Bem, parece que vamos ter que falar sobre isto

BdC no banco

Creio que estará para breve, o anúncio da não renovação com Jesualdo Ferreira. Mais do que as notícias que se vão sucedendo, o não anúncio da continuidade representa esse final de ligação. Ora portanto, e mesmo correndo o risco de um golpe de teatro ao minuto 92, a minha primeira reacção é: era o que me faltava, fazer disto um drama! Ou, se preferirem, era o que me faltava achar que Jesualdo é uma garrafa de Ty Nant servida no deserto.
Jesualdo fez melhor do que Sá Pinto, do que Oceano, do que Franky Ve? Fez, claro. Mais não seja, devolveu o conceito de arrumação táctica à equipa e restituiu os níveis de confiança (apesar dos tremeliques quando marcamos um golo e nos apanhamos em vantagem). Depois, e parece-me ter sido essa a sua grande conquista, conseguiu estabelecer uma boa relação com os jogadores, algo a que não será alheio o facto de ser um treinador com o nick de professor (resultou bem, numa equipa de miúdos).
Resumidamente, e já o disse, não me incomodava se Jesualdo ficasse. E, muito provavelmente, era mais do que suficiente para conseguir o que vai ser exigido na próxima época. A questão que se coloca é se, num projecto a médio prazo, seria (será) capaz de nos conduzir a um degrau mais acima?

Entramos, então, na roda dos nomes.
Fala-se em Rui Vitória. No seu percurso, bom trabalho ao serviço do Fátima, ao serviço do Paços e, agora, ao serviço de um Guimarães que começou a época em cacos. Em qualquer um destes clubes, com maior relevo para o actual, trabalhou com gente nova. É visto como um treinador metódico e organizado. Grande dúvida: será um novo Paulo Sérgio?
Fala-se em Leonardo Jardim. Sportinguista de gema, disse, quando era puto e apontando para a televisão, “um dia vou treinar aquele clube”. Esse clube era o Sporting. Deu nas vistas no Beira-Mar, altura em que, até aqui no Cacifo, alguns defenderam o seu nome em Alvalade (enquanto outros garantiam que estava a caminho do Dragão). Acabou em Braga, onde voltou a fazer um bom trabalho e de onde partiu para o Olympiakos. Foi despedido quando seguia em primeiro lugar. Tem imagem de um treinador virado para o ataque e com um feitio lixado. Grande dúvida: o que fará com uma equipa em formação, longe de estar consolidada?
Fala-se em Marco Silva. O brilharete do Estoril catapultou-o para as luzes da ribalta. É apologista de um futebol atractivo, de ataque, onde a equipa raramente se encolhe. Tem tudo a provar e quer prová-lo Grande dúvida: treinar o Estoril nunca será como treinar o Sporting, mesmo que seja um Sporting a reaprender a rugir. E terá ele voz de comando para um balneário de jovens craques em potência?

Podíamos alongar a lista, mas, a ser um português, não me parece que não seja um destes três.
Depois, claro, há os sonhos. Como Bielsa. Ou, mais megalómano ainda, como Jupp Heynckes.
São nomes que se sobrepõe a qualquer teoria estilo «deve ser alguém que conheça o nosso campeonato». São nomes que nada têm a aprender, apenas a ensinar. São nomes que se encaixam num projecto a médio prazo. São nomes que me fazem pensar que, imaginando que o nosso orçamento para a próxima época são 15 milhões, eu reservaria esse dinheiro, em primeiro lugar, para um treinador e um avançado que valessem pontos.

Seja como for, e independentemente dos nomes, há uma questão à qual teremos que ser nós a responder. Teremos paciência para perceber que, para o ano, não jogaremos para o título?

Anúncios

197 thoughts on “Bem, parece que vamos ter que falar sobre isto

  1. Cherba se JF nao ficar …so pode ser o Prof Queiroz ou Couceiro!! Tb formam jovens e tiveram percursos na FPF…Querem dar um desgosto ao Record e a todos os nossos adversarios de nao ficar JF??….JF ta para a coca-cola no deserto como Queiroz para uma Pepsi….. Mega Ironic Mode!!!!

  2. começo por dizer que tem coisas no feitio dele que não gosto mas… e o Vítor Pereira?

    desses nomes o marco seguido do Rui vitória

  3. As minhas escolhas:

    Treinador Nacional:

    1.º Leonardo Jardim.

    2.º Augusto Inácio.

    Treinador Estrangeiro:

    1.º Marcelo Bielsa.

    2.º Javier Irureta.

    3.º Félix Magath.

      • Não. Acho que o Inácio é um grande treinador no campeonato português.

        bem sei que a ideia não será ele ser treinador, mas preferia que fosse ele a marco silva, vitória, fonseca, etc.. esses não aguentavam o SCP tal como ele está no momento.

  4. eu acrescentaria o nome do Van der Gaag porque já podia ter vindo e porque está habituado a trabalhar com jovens jogadores.
    Claro que os dois estrangeiros que referes seriam uma bomba mas não acredito nisso. Cheira-me a Leonardo Jardim.

  5. Caro Cherba,

    Estás a negligenciar o cerne da questão.
    O professor Jesualdo não continua, porque se recusa a ter de responder ao Inácio.
    E quem é o Inacio? Atualmente um treinador de fundo da tabela, que acumulou ao longo da sua carreira 2 ou 3 descidas de divisão e igual numero de despedimentos. Como verdadeiramente relevante, o fato de ter sido campeão pelo Sporting.
    Mais grave ainda, desconhece-se por completo a sua capacidade como dirigente desportivo.

    Assim sendo, acho perfeitamente natural que Jesualdo se assuste com a ideia de passar uma época inteira a sentir o bafo quente do Inacio no seu velho pescoço.

    Do mesmo modo, tenho algumas duvidas que um Lenoardo Jardim ou mesmo o Rui Vitória o aceitem.

    Espero estar enganado, mas este comprimisso assumido pelo Bruno Carvalho para com o Inacio, ainda nos vai sair caro…..

    Pelo menos, já parecem ter esquecido a promessa do lugar para o Freitas Lobo. Ao menos isso!

    Bem hajam.

    SL

    • NPR,
      eu não sei porque razão o Jesualdo não fica. Mas gostava de saber.
      Agora, relativamente ao Inácio, parece-me estar a tornar-se ridícula a campanha para transformar o homem num problema sem, sequer, ter começado a trabalhar. Essa história de “ter que reportar”, por exemplo, não pode ser vista como “ter que trabalhar em parceria” (com ele e com o Virgílio)?
      Para além disso, existe um projecto. Definido. E quem vier terá que identificar-se com ele.

      • O Inácio é grande. A cobrar comissões, é esse o projecto que está definido e o Jesualdo só vinha atrapalhar. Diz-se que se conta com ele para sacar uns votitos e depois deixa-se cair. Abre os olhos pá!

      • Foda-se ! Parabén Cherba, até que enfim leio alguém dizer algo que se impunha há muito: puta de campanha esta que estão a fazer contra o Inácio. Tratam o homem como se fosse um monte de merda. Podem não gostar dele ou de terem dúvidas quanto às suas capacidades mas impõe-se algum respeito pelo que deu ao SCP como jogador e treinador. Em 2000 quando estavam a festejar não vos vi com essa raiva toda.

        SL

      • Vai pró caralho Ingénuo. Estamos todos fartos dessas bocas de merda. Sabes algo prova-o ou faz queixa na PJ ou no caralho que te foda. Se estás só a desatabilizar vai ta foder.

      • E pronto, os lambuças já começam a destilar o seu veneno, que filhos da puta.

        As eleições já acabaram palhaços aziados.

      • Ó Andrewsarchus, deixa-te de ser parvo, quem está a falar de eleições és tu. Simplesmente acho uma aberração o Inácio como diretor para o futebol. Só desejo que o tempo não me venha a dar razão.

