Ponto final, parágrafo

Não queria deixar de encerrar o capítulo Jesualdo, sem recordar a conferência de imprensa que confirmou a sua não renovação contratual. Este é, quanto a mim, o modelo de como as coisas devem acontecer: com respeito. Tanto do treinador pela instituição, como da instituição pelo homem que desempenha o papel de treinador. Conversou-se, conversou-se, voltou a conversar-se. Não se chegou a um total acordo, mas manteve-se o respeito (e pensar que, ainda há meia dúzia de meses, andava um belga por Lisboa a comprar um cartão novo para o telemóvel…). Ponto final.

p.s. – a forma como se fez parágrafo é, também ela, muito interessante. Sem perdas de tempo e avançando para a solução que, dentro das nossas limitações actuais, se afigurava como quase lógica.

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=3-a3dmorsn0

Anúncios

87 thoughts on “Ponto final, parágrafo

  1. Foi mal jogado..isso promoveu mais desemprego…reparara: O Benfas nao foi campeao …uns qts da Bola e do Record para a rua e o PIB foi a vida..Devem ter ido mais uns escribas de encomendas a vida…Cadê as especulaçoes de Treinadores? Capas e capass? Recordo as ultimas : Sonha como Socolari, Vale Verde, Van Mariquicas..epa..fonix como eu vou justificar comer croquetes para abafar a expetativa?

  2. Se algo foi limpinho e cristalino foi o terminar deste contrato entre Jujs e o Sporting.

    Coisas de Homens qque alguns nunca irão entender.
    É muito melhor lavar com água limpa e dentro de casa.

    Obrigado Jujs mas agora vamos em frente num novo rumo.

  3. Ainda não tinha visto a conferencia.

    Mas alguem ficou com alguma duvida?

    Não houve tiro no pé, nem erro historico. As 2 partes concordaram que era para dar a vez a outro.

    Muito digna a posição dos dois, é assim que quero ver tratado os profissionais que tudo deram ao clube.

    O Vercauterem se pouco sabia, ou se não adaptou paciencia, a escolha foi errada, agora é preciso respeito pela pessoa e pelo profissional.

    Da mesma forma que espero que nunca mais se repita a forma como foi o Carvalhal apresentado, ou como o Fernando Santos foi dispensado.

    • De acordo …………zinovski. O Fernando Santos ficou sem Ricardo Quaresma e depois o Cristiano. O Ronaldo é claro!! Acho que com a equipa que o pezudo teve no ano seguinte o Fernando quase de certeza que seria campeão.

  4. página 7 do record de hoje:
    “… segundo o nosso jornal apurou, BC terá ficado incomodado com a forma e o conteúdo utilizado por JF nas declarações realizadas no final do jogo em Aveiro, durante a conferência de imprensa, quando oficializou o adeus”
    .
    não sei o que mais admirar, se a capacidade do “jornalismo” em estar sempre por dentro da cabeça dos intervenientes ou, a incapacidade do “jornalismo” em entender o que se está a passar, há quase 2 meses, no Sporting.

    • Futura pagina do record: “… segundo o nosso jornal apurou, BC terá ficado incomodado com a forma e o conteúdo utilizado por LJ nas declarações realizadas no na sua apresentação, durante a conferência de imprensa, quando oficializou a entrada visto nao ter garantido que nao era nenhum garanhao”…Atençao esta é mais 1 para Record Premium…

  5. Nao era de facto como muitos aqui disseram a ultima coca-cola no deserto. Mas é um grande senhor do futebol em Portugal, e todos os sportinguistas lhe têm que estar gratos.

    Eu estou. Desejo-lhe por isso felicidades pela dedicacao que teve para com o clube, pese embora um erro ou outro de casting!

    Agora é tempo de LJ. Seja ele o nosso guia!

    • Grato? Mas ele foi lá fazer algum favor? Que eu saiba foi pago (e bem) para lá estar….

      Isto de querer passar a imagem de São Jesualdo é que é engraçado.

      O Jesualdo é outro gajo lunático, sem um pingo de inteligência e humildade. Então um gajo que tem 40 anos de actividade e só conseguiu ser campeão no foculporto vem falar de Curriculos para as conferências de imprensa?

      Jesualdo é zero como treinador. ZERO!

