Dia do Leão

O Sporting Clube de Portugal prestou esta terça-feira, 7 de Maio, uma homenagem a todos os sportinguistas falecidos, 18 anos depois da tragédia ocorrida antes de um Sporting-FC Porto […] O presidente Bruno de Carvalho colocou uma coroa de flores na Praça Centenário, junto ao Monumento ao Adepto. A cerimónia contou com a presença de representantes de várias modalidades do Sporting, entre os quais os capitães Rui Patrício e Fito Rinaudo (futebol), Ricardo Dias (andebol), Michael Risley (rugby) e João Benedito (futsal).[…] «Este momento é para lembrar não só o Zé e o João Paulo, mas todos os sportinguistas que morreram vítimas de tragédias, como por exemplo Rui Mendes, no ano seguinte [durante o jogo da final da Taça de Portugal com o Benfica] e todos os sportinguistas que já nos deixaram. Nestes momentos, temos de nos lembrar que somos uma família e que devemos deixar a marca do nosso trabalho, para que também um dia todos sejamos lembrados como grandes sportinguistas», afirmou Bruno de Carvalho.

35 thoughts on “Dia do Leão

  1. Como família que somos, temos que homenagear os nossos entes que já partiram.
    Importa também lembrar (ver aqui: https://www.facebook.com/SPORTINGCPFANS) a grandeza moral do Dr. Domingos Gomes que num ambiente de alguma tensão, prestou ajuda a alguns dos feridos.
    Um abraço aos familiares das vítimas neste dia de dolorosas recordações e um bem haja ao Dr. Domingos Gomes.

    Saudações leoninas!

  2. Lembro-me bem desse dia fatídico, estava a sair do metro mais o meu irmão quando se deu a queda do varandim, rapidamente percebemos a dimensão do ocorrido, e a comunicação social começou a noticiar o incidente com estimativas do número de mortos e feridos, nessa altura não havia telemóveis e rapidamente nos cafés das redondezas se criaram fila enormes com pessoas a querer avisar a sua família que estavam bem, nós também o fizemos…
    Também estava no jamor quando se deu o criminoso incidente com o very-light que
    vitimou o Rui Mendes.

    • Dia fatídico esse. Eu não estava nesse varandim, estava dois ao lado e lembro-me de uma confusão terrível aquando da queda. Os sportinguistas têm sofrido com algumas desgraças, lá isso têm.

      Quem se lembra sabe que era lei sair a correr da bancada e brindar os rivais com apupos, à sua chegada…

  3. Lembro-me bem da cena do varandim: poucos momentos antes de cair também lá estive a ‘receber’ os tripeiros. Felizmente (para mim) saí a tempo. O Zé (que eu conhecia) e o João Paulo não tiveram a mesma sorte. Foi uma tragédia que devia ter levado pelo menos ao cancelamento do jogo…
    Anti-sad’s, por acaso estava na bancada o pai de um amigo que tinha telemóvel – grande novidade na altura -, e deixou várias pessoas utilizarem para alertarem a família (vi aqueles ‘duros’ e ‘mânfios’ da JL a aproveitarem para avisar a mãe e a avozinha). Eu não, como bom miúdo irresponsável que era, não avisei ninguém e quando cheguei a casa tinha os pais aflitos.

    Também me lembro bem do jogo do very-light, que atingiu o Rui Mendes um pouco abaixo do meu lugar. Corrijo, não me lembro nada do jogo. A partir daquele momento o jogo já não me interessou ou apagou-se da minha memória (não sei…).

    Concordo com o Bruno de Carvalho quando diz “Nestes momentos, temos de nos lembrar que somos uma família e que devemos deixar a marca do nosso trabalho, para que também um dia todos sejamos lembrados como grandes sportinguistas”.
    Corrigia para “Neste e em todos os momentos, temos de nos lembrar que somos uma família (…).

    Aplaudo a iniciativa.

