Formação

ronscp

A fotografia foi colocada, por Cristiano Ronaldo, no seu Instagram, acompanhada da frase «Early days in Sporting Clube de Portugal», naquela que é mais uma prova de respeito pelo clube que o formou e, porque não dizê-lo, de humildade. E não deixa de ser curioso, que esta imagem surja numa altura em que é anunciada a nova estrutura que terá a seu cargo a formação dos futuros leões; a coincidência faz-nos pensar, uma vez mais, que não basta formar craques. Sem personalidade e sem carácter, o talento acaba por ter muito menos brilho.

É este “pormenor” que deve estar sempre presente na mente de Abel e Francisco Barão (Sporting B); José Lima (sub-19); Telmo Costa (sub-17); Pedro Gonçalves (sub-16); Venâncio e Poejo (sub-15).

p.s. – confesso que há dois nomes que me parecem sempre esquecidos, quando se fazem mexidas na estrutura técnica: Filipe e Paulo Torres

36 thoughts on “Formação

  1. Neste momento é lírico pensar em or á camisola. A direcção terá de gerir melhor as carreiras. E há que ter consciência que nem todos singram, há outros q o fazem mais tarde, há outros que são úteis no contexto de serem sempre segundas figuras, mas com a qualidade Sporting.
    É uma questão de gestão, tão só.

  2. Cherba, não é fácil formar jogadores de grande nível e igual carácter. Ao contrário do que muitas vezes aqui se diz, neste aspecto não consigo atribuir a totalidade das culpas às anteriores direcções e seus responsáveis, porque simplesmente existem muitos intervenientes que podem influenciar o indivíduo e a sua construção de personalidade e de valores.

    E depois há o indivíduo per si, há tipos que não conseguem mesmo aprender. E depois temos estes excelentes exemplos.

    Obrigado Ronaldo por seres um verdadeiro Sportinguista.

      • lmc mas tens de reconhecer que são contextos completamente diferentes…certo?!se nós não fossemos obrigados a vender,se o Sporting ganhasse sempre títulos,se tivesse sempre na liga dos campeões também se calhar eles não forçavam a saída…mas eu entendo o que queres dizer,apenas são contextos diferentes!

        SL

  3. Entretanto Bruma acabou de referir q gostaria de continuar no Sporting. E Agostinho Cá q gostaria de regressar. Acho q os putos começam a perceber q talvez seja melhor não dar um passo maior q a perna!

  4. Epá isto é muito giro e eu também gosto muito do nosso Ronaldo, mas não é ele que gere as suas redes sociais…

    Se ele tiver aprovado a partilha desta fotografia já terá sido uma grande atitude, mas duvido muito que a ideia tenha partido dele.

  5. De salientar o regresso do Lima que tinha sido encostado para um daqueles cargos com nome pomposo mas sem quaisquer atribuições após ter sido campeão pelos juniores. Também gostava de ver o Filipe, mas não sei se é por me lembrar da sua garra enquanto jogador (principalmente quando jogava contra os corruptos do norte) se pelo que poderá valer como treinador, ele que já há uns anos está no bem bom da FPF. O Paulo Torres confesso que não sei por anda.

    • Fui buscar a noticia ao FaceBook do Paulo Torres- “Conferencia de Imprensa No passado Mês de Maio na sede do Sporting Clube da Guiné Bissau ! Apresentação do Trabalho que Paulo Torres e Paulo Russo foram Fazer á Guiné Bissau , mais propriamente no Sporting Clube da Guiné Bissau ! Conferencia que foi transmitida em …Ver mais — com Paulo Manuel Banha Torres e Paulo Gonçalves.

    • Pois,eu ia dizer o mesmo,o Filipe está na fpf,não sei em que escalão,mas ele está lá!em relação ao Paulo Torres sei que esteve no Torreense mas depois também nunca ouvi falar dele!e acho muito bem o Lima voltar aos juniores,assim como o Telmo Costa ficar nos juvenis,depois do trabalho desastroso que o Pedrosa(obrigado Sá Pinto) fez nos putos!e já agora quem irá ficar a coordenar a academia?sei que o Virgilio ira ficar com a formação,mas é ele que irá ficar a coordenar a academia então,certo?o Jean Paul já foi afastado mesmo?

  6. O Virgílio vem ocupar um cargo para o qual nunca foi talhado. Quem o conheça sabe que sportinguismo há ali muito pouco.
    Entretanto, o Paulo Cardoso é oferecido de bandeja ao Porto. Dispensámo-lo, e os do norte não andam propriamente a dormir.
    Posso gostar de muita coisa que esta direcção está a fazer, mas na área da formação, que era onde devíamos apostar cada vez mais, estamos a dar tiros nos pés.

      • Já tentei por várias formas entender esse comentário. Não consigo dar a volta à idiotice que está contida.

