Coisas que merecem o meu aplauso

Quase 14 mil pessoas, para assistirem ao jogo que podia trazer o Farense de volta à II Liga. Prova de vitalidade, de um clube que, tal como o Académico de Viseu e o Chaves, faz parte do meu imaginário futebolístico. Querem lá ver que ainda vou voltar a ver uma caderneta de cromos, onde estes clubes partilham as páginas com o Sporting?

p.s. – a FPF chumbou a proposta de alargamento da Primeira Liga. Mais palmas.

94 thoughts on “Coisas que merecem o meu aplauso

  1. Ver renascer das cinzas um clube centenário com o passado do Farense, com 14000 pessoas no estádio é algo que deve agradar a todos que apreciam futebol.
    Lembrar que no Farense jogou o príncipe Peter Rufai, o moustache Paco Fortes, o grande Pitico, o nosso Meszaros, o caceteiro Paixão, and so on.
    Parabéns aos adeptos, dirigentes, jogadores e treinador.

  2. destaca se o farense que é nosso filial.

    eu destaco também o sporting da covilhã (filial nº 8 do SCP) que é há vários anos a única equipa do interior do país a jogar nos campeonatos profissionais e este ano estão na calha para descer da liga de honra.
    e mantem os equipamentos iguais ao sporting: camisola verde e branca listada e o alternativo todo branco com um rebordo verde

  3. o chaves do que lembro também podia acabar!
    sempre que lá íamos éramos roubados.
    chaves sempre encerrará alguns do fenómenos mais vergonhosos da história do futebol português

    • Mas por acaso existe uma situação engraçada em relação ao Chaves, é que os gajos têm uma rivalidade fodida com o Porto e têm prazer em lhes fazer a vida negra.

    • jonas deixa de ser parolo, O DESPORTIVO nunca acabará,são gente boa que detestam os filhos da puta dos tripeiros = corruptos,… quando lá íamos por vezes éramos roubados mas o beneficiário nunca era o chaves mas sim os corruptos filhos da puta pois assim perdiamos 1 ou 2 pontos na luta pelo título.

      P.S. Em março de 2011 o tribunal de Chaves declarou o insolvência do clube passado 15 dias alguém de chaves ganhou o euromilhões (66,5 milhões) e a primeira medida que fez foi pagar TODAS as dívidas do clube (na altura falou-se que o milionário seria o marido da Ágata) portanto o chaves é como a fénix e renasce das cinzas.

      • Com 16 alguns nem meia época fazem!!!Ordenados por pagar,rescisões de contratos,polémicas de faltas de pagamento em vésperas de jogos com os grandes.Eu sou da opinião que 16 já são muitos quanto mais 18.
        Querem mais jogos,acrescentem taças ou aumentem jornadas(mais uma volta,campo neutro).Com 16 clubes existe polémicas na mesma,mais vale diminuir.

      • Polémica é comprar o Steven Vitória na véspera de um jogo importante como o benfica-Estoril.

        Depois de Djaniny, Jardel e da renovação a Oblak, segue-se o Steven Vitória.

        Fui só eu ontem que reparei que o David Simão quando entrou em campo fartou-se de errar? O cabrão até passes simples falhou.

      • Mas alguém comprou o Steven Vitória????Que eu saiba a entrevista que o Rascord adulterou em que o Presidente tinha dito que o Steven não tinha falado com ele,além de ser mentira pois o que o presidente do Estoril disse foi que até à data ninguém tinha falado com ele,mas da parte dos dirigentes e não do Steven,pois era extremamente ridiculo ser ele a falar com o presidente ainda para mais estando em fim de contrato.Ou referes-te à polémica que o próprio Rascord tem encenado????O próprio jornal é uma polémica!!!

      • para teres mais jogos não é preciso ter mais clubes…

      • Leão… esqueceste o Nuno Coelho, comprado à Académica em vésperas de um jogo com a Briosa… Esse grande jogador que tanto deu ao Slbosta

    • Nenhuma dessas compras bate os 5 cromos comprados ao setubal so de uma acentada!! Tudo na semana anterior ao jogo… Cinco foda-se!!!

  4. O meu académico de volta aos campeonatos profissionais é muito bom.

    Viseu vive futebol e é uma cidade de sportinguistas! Quando o Sporting ganhou o ultimo campeonato a cidade estava repleta!!!

