Os nossos sonhos, rumo a Alvalade

IMG_9759bx

É, ainda, um primeiro passo. Pequeno, é verdade, mas significativo.
É oficial: há quem queira escutar-nos.
E, acreditem, ainda nem me aproximei do estádio e já tenho o estômago transformado numa espécie de Anna Bessonova.

Anúncios

161 thoughts on “Os nossos sonhos, rumo a Alvalade

  1. Com as contribuições que todos fizeram por aqui, vais bem preparado, Cherba.
    Oxalá se possam implementar já algumas das medidas, a grande maioria nem tinha grandes custos..

    2013-2014: o ano do reset e da reconstrução.

    SL.

  2. Temos de ir buscar o Marco Silva. Porra o homem é um mister. Jogar contra o benfica olhos nos olhos é o segredo do sucesso e ele percebeu isso.

    Grande Marco Silva, quem me dera que para o ano o fossemos buscar. Mentalidade ganhadora de um jovem com vontade de alcançar sucesso.

    Mete à vontade os 40 anos de futebol do Jesualdo no bolso.

    • O Marco Silva parece saber muito de futebol. Mas no Sporting não ia pegar. E o problema não é dele!

      Quando lá chegasse, já ia com as criticas de alguns tipos que acham que “o gajo não provou nada”, “nunca ganhou nada”, “teve sucesso, mas foi no Estoril”, “é um gajo bom para equipas do meio da tabela”, “o Sporting não precisa de mais aprendizes”…

      À primeira contrariedade, já ia ser olhado de lado. À segunda já era uma valente merda!

      Neste momento, um treinador jovem, se vier para o Sporting é porque não tem amor à carreira. Ou então é maluco!

      • Sinceramente acho. O Domingos então é do mais borrado que já vi, sabes aqueles jogadores tipo Wender, João Alves ou João Pereira? São jogadores bons num clube como o braga, o Domingos é a mesma coisa.

        O Domingos fora do braga só tem sucesso no porto e é porque lá todos o têm.

      • Não concordo. Leiria, Académica… Bem sei que são clubes da orbita do sistema, mas depois dele, esses clubes nunca mais tiveram performances semelhantes.

      • Aí não fez um mau trabalho mas compara o trabalho feito nesses clubes com o agora de Paulo Fonseca no Paços, ou o de Marco Silva no Estoril, ou o de van der Gaag agora no Belenenses.

        Isso sim são trabalhos notáveis.

        Não estou com isto a dizer que este ou aquele é melhor que o Domingos. Eu pessoalmente gosto muito do van der Gaag e foi uma pena ele não ter chegado a assinar pelo SCP para treinar a equipa B.

        E o Marco Silva era assim uma aposta daquelas, sei que já levámos com muitos Pales Sergês mas este acho que ia dar um grande treinador.

        Já agora, fala-se aí do Rui Faria, porra mas o que é que ele fez para se tornar um grande treinador à partida? Respirou o mesmo ar que Mourinho? Até pode ser treinador o gajo mas não se pode afirmar nada porque nunca saiu debaixo da saia do Mourinho.

      • Eu não digo que uns tenham mais valor do que outros. Acho que qualquer um desses teria valor. O que digo é que nós, adeptos, não lhes danos tempo e condições para mostrarem o seu valor!

      • Cafageste,

        isso aconteceria com as direções dos ultimos anos; agora temos um líder que não irá em cantigas, nem precisará de despedir treinadores para sacudir a pressão…..

      • Mas o que fez o Rui Faria no futebol?
        que seja um bom adjunto compreendo mas treinador ninguém sabe.

    • Posted by Nunca ficámos em 6!!! on Maio 7, 2013 at 12:22 am

      Quantas vezes aqui falei no Marco Silva?

      Quem não se lembra quando disse que o Marco era o novo Jesus. Treinador de ataque caralho!!!

      Fartei-me de dizer que é um treinador para um grande e mais que o Paulo Fonseca ( a quem também reconheço qualidade).

      Este Marco Silva (tem 35 anos) foi campeão da honra com o Estoril no ano passado e, apenas na sua 2ª época como treinador, faz isto!

      Joga ao ataque, assume riscos e joga bem!!!

      Não o vão buscar que não é preciso. Já deixámos fugir o Mourinho e o Villas Boas, já agora perde-se este também!

      P.S: Quem comparar este gajo ao Pal Sérge das duas uma: ou não é sério, ou não pesca nada de bola…

      Tenho dito,
      SL

  3. Parabéns Cherba, foi uma excelente iniciativa na qual me orgulho de ter podido participar.
    Isto é que é o verdadeiro Sportinguismo, isto é servir o Sporting.

  4. Agora é que tenho a certeza de que não enviei a tempo.

    De qualquer modo espero que as ideias do cacifo sejam bem recebidas.

  5. E eu não enviei as minhas via email, apenas as expus no Cacifo … bem, o que interessa é que funcionamos como um todo.
    Grande bem haja Cherba … estamos juntos !

    • Paulo, se escreveste aqui no Cacifo foi tomada em consideração- O cherba até fechou os comentários a esse post e tudo, só para afastar alguns voyeurs ;)

      • Já tenho pensado seriamente na ideia de se vender o Rinaudo.

        Zezinho e Fokobo davam bem conta do recado. Fokobo para limpar em jogos mais dificeis e Zezinho para a qualidade de posse de bola em jogos onde temos de dominar sempre.

      • Eu ja vi meia dúzia de jogos da B dele… E posso-te dizer que tem dois defeitos (que ja demonstrou na A) que tem que ser corrigidos antes de ele se tornar no grande jogador que tem potencial para ser… O primeiro é que tem entradas completamente ridículas quando ja esta amarelado… O segundo é que tenta sair a jogar em zonas proibidas quando esta rodeado de adversários e em 90% das vezes perde a bola.

        Mas bem trabalhado, vai ser um grande trinco. Tem e que ter cabeça.

      • @leaoasolta.

        Admito que tudo o que dizes é somente para ajudar o clube, que eu sei bem que gostas porque acompanho com atenção o que dizes. Mas essa de vender Rinaudo, companheiro, é de bradar aos céus. Acho, sinceramente, que estás a emprenhar pelos ouvidos (desculpa a expressão).

        É um facto que Rinaudo tem limitações, principalmente na fase de construção, mas isso acontece caro leão, porque quem deve assumir o jogo depois de Rinaudo recuperar uma bola costuma esconder-se.

        Antes de trocarmos galhardetes, que não nos levam a lado nenhum, façamos o seguinte exercício. No próximo jogo vamos observar quantas as vezes em que Rinaudo é obrigado a assumir a despesas da construção de jogo, somente porque ninguém toma as rédeas.

        Aceitas o desafio caro Leão à Solta? Falamos depois do jogo, ok?

        SL

  6. «Jesualdo Ferreira tem uma grande apetência e qualidade para fazer crescer os jovens. Para mim é o treinador com o perfil indicado. A sair é mais uma má decisão. Já trabalhei com ele, sei das suas capacidades e da sua qualidade, por isso o Sporting deve aproveitar o trabalho que ele pode fazer na formação», opinou, aos microfones da TSF, o antigo adjunto de Paulo Bento. Carlos Pereira continua a acreditar que os leões vão conseguir estar na edição da próxima época da Liga Europa.