      • O Paulo Cardoso tem mais de 20 anos de Sporting. De trabalhar lá dentro, ao lado do Aurélio. Os Cristianos, Quaresmas, Vianas, Nanis, Simãos, etc., têm tanto da mão dele que sempre se apontou para ele quando o Aurélio deixasse de trabalhar.

        O Virgilio, quando saiu do Sporting, envergonhava-se por ter sido do Sporting, e não só se envergonhava, como falava mal do clube, como se não houvesse mais nada na vida dele de que falar mal. Teve um balcão num Centro Comercial onde falar mal do Sporting era a ordem do dia.

      • Mais, o Paulo Cardoso adora o Sporting como poucos. Admiro-me o presidente não lhe ter reconhecido isso.
        Para quem tenha dúvidas, é dar uma volta nos grupos do FB e vê-lo na génese das claques.

      • Esse Paulo Cardoso era outro lambuças!!!!Sportinguismo???Tem o presidente,o resto que se foda!!!O chefão da formação continuará por lá,e isso é uma certeza!!!!

      • A saída do paulo cardoso tem tudo a ver com uma certa entrevista de um ressabiado à qual se deu demasiada importância… inclusivé por aqui. Eu concordo que a sua saída é um tiro nos pés e Virgílio tal como Inácio sempre me deixaram de pé atrás, mas esperemos que supreendam. Fora isso é com grande regozijo que vejo o Lima voltar aos juniores e o Abel subir à B.

  7. O que eu estou a ADORAR nesta “silly season” de 2013/2014 é, pura e simplesmente, o facto de nenhum dos pasquins desportivos da nossa praça não saberem nada do Sporting Clube de Portugal.

    Vai daí, desfazem-se em invenções diariamente sobre o nosso clube. É um chorrilho de Não-notícias, que ainda têm seguimento nos dias a seguir.

    Por isso meus caros Cacifeiros Sportinguistas (não incluo aqui FUNGOS), vamos a ter calma, queimar os corpinhos nas praias, beber umas cervejolas, comer uns caracóis, fazer muitas sardinhadas, que o Sporting está entregue a gente como nós!

    O Sporting É NOSSO OUTRA VEZ!!!

    SL

    • Porque dizes isso… as únicas contratações até agora (Leonardo J e Jefferson) vieram nos pasquins 2 semanas antes. Mas também não se corrigem esses problemas do dia para a noite e que se nota que há finalmente uma estratégia de comunicação lá isso nota…

  8. Cristiano é so’ uma força da natureza. Humildade, muito trabalho, poucas respostas a provocaçöes. Traçou um caminho que percorre sem se desviar. Näo é facil, é um grande, direi mesmo, enorme, e ao que parece näo esquece o que o Sporting o ajudou a crescer. Que continue e seja feliz.

  9. Reforçando: sei do que falo, o homem é doente pelo Sporting, antes de o conhecer fui a um Benfica-Sporting no tempo do Eriksson (1983) em que eu estava lá na bancada central dos cativos lampios (tinha um primo que à força toda me tentava convencer a ir para o clube nele, e eu nesse jogo a torcer com os meus 7 anos em surdina pelo meu grande amor e do meu pai e do meu irmão) e a páginas tantas vejo uma dicussão do Virgílio com os adeptos nojentos e o estádio peçonhento todo a assobiá-lo, eu, criança, a sentir-me ali menos sozinho, representado. Contei-o pessoalmente (mesmo que ele não se lembre): leão mais leão é difícil.

  10. Eu acho que não se pode duvidar que o Virgílio seja Sportinguista… mas também não duvido que após ter saído do Sporting tenha dito mal de tudo e todos. Acontece com a grande maioria dos que deixam o Clube, pois sentem que o que deram nunca foi reconhecido.

    Agora a questão que sempre se levantou é qual a competência do Virgílio para ser um dos homens forte do futebol do Sporting… é que ser Sportinguista não basta. Mas a decisão está tomada e resta esperar que ele se revele e tenha muita sorte no cargo e, ao menos, não destrua o que de bom se faz na formação.

  11. Paulo Torres? Porquê Paulo Torres? Há gajos que sabe-se lá porquê ganham uma aura que nunca justificaram… Esse foi mais uma invenção do Queiroz tipo Capucho a ponta de lança! Como jogador não valia nadinha… (como a sua carreira sempre descendente veio comprovar)… mas o pessoal gostava de ver pontapés do meio campo!

    Quem é Paulo Torres ao lado Carlos Xavier, Joao Barnabé, Marco Aurélio, Filipe, etc…

  12. Back.

    A formação do Sporting é excelente, mas poderia ainda ser melhor, bastaria implementar a política de que os jogadores devem renunciar às selecções e concentrarem-se no Sporting.

    Aparentemente BdC e outros dirigentes já perceberam isto e trouxeram dois irmãos brasileiros de 15 e 17 anos que não deverão brincar nas selecções.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s