hoje escreves tu: As Opiniões são como as Vaginas

Quarta-feira, dia de hoje escreves tu. E se a temperatura lá fora promete novo dia quente, o post que se segue promete fazer subir ainda mais o termómetro. (para que conste, o título é meu. Tendo essa oportunidade, e sendo o post sobre o direito à opinião, achei por bem homenagear uma das mais belas frases que já ouvi).

«As Opiniões são como as Vaginas: cada um tem a sua e quem quiser dá-la, dá!», by rigaboss

Primeiro que tudo, já sei que o simples facto de ser eu a escrever isto, já irá provocar reações adversas.
O que podemos considerar exigência e sentido critico?Será que por uma direcção ser relativamente nova temos que aplaudir tudo o que é feito e dito? Até que ponto se irá justificar tudo com”ah mas a direcção anterior fez pior, teve não sei quantos milhões de prejuizo”?
Eu vou sendo acusado de ser “croquette” por ter defendido a anterior direcção( quando existe pessoal que hoje em dia passa “cheques em branco”, mas anteriormente andou desde o dia um a mandar bocas), mas defendi tanto essa, como defendo esta, mas sem nunca passar cheques em branco, quer numa quer noutra.
Se formos a ver já existiram motivos para questionar, o rumo desta direcção( que sempre desde o inicio falou em transparência e que melhor sinal disso seria explicar as coisas e o rumo definido de uma forma clara sem dar azo a rumores), mas para muita gente é o fechar de olhos e o deixar andar, visto “o Bruno é que sabe” , e como sabe tudo o que decidir é bem feito, e nem vale a pena questionar( quem o fizer é considerado herege pela turba e merece ser excomungado).
Para mim, quem  falta ao respeito aos outros e não aceita opiniões contrárias, mas acima de tudo não tem espírito critico, não questiona nada agora, quando antes questionava tudo, não é sério e infelizmente é o que mais se vê por aqui. Enfim continuem com palas nos olhos, a não tentar perceber as coisas, a dar carta verde a tudo e depois mais tarde se as coisas(que espero que não) correrem mal, não comecem a questionar porque não perguntaram antes, porque não quiseram saber das coisas agora.
p.s.: já tinha comunicado isto ao Cherba, mas para mim comentários apenas relacionados com o tema do post serão feitos, de resto serão ignorados, e peço ao Cherba que me elimine os comentários caso eu não cumpra
Anúncios

175 thoughts on “hoje escreves tu: As Opiniões são como as Vaginas

  1. Riga,

    Gostei do teu post. Não concordo com tudo, mas é interessante perceber a tua perspectiva. Só te peço, a ti e a todos, que tenhamos sempre o mesmo rigor a avaliar o trabalhos das sucessivas direções e presidentes que teremos no Sporting.

    Ainda assim, e é a minha opinião apenas, esta direção está ainda no início, temos que lhes dar tempo. Da minha parte vou aguardar até ao final do primeiro ano, lá para Maio/Junho de 2014, e então farei a minha avaliação mais profunda. Por agora, estão, pelo menos para mim, em perfeito “estado de graça”. É que não esquieço que o BdC não está lá desde 2011, devido a umas afinaçõeszitas.

    SL

  2. Em 1º lugar, muitos parabéns por não teres escrito o texto a 320 km por hora !

    Em 2º lugar, quando dizes…” Primeiro que tudo, já sei que o simples facto de ser eu a escrever isto, já irá provocar reações adversas “………metes-te a jeito.

    Em 3º lugar, quando há 2 posts anteriores dizes…” e só estou a responder porque voces têm a mania gritante de me puxar para as conversas “……..metes-te a jeito parte II.

    Explica-me agora, em que planeta distante, é que estas duas afirmações acasalam ?

    De resto……SAUDAÇÕES LEONINAS!!….

  3. Podes ficar com a minha :

    1ºSerá que por uma direcção ser relativamente nova temos que aplaudir tudo o que é feito e dito? NÂO

    2ºAté que ponto se irá justificar tudo com”ah mas a direcção anterior fez pior, teve não sei quantos milhões de prejuizo”? NÂO SEI talvez enquanto tivermos de pagar esse prejuízo e todas as decisões actuais tiverem como espada sobre a cabeça a sua resolução em primeiro lugar. Lembra-te que os “bancos” impuseram … o pagamento da divida.

    3ºSe formos a ver já existiram motivos para questionar, o rumo desta direcção( que sempre desde o inicio falou em transparência … Questionar devemos questionar sempre. Foi por isso que chegamos onde chegamos. Mas acusar de falta de transparencia esta direcção que está à dois meses é muita desonestidade. Além disso sabes bem que tens uma AG marcada para este mês. Acredito que muitas dúvidas, criticas serão aí debatidas. A não ser que queiras comunicados e entrevistas todos os dias ;)

    4º Palas nos olhos existiram anos a fio no SCP. Pior como o clube elege democraticamente as direcções tudo o que de errado se passou, passou-se com o nosso acordo. É fodido. E tu achas que pode acontecer outra vez o mesmo. Deixa ver.

    A minha opinião é que temos sempre de estarmos atentos e ser críticos e saber apreciar correctamente o que se faz. Agora não concordo nada com as criticas absolutamente destrutivas e com as queixas típicas de “velhos do restelo”. Não me leves a mal, porque nem sei se é o teu caso. Mas ser do contra por ser do contra é uma posição muito mais confortável do que apoiar e contribuir construtivamente para a solução dos problemas.

    Basta ver os blogs desalinhados (que os há e eu leio-os) com a direcção para se perceber que o discurso é sempre o mesmo e acaba invariavelmente no “… depois não digam que eu não avisei …”

    Eu ajudei a eleger BdC. Sei que muitas decisões que forem tomadas por esta direcção não serão do meu agrado. Mas caramba somos mais de 100000 sócios.- Será impossível praticar uma que agrade a todos. Nem a auditoria de Gestão terá esse consenso.

    Lambuças, croquetes, etc, fazem parte de um extremismo que tem dominado a vida do Sporting compete-nos a nós acabar com isso. Eu por exemplo desisti de comentar na Bancada Nascente ou os textos do QG – já percebi que não vale a pena.

    Eu aceito todas as opiniões contrárias, mas aceitar não é concordar, não é ser sistematicamente tolerante com análises parciais (não estou mais uma vez a falar das tuas) …. temos de não ter palas nos olhos para as asneiras de BdC mas tb não temos de fechar os olhos a todos os que criticam por criticar a direcção.

    E meu caro. Erros cometidos, “…Se formos a ver já existiram motivos para questionar, o rumo desta direcção…” NÃo concordo nada, mas mesmo nada, com esta afirmação….

    Abraço

    p

    • paulo

      eu nao falei em comunicados e entrevistas todos os dias. podia-se por exemplo no jornal do clube ou numa newletter semanal para socios/adeptos, dar explicações mais detalhadas sobre alguns assuntos, que numa ag em que estará em causa a restruturação financeira, serão assuntos mais estereis.

      repara que o que deu mais azo a confusoes e debates mais acesos foi o que? a historia do terceiro elemento, que acredito que existe pessoal que mesmo aceitando não percebeu a mudança, e agora , por exemplo na equipa tecnica quem é o tal adjunto da casa( será o nelson pereira?, que é o unico que é da casa naquela equipa tecnica?.

      são situaçoes simples, que com uma explicaçao simples seria resolvida e evitaria perca de tempo na ag, que tem coisas bem mais importantes para discutir.

  4. Rigaboss, concordo com a segunda parte do post: sentido crítico e respeito pelas diferentes opiniões – dentro do razoável.

    No entanto, não percebo como dás tão pouco espaço a esta nova direcção quando alargaste tanto as rédeas à anterior. Ora, se soltas a rédea à anterior, terás que soltar a esta; se não tivesses dado ‘chance’ à(s) anterior(es) direcção(ões) de mijar fora do penico, o mesmo valeria para esta. Mas não é o que se vê nos teus comentários.
    Será agenda ou facciosismo?

    De resto, respeito grande parte das tuas opiniões.

    SL

    • Eu queria era ver o mesmo sentido critico que ele tinha ANTES das eleições e que foi perdendo à medida que a queda do Godas se perspectivava… Só isso!

      De resto, é um fartote de rir, este post! Com todo o respeito “possivel”, claro! Quase tão rizivel quanto a final do benfas com o Chelsius… ou com o Vitória!

      Com esta capacidade que tenho de me rir dos disparates deste rapaz eu não consigo deixar de acreditar que é lampião… é um feeling!

      • primeiro que tudo ricardinho, lampiao é quem te fez as orelhas e se nao gostas dos posts ou comentarios que eu escrevo, igonora assim ja nao te fazem confusao

        filha do nene

        nao é questao de agenda, e isso que dizes da minha parte, tambem podia questionar quem na anterio direcçao não deu tolerancia nenhuma e agora com esta dá a tolerancia toda do mundo. é a mesma cena, será que quem faz isso tambem tem agenda? eu acho que nao

  5. é sempre bom ver quando alguem ve crescer nele proprio sentido critico…
    talvez seja é um pouco triste,é esse sentido critico ter demorado 17 a aparecer e só depois de eleicoes em que ganhe alguem que a gente nao apoia…mas é sempre bom ver sentido critico, (espero que ninguem confunda esse teu novo sentido critico com azia…)
    esta é a minha vagina…perdao opiniao…

  6. “Se formos a ver já existiram motivos para questionar, o rumo desta direcção”

    – Quais?

