Marketing

Eu percebo a acção que levou a que Cristiano Ronaldo fosse o sócio 100 mil. A questão é: e o que vamos fazer com isso?
Passo a explicar. Lá por fora, neste mundo do futebol, o facto terá um impacto mínimo. Cá dentro, se a mim, que estava no estádio, o momento pouco me entusiasmou, não acredito que tenha entusiasmado quem soube da efeméride pela televisão, pela rádio ou pela imprensa. Mas este poderia ser um excelente ponto de partida para uma campanha alicerçada em Cristiano Ronaldo.
Ronaldo é uma referência para milhares de crianças e adolescentes que, com toda a certeza, quereriam imitá-lo caso a mensagem lhes fosse dirigida. Tal como outros milhares de miúdos quereriam jogar no Sporting, se Ronaldo lhes recordasse que foi aí que começou a conquistar o mundo. Até por esse mundo fora, uma mensagem dirigida aos Sportinguistas espalhados pelo planeta, traria dezenas de novos sócios. Mensagens. Curtas. Fortes. Objectivas. Mas com alvo definido. Se o que se passou ontem tiver sido um primeiro passo nesse sentido, o meu aplauso. Se tiver sido o que foi, epá… serviu de embalo para ir comprar pipocas para a minha filha.

46 thoughts on “Marketing

  1. Já li por ai que o CR28 não era sócio por direitos de imagem.. só agora o pode ser, acredito que ele esteja disposto a ajudar, esquecem-se que o Real possuiu parte dos seus direitos de imagem? Se estabilizarmos financeiramente, acredito que acaba a carreira em Alvalade de verde e branco.

  2. Cherbakov,

    Eh pá, já te pedi meia dúzia de vezes para adicionares o meu link,

    http://leoninamente. blogspot.com

    e tu, moita carrasco! Não é justo!… Será preciso meter uma cunha à leoa pequenita com uma saca de pipocas?!
    Olha que o Cacifo já lá mora há mais de um século.
    Vá, desta vez não te esqueças.

    Abraço e SL

    • Álamo,
      não consideres má vontade. Simplesmente, não sou eu que tenho a chave para administrar tecnicamente o blogue. Espero ver esse e outros assuntos resolvidos em breve.
      abraço

  3. mesmo que acabe a carreira c/ 40 anos nunca virá para o SCP, será sempre jogador do real ou do united.
    daqui a 2 anos quando tiver menos velocidade vai fixar se como ponta lança e nao precisando de correr tanto vai continuar a ser dos melhores do mundo.

    • Acho piada à matemática do futebol.

      25 anos – jovem com margem de progressão.
      27/28 anos – topo da carreira.
      30 anos – a lentidão apodera-se do jogador
      35 – arrasta-se
      40 – não se mexe sequer

      Depois há Zanettis a contrariar estas parvoíces.

      Sabes porque razão muitos chegam aos 30 todos fodidos? Olha para o Carlos Martins e tens a resposta. Esse podia ter feito uma carreira muito melhor e foi a merda que foi e está a ser. Só boémia desde puto e pouca ou nenhuma dedicação.

      Ronaldo ainda vai limpar muita bola de ouro até vir para o SCP.

  4. Mesmo que com isso apenas façamos 50 novos sócios… neste momento tudo conta. Nunca tivemos um lote de jovens da academia na equipa principal como este, com muito trabalho, rigor e o apoio de todos os Sportinguistas ainda vamos celebrar muitas alegrias. O Sporting é nosso outra vez!

  5. esta iniciativa apesar de ser uma treta mostra a dinamica nova que o bruno tenta implementar até no marketing.
    no futuro outras boas ideias surgirao e c/ mais resultados efetivos q esta.

  6. o que cativa novos sócios, é isso ser uma vantagem financeira para as pessoas.
    a parte racional tem q ser muito apelativa. porque só a emocao e sentimento pelo clube nao pagam contas.
    o cartao de sócio tem que ser tipo acp do carlos barbosa, descontos no combustivel, supermercado, cinemas, médico, dentista, em shopings, restaurantes, etc.

    hoje em dia, só isso cativa.
    emocao superada pela razao..

