o mundo a verde e branco: Sporting de corpo e alma!

Jorge Antunes partilha connosco o que sente alguém que vê o Sporting a 300km de distância.

Sporting de corpo e alma!, by Jorge Antunes

Nascido e criado no norte, não podia ter mais orgulho da minha cidade. O Porto é de facto uma cidade que transpira beleza, não só junto à zona histórica, mas também por entre a arte escultural da avenida dos aliados, o estilo barroco dos clérigos, ou o romantismo da Sé, onde somos brindados com uma vista inspiradora e única para o Rio Douro. No entanto, por cá, nem tudo é bom. E aqui começa a minha estima negra pelo clube que mais representa o norte. Em contraste com a beleza da cidade, o Futebol Clube do Porto é dos clubes mais sujos que conheci durante estes 22 anos de existência. Hoje faço uma distinção clara entre o clube e a cidade, mas nem sempre foi assim. Devido a influências familiares, parte da minha infância foi vivida a torcer pelos corruptos, até ao ano de 1998/99, aquele que eu considero ser o ano mais importante da minha vida em termos futebolísticos. O Porto tornava-se campeão, com mais uma época brilhante de Mário Jardel (aquele que me viria a manchar a alma verde e branca pela 2ª vez), mas as minhas atenções viravam-se para Sul.

Em Alvalade crescia Simão Sabrosa, brilhava um tal de Yordanov, junto de Edmilson ou Barbosa. O Sporting fechava uma má época brindada com um 4º lugar, mas ainda assim despertou-me o sentimento. No ano seguinte, dá-se a transição definitiva e junto do meu primo, festejei o meu 1º campeonato, erguendo o meu novo cachecol verde e branco com orgulho junto dos meus colegas de turma, quase todos eles portistas, a chamarem-me de traidor. Traidor? Não! Simplesmente um miúdo que deu a mão a um clube por influência e não por sentimento. Hoje e apesar das poucas alegrias vividas, não me arrependo em nada da minha decisão. Na minha família dizem que eu sou doente pelo Sporting e, apesar de nunca ter ido a Alvalade (por questões financeiras só consegui acompanhar o Sporting ao vivo em deslocações ao norte), posso confirmar que a doença é real e que não pretendo livrar-me dela. Doente serei até ao meu último dia de vida. Ser do Sporting é algo que não se explica, literalmente.

Espero, ansioso, pelo início da próxima época, seja ela má ou boa, para mim será a mais especial porque estarei pela primeira vez em Alvalade, a realizar um sonho de miúdo. Não o fiz durante esta época que passou, não porque o clube vivia a pior época da sua história, mas porque era liderado por um conjunto de chupistas que finalmente abandonou o barco. Agora o Sporting respira outro ar e acho que é hora de me juntar a este novo ciclo. Tenho a certeza que me vou sentir em casa, junto desta grande família que é o Sporting Clube de Portugal.

114 thoughts on “o mundo a verde e branco: Sporting de corpo e alma!

  1. Jorge, um puto que cresce no Porto nos anos 90 e tem a felicidade de ser infectado pela “Sportinguite” merece um grande Abraço.

    Fizeste a escolha certa.

    Vais-te sentir em casa em Alvalade.

      • Eu também sou um desses,que nasci na zona norte do país.ao lado da cidade do Porto quase,mas sou leão doente,mas também porque reconheço viver com 2 Leões como o meu Pai e irmão,mais uma Leoa como a minha mãe não tinha outra escolha,mas não é fácil viver na zona norte e tanto na escola como no emprego “levar” com tripeiros e lampiões,mas sempre tive e terei muito Orgulho no nosso Sporting,é uma coisa que eles não conseguem entender…

  2. Já agora, sejamos sinceros… É verdade que o foculporco teve como primordial preocupação minar-nos por dentro e aos poucos foi acabando connosco (quase por completo) mas como teriam sido estes 30 anos sem o foculporco de pinto da costa?

    Será que tínhamos neste momento mais campeonatos que benfica ou o benfica nesta altura seria o clube mais representativo lá fora? É que quer-me parecer que se o foculporco não tem dominado o futebol português através dos meios com que o fez, o benfica que até à data o dominava da mesma forma e pelos mesmos meios, continuaria a fazê-lo…

    Este país não é para gente honesta, se hoje com o Youtube à mão e o poder de partilha que existe em que toda a gente fica a saber de tudo num instante e mesmo assim se fazem orelhas moucas a escutas, como seria há 20/30 anos atrás onde nem havia telemóveis para pôr sob escuta? Era uma festa.