  7. No princípio do mandato do Godo Flopes convidaram uma série de blogs e de fóruns para ir a Alvalade e até chegaram desenhar uma página da internet – exclusiva para sócios – em que os sócios que se inscrevessem poderiam propor ideias, discuti-las e votar nelas.

    Isto para dizer 2 coisas: no princípio dos mandatos a disponibilidade de ouvir os sócios é sempre maior, o problema é quando a puta dos resultados começam a não ajudar, e que com todos os defeitos do mundo do Godo Flopes pelo menos não descriminava entre aqueles que tinham votado nele e nos outros. Se é feito assim, cheira a favoritismo.

    De qualquer maneira, parabéns pela iniciativa. Que todas as medidas propostas sejam benéficas para o Sporting. Mas já seria excelente que, à imagem da Casa Branca nos EUA, a “administração” do Sporting se pronunciasse sobre cada uma das propostas.

    • Qual é a parte estúpida da resposta?

      É a parte em que se sugere que o Sporting pretendia disponibilizar um sítio na internet acessível a TODOS os associados?

      É a parte em que se refere que era muito útil e interessante que todas propostas tivessem uma resposta?

      É a parte em que se refere que a vontade de ouvir os sócios é inversamente proporcional à responsabilidade em maus resultados (porque é fodido obter os resultados que todos ambicionamos)?

      É a parte em que se dá os parabéns pela iniciativa?

      Explica lá em que insultar outro Sportinguista ajuda a tua causa. E explica lá o que te leva a dizer que tenho saudades do Engodinho. Como dizia o outro… redículo.

      • Viva António,

        Não sabia disso. Mas então fica a pergunta … quem participou e o que aconteceu ao site, às propostas. Estas coisas ou têm continuidade ou não servem de nada.

        Esperemos que esta e outras iniciativas do género que surjam noutros meios tenham pernas para andar.

        Abraço,

        p

      • Paulo, a iniciativa caiu em águas de bacalhau quando os resultados começaram a azedar. Ou lhe perdi o rasto, ou foi deixada cair. A razão desconheço. Mas já tinha sido preparado um html bem fixe.

        E a ideia era bem fixe também, de ser o próprio Sporting a organizar essa recolha e discussão de ideias. Se acontece-se como para as petições à Casa Branca é que era altamente, porque dar feedback às iniciativas é a única forma de ter-mos noção da capaciadde de as concretizar ou das prioridades da atual Direcção. Sem juízos de valor, porque uma ideia pode ser ótima num dia mas difícil de concretizar no dia seguinte.

      • É a parte que dizes haver favoritismo para o Cacifo nesta iniciativa.
        Favoristismo para um blogue deve ser das coisas mais estúpidas que já li pela blogosfera.
        O que é que o Cherba ganha com isto além de todo o trabalho que está a ter?
        Apenas a alegria e orgulho de poder contribuir para um melhor Sporting no futuro.
        Mas tu vês logo alguma espécie de troca de favores, ou talvez pelo passado recente aches que o Cherba vá comer algum croquete à conta como no tempo do Godinho?

        Houve mais algum blogue com a actual Direcção a fazer o que o Cherba fez?
        Não conheço nenhum e muitos deles por serem pró-Godo nunca o farão, bem pelo contrário.

        Se qualquer outro blogue fizer o mesmo porque razão não há-de a Direcção aceitar as sugestões se elas tiverem potencial?
        porque não fazes tu o mesmo que o Cherba?

        Falar por falar mais vale estares calado caralho!

      • José, simplesmente não tenho o número do presidente nem de ninguém da sua entourage. Acho também que é muito inocente quem acredita que o Cherbakov e o presidente não se correspondem de alguma forma, ou que o Cherbakov tem a mesma atitude relativamente a este presidente que teve relativamente ao anterior.

        Eu não acho isso censurável. São gostos e o Cherbakov tem todo o direito de gostar muito do atual presidente e tinha o direito de não gostar nada do anterior. Agora acho que o Sporting não deve descriminar entre sócios e adeptos. Agora, nem é esse o meu ponto. O meu ponto é que – se fores ler o ForumSCP verás que há muitos outros sítios onde o que não faltam são ideias propostas para o clube e já houve muitos outros blogs em que isso acontecia com a maior das frequências.

      • @António Silva.

        Qual é a parte estúpida da resposta? É a parte em que falas de favoritismo. Isso é falso e explico porquê.

        Eu próprio elaborei uma proposta que visa ajudar a que os talentos fiquem mais tempo na equipa A, e que não saiam ao fim de 2/3 anos como é nosso hábito. O que fiz com a proposta foi simples. Enviei a mesma à atenção do Presidente. Simples.

        Não conheço NINGUÉM da estrutura da direcção ou remotamente. Nada. Niente.

        Curiosamente 1 oou 2 dias depois o cherba fez aquele post de apelo a boas ideias. Devido ao elevado número de boas ideias elaboradas eu pedi ao cherba para ter cuidado porque haviam lamps a rondar e inclusive já tinha lido num blog concorrente uma ideia semelhante à de um cacifeiro conhecido, o juskowiac. Quem acompanhou com atenção esse post sabe do que estou a falar (eh lá isto suou mal :D), porque entretanto o cherba ocultou todos os comentários. E fez muito bem, digo eu.

        Portanto, não faz sentido que fales em favoritismo. Tens boas ideias? Força, envia tu próprio, não fiques à espera que alguém o faça por ti.

    • O problema é mesmo esse, a discriminação.

      Sou favorável a que os jogadores do Sporting não representem as selecções.

      Sou favorável a que o Sporting faça uma forte aposta no merchandisng, especialmente no preservativo Sporting e no papel higiénico Sporting, prás gajas tampões Sporting também.

      Estas minhas ideias estão a ser profundamente discriminadas pelo Cacique do Cacifo, esse indivíduo extremamente coerente, o Cherbakov.

      • Fodasse é que já não há quem te ature com a porra dos preservativos e do papel higiénico. Trabalhas nos corredores de higiene de algum supermercado é?

      • peixe-agulha, fdx, és mesmo limitado, o papel higiénico normalmente seria uma folha lisa, mas se quiseres com desenhos podes por um galináceo qualquer, ou a caricatura do capela do lfv ou mesmo desse grande traidor e apreciador de tremoços.

      • Olha lá mas tu antes de falares não pensas? Tu julgas que é barato produzir papel higiénico para vender? Porque razão é que só duas ou três marcas de referência no ramo?

        Tem tudo a ver com custos de produção, considerando que um rolo de papel higiénico deve custar no supermercado ai 0,12€, tem de ser produzido massivamente para dar lucro. O mesmo principio para os preservativos.

        Mas queres que o Sporting agora gaste uns poucos milhões a criar infraestruturas para produzir papel higiénico e preservativos?!?! Pensas que esta merda é o SimCity?!?

        Acho muito bem que todos demos o nosso contributo, mas fá-lo com ponderação….

