Enormes!

TCEhóqueipatins1977

A 18 de Junho de 1977, ano em que eu nasci, estes Leões conquistavam a primeira Taça dos Campeões Europeus, tanto para o Sporting como para Portugal.
Treinada por Torcato Ferreira, esta equipa maravilha contava com nomes como António Ramalhete, Júlio Rendeiro, João Sobrinho, António Livramento e Vítor Carvalho (Chana), tendo Jorge Costa, José Garrido, Carlos Alberto e Carmelino como uma segunda linha à altura do quinteto titular.
(a foto foi sacada do Armazém Leonino)

p.s. – se houver por aí quem os tenha visto jogar juntos, que nos ofereça memórias!

64 thoughts on “Enormes!

  1. Nunca os vi jogar, até porque não era nascido. Mas foram as histórias contadas pelo meu avô acerca desta equipa e principalmente Livramento que me levaram a jogar Hoquei!

  2. Na minha opinião, a melhor equipa coletiva alguma vez vista em Portugal, junto com a equipa de basket do Benfica de Carlos Lisboa, Jean Jackes, Mike Plawden, Henrique Viera e José Carlos Guimarães, Steve Rocha e Pedro Miguel

    • a grande diferença é que a equipa do Sporting ganhava a qualquer equipa do Mundo.. já essa do basket não ganhava a ninguém fora de Portugal!!!

      • Diferente embora tenha tido uma ou outra vitória emblemática como a celebre sobre o Real Madrid…mas não há comparação entre o hoquei e o basket

      • Hockey joga-se em Portugal, Espanha, Itália e Argentina.
        Basket joga-se em todo o mundo e as caracteristicas do jogador portugues não são as melhores, Portugal nunca será um grande país no Basket, a concorrência é enorme.

      • então e por causa disso negligenciamos o hoquei?? só porque os melhores jogadores de basquet estão nos EUA e os melhores do Hoquei estão por Portugal ou Espanha isso já quer dizer que o Basquet é mais dificil…pronto. ok. eu continuo na minha. não há comparação possível entre o fantástico quintedo do Sporting e essa equipa de basket. uma foi a melhor da história mundial da modalidade. outra nem foi a melhor de sempre portuguesa!! mas enfim!!

      • Ng negligenciou o hockey, agora que pra nós é muito mais fácil ganhar no hockey é um facto.
        Se tivesses os melhor jogadores do mundo em basket eles iam pra liga espanhola, nba etc, é impossível um clube português ser campeão europeu em basket.
        Hockey é diferente, o nosso campeonato é dos melhores do mundo.
        Não tem comparação possível. As nossas equipas de hockey serão sempre superiores às de basket numa escala mundial ou europeia.

  3. Alguém me esclareça… Não foi o António Livramento treinador da equipa de basket? Do tempo do Raleigh Choice… Ou era outro Livramento?

  4. Em tempos, alguém disse isto sobre essa equipa;

    “Para muitos o melhor “cinco patinado” da história da modalidade, não apenas em Portugal, mas no mundo inteiro”

    SL

  5. O Dream Team do Sporting Clube Portugal e do hóquei em patins mundial!

    Não vi jogar, mas diz quem sabe que se esta equipa jogasse

    contra as grandes equipas dos tempos de hoje,

    davam 5 de avanço e ganhavam por mais 5!

    Cada um destes artistas tinham mais técnica num patim do que 10 Reinaldos
    Venturas juntos.

  6. Livramento, um génio! Nunca o vi jogar, mas quando era puto cheguei a ver muitos treinos e jogos orientados por ele, como treinador. Uma figura mítica, que fumava cigarros atrás de cigarros e ralhava, ralhava, até conseguir o que pretendia da equipa e dos jogadores.

    Lembro-me de uma vez, num treino, que ele perante um internacional português da altura, (que tinha a mania que era estrela e o estava a questionar abertamente), pegar no stick e mostrar como se fazia e deixá-lo de boca calada para o resto da época.

    Grande figura, e boas memórias que me reavivaste, cherba.

