Chamar os bois pelos nomes

Que fique bem registado quem nos conduziu a este momento!

index

ngB5F64375-D20C-47F9-9EB7-F818CBE16A03

ng05522144-E3D6-4F00-82A0-6CE05EE08F8B

SPORTING 2011/12

Jos%C3%A9+Eduardo+Bettencourt

Anúncios

295 thoughts on “Chamar os bois pelos nomes

  1. Infelizmente, já me tinha mentalizado para este desfecho. Mas foi para acabar com esta corja que se provocaram eleições antecipadas, foi para acabar com o desrespeito pelo Sporting, pelo fartar vilanagem destes cabrões.
    Estou triste, mas mais que tudo, tenho receio que a limpeza da casa vá demorar mais tempo do que a grandeza do Sporting Clube de Portugal merece, que os grandes adeptos sportinguistas merecem.
    O Sporting Clube de Portugal é será sempre a maior instituição de Portugal, sempre e em qualquer circunstância!
    Viva o Sporting Clube de Portugal!!!

      • Sei que não foi essa a tua educação ou berço Sr Lampião ou deverei chamar Cabeçademelão? … Ontem sim foi LIMPINHO LIMPINHO
        Para se ser Grande e a maior instituição não temos que saber comprar resultados, ou viver com dinheiros provenientes de miséria alheia.
        Ou viver, como infelizmente vivemos os últimos anos, a ser geridos por homens com h pequeno, do qual me envergonho perfumadamente!
        Para se ser grande é necessário fazer escolhas difíceis, que se acredita e lutar por elas a vida toda!

      • Parece que não pagaram a reserva! Afinal o salão de festas deixou de ser a ETAR para ser mais pró norte… mas os cabeçudos continuam os mesmos!

  2. No próximo fim de semana ficaremos a saber que lugar nos reserva a pior época de sempre: alguma coisa entre o 6º e o 10º.
    As culpas cabem a muitos. Para além dos da fotos, pergunto se não serão também daqueles que ontem estiveram mais preocupados em festejar derrotas de outros em vez de se lamentarem com a nossa não ida à Europa.

    • Os unicos culpados do pior momento do meu Sporting são esses senhores das fotos sim!!!!!!!!Ou seja a última direção!!!!!!!Nem me refiro à parte financeira mas sim desportiva!!!!!

    • “…pergunto se não serão também daqueles que ontem estiveram mais preocupados em festejar derrotas de outros em vez de se lamentarem com a nossa não ida à Europa.”

      Bem, mas tu achas que de todo, lamentarmo-nos nos ajuda em alguma coisa? Ou que congratular-me (eu do benfas não festejo nada…) com a derrota de quem é levado ao colo pelos árbitros e CS e ainda se queixa, e assume uma época (QUASE) inteira uma atitude de desprezo por quem não é encornado, nos prejudica? Mas que caralho é que uma coisa tem a ver com a outra?

      E que caralho de comparação é esta, de por no mesmo saco aqueles que planearam e executaram o saque moral e material do clube, e quem festeja as derrotas dos rivais?

      E em que caralho de mundo é que tu vives, em que não é também essa rivalidade que alimenta O futebol, ao contrário dos energúmenos das fotos, que se alimentam DO futebol?

      Mas que caralho…

      • Sinto que há sempre uns muralistas… por serem cobardes, nem assumem o seu benfiquismo e vem para aqui armados em virgens ofendidas… para ver se tipos como nós os vão papar ou comer vivos…. puta que os pariu!!!

        Ontem o Nosso e único rival… foi comido pela propria sobranceria e arrogância desmedida!!!…
        Hoje a cabeça deles e do tamanho do meu sorriso!!! :))))))))))))
        E se queres que te diga… muita da minha dor por constantes humilhações ficou justiçada!!!
        O resultado de termos feito a escolha acertada e mudarmos com o nosso querer o nosso destino…….. começa já a dar os seus primeiros frutos!!!!

        VIVA O NOSSO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

      • Acho que confundem celebrar vitorias do porco com ficar agradados com “banhos de humildade” dados aos arrogantes lamps, que andaram a época a alardear a sua superioridade, o seu bom jogar e que culminou com o escandaloso… sim… ESCANDALOSO colo com que ganharam na ETAR contra nós! E é isso que me está atravessado, caso tivéssemos ganho, como devíamos ter ganho na ETAR, a esta hora ainda teríamos chances de ir à Europa…
        Ver estes cabrões responderem ao nosso jogo, à nossa qualidade na ETAR com a nota artística do Gaitas, quando fizemos um jogo do caralhão que TINHAMOS de ganhar pelo que jogamos nesse jogo, ter de lidar com a fanfarronice de que andam a jogar de caralho a época toda… estimo bem que se fodam! LITERALMENTE!
        Espero que passem pelo mesmo que passamos em 2005… Não inventaram o ano do quase do Peseiro?! Pois agora que mamem com o quase do Jasus… Xau Liga, Xau Europa, e com requintes de malvadez… Xau, Taça!
        Quero que percam para baixarem a garimpa, assim como assim, nem lido com muitos portistas!
        Em relação a outros repositores de supermercado, a russos traidores e mentirosos e a anões montinhos de merda, quero bem que se fodam também… não me dizem nada, e até agradeço que tenham deixado cair a mascara… Se a sua integridade se rege pelas atitudes que tomaram, se calhar já lá deviam estar há muito tempo. Ou nós é que os devíamos despachar mais cedo. Que sirva de lição para outros “exemplares” que possam coabitar entre nós…

        Fico contente com as derrotas do benfas sim senhor, dá mais gozo que as do porco, porque simplesmente para mim, porco nem existe… PONTO! Num tive grande consideração por prostíbulos!

      • Ridiculo foi ontem ver o Jesus a preparar se para rezar… talvez à Nossa Senhora Que Ri. A N ossa “Padroeira” que me ajudou nestes dois últimos anos a acreditar na mudança! :)))

      • O planeamento de merda do plantel, como a imbecilidade de ter apenas e só dois avançados para a época toda, não foi culpa dele? Lol.

      • O sportinguismo do Sá Pinto devia ter sido suficiente para ele ter a humildade de reconhecer que não estava de forma alguma preparado para ser treinador principal da equipa.

      • O planeamento foi uma merda? Foi! É imbecil ter apenas dois avançados para uma época? É! Foi o palhaço do Godo que pôs lá o SP na época passada? Foi! Foi o palhaço do Godo que validou a preparação desta época e sustentou um desastre anunciado para lá dos limites do admissível? Foi!

        A diferença entre os dois (SP e GL) é que o primeiro fez o melhor que sabe – e de facto sabe pouco ou nada do que é preparar e treinar uma equipa – e o segundo esteve-se nas tintas para aquilo que eram as suas responsabilidades.

        Verdadeiramente eu não culpo a merda de treinadores que tivemos, mas quem escolheu treinadores de merda para a equipa do Sporting.

      • Bem também falta a foto de todos os sportinguistas que na altura aplaudiram a continuidade do Sá. E obviamente aqui me incluo

    • E quem os pôs lá????São esses que têm que ser responsabilizados!!!!!E esses estão devidamente identificados nessas mesmas fotos!!!!!
      Sá Pinto,Vercauteren e Oceano só fizeram merda porque os puseram lá!!!!
      O Sá nem deveria ter renovado se existisse competencia nos homens do futebol!!!
      Em relação aos jogadores,ao não receber ordenado é muito normal que nem queiram render!!!!De quem é a culpa?????

      • E quem é que pôs lá a corja?
        Pelo teu raciocínio então a culpa não é dos dirigentes serem uma merda, mas sim nossa dos sócios.

      • Quem é que pôs lá a corja…

        Como já li aqui, a corja não ganhou as eleições – nem as últimas nem as anteriores – a corja deu o golpe para se manter no poder. Quem pôs lá a corja foi…a corja.

      • e tens alguma duvida disso justiceiro? quem foi que assistiu as afinacoes de ha 2 anos atras e nao se revoltou? quem, com essa atitude passou a mensagem ao godo e ao ppc de que podiam fazer o que quisessem??
        e quando 2 socios apareceram, para salvar o nossoclube o que lhes aconteceu?? tiveram de levar com a grande maioria de pseudo sportinguistas, ( alguns ainda andam por aqui( verdade? motas, maneis e blackelias?)) e outros que escrevem textos como aquele que tu postaste mais abaixo, pondo-se a jeito para ser gozados outra vez pelos”limpinhos, limpinhos”
        os socios tiveram culpa porque deixaram andar e porque nunca apareceu uma verdadeira alternativa ao poder instituido desde o roquette, com a historia do :ou nos ou o caos, que pelos vistos ainda alguns rele,bram com saudade, e de facas afiadas á espera de um deslize de BC
        o problema e que agora ha mais sportinguistas acordados e espero que nao vao deixar isso tornar a acontecer
        é altura do SCP ser para os verdadeiros sportinguistas( os que sofrem pelo clube), e nao para os oportunistas sportinguistas, que estiveram lá para se servir do clube

  3. O CACIQUE DO CACIFO não gosta de ver comentários de pessoas que pensam de forma diferente.

    Viva o Sporting de pensamento único!

  4. Discordo da inclusão de Paulo Pereira Cristóvão.

    Podendo-se concordar ou não com os seus métodos (limpinhos, limpinhos), a verdade é que desde que deixou de exercer funções, já na época passada a 2/3 jornadas do fim do campeonato e antes da final da taça, o SCP entrou numa espiral de resultados negativos e nunca mais foi o mesmo.