      Vitor Pereira riu-se… e bues!

      • No meio da catástrofe em que estávamos mergulhados, no meio das contratações ruinosas da era godo, no meio da miséria de classificação em que estávamos.. Ele ainda fez algo de positivo. E por isso temos que estar gratos.

        Agora se me disseres que ele nao fez mas do que objectivamente a um treinador do Sporting se pede… Ai ate te digo que tinha obrigação de fazer melhor. O problema foi a tempestade de merda onde ele aterrou.

        E se formos por quem ganhava balurdios… Na anterior direcção pelos vistos ganhava tudo balurdios e ninguém fazia um chavelho.

        SL

      • e riu-se porque em tres anos (1 como adjunto e 2 como treinador principal tem já o mesmo numero de titulos que o supra sumo dos treinadores portugueses, o treinador dos treinadores??? doooohhh… gandas curriculum`s

  6. Irrita-me solenemente a ideia do “fim de ciclo” que existe no futebol portugues.como se os ciclos fossem mudancas mecânicas de turnos. Os ciclos, principalmente os vitoriosos e os construtivos querem-se contínuos e estáveis. A nao ser que haja razoes mais fortes que obstem a essa continuidade. E essas razoes sao as motivacoes das partes. Jesualdo tem 66 anos, a poucos dias de completar 67. Já nada tem a provar no futebol. Bruno de Carvalho tem 41 anos, com tudo a provar. Parece-me obvio que BdC ja tinha o seu treinador desde o dia em que foi eleito.Mas tambem me parece obvio que apenas contactou Leonardo Jardim depois de se desvincular de Jesualdo.

    O que interessa é que o Sporting precisa dum novo ciclo, uma nova Era.Precisa de mais tempo do que aquele que Jesualdo estaria disposto a dar, com as limitacoes a que se teria que submeter. Nesse sentido, esperava um contrato com Leonardo Jardim de maior duracao, talvez 3 anos. Mas os ciclos vitoriosos renovam-se. Os turnos, não.

    Para mim, nao é ponto final parágrafo. É mesmo mudanca de capítulo. Que comece uma narrativa de vitoria!

    • Jesualdo já provou o que vale, tens razão.

      Eliminações contra o Gondomar quando estava no benfica ou contra o Atlético quando estava no porto definem-o bem.

      Ainda bem que foi posto a andar… Ele que vá inventar posições mas é com a mulher e que escreva um novo kamasutra.

      Dier=Central

      • Toma lá a taça. és tu com o Dier, e o outro com a desvalorização das seleções. cansei-me de tentar explicar-te os grandes meritos do trabalho do Jesualdo. Se ainda nao compreendeste, Leão, nada feito. Mas continua assim, emotivo e grande sportinguista que certamente és. (sem ironias).

        Abraços.

    • Nas férias (a partir de dia 31 de Julho), se a Malta do cacifo quiser, eu perco uns dias a dar uma volta nos contratos que foram feitos e estiverem disponibilizados para tentar explicar os pros e os contras do que se fez. Só tem e que me disponibilizar os documentos e algumas especificações que serão necessárias mediante aquilo que quiserem que se explique. Tenho formação na área, e se calhar algum pessoal gostava de saber o que andou a ser feito. Neste momento nao tenho e disponibilidade (aka tempo) para o fazer :)

      SL

      • O cherba (ou quem tiver por dentro dos negócios realizados) que me mande a papelada que tiver sido disponibilizada. Estou disponível para informar o pessoal (e ja agora, também para eu ver com atenção) o que de facto andou a ser feito.

        SL

      • Acho que ainda não foi “feito” nada… Apenas foi aprovado pelos sócios em AG que a fusão é mesmo para avançar.

        Se percebi bem — e confesso a minha ignorância no que a engenharias financeiras diz respeito — o correspondente aumento de capital da SAD permitirá o cumprimento das regras de fair-play financeiro da UEFA e resolver o problema dos VMOC’s.

      • Nada disso cherba! Mas ha negócios que efectivamente tem que ser publicitados a CMVM. Ha outros, como os que o z falou, que ate se chega lá pelo nosso site. Se me derem as orientações eu posso pesquisar algo que o pessoal queira ver explicado. Nos termos em que me aparecer. No fundo, dava uma mini aula de direito comercial a Malta sobre as SAD’s. E os seus problemas. E perigos.