    “(que sempre desde o inicio falou em transparência e que melhor sinal disso seria explicar as coisas e o rumo definido de uma forma clara sem dar azo a rumores)”

    – O que carece de explicação?

    “mas para muita gente é o fechar de olhos e o deixar andar, visto “o Bruno é que sabe”

    – Poderá exemplificar?

    “e como sabe tudo o que decidir é bem feito, e nem vale a pena questionar( quem o fizer é considerado herege pela turba e merece ser excomungado).”

    – Qual a base para esta generalidade?

    “Para mim, quem falta ao respeito aos outros e não aceita opiniões contrárias, mas acima de tudo não tem espírito critico, não questiona nada agora, quando antes questionava tudo, não é sério e infelizmente é o que mais se vê por aqui. Enfim continuem com palas nos olhos, a não tentar perceber as coisas, a dar carta verde a tudo e depois mais tarde se as coisas(que espero que não) correrem mal, não comecem a questionar porque não perguntaram antes, porque não quiseram saber das coisas agora.”

    – Pelo que o Caro Rigaboss escreve, até dá a entender que o “reinado” do BdC tem sido pejado de episódios controversos até ao momento…
    Pelo que me é dado ver, a situação até é bem contrária…
    Agora, espírito crítico sempre (obviamente).

    SL

  7. Riga,

    Acho que poderias ter aproveitado esta oportunidade não só para provares que cada um tem a sua opinião e tu tens direito à tua, mas também mas concretizares e justificares algumas dessas tuas opiniões que dizes serem ‘controversas’. Mas isto sou só eu a dizer.

    Assim tenho apenas três coisas a dizer:

    1 – Quanto à opinião própria e espírito crítico, pessoalmente saúdo-o. Cada pessoa deve saber de si e principalmente pensar com a sua própria cabeça. Facto é que cada opinião diverge de onde cada pessoa obtém a informação. Ainda temos milhares de Sportinguistas que acreditam que tudo o que vem na imprensa é verdade, e vamos tendo outros tantos que já sabem que não é bem assim. Este exemplo pode ser aplicado não só à imprensa desportiva mas toda a imprensa, é um dos problemas do nosso país, entre muitos.

    2 – Quanto à confiança ou não nesta direcção. Acho que é uma questão de principio. Já o disse aqui por diversas vezes que coisas como por exemplo a renegociação com a banca deviam estar ao alcance dos sócios para consulta. Com o marcar da AG acredito que esse seja o momento e o local certo para todas as duvidas serem esclarecidas, e embora compreenda a tua apreensão julgo que o ambiente dúvida e interrogação que apregoas não é o correcto, pelo menos tendo em conta o curto espaço de tempo que passou desde que a direcção está em funções e sabendo todos nós da proximidade de uma AG.

    3 – Comparação antiga direcção vs. nova direcção. A anterior direcção teve logo um arranque dúbio. No dia em que foi eleita percebeu-se facilmente que o mandato seria polémico e talvez curto, além de que era óbvia a ligação desta aos últimos 20 anos da nossa história, o que por si só era razão de uma maior sombra de duvida.
    Um aspecto que acho fundamental da diferente forma de actuar entre as duas é o facto de ser realizada uma AG, enquanto Godinho e companhia nunca se preocuparam em esclarecer os sócios, esta direcção afirmou marcar uma AG desde o primeiro dia. Os resultados podem ser nulos, mas as intenções são completamente diferentes.

    Cumprimentos

  8. Bom dia, riga,

    Cá está então o teu santo graal, o teu segredo bem escondido. Muito bem, aplaudo a tua iniciativa. Mas, desculpa lá, tenho que te dizer, na opinião de alguém que se considera imparcial e independente (os anitos ensinam-nos isso) que este teu post peca por ser sobre…nada. E porquê? Porque tu não apresentas argumentos concretos que sustentem a questionação desta direção. Uma coisa é falares da “falta de respeito” de alguns de nós e aí tenho que concordar contigo: podemos discordar uns dos outros até às vezes duma forma veemente (somos latinos e já não pertencemos à Geração Silenciosa dos nossos avós que comia e calava por não ter liberdade), de forma que é saudável debater até com alguma dureza, mas sem falta de respeito pessoal.

    Outra coisa, bem diferente é tu dizeres que, e cito, “(…) já existiram motivos para questionar o rumo desta direção”. Então, pergunto-te eu, Riga: Quais são esses motivos? Tens que explicar e nomeá-los. E olha que eu estou perfeitamente à vontade (o Cherba sabe) que eu era um dos gajos mais renitentes na escolha de BdC, na época das eleições e também fui vilipendiado aqui por alguns cromos, em que me chamaram de tudo apenas por questionar algumas atitudes mais truculentas de BdC. Mas sabes que mais? Agora, compreendo-o e compreendo a sua voz grossa. Vamos lá a ver: penso ser ainda prematuro, dado que ainda não começou a competição, atacar ou questionar o rumo e a postura de Bruno de Carvalho. Aliás, até te digo mais, tudo aquilo que ele tem feito, na minha opinião, excede as minhas melhores expectativas. Sabes porquê? Porque não estava habituado a um Presidente que defendesse tão cerradamente os interesses do nosso SCP. E no futebol português, defender é atacar. Não há outra alternativa. Porque se olharmos e assobiarmos para o lado como fez toda uma dinastia de Presidentes nos últimos 30 anos (com exceção do “maluquinho” do Dias da Cunha), essa postura não nos leva a nada, só leva a que o nosso rego fique ainda mais à mostra.

    A estratégia de Bruno de Carvalho e seus pares parece-me clara: conquiastar adeptos. Ao simples quanto isso. Fomentar o Sportinguismo, pela via da independência. E, acima de tudo, atacar que merece ser atacado: O FC Porto. Por tudo aquilo que tem acontecido nos últimos anos. Além disso, Bruno de Carvalho tem um regime ultra-presidencialista concentrado nele e apenas nele. Muito bem. Se vamos à luta, é bom que te identifiques com o líder, não?.
    Eu não fui à tropa, nasci em 1972, fiquei na reserva por excesso de contingente, nem sequer inspeção fiz. De forma que não sei o que é a linguagem militar. Mas imagino-me num campo de batalha e imagino-me a olhar para um General que está na frente de batalha a comandar as tropas. Esse general está à minha frente, não se escuda atrás de mim. Ele não me diz para eu avançar. Ele diz que avança primeiro. E, entretanto eu olho para as tendas onde estão outros generais a beber chá e a comer scones. Esses nunca se atiram para a frente. Em quem eu mais confio? No general temerário ou nos generais temerosos? Não sejas ingénuo, Riga: a comparação entre o Futebol Português e uma Batalha é tudo menos inocente.

    Podes criticar tudo nesta direção, e terás oportunidade de o fazer pois vêm aí medidas impopulares. Mas nunca, jamais em tempo algum devias criticar a defesa incondicional dos interesses do clube que amas.

    Abraço.

  9. 1) Titulo genial, fazendo me lembrar os velhos tempos do herman enciclopédia com a Rute Remédios.

    2) Ribaboss (permite-me que te trate por tu), o facto de achares que crias animosidade ao escrever, vem um pouco de encontro aquilo que tu defendes. Ou seja, e passo a explicar, em plena altura da pior direcção de sempre na historia do Sporting em que à vista de todos o Sporting era “enrabado” sem vaselina por todos os animais que por lá andavam, (e ainda há alguns que por lá andam), tu, como voltas aqui a referir, “defendias” essa mesma direcção.

    Ou seja, tu pactuavas (ao defender) com essa violação,. e mais uma vez aqui hoje, afirmas que sim, pois segundo o dizes defendes sempre a direcção eleita. Ora isto faz-me lembrar um pouco um dos generais do Saddam Hussein, que enquanto eram bombardeados à bruta ele do alto do seu púlpito, dizia que estavam a ganhar a guerra…creio que todos sabemos como aquilo acabou.

    Portanto não aches que a maior parte da malta que te responde de forma, menos cordial, o faz só porque não gosta da cor dos teus olhos, tenho para mim que é mesmo por defenderes, aquilo que de pior e mais trágico se passou pelos lados de Alvalade, pois apoiavas aquela gente.
    E isso meu amigo não se chama de verticalidade, chama-se simplesmente de “casmurrice”.

    3) Creio que a maior parte das pessoas que aqui vêem comentar, tirando alguns lampiursos ou tripeiros, ou ainda melancias (sim as tais verde por fora mas muito vermelhas por dentro), querem acima de tudo que o Sporting volte a ser aquele clube que nos fez apaixonar quando éramos pequenos.

    Portanto, é legitimo sim, que com a entrada do Bruno de Carvalho para nosso presidente, haja um ambiente de positivismo e de verdadeira “fezada” que agora é que é, e que está mais do que na altura de nos reerguermos.

    É certo que esta direcção cometerá os seus erros, mas espero do fundo do coração que sejam tão pequenos, e tão insignificante, que comparados com o que de bom se vai fazer pelo Sporting durante estes próximos anos, nos façam rir. Pois isso só demonstrará uma coisa, que o Leão estará novamente de cabeça levantada olhando olhos nos olhos com todos aqueles que se atravessarem no nosso caminho.

    Assim deixo-te com um lema que devias saber de cor.

