hoje escreves tu

Costuma ser à quarta-feira, mas este texto pareceu-me apropriado para começar a semana exaltando o Sportinguismo. O escriba é o Diogo Bernardo, que quer partilhar connosco o que escreveu para a página Sporting Fans. (Diogo, o texto vinha sem título. Tomei a liberdade de dar-lhe um)

O número 102.315, by Diogo Bernardo

O João é o meu melhor amigo desde que me conheço. Jogávamos à bola juntos, fomos colegas de escola, até tivemos a primeira namorada na mesma altura. Crescemos lado a lado como melhores amigos. Acima de tudo, tínhamos uma grande ligação: o amor ao Sporting. Sempre fomos grandes leões e partilhávamos tudo! Cromos, posters, bonés, cachecóis e camisolas. Nas nossas peladinhas, ele era o Manuel Fernandes e eu o Vítor Damas, pois sempre preferi ir à baliza. Passávamos horas a imaginar um jogo de futebol, em Alvalade, em que nós próprios éramos os protagonistas que faziam vibrar a multidão leonina nas bancadas. A diferença entre nós era só uma: eu sempre fui sócio e ele não. Os pais dele não ligavam ao futebol e nunca lhe deram dinheiro para pagar as quotas. Eu sempre soube que isso o deixava triste, mas nunca o tratei de forma diferente. O João era tão sportinguista quanto eu!No domingo à tarde voltámos a estar juntos, como nos velhos tempos. Por circunstâncias da vida, já não nos víamos há mais de dois meses. Encontrámo-nos no café para beber uma imperial e pôr a conversa em dia. Obviamente, depois de saber como estava a sua família e emprego, acabámos a falar do Sporting.
“- E então, o que achas do novo Presidente, João? Estás a gostar dos primeiros meses?
– Claro, grande Bruno de Carvalho! Sempre disse que votaria nele!
– Pois é, mas não podias votar… quando é que te fazes sócio, homem?
– Oh, tenho lá tempo para isso… Eu até vou aos jogos e já comprei uma gamebox. Porque é tão importante ser sócio?”

Não esperava aquilo. Fez-me a pergunta com um encolher de ombros. Já não se mostrava triste mas tinha agora uma certa indiferença na voz. O meu coração parou, como se caísse até ao estômago. De repente, voltou ao seu lugar e a bater, mas muito mais depressa. Comecei a suar e senti um estranho nó na barriga. É verdade que sempre vi nele um sportinguista como eu. Tínhamos a mesma dose de amor e dedicação. Mas naquela altura, com aquela pergunta, percebi que lhe faltava uma parte muito importante de Sportinguismo. O João, o pequenino João que eu sempre conheci, não teve a mesma sorte que eu, mas estava na altura de saber o que eu sei.

Acabei a minha imperial com três tragos, fiz uma pausa e disse-lhe calmamente:
“João… somos todos do Sporting. Se não fores sócio continuarás a ser um enorme Sportinguista aos meus olhos e o meu melhor amigo. Mas ser sócio… ser sócio é fazer parte de uma família. Ser sócio do Sporting é partilhar laços com José de Alvalade e Francisco Stromp. Ser sócio do Sporting é estar associado à bicicleta de Joaquim Agostinho, ao esforço de Carlos Lopes, aos golos do Peyroteo, ao melhor jogador do Mundo, Cristiano Ronaldo. Mais do que por todos eles… sou sócio do Sporting por mim próprio. Porque é um orgulho andar com um pedaço do meu clube na carteira. Porque tenho um número, faço parte de algo enorme. Porque sou um entre milhares de pessoas que acreditam no mesmo que eu, que sentem o mesmo que eu e que AMAM o mesmo que eu! Sou sócio do Sporting porque pertenço ao Sporting. E isso não tem custo!”

Quando acabei de falar, percebi que toda a gente no café estava com os olhos cravados em mim. Tinha a testa a escorrer suor e nem reparei na força que tinha colocado nas minhas palavras. O João estava branco como cal. Não me disse nada durante largos minutos. Depois, levantou-se, e com um forte abraço disse-me “dá cumprimentos à Rafaela e aos miúdos.” Achei que tinha ido longe de mais. Pensei que talvez tivesse sido ofensivo e magoado o meu grande amigo, mas não. O João ligou-me há pouco, a chorar. É o número 102.315.

Anúncios

190 thoughts on “hoje escreves tu

  1. Bonita história Diogo, cada leão tem o dever de tentar incutir esse espírito nos outros leões =)

    Agora um à parte, mas com tudo a haver com a questão de sócio.

    Já tinha sido sócio quando era pequeno, pois os meus pais pagavam para tal, a partir do momento que eu comecei a gerir o meu dinheiro por volta dos 14 anos, deixaram de o fazer, e eu agarrado ao dinheiro como era (e sou) deixei de pagar. Prometi a mim mesmo que enquanto a escumalha por lá andasse não me tornaria sócio de novo, pois vontade (e disponibilidade financeira para tal também) até tinha.

    Depois destas ultimas eleições tornei-me sócio, ou seja no final de Março. E por incrível que pareça, e já com as quotas debitadas da minha conta, estamos hoje a 20 de Maio e ainda não recebi o meu cartão de sócio.