        Dai eu ter feito a ressalva!

        SL

  7. o fim de um ciclo nao tem necessariamente a ver c/ derrotas ou fim de vitorias.

    o vitor pereira ganhou 2 ligas e perdeu 1 jogo em 2 anos mas está num fim de ciclo e será substituido pelo domingos.

    o jesus em 4 anos ganhou apenas 1 liga e vai continuar e o ciclo dele no carnide pode durar mais 4 e mais 4.

    o peseiro num ano ganhou o 1o titulo do braga e já está no fim de ciclo.

    o juju nao estava no fim de ciclo porque ainda nem tinha comecado e saiu, mas por outros motivos

  8. Mais uma vez reforço:

    Parece-me claro que o Jesualdo recusou a proposta do Bruno, porque este último o convidou para ser o 3º elemento da estrutura de futebol. O tal responsável pelos negócios e logística (agora desempenhado pelo Bruno).

    Parafraseando, “[…] Não tinha a ver com poder, tinha a ver com MOBILIDADE dentro de um processo que também era difícil para mim e para o Sporting no futuro […]”

    Era uma óptima aposta na minha opinião. Emparelhar Jesualdo e Inácio como homens fortes do nosso futebol, numa estrutura fechada pelo Virgílio. 3 raposas velhas do nosso futebol, que sabem o que é ganhar neste campeonato e que aconselhariam na perfeição os jovens treinadores e jogadores…

    Uma pena não ter aceite.

    SL

    • Achas que o Jesualdo rejeitou o Sporting?

      Tudo cenário… Para não dar a ideia de treinador dispensado lá acordou dizer que foi o próprio que não quis ficar e blá blá blá

      Jesualdo sai a seu ver pela porta grande, BdC livra-se dele sem grandes problemas e caso resolvido.

      • o jesualdo nao rejeitou o sporting, teve foi a hombridade de reconhecer que para a função que lhe pediam e que exigia estar comprometido a longo prazo, ele já nao tinha idade para assumir isso e preferiu nao assumir , do que abandonar o projecto a meio.

  9. o juju é um homem do campo, do treino, e nao de secretaria e de papeladas e emails e telefonemas. ele nao tinha perfil para trabalhos de backoffice.

    assim como o inácio tambem nao.
    mas isso é algo que se irá perceber c/ o tempo e o dia.a.dia enquanto diretor desportivo.
    nao é grave Porque o bruno assume diretamente a pasta do futebol e o inacio vai ter q reportar a ele.

  10. O Jesualdo já não mora cá, ponto final parágrafo.
    Bem vindo Leonardo Jardim, qual é o problema?
    Quem manda é o Bruno e o resto é conversa.
    Os maneis, jonas, black enguias e afins ainda vão engolir muita merda! é a vida! croquete morto, Rei posto.
    Carrega Bruno.
    Carrega Sporting.

    • Isso!

      Vão lá chorar pelo Jesualdo que teve palavras bonitas para com o SCP na sua despedida.

      Quase que chorei caralho! Foi um momento tão comovente quanto a despedida do Liedson.

      “O SCP é um clube que aprendi a gostar”

      Gostar=Chular? Hum…

      “tão xau”

  11. Agora o treinador chama-se Leonardo Jardim o resto teremos de tentar esquecer(pior epoca do clube) e apoiar e mais nada. O Juju tb tem a sua culpa por nao se ter atingido a europa, melhorou umas coisitas mas a grande mudanca foi ter aparecido dinheiro para ordenados e isso fez com que alguns dos chulos que la andao voltar a jogar a bola!

    SL

  12. Apenas me ocorre uma duvida, talvez seja até o Marioni o melhor para responder aqui a isso; como é que ainda assim saiu tanto sobre este assunto para os pasquins?
    Pura especulação ou ainda há de bufaria dentro do clube?
    Estou em querer que ainda por lá andam uns ratitos escondidos nos buracos…

    • Essa questão também me deixa preocupado.

      E tenho a certeza que a bufaria ainda existe, basta pensarmos que muita da canalhada que trabalhavam com anteriores direcções ainda andam lá, porque a nova direcção ainda não começou a despedir alguns canalhas (com a respectiva indemnização a que têm direito).
      Porque antes disso acontecer, penso que a reestruturação tem que ser aprovada pelos sócios e só depois é que se pode limpar o que ainda está sujo no Sporting.

