Brincar ao jornalismo

Houve muita virgem (só de signo, claro) a mostrar-se ofendida com as palavras de Bruno de Carvalho proferidas há, precisamente, uma semana. Passados oito dias, eu mantenho a minha opinião:  o conteúdo fez todo o sentido, a embalagem em que foi apresentado é que podia ter sido mais bem escolhida. Ou, se preferirem, ao invés de ter desejado ser capaz de fazer o milagre de fazer com que todos os jornalistas fossem inteligentes, devia ter desejado, isso sim, que todos os jornalistas fossem profissionais e eticamente correctos.

E bastaria olhar para a capa de hoje, do Record, para perceber o quão patético se torna aquela espécie de “movimento de indignação” que levou vários jornalistas reconhecidos a condenarem a postura do presidente do Sporting. Temos uma capa feita a partir de uma foto, que tanto pode ter sido captada por um repórter do jornal em causa, como pode ter sido comprada a algum paparazzo de meia tigela, de smartphone em punho. Nessa capa, é-nos vendido que o Record testemunhou o encontro e, imagine-se, até sabe o que esteve em cima da mesa. Lá dentro, a manchete transforma-se em três quartos de página mal amanhados, num exercício que qualquer adepto poderia fazer. “O nosso jornal sabe”, dizem eles, mas a verdade é que o jornal deles não sabe a ponta de um corno. Limita-se a atirar ideias soltas, num artigo que torna o tema de capa num autêntico vazio e que nos conduz a uma simples conclusão: não é notícia. E o pobre do leitor que compra o jornal bem devia reclamar o seu dinheiro.

Isto, meus amigos, não é jornalismo. Temos o quem, o quando e o onde, mas o “o quê?”, o como e o porquê? são tão verídicos quanto o exercício que eu me diverti a fazer, em julho de 2012, quando escrevi que o Sporting tinha recusado 12 milhões pelo Rui Patrício, oferecidos pelo Galatasaray. Qual não foi o meu espanto, quando vi vários jornais a transformarem esse gozo… em notícia! É assim que, infelizmente, se alimenta e vive o nosso jornalismo desportivo: de nadas; de notícias onde nem existe o trabalho de confirmar a fonte; de capas que, várias vezes, conduzem a uma merda de uma caixa num qualquer rodapé. Mas, claro, “o nosso jornal sabe” e “o nosso jornal conseguiu apurar”. Tal como conseguiram apurar, há 13 anos, numa altura em que o Sporting se posicionava para conseguir atingir um título que lhe fugia há quase duas décadas, que o Parma (ou o Inter, não tenho a certeza) oferecia um ordenado milionário ao Duscher. Era capa, enorme, na Bola, num dia em que o Sporting jogava.

Sim, já lá vai o tempo em que eu lutava contra o vento, na praia, para conseguir virar as páginas de uma Bola de dimensões xxl. Agora vou à net, ou passo no quiosque, olho para as capas, e sorrio. Um sorriso azedo, de quem olha para o constante desacreditar de uma profissão que deveria prestar um serviço ao povo. E isso, caros donos de grupos de comunicação, caros directores, caros editores, não é culpa do(s) presidente(s) do Sporting.

 

Anúncios

114 thoughts on “Brincar ao jornalismo

  1. Vai diretamente para a galeria dos melhores textos do Cacifo! Devíamos pegar nele e enviar para todas as redações de jornais e para a Sporttv e para a tv do Correio da Manhã e para todo o lado! Excelente!
    Saudações a todos os leões!

  2. Os jornalistas cada vez mais não sabem o que escrevem e muito menos querem saber. Existe uns valores para atingir o custe o que custar, ética profissional é coisa do passado. Basta ver na semana passada, em que o CM(esse jornal éticamente irrepreensivel) diz que Bdc ataca Jesualdo e na Abola afirmam que o mesmo presidente segura JF, existe uma enorme competição por tudo o que mexe e tudo o que vende. Nao haja duvida que o Sporting instável e com tantos furos é um “maná” jornalistico.

    P.S: Outra coisa extremamente irritante na sociedade actual é a imbirração e indignação a quem critica os jornalistas, como se fossem o menor dos problemas ou mesmo nem consistirem em problema. A história do jornalismo como veiculo de informação fidedigna e factual é coisa utopica hoje

  3. Os jornais em papel estão a dar o berro, já poucos os compram ainda mais neste momento de crise.

    Façam o favor de não comprar jornais que sempre se poupa algum dinheiro e não se cortam tantas árvores.