    Aposto mesmo que se tivesse continuado em funções não teriam sucedido os roubos de capela e outras xistralhadas que nos levaram mais de dezena e meia de pontos ao longo da época e que nos custaram a eliminação da Taça de Portugal.

  5. A verdade é esta : Tivemos gente vil e incompetente a dirigir o Sporting. O momento ZERO da época desportiva foi, sem dúvida alguma, a escolha de Vercauteren.
    Bom jogador mas, como treinador, 2 títulos belgas não chegavam para o momento conturbadíssimo que vivíamos.
    Achei arriscada a escolha, muito arriscada. Percebeu-se que foi feita em cima do joelho, sem qualquer estudo prévio. Foi tirar à sorte um gajo qualquer para calar as hostes.
    Ninguém fez muito esta época mas, o Franky abusou nos maus resultados … simplesmente abusou.
    A monumental cagada, essa, começou a desenhada no dia 23 de Março de 2011, com a ” vitória ” de Godinho Lopes. Aí se percebeu o que viria a breve trecho.
    Foi maus demais. Não podemos deixar esta gente cair no esquecimento. Têm que ser lembrados e relembrados como os coveiros do Sporting: FALTA AÍ O RICCIARDI CHERBA. FALTA AÍ ESSE FILHO DA PUTA.
    Custa ver o nosso clube nesta situação mas, se é para fazer reset, em façamos reset e comecemos como manda a lei : De baixo, de bem baixo.
    Para a próxima época só temos campeonato, Taça da Liga e Taça de Portugal. 3 provas, 3 frentes, tempo para preparar jogos, tempo para introduzir novas filosofias, novos métodos, novas RESPONSABILIDADES.
    Foi um acidente de percurso que não se irá repetir … tenho a certeza. Não vale a pena pensar muito nisto … importa entender como isto aconteceu e não mais cometer erros pretéritos.
    E agora, venha de lá o novo técnico, porque já se percebeu que o JUJU foi com os cães ( e quiçá, por culpa própria … se não se sente bem em se mandado, ” mande-se ” dali para fora. Agradeço-lhe muito o que fez pelo Sporting num momento tão triste e complicado mas, isso não faz dele nenhum herói para se armar em totalitário. )

    • Concordo com as tuas palavras Paulo

      Até ontem _
      não fiz nenhum comentário sobre o futuro do nosso treinador o Sr Jesualdo Ferreira, antes pelo contrário fui incondicional apoiante do seu projecto.
      E fiz por que temi em determinada altura na nossa capacidade para nos mantermos no escalão maior do Futebol.
      Gosto no entanto de ser justo e por isso agradeço do fundo do meu coração a bravura como o Sr Jesualdo agarrou num monte de cacos e teve a capacidade fazer um puzzle de milhões de peças… muito obrigado e por isso não o vou esquecer … NUNCA!!!!

      Agora _
      Nova Época… ReStart… Nova Vida…. Nova maneira de estar, aquela em que de facto todos acreditámos ser o Nosso Sporting!

      O Sporting deve ser entregue e só a Sportinguistas… de preferência fervorosos!!!
      O nosso Novo Treinador tem que ter esse pequeno predicado no sei carácter… SER LEÃO!

      Tem que ser Homens como o Ronaldo tem demonstrado ser e não Figos desta vida!!!

      Dito isto_
      sinto que o Sr Jesualdo deveria ir treinar outro Clube com muita pena minha, mas que eu saiba ele é um excelente profissional mas do Carnide.

      VIVA O NOSSO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

    • Paulo,

      Escolher o Vercas demorou 3… repito… 3 semanas! Nunca pode ter sido uma aposta arriscada… foi é pensada demais. O problema é de quem a tomou… que basicamente só fez merda!!!

  6. Well, eu deixei de acreditar no que fosse no dia em que perdemos com o Videoton por 3-0, embora se possa perceber que com uma arbitragem isenta no jogo do Carnide e na capital dos que vão à Champions, outra história poderia se contar…

  7. Ainda bem que não te esqueces-te do palhaço do bettencurt (nunca de esquece que no dia a seguir a dar cristiano ronaldo veio nas primeiras páginas dos jornais dizer que: que queriam ele terminava contrato- O f. d. p. era tão ignorante que não percebia que não se colocam jogadores da formação sem contrato no plantel principal- coisa que o f.d.p. do godo repetiu )- depois os adeptos ainda lhe foram dar a cadeira de sonho- Nesse dia sabia que quando sai-se iria o nosso Clube estar num pesadelo e assim foi desbaratou a equipa toda tal como previa. Ainda bem que não te esqueces-te do idiota do ACP nem do palerma do pseudo-policia, esta gajo só me faz lembrar o Vale e Azevedo, é um só faz merda. Estes gagos deviam ser irradiados do Clube de vez para de uma vez por todas comecarmos a irradicar o mal pela raíz.

    • Esqueceste; saísse; gajos; começarmos; queriam que ele terminasse; erradicar … isto são apenas alguns erros que tornam difícil ler o teu post.
      Se adicionarmos falta de pontuação, a coisa torna-se dificílima … tem mais atenção Carlos. É mesmo difícil ler posts assim amigo. Abraço

  8. Eu moro em telheiras, mesmo em frente ao estádio de alvalade, e ontem depois do golo dos corruptos houve festa rija, com petardos e cânticos anti slb.

    Triste….

  9. Só falta ai o porco submisso ao merdafica e fc putas Vítor Pereira, convém não esquecer os roubos de arbitragem a que fomos sujeitos e ate greves.

    Estou muito triste com a classificação, mas isso não impede que esteja satisfeito,por não levar com os arrogantes ladroes na segunda.

    Sl

  10. Responsabilidades à parte, acabo de ver o golo da vitória do estoril aos 87m e só penso que desta vez, ultrapassámos a própria lei de murphy. Foda-se é azar de mais!
    Quais eram as probabilidades de perder com o paços na semana passada (sem criarem a puta de uma oportunidade de golo!) e do estoril empatar na Luz?
    Como se não bastasse, eis que esta semana ganham ao minuto 87, com o auto-golo ridículo de um pichotas armado em guarda-redes! Foda-se, que é demais!

    • A seguir a terminar uma lei de Murphy que durou um período de 7 anos começa um novo ciclo…. GOLO do Iturbe ao minuto 90+2 :)))

      VIVA O NOVO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

      • iturbe?!?!?!
        Ah remate do caralho… 10000 kms de distância! O Artur pode desculpar-se que não viu a bola partir! ;)

  11. Podemos ainda adicionar muita mais gente que tem lixado bem este grande clube:
    – Ricciardi (este é o mais flagrante por ser o padrinho mafioso que nos tem governado indirectamente nos últimos anos)
    – Roquette (por ser o pai deste aborto de projecto)
    – Soares Franco (pela mentalidade de clube pequeno que quis instituir)
    -Dias da Cunha (pelos milhões acumulados de prejuízo e pela merda que debitou e debita da boca para fora em apoio aos seus amigos)
    – Dias Ferreira (andou a dormir a época toda e acordou apenas quando se soube que o Godo não continuaria) e Rui Oliveira e Costa
    – Toda a merda que acompanhou as últimas direcções e que se revelou na sua maioria de uma incompetência extrema.
    – A maioria da merda que passou pelo Conselho leonino sem nunca ter tido coragem que não fosse para comer o croquete à conta do clube.

    Mas acima de tudo, os sócios que votaram JEB, que votaram Godo e que voltaram a votar no “Peyroteo” Bettencourt, gente que sempre esteve disposta para empobrecer o clube e para nos conduzir para uma dimensão menor no futebol portugu~es.

    Conseguiram-no momentaneamente.
    Cabe agora a todos os outros sportinguistas, os que não são notáveis, e apenas se destacam pelo amor ao clube do coração reerguer o Sporting Clube de Portugal

    • Estes são a face visível, claro – os outros, os que se movem nos bastidores especialmente na altura das eleições, e se entretêm a cozinhar listas e a organizar campanhas de desinformação só tenho alguma (pouca) esperança que sejam nomeados depois da auditoria de gestão.

      Digo que tenho pouca esperança, porque acho que isso só vai acontecer se algum dos homens de mão – os autores materiais, e portanto os que podem ser abrangidos pela auditoria – se chibar.

      • Esse move-se tão bem na sombra que já nem me lembrava dele.
        Grande Nobre Guedes, nunca te esqueceremos!

      • Aguardo pela auditoria (agora mais descansado) de gestão, rigorosa, e que, caso não se possa criminalizar as acções de alguns, que tenham o castigo que merecem: a irradiação do clube, de forma inapelável! É o mínimo que espero desta gentalha que emporcalhou o clube com “gestões de topo” e gente “credível”.

        É NOSSO OUTRA VEZ!!!

      • Oh Hugo… não nos adianta chorarmos mais as nossas derrotas! Já sequinhos andamos nos de chorar… há dois anos que ando nisso, desde que elegeram (???) o Godo… Obviamente que o Sporting é que importa!

        Mas depois do roubo vergonhoso na Capela de Carnide, soube bem ver aqueles fdp ficarem com um melão do caralhão! Soube-me e secretamente desejava que lhes acontecesse o mesmo que nos aconteceu em pleno 2005, o tal ano do “quase” do nosso amigo Pe(frio)seiro…

        Dessa merda os lamps já não tem argumentos! Dois anos seguidos a serem ultrapassados pela direita… Eu borro-me a rir como esses cabeçudos!