    O que parece mentira, mas não é…quase 2 meses para emitirem um simples cartão de plástico, mas que como o Diogo tão bem disse, aquele cartão é um pedaço de história, misturado com orgulho, que se carrega todos os dias, e que está ali na carteira, para quando a abrirmos mostramos a todos que somos do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

    Como tal, todos os dias desde que me tornei sócio, que vou impacientemente depois de chegar do trabalho, à caixa de correio para ver se a carta do Sporting com o meu cartão estará lá dentro, mas todos os dias tenho levado com um vazio (e com o cartão do professor mamadu) …

    Haja paciência de Leão para tanto tempo de demora para entregarem um simples (mas tão complexo) cartão de sócio….

    Saudações Leoninas.

    • Estou na mesma situação que tu.

      Fui à Loja Verde e emitiram-me um cartão provisório. Tem foto, nome e número de sócio mas o definitivo parece que é o BES que emite, mesmo que não queiras cartão de crédito…

    • Cartões emitidos pelos BES é o que dá… mais uma herança do projecto ricciardi. Pode ser que isso mude um dia — e eu pagaria de bom grado outro cartão só para não andar com um a dizer “propriedade do banco espirito santo”.

    • Olá 21andreapirlo,

      Eu também ainda aguardo o meu cartão de sócia. Mas liguei para o Sporting para saber porquê. Disseram-me que estavam a haver muitos pedidos de novos sócios e que o processo poderia demorar um pouco mais que o normal. Também estranhei, mas não deve demorar muito mais.

      Até para isto temos de ser pacientes :)

      • Pois se a razão de não receberem os vossos cartões definitivos é porque há muitos pedidos de sócios… meus caros, esperem sentados!
        Eu não sei se vocês conseguem ver, mas… o Sporting, o NOSSO SPORTING está a voltar aos poucos! E vai ser pujante… estou ansioso pela próxima época. E espero que no 1º jogo já tenha as minhas quotas em dia… Ainda não sou sócio… mas já faltou mais… =)

  2. grande historia, bem vindo Joao 102.315
    por motivos da vida saí de Portugal á coisa de 17 anos, tendo deixado de pagar as minhas quotas um pouco antes disso por problemas pessoais, e depois estando fora do pais deixei andar, especialmente quando olhava para o meu clube, e nao entendia porque devia de pagar quotas para elites se abotoar com o meu dinheiro…
    contactei o servico de apoio ao cliente á coisa de 1 semana, e literalmente á coisa de 5 minutos recebi um e-mail a explicar como posso recuperar o meu numero de socio, portanto Diogo, joao, e resto de familia, só mais uns dias e estarei de regresso
    nao sei porque, desta vez acredito que algo vai mudar
    VIVA O SCP

  3. Historia fake, fiz-me socio ontem e tenho um numero mais baixo…
    Mas é bonita sim senhor.
    Comecei a desconfiar quando disseste que querias ser o Manuel Fernandes e o Damas, no entanto quem te conhece aqui do cacifo sabe que não tens mais de 20 anos e mal do Figo te lembras de verde e branco.
    Muito boa imaginação!

      • No minimo estranho um idolo nosso de juventude ser alguém que nunca vimos jogar à bola,mas tanto o Damas como o Manuel Fernandes sempre foram muito falados,e todos nós sabemos porquê!!!;)
        O meu era o Beto,quando jogava ele tbm jogava,copiava-lhe muita coisa,até as saidas nocturnas;)

      • Edu,

        Quando eu era um miúdo (década de setenta) a televisão não tinha nada a ver com o que é hoje – havia 2 canais, se me lembro bem o principal começava as emissões às 19:00, e jogos de futebol era quando o rei fazia anos, alguns jogos da selecção, alguns derbies, as finais da taça de Portugal, europeias e da taça de Inglaterra, e um ou outro jogo mais. Qualquer semelhança com a oferta actual…não existe. A isto acresce que nasci e vivi até há pouco tempo no Porto, muito longe (especialmente nessa altura) dos heróis de cada momento. O meu fascínio infantil vem das camisolas e do símbolo mais bonitos do mundo, e dos nomes que ouvia associados ao Clube que os envergava. Quando comecei a ver os jogos com alguma regularidade os ídolos eram o Manuel Fernandes e o Jordão (este é o meu ídolo de sempre, que vi jogar muitas vezes).

        No fundo cada um de nós chegou a este Clube seguindo o seu próprio caminho, porque cada um de nós tem O SEU ponto de partida…

        SL

    • O sentido da história é que interessa, se é verdade ou não, nem me aquece ou arrefece…

      Eu não sou sócio, são opções. E não me considero menos sportinguista de qualquer um de vós. Provavelmente até sinto o Sporting muito mais do que muitos sportinguistas (vejam o exemplo dos croquetes de ROC’s)

      António Gomes
      Évora

  4. MUITO BOM, Diogo

    Já tinha lido na página do facebook, e o sentimento que me provocou deu-me vontade de partilhar o texto, ou pelo menos o link, aqui no Cacifo.
    Na altura não o fiz porque era realmente off-topic, e embora o interesse que aqui partilhamos por tudo o que se relaciona com o Sporting nos leve inevitavelmente a trazer assuntos que se desviam do assunto de cada post, compreendo o papel do “moderador” – é mais fácil perceber o que pensam os que seguem e comentam neste blog sobre cada assunto se os comentários estiverem “no sítio certo”.

