Ao ponto a que chegámos

Afirmar que a Europa está em risco por não dependermos de nós, é constatar uma triste realidade.
Afirmar que vai ser complicado lá chegar porque, na última jornada, temos um jogo complicado, em Aveiro, é uma realidade que não posso aceitar. Por muito mal que tenhamos estado, por muita savana que tenhamos que palmilhar, achar que não damos a volta a Olhanense e Beira-Mar é um estado de espírito que leva o nosso clube para um patamar inimaginável. E, parece-me, deve ser alvo de profunda análise.

Anúncios

162 thoughts on “Ao ponto a que chegámos

    • isso não está em causa, Gonçalo, daí, ontem, ter tentado passar a mensagem que é errado estar a culpar quem ficou com a bomba na mão, deixada pelos cabrões que lá andaram dois anos. O que me parece inaceitável é como que estar receoso de jogar com Olhanense e com Beira-Mar…

      • Cherba, até se entende. Depois do que vimos em outros jogos, com que confiança vais para esses 2 jogos, perante equipas que têm de ganhar para não descer? É que ontem, tinhamos (mesmo!) de ganhar e foi o que se viu…

      • então alguma coisa está mal e importa perceber se é a nível técnico se ao nível dos jogadores

      • Cherba, dois não, isto deve ser entendido como reflexo dos últimos 17 anos e em especial os devaneios de Jeb e Godo nos últimos 4 anos.
        Quantos milhões torraram estes dois senhores para termos zero de resultados?
        Miséria…

  1. Caso de estudo é haver sportinguistas que não vêem a porra de um penalty claro que só é escamoteado pela comunicação social de cores lampiursas.

    Farto de ver esta merda. Foda-se. Se aquilo não é penalty então não sei o que será.

    Ontem jogámos o mesmo que jogámos contra Nacional e Moreirense a diferença está no resultado. Não se iludam.

    • Realmente não compreendo como é que muitos continuam a dizer que não foi penálti. É tão evidente que até os gajos da sport tv e do record consideram que há derrube em falta do Cássio.

    • Mas estávamos à espera de quê???
      O Proença é o árbitro em actividade que mais pontos nos tirou. Enquanto não garantirmos a defesa do Sporting nos órgãos de decisão do Futebol, podemos esquecer a luta por qualquer titulo a nível interno.
      O Sporting devia contratar novamente o Marinho Neves para a estrutura, com ele estávamos prevenidos contra estes pássaros.

      • O penalty é claríssimo! O Cássio independentemente de tocar na bola ou não, rasteira o Lobo com a sua intervenção com as mãos, impedindo-o de prosseguir a jogada. Este lance a favor de Porto ou Benfica seria sempre assinalado penalty, e nenhum jornalista colocaria dúvidas!
        E o Paços usou e abusou da agressividade nas disputas de bola, que o passarão fez sempre vista grossa, mas quando era entradas dos nossos com metade da intensidade era logo falta… Aquele Luiz Carlos parecia um tractor.

        Este filme já eu vi muitas vezes…

      • devias saber que mesmo que toque primeiro na bola não pode impedir o jogador de prosseguir a jogada, só mesmo nós sportinguistas, tristeza !!!!
        é por estas e outras que somos o clube que somos actualmente.

    • Leão à solta,
      esta é a minha análise do lance: o Cássio faz-se à bola e toca-lhe, desviando-a do Wolfswinkel. Aliás, é o Cássio que faz com que a bola se desvie para a sua esquerda (direita do Wolfs) e não qualquer movimento do holandês. O choque que se segue é inevitável.

      • Então como lhe toca (na bola), dá-lhe o direito de “varrer” o atacante por completo impedindo-o de ir atrás da bola e fazer golo?

        Parece que sou só eu que consigo ver isso? Eu, o Rui Santos e um jornal que eu já coloquei aqui.

      • Cherba, o Ricky toca primeiro na bola. Depois ela vai contra o Cássio e ele derruba o Ricky.

      • Porque é que o choque é culpa do Cássio? Vão os 2 para o mesmo ponto de encontro. Chocam, ambos jogam a bola. 1 antes e outro depois. Porquê a culpa do Cássio?

      • eu troco os livros pelos 10 anos de futebol federado, incluindo nacionais. E, repito, não considero penalti.

      • Lances aos montes em todos os jogos: cruzamentos. Guarda Redes soca a bola no ar e, claro, a seguir cai em cima do avançado. Penalti?

      • A culpa é do Cássio porque impede o Ricky de chegar a una bola que tinha ficado jogável! O Cássio não defendeu a bola, ela tocou-lhe! É uma diferença importante!

      • Fodassssss Cherba não me lixes aquilo é penalty em qualquer divisão, até nos iniciados.

        Nas distritais é que muitas vezes não marcam a favor da equipa visitante, aliás como ocorreu ontem.

        Não podemos branquear também já joguei muito futebol (até parti uma perna à conta da brincadeira) e aquilo é penalty dos clássicos.

        SL

      • Cafageste,
        dizeres que o guarda-redes não toca na bola por fazer um movimento, precisamente, nesse sentido, já me parece demasiado.

      • Ele saiu para jogar a bola antes de o Ricky a desviar. Depois do desvio já não podes ver o lance da mesma maneira! Se o Cássio lhe tocasse antes já não seria penalty, agora assim acho que é!

      • Hoje ninguém se escandalizou, não pareceu grave, afinal foi o coitadinho do Paços que saiu beneficiado…é assim…somos o fundo de maneio dos outros clubes em questões de arbitragens.
        Que o Sporting merece um grande castigo pela gestão desportiva repleta de asneiras que teve ao longo desta época…ninguém tem dúvidas. Mas não são os árbitros que devem aplicar correctivos, esses devem ser isentos. E se o tivessem sido, o Sporting não estaria agora praticamente fora da Liga Europa.

    • Dou razão ao Leão à solta é penalty e se fosse com outros já andavam a chorar pelos cantos e a mandar Dvds ao MAI.

      Já sabemos que não estamos bem mais ainda roubados por cima com a conivência de toda a gente é demais.

      Fodasssssssssssss

      • +1

        O facto de estarmos mal não dá o direito de sermos constantemente abalroados pelos Capelas e Proenças.