        Ver sectários doentes como os Gomes das Silvas ou os Go(rdo)berns com um ganda melão como estavam com o Estoril, e imagino, na 2ª feira… LINDO!

        Que se foda quem é campeão! Para mim o Porco nem existe porque nem nível tem para ser grande… E como convivo muito mais com orcs que andrades, pelo menos esses não me fodem o juízo!

        Claro que o nosso PIB se vai ressentir mas, olha… assim, como assim, já estamos na merda!

        “Olha a cabeça, olha a cabeça do lampião…”

  12. Godinho Lopes – o carniceiro
    Luís Duque – o mamão
    Carlos Freitas – o autointitulado conhecedor de futebol… nos FMs da vida
    Carlos Barbosa – apenas um escroque
    PPC – o monstro vil vindo directamente da PJ
    JEB – a finança errática de cash-cais

    Dá para, pelo menos, pôr nos estatutos do Sporting o bloqueio à entrada destes tipos em Alvalade, tipo, para todo o sempre?

    • O Roquette ficou certamente com a fama, mas terá sido dele todo o proveito? Ou terá sido do primo?

      Não será que, em vez de “Projecto Roquette”, deviamos finalmente chamar os bois pelos nomes, e falar no “Projecto Ricciardi”?

      • Digamos que o projecto roquette não passava dum projecto imobiliário que tinha como maior interesse os terrenos que o Visconde tinha deixado ao SCP e que o gajo da Herdade queria recuperar para fazer dinheiro… o “IA” veio depois, para sugar o sangue ao clube, e torna-lo “BESI-dependente”

  13. Temos de pensar no futuro:

    1) definir rapidamente o treinador principal

    Marco Silva a treinador principal, Litos a 1. adjunto, Venâncio a 2 adjunto, Schemeichel a treinador de guarda-redes, preparador físico italiano.

    2) definir de forma célere o plantel

    Marco Silva a treinador principal, Litos a 1. adjunto, Venâncio a 2 adjunto, Schemeichel a treinador de guarda-redes, preparador físico italiano.

    SCP 2013/14

    GR: RP (esforço justifica-se!!!), MB

    DEFESAS: CS, RE, OO, TI, S Vitoria, NR ou TF, Jeferson, Joaozinho

    MÉDIOS: Z, FF, ED, AM, Josué, H Viana, JM (alternando com a B)

    AVANÇADOS: B, AC, Bebe, WE, N Ghilas ou Suk, G Denis

    3) Estudar e aplicar partes das ideias defendidas no Cacifo – políticas de marketing, comunicacionais, de relaçao com outros clubes e com a FPF e Liga, de infra estruturas, de recursos humanos e redefinir o paradigma físico das nossas equipas!

    E, não esquecer, q NÓS SOMOS o SCP!

    😜

    SL

    • Esses gajos nao podem ser esquecidos…mt bom post. No entanto e uma vez q ja nao ha nada para lutar penso que tb (e ate para exemplo futuro) ha jogadores maus profissionais que devem ser chicoteados publicamente e q nao deviam ter direito a nada enqt nao sairem…penso ser importante para q jogadores e empresarios voltem a respeitar-nos…ah e espero q nao haja ferias pa ninguem!

  14. Vários carrascos….diferentes formas de morrer.

    1) godinho lopes

    Sentar o homem numa cadeira, torturá-lo de diversas formas (cortes cirúrgicos seguidos de alcool etílico, arrancar unhas, olhos, dedos…no fundo, desmembrar o filho da puta devagarinho e durante vários dias até o homem implorar por um tiro final….que será dado nos pés, nas mãos, por aí fora.)

    2) duque e freitas

    Estes dois são imortais. Têm mais vidas do que um gato e aparecem sempre depois de várias demissões, filhos da puta voltam sempre!. Como tal, a solução só pode ser uma: decapitá-los. Parece que é assim que se limpa o sebo a um imortal.

    3) ppc

    A este palhaço é um tiro no meio da testa, tipo sniper undercovered. O homem gosta de espionagem, parece-me merecedor de uma operação ultra-secreta com a finalidade de levar com um projéctil enquanto está, tranquilamente, a cagar o jantar.

    4) barbosa

    Com este é simular um atropelamento que o deixe com a capacidade motora de uma ervilha. Atenção, que um bocado mais forte e mata-se o homem, um bocadinho menos forte e ele fica só paralítico. Há que ser preciso de forma a deixá-lo um vegetal para deixarmos de ouvir todas as parvoíces que diz. Se o atropelamento não funcionar e deixá-lo só paralítico, é acabar o serviço cortando-lhe a língua.

    5) ricciardi e nobre guedes

    A estes gostava de os espancar até à morte com um taco de basebol. Só por divertimento. Acho que merecemos, depois destes anos todos nesta depressão.

  15. O problema é que eleitos pelos sócios, e contra isto foda-se.

    Agora é bom que esta época seja para não esquecer.
    Que se faça a merda da auditoria. Que se vá até às últimas consequências no apuramento da verdade, para que os sócios no futuro estejam mais alerta. Que se avance para processos-crime, e/ou que se divulgue os actos de gestão desastrosos.
    Isto é o passado.

    O futuro vai ser epicamente difícil.

    • O problema é que foram eleitos pelos sócios, e contra isto foda-se.

      Não é assim tão simples…

      Santana Lopes
      – 1995: lista única

      José Roquette
      – 1996: co-optação (e depois lista única)
      – 1999: lista única

      Dias da Cunha
      – 2000: co-optação
      – 2002: lista única

      Soares Franco
      – 2005: co-optação
      – 2006: contra Sérgio Abrantes Mendes e …Guilherme Lemos(?)

      Bettencourt
      – 2009: contra PPC …ou seja, efectivamente lista única

      Godinho
      – 2011: derrotado nas urnas mas empossado por via de “afinação”

      Os Sócios são “culpados” de não votar em Abrantes Mendes em oposição a Soares Franco… não me parece que se possa retirar daí grandes responsabilidades.

      Os Sócios são culpados, sim, por terem permitido este regabofe e por não encontrarem uma alternativa viável ao chamado “Roquettismo” (em rigor, “Ricciardismo”). Até ao dia em que…

  16. E estes são apenas os rostos visíveis desta geração “rasca” e oportunista! No meio do pântano ainda existem outros responsáveis pelo triste momento que vivemos.

  17. Mas convem tb nao esquecer os maus profissionais pagos a peso de ouro que tivemos ca este ano..Elias, Jefren, Adrien …mm com ordenados em atraso nao se tem a postura de merda que tiverem que prejudicou o clube e ate em ultima analise os proprios jogadores que desvalorizaram..Se esta maltinha vai de ferias na maior e passear-se nos carroes ja a partir do proximo domingo, penso que se perde uma excelente oportunidade de dar o exemplo de mostrar do que deve ser Sporting

    • Sim, na devida altura irão de férias. Depois, terás oportunidade de os ver em locais para onde nunca iremos. Não temos ferro para andar por esses sítios. Depois, uns voltam para o Sporting, outros partem para novos clubes. Sempre foi assim, qual será a diferença este ano? O BdeC? Nem penses nisso.

  18. Cherba, essa gente tem muita responsabilidade, mas em grande parte fazem o que lhes mandam. Não nos esqueçamos de olhar para cima e ver quem puxa os cordelinhos. Lá porque dão poucas entrevistas e tiram poucas fotos não é razão para os deixar cair no esquecimento.

    Nunca nos esqueçamos, por exemplo, desse Harry Potter da finança, desde 2006 a fazer desaparecer património e sobretudo dinheiro (para cima de 200 milhões dele), o incomparável, o inimaginável Eng. José Filipe “Nobre” Guedes.

    E nunca, mas nunca! esqucer que consentimos, durante quase 20 anos, que um só “senhor” pudesse agir como se o Sporting fosse o seu domínio feudal. Não nos esqueçamos do capo di tutti capi

    .
    .
    A nossa grande vitória esta época — e talvez a devessemos celebrar mais intensamente do que se tivessemos ganho o campeonato (com certeza mais do que as derrotas dos adversários…) — a nossa grande vitória, dizia eu, foi termos elegido um programa onde se inclui a auditoria à gestão de pouca vergonha destes últimos anos. Esperemos que sirva para ficarmos a conhecer, para além destes “cromos”, quem são os responsáveis pelo “estado a que chegámos”.

    Quando encerrarmos definitivamente este capitulo, não tenho dúvidas que seremos, todos, muito mais fortes! Força Presidente! Força SPORTING!!!

      • Foda-se tu já metes nojo ó manuel, baza daqui seu filho da puta CROQUETE e LAMBUÇAS, este blog é para Sportinguistas seu cogumelo podre.

    • Caro Leão,

      Sinto-me triste pelo epílogo desta época – porque até há um ano nunca pensei que fosse possível chegar a este ponto, e porque o que aí vem torna mais difícil transmitir um ideal a um filho que começa a despertar para o futebol.

      Mas também menos triste do que até há um ano pensei que me sentiria numa situação destas – porque comecei a antecipar este desfecho a meio da época, mas sobretudo porque esta foi a época em que o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL voltou a ser NOSSO.