    ESFORÇO DEDICAÇÃO DEVOÇÃO E GLÓRIA.
    EIS O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

    Saudações Leoninas

  10. Obrigado aos 2, ao Cherba e ao autor do texto. Revejo-me totalmente no mesmo. Também dei o devido crédito à Direcção anterior até ser por demais evidente a sua incompetência e farei o mesmo com esta.

    Ainda nem passaram 3 meses mas das 120 medidas apresentadas em campanha, muito pouco. A ver vamos…

    O contraditório faz sempre falta e é importante existir, mesmo com o Bruni, como muitos lhe chamam e nele depositam uma enorme esperança, algumas vezes, julgo eu, injustificada.

    Independentemente se tudo isto, é fundamental não esquecer que o Sporting precisa de todo o nosso apoio neste momento tão complicado mas não se confunda apoio ao Clube com um cheque em branco ao

      • Como vivi a falta de liberdade antes do 25 de Abril,tenho alguma idoneidade para falar sobre o tema. Aqui ninguém a sente, todos postam e comentam. Agora liberdade, é por exemplo dizer que o teu post é “uma mão cheia de nada”! Não fundamentas nada do que dizes, e mais grave do que isso, para quem anda por aqui já há algum tempo e se lembra dos teus comentários sobre as merdas (e foram tantas)que a anterior direção fez,DURANTE 2 PENOSOS ANOS,sempre apoiando pelo fato de “ser a minha direção”,e agora ao fim de apenas 2 meses seres tão zeloso e tão crítico quando até à data não há rigorosamente nada para criticar….desculpa que te diga mas acho que ainda não digeriste bem a derrota do teu candidato!
        E isso é grave!
        Porque ainda não consgues sobrepor o Sporting à agitação cerebral evidente que tolda o raciocínio.

        S.L.

  11. E mais, riga, tu sabes que aqui encontras sempre um espaço de opinião. Porque aqui, o pessoal é formado. Se fosses para blogues como o sportingaté morrer, por exemplo, já há muito que te tinham censurado.

    Agora, tenta perceber uma coisa: quando dizes, e cito-te:

    ” continuem com palas nos olhos, a não tentar perceber as coisas, a dar carta verde a tudo e depois mais tarde se as coisas(que espero que não) correrem mal, não comecem a questionar porque não perguntaram antes, porque não quiseram saber das coisas agora”,

    …além de nos estares a colocar um atestado de atrasadice mental a todos nós, estás a dar uma de D. Quixote, a insurgires-te com a tua espada contra moinhos de vento imaginários. Explica-me o que é isso de: “palas nos olhos, e a não tentar perceber as coisas?

    Enquanto continuares a achar que és o unico dotado de espirio crítico dificilmente haverá espçao para um debte são, nao achas? Porque se te colocas nesse pedestal de Pastor lúcido no meio de tanta ovelha invertebrada, então, estarás sempre a pregar no deserto.

    Todos nós podemos olhar para o mesmo texto e tirar conclusões diferentes. Há quem saiba ler mais nas entrelinhas do que outros. Mas há quem goste de criar narrativas onde elas não existe. Já te disse: poupa essa tua energia da exigencia para situações em que realmente haja razoes para criticar ou questionar. E garanto-te, se for esse o caso, estarei ao teu lado.

    • mas mais grave é o selectivo sentido critico, porque se se faz algo de bom: ah e tal só acredito quando vir, porque sao tretas dos jornais, mas se os mesmos jornais dizem algo mau, aí já nao se questionam os jornais , mas é a direcao que é má…daí se perceber que nao é pelo sentido critico, é pela animosidade contra a direcao, que para esses senhores com um renovado sentido critico, o que quer que faca , nada vai ser positivo nunca…
      para essa igreja já dei…funda outra ó riga…

  12. Riga,

    O que eu não esqueço é o teu apoio claro ao Godinho Lopes, mesmo já se sabendo os crimes que iam sendo praticados em Alvalade.

    O que eu não esqueço são as tuas parcerias de opinião com um tal de Leão Revisor, defensor do passado e crítico feroz de tudo o que tenha a assinatura de BdC.
    Nunca apoiaste BdC pelo que quando dizes que o apoias, soará sempre a treta…

  13. Riga:

    – Há Sempre, mas Sempre, motivos para questionar qualquer coisa ou alguém em qualquer momento. Nada, nem ninguém é perfeito.

    – Assim, neste momento, poderia questionar duas ou três coisitas que poderão, ou não, estar menos bem. Escolho não o fazer. Outros escolhem fazê-lo. Há aqui uma separação percebes? Não se trata de “palas nos olhos” ou de dar “carta verde”.

    SL

    • Totalmente como eu. Desde que temos um novo presidente, quando concordo, digo. Quando não concordo, dou mais um crédito e não comento. Acho destrutivo deitarmos imediatamente abaixo qualquer coisa com a qual não concordemos nesta fase.

  14. Por falar em transparência, e em avaliar as direcções pelo que fazem e não pelo que dizem que fazem, alguém aqui pode deixar um link do comunicado da direcção a explicar aos sócios os termos do negócio “Jefferson”??

    OU seja:

    Quanto foi pago na totalidade?
    Qual a percentagem adquirida?
    Quanto foi pago pelo clube em comissões? Na positiva, a quem (entidade e pessoas com ligações à mesma)?
    Qual o prémio de assinatura?
    Existe mais alguma cláusula contratual associada com relevo?

    Respoinder a isto em cada transferÊncia realizada é que é transparência.

    Não basta falar, mandar umas bocas sobre o assunto, para ser transparente. É preciso fazer de forma diferente aos outros.

    Desde já grato pela informação.
    Cumprimentos,
    SCP.

    • Quando se adquire 50% de um passe de um jogador por X, não faço questão em saber quanto é que pagam em comissões.

      Quero é tentar entender, quando se vai buscar um jogador que estava livre, no caso de Labyad, diz-se que se pagou 5% por direitos de formação ao PSV, e o Sporting detém apenas 35% dos direitos desportivos e económicos do jogador…..isto sim, já é “muito á frente”.

      • Porque vendeu parte do passe posteriormente a outras entidades. Sendo o jogador do clube é indiferente a forma como se adquiriu os direitos ecónomicos sobre o mesmo nas vendas que venham a ocorrer.

        O porto comprou o Reyes e já vendeu metade do passe e ele ainda não jogou.

        Então mas o Godinho ainda está na presidência? Bem sei que a ausÊncia de informação aos sócios sobre o conteúido dos negócios é idêntica. Mas não, já saiu.

        Não quer saber o valor pago em comissões porquê? Porque com o Bruno e com o Inácio não haverá comissões?

        Eu gostava de saber essas coisas todas nos negócios em que o SCP participe.

      • SCP, Labyad era um jogador livre, não houve uma compra efectiva.
        Existem as comissões de compra e as de venda, o que me interessa, são as de venda, sei que o Sporting adquiriu 50% do passe do Jefferson, tornou-se num activo do Clube.
        Concentra-te é nestes 50%.

        A questão aqui, é valorizar o activo, e não, brincar ás sociedades anónimas……pagar por jogadores, para logo a seguir, e sem eles ainda terem calçado, vender partes do passe a fundos…..

        Resumindo, compras por 3, gastas + 2, e recebes 1.

        Capice ?

    • Podes:
      1º Consultar o comunicado da CMVM se existiu;
      2º Esperar pelo relatório de contas trimestral ;)

      Nesta fase se calhar em termos negociais é melhor não andar a dizer tudinho ;) digo eu que sempre aprendi que o segredo é a alma do negócio. Deixa ver se os dados aparecem mais tarde

      Existem coisas que devem ser difíceis de responder. Nem sei se a auditoria de gestão permitirá responder a essas coisas nos negócios anteriores. Estou a falar de saber quem são as pessoas associadas aos fundos e ás comissões.

      Em relação a Jefferson, todos ouvimos falar de um valor de transferência e de um valor de passe adquirido pelo SCP. Não será só isso? Não estarão aí as tuas respostas? Pergunto porque não sei se as comissões podem ser pagas sem se comunicar os valores à CMVM e dissociá-los da transferência. Por exemplo nos relatórios de contas do ano passado eu vi verbas de transferência e custos com pessoal mas não encontrei explicitamente verbas de comissões e de prémios de assinatura? Isso é contabilizado em que rubrica nas contas?

      Abraço

      p

      • Ok aguardemos pelo relatório e contas já que não houve comunicado.

        Os comunicados não dizem essas coisas.

      • No período da direcção anterior já havia CMVM em Portugal e apanhámos as surpresas que apanhámos.

        O porto comprou o reyes por 9 milhões e agora já se sabe que a esse valor se somaram mais 2 milhões em comissões. Os comunicados à CMVM não diziam nada disso.

        Comunicados à CMVM é o que mais por aí anda

      • Certo. Não haver comunicado significa que a verba envolvida é baixa ;) Julgo que existe a obrigação de o fazer apenas se o montante envolvido for superior a um limite. Alguém pode confirmar!

        Já nos relatórios as comissões têm de lá estar. Podem estar mascaradas, mas têm de lá estar. É só vasculhar no sitio certo (a auditoria de gestão decerto trará algumas coisas ao cimo).