    • NPR
      o cerne da questao é:
      -há uma divida monstruosa para abater, correndo-se o risco se isso nao acontecer o clube acabar
      -a direcao tem uma estrategia para abater essa divida, (se conseguir ou nao, cá estao os sócios para julgar)
      -essa estrategia está delineada, e vai ser seguida
      -o treinador vai ter de se encaixar nessa estrategia
      -quereria Jesualdo perder os poderes que Godinho lhe tinha dado?
      -sera o Prof. valioso o bastante para se mudar toda uma estrategia só para ele ficar??
      ( se me lembrar de jogos como Setubal, Moreirense em casa, P de ferreira e outros que ganhámos nos ultimos minutos, nao)
      -se Inácio é ou nao uma mais valia, será um problema que Bruno de Carvalho terá de responder por ele( embora eu pense que o problema nao sera tanto o Inácio, mas mais a perda de poderes que o Jesualdo queria, (coisa que nunca teve enquanto treinou os outros 2 grandes
      – outra coisa é o Jesualdo ter a importancia que a oposicao que existe a esta direcao lhe está a dar para indirectamente atacar o Presidente, porque se nos lembrarmos até Godinho já lhe estava a fazer a cama, com aquela conversa de gostar era do Jasus
      -resumindo: Jesualdo quer treinar muito bem( apesar de eu nao gostar do tipo de jogo), se quiser algo mais, o SCP nesta altura nao é o clube para ele, neste momento estamos numa de apertar o cinto, e se o presidente é quem vai ser chamado á pedra para o bem ou para o mal, entao o presidente é quem tem de decidir qual o caminho a seguir nao um treinador, mesmo que seja um Jesualdo , agora endeusado por cerca de 40 % de sportinguistas…
      s.l.

      • Fernando,

        O facto de termos uma duvida monstruosa, de possivelmente termos de dispensar 5 ou 6 jogadores importantes, e sem dinheiro para contratações, não está relacionado com a saída do Jesualdo.
        A SAD do Sporting é uma hierarquia igual á de outra empresa qualquer.
        Os jogadores dependem do treinador, que responde ao diretor desportivo para a area do futebol, que responde ao Presidente.
        O Jesualdo, com os seus 50 anos de bola, títulos de campeão nacional, passagem pelos 3 grandes, pelo estrangeiro e papel importante na formação de jogadores, não se revê minimamente no Inácio como seu superior.
        Eu compreendo-o perfeitamente.

        Para resolver a situação, ou o Bruno Carvalho, dava mais poderes ao Jesualdo, ou deixava cair o Inacio. Na 1ª situação o mais certo, era virmos a ter uma luta de galos entre o Jesualdo e o Inacio. O 2º cenário também poderia ser perigoso, pois o Jesualdo sentir-se-ia com o rei na barriga.
        Acaba por o Jesualdo sair, será uma boa solução? Duvido, seja como fôr é um problema sem solução facil.

        Nestas situações é que se vê a competência dos presidentes….

      • aposto que o Jesualdo nao teve essas duvidas, quando tinha de reportar ao Antero henrique ou ao Reinaldo Teles.
        será porque els eram superiores ao Jesualdo?? a resposta é: eram porque sendo os diretores desportivos, eram seus superiores, tal como Inacio iria ser agora no SCP, portanto se jesualdo nao fez barulho no porto porque faria agora? mais uma vez dou a resposta: porque Godinho lhe deu poderes totais antes de ser corrido, e isso agora para Jesualdo seria passar de cavalo para burro, o problema nao é inácio, o problema foi os poderes que o godo lhe deu, e Jesualdo pensou: deixa-me forcar a barra… azar porque Bruno nao é godinho!!! agora há uma estrutura definida e acho bem que Bruno siga o caminho que prometeu antes das eleicoes, porque é ele e só ele que vai ter de responder pelos resultados, nao é Inácio ou virgilio e muito menos Jesualdo…

    • “Quem é o Inácio”? É a pessoa que, entre outros, foi escolhida pelos Sportinguistas — não é nenhuma promessa do Bruno ao Inácio; foram os Sportinguistas que o escolheram — para conduzir os destinos do Clube, especificamente no que toca ao futebol.

      Ao lado disso, o jesualdo é uma fraca figura, principalmente se nos lembrarmos de quem o escolheu a ele…

      • Eu por exemplo, não escolhi Inácio nenhum mesmo tendo votado BdC, não te esqueças que a alternativa ao Inácio era continuar com a corja…
        Perante isto venha de lá o Inácio, apesar de não lhe reconhecer mérito algum.
        Mas também me parece que não se vai aguentar muito tempo no cargo, em breve o nosso regime será Presidente e abaixo dele o treinador.

      • Se me pudesse voltar a dar a alegria que me deu 99/00, então que seja o Inácio o treinador.
        Filho da puta de preconceito contra quem já tanto fez por nós.

      • Vamos continuar a fazer-lhe bicos por algo que se passou há 13 anos??
        Se fosse bom não tinha descido tantas equipas e tido a merda de carreira que teve a partir daí.
        Já pra não falar que é tripeiro.
        O Duque e Freitas tambem foram campeões, vamos busca-los?
        Irra que não aprendemos cos erros.

  6. No próximo ano precisamos de alguém que seja rigoroso na questão da preparação física. Andámos este ano a penar porque aquele nabo do Sá Pinto quis foi ir apanhar sol e jogar golfe.

    Dos nomes que referiste:
    1- Bielsa
    2- Leonardo Jardim
    3- Marco Silva
    4- Rui Vitória

    Não coloco o Heynckes na lista por uma simples razão: quase com 70 anos, o homem deve querer é sopas e descanso e não estará para vir para aqui chatear-se!

  7. Leonardo Jardim, Mitchel van der gaag ou…ou que o B.C vá dar uma grande volta porque de dinheiro de investidores ainda nada, e sem dinheiro……….S.L

    • Fernando, conheces algum investidor que queira meter dinheiro seja no Sporting, ou noutro sitio qualquer, sem ter garantias de que o projecto se consolida?

      Pois bem, depois da época terminar e da próxima época se iniciar, aí sim, podes vir a ter moral, para criticar o trabalho do Bruno, até lá creio que essa do “vá dar uma grande volta” é conversa de tasco com cheiro a croquete.

      Tomara ter havido essa exigência e necessidade de ver resultados imediatos, ter sido aplicada a todos os que passaram pela presidência do Sporting.

      • Investidor investidor só no final da próxima temporada,e o plano do Bruno tem que seguir como ele próprio planeou,resultados são sempre anuais.E o plano do Bruno ainda nem arrancou,só depois da restruturação interna estar definida que só acontecerá no dia 30 de junho(não tenho a certeza),portanto o planeamento só arrancará no dia 1 de julho.

    • Não de facto, não conheço, mas o Bruno conhecia…prometeu-o!!! No meu tasco quem não tem unhas não toca viola, e quem não tem bois não promete carradas!! E fui e ainda sou apoiante de B.C, mas tenho esta pedra no sapato!

      • fernando, está a reestruturacao aprovada??? nao
        até estar aprovada e assinada, nao se vai fazer o aumento de capitalque é onde os investidores entrarao

        Já agora, nunca te vi por aqui a perguntar pelos 100 milhoes e pelos investidores do Godinho Lopes, ou com esse estava-se bem???

        croquete???

  8. a bola

    Futuro de Jesualdo Ferreira passará pelo estrangeiro

    Por Redação
    A- A A+

    O treinador Jesualdo Ferreira revelou, através de uma carta, que na próxima época deverá estar a orientar um clube no estrangeiro.

    Jesualdo Ferreira deverá sentar-se no banco do Sporting pela última vez na partida, de domingo frente ao Beira-Mar, isto após uma carta enviada Nicolau Vaqueiro, candidato à presidência da Associação Nacional de Treinadores de Futebol.

    «Caros amigos, questões profissionais impedem-me de estar presente. São motivos profissionais e pessoais. Por entender que não posso ser um mero figurante e atendendo que o meu futuro poderá ser o estrangeiro, entendo que não devo integrar a lista de Nicolau Vaqueiro», escreveu Jesualdo.
    18:43 – 17-05-2013

  9. Rui Vitória não,mas dos outros 3(Paulo Fonseca,Leonardo Jardim e Marco Silva) a conversa é outra,até me agrada bastante a vinda de 1 destes 3.
    Estrangeiro só mesmo o Bielsa,mas não será caro?É esta a minha duvida!

    • não tenho ideia sobre quanto aufere em Bilbao. Mas é como escrevi: há anos que não olhamos para o orçamento e pensamos «foda-se, tenho que começar a construir a casa por um arquitecto a sério».
      (entretanto, ele ter aceitado trabalhar em Bilbao pode revelar estar disponível para aceitar algumas limitações, no nosso caso o ter que trabalhar com jovens)

      • Aliás ele é especialista nisso mesmo,trabalhar com planteis,diria quase limitadissimos,e ter que potenciar jovens valores,muitas vezes por necessidade.
        Todos estes atributos são excelentes para realizar um grande trabalho no nosso clube,disso não tenho duvida.A minha unica duvida é mesmo o dinheiro e a própria vontade do Bielsa.

      • Esses 2.5M são brutos, logo ele ganha menos, mas sim, esse valor é o encargo total do Bilbao!!!