      • Acho que a ideia do Superleão é boa mas precisa de uns ajustes. Todos nós sabemos que o futebol vive de paixão e rivalidades, porque não fazer o papel higiénico benfica de forma a provocar o eterno rival?

        Podíamos pôr a cara do Jesus, do Maxi, do símbolo com uma gaivota em cima da roda de bike, do Luisão, do Marquês reservado enfim… De todos e de tudo em cada folha do rolo. Era uma ideia original.

        Mas tinha que ser papel que desse para limpar o cu a jogadores que não vão brincar às selecções porque se calha de arranhar as bordas do cu as federações passam a convocar mais jogadores e estabelecem um contracto com a renova de forma a persuadir aqueles que não vão às selecções. E como arma usam o papel renova que não arranha.

      • Não estou a acreditar nisto!!!

        Tu és mesmo um atrasado mental!

        Depois dos direitos de autor da frase mais idiota da blogosfera: “os jogadores desvalorizam-se na selecção!!!”

        Agora isto!!!

        E que tal tomares uma caixinha de xanax à lá Sá Pinto e ires pregar para outra freguesia???

      • há certas polémicas que não fazem bem à saúde mental das pessoas; Cherba tem uma paciência do caralho!

      • peixe-agulha, tu és limitado, fdx, não seria o Sporting a produzir essa merda, apenas teria a marca Sporting. Isso geraria rendimentos ao Sporting.

        Leão à solta, estás equivocado pá, isto não é nenhuma ideia original, já em 1986, um produtor de papel higiénico americano produziu papel higiénico com a caricatura do Khadafi e em 91 eram produzidos com a caricatura do Saddam Hussein.

        Nunca ficámos em 6!!!, atrasado mental é quem paga milhões em transferências e salários e depois deixa ir os jogadores às selecções.

        Eu defendo a teoria de que os jogadores desvalorizam-se nas selecções, aliás a simples disponibilização dos jogadores para representar as selecções desvaloriza-os. Tu defendes uma teoria contrária à minha, ou seja, os jogadores valorizam-se nas selecções.

        Veremos a coerência de cada um de nós ao defender a sua teoria.

  8. Fantástico! Isto é de leão! Grande iniciativa, grande adesão e grandes ideias. O Sporting só tem a ganhar com isto, mais Cacifos houvessem por aí. Os meus parabéns e o meu obrigado pela disponibilidade!
    SL

  9. Grande Cherba! É a Bíblia Sagrada pintada de verde e branco!
    Espero que o meu contributo esteja impresso neste belo exemplo de amor ao nosso Sporting!
    Cacifo “forever”!

  10. também tive pena de não participar… espero que no meio de tantas ideias estejam lá algumas que defendo desde há muito tempo para o clube tais como: o fim do estatuto do sócio pagante, a criação de uma academia a sério de futebol de 11 feminino, a construção de piscina olímpica para o Sporting, o estabelecer parcerias com escolas pelo país fora e também estrangeiro fornecendo formação e contaminar o espírito do Sporting pelos miúdos todos do mundo!, acabar com as parcerias com seitas tauromáquicas e também com as claques no Sporting, criação do canal Sporting se for para ser um canal institucional mas critico mesmo em relação às coisas nossas (tal como o cacifo) e não ser mais um canal completamente ridículo tipo benficatv… bom haveriam mais medidas mas… por agora, boa sorte!

    • já defendi isto muitas vezes aqui… sócios não pagariam cotas, existem muitas outras maneiras de receber dinheiro de adeptos e sócios – game box, publicidade, etc… seria muito mais importante o clube ter um vasto banco de dados actual e constantemente actualizável para assim poder negociar com quem realmente entra com o dinheiro no clube em vez de persistir na ideia de que o dinheiro das cotas é que sustenta o clube. O youtube é de subscrição gratuita e faz dinheiro como esterco…

      • sim, pode parecer um mau exemplo mas lembrei-me do youtube precisamente por causa dessa noticia… eles querem ainda mais dinheiro e vão tentar competir com netflix, etc mas o core do negocio continuará a ser feito com as subscrições gratuitas. No dia que isso deixar de existir o youtube este tornar-se-á num nicho sem a expressão que tem hoje. Agora para o Sporting a ideia não seria vender no sentido verdadeiro mas antes dizer aos investidores ou “parceiros” que só através do Sporting é que conseguiriam chegar a um determinado numero de pessoas com uma paixão comum – o Sporting. Se for só para 30000 gatos se calhar não faz sentido mas se forem milhões como acredito que sejamos a coisa mudava de figura. Mas para mim o mais importante desta medida seria o de acabar com a diferença entre adepto e sócio, adeptos e sócios somos todos nós. O sócio activo ( aquele que vai aos jogos, aquele que pagaria no canal Sporting para ver os jogos, aquele que faz compras na loja, aquele que espalhasse a palavra Sporting) continuaria a ser beneficiado das mais variadas formas, com descontos, etc.

      • Stromp vê o exemplo dos utah jazz nos EUA http://jazzseasontickets.com/ , nunca ganharam um título e tem o recinto sempre esgotado todo o ano. Não existem cotas para pagar o que pagas são os conteúdos. No meu caso para além do Sporting sou fan deles desde a altura do Malone e podes ter a certeza que se pudesse ver jogos dos Utah Jazz pela net e pagar directamente aos Jazz eu pagava.

      • Mirko, tens a tua ideia bem delineada na tua cabeça e consegues defendê-la…mas não acho que o caminho seja por aí.

        Tendo em conta que temos cerca de 30000 sócios pagantes, isto dá 5 milhões em quotizações. Se conseguisemos triplicar este número por 3 (chegando aos 90000 pagantes), ficávamos com 75% do orçamento do futebol suportado por quotizações…o que era óptimo.

        Para mim, o caminho é aumentar o número de sócios pagantes dando-lhes vantagens financeiras que compensem (total ou parcialmente) o gasto de 12 euros por mês.

      • Muito boa discussão esta entre o Mirko e o Stromp. Confesso que inicialmente me pareceu sem sentido aquilo que o mister Mirko disse, mas olhando bem para as potencialidades possivelmente até tem pernas para andar. E não invalidaria, de todo, que através da quotização se chegasse aos 75% como disse o Stromp.

        Oh pá, é só questão de agilizar as ideias e quem sabe se consegue juntar e optimizar as duas?

      • Mirko,

        Para ajudar à confusão (no bom sentido), gostava de ver o Sporting a vender conteúdos e merchandising através de uma plataforma como a “Viva Ronaldo”, recentemente criada pelo CR7 (http://vivaronaldo.com/).

        Para ter uma idéia do que é isto, socorro-me do “about” da plataforma:

        “Viva Ronaldo brings together Cristiano Ronaldo’s over 80 million fans, plus hundreds of dispersed communities, into a groundbreaking Social Media Environment featuring an exclusive reward system and an impressive array of features. Fully integrated with Cristiano’s official Facebook, Twitter, and website, Viva Ronaldo is the one stop shop for Cristiano Ronaldo, providing all fans with 24/7 entertainment, designed to suit different profiles. With Viva Ronaldo you will Support, Cheer, Play, Predict, Chant, Wave, Jump, Dribble, Score, Compete, and… Win incredible prizes!”