    Agora penso que ainda bem que não o fiz, porque tem inegavelmente mais significado quando é dito (escrito) na primeira pessoa.

    Obrigado também ao Cherba por abrir o Cacifo a este (e outros) texto(s) que temos tido o prazer de ler.

    SL

  5. they are a Super Pride. Few lion prides reach Super Pride status. This phenomenon requires the right conditions. Plentiful prey and strong pride males are key to its success. But keeping cubs alive to maturity is the Super Pride’s ultimate goal.

  6. excelente exervcio de motivaçao. Diogo. Parabens! Sou como o teu amigo Joao. Falta-me o numero. Estará para breve. Como deves compreender, sou daqueles que tenho andado de costas viradas com os nosso ultimos dirigentes. Estará para muito breve a minha associaçao. O nosso cacifo tambem contribuirá para isso.

    entretanto, deixo-vos aqui o perfil do mais que provável nosso novo treinador. oxala se concretize a sua aquisição. sempe confiei no trabalho dele.Quanto a Jesualdo, já o referi. Aguas passadas, porque um dos nossos constantes problemas é nao saber resolver o passado. Olhe-se para o futuro, caralho!

    http://www.superbraga.com/forum/index.php/topic,20676.msg380580.html#msg380580

    (o link é do “rival” minhoto, mas foi o perfil mais completo que vi do Leonardo Jardim.

    Saudaçoes Leoninas!

  7. desculpem o off topic: confirma-se. Hoje, apresentação aos sócios às 19:30, em Alvalade. Apresentação de estrutura do futebol e do novo treinador.

      • não vi. mas tenho a confirmação. deverá ser anunciado em breve. e será apresentação da estrutura do futebol.

      • nao leves a mal, mas essas confirmaçoes antes de serem oficiais significa que algo anda mal em termos de comunicaçao……..isto partindo do principio que tu nao estas la dentro para saberes as informaçoes

      • augusto inácio, virgilio lopes e o novo treinador. o terceiro elemento da estrutura vai deverá cair. Inácio será futebol profissional, Virgilio, academia e formação.

      • o,, bruno, comprrendo que, se souberes, nao queiras dizer. mas já agora, gostaria de saber a tua opinião. SE (e este SE com a extensao que se impoe) for Leonardo Jardim, qual a tua opinião sobre ele?

      • se se confirmar isso da queda do tal terceiro elemento, nao tem sentido a conversa da campanha que nao podia anunciar o terceiro elemento porque este estava lá na academia em funçoes

      • vou reformular, pois o texto está confuso: pergunto-te, Bruno, se for Leonardo Jardim o novo treinador, qual a tua opinião sobre ele? é o nosso homem? eu penso que simpela disciplina, forte carácter e resultados demonstrados, mas gostaria de saber a tua opinião,já agora.

        (partindo do principio que será ele….ou ainda haverá surpresas…?)

      • Comentei num post atrás: treinadores portugueses disponiveis com melhor cv: manuel jose, leonardo jardim e jesualdo ferreira. Na altura meti o jesus, porque estava a acabar contrato, mas é hoje claro que fica no carnide.

      • Riga, nao especulando muito porque não sei, ou a direção entendeu alterar ligeiramente o modelo, ou houve qualquer coisa com a pessoa em questão.

      • foda-se riga, isto não é nenhuma Duma, nenhum comité politico. é um espaço de opiniões. apenas gostaria de saber, junto do Bruno Gimenez – que está mais que visto que não é apenas um de nós, é um insider – e nao tenho nada contra, antes pelo contrário – qual é a opinao dele. Nao pretendo saber o caralho do III segredo de Fatima ou onde reside o Santo Graal, porra…

      • sim é um espaço de opinioes, mas ha uns tempos fez-se um post onde se apelava ao fim dos off topics que acabam por transformar um post sobre alhos em bugalhos.

        ha uns dias deixei um off topic e fui quase comido vivo, que era uma estupidez

        apenas acho que é mais racional debater e comentar apenas os temas dos posts do que andar a falar sobre tudo e mais alguma coisa

      • e prefiro nao comentar off topics, porque muitas vezes esses off topics tornam-me mais importantes do que o conteudo do post em si

      • peço imensa desculpa, senhor cromo panini nº 87, por ter colocado uma questão a proposito da sua resposta a um off-topic.

        Já agora, diga-me uma coisa, excelso rigaboss, estou indeciso entre escolher para o almoço jaquinizinhos com arroz de tomate ou perna de perú. é uma grande indecisão do ponto de vista emotivo-racional e, perante este meu dilema, gostaria que vossa excelencia me ajudasse.

        agradecido.

        (veja lá se este é mais um off topic que nao prefere comentar – das dezenas que comenta diariamente)

      • Nem presidente, nem quintela, nem menina da comunicaçao. Não vou estar sempre a dizer o mesmo.

    • Fodasse oh Gimenez(Bruno de Carvalho) entao o 3 elemento.? Vai cair nao é.? Os Investidores também cairam.? E e auditoria de gestao.? Pq ainda nao começou.?
      Já agora e para o ano onde joga a equipa B..???

      • Vai acompanhando, que vais ficando a saber. É continuares atento ao jornal, site, cacifo, etc. Se te portares bem, ainda aqui escrevemos sobre a audioria de gestão. Leva o recado aos teus amigos, que ela não está esquecida.