      SL

      • Dasse…criticamos os de Carnide por adoptarem as tácticas mafiosas do fóculporco, pela completa ausência de fair-play de porco e benfas, e por uma série de outros procedimentos indignos, e agora vamos fazer o mesmo? Mas é isto que querem para o Sporting? É assumirmos que somos diferentes e depois tentar partilhar a gestão do esgoto?

  19. Que estas 2 últimas épocas sejam um exemplo.
    Deixe-se de brincar ao futebol e que de uma vez por todas:

    – Os Sportinguistas se unam em torno de um projecto;
    – Que esse projecto seja alicerçado em pessoas competentes (se o paços consegue…)
    – Que se deixe de arranjar desculpas para as derrotas

    Ps: o jogo de ontem mostrou mais uma vez que Jesualdo não é treinador para o futuro (que jogo horrivel!!)…e que carrillo é talvez dos gajos mais irritantes que vi jogar.

  20. São mesmo estes os rostos e os nomes dos bois que nos conduziram a este momento.

    Mas, de um ponto de vista pessoal, conseguiram uma outra coisa: tenho 30 anos, 30 anos de Sportinguismo. Como a maioria de nós, sempre vi nas derrotas dos lamps um motivo de satisfação. Pequena ou grande satisfação, não interessa: eu queria era ver o benfas levar na peida.

    Nos últimos anos, a nossa atitude subserviente em relação aos terroristas do clube do putedo e corrupção, nomeadamente os negócios moutinho e izmailov, mudou-me a perspetiva e, mais grave, o sentimento. Fizeram com que ontem, quando os corruptos marcaram o golo que muito provavelmente lhes vai valer o campeonato, eu tenha ficado genuinamente com pena do Jesus. Queria, pelo menos desta vez, que os lampioes ganhassem a merda do campeonato!

    E isto é algo que não consigo perdoar a estes bois…

  21. quando aparece aqui o paulo pereira cristovao ou alguem enviado por ele a dizer q c/ os jogos de bastidores as coisas seriam melhores, e mais 2 ou 3 artistas q defendem atitudes como as de ontem no dragao em q se agridem jornalistas gratuitamente como exemplos a seguir para o sporting, eu só tenho uma coisa a dizer: MUDEM DE CLUBE. como adeptos do porto vao ser muito mais felizes.

  22. BRUNO AZEVEDO DE CARVAÇHO – Como presidente, conduziu o SPORTING à pior classificação de sempre. Esta medalha já ninguém lhe tira! Essa é que é essa!

  23. Temos é de perceber bem porque foram eles eleitos. Para que não se repita. Agora sabemos que eles foram dirigentes desastrosos, mas isso significa que os debates para as eleições nos deram (aos sócios, não a mim porque não votei neles) uma imagem absolutamente errada do que eles realmente queriam e podiam. Isto é muito grave, porque quer dizer sem rodeios que os sócios se deixaram enganar, com consequências desastrosas para o clube. Até que ponto têm as entrevistas, debates e promessas conteúdo para avaliação dos candidatos? Até que ponto não é o voto apenas um reflexo de um conflito geracional? Como um todo, os sócios do Sporting tiveram exactamente o que merceiam e queriam porque a aldrabice estava toda à vista para quem quisesse ver. Mas é preocupante ver como os sócios foram ingénuos.

  24. Cherba eu entendo que não podias por as imagens de todos os ladrões destes ultimos 20 anos, mas a do Roquette não podia faltar aí…

    Mas Sportinguistas falhar a Europa e ficar na pior classificação não é o fim do mundo! Acreditem que isto é pelo melhor, pelo menos é o que quero acreditar. Se BC realmente puser o clube livre dos ladrões e a criarmos um clube à la Dortmund, mas com as caracteristicas próprias do Sporting, não terei problemas nenhuns em assumir os falhanços desta época.

    Como já disse no passado, é preciso calma e paciência.
    Força Sporting e animo Sportinguistas!

  25. Foda-se, caguem na “pior classificação de sempre”, quem é que não estava à espera de um desfecho semelhante há uns meses atrás?!

    É certo que com arbitragens LIMPAS tínhamos mais 6 pontos pelo menos (benfica e paços) e dava perfeitamente para acabar em 5º e ir à Europa.

    Não deu, não deu paciência. Iamos lá fazer o quê também? O próximo ano é o ano zero, é o começar de um Sporting que prevejo ENORME no futuro, estou-me cagando para a participação da liga Europa, já estivemos nessa competição uns 5 anos seguidos e já chega… A nossa competição é outra, é a Liga dos Campeões.

    Próximo ano, menos jogos, mais concentração e menos deslizes de uma equipa jovem e que saberá à partida que o campeonato é o que importa.

    VAMOS CARALHO!

    • Boa onda! O nosso objetivo e mm esse…Champions! o Resto que se foda e quem se puser na nossa frente é para lhes passar por cima sem do nem piedade!! E mais nada!

  26. Faltam, por “mérito próprio”, a Troika, a verdadeira Tríade que destruiu e minou o Sporting!

    Obviamente:

    JM Ricciardi, alias, o “Riccinho”, ou mais conhecido pelos croquetes como o “IA”, com capacidade para redigir louvores à gestão do Cotonete para depois vir criticar essa mesma gestão. A amnésia é fodida… com certeza também se esqueceu de declarar os milhões que ganhou no IRS apenas por… esquecimento!;

    “Nobre” Guedes, alias, o “Alquimista”, engenheiro químico especializado em delapidar patrimónios através de complexas fórmulas químicas…

    e por último, o mentor, o cabecilha deste seita toda:

    José Roquette, alias, “Big Daddy Croquette”… O maior traidor que alguma vez o Sporting viu, camuflando-se de descendente do Visconde. Um traídor que apenas quis uma coisa: reaver os terrenos que o seu Avô (?) deixou ao Sporting e ganhar dinheiro à conta disso.

    Desde 1 de maio de 2011 que venho ao cacifo… e já desde esse dia manifestei o meu repudio por ter havido sportinguistas a deixar-se enganar por um albergue espanhol, pelo saco de gatos que apenas pretendia beneficio em causa própria, sem olhar a meios!

    Muitos mais haveria, entre mercenários, vira-casacas e bajuladores (ainda andam lá uns) e afins, mas os principais estão identificados!.

    PS: Cherba, caso possas, sugeria-te que colocasses as imagens acima e a deste três sujeitos com uma moldura a dizer “WANTED!” na entrada do cacifo, para não serem NUNCA esquecidos pelos “bons trabalhos” executados…

    O “louvor” e o “mérito” a quem o merece…

  27. http://pt.wikipedia.org/wiki/SL_Benfica

    DADOS GERAIS

    Fundação: 28 de Fevereiro de 1904
    SAD: 10 de Fevereiro de 200085
    Número de sócios: Cerca de 245 000
    Estádio: Do Sport Lisboa e Benfica – Popularmente conhecido como Estádio da Luz, Inferno da Luz, Catedral da luz. Desde 2013, o Estádio passou também a ser conhecido como Capela da Luz.

  28. Adeptos
    Em Portugal, existe uma forte base de portugueses que dizem ser adeptos ou simpatizantes do Benfica (cerca de cinco milhões).93 Quase todos os municípios de Portugal têm a sua própria Casa do Benfica.93 As Casas do Benfica também podem ser encontradas em muitas cidades de países de todo o mundo como Andorra, Angola, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Cabo Verde, Inglaterra, França, Alemanha, Guiné-Bissau, Luxemburgo, Macau, África do Sul, Suíça e Estados Unidos.93 O Benfica tem uma base de fãs em todas as regiões de Portugal93 e um total de 14 milhões de adeptos pelo mundo.93 94 95 Os adeptos do Benfica frequentemente denominam-se de benfiquistas ou “limpinhos”, a fim de mostrar a sua dedicação ao clube.

  29. Estruturas [editar]

    Estádio da Luz [editar]
    Ver artigo principal: Estádio da Luz

    Vista exterior do Estádio da Luz.
    O Estádio da Luz, oficialmente chamado como Estádio do Sport Lisboa e Benfica, é um estádio de futebol situado em Lisboa, com capacidade de 65 400.110 Foi inaugurado a 25 de Outubro de 2003, num jogo entre o Benfica e o Nacional de Montevideo do Uruguai, sendo a partida vencida pelo Benfica por 2–1, com dois golos de Nuno Gomes.111 112 É também conhecido como “A Catedral” pelos adeptos benfiquistas.110 O termo Luz refere-se, à paróquia da Igreja de Nossa Senhora da Luz. Desde 2013 passou a ser popularmente conhecida como a “Capela da Luz”, designação que vem de uma arbitragem nele realizada no derby Benfica- Sporting.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/SL_Benfica

    Um trabaho limpinho!

  30. Posturas para refletir de como uma instituiçao se dá ao respeito e joga com o seu peso institucional:
    “”Espero que tudo corra bem. Tudo faremos para que isso aconteça embora haja alguns incendiários por aí espalhados que não têm nada a ver com o futebol. A caminho daqui ouvi uma entrevista do António Mexia [presidente executivo da EDP], na Antena 1, que formulou o desejo que o Benfica vencesse o campeonato porque era bom para o país e para o PIB. É lamentável uma atitude destas”, disse Pinto da Costa, citado pelo “Record”.
    Pinto da Costa acrescentou que “os portistas não esquecerão estas palavras. Tudo farei para o FC Porto tenha uma alternativa à EDP enquanto ele lá estiver. Fica aqui o meu lamento”.

    O Pinto da Costa é 1 porco, mas que defende intransigentemente o seu clube …depois nao se admirem que eles ganhem!!

