Organigrama

Há coisa de uma semana, o Record anunciava algumas mexidas na estrutura, nomeadamente ao nível da formação e da equipa B. Tendo em conta a fonte teremos sempre que ver para crer, mas pareceu-me, já nessa altura, um bom tópico de debate.
Vejamos o que nos era apresentado: para além da incógnita Jesualdo Ferreira, como treinador principal, Inácio surgia como director de futebol. Depois, Virgílio como director da Academia, trabalhando directamente com Bento Valente, que regressaria para coordenador técnico da formação. Entretanto, Abel substituiria Dominguez como treinador da Equipa B, deixando os júniores a cargo de Lima.

As mexidas merecem algumas notas:
– Lima já foi campeão e nunca se percebeu muito bem a sua saída do comando dos júniores. Mas há quem garanta que o rapaz não tem propriamente jeito para treinar;
– Abel tem mostrado trabalho enquanto treinador dos júniores e, confesso, sempre me pareceu um profissional empenhado e pouco chupista. Para além de não ser propriamente um barronco qualquer. O salto para a B acaba por revelar-se natural, principalmente se tivermos em conta que Dominguez (a quem torci o nariz, mas a quem sou capaz de reconhecer trabalho) chegou no pacote dos amigos do Sá Pinto e deve ter um daqueles ordenados que tornam o Sporting num paraíso;
– Mas o mais curioso é o suposto regresso de Bento Valente, o homem que, depois de quase década e meia de ligação ao Sporting, saiu partindo a louça todanuma polémica entrevista. Por exemplo, apontava o dedo a Bettencourt dizendo que não vez nada em prol da formação; questionava a presença de elementos ligados a outros clubes enquanto funcionários da formação; e deixava um grito de alerta em relação ao que ia sendo feito na Academia. Um grito que, parece-me, devia ser levado em linha de conta e que, só por si, justificaria este regresso. Acontece que nessa mesma entrevista (quem quiser lê-la, pois devia ser lida por todos os Sportinguistas, pode clicar aqui), Bento Valente também afirma que, ao contrário da ideia que se passa, não é Aurélio Pereira quem descobre os maiores talentos que chegam à Academia. E, que eu saiba, Aurélio Pereira continua por lá e é para manter. Gerir a convivência entre eles, é capaz de não ser simples.

p.s. – a entrevista mostra, também, que o bolo onde Godinho Lopes colocou a cereja começou a ser amassado há bastante tempo. Basta olhar para a seguinte pergunta e resposta.
Como se sente o Sr ao trabalhar para formar jogadores como o Tobias Figueiredo e Eric Dier apenas para de um momento para o outro os ver com apenas 16 anos serem alienados pela SAD para fundos de jogadores estrangeiros?
Já foram!!! Sinto-me mal como deve compreender, isto é estar a hipotecar o futuro do Sporting. São 2 jovens muito promissores e eu tenho expectativas que eles possam um dia vir a fazer parte da equipa principal do clube, portanto é com bastante desagrado que fico a saber que provavelmente venderam 50% dos seus passes por tuta e meia.

Anúncios

110 thoughts on “Organigrama

  1. o Lima deixou de ser treinador, mas ficou na academia, basicamente era coordenador da formaçao com o jean paul

    esse organigrama tambem da a entender que o tal terceiro elemento é o aurelio pereira( ou que pelo menos este terá mais responsabilidades para alem da parte de scouting)

      • se viste o tal organigrma, tambem fala la em aurelio pereira passa a ter mais responsabilidades, não só no scouting, mas tambem em eventuais contrataçoes na equipa principal

      • deve ter-me escapado esse pormenor, riga. Mas piora as coisas, pois o que o Bento Valente afirmou, sem rodeios, é que o Aurélio descobridor de talentos é uma espécie de mito urbano

      • Cherba, a leitura (subjectiva) que faço desta entrevista é que o Bento Valente (BV) saiu magoado com o Aurélio Pereira (AP) por este ter alinhado nas alarvidades do JEB. Especificamente, na nomeação para director da formação de um “boy” sem qualquer perfil para o cargo.

        Não me parece que esteja em causa a capacidade técnica do AP, não foi essa a razão da saída do BV. Por outro lado, o AP deverá ter entretanto percebido que o tempo dos “boys” já passou. Se não percebeu, vai ter uma vida difícil no Sporting daqui para a frente…

        Portanto, digo eu, se as pessoas tiverem todas um mínimo de bom senso, e amor ao Clube, não deverá ser complicada a coexistência e a relação profissional. Principalmente num enquadramento de liderança forte e responsável, desde o topo. Digo eu…

        Seja como for, relembrando o “reality check” do Z, convém ter a noção que, para já, isto não passa de “pasquinices”!

      • O bento valente é um toino que apenas quer protagonismo… tomara ele ter feito pelo Sporting em 15 anos o que o Aurélio Pereira faz num dia. Veio para a a comunicação social desancar no Sporting e a defender o que os lampiões fizeram em termos de formação (!) apenas porque foi preterido. Se era tão bom, porque é que ninguém o quiz para fazer o que não o deixaram fazer no Sporting? Espero bem que fique onde está e que o BdC não tenha a infeliz ideia de o ir buscar de novo… espero mesmo!