  10. Temos que CONTINUAR a falar disto…

    Quanto ao JF: sempre defendi que seria uma boa solução, sobretudo pelo conhecimento e confiança que adquiriu da equipa – mas não, não é JF ou o caos, e se a escolha for entre um treinador (qualquer um) e a reorganização inadiável do futebol de acordo com um novo paradigma (ia dizer projecto, mas lembrei-me de repente do Gnomo, cruzes canhoto!), é adeus e obrigado (sem ironia).

    Quanto aos membros da Troika (cruzes canhoto! de novo) de treinadores de quem se fala: a minha preferência vai para o LJ enquanto treinador, mas tenho alguma dificuldade em vê-lo integrado no tal paradigma, com uma equipa que terá que fazer crescer sem estar a contar com reforços (a sério) a meio da época.
    O que vejo a colar melhor a imagem que tenho dele ao contexto do Sporting é o RV, habituado a trabalhar e tirar o máximo partido do que lhe dão.
    A grande incógnita (para mim) é o MS – ainda não me esqueci da exibição do Estoril no galinheiro, a forma perfeitamente desinibida e competente como jogou, mas…epá, só conheço o trabalho dele no Estoril, e por muito que esteja a gostar acho que é curto para tirar conclusões.

    PS: se de facto (não é oficial, logo…) a divergência entre a direcção do Sporting e o JF é o desconforto que a perspectiva de ficar dependente de um Manager lhe causa (ao JF), pergunto-me se não foi precisamente para isso que foi contratado pelo Godo…

    SL

    • Ah, e sim, independentemente do nome escolhido, parece-me decisivo o apoio de todos nós ao treinador, como me parece determinante interiorizarmos que a nossa luta não é por objectivos que de forma populista (é aquilo que os adeptos querem ouvir) todos os anos vemos anunciados. A nossa luta na(s) próxima(s) época(s) será sobretudo connosco próprios.

  11. Há um nome que não é referido e que se calhar não é de descartar, Portugues, Jovem, antigo atleta do SCP, faz epocas consistentes sem grande matéria prima, é especilisdta em potenciar jovens e atletas B. Tentem adivinhar em quem estou apensar.

  12. Amigos,

    “Sem dinheiro não há palhaços”!
    Se Jesualdo não ficar, diria que a escolha acertada seria entre Leonardo Jardim ou Van Der Gaag.

    E espero que esta questão se resolva até ao final deste mês como a do plantel se resolva na pior das hipoteses até ao final de Junho.

  13. Na minha opinião, valia mais investir num treinador de maior valia, ou seja que auferisse um vencimento mais elevado (por objectivos), do que estar à espera que os Paulos Sérgios desta vida nos levem a um lugar no qual venhamos a nos sentir orgulhosos…Agora apontar nomes…

    • Olha, 99/00 outra vez, começa um italiano e a seguir entra o Inácio apra se sagrar campeão e terminar o segundo maior jejum de títulos da nossa história :)

  14. Eu gostaria que o Jesualdo fica-se, mas se não quer fazer parte do projecto, paciência! Novas opções chegarão, não tenho nenhuma preferência, mas quem vier a ocupar o cargo, que traga raça e vontade de vencer.

  15. Temos uma equipa que precisa de crescer… Nao podemos ter um treinador nas mesmas circunstancias. O treinador tem de ser um gajo conceituado. Chega de Paulos Sergios e Sá Pintos…

  16. Sobre o prof, já aqui tenho dito, são poucas as razões para querermos que fique…

    Diz que o prof dá garantia de “estabilidade”… não vejo de onde é que venha essa garantia. A não ser que seja o evitar da destabilização vinda dos media a propósito deste assunto. Mas já sabemos que, depois deste tema, com certeza arranjam outro rapidamente.

    Diz também que o prof fez um trabalho espantoso desde que chegou ao Sporting… mas a única coisa que fez foi ser treinador de futebol. Algo que antes só o Domingos tinha sido. O Pal Serge ou o Carvalhal não faziam pior. Atrevo-me a dizer: nem o Couceiro!

    Já razões para não ficar, parecem existir várias, a começar pela própria vontade (ou falta dela) do prof.

    Depois, vai ser dificil esquecer que o prof foi o treinador do eng.godinho e acérrimo defensor deste. Chegou inclusivamente a envolver-se num “bate-boca” com o actual Presidente. Vai ser dificil esquecer, principalmente quando as coisas não correrem assim tão bem (e em futebol nem sempre correm).

    Pior do que isso, foi o treinador das derrotas com o Estoril e Rio Ave. Poderá argumentar-se que tinha pouco tempo de casa, mas dois meses não é assim tão pouco. E o que é facto é que era ele que estava no banco nos jogos fundamentais que ditaram a pior temporada de sempre do Sporting.

    No último desses jogos, frente ao Paços, fez questão de colocar em campo uma estratégia que, a manter-se para o futuro, seria incompativel com uma das ideias-chave do programa eleitoral que foi escolhido pelos Sportinguistas: entrar sempre para vencer, em todos os campos.

    Tudo espremido, a continuidade do prof só nos dava uma vantagem clara: menos exposição nos media. Esperemos que a escolha do novo treinador possa contra-balançar essa exposição.

    Sobre quem será o escolhido, não tenho grande preferência, apenas alguma simpatia pelo LJ, no que toca aos ‘tugas. Já o Bielsa, é um sonho lindo de muita gente aqui no Cacifo… :-)

    Seja quem for o escolhido, antes do mais tenho plena confiança na equipa escolhida pelos Sportinguistas para liderar o Clube e tratar desse e de todos os outros assuntos.

  17. Também me parece que a escolha será entre Jardim (desempregado) ou Van der Gaag (com o devido respeito ao Belenenses, mas somos o Sporting…). Mais, diria até que a minha preferência cai neste último, pelo conhecimento que tem da liga, pelo trabalho no maritimo B e obviamente, pela forma como ganhou a II liga este ano. Aposto desde já com o Cherba um barril de Super Bock, para usar como entender, em como o Van der Gaag nos levará à liga dos campeões!

    • Concordo, não vou tão longe quanto à liga, mas tambem penso que Van der Gagg ou como já disse Pedro Martins seriam os ideais, o problema é a indimenização aos clubes

  18. Uma questão quando se fala de Marco Silva, ele fez o que fez com uma equipa criada à medida pelo investidor Traficc, jogadores para a forma de jogar que ele defende no SCP teria de se adaptar aos jogadores que tem. Mas nem é esse o caso, um clube como o SCP, não s epode agarrar a fogo fatuo, ou seja treinadores que tem um lampejo, se pensarmos quantos dos treinadores sensação não andam agora pela cauda da tabela ou pela estranja? Um clube com aspirações tem de ter um treinador que apresente consistencia, não podemos avaliar pelo trabalho de apenas uma epoca.

  19. Sempre tive e continuo a ter a mesma opinião. Jesualdo não renovava contrato com o Sporting para a próxima época. E felizmente, ao que tudo indica, não vai mesmo renovar.

    Olhando um pouco para trás, e como foi escrito no post, o trabalho de Jesualdo parece bom porque os que lá andaram antes foram péssimos. Também pior começava a ser um pouco difícil de fazer.

    No entanto, não considero que Jesualdo fez um trabalho de outro mundo no Sporting, a sério. Devolveu alguma confiança, é certo, mas temos de ver bem as coisas: com vitórias à rasquinha e nos últimos minutos de jogo, e sempre com enorme sofrimento. Sinceramente não me lembro do último jogo em que o Sporting ganhou com tranquilidade por uns simples 2-0.

    Também continuo a ver muitos erros durante os jogos que, acho, que deviam ser resolvidos com treinos. Coisa que não acontece pois os mesmos erros repetem-se jogo após jogo. O mesmo com os processos de jogo que por vezes parece que simplesmente não existem ou nunca foram treinados.

    Como treinador, gostava de ver alguém com o seguinte perfil: líder, motivador, com provas dadas no futebol, que jogue sempre para vencer todos os jogos (e sem medos) e que saiba desenvolver jovens jogadores. Acho que não vale a pena tentar apostar outra vez no “novo Mourinho”.

    Nomes? Todos são caros mas mais vale pagar a um único treinador que seja bom do que a quatro ao mesmo tempo e que juntos não fazem um treinador médio. É esta a minha opinião.

    Bielsa seria a minha primeira opção, seguido de Dick Advocaat (não sei se acabou mesmo a carreira ou não). Louis van Gaal ou Guus Hiddink um sonho, claro. Se algum destes dois últimos viesse, eu até ia à Holanda pessoalmente trazer eles para Portugal às cavalitas.

    Bielsa ou Advocaat são caros? São. Mas poupando nos ordenados dos Pranjics, Bojinoves e Gelsons da vida, chegava e sobrava. É uma questão de apresentarem o projecto a um destes e explicar bem a situação. Depois acrescia sempre os prémios por objectivos.

