Carta aos criativos da Puma

Exmos Senhores,
foi com profundo desagrado que vi confirmados os meus receios, no que toca ao equipamento alternativo. Roxo, depois do laranja. Com jeitinho, e a juntar o vosso iluminado trabalho às mentes iluminadas de quem aprovou estas duas farpelas (e que, felizmente, já não está à frente dos destinos do clube), para o ano teríamos um alternativo azul ou vermelho.
Explicações para uma aposta tão medonha e desprovida de ligação ao clube (sim, caso não tenham reparado, maioria dos adeptos gostam de equipamentos que se relacionem com a identidade do Sporting) só vocês as poderão dar, mas que é notório um retrocesso no que toca às camisolas: começámos bem, com uma branca + calção preto + meias verdes, passámos para uma duvidosa verde água, depois para um bem aceitável kit com base em preto, forçámos com o laranja e vomitámos com o roxo.

Agora, das duas uma: ou vocês se estão a cagar para o que é o Sporting, ou acham que podemos ser cobaias dos vossos devaneios. O que, no fundo, vai dar ao mesmo. E olhem que, atentando no vosso trabalho, nem é assim tão complicado oferecer-nos algo que nos agrade. Senão, vejamos:

Isto, com um tom de verde diferente, não tem mais a ver com o Sporting?

Goias 2013 Puma Home + Away Kits

Isto, trocando o amarelo por verde, não teria feito mais sentido do que o laranja?

away

Até isto, que não me enche as medidas, não teria sido mais lógico do que o laranja?

7900095824_11968a6b4b_z

E uma coisa simples, sem ser simplista (a branco ou a preto, tanto faz)?

puma-kits-1024x380leicester-away-shirt-2012-13

E custará assim tanto beber inspiração em bons exemplos da concorrência, como este?

Werder-Bremen-Away-Kit-12-13

Agora… roxo?!? Roxo de raiva fiquei eu, ao ver tamanho disparate. Ah, já agora: qual é o vosso problema com a localização do símbolo?!? O Leão Rampante usa-se sobre o peito, não junto ao pescoço!

O que vos vale é que, no meio de tão palerma momento criativo, acabaram por acertar em algo: em francês, moche significa “feio” e “medíocre”. Não podia ter sido melhor, a publicidade a estampar nesta nódoa roxa.

Advertisements

108 thoughts on “Carta aos criativos da Puma

      • Uiii … q desgraça ….
        Num mundo utópico a Puma até teria sido uma boa escolha pois o símbolo deles encaixa q nem uma luva c/ a nossa identidade. O problema é q os designers da Puma são terríveis!
        De um modo geral gosto do design da Nike. A Reebok fez um bom trabalho p/ o Sporting, especialmentee em 1999/2000. Mas de facto as verdadeiras camisolas que me inspiram, aquelas que transbordam do espírito Sporting, são as da década de 70, quando nem sequer tinham uma marca oficial.
        Será assim tão difícil parar de inventar c/ o nosso equipamento?

      • mas acho que foi só por um ano. no entanto não posso precisar!! mas a propósito dos criativos. os gajos dos equipamentos do andebol foram espertos. viram qual o equipamento alternativo que os adeptos mais gostaram e recriaram. conclusão, teve níveis de venda muito interessantes!

      • A puma faz um bom trabalho com uma série de selecções e de clubes, acho que se não faz com o Sporting é porque não recebe briefings como deve ser.

        Há coisas que não têm nada a ver com o Sporting e que deviam obrigatoriamente estar no caderno de encargos com as guidelines para os criativos da marca.

        A puma não leva a sério o Sporting porque estas coisas não têm sido levadas a sério por quem no Sporting tem “tratado” delas…

        Não é só a puma que tem maus exemplos, todas as marcas têm… Foi a Nike que criou o equipamento “Calipo” para o Barcelona, por exemplo.