        Neste momento, na dúvida, apita-se sempre contra nós. Mas claro, nós somos diferentes, não vamos pressionar ninguém porque a nossa forma de estar é desportiva e blá, blá…

        Ok, posso bem com isso, aliás penso que deveria ser assim sempre… mas esta merda é Portugal, aqui não há desportivismo que nos valha!

        Pelo menos tenham a coerência de, se seguirmos essa via, que não peçam títulos pelo caminho, ok?

    • LOL …ainda continuas em busca dos penaltys :)

      Se de facto tivesse sido um penalty claro eu percebia a tua indignação.

      É certo que já todos vimos serem assinalados penaltys por menos. Mas repara, já passou um dia desde esse jogo e nem com repetições vocês Sportinguistas conseguem chegar a um concenso.
      Admito que este tipo de lances seja de dificil analise, mas foram os dois na direcção da bola e o Guarda-Redes chegou primeiro…

      Mas lá está são sempre lances com variadissas interpretações…

      Mas dizer que era penalty claro…não acho bem :)

      • Que vocês eram capazes de toda a baixaria já eu sabia. Mas desta vez foram longe demais. Pôr em causa a vitória no campeonato só para impedir a ida do Sporting à LE é inqualificável.

    • olha, David, vai pró caralho. Tu e todos os que há trinta anos ajudam à dança das cadeirinhas no governo. Aliás, ontem, o Portas já deixou perceber que não terá problema algum em agarrar-se ao Seguro, se isso lhe valer poleiro. Sim, porque agora o que faz sentido é recolocar no poder o partido que se correu a pontapé, há dois anos. Estupidez do caralho!

      • e queres la meter quem? o pcp e o be para nacionalizarem tudo e voltarem a fazer merda como no pos 25 abril?

      • Absolutamente de acordo Riga, sem o Ps não sabe o que vai fazer para o governo, depois de fazer merda da grossa, o que vão para lá fazer o BE e o PCP, cantar o Grândola até a Europa nos dar dinheiro.

        Ou vão carregar de impostos aqueles que não são a sua base de apoio as os trabalhadores do privado, profissionais liberais e empresas.

        SL

      • O Cacifo é mesmo do caralho! Aqui fala-se de tudo.

        O país está pior que o Sporting.
        Os que lá estão são uma valente merda. Os que para lá querem ir são outra valente merda. Os que nunca lá estiveram só sabem mandar bitaites mas se lá estivessem não sabiam a mínima ideia do que fazer!

        A nossa classe política (salvo algumas excepções) é uma merda. Antigamente os políticos eram tipos notáveis, hoje em dia são gajos que não têm valor para mais nada, chegam lá por favor e vão para lá fazer favores e viver à nossa pala. Estamos bem fodidos!

      • O que se passa com o país é o espelho da situação do Sporting. Cabe na cabeça de alguém que um país como o nosso, à beira-mar plantado, com sol, património, história, recursos, competência seja tão mal governado?

        Haviam outros povos de ter o país deles com a costa marítima que temos e iam ver a crise… A crise estava era no caralho! Foda-se, pôr os chineses no caralho que foderam o pequeno comercio. Não sou xenófobo, e não nos podemos esquecer que somos um país de emigrantes mas foda-se haja limites. Primeiro temos que criar condições para os nossos para depois podermos receber os outros. O contrário não faz sentido.

      • green

        eu apos as ultimas eleiçoes se fosse PR, resolvia as coisas de uma maneira facilima: como o psd nao ganhou com maioria, juntava os 3 que tinham assinado aquilo com a troika(e alias antes teria obrigado os 5 a irem la e quem quisesse assinava, mas iam os 5 falar com a troika) e ficavam os 3 no governo,( sempre eram 85% do parlamento).

        nas proximas eleiçoes, sejam quando forem,ganha o ps mas nao terá maioria, com o pcp e o be duvido que se entenadam porque estes defendem cenas completamente diferentes do ps, so sobram os outros 2, com o cds ninguem sabe se chegará, por isso ou ficam sozinhos e arriscam-se a governar em minoria, ou terao se de juntar com o psd ou os 3.

        cá nao existe coragem nos chamados movimentos sociais para irem as urnas ate porque basicamente eles estao instrumentalizados pelo pcp e pelo be tal como os sindicatos, logo indo as urnas( e eles preferem fazer manifs do que progrmas eleitorais) eles tiravam mais votos ao pcp e be que aos outros

      • Melhor mesmo é continuarmos com este belo governo de gasparalhos e mangas de alpaca que cortam a direito sem entender as reprecurssões GRAVÍSSÍMAS que daí irão advir.

        O que se está a fazer em Portugal é um crime político. É, aliás, anti-costitucional…

        Merceeiros de merda. Não têm nenhuma visão global sobre economia. Foda-se para vocês todos!

      • Foda-se! Que grandes papalvos que vão por aqui! Parece que gostam de ser comidos! Vocês não aprenderam nada com a situação do Sporting, não?
        Então querem que os causadores da doença (PSD, PS e CDS) sejam a cura??? Então há milhões de dinheiros públicos para injectar nos bancos que os amigalhaços dos governantes andaram a enterrar e para os ordenados dos trabalhadores não há?

        E causadores deste problema, não há?

        Então, andou-se a implementar políticas de destruição da produção nacional até ficar totalmente dependente do exterior, como é que não íamos chegar a esta situação?! E os principais protagonistas destas políticas foram o PS(Mário Soares) e o PSD (Cavaco Silva).
        Como é possível um país com uma das maior zona económica exclusiva da europa, importar a maioria do pescado?? E outras coisa mais…

        Ah! Então o PCP fez merda depois do 25Abril???
        – Liberdade de imprensa
        – Liberdade de associação
        – Liberdade Sindical
        – Direitos sociais para os trabalhadores
        – Direito a férias pagas
        – Serviço universal de Saúde
        – Ensino público gratuito
        – Reforma agrária no Alentejo (por o Alentejo a produzir)
        .
        .
        .

        Tudo isto foi gradualmente destruído nos anos subsequentes até chegarmos ao estado de MERDA em que estamos e ainda iremos mais fundo se apoiarem as política da troika ocupante (FMI+BCE+UE) e da toika nacional executante (PSD+PS+CDS).

      • Desfazer mitos como os dos seis milhões de encornados

        – Liberdade de imprensa/ só se for para a esquerda em que o Soares pode chamar assim como o Jeronimo e o Bloco os de direita não podem dizer nada.