  31. Ate que enfim que vejo um Presidente do Sporting a levantar-se a comemorar um golo com o fervor como vi agora na RTP!! Isto é o Sporting!
    Como veem está lá Bdc e o Inacio…espantoso , nao e?! O socio 4700 e tal afinal acompanha o clube ate no futsal…será que os mentecaptos tb vao dizer que o Inacio está ali para tirar o lugar de treinador do futsal?? Ou sera que ja conseguiram meter na cabeça que finalmente temos sportinguistas de coraçao verde á frente do clube???

  32. O blogue Pantominocracia (23 de Março de 2013) forneceu interessantíssimas informações sobre Bruno de Carvalho. Pesquisei na internet e, dentro do que é possível, confirmei a veracidade.

    “Nome Completo: Bruno Miguel Azevedo Gaspar de Carvalho (NIF: 202286983)
    Registo Empresarial:
    – GLOBAL TRUST – CONTABILIDADE E SERVIÇOS DE GESTÃO, LDA (508039827) ? Dissolvida
    – BRILHANTE PLATEIA, LDA (509021611) ? Constituída em 09/2011 encerrada em 12/2011
    – POLIBUILD – CONSTRUÇÃO CIVIL, LDA (505441470) ? destituído da gerência em 2010/01/18
    – SOLUÇÕES ATELIER – CARPINTARIA MECÂNICA E REMODELAÇÕES GLOBAIS, LDA (504821563) ? Insolvência
    – FULL BALANCE – CLÍNICA DE SAÚDE E BEM ESTAR, LDA (508039819) ? Dissolvida
    BRUNO CARVALHO II, REVESTIMENTOS, SOLUÇÕES DE INTERIOR E REPRESENTAÇÕES COMERCIAIS, LDA (508090261) ? Dissolvida
    SOCCER FANS – ACADEMIA DE FUTEBOL, UNIPESSOAL, LDA (508904897) ? Dissolvida
    SOLUÇÕES ATELIER LDA (508837073) – Em funcionamento”

    O “curriculum” é deveras interessante pelo sucesso empresarial que “o” Bruno revela! Estejamos atentos, senão o tipo ainda dissolve o Sporting!
    A minha esperança é que o Pinto da Costa foi um empresário que fracassou na área dos electrodomésticos… e brilhou no futebol!

    • Aparentemente foi ele que evitou a dissolvência do Sporting caso o Godinho lá tivesse continuado.

      Quem és tu e ao que vens aqui com esta merda econversa pré-eleições?
      Quem é que te paga para voltares a ir buscar esta merda novamente?

  33. AI ESTÁ O PRESIDENTE PARA RECEBER A TAÇA EM FUTSAL!!!
    Que grande ambiente se respira no Futsal do SCP! Muita camaradagem!
    Parabéns aos nossos atletas e dirigentes da secção de futsal!

    • O Zezito parece um garoto a festejar!
      Muito bom ter os grandes Sportinguistas no seu lugar!
      E ver um presidente a festejar com as vitorias como um “doidinho”… Foda-se, que diferença! Habemus SPORTING! Lá chegará a nossa hora.
      Estamos mais perto de retomar o nosso caminho…

  34. Muitos Parabéns aos nossos bravos Leões do futsal. Espero que consigamos manter esta qualidade no resto do campeonato que ainda está por disputar.

    Como disse o Bruno de Carvalho, é um orgulho ter estes jogadores que vestem a nossa verde e branca.

    SL

  35. Bravo ao nosso grande presidente, este sim um verdadeiro leao, da prazer ver alguém que vive o Sporting assim!

    Vamos Sporting, unidos rumo a conquista do campeonato. Este ano limpamos tudo :D

  36. Nada de novo. Não vi o jogo mas parece-me natural a conquista da taça. Somos, de longe, a melhor equipa de futsal do país, resta saber se esta é a melhor equipa de sempre nesta modalidade Para mim, é.

    Ganhámos a taça e vamos ganhar o campeonato. Com toda a tranquilidade.

  37. para todos os ansiosos em reformar o avô para a semana já se saberá se ele fica ou não.

    p.s. ó paulo pereira cristovao, já que hoje resoves te tirar o dia para andar por aqui diz uma coisa: já encontras te a maddie? e a tua filha gosta do movel da kitty q o sporting pagou? e por falar nela quem tem pago agora a pensao à tua ex.?

      • Não, nunca me fizeram trocadilhos com esse apelido…
        Vês como estás errado, tal como com o Nenê, o little john e o Lobo…

      • Fonix, então têm falta de originalidade! Estou a brincar vá não leves a peito!

        Epa, isso são opiniões. Não me apetece falar mais do Ricky, espero só que consiga apanhar o Meyong na lista de melhores marcadores neste jogo com o Beira-Mar e que tenha sucesso lá no Olhanense de Inglaterra.

        Quanto ao Nênê, sairia bem mais barato que Bojinov, Ribas ou Pongolle. É que o Sporting não tem dinheiro para gastar, tens que perceber isso.

        O Joãozinho é uma pena ter uma margem de erro tão curta, não lhe perdoam uma falha sequer. Ontem esteve impecável. Mas se sofrêssemos golo a culpa seria dele mesmo que o cruzamento tivesse partido do lado oposto.

      • Falta de originalidade? Sem Paio… Sampaio… convenhamos que não prima pela originalidade mas vá lá…

        Quanto ao Nenê… Imagina lá o que o gajo não deve ganhar no Cagliari… além disso, depois de sair do Porco C, nunca mais se viu a fazer nada de jeito… Do que li, nos últimos 4 anos facturou – 8, 3, 1 e 6 golos na Série A de 2013. Lembra-te alguém estes números?! A mim lembra… Postiga!

        Obviamente que não temos grande dinheiro para pagar, por isso temos de ir buscar jogadores nacionais em destaque (Josués, Vitores, Stevens Vitórias, Jeffersons, Ghilas (este mais carote, mas acho que justificava), etc…) ou procurar em mercados menos caros (Allô, prospecção… Africa aqui tão perto, por exemplo, America do Sul/Central, países de leste da europa (evitar antiga ex-Jugoslávia que os gajos vem de lá meio marados e russos),…).

        Quero acreditar que esta época vai ser bem trabalhada e que vamos ter equipa para lutar pelo acesso à CL, que, salvo erro, em 2014/15 tem 3 entradas directas…

        Apostas caseiras e compras cirúrgicas… com margem de erro reduzida. Temos a base já trabalhada em casa… é só fazer acertos e despachar os excedentários, sobretudo, os Bojinovs, os Elias e tantos outros…

  38. E ainda levantou o caneco com a equipa toda à sua volta!
    Foi festejar para o meio da claque. Isto sim, um presidente que se infiltra em todos os meandros do clube.

    Pintou a manta toda hoje :)

    SL

  39. Não deixa de ser engraçado num post que culpam e bem outros presidentes pela classificação deste ano(para mim principal culpado GL) não associem tambem mais uma conquista do FutSal. Ou essa deve-se ao merito de BdC.? Ele bem andava agarrado a taça como se tivesse tido alguma influencia na construção da equipa.
    Enfim já vi como vai ser quando corre mal culpamos as anteriores direçoes.

    • Talvez seja melhor pensares que não foi também o Godo o responsável por este sucesso, mas sim toda a estrutura de futsal, montada há largos anos e que nos tem dado alegrias atrás de alegrias.

      Obra dos jogadores, como Benedito, Alex, Deo, João Matos, Zezito, João Marçal, Gonçalo Alves (também!), Bibi, Cristiano, Israel, Paulinho, Cary, Japa, etc, etc.

      Obra dos treinadores (beto Aranha, Paulo Fernandes, Orlando Duarte e agora Nuno Dias, bem como todos os da formação).

      Mas principalmente obra dos dirigentes Miguel Albuquerque e Carlos Vaz que ao longo dos anos lideraram o projecto.

      Godo?
      Deixa-me rir…

  40. Queres “branquear” a imagem dos teus queridos? Nem pensar. O mal que eles fizeram foi tanto e tão grande que não é uma conquista no futsal que vai limpar isso. Nada vai limpar isso. Serão, para todo o sempre, os gajos que acabaram com o clube.

    O inacreditável é otários como tu a defenderem gajos como o godinho.

  41. Virando a agulha para a epoca que vem e queria por á consideraçao dos cacifeiros:
    Penso é preferivel ter Edinhos que façam o desafio da vida deles jogar no Sporting do que ter fdps como Elias que custam 8 M€ e andavam arrastar o cu e a ganhar o belo ao final do mês.
    Acim de tudo precisamos de jogadores e homens que façam do Sporting a sua vida e se conportem com o Esforço , Dedicaçao, Devoçao para que possamos a atingir o que queremos: A Gloria!

    Viva o Sporting Clube de Portugal!

    • Não me importo de ver Edinho no SCP. É um nome que até me agrada e está dentro daquilo que pudemos pagar. Tem provas dadas. Preferia no entanto o Baba se possível ou o Nene do Cagliari que termina contracto este ano. Mas o Ghilas, esse tem que mesmo vir para o SCP e o Wilson Eduardo tem que regressar.

