Preparando a AG

Muitas são as perguntas que, neste momento, atravessam a mente dos Sportinguistas. Assim sendo, e porque nem todos poderão estar na AG de amanhã, abro espaço à troca de ideias, civilizada, se possível, para que seja possível deixar algumas das perguntas que, em vossa opinião, seria importante terem resposta num dia tão importante.

Advertisements

83 thoughts on “Preparando a AG

  1. Creio que a questão das VMOC’s é fundamental. Seria importante elucidar os sócios sobre o plano financeiro tem para poder assegurar que daqui a 12 anos possamos manter o controle da SAD. Ou seja, o que é que precisa de acontecer para termos receitas suficientes para sermos um clube competitivo e, ao mesmo tempo, financeiramente saudável.

    • Penso que o que será preciso é manter o plano financeiro e desportivo que o Presidente levou a sufrágio. Foi isso que o Vice-Presidente, e administrador financeiro da SAD, Carlos Vieira disse em entrevista ao Canal Económico.

      Não se podem cometer loucuras, entrar em devaneios, gastar o que se tem.

      Eu já tinha falado noutras alturas sobre isto, o Sporting neste mercado quer sobretudo manter o equilíbrio financeiro. O Sporting só vai comprar após vender e só vai vender jogadores importantes, ou valiosos, após a reestruturação estar aprovada e recuperar as percentagens (Capel, Patrício à cabeça).

      • De acordo Bruno1906. Quando vejo as reacções as possíveis contratações (Mauricio e Montero) e contra-proprostas de alguns adeptos e sócios do Sporting fico parvo. É como se as pessoas ainda não tivessem percebido no caos financeiro em que estamos nem como lá chegamos.

        Foi com a entrevista do Carlos Vieira ao Canal Económico em mente que esta pergunta me surgiu. A certa altura ele declara a necessidade de saber gerir o efeito económico dos sucessos e do fracassos desportivos. Acho que seria bom aprofundar este assunto, ou seja, se o Sporting não se puder reforçar e tiver duas ou três épocas sem ir à Europa e tudo o mais que isso poderá encetar, como é que vamos salvaguardar o clube para que possa continuar a assumir os compromissos desta reestruturação. De outra forma, até que ponto é que o êxito desta reestruturação está ligado aos bons resultados desportivos.

      • 1. Nenhuma dúvida quanto às soluções institucionais e financeiras gizadas será inteiramente dissolvida; 2. Não nos façamos mais “pequenos” do que somos, inclusive quanto às soluções futebolísticas de que dispomos. Temos melhores jogadores do que é, hoje, “vox populi”. Não acho descabido apontar à Champions em 2014/15 e exigir a Europa ao Leonardo Jardim.

      • Gregor Samsa, não é uma questão de nos fazermos mais pequenos, é uma questão de explorarmos todas as possibilidades. Há um ano poucas pessoas diriam que nós iríamos ficar de fora da Europa, contudo… aqui estamos.

      • Não é comparável, Bruno. Há um ano “estávamos a pedi-las”: disparate, desonestidade, fragmentação, liderança fraca e traiçoeira a vários níveis, estrangulamento financeiro, congregámos enfim tudo o que liquida qualquer organização. Não é o caso agora. Remataria assim: a possibilidade de ficar fora da Europa é tão remota quanto a de ser campeão. Serão ambas reais mas ínfimas.

      • Sim, nem foi a minha intenção comparar a merda que se passava no clube, com o projecto que está a ser desenvolvido agora. Foi bom o teu remate, não vale a pena andar a caçar fantasmas…

    • Fazes bem em pensar que as VMOC’s são fundamentais, porque são. Quanto à 2a parte da tua pergunta não há nada que possam fazer para não perder a maioria do capital da SAD, uma VMOC, tal como o nome indica é de conversão OBRIGATÓRIA. Ou seja, os bancos só não ficam com elas se não quiserem, se quiserem ficam. E isto não é uma crítica à direcção actual, pois também não estou a ver uma solução melhor, é simplesmente responder à tua pergunta.