        – Liberdade de associação/ Se calhar não havia antes?

        – Liberdade Sindical/ Ai foi um avanço do caralho vê lá que há gajos que à conta do sindicato desde o 25 de Abril que não fazem ponta vide Mário Nogueira, além das empresas que destruíram mamaram 10% da indemnização dos trabalhadores

        – Direitos sociais para os trabalhadores só se for as 35 horas e benesses para a função pública para os privados vejo muito pouco, para os profissionais liberais não vejo nada.

        – Direito a férias pagas/ Para quem deves pensar que todos são funcionários públicos. Para as empresas há um encargo muito grande duas vezes por ano e nem todas aguentam. Era mais justo e melhor para todos diluir sempre os subsídios.

        – Serviço universal de Saúde/ Para quem????? Eu pago todos os meses para o SNS dos meus descontos e sou obrigado a ter seguro de saúde se tiver um problema. Ainda recentemente para ser operado à perna tive de ir para o privado porque o estado cagou em mim.

        – Ensino público gratuito/ para quem? Só para os gajos do SASE. Para formar medíocres que passam sempre, mais valia pagar propinas e as pessoas podiam exigir um ensino de qualidade, coisa que os professores nunca exigem, curiosamente são os privados a ter sempre melhores notas porque será.

        – Reforma agrária no Alentejo (por o Alentejo a produzir), se quiserem produzir invistam não estejam à espera do estado as economias de direcção central já acabaram há muito.

        Mais uma vez temos de pegar no nosso destino e forja-lo e não exigir aos outros, queremos ganhar vamos correr mais e fazer com que os arbitros não nos prejudiquem. Queremos uma vida melhor, vamos trabalhar mais, mas não me venham prejudicar e tirar dinheiro por ganhar mais. Isso não é um incentivo ao trabalho é defender quem não quer avançar e esta à espera que o estado lhe dê tudo.

        SL
        .
        .

      • Anti-sad’s,
        O que esta malta entende de política é o que lhes vendem na universidade.
        Após 38 anos da tripla PS, PSD e CDS ainda há gente que acredita que o rotativismo é a solução para o país.
        PPP’s, BPN’s, recapitalizar a banca com milhares de milhões, tudo isto foi, e é feito, com o nosso dinheiro e à custa do futuro dos nossos filhos.
        Continuem a votar nós mesmos e não exijam a mudança. Rapidamente estaremos iguais ou piores que os gregos lá na outra ponta da Europa…

      • Cherba,

        Caro Cherba,
        Um dia temos mesmo que nos encontrar. Penso o mesmo que tu em relação à política. Afinal não coincidimos só nos pontapés na chincha…

        É isso, correu-se com a rapaziada do PS para se porem lá estes camaradas. Agora já não prestam e, para mudar, volta-se a pôr no poleiro os moços do PS. E os portugueses vão na cantiga, uma vez mais. E daqui a uns dois anitos, volta-se a castigar o PS e entra de novo a malta do PSD, ajudados pela dilecta prole do CDS.
        São quase 40 anos a afundar o país e ninguém parece querer acordar. É um pouco como as eleições do Sporting – era escolher entre a ruptura completa ou mais do mesmo. Os sportinguistas escolheram a ruptura mas só porque estávamos prestes a capitular.

        Pelos vistos o país ainda não chegou a este extremo.

        Responde a alguns cacifeiros, o que eu gostava mesmo era de ver no poleiro os tipos do PC e do BE, era uma variação do disco que toca desde que temos “democracia”. Acho que se aguentavam praí uns 3 ou 4 mesitos, depois eram corridos – mas tinha graça vê-los a (tentar) taxar os poderosos…

        Eu voto branco há 20 anos, acordei nessa altura. Meu rico 25 de Abril, que saudades tenho desses dias em que a esperança era nossa – a de construir uma sociedade justa, sem pobres e sem podres… possível é, mas não queremos.

        Voltemos ao futebol…
        SL

    • Eu acho uma piada do caralho ao rigaboss, mas depois percebo que a lógica é a mesma das últimas eleições. “vão votar em quem… sai o godinho, entra o vale e azevedo… pah pah pah, pardais ao ninho, whiskas saquetas”. Foda-se, oh rigaboss, hás-de me dizer que espécie de responsabilidade governativa têm o bloco e o pcp no actual estado de coisas! É que já não há paciência. Foda-se, parece que nascem com o gene “mudar não, porque é perigoso e podemos ficar pior” no cu! Ou isso, ou são apenas uns reaccionários de merda! A sério, tanta gente a sofrer, sem o que comer, sem sítio para domir, sem dinheiro para medicamentos, a mercê do maluquinho do excel, que não acerta a puta de uma conta, e vem este gajo dizer estes disparates. E vem-me cá com a merda do “vivemos acima das nossas possibilidades”, que depois eu logo te afago as ideias a próxima vez que te vir nas escadas rolantes do colombo.

      • Quem os tive no sitio, terá coragem para lutar por uma mudança de politica económica e social, que tem de varrer toda a Europa. Quem for amorfo e cobarde votará nos mesmo de sempre, porque ainda tem medo dos comunistas que comem criancinhas ao almoço e põem pregos na Av da Liberdade durante a noite.

      • Vá lá que ainda não apareceu aqui nenhum iluminado, a afirmar que o comunistas comem criancinhas e tê-los no poder é não olhar para o exemplo da Coreia do Norte… como se “esses cabrões do comunas à portuguesa” não tivessem sido os que mais lutaram pela antítese do que se passa nesse país: liberdade.
        Quanto ao resto, vão para o caralho mais o presidente da república que deu o pontapé de saída para esta crise, mais uma social democracia que não tem ideia do que é sê-lo, mais um grupo de socialistas que abanam como rosas ao vento, e mais um badameco que quer é beijocar feirantes e baixa as calças a quem lhe dá mais jeito. Ah, e mais a inacreditável expressão “epá, queres que vote em quem? Não há alternativa…”.