        Para além do site, a plataforma já tem uma app própria na iTunes Store.

        Parece-me que isto pode ir um pouco de encontro à tua idéia, embora pense que a questão da substituição das quotizações por uma filosofia diferente de relacionamento com os “clientes” (sócios e adeptos) deve ser uma coisa progressiva – estes conceitos alargam a base de “clientes” a todos os adeptos e não apenas aos sócios, mas não podemos (devemos) deixar cair o sistema actual de um momento para o outro. Deverá haver um período de convivência dos dois sistemas.

        SL

      • Hic Svnt Leones e JL Martins, sim concordo, claro que a implementar tais mudanças teriam de ser progressivas, salvaguardando os direitos “adquiridos” dos actuais sócios, deixando terminar o contrato miserável com a sporttv, etc…e claro seria possível a convivência dos dois sistemas :) Só quando o Sporting tiver total independência em relação aos media (sporttv + criação do canal Sporting) é que poderia abandonar o sistema actual. A questão das eleições teria de ser muito bem pensada por exemplo.

        No entanto também aceito que a ideia que o cacifeiro Stromp defende é mais simples e fácil de prever as contas, mas com a conjuntura actual do país o numero de 90000 parece uma miragem infelizmente.

        Em relação ás formas de merchandising essa o Ronaldo parece bem fixe e ambiciosa… temos de deixar de achar que merchandising da marca Sporting é ter umas canecas, uns relógios, umas garrafas de tinto com o símbolo do leão estampado a “competirem” com outros produtos iguais do porto ou benfica (e que foram produzidas nas mesmas fábricas!!!) nas prateleiras de um hiper qualquer ;) os equipamentos e as parcerias com as marcas que produzem equipamentos e acessórios têm que diversificar em termos de preços para que todos possamos andar todos de verde e branco!

        …agora tenho pena que ninguém ache imperativo a criação de uma academia para meninas, o futebol feminino está a crescer lá fora, o Sporting tem de se chegar à frente o quanto antes, digo mais… Portugal precisa de uma academia para o futebol feminino :)

        SL

  11. Obviamente que a Anna não poderia ficar indiferente ao teu gesto Cherba….eu sei, a Zaika Bessogrossa (como eu carinhosamente a chamo) bessona-me constantemente o estômago, ela e as amigas!

    Fica aqui o pedido traduzido de uma grande campeã para tornar o Sporting ainda maior!

    …”PRYVIET CACIFO!!!”
    …”PRYVIET Priesidyientsky Brunovskiska!!!!”
    …”OБЯIGДTÓЯIO ЯЄДCTIVДR Д SECÇÃO DA RÍTMICA!!!!”
    …”КARALHOVSKAYAMAFODAM!!!!!”
    …”Hi hi hi hi hi hi hi hi hi”…….

  12. Parabéns mais uma vez cherba por esta grande iniciativa. um Clube com a nossa historia vive de adeptos participativos.

    (infelizmente, por razoes profissionais não pude participar, mas espero que Bruno de Carvalho consiga ler as propostas que os cacifeiros propoem).

    PS: nao se esqueçam de apoiar o nosso clube ate ao fim e acreditar no futuro!

    VIVA O SPORTING!

  13. Foda-se, isto é democracia participativa! Mais uma vez, o Cacifo e o Sporting a dar o exemplo ao País.

    São grandes os Cacifeiros! E maior é o Cherba!

    P.S. Será que podemos ter acesso ao documento?

  14. Muito fixe, parabéns pela iniciativa, na qual não tive oportunidade de participar, mas que contou com excelentes sugestões dos Cacifeiros.

  15. outra ideia: recambiar o ventura para o porto e trocá-lo pelos 50% que o porto tem do passe do josué do paços de ferreira. isso era de valor.

  16. off topic
    Luis Freitas Lobo na tsf sobre JF, contra a unanimidade dos opinion makers

    Mais ou menos isto:

    “JF deu organização mas depois de Vercauteren não era preciso ser um génio para dar organização à equipa porque a equipa estava num caos autêntico.

    Bastou colocar os jogadores nas posições certas para a equipa melhorar um pouco.

    A verdade é que JF já está há meia época no Sporting, e eu sinceramente ainda não consegui detectar um meio campo do Sporting.

    O Sporting tem dificuldades na defesa, em termos de valores individuais; no meio campo tenho visto o Rinaudo re-dimensionado, a jogar melhor no sentido táctico do termo, mas depois vejo o Zezinho a desaparecer da equipa, o Schaars a aparecer agora vindo de uma lesão, vejo o Dier adaptado a médio, o Laybyad as vezes a jogar a 10 ou a segundo avançado, André Martins agora a jogar (e bem), Carrilho desapareceu da equipa e entra na parte final, quando devia ser potencializado ao maximo (é o grande talento desta equipa, com Bruma).

    Eu sinceramente não vejo nenhuma solidez num onze, que JF já teve tempo para dar à equipa. Não está em causa a sua competência. Jesualdo no Sporting só como treinador, não acho que deva ter mais nenhum cargo.

    Neste momento está-se a exorbitar o que ele tem feito. A equipa está melhor em alguns aspectos, mas não o suficiente para aquilo que devia ser a mecanização do seu meio campo. Há jogadores que desapareceram, Zézinho – não sei quem manda na equipa B, vejo um talento João Mário sentado no banco há muito tempo.

    Há muita coisa no futebol do Sporting que não sei como funciona.
    Quero ter algum cuidado como falo sobre o Sporting, por causa da minha situação pessoal, que em momento oportuno irei esclarecer de forma clara, mas aquilo que me parece é: JF sim, mas só como treinador. Mas neste momento, como acontece no slb, o timming não está só do lado de JF como a imprensa faz parecer que está.”

    Isto, mais a declaração do Sporting sobre que é preciso fazer mais, mais as declarações JF na ci sobre a seu futuro, mais a possível não ida à Europa (ou mesmo com Europa) faz-me pensar que JF já foi.

    • FDX, finalmente alguém a colocar o dedo na ferida.

      O que é que o João Mário faz na equipa B !?!?!?

      Tinha que ser o Freitas…

      • O que é que ele não faz pelos vistos… Tem estado no banco.

        RIDÍCULO CARALHO.

        Dominguez põe-te nas putas, Jesualdo a mesma coisa.

        Já agora, a equipa sub-19 luta por um campeonato (ou lutava) porque não ter dado lugar a alguns júniores que estão na B para ajudar a ganhar os jogos que se acabaram por perder?

        Foda-se.

  17. assino por baixo: o tempo de JF no Sporting já passou. jogos ganhos em casa aos 90+5 não me convencem. a equipa está melhor apenas defensivamente. meio-campo e ataque é para esquecer. e já agora: falhar o objectivo Europa tem o seu peso.

  18. Pois … mas a situação não é tão linear como parece. E consigo fazer destas palavras a leitura exactamente oposta.

    Agora o que acho tb é que LFL faz demasiadas observações sintonizadas com o “senso comum” dos blogs e das opiniões dos foruns; o Zezinho, o Carrilho, o Dier … etc.