      • Bem, o Man City não é propriamente ninguém…

        Confesso a minha ignorância no que toca ao historial do BV, mas se o AP é esse deus que faz num dia no Sporting o que muitos não fazem em sete, e se o BV já foi em tempos homem de confiança e número dois do AP, então é porque também não pode ser assim tão tosco.

      • Ser scout sub19 no man city na realidade não é propriamente uma promoção de número 2 de Aurélio Pereira… coisa que, na verdade, ele nunca foi pois havia vários (pelo menos 3) número 2 na altura dele.

    • sim, isso tinha a ver que existiam varios scouts mais anonimos que eram quem observava e fazia os relatorios dos jogadores e depois seria o aurelio pereira quem dava o aval para as contrataçoes.

      acho que nao piora, na minha opiniao, se pedirem(e ao que parece até agora nao pediam) opiniao ao aurelio pereria sobre a contrataçao do jogador x, este possa dizer que sim vale a pena o investimento , ou que nao que temos o jogador y na equipa b que é tao bom ou melhor que esse que querem contratar.

      por isso, eu achar que nao era mal visto a existencia de uma comissao tecnica, ou tal conselho de “sabios” para avalizar as contrataçoes( como existe noutros clubes como o bayer munique, onde é essa tal comissao que aprova ou nao a contrataçao de jogadores e quando aprova diz quando se deve dar no maximo para contratar esse jogador( quando foi com o javi martinez, o bilbao queria 60, essa comissao disse que 35, 40 no maximo era o preço justo e ele acabou por ir por esse preço))

      ontem vinha a historia do kozak e hj vem a do edinho. apostarias em algum dos 2?

      pelo que já li vai existir um tecto maximo, mas existirao jogadores que podem exceder esse patamar, mas esses jogadores terao que ser as reais mais valias. sinceramente nao sei quanto ganha o checo, mas com 23 anos seria um investimento( talvez de risco, dependendo de como ele se portasse), enquanto o outro tem 30 anos , provavelmente ganha menos e acaba contrato com o malaga)

  2. Virgilio para a Academia e Inacio como Diretor de futebol? depois de uma gde trabalho no Leixoes e Moreirense vem para o SCP.
    Depois dizem que nao ha dinheiro para renovar com o Brumo.
    Pena que o rigor seja apenas para alguns.

      • Diogo Matos.?!
        Pelo menos ajudou o Sporting a entrar na NexGeneration.
        Mas o meu problema nem e tanto o Virgilio, que conheco desde os tempos que ele jogava no Loures e ia a selecao pela mao do Jesualdo Ferreira mas sim Inacio.
        Esse semi deus que fez um gde trabalho no Leixoes e Moreirense, vem agora ter uma reforma dourada para o Sporting.
        Mas va utiliza la os argumentos ocos do costume do godo do PPC do duque etc etc para desculpar o teu menino.

      • O diogo matos é aquele que enquanto funcionário do clube fez parte da lista de um candidato não vencedor sem pôr o lugar à disposição no período pós eleitoral?

        Na minha terra chama-se chulice. Ou filha da putice. Ou canalhice. Escolhe a que preferires.

      • a massa dos croquetes, ou cogumelos vai mudando de devagarinho…
        primeiro, antes das eleicoes, o problema era se o Bruno ganhasse
        agora o problema é o Inacio…
        a seguir quando entrar em funcoes e comecar a mostrar servico, qual sera o próximo problema??
        aaahhhh, ja sei, nao gostam da cor do dinheiro dos investidores…
        mas esta gente nao se cansa de ser analfabruta???

        JÁ NAO HÁ CROQUETES!!!
        bolas, está dificil de entenderem???

    • Cherba,
      Não precisas de amuar ninguem falou da Auditoria de Gestão, Investidores ou o 3 elemento.
      Diogo Matos até pode ser um Chulo mas ao pé do Vicente Moura é o que.?

  3. Eu até sou de acordo, que o treinador da equipa B e dos juniores sejam rotativo. E passo a explicar.

    Exemplo: Treinador: Abel
    O Abel começar com os juniores, e acompanhar a sua carreira até à B. Ou seja “subir” de escalão em conjunto com os mais novos. Isto , a meu ver, iria permitir um maior entrosamento entre a equipa técnica e os jogadores, e creio que seria vantajoso para ambos. No fim desses 2 3 anos, era voltar novamente para a equipa de juniores e ir rodando assim.

    Não sei se isto é de todo descabido, mas do meu ponto de vista seria beneficio.

    SL

      • Exactamente. Eu sei que nem todos os jogadores conseguirão dar o salto para a equipa principal, mas também é verdade que não os podemos ter para sempre na B, portanto não vejo que existam assim grandes problemas.
        E o facto de se poder acompanhar o crescimento desses mesmos jogadores, poderia dar a tal “estabilidade” de modelo de jogo, que eu creio que tem de existir. Ou seja, uma espécie de matriz de jogo em todas as equipas, pois se temos algum sucesso com as equipas dos mais novos, não creio que faça sentido chegarmos ao plantel principal e cada artistas que se senta no banco tem uma teoria para o modelo de jogo completamente diferente daquilo para o qual os jogadores foram “formatados” durante tantos anos.