      • Repito o que tenho sempre dito. O verdadeiro cancro do futebol português é o FCP. Com tudo o que isso implica. Isto não quer dizer que defenda alianças com o Benfas. Mas há uma cultura de falcatrua, viagarice e vitória sem olhar a meios que faz parte do ADN do Porto e das elites dos seus adeptos.
        E, nisso, desculpem que vos diga não é tão evidente no Benfica. Notou-se o desconforto de muitos dos meus amigos benfiquistas com a situação do Capela. É claro que eles não admitem publicamente, mas notou-se o desconforto.
        Entre os adeptos do Porto há um regozijo latente em todas as vitórias sujas. E uma cultura de divisão do país com a qual não pactua.
        Mas, repito, não defendo alianças com o Benfas. Agora também não acho que os dois sejam iguais. Um é um rival, com tiques de poder e arrogância barato. O outro é um vigarista e mafioso de bairro.

      • É isso mesmo. Alianças com gaivotas é como aliar a um ladrão mal sucedido porque é inimigo de outro ladrão mais competente.

        Corruptos e Gaivotas só são bons como maus exemplos.

      • Outro disparate é pensar que a divisão norte/sul foi criada pelos corruptos.

        Se for a Trás-os-Montes, Lamego, Chaves ou á Povoa do Varzim encontro muito Sportinguista orgulhoso.
        Se for a Braga dominam os adeptos do Sporting e Gaivotas.
        Se for a Guimarães os adeptos são do Guimarães.

        Os corruptos dominam na grande região do porto, e lançaram o isco armando-se em “representantes da região norte”.

        O que causou a divisão foi mesmo os clubes do sul engolirem o isco, passando o ódio a um clube para o ódio a uma região, esquecendo, no caso do Sporting, que são adeptos de um clube de Portugal e não de um bairro de Lisboa.

        SL

    • Só em sonhos é que podes afirmar que há mais adeptos do Sporting do que portistas em Braga. É das constatações mais curiosas e surreais que vejo nos sportinguistas de Lisboa: provavelmente por não subirem acima de Vila Franca, acham mesmo que portistas só uns milhares entre cedofeita e a Foz. E tudo classe baixa. Era capaz de apostar que, entre sócios, simpatizantes e consumidores regulares de futebol, o FCP já ultrapassa o SCP.

      • É de experiencia, festejei o titulo de 2000 em Braga e deu pra perceber. Vivi mais de uma decada em braga, deu pra perceber que a maioria de portistas que lá apareciam eram de fora. E quando ia ver jogos ao estádio do braga na zona dos sócios, os outros sócios eram do Sporting ou gaivotas…

        Mas claro que a um corrupto interessa inventar uma realidade diferente.

  3. é isto a irracionalidade do futebol e também a sua beleza! eu que nasci lisboeta nos anos que em os campeonatos eram partilhados pelas equipas da 2.ª circular em grande camaradagem, decidi ser do FCPorto contra tios, primos, amigos, cão, gato que queriam que fosse do Sporting e até me levavam na carreira 50 do Poço do Bispo até ao Campo Grande para ver o Manuel Fernandes… há coisas do catano! foi mais ou menos como apostar na Bolsa (de Futuros) do Porto. e que “futuro” que foram estes 38 anos!

  4. Eu não percebo é como é que é possível haver portistas fora de qualquer região nortenha…

    Os portistas ou são do norte ou são emigrantes. Depois há aqueles bimbos de Lisboa que são do porto… Foda-se, ninguém é do porto sem ser do norte. Não faz sentido.

    • A perder a virgindade no cacifo e prestes a ser cacifeiramente enrrabado, portista de Lisboa me confesso. A clubite explica-se pelo acaso, irracionalidade ou contingência que a tantos assoma na infância ou adolescência – no meu, vá-se lá saber porquê, foi uma inesperada tara por um polaco vagamente desengonçado chamado Mielkarski. O facto de não ter tradição clubística na família também terá ajudado. Quanto ao mais, sendo lisboeta – e num plano estritamente político – apoio com toda a convicção as bandeiras regionais, as forças periféricas e toda essa lógica localista – aliás, o mesmo deveria ser apanágio de todos os Lisboetas: um país local, municipal, diverso, cheio de checks and balances e tralha adjacente. Um suma, mais civilizados. Acho, portanto, muito bem que o FCporto assuma e carregue essas ideia enquanto clube, sejam elas reais, ficcionadas ou projectadas. Acontece que um clube pode ser isso ou só isso, mas também pode ser muito mais ou outra coisa qualquer. Ou então essas coisas todas juntas. O FCPorto é-me isso. Lisboeta e Portista. Faz todo o sentido.

