266 thoughts on “Redes

  1. sinceramente fala-se demasiado aos jornais no Sporting… toda a gente dá entrevistas.
    aquele comentário de que o Rui tinha-se despedido porque ia sair era completamente de evitar

    • Miguel,
      creio que já se percebeu que a relação do Sporting com a imprensa nacional se alterou. Tanto as notícias como as entrevistas, parecem ter um ok prévio e, em troca, parece-me notar-se uma diminuição do desrespeito.

      • sinceramente ainda não reparei nisso… e enquanto continuar a ver entrevistas ao record…
        mas esta foi ao ojogo e ele não esteve mal mas era completamente desnecessário aquela conversa do rui já se ter despedido que ia sair que em julho anunciavam algo…
        achei que era desnecessário

      • Cherba dizes isso baseado em quê?
        Os 2 únicos negócios até agora souberam-se bem antes, as novelas com empresários correm pela imprensa, e agora sabemos da saida do nosso melhor jogador por uma entrevista do seu suplente? wtf?

      • não vejo qualquer melhoria com a imprensa, muito antes pelo contrário, antes aimpresan escpeculava, agora parece-me um livro demasiado aberto….corre tudo pela imprensa, dos salários dos hjogadores e trabalhadores, às propostas que chegam, às guerras com empresários, aos pedidos para o plantel do Jardim, etc… tem de se blindar o clube.

    • Mas qual é a dúvida de que Patricio vai sair, Miguel? Se Boeck o diz numa entrevista certamente é porque tem a autorizaçao para dize-lo e porque tem a máxima confiança do Bruno de Carvalho para ser o nº1.

      Eu compreendo mais uma vez que se queira à força ver polemicas onde elas nao existem, é um bichinho que faz muita comichão, mas desde quando é que uma noticia detas afecta a negociaçao em curso. O Boeck fala de valores? Fala de clubes?

      Sinceramente, nao queiram comparar esta entrevista com as fuigas de informçao a que estávamos habituados. Não vão por aí.

      Desejo toda a sorte (merecida) do mundo para o melhor profssional que passou pelo Sporting nos ultimos anos: Rui Patricio. Nao só a sua excelência, mas o a sua resiliencia que fez com que aguentasse um mar de críticas. Não adianta ter mão de ouro, se tivesse uma cabeça de merda. E certamente que essa cabeça vai permitir com que vá para um colosso. Nada menos do que Manchester United ou Liverpool. Patricio merece um gigante mundial. Depois do Sporting, tudo o que seja abaixo destes dois é um passo atrás.

      Quanto ao Marcelo Boeck, não poderia ficar mais contente. É um dos melhores guarda-redes em Portugal e nunca desiludiu. É o substituto perfeito e um grande porfissional. Quero ve-lo a nº1 e com bracadeira de Capitão. Merece, depois de tudo aquilo que tem feito dentro e fora do campo.

      A melhor das felicidades para estes 2 enormes Sportinguistas.

      • Sonho com o dia em que saberemos estas coisas depois de serem oficiais, seja em comunicados oficiais, assembleias gerais ou newsletter aos sócios, sempre uma semana antes pelos jornais é que não.
        Seja encomendado pelo Sporting estas palavras ou não, não é maneira de se dar uma noticia destas.

    • Bem… enveredando pela “teoria da conspiração” diria que esse comentário lhe foi encomendado… pelo próprio Sporting.

      De facto, não vejo a necessidade de ele falar nisso, nem sequer de dar uma entrevista, se não fosse porque vai assumir a baliza. E com certeza “alguém” lhe arranjou a entrevista agora, com a indicação dos “recados” a dar…

      Se não gostam da tese conspirativa, olhem, pensem que ele é simplesmente desbocado!

      • os negócios anunciam-se depois de consumados e devem ser feitos de forma oficial e nao por forma oficiosa… assim dá um bocado imagem de “desbocanso” tenha ou nao sido “encomendado” a ideia é de fuga de informação e nao propriamente de anuncio…

  2. merece a titularidade, mas espero que quem fique para seu suplente, seja concorrência a serio( tal como marcelo foi com patricio e fez este evoluir) de forma a que ele não se acomode.

  3. Acho que não há sportinguista digno desse nome que não se entusiasme com a paixão que o Boeck tem demonstrado pelo clube, nestes dois anos. Que ele possa corresponder entre os postes a tudo o que tem feito pelo Sporting fora deles, é tudo o que lhe desejo.

    E, pronto, era a desculpa que me faltava para ver este vídeo pela enésima vez. http://www.youtube.com/watch?v=VFyIpm0j3H8

    • Cherba, Sá e Paulo,

      Parece-me obvio que na primeira equipa vamos ter apenas 2 guarda-redes: Boeck e uma contratação no mercado nacional.

      Golas será o titular da equipa B. Reconheço-lhe as imensas qualidades, mas talvez seja prematuro ainda ser o nº2 de Boeck.Aqui, nao se trata de qualidade, mas de experiencia.

      Reparem que Boeck só agora se sente preparado para substituir Patricio. E tem quase 30 anos. Boeck estreou-se em Portugal com 22 anos, em 2007 mas foi jogar para a equipa B do Maritimo. Só em 2009 é que ascendeu à primeira equipa.

      Vitor Golas tem só 22 anos. Creio que é prematuro ser nº2. Se Boeck se lesionar (não é frequente nos GR, mas acontece) estar a colocar um miudo de 22 anos sem qq experiencia a nivel da alta competição, tem riscos.

      Prefiro ter um Golas a 100% na equipa B e alguem que vamos buscar como substituto do Boeck, talvez o Douglas por exemplo, do Guimaraes. A experiencia conta muito.

      • O Douglas??????

        Epa, vamos subir um pouco a fasquia da qualidade e exigência. A bem do Sporting Clube de Portugal. Temos posições bem mais carenciadas do que a de GR.

        Se a filosofia é apostar na formação, faz todo o sentido ser Golas o nº2. Ponto.

        Na equipa B jogam o Ribeiro e um dos juniores.

        Qual é o problema de jogar o Golas com 22 anos? NEm à Europa vamos, logo não percebo.

      • Xupa-me eu concordo com o que dizes,para ir buscar uma qualquer aVentura desta vida,mais vale deixar lá os nossos miudos!agora também acho e espero que este ano os juniores e juvenis e por aí fora,seja tudo bem preparado para não haver desfalque nos escalões como houve este ano,onde estava tudo uma confusão do caralho!

      • O Rui começou a jogar muito novo. Claro que teve falhas, mas isso não fez dele uma má aposta. Agora estamos a falar do suplente do Marcelo. Claro que pode ser um miúdo de 22 anos como o Golas. Não vejo qualquer problema com isso a não ser o facto de ir jogar poucos jogos…

        Z

      • Achas mesmo que o Boeck só agora é que se sente preparado para ser titular do Sporting?

        Fui guarda redes até aos juvenis e acredita que passar a vida no banco é bem frustrante! Na minha opinião, o que ele demonstra nesta entrevista é que depois do profissional está um GRANDE SPORTINGUISTA!

        Por isso nem estou preocupado com a saída do RP, por achar que ficamos bem servidos, se não ficarmos melhores!

        SL

      • plenamente de acordo contigo. Mendes. Nao fui jogador, mas quando digo que ele está preparado como nunca é porque nunca como agora teve essa possiblidade. Por isso, deu esta entrevista. Simples.

      • Dizer que está preparado ou que tem vindo a preparar-se é o mesmo que dizer que está fartinho de estar no banco,e como prova disso está esta renovação de contrato que só arrancará quando o Patricio estiver vendido e ele tiver a certeza que será o titular.
        Com essa do sportinguista já não me enganam mais!!!