  4. Fodasse tu és grande CHERBA!!!
    Mas o mais incrível é que este pouco profissionalismo emana por todos os pasquins da cidade e talvez do pais. O Pais é pobre e o jornalista pobres são … e os filhos da puta que investem dinheiro no jornal apenas por poder e dividendos (Banqueiros agiotas), mandam nos conteúdos do próprio jornal, como até há bem pouco tempo mandavam no nosso clube.
    Se calhar está na hora de alguns jornalistas que são pela verdade e pelo brio profissional se juntem e darem um grito de revolta. Porque se nós fomos capazes, vocês jornalistas também o serão!

  5. 5*****!!

    “O nosso jornal sabe”, dizem eles, mas a verdade é que o jornal deles não sabe a ponta de um corno.

    E este género de “notícia” só acentua o desespero que tem sido para esta gentinha terem lhes tirado o pão-prá-boca que era o “sportem”.

    Aguentem-se à bomboca!

  6. agora começam a passar a mensagem do estamos cheios de vontade de fazer uma vassourada no plantel e pagar a tudo para sair… seremos assim tão estupidos?
    a vontade que têm de nos tirar jogadores e que saia tudo por truta e meia é uma coisa que irrita mesmo. mas a culpa é de todos nós quando compramos ou sequer vamos a um website de um desses montes de merda.
    é que não consigo pensar num jogador do plantel que não tenha mercado nem que seja nas árabias ou nas ucranias… por emprestimo ou por venda certamente que conseguiremos colocar toda a gente que não interesse… que não serão assim tantos

  7. E insistem…

    Celso Roth estará em negociações com o Sporting, avança esta terça-feira o “UOL Esporte”. Segundo esta publicação, o treinador brasileiro, de 55 anos, é a aposta dos dirigentes leoninos para contrariar o domínio de FC Porto e Benfica a nível interno.

    Quando não são eles a “apurar” arranja-se outro qualquer para “avançar”…
    É a puta da loucura!

    • hi guys
      cheguei agora a casa do trabalho, e levei com esta do celso roth do rascord, portanto: a noticia e sporting interessado em celso, depois ve-se a noticia e diz conversacoes com um clube com tradicao em portugal… os tipos do rascord sao so estupidos, ou andam a tentar ver qual e o mais estupido entre eles??? um tipo que estive a ver na wikipedia, porque nao tinha a minima ideia de quem era, e vejo que desda 1994 so por 2 vezes ficou num clube duma epoca para a outra??? um clube por epoca??
      o que me irrita e que tenho a certeza que ainda vou ver alguns dos ainda ressabiados a vir criticar o nosso presidente, sem sequer parar para pensar no que estes pasquins andam a tentar fazer
      o que se devia fazer, (vivo em londres)era fazer o que o liverpool fez ao jornal the sun. desde a tragedia de hillsborough, em que o jornal mentiu e ofendeu as pessoas de liverpool, (liverpool e everton), 75% da cidade nao compra o jornal
      nao acho que apertar-lhes os calos seja a solucao, mas se todos os sportinguistas nao comprasse o rascord e a bola por, sei la 1 ou 2 semanas eles sentiam nas tiragens, e talvez comecassem a atinar…
      OFF TOPIC:
      esta noticia por outro lado deu-me uma ideia, o que e que acham desta hipotetica imagem:
      clube com tradicao (como esse Celso diz): belenenses
      van der gagg, para o sporting(como se falou a 2 anos atras)?
      (grande trabalho com pequeno orcamento, e um plantel jovem em belem??

      desculpem o testamento, mas desde que descobri este blog, fiquei viciado, hahaha, ja faz parte da minha rotina diaria vir aqui de mnha de fugida antes de ir para o trabalho, e a noite antes de ir para a cama hahaha
      obrigado, cherba, tenho andado a tentar meter uma foto no comentario mas nao e aceite, talvez te mande num e-mail, e se achares que vale a pena, podes mete-la no blog

      aahhhh, e antes que me equeca: o cacifo e do caralho hahaha, VIVA O SPORTING

  8. É o sistema. Estive à conversa com o Severino e ao menos isso ele sabe bem: os jornalistas não podem escrever livremente e são constantemente censurados pelos seus diretores, que têm ordens para publicar apenas certos conteúdos.

    Aquilo que, no fundo, todos sabemos mas ninguém faz nada.

  9. Chegamos assim, aos dias em que em certos locais se celebra diariamente o dia do corno.

    Sim do corno porque como diz o ditado o corno é sempre o ultimo a saber.

    Sei de fonte segura que nessas redações celebra-se esse dia como feriado, quem não fAz um corno todo o dia e nem se preocupa em fazer como manda a sua profissão tem feriados nos dias todos.

    E ainda lhes pagam por cima!