      • Alguém que escolhe ser do porto por gostar de polacos espadaúdos, elucidativo.
        São mesmo um clube de putas e corrupção, e este não me parece corruto…

      • Alma de Leão, nem ninguém falou em “escolhas” nem sequer se disse que se era do Porto por idolatrar polacos espadaúdos. Da mesma forma que catrapisquei a minha moça quando a vi com uma t-shirt dos ramones, não significa isto que a mulher dos meus filhos o seja por idolatrar o Johnny Ramone. Capice? Provavelmente não. Há subtilizas da vida que um grunho não percebe.

      • Dragão Capital, como é admirar um clube envolvido em tantos casos de corrupção? Até podem não ter sido condenados, mas as escutas estão aí para quem quiser ouvir.

    • Lol, além de escolher o Porto por gostar de levar na anilha de polacos grandes, ainda escolheu a sua mulher por lhe fazer lembrar um artista rock, isto vai melhorando a cada comentário…

    • Tenham respeito por um adepto de um rival que se exprimiu educadamente e simplesmente deu a sua opinião!…
      Não veio para aqui javardar, entrou na conversa civilizada e educadamente e não deveria levar com as bocas que já levou.
      “Rapazinhos”, isso não é postura de Sportinguista…

  5. só mesmo na secretaria, porque nos tribunais (que é ainda onde se faz Justiça) foi absolvição atrás de absolvição, da primeira instância ao Supremo, do Porto a Lisboa. e depois lembram-se do Deco, do Jardel, do Falcão, do Lizandro Lopez, do Lucho, do Gomes, do Domingos, do Maniche, do Macarthy, do Baía, do Futre, do João Pinto, do Artur, do Robson, Kostadinov, da carrada de centrais a 30 milhões cada um, do Costinha, do Derlei, and so on, que percebem que foi tudo ganho dentro do campo!

    • Ninguém está a dizer que Deco, Futre, Jardel e por aí fora não foram bons. Mas o porto não tinha dinheiro hoje para um DD como o Danilo que custou uns 18 milhões de euros se não tivesse ganho o que ganhou à pala da corrupção.

      Basicamente, construíram um império com base na corrupção. Porque se roubares 20 euros da carteira da tua avó para comprares farinha e ovos para começares a vender bolos para fora e mesmo que um dia chegues a ter uma empresa no ramo maior que a Dan Cake, não passarás de um merdas impostor que gamou 20 euros à velhota.

    • e que tal se fores dar uma volta e escreveres num bloq do fcp, isto aqui não é o teu espaço, poluição de bom ambiente não é de boa gente.

    • ao contrário de ti o j.antunes e eu também porque sou perto do porto ( nucleo vila das aves ) ficamos sportiguistas sem o sporting ganhar nada [ embora eu já tenha feito milhares de kms, seja nacional ou internacional ou alvalade para ver o sporting ), ao contrario de ti que ficaste portista por ver o porto ganhar, que grande comparação sem duvida.
      tu és o eleito

      • na bolsa de futuros aposta-se no que poderá vir a ser e não no que já é. aquando da minha escolha clubística era o Sporting quem mais ordenava, na entrada dos anos 80. claro que um Gomes ou um irlandês chamado Mike Walsh também ajudou.

    • Quando aparece alguém a defender a justiça que todos os dias prova a real porcaria que é, onde só vai dentro quem não tem influência só me vem a cabeça que há gente que realmente merece a vergonha que é hoje em dia este Pais.

      Sim realmente ganharam dentro do campo.
      Pratas,Guimaros,jacintos,Baptistas,Olegários,Calheiros,Martins dos Santos,Paixões,Costas,Rolas,Xistras “and so on” valem muito.
      Tal como as bandeirinhas que não são pertença de uma qualquer claque mas que são bem mais organizados do que estas.

      Foram condenados na secret´ria e aceitaram, afinal 6 pontos é peanuts em comparação com os muitos outros assegurados em conselhos particulares.