      • Só agora se sente preparado !?? ele já estava preparado desde que chegou homem … aliás, quando chegou, metia o R. Patrício no bolso.
        O rapaz sempre foi um excelente G.R … está preparado … foi uma forma de dizer … forma de acalmar adeptos, passar a mensagem. Essa do ” só agora ” … nada a ver !

      • O Golas tem futuro, podia perfeitamente ser 2º GR. Mas com a idade dele prefiro vê-lo a jogar todas as semanas na B do que 2,3 jogos na equipa principal…

      • Daqui a pouco abrimos uma tese hermenêutica sobre a palavra “preparado”, Para mim, o homem pode estar preparado desde que estava nos tintins do papá, mas quando eu digo “preparado como nunca” é porque NUNCA como agora ele tem essa possibilidade. Eu estou sempre preparado para ser promovido no meu trabalho, a partir do momento em que vou trabalhar todos os dias, principalmente se desde o primeiro dia tive essa garantia.

        o Boeck sabia que mais tarde ou mais cedo estaria na pole position. deram-lhe essa garantia. até parece que só agora é que se fala da saida do Patricio…

      • Primeiro

        “Reparem que Boeck só agora se sente preparado para substituir Patricio. E tem quase 30 anos. Boeck estreou-se em Portugal com 22 anos, em 2007 mas foi jogar para a equipa B do Maritimo. Só em 2009 é que ascendeu à primeira equipa. ”

        Depois…

        “Para mim, o homem pode estar preparado desde que estava nos tintins do papá, mas quando eu digo “preparado como nunca” é porque NUNCA como agora ele tem essa possibilidade. Eu estou sempre preparado para ser promovido no meu trabalho, a partir do momento em que vou trabalhar todos os dias, principalmente se desde o primeiro dia tive essa garantia.”

        Tese do caralho, leva lá a puta da bicla!!!

  4. Bruno de Carvalho continua a sua política de austeridade…Super Boeck ao ir para a baliza, poupa-se uns quantos milhares de euros em acrílicos todos os meses…

    Mais a sério…
    O processo “Patrício-Boeck” devia ser um case-study e devia servir de exemplo para o futuro do Sporting formador/ganhador.

    Vejamos:
    – aposta clara num jovem guarda-redes da formação
    – treinador que aguentou o guarda-redes quando este ainda era o Franguicio
    – Afirmação do Franguicio até ser um dos melhores do mundo
    – Contratação de um nº2 de qualidade que soube aguardar pela sua vez, preparando-se.
    – Venda do nº1 por valores substanciais (espera-se)
    – Substituição asseguarada sem sobressaltos e perda substancial de qualidade

      • “Contratação de um nº2 de qualidade que soube aguardar pela sua vez, preparando-se.”

        Sem dúvida! por isso é que agora temos que ir buscar um “Boeck” para o Marcelo.!

        Nem mais.

      • concordo com o converge, esse numero 2 tem que ser alguém com provas dadas e que não deixe o Boeck adormecer por ser titular e o suplente não lhe fazer sombra.

        quando existe concorrência o titular sabe que tem que dar o litro senão perde o lugar e a posição de gr é a mais lixada porque uma vez perdido o lugar é complicado voltar a tê-lo.

        reparem o que aconteceu aos nosso vizinhos: foram buscar um gr para suplente, que não importava de ser suplente e nem fazia sombra ao titular, por muitos erros que o titular tenha dado, o suplente não estava a altura dele nem lhe fazia sombra

      • É mais ou menos como tu, não é, riga?
        Como não há ninguém aqui com as tuas qualidades, foste acomodando-te… porque ninguém quer tirar o teu lugar.

    • Mas de onde é que sabemos ou presumimos que é uma venda por valores substânciais? Acredita-se nos jornais que dizem que vai sair mas na parte das notícias onde diz que é uma venda à la godinho já não se acredita?

      Para além disso gostava de saber de onde vem esse senso comum de que a substituição está assegurada? É porque o Boeck festeja como nós? Mas viram os jogos dele na B?

  5. Após ter lido a entrevista, assinava já um contrato vitalicio com o Boeck.

    Este não engana.

    Boa sorte Rui (Vai para o Arsenal ou para o Liverpool)!
    Boa sorte Boeck!

    • pelo treinador, espero que Arsenal seja o destino. O que não invalida que ache que ele merecia mais. O Rui é guarda-redes para defender a baliza de um grande italiano. Tem toda a pinta para isso.

      • Ver Patricio defender a baliza do Milan. era incrível. Mas o Fascista-adorador-de Mussolini-, Christiani Abbiati está para durar.

        Mas sonho sonho mesmo, enquanto fã do Patricio, era ve-lo substituir o Buffon na minha Juve. Foda-se, comprava logo a tshirt!

      • Da lázio? Esse clube também tem uma gaivota no símbolo. Não é uma gaivota circense que anda em cima de um monociclo mas é uma gaivota.

      • Eu quero que ele vá para um Grande… Daqueles que chega e bate as notas alí na mesa!!!
        in CASH!!!

      • Eu gostava de poder continuar a vê-lo no meu clube, que é o Sporting, e que já fosse tão grande como os maiores da europa.
        Custa-me ler aqui cenas do tipo: merece um grande da europa, ou de itália ou de inglaterra… e nós cada vez mais pequeninos.
        Não tenho sorte nenhuma.

        S.L.

      • Por mim pode ir para o anzhi que eu agirá estou para os jogadores como eles estão para nós: não me fodam, quero é massa!

  6. “Para o Marcelo, toda a sorte do mundo. Para o Rui, o mesmo desejo”.
    E está cá tudo. O Patrício merece tentar um campeonato maior, que ainda pode melhorar – vai ficar para a história da selecção nacional. E o Marcelo já deu provas de que tem qualidade. Com o seu ímpeto até é o tipo certo para ter em campo a apertar com a pequenada. É o seu momento. E que a sorte dele seja a nossa sorte.

    • Mais nada.

      O Rui na Selecção não tem rival actualmente. Viu-se bem nestes jogos que o Eduardo é um fantoche. Acho que o Ricardo da Académica é mais GR do que o Eduardo…

      Até haver confirmação da saida do Rui Patricio, continua a ser jogador do SCP

      • Só muito raramente é que tivemos guarda-redes que nos ficaram na memória. foi sempre assim. O RP fez um percurso difícil mas com a idade que tem já tem estatuto, já tem experiência e tem cada vez mais qualidade. É nosso, com certeza, até prova em contrário. Mas a sair, acho que este dossier GR será um óptimo exemplo de como trabalhar.

      • Que em termos líquidos ficará pelos 10 M , mais coisa menos coisa? É que com a história das percentagens com o Godo até me arrepia pensar em hipotéticos cenários…

      • NVC se fores ver em termos de transferências de guarda-redes,não há muitos a sairem por valores superiores a 15M,apenas De Gea,Buffon,Neuer e pouco mais,digo eu!mesmo o Loris que saiu do Lyon para o Tottenham não chegou a essa valor e nós na crise que estamos e mesmo o mercada de gr nunca foi muito rentável,parece-me que por 15M ser um bom negócio!

        ps:não vale falar do Roberto das gaivotas,porque toda a gente sabe o que se passou…

    • é um ano complicado para vender gr. há muita oferta no mercado e mais baratos que o rui… sinceramente se chegar aos 10-12M é bastante aceitável. não é o que queremos mas acho difícil este ano vendê-lo bem

  7. O grande Rui Patricio a sair tem de ser para um grande europeu, um dos Tubarões da Europa.

    Ficamos muito bem entregues com o Boeck e concordo que para nº2 tem de ser da formação e o 3º titular da B.