    Tem um estádio modesto (leva cerca de 12000 mil pessoas, penso eu), mas inserido num lindíssimo parque desportivo que é o fontelo!!!! Tem tudo a ver coma zona envolvente do estádio nacional do Jamor!

    Pro ano já vou ver o Sporting B e espero que daqui a 2 anos esteja a ver a equipa principal!

    Bem, sou de Viseu e gosto do académico. Mas não troco nada pelo nosso grande amor!!!!!!!!!!!!!!!

    Força Académico! Força grande Sporting!

    • No Académico de Viseu joga um amigo meu de infância, antiga esperança do Sporting, onde fez toda a formação, foi capitão e era comparado ao Adrien. Chama-se Mauro Antunes.

    • 12000 lugares… pequeno?!
      Tá muito bom, homem!
      Já fui muitas vezes a Viseu e de facto, o Fontelo é uma pequena maravilha… de certa forma faz lembrar o jamor!

      Viseu é uma cidade que sempre me atraiu, a sua organização urbanística dá 10×0 a muitas outras… e saúdo com alegria o regresso do Académico ao profissionalismo. Espero que se mantenham por muitos anos na mó de cima!

  5. O Farense é um histórico do futebol português que infelizmente á alguns anos atrás foi empurrado para as divisões inferiores porque na altura o Valentim não concordava em haver equipas a sul e as implicações financeiras que dai advinham ás equipas no norte cada vez que lá se tinham de deslocar. Uma vergonha.
    Por falar em históricos, também gostava de rever na primeira liga um Salgueiros ou Barreirense…pode ser que um dia, quem sabe.
    Quanto ao alargamento, um clube mafioso e corrupto como o boamerda nem nas distritais devia jogar, quando mais em divisões profissionais!!!

    SL

  6. Eu quero o Chaves na 1ª Liga e depois quero que um qualquer avançado do Sporting reedite o lance ” Iordanov x Baston ” eh eh eh :)

  7. o cacifo podia abrir uma delegação em Viseu.
    é só pessoal de Viseu por aqui, o fm83, o acostaelmatador, e claro a lady SCP. ou então é a mesma pessoa com muitos heteronimos. :)

    • Aproveito p/ uma confissão: O meu verdadeiro nome é Marco Aurélio.
      E o meu homónimo está no top 3 dos centrais q vi jogar em Alvalade (só perde p/ André Cruz e Luisinho). Tb gostava do Valcx, do Beto e do Naybet.

  8. Ena, tantos visienses… :)
    Também sou do distrito. Lembro-me de ver o Académico na primeira, era eu pequenito, em último lugar. E de ir ganhar a Alvalade…
    O Fontelo era nessa altura, depois de Alvalade e Luz, o estádio com maior média de espectadores. Mais até que as Antas. Pena que nunca se tenha afirmado entre os primeiros. Más gestões e aldrabices (parece que apareciam facturas de milhares de contos com gastos em laranjas) que não aproveitavam a enorme sede de bola que a malta da Beira Alta sentia.

    Não esquecer José Leal que, vindo da Académico, se afirmou na lateral esquerda do Sporting durante anos. Isto até o Mister Robson o subsituir por Paulo Torres em plena Luz.

    Já agora, aproveito para me rebaptizar no Cacifo, em forma de homonagem pelo regresso do Académico.

    Ao Cacifo, um abraço pela lembrança. Não deixa de ser curioso que 3 equipas que todos temos presentes no nosso imaginário nas noites do “Domingo Desportivo” estejam de regresso aos campenatos profissionais.

    Primeira divisão? Se é para se atulhar em dívidas e transformar-se num novo Leira, não obrigado. Que fiquem por onde estão. Já chegou o que aconteceu há uns anos em que até de nome tiveram que trocar.

    • Resta dizer que metade do programa é a enxovalhar o conas do Pedro Barbosa que ainda se ri por fazerem piadas frequentes da sua lentidão em campo.

      Grande jogador Pedro Barbosa mas talvez tivesse sido melhor se não fosse tão conas, a passividade do homem enerva qualquer um. E o apoio ao Couceiro também não me caiu lá muito bem.

      Palavra de apreço ao Tomaz Morais que também anda por lá mas que não vai nessas cantigas.

      • Acho que no último programa de sexta passada não foi preciso o Pedro Ribeiro fazer nada…. O Barbosa, sozinho, envergonhou-se a ele e ao Clube. Só de pensar que este foi mais um trunfo do Peyroteu para atirar aos olhos dos sócios… hahahaha… godinhices!