        Mas eu concordo que tudo deve ser dito, revisto e sobretudo bem explicadinho sem rabos de palha escondidos. Já nos bastou o passado. Só não concordo com o teu timing ;) e o tom do pedido ;)

        p

      • SCP, apesar de as tuas perguntas serem só para lancar a confusao, a explicacao e que a anterior direcao comunicou á CMVM a aquisicao dos jogadores e em comunicado, e depois por tras ofereceu as percentagens aos fundos, (digo oferecer, porque chamar vender é uma ofensa)
        portanto por um lado tens uns a dizer:contratamos labyad a custo zero quando na realidade pagaste 500mil de formacao, e depois descobres que afinal os 500mil foram por 35% do passe, com a agravante de ter ainda os salarios, (SCP a pagar , claro) e comissoes nada se sabe
        por outro lado sabes que pagaste 400mil por 50% do passe. ponto final paragrafo
        agora aceito toda essa tusa se porventura mais adiante se vier a saber que afinal nao é bem assim, e que afinal alguem se abotoou
        agora todos nós sabemos que essa nao é a tua preocupacao. essa é só criar confusao porque quem lá esta agora nao é quem tu querias. Mas como sportinguista preocupado que és estou convencido que estaras na AG para fazer essas perguntas todas, como fizeste anteriormente a todas as outras direcoes

    • Nao confudas transparência com parvoice…agora o que faltava era dizer tudo..ves algum clube no mundo a dar todos esses detalhes? vcs vao dos 8 aos 80 num instante…daqui a nada o homem tem que dizer quantos litros de agua gasta quando toma banho na academia…fdx…que paciencia!!!

      • Então mas as pessoas que vinham para aqui pedir transparÊncia e queriam saber o destino das comissões da dupla “Duque e Freitas” faleceram?

    • Mas só queres saber agora?
      Não me lembro de te ver questionar as anteriores contratações, aliás, a tua resposta ao Visconde transparece que queres apenas por em causa a contratação de Jefferson e que quanto a Labyad está tudo perfeitamente esclarecido.
      Podes sempre aparecer na próxima AG e colocar a questão, essa e a do Labyad, Boula, Pranjic, Onyewu, Bojinov, etc.

      • Não está esclarecido.

        EU sempre defenfi um sistema de transparência total.
        Agora não aceito é discursos moralistas “à la passos” e depois ainda se faz pior.

  15. “Se formos a ver já existiram motivos para questionar, o rumo desta direcção”. Por favor, e sem qualquer tipo de ironia ou animosidade, concretiza esses motivos. O que é que, para ti, pode ser questionado nesta direcção? Toma em conta que a mesma tem 2 meses de vida, pelo que as críticas têm que ser feitas a coisas que poderiam já ter sido feitas neste lapso temporal. Força nisso!

  16. Tantas palavras, e no final, tudo bem espremido, não é mais do que uma DECLARAÇÃO DE INTERESSES!!
    Ah e tal, antes criticavam e agora aplaudem… Ah e tal, agora atiram-se a quem critica!!!
    Acabei por não conseguir descubrir o que se queria criticar afinal!!!!!

    Ah e tal, e agora digo eu:

    metem lá o orgulho onde quiseres e comentem factos concretos… Aplauda-se o que se tiver que aplaudir, critique-se o que acharem que deva ser criticado!!! Acabem de uma vez por todas com estórias de lambuças, croquetes e brunecos!!!

    VIVA O SPORTING CARALHO

  17. Pareces o Octavio Machado a falar…..
    Só faltou dizeres “vocês sabem o que estou a falar”
    Era uma ideia opinares com ideias e factos concretos, para que quem te lê possa concordar ou discordar da tua opinião.
    Não há mt a comentar sobre o teu post.

    PS off toppic: João Mário a partir tudo no torneio de Tulon!!!

  18. Eu também defendi o Godinho e dei margem de dúvida, pensei eu que tinha um projecto, e que defendia os interesses do clube, mesmo não votando nele, isto sem entrar em afinanços, contudo continuar a dar-lhe apoio quando todos vimos as constantes asneiradas que estava a fazer, das duas, uma, ou se é burro, ou tem-se interesse na coisa!
    Com o Bruno estamos a anos-luz de Godinho, não quer dizer que não possa falhar, porque isso irá acontecer, mas é pessoa, como já se viu, que gosta do clube, sente-o e trabalha para os interesses do Sporting!
    Em pouco mais de três meses já fez mais que muitos em muitos anos de mandato. Até agora tem feito um bom trabalho, e espero que siga assim com o mesmo espírito.
    Deixará de ter o meu apoio quando vir que não serve os interesses do meu Sporting!

  19. Foda-se, mais uma merda deixada pela anterior direção…equipamento em tons violeta?!?!?! WTF?????

    Riga, bom post, boa forma de estar na vida e no Sporting, não concordo com as criticas à atual direção porque defendo quase tudo o que foi feito até ao momento, mas nunca vou criticar alguem por ter sentido de exigência e capacidade para criticar o que acha que está mal.

    SL

    • É só impressão minha ou a imagem que corre na net tem o simbolo colado à camisola “a cuspo”… É que sinceramente, parece mais um trabalho de photoshop digno daquele que fizeram a uma foto dum nadador do SCP em que rasuraram o simbolo do Sporting da touca…

      Eu só acredito nesta camisola quando for anunciada por meios oficiais… Começou (???) a “Silly season”…

  20. Bom dia caros cacifeiros,
    sendo esta a primeira vez que comento neste blog, acho normal apresentar-me. Chamo-me Gil, sou de Bragança, terra de poucos mas fervorosos Sportinguistas, e como a maioria de vocês, sou Sportinguista desde que me lembro de respirar.Sou filho, sobrinho, irmão, primo de Sportinguistas, isto é, acho que o meu sangue é mais verde que vermelho!Devido a distancia, em toda a minha vida só fui ver meia-duzia de jogos ao vivo, mas desses o que mais me marcou me marcou foi uma finalíssima da supertaça no Parc dos Príncipes (vivi em Paris até aos 16), em que ganhamos 3-0 aos corruptos, com 2 golos do grande Sá, meu maior ídolo, e em que só me lembro de ouvir o meu pai berrar “Costinha, fica no chão caralho!”.Também gostava de felicitar o Cherba pelo excelente trabalho que tem feito em relação ao Blog.

    Em relação a este post, acho importante que exista sempre um espírito crítico em relação a todas direcções do Sporting,isto é, não apoiar cegamente a actual, mas não tem que significar ter que falar mal só porque sim, sem qualquer fundamento válido, só para ser do contra e com isso criar “guerrilhas” completamente desnecessárias neste momento, e que me faz duvidar seriamente do genuíno Sportinguismo de quem escreveu o texto.
    Penso este é o momento para apoiar o nosso presidente, dando alguma margem de erro, pois esses com certeza que com o tempo vão acontecer, e conseguir superar a fase mais negra da nossa historia, todos juntos, rumo a um objectivo comum, voltar a ter o nosso grande Sporting no lugar que lhe pertence .

    Saudações Leoninas

    • Boas, Gil, aka Dasmi…
      Sejas bem vindo a este nosso tasco!
      Quanto ao espirito critico do “autor” do post… aconselho-te a veres alguns posts de há um ano atrás… será certamente esclarecedor.

      SL

    • O mais bonito é o terceiro, agora os donos daquele blogue no lugar de usarm uma camisooal do Celtic, poderiam usar uma do andebol do SCP

  21. Concordo que “sentido crítico” é algo importante. Concordo que temos que ser exigentes com esta ou qualquer outra direcção.

    Mas a tua primeira frase diz tudo: o problema não é o que escreves… de caras, o problema é seres tú a escreve-lo.

    Não sei se és “croquette”, pouco interessa na verdade. Foste e continuas a ser um troll e um sofista (…e não me faças voltar ao google, porque são tantas as “pérolas” com que nos brindaste).

    Desde o primeiro dia do eng.godinho que existiram motivos para o questionar — embora a maioria só o começou a fazer seriamente passado quase um ano (depois de despedirem o treinador). O teu “sentido critico” é de tal forma apurado que conseguiste aguentar dois anos de eng.godinho sem encontrar uma única situação para pôr em causa!

    Agora, passados dois meses inteirinhos, já dizes que há motivos para questionar, “se formos a ver” — que é como quem diz, se nos esforçarmos para encontrar alguma coisa, qualquer coisa, para criticar… só porque sim.

    És de uma hipocrisia a toda a prova. E não tens um pingo de moral para falar em “sentido crítico”. E eu não admito sermões de pacotilha de quem não tem um pingo de moral. Como já disse, prefiro mil vezes as baboseiras dos cabrões dos cogumelos.

    Abusando agora um pouco da analogia lançada pelo Cherba: sendo eu, como sou, apreciador de vaginas, a tua, por ser a tua, é que nem dada!…

  22. “Para mim, quem falta ao respeito aos outros e não aceita opiniões contrárias, mas acima de tudo não tem espírito critico, não questiona nada agora, quando antes questionava tudo, não é sério e infelizmente é o que mais se vê por aqui.”

    Faço minhas as palavras do rigaboss, em relação à minha teoria.

  23. A Direcção do Sporting Clube de Portugal e a Administração da Sporting SAD sempre afirmaram que no âmbito dos cargos para que foram eleitos e das funções para que estão mandatados, pretendem manter relações institucionais com todos os clubes e com eles trabalhar em prol do bem comum, o desporto nacional.

    Foi sempre deixado bem claro que nunca seriam toleradas posições de subserviência relativamente a nada, nem a ninguém. Foi igualmente reafirmado inúmeras vezes que todos aqueles que se relacionam ou queiram relacionar com o Sporting Clube de Portugal terão que o fazer numa base de entendimento, assente no respeito mútuo.