      O Youtube esta disponível para todos mas percebe-se que alguns não gostem de lhe fazer umas visitinhas de vez em quando.

    • Será que nessa tua cabeça é capaz de se fazer luz e perceberes que ser absolvido é diferente de ser inocente?

      E nem foram absolvidos por falta de provas, mas apenas…porque as provas não eram legais! Portugal no seu melhor…

  6. Obviamente ser Sportinguista é seguir um determinado estilo de vida, acompanhar determinados valores e não se subjugar ao determinismo de ganhar ou perder. Como sempre acreditei, ser Sportinguista é ser diferente…

    E, ou se percebe lá bem dentro do nosso ser o que é ser leão, ou não se percebe… logo, não se é.

    Continuo na minha… ser do Sporting não se aprende… alimenta-se, instiga-se, enaltece-se, sublima-se… mas não se aprende. É nosso…

    Não foi à toa que aqui o J. Antunes traz este relato… por muitas influências externas, lá dentro a semente verde germinava… e “cedeu” ao APELO LEONINO!

  7. Respeito pelo Jorge Antunes grande sportinguista.

    Que nunca se confunda o FC Porto e os seus métodos com a cidade do Porto e as suas gentes. Nos quando chamamos corruptos é ao FC Porto e seus aliados sabemos bem que as suas gentes são de bem.

    Até há muitas que não se identificam com o FC Porto ex: Jorge Antunes ou outros que até são adeptos do FC Porto mas já não se identificam com os métodos.

    Aliás já era hora do FC Porto abandonar os métodos de ganhar fora das quatro linhas já provou o seu ponto e já amealhou campeonatos com fartura e no entanto deveria ter crescido mais, deveria ter contribuido para a elevação do futebol. No entanto continua com o seu estilo bélico de nós contra o mundo, como se a maioria dos agentes do campeonato não lhes fosse subserviente.

    Para mim começam a sofrer do síndroma do benfiquismo e achar que tem um direito divino de ganhar e parece-me que quando o bufas bater a bota vamos ter um saco de gatos.

    SL

    • O porto até é um clube simpático, tal como o braga e por aí fora. Se não fosse a corrupção até lhes achava piada e não me importava de enviar para lá uns emprestados para rodar a ver se algum dia chegavam à Europa ou assim.

      • Deixando de lado a discussão da dimensão da massa adepta, para quem está prestes a entrar em falência é muita moral. E para quem não um campeonato vai para 15 anos já tem uns pózinhos de delírio. Já empréstimos lembra-me o Joãozinho e a europa o 7º lugar. Simpático tornou-se o Sporting. Tristemente simpático.

      • a diferenca é ser simpático, como dizes, atraves da corrupcao que o teu clube , e alguns infiltrados(ditos sportinguistas), nos atiraram nas ultimas épocas…
        outra coisa é ser odiado por 2/3 do país ou mais e ser orgulhoso de vencer da maneira que vence…que valores apregoaras tu aos teus filhos??? “nao sejam honestos, corrompam e roubem o mais que puderem, se quiserem ser alguem na vida”, porque vergonha nao é roubar, mas sim ser apanhado a roubar? é isto que lhes vais ensinar?? o moto do FCP???
        prefiro ser simpatico, como dizes, mas andar de costas direitas, aonde quer que vá…

      • Nós já fomos um clube simpático. Éramos simpáticos quando o presidente da FPF era indicado pelo presidente de um dos três grandes clubes de Lisboa, éramos simpáticos quando a comissão de arbitragem estava sob a jurisdição do Ministério da Educação Nacional, que obrigava a que todos os membros da dita comissão residissem em Lisboa, éramos simpáticos quando os árbitros eram funcionários públicos e as suas arbitragens estavam directamente ligadas às suas carreiras. Éramos realmente muito simpáticos mas quando essa protecção aos clubes de Lisboa acabou deixamos de ser simpáticos porque começamos a ganhar. Porque somos melhores, porque queremos mais do que os outros ganhar. E é isso que vos dói, porque sabem que não são melhores e como não têm a humildade necessária de o reconhecer tentam de todas maneiras arranjar desculpas para denegrir o grande F.C.Porto. Podem falar de escutas, podem falar do que quiserem, mas eu também me lembro do PPC, do Howard King que levou companhia para o ajudar a adormecer quando veio a Lisboa (e não, não foi só com o benfica), também me lembro de árbitros que viajaram em digressão com o sporting depois de terem apitado um jogo no dia anterior. Só mais isto: o único presidente de um clube a ser escutado durante mais de 2 anos e a única coisa que conseguem é umas conversas de fruta? O que teria acontecido se houvesse a mesma preocupação em escutar os dois presidentes dos clubes de Lisboa?
        Deixamos de ser simpáticos, agora somos vencedores e isso deve doer.