        Aquilo em que acho que ficamos verdadeiramente a perder com a puma é na promoção que as próprias marcas fazem – basta entrar numa Nike Store ou Adidas Store, e depois entrar numa loja da Puma para constatar o destaque e exposição que são feitos aos equipamentos em cada uma…

        SL

      • este é o último ano, do que se sabe que tenha vindo a lume.

        De resto, discordo das críticas. Nos últimos anos, a Puma tem feito um excelente trabalho, as camisolas principais são as melhores em muitos anos, e os alternativos são… alternativos, feitos para chocar e se diferenciarem o mais possível dos listados, e também para mudarem de ano para ano. Já tivemos alternativos azuis e ninguém se queixou!

        http://www.verdebranco.net/novas_camisolas/2012/todas-as-cores-alternativas-do-Sporting.html

      • Vale o que vale mas tenho um sobrinho cujo pai é benfiquista ferrenho e que quando ele não está diz que é do sporting porque gosta muito do simbolo do puma…

  1. A principal tem zero de inovação. Quase só muda a gola. A alternativa é uma alusão ao “Moche” ou então homenagem à Fiorentina, nosso clube irmão. Tanto faz. De qualquer forma, não tem sentido nenhum. Não é uma camisola do Sporting CP e não tem ponta por onde se lhe pegue. Lembro-me do fcporto utilizar esta cor há uns anos atrás… Onde fica a nossa identidade? Tudo o que vier é melhor que a Puma. Nike, Le Coq Sportif, Umbro, Lacatony… Puma é lei do menor esforço

    • o kit principal, apesar de pouco inovador, resulta bem numa perspectiva de ser um equipamento que assinala os 50 anos da conquista da Taça das Taças. As golas e as meias pretas dão-lhe esse lado vintage. Pena o símbolo colocado no pescoço…

      • Cherba, já viste as costas do principal? Como é possível, num ano em que nem sequer vamos à Europa, não termos listas nas costas? Para mim esta foi a principal desilusão dos equipamentos este ano…

      • Espero bem que exista uma versão com as costas listadas a verde e branco e sem publicidade, tal como no ano passado.

        Senão e tal como diz o Leão Portimonense é a maior desilusão. Acresce que desapareceu a imagem da equipa vencedora da Taça das Taças que estava no interior da gola de uma camisola que apareceu aí há uns tempos e que foi tema de post no cacifo:
        https://ocacifodopaulinho.wordpress.com/2013/06/03/a-confirmar-se-e-uma-alegria-redobrada/
        Esta sim seria linda!

        Os “génios” da Puma parece que colaram uma toalha verde nas costas da camisola principal, horrível, horrível…
        Muito mais preocupante este deturpar do equipamento principal do que as variações de marketing e cromáticas no secundário.

      • Sim, a principal deveria ser toda listada, e ficaria esplêndida! E não com as costas em verde, não é o Sporting!

    • Desculpa lá AMC mas a Fiorentina não é “minha” irmã. Respeito o “gemellaggio” que existiu – e as óptimas relações entre os Ultras do Sporting e da Fiorentina, mas em primeiro lugar, foi na Fiore que jogou um dos símbolos dos nossos rivais e, por outro lado, nada na história nem na imagem desse Clube tem a ver connosco. Se é por essa razão que dizem, gostava de ver no mesmo ano a Fiore a adoptar riscas verde e brancas no 2º equipamento.

      Clubes irmãos a sério são por exemplo Olympiakos – Estrela Vermelha – Spartak Moscovo ou Partizan – PAOK, pelas cores, pela história (Russos, Gregos e Sérvios vêem-se em geral como irmãos ortodoxos). Se vejo algum clube como nosso “irmão” é sem dúvida o Celtic (verde e branco, os “Lisbon Lions” de 67, etc), com quem até teríamos muito a aprender em beleza de equipamentos.

      Sporting Sempre!

      PS – e porra, roxo e verde dá dó…..

