É este o espírito

«Muito se diz que FcPorto e Benfica estão muito à frente. Eu não vejo as coisas assim. Temos acertos pontuais a fazer, mas a diferença não é um abismo. Quem joga no Sporting precisa de lutar por títulos. É um nível de exigência muito alto, a cobrança da massa adepta é assim, e é assim que tem de ser», Marcelo Boeck, in O Jogo.

Quem quiser ler toda a entrevista pode clicar aqui (obrigado pelo link, Ricardo Martins)

Anúncios

74 thoughts on “É este o espírito

  1. É bom e bonito ver os jogadores com este espirito, ja e meio caminho andado para voltarmos a ser serios candidatos ao titulo.

    Temos de ser realistas, estamos uns furos abaixo, o que nao quer dizer que:
    com a uniao de todos os Sportinguistas, um plantel que pense em grupo e que dê sempre tudo em campo que nao seja possivel fazer uma graçinha já este ano.

    • Podemos estar uns furos abaixo,mas somente porque mudámos a nossa politica desportiva para o que éramos há 10/15 atrás,quando viviamos da formação,sim mudámos por necessidade e não por preferência é certo,mas acredito que podemos ser tão competitivos como o éramos há 10/15 anos atrás.

  2. Claro que a diferença não é assim tão grande. Prova disso é que em 11/12 o benfica não conseguiu ser superior à nossa equipa nos 2 jogos e este ano todos vimos o que se passou no 1º jogo com o empurrão do Cardozo em Alvalade que resultou no auto-golo do Rojo e no 1-1 e depois na Capela da luz foi o que foi.

    Nestes 2 anos o porto também encostou à box 2 vezes em Alvalade e no dragão em 11/12 a mostragem de amarelos foi tendenciosa acabando o Onyewu por ser expulso e este ano aqueles penaltys são do mais ridículo que houve. Não estou a dizer que faríamos algo neste último jogo mas com o penalty o resultado ficou sentenciado.

  3. É a ler este tipo de entrevistas que eu acredito que ainda existe uma réstia de “amor à camisola” dentro do nosso clube. Não desmerecendo os nossos meninos da formação, o espírito sportinguista que emana do nosso guarda-redes é exemplar. Fiquei genuinamente orgulhoso a ler esta entrevista e se já tinha poucas dúvidas da postura deste senhor desde que nos representa, estou totalmente descansado quanto à sua entrega e empenho. Qualidadej á ele tem e muita.
    Tenho um feeling que este ano, de suposta pouca ambição, irá surpreender muita gente.

    SL

  4. Os campeonatos ganham-se contra as equipas médias/pequenas. Não são nos 4 jogos (2 em casa, 2 fora) contra o Benfica e o Porto que isso se decide. É claro que nos jogos em Alvalade frente a estas equipas o Sporting os tem de ganhar por uma questão de prestígio.

    No entanto, é nos outros jogos que se decide tudo. Se o Sporting e seus jogadores não tem na sua mentalidade que são obrigados a ganhar a estes clubes porque são superiores, então nem devem sequer fazer parte do plantel.

    Preocupem-se em vencer estes clubes (e nem sequer empatar) que esse “fosso psicológico” entre orçamentos de Sporting contra os de Benfica e Porto não existe. Preocupamo-nos demais com os outros grandes. Esse é o nosso problema.

  5. Eu ficava contente com um plantel assim para 2013/2014.

    Muito, mas muito mais barato que o anterior, mais jovem, mais potencial, homogéneo, polivalente e identificado com a liga Portuguesa.

    GUARDA-REDES

    . Marcelo Boeck
    . Golas

    DEFESAS

    . Jefferson (de)
    . Rojo (dc/de) – se sair comprar Steven Vitoria
    . Ilory (dc)
    . Nuno Reis (dc)
    . Dier (dc/trinco)
    . Cédric (dd)
    . SILVIO ( de/dd)

    MEDIOS e EXTREMOS

    . Bruma (extremo)
    . Carrillo (extremo)
    . Fito Rinaudo (trinco)
    . Zézinho (trinco)
    . André Santos (N°8)
    . André Martins (N°8)
    . Labyad (N°10) – caso aceite baixar ordenado
    . (N°10) – uma truta
    . PIZZI (extremo)
    . Wilson Eduardo (extremo)

    AVANÇADOS (com qualidades diferentes)

    . GHILLAS (força, o tanque)
    . ÉDER (velocidade)

    – Renovar com as jóias e os putos e comprar a totalidade dos passes de todos os jogadores do plantel.