  10. “Se fizesse milagres, dava inteligencia a alguns jornalistas” – eu acrescentaria à inteligencia: coluna vertebral.

    os unicos jornalistas que ficam incomodados com esta lucida declaraçao sao os mesmos que nao tem caralho de fonte alguma, que fazem capas em cima do joelho, em cima da hora de fecho de ediçao e que mandam estagiarios perseguir, quais paparazzi, de motinha de entregador de pizza, atrás de dirigentes, e depois, perante a muralha de ferro e de silencio, forçam headlines como “O NOVO LEAO EM MARCHA”

    É como fotografar a Rita Pereira às compras, sem maquilhagem e com ramelas, com headlines estilo “RITA PEREIRA DEPRIMIDA VINGA-SE NAS COMPRAS”.

    A Diferença está em que essa revista cor de rosa pagou à Rita Pereira e o Record nao pagou ao Inacio e ao Bruno de Carvalho.

    A maior falacia da atual imprensa desportiva (unica da Europa e provavelmente do Mundo com 3 jornais diarios) é o recurso às ditas “fontes”.

    a ladainha “Segundo fontes ligadas ao clube” tao usa e abusa pelos maus jornalistas (os tais que precisam de inteligencia e coluna) é uma Poker Face e vende jornais para os papalvos que nao foram dotados de sentido critico.

  11. “Boa tarde, Fulano Beltrano do Record/Correio da Manhã/CMTV/… Algum comentário às notícias que indicam que Celso Roth será o treinador do Sporting na próxima temporada?”

    Quanto vai uma aposta que isto se vai passar no Sábado na conferência de imprensa?…

  12. Mas por outro lado…. dá me um gozo do caralho ver os gajos a ter que meter este tipo de (não) informação. Quer dizer que o Bruno de Carvalho está a conseguir fugir a escutas telefónicas e a certos chibos de merda! :)

  13. Eles não sabem é nada,mas como nós somos Enormes e vendemos jornais,eles lá têm que arranjar alguma coisa para publicar…ou é porque BdC manda tirar fotócopias a preto e branco,no dia a seguir é porque BdC quer poupar na luz e água…daqui pouco vão ter uma a dizer que o BdC obriga os jogadores a levar o equipamento para lavarem em casa…!eles não sabem é NADA!!!

    SL

  14. “… já lá vai o tempo em que eu lutava contra o vento, na praia, para conseguir virar as páginas de uma Bola de dimensões xxl.”

    Bolas Cherba, isto é tirado directamente do álbum de memórias de infância de muitos Cacifeiros – do meu é com certeza! Isto e passar tempos infinitos à porta da tabacaria do Sr. Gastão à espera do jornal com as fotos (a preto e branco), notícias e comentários que ilustravam os relatos do campeonato e das quartas-feiras europeias…e entrevistas a sério feitas por jornalistas a sério…e artigos de fundo que faziam reflectir (mesmo) sobre o fenómeno desportivo.

    Paradoxalmente o “profissionalismo” do jornalismo desportivo em vez de acrescentar qualidade veio degradar a que existia. A carolice de quem fazia jornais por amor ao jornalismo e ao desporto foi substituída pela ânsia do lucro, os semanários passaram a bissemanários, depois a trissemanários e finalmente a diários – como NÃO HÁ notícias dignas desse nome para encher um jornal numa base diária, o que temos são assuntos que não notícia, amanhados à pressa com o objectivo de fazer a cacha que venda mais que a concorrência, em total desrespeito (acho que por vezes é mesmo na ignorância…) das regras deontológicas mais elementares.

    Relativamente à questão conteúdo/embalagem, discordo: o conteúdo faz todo o sentido como dizes, a embalagem é “bruta” mas parece-me a adequada ao momento em que foi usada – eu também acho que a questão é o profissionalismo e a ética, mas o forrobodó a que se assiste na CS exige que um Presidente que está a aterrar neste meio assuma uma posição de força, nem que seja à bruta, com o intuito de marcar posição e marcar a diferença para o que aconteceu até agora com o Sporting. Acho muito bom sinal a reacção da CS, é uma espécie de assinatura no aviso de recepção – algo que acho não aconteceria se a embalagem fosse outra…

    Acredito que alguns dos que se ofenderam não vão demorar a patrocinar as tréguas entre BdC e a CS, e pessoalmente faz-me mais impressão uma paz “manhosa” que uma guerra aberta com a CS.

  15. Já todos percebemos que as “fontes” ficaram curtas … por isso se for preciso constroiem-se narrativas baseadas no que se vai sabendo. A foto é uma boa foto, bem apanhada, mesmo que seja por um freelancer qualquer, já as suposições são do mais extraordinário.