  7. Eu vi-os jogar ao vivo várias vezes, mas as minhas melhores memórias desses tempos em que as transmissões televisivas eram bem mais raras do que hoje em dia estão ligadas aos relatos da rádio. Quase nunca perdia um encontro. Era bem mais emocionante do que ver ao vivo ou na TV!

  8. Uma história engraçada:

    Certo dia o meu pai estava no banco onde o saudoso Livramento trabalhava e eis que alguém, que supostamente estaria na fila de espera, diz o seguinte ” Mas este indivíduo que esta sentado na secretaria não faz nada?”(apontando para o Livramento)… Ao que o meu responde “Não chega o que ele faz dentro do ringue??” Foi a gargalhada geral!!!!

  9. Tive o prazer de acompanhar esta equipa em muitos jogos. O único comentário que poderia aqui deixar seria idêntico ao de um adepto Sportinguista no dia dos 7-1. Com uma idade semelhante a que eu tenho hoje, 62, ajoelhado ao meu lado na bancada, voltado para os céus, agradecia em lágrimas,
    – Obrigado meu Deus por me teres deixado ver isto!

  10. Tive a felicidade de os ver jogar.
    Com os meus 15 anos da altura já muito ficou gravado.
    Toda a gente fala do Livramento como o melhor jogador da altura e com toda a humildade até o posso reconhecer, mas eu adorava o Chana, não sei talvez a postura à Sporting, talvez a rudeza em ringue, a garra, a forma como festejava, a grande estrela para mim nesta altura era mesmo o Chana.
    Quanto aos relatos na Rádio, era assim na altura e como eu gostava disso.

    • Os meus favoritos eram mesmo o Ramalhete e o Chana. Embora o ‘master mind’ fosse o Livramento. Era mesmo um ‘dream team’.

      No basquet da NBA existiram equipas miticas, os Chicago Bulls do ‘air Jordan’, os Lakers do Magic. Esta equipa de hóquei patinado pode inserir-se nessa categoria…

      Ouvia os relatos, tive um jogo de hóquei em patins, com os jogadores com umas esferas (a fazer de patins), com ringue, balizas, GR’s, tudo… que horas de vicio com o meu irmão e o meu primo, e mais rapaziada da minha rua… Muitas vezes acabava tudo à pêra…

      O meu obrigado por terem escrito das mais belas páginas da história leonina!!!

      Viva o Sporting Clube de Portugal!

  11. Sou muito novo para ter visto jogar estes Senhores, mas já ouvi muitas histórias.
    Sei que quando a Sanjoanense ganhou a Taça das Taças, o Livramento era o treinador do Sporting.

    • Gostando eu de hóquei fode-me todo ver a Sanjoanense na 2ª e Sporting a lutar para não descer, acho que o Sporting devia apostar a sério no hóquei.

  12. Cherba,

    Em 1977, Portugal conquistou o Campeonato da Europa ao vencer a Espanha na final por 4 – 1, com golos de Livramento, Sobrinho, Rendeiro e Chana. O guarda-redes era o Ramalhete. O tempo em que Sporting e Portugal eram uma e a mesma coisa.

  13. Eu tenho memórias, mas difusas, pois tinha apenas 8 anos.
    Na altura havia colecções de cromos do hóquei em patins e eu coleccionei. Pena que, tal como outras, se tenham perdido nos entretantos da minha existência.

  14. Foda-se Cherba,
    Lá estás tu a por-me a chorar outra vez no trabalho.
    Este jogo foi a minha 1ª grande experiencia de Sportinguismo, ainda nem tinha 6 anos e lembro-me como se fosse ontem, fui com um amigo do meu pai que era um grande leão mas não gostava de futebol, só seguia as modalidades, penso que na altura já há muito que o pavilhão estava esgotado e então o meu pai pediu-lhe “hé pá, leva o puto a ver a final que o gajo adora o hoquei”, a partir desse dia foram muitas as tardes / noites vividas de grandes conquistas naquele lindo e grande pavilhão!!!