    • há dois anos que eles pensavam no roxo, e não usaram porque o porco usou… eu tenho samples disso, protótipos feitos para o Sporting ver como ficava! Há uma versão igualzinha à laranjinha mas em violeta, com os detalhes em verde shocking.

      • São aqueles que estão no teu site (ou no Fórum) Nunoni? Medo… desses protótipos.

      • exactamente!… mas por acaso um deles, o violeta com detalhes em verde vivo, até é muito bonito!!! Recebi hoje, tenho aqui na mão, e teria sido um grande equipamento alternativo!

  2. É dos mais feios dos últimos anos, mas não será isso que nos vai fazer vacilar, antes um equipamento feio e sucesso desportivo do que ao contrário.

      • Deixa lá Cherba (desde já desculpa e peço autorização para este “pessoalismo”).
        Por curiosidade até fui espreitar.
        Claro que não podemos gostar todos de pachacha nem temos todos de gostar do BdC.
        essa Marmita de trampa até pode ter razões válidas (na opinião dele\?s?) para não gostar do nosso presidente.
        Mas, se as têm ninguém percebeu quais são.
        Apenas uma especie de blog a descontextualizar e a denegrir….

        Bem, se calhar tens razão, foda-se a denegrir o Presidente do SCP.o qual merece respeito (não é por ser o BdC= Deus, é por se o presidente do SCP)..

        Quer dizer, por outro lado, aquilo nem é denegrir, é palhaçada….
        Se calhar vou fazer uma especie de blog sobre a Marmita do Ghandi ou do Che ou do MLK ou outro qqr.
        se calhar, pegando nuns videos, metendo uma musica até consigo faze-los passar por diabos!!!

        E o ódio latente naquela especie de blog parece tão pessoal, tão visceral que, cá para mim, é um ressabiado que quis ser da lista do Bruno mas não foi aceite ou então era colega de carteira ou era o ex namorado da esposa do presidente…..

        P.S: não tenho dúvidas que a marmita vai ser um sucesso, vai etsar cheiod e visitas de lamps, porquistas e braguistas, que vao partilhar os videos à fartazana no FB…
        Agora lagartos,, não vaio lá ver muitos!!
        Ou seja, isto não é sportinguismo!

  3. Continuo a achar uma parvoice falar-se das cores dos equipamentos alternativos, para mim o que conta é as vantagens do contrato, se de facto a puma paga mais para ter o equipamento então não percebo o drama…

  4. Eu acho que temos problemas bem mais graves para resolvermos do que o equipamento alternativo. É impossível agradar toda a gente. Pessoalmente, nem acho este um dos piores. Mas isso sou eu que simpatizo com a Fiorentina. Vá lá, caralho! Fechem lá os olhos e imaginem lá o ponta de lança com a alternativa vestida. É o Batistuta, caralho!

  5. Já ouvi dizer que a ideia deste design funebre e desajustado tem a ver com o roxo estar na moda e que se quer conquistar o publico feminino. Por mais ridícula que seja essa desculpa, sempre a prefiro do que a historia da fiorentina. Mas de qualquer modo, é mau demais para ser verdade. Mas oxalá que ainda vejamos a combinação do roxo com a prata das taças que vamos ganhar esta epoca.

  6. Permitam-me discordar: é preciso ver a fotografia toda, e o sucesso da camisola será medido lá para a frente, quando soubermos os números das vendas. Para já, quando fui ontem ao estádio comprar a minha (coisa que nunca tinha feito em dia de lançamento e que não faria se a camisola fosse branca com uma risquinha verde ou algo assim) a impressão dos funcionários era de que se estava a vender muito acima das espectativas!
    De qualquer maneira, o principal é termos reforços de qualidade (possível), o Bruma renovar, a camisola é o menos! Abraço

    • epá, venderem-se porque a malta está animada e quer comprar ,não quer dizer que seja uma valentissima foleirice
      nem entendo. não há que inventar :
      principal, listas verde e brancas, iguais à frente, costa e mangas,calção preto e meia listada
      alternativo: preto ou branco. inventem nos retoques, na gola, ponham um pouco de amarelo, joguem com as cores dos calçoes e das meias… mas não inventem…
      o problema dos criativos é que acham que têm de ser criativos, quando não é preciso ,depois dá merda.
      P.S: acho a roxa bem gira. MAS não é SPorting!