    Nao acredito que os Sportinguista ficassem chateados com este plantel, com alguma sorte e empenho acredito que ainda dava para fazer a gracinha já este ano.

    • Tens aí 21 jogadores. O plantel irá ter 20.

      Gosto , de uma forma global está interessante. Fazia alguns ajustes:

      Rojo xau.
      Nuno Reis na B.
      Contratação de um 3º central para alternativa à dupla Ilori-Dier. Poderia ser Steven Vitória ou outro bom negócio baratinho.
      No meio-campo o destaque dado a Rinaudo já me enerva um pouco, reconheço-lhe alma, foi-nos importante mas aqueles pés são 2 tijolos autênticos. Perde-se muito tempo para se sair a jogar.
      O André Santos é melhor que o Adrien, pelo menos é mais dinâmico e nunca foi um trinco embora tudo o que era treinador o tenha posto nessa posição. Não é o jogador que se quis fazer dele mas também não é dos piores do Mundo. Na minha opinião não tem qualidade para jogar no SCP, mas se for para 2ª opção mais vale o André Santos do que outro barrete por milhões.
      O Labyad a ganhar o que ganha seria criminoso continuar no SCP. Era um atentado ao esforço das modalidades que lutam para sobreviver. E mesmo que fique não tem estaleca (ainda) para ser titular.
      Consideras o Wilson Eduardo extremo, eu considero-o um avançado bastante semelhante a nível posicional com o Rodrigo do benfica. É sempre útil ter um jogador com estas características, mesmo para mexer durante o jogo, se ele iniciar o jogo num dos flancos poderá tirar-se um médio por um extremo e passar o Wilson para o centro do ataque.
      Éder custa um balúrdio.

      • Epá e o Sílvio não.

        Sabes o que era uma contratação daquelas? Era o Eliseu do Málaga. E dinheiro?

      • . Nuno Reis e o tal central (equipa A/B) para 4º é perfeito.

        . Wilson para mim e ou 3ª opcao de ataque ou 2ª opcao de extremo.

        . Labyad concordo ctg, alias disse.o no post

        . .wilson, andre santos, zezinho devem ser jogadores de banco, o que acho bem

        . O Rinaudo é alma, tb acho que n é o melhor trinco do Mundo e se tivessemos guito seria uma posicao a investir fortemente. Com zezinho e dier como solucao e com bom treino com o Jardim acho que tamos bem.

        . Éder é caro? Jovem, potencial, portugues, n ganha assim tanto, tem faro de golo, esta integradissimo no nosso campeonato e vai ao Mundial. Vejo a sua compra como um investimento com grandes probabilidades retorno financeiro e desportivo.

        . Este para mim seria um plantel barato e com muita qualidade em que se devia fazer desta epoca (ano 0) uma epoca para cimentar um grupo, criar rotinas e garantir a champions. Para o ano entao sim investir em 2 ou 3 trutas para aumentar as receitas,futebol,animo,crença etc… Atacar o campeonato!

      • Também eu gostava do Éder, mas valerá quanto? 4 milhões?

        A minha aposta seria no Ghilas sem dúvida! 3 milhões não é nada para aquilo que ele nos pode vir a render. É craque e no SCP iria ser figura de destaque. Inácio caralho não me fodas!

        Ghilas + um avançado a custo zero experiente (Micolli ou Nenê (ex-nacional) são exemplos) + Wilson Eduardo

        Com Betinho a crescer na B.

        Isto de gostar, gostava eu de ter Ghilas e Bony do Vitesse a cagar golos lá na frente.

      • Tens extremos em barda n precisas de nenhuma adaptação como a do Eliseu., atenção que n desgosto do homem mas n faz mm falta e é um lampião de merda ehehhehe

        O Silvio será sempre convocado para o mundial (se lá formos claro) pq e polivalente, se n jogar Coentrao n tens mais ninguém.

        O Árias apesar de gostar dele , quer bazar…por mim ala, só interessa quem quer ca estar.

    • O Silvio e o Pizzi vinham na troca com Capel.

      . eu lembro me do Silvio do Braga e toda gente se babava, n ganha muito, conhece o campeonato, polivalente e vai ao mundial.

      • Prefiro o Silvio ao Eliseu… E para alem disso esse gajo ja anda ha dois anos a fazer.se aos lampiões. Não quero essa merda em alvalade.

      • O Eliseu resolvia logo 2 possíveis problemas no decorrer da época: o suplente de Jefferson e um extremo esquerdino.

        Sílvio não vinha acrescentar valor nenhum. Temos o Arias.

