Foi há 101 anos

Nos Jogos Olímpicos de Estocolmo, a 6 de Julho de 1912, António Stromp corria os 100 metros e tornava-se no primeiro atleta olímpico português.

Advertisements

37 thoughts on “Foi há 101 anos

  1. acho piada a certos clubes que ostentam datas de fundação anteriores à do Sporting Clube de Portugal (porto, benfica e boavista), mas não aprsentam nem um documento oficial ou troféu que comprove a suposta data de fundação.

  2. só ganham nas modalidades que ninguém quer saber..no desporto rei não ganharam um único troféu internacional. o Braga em meia dúzia de anos igualou o maior feito da história deste clube que foi chegar a uma final da taça uefa. o mais triste é que vocês sabem que nunca ganharão

    • “só ganham nas modalidades que ninguém quer saber..”

      Tens razão, o Futsal só interessa a clubes pequenos, como o Sporting, ou o Benfica, ou o Barcelona…deve ser por isso que tem mais audiência um jogo com estes clubes pequenos, do que qualquer jogo do braguilha no “desporto rei”…E o andebol a mesma coisa…

      “no desporto rei não ganharam um único troféu internacional. o Braga em meia dúzia de anos igualou o maior feito da história deste clube que foi chegar a uma final da taça uefa.”

      Sabes lá o que é uma Taça das Taças, quanto mais ganhá-la…ah, é verdade, a grandeza do braguilha mede-se em “meia dúzia de anos”…
      E tens que convir, para quem fala de grandeza vir gabar-se de “igualar” uma não-conquista…

      Tu não tens mesmo idéia o que é um Clube que tem atletas sucessivamente em Jogos Olímpicos (é outra coisa que não interessa a ninguém…) ou representantes nas selecções de todas as modalidades…
      Mas isso é normal. Afinal o teu braguilha tem “meia dúzia de anos”, como deve ter meia dúzia de modalidades, e, com sorte, meia dúzia de sócios…deixa-me adivinhar: tu és o “meia dúzia”…por isso calhou-te a ti vires cá hoje fazer papel de parvo…

      Saudações Leoninas, e agora volta lá para o teu buraco da pedreira.

    • eh pá, deixem lá o rapazito, pela primeira vez teve uma ereccaozita, (desde que bettencourt e godo se andaram a pavonear), e pensa que aquilo dura para sempre, nao deve saber a diferenca entre uma ereccao e a tusa do mijo, …mas aquilo passa-lhe e se nao passar pode sempre utilizar o orificio mais próximo, (cerca de 10cm de distancia)…

    • Ai sim???Lembrem aí ao menino, a quem o Sporting Clube de Portugal, este ano, ganhou a taça de Portugal. em Futsal!!!!
      Mas não vamos dar importância,a um clube, em que a maior parte dos adeptos, são primeiramente adeptos do carnide, e só depois do braga!!!

      SL

    • “O braga em meia dúzia de anos…”

      Descobriste a existência desse gigante desde aí, só pode…
      Pelo teu discurso deves ser ainda um rapazinho imaturo. Mas podes perguntar ao teu pai, ao teu avô, ou até mesmo ao teu bisavô se conhecem o Sporting Clube de Portugal.
      És ridículo ao ponto não saber que os fundadores desse clube escolheram esse nome tendo como referência o nome do nosso Clube?
      Ainda bem que a tua miserável pessoa não representa o nobre povo do Minho.
      …e como alguém já disse aqui, o Vitória de Guimarães é um Clube que deixa o teu a milhas de distância, todos sabem isso menos tu, que não te enxergas.

  3. Off topic

    A Bolha diz que há acordo com o Lyon pelo Miguel Lopes

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=413404

    E suspeito que o comentador “mindwalk” de A Bola na verdade seja o Catio Baldé ou um familiar… (no Record tb há um com o mesmo nome e usa a foto do Catio Baldé como avatar)

    http://www.abola.pt/nnh/comentarios.aspx?id=413393

    “Davamos a volta se os adeptos fossem inteligentes o que não é o caso , saiu uma noticia a meio com o objetivo de atiçar os adeptos contra um miudo de 18 anos , a dizer que pede 1M , e ainda ninguem conseguiu entender que pede 500 mil limpos que dão 1M Brutos .. e não 1M liquidos pede mais 200 mil do que SCP quer dar (…)”

    Isto será verdade? A velha discussao entre salário líquido e salário bruto. Para o Sporting é quase indiferente quanto é que o Bruma realmente recebe ao fim do mes se a instituicao tem que desembolsar 1 milhao por ano. E pagar 1 milhao de euros por ano para um puto de 18 anos é mesmo muito, pá. Pelos vistos o SCP “quer dar” 600KEur brutos = 300 kEur limpos. Já estava muito bom.