  15. As finais europeias papei-as todas, a melhor e mais saborosa foi uma CERS ou TT ( não me recordo qual era ) contra o Novara.
    A nivel interno era sempre bom encavar os lamps, mas lembro-me bem que com os tripeiros é que aquilo fervia que se fartava, acabava sempre tudo à mocada dentro do ringue…lol

  16. lembro-me vagamente. tinha 5 anos. curiosamente lembro-me mais das equipas de basquete (um desporto que gosto mais). nunca gostei muito de hoquei, mas nao tenho duvidas que Chana, Sobrinho e Livramento foram dos melhores a nivel mundial. cresci a ouvir o meu pai dizer que essa equipa era a melhor do mundo. no tempo em que Portugal era realmente a maior ptencia mundial do Hoquei. Desporto que, infelizmente, nao tem a expressao meidatica de outros. Dava jeito ver a puta da bola…

  17. Lembro-me do Chana, do Sobrinho, do Livramento e do Luís Nunes ( o cenoura). Grandes jogatanas que os vi fazer contra o Oeiras por exemplo!

  18. Vi esta equipa jogar. Muitas vezes. Tinha 17 anos. Posso dizer que se existe perfeição em desportos colectivos, esta era a EQUIPA PERFEITA.

    Também eu agradeço ter podido ver tal perfeição. Sobre rodas.

  19. Quando Livramento faleceu em 6.6.1999 a agência France Express noticiou a sua morte da seguinte forma: “Acaba de falecer o Pelé do hóquei em patins”. O Prof. Moniz Pereira respondeu perguntando se “não seria antes o Pelé o Livramento do futebol”.

    Palmarés de António Livramento
    Início de Carreira no Sporting: 1977
    Títulos conquistados ao serviço do Sporting (jogador):
    1 Taça dos Campeões Europeus (1977);
    1 Campeonato Nacional (1977);
    1 Taça de Portugal (1977).

    Títulos conquistados ao serviço do Sporting (treinador):
    2 Campeonatos Nacionais (1982 e 1988);
    1 Taça das Taças (1981);
    1 Taça CERS (1984);
    1 Taça de Portugal (1984).

    Palmarés como Jogador da Selecção Nacional:
    209 internacionalizações
    425 golos
    3 Campeonatos do Mundo (1962, 1968 e 1974);
    7 Campeonatos da Europa (1961, 1963, 1965, 1967, 1973, 1975 e 1977).

    Palmarés como Seleccionador/Treinador da Selecção Nacional:
    2 Campeonatos do Mundo (1982 e 1993);
    3 Campeonatos da Europa (1987, 1992 e 1994).

  20. Foi um autêntico Dream teem do hoquei. Era a selecção nacional este Sporting. O Livramento era a cereja em cima do bolo. Era o messi ou maradona ou cristiano como quiserem do hoquei. Era faboloso velos a jogar juntos quer no sporting quer na seleção que para mim era o Sporting a jogar com outra camisola.

  21. Lembro-me dos relatos pois o Gerónimo, grande amigo do meu pai fazia questão de por o rádio num volume em que mesmo quem não quisesse, ouvia :) .

    Grande Homem que chegou a oferecer-me uma camisola e cachecol como prenda de aniversário.

    Estou feliz é que esta época vou ver o Sporting aqui na terra contra a Juventude, é um jogo de emoções divididas em que ganho ou ganho.
    Mas lá no fundo, Sporting, sempre o Sporting por isso a Juventude que me perdoe.

  22. Confesso que não é do meu tempo, mas como bom sportinguista sei bem a nossa história.
    A minha figura do hóquei era o Pedro Alves,tinha uma técnica brutal.

  23. Do “Sporting” hoquista pouco me lembro, mas vi jogar (na TV) o Chana, Sobrinho, Ramalhete, a fazerem o famoso carrossel. Então a equipas como o Chile eram de 20 para cima. O Pedro Trindade penso (sem certeza) que apareceu quando essas estrelas começaram a sair…
    A última geração de jeito foi aquela do Paulo Alves, Pedro Alves e Fortunato, a partir daí, só Espanha :P

  24. A memória mais nítida que tenho do Livramento é com a camisola da seleção nacional, nos jogos contra a Espanha; o modo como entrava no quadrado espanhol era espantoso; parecia oferecer a bola ao adversário e toma :2/3 jogadas e bolinha lá dentro.

Deixe uma Resposta