  8. vamos esquecer q esta historia é completamente tanga e focar nos na intencao de motivar o pessoal a fazer se sócio.
    boa imaginacao tem o rapaz..

    treinadores para a proxima epoca:
    scp, leonardo jardim
    slb, jasus
    fcp, domingos
    scb, paulo fonseca

  9. Obrigado pessoal pelos elogios e muito obrigado Cherba pela honra que me deste de ver algo escrito por mim no enorme Cacifo!

    Sim, a história não é verdadeira, muitos aqui já me conhecem e sabem que não tenho idade para ter visto jogar Manuel Fernandes ou Damas, e infelizmente (ainda) não sou sócio. Não tive a sorte do homem do texto. Além de que o meu melhor amigo é lampião…

    Mas os fãs da página para a qual escrevi o texto não sabe quem sou, pelo que me pareceu um bom exercício de motivação. O importante é atingir algum João por aí :)

    Abraços de agradecimento a todos!

    • Esta tua declaração só reforça os meus parabens, miudo. é tambem por exercicios motivacionais destes que nos fazemos socios.

      compreendemos todos a tua mensagem. mesmo os aziados que nao têm a tua imaginação.

      Abraço.

    • Grande texto Diogo!

      Senti-me um “João” ao ler o texto. Já fui sócio durante uns anos, mas o tempo foi passando e deixei de ter lata para pedir ao meu pai para me pagar as quotas… Acho que vou arranjar um novo número.

      Abraço

  10. on topic x3

    Where do I begin to tell the story
    Of how great a love can be
    The sweet love story that is older than the sea
    The simple truth about the love she brings to me
    Where do I start

    With her first hello
    She gave a meaning to this empty world of mine
    There’d never be another love another time
    She came into my life and made the living fine
    She fills my heart

    She fills my heart
    with very special things
    With angel songs, with wild imaginings
    She fills my soul with so much love
    That any where I go
    I’m never lonely
    With her along who could be lonely
    I reach for her hand. It’s always there

    How long does it last
    Can love be measured by the hours in a day
    I have no answers now but this much I can say
    I know I’ll need her until the stars all burn away
    And she’ll be there

    How long does it last
    Can love be measured by the hours in a day
    I have no answers now but this much I can say
    I know I’ll need her until the stars all burn away
    And she’ll be there

  11. Isto é bom demais. Não estou de todo habituado a isto!

    Jesualdo sai num dia, no outro já está confirmado o sucessor!

    FANTÁSTICO! Agora já só têm que inventar quanto a possíveis reforços oriundos do Suriname.

    • em que planeta é que vives? o jesualdo ainda ontem referiu que a reuniao em que ficou esclarecido que ele nao ficava ocorreu dia 9, e nao te esqueças que a semana passada ocorreu uma reuniao entre Bc e inacio……claramente para definir a questao treinador

      • Concordo com o Leao à solta, podem so ter decidido há uma semana, mas mal saiu um, no dia seguinte entrou outro. MUITO BOM SINAL

      • realmente voces têm um sentido critico engraçado, visto simplesmente nao existir.

        criticava-se as fugas de informaçao e o plantar de informaçoes pela direcçao, mas foi exactamente isso que aconteceu desta vez: 3f a tal reuniao, 5f os 3 jornais fazem primeira pagina de quem era o treinador.

      • És burro ou quê caralho? Basta ver quanto tempo demorou o godo a contratar o sucessor do Sá Pinto, que por sinal também foi uma bela merda, tanto tempo pa contratar uma merda

      • burro porque? por ter sentido critico e nao ter problema em questionar ou criticar seja o que for feito? ou apenas se pode dar loas a grande manobras de gestao.

        isto que foi feito agora ha uns meses atras era chamado de plantar noticias porp parte da direcçao.

        as declaraçoes do jesualdo e isto hoje confirmaram a montagem do puzzle: desde dia 9 que dentro da direcçao se sabia que jesualdo na ficava, ou seja desde dia 9 que andavam a procura de treinador e na 3f passada ficou acertado quem seria o treinador( algo que se está para esclarecer era para que funçoes se pretendia o jesualdo que ele nao aceitou, pelo que se percebe nao era para treinador), na 5f passada sairam 3 capas de jornais a dizer que o leonardo jardim era o treinador( quando é apenas 1 ou 2 é palpite, quando sao os 3 nao ha duvidas).

        e depois a historia dos bufos: dantes queixavam-se que se sabia de tudo, depois aparece aqui ( com todo o respeito) o gimenez a dizer o que vai acontecer antes de acontecer e aplaudem isso. la se vai a coerencia e aparece a hipocrisia

      • Do que o Leão à solta disse eu entendi que ele queria realçar que o novo treinador foi contratado imediatamente e não demorou 2 ou 3 semanas como aconteceu com o godo, calma com os testamentos fodasse

  12. Bem trabalhado. É com agrado que vejo o anuncio na CMVM do Leonardo Jardim como nosso treinador. É um gajo competente e sério. Por onde passou deixou serviço feito e sempre cumpriu com o que propôs. Como extra é sportinguista. Bom. Muito bom.