      • Das alternativas esqueci-me da Stromp. se bem que pode ser a versao branca (listada, preta e stromp)

  7. Confesso que gostava que alguém me explicasse a história de ser clube irmão da Fiorentina… Desde quando???? E por alminha de quem???? Existe uma amizade entre membros da JL e da claque da Fiorentina, apenas e só. A Puma em parceria com o Sporting podia lançar um concurso para os adeptos. Colocava no site do Sporting ou da Puma Portugal os templates em branco dos vários equipamentos que têm disponíveis, e com uma simples aplicação em HTML permitiam aos adeptos colorir o equipamento à escolha. Faziam um concurso, e quem tivesse mais votos era o que avançava. Simples.

  8. Não desgosto da camisola. No principal gostaria de ver as meias e as costas do jersey com listas, mas este alternativo, na minha opinião, não é feio. Parece-me que o roxo não funcionaria se não tivesse o contraste do verde nas golas e detalhes. Aí seria amorfo e pesado.

    É sempre complicado agradar a todos, mas também é verdade que por vezes, quando se acerta, agrada quase a todos.

    Em todo o caso, e não sendo a Puma a minha marca de eleição (prefiro a Le Coq Sportif), este equipamento até pode vir a ter um número de vendas assinalável (os preços é que são um verdadeiro problema).

    • isso são outros 500… são preços inacreditáveis, ainda para mais num país onde os subsídios de férias foram com o boda (ou metade deles)

      • Marketing é para palhaços.

        Merchandising devia dar muito dinheiro ao Sporting todos os dias, mas não é com a venda de camisolas caríssimas que se vai conseguir alguma coisa, tem que ser com produtos do dia a dia, como preservativos, papel higiénico, tampões, etc.

      • em preços reais contando a inflação, as camisolas custam o mesmo que em 2000… eu fiz as contas, e está algures no verdebranco.net

        Ora acontece que o nível de vida, mesmo contando com os subsídios, os impostos, etc, é maior hoje do que era em 2000. Ou seja, o esforço financeiro para comprar uma camisola diminuiu.

  9. Realmente os equipamentos da Puma têm sido uma catástrofe.

    Laranjas, roxos, que merda é esta? Quem aprovou este equipamento alternativo? Não há ninguém no clube que olhe para esta situação?

    Pelo menos, esta ano a nossa camisola tem gola! odeio ver a nossa camisola sem gola, parecem pijamas desportivos.

    porque não usam como base a camisola alternativa do andebol, que é das mais lindas que já vi? As nossas cores são o verde e o branco, vá lá ainda aceito o preto. Agora arco-iris? PQP a Puma!

    • Para mim é precisamente ao contrário. O equipamento secundário, e já que nesses jogos temos de jogar sem o principal, para mim seria o mais alucinante possível. Uma trip de MD em forma de camisola, para foder os olhinhos aos adversários.

      Roxo com pormenores em verde fluorescente, vamos Sporting!

      • “Uma trip de MD em forma de camisola,para foder os olhinhos aos adversários” ahaha,muito bom Trolha!!