      • Acho uma piada a estes tolos que dizem que o Sporting está a entrar em falência… Queiram primeiro olhar para as contas do vosso clube e se calhar já não se preocupam tanto com as do nosso.

        Alguém ganhou muito dinheiro, mas não foi o fóculporto…

      • Deixaram de ser um clube simpático, mas não deixaram de ser um clube de pacóvios. Uns chicos-espertos armados em superiores porque dizem ter uma mentalidade diferente.
        Mas não te esqueças de uma coisa, ninguém tocou no Vale e Azevedo enquanto ele era presidente de slb… Pois é, se calhar o espirito de missão do bufas é apenas uma maneira de assegurar que não vai passar os últimos dias a Custoias…

    • ia escrever algo parecido com isso Green, concordo.

      O Clube não merece ter gestores assim, muito menos a cidade ou as suas gentes.
      Quer queiram quer não , somos todos iguais.

  8. Eu por acaso no ano em que fomos campeões (99/00) foi quando comecei a torcer pelo Sporting. Um dia deu-me na cabeça e olha hoje sou doente. Aqueles 2-0 ao porco nunca mais me esqueço.

    SL

  9. Sou do Sporting por causa do Joaquim Agostinho e do Carlos Lopes. Mais do que tudo o resto. E adorava aquele ar trágico do Mamede. E claro, curtia montes o Jordão, que era o meu jogador preferido. Mas é muito mais pelo Joaquim Agostinho e por uma entrevista dele a explicar porque era do Sporting que me comoveu. Não me lembro bem das palavras exatas mas o espírito era este: “porque é o único clube a sério em Portugal. E em que nós, ciclistas, não nos sentimos pior do que outros praticantes de outras modalidades. Somos todos iguais, somos todos sportinguistas”.
    Um grande bem-haja, Jorge.

    • Foda-se pá. Já me puseste a chorar outra vez. Tenho de deixar devir ao Cacifo senão os meus colegas acham que eu estou a ficar uma florzinha.
      Que saudades do tempo em que via o Joaquim Agostinho a treinar na estrada de Santa Cruz para Torres Vedras, e ele tinha de levar uma mão sempre levantada do guiador para acenar porque todas as pessoas com quem de cruzava insistiam em saudá-lo. Que saudades e que vida não mal desperdiçada.
      Porra, hoje já não escrevo mais. Tenho de tirar umas férias, porque o Cacifo causa este efeito em mim.
      Cherba e que tal colocares outra posta com o tema “continuando nas enormes” mas desta vez com conteúdos de qualidade?

    • +2 Rui Manuel , o meu nome.

      o meu idolo, o meu vizinho e com o carro dos meus sonhos…. um Porshe verde !!

      com 10 anos conseguí a custo ver o jordão marcar um golo, e que golo na amoreira numa tarde de muito vento.
      meszaros chutaaaaaaa e jordão de cabeça faz golo, só assim .

      ganhámos 3-0 e o meu pai lampião ficou contente por eu estar contente, old tymes

  10. Jorge, grande abraço leonino aqui de Braga. E dá graças a seres Sportinguista. já te purgaste e purificaste:).

    OFF TOPIC: Epá deixem-me dar um desabafo. ESTOU FARTO DESTA IMPRENSA DESPORTIVA DE MERDA. NÃO HÁ NINGUEM QUE OS CALE, DUMA VEZ POR TODAS? Ó BRUNO, FAÇA QQ COISA POR FAVOR, SENAO FAÇO EU…!

    • Éh lá mister, de Braga? Aqui tão perto – sou um Leão de Esposende!

      Nasci a meio dos anos 70 e posso dizer que, na verdade, não foi muito fácil ser do Sporting aqui no Norte. Mas que dá um gozo andar de cabeça levantada e sentir que as outras pessoas nos admiram porque “ah e tal, ele é do Sporting…”, ah isso dá!

      • Temos que combinar um encontro de Cacifeiros do Alto Minho, pessoal. embora só esteja em Braga durante a semana. Um abraço da Bracara Augusta.

