Um defeso diferente

«Que fique bem claro que nunca quis sair do Sporting, mas como sportinguista tive de o fazer». As palavras de Miguel Lopes soam bem aos meus ouvidos e encaixam, na perfeição, numa conversa que tive esta tarde.
Enquanto adeptos, obviamente que desejamos ver chegar jogadores que nos entusiasmem e que nos façam acreditar em algo. Também enquanto adeptos, pelos menos a maioria, fomos capazes de perceber que o recuperação financeira do Sporting implica uma verdadeira ginástica negocial e uma aposta em jogadores que, à partida, não se perfilam como capazes de fazer vender centenas de camisolas com o seu nome. Mas enquanto nós ansiamos por ver o plantel bem composto, há quem junte a essa tarefa uma outra não menos complicada: pegar numa vassoura, para limpar a herança deixada por uma direcção que usou, ao desbarato, todos os cheques.

A entrada de “Monteros” ou a renovação com “Brumas”, já de si complicadas, tornam-se ainda mais complicada perante um quadro em que, terminados os empréstimos, jogadores como Pranjic, Bojinov e Onyewu, voltam a ter os seus milionários ordenados pagos pelo Sporting. Perante um quadro em que Boulahrouz ou Jeffren representam um impensável peso na folha salarial (Labyad parece-me um caso bem diferente, face ao que acredito que pode render). E, nesse quadro, a venda do inacreditável Gelson, primeiro, e o empréstimo de Miguel Lopes, agora, representam dois momentos de grande importância recordando-nos que o arrumar da casa vai muito além do simples contratar.

Anúncios

193 thoughts on “Um defeso diferente

  1. Nem chega a ser uma nota discordante. Ainda tenho uma vaga esperança de que, com uma tutela técnica “inteligente”, o Jeffren prove.

  2. Não sinto qualquer tipo de empatia com o Miguel Lopes. Se ele fosse tão “sportinguista” como se auto-intitula nunca poderia ter aceite enrabar o clube da forma como ajudou a fazer na “transferência” que o envolveu.

    Mais uma razão para ficar contente com a sua saída: a possibilidade de ver o Santiago Arias a ficar na equipa principal e a afirmar-se como grande lateral direiro que é.

    • Só dizes essas tretas porque ele foi comprado durante a presidÊncia do godo, se fosse do BdC achavas que era o melhor lateral do mundo, tira as palas pá!

      • Ó leao desanimado, andas com uma azia do caralho não é? vocês os croquetes morreram, seus filhos da puta, vai fazer a tua especialidade (bicos de joelho) aos teus queridos godos e riccciardis aziados e deixa o Sporting em paz, vocês são o verdadeiro cancro do Sporting, o Bruno vai acabar com a tua seita de merda.

      • Ainda estás nesse capitulo????Tu é que tens que tirar as palas!!!!Ignorância santa!!!!Lata do caralho ainda vir defender o Agodinhado….foram poucas….

      • Comprado durante a presidência do Godo? Não, o teu querido Godo comprou um jogador que nem sequer tinha o contrato protegido pelos corruptos; ofereceu-lhe um contrato completamente desproporcionado em relação ao valor e, atenção, ainda conseguiu partilhar 50% do passe e cláusulas de venda que nenhum clube de segunda aceitaria.

        Palas? Olha para os lados… Não vês nada????

    • O Liedson já não é recordado. É passado negro, como os outros. Agora só recordo a entrada dele no porco e o jogo que decidiu não jogar no momento do título em 2004/2005. É assim que recordo o liedson.

      • ve assim, o Liedson é um grande sportinguista e veio para o Porto de proposito para nao jogar nada e ficar-lhes com o guito… e eles a pensarem que nos estavam a lixar..
        ganda liedson

      • desculpa Leones, tens razão…
        esqueci-me desse porMAIOR
        mas vÊ assim, foi importante para o titulo do tri melao…
        que quer queiremos quer não, chatearia mais que a mafia da fruta ganhar!!!

  3. Concordo na íntegra com o conteúdo do post. Há que enaltecer a forma elevada como Miguel Lopes enquadra a sua saída, merece o nosso respeito.

    Também não é menos certo que foi um jogador que pouco acrescentou no Sporting (embora a maneira como “viveu” o clube seja uma lição para muitos). E a sua diferença para Cédric foi apenas a maior experiência. Bem treinado, Cédric Soares terminará a temporada como titular da seleção portuguesa.

  4. A SAD deveria enviar um mail para a CS Inglesa com CC para o Chelsea explicando que Ilori tem dois anos de contrato, que devem ter sido mal informados quando lhes disseram que teria de sair agora a qualquer preço.

  5. Mas estas mumias croquetes aínda não se mentalizaram que os tempo “deles” acabou????? bazem daqui seus croquetes de merda! Vão envenenar a cona das vossas putas de mães covardes, que deviam ter ido pelo caminho mais fácil, ABORTAR aberrações lambuças, mil vezes pior que lampiursos e fcorruptos.

  6. Resumo do defeso até agora.

    1-Pegar por parvoíces de silly season, ou, como dizem os catroguenses, pintelhices:

    Exemplo,

    -Bruno de Carvalho equipado à jogador, a distribuir garrafas de água aos adeptos e a chutar bolas à cara dos jornalistas e para a bancada.

    Sim senhor, admito que haja quem não goste. Eu não gostei assim muito. E depois? Gostos não se discutem. Que um galináceo ou tripaladroeiro pegue no assunto para nos ( tentar) gozar, ainda vá que não vá. Não aceito é que sportinguistas chamem a atenção para o assunto como se fosse um erro objectivo e grave. Não é. É uma merda insignificante e “ridículo” é debater gostos e opiniões subjectivas e fúteis sobre algo tão inofensivo ( não endividou o clube, não implicou nenhuma tomada de posição institucional, etc, etc). Ah e tal, mas eu nunca vi uma coisa dessas numa apresentação do Porto ou do Benfica e não sei quê…pá, eu nunca vi uma apresentação do Porto e do Benfica. Ponto. Quero lá saber se respeitamos ou não o protocolo cerimonial desses mânfios. Sou do Sporting. Fim.

    2-Ficar deprimido com as contratações até agora anunciadas.

    Não é caso para tanto. Até porque o Ronaldo já disse que quer continuar em Madrid, fazer o quê? A decisão foi dele. O Messi também seria uma contratação interessante e adequada ao nosso orçamento, mas como temos uma taxa de impostos muito alta em Portugal, ele é capaz de não gostar da ideia.

    Única contratação, até agora, que justifica alguma desconfiança: Maurício ( quem? pois, também não sei.) “Exigência máxima”, quer o presidente de nós, e jogadores estrangeiros sem experiência no futebol português contratados apenas se forem mais-valias indiscutíveis ( ou coisa parecida), prometeu o presidente. Durante a campanha. É esperar para ver. Estou desconfiado, mas o rapaz ainda não tocou na chincha. Há que aguentar, não vá o jogador supreender e depois ficamos sem costas para espetar as facas afiadas antes do tempo.