  4. Estava bem perto deste malfadado varandim… à chegada dos morcões, dezenas de membros das nossas claques precipitaram-se sobre o varandim! Eu tive a sorte de estar no varandim ao lado! Nunca irei esquecer aquela imagem!
    Foi um dia triste, pela perda de vidas de alguns dos nossos, mas também pela forma como dezenas de outros Sportinguistas insultaram o Dr. Domingos Gomes, quando este prestava os primeiros socorros às vitimas deste trágico acidente…
    Hoje foi prestada homenagem a todos estes intervenientes! Fico feliz por isso…

  5. É um dia que nunca vou esquecer. Pertencia na altura à organização da JL, como chefe de núcleo de Oeiras, e fiz parte do cordão que a JL fez para separar os feridos enquanto eram tratados, do resto das pessoas. Fui também um dos que tentou invadir o campo na quarta-feira seguinte, em jogo das meias-finais da taça contra o Setubal… em vão.
    AInda hoje não perdoou o Sousa Cintra por não ter cancelado o jogo com o Porto… nem um minuto de silêncio…

  6. Estava presente no dia mais triste que Alvalade teve. Lembro-me perfeitamente de tentar chegar junto ao varandim mas era tanta gente que desisti (sorte a minha maybe)…e da cara de pânico do meu Pai que tinha ido pagar as quotas e de repente vê aquele cenário.

    O momento da entrada das equipas em campo é um momento arrepiante.

    Descansem em paz leões

  7. É com este tipo de atitudes que se constrói uma família.
    As boas e as más memórias são as peças do nosso Lego… sem ambas ficamso incopletos.
    É na dor da memória que devemos combater rumo à vitória!
    Por cada leão morto em combate… outros mil se erguerão!

    Ter um Presidente é isto!

    Obrigado BDC

    Viva o Nosso Sporting Clube de Portugal

  8. Sendo este o meu dia de anos, o orgulho ainda é maior sendo Sportinguista, de também poder comemorar o Dia do Leão neste dia 07 de Maio.

    Que todos aqueles verdadeiros leões que nos deixaram, sejam hoje e sempre recordados por todo o amor e dedicação.

    Saudações Leoninas

  9. Esse foi um dia muito difícil, muito difícil mesmo, já aqui falei sobre isso, as cabines telefónicas cheias… não consegui ver nada do jogo só a pensar onde poderia estar o meu irmão … mas acreditei que pudesse estar tudo bem, e com ele, felizmente, estava.

    Quando soube que tinha havido vitimas mortais… fiquei de rastos e até, de alguma forma, traumatizado.

    Também eu estava no Jamor e ali mesmo ao pé, ainda tenho o som na cabeça e o cheiro … foda-se !

    Finalmente alguém se lembrou de os lembrar, finalmente !

    SL

    • O do very light passou-se uns 5m à minha frente. Era puto e abandonei imediatamente.
      Já este jogo, vinha no metro e ouvia-se que tinha caído uma bancada… Tristes datas…

    • R.I.P para os leões que infelizmente sofreram esta tragédia e a do very-light,o episódio mais triste e vergonhoso do futebol Português e a onde a “justiça” e a lei são uma valente merda.Força para familiares,amigos e conhecidos.
      SL

      Ps:Cherba aceita lá o pedido de amizade no face para o Cacifo ;)

  10. Sendo dia do Leão, gostaria de mencionar, um pouco offtopic, outros 2 Leões.
    Não que duvidasse, mas nunca fui verificar, o dinheiro que tinha de boa vontade dado ao movimento Dar Rumo ao Sporting veio mesmo parar à minha conta (só hoje dei conta disso embora já o tenha sido há muito). Não me teria importado que tivesse sido empregue em prol do que entendessem, porque nas mãos de pessoas sérias, certamente seria sempre bem empregue (como foi o que por variados motivos não conseguiu ser devolvido). Um bem haja também para eles.

  11. Uma tristeza de dia. Não fui ver esse jogo já não sei porquê.
    Curiosamente tive dois amigos de escola a ligarem lá para casa a perguntar se eu estava bem! Acharam que me tinham visto numa maca a ser transportado!
    Fiquei a saber que havia outro leão muito parecido comigo algures!

  12. off topic

    para quem anda a clamar pela Ag da restruturaçao financeira, pelo que vem hj na imprensa, será dia 31 , em local e horario a designar, mas fala-se no pavilhao paz e amizade em Loures.

  13. Off-topic também e olhó sonho:

    O Ferguson vai abandonar o Man Utd. será que não o conseguíamos trazer por um ou dois aninhos para treinar os outros Ronaldos?