    Por um bocadinho o “jornalista” podia começar por: O Record sabe que BdC e Inácio falaram sobre futebol e sobre o Sporting…” duhhhhhhhhh

    É preciso ter descaramento, mas por outro lado é bom de ver estes merdas terem de recorrer a este “jornalismo” …. façam como o cherba no post …. nem links para o rascord nem nada … eles que linken para aqui se for caso disso.

    p

  16. O jornalismo desportivo em Portugal é só lixo. as notícias são escritas com erros de forma pouco elaborada e sem qualquer tipo de veracidade…quantas ‘notícias’ falas e ‘não-notícias’ já leram nos pasquins desportivos? Qual é o papel da ERC nisto tudo? e o Sindicato dos Jornalistas?… já para não mencionar o tipo de insultos de alguns ‘canais temáticos’ de TV… Portugal está cheio de gente vulgar…por isso não admira haver tantos adeptos do carnide…
    o único jornal desportivo que leio é o Sporting! Comprem e ajudem o mais antigo jornal de um clube desportivo editado em papel!
    Saudações Leoninas!

  17. Atenção dos mais desatentos

    A Cofina, detentora de publicações como o Rascord, CM e Jornal de Negócios tem como administradores dois Sr com um passado interessante.
    Domingos José Vieira de Matos, administrador da Cofina e detentor de um numero considerável de acções pertenceu ao conselho fiscal do FCP; e
    João Manuel Matos Borges de Oliveira, tb administrador e accionista, é um reconhecido portista e amigalhaço de Joaquim Oliveira.

    Se ñ for por isso é certamente por acaso q este grupo em menos de um mes tenha bombardeado o clube com os seguinte titulos:
    «Banca ameaça tomar conta do Sporting»
    «Bruno de Carvalho ataca Jesualdo»
    «Jesualdo Ferreira ganha 700 mil euros»
    «Sporting é o doente a recuperar e o Benfica é o doutor»
    «Leões negoceiam com Celso Roth
    Bancos ficam com 48% da SAD leonina
    Jesualdo deixa de ser o treinador
    Augusto Inácio pode ser o técnico na próxima época

    ontem no dinheirovivo(controlinveste = Oliveirinha) apareceu uma noticia sobre as contas do Sporting, começava assim «Segundo o semanário Expresso, o próximo orçamento do Sporting ficará abaixo dos 20 milhões de euros» estive na pagina do expresso, pesquisei no google e ñ encontrei nenhuma referencia a referida noticiacom excepção feita ao dinheirovivo. Estranho! porventura o Expresso antes de divulgar a noticia transmitiu-a a um órgãos de comunicação concorrente. E já agr ñ me esquço da sondagem divulgada no jornal ojogo a 1/2 dias das eleições a colocar Couceiro destacadissimo nas preferências para presidente ( já agr essa sondagem foi feita pelo prezadissimo ROC, ou se quisermos a empresa onde trabalha)

    Ha promiscuidades mas ñ ha provas.

    O q eu questiono é qdo os sportinguistas vao abrir os olhos? sera necessario escutas?

    os dados ñ são investados, é so googlelar…

      • Apesar de serem um blog (visão de mercado) e já terem dado a entender que são “semi/anti” Sporting. São os tipos com melhor informação desportiva.
        Só Compro um jornal, quando a capa é muito a favor do Sporting e é para ir abrir no meio de uma esplanada para toda a gente ver.
        De resto…. Não compro nenhum pasquim nem faço esforço para isso!
        Chega de alimentar Burros a pão de ló.

  18. Ainda antes do intervalo o Sporting clube de Portugal continua a vencer por 2 a 0.

    As investidas do adversário são vada vez mais estapafurdias mas ao mesmo tempo a violência também aumentou e promete subir.

    A linha atacante deste adversário tentou e atirou uma bola que apesar de nem passar perto da baliza do Enorme SPorting fez com que eles salivassem de tão desesperados estão.
    O ataque veio em forma de euros, tactica que o Grande Sporting já conhece, um Grande ( não há Leões pequenos neste reino )Leão deita uma beata ao chão e toma lá 10 mil euros que é para aprender.

    Mas não foi golo, passou ao largo, quem tem coluna torta tem pé torto.

    Logo de seguida, diria no segundo a seguir vem ao de cima a metodologia de jogo do meio campo adversário, jugar sujo acima de tudo, ‘não sabemos um corno (como bem referido no post) mas sabemos bater’, teem protecção para isso e assim lá conseguem rematar outra vez.

    Esta ainda passou mais longe, caiu perto da bandeirola de canto e a bola nem saiu de campo tal foi a violência do remate.
    Quem tem coluna torta tem fraqueza nas canetas logo pouca potência de remate.

    O Imcomparavel Sporting riu-se e continua tranquilo, tem tempo, tem paciência, é inteligente e já os conhece e o melhor é que o Fantastico Sporting cada vez tem mais Leões nas suas linhas prontos a lutar e ganhar o jogo.

    O jogo continua, tic tac e o tempo passa , devagar mas passa e vamos com 2 a 0.

  19. [Movimento Sporting] Ideia p/ abate dívida Sporting SAD.