  7. E já que se fala tanto do porquê de irmos buscar o Cissé enquanto Etock foi emprestado, aqui vai: Experiencia na primeira divisão e… Carrillo. Está tudo dito, se é que me entendem.

  8. Só faltam os BONS adeptos … os VERDADEIROS. Aqueles que agora percebem que terão de mudar de atitude.
    O resto está quase feito … falta mudar algumas cabecinhas ocas que teimam continuar com a vacuidade mental de sempre !!
    Nós somos a força motriz que fará com tudo o resto aconteça … vejamos isso o mais breve possível, e muita coisa boa acontecerá !!

  9. espero k faças uma grande época Miguel Lopes e ponhas o lyon a comprar-te o passe daqui a um ano. boa sorte, pá!

    E sim: temos cédric e árias. ficaremos bem servidos

      • Vê o comentário que eu fiz mais abaixo que foi entrecortado por este do Pizzi e pesando os pros e os contras procuro mostrar que opções nada tem a ver com incompetencia.

    • o departamento de futsal se calhar merecia um bocadinho mais de respeito. Ele pode ser caiptão do que quiser. Se o departamento futsal não entendeu que deveria pagar o que o benfica lhe paga agora, por alguma razão foi. Decisão tomada pelos campeões nacionais e vencedores da taça de Portugal, sem espinhas. Deves ser tu que o visto jogat mais vezes que ele, de certeza.

    • Boa notícia? Nem por isso…
      Para que precisa o SCP de jogadores emprestados que, se tudo correr bem, só valoriza um activo de um terceiro clube?
      Precisamos do Pizzi emprestado exactamente para quê?
      Blhék!

      SL

      • concordo contigo Livramento. Sou um apreciador do Pizzi. Penso que está ali um dos melhores medios ofensivos do futebol portugues. É um jogador muito objetivo e polivalente. mas a politica de empréstimos pode ser mais prejudicial que benéfica. Agora, se houver possibilidade financeira para que, no futuro, o possamos adquirir, entao que seja.

      • Caro Converge, o Pizzi custou ao Atl. Madrid 13.5 milhões. o SCP nunca terá condições para o adquirir (mesmo que o jogador valha esse montante – que eu acho que não vale)….

        SL

      • nao sabes, livramento. ninguem sabe. entretanto, se a politica de emprestimo (com direito de opção) servir para adquirir um jogador como Pizzi…não sou eu que a vou criticar.

  10. Qual incompetencia qual quê? Não vamos comparar Miguel Albuquerque com outros dirigentes. Se o jogador saiu certamente que para isso houve motivos, o principal, não cortar as pernas ao jogador, para quem não sabe a não ser que exista um contrato, no final de cada epoca os jogadores são livres e no Futsal por norma, não é só no Sporting não existem contratos nas camadas jovens, pois os planteis Séniores são limitados e não há intenções de cortar as pernas a ninguem deixando jogadores no plantel apenas por deixar, sabendo que eles poucas oportunidades terão de jogar.. olhamos para o grupo de trabalho do Sporting e para as posições onde joga Ivo Oliveira e temos: Paulinho, Marcelinho. Djo, Divanei, João Matos, Alex, Miguel Angelo, André Galvão Pedro Cary e Leitão, mesmo que estes dois ultimos saissem, seriam obrigatóriamente contratados um ou dois valores seguros, Sabe-se que Nuno Dias gosta de trabalhar com um grupo de cerca de 15 jogadores ou seja Ivo Oliveira poucas hipoteses teria de ficar no plantel e se ficasse seria apenas mais um, perderia um ano, pois raramente jogaria. Pode-se contestar dizendo ah e tal, mas o plantel do Sporting já ronda em média os 30 anos, devia-se manter o jogador, pois mas isso é o que se faz no futebol, contratos para manter jogadores que no final nunca chegam a envergar a camisola da equipa Sénior e que se esta agastar dinheiro sem que eles nunca evoluem, a transição para Sénior não é fácil, o melhor do Mundo em junior pode não provar nada em sénior, é sempre uma incognita. Mas voltando ao jogador, olhou para o plantel, percebeu que poucas hipoteses teria de jogar, falou com a equipa técnica, e mediante a informação que recebeu, resolveu fazer pela vida. alguem o censura? Eu censuraria era se ele sabendo de todas as variaveis se acomodasse para apenas ficar a chular o clube mesmo não jogando. Por isso obrigado por aquilo que deu ao Clube estes anos, e boa sorte na sua vida e na opção que tomou, foi a melhor? vamos a ver…
    Mas voltando à vaca fria, pode ter sido tudo menos incompetencia.

      • Desafio aqui quem diga que nas mesmas circunstancias, não faria o mesmo que o puto. Isso de manter jogadores só para não irem para os rivais acabou.

  11. parece-me mais que óbvio que esta saída de MLopes ajudará a desbloquear a renovaçao com Bruma. 1 milhão de euros anuais é muito dinheiro, e tendo em conta as alternativas credíveis que temos para o lado direito, penos que foi uma decisao acertada. Apreciei bastante esta entrevista de M. Lopes e nao me esqueço que ele (tal como Adrien) foram os unicos jogadores a votar nas ultimas eleiçoes, pois eram os unicos com as cotas em dia. Revela paixão clubista. Oxalá o Adrien consiga transpor isso tembem para dentro do campo.

    Quanto a Cedric, tenho muitas muitas esperanças neste jogador. è um dos melhores laterais portugueses a atacar, mas precisa de melhorar muito as sua qualidades defensivas. mais concentraçao, melhor posicionamento, pois muitas vezes compensa mal.Se havia dúvidas, agora foram desfeitas: a saída de ML significa que Leo Jardim vai apostar mesmo em Cedric para principal lateral direito.

    Quanto a Carrillo, se é verdade o que se diz da´má influencia de Etock (parece que estamos a falar de duas crianças), entao que seja: continuo a ver em Carrillo o melhor jogador da nossa equipa. Tenho muita esperança que Leo Jardim consiga ajuizá-lo.Se estabilizar, vai ser o melhor jogador da Liga.

    Nem quero pensar (ou melhor, quero!) num meio campo com Carrillo, Andre Martins, Pizzi (oxalá venha!) e Bruma em alta rotaçao. Se conseguirmos ter este meio campo a carburar, sem quebras, dum modo consistente, e lá à frente Montero a revelar todo o seu talento goleador e ainda Cissé (vai surpreender muita gente!)…então…o sonho não será assim tão inatingível.

    • Este sim é o nosso problema, estar a projectar grandes feitos em miudos que até podem prometer mas que até agora nada fizeram.
      A vida não é o FM…

      • Lolada é não preceberes que projectar grandes feitos em miúdos é a unica coisa que nos resta este ano caralho!

      • “A vida não é o FM…” a única merda de jeito que saiu da tua boca hoje. embora tenhas errado no destinatario. continua a tentar…

      • Achas mesmo que já só nos resta isso?
        Temos o 3º maior orçamento do campeonato, temos muitos jogadores internacionais, não tem de ser todos os miúdos Ronaldos e Nanis (e nunca serão) pra fazermos bem melhor esta ano.