  20. Sobre o Bielsa:

    Tem contrato até 30 de junho. Ganha 2.5M. Diz-se que o Nápoles, o Roma e o Besiktas andam atrás dele.
    Hoje na ci disse que vai esperar que o Athletic lhe faça ou não uma proposta até ao dia 30. E disse mais:

    “Yo puedo ganar más dinero en otros lugares. Y para éxitos deportivos también puedo aspirar a otros sitios. Puede que a alguien le interesen más otros aspectos que los aspectos económicos. Yo esto ya lo expresé. Ya actué así.”

    O presidente do clube disse que vai esperar até terem garantida a permanência na 1ª divisão, acho que este fim-de-semana.

  21. Jesualdo não será a ultima coca-cola, mas acho importante uma clarificação sobre a sua saída. Confirmando-se a tese de um treinador sem voto na matéria no que diz respeito a dispensas, contratações e renovações, tenho que temer o pior.
    Acho piada criticarem o Jesualdo por não aceitar ser treinado pelo treinador de treinadores Inácio – um posto que já foi seu – e acharem normal que esta direcção pareça estar a dar continuidade à ideia estapafúrdia do Godinho. Espero que clarifiquem de vez a posição do Inácio, muitos sportinguistas votaram em Bruno apesar do Inácio, por isso a rábula de Inácio também ter sido sufragado não aguenta cinco minutos de reflexão séria.
    Espero para ver os próximos capítulos mas, para se sujeitar aos Edinhos que por aí vêm, não vejo remédio se não voltar ao modo Paulo Sérgio.

    SL

    • chaval… tendo em conta a situação financeira do clube, contratações e dispensas terão de ser feitas, em última instância plo presidente!!!

      A partir do momento que tens um tecto salarial de 50 mil biscas, por muito que o juju queira… lá se vão os lopes e companhia. é óbvio que nesta situação… qualquer treinador vai ter muito pouco voto na matéria.

    • Penso que só estavam 3 listas nas eleições. Não me lembro de ver essa opção “Bruno apesar do Inácio” quando votei…

      E também não me lembro de ver o cargo de “treinador dos treinadores” no programa eleitoral como parte da estrutura para o futebol.

      • Também não me lembro de ver isso no programa, lembro-me de três nomes para o futebol, um dos quais não se podia saber quem era porque estava em funções na Academia.
        Quando se aponta um treinador no activo para director desportivo é preciso deixar clara a sua posição. As intervenções de Inácio desde as eleições não o têm sido.
        Qualquer treinador tem que ter voto em matéria de dispensas, contratações e renovações, respeitando obviamente as condicionantes financeiras. Penso que estamos de acordo nisso.
        Apoiei e apoio o BdC, até tenho simpatia pelo Inácio, mas estranho esta situação do Jesualdo, não porque o admire particularmente, mas porque acho que, dentro do orçamento estabelecido, cabe ao treinador definir os jogadores para o modelo de jogo que pretende implementar. Ao director desportivo e ao presidente cabe escolher o treinador que considerem mais adequado à filosofia e apostas do clube. Tudo o resto são recreações, ou pensam que não é o Klopp que toma essas decisões em Dortmund?

      • “As intervenções de Inácio desde as eleições…” Mas quais intervenções?? O homem dizer que quem manda é o Presidente, será isso? É que de resto não me lembro de o ouvir dizer mais nada sobre o Sporting…

        Ou então se calhar já queriam é que ele tivesse dito tudo e mais alguma coisa. Mas depois claro que já seria um linguarudo… Decidam-se!

        Há dois anos Bruno e Inácio foram a votos — ganharam!, mas foram impedidos de tomar posse…

        Este ano Bruno e Inácio novamente a votos — ganharam!! Com maioria absoluta esmagadora, 60% dos votantes. E não se esqueçam que quase toda a estratégia do Ricciardi & friends passava pela experiência do “terreno” que o Peyroteo tinha em comparação com a que o Bruno supostamente não tem. Essa estratégia foi derrotada, o que indica que os Sportinguistas deram o seu voto de confiança a quem representava na lista ‘B’ essa experiência e “know-how” do “terreno”, no que ao futebol diz respeito. Ou seja, Inácio (e também Virgilio, obviamente).

        Doa a quem doer, foram sim senhor os Sportinguistas que elegeram o Inácio! Aguentem-se à bomboca e deixem o homem trabalhar.

  22. Já ouvi falar de Jesus…e nós queremos um treinador; mas tambem alguem que sáiba falar!
    Já ouvi falar de M.José…esse pode ficar lá pelo lálálili, que cá já provou que nada faz!
    Inácio…è para dirigente, para treinador ao contrário de capela…não tem futuro!!
    P.Fonseca e M.Silva…ainda teêm de comer muito sal para serem alguem, não se esqueçam que como há jogadores há treinadores: prometem muito e depois…..
    Atentamente, olhem para Leonardo Jardim, e talvez mas com muitas duvidas para Van Der Gaag…e teêm aí o treinador! S.L

  23. A lista de treinadores que por ai anda a circular,lembra me o menu de um qualquer restaurante alemão.Muito por onde escolher…mas nada que agrade.
    Se tiver que ser tuga que venha o LJ,bom bom era o bielsa!
    Realmente não será uma decisão fácil,tendo em conta a juventude do plantel.não é para qualquer um treinar uma equipa assim.O SCP precisa de um László Bölöni!

  24. Já o disse anteriormente, – não falo do que escrevem os pasquins – começo a ouvir muitos (demasiados para meu gosto) adeptos do fcp e do slb, que já estão a interiorizar que o VP e o JJ vão marchar, a manifestar a preferência pelo LJ para os substituir…

  25. Lá está, estamos a dar demasiada importância ao treinador…. O Bruno tem mais do que razão. Já aqui defendi o Jesualdo mas se ele não se sente confortável no Sporting então talvez seja a hora de dar lugar a quem se sinta melhor. Obrigado Prof.Jesualdo. Venha alguém competente para treinar. Só isso. Treinar. Há outras pessoas para fazerem outras coisas.

    SL

  26. As declarações de hoje do LJ ou foram concertadas com o presidente para preparar terreno, e já está – ou então o homem está a pôr-se em bicos dos pés, quando cheirou que podia falar sem melindrar JF.

    Acho muito arriscado Marco Silva, afinal ele treina há ano e meio!
    Mas Klopp também vinha da 2ª liga…
    Mais consistente parece o Fonseca.
    Qualquer aposta nestas “jovens promessas” vai prender BdC ao seu sucesso ou aos primeiros lenços brancos.
    Para além do que fazem (ou perspectivam fazer) e da ambição que têm, é importante a saber de que massa são feitos enquanto homens.

  27. JUJU…

    1) FALHOU O ACESSO À EUROPA – objectivo declarado aquando da sua “promoção” a treinador – fez 2 jogos da 1ª volta e toda a 2ª…

    2) Como mainager abençoou a troca do izmaigay plo lopes, dando uma mão aos corruptos

    3) só apostou nos putos quando não tinha mais ninguém…

    4) põe o melhor defesa central a jogar no meio-campo…

    5) a equipa continua a ser incapaz de marcar um golo de bola parada.

    6) é apologista dum futebol secante. como alguém disse… quando é que foi a última vez que o Grande ganhou um jogo tranquilamente por 2 a 0?

    7) Disse merdas sobre o Bruno antes e já depois de ser eleito

    8) Anda a alimentar esta polémica de merda… Julga-se maior que a instituição Sporting…? vá pó caralho

    ainda há umas semanas achava que pra vir um paulo sérgio qualquer… melhor seria que por lá ficasse o JuJu. Agora…? Fuck him! venha de lá um Leonardo Jardim, que ficamos melhor servidos!!!

    SPORTING SEMPRE!

    • Com todo o respeito…

      2) a troca do Izmailov pelo Lopes foi altamente benéfica para o Sporting. Quantos jogos completos fez o russo pelo FCP? E quantos fez o Lopes? Pois é.

      4) Sem dúvida. Essa custa muito a engolir, e nao conheco nenhum adepto que concorde. Mas até se pode dizer que o Rojo aprendeu finalmente a jogar à bola.

      8) Nao acho que o JF alimente polémica nenhuma. Aliás, muito correto tem sido ele em nao tecer quaisquer comentários amargos ou ressabiados sobre o assunto. Se há coisa que o JF tem sido é muito respeitador da instituicao Sporting. Valha-nos isso.

      • O Lopes fez muitos jogos? Sim… em corpo, esteve lá… e o resto?!
        Entre um ML e um Evaldo, venha o diabo e escolha…

      • Tens visto jogar o Miguel Lopes?
        Cada vez que ele joga por nós (que quer queiram quer não somos rivais dos corruptos) só torna esse negócio melhor prós porcos).
        Mil vezes o Cedric que está a ser tapado por esse manco.