      • Eu também achei estranho… ele à gajos que eu não entendo! Mas prontos é assim a vida cada um com a sua maneira de ver … há que respeitar!
        Mas que ele merecia que lhe deitassem o Blog a baixo… merecia!!! :)))

      • Gozar com o Benfica é enxovalhar o Sporting??? Really?? Fdx…
        Se o gajo ainda dissesse que gozar com o Benfica nao esconde a vergonha que tem sido o Sporting ainda é 1 coisa…nao me esqueço do que nos fizeram 04/05 ..Que se lixe o Carnide!!

  42. Eu não festejei ontem a vitória dos corruptos… Talvez por ser do Distrito do Porto seja mais sensível aos porcos…
    Deteste-os!

    Mas, acima de tudo sou do SCP!

    E, sim, estou-me nas tintas para as gaivotas e os corruptos!😠😠😠

    Um adepto do melhor clube tem de ser sempre superior e IGNORAR, apenas Desprezar e nada MAIS – festejar os falhanços deles nunca!😠😠😠

    😜SL

    • Ganda Malha!!! La esta..o Sporting este ano foi uma vergonha mas um gajo nao pode deixar de se rir com este video.. ontem era so lampioes emproados á tarde, quando marcaram pareciam donos do mundo e depois….a senhora hungara é que sabe!! :D

    • «Gozar com o Benfica é enxovalhar o Sporting»

      Escrito pelo perfil Winston Smith (Forumscp.com)

      Hoje atingimos a pior classificação de sempre na nossa história. Para além de termos ficado fora das competições europeias, conseguimos a proeza de não figurar, sequer, entre os sete primeiros lugares da tabela classificativa a uma escassa jornada do final deste campeonato.

      No entanto, mais do que carpir as mágoas e pensar no futuro, os sportinguistas parecem preocupar-se essencialmente com o facto do Benfica aparentar ter perdido tudo na recta final do campeonato. E a situação torna-se mais caricaturesca quando temos a percepção que o percurso do Benfica, por terras lusas e estrangeiras, foi marcado por inúmeras vitórias e presenças em finais. Ou seja, o Benfica não tem razões para ser enxovalhado: fez uma época absolutamente excepcional.

      Pelo contrário, nós fizemos a pior época de sempre. Se o Benfica tem razões para se sentir envergonhado, então no nosso caso não há outra solução senão efectuarmos um lento hara-kiri com uma espada de madeira. Não temos absolutamente nenhuma moral para apontar o dedo e gozar como um menino traquinas da primária.

      É verdade que o Benfica é o clube mais arrogante de Portugal. É verdade que, na zona de Lisboa, o ar torna-se mais irrespirável a cada vitória benfiquista. O asfalto cede e cada passo representa um esforço hercúleo directamente proporcional à quantidade de benfiquistas que nos rodeiam dada a quantidade de soberba presente na verborreia que proferem.

      Porém, os sportinguistas do Porto sentem exactamente o mesmo. E mais: têm razões para este sentimento que vão muito para além de uma rivalidade histórica. Têm razões actuais, justificadas pela razão e pela realidade. O Porto, nas últimas décadas, foi o verdadeiro rival do Sporting, roubando-nos inúmeros jogadores e títulos. O Porto, no pior período da nossa história – o actual – agiu como um abutre, vindo comer a carcaça gasta do leão para encontrar no interior do nosso estômago jogadores como Moutinho e Izmailov. O Porto contratou um avançado sem joelhos apenas para nos atingir onde mais dói: no orgulho e história.

      Para além disso, o Porto tem sido um exemplo de incorrecção futebolística. Os casos são vários e documentados no maior arquivo de vídeos da humanidade. Qualquer pessoa pode aceder e ver por si a narrativa abjecta dos últimos 20 anos, que muito nos prejudicou e contribuiu para o actual estado de coisas.

      Nesta senda do anti-benfiquismo acéfalo, quero também relembrar uma coisa: o único clube que ficaria verdadeiramente a ganhar com o desaparecimento do Sporting é o Porto. O futebol tornar-se-ia bipolarizado e seria uma guerra entre Norte e Sul, como Pinto da Costa tentou sempre que fosse. E mais: os adeptos do Sporting, rejeitando o vermelho, iriam sempre torcer pelo Porto. Talvez até os filhos fossem portistas e, com isto, aumentassem o número de adeptos.

      Posto isto, hoje senti vergonha de vários adeptos serem do mesmo clube que eu. Senti vergonha de festejarem a vitória do clube que, nos últimos trinta anos, mais mal nos fez. Senti vergonha de não sentirem vergonha pelo afastamento da Europa, que levou a terem a capacidade de enxovalhar o Benfica numa época como esta, dando-lhe uma importância que não tem (ou que não deveria ter).

      Se queremos ser grandes, temos que pensar como grandes. E hoje pensámos como adeptos de um clube pequeno, satélite do Norte, festejando o campeonato de um rival em detrimento de outro.

      O anti-benfiquismo, hoje, tornou-se mais importante que o Sporting. Um dia que nunca mais irei esquecer e dos mais negros da nossa história recente.

      Fonte: Cortina Verde.

      • Antes de entrar no Facebook já esperava a conversa que se está a passar por aqui: benfiquistas tentarem esquecer as suas mágoas ao atacarem os Sportinguistas.

        Os argumentos eram tão óbvios. Vamos vê-los dizer que:
        – Nós nem à Europa vamos;
        – Para nos preocuparmos com o nosso lugar a meio da tabela;
        – Que o nosso clube é o anti-benfica;
        – Que festejámos como se fosse o Sporting a ganhar o campeonato.

        Eu digo: não, não vamos à Europa. Tivemos a nossa pior classificação de sempre. O meu clube é o SPORTING. Mas SIM, sinto-me um campeão e festejei a vossa derrota.

        Ainda que o campeonato ainda não tenha acabado, e admitindo a hipótese de nova reviravolta, que pode acontecer, sinto-me um campeão na arte que é aturar lampiões o ano inteiro. Esses seres mesquinhos que, mesmo sem terem ganho nada, passaram o ano a gozar com os outros. Muitas foram as bocas que eu ouvi, as ligações partilhadas no meu mural vindas de páginas anti-Sporting, SMS’s a gozar, etc.

        Tive de ver amigos, conhecidos, comunicação social, jogadores, equipa técnica, dirigentes… tudo a cantar de galo. O ANO TODO! A estragarem Património Nacional. A dizerem que neste mês iam 4 vezes ao Marquês de Pombal, festejar.

        Portanto, sim, hoje, ao ver-vos chorar baba e ranho e virar as atenções para o Sporting (agora já interessa), sinto um gozo tremendo. A essa gente que me chagou o juízo o ano inteiro, espero que colham o que semearam. E que no final o chupem e continuem a chupar!

        P.S: esta mensagem é destinada só a lampiões e não aos poucos benfiquistas que conheço. A esses, acabo por estar solidário porque também já senti como é fodido perder assim.

      • Esse gajo é um autêntico bartolo.

        Se ele ficou contente ou triste com a derrota do benfica é com ele… Agora todo o sportinguista tem que reagir da mesma maneira a resultados alheios?

        Se ele não vê o benfica como rival e até acha graça a ser constantemente rebaixado pela comunicação social deste pobre país é com ele. Eu não gosto. Se ele gosta de ser gamado forte e feio à Capela e depois levar com hipocrisia a semana toda a seguir ao jogo é com ele. Eu não gosto. Se ele gosta de ser um moralista de merda é com ele. Eu não gosto.

        Ele agora que vá apoiar a equipa portuguesa nas competições europeias. Certamente é desses “patriotas”. Triste de merda.

      • Sou Sportinguista que até me pelo…
        E gozo com os lamps as vezes que quiser… E como eu me rí no sábado!
        Foi “à Hungara”, como atesta o video mais acima…

        E ainda me vou rir mais esta semana… “Ai, Jasus!!!”

  43. gostava de ver o SCP construir uma equipa em redor destas contratações:

    – Germán Gustavo Denis.

    – Vincenzo Iaquinta.

    -(Gilardino seria uma aposta fantástica mas talvez muito caro.)

    O resto era apostar em jogadores com contrato com o clube, formação e equipa b.

    Fazer duas contratações de peso e fechar.

    • Saídas:

      jeffren
      rojo
      Khalid
      Adrien
      Schaars
      Labyad (para o ano passará a ganhar 2 milhões/ano).
      Carrillo (proposta de 10 milhões ou superior).

      Mandar embora todos os emprestados que andam por aí a passear, com excepção de A. Santos, Turan, Salomão, Eduardo e Nuno Reis que passariam a integrar o plantel principal.

  44. Bom, vocês têm noção que a próxima época vai ser ainda mais dificil que esta, não têm?
    Peço a todos as maiores das paciências… coisa que não aconreceu este ano.
    Não estou a contar ir à Europa na próxima época, vocês estão?
    Quero é trabalho, humildade e acima de tudo começar um futuro que não repita os erros do passado.

      • Sem dúvidas…
        Esforço, dedicação e devoção!
        A almofada dos adeptos e sócios cá estará para amparar os nossos… assim eles o mereçam!
        Não há cá meninos de colo… Responsabilidade a 100%, implica apoio a 100%!
        Os Sportinguistas sempre foram reconhecidos a quem os defendeu com honradez e seriedade…

        Venha de lá a nova época…

    • Tenho alguma dificuldade em acreditar que os sportinguistas sejam capazes de ter essa paciência… Agora está muito na moda falar-se do Borussia como exemplo do que pode vir a acontecer com o Sporting. Mas no Borussia houve calma e serenidade. A equipa andou lá pelo meio da tabela até a coisa endireitar, e não foi por isso que a casa caiu. Aqui, com o sangue latino que nos corre nas veias e uma certa bi-polaridade sportinguista, penso que se as coisas correrem mal vai treinador, vai presidente, vai tudo. Eu espero que NÃO. Estou e estarei sempre com a equipa, presidente e projecto. Espero o que for preciso para voltarmos a ser o que fomos, porque acredito que esta direcção está a fazer um trabalho sério e que vai erguer-nos de uma forma sustentada.