  12. Off T
    O Jesus está nos a roubar a hegemonia do “quase que ganhámos!”
    Ninguém me tira a convicção absoluta que o Jesus tem uma agenda, que é de enterrar os Passarinhos. Nao fosse ele um Leão!

  13. A ser verdade que o Ghilas vai ganhar 25mil por mês na “Frutaria”, é mais uma questão que deixa sérias duvidas sobre a sua não vinda para Alvalade.
    Parece-me um salário perfeitamente compativel e nada exagerado para o que pode render. A acrecentar a isso a tal opção de compra… não percebo.
    Ou então este arrastar de negócios (Montero pelo SCP e Ghilas pelos corruptos) será uma forma de tentar evitar que o jogador vá parar a qualquer um dos clubes.

    • acabou o caralho do assunto do Ghilas, foda-se! passa à frente. o Ghilas não está cá, nem sequer era prioridade. só para meia duzia de adeptos. que se foda o Ghilas.

      Salim Cissé e Freddy Montero! esse é que valem a pena falar, caralho!

      • Que se foda o governo, que se foda o fmi, q se foda a troika, q se foda o cavaco, q se foda o pp, q se foda o pm, q te fodas tu tambem, só porque estamos numa de “q te fodas” gratuito.

      • Converge, permite-me só que coloque uma questão relativamente ao Ghilas. Nós emprestámos o Chula e quem ficou com o direito de preferência foi o Godinho? Mas que merda é essa?

      • Cafageste,

        o proprio Bruno de Carvalho disse há um mês atrás: o Sporting nao tem direito de preferencia por Ghilas.

        Cada um acredita no que quer: muitos de vós acreditam que o FC Porco nos ultrapassou, eu acredito que ele nunca foi primeira escolha.

        Prefiro falar dos que cá estão.

      • Isso do direito de preferencia nunca foi verdade…
        Alguém aqui do cacifo mandou isso pro ar porcausa do empréstimo do Chula e os mais crentes foram atrás, alguém viu isso nalgum comunicado oficial?
        Nem os mérdia menos credíveis falaram nisso sequer.

      • Converge

        Segundo o que entendi na altura, havia um direito de preferência, que deixou de existir porque o Godinho deixou de ser presidente!

        Ainda o avô do Ghilas não era nascido e já havia Sporting. Se for para o Porto…paciência! Que adeque ao bunda aos bancos confortáveis!

  14. ainda a proposito de Miguel Lopes (jogador constantemente critiicado – o que nunca percebi):

    só espero que aqueles que o sempre mandaram abaixo tenham agora o sportinguismo de reconhecer nele um grande adepto.

    • para que fique bem claro, nao tropecei nas palavras: espero que aqueles que o sempre mandaram abaixo, tenham agora o sportinguismo de reconhecer nele um grande ADEPTO, além dum bom jogador.

    • Como jogador, sempre o achei muitos furos abaixo daquilo que alguém nas condições dele deveria render, tendo em conta o que veio ganhar e aquilo de que tivemos que abdicar para contar com ele. Era melhor do que o Cedric? Talvez, mas para termos o Cedric não tivemos que abdicar de um dos jogadores mais valiosos e ainda ficar presos à tal clausula criminosa dos 5M€.

      É claro que, se o MLopes tivesse demonstrado ser um jogador fora de série, um desequilibrador, uma clara mais valia e aposta de futuro, então talvez justificasse o salário principesco, a clausula criminosa e até o despachar do Ismailov. Mas não foi o que aconteceu. E portanto, desportiva e financeiramente, MLopes no Sporting foi um perfeito desastre.

      Como pessoa, e, em particular, como Sportinguista, também não vejo grandes motivos de euforia… É por ser Sportinguista que sai para o Lyon — que não é propriamente o Cascalheira… — a ganhar o mesmo e jogar na Champions?? Não abdicando de nada, e ainda ganhando a hipótese de se “mostrar” nas competições europeias, onde é que está o grande sacrificio em prol do Sporting??

      E onde é que estava o Sportinguismo do MLopes quando aceitou vir para o Sporting envolvido num negócio altamente prejudicial para o Clube e a ganhar uma quantia obscena? Numa altura em que já eram públicas as dificuldades pelas quais o Clube passava, e quando já se ouviam rumores de salários em atraso — com certeza um Sportinguista devoto estaria a par destas notícias…

      E cadê o Sportinguismo quando um gajo faz “birra” por ser substituido (e.g. vs. Moreirense), quando a suposta “equipa do coração” está a perder — e quando ele não estava propriamente a ser uma mais valia em campo??

      Etc…

      Enfim, espero não ter que ouvir/ler as palavras “Miguel Lopes” e “Sporting” juntas na mesma frase durante algum tempo…

      • Na mouche, esta história do sacrificio em ir pro Lyon é das coisas mais parvas que tenho visto, vai jogar na champions, num clube que luta pelo título, num campeonato com muito mais visibilidade europeia, vai receber o mesmo.

    • Leão de Trafalgar, grande abraço. É sempre bom poder debater o nosso Sporting contigo.

      Simplesmente irrita-me essa vossa mania de crucificar os jogadores à primeira oportunidade. Irrita-me essa doença lagarta de (atenção que nao me estou a referir diretamente e apenas à tua pessoa) de endeusar gajos que nem sequer estão cá (Ghilas e outros) e mandar abaixo os nossos, com base em meia duzia de jogos.Principalmente, aqueles que revelam profissionalismo. Já os que vão para o banco dormir ou para o FB mostrar a dentadura devem ser criticados e contestados no sentido de evoluirem (Jeffren e Carrillo)

      Quanto a essa vulgar ideia de que que ML se lesiona muito e de proposito, é pueril demais para ser debatida.

      Read my lips: Miguel Lopes foi um dos jogadores que acabou a epoca em melhor forma. Não foi ninguém que me disse, são os meus olhos (que a terra há-de comer ou o fogo há de insinerar – ainda nao me decidi) que o dizem. Miguel Lopes, não sendo um “fora de série” – quantos foras de serie tivemos na pior epoca colectiva de que há memoria? – é um Lateral mais do que trabalhador e talentoso para singrar no SCP ou noutro. Se assim nao fosse, o ainda hegemonico Lyon nao o queria.

      Mas tenho pena da saída dele? tenho. Não há LD mais experiente do que ele no SCP.

      A saída dele vai ajudar a desbloquer a nossa maior contrataçao da epoca (Bruma)? Sim.

      O resto sao fait divers.

      • converge, quando se elogia o que não é nosso e critica apenas por criticar o que é nosso esta tudo visto.

        eu acho que o Miguel lopes foi útil ate para o crescimento do cedric, já que obrigou este a correr mais, a lutar mais por uma oportunidade, tanto que quando a teve, estava um jogador diferente daquele do inico de época que parecia acomodado, por não ter comcorrencia a altura.

      • mas ó riga, a maior conclusão a que chego é que é muita dificil perceber de bola, caralho. a bola nao tem só espinhos para os jogadores, tem tambem para muitos espetadores.

