Até onde teriam chegado?

A equipa B terminou o campeonato em 4º lugar, o que me leva a perguntar “até onde teriam chegado” caso essa mesma equipa não se visse forçada a prescindir de jogadores como Dier, Ilori, Bruma e, por vezes, Fokobo ou Esgaio? E, com esta dúvida na mente, sou assaltado por outra pergunta: tendo em conta a resposta dada pelos que foram promovidos à equipa principal, bem como a que foram dando os restantes (João Mário, por exemplo, é apontado pelos treinadores da segunda liga como um dos melhores jogadores da prova e uma das maiores surpresas), isso significa que o nível da nossa formação seria suficiente para montar uma equipa que lutasse pelo meio da tabela, numa primeira Liga? Sinceramente, estou em crer que sim.

Anúncios

81 thoughts on “Até onde teriam chegado?

  1. Também acho que sim.
    E sem querer desfazer, orientados por Oceano e Dominguez, a jogar sem a ambição de resultados, só a quererem mostrar-se
    O que seria dessa equipa B de meio de tabela, com um treinador à séria e 3 gajos calejados a gerir as emoções da época?

    • Cherba, queres mais provas que este ano na equipa principal??
      Tens uma equipa com miúdos da formação e estás a lutar pelo meio da tabela.
      Aquilo em que acreditas já foi provado…
      A questão é até que ponto isso é um grande feito tendo em conta o nível do nosso campeonato na segunda metade da tabela…

  2. Foi reamente uma época muito, muito boa. Temos mesmo uma formação impressionante! Por isso digo…para o próximo ano só quero a renovação dos putos e um treinador competente, que os faça progredir. 4 ou 5 destes jovens devem subir à equipa principal.

    Quanto ao treinador se não for Jesualdo, que seja Leonardo Jardim.

    Contratações? Sim, 2 ou 3 (não há dinheiro…que haja competência!).

    Força Sorting!!

    • tusa de mijo?!
      8 vitórias seguidas parece-me de alguém com pau para dar e vender…
      Nada mal, para quem chegou a meio da época, num país estrangeiro como aquele… digo eu!

      • Surpreendeu tudo e todos, mas a verdade tinha de vir ao de cima, o que mostrou cá foi tão mau que até ficava ofendido se agora viesse a ter sucesso lá fora.

      • Da equipa do Benfica que ganhou ontem em vila do conde, metade tem muitos minutos na B, informem-se antes de falar.
        Bruno Varela, Fabio Cardoso, João Cancelo, Rafael Guzzo, Helder Costa.
        Todos com mais de mil minutos na segunda liga e ainda são juniores.
        Pra valorizar o que é nosso não precisamos de mentir e desvalorizar o dos outros.

      • És torto desculpa!!!!Os juniores do Benfica são constituidos por juniores e por muitos jogadores da B,os juniores do Sporting são constituidos por juniores e por juvenis,grande parte da equipa B do Sporting é constituida por juniores,até os séniores têm juniores.Só na nextgen é que pusemos mais jogadores da B,jogámos o campeonato nacional de juniores sempre com o resto dos juniores e juvenis,todinho enquanto as galinhas jogaram a fase final do campeonato com Cancelos e companhia que até têm minutos este ano pelos séniores na Europa.
        Informa-te ok!!!

  3. Lutar pelo meio da tabela numa I Liga, isto com uma média de idades de 20-22 anos.

    Depois à medida que ganhassem mais experiência, podiam ambicionar a mais.

  4. Também não compreendi esta gestão. A equipa de juniores perdeu este ano 2 títulos, o campeonato e a Next Gen, simplesmente porque não jogou com os melhores. Qual era o problema de ceder Bruma, Dier ou mesmo João Mário para os jogos decisivos?

      • Os juniores se já estão num nivel acima não podem voltar pra trás, a formação não é pra ganhar titulos, mas sim pra por jogadores na equipa principal.
        A equipa A nunca pode ser prejudicada pela B nem a B pelos juniores, e assim sucessivamente.