  7. Quando leio o teu texto Cherba, sem ter me apercebido ontem da noticia, chego à conclusão que temos de ser nós todos a difundir a noticia aos possíveis novos sócios.
    Temos que ser nós todos e não esperar que seja um alguém que venha fazer essa comunicação por nós. Porque Nós é que somos o Sporting.
    Sim prefiro saber que o Ronaldo, o Antonio e o Ricardo são novos Sócios do Sporting e não de outro Clube qualquer… E olha que há muitos por ai. ;)
    Viva o nosso Sporting Clube de Portugal

  8. Cherba,

    Concordo que a cerimónia no estádio não teve grande impacto – claro que não era possível ter o CR7 (para mim há-de ser sempre o CR28) no estádio, mas era perfeitamente possível passar no écran as imagens do vídeo gravado com ele a agradecer e manifestar orgulho no Sporting, e que algumas horas depois do jogo se tornou viral em algumas redes sociais (fartei-me de o ver no tumblr, e não sigo só os do Sporting).

    Mas parece-me que algum trabalho de casa terá sido feito, pelo destaque que vários sites estrangeiros deram ao tema, mesmo quando o tema do momento relativamente ao CR é a recuperação para tentar a “remuntada”na CL.

    http://www.marca.com/2013/04/29/futbol/equipos/real_madrid/1367247070.html

    http://www.goal.com/es/news/2687/portugal/2013/04/29/3941799/cristiano-ronaldo-socio-100000-del-sporting-de-portugal

    http://www.sportune.fr/sport-business/cristiano-ronaldo-devient-socios-du-sporting-92199

    http://depor.pe/futbol-internacional/905819/noticia-cristiano-ronaldo-se-convirtio-socio-100-mil-sporting-lisboa-video

    …e mais dois cujo artigo não consigo encontrar no site móvel…

    SL

    • Claro que isto pode ajudar a chamar novos sócios – penso que é o objectivo primordial – mas pareceu-me particularmente interessante a difusão internacional que a notícia mereceu. Mesmo que isso seja inesperado (uma espécie de “dano colateral”), é uma forma de manter o Sporting na “agenda” internacional – particularmente importante no momento actual em que estamos longe de aparecer nos palcos principais, e uma forma de reforçar a excelência da nossa formação (um dos trunfos, se não o principal, para atrair investidores).

    • Relativamente ao vídeo que referi, acho que falhou o principal: começa bem com a iniciação no Sporting e a ascensão meteórica na carreira, mas falha rotundamente o golo à boca da baliza – as palavras finais não têm sequer um guião, quanto mais uma “mensagem curta, forte, objectiva e com alvo definido” como referes…

    • E na imprensa portuguesa qual o destaque dado a essa noticia???? 0= Zero.. imagino se fosse noutro clube que eu cá sei…

      Ass: Leoa Ferrenha de Viseu

  9. Esta ação é uma de muitas, no momento toda a estrutura está concentradas no objectivo de angariar mais sócios, todos os atletas dirigentes e atletas veteranos estão engajados nisso. Podemos espero que no que toca ao CR7 as coisas continuem a evoluir pois é sempre uma grande mais valia te-lo ao nosso lado. SL

  10. Se for parte de uma estratégia mais vasta, é uma boa aposta para associar o nome Sporting ao que de melhor há no futebol mundial. Seduzindo eventuais parceiros, investidores e patrocinadores internacionais.

    Animais como o Ronaldo, galácticos, são seguidos ao pormenor em tudo o que fazem ou onde aparecem. Até fomos citados em jornais peruanos, o video apareceu e foi debatido no Punta Pelota ( programa de grande audiência em Espanha), etc.