      • mas depois existem aqueles sabichões que acham que sabem tudo, que quem decide as contratações é burro e não conhece os jogadores, nem que o treinador de certeza que dá o aval para que os jogadores sejam contratados

        e depois temos que ver os treinadores de bancada e de blogue, que implicam com os jogadores, porque não gostam deles, porque deviam de jogar o ze dos anzois no lugar dele, porque um corre de mais, porque outro corre de menos

      • Mister, de acordo contigo em muita coisa!

        Os que estão cá serão sempre os melhores do mundo, ponto! Quem não está não interessa para o caso. Nesse aspecto o Miguel Lopes dá 10-0 a Maxi Pereira’s, Danilo’s, Dani Alves’s e Philip Lahm’s, simplesmente por ser jogador do Sporting.

        Por andarmos a sonhar com quem não está, por sofrermos desse complexo de inferioridade (um de vários complexos, infelizmente), talvez por isso é que permitimos que nos últimos três anos se gastassem mais de 90M€ só em aquisições, sem resultado prático (para além do acumular de passivo).

        Dito isto, temos que reconhecer que muita coisa está mal no “dossiê” Miguel Lopes. A começar talvez pelo profissionalismo que apregoas. É que também ninguém me disse que o gajo fez birra quando foi substituido contra o Moreirense, também foi algo que vi com estes meus olhos. Foi uma atitude de falta de respeito, numa casa que para ele deveria ser sacro-santa, se é assim tão Sportinguista como diz que é… Essa não lhe posso perdoar!

        E não tenho qualquer pena por ele sair. Tenho sim pena que tenha vindo, nas circunstâncias em que veio: o MLopes não vale um Ismailov (nem mesmo um Izmaylov), não tem margem de valorização que justificasse aquela clausula com o fcputas, não tem futebol para ganhar UM MILHÃO por época — mais regalias absurdas de que se ouviram falar, como um prémio chorudo só por calçar as chuteiras… mas fiquemos pelo 1 milhão/ano.

        É verdade que a saída dele vai ajudar, e muito (com ou sem Bruma). De certa forma, a melhor coisa que o MLopes fez no Sporting foi ir-se embora. Mas mesmo isso não é grande feito… o homem vai ganhar o mesmo, para representar uma equipa com nome na Europa (está certo que não é nenhum Sporting, mas podia ser pior…), vai jogar a Champions um ano mais cedo… feitas as contas, também não está nada mal para ele, não sr!

        E o pior é que, no fim da época, corremos o risco de isto voltar tudo à estaca zero, se o gajo se revelar um fracasso no Lyon… Esperemos bem que não, esperemos que ele seja — ou que continue a ser — esse jogador experiente trabalhador, talentoso e em forma de que falas! Façamos figas!!

        Mas tens razão, isto tudo são “fait divers”, porque MLopes, por enquanto, é assunto arrumado. Já não é jogador do Sporting. E como tal, recuperando o início desta prosa toda, neste momento conta zero; agora os que contam são os que estão cá …e os que ainda vão chegar.

        Abraço e SL!!

  15. Cacifeiros,

    se me permitem, abro aqui um espaço cronista dedicado ao tema “Que se Foda o Ghilas”.

    QUE SE FODA O CHILAS!

    Capitulo 1:Salim Cissé: dos serviços de limpeza ao encanto em Coimbra.

    http://www.maisfutebol.iol.pt/superliga-geral/salim-cisse-academica-arezzo-refugiado/1382321-1676.html

    ” O nome é de craque e é a esse patamar que Salim Cissé quer atingir. Sem pressas, apesar da amostra que deixou em cerca de uma dezena de jogos. Quem o viu chegar, na pré-época, proveniente de um clube amador da Série D italiana, dificilmente poderia prever um impacto tão marcante e uma afirmação tão rápida.

    Os ídolos e o golo ao Benfica

    O jovem (faz 20 anos na véspera de Natal), natural de Kindia, na Guiné-Conacri, destronou Edinho na frente de ataque da Académica. É, em conjunto com o internacional português Wilson Eduardo, o melhor marcador da equipa, com três golos, e rubricou uma série de exibições que o tornam, para já, numa das relevações da Liga.

    O Maisfutebol foi tentar perceber um pouco mais da estória de vida deste prodígio precoce que está a crescer a olhos vistos no plantel de Pedro Emanuel. Um relato na primeira pessoa, carregado de simplicidade e humildade em todos os momentos, sobretudo nos mais difíceis.

    Na demanda de uma vida melhor: adeus África

    «Vim para Itália como muitos jovens de África, onde toda a gente sonha vir para a Europa, em busca de uma nova vida. Cheguei com nigerianos, camaroneses… e apresentei-me no centro de acolhimento de estrangeiros», conta, colocando-se num ponto decisivo da narrativa: no centro, conhece Franco Anzalone, diretor do Arezzo, cuja ação irá mudar para sempre o rumo da sua vida.

    «Considero-o como um pai, deu-me tudo, sobretudo a nível humano. Acreditou em mim, ajudou-me, e, como era dirigente do clube, depois de me ver jogar assim na brincadeira, disse-me: vou ajudar-te e levar-te para a minha equipa. Vais trabalhar, progredir, e veremos o que dá.»

    Antes disso, Salim seguia a rotina de emigrante. Vivia de biscates, mas, à noite, já era uma estrela nos treinos da malta do bairro. «Depois do trabalho, num relvado alugado, juntava-me com os amigos perto do centro. Ele viu-me, perguntou-me como vim para a Europa, expliquei-lhe, e percebeu que eu queria muito jogar.»

    «Eu saía do centro para ir treinar e jogar numa sexta ou sétima divisão, com pessoal que vinha do trabalho e ia treinar a partir das 20 horas, e também aproveitava para comer porque a comida no centro era pouca para mim. Treinava com eles, mas sentia que podia chegar ao profissionalismo.»

    Cissé fazia essencialmente limpezas, dando uma ajuda a alguns amigos sul-americanos, que lhe davam boleia. «Ganhava ao dia. Limpava quartos, fazias as camas, deixando tudo pronto para os turistas que iam depois ocupar os apartamentos. Também ajudava a carregar as malas.» Por vezes, calhava-lhe uma gorjeta. Humildemente, recusava.

    Arezzo inscreveu-o como refugiado

    Nesta fase, como os outros miúdos africanos, trabalhava e treinava à noite. Foi o período mais duro. Quando assinou pelo Arezzo dedicou-se em exclusivo ao futebol. «O Franco disse-me que tinha de deixar-me disso, que na Europa jogar futebol é uma profissão e que se eu me dedicasse tudo ia correr bem.»

    «Como procurava uma vida melhor, empenhei-me a fundo. No início, foi difícil conseguir obter a autorização para jogar, porque tinha o visto de residência, mas, pela Lei italiana, só depois de residir um ano no país é que um extracomunitário pode jogar. Mas o Arezzo mexeu-se e conseguiram a licença, evocando o estatuto de refugiado. Quando é assim, é imediato.»

    A época corre-lhe bem, com 13 golos em 27 jogos, e a imprensa local começa a exaltar-lhe os feitos. «Ouvi falar de muitos clubes, como o Chievo, Sampdoria, Unidese… mas só a Académica avançou. Havia também o problema dos extracomunitários.»

    O resto, remete para o início desta reportagem, e deixa a pergunta no ar: até onde irá chegar Cissé, depois desta ascensão quase meteórica?”