      • Funciona como uma lógica,o nosso melhor escalão este ano foi o escalão que menos se sentiu afetado com a ida de juniores para a B que são os iniciados,ainda por cima temos 3 equipas bastante competitivas de iniciados,possivelmente seremos campeões neste escalão,basta empatar com o Gafanha em casa.Os outros escalões,os mais prejudicados não tiveram essa sorte,em parte por incompetência de liderança mas a cedência de jogadores foi muita….
        Subindo de escalão raramente se desce,a formação tem que funcionar assim,até pela idade….

  5. Off-topic:
    Fala-se na ida do anão porco e james para o mónaco. Aposto que o James vai custar 60 milhões e o anão porco vai custar um saco de amendoins. E nós recebemos a percentagem que temos direito: 1/4 do saco de amendoins.
    Sai uma imperial para ajudar aqui para a mesa 6!!!

    • Embora os gajos estejam a pensar numa coisa dessas, também não podem exagerar. Com que cara diriam aos acionistas e sócios que venderam o montinho por uns trocados?

    • Será caso para corte de relações, caso haja uma simulação de negócio?

      Assim o BdC já tinha motivo para fazer a vontade de muitos cacifeiros em “não sentar ao lado do homem das brasileiras”.

    • Já aqui o disse: O Montinho não pode entrar em pacotes!
      Senão vamos ser comidos de cebolada… outra vez! Mas desta vez sem responsabilidades… que a FIFA abra a pestana!

  6. Aposto que o porto vai vender oficialmente o montinho por 15 milhões (o que pagou por ele) e vamos receber 25% de 4 milhões, ou seja um milhão. O resto vai para uma off shore nas ilhas caimão, directamente para o bolso do pc. Bruno de Carvalho que comece já a preparar os advogados do clube para uma batalha jurídica.

  7. Ao que parece é mesmo o Leonardo Jardim o próximo mister!

    Gosto, ainda por cima é sportinguista, é português, com algum trabalho já (bem) feito, jovem e com personalidade.

    Põe o SCP a jogar à bola Jardim!

  8. O descalabro da equipa principal também acabou por nos custou o título de juniores! Pois vieram miúdos da B pra principal e alguns juniores preencheram a B.
    Mas os títulos juvenis são de menor importância. Importante é alimentar a equipa principal com qualidade.

    • O titulo de juniores deve-se ao ‘falhanço’ do trabalho de Abel. Tem que evoluir, ter experiência com um grande técnico, como adjunto, que o ajude a superar mais rapidamente algumas lacunas e ser mais ambicioso. Em vez de ser injustificadamente promovido, como se diz, a treinador da B, que deveria ter um técnico que trabalhasse de forma estreita com o treinador principal… Eu já sugeri um nome… Pedro Barbosa. Para os juniores eu gostava que fosse Filipe Ramos.

    • Juniores e juvenis!!!O único escalão que praticamente não mexeu foi o dos iniciados,e se mexesse tbm tinhamos 3 equipas!!!É possivelmente o único escalão que iremos ser campeões!!!

      • Os Juvenis ainda agora começaram, tem calma, como os juniores já acabaram, os que tavam lá vão voltar aos juvenis. (jogadores de 96 pra cima)
        Nos iniciados o que vale é que o carnide perdeu co gafanha (unicos pontos do gafanha), senão tb tava tremido.

      • Em iniciados está ganho,nos juvenis estamos mal,sim concordo que para a próxima semana sejam alguns juvenis chamados,os que ainda têm idade ou os que deveriam ter jogado nesse escalão e que por via da tal cedência de jogadores não o puderam fazer,mas como já disse anteriormente não é costume da nossa formação andar para trás como as galinhas fizeram nos últimos jogos dos juniores,mas este caso é excepção porque só chamariamos os de 2º ano…..

  9. Acho o Leonardo Jardim uma boa escolha, deve-lhe é ser dado TODO o apoio quando tiver 3 ou 4 maus resultados seguidos e vocês pedirem a cabeça dele imediatamente.

    quando ouvi a TVI á bocado dizer – “Jardim já assinou, vai receber 400 mil Euros limpos/ano” não pude deixar de pensar que temos neste momento um clube cheio de bufos.

    se isto não é um clube pessimamente blindado não sei o que será, ao ponto de saberem no minuto seguinte o ordenado acordado com o homem.