  2. neste momento, tal como até agora nao dependemos de nos, mas nao estou a ver qual o problema em querer ganhar os 6 pontos em falta, contra as equipas que sao, mas que nao estamos dependentes de nos para ir a europa nao estamos, porque basicamente perdemos no confronto directo com toda a gente que esta na mesma luta

  3. Ganhar os dois ultimos jogos é obrigatório, e não pode passar pela cabeça de ninguém isso não acontecer. Sabemos que não dependeremos apenas de nós, portanto resta fazer o nosso trabalho e esperar.
    Apesar de ser das situações mais humilhantes de que há memória na História do Sporting, não ir à Europa até se poderá revelar positivo. Será como retirar a carne morta e putrefacta de uma ferida para que assim cicatrize mais rápido e melhor, sem deixar cicatrizes muito profundas.

  4. É preciso levantar a cabeça… faltam dois jogos…

    E o Acordo de reestruturação? Gosta de saber os termos do acordo feito? Será que foi assim tão bom para nós? Vamos ter acesso aos termos do acordo?

    Para quando a auditoria de gestão? Seria bom que isso ficasse acabado até ao início da próxima época. Que os cadáveres aparecerm até começarmos a próxima época, para olharmos em exclusivo para o futuro.

  5. Meus caros, ontem o objectivo europa terminou.
    Como diz o Cheba, a culpa não foi dos que lá estão agora, nem sequer do Sá Pinto… a culpa foi da gestão danosa dos ultimos anos, que nos fez definhar até onde estamos agora.
    É claro que ninguem gosta de ver o nosso grande clube assim, mas pensei que todos nós já tivessemos percebido quando o Bruno ganhou as eleições que tomamos um caminho pelo qual a travessia não será fácil, mas todos esperamos que seja o caminho correcto para daqui a uns 2 ou 3 anos possamos voltar a lutar por titulos.
    Vamos ter de aceitar esta classificação vergonhosa porque vai ser a dura realidade. Quanto mais depressa a aceitarmos, mais depressa vamos ter a mente “limpa” para aceitar os próximos anos. Vamos ter uma equipa baseada na formação, com 4 ou 5 jogadores experientes, que vão cometer muitos erros, que vão perder pontos com equipa “mais pequenas”, mas vai ser um mal necessário.
    Estes anos de aprendizagem que aí vêm vão ensinar o Bruma a não dar toques de calcanhar na defesa, ao Rinaudo a jogar sobre pressão, ao Carrillo a acreditar nele mesmo, ao Viola a jogar no meio, ao Labyad a passar a bola… Temos é de nos manter firmes neste caminho, pois sabemos que este é o rumo certo.
    O lema é dar um passo atrás para dar dois em frente, não me parece que haja oura solução possivel…
    Viva o Sporting Clube de Portugal!

    • A 17 pontos do Paços!!!! Que o Sporting não tem plantel para Benfica e Porto….Ok. Agora, DEZESSETE pontos do Paços. Não será a equipa um bocado fraca? Quantos jogos ganhos por mais que 1 golo?

      • GNR,
        aqui levantas outro problema: há quem ache que os andrés leões e os josués e o caralho davam um jeitaço.

      • No meu clube já se passou o mesmo. Querer ganhar campeonatos ao Porto de Jardel, Zahovic, Drulovic, F Couto, Sérgio Conceição…. com Marcelos, Kings, Paredões, Thaars,Calados, etc….

      • Cherba, os Andrés Leões e Jusoés, por via de regra, só funcionam nos clubes de pequena dimensão, em que se sentem as estrelas da companhia.
        Quando chegam a um grande e sentem nos ombros a responsabilidade da respectiva grandeza…

      • Ora aí está! Ando farto de ler na bolgoesfera a “jogão” feito por Josué, Vítor e André Leão. Isto num jogo decidido numa bola parada e em que o paços quase não criou perigo… Mas “foram enormes”! Enormes quê? Enormes barretes que íamos enfiar outra vez… Ao belo estilo Miguel Lopes e Joaozinho…

        Vamos comprar um bom avançado e apena cobrir as saídas se não tivermos uma boa opção na equipa B! Paro o ano podemos voltar a não ir à Europa mas íamos ter resultados operacionais positivos de certeza! Depois é começar a tratar dos capelas e dos pronças… A receita só pode ser esta!

        Z

      • O Josué parece que termina contracto! É jovem é um 10 como não temos e sim Cherba dava um jeitaço do caraças.

        Empandeirar o “chears” pelo dinheiro possível e trazer o Hugo para a posição 8 também em fim de contracto.

        2 milhões pelo Nabil e não se mexe mais nisto!!!

  6. Eu parece-me a mim, e volto a repetir, que é uma questão de qualidade. Simples qualidade, ou melhor, a falta dela.
    Temos um plantel fraquissimo. O pior de sempre. Os miudos têm qualidade e enchem-nos de esperança? Sim concerteza. Mas para sermos competitivos a curto/médio prazo e ao mesmo tempo dar-mos condições para estes miudos crescerem temos que ter jogadores experientes de qualidade.

  7. Eu digo isto : Se não formos à Europa se calhar até nem é mau de todo. Temos mais tempo para nos concentrarmos no que realmente importa : Provas nacionais e reaprender processos.há muito esquecidos em Alvalade.

  8. A Europa está em risco não porque não sejamos capazes de vencer duas das equipas mais fracas desta liga no que resta desta época miserável. O risco está simplesmente no facto do Estoril, mesmo que perca hoje com os lampiões, difícilmente perderá um dos jogos que lhe falta jogar. Se acabarmos com os mesmos pontos deles são eles que ficarão à nossa frente.

  9. Madrugada de 25 de Abril de 74, parada da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém:

    “Meus senhores, como todos sabem, há diversas modalidades de Estado. Os estados sociais, os corporativos e o estado a que chegámos. Ora, nesta noite solene, vamos acabar com o estado a que chegámos! De maneira que, quem quiser vir comigo, vamos para Lisboa e acabamos com isto. Quem for voluntário, sai e forma. Quem não quiser sair, fica aqui!”

    Todos os 240 homens que ouviram estas palavras, ditas da forma serena mas firme, tão característica de Salgueiro Maia, formaram de imediato à sua frente. Depois seguíram para Lisboa e marcharam sobre a ditadura.

    Assim tem de ser com o Sporting.

  10. O problema não é ganharmos à Olhanense e ao Beira-Mar. O problema é o Estoril perder mais de dois pontos contra Beira-Mar e Gil Vicente (partindo do princípio que hoje não conquista nenhum ponto contra o Benfica). A diferença na prática é de três pontos pois por cortesia do Sá Pinto e do Pardal, o Estoril tem vantagem sobre nós em caso de igualdade pontual.