  16. QUE SE FODA O GHILAS!”

    Capitulo 2: A história incrível de Salim Cissé

    “Para mim é um sonho estar aqui. O Sporting é o Sporting. Estou muito contente e vou dar o meu melhor. Não prometo golos, mas quero trabalhar muito para estar sempre disponível para o treinador.” Estas foram as primeiras palavras, sábias, por sinal, do avançado Salim Cissé, de 20 anos, ex-Académica, após assinar um contrato de cinco temporadas com o clube de Alvalade. Cissé já entrou para a história do Sporting Clube de Portugal ao ter sido fixada em 60 milhões de euros a sua cláusula de rescisão, pois é a maior da história do clube. São números tão incríveis quanto a sua história, desde Kindia, na Guiné-Conacri, onde nasceu, em 24 de Dezembro de 1992, até revelar qualidades como jogador de futebol na Académica de Coimbra, que levaram o Sporting a contratá-lo para terrenos que já foram de jogadores como Hector Yazalde, Manuel Fernandes, Jordão, Fernando Gomes, Juskowiak, Jorge Cadete, Beto Acosta, Mário Jardel, Liedson, Wolfswinkel e muitos outros. Na temporada 2012-2013, Salim Cissé ficou colocado na 25ª posição da lista dos marcadores da I Liga Portuguesa, com 6 golos marcados nos 25 jogos em que participou, com a camisola da Académica de Coimbra, o que dá uma média de 1 golo de quatro em quatro jogos. Para um atleta tão novo, o grau de exigência de um clube maior, mais a mais sedento de vitórias e títulos, poderia assustar. Mas Cissé já ultrapassou dificuldades bem maiores na sua vida pessoal. Ele fugiu de África como muitos outros jovens, em busca de uma vida melhor. Acabou em Itália, ao cabo de uma viagem aventureira ao lado de nigerianos e camaroneses, apresentando-se num centro de acolhimento de estrangeiros. Em Itália ganhava ao dia, trabalhando a limpar quartos, a fazer as camas, deixando tudo pronto para os turistas que iam depois ocupar os apartamentos. Também ajudava a carregar as malas. Segundo contou ao “Mais Futebol”, foi nesses tempos difíceis, em que o futebol profissional era uma miragem, que conheceu Franco Anzalone, diretor do Arezzo, cuja ação mudou para sempre o rumo da sua vida. Uma vida de sacrifícios e perseverança. A sua hora parece ter chegado.

  17. A proposito de Pizzi, ele fez apenas dois jogos com Leonardo Jardim, não conhece assim tão bem o treinador, quer é estar mais perto da Seleção, e será que isso nos interessa? Um jogador que apenas se quer valorizar e depois do Mundial adeus?

    • depois da teoria “os jogadores desvalorizam-se na seleção” aparece uma nova: “os jogadores querem-se valorizar só para ir jogar na selecção(??!!!”)

      foda-se…cum caralho!

      • Podes crer… Estes nossos amigos Sportinguistas às vezes…. Dá vontade de lher dar com um Leão na cabeça!!! :))

        Tarados do caralho :))

      • nao digo que é o caso aqui, mas é mais ou menos o caso dos brasileiros…
        o objectivo maximo dum futebolista brasileiro é vestir a canarinha…
        mas isso é lá no BRasil

      • Eu tenho vindo a apresentar argumentos e exemplos.

        Ainda agora o Ghilas foi transferido por valores ridículos e fica com um salário baixo nos Tripas.

  18. http://www.publico.pt/desporto/noticia/sporting-avanca-para-despedimento-colectivo-de-30-trabalhadores-1596749

    Esta notícia é antiga ( 1 mês) mas soube agora que apenas ficaram os treinadores da formação…tudo o resto (coordenadores, adjuntos, etc…) foi tudo embora….

    Se percebo a contenção/redução de custos, não percebo o porquê mexer no que funciona. Não vão ter que contratar outros? E são de facto melhores? Despedir quem não serve…OK…mas não serve nenhum?

  19. cherba, parece-me injusto colocares gelson e m.lopes no mesmo pacote.

    apenas podem ser comparáveis no salário, porque futebolisticamente falando gelson é uma nódoa (fez 2/jogos) e lopes é um lateral direito razoável (ou muito me engano ou será mesmo titular no mundial do brasil).

    a prova disso foi a 2º volta que a equipa fez com lopes a titular.

    lixo tóxico
    bojinov, boula, pranic

    peso (pesado) morto
    o oguchi (não será melhor que o Maurício?)

    fora do prazo
    schaars e jeffren ( serão sempre suplentes)

    só neste pacote, teríamos uma poupança de 6 milhões por ano em salários

  20. Pré-época 2012/2013: Adrien Silva
    Pré-época 2013/2014: Bruma

    Duas histórias muito semelhantes, mesmo desfecho. Alguém quer apostar?

    • mas há 1 ano se o adrien ano tem renovado eram uma merda porque não revnovaram e ele vai para o porto de borla, depois de renovarem continuaram a ser uma merda porque renovaram contrato.

      eu acredito que o Bruma renove, mas vais ver, basta umas exibições menos conseguidas e já terá sido uma merda ter renovado, devíamos ter aproveitado os 8 milhões dos turcos

    • Pré-época 2012/2013: Godinho Lopes
      Pré-época 2013/2014: Bruno de Carvalho

      Duas histórias muito semelhantes, desfecho completamente diferente. Alguém quer apostar?

      • Ah! mas aí estamos de acordo, sem dúvida, caro Rine.Mas só espero que tu desejes que o desfecho Adrien/Bruma seja o mesmo, ou não?

        meu caro amigo: no Sporting há de haver sempre uma novela de inicio de epoca. É um facto consumado, inevitável e nem sempre da responsabilidade direta das direcçoes, sejam ela quais forem, percebes?

  21. Relativamente ao post, é verdade que até agora as contratações têm sido pouco sonantes. Mas a verdade é que as contratações sonantes das ultimas épocas foram quase todas grandes flops.

    Não temos de comprar camisolas por causa do nome dos jogadores. Temos de comprar por serem do Sporting e por ser uma forma de ajudarmos o nosso grande Amor! Quem não gostar dos jogadores pode só pôr um número ou nem põe nada! A ultima que comprei, há 2 anos, só tem o número 9. E que linda que ela é, sem publicidade…

  22. O Lopes chegou a Alvalade num negócio revelador de gestão danosa. Ok. O jogador não tem culpa disso. Passemos à frente. Negociar um contrato de 1M/ano também não é culpa dele, é de quem ofereceu essa remuneração. Mas eu pergunto: quanto ganhava o jogador no porto? Duvido que fosse alguma coisa parecida com esse valor. E se ele sai do porto, um clube que é campeão e que disputa a liga dos campeões para ir para o Sporting, que está num patamar de objectivos inferior, teria ele legitimidade para aumentar (ou mesmo manter) o seu vencimento? Legitimidade até é capaz de ter, aproveitar a “dureza” negocial do godinho também foi inteligente. Mas um sportinguista com bom senso teria forçosamente de perceber que o seu vencimento só deveria baixar. No fundo, o Lopes, esse grande sportinguista, aproveitou uma falha do sistema para fazer um contrato a todos os níveis, principesco.