        E continuo na minha, foi graças ao Barbosa, ao Rui Jorge, ao Beto e ao “Rocha” que o Peseiro saltou de Alvalade, pois esses meninos fizeram-lhe a cama!

        Como jogador, soberbo… tenho as minhas duvidas quanto à sua integridade como pessoa…

      • Tomaz Morais é TOP!!!
        Espero vê-lo a colaborar com EL PRESIDENTE!
        Sem dúvidas… + VALIA!!!

    • De isento só se for algum sobrenome que por lá anda.

      É de uma adoração ao merdafica que até o bezano do Toni tem assento garantido.

      É uma adoração ao Jesus e às suas tácticas de merda.

      Fodassss nem vêm que aquela merda a campeão mata o futebol português pois é só sul-americanos.

      Se não for o SCP não há selecção nem jogador português.

      SL

      • Eu gosto de Jorge Jesus e do seu estilo ofensivo, já defendi aqui até que o gostava de ver no SCP mas tenho pensado mais nisto ultimamente… Seria mesmo? Realmente o benfica é forte ofensivamente mas a defender é das equipas mais básicas que por aí andam.

        Eu digo mesmo, qualquer equipa que jogue olhos nos olhos com o benfica e procure o golo, só não marca por azar ou porque é o Capela a apitar.

      • Hahahahahaha. este pessoal é de mais.
        (até o nick deste ultimo q aqui apereceu é para rir)
        mas realmente a n/ diferenca de golos é um espetaculo

  9. Apoio o Farense o Algarve merece a primeira divisão assim como o Portimonenses e o Olhanense (Filial n.º 4).

    Gosto do Académico de Viseu, já o Chaves é como alguém acima disse haviam fenómenos estranhos quando íamos lá jogar.

    Quanto ao alargamento obviamente sou contra pois não há condições nem receitas para 16, quanto mais para 18 mas o presidente da liga tem de pagar as eleições e a obrigatoriedade de promover o boavista à primeira foi a desculpa ideal.

    Claro que os clubes de calças na mão um ano inteiro favorece muita gente, especialmente aqueles clubes que adoram comprar jogadores na véspera dos jogos.

    Vamos ver quem vai do Marítimo para Lisboa é que não os tinha visto tão macios este ano em casa, assim como o Paços foi tão macio com o merdafica que lhes tinha adquirido o avançado Harrison no ano passado, por onde anda esse senhor? E já agora o amigo Hugo Vieira?

    Não são só os árbitros por vezes são clubes amigos.

  10. o campeonato não pode ter mais equipas.
    para um país como nós o ideal era 12 ou 14 equipas, talvez até com uma 3ª volta jogada em campos neutro (mais jogos entre grandes resultaria em mais entusiasmo e mais receita).
    para aumentar para 18 equipas tinha que acabar a taça da liga. para o calendário não ser tão apertado e haver margem de manobra para boas prestações na europa.

  11. ainda bem que rejeitaram as 18 equipas…
    até 16 são muitas!!
    para mim, o ideal são 12 equipas a 3 voltas. mais jogos, mais qualidade, mais dinheiro.
    e a par disto, centralizar os direitos televisivos e repartir o bolo pelas equipas consoante a prestação (num modelo muito semelhante ao da F1)

  12. Também fico contente pelo Sporting clube Farense, espero que consigam continuar a sua ascensão.

    Quanto ao alargamento, isso nunca, ainda por cima para aceitar cancros do futebol, o boavista não fica nada atrás dos gémeos apitodependentes.

    • Para ver mais do mesmo?!
      Meu rico tempinho… Li na diagonal o que veio hoje no Rascô… Giro, giro, é que vieram falar do lance do Rojo, para “reconhecer” irregularidades… mas… de lampiões já se sabe que sofre de memória selectiva! Esqueceram-se do colinho à Capela…

      Quando penso que 60% deste país sofre dessa doença… não consigo acreditar que vamos sair disto! E a carneiragem vai atrás… Vamos ver mais uma vez as acções dos lamps disparar durante umas semanas. à atenção de quem quiser ganhar alguma coisa com esses ursos… é dinheiro em caixa!