      • Parece-me que as VMOC’s só podem ser convertidas caso o Sporting falhe o pagamento anual relativo a elas. Foi assim que aconteceu no inicio do ano… penso que tal se mantenha… Na altura penso que foram 10M€ ou algo assim (o que muito me surpreendeu pois era o mínimo que o Godo precisava fazer para colocar o SCP nas mãos dos bancos… Vai ver, parte dos 20M€ da Holdimo também tiveram a ver com esse pagamento)…

    • “o que é que precisa de acontecer para termos receitas suficientes para sermos um clube competitivo e, ao mesmo tempo, financeiramente saudável.”?

      Excelente pergunta!

      Responde Carlos Vieira, admin. da SAD:

      “A grande questão, que é o que tem vindo a ser feito, é que de facto investe-se muito numa lógica de “talvez a gente consiga ganhar qualquer coisa”. A nossa lógica é: vamos investir mas vamos ser contidos. E sempre que houver oportunidade, ou porque tenhamos receitas adicionais, ou porque vamos a competições onde os ganhos financeiros são maiores, fazer um investimento adicional.

      Foi sempre assumido por nós, mesmo durante a campanha eleitoral, que o Sporting Clube de Portugal tinha de ter lucro, […] pelo menos para já para pagar a dívida que tem, e para que seja sustentável.”

      • Obrigado Leão de Trafalgar! Era precisamente este tipo de resposta que eu queria ouvir. Agora resta-nos ser inteligentes e pacientes! Força Sporting!

      • Rigor, competência e seriedade… Eu estou tranquilo. Preocupado mas tranquilo pois hoje há sportinguistas a cuidar do nosso “paciente”…

  2. Deixem-me resumir a coisa numa frase que nem pretende ser a mais lúcida ou a mais exacta: a rejeição da solução proposta pela Direcção (se quiserem: a adopção de qualquer das duas outras em cima da mesa) implica o fim do Sporting tal como o conhecemos já.

    Por mais desesperada que seja a situação, haverá alguém que esteja disposto a “partir para outra” já? Eu certamente não estou.

  3. 1 – Que liquidez fica disponível em concreto caso exista um outro mau ano desportivo, igual ao atual? Ou seja, um outro ano mau, irá obrigar a rever as contas, ou existe folga?

    2 – Nome dos novos investidores.

    3 – Posição do Sporting relativamente à gestão atual da arbitragem.

    (Quanto ao resto, estou esclarecido)

  4. Tenho dúvidas na seguinte questão formulada no blogue Futebol a 3:
    “Se sempre foi referido que seriam os sócios a aprovar a entrada de investidores, porquê conferir carta branca ao CA da SAD para encontrar esses investidores?”

  5. Dois dias após Luís Godinho Lopes ter acusado Bruno de Carvalho de ter proferido “inverdades” sobre a gestão do seu mandato, eis que o presidente do Sporting “convidou” o seu antecessor para estar presente na Assembleia Geral de amanhã.

    “Espero que Godinho Lopes possa estar presente, tal como Dias da Cunha. Gostaria bastante de falar cara a cara com ambos para esclarecer algumas dúvidas…”, começou por assinalar o dirigente, de 41 anos, num colóquio sobre dirigismo desportivo em Lisboa…

    http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=830364

    • Fernando, o Plano de Reestruturação Financeira do Sporting prevê:

      “ (…) No seguimento do comunicado divulgado a 12 de Abril de 2013, a Sociedade informa que iniciou o processo de reestruturação operacional, societária e financeira do Grupo Sporting, tendo já sido registado projecto de fusão referido no ponto (i) infra.Assim, cumpre, agora, no âmbito da plano de reestruturação financeira e recapitalização da Sociedade convocar uma assembleia geral da Sociedade para deliberar sobre as operações necessárias, concretamente:
      (…)
      (iii) Autorização ao Conselho de Administração para proceder a um ou mais aumentos do capital social da Sporting SAD num montante total de Euros 18.000.000,00 (dezoito milhões de euros), a realizar por novas entradas em dinheiro através de subscrição particular junto de investidor, ou investidores, de referência seleccionado (s) pelo Conselho de Administração da Sociedade, com supressão do direito de preferência dos accionistas, com emissão de 18.000.000 (dezoito milhões) de novas acções ordinárias, escriturais e nominativas, com o valor nominal de 1 Euro cada e pelo preço de subscrição de 1 Euro cada.”