      • A ideia do amigo 21andreapirlo é uma boa ideia e já foi implementada noutros clubes. Quando eu joga futebol, na melhor equipa do Alto Minho isso era uma realidade. Os treinadores dos Juvenis e dos Juniores iam rodando mediante ciclos de 2 ou 3 anos.

        Por outro lado às vezes é necessário um pequeno choque de mentalidades para alguns jogadores sobressaírem.

        Mas é uma questão a pensar, sem dúvida.

      • A única desvantagem que retiro dessa hipótese é os miúdos não terem contacto com metodologias diferentes (Abel vs. Oceno, por exemplo).
        Mesmo que partilhem conhecimento, já que estão no mesmo clube, há sempre uma maneira de abordar treinos, jogos, etc. que pode ter mais impacto em certos jogadores (Arias evoluia mais com Abel, João Mário com Oceano).

      • Percebo essa dúvida, mas daí eu achar necessário que haja uma matriz para a táctica/abordagem aos jogos, para que essas sais diferenças não sejam tão evidentes.

        Eu sei que 3 treinadores que tenham estudado no mesmo sitio, e tido exactamente a mesma experiência, terão no final as suas características, mas mesmo assim, um modelo de jogo único na formação e equipa principal seria vantajoso.

        No entanto, se alguém que tenha mais formação na área do que eu, ( que no meu caso é zero lol ) explique melhor os procedimentos da formação, era interessante haver esta discussão aqui no Cacifo.

  4. Cherba,

    Repito o post que deixei no Sunil, e como logo a seguir a publica-lo colocaste este post…gostaria que comentassem. Obrigado

    Queria deixar aqui o meu pensamento sobre a figura do treinador do SCP que teremos que ter para a proxima epoca em termos genericos:

    1) Tem que gerir uma equipa com um orçamento ao nivel do Braga, V Guimaraes (mas c a vantagem de ser a instituiçao Sporting com os seus adeptos)
    2) Tem de saber montar uma equipa que saiba jogar futebol ofensivo na maior parte dos jogos em Portugal
    3) Tem de ser alguem com experiencia de luta por lugares europeus no campeonato Portugues (inclusive aspiraçoes ao 3º Lugar Champions)
    4) Tem de ser alguem “rato” do Campeonato , ie, para mim minimo 10 anos de andar na 1ª Liga (Esta ausencia de experiencia (Sá , Paulo Sergios, etc) é o que para mim nos tem lixado em alturas decisivas de não estarem aptos para lidar com o sistema e nas situaçoes esquisitas…), para que com uma equipa jovem nao sermos enrabados a toda hora (Vejam o exemplo do Carnide: Puseram alguem ja com mt manha de campeonato habituado a espremer equipa pequenas)
    5) Que Aceite o ordenado que o Sporting de hoje tem para oferecer

    Assim, gostaria que me ajudassem e alguem se lembrasse de mais nomes (o meu nome favorito num mundo ideal seria Bielsa mas que colide sobretudo com o pt 4 ) mas penso que encaixavam neste perfil Manuel Cajuda ou um Manuel Machado.
    Sim..ja sei…mts vao dizer que enlouqueci…neste momento peço-vos que repitam a leitura dos pontos que enunciei e racionalmente vejam se nao faz sentido ,,
    Ja agora mesmo que nao concordem indiquem outros que correspondam a isto (so nao me venham e com nomes de gajos que fizeram 1 ou2 epocas boas e ja sao os proximos Mourinhos…)

    Cherba , ja que tas bem relacionado ponderem la isto sff…

    SL.

      • LOL…olha enquanto esperas que o BdC acabe o telefonema…e um comentario a ideia em si?..E que mortinho desde manha para postar isto aqui,..

      • A mim o que me fez rir foi a parte intermédia do plano, quando se menciou o nome desses dois ilustres. Já a parte terminal também está engraçada.

        Z

    • falar de montar uma equipa de futebol ofensivo e depois dar exemplo de cajuda e manuel machado, baralhou- os neuronios todos, e dei por mim a achar que estavas a pensar no Toni, o que veem aí agora de Traktor…eheheh
      o que o SCP precisa e de um treinador que ponha os sectores a jogar entre eles, quero la saber se tem 10 anos de 1a liga ou 2 semanas..
      o problema dosporting, ha muitos anos e de ter tido aprendizes de treinador, que falharam no essencial, po-los a jogar, como por exemplo este ano, nos foi mostrado por Pacos, estoril,rio ave maritimo, toda a gente sabe de olhos fechados oque tem de fazer, e ate me doia os nossos jogadores , parecerem uns passarinhos tontos e nao verem que as jogadas eram quase sempre as mesmas, mas mesmo assim, era so tremer,
      nao gostava do losango do Paulo Bento, mas pelo menos havia treino tactico, os jogadores sabiam o que andavam a fazer, depois disso, tem chuto para a frente e fe em deus….hhhaaaa! e depois do chuto, quando deus nao estava, veio o forcado com a ideia do pinheiro…(????) deus nos livre, como e que sobrevivemos isto tudo???
      somos mesmo diferentes
      treinador para mim???: van der gagg, barato, tactico, e motivador de jogadores, vejam o trabalho no belenenses… e ja podia estar ca ha 2 anos junto com o presidente