    No passado dia 2 de Junho de 2013, nos momentos que antecederam a final da Taça de Portugal, em Andebol, no Pavilhão de Tavira, os responsáveis da organização promoveram um encontro institucional de apresentação de cumprimentos entre os membros das Direcções do Sporting Clube de Portugal, representado pelo seu Presidente Bruno de Carvalho e do Futebol Clube do Porto, pelo vice-presidente Adelino Caldeira.

    Naquele encontro, quando o Presidente do Sporting Clube de Portugal, no âmbito institucional e por normais princípios de urbanidade se preparava para cumprimentar o representante máximo da delegação adversária, este assumiu uma conduta inqualificável de total desrespeito pela instituição Sporting Clube de Portugal, com cenas lamentáveis que de imediato mereceram o devido repúdio e uma resposta cabal por parte dos dirigentes do Sporting Clube de Portugal.

    Face aos graves acontecimentos ocorridos, que se traduziram num total desrespeito pela Instituição Sporting Clube de Portugal e após ter decorrido o tempo suficiente para que os dirigentes do Futebol Clube do Porto se demarcassem e retratassem da inqualificável conduta do seu representante, vem a Direcção do Sporting Clube de Portugal comunicar que suspende todas as relações institucionais com o Futebol Clube do Porto até que fique claro o seu efectivo respeito pela nossa Instituição, e sua efectiva vontade de estabelecer relações normais e de respeito pela Instituição Sporting Clube de Portugal.

    Lisboa, 05 Junho de 2013
    A Direcção do Sporting Clube de Portugal

    IN Sporting.pt

      • ó Bino, nao esperas por essa: o gajo ainda vai aparecer aqui a dizer que “bem, é uma estrategia suicida porque muito temos ganho com os negocios com o Porto, e é perigoso afrontar um homem tão poderoso e o Bruno está a ser populista e demagógico”.

        dou-lhe meia hora. espera por essa.

    • Desta é que os cabrões dos lampiões nao estavam à espera. Andam há anos a acusarem-nos de servilismo. Foda-se…depois de 3 gigantes melões ainda vão ter que engolir um par de colhões do tamanho duma bola de Bowling do Sr. Bruno de Carvalho! será que aguentam. O melhor é ajudarem com pão e um médico do INEM por perto.

      • Se isto for pra manter e se significar o fim dos vossos broches aos corruptos é pra mim a melhor noticia do ano.
        Long life BdC!

      • preocupa-te é com os broches que o teu Presidente faz ao gajo que vai enterrar o benfica, sr. Jorge Jesus.

      • croquete era para mim???
        arrenego satanas, puta que pariu os croquetes e os cogumelos
        reli o que escrevi e fora do contexto do post de ontem realmente soa um bocado estranho, mas por favor croquete nunca prefiro um panadinho de frango ou um pastel de bacalhau lol

  24. Isto é uma opinião sobre nada. É meramente uma necessidade de atenção da parte do “autor”.

    O “autor” desta verborreia não diz nada em concreto nem clarifica nada do que diz.

    A ideia fundamental deste vómito sobre o teclado é que devemos poder criticar independentemente de apoiarmos essas pessoas, no entanto isso é o que faz 99% das pessoas mentalmente sãs, ao contrário do autor do post. As direções anteriores foram criticadas pela merda que fizeram e esta também o será se assim se justificar.

    Incentivo o “autor” a mais brilhantes textos e até posso sugerir novos temas tão “la palissianos” como este:

    * As baleias devem é estar dentro de água porque fora dela morrem.
    * A cor verde é verde e não castanha.

    Portanto… este texto é “redículo” bem como o “autor”.

    PS: Já que tanto se fala por ai de cogumelos, “autores” e merdum, gostava de perguntar se alguém tem visto por ai caçadores de melancias e afins… será que a cunha e vaz deixou de ter orçamento para isso?

  25. OFF-TOPIC

    foda-se : o Sporting vai equipar de …violeta?!!!

    vem na ediçao do Rascor (eu sei que é o rascord!! mas ainda assim…) a noticia de que muito porvsalvmente o equipamento alternativo para a proxima epoca ser…violeta?!! WTF?!!! dizem os gajos que este equipamento foi escolhido por…guess who?..Sá Pinto e Godinho Lopes, em homenagem às excelentes relaçoes que temos com a Fiorentina?!!! a minha alma está parva. Eles dizem tambem que a atual direçao está contra isso, mas que ainda assim deverá ser o euipamento alternativo.

    têm aqui o link na ediçao papaer online integrasl . vejam na pagina 38 a notica com a foto da dita cuja:

    http://epaperstorage.xl.pt/record/epaper.swf

    e agora, gostava de conhecer a opinião isenta, formada e autentica do Riga, sobre mais esta excelente decisao de Godo e seus pares.

    • off off-topic: enquanto folheava o “jornal”, os meus frágeis olhos ficaram na página 2, no “Caderno de Apontamentos”, um escarro em forma de escrita, assinado por um fdp chamado Jorge Barbosa.

      • sim, tambem reparei nesse filho da puta. Estes cabrões nao conseguem dizer nada, rien de rien de bom desta direcção. sabes porquê? Porque têm medo!! porque são lacaios do seguidismo e do comodismo. Estes filhos da puta se vivessem no Estado Novo eram de certeza cães de fila da Pide e da Mocidade, porque estes miseráveis de merda não querem um Sporting forte, porque têm medo que se pelam do que está para vir.

      • Não se preocupem, que amanhã passa de escarro a vómito… é o dia do Carlos Barbosa da Cruz.

      • Hoje ouvi também o Cunha e Vaz a queixar-se na rádio que anda com falta de receitas…acabou-se a mama em Alvalade, agora quer que o Governo lhe dê trabalho.

    • A ser verdade esta notícia (e não duvido nada!), muda-se a cor do equipamento para algo que nao tem rigorosamente a ver com a nossa tradiçao, só porque…AS CLAQUES DO SPORTING E DA FIORENTIA TÊM EXCELENTES RELAÇÕES!???!!!!!! MAS QUE CARALHO É ESTE QUE EU FICO DOIDO!!!

      Pronto! Riga, estava a tentar conter-me mas não consigo: Foda-se caralho raios me partam macacos me mordam: vai-te foder com todas as letras tu e mais a tua isenção. mete-a no sitio que nao vê o Sol! desculpa lá, mas um gajo que apoiou incondicionalmente o maior bando de gatunos incompetentes, ladrões do caralho…alguem que nos roubou a identidadedo Sporting Clube de Portugal e colocou-nos no maior degredo da historia do desporto nacional, não tem a partir de agora qualquer credito da minha parte. tenho-me aguentado mas acabou.

      Querias saber o grupo onde me coloco? é o grupo do VASS: Vai Aprender a Ser Sportinguista!

      • estás enganado, Ricardo. Ser Sportinguista aprende-se com a memoria e com a histporia. Se formos novos demais ou ignorantes demais, pedimos ajuda.

      • LOL…e gozávamos nós com o cor de rosinha do benfica. maL sabiamos que um engenheiro chamado godinho nos iria pôr ainda mais nas ruas da humilhação. a juntar a isto, os girassóis e a ultima ceia, e fica a narrativa compelta de um verdadeiro um clube de totós, como diz o Abrantes Mendes.

        entao riga, nao dizes nada, caralho!! vem cá debater com a tua verve isenta esta merda!!

      • e a fiorentina, vai passar a equipar de verde e branco?! vai…se o o Godinho Lopes for o proximo presidente, com o sa pinto como treinador.

      • Não deixa de ser engraçado que os elogios à camisola principal a homenagear os vencedores da taça das taças foram pro BdC, e agora a alternativa ser violeta a culpa já é do godo.
        Curioso.

      • foda-se mas és cego, caralho?!! nao viste a noticia? a ideia partiu da anterior direcção´!
        é preciso um desenho para que compreendas.?!

      • Lol, quem parece que não sabe ler nao sou eu, se o godo é responsável por esta tb o é pela principal…

  26. Estou a gostar até agora da postura do Bruno de Carvalho, e até votei nele… Contudo reconheço que cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém.. muito menos ao nosso grande Sporting Clube de Portugal!

    Última hora… mandar os tripeiros pá puta cus pariu a ver se eles se metem no lugar foi d’homem…. o bruno pode ter coisas más.. mas veio trazer de volta ao Sporting um par de colhões!!!

  27. Fodasse!!! Finalmente!!!!
    “…vem a Direcção do Sporting Clube de Portugal comunicar que suspende todas as relações institucionais com o Futebol Clube do Porto até que fique claro o seu efectivo respeito pela nossa Instituição…”

    Viva o Sporting, é nosso outra vez!!!

  28. Claro que o espírito crítico tem de estar sempre presente, seja em que situação for. Só me espanta que antes não tivesses espírito crítico nenhum (“o engenheiro é que sabe”) e agora te lembres que afinal podes usar o que tens entre as orelhas.

    Off-topic –> “Face aos graves acontecimentos ocorridos, que se traduziram num total desrespeito pela Instituição Sporting Clube de Portugal e após ter decorrido o tempo suficiente para que os dirigentes do Futebol Clube do Porto se demarcassem e retratassem da inqualificável conduta do seu representante, vem a Direcção do Sporting Clube de Portugal comunicar que suspende todas as relações institucionais com o Futebol Clube do Porto até que fique claro o seu efectivo respeito pela nossa Instituição, e sua efectiva vontade de estabelecer relações normais e de respeito pela Instituição Sporting Clube de Portugal.”