  4. mais uma vez um atleta do nosso amor a ser o primeiro a representar Portugal, como o Zé da europa e outros tantos…
    “grandes entre os grandes da europa”.
    off topic:

    Cherba
    em vez de dar mais atencao ao espesso e sombrio nevoeiro que vai assolando o nosso clube, para quando uma iniciativa a propor á direccao, um aumento ou bonus/incentivo a quem realmente o merece?? Eric Dier?
    esse sim representa o espirito leonino, a garra, o esforco, a dedicacao e a devocao…
    esse sim merece a gloria, esse sim merece ser falado aqui, os outros que andam só á procura das bananas mais $umarenta$, é deixá-los andar a saltar de galho para galho até nao terem onde cair, ou talvez encontrem uma piscina qualquer para fazer um splash….

  5. Para quem vem recorrentemente defender os FILHOS DA PUTA do Visão de Mercado vão la agora comentar e dar os parabens aqueles galinaceos pelo post que estao a escrever agora!

    • Qual? Aquele de o benfica ter cancelado o estágio em França por ter percebido agora que o caixa futebol clube tem excelente condições?

    • Esses senhores são os ‘maiores especialistas de deporto’ no mundo inteiro e quiçá em Portugal (lol). Esses senhores devem estar ressabiados com o afastamento de Freitas de Alvalade… alguém lhes fornecia, em primeira mão, todas as notícias de contratações das últimas épocas… A ‘maminha’ acabou. Porque será? Nojentas são as ‘postas’ de um tal ‘Visão de Mercado’ para quem todos os jogadores formados em Alvalade são medíocres para jogar numa grande equipa… O indivíduo deve ter uma alimentação rígida à base de… sapos!

      Rafa, se for mesmo para Braga, confirma que o jogadores são obrigados, na sua maioria, a serem tratados como uma espécie de mercadoria pela escumalha que os manipula, embala e comercializa como bem lhe apetecer, como se fazia (e faz) neste estádio de escravatura. Temos pena, o Rafa sempre demonstrou que preferia o Sporting.

      O tal brasileiro que veio do campo ou de Campinas… deve estar esgaziado por ter chegado ao colosso europeu chamado Paços de Ferreira. Se calhar confundiu com algum clube menor como o Sporting… de Braga. Eu continuo espantado é com a qualidade (e oportunidade) do treinador do Paços… Mas tem tudo a ver, a Europa será uma passerele para os jogadores e essencialmente para o treinador deste Paços… No fundo da passerele vislumbra-se um bueiro enorme.

  6. António Stomp, grande atleta. Eclético ainda por cima. E grande em tudo o que praticava. O record de velocidade dele durou décadas.
    Numa ocasião perguntaram a várias personalidades do desporto português, entre eles o Prof.M.Moniz Pereira (não me recordo se foi o A Bola ou outro jornal) quem tinha sido para eles o melhor futebolista que tinham visto jogar, e o nosso professor, que como todos sabem já tem uma idade vetusta, viu e passou por muito, respondeu que António Stromp foi o melhor que viu jogar. Para alguém como o sr Professor (que viu jogar Artur José Pereira, Jorge Vieira, Travassos, Eusébio…) dizer isso é porque foi de certeza um CRACK..
    No entanto ficou mais famoso por ser um espantoso velocista, numa Era em as pistas, e a metodologia de treino estavam nos primórdios.
    AVÉ António Stromp!

    • O Mauricio aparece hoje num pasquim… no seu primeiro treino. Força rapaz, porque todos os sportinguistas agora querem é que nos surpreendas… Não no modo de vestir, naturalmente, mas aquele equipamento branco que ele usa não é muito mais interessante do que o feioso azul esborratado? (até a publicidade).