    O Juju é um bom treinador. Mas não é nenhum deus, tal como vimos contra o Passos, onde era imperioso ganhar e ele espalhou-nos ao comprido. Enfim…

    Bem vindo Leonardo!

  13. Bom exercício motivacional Diogo. Deve haver muita histórias parecidas. Tenho uma idêntica só que o Cabrão do meu melhor amigo não se faz sócio!

    Bem-vindo Leonardo!

  14. Um grande tiro nos pes de BdC!! Deixa sair o treinador dos treinadores, nao respeitando a opiniao de todos os nossos rivais, dos jornais do grupo Cofina e ex-croqueteiros e ainda por cima tem o desplante de ir buscar um treinador referenciado por Pinto da Costa para o FCP (chancela de imcompetencia pura por si só…) e imagine-se: É sportinguista!!! NAo se faz!!

    • Também acho! Foda-se, isto é para indignar qualquer um! Ainda por cima deixou o anterior despedir-se de forma digna e demorou menos de um dia a anunciar o sucessor! Isto é pura incompetência!

      • Também acho, que é uma boa escolha! Contudo, penso que devemos necessitar de um tradutor para as conferências de imprensa!
        Bem-vindo, leo Jardim.

  15. Certamente que nos proximos dias vamos assistir a uma acesa discussão na nossa blogosfera entre os prós-Jesualdo (ou pró Godinho Lopes) e os prós-Leonardo (pro-Bruno Carvalho). Como se houvesse duas barricadas e o inimigo, em vez de serem os azuis e vermelhos continuassem a ser os verdes. Esse tempo, meus amigos, tem que acabar. Mas cabe a todos nós aceitarmos e defendermos isso.

    Eu, desde o inicio, que sempre defendi a convergencia de interesses e de apoios, em prol do Sporting. Umas vezes fui atacado e insultado (por quem, peço desculpa, mandei devidamente pró caralho – nao fui eu, foi o diabo em mim…:P).

    Os nosso rivais (e unicos inimigos) estao a colher o fruto da uniformidade e solidariedade deles. Não é por acaso que é na convergencia de interesses, na união, que nascem os resultados.

    O nosso novo treinador, Leonardo Jardim (de quem deixo um perfil completo) tem uma frase curiosa: “o importante não são os resultados. É o método. Porque, se houver método, os resultados aparecem.”

    Ora bem, resta-nos a nós, reais e indefectiveis sportinguistas, traçarmos o nosso método: UNIÃO, SOLIDARIEDADE e EXIGÊNCIA CONSTRUTIVA!

    Aos outros…recomendo outros blogues.

    VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
    BEM VINDO, LEONARDO JARDIM!

  16. Primeiro dia da “nova época” em cheio (não estava habituado!!!): contratação do treinador e de um jovem jogador que foi dos melhores do campeonato na sua posição.

    Quanto ao LJ, não sendo eu futurologista, parece-me a solução acertada, por ser um treinador sério, português, com conhecimento do campeonato e com provas dadas onde passou.

    Quanto à contratação do Jefferson, temo que o SCP venha a vender pelo menos UM dos seguintes jogadores: Ilori, Dier, Rojo.

    SL

      • :) Também não é mal visto. Contudo, para ver se ganhamos qualquer coisita já na próxima época, deveríamos ter alguns jogadores tarimbados.

        SL

      • Caro Leão à Solta, a minha dúvida é se existe mercado para o Rojo (pelo menos tanto como aparentemente têm o Ilori e o Dier)…

        Com a contratação de um DE com a qualidade do J, torna-se impraticável para o SCP contar com Ilori, Dier e Rojo sabendo que só dois podem jogar ao mesmo tempo (a não ser que Dier passe para o meio-campo, mas aí parece-me que é o Rinaudo quem deve “sentar”).

        Agora, quanto valerá o Rojo?

        SL

      • Ricky era fraco, mas o Joãozinho já tem valor…

        Do Joãozinho só tenho pena de uma coisa: que tenha vestido a nossa camisola. Ainda ontem teve palavras muito pouco simpáticas ao dizer que podia ir para um clube superior ao Sporting.

      • cafageste

        é simples é ver os jogadores que ele gosta e os que anda sempre a bater, nso que ele bater é um problema porque devem ser bons

      • Cafageste aposto contigo que o Joãozinho se for para o braga ainda te vai calar.

        Quanto ao WW, já foi tarde. Fico feliz por ter conseguido terminar o campeonato com mais um golo que o Meyong. Já valeu os 6 milhões que nos custou. James riu-se, Jackson também.

    • Se em cada lampião há um cabrão, então em cada sobral há um boçal.

      Como o sobral é lampião, concluímos que se trata de um lampião boçal. Ouviste sobral?

  17. Continuo, pasmo, a assistir a discussões em torno das fugas de informaçao, etc, sem qualquer sentido. Qual é, pergunto eu (e a questao dirige-se mais para o rigaboss – que parece que despertou para um novo chorrilho de disparates) o problema da noticia da contrataçao de Leonardo Jardim sair anteontem nos 3 jornais? desde que o acordo já estivesse estabelecido, nao vejo qual o problema. uma fuga de informaçao é grave quando se antecipa a um acordo, porque o mediatismo da mesma pode influenciar negativamente a natureza desse mesmo acordo (nomeadamente, pode inflaccioná-lo). se o acordo já existia antes, entre o Leonardo e o Bruno nao vejo qualquer problema em sair a noticia nos jornais.