    Parece que andou a fazer um apanhado das opiniões mais unânimes nos foruns sportinguistas e fez delas as suas ideias ;)

    p

  19. Cherba,
    muito obrigado por levares as nossas ideias até ao sporting.
    Da minha parte foi c/ grande orgulho e muita vontade de ajudar q contribuí.
    Adoraria ver o documento final mas sinceramente acho melhor não nos mandares: até acredito na boa intenção de todos, mas um descuido (forward a um amigo ou familiar) é muito fácil e rapidamente o documento caia no colo de quem não queriamos.
    A convicção de q fizeste o melhor trabalho de compilação e de defesa das melhores ideias aqui lançadas chega-me perfeitamente de consolo.
    A verdadeira recompensa será ver algumas ideias implementadas já na próxima época.

    PS- Forte abraço a todos os verdadeiros Sportinguistas aqui do Cacifo.

  20. 7 de Maio de 1995
    2 leões perderam a vida antes do Sporting x FC Porto. O dia 7 de Maio é o “Dia do Leão”. Será colocada, esta terça-feira, às 18H30, uma coroa de flores na Praça Centenário, junto ao Monumento ao Adepto.
    Segue-se um minuto de silêncio, em honra de todos os sportinguistas já falecidos.

  21. as declaracoes do freitas lobo nao foram tao contundentes assim c/o foi aqui escrito.

    eu n o ouvi dizer q o scp nao tem meio campo por ex.

    nem fez nenhuma critica implicita ao juju. pelo contrario.

    e ele n precisa de andar a ler blogues para ter opiniao porque percebe mais disto do qualquer um de nós.

    eu fico a torcer para q ele se entenda c/ o bruno e possa ser util ao sporting

    • O que LFL disse, tirando algumas interjeições, umas repetições coloquiais, e uns apartes, foi o que escrevi acima.

      Na minha interpretação, e se é verdade o que ele diz sobre a sua futura ligação ao Sporting, até acho que foi bastante contundente:

      1 JF deu organização, não era preciso um génio para isso.
      2 está-se a empolar a qualidade do trabalho de JF
      3 o meio campo é uma confusão, ou como ele diz, “não é detectável”.
      4 há muito talento sub-aproveitado
      5 parece confusa a relação entre equipas A e B e estruturas de futebol
      6 JF já leva tempo suficiente para haver um onze e um meio campo mais mecanizado
      7 JF no Sporting sim, mas só como treinador
      8 O futuro de JF no Sporting não depende só dele como diz a imprensa

      Se isto é dito por alguém que “por causa da minha situação pessoal, que em momento oportuno irei esclarecer de forma clara” não quer falar muito do Sporting….

      Basicamente o que ele diz é que JF podia já ter feito muito mais do que está a fazer com a matéria prima que tem, e por outro lado diz que JF quer ficar no Sporting com mais poderes do que aqueles que a nova direcção lhe quer dar. É isto.

      A conclusão é minha:
      LFL vai para o Sporting, JF sai do Sporting

      • A conclusão é minha:
        LFL vai para o Sporting, JF sai do Sporting

        Perante estes desenvolvimentos, concordo com essa conclusão. E na verdade nem será má de todo, bem pelo contrário.

  22. tenho pena de não ter ido a tempo de contribuir ou ler algumas das propostas, mas respeito a tua decisão de… selar a carta e o empenho em levá-la “a garcia”!
    digo-te aquilo q disse ao nosso presidente qdo me entregou, há dias, uma recordação pelos 25 anos de filiação: “obrigado pela dedicação!” (… estou seguro de q me responderias da mm forma q o BdC me respondeu!… ;))

  23. Parabéns ao Cherba e a todos os Cacifeiros! Para mim é um orgulho ter contribuído. E Cherba, não fiques nervoso, pois quer parecer-me que esse é o primeiro de muitos encontros com o nosso Presidente! Vai-te habituando!

  24. Ideias para sermos ainda maiores:
    Auditoria de Gestão
    Investidores
    Apresentar o 3 elemento
    Os árbitros piarem fininho.
    No fundo tudo o que prometeu na campanha.
    Ps. O ciclismo dou de barato se não o reactivar como prometeu.

  25. Grande iniciativa, cherba. Obrigado por seres o canal de transmissão das nossas ideias.

    Off-topic: Jesualdo

    Há três análises que têm de ser feitas: análise qualitativa, quantitativa e objectivos.

    Qualitativa:

    Já foi escrito pelo nosso mister converge e por outros cacifeiros. Mas aqui vai a minha análise. O que é que ganhámos com Jesualdo? Três coisas: organização, agressividade e segurança defensiva. Hoje vemos uma equipa que sabe posicionar-se quando não tem a bola, vemos uma equipa mais agressiva na procura da bola e nos duelos individuais e vemos mais segurança nos processos defensivos. Ofensivamente não mudámos muito. Continuamos sem uma matriz de jogo ofensivo e temos vivido de Bruma e Capel que, individualmente, têm criado as oportunidades que antes escasseavam. No fundo, estamos muito bem a defender e continuamos mal a atacar. Nas bolas paradas, vemos uma clara melhoria em termos defensivos e pouca ou nenhuma evolução a nível ofensivo. Em suma, a nossa evolução é resultante da maior organização aliada a mais empenho e atitude competitiva.

    Quantitativa:

    Os factos falam por si. 13 jogos, 5 vitórias, 5 derrotas e 3 empates. Demasiado mau. Podíamos dizer que a culpa disto é de quem fodeu isto no início. E está correcto. Mas também podemos dizer que a pessoa em quem confiámos para dar a volta à situação podia ter feito mais. Estamos a falar de 48 pontos em disputa desde que o professor tomou conta da equipa e de apenas 18 ganhos. Temos de ser honestos e perceber que, se estamos a lutar pela Europa, não é pela “super 2ª volta” que estamos a fazer. É pela má segunda volta que os nossos adversários estão a fazer em comparação à primeira. Porque, verdade seja dita, se estivéssemos a fazer uma 2ª volta normal (e quando digo normal seria ter mais vitórias do que empates+derrotas) estávamos isolados no 5º lugar. Postas bem as coisas, com uma ” super 2ª volta” estaríamos a morder a Champions, com uma “2ª volta razoável” estaríamos isolados no 5º lugar….o que podemos chamar, em termos quantitativos, à 2ª volta que estamos a fazer? Miserável. Dos 48 pontos em disputa, tínhamos a obrigação de fazer, no mínimo, 30. Se ganharmos os próximos dois jogos fazemos 24. E isto não pode ser escamoteado.

    Objectivos:

    Esta análise só pode ser feita no fim. Mas parece-me óbvio que não fizemos o suficiente para ir à Europa, mesmo que consigamos esse objectivo. Também não podemos escamotear os erros de arbitragem que nos foderam muitos pontos. Mas quando a qualidade de jogo aumenta, a organização aumenta, a agressividade aumenta e…..os pontos não aumentam, algo não está bem. E não pode ser só inexperiência. Essa é a desculpa fácil que tem sido demasiado usada pelo professor para o meu gosto.