    ATÉ QUE ENFIM, CARALHO!!!!

  29. Cherba, desde que se iniciou, a rubrica “hoje escreves tu” tem mantido uma qualidade literária nivelada (por baixo é certo) com a dos teus posts.
    Mas hoje isso terminou.
    Independentemente do conteúdo do post, que, diga-se, não contém nenhuma opinião sobre nada, tratando-se apenas de um statement pessoal, o português nele contido não é coadune com o que estamos habituados aqui n’O Cacifo.
    E isso é pena.
    SL

  30. Corte de relações institucionais com o FQP… APLAUDO DE PÉ!

    Em virtude do destrato do sr. caldeira(das), a direcção do SCP decidiu, e muito bem, colocar os pingos nos ii…

    1) Demonstrou que não anda a dormir;
    2) Demonstrou que não é subserviente (esse tempo já era);
    3) Não deixou cair no esquecimento, nem o “apito doirado”, nem a negociata, não colocando em causa a honradez dos fruteiros mas sim a sua competência (o que de facto, chega a ser notavel poder apontar o dedo aos fruteiros sem lhes dar motivos para nos atacarem);
    4) Deixa o ónus da questão para o lado de lá… enquanto não se retratarem, não há “relação institucional” com ninguém do putedo…
    5) Demonstrou que defende o clube e o seu bom nome, perante a opinião pública e perante os seus “parceiros de negócio”…

    Se há um único ser que se diga minimamente Sportinguista e que não se reveja neste comunicado, considerando-o, DE FACTO, digno da defesa do Sporting… Então, tiro daí as minhas ilações!

    Para mim, não é Sportinguista… Nem pouco mais ou menos… PONTO! Ou por outra, é tão Sporinguista como o Vieira ou o “Don Buffón”…

    • Permite-me discordar. Embora o corte, ou suspensão, de relações seja uma medida mais popular, creio que REAGIR a imbecilidades como as daquele merdoso é menos eficaz do que pura e simplesmente IGNORAR, e deixar a opinião pública fazer o seu julgamento, que o tem feito e nos tem sido favorável. Devemos mostrar-nos superiores a atitudes merdosas destas, que qualificam bem quem as toma.

      • Keita, este incidente só teve eco no mundo do Sporting, porque nós somos do Sporting. Porque a maioria da “opinião “publica” não fazia a minima ideia que o fdp do tripeiro faltou-nos ao respeito.

        Ora assim sendo, e bem, aguardou-se para ver se alguém dos corruptos se desmarcava, como não o fizeram, esta é a resposta certa para uma atitude nojenta de corruptos.

        O tempo de nos calarmos e olhar para o lado tem que acabar.

        olhos nos olhos, meu caro keita, olhos nos olhos ;)

      • Repara que não ponho minimamente o ter-se publicitado a situação e mostrado ao mundo o que se passou. E tem BdC e a direção o meu apoio relativamente às respostas acertivas a bocas do velho. Nada do que disse tem a ver com comer e calar. Apenas penso que é mais inteligente não cortar relações, pois assim estamos a mostrar que qualquer paspalho nos pode fazer reagir.

      • reagir a imbecilidades, Keita?!!

        Deixa-me enumerar aquilo que consideras como meras “imbecilidades”:

        – Pinto da Costa numa das muitas escutas do Apito Dourado chama “atrasado mental” a um dos maiores símbolos do nosso Sporting, o Sr. Paulo Gama, que dá nome ao blogue onde escreves; (se calhar tambem é por isso que se diz que o Domingos queria-o fora do clube)

        – Mourinho, defendendo o Porto deseja morte de jogador do Sporting em campo (Rui Jorge);

        – Vários negocios ruinosos decorrentes da troca de jogadores Sporting-Porto e vice-versa. è mais facil falar duma unica exceção: Rui Jorge (o tal que eles queriam ver morto) ;

        – Negócio Moutinho, onde o FC Porto deliberadamente gere as coisas de modo a pagar o menos possivel ao Sporting.

        – E tantos tantos outras “imbecilidades”. Ou tu achas, ingenuamente, que o episodio Adelino não é a gota de água de decadas de abuso?

        Parafraseando o Pirlo, se passares a vida de cócoras nunca vias olhar os outros nos olhos.

        Duma coisa te garanto, este corte institucional é muito mais prejudicial para o Porto do que é para nós.

  31. Sou novo por aqui (já conhecia o Cacifo de nome, mas por preguiça/falta de tempo nunca por cá passeei), portanto não conheço as preferências “políticas” dos donos do blog nem dos mais assíduos comentadores.
    Não sei quem é Bruno de Carvalho. Nunca o vi mais gordo, não o conheço pessoal ou profissionalmente. O CV dele em papel diz-me zero. Por isso, não faço a mínima ideia se ele é competente, bem intencionado, imbecil, corrupto ou seja lá o que for. A minha filosofia é questionar, sempre, mas avaliar apenas os resultados.
    BdC tem algumas tiradas populistas… mas isso é natural. Responde aos rivais com ironia (primeiro a passarada, depois a fruta), talvez desnecessária, mas compreensível. Vai plantando umas notícias (como a dos salários) e abrindo umas guerras com empresários, para se proteger (porque alguns jovens vão sair, e outros amados como o Capel, idem) e para preparar os corações para a borrasca que aí vem. Terá bons resultados? Não sei. Veremos. A estratégia é discutível, como tudo, mas é demasiado cedo para avaliar. O que eu posso escrutinar é a gestão recente do Sporting. E essa, parece-me, não tem discussão possível, de tão má que foi. Penso que nem preciso dizer o porquê, está à vista, e não é nada baseado em ser amigo dos nortenhos nem em croquetes…

  32. Rigaboss,

    Relativamente ao primeiro parágrafo, acho que todos (ou quase) os que comentam por aqui suscitaram já reacções adversas, o que me parece natural, e contradiz os que acusam o blog de censura cega (por acaso, esta história de um blog ter a obrigação de ser democrático, ter de fazer eco de todas as opiniões, ou não poder defender de forma assumida uma tendência é uma coisa que me faz confusão, acho que seria assunto para discutir aqui…mas noutro post).
    Se estás convicto do teu ponto de vista, o primeiro parágrafo parece-me tanto mais desajustado quanto é certo que mais que um comentário, tens oportunidade de o defender (ao ponto de vista) num post. No fundo estás desde o início a condicionar as respostas…é o que pretendes?

    Relativamente às perguntas que deixas no ar no segundo parágrafo, a MINHA resposta é NÃO – NÃO temos que aplaudir tudo o que é feito e dito por a direcção ser relativamente nova, e NÃO podemos justificar tudo com ”ah mas a direcção anterior fez pior, teve não sei quantos milhões de prejuízo”.

    Quanto à questão da diferença de atitude na avaliação das direcções (num sentido ou no outro): eu prezo muito a estabilidade, e prezando a crítica acho que ela não deve ser imobilizadora, mas aqui faço uma ressalva – a estabilidade só faz sentido quando quem tem a responsabilidade de dirigir o faz com o propósito de defender o bem comum dos que o elegeram! Como sabes, com a direcção anterior as coisas começaram a correr mal desde o primeiro momento, parece-me natural aquilo que referes como “desde o dia um a mandar bocas”, e o que se seguiu não foi mais que a confirmação, para pior, do que se temeu nesse dia. Parece-me também que andas distraído – ou se calhar é o que referes na nota final, de só comentar (e ler) o que tem a ver com o assunto de cada post – quando dizes que hoje em dia se passa “cheques em branco”, doutro modo tinhas-te apercebido das reservas (na melhor das hipóteses) que tem suscitado a intenção de cortar a direito no orçamento das “amadoras” à generalidade dos que por aqui comentam. Acho importante conhecer os contornos do que se pretende fazer, e aguardo que isso seja comunicado aos sócios e adeptos – no local próprio, não é em comunicados.

    Quanto à crítica de “não ter espírito critico, não questionar nada agora, quando antes questionava tudo, não é sério e infelizmente é o que mais se vê por aqui”, tem lá paciência – tu tens o percurso inverso, mas a coerência (ou falta dela) é a mesma. Mesmo admitindo que foste iluminado, e que percebeste a asneira que é, como tu dizes, “passar cheques em branco” a uma direcção, falta-te algo que é fundamental em tudo na vida: equilíbrio. Passaste do extremo de defender a estabilidade a todo o custo, mesmo quando o que ela promoveu foi a gestão desastrosa (estou a ser simpático) do Clube, para o extremo de questionar pintelhos (não digo que sejam todas as críticas que fazes) sem esperar um momento que sejam esclarecidos (o que é que dizias sobre “desde o dia um a mandar bocas”?).
    E já agora, remeto a falta de respeito de que te queixas para o teu questionar sobre a seriedade de quem comenta e defende um ponto de vista diferente do teu…

    Não quero terminar este comentário sem dizer, sem qualquer ironia ou hipocrisia, que prezo a tua presença neste blog. A herança que mais prezo dos meus pais é terem-me ensinado a ouvir todas as opiniões – sobretudo as diferentes das minhas, porque me permitem ora corrigir, ora consolidar as mesmas – e decidir pela minha cabeça. As tuas opiniões, mesmo que não concorde com elas fazem-me reflectir e manter-me alerta. Mal comparado, para mim és uma espécie de grilo falante do blog, chato como o caralho muitas vezes, mas diferente de outras “consciências” que pululam por aqui.