  10. Essa história da amizade com a Fiorentina só acho estúpido e sem qualquer lógica. Imagino se fosse com o Man Utd ou com o Herta.
    Mas como quem escolheu os equipamentos foi a anterior direcção, aí já compreendo e até concordo, tendo em conta o passado recente da Fiorentina e sabendo que já estava a ser negociado um PER… Tiveram azar :)
    Quanto ao principal, as costas todas verdes tira toda a beleza da nossa camisola listada. É toda listada foda-se, custa muito?!
    Quanto à Puma, pqp para eles! Venha a Umbro ou a Le Coq…

  11. Cherba,

    Num momento em que a História do Sporting Clube de Portugal nos toca mais fundo, fica a minha sugestão para um post:

    02 Julho 1984

    Fernando Mamede bateu o recorde do Mundo e da Europa dos 10 000 metros em Estocolmo, com a marca de 27.13,81 minutos. Foi uma jornada gloriosa para o Sporting, porque o segundo classificado da prova foi o também sportinguista Carlos Lopes, com 27.17,48 minutos, então a segunda melhor marca mundial de sempre. A marca de Mamede foi recorde do Mundo durante cinco anos e da Europa durante 15 anos.

    SL

    • E q puta de corrida fez o Mamede nesse dia!! Tinha 10 anos e lembro-me como se fosse hoje!!!!
      Sempre em alto ritmo (O Carlos Lopes trabalhou p o Mamede durante toda a corrida) e depois à entra p/ a última volta o Mamede “fresquinho” ultrapassa o Carlos Lopes como se estivesse a correr os 800m!!
      Alucinante!
      Agora era o Carlos Lopes a tentar aproveitar a boleia do Mamede, mas já estava todo roto. Aliás acho q não me lembro de ver o Carlos Lopes alguma vez assim tão esbaforido no final de uma corrida. Mesmo assim o seu esforço foi compensado c/ o 2o melhor tempo de sempre mas a 4s p/ o Mamede, o q diz tudo!!!

      Eu q aos 10 anos já era um leão fanático, delirei: dobradinha p/ o Sporting c ambos a baterem o recorde do Mundo?!?!? Melhor era impossível!!

      No final, o sentido abraço entre o Carlos Lopes, o Mamede e o Moniz Pereira é de levar qq leão às lágrimas.

      Podem ver aqui:

  12. As novas leis da UEFA não deixam usar as cores do equipamento principal no equipamento secundario…Que outras escolhas sobram, eliminado o verde, branco, laranja (anterior), vermelho e azul (rivais)????

  13. Eu preferia o preto. Mas cá me parece que este “roxo” é encomendado e não totalmente da responsabilidade dos criativos Puma. De qualquer modo, ainda assim, poderiam ter feito melhor trabalho com o design (e a história do símbolo é sintomática). Cá me parece que eles pensam que: para quem é serve.

    PS: a cena nas costas da principal sem as riscas não lembra ao diabo e o MEO na frente com aquele fumo preto ainda me parece pior que o roxo…

  14. Subscrevo este post, por inteiro!

    Pequena curiosidade: a composição do roxo num espaço de cores “aditivo” (RGB) é:
    – 50% Vermelho
    – 50% Azul
    – 0% Verde

    Ou seja, esta camisola representa a ausência, a negação do Verde! Esta camisola mete nojo, não fosse pelo Leão ao peito, mas que mesmo assim não está onde devia. Quem desenhou isto, e especialmente quem aprovou não tem a mínima noção do que é o Sporting e do respeito devido à instituição, aos seus Sócios e aos seus símbolos.

    E que dizer da publicidade? É óbvio que gostamos dos €€€ da PT… mas isso significa que temos de aceitar qualquer marca do grupo nas nossas camisolas, por mais estúpida que seja?? Se a PT inventar um novo tarifário “FODA-SE”, vai obrigar-nos a estampar isso nas camisolas??…

    Enfim, tenho que me mentalizar que vamos ter que aturar isto este ano (pelo menos o roxinho-a-fugir-para-o-azul). Será como que um símbolo da nossa travessia do deserto, por muito bem que as coisas corram — e esperemos que corram o melhor possível! — para que ninguém se esqueça, esta camisolinha servirá de “reminder” do desrespeito e da pouca vergonha com que lidaram com a instituição Sporting, com o Nosso Grande Amor. E da nossa contínua responsabilidade em garantir que isso jamais se repetirá.