    Mais: aquilo que se criticava nas anteriores direções nao eram, essencialmente, as fugas de informaçao. Elas existem, diria que são quase inevitáveis em instituiçoes com a dimensão da nossa. A crítica incidia (e incide) no facto de as mesmas fugas influenciarem negativamente os negocios efetuados. E , acima de tudo, essas mesmas fugas permitirem que se condicionasse os valores dos passes de jogadores, de modo a poder aumentar as respetivas comissoes dos nefastos empresarios do nosso futebol.

    Aliás, tenho a suspeita que, independentemente do grande valor e competencia de Leonardo Jardim, Bruno de Carvalho tambem terá feito esta escolha devido ao forte caráter de LJ no que toca aos empresarios e à sua intransigencia face não ao trabalho normal (e necessario) dos empresarios mas à ingerencia dos mesmo na vida dos clubes.

    Há um episodio duma saída de LJ do Beira Mar que se deveu precisamente à discordancia dele com os ditos emrpesarios. Se juntarmos este perfil (que se adequa ao do BdC), com o seu Sportinguismo, nao tenho duvidas que LJ é o homem certo para o Sporting, a´te porque já provou que tem skills suficientes para esta tarefa.

    Recordo que Pinto da Costa disse de LJ que ele seria um dos futuros grande streinadores de Portugal. Isto aind anos primordios do Braga.

    haja home!

    • a ver se eu percebi, para ti o sentido critico e o questionar acabou no dia das eleições.

      agora tudo é um mar de rosas e bem feito, tudo, o que for feito por esta direcçao nao se pode questionar sem ser considerado disparates ou lambuças,, ou por jesualdo

      e já é normal sairem as noticias antes de serem oficializadas na cmvm/site, ainda mais quando se dizia que isso ia deixar de acontecer.

      enfim e o sentido deste post ja foi a vida

      • Meu caro amigo: se acontecer alguma decisão desta direcão que eu entenda ser nefasta e atentatoria aos interesses do Sporting, serei o primeiro a criticar. se te lembrares nao comecei a disparar logo nos primeiros meses de erros sucessivos de Godinho Lopes e até critiquei quem o fazia (Bruno de Carvalho, por exemplo.)

        Agora, parece-me que continuas demasiado focalizado numa perpetiva negativista.

        Nada do que está a ser feito por esta direção merece a minha acintosa crítica. Mesmo a saída do Prof. Jesualdo (com contornos que desconhecemos, a bem da vida interna do clube) foi tratada com a lisura exigida. Preferia que ele continuasse, mas nao podendo, considero o seu substituto à altura.

        Relembro-te:

        1- Sempre apoiei (quando tantos aqui nao o faziam) o trabalho de Jesualdo Ferreira;

        2- Fui um crítico dos primeiros momentos de verborreia aguda e pelo na venta de Bruno de Carvalho (hoje, compreendo-os e sabendo o que sei, pecam por escassos)

        3 – Jesualdo Ferreira nao era, nao foi o homem de Bruno de Carvalho;

        4 – Bruno de Carvalho tudo fez para unir esforço em torno do trabalho de um treinador que nao foi escolhido por ele.

        Porque é que nao mudas o chip e começas a apoiar um pouco a nova era do Sporting? A seu tempo, verás quem tinha razão.

        Nao queiras dar a montanha por perdida, antes sequer de medir a sua escalada.

        Abraços Leoninos.

      • se bem te lembras eu nas eleiçoes apoiei Bc, mas tambem nao sou hipocrita, como muitos que comentam, que tudo o que o presidente faz/diz é que é, que nao se pode questionar nada porque “o Bruno é que sabe” e que quem questiona alguma coisa é mandado para o caralho, é chamado de filha da puta e outras coisas, como se essas pessoas fossem o dono da verdade.

  18. se freitas lobo fizer parte da estrutura ou for colaborador externo fico aos pulos de contente, se nao fizer fico um bocado desiludido porque sempre gostei dele e vi q o Bruno tambem. acho q seria muito util

  19. Não sou nem pró-BdC (mas muito menos pró-godinho), mas gosto de saber que a partir de hoje começa uma nova era!

    Gosto de Leonardo Jardim e acho que ficamos mais melhor servidos do que com Jesualdo.

    É importante saber que a direcção está atenta e que a próxima época está a ser preparada com cuidado.

    Não vamos lutar pelo título, mas temos obrigação de lutar pela champions e de valorizar os nossos jogadores e deverá ser em torno disso que todos os sportinguistas se devem unir.

    • LJ teria, à partida, convites de equipas que vão à Europa. Aceitou o Sporting, correndo o risco de não nos qualificarmos. Isto demonstra o seu sportinguismo.

      E, seja verdade ou não, gosto de pensar que demos o bigode ao pintinho, que sempre elogiou o LJ…

  20. Um pormenor que deve ser realçado:

    O Presidente contratou um treinador que é só campeão nacional grego e que deixou o Olympiakos no primeiro lugar com 10 pontos de vantagem e um jogo a menos. Para quem pensa que o madeirense não está preparado para este desafio…

    • isso num campeonato onde o panathinaikos começou o campeonato com 2 pontos negativos e onde o olimpiakos tem ganho os campeonatos a brincar todos os anos.