    • parece-me que ainda há muita coisa a sair. Mas isso nunca acabará, tem é de ser controlado. Porque nos outros clubes também saem (já viram que todos os jogadores que estão a ser negociados pelo SLB, vêm nos jornais; os empresários colocam as notícias e é incontrolável). Mas já sai muito menos do que saia há um mês. Reparem: é verdade que os jornais falaram do Leonardo Jardim? Sim. Mas já estava tudo assinado quando saiu…já não houve hipótese, daqueles raids à Porto, para bloquear o negócio. E sei que há muita coisa a ser feita, e fechada e ninguém sabe. Há jogadores que deixaram de ser notícia….e há outras que nunca chegaram a ser….

      • Facto. Ja reparei que houve pelo menos um “caso” que para já deixou de o ser. E ando extremamente contente por isso!

  13. Um dos meus desejos na passagem de ano foi que nos conseguíssemos livrar da segunda divisão. Pois, isso mesmo. Jogávamos o pior de futebol do campeonato, não se faziam passes a mais de 5 metros, estávamos num buraco enorme. E só descansei depois de ver o Jesualdo por ordem na equipa e fazê-la render.
    Mais do que ele fez, seria dificil algém fazer. Passámos a olhar todos os adversários de frente: passadas algumas semanas de trabalho, ganhámos os jogos em casa, fomos a todos os campos (incluindo Braga, Luz, Paços) dar excelente réplica e se não fosse a roubalheira, tínhamos ido ganhar, além de Braga, aos outros 2 campos.

    Por isso e resumindo: enorme gratidão pelo que os Sr. Jesualdo fez no Sporting. Obrigado.

    • “(…) fomos a todos os campos (…) dar excelente replica (…)”

      Fdx…mas ja’ somos o Beira Mar ou o Moreirense?!?!

      Temos que ficar felizes porque demos excelente replica contra o Rio Ave, o Estoril ou o Pacos, mesmo tendo perdido?!?!

      Temos que ficar felizes pelos empates em casa com Maritimo ou Guimaraes?!?!

  14. Temos um treinador: Leo Jardim!
    É com ele que temos de contar e é nele que vamos depositar as nossas esperanças! Em Braga, com um orçamento inferior ao que nós vamos ter e sem a qualidade de jogadores que brotam das nossas escolas, o homem lutou pelo titulo.
    Eu acredito! Acreditem também!

  15. Lamento a saída de Jesualdo. Mas, agora, o meu treinador é Leonardo Jardim. Concordo com Converge, não é um fim de ciclo mas há um processo contínuo. Leo vai potenciar e desenvolver o trabalho de JF. Novas ideias e novos processos como é natural.
    Para a História ficam os pontos somados nas últimas 17 jornadas:

    1 FC Porto 43
    ————————-
    2 Benfica 42
    3 Paços de Ferreira 32
    ————————–
    4 Estoril 30
    4 Sporting 30
    6 Nacional 28
    ————————-
    7 Sporting de Braga 26
    8 Marítimo 24
    8 Vitória de Guimarães 24
    8 Rio Ave 24
    11 Moreirense 16
    12 Académica 15
    12 Vitória de Setúbal 15
    14 Gil Vicente 13
    —————————
    15 Olhanense 11
    16 Beira-Mar 9

  16. Pois e o problema maior segundo o ex- PMAG é que ainda estamos a pagar os ordenados ao Belga, na justa medida que não se chegou a acordo de rescisão. O Belga, Eduardo Barroso dixit, ganha 120 mil euros por mês, o que dá uma despesa brutal no fim do ano. Foda-se como é que o pequeno godo ainda não foi preso???

  17. O Rolando não é claramente superior ao … Joãozinho … isto faz sentido !? Não, não faz sentido nenhum o que acabei de escrever … assim como não faz sentido a notícia … next !

  18. Acho que temos dar os nossos parabéns ao nosso presidente. Até há uns meses atrás, éramos um cemitério de treinadores, hoje, penso que somos um projecto, no mínimo interessante. Mais uma vez, é fruto do trabalho desta direcção. Parabéns presidente.