    Mas adiante…tendo feito esse contrato a obrigação dele era trabalhar para ser opção em todos os jogos, correr mais do que os outros, trabalhar em conformidade com o seu contrato. E isso não aconteceu. Não acontecendo, o jogador não é mais nem menos do que qualquer outro jogador que ande a receber balúrdios sem trabalhar porra nenhuma. Por isso sim, o grande sportinguista Lopes está no mesmo saco do que os Gelsons, Elias, Pranjics, por aí fora. Porquê? Ganha muito mais do que produz. E se ele é sportinguista, coisa que não duvido, a sua produção (ou, pelo menos, vontade de produzir) deveria ser incomparavelmente maior. Não foi. Passou muitos jogos lesionado, a sua atitude em campo era duvidosa e acabou por não ser a mais valia que todos queríamos que fosse. Se no caso de um palhaço qualquer que vista a nossa camisola isso até se pode compreender, no caso de um sportinguista é inadmissível. Quantos de nós daríamos um braço para jogar no Sporting? Quantos de nós trabalharíamos noite e dia para sermos opção? Quantos de nós faríamos tudo para estarmos em perfeitas condições físicas e sem problemas musculares? Pois é. O Lopes não fez tudo. Pode não ter sido exclusivamente culpa dele. Dou isso de barato. Mas outros fizeram mais (ou tentaram fazer mais) e não eram sequer sportinguistas. Por isso, que tenha sucesso em França, que nos renda uma boa maquia mas da próxima vez, que demonstre em campo o quão sportinguista é.

    Sobre o facto de querer ajudar o clube, tenho algumas dúvidas se eram realmente essas as motivações do jogador. Porque quem ouve o que ele disse, até parece que não vai jogar a Champions, que não vai pagar menos de imposto ou que vai manter ou até melhorar o seu vencimento. Mas tudo bem, o que interessa é o resultado prático. E esse até dá razão ao Lopes. Livrámo-nos de um cepo, com um salário pornográfico e que não é, nem de perto nem de longe, melhor do que os que lá temos.

    PS: Finalmente vou deixar de ver aquela tatuagem apaneleirada no pescoço do homem. Aquela merda feria-me a vista durante os jogos.

    • Sá foda-se é mesmo isso!esse paleio de ajudar o Sporting,engana alguém?sinceramente!ele algum dia aceitava sair do Sporting para ganhar menos só para ajudar o Sporting?pois sim…!

    • Até te digo mais, já que não dá para meter ninguém no pacote para valer 9 milhões e o Lopes 1 Milhão, era negociar com os franciuu 4 empréstimos de 150 mil eur/ano, e no fim do contrato ele que fosse a custo 0 para onde quisesse com os corruptos a chuchar no dedo!!!

      SL

    • Sá, como todo o respeito, mas tenho de dizer: muita asneira sai da tua boca, hoje, a começar, por “Passou muitos jogos lesionado, a sua atitude em campo era duvidosa e acabou por não ser a mais valia que todos queríamos que fosse”

      e outra, enorme: “Livrámo-nos de um cepo”

      vamos a estatisticas. eu gosto muito dos numeros. pois eles revelam algua coisa:

      Jogos em que Miguel Lopes jogou pelo Sporting:

      2013-01-13 D1 Jornada 14 Sporting (F) Olhanense 0-2 V 86 minutos jogados
      2013-01-18 D1 Jornada 15 Sporting (C) Beira-Mar 1-0 V 90 minutos jogados
      2013-01-27 D1 Jornada 16 Sporting (C) V. Guimarães 1-1 E 90 minutos jogados
      2013-02-02 D1 Jornada 17 Sporting (F) Rio Ave 2-1 D 81 minutos jogados
      2013-02-10 D1 Jornada 18 Sporting (C) Marítimo 0-1 D 90 minutos jogados
      2013-02-16 D1 Jornada 19 Sporting (F) Gil Vicente 2-3 V 90 minutos jogados
      2013-02-22 D1 Jornada 20 Sporting (F) Estoril Praia 3-1 D 90 minutos jogados
      2013-03-02 D1 Jornada 21 Sporting (C) FC Porto 0-0 E 90 minutos jogados
      2013-04-06 D1 Jornada 25 Sporting (C) Moreirense 3-2 V 56 minutos jogados
      2013-04-21 D1 Jornada 26 Sporting (F) Benfica 2-0 D 74 minutos jogados
      2013-04-28 D1 Jornada 27 Sporting (C) Nacional 2-1 V 78 minutos jogados
      2013-05-05 D1 Jornada 28 Sporting (F) P. Ferreira 1-0 D 90 minutos jogados
      2013-05-11 D1 Jornada 29 Sporting (C) Olhanense 1-0 V 90 minutos jogados
      2013-05-19 D1 Jornada 30 Sporting (F) Beira-Mar 1-4 V 90 minutos jogados

      em suma: o Sr-“passou-muitos-jogos-lesionados” teve 14 jogos na Liga.Foi contratado em Janeiro de 2013, tendo falhando apenas as jornadas 22,23 e 24, por lesão.

      Foi titular em todos esses 14 jogos, tendo sido totalista em 9 deles.

      Nada mau para um cepo.

      Informem-se antes de falarem, caralho. custa assim tanto?

      • Ou seja falhou 3 jogos por lesão e dos 5 jogos em que não foi totalista apenas um deles saiu por opção do treinador,o resto foi forçado,achas bom Converge?!achas assim o MLopes tão bom jogador para ser dos mais bem pagos sem nunca ter provado nada para isso em lado nenhum?!um jogador banal,fraco a atacar e um bocadinho melhor a defender?ou um jogador que fez a merda que fez no nosso jogo em casa,onde ele mete a mão à bola mesmo no fim do jogo e que apenas com a defesa do penalty do Patrício ganhamos o jogo…não é de um “cepo” ??
        essa treta de Sportinguismo tem muito que se lhe diga,pergunta a ele se saía para outro lado qualquer a qualquer a ganhar menos só “para ajudar o Sporting” ?

        SL

      • koki, tudo porreiro?

        respondendo à tua primeira pergunta, Não: acho que ML nao deveria ser dos que mais recebia, mas como sabes esse vencimento vem da direcçao anterior, e foi negociado com o Porto. Agora, nao vamos crucificar o jogador por isso. ou estavas à espera que o jogador fosse para o sporting dizer “pessoal eu quero que me desçam o salario porque nao me considero assim tao bom!”…” ridiculo…

        de resto, insito, não é um jogaodr banal, errou no penaltie no segundo jogo de leao ao peito e acabou a epoca em crescendo. não é a ultima gota de água no deserto, mas o deserto que foi a nossa epoca a ele muito menos se deve.

        Chamar-lhe cepo é tão desadequado quanto chamar-lhe genial.

        Quanto ao sportinguismo dele, nao tenho dúvidas do mesmo. Se tivesse, estaria a ser cínico.

        Abc.

      • Está tudo Caro Converge e por aí?!