    .
    .
    PS: para quando um post sobre a AG??

  15. O nosso equipamento alternativo deveria sempre estar ligado ao nosso DNA ao nosso passado e às glórias, conquistas e pessoas (desportistas e dirigentes que se destacaram) fazendo-lhes, em cada ano, uma homenagem a cada uma delas mostrando que não os esquecemos (alguns exemplos: peyroteo, 5 violinos, Damas, Manuel Fernandos, Jordão…, porque não os 5 violinos como um todo e/ou um a um em anos diferentes fazendo homenagem a cada um deles…, porque não também ao dream team de hoquei que conquistou tudo para o Sporing e para Portugal com Livramento ao leme, ou também ao fernando mamed, ao Carlos Lopes que levaram o nome do Clube por esse mundo fora… )
    Essas camisolas podeiram ser feitas de diversas formas que poderiam ir de uma imagem de corpo inteiro do atleta em questão ou só a cara ou outra matriz pré defenida pelo clube.
    Acho que também poderiamos homenagear dirigentes (infelizmente não temos muitos para homenagear) como o fundador do clube, também podiamos homenagear feitos históricos como conquistas e porque não a Academia que também servia para a publicitar mais e venham mais ideias sobre o nosso DNA. Aliàs deveria ser obrigatório no contrato eles seguirem um design com regras elaboradas pelo clube e depois geravam 5 ou 6 protótipos e o Clube decidia qual seria implementado ou então, porque não, os sócios de xem X tempo também terem o direito de se manifestar e votarem no sie do clube.

    • “O nosso equipamento alternativo deveria sempre estar ligado ao nosso DNA ao nosso passado e às glórias, conquistas e pessoas (desportistas e dirigentes que se destacaram) fazendo-lhes, em cada ano, uma homenagem a cada uma delas mostrando que não os esquecemos”

      Fanatismo ao extremo? O principal concordo, o segundo é para vender. Antigamente só se comprava um, o principal, agora os clubes têm de fazer com que os adeptos para além do principal ainda tenham o secundário. Pensa nisso…

  16. Ponto prévio gosto dos equipamentos.

    Gosto muito do principal e das golas e do pormenor das meias pretas.

    Gosto da caixa pois permite distinguir os números.

    Quanto ao secundário é roxo mas com as golas verdes fica bonito ao vivo é porreiro.

    Eu sou da opinião que os segundos equipamentos têm de ser diferentes, gostei o amarelo e do laranja do ano passado. Mas gostei muito mais dos equipamentos em preto que tivemos eram lindos e do verde alface que tivemos como secundário, aliás tenho estas duas camisolas.

    A puma é uma marca premium, basta ver os preços dos ténis e do parafinaria desportiva deles, mais do que adidas e nike. Embora goste mais do design da nike descontando algumas burradas no Barcelona.

    Além de que não estão só no futebol recordo que por exemplo a Ferrari é patrocinada pela puma e o maior contrato de patrocínio de marca desportiva e um clube é entre a puma e o Arsenal.

    Dito isto gosto muito mais do principal deste ano, penso que é dos melhores da puma e também gosto do secundário é inovador e numa cor diferente do normal. Branco é que não, pois parece que os jogadores andam de pijama. O Real Madrid tem esse problema com a cor do equipamento por isso andam sempre a por padrões nas camisolas e a mudar as cores dos números.

    SL

    • Concordo com a parte do preto ter sido o mais louco de todos os alternativos… e houve também um verde escuro com o símbola a marca de água (e com patrocínio da telecel) que foi muito bem esgalhado.

  17. Se tem alguma coisa a ver com a Fiorentina é ainda mais estúpido, porque nunca percebi bem essa tal ligação, que me parece ser só uma coisa de claques.