    PS: dou-te algum valor, não vás é brincar prás selecções se não o queres perder…

    SL

  33. Alguém tem o email do Sr. Adelino Caldeira, por favor?

    Quero agradecer-lhe em nome de todos os sportinguistas por nos ter ajudado a re-descobrir a nossa virilidade. É que tantos anos de barriga heia de ar, não dava para ver que tínhamos um par de colhões.

    Obrigado Adelino.

  34. «No passado dia 2 de Junho de 2013, nos momentos que antecederam a final da Taça de Portugal, em Andebol, no Pavilhão de Tavira, os responsáveis da organização promoveram um encontro institucional de apresentação de cumprimentos entre os membros das Direcções do Sporting Clube de Portugal, representado pelo seu Presidente Bruno de Carvalho e do Futebol Clube do Porto, pelo vice-presidente Adelino Caldeira.

    Naquele encontro, quando o Presidente do Sporting Clube de Portugal, no âmbito institucional e por normais princípios de urbanidade se preparava para cumprimentar o representante máximo da delegação adversária, este assumiu uma conduta inqualificável de total desrespeito pela instituição Sporting Clube de Portugal, com cenas lamentáveis que de imediato mereceram o devido repúdio e uma resposta cabal por parte dos dirigentes do Sporting Clube de Portugal.

    Face aos graves acontecimentos ocorridos, que se traduziram num total desrespeito pela Instituição Sporting Clube de Portugal e após ter decorrido o tempo suficiente para que os dirigentes do Futebol Clube do Porto se demarcassem e retratassem da inqualificável conduta do seu representante, vem a Direcção do Sporting Clube de Portugal comunicar que suspende todas as relações institucionais com o Futebol Clube do Porto até que fique claro o seu efectivo respeito pela nossa Instituição, e sua efectiva vontade de estabelecer relações normais e de respeito pela Instituição Sporting Clube de Portugal.»

    PUMBAAAAAM,, MESMO NO ESTOMAGO DOS TRIPEIROS CORRUPTOS!!!

    O Sporting é nosso, outra vez!!! Obrigado BdC, o nosso Presidente!!!

  35. Ia agora mesmo para aqui colocar o “link”, mas o Paiva foi mais lesto!

    Excelente notícia!
    Não há cá relações com os corruptos da fruta.

  36. Rigaboss,

    Acho muito bem que não passes cheques em branco. Acho muito mal que te critiquem e te ofendam por isso.

    Mas tens de concordar que também fizeste por isso… é que nem sempre tiveste este sentido critico (que eu aplaudo)… com a anterior direcção dizias que os apoiavas e não os criticavas, no matter what…

    Outro ponto…como já me apercebi que tempo não te falta, podias ter caprichado um bocadinho mais na concretização dos teus pontos e na defesa dos teus pontos de vista. Já agora podias reconhecer que o apoiar a direcção “no matter what” (como fizeste com o godinho) foi um erro. Talvez assim te pudessem dar mais alguma liberdade para poderes dar a tua opinião sem que tenhas de ouvir “porque é não eras tão exigente com os outros?”.

  37. comandante Che, permite-me: já estava na altura de abrires um post sobre as relaçoes SCP-FCP. É que há tanto para dizer e nestre momento já ninguem fala do atual post.

    de qq modo, deixem-me só dizer o seguinte: para quem coloque dúvidas neste corte de relaçoe deixem-me só dizer o seguinte: a primeira vez que cortamos relaçoes com os gajos foi em 2004 e na altura foi o pintinho que tomou a iniciativa. O Sporting era liderado por esse ché-ché chamado Dias da Cunha que teve a coragem de vir falar do “sistema”, com nomes e caras. Mal ou bem, e segundo me recordo, o ultimo titulo que ganhámos foi pela mão desse senhor.

    Ao que me leva à seguinte pergunta: a manutenção de boas relações institucionais com o FCP tem beneficiado acima de tudo quem?

    • A resposta é óbvia. O nosso declínio desportivo começou numa manhã, há quase 30 anos, quando um rapaz chamado Paulo Futre faltou ao treino em Alvalade e enviou um faxe a dizer que não tinhas condições psicológicas para jogar no Sporting.

      • na mouche! é verdade, a saida de PF é a única nódoa no belo pano de joão rocha, mas essa nódoa tambem se deve á total falta de escrupulos do palerma chamado futre que a unica sorte que tem nas vida reside nos pés. e tb claro da mafia portista.

        mas, a partir desse tragico facto, sabemos o resultado não sabemos…?

  38. Só para concluir (e depois, fico à espera que o Cherba abra novo post):

    – Parece-me mais que óbvio que a estratégia sistemática e coerente desta nova Direcção tem sido a de restaurar o amor próprio, o sentido de pertença e a identidade do Sporting e dos seus adeptos e socios, que nos roubaram nos ultimos anos.E essas acções têm sido concretas, não se limitando a esteréis campanhas de marketing. A posição tem sido a de defender os nossos direitos e restaurar a nossa identidade e orgulho.Pergunto eu: corremos algum risco? Nunca maior do que o risco que andamos a correr há 30 anos.

    E, para mim, a pergunta do queijo é esta: não acham curioso que este corte de relações institucinaois seja num contexto em que temos como homem forte para o Futebol, Augusto Inacio, um dos homens que mais conhece os meandros do FC Porto?

    • Inácio, até porque já lá esteve, sabe perfeitamente que para o Sporting ser campeão tem de primeiro cortar relações a norte para depois cortar no outro lado da segunda circular.
      Mas primeiro á que unir de novo o sul e depois, quando a luta voltar a ser aos dois da capital ai sim preocupamo-nos com os lamps cabeçudos ;)

      • Correção meu caro, unir de novo PORTUGAL. Um amigo meu de Coimbra, adepto ferrenho da Académica sempre disse a todos os adeptos de futbol: Onde nasceste? Qual é o teu clube? Não achas que devias apoiar alguém da tua terra? A minha resposta foi a que lhe encheu as medidas: Sorte a minha ser do Sporting Clube de PORTUGAL.

  39. recebi agora mesmo um sms dum amigo benfiquista, que partilho convosco:
    “BdC é o meu novo herói.”

    sintomático, não é? Mas enganam-se eles se pensarem que isto significa um dar de mãos aos discipulos de Capela. Coitados. Eles que se mantenham no canto deles, já agora, se quiserem o Insua, que paguem.

  40. Finalmente cortamos relações com aquela merda, que lufada de ar fresco…

    Quanto ao post do Riga, esperamos todos, penso eu, que sejas exigente para com esta direcção e nota que isso até foi pedido pelo presidente. Pena é não teres sido com a anterior…

  41. de forma a fazer uma resposta, mais composta e geral ás perguntas que me foram feitas, deixando-a em baixo.

    de resto, ao pessoal que apenas me “responde” para criticar e mandar bocas e não no sentido de debater as coisas, o unico conselho que posso deixar é ignorem o que eu escrevo, visto não saberem debater os assuntos com respeito.

    em relaçao a outros assuntos, claro que tenho opinião, mas deixarei a mesma se forem abertos posts sobre os assuntos

    eu nao falei em comunicados e entrevistas todos os dias. podia-se por exemplo no jornal do clube ou numa newletter semanal para socios/adeptos, dar explicações mais detalhadas sobre alguns assuntos, que numa ag em que estará em causa a restruturação financeira, serão assuntos mais estereis.

    repara que o que deu mais azo a confusoes e debates mais acesos foi o que? a historia do terceiro elemento, que acredito que existe pessoal que mesmo aceitando não percebeu a mudança, e agora , por exemplo na equipa tecnica quem é o tal adjunto da casa( será o nelson pereira?, que é o unico que é da casa naquela equipa tecnica?.

    são situaçoes simples, que com uma explicaçao simples seria resolvida e evitaria perca de tempo na ag, que tem coisas bem mais importantes para discutir.

    algo que tambem me perguntaram foi se ao dizer isto tinha alguma agenda escondida( muito devido á questao da tolerancia dada a uma e outra direcções). sobre isso podia reverter a pergunta: será que quem não deu tolerancia á anterior direcçao e dá a esta tambem tem alguma agenda escondida?

    para quem diz que nunca critiquei a anterior direcçao, bem eu sempre tenho dito que o maior erro da anterior direcçao foi ter despedido domingos depois de ter cedido ao apelo das bancadas. quanto ao investimento feito, na altura acho que toda a gente concordou com ela, até vieram melhores jogadores do que aqueles que foram prometidos8 com excepçao talvez do garay). a direcçao esteve mal em alguns assuntos e faltou-lhes qualidade para lidar com eles,.

    e sim eu nas eleiçoes apos ver as listas e ideias o apoio era para BC, o que não impede de achar que a forma de comunicar alguns assuntos não tem sido em alguns momentos a melhor

  42. O sentido critico é sinal de inteligência! A paciência também!
    E a verdade é que a procissão ainda vai no adro, que é como quem diz esta direção ainda não teve tempo de demonstrar realmente o que vale. Há muita coisa que ainda não sabemos, provavelmente porque ainda não é hora de sabermos. Quanto às criticas à anterior direção elas começam porque “o que nasce torto jamais se indireita” e foi por ai que nasceram as criticas, pela forma como “o bicho” nasceu!

  43. O que eu não percebo é porque é que isto é um post. Já li esta treta em 500 000 comentários teus, riga.

    Porra, deixa de ser Domingos.