    • Sá estou completamente de acordo contigo.

      Escrevi há uns tempos, penso que depois do desaire no Estoril em que perdemos 3-1, que podíamos estar na luta pela champions nessa altura não fosse alguns erros do Jesualdo na gestão da equipa.

      A situação actual é esta, nem champions nem nada.

      A meu ver a mudança no jogo do Sporting deveu-se à entrada no onze de um senhor chamado André Martins, com ele há futebol, sem ele não há ideia no miolo e a ligação defesa ataque cai por terra.
      Junta-se isto à estabilização do 11 que não tem sofrido grandes alterações a não ser por lesões e tem-se o melhor Sporting versão 2012/13.

      Resumindo acho que posso afirmar que o Sporting sem os bois de preto a foder-nos estava com a Europa mais do que garantida e o Sporting sem os bois de preto a foder-nos e um treinador melhor estava na Champions.

    • Se falharmos o objectivo “Europa” e se o JF ficar, estaremos a cometer o mesmo erro quando ficámos com o Sá Pinto apos este ter perdido a final da Taça.

      Mas se a alternativa for levarmos com um Inácio a treinador, prefiro arriscar no Juju.

    • Sá, gosto do que escreves (e já o sabes há muito), mas há várias nuances que não tens em conta nesse raciocínio, e que são importantes.

      JF não fez a pré-época, não escolheu qualquer jogador da equipa, viu-se privado de vários e entrou numa altura de profunda crise de resultados e, muito mais grave, de identidade do Clube, como nunca antes tinha acontecido (nem no “tempo do Bigodes”, recentemente repescado de forma hilariante por um qualquer pasquim).

      O mesmo é dizer: não tem qualquer responsabilidade nos péssimos índices físicos da equipa, que vai estourando sistematicamente à medida que os minutos passam, jogador a jogador, relativamente ao mais modesto dos adversários; não tem qualquer responsabilidade na capacidade de cada jogador ao seu dispor, limitando-se a aproveitar o que há, ou o que resta (e tem-no feito bastante bem), e conseguindo ainda assim construir uma bela Equipa, que disputa os jogos (independentemente dos resultados, que por si só não provam nada, sobretudo com todas essas condicionantes) sem envergonhar a nossa camisola (finalmente!).

      Ou seja, há um antes e um depois de JF. E o “depois de JF” é bem melhor, e acho que qualquer um de nós tem que o admitir.

      Por outro lado, nessa contabilidade (5V3E5D), a evolução é:
      E D D V D E E V V V D* V D (*não é um asterisco, é um capelisco)
      Ou seja, nos últimos 6 jogos, 4 vitórias, o capelisco e uma derrota em PF na última jornada.
      E isso muda as perspectivas, e dá uma noção evolutiva do trabalho do Treinador (e que julgo ser a melhor noção).

      Por fim, sublinho: não sou fã do Homem (com H grande, porque o seu profissionalismo não pode ser beliscado, até ver), e não me choco, e muito menos me revolto, se a opção do próximo ano for outra para o lugar de treinador.

      Agora, que não vejo qualquer motivo para se pôr em causa, nas circunstâncias que são as nossas, aquilo que me parece estar a ser um excelente trabalho deste Senhor, que me devolveu a alegria de ver jogar (bem) o meu Sporting, e a capacidade de sonhar com um revivalismo do que já foi o poderio deste Clube em campo, lá isso não vejo.

    • Como é que em 13 jogos estavam 48 pontos em disputa? Quais eram os jogos que valiam mais do que 3 pontos? Dava jeito termos sabido disso com alguma antecedência. Com jeitinho, se tivéssemos ganho esses jogos de pontos com joker ainda lutávamos pelo título.
      Quanto ao resto, se acham honesto por exemplo estar a cobrar a este treinador o ter perdido jogos contra o Rio Ave e contra o Marítimo semanas depois de ter pegado na equipa, numa altura em que estes adversários estavam quase 10 pontos à nossa frente, quando o nosso plantel estava em sangria acelerada e quando andávamos a jogar com putos da ‘B’ que se estreavam na equipa principal… ok… então viva a vossa capacidade de análise.
      Mais: repara que nos 13 jogos que fizeste com o Jesualdo como treinador, tiveste pela frente 8 adversários que estavam à tua frente na classificação. Se isso não te abre os olhos para a realidade de merda em que estávamos e para enviesamento da tua análise, não sei que mais te possa dizer.
      E cá nos encontraremos então daqui a uns meses para fazermos o devido balanço ao trabalho do próximo Paulo Sérgio.
      Abraços e viva o Sporting

  26. Há um pensamento que me assombra, e já faz um bom par de anos: o de que BdC possa ser o nosso saudoso Sousa Cintra.

    O motivo por que isso me assombra, já é outra história….

  27. caros amigos e a primeira vez que resolvo escrever neste grande blog ! sou sportinguista dos pés a cabeça!
    bem vamos la falar de situações serias não compreendo como pagamos fortunas a adrian( que o Rinaldo fez a falta q da o golo do pacos quando ele quer jogar d calcanhar) jeffren, bolo de arroz, Miguel lopes e n pagamos o valor devido a bruma dier ilori eles pedem algum dinheiro mas são nossos sentem a camisola jogam que farta tem margem de progressão enorme! andamos a pagar 25 mil euros mês ao m fernandes que arranjou o melhor ordenado equiparado ao que faz ( que e zero) e agr andamos a atrasar tanto!
    quanto ao JF ajudou nos mas nos precisamos de outro caminho…
    ainda ontem vi no Estoril de caras 4 jogadores que jogavam de inicio no sporting!! temos que agir mais rápido…
    Por muito que nos custe patricio tem que se vender o capel ( apesar de eu achar um jogador medíocre.. n chega correr que nem um desalmado)se tivermos que vender carrillo vendemos a jogadores nesta super liga q tremenda qualidade!!!!
    queria também deixar uma palavra de apreço a td esta estrutura do cacifo pelo trabalho desenvolvido
    VIVA BRUNO CARVALHO VIVA O SPORTING

  28. Mantenho a minha ideia se Jesualdo não conseguir a Europa, não deve ficar.

    Thanks, but no thanks.

    Não tem um registo brilhante tem umas vitórias no último minuto com o coração nas mãos mas quando foi preciso ganhar não vi nada.

    Estou cada vez mais convencido que com um treinador jovem ambicioso e com algumas provas dadas como o Luís Leal, era o mais indicado.

    Não iríamos exigir o campeonato mas a construção de um plantel forte e de chegar à champions. Sem competições europeias não será muito difícil.

    Gosto mais do Estoril a jogar do que a merda do Paços, que só é forte porque em casa porque joga na Mata Real que é um quintal de merda.

    Quero um Sporting dominador e penso que poderemos alcançar isso sem grandes investimentos.