    É a melhor maneira de gerir activos e potenciar tecnicamente os jogadores.

  8. “Notícia de Ultima Hora: Reviravolta na Vecchia Signoria: Gianluigi Buffon já não renova e Rui Patricio assina contrato de 5 épocas por 20 Milhoes de Euros!”

    Em entrevista à Gazzetta Dello Sport, Buffon refere: ” encontrámos o meu sucessor. Rasgo o contrato de renovação e dedico-me ao cinema!”

    eheheheheheh….posso sonhar, não?

  9. Enfim… não obstante toda esta excitação com a saída do Rui, a confrmar-se a sua saída é para mim o pior que podia acontecer na pré-época.

    • a sair tem de ser agora, Hadji. O jogador já merece e com esta direcção estou em querer que nao vai sair por tuta e meia.

      Boeck está pronto.

      • É dinheiro fresquinho que mesmo sendo pelos valores mínimos aceitáveis (15 M) irá representar o triplo do orçamento para transferências. Ao confirmar-se a venda, ainda sonho com a confirmação quase seguida do nosso amigo Argelino para a frente de ataque. 2 M e está feito, tal como o Inácio lhe prometeu.

      • É pá, não acho nada. Os grandes guarda-redes podem ser bem transferidos até aos 30, porque jogam ao mais alto nível até aos 34/35. Para além disso, vendê-lo antes de um mundial onde ele irá ser titularíssimo é pura e simplesmente errado. Creio que neste ano seria de tentar recomprar partes do passe a valores moderados para precaver receita futura.

        Depois, e independentemente do Rui merecer ou não, o que merece o Sporting? A questão é que vender um grande guarda-redes nunca é bom negócio pelos valores que aí se praticam. Embolsas 10 M€ e perdes mais pontos que 4 ou 5 Brumas te dariam. Sem o Rui teríamos lutado até à ultima jornada para não descer. O impacto dele é muito maior do que qualquer outro jogador. Preferia vender quaisquer outros dois jogadores de campo pelo mesmo valor.

        Para além disso tudo. 10M€? Dá para pagar as comissões do godinho? 5% da nossa dívida? Abdicamos do pouco que temos de competitivo na equipa em prol disso?

        Quanto ao Boeck. Viste os jogos dele na B? Não entendo o que vos leva a dizer que está pronto!

      • “Sem o Rui teríamos lutado até à ultima jornada para não descer.” Concordo em absoluto. Por isso, temos lá o Boeck. Nunca como agora tivemos 2 guarda redes de valor tao semelhante. Por isso, o Rui tem que sair. Precisamos muito do dinheiro. A verdade, nua e crua, é essa, Hadji.

      • foda.se Hadji: vi os jogos do Boeck na equipa A! tanto quanto me baste. Entao agora vou analisar o Boeck por um ou dois jogos que fez na B? estamos a brincar ou quê?

      • Pois, não vais analisar por 1 ou 2 jogos na B, nem por 1 ou 2 jogos na A. Vais analisar pelo facto de gostarmos todos da forma como o homem festeja os golos.

        Mas se viste este ano os jogos do Boeck na A, viste contra o clube de video, marítimo e paços. É com isso que estás satisfeito? Se sim, ok, nem argmento mais.

        Talvez devesses também ter visto os jogos da B com o Freamunde e com a Naval, mas desconfio que nem assim mudasses a opinião, já que ele parte acrílicos…

      • “Vais analisar pelo facto de gostarmos todos da forma como o homem festeja ” –

        Cansei-me de debater parvoíces. Por isso, desculpa lá, mas ficas sem resposta.

      • É de facto uma parvoíce pá. Queres lá tu ver que é preciso ver um gajo jogar à bola para saber se ele sabe jogar à bola?

        Enfim, siga lá com as certezas absolutas, que isto aqui não anda para grandes discussões…

    • Sinceramente, a venda do Patrício é aquela que menos me incomoda pois temos um bom substituto já preparado e adaptado à realidade do clube.
      Resta saber os valores que irão envolver o negócio do Patrício.

  10. Em relação à entrevista, seja ou não concertada com a direcção, não me agrada muito. Estarmos a receber uma hipotética confirmação da transferência do Patrício pelas palavras de outro jogador não é bom sinal.

    Ou a direcção não sabia disto e o Boeck tem de ser chamado à atenção, ou sabia e achou que o Boeck podia funcionar como porta voz do clube… Qualquer das situações é má.

  11. Há 3 anos, no meu anterior local de trabalho em que tinha que aturar uns 10 lampioes (era o unico sportinguista) eu dizia que o Rui Patricio (na altura, com 22a) ia ser passados 3 anos um dos melhores do Mundo. Toda a gente gozava. E sei que muitos Sportinguistas tambem achavam que não. Eu baseava-me tao simplesmente na idade. Hoje, com 25 anos, Patricio continua a ser o mais jovem dos melhores do mundo, por isso com uma margem de progressao tremenda.

    Reparem: O Neuer (Bayern, 27 a), o Lloris (Tottenham, 26a), e o Hart (Man City, 26 anos), todos eles com mais idade que o Patricio e a jogar em ligas e clubes superiores.

    Já nao falo dos restantes, todos eles mais velho que o Rui.

    Não há com a idade dele, guarda-redes melhor.

    Por isso, espero que saia para um gigante.

    • Dizes bem.

      Entendo que, a sair, Rui Patrício merece no minimo 20 Milhões de euros.

      A partir daí podemos falar. E se for para algum desses “tubarões” do futebol Europeu, ainda temos margem para ir buscar um jogador excedentário…

  12. Só para acabar: a confirmar-se a saída do Rui Patrício esta época, é de louvar o regresso às despedidas de jogadores da academia sem “maçãs podres”, traidores e afins.

    Com um ciclo bem cumprido em Alvalade, empatia com a massa associativa e com a natural vontade de experimentar outros desafios. A prova acabada (também para os que forçaram saídas…) que se pode sair a bem deste clube.

    • É isso mesmo que referes _ov,

      A sair Rui Patrício dá, aos jovens da Academia, o exemplo de alguém que deu tudo em prol do clube que o formou (como jogador e como homem), trabalhou bastante para superar as criticas, obteve o prémio (natural) de ser o titular da Selecção Nacional AA, e ao sair para algum clube endinheirado, deixa nos cofres de Alvalade uma compensação por tudo o que o clube fez por ele!!!

      O Sporting Clube de Portugal tem que ser assim!!!

      SL

  13. se o De Gea vale 22 milhões, quanto valeria o Rui se fosse espanhol?

    Acho que a direcção vai ter um dilema fodido: vender RP por 10/11 milhões (ninguém dá mais por um guarda-redes português, a não ser talvez o Mónaco) ou ficar com ele e renegociar o contrato. e ficaria o nosso Damas!

    • mas como é que vais renegociar o contrato, com um gajo que passaria a ganhar o dobro do que foi estipulado para tecto salarial? O Rui que tenha uma mão cheia de anos em grande, num dos melhores campeonatos da Europa (não num caralho de um Mónaco), e que volte a Alvalade para terminar a carreira e ficar a trabalhar no clube.

      • a única hipótese seria compensar um salário mais baixo, com um prémio de ida à Champions, não sei.

        mas admito que se ele ficasse em alvalade, ficaria desmoralizado.

      • É isto. RP tem os próximos 10 anos para evoluir para patamares de lenda do futebol mundial, e retornará a casa para fazer mais 5 anos como jogador, mais (n) como treinador, e verá o seu nome imortalizado na baliza do topo norte.