      Bruma… Por um milhão por ano? É muito para um talento recém chegado da formação, mas assine-se de imediato. É internacional, talentoso e tem mercado (que lhe oferece mais).
      Os bons contratos devem privilegiar os míudos da formação, porque isso deve ser um factor que os motiva a quererem continuar no clube e resistirem a propostas muito mais interessantes (financeiramente) do exterior…
      Pode ser tentado um acordo a começar nos 750 mil (por exemplo) e gradualmente ir subindo até 1,5 milhões no quinto ano. A verdade é que se Bruma exponenciar todo o seu futebol, no final desta época ou na próxima, terá ofertas na ordem dos 20/30 milhões, mais se esta direção souber negociar. Logo, hesitámos porquê? Alguém duvida do seu talento?

      Vão continuar a pagar mais do que isso a autênticos cepos contratados pelo Freitas e desperdiçar este talento. Ou vão armar-se em grandes negociadores e perder o maior ativo do clube? E depois ficamos a pagar o tal milhão a jogadores mediocres?

      Vamos lá a um pequeno exercício, como exemplo…
      Jeffren… compra 3,5 milhões. Salário anual 1,5 milhões. 2 épocas = 6 milhões.
      Rendimento para a equipa e para o clube igual a zero!!!

      Eu prefiro pagar a Bruma (teto salarial), um milhão por ano… a gastar todos os anos isso em Jeffrens, BolosdeArroz, Gelsons… e afins. Chama-se custo/benefício. O Sporting até hoje só sabe fazer… desperdício (e continua a fazê-lo, por muito que nos custe, mas as pessoas não mudam). Esta é uma excelente oportunidade para mudar a tendência. E se Dier, ou outro, este ano confirmar a qualidade, em Janeiro fazia-lhe proposta semelhante, pelos mesmos motivos. É investimento assegurado.

      Por falar nisso… Carlos Mané parece muito mais talentoso do que Bruma… O seu contrato está assegurado?

      • O empresário do Mané é o Zahavi por isso ainda deve estar tudo em águas de bacalhau.

        Também concordo que se temos dinheiro para fazer contratos de 5 anos com centrais que nem titulares eram em clubes que desceram de divisão no fantástico campeonato cipriota só para fazer pirraça aos corruptos e contratar sambinhas e um pseudo-ponta de lança de idade muito duvidosa que chegou há europa de canoa há já uns anos, mais valia investir esse dinheiro na renovação do contrato do Bruma. É só uma questão de saber fazer contas.

  7. Facundo Ferreyra vai para a Rússia por 3,5 milhões, por 50% do passe? (O ano passado estava em fim de contrato e podia ter vindo por tostões). E o Sporting contratou Moreno por 3 milhões e Cissé por 300 mil (por 20%) do passe? Aqui está mais uma equação de custo/benefício que eu não entendo… Mas continuo a pensar que vamos ouvir falar muito mais deste Ferreyra do que de Cissé ou Moreno (sobre os quais tenho alguma expectativa). Mas na minha opinião, Ferreyra é já uma certeza e terá uma carreira (salvo lesões, mas para isso existem seguros) ao nível de Batistuta, Crespo, Higuain… e no Sporting seria superior aos saudosos Acosta e Yazalde. Como funciona isto dos olheiros? Os do Sporting são ‘mirolhos’? Tirando o trabalho da formação… é que se não são… parecem! Não dava para colocar o senhor Aurélio Pereira a gerir todo o scouting do Sporting? (Não era isso que estava decidido? Custa-me a querer que tenha a mão dele nos mais recentes reforços) Ou então mandar esses iluminados ‘olheiros’ ao oftalmologista. (Para mim é um ou outro empresário (leia-se ‘parasita’) que decide as contratações, infelizmente).

    Que bom seria ter alguém que percebesse de futebol a gerir todo o futebol (parte técnica) do Sporting… Ouvi dizer que Bielsa ainda está disponível (Inácio podia ocupar o cargo do Beto. Fica-lhe bem, ele ia aos sorteios, aparecia na televisão e podia aprender com um génio do futebol). Bielsa a coordenador e Jardim a treinador… isso sim, era um investimento para um futuro glorioso do Sporting!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s