      • TUDO o que se tem passado no clube é relatado diariamente na imprensa e confirmado por factos a seguir.

        o facto de apoiares o novo presidente (eu também apoio) não quer dizer que andes a dormir Ricardo.

      • Ainda está na fase do encantamento, tem calma co Ricardo, quando se aperceber vai ser dos mais criticos, o Ricardo não papa grupos, foi dos nossos que mais contribuiu para que o pessoal abrisse os olhos para o que a corja estava a fazer.
        Obrigado Ricardo, nunca esqueceremos!

      • Sr. Uh Ah…
        O único que me traz alguma ilusão é o SPORTING!
        Mas não se preocupe… Daqui a 2 anos podemos fazer um balanço do mandato e compará-lo com o do grande ENGODO, que parece ser o seu termo de comparação. Ansiosamente à espera… gosto sempre de momentos entretidos.

        Nota: Os pasquins andam tão à nora que escrevem até sobre os sentimentos que invadem o grupo de jogadores, o que lhes apetece jantar daqui a duas semanas, etc, etc…

    • sem duvida que aguça mas….

      «Fangueiro conta até um episódio curioso. «Quando chegou ao Beira Mar proibiu os dirigentes de entrar no balneário.»

      E o inácio????

      • O inácio que vá mamar na quinta pata…
        Agora tém de entrar no balneário?
        Pra fazer o quê?
        Pra isso que vá pra treinador…

  10. Titulares de caras no sporting e em qualquer equipa Portuguesa temos : bruma Ilori, Dier , Zezinho João Mário. O Zezinho é melhor que o Rinaudo na minha opinião.
    O Leonardo Jardim ,gostava de apontar isto, ganhou na época passada ao Dortmund ,Arsenal e Marselha, este senhor não brinca em serviço…