    • então…Mónaco com ele, 15 milhoes minimo e daqui a 2 anos está na Juventus a substituir o melhor de todos)

      (além disso, no Monaco sempre pode dar umas valentes caroladas a uma certa maçã)

  14. Espero que o Rui a sair vá ocupar a baliza de um grande clube europeu. E que lá se mantenha por anos, caso não consiga que volte a casa que aquela baliza já é dele.

    Gostava de o ver na Juventus, mas Buffon ainda tem futebol para dar, no Man Utd, mas De Gea também é novo e bom gr.

    Dos clubes falados aqui, Liverpool tem o Reina, Arsenal o Szczesny e o Milan o Abbiati (e Amelia).

    Assim, e deixando uma prova de confiança na qualidade do Rui, porque não o Barcelona? O Valdes já disse que se ia embora, e o Pinto é justamente isso, um pinto….

    • há quem diga que esse é o segredo mais bem guardado: estão todos os nomes em cima da mesa, menos o do clube para onde ele realmente vai, o Barça.

    • para ele ir para Barcelona tinha que melhorar o jogo com os pés: no Barcelona o gr é quase um jogador de campoe que eles usam e abusam para fazer circular a bola.

      e não me parece que o patricio já tenho o jogo de pes suficientemente desenvolvido para entrar como já vi o barça fazer, naquelas espécies de meinhos dentro da área e mesmo da pequena area

      • Epa poupa-nos…

        Um Conselho: Escreve essas teorias nas paredes do teu quarto, e lê-as repetitivamente. Se acreditas no que escreveste tás todo flipado da marmita. Se te der vontade de ir ao WC é porque estás no caminho da Salvação…

      • Jogar para trás para o GR é sempre uma péssima opção. Nem acho que o barça faça muito isso, porque quando o faz corre tantos riscos como as outras equipas, veja-se o golo q sofreram no barnabéu por “invenção” do Valdez.

        Z

      • esta teoria do rui ser mau de pés nasceu nalguns blogs e na comunicação social e tem de se assumir como valida? estamos a falar dum gajo que antes de ser gr foi extremo esquerdo até aos 15 anos… não é propriamente um fintinhas mas está longe de ser mau de pés.

      • Miguel bom é que ele não é de certeza. Tem melhorado o jogo de pés é verdade, mas está longe de ser o seu forte.

      • Concordo, o Rui é um grande guarda redes mas não tem nada haver com o modelo de guarda redes do Barça

    • realmente, faltava essa. E os adeptos do Barça querem muito o Rui. Preferia ve-lo em Italia, Italia é a patria dos grandes guarda-redes. Mas é obvio que o Barcelona seria excelente. Mas aqui o que temos que pensar é que se calhar ganhamos mais dinheiro na venda para clubes como o monaco doq ue para o Barcaç O Barça tem uma politica orcamental mais conservadora. Agora, acho que para o Rui, o Barça seria o ideal, claro.

    • Tenho de admitir que eu pessoalmente sentia um grande orgulho em ver o Rui no Barça. Sempre foi o clube espanhol com o qual mais me identifiquei por ter valores semelhantes aos do Sporting (aposta na formação, modalidades fortes). Embora nos últimos anos ter ‘dado uma força’ ao real devido principalmente ao Ronaldo, o Barça era um óptimo clube para o Rui.

      O Valdes também não é particularmente bom com os pés e não é por isso que alguma vez foi contestado, aliás só sai mesmo porque quer. De realçar também que na minha opinião essa parte do jogo do Rui evoluiu muitíssimo estes 2 anos, principalmente enquanto o Mingos foi treinador.

      Pessoalmente, preferia ver o Rui partir para o Barça do que para o Mónaco mesmo que isso significasse mais um ou dois milhões, porque valorizar os nossos jogadores da nossa casa também é isto, orientar aquela que deverá ser a sua próxima casa.

      • o valdes não é bom com os pes? é talvez dos melhores , senão o melhor gr da europa a jogar com os pes

      • Eu não escrevi que ele era mau com pés. Escrevi que ‘não é particularmente bom’ o que significa que é normal, nem bom nem mau.

        Dizer que é dos melhores senão o melhor acho que é exagero…assim como dizer que Patrício é mau. São ambos GR que podiam ser bem melhores nesse aspecto, embora não sejam nenhuns atrasados…

        E na minha opinião, e aproveitando o que um dos comentadores habituais costuma dizer:

        Peter Cech riu-se…

        Saudações

      • O Valdes???Com os pés é mentira…..
        O Rui pode não ser um perfecionista com os pés mas nunca sofremos golos por mau jogo de pés dele,refiro-me a fifias!!!Agora do Valdes já lhe vi umas poucas…..

      • edu, o valdes assrisca mais porque tem confiança nas suas capacidades pelos pes, ou achas que se ele fosse mau com os pes, os gajos da defesa andavam a jogar a rabia com os adversário dentro da área com ele a ajudar

      • Isso dá-se muito ao facto de serem GR que usam o jogo de pés. Valdés usava muito, tendo em conta a equipa a que pertencia, tal como Helton gosta das suas fintas com os pés. É normal vermos estes dois a errar mais que o Rui, que tenta sempre jogar muito mais simples. Mas verdade seja dita, quem se lembra dele aqui há uns anos, o jogo de pés melhorou imenso…

      • Aquilo tbm não é para se porem a fintar,jogam no risco dá em cagada e não tem nada a haver com o estilo de jogo da equipa mas sim da estupidez do próprio GR,melhor exemplo temos o Artur esse eximio GR com excelente jogo de pés…é cagada atrás de cagada….nem um nem outro têm necessidade de fazer o que às vezes fazem.

      • Também tens razão edu, não beneficia em nada um GR tentar a finta, aliás, julgo que apenas numa tática com GR “pivô” como o Barcelona ( mais o de Guardiola) isto se pode aceitar.

      • acho o valdes tão banal. reina, lopez, casillas, epah espanha tem uma catrefada de guarda-redes que admiro bem mais que o valdes. e falamos só de espanha, quanto mais europa. o valdes era da casa e teve a sorte de estar numa das equipas mais impressionantes – apesar do sono que aquilo tiki-punheta às vezes dá – da história do futebol. não trocava um patricio por dois valdes. independentemente de ordenados, acho que nem o boeck trocava pelo valdes. se o RP for para o barça, sorte a do barça. o valdes não é mau, claro. mas é só… valdes. continuará a poder brilhar na selecção da catatulnha ou lá o que é.

  15. Concordo com quem diz que é necessario um GR experiente para a concorrencia, Rui correu bem a ser lançado aos 19 anos, mas poderia não ter corrido, o Sporting precisa salvando as devidas comparações, ter um Hilário, um homem que obrigava Peter Cech a aplicar-se no trabalho, mas que o Chelsea sabia que estaria sempre pronto a rende-lo quando necessario sem quebras notorias. Para quê queimar Golas uma epoca ou duas, se me dissessem que Golas e Ribeiro alternariam o banco com a baliza da B semana sim semana não, ai já era diferente, agora ter um GR de qualidade uma epoca no banco não. Alem disso e falo por experiencia de futebol um jogador quando tem a certeza da titularidade pode-se aplicar a fundo nos treinos, mas a concentração não é a mesma. Por isso mesmo concordo que é necessario um GR de nivel e experiente.

  16. Notas:
    1)mesmo sabendo dos nossos constrangimentos financeiros, acredito q devíamos manter o grande RP pelo menos mais uma época… Até pq vai haver Brasil 2014 — putativa valorização!