    Escrito por KuRt (Forumscp.com)

    Mais informação envie email para: movimentopeloscp@gmail.com

    Nos últimos dias todos nós fomos lendo aqui e ali propostas para ajudar o Sporting a ficar livre da dívida que tem em duas instituições credoras. O clube corre sérios riscos de vida, a SAD tem em mãos uma bomba de instabilidade, e muito embora estejamos a começar a marcar posição no mercado e junto da banca, somos hoje e nas últimas e recentes épocas um clube frágil em função dos rivais.

    Ora o futebol é hoje guiado por dinheiro. É-o na medida em que montar um plantel competitivo custa muito caro, e naturalmente a convergência dos custos chega facilmente ao tecto real que um clube pode, de facto, sustentar. Se tivéssemos rivais a investir menos, investiríamos menos. Como temos rivais e vivemos num contexto futebolístico europeu e mundial de custos avultados sob todas as perspectivas, isso obriga ao Sporting investir, também ele, muito.

    A dívida à banca é algo premente e urgente. Chegámos ao ponto de termos imensos activos dados como garantias, e a dúvida está, mais que a sufocar o Sporting, a matá-lo aos poucos. Re-estruturações, entrada de investidores e outras medidas dão-nos esperança, mas idealmente deveríamos-nos livrar da dívida à banca o mais cedo e rápido possível.

    Como sabem, o forista cesarium foi insistindo numa proposta onde os Sportinguistas pagariam essa dívida, de forma diluída por todos. Sendo ou não viável, foi recusada pela grande maioria dos demais foristas, a meu ver, por dois grandes motivos: (1) ninguém quer pagar gestões danosas de outrém, do próprio bolso e (2) a situação sócio-económica em que vivemos não favorece a contribuição necessária para o fazer.

    Aquilo que eu venho propor a este tópico é um método com igual propósito – a supressão a dívida da Sporting SAD junto da banca, por completo – mas com diferentes contornos. Em concordância com que foi proposto pelo cesarium, este método acenta também ele na ideia que as massas fazem a força. É necessária a contribuição de muita gente. No entanto, baseia-se em que cada subscritor do projecto não tenha perda alguma de capital, e esteja assegurada a sua valorização às taxas correrentes de aplicações sem risco na banca portuguesa e estrangeira. A ideia é simples: (1) Dinheiro gera dinheiro; (2) Quanto mais dinheiro se tem, mais se é gerado, mas a uma taxa maior que linear.

    Resumidamente, eu proponho a criação de um agregado de capital, proveniente de vários subscritores, para ser investido em aplicações financeiras sem risco (e.g. depósitos a prazo), onde as mais valias são repartidas pelos subscritores e pela Sporting SAD, em 50% para cada um. Os subscritores que assim o desejarem, poderão abdicar de parte ou totalidade dos 50% a que têm direito.

    Exemplificando, vamos supôr a constituição de um agregado de 1 milhão de euros, subscritos por milhares de subscritores (i.e. quem fornece esse mesmo capital). As taxas de juro que se conseguem para um montante desta ordem de magnitude serão muito superiores às várias parcelas subscritas pelos subscritores. É n’esta definição que o modelo garante retorno para o Sporting. Os subscritores podem entrar com valores entre 100 e 100.000 euros. Assumindo uma taxa de juro líquida de 8% ao ano, cada subscritor recebe o seu capital e ainda acrescido de 4% desse montante. Em média é esperado que cada subscritor receba de volta, em juros, o que era expectável receber se constituisse a aplicação por si mesmo. Neste caso reverteriam para a Sporting SAD cerca de 40 mil euros.

    Obviamente, 1 milhão de euros é rapidamente atingível com um número razoável de subscritores. Vamos supor uma constituição com 50.000 subscritores onde em média cada um coloca 500 euros. Estamos a falar de 25 milhões de euros, onde, às taxas de juro exemplificadas em cima e assumindo que nenhum subscritor abdica dos seus rendimentos (um cenário pouco provável), falamos de 1 milhão de euros a reverter para a Sporting SAD, de forma totalmente “gratuita”.

    Na minha opinião, estes valores são facilmente multiplicáveis por factores como 8 ou mesmo 10, se forem tomadas as medidas apropriadas, como divulgação junto dos sócios e adeptos depois de jogos e eventos sociais.

    Até agora abordei algumas pessoas e todas se mostraram muito receptivas a esta ideia, gostaria de saber a opinião dos foristas.

    Viva o Sporting Clube de Portugal,

    Escrito por KuRt (Forumscp.com)

    • Parece-me uma de entre tantas soluções que podemos utilizar para voltarmos a ter o nosso SCP no patamar que merece.