  11. eu ainda acredito q é possivel chegar ao lugar da europa, e mesmo q nao cheguemos nao vejo nenhum drama. é da maneira q para o ano nao andamos a divagar a meio da semana pela europa e nos concentramos no campeonato.

  12. Depois do que assistimos ontem na mata real (onde não só deviam de ter comido a relva, como também as redes das balizas, etc… era preciso ganhar!), já não sei como vamos abordar os jogos que faltam!

  13. Podemos fazer as reestruturações financeiras que quiserem… enquanto não resolvermos o problema “arbitragens” não vamos ganhar… e sem ganhar, nunca vamos resolver o nosso problema financeiro.

    Não estou a gostar a postura pública do nosso Presidente, relativamente a este problema… passar paninhos quentes sobre estas arbitragens, foi a postura do passado, com os resultados que conhecemos: continuarmos a ser enrabados descaradamente!!!

    Ao contrario da ideia que o nosso Presidente está a passar, não é a postura dos outros que tem de mudar mas sim a nossa postura é que tem de mudar, e deixarmos de ser anjinhos e acreditar que o futebol é coisa de gente séria e com visão para o negocio. O futebol português é um mundo de sujidade e pouca vergonha, e só ganha quem manda na “sujidade”…

    Espero, que nos bastidores, a nossa postura mude, rapidamente e radicalmente….

  14. Se ficarmos fora da Europa ficamos paciência, também me custa muito. Mas nunca poderemos esquecer esta época para que nunca mais se repita esta vergonha.

    Quanto ao treinador Jesualdo pode ficar ligado às piores classificações de sempre dos grandes de Lisboa é mais um record para o curriculum.

    Vamos ver quem começa a treinar equipas para o ano que vem, tenho um feeling que os quatro primeiros vão mudar de treinador.

    Sl

    • O Jesus vai-se tornar no Peseiro. Começa a próxima época mas salta logo.
      O Vitor Pereira tem o destino traçado desde que se sentou na cadeirinha.
      O Jesualdo sinceramente não sei. Espero que salte.
      O Peseiro segue viagem rumo ao desemprego.
      O Paulo Fonseca é burro se for para o braga.

  15. Caros Cacifeiros,

    Eu acho bem (muito bem!) que se mantenha a fé na equipe, atendendo a que ainda faltam dois jogos para disputar. Mas essa fé não nos deve impedir de olharmos objectivamente para o que se passa.

    E o que se passa é que a equipe está completamente em frangalhos. Fisica, animica, psicologica e taticamente.
    É ÓBVIO que o jogo contra o Passos era “para vencer”. Ponto. O Presidente não pode ter o discurso da “máxima exigência” e o SCP ir disputar o JOGO MAIS IMPORTANTE DO CAMPEONATO como se se tratasse de uma deslocação ao Ladrão ou à Capela, dispondo-se sem qualquer tipo de atrevimento ofensivo e, ainda por cima, e previamente, continuar com o discurso do “coitadinho”, apelidando o Paços de “favorito”.
    ISTO é que é o Sporting????

    Volto a dizer: as exibições do Sporting têm sido miseráveis e MUITO ABAIXO do que o plantel pode fazer. Sim, bem sei que o actual plantel não é lá grande coisa, mas não estamos a lutar “ombro a ombro” com equipes de €50M/€60M de orçamento, mas sim com equipes de €3M/€4M!!!!
    E não se pode, após perder o JOGO MAIS IMPORTANTE DO CAMPEONATO, vir dizer coisas como “ah, pois é e tal, mas ainda faltam dois jogos e vamos tentar, e tal e coisa”.

    Estou farto de ver arranjar desculpas para o que está a acontecer. Os outros dois treinadores eram fracos? Ok. Havia salários em atraso e isso causava instabilidade? Ok. Pegou na equipe “a meio da época”? Ok.
    Mas, e agora? Qual é a desculpa?

    Qual é a desculpa para alinhar SEMPRE com o mesmo esquema, que tão maus resultados trás (em termos de exibições, atendendo a que os resultados recentes – alguns frutos de milagres “depois da hora” ou quase – até não vinham sendo tão maus)?
    Como se explica fazer APENAS UM (IIRC) remate “em jogo corrido” com perigo?
    E não me digam que o SCP não tem plantel/jogadores para fazer melhor! O Juju já fez rodar mais de 20 jogadores, e é IMPOSSÍVEL que sejam TODOS fracos!

    Não há ambição, não há entrega (excepto dois jogadores, sendo que um deles até já se encontra vendido e deveria mais era preocupar-se em “resguardar-se mais”!!!), não há… EXIGÊNCIA!

    Eu gosto do Bruma, mas depois de ter “oferecido” dois golos ao adversário por ter baixo QI para o futebol, deveria ser castigado com pelo menos o próximo jogo no banco.
    O Carrillo é indisciplinado? Que se lixe! Ao menos é dos poucos que está sempre “de olhos na baliza”.
    O André Martins não aguenta mais de 60 minutos? Então é sentá-lo e fazê-lo entrar na segunda parte.

    Estou farto de desculpas.
    (para memória futura: também acho que não foi penalty no lance do Volkswagen).
    O Jesualdo já mostrou que não consegue fazer mais do que isto: futebol desinspirado e derrotista, tantas vitórias como derrotas, tantos golos marcados como sofridos (ou coisa parecida) e, principalmente, falta de ambição e EXIGÊNCIA.

    (Desculpem o desabafo, mas estou farto, farto, FARTO!)

    SL

    • Mais coisa menos coisa é isto!
      Era preciso ter lutado lutado até ao fim. Procurar a merda do golo e depois ir para cima deles, e não ficar à espera do deles como no jogo com o nacional.

      É preciso “acabar com o estado a que isto chegou”. Quem quiser fica e luta, quem não quiser sai.

      JF já não está para isso porque, disse ele antes do jogo do paços, “já ganhei o que tinha a ganhar, já trabalhei muito”.

      • Meu grande mongolóide se lhe faz uma espera, é o VW que vai contra ele. Logo não o pode varrer, burro é o avançado que nem um toque para o lado sabe dar.
        FDS para de desculpar esta merda de equipa, com o árbitro isto e aquilo. Não jogamos um caralho, não fazemos um remate. Mais valia jogar futebol humano.