    2) gostava de ter a V/ certeza de q o MB vai ser um substituto à altura do RP!

    3) MB precisa de alguém no banco q o “incomode” e, neste contexto, Golas ainda nao é solução… DOUGLAS seria!

    😜SL

  17. Espero que o Boeck não desiluda. Pelos poucos jogos que fez pelo SCP fez boas exibições. Destaco a exibição contra o Rio Ave o ano passado para a taça da liga onde fez um par de defesas quase impossíveis mesmo a acabar o jogo que nos deram 1 pontinho (terminou 1-1).

    Acredito que se conseguir um bom nível no SCP o mundial 2014 possa ser uma realidade para ele, até porque não vejo a selecção brasileira com grandes GR. Têm lá o Cássio do Corinthians, o Júlio César já não está no estado de graça de 2010 e enfim… Era bom para ele e para nós. Scolari fica atento.

    • O que acabaste de dizer é um disparate… Vês algum jogador que actua em Portugal na selecção na actualidade? Vês brasileiros de equipas que nao vão a Europa a serem chamados a selecção? Antes do Boeck esta o Artur e o Helton…

      • Fizeste-me rir com o Artur. Levanta-te! Só falta isso para poder dizer que estás a fazer stand up comedy.

      • O Artur nunca na puta da vida vai lá sentar o cu. o Helton já não conta, mas oh “Leão à Solta” conjecturar uma ida à selecção neste momento deu-me vontade de rir. És um lírico pá :)

        Atenção que acho o Boeck bom GR e se o Patrício sair estou perfeitamente tranquilo com a transição.

  18. Quanto ao destino do Rui Patrício acho que é demasiado óbvio. Montinho e companhia esperam-no no Mónaco. O Jorge Medes trata de o “empurrar” para lá.

      • Quando falas em Inglaterra só podes estar a falar do Arsenal.

        Chelsea tem o Cech, Man Utd tem o De Gea e o Tottenham tem o Lloris.

        Mónaco ou Barcelona se entretanto o Valdés sair. A minha 3ª aposta é o Arsenal.

      • No Arsenal porque não.Pelo valor que é tem que ser ou uma grande equipa ou um clube milionário,e não nos podemos esquecer que o Arsenal vai fazer o maior investimento da história do clube neste mercado,pelo que ouvi e li por aí…

  19. O maior risco que eu encaro na questão do suplente ficar encarregue aos atuais B é na situação do Boeck contrair uma grande lesão,mas para isso temos o mercado de 6 em 6 meses,e qualquer um deles tem qualidade suficiente para substituir o Boeck durante 3/4 meses,não será mais.Mas com um porte daqueles não acreditava muito numa lesão mas….futebol é imprevisivel !!!!

    • Foda-se, estás preocupado com o suplente do Boeck?!

      Tivemos anos a fio o Tiago como suplente, esse cagalhão com luvas que teve a sorte de passar a carreira toda no SCP só a treinar e a receber ao fim do mês…

      Caso seja necessário Golas dirá “presente”!

      • Eu não,é mais para acalmar as hostes,se verificares em posts anteriores eu sou contra a vinda de outro GR no caso do Patricio ser vendido,e nada indica o contrário acerca da minha opinião!!!

      • Golas ou Ribeiro,qualquer um dos 2 tem qualidade mais do que suficiente para ser o nosso suplente,não nos esqueçamos que o Patricio foi precisamente assim que começou,com qualidade desconhecida para a maioria,e muito criticado por falta de qualidade!!!

  20. Tenho um amigo meu, que ontem comentou comigo que conhece um advogado que trabalha para a actual direcção do nosso Sporting, e que lhe confidenciou que o Rui vai mesmo ser vendido… Mais precisamente ao Chelsea, por 14 Milhões de euros… Era um bom negócio… mas mesmo assim fiquei reticente… O Chelsea tem dois grandes guarda-redes nas fileiras: o Peter Cech, e o Courtouis que regressa de empréstimo… por isso não sei para que querem o Patrício… vamos aguardar.

    • Deve ser a transferência mais certinha no SCP dos últimos anos. Resta ver como é que será a engenharia financeira desta coisa devido às percentagens escondidas.

      Se vierem 10 ME líquidos é muito bom mesmo. Basta pensar nos 10ME do Wolf que não deram nem para os ordenados :(

      Agora percentagens de 5% pela formação é que nunca mais os vemos. O Rui vai ficar á baliza do clube para onde for por muitos e bons anos ;)

      p

  21. Lembrei-me agora … o Monaco não tem gr de jeito ;)

    e o BdC não tem uma ligação qq com os russos, e o JM não vende bem aos russos, e …. não estou a ver filmes a mais ;)

    p

  22. Fodassssssss o Mónaco que venha cá buscar o homem por 25 milhões e não se fala mais nisso.

    Será que o Mendes só é bom empresário para o porto e benfica?

    Dê-nos uma mãozinha.

    SL

    • “Dê-nos uma mãozinha.”

      Pois eu acho que esta é a oportunidade de ouro do JM de retirar o poder que o Zahavi tem na academia do SCP…. ou estou a ver filmes outra vez …

      • Com efeito tens razão é a oportunidade de JM de cair nas boas graças do SCP e simultaneamente tentar fazer cair o poder de Zahavi na academia.

        Poder esse que não percebo pois nunca o vi fazer um bom negócio para o SCP ou para os putos, só o conheço como o gajo que ajudou a vender o Moutinho ao porko.

        SL

  23. Espero que para o ano a equipa B não sofra tantas alterações ao longo do ano e que na frente de ataque Betinho seja o titular indiscutível!

    Na baliza uma alternância de Luis Ribeiro e Golas, quando um for o suplente do Boeck o outro é titular na B.
    Nuno Reis e Tobias deviam ser os 2 centrais titulares da B.
    Na esquerda era tentar o King baratinho…
    Na direita temos o Arias
    Agostinho Cá para a posição 6
    Wallyson e Farley Rosa completam o meio-campo
    Mané de um lado, Paim do outro
    Na frente de ataque Betinho

    Ganhávamos a modos que a 2ª liga a brincar.

    Reforçava a equipa B com o Diogo Rosado. Tanto actua como extremo como número 10.

    Frederico Venâncio do Setúbal também me parece um central bastante interessante.

    • Estou a partir do pressuposto que João Mário e Esgaio se fixam na A e também me parece que fixar o Fokobo na A a trinco fosse interessante juntamente com Zezinho.

  24. Esta venda do Rui só me vai dar mais razão relativamente à nossa academia e à sua completa inutilidade.

    O porto vende o james por 45, o falcao por 45, o hulk por 40, etc., etc., etc. o benfas venda o javi, o witzel, o di maria, ramires, etc, tudo acima dos 30 a 40 M…nós vendemos o nosso melhor jogador do plantel (a léguas de todos os outros), que é tb um dos melhores jogadores oriundos da formação nos últimos 10 anos por 10 a 15 M.

    Mas afinal quem fica a ganhar? A equipa formadora ou os compradores/vendedores? Para não falar que nos entretantos ainda vencem campeonatos.

      • E mesmo pensando na posição especifica, quando custou o De Gea ao Man Utd? É supeiror ao RP? Para mim não é

      • 20 milhões de euros. Eu penso que no mínimo o Patrício deve sair por 15M, por isso anda lá perto.

      • Anda lá perto? Olha que estamos a falar de uma diferença de 25%, não me parece pouco. Se for por 15, que não acredito, até nem seria péssimo. O valor justo na minha opinião seria a rondar os 20 M.

    • “Mas afinal quem fica a ganhar?”