    Depois, também temos a questão da juventude e da criançada. Quem está a ganhar campeonatos é o Porto e o Benfica, e isso não nos aumenta o número de adeptos e simpatizantes entre os mais novos. Mas do Ronaldo, todos gostam e querem ser quando jogam à bola no recreio da escola. Se o melhor do mundo é sportinguista, por que não dizê-lo? Já não nos lembramos o que é ser puto, mas eu faço um esforço e imagino-me a chegar à escola e a ser gozado pelos do benfica que se preparam para ser campeões, ao que poderia responder “mas o Ronaldo é do Sporting”…

    Boa ou má publicidade, é publicidade. Podiam ter associado o nome de Ronaldo ao Sporting, de qualquer outra maneira. Escolheram fazê-lo sócio 100 000, talvez existissem ideias melhores, mas o que interessa é que já estamos a ser novamente falados por esse mundo fora como a grande escola do futebol português e mundial.

    Mesmo que a campanha “Sporting-Ronaldo” tenha ficado por aqui e se resuma a isto, ganhámos alguma coisa e não perdemos nada.

  11. Não concordo absolutamente com a crítica a esta mensagem…
    Foi uma mensagem de um Sportinguista! Este rapaz tem elevado o nome do nosso Sporting diversas vezes, já demonstrou inúmeras vezes que não se esquece das suas origens futebolísticas, não percebo o que há de tão negativo e inútil nesta mensagem.
    Não me recordo de um jogador da dimensão do Cristiano (melhor jogador do mundo), em plena actividade na sua carreira, a demonstrar que o seu coração está noutro clube! Acho que isso é muito importante!!
    Foi jogar ao porco e no final disse que tinha um prazer especial em marcar golos aos morcões, vai a carnide e espeta com o dedinho do meio nas nalgas dos encornados, marca ao Sporting e pede desculpa… e nós achamos que o rapaz é um inútil?

  12. A campanha pode ter sucesso, se o terá no estrangeiro não sei, se terá nos Sportinguistas adultos, também não sei, mas que junto dos Sportinguistas mais novos tem de certeza.
    A minha filha ontem estava aos saltos, pois na escola já pode dizer que o CR7 é o sócio 100mil.
    Belo argumento arranjaram os putos, para se defenderem nas discussões na escola.

    Aproveitemos devidamente esta ideia, complementando com outras campanhas e que o CR7 esteja disposto a dar-nos um pouco da sua imagem.

    SL

    • Bom dia, Pão Metálico.
      Este post veio no seguimento da análise ao jogo e, tendo em conta os comentários, pareceu-me justificar a troca de ideias.
      E, não, não estava de neura.

  13. 1) Vou ser sincero. Não sei se o Ronaldo é sportinguista de coração. Nem me interessa. No vídeo, detectei muita gratidão e respeito. Cada um terá as suas razões para gostar deste clube. Se a do Ronaldo é gratidão, é válida como outra qualquer.

    2) Ele aceitou emprestar a sua imagem (que vale milhões) para efeitos de marketing. Não tinha de o fazer. Bastava inscrever-se e ir à sua vida. Demonstrou que os problemas do clube não lhe passam ao lado e quer fazer parte da solução. Lá está, a gratidão demonstra-se com actos. Por isso é que o Figo vai ser chulo toda a vida e o Ronaldo será sempre um campeão.

    3) Há que retribuir. Acho que nós, sócios, deviamos mandar todos um mail ao Ronaldo a agradecer o gesto e a pedir para ele voltar a Alvalade quando quiser, aproveitando para lhe dizer que estaremos a torcer por ele amanhã. Ronaldo gosta de se sentir acarinhado. Acarinhemo-lo.

    • Sá,

      De acordo com os 3 pontos, ênfase no terceiro – porque é uma das formas que está ao alcance de cada um de nós para exponenciar o efeito de uma acção de marketing do clube (para além de passar de simpatizante a sócio, claro)

      Alguém tem o e-mail dele?