        Sim,todos sabemos que ele veio ganhar o que veio,porque a nossa antiga direcção? fez os negócios que sabemos,agora também temos de reconhecer que um jogador que ganhava 20 mil euros nos tripas e vir para o Sporting ganhar 100 mil é um abuso e o jogador se fosse tão Sportinguista nem precisava de tanto para assinar por nós,mas aí não o crítico apenas a ele,mas sim a quem fez o contrato com ele,que só de pensar até me enoja a maneira como brincaram com o nosso clube,sinceramente!prontos ficamos pelo meio termo,nem cepo,nem genial…!grande abraço e este ano havemos de ir beber uma fresquinha algures por aí!

        SL

      • É porreiro ver que fazes o trabalho de casa antes de comentar. Tudo isso para defender o Lopes, acho demasiado mas tudo bem. Mea-culpa por não ter ido pesquisar. Achei que não valia a pena, tendo em conta que é do Lopes que estamos a falar e não de um craque em potência. Preferi confiar nos meus olhos.

        Vamos ao que interessa, porque pegares numa frase do meu comentário e começares a bojardar, sem te dares ao trabalho de justificar porque é que achas o gajo uma maravilha, para mim não conta. Gostas de números para justificares o que te convém, mas fundamentares o facto de achares o Lopes um espectáculo, tá quieto.

        Podes pegar em toda a “merda que sai da minha boca” e transformá-la em ouro. Estás no teu direito. Eu digo-te porque é que acho o Lopes um cepo. Assim, muito rapidamente, lembro-me do jogo em Rio Ave onde o Bébé comeu o prodígio praticamente em todas as vezes que tinha a bola. Não foi uma vez nem duas. Foram todas. E “todas” quer dizer que em 90 min o rapaz não ganhou um lance. Um que seja, para amostra. E não foi o único jogo em que isso aconteceu (aviso já que não pesquisei, confio naquilo que vi). Um jogo mau ou uma mão cheia de lances infelizes, todos têm. Ser mamado em todos os lances, já acho que é de cepo. Mas isso sou eu, que acho que um lateral supostamente de selecção tem a obrigação de ser inteligente a posicionar-se para não ser comido em velocidade por miúdos de 20 anos. Depois, a atitude competitiva do rapaz. Mais uma vez, a culpa é minha porque acho que um lateral decente deve ser um jogador rápido e com capacidade física para suportar constantes subidas e descidas. O Lopes até pode ser um jogador competitivo. O problema é que é competitivo no ritmo dele, que para mim é pouco. Ao nível do cruzamento, é razoável. Só isso. O Cédric, com menos jogos, fez o dobro das assistências (mais uma vez não confirmei, deixo para ti esse trabalho). Sobra o sportinguismo, do qual nunca duvidei. Nem tenho de duvidar. Apenas acho que o sportinguismo deveria ter feito do Lopes um jogador mais agressivo, competitivo…vá lá…mais mexido. Acho também que 1M/ano devia obrigar um jogador a correr o dobro. Pelos vistos enganei-me.

        Mas pronto. Se gostas do Lopes é um problema teu. Eu prefiro o Cédric, e estou à vontade porque já malhei muito no miúdo no princípio da época, mas a verdade é que nunca o vi a ser humilhado por ninguém para além do facto de ter 10x mais raça do que o Lopes. E ganhar menos, muito menos.

  23. OFF TOPIC
    Nabid Ghilas, um negócio que vem (outra vez) provar as limitações de personalidade (nem sequer estão em causa capacidades negociais) do novo ‘especialista’ de coisa nenhuma que reina em Alvalade. Assina pelo clube do costume e tem tudo para ser um novo Walter, Kleber, Djalma, Janko, Orlando Sá, Adriano… ei pá tanta contratação falhada… até parece que o Freitas também trabalhou para estes…

    SILLY SEASON
    Schaars e ARIAS no PSV? Mas voltará a burrice nas vendas?
    Quanto a Schaars concordo e até existe uma solução que acho fantástica para o Sporting. Quanto a Santiago Arias sair nesta altura é completo disparate (e depois vamos buscar um tosco qualquer de uma divisão secundária… tipo Maurício? Desculpem lá, estou curioso de ver este a jogar, aquele aspecto mix pescador com porteiro de danceteria brasileira deixa qualquer um com dúvidas sobre o seu futebolês).
    A solução ideal para o PSV é Schaars e Boulahrouz (aka BolodeArroz), dois jogadores experientes e de enorme potencial para o PSV, que perde Strootman e tem problemas com Bouma. Boula pode ainda fazer a lateral direita. (Atenção que estou a ‘vender’ os craques). E acrescento, até podem sair por troca directa e incluir mais um jogador (Onyewu, Evaldo, Jefrren?) por RUBEN BENTANCOURT (a vir de imediato para Alvalade) e pode jogar na B (mas este jovem jogador se evoluir naturalmente estará ao nível de CAVANI em duas ou três épocas, é um misto em características de Cavani com Falcão, tem um aspeto vaidoso, mas tem muito potencial, que reforço extraordinário) e tentar também JURGEN LOCADIA (que até podia ficar mais uma época no PSV, se Capel sair, como espero, viria de imediato). Isto sim, era um negócio leonino bom para ambas as partes, e para garantir um “win win” nas negociações pode incluir uma percentagem do passe dos jovens jogadores para o PSV (não deve ser superior a 20%, mas… o Sporting ganharia dois reforços… “estrangeiros que acrescentam qualidade”.
    Arias faz parte juntamente com Cédric dos 22 eleitos (perder agora o jogador seria completamente patético e uma gestão… à lá Godinho).

    Pizzi não tem interesse, nas atuais condições. Acho mais rentável vender Capel por cinco milhões (se alguém o quiser) e usar esse dinheiro em negócios ou questões de tesouraria mais pertinentes. Ao compor um plantel com 22 jogadores, Pizzi não acrescenta nada. Prefiro que Wilson Eduardo tenha mais oportunidades.

    Andei à procura de um médio de ruptura, que pudesse completar o trio de médios ofensivos que o plantel deveria ter nesta época… para mim deve insistir a aposta em André Martins, Adrien (que julgo vai potenciar todo o seu futebol com Jardim), mas falta um transportador de ruptura, que transporte e controle a bola em zonas do terreno ‘apertadas’, muita técnica, crie espaços e faça assistências em espaços reduzidos… o tradicional 10. Um Martins com mais poderio físico… e descobri um ‘monstro’. Chama-se LEANDRO PAREDES (19 anos, Boca Juniors), que jogador enorme de futebol, este sim é craque. Fisico, poder, técnica e raça (esta sim, de qualidade, não a do outro que anda a ‘vender gato por lebre’). Deve valer uns três milhões de euros. Possibilidades… Troca (Viola, a mais lógica, Evaldo, Onyewu, Jeffren, na argentina ninguém paga com presunto a jogadores que não valem um chouriço, mas nunca se sabe). Compra… este jogador é tão bom que merece que o presidente Bruno de Carvalho arranje uma solução com os investidores. Seria um investimento fabuloso (por menos de 5 milhões, mesmo envolvendo cedência de jogadores), este sim é um diamante em bruto… é provavelmente melhor do que Lucho González e comparado a Juan Riquelme… (parece-me melhor, menos loucura, mais futebol). Cherba, sugere lá este nome aos teus contactos em Alvalade.

