ela.

      • Deverei tratar-te por Tadeu ou por Zulmira?

        Não esteja preocupada com o emprego do seu esposo caramba. Um homem tão competente depressa arranjará uma equipa de topo para treinar.

  28. Tadeu,

    Estou-me literalmente a cagar para aquilo que pensas. Também estou-me nas tintas se achas que escrevo bem ou mal. Não o faço para agradar/desagradar ninguém. Isto é um espaço de opinião, não é um serviço de mensagens de apoio por sms. Se é isso que procuras, estás no lugar errado. Igualmente defeco em cima do facto de achares que estou a “desestabilizar” apesar de achar previsível, repetitivo e estúpido esse tipo de argumentação. Faz-me lembrar tempos que quero esquecer, tempos onde quem expressava a sua opinião contra o poder instalado era definido pela elite como “desestabilizador” ou “terrorista”. Se querias carneirada, votaste no candidato errado. E daí, se calhar nem votaste e nem fazes nada pelo clube. Portanto, vai tu para o caralho, palhaço.

    Ouattará,

    Estavas a ir muito bem. Até que resumiste um comentário bem fundamentado a um vómito final. De que a culpa do Sporting estar como está é minha (ou de gajos que têm opinião própria). E aí remeto-te para o lugar para onde mandei o otário do parágrafo anterior. Mas dou-te algum crédito. Ao menos fundamentaste a tua defesa do Jesualdo. Pena tenho é que depois disso tudo, acabes com algo tão estúpido e tão ridículo que acaba por me fazer duvidar da seriedade das tuas palavras. Mas como és um companheiro de cacifo de longa data, vou assumir que foi um momento infeliz. Porque nem tu nem o outro parvo fazem ideia de quem eu sou. E já agora, por favor lê o ponto prévio do meu comentário ao jesualdo. Nunca disse que era incompetente, só disse que, de modo geral, é demasiado defensivo para um clube como o Sporting. Aprende a interpretar.

    Uma nota final aos dois. Essa atitude é típica de lambuças. Se criticas, estás a desestabilizar. Se tens opinião própria, és terrorista. Se não concordas com algo e demonstras, és o culpado disto tudo. Acordem para a vida, caralho! Esse Sporting acabou. Este Sporting respeita a opinião dos sportinguistas, ainda que sejam diferentes, como disse, e bem o presidente. Mudem a puta da conversa! Já enjoa.

  29. O Jogo refere hoje que o Inácio não vai receber palmas dos adeptos leoninos…
    Vou fazer questão de quando aparecer o nome do Inácio no ecrã do estádio aplaudir vigorosamente de pé e fazer valer que estamos na presença de um dos nossos! Um verdadeiro Leão!!!
    Apelo a que todos façam o mesmo e demos um chapada de luva branca à merda de comunicação social que temos e que teima em querer minar este novo Sporting.
    SL

      • Não podemos correr o risco de colocar novamente jopgadores ou dirigentes ao mesmo nível do clube.

        Acima de todos o Sporting, é isso tudo trolha.

      • Claro que acima de tudo é o Sporting!
        E, fundamentado nessa premissa, apenas reitero que “Não se cospe no prato que nos alimentou”. Isso foi sempre o que distinguiu o Inácio de outros, tirando obviamente Cristiano Ronaldo que leva o bom nome do Sporting aos 4 cantos do Mundo. Este tb nunca cuspiu no prato onde comeu e eleva o clube como formador, não só como jogador, mas como pessoa.
        VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!
        É NOSSO OUTRA VEZ!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s