  14. Infelizmente, também assisti “in loco” essa tragédia bem como a tragédia na final da taça. Nessa altura era um adolescente que fazia parte da JL e não me esqueço dos sentimentos que vivi. Antes de mais, medo. Porque nessa altura, ir à bola era, para mim, uma alegria enorme acompanhada sempre de muitas bubadeiras, algumas palhaçadas e umas cegadas com a bofia ou com adeptos adversários. Nesse dia, descobri que existe um lado muito negro neste fenómeno chamado futebol. Descobri que podem morrer pessoas que somente queriam ver um jogo e apoiar o seu clube. Depois senti a revolta (principalmente na final da taça) natural de ver uma cambada de imbecis vermelhos a festejarem a morte de uma pessoa. Ambos os acontecimentos marcaram-me profundamente.

  15. Uma justa homenagem aqueles que verdadeiramente sofreram e deram a vida pelo clube.

    Foi triste que não se cancelasse o jogo assim como foi triste que aquando da morte no estádio nacional não se cancelasse o desafio.

    Consequências quase nenhumas.

    Já o nosso clube sofreu na pele o facto de uns anormais queimarem umas cadeiras que é suposto serem à prova de fogo.

    Que nunca esqueçamos estas tragédias para que nunca mais se repitam.

    SL a todos os sportinguistas

  16. Foi sem dúvida um episódio negro na grande história do nosso clube.

    Foi um gesto enorme por parte do nosso presidente.

    Em frente Sporting!

  17. Segundo o jornal de todos os lampiões, o Jefferson é alvo dos leões para a próxima época, tal como outros 1000 jogadores…
    Mas gostando do que tenho visto deste jogador e jogando eles numa posição que temos obrigatoriamente de reforçar, não deixa de ser curioso que seja referido que não têm cláusula de rescisão.
    Avancemos com o negócio sff.

  18. para os distraídos, o Sporting cumpre hoje, 8 de Maio, 107 anos de existência. Foi na Assembleia Geral de 8 de Maio de 1906, a primeira do Clube, que foram estabelecidas as primeiras normas clubísticas, atribuídos privilégios aos dez sócios fundadores principais, e formulado o histórico voto “Queremos um Clube tão grande como os maiores da Europa”. A data oficial, de 1 de Julho, foi adoptada apenas em 1920, e mesmo depois disso durante muitos anos continuou a celebrar-se o aniversário do Sporting a 8 de Maio (coisa que comprovei nos arquivos do Jornal Sporting).

    http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=Hist%C3%B3ria_e_Factos_Relevantes

  19. Mais uma medida de Bruno de Carvalho que revela o amor sportinguista que ele tem.

    Porque o Amor pelo Sporting é isto: relembrar os nossos entes queridos que tombaram em prol dum apoio incondicional às nossas cores.

    As mortes do Zé, do João Paulo e do Rui Mendes têm um misto de irreal e real ao mesmo tempo. Mostraram-nos que (tal como em Heysel Park) o futebol pode ser às vezes, uma Batalha, não apenas simbólica, mas demasiado crua para os nossos olhos.

    Resta-nos a nós, espetadores incrédulos, homenagearmos a dor dos familiares das vítimas, assim como as proprias vítimas.

    Bruno de Carvalho foi o primeiro a faze-lo. Nao por acaso. Porque tenho a certeza que, se ele fosse Presidente na altura, nunca teria aceite participar dos dois jogos de futebol que perderam, assim, todo o seu sentido.

    Um grande abraço de conforto a todos os familiares das vítimas.

  20. Incrível como já tanto tempo passou desde estes 2 tristes dias, 7 de Maio de 1995 e 18 de Maio de 1996. Estive, tal como muitos outros, presente em ambos os jogos mas sem dúvida que me impressionou mais o very-light. Isto, sobretudo, porque ao contrário do jogo com o Porto (em que nesse dia fui para outra bancada que não a Sul e, portanto, só dei conta de algo se passar pelo barulho das ambulâncias e pela transmissão da rádio em directo no Estádio), o very light fatal foi em pleno jogo.

    Calhou ter visto o jogo sozinho e quando soube pela rádio do senhor ao meu lado que tinha falecido um nosso correligionário a revolta foi imediata. Lembram-se da banda a “dar música” ao intervalo quando já se sabia que o Rui tinha partido? Esse dia foi a página mais vergonhosa da história dos derbies e de todo o futebol português. Assisti a ela sozinho, na bancada central e tal como muitos referiram antes de mim, também me marcou para sempre.

    Honra ao Zé, ao Paulo e ao Rui!
    Sporting Sempre

Deixe uma Resposta