      é um bom treinador, habituado a situaçoes complicadas em clubes por onde tem passado, que tinha um objectivo de carreira que conseguiu fazer, mas nao me digam que vao começar ja com as loas.

      • ja disse so vou para o caralho se for para ir ter com voces senhores especialistas em futebol bajuladores e que ninguem pode contrariar suas sapiencias

      • E tu és especialista em quê? Chupar a pila ao Roquete? Acordaste com os pés de fora ó palhaço?

        És sempre apologista disto e daquilo, no fundo és apologista é das tuas opiniões que não passam de invenções vindas dessa mente retardada.

        Já estás a meter veneno em relação ao novo mister, dizendo que o Panathinaikos isto e a o caralho e não sei o quê.

        No fundo ninguém te pode ouvir.

      • trolhinha

        eu nao estou a por veneno em relaçao a mister nenhum, a minha opiniao sobre ele sera dada quando existir um post sobre o assunto, este post do Diogo nao tem nada a ver com esse tema, por isso nao sera neste post que irei dar a minha opiniao sobre o novo treinador.

        btw, eu ao contrario de muitos por aqui, enquanto vestir aquela camisola, seja treinador ou jogadores, irei os defender sempre e naio me vais ver, como certas pessoas por aqui a criticar e deitar abaixo quem lá está.

        e ser campeao na grecia com o Olimpiakos, lá para aqueles lados é a coisa mais simples que há, e ele apenas saiu de lá porque o presidente é maluco e queria decidir quem jogava, quem era o adjunto principal, etc

      • foda-se ó riga, alem de chato és desonesto, pá! entao tu foste o primeiro a responder ao off topic (que se justificou, como vês) do Gimenez e agora vens com moralismos pá. get a life, meu…

      • Estás a tirar mérito ao Leonardo Jardim, e já é a segunda vês que o fazes.

        Primeiro disseste que o Panathinaikos começou com menos 2 pontos e agora disseste que qualquer gajo é campeão com o Olympiakos.

        Devias tirar o curso de treinador e tentar treinar um clube de futebol, para além desses que treinas no computador.

      • Mas o que é certo é que Olimpiakos ganha mais na grécia que o porco cá, e alem no pana ter acabado a 37 pontos de distância.
        (foi treinado pelo Juju meia época)

      • Rigaboss…o Leonardo Jardim venceu o campeonato mais facil de vencer no mundo…mas o teu Jesualdo nao o conseguiu…

        Estranho nao?

        E deixar trabalhar o homem e ver no que da’?

      • Caga neles, Riga, qq um com 2 dedos de testa vê que estás certo, não digas que sim a tudo só pra teres amigos, se isto fosse só yesmans aqui no cacifo não tinha piada nenhuma, o que dá pica a isto são as discussões, e as discussões só acontecem com diferentes pontes de vista, diz sempre o que te vai na alma, não deixes que te calem.

  21. Boa posta Diogo, oxalá continues com essa capacidade “angariativa” que o clube precisa!

    E se eu dissesse que o Leonardo Jardim já estava contratado desde o dia em que o Bruno ganhou as eleições estava a ser muito mauzinho?

    Não seria um pouco contraditório ficar com um treinador escolhido pelo anterior presidente?…aquele que fez merda atrás de merda?

    Estava tudo planeado há muito, e quer-me parecer que também já há contratações feitas, esperemos por elas.

    Bem vindo Leonardo Jardim!

    SL

  22. Estou desiludido com BdC…epa…pq e nao pos o Oceano um mes e deixava-me aki conjeturar treinadores e mais treinadores para depois ir buscar um ilustre desconhecido?? Mas pq?? E ainda por cima as coisas aparecem primeiro em comunicados para a CMVM? E nao da hipotese a PdC para ir buscar o Jardim? Fonix…olhe la BdC mas vc quer fazer deste clube um clube a serio?? Epa…que desgosto…vou comer um croquete….

    • Pá, não digas isso, senão ainda aí vem o Rigabroche com os seus fundamentos de cona de sabão. Porque o Hugo Viana só joga com o pé esquerdo e o Ghilas tem de perder 5kg para ficar mais parecido ao Benzema.

    • Finalmente, de acordo contigo , caralho! ja era sem tempo. ja te disse: se nao falares do Rojo , ainda podemos vir a ser grandes amigos:) eheheh

      Abraço. Viva o Sporting!

      • Há 3 razões para não querer o Rojo no plantel.

        A primeira prende-se com o facto de ele não jogar um piço. Duro de rins, lento e fraco posicionamento. Quero acreditar que tenha começado a jogar a central lá na Rússia e que até então nunca o tivesse feito.

        A segunda razão são os 25% do passe que detemos dele. Vale a pena estar a (tentar) valorizar um jogador que quando for vendido renderá mais a outros do que a nós próprios que o rentabilizámos? Se for por 10 milhões, recebes 2,5 milhões…

        A terceira é o ordenado. Não estou a ver o Rojo a receber menos que Ilori ou Dier.

        Até posso acrescentar aqui uma quarta razão. Dier e Ilori são a minha dupla. Para o banco chega Nuno Reis e mais 1. E esse mais 1 não é chinês, esse mais 1 tem que ser uma solução barata a custo zero (Steven Vitória ou Roberge) ou uma redução drástica no ordenado do Onyewu.