      • Enquanto aquele descair dos laterais para a ala seguido de um chutao para a frente for recorrente (As vezes tem mesmo que ser… Mas é as vezes, nao é 80% das vezes que os laterais pegam na bola)… Nao ha grandes maneiras de termos meio campo.

        Do pouco que sei de futebol mais de metade das transições que na nossa equipa atendendo ao esquema de jogo que utilizamos sao feitas atraves dos laterais… E acabam sempre em passes para o bruma ou o capel correrem. E o problema e que muitos destes passes sao chutos dos laterais. Agora se o problema é dos jogadores a nível técnico ou se é já da equipa a nível táctico… Nao sei. Isso ja me ultrapassa enquanto treinador de bancada.

  5. Obrigado pelo contributo do Van der Gagg penso que tambem se enquadra no perfil por manter uma ligaçao continua com o futebol portugues desde 2001 (intervalo de 1 ano na Arabia..). Nao sei que idade e q tens mas as equipas do Braga em 97 e 2001 do Cajuda 4º lugar e na epoca de 06/07 um 3º lugar pelo Guimaraes. Quanto ao Manuel Machado, 5º lugar pelo Nacional em 05/06 e 4º lugar 08/09…penso que este tipo de resultados nao se consegue so com futebol defensivo..

    • estou á 17 anos fora de Portugal, daí esse desconhecimento acerca dessas performances do cajuda e do machado, porque tinha pouca infomacao acerca do que se passava por aí, mas esse nomes, sinceramente… indo por aí entao era preferivel ainda o Manuel jose,( nao me batam ja, so usei o nome como exemplo), para ter esses entao era preferivel o Fernando Santos, apesar de nao gostar de como ela apresenta as suas equipas

  6. A estrutura do organigrama foi definido no programa do presidente em campanha eleitoral. Se bem me lembro é assim:

    Futebol Profissional, Futebol Formação e Negócios&Logística.

    O meu palpite:

    Futebol Profissional será entregue a Virgílio. Trata-se de uma espécie de Director Desportivo cuja função principal é gerir o plantel principal e a equipa B. Não participará nas questões contratuais dos jogadores nem na aquisição de jogadores. Será pura e simplesmente uma espécie de Manolo Vidal, ou seja, blindará a equipa para o exterior e acompanhará a equipa. Poderá ter assento na Liga e defender o Sporting na Federação.

    Futebol Formação será entregue a Aurélio Pereira. É o homem certo no lugar certo. Fará a gestão da carreira dos jovens da formação e terá papel decisor na prospecção e captação de miúdos por todo o país. No fundo trata-se de compensar o homem com uma função mais executiva e ser ele a coordenar todo o departamento. É ele que escolherá os olheiros a nível interno para a formação, definirá quem vai fazer a gestão corrente da Academia (que lhe reportará directamente).

    Negócios&Logística será entregue a Inácio. O que faz sentido, pois é o elemento da direcção que tem mais conhecimentos a nível de jogadores. É ele que trata das renovações, contratações e dispensas (sempre em sintonia com Virgílio e/ou o treinador). Estará sob sua tutela o departamento de scouting nacional e internacional liderado por Luís Freitas Lobo. Por sua vez, LFL definirá os alvos a observar, as áreas geográficas, a rede de olheiros e compilará toda a informação recebida de forma a Inácio poder avançar (com o aval do presidente) para eventuais negociações.

    Muita gente fala de serem muitas pessoas. Não concordo. São 3 Directores com poderes amplos mas com funções muito específicas. E um chefe do departamento de scouting que reportará a Inácio. Para mim é claro, faz sentido e previne à partida qualquer situação de conflitos. Ter Jesualdo a liderar isto tudo + equipa de futebol é que me parece uma loucura. Resta saber se será mesmo assim e, mais importante, se as pessoas terão a humildade de executar apenas as funções para as quais foram contratados em vez de andarem a pisar terrenos que não são os seus. Portanto, se houver compromisso, humildade e respeito, a estrutura é boa, na medida certa e funcionará bem. Senão, haverá conflitos. A diferença é que desta vez temos um presidente capaz de pôr qualquer subordinado no seu lugar. E será isso que ditará o sucesso deste organigrama.

    • Sá. parece-me que tens um excelente palpite sobre como as coisas serão processadas no futuro próximo.

      Gostaria de saber a tua opinião sobre a minha teoria de que os jogadores se desvalorizam nas selecções.