      Os fundos e os agentes de jogadores … eles só os vendem acima desses valores porque o $$ fica entre quem manipula os mercados. Muito pouco fica em casa. É certo que o porto tem sido muito beneficiado com esses movimentos, mas olha que as contas não são por aí além. Muito dificilmente o james rendeu 10ME ao porto e o Moutinho então se fores ver, tudo somado (apesar de tudo) ficamos nós com a maior fatia (no global).

      Já quanto ao benfas. Basta veres que o passivo deles não baixa. Isto é como no imobiliário. Quando rebentar a bolha, vai ficar muito guito pendurado.

      E depois tens as percentagens de formação. Parece pouco, mas se somares todas as transferencias de jogadores formados no SCP já faz um belo bolo ;)

      p

    • A inutilidade não é da Academia. Isso que estás a dizer, Marco Aurelio, é uma tolice (nao te estou a chamar tolo, estou a dizer que o que dizes é uma tolice). A inutilidade é da política errada de rentabilizaçao dos nossos “ativos”, da chamada gestão danosa.

      Mas estás-te a esquecer, no entanto, dum pormenor: um jovem da cantera que seja vendido por 12 milhoes dá mais lucro do que um Falcao ou um Ramires ou um Hulk, simplesmente porque estes nao foram comprados a custo zero.

      Agora, se me dizes que o CR, o Veloso, o Figo, o Quaresma, o Carriço, etc, foram vendidos muito abaixo do que valiam, aí concordo contigo. Mas nao tem nada a ver com a “inutilidade da Academia”.

      Até, porque quando falas de Academia, parto do principio que estejas a falar da Escola de Formaçao do Sporting que formou jogadores “inuteis” como,Inácio, Barão, Freire, Virgílio, Ademar, Mário Jorge, Carlos Xavier, Venâncio, Morato, Futre, Litos, Fernando Mendes, Jorge Cadete, Paulo Torres, Figo, Peixe, Dani, Caneira, Beto, Simão, Carlos Martins, Quaresma, Hugo Viana, Cristiano Ronaldo, João Moutinho, Nani, Miguel Veloso, Yannick Djaló, Rui Patrício, Carriço,Bruma, Ilori, Dier, Esgaio, Zezinho, Joao Mario, Chaby, Mané, Yuri Medeiros, Cedric, Adrien, Cá, Tobias Figueiredo, Farley, Podence, etc, etc, etc, e tantos outros inuteis que continuaremos a formar ao longo dos tempos…

      • Ó converge o Carriço valia mais do que 750 mil euros? Conseguimos enfiar um mini barretinho ao Reading foi o que foi…

        Ainda hoje tenho pesadelos com a dupla Polga-Carriço, foda-se.

      • pois, Leao, a questao é que por o Carriço a central foi sempre um erro de casting, quando o jogador valia muito mais a trinco. agora, a questao nem sempre é essa. vender um jogador da formaçao, capitao em todos os escaloes por menos de 1M, é sempre mau negocio.desvaloriza a propria marca Sporting. é como comprares uma garrafa de vinho por menos de 2 euros: desvaloriza o sector. (mesmo que saibamos que o vinho nao vale, por comparaçao, mais do que 5).

      • Carriço é um erro de casting ponto. Nem há assunto. Como trinco foi cumprindo e pronto só isso. Nunca teria pedalada para ser o trinco titular do SCP, no máximo dava um suplente para a posição e já lhe estávamos a fazer um favor.

        Quanto ao facto de ele ser capitão do SCP foi mais um erro. Depois de dar a braçadeira ao Montinho com apenas 21 anos ou coisa que o valha, decidiu-se cometer o mesmo erro com o Carriço mas a diferença residia no facto deste não ter sequer qualidade para jogar no SCP.

        A braçadeira de capitão não é só um mero adereço, é muito mais do que isso e entrega-la a um puto é uma parvoíce. Têm ainda muito que suar a camisola para a merecer.

      • Converge

        Quando digo que a academia é uma inutilidade não me estou a referir à sua capacidade de formar bons jogadores. Parece-me claro que o conseguimos fazer a um ritmo impressionante. O que acho é que depois não conseguimos capitalizar esse trabalho que é feito, nem em títulos nem financeiramente.

        Tu e o Leão à solta deram várias exemplos de jogadores formados na academia e que forma vendidos por valores razoáveis. No entanto somas eles todos e não chegas aos 70 M que o Porto recebeu agora do Mónaco, e que tinha recebido o ano passado com o Falcao, Guarin e Alvaro Pereira (não terá sido 70 mas foi uma batelada de dinheiro) nem chegas aos valores das vendas de Witzel, javi, Ramires, Fabio Coentrão ou Di Maria por exemplo.

        Vejo o porto a falar de 10 M pelo Fernando (30 anos e muita vez lesionado) o benfas de outros 10 M pelo Cardozo (tb com 30 anos) e nós vamos vender aquele que acho que é um dos melhores GR da Europa por valores entre 10 a 15…e sem ganhar nada no clube.

        Tudo bem, o Falcao não veio de graça, nem nenhum dos outros que referi, epah mas foi vendido muito mais caro do que os 17 M que fizemos com o Ronaldo e antes de ser vendido ganhou o campeonato e a liga europa no Porto.

      • Marco e já viste o talento (e milhões) que não temos desperdiçado?

        Graças ao Paulo Bento não conseguimos fazer nada do Paim nem do Diogo Rosado, 2 grandes promessas da academia que face à ausência de uma táctica com extremos no plantel principal nunca tiveram oportunidades.

        Fazendo bem as contas, o losango do Paulo Bento pode-nos ter saído mais caro do que apenas aparenta.

      • Por quanto é que não teríamos vendido Paim se tivéssemos conseguido fazer dele um jogador? Na altura Nani saiu por 25 milhões de euros, Paim não sairia por menos disso.

      • Sim é verdade. como disse mais acima (ou abaixo, já não sei) o problema não é a nossa capacidade de formar grandes jogadores, essa é um facto, o problema é a nossa falta de capacidade para aproveitar esses grandes jogadores e com eles formar uma grande equipa.

        Por exemplo, vender o Ilori por 10 M, ou o Bruma por 12 M? É um bom ou mau negócio? Aparentemente é um grande negócio, dois putas de 19 anos que mal começaram a jogar na equipa A e já fazemos 22 M com eles. Mas isso significa destruir uma equipa que ainda nem começou a ser formada.

        Estou a falar sem sequer saber se vão ser vendidos ou não e porque valores. estou só a dar um exemplo sobre aquele que acho que é realmente o nosso problema, vender os jogadores cedo demais sem nunca conseguir tirar rendimento desportivo deles.

      • Nisso concordo contigo, claro que vender Ilori e Bruma por esses valores é vender muito abaixo do que podem valer. Mas se eles não quiserem renovar? Que fazer? 10 milhões por um miúdo com um par de jogos na equipa principal, que acaba o contracto em breve e que não quer renovar já dá que pensar…

        A culpa não é desta direcção que herdou toda a gestão ruinosa da anterior. Quem é que os lançou na principal sem antes lhes renovar os contractos?

        Portanto, se o BdC se vir na obrigação de abrir mão deles por esses valores que dizes nem considero mal de todo face às circunstâncias. Não estamos em condições de exigir muito mais do que isso, visto que Bruma cumpre o último ano de contracto. E recusar 10 milhões por orgulho já dá que pensar… 10 milhões são saldos mas não é liquidação total! Mas por menos que isso nem vale a pena falar com ninguém.

        Já agora aproveito para dizer que tenho confiança que tanto Ilori como Bruma renovam com o SCP.