      • Não jogamos muito mas cada vez que um dos nossos se isola leva uma mocada na área e o arbitro não marca nada.

        Se os penaltys do merdafica são como se pode defender que este não é?

        É que o Cassio nem toca na bola.

        Começamos a atacar os nossos em vez de atacar quem nos prejudica.

      • Este penalty é limpinho só não se marca por má-fé, digo-o sem problemas.

        Ia-me esquecendo é penaty e vermelho directo ficando o Paços a jogar com dez.

        SL

    • para mim não existem dúvidas, é penalti. Mas como as coisas andam, provavelmente falhava-mos a conversão… é que nem vale a pena pensar mais nisto e bem podemos fazer contas que este ano ficamos em sexto e é com sorte.

    • Tu és como os lampiões se uma equipa está mal na tabela classificativa pode ser prejudicada à vontade.

      Já agora a partir de que lugar e com que pontos é que uma equipa pode queixar-se das arbitragens?

      E já agora a partir de que classificação e com que pontos é que a equipa pode ser beneficiada pelas arbitragens?

      SL

  16. Enquanto andamos preocupados com essa merda, sou apologista de deixar em campo a minha resposta. Quando fomos beneficiados este ano, não vos ouvi dizer nada, apenas criticavam o estado desta equipa. Não fazemos um remate à baliza. 12 cantos, 0 situações de perigo, não fazemos uma transição, uma durante 90 minutos. Se a Europa não chegar, nem estes míudos lá ficam.

  17. caro Cherba, para mim parece mais complicado o Sporting conseguir ganhar na última jornada ao Beira-Mar que o Guimarães não ganhar em casa ao Rio-Ave… pouco me importa agora se a culpa de acabarmos em sexto é de quem já lá não está, o certo é que ficará na história do clube este triste facto. SL.

  18. Caros cacifeiros e Sportinguistas em geral,

    O exercício do Paulo Silva no post anterior é um exercício honesto. Só quem arrisca um valor lhe pode depois ser apontado o seu erro. Quem não arrisca, não pode errar. Esperar pelo erro dos outros é um exercício desonesto.
    Todos ouvimos as palavras do Bruno de Carvalho ontem: pode ser necessário ceder alguns jogadores de que gostamos para assegurar o futuro. E por isso proponho que se façam como o Paulo Silva e partilhem entre todos quanto acham que cada jogador, entre os mais apetecíveis e os mais caros, vale neste momento. E reproduzindo o que fez o Paulo Silva (que me parece distante do que o Sporting conseguiria, mas reitero ser um exercício honesto!), aqui fica a lista com um preço “mínimo” e um preço “máximo” que acredito que o Sporting conseguiria neste momento (ou seja, nas actuais condições financeiras do clube).
    Rui Patrício – 8M-12M
    Miguel Lopes – 500.000-1M
    Marcos Rojo – 1M-2M
    Boulahrouz – 0
    Santiago Arias – 250.000-500.000
    Cédric – 250.000-500.000
    Schaars – 0-250.000
    Labyad – 1M-2M
    Rinaudo – 4M-6M
    Adrien – 0-500.000
    Jeffrén – 250.000-500.000
    Capel – 5M-7M
    Carrillo – 5M-7M
    Bruma – 5M-7M

    E o preço de alguns jogadores que acho que poderiam ser interessantes (vamos assumir que todos têm contrato com os clubes, porque assim dá para avaliar o interesse na contratação (e não é para contratar todos!)):
    Leandro Salino (Braga) – 1M
    Paulo Oliveira (Guimarães) – 250.000
    El Addoua (Guimarães) – 400.000
    Steven Vitória – 1M
    Diogo Figueiras (Paços de Ferreira) – 500.000
    Jefferson (Estoril) – 500.000
    André Leão (Paços de Ferreira) – 500.000
    Vítor (Paços de Ferreira) – 750.000
    Rafael Miranda (Marítimo) – 500.000
    Josué (Paços de Ferreira) – 1,5M
    Artur (Marítimo) – 400.000
    Licá (Estoril) – 1,5M
    Ghilas (Moreirense) – 3M

    Que dizem?

      • ALPY, não está em causa o valor do Stijn (excelente!), mas a sua idade e o salário (que desconfio seja bem mais do que 800.000 por ano, porque isso equivaleria a um salário de 57.000 por mês e acredito que deverá custar há volta de 125.000 por mês). Lembra-te que o Sporting o contratou por cerca de 1M.

    • Não acredito que consigas vender o Miguel Lopes. Não te esqueças que ele tem um contrato de quatro ou cinco anos para cumprir e era preciso pagar-lhe o valor da rescisão. Também não entendo para que queres vender o Cedric, o Bruma ou o Carrillo. São baratos e daqui a uns anos podem vir a dar o triplo do que conseguias agora. Mesmo Capel e Rinaudo deveriam ficar, quanto mais não seja pela ligação que têm com os adeptos. Quanto aos restantes nomes, não me pronuncio, mas acho boa a ideia de comprar internamente. São mais baratos e já estão habituados ao nosso futebol, mas muitos deles poderão ser “substituídos” por nomes da Academia.

      Em relação ao valor dos jogadores, fica a opinião do transfermarkt.pt (que vale o que vale):

      http://www.transfermarkt.pt/pt/sporting-lissabon/startseite/verein_336.html

      • Hugo, não os quero vender, pelo contrário (ficávamos sem plantel!). Só o preço que acho que o mercado pagaria por cada um deles NESTE MOMENTO.

    • Observador, sem comissões nos bolsos da corja, aposto que vamos fazer pelo menos 25 milhões em vendas, a entrar directamente no clube e não na SPM ou nas imobiliárias do Golfinho. E estou a fazer contas por baixo. Com uma gestão seria e SPORTINGUISTA como a do Bruno não vai haver brincadeiras, nem Izgaylovs no Porto, nem dispensas a custo 0 e com o que se poupa em tachos podemos pagar ordenados a jogadores.

      Com esses 25 milhões (no mínimo) podemos ir buscar 3 ou 4 jogadores muito melhores do que esses que referes:
      – um PATRÃO para a defesa
      – um CRIATIVO para o meio
      – um GOLEADOR indiscutível
      – e pode ser o Ghilas para suplente, dou-te essa de barato.

      Com um treinador a sério (nada de Jujus) lutamos para ser campeões!