      • eh, pá éverdade, os jogadores desvalorizam nas selecoes, é por causa disso que muitos clubes, quando vendem um jogador poem clausulas de que se o jogador for á selecao, o clube que o vendeu tem direito a receber mais dinheiro…desculpa lá superleao mas nao faz sentido nenhum, e nem me tentes explicar, porque devo de ser burro…

      • fernando silva, mosta-me um desses contratos com essa cláusula.
        Burrice é pagar milhões em transferências e salários e depois deixar ir os jogadores para as selecções.

  7. Gostava que o Sporting tivesse um regime presidencialista, ou seja, quem manda é o presidente e mais ninguém. Agora que é consensual que temos uma liderança forte, para quê o Inácio com a pasta do futebol? Não pode o Presidente ficar com essa função? Para mais, sendo Inácio treinador de futebol, qual será o técnico que se sentirá confortável tendo que reportar diretamente a outro treinador? Só outro Paulo Sérgio…

    Havia mesmo necessidade de integrar Inácio neste organigrama?

    • Um sistema presidencialista é o que está em cima da mesa…Um sistema Presidencialista em que a última palavra é SEMPRE do Presidente.

      Um sistema presidencialista não é aquele em que o Presidente faz tudo sozinho ;)

  8. Parece que pior do que estava é impossível o Sporting ficar.
    O trabalho de organização de todo o futebol do Sporting vai demorar tempo a dar frutos.
    Vai ser preciso corrigir muitos erros do passado, uns a curtíssimo prazo (Ilori, Dier, Bruma, entre outros), outros à medida que o tempo passa.
    A questão fundamental é a coesão do grupo directivo e da estrutura, e o acreditar nas ideias e no caminho que se quer seguir. Haver estabilidade a partir do momento que se cria um rumo é essencial.
    Para isso é necessário também que se passe a ideia cá para fora que esse trabalho é difícil e que os sócios vão ter que ter paciência.

    Não sei sobre os nomes, se este é melhor que aquele, se o outro ganha demais para o que faz etc, o que sei é que foi dado o voto a esta direcção e que é ela que vai ter que assumir as escolhas. A partir do fim desta época, mesmo com a pesada herança, a responsabilidade cai em cima de BdC, Inácio, Virgílio e os outros que vierem. E os sócios têm memória curta, o que querem é ganhar. Ponto.

    Agora, o grau de exigência tem de ser muito maior. A disponibilidade, a luta, a garra, o suar a camisola, tem de se ver em todos os jogos em todas as equipas, e isso tem de ser transversal ao clube. Com JF ou com outro (na minha opinião com outro), não pode haver jogos como o do paços outra vez – talvez assim, mesmo não ganhando, os sócios perdoem um ou outro deslize à equipa.
    De outra forma, sem “comer a relva”, o projecto vai ruir, a instabilidade volta, o próximo treinador treme, e a equipa cai.
    É fundamental que BdC tenha (ou tivesse tido) isto em mente no momento de escolha do próximo treinador, porque é também ele que faz com que se lute no campo com “esforço, dedicação e devoção”.

  9. Van der Gagg seria uma boa aposta…sem grandes anti-corpos e ja com muitos anos de futebol portugues…isto é importante
    Não resisto a partilhar uma frase de Mourinho sobre Jesualdo, escrita em 2005: “Um é um treinador com 30 anos de carreira, outro com três. O de 30 nunca ganhou nada, o de três já ganhou muito. Esta é a história de um burro que trabalhou 30 anos mas nunca se converteu em cavalo”

  10. Acho que vou ser chato ao referir UMA VEZ MAIS a questão central desta merda toda!!!

    Os passes alianados por meia tijela da arroz carolino!

    Mas serei eu um visionário do outro mundo ou anda tudo com uma venda nos olhos?

    “Como se sente o Sr ao trabalhar para formar jogadores como o Tobias Figueiredo e Eric Dier apenas para de um momento para o outro os ver com apenas 16 anos serem alienados pela SAD para fundos de jogadores estrangeiros?
    Já foram!!! Sinto-me mal como deve compreender, isto é estar a hipotecar o futuro do Sporting. São 2 jovens muito promissores e eu tenho expectativas que eles possam um dia vir a fazer parte da equipa principal do clube, portanto é com bastante desagrado que fico a saber que provavelmente venderam 50% dos seus passes por tuta e meia.”

    Enquanto não acabarmos com esta mama teremos o nosso futuro e até o presente não só adiados, mas em causa!

  11. alguem sabe se a ideia do presidente em ter um treinador em permanencia ainda se mantem??
    penso que era uma das medidas do programa, mas entretanto , nunca mais ouvi isso ser falado
    sera esse o problema de Jesualdo? se é que há problema

  12. jonas,

    O Inácio tem toda a legitimidade para integrar a estrutura. Caso não te lembres, também ele foi a votos e ganhou. Os 68% dos sportinguistas não votaram só no presidente. Votaram na estrutura e nas pessoas que ele propôs. Algo que muita gente se esquece.