      • A culpa da atual direção é completamente nula, não estou a falar disso.

        E o que dizes faz sentido, agora que vai acabar por matar uma grande equipa em prespetiva vai.

        Imagina que Ilori, Bruma, Eric, Tobias, Zezinho, João Mário e outros, conseguem confirmar o futuro que nós estamos a prever. Que puta de equipa que teriamos daqui a 3/4 anos.

      • Fernando 30 anos, sempre lesionado? O Fernando tem 25 e que eu me lembre nunca teve grandes problemas com lesões

    • O De Gea ganhou uma L. Europa, para além de que Atléti é um Clube muito mais activo no mercado de transferências e sempre tiveram grandes jogadores, falhavam era no treinador.
      Quem tinha/tem Aguero – Forlan – Reyes – Juanfran – Raul Garcia – Valera – Godin – Filipe – Ujfalusi – Diego Falcão – Turan – Diego Costa e outros, ganha outro poder negocial.

  25. OK, é um argumento. O Ronaldo não é, nem o Nani, nem o Quaresma, Hugo Viana, Moutinho, Veloso, etc., etc. A lista nunca mais acabava e a verdade é que, comparativamente ao benfas e porto, os nossos negócios são de meninos.

    Por isso pergunto, o que temos tirado de bom da nossa formação?

    E espera que não tarda nada e tens mais dois exemplos.

    • Não percebes que os valores de vendas por preços exorbitantes começaram no pós porto campeão europeu 03/04?

      Depois disso é que já saíram de Portugal mais de 10 jogadores por mais de 25 milhões. Até à data diz-me um que tenha sido melhor vendido que Ronaldo…

      Outros tempos.

      • Sim tens razão, mas isso acontece porque ocorreu uma transformação generalizada no mercado de jogadores no mundo inteiro, o benfas não foi campeão europeu e tb os vende a preços loucos.

        E nós não o conseguimos fazer. Na minha opinião por uma razão principal, não conseguimos ter equipas verdadeiramente competitivas apostando na formação. Isso faz com que não tenhamios titulos relevantes e assim não valorizamos os jogadores.

      • O benfica seguiu (e bem) a política do porto. Quem quer negociar com porto ou benfica neste momento sabe que não pode vir com ofertas ridículas. Vamos inevitavelmente seguir o mesmo caminho e se possível seremos ainda mais exigentes, para não olharem para nós apenas como clube de passagem.

        Primeiro temos de ter sucesso com os nossos jogadores e depois libertá-los, ficando a ganhar desportivamente e financeiramente.

      • Mas mau negócio considero a venda do Veloso e Moutinho. Saíram por preços ridículos e o Montinho reforçou um rival.

    • Eu acho que o Hugo Viana na altura foi muito bem vendido. 12 milhões em 2002 sim senhor foi um excelente negócio. Ronaldo por 17 na altura também não pode ser considerado mau.

      Mau foi o do Quaresma. 6 milhões penso eu.

      • bons negocios com jovens nos ultimos 10 anos, talvez só mesmo o do Nani (25M) e do H. Viana.(12.5M). A do Moutinho foi pessima, nao tanto pelo valor, mas por ter sido para um rival e a do CR tambem foi pessima porque foi por 15M há 10 anos, mas fala-se que só ganhámos cerca de 9.5M. mas mesmo que fosse por 15 M, sabendo o que sabemos ninguem pode afirmar que foi uma boa venda.

      • em relação a Ronaldo é preciso somar os prémios de formação da transferencia. Ainda foram mais uns ME. 5% de 90ME … mais ou menos…

        e se ele for transferido outra vez ;) upa upa

        p

      • Leão a solta,

        respondendo à tua pergunta:

        Hugo Viana (12.5M – 2002),
        Simao Sabrosa (12.5M€ – 1999)
        Miguel Veloso (9M€ – 2010)
        até o Quaresma (8M€ – 2003).

        A mais valia duma venda nao se resume só ao valro absoluto. Eu falo de valor de venda tendo em cotna o valro do Jogador.
        Tu se venderes um mini por 10m€ , fazes melhor negocio do que se venderes um bmw por 30m€.

      • estás enganado. O Ronaldo foi vendido por 15M. que sao uma pechincha comparados com os 12.5M do Viana, por exemplo.

        Mas estamos a falar de quem, só para eu perceber: do melhor jogador do Mundo , certo? o gajo que pos a equipa inteira do Man United a salivar e que levou o Giggs no intervalo a pedir de joelhos ao fergunson que o contratasse. Estamos a falar desse Ronaldo, certo, Leao?

      • Baseias-te no que ele se tornou. No SCP fez uma época e não ganhámos nada nesse ano. Ronaldo tinha potencial sim, é evidente que sim, mas se os dirigentes pudessem ter viajado ao futuro e mostrar aos responsáveis do Man Utd aquilo que Ronaldo se iria tornar então aí conseguíamos arrancar bem mais do que 17,5 milhões.

        Hugo Viana saiu de um SCP campeão nacional para Inglaterra e talvez a transferência tenha sido mais avolumada por isso mesmo. Se Ronaldo saísse campeão talvez desse mais uns trocos.

      • “2002/03: Estreou-se pelo clube lisboeta na terceira pré-eliminatória da UEFA Champions League ante o FC Internazionale e fez 25 jogos, onze dos quais como titular, na sua única época no Sporting. Transferiu-se para o United a 13 de Agosto de 2003 – no mesmo dia que Kleberson – por 17,5 milhões de euros, uma quantia recorde.”

        http://www.zerozero.pt/jogador.php?id=1579

      • “uma quantia recorde”

        Acho que isso dissipa qualquer dúvida sobre se foi ou não um bom negócio.

      • parece que os numeros não são unanimes. Só vendo na CMVM. mas olhando para este artigo, só tivemos 8 milhoes de lucro:

        http://revistafutebolista.blogspot.pt/2011/03/cristiano-ronaldo-so-rendeu-8-milhoes.html

        “A 12 de Agosto de 2003 escrevia-se história no futebol mundial. O Sporting anunciava a venda de Cristiano Ronaldo (que acabara de completar 18 anos) ao Manchester United, a troco de 15 milhões de euros. O jovem madeirense tornava-se no primeiro jogador português a atuar no histórico clube inglês e, também, na venda mais cara de sempre no clube; ou pelo menos era o que se pensava.

        Segundo uma investigação publicada pelo Diário de Notícias, Cristiano Ronaldo rendeu ‘apenas’ 8 milhões de euros aos cofres leoninos, ao contrário dos 15 milhões anunciados. No relatório de contas do Sporting relativo à época 2003/04, a SAD leonina apresentou mais-valias em transferências de 8,872 milhões de euros – pouco mais de metade do que renderia, à partida, o passe do Ronaldo.

        Acontece que a Gestitude – propriedade do empresário Jorge Mendes – detinha 10% do passe de Ronaldo, tendo, por isso, recebido 1,5 milhões da verba paga pelo Manchester United. Além disso, o Sporting tinha um fundo de jogadores – First Portugueses Football Players Fund – que detinha 35% do passe de Ronaldo. Um ano da venda de Ronaldo ao clube inglês, o Sporting recebeu 627 mil euros pela venda dos 35% do passe de Ronaldo. Ora, os números traduzem-se num lucro de 4,623 milhões de euros para o Fundo, verba que equivale ao prejuízo do Sporting com este negócio.

        Contas feitas, dos 15 milhões que Ronaldo rendeu pela venda ao Manchester United, o Sporting só teve direito a 55%: 8,25 milhões de euros. A verba encaixada, em teoria, foi basicamente destinada à compra do guarda-redes português Ricardo, por quem o Sporting pagou, no mesmo defeso, 7 milhões de euros ao Boavista.