  19. Foi um capítulo bem encerrado. Agradeço ao Professor Juju a dedicação.
    Não foi possível continuar a colaboração, paciência. Não há grande drama, temos problemas bem mais graves para resolver.

    Bem-vindo, Leonardo Jardim. Acredito que a direção te irá dar melhores condições para desenvolveres o teu trabalho, com sucesso.

    SL

  20. Dia 30 de Junho será um dia muito feliz no Sporting: o dia em que deixamos de pagar ordenado ao Domingos, ao Vercauteren e ao Jesualdo. E também, teoricamente, ao Sá Pinto, porque a esse se não estamos a pagar é porque fechámos acordo com ele e pagámos logo a batelada de uma só vez. Que bom será começar uma época, a pagar a um só treinador principal. ps: todos juntos, custam ainda hoje mais do que o Jasus ao Carnide.

      • Sim mas o contrato que tinha connosco acho que lhe garantia os salários durante o tempo todo que tivesse desempregado… Assim, so nao lhe pagamos enquanto ele teve no Corunha… Salvo erro.

  21. Para fechar o assunto Jesualdol:

    1) Não precisei de ler os pasquins para perceber o tremendo desconforto do Presidente na CI de despedida do Jesualdo.

    2) O Jesualdo nunca respeitou o Presidente e, por inerência, a vontade dos sportinguistas. Começou pela declaração sobre a AG (pedida pelos sócios), continuou com a flash interview onde apelidou o Presidente de “um adepto normal” e o corolário desta azia foi em todas as intervenções que fez sobre a sua renovação. Pelo meio, nunca se ouviu um elogio, uma palavra simpática ou uma manifestação de apoio pela pessoa que lhe pagou os salários em atraso.

    3) Elogio, isso sim, a capacidade de auto-controlo do nosso Presidente. Teve mais do que razões para lhe responder à letra ou para pô-lo no lugar. Engoliu tudo, em nome da estabilidade da equipa (que ainda estava a competir), e foi implacável onde tinha de ser (nas negociações).

    4) Nem me vou pronunciar sobre o salário do Jesualdo. É pornográfico demais e já me aliviei hoje de manhã.

    • Sou menino para te dar razão…
      Terá o BdC engolido alguns sapos à conta da retórica do mister / prof / ex-manaijer / ex-treinador / ex-futuro prémio Stromp como melhor treinador do ano…

      Quando o Sporting estiver dependente dum Jesualdo da vida, estamos bem fodidos! Parece que um Engodo não basta!

      1º o SPORTING! PONTO!

  22. “A percentagem que eu sinto que posso ter naquilo que se passou neste tempo, 20%, 30%, 50%, 60%, o que me quiserem atribuir, são duas medalhas que eu não gostaria de ver colocadas no meu peito outra vez.

    E porquê? Porque no ano seguinte, eu poderia estar a olhar para elas, ou melhor toda a gente olhar para elas e a colocar-me numa situação que é normal no futebol, de ser o indivíduo a mais, não a solução mas o problema do Sporting a partir do momento em que eu fiquei.

    Disse isso ao Sr. Presidente, com toda a clareza, numa conversa que foi longa. E eu penso que entendeu perfeitamente isso.”

    Ponto final.

    Parágrafo.

      • Que parte de “poderia estar a colocar-me numa situação de ser o indivíduo a mais, não a solução mas o problema do Sporting” é que não percebeste?

      • scp

        em portugues, o que ele disse foi basucamente que nao queria ser um problema no curto prazo no sporting, por um lado pela idade, por outro para nao querer contrariar uma estategia e dizerem que ele teve x % de responsabilidade nos resultados desta epoca. no fundo acaba por dar o merito á recuperaçao feita pela equipa, mais aos jogadores( e a sua força de vontade) do que a ele proprio que apenas os teve de ajudar

      • Não percebi nada daquilo que ele quis dizer.

        Ele não disse que não sabia quais seriam as bases do clube na próxima época? os fios condutores?

      • nop disse que sabia, mas que tinha consciencia que poderia nao ser uma mais valia durante muito tempo e a breve prazo ser mais um problema que uma soluçao.