  13. O Público de hoje vem com uma interessante linha de tempo, em que ao longo dos 26 anos de reinado de Fergie no MU compara vários clubes – MU, Arsenal, RM, Barcelona e os nossos três grandes, para além de mais um ou dois que me escapam. Ferguson é único, mas seria interessante criar um “coeficiente de melhoria” e correlaciná-lo com a longevidade dos treinadores à frente dos clubes. Não tenho dúvidas de que encontraríamos, mais que uma correlação, uma relação de causa-efeito.

    Tudo isto para dizer que a constante mudança nas estruturas é extremamente perniciosa, independentemente da qualidade individual dos protagonistas.

    Tudo isto para dizer que espero sinceramente que as mudanças que se avizinham na formação e no scouting sejam acertadas e que perdurem por muito tempo, pois não podemos estar a mudar de protagonistas a torto e a direito.

  14. Organizem-se como quiserem.
    O que não pode acontecer é o Sporting ser um clube de formação para os outros.

    Brumas, Iloris Diers e os que vierem não podem jogar na A sem contratos que defendam os interesses do Sporting, seja lá por objectivos ou o que quiserem.
    Isto é que é uma vergonha num clube profissional!!!

    Dá a ideia daquela coisa muito portuguesa, das capelinhas, em que cada um toma conta do seu cantinho e que se foda o resto, ninguém coordena, ninguém organiza; é preciso um levantamento de todos os erros que se fizeram e partir daí.

  15. Estás a ser simpático, porque assumes que é incompetência ou falta de organização.

    Eu acredito que, no caso do godinho, tudo isso foi pensado e feito com a finalidade última dele sair directa ou indirectamente beneficiado.

    Já o Manuel Fernandes (e mesmo o Jesualdo, que era quem mandava no futebol) não sei porque não o fizeram. Se foi por negligência é grave, se foi a mando do engodo é censurável, mas desculpável.

    • “Eu acredito que, no caso do godinho, tudo isso foi pensado”

      Estou em crer que, desde o primeiro dia, o “projecto” do eng.godinho foi cuidadosamente planeado com o objectivo de encobrir as falcatruas do passado, com envolvimento pessoal do próprio, e roubar o mais possível. Sintomático disso é o facto do eng.godinho, ao contrário por exemplo do JEB, ter sido ele quem se chegou à frente junto do Ricciardi. E as enigmáticas palavras do nosso Presidente, que já o ano passado adivinhava que o eng. não ficaria para lá de Janeiro de 2013…

  16. Tenho a quase a certeza que o JF não é o treinador do sporting na proxima época. Basta pensar um bocado e encaixar as peças. Bruno de Carvalho há muito que ja tem o seu treinador, porem se o JF fizesse um muito bom trabalho continuaria com ele.

    Já agora para quem gosta de criticar o BdC…
    Conhecem o treinador do belenenses, sim aquele que está a fazer um otimo trabalho… Ha dois anos ía ser o nosso ADJUNTO, mais nao digo…

  17. cherba, logo após a eleição do bruno carvalho soube-se na Academia que Aurélio Pereira é para sair. As razões apontadas foram incompatibilidade com a nova estrutura (nada contra o presidente).
    Estou ainda a guardar confirmação, mas o “rumor” tem tudo para se confirmar …

    O Aurélio Pereira efectivamente “não descobriu” ninguém, essa é a realidade, quem são os olheiros??? esses não conheces os nomes mas existem vários patamares. Existem algumas dezenas de pessoas que estão ligados ao dept de observação que referenciam os meninos, depois esses meninos vão ao estádio universitário treinar (normalmente são treinos c/ 30 meninos) e depois os mais aptos são convidados a treinar com o plantel do respectivo escalão … ao longo deste percurso, são feitos relatórios pelos responsáveis de cada escalão e que acompanham as crianças … só após esta filtragem é que chega a hora da “contratação”, ai é que entra o Sr. Aurélio … é assim que funciona!! (Obvio que ele é o EXCELENTE COORDENADOR) deste processo em colaboração com o dir. da academia e c/ o diretor do Estadio Universitario ….

    O Lima é um treinador tranquilo, pouco interventivo mas é suficiente competente para treinar os juniores, mas se arranjarem outro, pior não ficamos ….

    Abel sempre demonstrou nas sua forma de estar e nas conferências de imprensa (e quem privou com ele na Academia sempre o elogiou) que se preparava para ser no futuro treinador, está preparado para a “B”?? Só saberemos depois …

    • O amigo escrevu um texto baseado em boates e fatos destorcidos. o Aurélio não só é para ficar como verá o seu papel alargado aos séniores. Outra coisa que tb tem feito alguma confusão por aqui, o Aurélio era coordenador dos observadores, logo ele avaliava aquilo que lhe enviavam e depois escolhis aquilo que ele acahava melhor, com base em observadores espalhados pelo país e mundo fora. Então parece-me obvio que nem o Aurélio andou pelo mundo fora a observar jogadores e muito menos que ele não teve responsabilidade nenhuma nos jogadores que ingressaram na base. A palavra final era sempre a dele com base naquilo que os observadores enviavam. Por ultimo é um sportinguista que merece o nosso respeito e chega de colocar os nome dele no meio de uma discussão completamente inutil. E informe-se um pouco mais antes de cuspir mentiras sobre o assunto.