      Este excelente exercicio leva-me a recordar os demais Cacifeiros Sportinguistas que estas soluções são a antítese do que ‘a banca da solução única’ pretende para o SCP. Isto é como o caso Português. A troika também vende uma solução única, pois é onde podem maximizar o lucro. Contudo o SCP e Portugal têm sempre outras soluções disponiveis.

      Eu, num caso de aparecer uma operação financeira com este enquadramento entraria com míseros 500 euros.

      Vamos SCP!!!

    • Mas com pagamento de juros anual parece-me utópico acreditar em “50.000 subscritores onde em média cada um coloca 500 euros”… acho que aqui volta a questão da nossa situação económica. É certo que recebemos o dinheiro de volta, mas acabamos por gastar 500 euros que só revemos daqui a 1 ano e esse montante faz falta a muita gente. Não esquecer que tempo é dinheiro.

      Bem mas isto sou eu que chumbei a Análise Económica II…

      • Concordo!
        Mais à frente…. Primeiro a onda tem que se formar para depois haver o momento certo para a apanhar… Se não acabamos por por bois à frente de carroças e disso andamos nós todos fartos!
        Acredito que nós Sportinguistas havemos de dar o que temos e o que não temos …. Em prol do nosso grande Amor!
        Mas um passo de cada vez!
        Agora é hora de juntar as tropas!

  20. Eu quero mais é que esses ‘filhos de uma grandessissima rameira com sífilis’ que se dizem jornaleiros vão apanhar na “azinhaga das bufas” com um caralhão das Caldas.

    Já não compro jornais desportivos há vários anos. E, para que não haja dúvidas, ainda há bons jornalistas, o que há é uma censura por parte dos editores e chefes de redacção que ultrapassa em muito o “lápis azul” de outros tempos…

    Como um Cacifeiro referiu aí em cima, o Sporting tem sido um ‘maná’ de notícias para esta cabronagem. Não lhes interessa a estabilidade no nosso clube. Vai daí, continuam a minar…

    Entendo que o nosso Presidente e restantes elementos da Direcção devem tomar uma posição pública sobre o assunto. Talvez não de imediato, mais para o fim da temporada, mas tem que ser algo muito bem pensado. Pois como observámos com os ‘bois do apito na boca’ quando o recado foi passado sob o manto da metáfora acusaram-se logo…

    Vamos SCP!!! Contra tudo e contra todos!

    SL

  21. O jornalismo é um negocio. Deixou de ser um serviço, e passou a ser um negocio.

    Os meios de comunicação são os veiculos arranjados por quem manda, para fornecer ao povo a informação que “interessa” a quem manda(ou paga), de forma a conduzir a nossa opinião para onde lhes interessa.

    Não é por nada que o slogan de um conheçido jornal é “Fazemos opinião”.

    A isenção, o rigor, o prazer do serviço publico, já eram. E estou certo que haverão muitos jornalistas que ainda lutam contra isto, mas certamente que serão bem apertados.

    BC diz aquilo que já À muito um presidente do Sporting deveria de dizer. Mas espero sinceramente que ele saiba o que anda a fazer, porque para ir para a guerra com esta mafia são precisas mais do que palavras….

    Ps. Apesar de cada um ser livre de fazer o que quiser no seu tempo livre, e de ficar mais descansado por saber que o Inacio já anda a preparar a proxima época(e não o fará em cima do joelho), era de evitar o local publico…
    Espero que isto seja um ato de provocação do nosso Presidente(olhem para mim com o Augusto, estou me cagando para voces), e não um acto de “verdura”….

    • Organizar um jogo com novos, velhos e actuais jogadores do Sporting celebrando o SCP, o Centro de Futebol e a excelência da nossa formação.
      Com a presença obrigatória das duas Bolas de Ouro formadas na Academia e muitos outros ….

      Havia de encher os olhos a muito olheiro …. ;)

      p

  22. Quase que aposto que o brasileiro conversou com o porto e não connosco. Mas agora que revelou estar em conversas, é provável que o pintinho o descarte.

  23. Excelente post cherbakov estes filhos de uma rameira de imprensa tendenciosa tem de ser denunciados. Em semana de derby os ataques são non stop vejam os exemplos das capas de hoje:

    Rui Patrício: somos o Sporting e vamos para ganhar

    Resposta de jornal da concorrência: Rui Patrício e a vitima favorita de Cardozo.

    Mete nojo faz me vómitos cabrões vendidos

  24. Caros Cacifeiros Sportinguistas, corrijam-me se estiver errado, parece que, com a passagem do V.Guimarães à final da Taça os nossos adversários para o Lugar Europeu passam a ser Maritimo e Rio Ave…

    Creio que é bem possivel!!!

    Vamos SCP!!! Contra tudo e contra todos!