  28. Rui Vitoria: fez um grande trabalho com o guimaraes este ano e tem a seu favor a lida com miudos. no entanto nao lhe reconheço grande trabalho tatico (para mim é o mais importante num treinador) e fico sempre com a impressao que num clube de maior nomeada nao resultaria.

    Marco Silva: O ano passado foi ele quem subiu o Estoril (foi o seu 1º ano como treinador) no entanto nao posso falar sobre isso pois so comecei a seguir a II divisao este anos com os nossos Bs. Quanto a este ano, sinceramente, ha mais merito da qualidade individual do estoril do que qualidade coletiva e por isso é que esta a fazer uma epoca tao boa, posso tar a ser injusto mas nunca vi grande trabalho coletivo nos seus jogos. é um pouco à semelhança do pedro emanuel que o ano passado fez a epoca que fez e esta é o que se tem visto…

    Leonardo Jardim: Dos tres é o que prefiro, no entanto nenhum deles me satisfaz. taticamente é muito parecido com o Jesualdo, 4-3-3 com uma defesa bem posicionada e com o meio campo a defender em triangulo. a nivel ofensivo nao tenho grande opiniao, ate porque é ha sistemas que se treinam mas a qualidade e criatividade ofensiva depende muito da qualidade dos jogadores. Fora isto, é Sportinguista assumido, nao que seja um fator determinante mas tem sempre outro sabor, mas tambem nao o estou a ver a treinar um clube que lute por titulos (e nao me fodam com o Olympiacos que la ganhar um campeonato sao favas contadas).

    posto isto e visto que nao andamos a nadar em dinheiro, se falarmos a nivel interno consideraria o Van Der Gaag ou o Pedro Martins. a nivel externos, nao conheço grandes treinadores (que se enquadrem na politiva que queremos seguir) por isso nao vou apontar ninguem, embora quando veio a vercauteren estivesse muito inclinado pro valverde mas este ja foi pro valencia por isso ja é tarde.

  29. se se confirmar a noticia de que Jesualdo vai sair, só espero que nao vá para Aveiro com alguma ideia maluca de arranjar maneira de perdermos, e com isso hipotecar a remotissima hipotese de podermos ir á Europa, caso se verifique que o Guimaraes vá activar o PRET (ou lá como se chama), e fazer por ter a certeza de que até essa chance falhamos, caso se confirme que sai, é sair já , antes que faca bosta por despeito…

  30. Ninguém morre se Jesualdo não ficar, mas era importante saber a razão exacta da sua saída…para evitar mal-entendidos. Jardim pode ser uma boa aposta. É competente e sagaz, já lidou com a pressão no braga e não se saiu muito mal. Contra si, tem o facto de ter um feitio fechado e muito reservado. Estilo Artur Jorge. É o tipo de treinador patinho feio.

  31. Bom, não consigo ficar indiferente a esta tema. Pois julgo que mais do que reforços ser o ponto vital para a estratégia de qualquer presidência. E sim, com isto quero também dizer que talvez seja o que merece maior investimento…

    Face ao plano de médio/longo-prazo que Bruno de Carvalho pretende para o Sporting, nunca acreditei claramente que Jesualdo seria a solução. Porquê? Pela simples questão da idade, 66 anos. Com tamanha pressão que iria ter sobre os seus ombros, não o via capaz de lidar com a montanha-russa emocional do cargo, especialmente o do nosso sempre atribulado Sporting. Ou sequer a motivação, a sede de vitória que precisamos!

    Volvidos 5 meses nunca o vi verdadeiramente dedicado a esta causa, determinado…e isso era preocupante.
    Além de nem sempre ter um discurso simpático (diria mesmo infeliz) ou alinhado com a sua nova chefia.
    O Sporting para o modelo “a la Dortmund” precisa de um treinador precisamente em sentido contrário: jovem, ambicioso, sem medo de arriscar, arrogância qb e com sede de conquistas! Não um velho resignado.

    Ainda sob este prisma, abro excepção a uma velha raposa, uma escolha clichê de quase todos os Sportinguistas…e faço-o por isso mesmo. Um pouco à luz do que aconteceu no último acto eleitoral. Bielsa seria o treinador do povo, dos sócios!
    Qualidade inegável; defensor de um sistema de jogo de ruptura com o dos últimos anos (já vindo da era Paulo Bento); e formador de jovens talentos! E como jogava aquela selecção olímpica de 2004…
    Teria igualmente o apoio quase incondicional de toda a massa associativa e mais espaço para errar, fundamental nesta altura. A tal altura da paciência, de que tão rapidamente não discutiremos o título. E não me digam que dos tais 15M não dava para reservarmos 3 que fossem para pagá-lo.

    Pois bem, visto ser ainda assim um cenário pouco realista, deixo também a minha ordem de preferência para os treinadores portugueses. Dentro daquele perfil lá de cima:

    – Leonardo Jardim;
    – Marco Silva;

    – Rui Vitória.

    Bem cá mais abaixo em relação aos últimos dois, pois o seu percurso não me parece tão meritório. O Leonardo, porque é competente, tem a tal arrogância/prepotência que creio faltar ao Sporting e claro, por ser um de nós! Pelo menos o único assumido.

    SL

    • Cherba, perdoa-me este off-topic, mas não posso deixar de salientar:

      – Em caso de transferência do Montinho para o Monaco, pela cláusula (40M), o Sporting como “detentor de 25% dos direitos de uma futura cedência do jogador” teria direito a uns precisos 10M!!!

      Isto era gigante e faria o seu negócio afinal menos mau.
      Além de que pagaria eventualmente um treinador de maior gabarito, tipo o El Loco…

      SL

      • Sendo que 10M mais 75% de 29M iam para o Porto, nosso rival, um clube que luta pelos títulos que queremos tanto conquistar, isso a acontecer era péssimo pois aumentaria ainda mais o fosso.

      • Para o FCP é um excelente negócio, mas curiosamente, para o Sporting , o valor a receber pelo Montinho (venda ao FCP e agora ida para Monaco) acabaria por ser aproximadamente o valor da suposta melhor proposta que recebemos enquanto ele cá esteve ( do Everton):
        11M do FCP + 7,25M do Monaco = 18,25M

        As voltas que a vida dá…

      • Não é a interpretação que faço do comunicado à CMVM.
        Cito:

        “A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD vem comunicar, nos termos e para os efeitos do art. 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, ter chegado a acordo com a Sporting SAD, para a cedência definitiva dos direitos de inscrição desportiva do jogador João Moutinho.

        Esta aquisição foi realizada pelo montante de 11.000.000 € (onze milhões de euros) sendo que a Sporting SAD fica com o direito a [b]receber 25% da mais valia que se venha a verificar numa futura cedência do jogador da FC Porto SAD para outro Clube, por um valor superior a 11.000.000 € (onze milhões de euros)[/b].”

        Mais acrescento que o fosso há muito que foi criado, e a confirmar-se, não seria por transferências como esta.
        Uma vez que o total do pass de Moutinho ficaria-nos em cerca de +11M +10M (21M lucro) e -11M +30M (19M lucro) para o porco.

        SL

      • A maior vantagem de todas é que esses 7,5M€ não iam cair nas mãos do Godo para o desbaratar…
        Que aquele monte de esterco seja muito infeliz no Mónaco é o que eu desejo… E que venham daí esses 7,5M€!!! Que dão um jeitão…

        Já agora… o o graveto do Luciló???? Nunca mais???

      • Bom, eu vou concluir o meu cálculo para ver se entendem.
        De um resultado positivo de 21M para o Sporting, para um de 19M do porco ficamos a ganhar 2M deste negócio (e o NAC lol)…

        Isto não é nenhuma análise matemática ou geométrica, é só aritmética meus caros.
        E parece-me que saindo o Sporting a ganhar desta operação não é por aqui que estamos a aumentar o fosso…muito menos torcer por ele

  32. Deixo aqui uma ideia:

    Oferecer ao Bielsa o mesmo que ganhava em Bilbau + prémios por objectivos. Parece que é 2,5M/ ano

    Como?

    1) Fazer um acordo com um investidor para pagar o primeiro ano do contrato

    2) Oferecer, como contrapartida, 5% de todas a vendas dos jogadores que ele potenciar no final do ano. Por exemplo, se vendermos 2 jogadores por 10M e 1 jogador por 5M, o investimento fica pago. Se existirem mais vendas, o investidor teria sempre a percentagem dele.