      • O Sporting está em todo lado :). Estamos vivos e fortes. Eu alinho num encontro de Sportinguistas e cacifeiros, na boa! Só tem um problemazito, neste momento estou algures no meio de África :)

        OFF-TOPIC: Fala-se que este menino está de malas aviadas… Yano (Adriano Belmiro Duarte Nicolau) joga no Progresso de Sambizanga, em Angola, tem 20 anos e na época passada foi o melhor marcador do Girabola. segundo o Transfermarkt vale algo entre os 350 mil euros e os 400 mil euros [http://www.transfermarkt.co.uk/en/yano/profil/spieler_229469.html].

      • Falaram em roulottes? Tenho lá 2 ou 3 rodadas prometidas, mas tenho todo o gosto em partilhar… :)

        Grande texto Antunes! Fiquei orgulhoso de ti e da forma como te tornaste sportinguista! Gente assim só vem numa cor, e é o verde! Abraço!

    • Vamos lá ser sérios…
      Se te convidassem para ser cozinheiro dum restaurante 5* de omeletes e não te prometessem ovos… fazias o que?

      • Convenhamos que até podias fazer rojões ou frango à passarinho… a verdade é que o conceito de restaurante de omeletas 5* ia por agua abaixo… passava a ser outra coisa completamente diferente… Nem toda a gente está para isso!

        O Sá bateu com a porta e a meu ver fez bem…

      • Apesar de desconversar, tu percebes onde quero chegar…
        Com certeza que o Sá tinha um projecto e os dirigentes não lhe queriam/podiam dar essas condições… Ou achas que os gajos lhe propuseram (passe o exagero) uma equipa para lutar pela champions e o gajo dizia… “Não, não… eu quero uma equipazita simpatica para lutar para ir à Liga europa… e chega! Nada de grandes cavalgadas! Ai não dão?! Ai querem ser campeões da europa?! Então demito-me”

        Da-seee… Não faz sentido, certo?

  11. Nem estava à espera que o texto fosse publicado e por isso agradeço ao Cherba pela surpresa e a todos os outros pelos elogios e boas-vindas.

    Realmente ser do Sporting é isto, é ter uma família verde e branca em todos os cantos do país e do mundo!

    SL

  12. FODASSSE….gabo te a coragem caralho!

    Esta família esteve doente durante muito anos…. mas agora todos juntos… havemos de mostrar a todos que a união faz a força e não necessitamos da puta da fruta!

    Obrigado pelo teu testemunho!

    -“Olá Boa tarde, eu sou do Sporting e Amo este clube que é Nosso outra vez! ”
    -“boa tarde Jorge Antunes, sê bem vindo!! :)

  13. Entendo-te… Eu também sou da cidade do Porto… E adoro a cidade mas detesto o FCP! Confesso q gosto quando os nossos rivais perdem… Mas, quando os porcos perdem tem um sabor ainda mais doce…

    Outro assunto:
    Etock vai rumar ao Cercle… Se for Emprestado parece-me bem… Mas a título definitivo parece-me precipitado!
    O q acham Cacifeiros?!?

    Outro off-topic ( sorry Cherba!):
    Para já a única critica q endereço ao BdC foi a manutenção do P Mendes como Capitao do SCP B… E, hoje saiu uma entrevista…
    O q acham Cacifeiros?!?

    SL

    • Acho que o Etock tem inevitavelmente que rodar noutra equipa. Betinho, Rubio (não sei o que lhe vão fazer), possivelmente a subida de um júnior e/ou a contratação de outro jovem para a B.

      Pedro Mendes devia ter ido lavar sanitas mal assinou pelo Parma.

  14. E agora com mais tempo.

    Jorge Antunes.
    Os primeiros jogos que vi de futebol ao vivo foi no estadio das Antas.

    O meu Avô era portista, levava-me com ele e eu sempre que questionado respondi, sou Sporting e ai de quem se metesse comigo que o velho Luis Pau Preto chegava e sobrava para a confusão.
    O meu avô deixou de seguir o futebol quando viu o rumo que o clube dele tomou.
    O homem era sério demais para aceitar a porcaria que uns tipos a custa da broa de avintes começaram a fazer.

    Podes ser o que quiseres mas lembra-te, se algum dia dobrares a espinha, nunca mais a endireitas.

    Palavras dele.