  25. Como disse o SCP, é só fumaça. É fácil resolver isto.

    1) O presidente reunir-se com Jesualdo e avisar-lhe que vão sair muitas notícias falsas e para ele não ligar. Fazer o mesmo com os jogadores. Acredito que já o terá feito.

    2) Nós, sócios e adeptos, rejeitarmos tudo o que saia da imprensa. Rejeitar à partida. Principalmente se vier do grupo cofina. Informações, só aceitamos quando sair da bocado presidente. Podemos especular aqui no cacifo ou noutros blogs, ou em conversas com amigos. A especulação é livre. Mas nunca acreditar.

    3) Deixar de comprar ou clicar nos jornais que são, declaradamente, contra nós.

    • Tou contigo Sá!!!

      Eu por mim deixei de comprar jornais desportivos. E para saber noticias do nosso Sporting, venho ao Cacifo!!!

      Depois, e só depois posso dar uma espreitadela nesses pasquins!!!

      SL

      • Eu não compro jornais desportivos nem entro nos seus sites. Faço-o com gosto há vários meses.

        A melhor forma de ter notícias do Sporting é a malta juntar-se em grupos de sportinguistas no Facebook. Há sempre um gajo ou outro que continua a ir aos jornais e só tem de meter a notícia no grupo. Além de não dar cliques ao site, será comentado por e para Sportinguistas, sem lampiões, tripeiros ou infiltrados como o “PAULO SPORTING CP”, um utilizador que há anos goza com a nossa instituição com a conivência dos jornaleiros do Record.

        Outra forma é nesse mesmo grupo partilhar as notícias da Cortina Verde, Super Sporting e outras páginas que fazem clipping para nós.

        Temos a papinha toda feita. Quem é do Sporting e continua a frequentar esses espaços, a meu ver, tem pouca desculpa. Se quer saber o que se passa no Mundo do Futebol tem sempre o zerozero.pt.

    • Sá, calculo que o Jesualdo até pelos anos que leva neste nojo de futebol(?) português, deve saber de gingeira como se fazem as merdas. Aos jornaleiros e jornalinhos apenas digo uma coisa:

      “Who saw in flames in ashes they shall reap”

      • Teoria da batata. O café continua a ter o jornal todos os dias porque gajos como tu continuar a lê-lo.

      • Há sempre um gajo que lê, e pode perfeitamente não ser sportinguista, ou seja, o café vai ter sempre os jornais, o que disseste foi estúpido. Se eu fosse lampião deliciava-me com esses pasquins, e como a maioria das pessoas tem essa preferência clubística…

      • E achas que continuaríamos a ser humilhados desta forma se todos os Sportinguistas deixassem de ler essa merda?

  26. Parece-me que este post peca por tardio, a imprensa trata muito mal o Sporting, não é só de agora.

    Estas situações têm que começar a ser denunciadas, e parece-me que a blogesfera é o unico canal. E o pior é que, provavelmente, estas noticias vêm de “sportinguistas” com poder na CS… fdp não vão desistir !

    A imprensa e a arbitragem têm que ser expostas, são autênticos snipers, sempre prontos a atirar a qualquer movimento.

    No que toca a arbitragem e imprensa, permite-me que faça uma referência ao Quinta del Duque, nestes temas não perdoa, e quando escreve , escreve com muito acerto.

    Vamos esperar pela nomeação do árbitro. Eu queria o Proença, mas queria mesmo !

    SL

  27. A melhor que eu vi nos utlimos tempos nem tinha nada a ver com futebol. No jornal a Bola, o comentário ao jogo da NBA Knicks Celtics, dizia assim logo no título. “Exibição de Garnett dá vitória aos Knicks”.
    E eu…como?! Deve ter sido gralha, depois no texto era praticamente todo a elogiar o Garnett e a dizer que graças à exibição dele os Knicks ganharam… Agora para contextualizar, o Garnett é só uma das figuras históricas dos Boston Celtics, ou seja quem escreveu a notícia só podia ser alguem que não fazia puto de ideia do que estava a dizer.

  28. ao contrario do que muito pessoal pensa os jornais (papel) em Portugal ainda têm muita saida, tal como nos outros paises do sul da europa. o CM por ex. é dos jornais que mais vende… na europa toda. Enquanto o pessoal nao se cortar a serio e deixar de os comprar vao continuar a ser a merda que se vê.

  29. Assim se faz um lead à maneira de um jornalista da cofina:

    -O quê?

    Um boato sórdido, preferencialmente do mais reles possível. Nem sempre pelo conteúdo, mas sobretudo pela intenção maldosa de difamar e achincalhar.

    ( Na maioria das vezes são coisas tão estúpidas como “noticiar” que o presidente do Sporting Clube de Portugal exigiu pessoalmente aos atletas para fecharem as torneiras do duche quando já não precisam de água.)

    -Quem?