  11. Começaram com um treinador mediocre. Jogavam mal, como equipa, mas a classe dos jogadores impunha-se e foram amealhando pontos e lideravam. O grupo, com uma ou outra debilidade era forte, ao nível de um plantel de primeira, mas com um futebol de distritais, lento, sonolento e sem ideais. Depois o mediocre treinador foi promovido à equipa principal… E durante um mês e tal conseguiu um facto absolutamente notável e unico na historia do clube. Nunca venceu um jogo! E ainda conseguiu colocar a equipa a jogar um futebol ao seu nível. Abaixo de zero. Depois minou o trabalho do belga. Veio Dominguez, mais um treinador ‘brinde’, sem formação, sem prática com um treinador competente, fez-se treinador à custa dos bons amgos… Como foi um jogador com alguma técnica, mas quase sempre inconsequente, augurou-se uma melhoria do futebol da equipa, mas nada… Continuava a viver do enorme talento dos seus jogadores. Depois a crise obrigou a equipa principal a vir resgatar alguns jogadores, nem sempre as melhores opções e comprometeram-se as três equipas. Claramente não existia competência no treinador (que oficialmente nem o era), mas existia matéria prima para potenciar no futuro… O treinador desta equipa esteve para ser Van der Gaag, mais um erro de Godinho, que em vez disso, contratou dois técnicos que falharam… Oceano e Dominguez. Mas quem perceba de futebol já desconfiava que isso ia acontecer. De positivo, os excelentes jogadores desta equipa, que provam, caso exista uma gestão competente e eficiente do futebol do clube, a solução, salvação e regresso a gloria do mesmo por saber aproveitar o que faz de melhor. Repito, julgo necessário um coordenador técnico, treinador com vasta experiencia e competencia, como existe nos grandes clubes de formação que saiba gerir todo o futebol do clube e garanta uma transição natural da formação para a equipa principal. Mas temendo que a porcaria continue, porque se anuncia que o treinador Abel, outro treinador ‘brinde’ que fez um trabalho medíocre e fraco com a equipa dos juniores, provavelmente a melhor da ultima década, vai ser ‘promovido’ à equipa B. Notável. Pior, só a continuidade de Oceano. Sobre os talentos… GOLAS, a ser trabalhado para em dois três anos ser o melhor em Portugal. ARIAS, para mim disputava com CEDRIC a lateral direita na proxima epoca. (Miguel Lopes para mim é uma nulidade, fraco a atacar, fraco a defender, tem intensidade, mas absolutamente inconsequente… E ganha balurdios, uma das palermices de Jesualdo). PEDRO MENDES, o oportunista do seu empresário pode ter-lhe comprometido a carreira, mas a anterior direcção do clube e o manager contratado falharam. Era o lider da defesa, tem uma maturidade futebolistica incrivel. Se tiver juizo e trabalhar, vai ser um dos melhores da Europa. DIER, chamado aos seniores porque a saida de Xandao foi forçada… Revelou ser um central de topo a nivel mundial… E ainda é um miúdo. Jesulado inventou e colocou-o a meio campo, onde não rende nem metade… Oxalá venha um treinador competente que coloque este fabuloso jogador na sua verdadeira posição. Sendo inglês e a fazer uma épocas regulares, é jogador para valer em dois anos cerca de 50 milhões. TOBIAS, dizem que é a grande promessa. É jogador para cuidar, blindar e deixar evoluir. ILORI, continua uma evolução tranquila, trouxe velocidade à equipa principal, mas só foi chamado porque Mendes não renovou, por isso não foi uma aposta, mas uma solução. Precisa de um grande treinador que continue a sua evolução, senão pode acontecer como Carriço. Na proxima época era um dos quatro magnificos da defesa (central), com NUNO REIS, DIER e REVER (uma das poucas e boas contratações). Levava ROJO para a esquerda. MIKA, poder, serenidade e inteligencia. precisa ser trabalhado, mas tem muito potencial. ESGAIO, médio ofensivo com técnica, mesmo que estranha, mas que tem que evoluir. Tem uma grande acutilancia ofensiva e tranquilidade na decisão. Vercauteren tentou potencia-lo, Jesualdo encostou-o para apostar em Jeffren que se revelou mais um flop de Freitas. JOAO MARIO, que senhor. Que qualidade de jogo, um autêntico lider. Prova que Jesualdo não apostou nem rentabilizou os talentos. Teve poucas oportunidades na equipa principal, mas o seu futebol é já de outra estratosfera futebolistica. Muito melhor do que o básico Schaars. ZEZINHO, que poço de energia e disponibilidade. Se João Mário era o pêndulo, Zezinho era o motor, o coração da equipa. Que jogador fabuloso. Tenha um treinador a altura que o saiba lapidar e será um dos melhores médios do mundo. Faz lembrar Davids. KING, chegou tarde, mas mostrou vontade de reinar. Muita disponibildade. É um talento para continuar a apostar. FOKOBO, é o mais impressionante jogador deste meio campo. Causa a nitida sensação que será um ‘gigante’ do futebol mundial, ao nivel de um Patrick Vieira. Tem que melhorar o timming de resposta. Mas de resto é fabuloso tacticamente e poderoso em termos fisicos. BETINHO é uma incógnita para mim… Ja o vi a fazer coisas extraordinarias, mas parece que tem pouca intensidade. É deixar evoluir e ser bem treinado e acompanhado, com treino específico. BRUMA, mal trabalhado por Jesualdo que muitas vezes o colocava no flanco errado e o desvalorizava e sobreresponsabilizava. Mas ainda precisa de muito trabalho. Mas tem quase tudo, falta maior controlo no exercício da técnica. RUBIO, pode ser um ds mais fascinantes avançados dos próximos anos, mas precisa de um futebol de equipa mais ofensivo e criativo. O do Sporting desta época era na equipa principal e B, de uma sonolência e incompetencia insuportável. ETOCK, tem uma qualidade técnica superior. Pode ser letal dentro da área. Está a ser muito mal trabalhado. Pode ser um avançado ao nivel de Henry ou Etoo, mas não o será se continuar a ser trabalhado por treinadores mediocres. Esqueci algum? Provavelmente… NI PLANGE é uma incerteza para mim. Também gostei de alguns juniores que começaram a despontar, mas esses, à excepção de MANE que ja tem tudo para ascender a equipa principal, devem continuar a sua evolução na B. CHABY, PONDE, SEMEDO, LUKA, JUARY, IE, PODENCE… De quem não gostei… Julio Alves e Ventura. De outras equipas, jovens que poderiam vir para a B… Destaco três com escola no Sporting… VENANCIO, JOAO MARTINS e DIOGO VIANA (com oportunidades na A). ROSADO queria-o na principal, se o Benfica não o contratar. Todos os que destaquei deveriam fazer a pre-epoca na equipa principal.