      • Caro Bruno, onde leu uma mentira no meu comentário? Tudo o k escreveu foi reforçar o k eu escrevi, Aurélio é o Coordenador!! Escrevi k ele não servia? Escrevi k ele não era sportinguista? Não me venha dizer k ele não teve ou tem questões a resolver para decidir se fica ou não pq se calhar você não sabe! Respire fundo homem ….

  18. La esta! Wishfull thinking ou nao ..Van der Gagg era boa escolha..trabalhador, carisma e experiencia de futebol Portugues enquanto jogador e treinador (isto e mt importante quando temos de ganhar 3 pontos em campos da merda como Paços e Barcelos e contra manhosices de arbitros…)

    • Eu também não. E a verdade é que esse podia ser o plano original do Bruno. Lembrem-se que ele já era o “seu” adjunto há dois anos…

      Z

      • Vand der Gaag,

        mais um, a somar aos

        Rui Vitória
        Marco Silva
        Paulo Fonseca
        ou
        Cajuda
        Machado
        Fernando Santos
        Manuel José

        depois dos sonhos molhados de bielsa e jj, e ainda a viver o xanax do jf

      • ó Z eu usei esses nomes no gozo, em resposta aos Machados e Cajudas, nao quer dizer que os queira ver la outra vez, cruzes canhoto, hahaha

      • OK…Até acho que RF tem potencial mas olha falta-lhe experiencia de comandar sozinho um clube…uma cena é seres um brilhante adjunto outra coisa e seres tu a tomar as decisoes na hora , gerir pessoas e conflitos…acho que para se ser treinador principal no Sporting precisa no minimo duns 5 anos como treinador principal

      • Chamem-me louco… Mas eu apostava no Filipe Moreira. Muitos anos de futebol e experiência… E cheira-me que com ele o académico de Viseu pró ano vai dar muito que falar na segunda liga.

      • Filipe Moreira, mais um
        e claro Jardim…

        O RF anda com o Mou desde 2001, já ganhou tudo como adjunto, já tem a tarimba toda. Sem Europa é impossível, claro.
        FrostSCP, não concordo.
        Nem vale a pena falar de Mou, basta ver o AVB (1 época na académica, ou o VP que passa de adjunto a principal de um ano para o outro). Ou se quiseres um exemplo no Sporting, o Paulo Bento.
        O que é necessário é ter o apoio do clube e uma estrutura por trás.

        Agora não vale a pena é o BdC, o Inácio, o Virgílio, (e o LFB se for caso disso), escolherem um treinador seja ele qual for e não estarem a 100% com ele, e não o defenderem quando os momentos maus chegarem. O que eu defendo é que um projecto novo precisa de actores novos, mas que seja uma aposta a 3, 4 anos, a la Dortmund, fazendo renascer das cinzas o Sporting.
        Mas antes do nomes é preciso que esse comité central decida que futebol o Sporting vai jogar, que ideia de jogo vai existir desde os putos que chegam à academia até ao futebol sénior.
        Primeiro a ideia, depois o nome que incorpore essa ideia na equipa principal.
        Uma vez escolhido, não se fala mais nisso e é ir com ele até ao fim.
        E este ano, por ter sido tão miserável, é ideal para essa transformação.

      • Neste momento estamos com o juju é ele que tem que ser o nosso treinador.

        Como ja li ai nuns comentários a um pasquim qq,

        “Agrada-me. Tem postura e nas flash interviews percebe-se bem.”.

  19. Cacifeiros,

    O que dizer o “affaire” Cadete no jornal do Sporting e às piscadelas de olho em entrevistas. Tirando o facto de ter saído como saiu e deixando também de parte as atitudes enquanto jogador do benfica, o que pode este gajo trazer de bom ao clube. No meu entender nada… E no vosso?

    Z

    • Cadete é um merdoso!!
      NADA, nunca vai trazer nada ao clube …
      ele que volte a “comer a relva” pelo benfica, eu não me esqueço!!!

    • Que é Sportinguista penso que não restam dúvidas. Falta saber que competência tem e que encargos representaria. Acho que na altura do JEB também se falou nele, como “embaixador do clube”, o que quer que essa merda seja.

      Também não acho que faça falta…

  20. off topic:
    parece que podemos comecar a preparar a proxima epoca, a partir deste fim de semana… benquerenca??? é para terem mesmo a certeza de que nao vamos á europa???