      • Concordo Leão,mas olha que numa possivel venda os tais 75% que temos que entregar aos fundos é do custo inicial e não da própria venda.Até podemos ficar a perder no balanço compra/venda mas os tais 75% foi do que pagámos por ele(ou o que foi acordado) e não de quando o vendemos.Tem as suas taxas mas o valor nunca é igual,isto se for bem vendido.

        Eu punha-o na esquerda,mas na clausula diz o contrário….

    • O que eu sei é que no dia seguinte ao fim do campeonato, há trabalho que é evidenciado de forma competente! Que se fodam os comentários dos derrotistas! Isto é uma evidência!

    • Isso é que era Viana para comandar o meio campo e Ghillas para fazer miséria na frente.

      E por mim o Rojo ia de cona, oxalá o Inter se chegue à frente afinal o homem é internacional argentino.

      SL

  23. Fodassssss contratámos um dos mais promissores treinadores portugueses senão o mais promissor. É que o homem tem obra em Aveiro, Braga e Grécia.

    Contratamos o melhor defesa esquerdo do campeonato, bom e barato e ainda marca livres como deve ser.

    O anterior treinador saiu a bem sem dizer cobras e lagartos da direcção e sem andar a pedinchar o ordenado.

    Tudo foi negociado a tempo e horas para não prepararmos a época de calças na mão e à pressão.

    E há gajos que se queixam?????????????????

    Queriam o Jesualdo o ano inteiro, o homem não dá mais, queriam o gajo do Paços, bela merda só joga bem em casa e ontem até podia ter brilhado contra o porko preferiu vergar a espinha.

    Jesus????????????? É um Paulo Bento caríssimo.

    Andamos a acertar e atenção que para o ano só temos o campeonato não há desculpas para cansaços, temos de brilhar na liga.

    Eu ACREDITO,

    SL a todos os verdadeiros sportinguistas e um cumprimento especial aos milhões de melões espalhados pelo mundo Karma is a bitch

  24. Off topic: Notas sobre o processo JF/Leonardo Jardim

    1ª nota – alguma tristeza pela não continuidade do JF, mas também me custa perceber a exigência de autonomia no Sporting, quando noutros clubes foi bem mais humilde, contudo a solução Leonardo Jardim é do meu agrado.
    2ª nota – a elegância na despedida de ambos (Presidente e JF)
    3ª nota – a eficácia na resolução do problema. Ontem foi um, hoje apresenta-se o novo, sem novelas, sem arrastar de processos, sem reviravoltas com epílogos a norte…
    Já mudou alguma coisa no Sporting, mas ainda há muito a mudar para que jamais se volte a repetir uma época como esta….

  25. Pois é, rigaboss…

    1) Com facilidade ou dificuldade, a verdade é que o homem é campeão nacional. Esse título nem tu nem ninguém lhe pode tirar. E deixar a equipa no primeiro lugar com tecnicamente 13 pontos de vantagem com uma volta decorrida não é para todos. Se quiseres, desvaloriza tu. Não vou ser eu a desvalorizar o sucesso recente de um treinador do meu clube.

    2) Não percebo a tua azia. Não sei se é a saída do Jesualdo, se é a entrada do Jardim, se é o Augusto Inácio ou…..as eleições de Março. Diz-me tu. Estou a dar-te a oportunidade de dizeres o que te vai na alma sem te julgar previamente. Mas que há azia ou desconfiança, há. Basta olhar para todos s teus comentários deste post e descobrir se há algum positivo, elogioso ou, no mínimo, construtivo. Não há.

    3) Podemos gostar do treinador? Podemos gostar do timing? Podemos gostar da postura do Presidente em todo este processo? Ou temos de ser como tu e tentar encontrar, com lupa, qualquer merdinha para criticar? Não se trata de ter ou não espírito crítico. Trata-se apenas de não existir nada para criticar. Bem pelo contrário.

  26. (continuando na senda dos offs, sem desprimor para o enorme post do Diogo)

    Grande, grande, grande trabalho! Obrigado, Direcção!

    Bem-vindo Leonardo! Os Sportinguistas estão contigo, esperam obviamente que tenhas sucesso mas antes do mais esperam muito trabalho e humildade, esforço, dedicação e devoção! Acima de tudo esperam ver na nossa equipa uma atitude vencedora; onde quer que seja, temos que entrar para ganhar, sempre!

    E que faças jus ao teu nome…

    http://wiki.name.com/en/Leonard
    The name Leonard derives from the Old High German “Lewenhart” meaning “brave as a lion” or “lion-hearted.” It is a combination of “lewo” meaning “lion” and “hart” meaning “strong,” “brave” or “hearty.”

    WELCOME, THOU BRAVE AS A LION!!

  27. Será que o LJ vai mmconseguir colocar o SCP a praticar um futebol lindo?

    Tenho ideia de o Braga praticar um futebol ofensivo com ele (pelo menos em alvalade, nomeadamente para a taça).

    Boa sorte LJ!!

  28. Bem-vindo Diogo! Nunca é tarde para fazer parte da família sportinguista. Todos os sportinguistas fazem falta.
    Não compreendo os serviços do nosso clube. Inscrevi a milha filha em Janeiro e ainda não recebi o cartão.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s