      • “…a realizar por novas entradas em dinheiro através de subscrição particular junto de investidor, ou investidores, de referência SELECCIONADOS (s) pelo Conselho de Administração da Sociedade, com SUPRESSAO do direito de preferência dos accionistas…”

        Portanto carta branca para escolher os accionistas….

        Certo?

        SL

      • juba
        servindo isso para evitar que a holdimo ou alguem atraves deles adquira esses 18 milhoes de accoea, para implementar a % na SAD,
        no fundo e uma maneira da direcao se precaver contra a holdimo adquirir mais accoes…
        portanto, nao so escolher accionistas mas precaver contra banca ou sobrinho aumentar as suas partes…
        mas , claro para alguma parte da “nossa massa afectiva” que vive mais a norte,num camarote com uma certa fé, é preferivel passar a ideia de que, nao , a direcao nao esta a defender o clube, está a ser trafulha como aqueles que eles suspiram agora por terem saido…

        este direito de supressao é uma regra básica de economia , para proteger uma maioria qualificada e dispersar as outras percentagens minoritarias, no fundo uma regra basica de economia…

      • Chirola,

        Eu gostava era que os socios podessem escolher os accionistas.

        A direccao tera carta branca para os encontrar, mas a ultima palavra devera ser dos socios.

        Porque nao abrir aos socios a possibilidade de comprar as accoes ate um montante maximo por socio (para nao haver mais Baltasares!!). Esgotada essa via, por a sufragio dos socios os investidores interessados (e seleccionados).

        O que leio e realmente carta branca para seleccionar. E CONCRETIZAR.
        Os interesses do SCP estao acima de tudo, ate da actual direccao.

        O seguro morreu de velho, e depois da merda que as ultimas direccoes fizeram, ando mais desconfiado. E acho que todos os socios deveriam estar tambem.

        Nao compreendas mal, os ultimos 3 meses foram uma lufada de ar fresco no SCP, e muito ainda ha a fazer, mas e facil estar deslumbrado depois de todo o mal que fizeram ao nosso clube

        No geral a Restruturacao parece OPTIMA (dentro do possivel!), mas ha que precaver SEMPRE os interesses do SCP. Agora mais que nunca (infelizmente).

        SL

    • manel
      nao foi isso que perguntaste ou afirmaste em cima;
      isso que puseste agora já eu vi, o que dizes em cima , atraves do paste do futebol a 3, é que foi dito pela direcao que seriam os socios a aprovar os novos investidores
      a minha pergunta é ;
      quando é que a direcao disse isso, que os investidores seriam postos a apreciacao dos socios???

      • Fernando, estou convicto que a Direcção assumiu esse compromisso. Ou Bruno Carvalho durante a campanha. Posso estar enganado, é óbvio, mas vou tentar procurar. E digo-te a conclusão a que cheguei.

      • Fernando
        De facto, não encontrei qualquer compromisso de Bruno de Carvalho relativamente aos identificadores e a sua identificação aos sócios. Estava convencido, mas…
        Sendo assim, apesar do que consta no Futebol a 3, como eu gosto de ler pelos meus olhos e pensar pela minha cabeça, tenho de dar o benefício da dúvida ao Presidente.

      • Do programa eleitoral:

        “80. Entrada de novos investidores na Sporting SAD, com o Sporting Clube de Portugal a ficar sempre com a maioria do capital.”

      • manel
        eu tambem me parecia que nao tinha havido essa promessa, e depois é com afirmacoes como essas do futebola 3 que se comeca uma campanha de calunia, dizendo que foi dito, como um facto consumado, e depois diz-se: ah e tal mais uma mentira desta direcao…
        esta proposta da direcao escolher os investidores, é o que qualquer accionista maioritario faz em qualquer empresa cotada em bolsa, escolher quem querem como accionistas, fazendo valer a maioria. Portanto já tivemos de gramar com a holdimo (neste um mal menor, com esta opcao precavemo-nos de por exemplo algum primo ou tio do ricci ou do Sobrinho comprar os 18 milhos que vao estar disponiveis, e ficarem com quase tanto de maioria como o SCP…