    Sl

    • Para mim o treinador novo em quem tenho mais esperanças é o Paulo Fonseca, sem sombra de dúvida, desde que treina, mesmo em divisões inferiores tem tido sempre um trajecto exemplar…

  29. Deixo aqui 3 notas, e perdoem-me o off-topic, para todos reflectirmos… E pensarmos mais antes de entrarmos em pedidos e exigências irrealistas:

    1 – É incrível como depois de o Jesualdo ha 1/2 semanas ser “o treinador” para a próxima época, independentemente de se gostar ou nao dele, depois do jogo do Estoril ja todos pedem a cabeça dele.

    2 – Acho que o “caso bruma” anda a ganhar contornos de “caso Adrien”. O primeiro é um jogador que empolga, mas para ficar no Sporting ele tem que querer ficar. O Adrien, cuja qualidade eu nao discuto, porque é um grande jogador, e so nao admite isso quem nao quer ver, ficou porque lhe ofereceram uma proposta com contornos ridículos… E apresenta um rendimento miserável, porque simplesmente ja nao quer (o aparenta nao querer) jogar no nosso Sporting. E nao querendo fazer comparações despropositadas… Eu tenho medo do desenrolar desta situação. Pelas vezes que ouvi ja o bruma a falar, pareceu-me estar a ser mal influenciado pelo empresário… O pilas zahavi.

    3 – Perdoem-me o desabafo, mas depois de abeis, wenders, João Alves, (…)… Tenho muito receio dos jogadores “one season wonders”. No entanto, reconheço muita qualidade em jogadores que por aqui ja se falaram dos nomes deles… Nomeadamente o licá e o josué.

    P.S. – espero e acredito que a nossa direcção esteja a tratar dos dossiers das nossas pérolas com a seriedade necessária. Hoje em dia o futebol e feito de mercenários. E ha que os tratar como tal. Dureza e sem piedade.

    Ontopic: parabéns cherba pela iniciativa!

    • E já agora, se fosse possivel cherba, acho que todos os cacifeiros gostavam de saber qual foi o feedback! Dentro do que for institucionalmente sustentável de passar “cá pra fora”, claro :)

      • já publiquei um post. Quanto ao que dizes do Bruma, é mesmo isso: exigências e mais exigências. A diferença é que, ao contrário do Adrien, não vai ser ele a decidir quanto quer ganhar. Se quiser ficar, é com os números que uma gestão séria permitem.

      • É tentar resolver essa situação então até ao final desta época.. Valoriza-lo o mais possivel, e se ele de facto continuar com vedetismos.. Vende-lo pela melhor proposta que aparecer.
        Já é tempo de parar com as loucuras e sustentar mercenários. Principalmente esse pilas zahavi.

      • E de quanto será a melhor proposta possível?

        Quanto custaria ao Sporting contratar um Bruma?

        Quanto custou ao Sporting a formação do Bruma?

        Quanto custará ao Sporting dar esse exemplo ao próximo Bruma que aparecer das camadas jovens? Quanto custará ao Sporting se o Carrillo, o Iuri Medeiros, o Carlos Mané, um Cristian Ponde e todos os seguintes adoptarem o mesmo comportamento que o Bruma? Vamos ficar à mercê daqueles que adoram o Sporting de tal forma que estão dispostos a jogar por metade do que receberiam em qualquer outro clube? É que desenganem-se: 350.000 por ano são 25.000 por mês e o Pereirinha foi para a Lazio ganhar 75.000 por mês. Se acham que o Bruma gosta assim tanto do Sporting que está disposto a jogar por 1/3 do que poderia facilmente receber noutro clube, estão – quer parecer-me – enganados.

        Mas pior do que isso, parece-me é que se está a preparar o caminho para quebrar a 2ª e a 3ª promessa eleitoral, com o total beneplácito de uma direcção que deve ter agora percebido que é mais fácil prometer do que fazer: não vender jogadores a preço de saldo e não vender jogadores da formação sem que tenham primeiro rendido no clube. É o chamado two-in-one.

      • Ele ainda tem mais um ano de contrato. E esta a pedir 700 mil euros por ano, ao que se diz. Nos nao temos esse dinheiro. Portanto, das duas uma…

        Ou sai com uma boa proposta…

        Ou pode sempre ficar um ano que lhe resta a ganhar o que ganha actualmente, e a nao jogar. E seria uma pena queimar ate jovem jogador… Mas… Tens ai o teu exemplo ;)

        Pode-nos custar bastante. Mas a ele, se a direcção nao tiver medo, vai-lhe sair muito mais.

      • No entanto, com o devido respeito, se o achas assim tão bom jogador, convido-te a pagares o salário dele. Ou então, a assumires publicamente que preferes que um jogador renove á continuidade sustentável do clube.

        Quanto as “promessas”, até agora ainda nenhuma foi quebrada.

      • Carlosepar, é fazer as contas.
        A diferença entre 350.000 e 700.000 são 350.000. Vamos imaginar que o jogador tem mais 1 ano de contrato e ganha 200.000 por ano (15.000 por mês). Se o Sporting não renovar, paga-lhe + 200.000 e o Bruma sai livre. Se o Sporting renovar por 4 anos pelo preço de 350.000, o Sporting paga-lhe 1,4M em salários até ao final do contrato. Se o Sporting lhe pagar os 700.000 que ele pretende, paga-lhe 2,8M em salários até ao final do contrato.
        1ª pergunta: o Sporting consegue contratar algum jogador por 2,8M (transferência + salários) com a qualidade e margem de progressão do Bruma?
        2º pergunta: a diferença entre aquilo que se diz ser o que o Sporting oferece (350.000) e aquilo que se diz ser o que o Bruma pretende (700.000), são 1,4M. O Sporting consegue contratar alguém (transferência + salários) por esse valor (corresponde, por exemplo, a um salário mensal de 100.000, sem preço de transferência)?
        3ª pergunta: há diferença entre contratar um jogador que no ano seguinte é livre e um jogador que tem + 4 anos de contrato? Havendo, será que essa diferença de preço que um clube está disposto a dar (e outro a aceitar), é superior ou inferior a 1,4M?
        4ª pergunta: há diferença entre vender um jogador cujo processo de formação já se encontra mais consolidado (aos 22 ou 23 anos) e um jogador a dar os seus primeiros passos na equipa principal? E se houver diferença, será que essa diferença é superior a 1,4M?
        5ª pergunta: onde param os cacifeiros irados com a venda do Cristiano Ronaldo, do Quaresma ou do Simão, antes de terem contribuído para o sucesso desportivo do clube? Ou colocando a questão de outra forma: por 1,4M estamos dispostos a abdicar do contributo desportivo de um jogador que parece fazer a diferença?
        Digo muito sinceramente: se tivesse dinheiro, pagava eu essa diferença e ficava com uma percentagem do passe. Acho sinceramente que poderemos estar a vender o que hoje vale 5, quando amanhã valerá 10 e que, até amanhã, nos poderia dar muitas alegrias.

      • Percebo o que estás a dizer, e matematicamente sei que estas correcto. Mas o “caso bruma” tem que ser tratado de maneira a salvaguardar dois pontos que nunca uma gestão séria pode beliscar.

        1 – Em primeiro lugar, é o exemplo. E a honestidade e a coerência de discurso. Se ainda ha uma semana dissemos que nao cedíamos a pressões de empresários, ao oferecer-lhe os 700 mil que ele quer era estar a baixar as calcas ao pilas zahavi, e a futuros “brumas”. Mas este ponto é meramente teórico e é muito frágil para contradizer aquilo que tu disseste, em termos práticos.