    Não há aqui falta de sentido crítico, há fé no novo Presidente por razões óbvias: trata-se de um líder, sem qualquer tipo de relação com os tachistas do projecto Roquette.

    Quer as mesmas coisas que nós, e mostra estofo para alcançá-las. Quem ainda não abriu os olhos é quem acha que ainda pode ganhar as eleições de Março de 2013, e isto não te diz necessariamente respeito.

    • be the rine, nao coloco em causa essa fé, mas mesmo com muita fé não se pode deixar de questionar as coisas( e isto não tem a ver com mais ou menos tolerancia como disse em cima)

      sinceramente eu escrevi o post( que foi aceite pelo Cherba), para se poder debater(infelizmente com certas pessoas isso é impossivel visto elas serem um pouco ressabiadas e como não sabem ter opiniao, fazem a unica coisa que sabem: julgar os outros, mas o que vale é que 90% das pessoas que aqui aparecem dá para debater as coisas) o tema , que como dizes eu digo sempre o mesmo.

      • Aquilo que eu gostava mesmo que fizesses Riga era que especificasses quais são as criticas que tens a fazer…

      • Daria…. Rigaboss….daria para debater….SE HOUVESSE ALGUMA COISA PARA DEBATER CONTIGO! O que tu queres debater é equivalente a debater os temas(???) do Superleão!!! TOPAS???

  44. Por esta altura, no Porto, já andam à procura de sítio para se esconderem, tal o medo que este “corte de relações” lhes provocou. Já para não falar da exaustão que tiveram em ler um comunicado com esta extensão e com um conteúdo que poderia ser resumido em dois parágrafos.

    Nunca, desde os primeiros discursos do Khadaffi dos Pneus, vi tantas vezes escrita, no mesmo parágrafo, a palavra “instituição”.

    Mais atenção, portanto, para aquele puto da equipa de comunicação, com ar de anjo querubim, no próximo comunicado.

    Rigaboss,
    Não adianta “chover no molhado”…

    Há quem pense que, para trilhar um caminho, é preciso estar de mal com os outros em vez de se preocupar apenas em percorrer esse caminho que ele próprio traçou. Depois de anos de “guerra civil” no clube (que continua com a “caça” a quem comete o “delito de opinião” como tu fizeste) há que disparar para mais lados. Foi a banca. Foram os empresários. Foi o Porto…

    O que se seguirá? Com tanto tiro perdido ainda algum atinge o (já tão debilitado) Sporting…

      • ó minha espécie de paralítico, quando é que vais perceber que no futebol não há ninguém que sobreviva “só”, em especial porque tens que gramar com a banca, os empresários para além dos outros clubes contra quem vais jogar?
        Quando é que vais ver que o problema “do Bruno” é que não tem mesmo caminho nenhum traçado e navega “ao sabor do vento” como foi feito até Março?
        A diferença entre este e os anteriores presidentes são só mesmo as moscas…

  45. De forma muito resumida:

    Parabéns pelo texto. Parabéns ao cacifo por ter disponibilizado o mesmo (ainda que com algum “não fui eu que disse”).

    • minha repimpada besta, que hoje por aqui passaste só para debitar merda. a rubrica “hoje escreves tu”, por ser escrita por outras pessoas, é sempre um “não fui eu que disse”

      • Dá para ser sem insultos? Eu preferia. Quanto a expressão em causa, a sua utilização serviu meramente para referir que na minha opinião, apesar de o “cacifo” ter escolhido e promovido o referido texto, fez questão de se distanciar do conteúdo do mesmo.

  46. rigaboss:

    Este teu texto é uma mão cheia de nada.

    No fundo, não percebo se são queixinhas porque a malta não concorda com aquilo que pensas e demonstra-o de forma veemente, se são indirectas para alguém, se é uma tentativa falhada de demonstração de superioridade intelectual e/ou clubística. Não sei. Mas coloco-me à disposição para discutir contigo tudo aquilo que achas que está a ser mal feito pela direcção. Agora, se quiseres entrar nesta discussão aviso-te já para te pores a pau porque há pessoas, como eu, que acham que tem sido quase tudo bem feito e sou capaz de o fundamentar. Aceitares ou não a minha/nossa fundamentação é uma opção tua. E se não aceitares, é um problema teu.

    Fiquei um bocado perplexo porque depois de ler a primeira metade do teu texto não encontrei nenhuma crítica a qualquer decisão do actual presidente. E gostava de as ouvir. Vai na volta ainda sou capaz de concordar com uma ou outra. Dessa forma, parece que te estás a queixar das pessoas terem opiniões diferentes das tuas. E isso é ridículo.

  47. boas rigaboss,

    acho que com bom senso e conversa pelo menos as coisas basicas podem ser acordadas entre todos.
    eu apesar de ter votado no bdc duas vezes sempre achei que ele ia desiludir muita gente e via-o mais como um presidente ponte ou pelo menos como um gajo que ao menos ia romper com o paradigma comum. até agora estou relativamente surpreendido pela positiva com algumas coisas.

    obviamente tem também algumas outras coisas que não tenho gostado tanto e era sobre isso que te gostava ver escrever um pouco mais especialmente porque li o texto e não tirei assim tanto sumo.

    vou começar por dizer as crtiicas que eu tenho e ao mesmo tempo tentar contextualizar e racionalizar sobre elas:

    – presença constante no banco
    se por um lado acho positivo o romper com o passado e a ideia dum presidente distante acho que com isto o bruno deu algumas armas a quem o quer criticar por poder estar demasiado ligado ao futebol e ao poder.
    acho que pro ano se devia ir ao pouco tentando distanciar da equipa um bocadinho. tipo ir ao banco jogo sim jogo não, ou o que seja. é mais importante que o treinador e estrutura sintam o apoio dele que vê-lo ali todos os jogos. não me incomoda mas acho que pode gerar comentarios desnecessarios.

    -3º homem da estrutura
    tema da campanha que ele mesmo trouxe à baila e depois afinal deu num grande nada… acho que apesar de irrelevante para mim devia ser melhor explicado. especialmente que foi algo que não lhe trouxe nada de positivo na campanha e depois afinal deu em nada.

    -luis freitas lobo e tomas aires
    na altura falou-se neles mas parece que sopas… sinceramente pelo menos o lfb ainda bem que nunca gostei do homem e até acho que não há lugar a tempo inteiro no sporting para ele. mas gostava de o ver esclarecer o tema, até porque nunca foi mesmo confirmado. não acho que seja também um ponto demasiado relevante.

    -tardar nas renovações dos jogadores
    apesar de saber que é um tema lixado e que vai dar muita luta, gostava de já ver a coisa mais avançada e antes do mundia de sub20 já ter visto os contracots renovados aos que não seriam tão complicados. pelo menos o joao mario e eric a coisa já devia estar tratada porque parece que ao contrario do bruma e ilori não terão grandes problemas em renovar. e nada como ir prá pré-época já com isto resolvido e ter-los lá com contractos de 4 ou 5 anos já.

    – plantel do proximo ano
    sinceramente aqui acho que não se pode fazer criticas nem exigir esclarecimentos ou grande transparência pelo menos para já.
    e explico-te porquê:
    pelo menos tenho ideia que vamos chegar à pré-época com o plantel quase fechado algo que é super raro. a unica coisa que falta mesmo e toda a gente sabe é um avançado.
    claro que gostava de já ver a coisa tratada mas compreendo que estamos sem dinheiro e temos mais de nos preocupar em vender e colocar os excendentários que já nas compras.
    ao mesmo tempo todos os dias a imprensa nos vem tornar ainda piores vendedores a falar das nossas dificuldades, que precisamos de dinheiro, que equipa X interessada no nosso jogador Y porque não temos dinheiro e vão comprar barato.
    aqui vai ser um jogo do gato e do rato longo e que temos de ser pacientes.
    não podemos vender ao desbarato nem rescindir contractos nem dar a ideia que tal é hipotese. e a todos os dias a imprensa tenta passar a ideia contraria e que esperamos que seja errada.
    qualquer euro nesta altura importa e temos mesmo de tentar fazer algum guito com os evaldos desta vida. nem que seja preciso que venham mexer o cu pra pre-epoca só para os empresarios e jogadores se porem a mexer. o tempo de receber e ficar em casa a encher o cu acabou.
    não se pode fazer gestão como o gordo do duque que veio logo com conversas de cheque e vassoura… temos de fazer mais como porto e benfica que até o lixo vendem pras turquias e arabias da vida, nem que seja por meio milhão. se vendes 3 ou 4 por meio milhão ainda dá para comprar um avançado, poupar nos salarios e melhorar a situação do clube. temos de ter paciência e saber filtrar as noticias dos jornais e passar uma boa imagem para fora.
    esta parte para mim é a mais dificil que sinceramente vai depender um bocado da boa vontade de a quem devemos dinheiro e fazer-lhes ver que nem eles nem nós ganham nada em forçar-nos a fazer vendas estupidas e rescisões ainda piores.

    se me faltam pontos, ou se discordas totalmente gostava de te ver comentar, mas no fundo acho que todos queremos o melhor do sporting e sabemos que nem sempre as coisas vão ser feitas como nós faziamos as coisas mas algumas coisas nunca podem acontecer e há informações que nunca vamos ter porque é mesmo assim a vida.

    e quem está lá dentro vai sempre saber mais que nós.

  48. Pingback: hoje escreves tu: A Alegoria do Camone e as Consoantes Dobradas | O Cacifo do Paulinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s