    3) Dar a possibilidade de renovar o acordo no final de cada ano

    • Essa coisa de dar percentagens de vendas a treinadores não me cheira…
      Precisamos de um treinador, não dum “intermediário” para vender jogadores.

  33. dos impossíveis, queria o Bielsa ou o Jesus.

    dos possíves, não me chocam estes três: Marco Silva, Jardim e o holandês do Belenenses. se calhar por esta ordem. e sairá daqui, estou convencido, o futuro treinador do Sporting. que ninguém espere muito mais.

    reconheço o bom trabalho do Rui Vitória no Fátima e Guimarães, e reconheço que o clube de coração pouco conta ou devia contar para estas decisões, mas hoje quero-o longe do Sporting. não é só o ser benfiquista confesso. é essencialmente ser um tipo muito próximo de Vieira. nasceu em Alverca e foi o Vieira que o foi buscar para os juniores dos Benfica. mais: é a primeira opção caso Jesus saia (que não sai). dispenso. não me levem a mal, mas quero alguém com cv “mais limpo”.

    entretanto, “fui apanhado de surpresa hoje” e isto é importante: http://www.youtube.com/watch?v=ff8FIq2iu84

    convém exigir um pedido de desculpas público a este retardado mental, não? ofende o Bruma e o Sporting com uma ligeireza assustadora. eu sei que aquilo é um canal para gente com QI baixinho, mas há limites para a estupidez. ou devia haver.

    e pago uma cerveja a quem me arranjar o mail dele.

  34. Sempre defendi q o maior e primeiro investimento deveria ser sempre num bom treinador – Van Gaal a 1 opção!

    E, tal teria sido possível nos últimos anos – atentem só no valor de flops q adquirimos ( só os passes do Pongolle e do Elias custaram mais de 15 M€…), no valor de salários de jogadores de qualidade duvidosa… São tantos os exemplos….

    Nesta fase da vida do nosso grande Amor admito q não haja verde para contratar um treinador reputado e, nesse contexto, o Marco Silva, apesar de ser uma aposta arriscada, tem uma ideia de jogo q me agrada!

    😜SL

  35. Vi isto no facebook:

    “O Sporting pode ainda chegar à Liga Europa se:

    -O Guimarães ganhar o próximo Jogo
    -O Sporting ganhar o próximo jogo
    -O Guimarães não conseguir pagar o que deve a tempo de entrar na Liga Europa!”

    Alguém sabe se isto é verdade?

  36. Estou absolutamente convicto que a ausência de acordo para a continuação de Jesualdo Ferreira constitui o primeiro, e grave, desaire da gestão de Bruno de Carvalho. O tempo corre veloz, e veremos que tipo de análise ao trabalho do futuro treinador será feito aqui no Cacifo. Infelizmente, estou pessimista.
    1. Parece-me que a maioria dos companheiros do Cacifo faz uma avaliação parcial e não global do trabalho de JF. Considerando aspectos particulares e conjunturais é fácil indicar uma mão cheia de erros ou opções menos consequentes. Mas é a acção estruturante aquela que prevalece e determina a avaliação e o sucesso de uma organização.
    2. Lêem-se bitaites sobre treinadores, nomeadamente estrangeiros, desconhecendo as suas condições contratuais, o vencimento e se aceitariam treinar o Sporting nas condições que JF não aceitou.
    3. Confundem o presidencialismo de Bruno de Carvalho com o de Pinto da Costa. Este pode ser um cabrão, mas BdeC ainda tem de comer muito pão para saber metade do que PC já concluiu há muito tempo.
    4. JF é um profundo conhecedor da problemática do futebol português e europeu. Não temos no Clube alguém que se aproxime. E ter conhecimento é meio caminho andado.
    5. JF seria sinónimo de estabilidade e seria de absoluta fidelidade aos superiores hierárquicos se o Presidente aceitasse a “autonomia” que o treinador pretendia.
    6. Ao contrário do que parece ser a convicção geral, BdeC não sai fortalecido desta situação, mas profundamente fragilizado pois não foi capaz de convencer a pessoa mais indicada, no actual contexto, para treinar o Sporting.
    7. Aliás, a maioria dos comentários aqui no Cacifo são palpites sem qualquer fundamentação ou, alguns, já rosnam ameaças do género “se correr mal estou cá para julgar”.
    8. Surpreende-me que alguns considerem o JF “velho” e “sem ambição”. Sabem pouco da vida e das pessoas. Há novos que já são velhos e há velhos que permanecem novos. Refiro-me à ambição, ao entusiasmo, aos projectos de vida. Ferguson está aí para o demonstrar.
    9. O tempo será o juiz. Em Setembro/Outubro estarei por aqui. Falaremos sobre as opções tomadas nestes dias e, estou convicto, criticaremos a insanidade que prevaleceu.

    SL

    • “5. JF seria sinónimo de estabilidade e seria de absoluta fidelidade aos superiores hierárquicos se o Presidente aceitasse a “autonomia” que o treinador pretendia.”

      Lindo ..um contratado do clube é que impoem ao Presidente eleito qual é a estrutura e forma ???
      Lindo…aconselho-o a fazer isso no seu emprego..irrompa pelo gabinete do seu novo patrao e diga-lhe olhos nos olhos que nao ter ninguem entre voce e ele…senao, senao voce nao renova!!! Ah…e lembre-se este seu novo patrao nao o contratou….

      Numa palavra : RIDICULO!!!

      • Ridículo?! Eu sou de absoluta fidelidade ao meu superior hierárquico que respeita a minha autonomia e as minhas funções. Onde é que está o problema? E qual a razão de falar de cátedra e de barriga cheia como se tivesse todas as verdades deste mundo? Ridículo? Quem?

      • Nao é o patrao que define a estrutra que quer? Se o seu patrao puser um diretor ao qual voce so tem de reportar ao diretor como disse (e bem ) com absoluta fidelidade. Se de todo não concordar, voce só tem 1 hipotese: Sai.
        Agora, o patrao manda mais que voce…ou nao?

      • Há aqui um equívoco, FrostSCP. Estamos a falar de patrões e de empregados diferentes. Pelo meu trabalho, competências e habilitações académicas tenho autonomia no exercício da minha acção profissional. Sei quem manda. Mas quem manda sabe que sei mais do que ele na minha área de funções e responsabilidades. E conversamos sobre o que fazer. Mas isso não impede que exista uma hierarquia de poder.

      • Ou seja o Manuel percebe Jesualdo se lhe pusessem de repente 1 chefia direta ao qual VOCE não reconhece competencias para ser seu chefe! ( Tou a falar de forma direta consigo mas com toda a cordialidade sportinguista não leve a peito pois nao e a essa minha intenção).
        Ou seja, em portugues claro …Jesualdo nao reconhece competencia a Inacio para ser seu chefe… Mas BdC quer Inacio como chefe do treinador donde…não ha mt a dizer…
        Ah mas Inacio nao provou nada…e? BdC é o Presidente, tem a sua equipa e toma as decisoes em conformidade e deverá ser responsabilizado para o bem e para o mal pelo que fizer.
        Agora, 3 meses depois tarem a pedir a BdC que sacrifique logo um elemento da sua equipa para poder ficar com o Jesualdo…. Eu nao o faria!!

        PS: Imagine-se que VP no FCPorco diz a PdC …”Olhe so fico se voce me tirar o Reinaldo Teles e o Antero Henrique do Caminho”…sim sim “Oh Bitor sabes onde fica a Ponte da Arrabida???”…

      • Frost, temos opiniões diferentes. Somos ambos sportinguistas e é o sucesso do nosso Clube que pretendemos. Oxalá eu esteja enganado… mas estou pessimista e convicto que esta decisão vai sair “cara” a BdeC. Aguardemos, companheiro, o tempo é o grande mestre!

    • ò meu cabrão lambuças do croquete (manel), desde quando é que um treinador está acima do Sporting e do Presidente? Vai mas é pedir emprego nos paquetes ao teu querido godo, deixa de vir para aqui envenenar ó palhaço lambuças.
      Resumindo: VAI PARA O CARALHO QUE TE FODA!

    • Bastou-me ler a tua primeira frase para nem ler o resto.

      Junta-te à lampionagem e vai chorar o teu melão com eles do Couceiro ter perdido.

    • Melhor sobre o Jesualdo: ele só treina se tiver amplos poderer e puder preparar a proxima epoca. Deve ser por isso que chegou ao Porto a uma semana de começar ocampeonato. Deve ter preparado muito bem e alterado a estrutrura toda quando chegou.
      Ps: mas nada contra o jesualdo que fez um trabalho bom no Sporting. Mas no ponto em que pegou, só podiamos melhorar.

      • Pois …Reinaldo Teles e o Antero Henrique so la andam pq Jesualdo os aprovou senao….eram mais 2 no desemprego!!