      • Antes deste Presidente vinhas aqui todos os dias cheio de vontade de partilhar o teu Sportinguismos?
        Faz toda a diferença a mobilização da massa Sportinguista!
        Havemos de colher os nossos frutos!

    • Pois Jusko, esse é o meu maior receio, quando leio que para o ano vamos lutar pela CL, etc.
      Pior que este ano não é possível, melhor é obrigatório, mas vamos (MESMO) ter que construir uma equipa, para lutar com clubes que já fizeram esse trabalho – e alguns têm-no feito exemplarmente.

      Não me tenho pronunciado quanto a (hipotéticas) contratações porque acho que mais importante que essas contratações é o aproveitamento que fizermos do que temos – ninguém está nunca acima da crítica, mas enquanto adeptos acho que o melhor contributo neste momento são a confiança e o apoio à equipa.

    • Jusko, eu acho que temos de pensar que só podemos perder pontos para Porto e Benfica e eventualmente Braga, o resto temos obrigação de ganhar, equipas com o orçamento do Paços e do Estoril fizeram o que fizeram este ano, então nós também temos de conseguir com um orçamento reduzido os objetivos mínimos…

    • Tal como acontece com o Beetlejuice, tens que escrever Krpan 3 vezes seguidas para ele aparecer, ou então…

      Ó KRRRRRPAAAAAAAAAAAAN!!!…..

      ÓÓÓÓ KAAAAAARRRRRRPAAAAA!!!…

      Ó FLOOOOOOOP FUTEBOLÍSTICO!!!…

      • Foi um “mind-game” pra ver se ele aparecia mais rápido!

        Krpan foi…é…e será sempre um craick!

        PS. Um gajo escreve no Tutube Krpan e…nicles!!!!
        Escreve-se Krpan Sporting e…double nicles!!!!

        TUDO A BOICOTAR O YOUTUBE E A SÉRVIA CARALHO!
        AQUELA MERDA É GERIDA POR UM LAMPIÓNICO MONTENEGRINO!!!!

  45. O GR sobre qual falei aqui há pouco tempo, para a próxima temporada, de forma a dar competição ao Rui.

    Titular agora contra o PSG, pelo Lyon.

    Anthony Lopes, mas penso que já renovou por 3 anos com o Olympique.

  46. Não sei, jusko. Ou melhor, difícil será sempre. Só não concordo com a nivelação que fazes por baixo.

    Tenho para mim (à muito tempo) que temos uma geração fantástica que produziu talentos acima da média em quase todos os sectores do campo. Não partilho da tua opinião. Só com os miúdos e a manutenção de alguns já cá estão (Patrício, Rojo, Rinaudo, Labyad, Carrillo, Viola e Capel) temos qualidade para atingir a Champions. Mesmo que estes saiam, temos alternativas com potencial para serem bons jogadores como Ilori, Dier, Fokobo, King, Zezinho, João Mário, Esgaio, Bruma, Rubio, Betinho e Etock. Ainda temos Wilson, André Martins, Cédric. E estão na calha Chaby, Tobias, Iuri Medeiros (tenho particular fé nestes três).

    O que falta mesmo é um treinador. Este será o ponto chave que determinará o sucesso ou insucesso da próxima temporada. Um bom treinador, fará evoluir todos esses jovens. Um mau treinador, não.

    Precisamos, antes de mais, tirar da cabeça as ideias pré concebidas tipo “são demasiado jovens”, “não estão preparados”, “têm de crescer”, por aí fora. São os que temos e, felizmente, não são nada maus. É promovê-los mais rapidamente do que o normal, começarem a habituar-se a um nível de treino de Primeira Liga e rapidamente estarão em condições de competir. Daquilo que já vi, recuso-me a aceitar que os nossos meninos são inferiores aos Zé Maneis e os Tonys cá do burgo. Podem ter menos experiência e menos capacidade física. Mas para isso é que há treinos. Porra, o Ajax não tem qualquer problema em colocar no plantel principal jovens de 16, 17 e 18 anos. E é tri campeão holandês. É esse o caminho. Aliás, tivemos a prova disso este ano. Quando estavam os “habitués”, estávamos a lutar para não descer. Quando mandámos os jovens lá para dentro e estabilizámos um treinador razoável, arranhámos a Europa. Agora imagina a próxima época com um treinador porreiro e protegido pela direcção. O céu é o limite.

    • Sá, eu faço a nivelação por baixo, porque o peso da camisola do Sporting é monstruoso. Pega no plantel do Paços ou Estoril. Mais a equipa técnica. Agora veste a mitica a essa gente… O que achas que acontecia?
      Eu dou de barato que temos muita qualidade na formação, mas falta tanto para serem jogadores de futebol. Veja-se o Bruma. Inegável talento.
      Quer mais de 350/ ano. Tá tudo maluco?? Para isso precisava de levar a equipa às costas. Até pode vir a fazê-lo daqui a 2 ou 3 anos, mas agora…
      Falta alguém que incuta uma fortaleza psicológica naqueles miudos todos.
      E concordo contigo, falta um treinador. Será esse treinador o Jesualdo. Fez ele por merecer uma epoca inteira.
      Parte de mim diz que sim. Outra parte acha que seria melhor um treinador que pusesse na area adversária 5 jogadores em todas as jogadas de ataque.
      Mas para isso temos de ter as bases de betão. Coisa que não temos e vão demorar a conseguir.
      Precisamos de um treinador que esteja preparado para não ganhar. Qualquer Marco Silva da vida vem para o Sporting para ganhar, porque quer ganhar. Não está preparado para não o fazer. Veja-se o Paulo Sergio.
      O Jesualdo está preparado para não ganhar. Pelo menos penso que está.

      • Percebo o que tu dizes, mas não concordo. Uma coisa somos nós, adeptos. A nós é exigida a paciência. Nós é que temos de estar preparados para não ganhar. E isso é um exercício doloroso mas que temos todos de o fazer.

        A equipa, não. A equipa tem de ter um treinador preparado para ganhar, que tenha a ambição de ganhar sempre, que jogue para ganhar e que incuta a palavra “vencer” todos os dias, em todos os treinos. A exigência aos jogadores tem de ser sempre a vitória, ou no mínimo, dar tudo por ela. Somos o Sporting e seja com miúdos ou com graúdos, com cepos ou com Messis, com Mourinhos ou com forcados…..tem de se construir uma mentalidade vencedora.

        Quanto aos resultados, estaremos cá nós para acatar aquilo que vier e, da minha parte, aceitar as derrotas e empates que farão, naturalmente, parte do percurso.

      • Pois— aqui temos um dilema, mas que será para o treinador que ficar/for escolhido e por um presidente que elegemos e confiamos!
        Se é para retirar pressão sobre os miúdos… pode funcionar e assim aliviar o peso da camisola!
        Mas acredito que a estes miúdos, como o é desde que entram para o Sporting com 12 anos, incutido o espírito de vitória em todos os jogos!
        Por isso estamos no bom caminho de certeza absoluta!

  47. BdC é o Presidente.

    Esperemos que tenha sido a maior vitória do Sporting este ano.

    Olhar para o passado (e já estou cansado de o fazer), só vale a pena se servir para atribuir responsabilidades judicialmente.
    Aguarde-se pois a auditoria, e a denúncia de eventuais crimes financeiros, com responsabilizações concreta. E fiquemos calados até lá, pois já nos começamos a parecer com comadres de vão de escada. As especulações já cansam, e abundam, agora o que interessa é o factual, no que a este tema diz respeito.

    Vai-se seguir o ano zero. Será em princípio zero em títulos (convém falar claro), mas também em termos do regresso futuro à nossa real dimensão desportiva, e se for o caso vai ser um ano bom!

    O BdC tem crédito ilimitado. De confiança. Esperemos que tenha também sucesso, para o bem de todos nós. A prazo, porque Roma e Pavia….

    Acima de tudo, vamos virar-nos para onde interessa: o presente e o futuro. Porque este revivalismo masoquista já enjoa. E não serve para nada.

    • Placebo, concordo inteiramente quando dizes que a grande vitória da época foi a eleição do Bruno de Carvalho. Para mim, também tem crédito ilimitado. Por uma razão muito simples: porque tenho absoluta certeza de que, se as coisas correrem mal, ele terá sempre dado tudo de si para que corressem bem. É exactamente a diferença entre uma equipa de futebol que perde mas deu tudo (não conseguiu mais por incapacidade) ou uma equipa que perde porque se esteve nas tintas e nem a camisola suou. O Bruno sua o fato e tem esse crédito, tem de ter. Só espero que os outros adeptos assim pensem também e que nos permitamos ter, no mínimo, estabilidade directiva. Sem ela, não há volta a dar.

  48. Por outro lado, há que dar os parabéns aos mesmos pela criação e bela campanha da equipa B. E pelo fantastico trabalho no futsal!

  49. Onze base da próxima época:

    ——————————Boeck——————————
    ——–Dier…………………Illori————Burdisso———-
    ——————————-Fito——————————–
    Esgaio———————A. Santos——————-Turan
    —————————A. Martins—————————-
    ——————-Denis——————Iaquinta————–

    Treinador: Bielsa.