  19. Não sei se o tema já aqui foi abordado, mas lanço aqui a ideia dada a dimensão do blog e o facto de por esta via poder chegar a quem decide. Não era de pensar inscrevermo-nos para a Intertoto? Seria um meio de chegar à Europa e os benefícios de participar numa competição europeia (prestígio, crescimento competitivo da equipa,…) são superiores às desvantagens (começar a época mais cedo) já que para o ano não lutaremos pelo título. Fica a sugestão.

  20. Dei por mim quase a desejar ver os porcos de cardine ganhar. Mas á limites para tudo e preferia cagar um pé todo de merda a baixar-me a essa indignidade. Prefiro entrar de férias de futebol e volto em Julho para a pré.
    A todos os que tiveram a bondade de me aturar, desejo umas optimas férias, cheias de sportinguismo. O mal não pode triunfar sempre sobre o bem e em 2013/14 os porcos azuis e os vermelhos que se aguentem, que o Grande Sporting vai arrasar com esta merda toda.

  21. Tu és o gajo mais triste que existe. Foda-se. És um lampiurso do caralho que pensa ser inteligente e que consegue enganar aqui a malta.

    A mim podes ter a certeza que não enganas. Só para que fique aqui bem claro.

    Topa-se a milhas que és lampiurso. Não me chateia o teu tipo de comentários, que cheios de idiotices servem para que consigas ficar a rir em frente a um ecrã ao pensar que vais chatear aqui alguém por pensarem que se trata de um sportinguista com uma teoria parva.

    Estimo que te vás foder superlampiurso.

  22. Porra mas qual é o espanto de perder na Mata Real? Perdemos em casa do 3º classificado, estamos em 7º. Perdemos em casa de uma equipa que tem mais 17 pontos do que nós. Enfim, perdemos em casa de uma equipa claramente superior à nossa. Com isto não quero dizer que tem melhores jogadores do que o Sporting, mas que é muito mais equipa isso é de certeza.

    Basta ver qe depois de marcar o golo o Paços consegue congelar o jogo, consegue jogar no nosso meio campo, coisa que nós nunca tivemos capacidade para fazer este ano. marcamos um golo e ficamos borrados a rezar que o jogo acabe.

    E mesmo considerando que temos melhores jogadores, a verdade é que numa zona fundamental como é o meio campo a nossa equipa é muito fraca, o Luiz Carlos chegou e restou para o Schaars, o André Martins e o Rinaudo.

    Por outro lado alguém sabe a razão do Ricky não ter jogado nos ultimos dois jogos? Está castigado? Lesionado? É que sinceramente não me lembro de o ter visto em campo…espera, lembro pois, duas vezes que não foi capaz de desviar a bola do Cássio quando parecia que era garantido que ficava de baliza aberta. na primeira teve sorte do árbitro não conhecer as regras do jogo, na segunda teve coragem de pedir penalty num lance que só mesmo quem é cego não percebe que é limpo.

      • Vou tomar nota dos nicks dos gajos que dizem que não é penalty para memória futura.

        Assim quando houver um lance semelhante irei dar nota desse facto aqui.

        SL

      • Cherba ás vezes cais no ridículo, foda-se. No fundo vês que é penalty (é impossível não ver) mas como deste uma opinião contrária de início queres levar essa faceta de justiceiro até ao fim. Fosse este lance contra o benfica e era ver-te a reclamar logo. É esta a mentalidade que se tem que começar a mudar.

        Mais te digo. Nós aqui temos direito a repetições, podemos ver o lance as vezes que quisermos, no campo, o Proença e o bandeirinha tiveram certezas depois de ver um toque para o lado do WW e o Cássio a varre-lo por completo…

        Depois claro que continuamos a ser roubados. É mais fácil criticar os nossos.

    • Sabes o que é um lampiurso? É um gajo que tem a ousadia de contrariar o Leão. Portanto põe-te a pau porque todos os que não viram penalty ontem no lance do Lobo, estão catalogados como lampiursos.
      PS: Este é mesmo o meu último post até Julho, depois disso, penso continuar por aqui, a menos que o Cherba tenha outra opunião. Mais uma vez, saudações e Viva o Sporting!!!!

      • Contrariar o Leão? Que raio de conversa parva é essa. Então agora só porque sou Sportinguista tenho que ser cego? Tenho que fechar os olhos às regras do jogo?

        Penso que não estou só nesta opinião.

  23. Para o jogo deste fim-de-semana, precisamos de uma casa ainda mais composta que a do jogo com o Nacional, por isso a ver se a Direcção se lembra de colocar preços simpáticos e possibilidade de os sócios levarem acompanhantes.

    • Os Sportinguistas vão corresponder como sempre pois amam o clube não amam as festas após o jogo nem a bebedeiras durante o jogo ao contrário de outros adeptos que só gostam do clube quando ganham.

      SL

  24. Mas é que houvesse um penalty destes não marcado ao benfica (impossível) que iam ver o que era a abertura de tudo o que era jornal. O Jesus ia ganhar um novo castigo de 15 dias quando o campeonato tivesse parado para jogos das selecções.

  25. o Guimaraes está semana fez umas ofertas de bilhetes a sócios e meteram 27 mil pessoas no estádio. o braga nunca vai chegar ao nivel destes gajos nem q o salvador lamba o cú ao pinto da costa

    • Mas o Guimarães é um clube de respeito que cultiva uma independência.

      Ainda tiveram uma tentativa de aproximação dos ladrões de vermelho da segunda circular mas rapidamente correram com eles.

      Se os gajos se deixasse amansar ainda os deixavam ganhar umas merdas e subir na classificação, mas como são gajos fodidos e tortos e bem mantém-se equidistantes e conseguem captar adeptos por isso.

      As merdas de Braga eram lampiões e agora são amigos do corruptos, não têm alma nem independência, por isso são um epifenomeno que passará.

      SL

  26. Deixem-se de merdas, ontem perdemos e não foi por causa do árbitro.

    Perdemos porque o Paços jogou ligeiramente melhor, construiu jogadas com principio, meio e fim e sempre em futebol apoiado.

    O Sporting está melhor defensivamente, sobretudo no meio (Ilori vai ser um central de classe mundial e o Rojo melhorou muito), mas falta o resto. Ofensivamente fomos uma nulidade.

    Ah! e perdemos também por que o CABRÃO do ADRIEN está a cagar-se para jogar no SCP.