      • Precisamente.

        Ou seja, o Juju só fica se a direcção do Sporting mandar às malvas a estratégia que definiu e fizer o que ele acha que deve ser feito – tal e qual aconteceu no fcp…

        Pergunto-me onde andavam alguns dos que acham que é um “erro colossal” deixar sair o JF (não é mandá-lo embora com uma indemnização!) quando assistíamos à dança de treinadores e indemnizações chorudas no tempo do Gnomo.

      • Depois de umas eleições em que se discutiu, essencialmente, o papel dos Sócios no Clube, em que os Sócios responderam “presente”, tomaram as rédeas e escolheram o projecto e o modelo de gestão que pretendiam para o Clube, é preciso algum descaramento para exigir agora “amplos poderes” e tentar impor um projecto pessoal. À socapa, assim como se fazia no tempo do Ricciardi…

        Para esse peditorio o pessoal já deu, e muito!

        Siga…

      • Sempre se criticou a corja e o Godinho aqui e com muita razão, não se vai ficar calado agora detectando o mesmo tipo de erros, temos é de aprender com eles.

  37. Há aqui pessoas a apoiar a continuidade de Jesualdo… Com o mesmo entusiasmo e fé com que apoiaram Paulo Sérgio, Carvalhal, Vercauteren e afins… E que ficaram em pulgas quando o Freitas trouxe os craques BolodeArroz, Refresco e Pranjinhas… De facto é extraordinário, o clube mudou… mas muitos adeptos querem que a merda continue. Hoje, pela primeira fez, gostei do discurso de Inacio. Ha muita gente a falar. Bruno de Carvalho deve saber o que quer… E oxalá queira algo em grande para o clube, onde não cabe Jesulado. A propósito, Simeone conquistou a taça do Rei… Lembra-me de novo o mestre, um tal de Pekerman e um louco, um tal de Bielsa. Penso em grande, só quero o melhor para o meu clube e não mais uma treta qualquer!

  38. para o caso de Jesualdo não ficar gostava de ver o Rava Benitez a treinar o Sporting isso é que era!!! …bom ok mas a crise e tal… a ser português só fico descansado com três nomes: Leonardo Jardim, José Peseiro e Vitor Pereira tudo o resto serão apostas de risco e mais do mesmo.

  39. Chamem-me louco. Mas o meu fetiche no sporting é o Filipe Moreira, como já tinha dito à tempos. Se vocês conhecessem a personalidade do homem, a criatividade… Acreditem que se iam apaixonar pelo estilo! Com uma equipa fraca (sim, apesar de visieense, sou o primeiro a admitir isso) subiu o Académico de Viseu de divisão, e, ja depois, no apuramento do campeão da segunda divisão não desiludiu, apesar do terceiro lugar (ombrear com o chaves e com o farense atendendo as limitações do académico é neste momento impossível). Mas para vocês terem uma noção do carisma do homem, a meio da época veio, (claro que com a concordância do presidente) profissionalizou a equipa, mandou metade dos jogadores para a reforma e ganhou um campeonato em MEIA época.

    Espero que me pordoem o “devaneio”. :)

    Mas, de nomes consensuais… Leonardo Jardim.

    • És de Viseu mas não sabes escrever correctamente o nome dos habitantes, está bem abelha…

      Tenta “mete-lo” primeiro num Beira-Mar ou num Setúbal e depois volta cá a ver se a mercadoria é aceite…

      • Desculpa se o meu teclado (e a pressa) é um maroto e à socapa me impediu de ver um “e” a mais na palavra. Espero que nenhum anjo tenha soltado nenhuma lágrima.

        Agora falando a sério, e deixando-me de mesquinhices, pró ano logo se vai ver o que ele irá fazer na liga de honra.

      • um “e” a mais… hum… estás pior do que eu pensava. Tens a certeza que és de Viseu?

        Faz como te disse, “vende” o gajo a um clube menor e se, mas só se, ele fizer boa figura tenta aqui outra vez.

        PS: Então escreve-se Visiense. “Muita” bom!

    • Existem as duas palavras. Viseense e visiense. Uma é um substantivo, a outra é um adjectivo.

      Mas sim, por muito que seja chato admitir estas merdas a pessoas como tu, sim, neste caso é viseense e nao visiense. Mas reitero, existem as duas palavras.

      • E demoras 4 ou 5 comentários para perceber o óbvio… Fica a lição, mas caga nisso.

        Preocupante mesmo é achar que só porque tens um amigo (ou sei lá o quê, uma vez que dizes que tens um fetiche pelo gajo…) que é treinador que pode servir para treinar o nosso maravilhoso Sporting Clube de Portugal.

        Ganha juízo, pá.

  40. Desculpem a insistência, mas é necessário despertar algumas mentes distraidas… Sejam ambiciosos, desejem o melhor. Este homem foi considerado melhor treinador sul americano em 2012 e oitavo melhor do mundo… É considerado ‘Super’ e potenciou alguns dos maiores talentos do futebol mundial… E agora treina a surpreendente equipa da Colombia, da qual temos Arias… E conhecemos um tal de Falcão e um Jackson. Já esteve para assinar pelo Sporting varias vezes… Chegou a hora! JOSE NESTOR (SUPER) PEKERMAN. http://es.wikipedia.org/wiki/José_Néstor_Pékerman

  41. Não sendo nenhum drama, tremo só de pensar que pode ser Inácio, Virgilio e (por exemplo) Rui Vitória a construírem o plantel da próxima época. O que vale é que não há dinheiro.

  42. Não precisamos de descobrir um novo mourinho, precisamos de uma escolha pela certa. Por essa razão não apostava nem em Marco Silva nem em Paulo Fonseca, muito menos em Rui Victoria.

    Aqui ficam as minhas primeiras 10 opções:
    1 Marcelo Bielsa
    2 Marcelo Bielsa
    3 Marcelo Bielsa
    4 Marcelo Bielsa
    5 Marcelo Bielsa
    6 Marcelo Bielsa
    7 Marcelo Bielsa
    8 Marcelo Bielsa
    9 Leonardo Jardim
    10 Pedro Martins

  43. Como está a história do Pavilhão do Sporting?
    Alguém sabe???

    O FCP acaba de vencer mais um campeonato de uma modalidade de pavilhão, no caso Andebol, ao bater o Benfica em casa.
    Mais uma vez cabeçudos a bombos da festa.
    Podiam empatar mas foram perder e não por 1 ou 2 golos, mas exactamente pelos 3 golos que o FCP precisava!

    Quem acompanhar os jogos percebe que é FUNDAMENTAL um pavilhão próprio, é absolutamente decisivo.

    O Sporting apesar de estar a ser a melhor equipa da fase final, partiu atrasado em relação ao FCP e SLB e já não tem hipótese de ser campeão.

    Estou absolutamente convencido que termos de volta uma “Nave de Alvalade” era absolutamente decisivo nestas modalidades renhidas.
    Muitos títulos nos têm escapado porque no limite dos limites não temos uma casa mesmo nossa.
    Mas pronto.

    • Sobre o pavilhão ainda espero para saber onde andamos 18M que supostamente a Câmara Municipal de Lisboa entregou ao Godo…

      Até lá é juntar tudo em Odivelas…onde as obras do estádio pararam em Janeiro após demolirem a bancada…é perguntar ao Godo outra vez a razão porque tal aconteceu.

      Que saudades do Godo…

  44. Caçaifares all around the world…!

    Tou com 2 pares de gémeas no Bairro Alto district !!!!

    Literalmente…..

    Interpretem!…

    Long live the Caçaife !!!!

    Yeaahhhhhhhh!!!!!!!!

    P.S. Caralho !!!!!!!!!!!!!!!

    P.S.2 foda-seeeeeee !!!!!!!!!!!!!!

    P.S.3 Da-ssssssssssse !!!!!!!!!!!!!

    P.S. 4. Foda-se !

    • Se estivesses assim tão bem, não tinhas mãos para escrever meu rapaz…
      E logo, 2 pares de gémeas!
      Mete tabaco nisso, Apulia’s Son…

      • “Apenas” mais uma importantíssima lição de vida…. depois de 15 mojitos precedidos de feijoca’s sake…. XXL style, fiz-me á pista… de dança, e entre “abraços” e “coreografias” finlando-holandesas, eis que o inverossímil acontece…. chamar-lhe-ei “unlucky strike stargate revolution”…. o dia em que desejei ser lésbica durante 5 minutos…. e eu, confrontando o insólito, ou…. as “insólitas”, apenas dizia…. “Não me fodam…” e elas…. what ?! E eu, “não me fodam…” e elas…. What the fuck ?! E eu…. Ya….