      • Fui ontem ver a cotação daquele papeleco e está a 0,93€…
        Vai uma aposta que vai disparar a cotação?! Os artolas vão lá comprar que nem perdidos… Para quem não se importar de sujar as mãos e ganhar dinheiro à custa de lampiursos…

    • grande joão gabriel é isto que se chama director de comunicação, devíamos ter um igual, hoje o director do record já veio fazer mea culpa no seu blog. prefiro pagar 60 mil euros mês a um joão gabriel do que o ordenado mínimo ao manel fernandes

  13. o S.luis neste momento está renovado, mas continua a ser um campo bastante dificil de jogar :) sou de Faro e tem sido um orgulho o farense voltar aos campeonatos profissionais

  14. pelo que me disseram os bilhetes eram a 2€ para não sócios e a 1€ para sócios, não sei se se fosse aos preços normais conseguiam encher o estádio. Independentemente disto Viva o Sporting Clube Farense!!! Viva o Sporting Clube de Portugal!!!

    • Os bilhetes eram 2 euros, mas basicamente o jogo foi de porta aberta. foi quem quis e não houve mais porque essa gratuitidade não era oficial…

  15. Infelizmente o meu Mafra perdeu a liderança na semana passada, em Fátima. Foi pena, mas não fico triste, porque o Farense e os Farenses merecem. 14 mil em Faro, 5 mil na Madeira na semana passada.

    São ENORMES!

  16. o leiria tem tido médias bastante interessantes, na ordem dos 6/7 mil. sintomático! se por acaso a académica voltasse a pertencer à academia, também subiriam os seus números. a verdade é que muita gente não gosta do futebol enquanto negócio!!

    SL

    • Leiria com 6 mil pessoas???
      Caramba… Nos jogos da liga era raro o jogo que levavam mais de 1500…
      Realmente, o negócio estraga muita coisa!

      Vejo o exemplo da Académica… Enquanto trilhou o seu próprio caminho era das equipas da então 2ª divisão que enchiam ou perto disso o antigo Municipal de Coimbra. Grandes jogos lá vivi, grandes jogadores vi nos meus tempos de universidade. Míticos e inesquecíveis como Latapy, Lewis, Mickey, os manos Campos, Dário, Pedro Roma… tantos… Hoje há um claro afastamento entre clube e cidade… não se vive o carinho que havia há 10 anos atrás. O Municipal levava frequentemente mais de 10000 almas em muitos jogos na 2ª… A Briosa lutava todas as épocas para subir… Depois de alguns “encostos” a clubes simbióticos, que sugam o parceiro, a Académica perdeu algum do seu carisma muito próprio… Espero que recupere e que volte a trilhar o seu caminho pelo próprio pé…

      • No ano que subiu o Municipal estava quase sempre repleto de espectadores. Eu lá estava todos os domingos em que havia bola. A AAC tinha uma boa equipa com o João Tomás, o saudoso Pedro Lavoura e outros bons jogadores. Constituiam um bom grupo,

      • Exacto… o Lavoura, o João Tomás também dava cartas!
        E nem sei como me esqueci do nome “fetiche” que me preenche o imaginário futebolístico: o FEBRAS!!! Tantas vezes saltava do banco para marcar!

        Eu também vi muitos jogos desse ano da subida… Jogos com o Felgueiras, o Varzim, sei lá… Ainda era do tempo que se estacioanava de forma selvagem perto do estádio. Valia tudo para ver a Briosa… era um ambiente fantástico, com uma Mancha fantástica… “Briooooosa!” para lá… “Brioooooosa!” para cá… Só vi essa paixão em alguns poucos jogos que vi do GRANDE… nomeadamente a final da Taça com o Maritimo, que para mim foi memorável por ter sido o 1º titulo que assisti ao vivo ganho pelo nosso grande amor!

        O meu coração só tem uma cor: Verde… Branco… e Preto (à antiga)!

  17. Um clube que teve jogadores como o Pitico ou treinadores como “EL PACO” merecem todo o meu respeito!
    Já não há nomes assim…

    • Apesar da “azia” de alguns, também tenho uma certa nostalgia do Chaves (aquela claque feminina a gritar “chaves! chaves!” deixou saudades…
      E por proximidade e alguma afinidade gostava de ver o Ac. Viseu em grande…
      Enfim, a 2ª Liga ficou mais rica… pelo menos em História!

      Nota: Parece que o coração do técnico do Chaves passou a ser de outra cor: Azul e roxo…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s