    Quem o patrão manda difamar e humilhar. O alvo da moda é um “garoto” que dá pesadelos ao patrão e seus amigos.

    -Onde?

    Numa reunião, local e contrato do mais oficial e fidedigno que pode haver, incluindo mesas de cafés em esplanadas. Não há dúvida, estivemos lá e sabemos tudo o que foi dito, foi mesmo assim que se passou. Tal e qual.

    -Quando?

    É indiferente. Interessa é inventar e acertar no alvo.

    Por exemplo, podia ter acontecido há uma semana no final do jogo com o Moreirense, mas como na altura não nos lembrámos de inventar uma tão boa, aproveitamos na mesma e noticiamos agora a “bomba”. Assim nasceu o requentado mito do “garoto” que disse alto e bom som ao Professor Jesualdo em pleno relvado, fontes seguras garantem-nos que toda a gente no estádio ouviu e ficou parva da vida; disse o garoto ao Professor noticiava eu: “isto não é jogar à Sporting e tal…”

    Depois até podemos acrescentar que isto aconteceu no final do jogo porque durante o mesmo, espantem-se com a segunda parte da “notícia”, o presidente e o treinador não costumam falar um com o outro. Pois se o Jesualdo durante o jogo não pede a opinião do presidente sobre quem deve ser o próximo gajo a substituir, insinuemos que isso demonstra inequivocamente que há ali mal-estar, azedume, incompatibilidade e uma relação muito difícil entre os dois.

    -Como?

    Da maneira mais apelativa que conseguirmos. Seja com boas capas, por exemplo manchete com “Bruno mostra o que Vale ( destacar bem esse “Vale”, quero um “V” maiúsculo), e depois noticiar que não há investidores; ou descontextualizando uma frase como se fosse, suponhamos, uma ameaça ou ultimato. Exemplo, de ” o objectivo do Sporting passa por vencer todos os jogos até ao final”, podemos chegar facilmente ao resumo ” Bruno de Carvalho exigente: Jesualdo será despedido caso não chegue à Europa”

    -Porquê?

    -Porque os jornais já nem sequer são um negócio. Antes fossem. Os jornais até podem dar prejuízo, e geralmente dão, a quem neles enterra dinheiro que isso lhes é absolutamente irrelevante. Desde que usados para moldar e influenciar a opinião pública à medida dos interesses de quem compra os jornais ( para esse mesmo exacto propósito) todo o dinheiro que um ricalhaço desses investe na comunicação social é investimento. O retorno não vem certamente do lucro da venda daquele papel todo em quiosques nem da publicidade lá exposta. Vem do poder de influenciar milhões. Parafraseando o gajo da lista de Schindler, “That´s power!”.

    Isto é um fenómeno conhecido e comum, até fora do âmbito desportivo. Acham que o senhor Bilderberg tem um Expresso e uma SIC porque essas empresas lhe dão um grande lucro?

    PS- No caso de mais dúvidas sobre como se faz “jornalistmo” desportivo em Portugal, ouvir “Escutas do Apito Dourado- Pinto da Costa, Tavares-Teles”, num youtube perto de si. Porque haveria de ser diferente se, em vez de falarmos dos interesses corruptos do papa azul, falarmos de qualquer outro tipo de interesse mafioso, como são os da dinastia c´Roquette?

  30. em inglaterra até ao final da época somos todos do wigan, na taça de portugal somos todos do guimaraes, na liga europa somos todos do chelsea (sim, do chelsea, nao é do fenerbache, queremos que chegam à final e percam para a corneta ser ainda maior), no campeonato é que ainda nao decidimos qual o mal menor..

  31. Se alguém podesse partilhar o jornal do dia em pdf, ou, tivesse acesso ao clipping, metiam essa merda para a gente sakar. Quanto mais gente sakasse, menos eles vendiam. Atingíamos esses cabrões onde mais dói.

  32. Olá,

    Podemos ajudá-lo com o empréstimo que você quer, se você está na necessidade de um empréstimo hoje entre em contato conosco hoje através do email: (mcdavicineloanfirm@hotmail.co.uk) Novos empréstimos anos são avelable por apenas taxa de juros de 3%. Sério candidato só entre em contato para obter mais informações. Oferecemos empréstimos renging de 5.000 a 50,000.000 nos EUA $, euros e libras apenas. Oferecemos todos os tipos de empréstimos, que incluem:

    Empréstimos pessoais:
    Empréstimos de negócio:
    Estudante Empréstimos:
    Empréstimos Constuction:
    Empréstimos à habitação:
    Negócios empréstimos expandsion:
    Consolidação da dívida empréstimos:
    Estamos rápido e dinâmico testado e confiável.

    Contato Email: (mcdavicineloanfirm@hotmail.co.uk) para mais informações.
    Nome: Mr Davicine William

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s