      Outra forma de retribuir pode ser através da página oficial do facebook – tem “só” 56 milhões de seguidores…

  14. Concordo com a análise.

    No mínimo, podiam ter aproveitado o facto do rapaz ter dispensado 5 minutos do seu tempo para fazer uma coisa mais profissional, que apelasse ao Sportinguismo, que promovesse a marca Academia Sporting e que pudesse futuramente ajudar na angariação de patrocinadores / parceiros.

    O que vimos foi um vídeo caseiro (gosto do género, mas se era para ser caseiro preferia que estivesse lá a Irina…) em que o homem não foi sequer capaz de dizer que era Sportinguista…

    Dava jeito a Academia começar a produzir Sportinguistas e não só melhores do mundo…

  15. Fdx, o melhor jogador do mundo torna-se sócio do nosso clube, diz que está connosco e ainda por cima é alvo de criticas por isso?!!?!?

    Somos mesmo um clube especial…

    • Não o critiquei a ele, mas à descuidada produção do vídeo e a uma oportunidade perdida de se fazer uma coisa que causasse mais impacto.

      Em relação ao CR, só fiz notar que ele não disse que era Sportinguista… mas não o vou criticar por isso…se não é isso que sente, fez bem em não o dizer.

      Obrigado Ronaldo, também sentimos um enorme carinho por ti!

  16. Como já aqui tinha referido, o marketing serve para animar os parolos dos jornalistas e acrescento que anima outro tipo de parolos.

    O que realmente poderia trazer mais receitas significativas seria a aposta no merchandising especialmente no preservativo Sporting e no papel higiénico Sporting, isso sim, seria uma entrada em caixa de algumas centenas, senão milhares de euros todos os dias.

  17. Acho que o Cristiano tem mostrado o seu Sportinguismo muitas vezes. Não sei que diferença pode ou não fazer em termos de trazer ou não mais sócios. Mas tenho a certeza absoluta que nos enche de orgulho quando fala tão bem do Clube (coisa que não ouvi da parte do Figo quando andava a jogar em grandes campeonatos).

    Sinceramente o que pintam do Ronaldo (vaidade, mulheres, e mais 10000 “defeitos”) pode ser tão verdade, quanto a humildade que tem apresentado ao longo do tempo.

    Eu não sei se este tipo de Marketing é o que precisamos, sinceram/ caguei para isso, a mim sabe-me bem ouvir. Aos meus pais sabe bem ouvir. Aos meus avós também. Irmãos. Na verdade acredito que grande parte dos adeptos e sócios gostem.

    Nós formámos o melhor jogador do Mundo (caguei para o Messi se querem mesmo saber). E ele está connosco, como tem demonstrado tantas vezes.

    Na minha inocência, já pensei 1000 vezes se não seria uma boa ideia convidá.lo para jantar com os jogadores antes de arrancar um novo campeonato…ou a meio. Não sei, digam-me vocês se isso não poderia incentivá-los a querer sempre mais e consequentemente embalar o Sporting para onde queremos. Ainda para mais quando sabemos que grande parte dos nossos jogadores serão da formação e que têm a ambição e o sonho se ser um Cristiano Ronaldo.

    Digam-me vocês…

    • O que eu sei é que muitos poucos se aguentariam naquele nível animalesco dentro do relvado, um ano a seguir ao outro, se tivessem acesso a um centésimo do seu saldo bancário e feminino.

      Aquele gajo tinha tudo para se perder completamente depois de uma infância na pobreza e ver-se de repente com milhões nos bolsos e acesso a tudo e mais alguma coisa. Ele até já ganhou muito desportivamente, tem estatuto mais do que suficiente e podia dar-se ao luxo de abrandar um bocado e começar nas baldas ( vide Ronaldinho pós-liga dos campeões pelo Barça…), mas no entanto continua a dedicar-se à profissão com o rigor, a exigência e a disciplina de um monge medieval.