        Aliás, dizes que o Sílvio vai ao Mundial 2014 mas a partir do momento em que viesse para o SCP e o Miguel Lopes saísse daqui o Miguel Lopes é que passava a ser convocado.

    • O plantel a meu ver seria:

      GR: Boeck + Golas

      DL: Cédric + Jefferson + um defesa esquerdo (Turan?) porque para DD Dier poderá fazer a posição sempre que necessário e temos Arias na B

      DC: Dier + Ilori + central barato (Steven Vitória)

      MDC: Zezinho + Fokobo (acho que Fokobo vai ser um trinco daqueles que não passa nada, Zezinho tem melhores pés e segura melhor a bola, sabe temporizar o jogo)

      MC/MOC: André Martins + João Mário+ contratação (André Santos não me causaria nenhum choque, embora acredite que o Inácio esteja lá a fazer alguma coisa) + contratação (se Labyad reduzir o ordenado substancialmente poderá ser ele, senão trabalha Inácio)

      Extremos: Bruma + Carrillo + contratação?! (não sei se Viola fica se não fica… a percentagem do passe que temos dele é irrisória mas acho que o Viola faz falta ao SCP, temos de ter alguém com pé esquerdo)

      PL: Ghilas + avançado experiente a custo zero (Micolli ou Nenê por exemplo) + Wilson Eduardo

      Se este plantel não dá para ficar no mínimo em 3º lugar vou ali e já venho.

      Um possível 11:

      ————Boeck—————
      Cédric-Ilori—-Dier-Jefferson
      —–Zezinho—J.Mário——–
      Bruma—-Martins—-Carrillo
      ————-Ghilas————–

      Um 4.2.3.1 com Zezinho e João Mário a servirem de tampão, com Zezinho mais preocupado com a defesa e João Mário com mais iniciativa de jogo.

      Uma defesa super segura. E um ataque do CARALHO!

      Até já sinto pena dos adversários.

      • Comparem este meio-campo a Gelson-Elias-Adrien. Qualquer semelhança não é coincidência, é simplesmente mentira.

      • Tambem não desgosto mas acho um a equipa muito inexperiente.

        Em forma (joga sempre quem está melhor) estes seriam os meus escolhidos:

        ——————-Boeck——————
        —–Silvio Ilory Rojo Jefferson——
        ——————–Dier——————–
        -Carrillo A.Martins Labyad Bruma-
        ——————-Éder——————–

        Ou

        ——————-Boeck——————
        —–Silvio Ilory Rojo Jefferson——
        ——————–Dier——————–
        -Carrillo A.Martins Bruma——
        ————-Éder e Ghillas————–

        Banco: Golas, Cédric, Zezinho, Rinaudo, A.Santos, Wilson Eduardo,Pizzi

      • Parece que todos os jogadores do proximo plantel vão ter pé esquerdo ……. quanto ao pé esquerdo do Viola , ele utiliza-o da mesma forma que o Capel faz com o direito.

      • Quanto é que achas que vale? Quanto é que se tivesses € pagavas por ele? E quanto é que achas q dentre de 2/3 anos vai valer?

        Faz as contas e depois diz.me se é assim tão mau.

      • O Salvador já enviou bitaites para os ingleses. Por menos de 10M€ escusan de vir cá. Assim sendo a nós pedia, sei lá, 15/16M€?

      • Dentro de 2/3 anos vale 20M ou mais…. Será o titular da nossa selecção.

        É despachar o Adrien emais uns quantos e 5M€ e tá feito. Eu sei que não é facil. Mas n sei se sera melhor do que gastar 5M ou 6M num estrangeiro que nao sabemos se se adapta ao nosso campeonato.

  6. Espero q o M Boeck seja tão bom como é apregoado no nosso Cacifo! Volto a reforçar q RP devia ficar mais 1 ano até pq vai haver o Brasil 2014!
    Caso seja imperativo vender RP, MB tem de ter verdadeira concorrência e o Golas ainda nao o é!
    DOUGLAS seria uma boa opção!

    Misto Topico anterior e tópico actual:

    Dier: Central ou Médio?!?
    O LJ saberá… Confio nele! Força LJ!!!!

    O q sei:

    1) Dier é um grande jogador e, tudo o indica, um grande profissional! Gosto bastante!

    2) Dupla Ilori / Rojo revelou carências notórias no jogo AÉREO… Atenção!!!! Tenho dúvidas quanto à eficácia defensiva desta dupla!

    3) Acredito q o Rojo será um dos melhores LE do mundo… Em breve! Rinaudo tem carências tácticas q são gritantes!