      • converge isso é outra missa…

        O Man Utd desembolsou 17,5 milhões pelo gajo, se foi todo para o SCP não sei.

      • Cero, mas neste artigo fala-se de 15M. Whatever, foi um pessimo negocio. E eu a pensar que tinha servido para pagar a Academia, mas nao. ServIu afinal, para comprar um montinjense de voz esquisita.

      • 7 milhões não foi o valor do passe converge, não ponhas tudo no mesmo saco.

        Foram 17,5 milhões, eu lembro-me da notícia na altura.

    • Se pensares bem. Os jogadores de formação deviam ser 100% detidos pelo Sporting.
      No caso do Rui isso garante-nos um valor liquido elevado e ao nível do que o Porto e o Benfica encaixam em transferencias de valor bruto mais alto.

      Um dos nossos problemas é que muitos jogadores das equipas de formação já tem % vendidas. Não é um problema de apostar na formação, é um problema de má gestão desportiva e financeira.

      Quanto aos dois maus exemplos. Confesso que tb estou à espera da pancada. Mas mais uma vez não será culpa da formação. Se estamos a falar de Ilori e Bruma será da merda de gestão que tivemos nos ultimos anos.

      A formação do Sporting é o melhor que temos. Basta ver o que nos tinha acontecido se não existisse equipa B …. estavamos bem fodxxxxx.

      p

      • Paulo

        “A formação do Sporting é o melhor que temos.”

        Até concordo ctg, até porque tudo o resto é muito mau, mas o que trouxe ao Sporting nos ultimos 20/30 anos? Estou a falar de títulos, de dinheiro, de mais valias reias e concretas para o clube e adeptos.

        Falo numa mudança radical de politica. Claro que o que está feito aproveitamos, não vou dizer para deitar ao lixo os bons jogadores que temos na formação neste momento. Mas daqui para a frente é esquecer a ideia de ter uma equipa formada com uma base de jogadores da academia. Caso apareça um Ronaldo, um Nani, etc., claro que aproveitamos, mas quero é ser competitivo e vencer ao benfas e aos porcos lá de cima.

      • Marco,

        pois, mas queres ver que é precisamente o que vai acontecer. É que sem guito para contratar jogadores superinflacionados pelos fundos o melhor que nos “resta” é … quem temos em casa. E nós temos muito bons jogadores, mesmo muito bons.

        E depois não creio uma equipa baseada em jogadores da academia não seja competitiva e dê para ser campeões.

        Temos de ser pacientes e não entregar o ouro ao bandido.
        p

      • Ai é que está Paulo, entramos em contradição

        Dizes, e até acho que tens razão, que temos material na academia com qualidade para sermos competitivos. Mas com certeza não te estás a referir já a esta época, mas sim em deixar estes putos Bruma, Ilori, Eric, Esgaio, Zezinho, etc.) crescer uns anos, estimular o seu desenvolvimento e esperar que consigam chegar onde todos desejamos e conseguimos prever.

        Então e se é esta a tua ideia vais vender o teu melhor GR desde o Grandanois por 10 M? Já falas em vender o Ilori tb por 10 M? É isto que digo, nós entramos num ciclo vicioso do qual não estamos a conseguir sair. Se por um lado conseguimos realmente formar grandes jogadores, por outro achamos que vender um puto com 19 ou 20 anos por 10 m é um bom negócio. O que faz com que nunca se consiga construir uma equipa.

      • Tens toda a razão marco é um circulo vicioso e já deviamos estar em condições de sair dele.
        Infelizmente não estamos.

        Não é preciso dizer porque^? Pois não?

        Abraço

  26. Gosto muito do Boeck. Pela paixão, pela dedicação e pela forma como demonstra viver o clube, como se fosse do Sporting desde pequeno.

    Mas não consigo partilhar a confiança que vocês têm de estar asseguradíssimo que o Marcelo conseguirá substituir o Rui sem problemas. Ainda não vimos muito dele no campo e é isso que importa ver. Na B deu algumas casas, na A nunca foi realmente chamado ao trabalho…

    Mas esperemos que os meus medos sejam infundados e que ele me convença, para bem de todos nós.

    • Ora aí está Diogo. Vivemos tempos totalitaristas. E a verdade de hoje é que o Boeck é tão bom ou melhor que o Rui, não interessa como nem porquê.

      Ainda assim confio na equipa técnica, e que eles possam abdicar dos aneis, mas fiquem com os dedos.

      • Foda-se ainda assim.

        Pergunta parva (ou talvez não…):

        Porque não vender o Patricio ao Man United, por 10 M€, mais o emprestimo de Nani por duas epocas, com o vencimento a ser pago pelo Man United…?

        Ja estava na hora de fazer bons negocios com o ManUnited, não?

      • ok, nao dá para emprestar o Nani porque acaba o contrato na próxima epoca.

        Ok, reformulando: Troca pro troca: PATRICIO por NANI e o gajo aceita baixar o salario…:P

      • Obrigado pelo reparo. É um erro que costumo dar. Tens toda a razão. É o que dá ser anti-novo acordo ortográfico. Na dúvida leva um “c” antes para marcar posição!

      • Foda-se, com tantos contratos até me baralhei. É contrato, caralho. Contracto é uma coisa bem diferente.

        Já agora, acho difícil o Patrício render mais que 10M€… e desse valor temos de o fatiar para alguém, para os lambuças, talvez…

        Não seria melhor negócio, desportivo e financeiro, mantê-lo mais uns 2 anos cá. E antes que me falem em tectos salariais, prefiro um gajo bom a ganhar 100mil mocas por mês do que 5 pernas de paus a ganhar 20mil cada um…

        Vale a pena pensar nisto…

      • @Leão à solta,

        não resisto à provocação: o teu maior erro é o do julgamento do valor do Wolfswinkel!

  27. Custa-me entender como se pode comparar o Patrício ao Boeck. Não é que não acredite no brasileiro, mas compará-lo a Patrício, hoje o melhor guarda-redes da liga de muito longe, faz-me confusão.

  28. Ver tanto adepto do Sporting a puxar, no estrangeiro, por equipas que equipam de vermelho e azul faz-me confusão.

    Amor só tenho um, o Sporting e mais nenhum.

    Depois, gosto do Bétis, Werder Bremen, Palmeiras, Montpellier… Adivinhem porquê :)

    SEMPRE SPORTING !

    • Era precisamente o que eu ia escrever. O Boeck é provavelmente o guarda-redes com maior precisão nos passes longos. Vai direitinha ao peito.

      Não quer dizer que um dia não enterre a equipa, ninguém está a salvo, mas tem sido muito seguro.

      • É precisamente o que eu tenho escrito. Ninguém vê os jogos do homem. Contra uns paçhaços quaisquer de azul (feirense, acho) foram três pontapés de baliza precisa e milimetricamente… para fora!

  29. Eu gosto do Marcelo (quem não gosta depois de ver como ele sente o Clube) mas temos que ter cuidado quando afirmamos que a baliza ficará bem entregue com tamanha confiança… não vai ser fácil substituir o Rui Patrício e quem o tiver que fazer terá muita responsabilidade sobre os ombros. O Marcelo é bom rapaz já sabemos, mas será o guarda redes que precisamos? Esperamos todos que sim, mas até ver, não há certezas e alguém que aqui afirme o contrário ou trabalha com ele diariamente (Nelson ou Rui Patrício) ou não passa de um wishful thinker…

Deixe uma resposta para Leão de Stª Engrácia Cancelar resposta