  21. No meio de tantas incertezas, podem estar certos que tudo vai mudar, a politica de formação vai mudar consideravelmente, basta consultarem o programa de BDC, e as pessoas á frente das pastas tb. Não vejo ao que leva a discussão do que A disse quando saiu sobre B, e que B agora vai ter mais responsabilidade e poderá haver incompatilidade. Enfim alguns ressabiados pois não existe outro nome para a sua postura, estão á procura de tudo para derrubar, sem ainda sequer a estrutura ser conhecida e muito menos estar a trabalhar para se avaliar a sua performance. Depois nunca entendi muito bem esta necessidade esquizofrénica para saber quem faz o q dentro do clube, pergunto alguém sabe qual a estrutura dos Andrades? Quem ocupa que pasta? quem são os diretores? Lá existe uma liderança e ela responde por tudo, será algo que vai ser seguido no Sporting. Só mais uma coisa comparem o trabalho até agora apresentado pela direção com o programa que a mesma apresentou para ir a votos e muitas das vossas dúvidas e questões serão respondidas, pois até aqui BDC tem estado a preparar o terreno para aplicar aquilo que apresentou aos sócios para ir a votos.
    Saudações Leoninas

      • Não sei até que ponto, se bem acompanhado ( 24 horas / dia ), não seria interessante tentar recuperar este moço.
        Eu sei que já teve várias oportunidades, mas nós somos o SPORTING!

      • Nem mais! Somos o Sporting, não chutamos os nossos para canto. Ainda para mais quando nos estendem a mão em sincero pedido de auxílio! E o Paim também é o Sporting e a sua história já marca a nossa – muitos acham que deveria ser contada, ao jeito de lenda, como exemplo para os jovens da Academia. Pois bem, e se a história não acabasse aqui? E se a mensagem não se ficasse pelo miúdo que tudo desperdiçou? E se a mensagem também incluísse a certeza de que o Sporting não abandona os seus? Seria uma história muito mais bela, não? Uma espécie revisitação a uma parábola milenar contada por Jesus. E todos sabemos que Jesus é do Sporting

      • fábio paim? De novo a mesma conversa? Quantos jovens gostavam de ter uma oportunidade na equipa B? Quando estava no torreense já tinha o mesmo discurso; até se portou mais ou menos durante um ano com o paulo torres e depois deu-lhe na cabeça e foi-se embora sem mais nem menos. Em Angola mal treinava, não jogava e foi mandado embora. Por favor…

    • Acham mesmo? O Fábio é uma desgraça, e continua na mesma. Gostava de o ver na primeira liga, mas isso será praticamente impossível. A única coisa que ele ainda tem a favor é a idade. Até pelo peso que ele agora tem se vê que não tem vontade de singrar.

      • Ó Trolha, não sejas assim…
        Ninguém é lixo e muito menos o moço. Nitidamente o problema foi falta de acompanhamento.
        Sobre o peso dele, não deves ter conhecimento do que é ser atleta de alta competição…Quando se para a rotina física, muitos ganham peso de uma forma maluca em pouco tempo. Eu ganhei, sem abusar da comida, 20 kilos num ano…

      • Este +1 era para o comentário do viriatoportucalle, não para o comentário do Trolha.

    • Este facto bem aproveitado poderia ser um excelente golpe de Marketing. Desportivamente quiçá não nos surpreenderia? O contrato teria de ser bem rígido, mas nas mãos certas poderia ser o nosso Balotelli :)

  22. Olho para esta “enchorrada” de ideias e opiniões e a minha opinião é:

    – Esta estrutura do Sporting, é a primeira que vejo a ser minuciosamente analisada por adeptos, simpatizantes e Imprensa. Bom ou mau? Eu diria bom e mau, conforme o que nos leve a ter tanto interesse nos intervenientes.

    – Após esta entrevista e outras que saíram recentemente, já é de opinião geral que o que se passou no nosso Sporting foi algo de muito grave. A nossa brilhante fortaleza foi tomada de assalto por golpes de bastidores, ficando tudo ao abandono, e com os PÁSSAROS a rondar sem oposição as nossas instalações, enquanto alguns se deliciavam com camarão e champanhe nos camarotes.

    Há interesses em colocar X em detrimento de Y que poderia ter a mesma função? Óbvio que sim, é como se fazem equipas, é como se fomenta sinergia, entre dois gajos competentes, em quem confio eu para trabalhar comigo? O amigo ou o que não me curte assim muito?

    Fico feliz haver esta discussão, esta atenção sobre quem faz o quê no Sporting, volto a dizer, é a primeira vez que até o gajo do bar há-de ter uma noticia de jornal, mas talvez seja o que o nosso presidente precisa. All eyes on us.

    SL

  23. off topic:
    com a confirmacao de David Moyes no M.U., quer-me parecer que o Dier estara no M.U.nos proximos 2 anos, porque Moyes,conhece-o bem, e estava a tentar te-lo outra vez emprestado este ano, mas o Dier decidiu tentar (e bem) a sua chance no nosso clube
    portanto nao me admiro que, ( talvez nao este ano) no proximo venhamos a ter algum encaixe, portanto mais importante que Bruma, é segurar e se possivel aumentar a clausula do Dier

  24. Quando penso em organigrama o primeiro que vem a mona é, coisa simples senão… .

    Acho que todos conhecem aquele jogo em que se passa uma mensagem de um para outro até chegar a um destinário.

    Pois é, raro o bicho chegar igual ao original há sempre um brincalhão ou um bombista pelo caminho.

    Portas a mais, escadas a mais, corredores a mais, egos fornicados, egos egoistas, egos ambiciosos a mais, fodicou-se… .

    17 anos e chega!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s