  27. A minha visão do lance:

    O Ricky chega à bola e toca não a conseguindo desviar do Cássio. Este sim consegue desviar a bola, numa trajetória completamente diferente daquela que o Ricky tentava dar, e o choque posterior entre ambos é inevitável. Isto é igual a quando um defesa faz um carrinho ao avançado, toca na bola para o lado e depois toca no avançado, não é falta nenhuma.

    Esta é a minha opinião

    • O record diz que é penalty.
      Os 3 árbitros do “tribunal” do o jogo dizem que é,
      até a bola diz que é.

      E há aqui meia dúzia de iluminados que dizem que não. É que não há paciência!

      • Foda-se, até o Rui Santos caralho!

        Mas qual é a puta da dúvida. Eu quero que se foda se o GR toca ou não na bola antes ou depois. Há um derrube é penalty foda-se.

      • Tu queres que se foda se o GR toca ou não na bola antes de tocar no Ricky. Isso diz tudo, enfim…

      • Não consigo discutir uma merda tão óbvia como o penalty de ontem.

        Nunca discutas com um idiota, ele rebaixa-te ao nível dele e vence-te pela experiência

      • Muito bem dito, por essa razão fico-me por aqui, todos os Sportinguistas que conheço (e são muitos) concordam que não é pénalti, só aqui leio opiniões contrárias. Cada um com a sua, mas não me ofendas porque não me conheces de lado nenhum.

  28. Dificilmente iremos à europa. O estoril teria de empatar os 2 jogos que faltam. ONTEM era a última oportunidade e a equipa falhou com estrondo. Entrar na mata real com MEDO do Paços, não consigo compreender.
    Confesso que era defensor de Jesualdo, mas depois de ontem ter ouvido as suas declarações na cf (parecia treinador do Paços de Ferreira!!) e de ter posto macaquinhos na cabeça dos nosso jogadores na véspera (“Paços é favorito!!!???), mudei de ideias. não quero um medroso a treinar o Sporting Clube de Portugal. Venha Leonardo Jardim.

    • O Jesualdo é típico treinador português assim como o Paulo Fonseca e a maioria que milita neste país.

      São bons a jogar para o zero a zero e esperar pelo golo caído do céu, mais que isso, ou seja ir à procura do golo ter ambição é muito.

      É de facto pena o Peseiro não saber treinar as equipas para segurar a bola e dominar o tempo de jogo porque esse treinador tem uma mentalidade diferente.

      O Mourinho já teve uma mentalidade de domínio e ataque vide Porko e Chelsea mas desde o Inter e até no Real vive de contra ataques. O pillas Boas também tinha uma mentalidade de domínio no Porko tentou passar para o Chelsea mas os velhos não deixaram e no Tottenham não dá para dominar não tem equipa para isso.

      Já o Jesus é um treinador de equipa pequena ao contrário, eu explico, contra as equipas pequenas esmaga corre domina, quando apanha uma equipa mais forte e organizada desmancha-se como um castelo de cartas.

      Como em Portugal temos 85% de equipas pequenas que jogam para o 0 a 0 o Jesus safa-se e bem, quando apanha uma mais forte vai de cona, vocês vão ver contra o Chelsea.

      SL

  29. Querem respeito? Façam-se respeitar.

    Enquanto estes lances que nos custam 3 pontos e às vezes campeonatos (neste caso custa só a Europa vá), são branqueados pela nossa própria gente nunca na vida seremos respeitados pela arbitragem.

    O benfica este ano ganhou à Académica com um penalty aos 93 minutos. Penalty esse que não existiu…

    Nós temos um derrube claro na grande área e aplaudimos o árbitro porque achamos que não foi falta. Assim é difícil.

    • Difícil não é impossível, somos o fundo de maneio dos pequeninos, servimos para os beneficiar. Os adeptos acham que devemos jogar também acho que sim, mas com as mesmas regras dos outros.

      SL

  30. Leonardo Jardim?! É agora o treinador da moda. Ainda não se fez como profissional no ramo e há pessoal que não se cala com o raio do homem. Já se esqueceram do Pal Sérgio e do Carvalhal e da merda que foi. E do nosso Sá Pinto. Outra merda. O Jesualdo não é perfeito, tem as suas “coisas” como todos nós. Na próxima época será um treinador diferente, de acordo com as características da equipa e dos objectivos que forem definidos pela Direcção. Para além de conhecedor do futebol e da sua envolvência é um indivíduo honesto e solidário. É leal com a Direcção e com os seus superiores hierárquicos, embora seja cioso do seu “espaço” e das competências que lhe cabem. Pela Nossa Senhora da Agrela, não inventem.

  31. Como raio quer uma equipa ganhar um jogo quando em 94 minutos só faz dois remates a baliza sendo que desses dois só um obriga o guarda redes a intervir?

    Um ao minuto 36.
    Outro ao minuto 77.

    Essência do jogo, meter golos.

    Com só um remate a acertar no alvo parece-me mesmo muito dificil, só com boa dose de sorte como o Paços teve e soube aproveitar com o Enorme apoio de Adrien que consegue transformar um contra ataque do Sporting num contra ataque do Paços dentro do nosso meio campo.

    Como raio se marcam golos quando o avançado só é servido em condições uma única vez durante 94 minutos?
    E para adoçar o cenário nessa única vez sofre falta na area de penalidade.

    Sim é mesmo penalty!
    A bola nunca sai do terreno de jogo, por isso o jogo não para.
    A bola não fica em posse de mais ninguém, anda para ali na area e possivel de ser recuperada.
    Na area só estão dois jogadores que a podem jogar e jogam os dois mas o lance prossegue, qual dois dois foi impedido de ter possibilidade de ficar, manter,disputar a posse de bola?
    O que foi derrubado e assim foi posto fora do lance, foi impedido de continuar a jogar o lance, logo falta.

    Mas o que me interessa é para marcar golos é preciso que ao menos se tente!

    12 cantos, mais umas faltas em que se pode por a bola na area e quantos remates à baliza?

    Foda-se que estou mesmo fodido com este jogo.

  32. O resultado não foi o melhor para nós, mas depois daquela roubalheira, do branqueamento que se seguiu e das nojentas declarações do jesus, não consigo deixar de sentir alguma satisfação. E a verdade é que o Estoril deu um banho de bola.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s