    Era Portista de Miragaia mas era um Homem com convicções bem fortes o meu Avô.
    Que saudades tenho dele.

  15. Tirando o facto de o meu Sportinguismo ter sido (muito bem) passado por via paterna, revejo-me em quase tudo que o Jorge escreveu. Porque ter crescido no Norte e ter andado na escola nos anos 90 (os anos do penta) foi uma longa penitência. Era uma altura em que conhecia todas as piadas que haviam sobre o Sporting… mal aparecia uma nova vinham-me contar, não havia hipótese. Em 99/00, todos os portistas tinham a CERTEZA que o Porto ia passar o Sporting na recta final… nem os 2-0, os tinham abalado. Tinha um professor que era sócio cativo do FCP e que passou o ano a dar-me música, sempre a insistir que o bi-tri era inevitável… que bem entalado ficou quando na segunda feira, 15 de Maio, entrei de cachecol do Sporting na aula!
    Infelizmente, esses dois campeonatos do inicio da década, que julguei serem o começo de um novo ciclo em que nos aproximaríamos do numero de títulos dos outros, não foram o começo de coisa alguma.
    Mas apesar de tudo, o amor, a obsessão e a paixão são cada vez maiores…

    Uma saudação especial a todos os sportinguistas do Norte

  16. Eu também mudei… Era vermelho, sou de Monção e aos 11 anos fui morar para o Algarve. E o meu tio com quem fui residir, sportinguista dos velhinhos, perguntou-me o que fazia alguém do norte a ser adepto de um clube de Lisboa. Mais valia ser adepto de um Clube que tivesse Portugal no nome… Ou o Atlético ou o Sporting. Optei, e bem. Aprendi a gostar deste Clube mas, ao contrário do Jorge, não nutro desprezo pelo FCP mas sim pelos outros, aos quais pertenci… São arrogantes, ganham tudo antes de tempo, são seis milhões, os maiores do mundo e arredores e, assim sendo, que vão para a puta que os pariu!
    VIVA O SPORTING!

  17. O Frutas do porto em trás-os-montes não tem mais adeptos que os lamps nem em sonhos, e não sei se terá mais que o Sporting. Esta parte Norte claramente eles não representam, aliás, a maioria do pessoal odeia-os. SL Flavienses

  18. Conclusão, o Jorginho é mais um lambe pilas dos magrebinos tótós de lismerda. Continuem a falar e fruta e da puta que vos pariu que nós cá em cima ficamos com os titulos.

    • Deves andar enjoado filho, se calhar quando te deitas à noite percebes que o teu clube é só uma união de putas, vinho verde e bairrismo, ficas triste. Entretanto acordas feliz porque podes vir ao Cacifo onde vês com os teus próprios olhos, o que é um clube a sério.

    • Esse clube aí de cima,o tal dos titulos,faz-me lembrar as tascas,ninguém fala mal do vinho,e até se benzem!!!!!Podridão do caralho!!!!!Putas e corruptos!!!!!
      Olha que eu sou do Cais do Sodré….sei do que falo!!!!

  19. Daqui Leão Minhoto, outro, mais um entre tantos, de Braga! Nunca vi tamanha festa na cidade como quando o Sporting foi campeão em 2000, nada se lhe comparou, podem crer! Somos muitos, mais do que pensamos!

  20. Tenho andado muito fugidio do Cacifo, por causa do trabalho, mas tópicos como este mexem com um Sportinguista em qualquer momento.

    Quando fui a Braga em inícios de Abril ver o jogo (hattrick do Ricky) conheci grandes Sportinguistas de Vila Real que acompanham o Clube um pouco por todo o País e às vezes no estrangeiro e bebemos uma sucessão infindável de cervejas a festejar.

    Quando se vai ao Norte, para além do pessoal das claques, o resto dos adeptos acho que é um pouco diferente do normal adepto que circula por Alvalade e é bom ver como o Sporting, enquanto clube nacional (e internacional!) é tão representativo de uma faixa tão abrangente de pessoal.

    Muito bom relato Jorge! Abraço

    Sporting Sempre!

  21. Cum caraças. Tivesses sido do carnide em vez do porto, por influencia familiar, e podia ter sido eu a ter escrito esse texto.

    Nascido no belo ano de 1991, Sportinguista a viver no Porto, sem nunca ter ido ao nosso estádio. Será uma das resoluções para 2014!

Deixe uma Resposta