    4) Precisamos, URGENTEMENTE, de 2 PL’s… Um experiente ( Denis) e outro com potencial (Ghilas)!

    5) Zezinho e Esgaio são bons jogadores e nao é favor nenhum serem parte integrante do plantel principal! J Mário e Fokobo tb serao boas opções!

    6) Árias, Betinho, Rubio, Mica ainda tem muito a provar! A Santos talvez… Salomaomuitas dúvidas!

    7) Boula, Schaars, Jeffren…Labyad, M Lopes, Adrien são dispensáveis… E toda a panóplia de emprestados – Evaldo, Grimi, Pranjic, Gelson, etc …….
    Se o Elias tivesse 2 células cinzentas e um ordenado bem menor… Teria uma nova oportunidade!

    😜SL

  7. Quem procura perpetuar a ideia do abismo é imprensa e veja-se hoje qd se falou de Costinha e Maniche na RTP (Jornal da tarde), mencionaram todos os clubes que os 2 estiveram juntos e nem uma palavra sobre o Sporting e o mais ironico é que ambos são leões. Ou seja, quem viu aquela reportagem e não acompanha tanto assim a Liga Portuguesa, jamais ficaria a saber da ligação destes 2 senhores ao clube verde-e-branco…

  8. Boeck é sem duvida “leão” desde pequenino. Quanto ao Rui, tenho pena de o ver partir, mas no fim espero que escolha um clube que o dignifique.
    Compreendo a ideia de recebermos a melhor proposta por ele, é o mais óbvio, mas espero que não viaje para um Mónaco ou Zenit desta vida

  9. Não digo amor à camisola mas respeito e deste tipo de respeito, é que saiem os verdadeiros idolos, aqueles que vencem.

    É o que se pede, respeito por aquilo que devem defender.
    É pedido, não é exigido, só é exigido quando não correspondem com o máximo e se mesmo assim o máximo for, digamos aquém do bom, ao menos que respeitem com o esforço, o máximo de sacrificio para ao menos serem razoaveis.
    A um trabalhador honesto que dá o que tem e o que não tem, paga-se sem se chorar o gasto.

    Esta entrevista mostra um enorme respeito pelo Sporting Clube de Portugal, semeou, cuidou, pode colher que tem muita gente para ajudar.

    O Sporting só pede isso, honestidade e respeito por ele(nós) que assim esta disposto a dar em troca cada vez mais e melhor.

    Caso contrário…

  10. Leão á solta,

    Eu acredito que por 10M€ dava para Ghillas e Éder. Gastaste 400.000€ no Jefferson.

    Investimento de 10,4M€ para 2013/2014 não me parece muito, alias nunca foi tão baixo. Temos de ser selectivos e com jogadores que dem boas probabilidades de sucesso desportivo e financeiro.

    Sonhar sonhar tens razao… Manda vir Bony,Chuchu Benitez etc…

  11. Já li por aí que as notícias sobre o interesse do Sporting no Pizzi são “encomendadas”. O jogador deve acabar por assinar pelo porto para dar a sensação de que nos foi roubado.

    Bruma e Carrilo riram-se.

    Não é a questão do 3º extremo que me deixa mais preocupado. Até porque em breve Mané está aí para as curvas.

    • Por mim ele pode comprar todos os jogadores do mundo.
      Se calhar até devíamos deixar de mencionar com tanta incistencia certos nomes de jogadores que gostávamos de ver no Dporting.
      Deveríamos sim partir para o Bluff e escolher 3/4 nomes para repetir muitas vezes aqui Jô cacifo. … Era lindo depois vê-lo no FCPutas :))
      Ainda agora li que nos compraram um Central Junior que até chegou a jogar na B ( como se isso fosse alguma coisa que me tire o sono)…. Eu quero mais é que comprem a equipa toda e paguem o Justo valor por esses miúdos. O resto é Cumbersa!

  12. Off-topic. Bojinov. Grande contratação do Espanyol. A melhor jogada de sempre do clube apoiado e sustentado financeiramente por Franco para fazer face aos catalães. E temos um brinde associado: um jogador holandês fora de série. Alto, experiente, com passagens pelos exigente futebol alemão e inglês. Barato, sério e agressivo q.b. para fazer frente às hordas atacantes das equipas espanholas. Bolo de arroz de seu nome.
    E se assim o fizerem, eu prometo que volto a usar a camisola verde e branca que tenho do Simão. Mas só por um dia e quando estiver frio. Para vestir qualquer coisa por cima.

  13. Para juntar a este espírito precisamos é de dois PL’s: um matador, que implicará um investimento considerável, e uma outra opção, que poderá vir por empréstimo ou que esteja em fim de contrato e queira relançar a carreira.