    Enfim, não sendo das coisas mais importantes, é daqueles detalhes que tenho a certeza que esta direcção não vai descurar para o ano. E que o roxo não dê o galo que o laranja deu, caso não tenham reparado não ganhámos a puta de um jogo vestidos de laranja.

  18. De facto essa história da Fiorentina é de loucos. Cada vez que penso em Fiorentina aparece-me logo a imagem do Rambo dos Túneis.
    Mas quem é a Fiorentina?

    Depois, tenho que confessar que este alternativo está bem esgalhado. Eu pelo menos gosto. Tirando o equipamento “fluorscente” da época de 2000, este é para mim o mais bonito.

    Mas também concordo que os manos da Puma não são muito felizes na concepção. No entanto o que mais me interessa é quem os vai vestir e a forma como os deixa no final de cada jogo.

    E aqui para nós, só o facto de haver equipamentos já é bom. Se fosse há uns meses atrás acho que esta época jogavamos nús.

  19. Alguém que me confirme, mas penso que este equipamentos foram aprovados ainda na era Gordinho. Lembro-me de ter lido algo do género, em que já nada se podia fazer para alterar os equipamentos.

    Espero sinceramente que BC se livre uma vez por todas daquelas caixas da publicidade. Primeiro foi o azul da tmn, agora é o preto da meo…porra mas será que não podem aparecer apenas as letras a preto?? É que estraga a tshirt toda…

    • Não sei se o Godinho deu a certeza mas falou em alterar essa situação dos equipamentos, explicando que essa solução com a publicidade a branco com fundo de outra cor, não foi? Ou fomos só nós aqui no cacifo, tendo até dado o exemplo dos lampiões – que tinham deixado o azulinho cueca da tmn?

      Sporting Sempre!

      • Foi o barbosa dos reboques… e, sim, acostaelmatador, tenho quase a certeza que estas camisolas já estariam aprovadas há já algum tempo.

      • Pois lá está, mais uma para juntar ao rol de incompetencias dessa direcção. Marketing tem sido um dos pontos onde o Sporting tem falhado, principalmente em questões de design ou funcionais.

        Ao menos BC dá-me confiança que os proximos equipamentos serão do agrado da maioria (perca das boxes pretas e um verde digno do seu nome)

  20. A camisola alternativa é horrível….ponto final. O que é bom…

    Passo a explicar…

    No ano passado, o Sporting usava o equipamento laranja muitas vezes, até mesmo quando as equipas adversárias apresentavam cores não confundíveis com a nossa listada verde e branca.

    Até mesmo o futsal em jogos em casa usava o laranja e poucas vezes o principal.

    Pode ser que, devido ao facto do roxo não agradar a maioria dos Sportinguista, inclusive ao Presidente, possamos deixar um pouco de lado o uso dessa camisola.

  21. Mas não andava tudo maluco com os novos equipamentos da Puma?

    O equipamento mais próximo da realidade que a Puma fez foi o do ano passado. Estas costas todas verdes lembram a alguém caralho?

    Próximo ano, é reunir um grupo de sportinguistas e desenharem as camisolas, depois põem para votação no site. Foda-se.

  22. Duas notas: em primeiro lugar não sou apoiante da solução de termos equipamentos alternativos em versão circo só com a desculpa de que são para vender.

    Desde a Reebok em 1998/1999 que tivemos, com honrosas excepções alguns dos mais feios equipamentos alternativos de que há memória no Nosso Clube, sobretudo aqueles mais despropositados como os amarelos, laranjas e roxos.

    Para mim o alternativo todo verde de 1999/2000, foi o único que gostei verdadadeiramente (vejam em http://www.verdebranco.net/Sporting_Clube_de_Portugal/equipamento-do-Sporting-1999-2000.html – atenção que estou a falar do verde com as riscas verde e preta sobre o verde e não do colete da Brisa) apesar de pouco o termos usado.