    • Rui Patrício
      Esgaio, Ilori, Oguchi, Jefferson
      Zezinho, Dier, Josué
      Bruma, Denis, Bebe

      Boeck,
      Cedric, S Vitória, T Figueiredo, Joaozinho
      Fokobo, J Mário, A. Martins
      Carrillo, Ghilas, W Eduardo

      Treinador: Marco Silva

      SL

  50. É só pra mandar um grande vai para o caralho ao senhor que escreveu aquilo no forum scp. O que mais me irrita é gajos à dar numa de bons samaritanos a gajos que para se mostrarem “grandes” rebaixam-nos ao máximo!! Agora é um idolo desses mesmos idiotas.. os meus parabéns!!

      • ao que parece é administrador do forum!! quando vejo lampiões virem-me om esta conversa, a estas horas, até me dá nauseas!! somos mesmo diferentes..só que pro lado do mais parvo!! esses podengos andaram uma temporada inteira a foder-nos e agora o menino dá uma palmdainha nas costas às virgens ofendidas.. Eu sou do Sporting, mas não sou hipocrita, estes lampiões fizeram por emrecer isto e muito mais….

  51. Saudações a todos. É a 1ª vez que aqui escrevo e permitam-me a minha livre opinião que nem sempre será concordante com a maioria dos que aqui habitualmente deixam as suas emoções em defesa do nosso clube. Reparo que a maior parte começa já a idealizar e construir um novo plantel com novas contratações e a fazer mais uma limpeza de balneário…como se uma equipa competitiva se fizesse apenas com jovens e apostas no escuro de jogadores promessas de equipas inferiores; se alienarmos peças chave na organização como o Fito, Capel, Schaars, Labyad e vendermos as joias Carrillo e o Bruma ao desbarato, com quem é que ficamos ? Com uma equipa de miúdos e ghilas ou suks ou qualquer revelação do Arouca ou Penafiel ? Desta forma não vamos a lado nenhum… o que receio é que as promessas de investidores e dos 25 milhões foram até agora ZERO. E corremos o risco do actual presidente vender tudo, com o argumento falacioso dos Bancos… o que está definido é um tecto de 4 Mio para contratações que só podem ser aumentados se vendermos alguem… a questão é que o Godinho já vendeu tudos aos fundos, não sabemos que temos sequer o passe do RP.
    Com o despedimento do Professor vai começar novamente a instabilidade e apesar de eu não ter qualquer simpatia pessoal pelo homem, o que é certo é que melhorou os níveis da equipa, uniu o plantel e ganhou a confiança de todos e acima de tudo o mais importante é que é uma pessoa respeitada dentro e fora do Clube por todos os sectores; não acredito que exista alguém neste momento com a capacidade de liderança e coordenação das camadas jovens e a experiencia de JF que venha e faça um melhor trabalho. O problema é que pelos vistos a posição do Sr.Augusto Inácio está primeiro do que os interesses do SCP. Para o fazer entrar vai decerto despedir o JF com o argumento gasto de “não se enquadrar no projecto” como se um treinador estrangeiro que aterre na Portela seja um génio…
    Sei que a maioria defende o BdC até à morte, mas temos que ser razoáveis e ver o obvio. O Professor é a pessoa certa neste momento para estabilizar e liderar para o futuro e a desculpa dos ordenados não pega… pois como disse não é isso que está em causa. Passa pela cabeça de alguém que para decidir alguma coisa tenha que ir perguntar ao Director Desportivo ? temo que esta direcção vá tomar a pior decisão dos ultimos anos e destruir a unica boa ação que o GL fez ao convidar o JF.
    Saudações Leoninas
    Sócio 4105.

    • tens toda a razao JC, só te faltou acabar com um: Jesualdo a presidente! NOT
      só uma pergunta:
      fez Jesualdo estas fitas quando andou lá por cima?
      tambem reinvindicou poderes alargados?
      hhhmmmm, nao me parece, e agora por pensar que o SCP está em baixo vem-se armar em ( qual era o nome?) director dos directores??
      como bom treinador que é, ( o que os outros antes dele nao eram) fez o que era lógico, pos a equipa a jogar como equipa, mas deslumbrou?, fez o suficiente para ficar? duvido, especialmente depois de ver jogos em casa contra os ultimos classificados, a jogar com 2 medios defensivos, e a acabar os jogos com as calcas na mao
      sendo a exigencia, mais e melhor, mostrar querer e raca, nao vi nada disso com Jesualdo, vi contencao, jogar certinho, mas nao vi a raca, portanto aqui a minha duvida . ÉJesualdo o homem certo?, para mim , nao
      precisamos de um treinador ambicioso, que queira ganhar, que queira mostrar servico, (mas TREINADOR, nao aprendizes de treinador, como Sá`s, oceanos, Pal serge`s, e coisas dessas), e Jesualdo nao me parece ser isso, nesta fase da sua carreira

  52. No futebol há hierarquias. O bom funcionamento de uma instituição passa pelo respeito dessa hierarquia. Chame-se ele Jesualdo ou Inácio, tenha ele 25 anos ou 60, tenha ele 5 ou 40 anos de experiência.

    Se o Inácio é o homem-forte do presidente para o futebol, acho muito bem que o treinador (seja ele quem for) tenha de responder perante ele.

    Faço a pergunta ao contrário. Se o Jesualdo tiver a autonomia e o poder que bem entende, que espaço terá Inácio na estrutura? Nenhum. E tendo em conta que o Jesualdo foi trazido pelo engodo e o Inácio é o homem da confiança do presidente e sujeitou-se ao voto dos sportinguistas, a escolha devia ser óbvia. Treinadores há muitos. Estruturas fortes e leais, nem tanto.

    Fico fodido com a forma como Augusto Inácio, que nos deu um título após 18 anos e que foi campeão como jogador, está a ser tratado por muitos sportinguistas. Mais fodido fico quando tudo isto é em detrimento de Jesualdo, que nunca ganhou porra nenhuma no clube, nunca foi sportinguista, não atingiu o objectivo que assumiu e cuja única coisa que fez foi tornar uma equipa anedótica numa equipa de futebol.

  53. Todos nós estamos gratos ao que o Inácio fez para quebrar o jejum…mas a questão tem que ser colocada na sua forma correcta. Não se trata de saber se é o Inácio ou o JF ( por mim até podem ficar os 2 ) mas sim qual a melhor solução neste momento ? É mantermos uma pessoa experiente com autonomia nas decisões técnicas e que trabalha com as camadas jovens ou arriscarmos um tiro no escuro com um treinador ( quase de certeza estrangeiro ) que não faz a mínima ideia do nosso clube e do nosso futebol.
    E o BdC está disposta a assumir esse risco ? Os sócios vão cobrar por ser uma nova contratação num novo treinador/novo projecto e se ao fim de 4 ou 5 jogos menos bons, voltarmos à instabilidade, o presidente vai ficar fragilizado exactamente como aconteceu com o GL e o Domingos e vamos voltar à mesma confusão; só que desta vez sem rede…pois os Bancos já esticaram a corda ao limite e a tolerancia deles ao BdC é ZERO.

    • Julgo que o treinador deveria ser português e de preferência ser Sportinguista.
      Mas no que sou mais intransigente é no ordenado a o ferir por quem quer que venha a ser o próximo treinador do Nosso Sporting… 70.000 mês nem pensar!!! Um Bom prémio por objectivos, sim!!!

  54. A questão que tu pões não tem a ver com o treinador. Tem a ver com o presidente. Se confias nele, acreditas que ele vai-se manter fiel ao plano que traçou e que serão as pessoas que terão que se adaptar ao plano que ele preconizou e não o inverso. E acreditarás que, seja com Jesualdo ou outro qualquer, o projecto mantém-se. Se não confias nele, acharás o Jesualdo mais importante que o projecto do presidente e que este deve ser moldado às exigências do treinador. Simples.

    • Exacto.

      Mas tudo isto é perfeitamente natural. No fundo, por muita competencia que possa ter, o novo Presidente vai jogar quase tudo na escolha do próximo treinador, na delineacao da equipa para a próxima temporada e SOBRETUDO na forma como gerir as emocoes e o turbilhao de expectativas que os Sportinguistas adoram. Quando se traca um caminho e uma estratégia, é preciso ser-se homem para a manter e para controlar o que vem de fora.

      Arrisco dizer que até o Godinho Lopes, se fosse um homem com tomates e coluna vertebral, poderia ter evitado toda a débacle que conhecemos se tivesse sido capaz de blindar e manter o Domingos à frente da equipa em condicoes razoáveis para este poder fazer o seu trabalho. A excelencia em gestao do Pinto da Costa ve-se na forma como o treinador tem proteccao total: Vitor Pereira vai sair do FCP no final da época, mas foi protegido o suficiente para ainda ir a tempo de ser (bi)campeao.

  55. Falta ai fotos dos (c)Roquetes e dos anti-benfica. Ambas as figuras estão a mais no SCP e não têm amor ao GRANDE SPORTING mas sim ódio aos outros!
    Gente dessa não serve para nada!!!

    • Bem dito.

      Todos nós podemos odiar os outros, mas primeiro temos que ter amor pelo GRANDE SPORTING!

      E esses bandalhos não têm amor pelo Sporting, apenas têm ódio pelos outros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s