    • Prova que afinal Jesulado não potenciou assi mtanto os jovens. Pôs a jogar illori porque teve que ser, Dier já vinha de trás, bruma foi soluçao. Zezinho e joao mario que deviam jogar e aí sim era arriscar ele nao os chamou.

      ETOCK joga muito melhor avançado da B, qualidade para ficar na A e lutar ppela titularidade, acreditem no que digo.

      • O Jesualdo fez um bom trabalho com os jovens. Talvez o Fokobo tenha sido uma excepção, por motivos que eu ja referi ha tempos, mas de resto nao podemos apontar nada so homem. Salvo a teimosia com o Dier no meio campo…

  12. Meu caros,

    O Jardim, caso se confirme, terá o meu apoio.

    Para quem falava do ordenado do JF, só referir que um ordenado liquido 400 mil euros equivale a um ordenado na ordem dos 800 mil euros.

    P.S.: defendo que num clube o treinador deve ter um salário superior aos jogadores.

  13. Foi uma época turbulenta, uma época de envergonhar qualquer Sportinguista, e com tudo o que se passou com a equipa principal e com as opções tomadas, era impossível estabilizar as restantes.

    Sinceramente, este 4ª lugar da equipa B até me surpreendeu, não estava á espera de uma classificação tão boa. Mas é difícil dizer o que poderiam fazer numa 1ª Liga, a menos que estejas a dar a entender ( Cherba ) que é com a equipa B desta época que entraremos na 1ª Liga da nova época. Epá….

    Outra época como esta é inadmissível ! Ou se quiserem, outra classificação como a desta época é inadmissível !

    SL

    • Ha que nos ir mentalizando que na próxima época as coisas supostamente vão melhorar… Mas ainda estamos a léguas das galinhas e dos tripeiros… Por muito que custe admitir.

      • Também de devia preocupar, sem investidor como vamos pagar o que devemos e libertar-nos da corja banqueira que nos levou a este estado?

      • Sem resultados não há investidor,eles não caiem do céu(nós bem gostávamos),e percebendo um pouco de gestão eles(resultados) só chegarão ao fim de um determinado tempo,poderá ser 6 meses ou 1 ano,mas o Bruno ainda está a finalizar a parte dos ordenados,enquanto isso não acontecer o planeamento do Bruno não arranca,depois de arrancar é esperar que tenha resultados positivos,que haja lucro,havendo tens aí o investidor,passados 6 meses/1 ano.
        Percebendo eu de gestão,resumidamente é quase isto.

      • nao é bem assim, edu:
        os investidores nao estao á esprea dos resultados
        estao é á espera que a reestruturacao seja finalizada, haja a aprovacao para o aumento de capital e entao é aí que entram os investidores
        acho tambem que alguns desses (investidores) entrarao tambem na aquisicao de reforcos, mas aí posso estar enganado…

      • Para os jogadores estão os fundos,inevitávelmente acontecerá,tem faltado é competência,vamos ver…
        Não esperes por investidores a curto prazo,isso não existe.Com isto não digo que quando a restruturação for aprovada não apareçam alguns investidores mas não com relevo,apenas para contas correntes,os investidores para tapar passivo apenas apareceram no minimo dos minimos apenas no final da próxima temporada,desde que os resultados sejam positivos,quer desportivamente quer financeiramente.

      • Investidores para pagar dívida do clube?
        Mas em que mundo é que vocês vivem?
        O investidor mete dinheiro em jogadores e espera que o Sporting os potencie para daí tirar dividendos.
        Acreditam memsmo que alguém vai meter um tusto que seja para pagar dívida?

      • Exatamente o que estou a dizer,de momento ninguém mete nada,sem resultados sem património ninguém quererá perder dinheiro,com um projecto a dar lucro a coisa poderá mudar de figura,mas esse lucro só aparecerá no minimo daqui a 1 ano,e não será um investimento por aí além…..
        Injeção de dinheiro para reduzir o passivo não existe????Nunca aconteceu????