      • Quanto à questao Jesuadlo, ó Leão de Trafalguar, desta vez, o SCP é capaz de ter alguma razão. Na verdade, JF, foi ambíguo demais. Quando ele diz que poderia ser o individuo a mais, é claro. Mas, faltou explicar porque é que poderia vir a ser o individuo a mais. Essa é que é a questão do queijo.

        Agora, nós podemos avançar teorias. A minha é: Jesualdo Ferreira partiria para a proxima epoca sem autonomia. Ponto. E sentiu que tudo aquilo que fez de positivo esta época (um trabalho mais de reconstruçao do que de resultados) poderia ser posto em causa se nao tivesse 100% de autonomia, para poder granjear os tais 60% de merito, ou mesmo 100%. É tambem uma questao de ego. Jesualdo acha-se no direito de nao ter ninguem a quem dar satisfaçoes, ninguem que possa influenciar o grupo de trabalho. Ele, afinal, acha que tem a mesma legitimidade que um Mourinho (que afastou Valdano) ou um Jesus (que afastou Rui Costa). em ambos os casos, os resultados, afinal, nao forma assim tao positivos, porque o Benfica ganhou mais no tempo de Rui Costa (quando este tinha mais poderes) e no caso do Real Madrid, a prepotencia de Mourinho foi uma montanha que pariu um rato.

        Agora, reflitamos: tem Jesualdo legitimidade e razao para nao querer ingerencia no seu trabalho? Claro que sim! Os seus mais de 30 anos de futebol conferem-lhe (na otica dele) essa legitmidade.

        Mas, nao tenham duvidas: a coexistencia entre Inacio e Jesualdo para a proxima epoca seria suicida para o Sporting. Agora, compreendo isto. Assim, a solução encontrada foi a melhor de todas. Perdemos um homem em final de recta e ganhamos um homem de 38 anos, sportinguista convicto, com muita ambição e muito ainda para provar no futebol , apesar de ter um cv unico para a sua idade.

      • “faltou explicar porque é que poderia vir a ser o individuo a mais”

        “Mister”, acho que não. Penso que ficou claro que ele teve esse receio, de o verem como parte do problema e não da solução, dada a responsabilidade (por muita ou pouca que seja) que ele teve “naquilo que se passou neste tempo”, ou seja, na não qualificação para a Europa e pior classificação de sempre.

        Já aqui tinha dito, se as coisas para o ano não corressem da melhor maneira — sendo certo que não vamos jogar para o primeiro lugar, e vamos estar em clara desvantagem para outros clubes, em termos de orçamento e de consolidação da estrutura — se tivessemos, como provavelmente teremos, que engolir ainda alguns sapos, seria dificil não nos lembrarmos do facto do prof ter alguma responsabilidade (quanta é discutivel, mas certamente alguma) na situação em que nos encontramos.

        Penso que o prof fez, e bem, essa análise e decidiu não correr o risco. Parece-me sensato da parte dele.

        Sinceramente, não me parece que o Inácio tenha alguma coisa a ver com a decisão que foi tomada, nem ouvi o prof referir-se a ele directa ou indirectamente.

  23. Juju, obrigadinho por este bocadinho!
    Life goes on!
    Sporting acima de tudo… é a vida!
    O SPORTING ESTÀ DE VOLTA E É NOSSO OUTRA VEZ!!!

    Ponto!

  24. http://sporting.blogs.sapo.pt/929944.html – o rui santos chegou ao es a nossa fé?

    desculpem a insistencia deste off topic, mas o menino de cima é um dos rostos mais mediaticos dos verdadeiros ratos no porao do nosso navio. respeito o “és a nossa fé”, por ser pluralista, mas alberga este menino monarquico que nao vai descansar enquanto nao difamar e influenciar negativamente a nossa (legítima) direção. para o menino quartin, essa será uma luta tão legitima e tao nobre como a restauraçao da sua monarquia bacoca. para nós, é uma tentativa do rato polarizar o navio com a sua cólera croquettiana.

    Esqueçam os benfiquistas e portistas, e os arbitros, e as bolhas e rascords. Estes Quartins da vida sao os nossos verdadeiros inimigos. Viva a Republica Sportinguista!

    • Esse é outro triste (mais um) com mau-perder. Talvez por causa disso é que correram com o gajo lá do partido da enxada ou o caralho que aquilo se chama…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s