  6. Posição do SCP em relação ao alargamento e à arbitragem!
    Ponto de partida em caso de insolvência, e dados referentes ao novo clube. nome simbolo etc

  7. Eu gostava de saber o que é feito dos 5M do yannick. GOstava de saber se estão a pensar em por sintetico dado os problemas do relvado. Gostava de se vao pedir reuniao com o secretario de estado para o desporto sobre o tema dos agentes e dos arbitros. Que medidas estao a ser tomadas para tratar de casos como bojinov? e se poder ser sugestoes para ponta de lança/avançao como niculae, suk, cissé, ghilas, rafa (este ja é medio), hassan.

  8. off topic… O mundial da ‘esperança’…
    Lá anda o Bruma a fazer estragos…
    Hassan a confirmar que pode ser um reforço muito interessante (e cabe na A e na B).
    Ferreyra para mim era a solução ideal (e podia resolver casos de Grimi – este talento ainda é do Sporting? -, Onyewu e mesmo Viola – podia ser emprestado ou trocado).
    Com o PSV ou Ajax (com Schaars e BolodeArroz), podiam ser feitos negócios muito interessantes… nomes para todas as posições não faltam (mas apostava num médio ala)
    Com o clube de Quintero (Pescara, podia ser feito o negócio da China… mas acho que os porcalhões se adiantaram… mas uns 5 milhões… e os passes dos super Pranjic, Jeffren e o tal dos 5 milhões… Miguel Flopes).
    Mas a grande contratação pode ser… JHON CÓRDOVA, mais novo, mais rápido, mais forte… que um tal de Jackson Martinez (Pode custar menos de um milhão de euros e começar pela B).
    Sobre Montero tenho alguma expectativa… sobre Maurício nem tanto… Preferia um excelente central que fosse uma referência para os mais novos, onde o Sporting está bem servido, ou uma aposta do nível de Lisandro Lopez… REVER, parecia-me o nome ideal… e dava para resolver a questão do Evaldo e do Elias, apostando num acordo com o Atlético para a colocação na B de um ou dois jovens talentos com opção de compra.
    Para terminar, não esquecendo a influência guineense na nossa seleção (num ou noutro caso desnecessária), e satisfeito por um mundo ter evoluído, oxalá não fosse apenas na composição dos planteis das seleções, de que continente é esta França? :)

  9. A AG é sobre o Sporting. Não sobre o plantel…
    Quais as obrigações perante a banca? Qual o serviço de dívida? Quanto sobra do pagamento de dívidas para o orçamento anual? Naming do Estádio avança? Qual é a previsão de receitas? Quais é que são as receitas mínimas para respeitar o acordado? Quais as consequências de não cumprir o acordado? Há garantias de que não haverá salários em atraso este ano? O que é que os sócios podem fazer para ajudar?

  10. Cacifeiros

    Eu cá cada vez mais me convenço que o ideal era a insolvência agora, limpava-se logo o passivo todo, e começavamos lá nas destritais. Daqui a 12 anos garanto que estaremos melhores do que estaremos com este plano de reestruturação.

    Meter o estádio no prego é a mior idiotice que poderíamos fazer, tem muito mais valor para nós do que para os credores.

    A minha opiniao é muito vasta sobre o tema, pelo que deixo aqui o link para toda a info sobre a reestruturação, há que abrir os olhos:

    http://pantominocracia.blogspot.pt/2013/06/as-baldrocas-da-reestruturacao-leonina.html

      • Bruno, mas eu não tenho direito a expressar a minha opinião? Ou o que tu queres é silenciar as vozes que não vão ao encontro das tuas ideias? Se é que tens ideias… pois ainda não vi nada!

      • Tu és é doente. Isso é que me irrita. Quem tem questões pertinentes e interessantes que fale à vontade. Quem vem ressabiado pode ficar à porta.

      • Nem é doença nem esperteza, ora bolas, mas um gajo não pode remeter a sua opinião para um link?

        A insolvência agora será sempre melhor do que mais tarde, quando o nosso clube j+a tiver defenhado por completo! Mais facilmente vou ver um jogo do SCP nos distritais do que um jogo dos monos na primeira liga….