    Volto a dizer que o critério deveria ser de respeito pelas cores do Clube e não o de promover o coleccionismo.

    Em segundo lugar, sabem quantos mais anos teremos a Puma como fornecedora oficial? Eu quero lá saber da Ferrari e do Arsenal. Como mal me lembro dos equipamentos da Le Coq Sportif (que o pessoal mais velho coloca sempre como “A” referência), como os da Hummel não eram lindos e os da Umbro pareciam cópia das riscas mais finas do Celtic, para mim a camisola de 1993/1994 é a melhor porque é discreta e sóbria. Eu pessoalmente tenho saudades da Adidas!

    Sporting Sempre

    • olha que aquilo não era bem verde, é um azul marinho ou verde azulado! Está na escala intermédia entre verde e azul. E o de 98/99 esse então a parte de cima era memso azul escuro puro e duro!

      • Sim é aquela velha cor do azul esverdeado ou o verde azulado. Para mim essa “cor” é verde :) Acho que em campo o efeito era muito bonito e era verde.

        Zzzz por acaso não gostava muito do de 98/99, o tal a que me referia como sendo o colete da Brisa e sim também tenho a ideia que a parte de cima era azul escuro.

        Não me recordo de qualquer outro equipamento alternativo que tivesse sido do meu agrado a não ser os mais simples com branco ou verde. Será tão difícil imitar o alternativo do andebol da Asics????

        Sporting Sempre!

      • o problema de copiar o do andebol é que era preciso a Asics autorizar a Puma a fazer isso: os layouts dos equipamentos devem ter copyright das marcas que os fazem e vendem

      • Sim Riga, eu imagino. O que escrevi foi mais em jeito de desabafo mas poderiam criar uma solução semelhante porque estas últimas não têm sido feliz.

        Estou a pensar em clubes que toda a vida tiveram equipamentos alternativos completamente diferentes dos originais: Man Utd (com o azul), Liverpool (com variações de equipamentos verdes) ou mesmo o Feyenoord (também com o verde).

        Nestes casos, trata-se apenas de manter o clube fiel às tradições embora evoluíndo no estilo desses equipamentos. No nosso caso, não tenho problemas com estilizações dos nossos equipamentos tradicionais! Nenhuns mesmo! Mas usar o “fazer dinheiro” como justificação para estes exercícios, ano-após-ano, só me faz lembrar que a Alexis Texas ou a Jenna Jameson também fazem muito dinheiro……..

        Sporting Sempre

      • Tens toda a razão Zzzz. My bad. Nem me lembrava desse mas concordo com o que dizes, que era discreto, bonito, simples e fiel às nossas cores.

        Sou um chato do caralho com estas questões – já o tinha sido com as discussões sobre o símbolo – mas a dignidade e a honra não são valores dispensáveis no Sporting. Pelo contrário.

        Sporting Sempre

  23. Fui ver ontem ao vivo e… Fora-se! É ainda pior que nos meus pesadelos… Que merda! Não quero!

    Saudações Leoninas

    (Giro era sob forma de protesto a camisola ser usada ZERO vezes!!!)

  24. A cor do equipamento alternativo foi decidido… pelo patrocinador.
    Se repararem é muito parecido (na cor) com o alternativo do FCP.
    Infelizmente, só ao SLB não enfiam estes barretes.
    A nova direção devia recusá-lo, e (ainda) não o fez.
    Obviamente deveria ser todo preto (ou branco) e recuperarem o modelo ‘Stromp’.

  25. nem entendo. não há que inventar :
    principal, listas verde e brancas, iguais à frente, costa e mangas,calção preto e meia listada
    alternativo: preto ou branco. inventem nos retoques, na gola, ponham um pouco de amarelo, joguem com as cores dos calçoes e das meias… mas não inventem…
    o problema dos criativos é que acham que têm de ser criativos, quando não é preciso ,depois dá merda.
    P.S: acho a roxa bem gira. MAS não é SPorting!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s