        2 – O maior obstáculo é o tecto salarial. A abrirmos a excepção para o “menino especial” estaríamos a preservar um jogador que tem tudo para ser brilhante… Mas arriscar-nos-íamos a perder o balneário (nomeadamente o respeito dos jogadores pela direcção). Além disso duvido que um Dier depois nao viesse exigir os mesmos 700 mil que o bruma para renovar. E quem diz o Dier diz o Ilori. E que diz o Ilori, com um bocado de mais coragem e regularidade diz o cedric. E depois quem diz estes garotos todos, diz os mais velhos que lá vão ficar e que irão jogar ao lado deles. E quando deres conta, ja tens um montante incomportável de ordenados. Ou então um conjunto de jogadores insatisfeitos no clube. Tudo isto para comportar os caprichos de um jogador que objectivamente ainda nao deu nada ao clube. Um jogador que objectivamente (e sim, eu (e toda a gente que anda atenta ao cacifo) sei do que estou a falar, porque ainda ha tempos se discutiu isto), ainda nao fez mais que um djaló no seu primeiro ano nos seniores (e repito, primeiro ano. E nao as épocas posteriores, no seu cômputo geral).

        Espero que percebas o que eu te quis dizer, e as razoes que eu creio que neste momento impossibilitam qualquer cedência as pretensões do jogador.

        SL

      • Carlosepar: ninguém disse que era fácil. Aliás, é mesmo muito difícil. E por isso é que é importante gerir bem. Quanto a mim, isso não passa por atacar os empresários através dos comunicados que referiste, mas isso são detalhes.

        Se eu mandasse, assinava os 700.000 ao Bruma na hora. E até chamava o Ilori e o Dier para fazer a mesma coisa. Se para isso fosse preciso dispensar o Labyad, que seja. Estes têm a mesma idade e prometem-me mais em termos de empenho, seriedade e compromisso com o clube. Se para isso fosse preciso dispensar todos os jogadores que ganham acima de 50.000, também assinava já.

        Só que este discurso do “só ficam se aceitarem” é falacioso, redutor e (muito provavelmente) danoso para o clube. É lixado mas tem de se fazer escolhas. Neste caso do Bruma, do Dier e do Ilori, acho que a escolha é óbvia.

      • A questão é que é falacioso pensar que as dispensas iriam resolver o problema. as pessoas tem que ter consciência que para se dispensar um jogador, a nao ser que seja uma rescisão amigável (que nestes casos que ja prai se tem falado de pranjics, bolo, ADRIEN etc, nao me parece que aconteçam) ha que indemnizar os jogadores pelo montante que teriam que receber ate ao final do seu contrato. Isto é, tinhas que lhes pagar todos os salários. Se juntares isto ás variáveis que (bem) referiste, vais perceber que seria incomportável para o Sporting.

  30. Viva,

    Concordo com a análise, os problemas identificados são reais.

    Agora, acho que não vale a pena gerar uma enorme expectactiva. Em primeiro lugar vamos jogar para ficar em 3o e para isso temos já uma equipa muito razoável, que apenas precisa de uns ajustes. Em segundo lugar não vamos à Europa e não temos dinheiro: os dois em conjunto levam a que seja muito dificil contratar grandes craques, especialmente fora de Portugal.

    Penso que é fundamental comprar pouco e barato no mercado interno e apostar no regresso de alguns bons jogadores. Wilson Eduardo pode ajudar no ataque e nos livres, e as saudades que tenho do Capitão América nas bolas paradas defensivas e ofensivas…

    SL

    • O problema é que os sportinguistas andam demasiado preocupados com as compras… E sim, para isso ja toda a gente sabe que nao ha dinheiro.

      A mim o que me assusta muito sao as vendas que se possam fazer…

      SL

      • Capel e Rui patricio, muito provavelmente terão que ser vendidos, Jeffren se também tiver mercado tambem pode ir, espero que nenhuma das nossas estrelas da academia mais recentes não seja vendiddo…

      • As ultimas palavras do presidente deixam antever sérias dificuldades em segurar as “estrelas” mais recentes. Não me admirava nada que Bruma, Ilory e Dier fossem vendidos já. Esperemos que se saiba resistir (isto é, se houver os meios financeiros) a essa tentação,

  31. Por mim, esta equipa (bem treinada) chegava para ir à Champions.

    Boeck,
    Miguel Lopes, Dier e Ilory, Jefferson
    Hugo Viana e Rinaudo
    Bruma, Josué e Carlos Eduardo (ou Rafael Miranda)
    Ghilas

    Um orçamento de 20 milhões chegava perfeitamente.
    Ghilas 3 milhões + 2 milhões Josué + 1 milhão Jefferson + Carlos Eduardo 1 milhão (Só Patricio chegava e bastava para estas aquisições),
    fora as vendas de Jeffren, Capel e Rojo.

  32. Gostava que de deixar uma ideia para aumentar a atmosfera do estádio.

    Para isso era de saudar começar a passar as músicas “Juntos vamos vencer” e o “O mundo sabe que”.

    Podem fazer algum tipo de recomendação aos responsáveis do Sporting vejam estes vídeos e digam o que acham.


  33. Para manter Bruma e outros.

    Basta livrarem-se de ordenados que não servem para nada.

    É só procurar a extensa lista de emprestados e resolver este cancro.

    Depois é só preferir.

    Jeffren ou Bruma?
    Adrien ou Bruma?
    Bolo de arroz ou Bruma?
    Pranjic ou Bruma?
    Elias ou Bruma?
    Neto ou Bruma?
    Gelson ou Bruma?
    André Santos ou Bruma?

    Há mais uns quantos.

    E quem diz Bruma, diz Illori ou Dier e talvez mais uns que vão aparecer.

  34. Já estão todos a mudar o discurso….
    Eu sei que as vitórias alicerçam muita coisa mas não podemos “só” porque perdemos mais um jogo, contra o 3 classificado na caixa de fósforos, mudar o discurso.
    Dá aquele ar de baratas tontas, caralho!!!
    Vá… o Campeonato está quase a acabar!
    Daqui a umas semanas… vamos ter muito que escrever… agora, é Todos a Alvalade apoiar os nossos miúdos e o Nosso treinador Sr. Jesualdo.

    Viva O Nosso Sporting Clube de Portugal

  35. Parabéns ao cacifo e aos cacifeiros!
    Depois de dois anos de luta contra os poderes instalados, eis que recuperámos o nosso clube!
    Não me admira que haja quem nos queira ouvir… afinal, hoje em dia temos um presidente que é “doidinho” pelo SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, tal como muitos de nós.

    É NOSSO OUTRA VEZ!!!

    Cada vez que ouço/penso nesta frase, fico mais tranquilo, comparado com o terror que vivi nestes últimos 2 anos… Hoje sei que há alguém que AMA o Sporting como eu e que dele saberá cuidar…

    PARABÉNS SPORTING, POR ESTARES DE VOLTA.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s