      • Eh pá, direito tens. O problema é que tu transferes a discussão para outro local. Quando discutires aqui as problemáticas, e deixares de lado a promoção ao teu blog, pode ser que a malta te respeite entre em diálogo aberto e franco contigo.

        Assim olha, aguenta-te à bronca.

    • Ninguém vai meter o estádio “no prego”. O estádio já está hipotecado há muito tempo. A nua-propriedade não tem qualquer valor sem o direito de utilização. Sem esse direito — que é da SPM e já foi dado como garantia de empréstimos — o Clube não pode explorar o estádio nem tão pouco vender o terreno.

      A tua opinião é vasta — talvez seja tão vasta quanto o spam que vens para aqui debitar. Mas, apesar da vastidão, sofre de algumas lacunas.

      • Tens bom remédio: deixa de escrever a tua opinião noutro lado, escreve-a só aqui.

        Queres ter o teu blog e, naturalmente, queres ter audiência. Por isso vens aqui postar os links — isso é spam. Devias pesar o que te interessa mais: seres levado minimamente a sério quando comentas ou publicitar o teu blog e seres apontado como spammer.

    • Insolvência ou PER (que é uma falência orientada pelos bancos) são ambos sinónimo de fim do futebol profissional do Sporting.

      • Como disse acima, e já o tinha dito anteriormente, enquanto este personagem quiser transferir a discussão do Cacifo para o blog dele estamos conversados.

        Que coloque aqui a sua argumentação, por mais idiota que seja, e é, que haverá malta a trocar opiniões. Assim nestes moldes para mim conta como spam, pode ser que o cherba se farte desta promoção gratuita e o gajo se foda.

  11. Off-Topic..,
    Estava aqui a ver o jogo do Milionários, e o Fredy Montero acabou de marcar um golo, através de livre directo, muito bem executado!!!

  12. 28 minutos em campo… um golo invalidado por falta de um colega antes do remate, 1º golão de livre (a fazer lembrar matias fernandez) e um 2º de habilidade por cima do guardaredes. Durante o jogo os comentadores da tv colombiana deram-no como garantido no Sporting. Pelo que vi… espero que sim! Realmente com o meio campo que a equipa do Millionarios tem era impossivel o rapaz maracar mais golos no campeonato!

    • A única coisa que eu vi foi uma data de pessoas, umas a dizer Porto, outras Benfica e outras Sporting. Até pode ser que ele vá para fcp mas não é por aqui que fica algo confirmado.

      • Confesso que não vi ninguém falar nos lampiões, mas deve ser porque o meu livro das caras é diferente do teu.

        Os dois Sportinguistas pedem para Ghilas virem para o Sporting, a diferença é que quem fala no Porto são os amigos dele, marroquinos. Obviamente que não serve de confirmação, nem o facto de ele estar no Gerês.

        Sabes o que eu acho? O Bufas vai anunciá-lo em breve, só para quebrar qualquer eventual empolgamento da nossa parte.

        Não vou ficar a lamentar nada, nem vou culpar ninguém. Já sabíamos que com as nossas condições financeiras (o dinheiro é escasso até para um bom salário) e condições desportivas (estarmos afastados da UEFA é um graaaande handicap) seria muito difícil conseguirmos grandes reforços.

  13. “O gajo parece bom, pá!”

    A malta lê o nome de um possível reforço (leia-se, de uma invenção de um jornalista), que nunca o viu jogar antes, e depois de ver uns golos no Youtube passa a considerá-lo “um bom jogador para o plantel”. Alguns de vocês enquadravam-se na direcção de um Godinho ou Bettencourt.

    • Nao… nao foi pelo youtube! Foi mesmo através de streaming e a ver o jogo em directo. E olha que a tal “invenção de um jornalista” ta a percorrer o mundo, uma vez que os comentadores da tv colombiana varias vezes afirmaram que seria a despedida do Montero dos jogos em casa porque ja tinha tudo acordado com o Sporting. Infelizmente não falaram muito bem de nós.
      Já tu é que pareces saido da direção do godo porque gostas de falar e mal do que desconheces.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s