  14. Precisamente Super Boeck. É esta a atitude correcta. Nomes sonantes e dinheiro não ganham troféus. Vontade, garra, espírito guerreiro, fé. Há quem encare o futebol como algo lógico como a matemática e depois tem grandes dissabores. Nem o futebol nem a vida, se regem pela lógica, nem pela régua e esquadro. Um bom grupo unido e jovem, mesclado com alguns jogadores experientes, com reforços cirurgicos que façam a diferença, poderá causar uma boa surpresa. Mas há um factor no futebol português que faz toda a diferença e que decide campeonatos, chamado arbitragem.

      • 150 mil do baldé.
        Mais o dinheiro do Montinho..

        O nani tb nos deve dar algum. O Ronaldo insiste que ainda nao renovou..
        O Patrício no mínimo 10 milhões tem que dar para fazermos um bom negocio…

        É preciso é termos calma. E nao nos precipitar-mos!

  15. Com o Bebé e o Pizzi, a juntar ao Jefferson, aos miúdos e ao ponta-de-lança que há de vir, vamos ser o novo Rio Ave. O que até nem é muito mau

  16. Só para partilhar uma alegria. O off-topic menos off-topic de sempre:
    HOJE VI O PAULINHO! :)
    Na rua, à espera do autocarro, vestido à Sporting, com um orgulho do caralho no nosso clube.
    E que orgulho eu sinto por ser de um clube que preza gente assim, e que contribui positivamente para a sua vida!

  17. O Bebé a vir por empréstimo não sei se será bom. E depois se der nas vistas? E depois se fizer birras para sair para um rival mesmo com uma cláusula que o permita comprar?

    • Já agora alguém sabe se ainda temos alguma percentagem do passe do Postiga, ou percentagem se fôr vendido? Parece que o Sevilha está mesmo disposto a dar 5M por ele. Se o Ronaldo sair, e se o Nani fôr para o Mónaco já dava para umas compras extra. Quem sabe se não dava para ir buscar o Ghilas e o Bébé a título definitivo…

  18. O Pizzi custou 13,5M ao Atlético Madrid?

    Foda-se, mas estão a brincar comigo? Isto quando há o nome Jorge Mendes metido pelo meio acontecem as coisas mais bizarras, como a venda do Roberto por mais do que custou depois de uma época péssima.

  19. Concordo com Boeck!
    Se formos ver… podemos eventualemnte perder apenas para Porco e Orcs… de resto, estando acima dos outros clubes da 1ª Liga, quem se atreve a dizer que não podemos discutir o título… Quem disse que é dinheiro que ganha titulos?! Ajuda mas só isso não chega… Mesmo com orçamento reduzido, continuamos a ser o 3º maior orçamento! E a qualidade humana fica onde? Temos todas as condições, para, com rigor, vencer todos os nossos opositores na liga e tentar bater o pé aos outros dois… conseguido isto, alguém consegue dizer que não temos condições para estar na frente e disputar os 3 primeiros lugares na próxima época? Não somos coitadinhos nenhuns… somos SPORTING!

  20. Falando um bocadinho a sério, e deixando o coração de lado:
    Há dois factores a levara em conta; a exigência e a expectativa. A exigência tem de ser máxima, nem que apareçam os infantis para jogar. Cada jogador deve render à medida do seu potencial, o que não tem acontecido no Sporting, e não é do tempo do Godinho. Ou porque estão gordos (Roca, Insua, etc…), ou porque não lhes apetece, ou porque estão “lesionados”, seja o que for. Essa exigência deve estar presente nos treinos, nos jogos, nas atitudes fora de campo.
    Depois há a expectativa. A fasquia deve ser elevada, mas sem entrar em demagogia. Não se pode esperar que uma equipa jovem cometa menos erros que uma equipa experiente. Porto e benfica estão à frente do Sporting, porque têm equipas consolidadas (nem vou comentar outros factores, financeiros e “extra-curriculares”), jogadores experientes, com qualidade comprovada (em vez de poetencial).

  21. Permitam-me discordar mas penso que este é o espirito que nós não podemos querer nem aceitar no clube. A diferença para o benfica e porto é enorme e não vai desaparecer por magia, estar a dar esperanças falsas aos adeptos só serve para criar mais pressão e ansiedade em toda a estrutura.

    Vamos assumir o que somos, o terceiro clube em Portugal. Temos orçamento e condições para garantir o 3º lugar, não mais do que isso.

    Vamos ser sérios por favor

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s