        Tal como intensamente “acarditei”, humildemente me retirei.

        Fui em busca de uma resposta, e encontrei-te a ti oh Reggae, certamente que tu não me irás pregar uma rasteira…. e assim foi…..

        Nunca menosprezar os “guiões” do Bairro Alto, por momentos, imaginei que estava num filme do Tarantino/Kusturica/David Lynch!

        ..” wax on… wax out… wax on… wax out…”..

        P.S. Isto é um claro off-topic!

      • Parece-me claramente IN TOPIC!
        Eu ao Bairro Alto nunca fui… Mas vivi algumas noites de Coimbra, e as Erasmus Nights sempre foram algo de 5ª Dimensão… Desde amigas completamente “loss” a “gigantonas polacas de 2m”, meu caro… um cardápio que não ficava nada a dever a qualquer ementa dum qualquer restaurante chinês da vão de escada…

        Ainda assim: Viva o sake de feijoca!!! E o chá de “ervas”… ;)

      • O Erasmus veio revolucionar isto tudo!

        Imagina lá a professora de filosofia podre de boa, perdão damas…. eloquente e especial, vir ter contigo, dizer-te…. uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida…, e perguntar-te…. meu querido, queres ir fazer um Erasmus ?

        Isto já não tem a ver com a língua Portuguesa, se é traiçoeira ou não, tem a ver com o sentimento genuíno da relação pessoal que se tem com a vida.

        Que filosofia é esta, “que tira mais do que dá” ?

        Tenho dito….

      • Quero também referir que a expressão…. “Tou com 2 pares de gémeas”, para além de ser invulgar, merece um lugar no “Hall of fame” of feijoca’s statements, lado a lado com o “bico teleguiado”, e não, não “rimei” de propósito, apenas e só, tudo se conjuga naturalmente, é o chamado… “Erasmus effect cardápio” !

      • Pois, terás sido confrontado com perguntas existenciais por uma professora de filosofia podre de boa e isso fez tremer as tuas “convicções” pela base! Compreende-se o efeito “filosófico” que sofreste…

        No meu caso tal não seria possível! E obviamente não seria pelo facto da minha prof de Filosofia ser uma contemporânea do Descartes chamada Etelvina que me fazia questionar a toda hora “Se eu penso em sair desta seca de aula, porque raios ainda existo dentro dela?!”, uma carcaça velha que quase me conseguiu chumbar a filosofia (apenas 10 valores!!!)… como vês, a minha vocação para filosofar estava muito condicionada, ao contrario de ti…

        A única alegria existencial que eu tinha era nos intervalos poder jogar À bola com o filho e descarregar nele todo o meu existencialismo… sobretudo com valentes petardos rematados à queima-roupa com o meu fabuloso pé direito…

        Enfim, outros tempos!

  45. Apenas uma nota a quem enDeusa Bielsa, quem lançou e potenciou os jovens e trouxe o Athletic para os primeiros lugares da Liga foi Joaquin Caparros, que agora está no Maiorca, Bielsa limitou-se a meter a jogar os jogadores que este lançou.

  46. Boa noite,
    Gostava de ler o que tem contra o Manuel José.
    Para mim sera sempre uma boa opção. Experiência não lhe falta !
    Já defendo a sua vinda há vários anos.
    SL

  47. Como é possível a hipótese Rui Vitória se tem uma cláusula de 1 milhão de euros? Exatamente o que tivemos de pagar para ir buscar esse mestre de nome Paulo Sérgio. E os dois com um percurso semelhante: Paços de Ferreira e Guimarães.

  48. Há aqui algo essencial que ainda não vi referido.

    BdC anda a preparar-se para ser presidente há anos.
    Não acredito que já não tivesse muito claro para si mesmo quem queria para treinador, ou pelo menos o perfil do mesmo.
    Acredito mesmo que tenha contactado prospectivamente algum deles.
    Não ia ser apanhado de repente desprevenido com esta história do JF, e terá jogado na antecipação.
    Até poderá ter forçado JF a desistir, ao fazer finca-pé na sua estrutura e poder.

    LJ pode ser uma hipótese, mas não acredito em Fonsecas ou Marcos. Seria arriscar muito e pôr todo o seu projecto, tudo aquilo por que lutou nos últimos anos, o sonho de transformar o Sporting, tudo isto por um tiro no escuro. Mesmo LJ seria um tiro no escuro.
    Isto é um projecto a médio, longo prazo para fazer renascer o Sporting – que o homem andou a matutar durante meses e meses, pelo menos desde 2011… e agora ia pôr tudo nas mãos de um rui vitória? WTF? Anda tudo doido?

    Por isso acredito num nome que surpreenda. Como o Cherba escreveu, com pouco dinheiro há que investir no treinador. Se como escreveu o record só houvesse 3 contratações, tinham de ser 2 avançados e o treinador.
    É aqui que reside a chave do projecto desportivo. Sem ele, nada feito.
    Aguardo (pouco) serenamente e com esperança.

    • Podes crer….
      Desde 27 de Março que o meu medo se erradicou… finalmente temos um presidente que vai colocar o Sporting no lugar que merece!
      Estou calmo e tranquilo em relação à próxima época… o mais importante é o Sporting, e esse, com tempo, saber-se-á reerguer…

      O meu palpite vai para LJ ou para “El Loco”… Tinha esperança no 2º, acho a mentalidade do gajo a adequada para o momento que atravessamos…

      Com um presidente “doidinho” pelo Sporting, que melhor para fazer dupla que “El Loco”?

  49. Sem guita vai ter de ser um tuga, o Jardim agrada-me mais que os outros.
    Nao importa nada a saida do JUJU, ainda entrou a tempo de levar o SCP as competicoes europeias, falhou por isso que vai com o caralho, deve ganhar bem demais por isso vai com o caralho.
    Tenho fe na escolha do Presidente seja ela qual for.

    SL

  50. Venha o Jardim e sim, teremos paciência para perceber que não jogamos para o título, que remédio.. e que grande e apropriado som. És do caralho, cherba.

    SL

  51. O cerne da questão é este : Estamos a discutir de forma a acesa a saída um treinador ,que com quase 70 anos SÓ GANHOU ALGUMA COISA NO CLUBE DA FRUTA.
    Estamos a extrapolar a posição que Inácio terá na estrutura, quando é sabido que será ele o DD, será o número 2, sendo o presidente o número 1 ( obviamente ) e Virgílio o número 3.
    Já começam a inventar posições para o homem … de repente, a raposinha vermelhusca, adepta dos vermelhuscos, que treinou o Porto e fez uma perninha de meses no Sporting, tem mais respeito e merece mais destaque e apoio que gente que serviu o clube durante anos, como jogador e treinador, como é o caso do Inácio.
    Vocês têm desvios de personalidade, só pode.
    Para mim, a estadia de Jesualdo não em chocava mas, a sua saída também não. Ele que vá para onde quer … se não se sente bem como número 4 ou 5 … vá ser presidente de um clube do Qatar ou da Macedónia, ou do car*** que o f*** !!

  52. a mensagem final é importantíssima! Temos que perceber que não vamos jogar para ser campeões a não ser que uma sequência de vitórias eleve os níveis de confiança ao ponto de limparmos todos os adversários. Bielsa seria um sonho!
    E muito obrigado por mais uma belíssima música Cherbakov! Um disco do Cacifo seria do caralho!
    SL

  53. O problema do jesualdo é o de sempre: gosto do senhor, mas falta ali um par de tomates. É que apesar de os objectivos não sermos muito altos, a próxima época é a mais importante do Sporting dos últimos 20 anos e partimos para ela sem massa, sem craques, sem nada. Ou se faz uma equipa boa com aqueles miúdos ou vai ser uma bela perda! Agora, não me venham dizer que é por causa do Inácio…

  54. Bons, baratos e disponíveis, temos 3 treinadores com ligação ao Sporting que podem fazer o trabalho bem feito, dependendo do que queremos:

    1 queremos um treinador que já mostrou no Sporting que era capaz de fazer um trabalho muito parecido com o de um? Organizar a equipa, trabalhar com competência embora sem encher o olho? Carvalhal

    2 queremos jogar futebol espectacular e valorizar os nossos jogadores, ainda que arriscando nos resultados desportivos? Peseiro

    3 queremos apostar num jovem com grande potencial, que em princípio fará o faria a opção 1 mas que até ode fazer mais, mas que não tem qualquer experiência de Sporting, apesar de ser sportinguista? Jardim

    Eu não tenho ilusões sobre a próxima época nem sobre as hipóteses de o Sporting ir buscar um super treinador, por outro lado também não embarcou em modas. Por isso, etária confortável com qualquer uma destas 3 opções.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s