      • Edu,

        Penso que tipicamente as injecções de capital para redução do passivo são feitas através de aumentos de capital (subscrição de obrigações). Os investidores têm normalmente em vista o lucro a curto prazo, leia-se as mais-valias com venda de jogadores. Vão aparecer quando exista uma base estável que permita a realização regular dessas mais-valias, e é esse o objectivo da reestruturação.

      • Restruturação é apenas o adiar de uma divida,sem os tais resultados é apenas mais uma,os investidores baseiam-se nisso.É importante mas sem resultados….

      • Todos os investidores reduzem passivo, vejam o Belem por exemplo…
        Como podes investir na equipa e ser o accionista principal sem pagares o que deves?
        Acham mesmo que um Abramovich pode gastar o que quiser em jogadores e os credores deixam que não vá pagando?
        Que anda tudo a comer gelados ca testa?
        Quanto a haver investidores neste momento pra nós todos sabemos que é difícil, mas se foram prometidos é natural que agora sejam cobradas essas promessas, até quando vamos ter de esperar?
        De desculpas em desculpas o mais provável é nunca aparecer investidor algum.

      • Há que ser justo. E estando já habituado a ser contre-corrente, a questão é simples. Não é por ter dado a minha confiança ao Bruno que lhe vou desculpar não concretizar o prometido, tal como exigi do godinho, até com a desculpa que a este último não tinha dado confiança porra nenhuma.

        A verdade é que os 20 milhões dos investidores são tanto de exigir ao Bruno como os 100+30+etc+etc+etc ao godinho, que continuo à espera do anuncio do 3º elemento (e sinceramente acho que não tinha nada que ser anunciado, mas já que foi prometido para depois das eleições…), que continuo à espera do anuncio do treinador “lá para o fim da semana” (novamente, não acho relevante ter que ser anunciado, mas se prometeu…) e, sobretudo, que continuo à espera da auditoria de gestão.

  14. Democracia,

    O Abramovich não é um investidor DO Chelsea nos mesmos termos em que se prevê a entrada de investidores no Sporting (enfim, é uma coisa que provavelmente teremos que decidir…), o Abramovich é O Chelsea, claro que é a ele que os credores pedem contas!
    A questão – fazendo a ponte para o Belenenses – é quem é o accionista principal, o Clube ou um investidor (ou vários).

  15. “La obligación que tiene todo ser humano es rentabilizar sus opciones para ser feliz. Entonces, nosotros deberíamos aclararle a la mayoría, que el éxito es una excepción, no es un continuo. Los seres humanos de vez en cuando triunfan, pero habitualmente, desarrollan, combaten, se esfuerzan, y ganan de vez en cuando. Muy de vez en cuando.”

    MB

    • Que bem que faria este senhor ao futebol do Sporting e ao futebol português! Genial. Mas segundo um pasquim desportivo, reportando a opinião de algum iluminado na direcção atual do clube, talvez a defender o seu injustificado ‘posto’… a aposta deve ser num treinador português que conheça a especifidade do jogador português e do ‘nosso’ futebol… Ora bem, ficamos a saber que em Portugal os jogadores têm três pernas, a bola é quadrada e o campo é circular…Logo, ao contrário do que pensa Bielsa, o sucesso não é uma excepção… em Portugal é sinónimo de anormalidade, trafulhice e corrupção. Ou o jornalista padece de falta grave de conhecimentos para a profissão que exerce, ou o curral é em Alvalade. Nos melhores campeonatos do mundo os campeões têm, frequentemente, treinadores estrangeiros… Mas está-se a ver… lá os jogadores e o futebol é NORMAL (duas pernas, redondinha, rectangulo de jogo…). Este senhor Bielsa como coordenador técnico (ou Pekerman, porque desconfio que Bielsa interessa ao Barcelona) e Leonardo Jardim como treinador (treinador de campo) e Litos como ‘homem da casa’. Que acham? Caro Bruno… pensa lá um bocadinho e sê ambicioso para o nosso Sporting. (Se calhar, sou eu cá a pensar… o dinheiro que se gasta com certos ‘emplastros’ dava para ter estes três talentos no clube…) Fica a sugestão!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s