      Nenhum dos seus maiores críticos se conseguiria manter no topo tantos anos. Para isso é preciso ter uma maturidade e discernimento fora do comum. E, sobretudo, uma imensa paixão pelo futebol e por ganhar. Ronaldo loves this game.

      Acabe ou não a sua carreira de jogar em Alvalade, depois de pendurar as botas deve ser incluído na estrutura desportiva leonina. Não é um exemplo para os jovens. É O exemplo.

      E agora, venham-me dizer que ele é arrogante, vaidoso e blá, blá…

  18. Cherba
    (vamos fingir que és meu jogador, eu sou o teu treinador e este teu post foi apenas uma má primiera parte de um jogo importante)
    VAI PRÓ CARAL…
    (desculpa exaltei-me, mas depois do jogão que fizeste na luz em que fazes um hat-trick com 3 golos de bicla fora da área – Post sobre as vozes anónimas das claques)
    Mas Tu queres ir para o Banco?!?!??
    Tu hoje decidiste não correr e arrastar a peida pelo campo e comer pipocas com a testa?
    Tu podes e consegues fazer muito melhor do que isto rapaz, vamos lá! Acorda!

    Ok, agora vamos à parte que interessa : )

    O impacto desta acção foi Global, (acham que lá fora alguém falou do Bruno de Carvalho ter ganho as eleições, estar no banco o do roubo à capela, nã!!!).
    Se pudessemos antes de saber e escolher qual o melhor exemoplo pra o sócio 100 mil só podia ser o CR28.
    Ter o Melhor Jogador Português de todos os tempos e um dos melhores do Mundo a assumir este compromisso com o Nosso Sporting, coloca o nosso clube a ser falado em todo o Mundo(até no famoso cafifo do Paulinho se fala disso, acredita).
    Ora esta ligação assumida pelo CR28 e também informa o mundo que somos mais de 100 mil sócios, numa altura em que estamos em baixo, é um enorme sinal de Sportinguismo, caracter e gratidão perante o clube que o ajudou a ser o que é hoje, Além disso dá uma boa imagem perante futuros investidores. Quem ganha é evidente o Sporting e para o CR28 era fácil estar quieto, dizer não, pensar apenas no madrid, na remontada na LC, mas não, deu a cara pelo Nosso Sporting e assumiu o compromisso. RESPEITO

    Mas faz mais, coloca alguns dos 20 jogadores do plantel actual do Sporting actual a pensar – “Foda-se então aquele monstro joga no Real madrid e é sócio e eu não!?”

    Coloca alguns dos 3 Milhões de adeptos que não são sócios a pensar “Ya, é desta também tenho que ajudar, vou fazer-me Sócio!”

    Dá ánimo aos putos que na escola levam com o ranhoso lampião e o bufas do tripeiro a falar de bola e pode espetar-lhes com um “Até o Cristiano Ronaldo é do Sporting, é claro que eu também sou!”

    Coloca os gajos de Manchester e de Madrid a pensar, “porque raio é que este gajo não é sócio do nosso clube!”

    Gosto do vídeo, está simples, gosto da mensagem curta, honesta e sem grandes alaridos, mas gosto principalmente da acção e do gesto, é de Homem, que ajudámos a formar e que agora nos está também a ajudar a recuperar, e sem estes pequenos gestos que muito fazem.

    Ontem todas a pessoas me falaram disto, uns de uma maneira, outros de outra, mas não escapou a ninguém, e pelos vistos o vídeo já está em todo o Mundo e com mais de 100 mil visualizações, ao contrário do que achas, a parte do CR28 está feita e muito Vá, chebem feita, agora somos nós que temos que explorar o resto e dinamizar, eu por exemplo fui ao “facebook” dele agradecer.

    Vá, Cheba! agora deixa-te de merdas e vai lá para dentro e dá tudo, como o Cristiano Ronaldo, pois um dia podes vir a ser como ele, o Verdadeiro exemplo de Atleta, Profissional de Futebol e agora também carissimo consócio.

    Obrigado CR28

    Obrigado Cherba

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s