    Mas se o Boca abrir a boca (perdoe-se a redundância) até aos joelhos, existe uma outra solução interessante que até servia para aquelas ‘vingançazinhas’ useiras nesta época de palermice… LUIS FARINA, o rapaz tem técnica, é menos possante e elegante do que PAREDES, mas tem características semelhantes. O Salvador levava uma ‘estalada’ de luva branca. Com a cedência, mesmo provisáoria, de Viola, pode ingressar em Alvalade por menos de um/dois milhões de euros. Se for bem rentabilizado chega com facilidade a valores de transferência próximos dos 20 milhões em duas épocas. (Paredes se evoluir naturalmente vale mais do que dois James Rodriguez).

    BENTACOURT, LOCADIA e PAREDES… isso sim eram reforços de futuro (têm todos 19 anos). Fechava-se a silly season… salvo a dispensa surpreendente de um qualquer ‘jardineiro’ (e aqui não se deve pensar no treinador) na pré-época.

  24. Tenho sido um defensor da atual direção mas sinceramente acho que começam os tiros nos pés. Infelizmente a pasta mais importante para o futebol profissional, composição do plantel, continua entregue a gente que, aparentemente, não sabe muito mais do que os que de lá foram embora.

    É só uma opinião minha, mas parece-me que entre contratar um defesa central de 25 anos que jogava na segunda divisão do Brasil, um ponta de lança tb de 25 anos que jogava na Colombia emprestado por um colosso dos EUA, ou mesmo um miudo de 20 anos que jogava na Académica, mais valia dar 1 milhão de euros ao Bruma, que é só um dos jogadores com mais mercado e margem de progressão do mundo inteiro.

    Correm o risco de o ver sair de graça em vez de receber uns 15 ou 20 milhões, mas ficamos com o fabuloso central da segunda do Brasil e o ponta de lança das américas. Enfim, são politicas que a mim não me entra na cabeça.

      • Porra, mas se os dois têm 25 anos, um joga na segunda divisão brasileira e o outro nos EUA e estava emprestado ao um clube da colombia, agora vêm jogar para o 7º classificado de Portugal que raio de valorização é essa?

      • :)) és uma super curte … Já perdi as palavras.
        Mas é assim mesmo …. Quem profia sempre alcança.

        Eu também acho que nós Sportinguistas somos 4 milhões …
        Já te tinha dito?? :))

    • Tão típico: “tenho sido um defensor da actual direcção [e tem que se dizer ACTUAL para que não sobrem dúvidas] **MAS**… sempre disse que o Inácio não vale um caracol”. Pobre Augusto, já não deve ter em casa paredes para pendurar tanto atestado de incompetência…

      Mas já agora, o que é que o cú tem a ver com as calças? O que é que tem a ver a renovação do Bruma com a contratação de um central (a custo zero, e para fazer “sombra” a Ilori e Dier, únicos centrais “de raiz”) e dois avançados (posição onde estamos, há muito tempo, claramente deficitários)? Era o Bruma que ia jogar em vez deles e nessas posições??

      • 1ª Não falei do Inácio, foste tu que o mencionas-te. Falei da atual direção porque não era apoiante da anterior e como sei bem o clima de guerrilha que existe no Cacifo, entre os cegos defensores do Bruno de Carvalho e aqueles que estão fodidos com o final da dinastia Roquete, queria deixar bem claro que não estou em nenhum dos lados desta guerra;

        2º Não existem contratações a custo zero, entre os ordenados, prémios de assinatura e comissões de empresários, por pouco que se pague rapidamente chegas a 1 milhão de euros;

        3º Entre contratar merda para ser suplente, pagando ordenados, prefiro jogar com Ilori, Rojo e Eric, tendo centrais da B como 4º opção e canalizar o dinheiro para renovar com o Bruma em vez de estar a fazer birra por 400 ou 500 mil euros, principalmente sabendo o que ele pode valer desportiva e economicamente fazendo mais duas ou três épocas cá;

        4º Contratar por contratar, só para calar adeptos, foi o que se fez nos últimos 15 anos. A política, pelo menos foi o que depreendi, será apostar na formação e fazer contratações de jogadores que realmente possam fazer a diferença e ajudar os putos a crescer. Para mim merdas da segunda brasileira, jogadores das américas ou putos da Guiné Conacri que jogava na Académica são tudo menos mais-valias

      • Nada, Leao, nao tem nada a ver.é pura-santa-bendita-ignorancia.

        arrasar-se a contratação dum central que fez a formaçao num dos grandes brasileiros, que pegou de estaca com 19 anos e fodeu, ou ia fodendo, a carreira com uma cena de pugilato
        e

        arrasar a contratação de um titular de uma das melhores selecções da Amaercia LAtina e que está “só” tapado por Falcão, Jackson Rodiguez e Gutierrez…


        é só pura ignorancia. só.

      • mas porque é que achas, ó entendido, que é “merda”? já a cheiraste? e se for mousse da boa em vez de merda? és algum expert na materia para dizeres que é merda sem os veres jogar?

        fica sabendo que o “puito guineense – querias lhe chamar preto, tb não? – estava nas pretensoes do Marseilha e do Montpelier.

        Foda-se, “contratar por contratar?” como é que dizes isso se ainda nao viste os jogadores. nao pareceram na imprensa inglesa, foi? é esse o problema=

        olha: estou disposto a apostar que vao surpreender. quanto apostas?

      • Converge

        Explica-me “titular” e “tapado por Falcao, Jackson e Gutierrez”?

        Por outro lado, pegou de estaca com 19 anos, mas aos 25 joga na segunda divisão do Brasil? Independentemente dos motivos que o levaram a prejudicar a carreira, penso que já alguém o podia ter descoberto seis anos depois, mas enfim, tás muito feliz bom para ti.

        E achas mesmo que um gajo de 25 anos, que pertence aos quadros de um clube americano, está emprestado a um clube colombiano, isto tudo com 25 anos, é avançado mas tem uma média de 13 golos por ano, é a solução para o ataque? Enterrar 3 milhões de euros neste gajo e estar a fazer birrinha para não pagar 1 milhão ao Bruma é uma política lógica? Se achas estás no teu direito, eu não acho.

      • Depende do que consideras surpreender, eu aposto que o Mauricio vai ser suplente, o Cissé (porra mas quem falou de preto) vais ser dispensado o próximo ano e que o Montero vai jogar porque não temos outro mas não chega aos 15 golos este ano.

        Esta é a minha opinião, e essa teoria de que sem ver os jogadores atuar não podemos formular uma opinião é uma palhaçada, Posso enganar-me e falando sem ver os jogadores em acção a probabilidade de falhar é maior, mas fazendo um juizo de valor da carreira dos jogadores posso formular uma opinião.

      • [Não falei do Inácio]

        Ai não?!? Isso agora é ironia, cinismo ou estás só a fazer-te de parvo?…

        Então de quem é que falaste mesmo??

        [Não existem contratações a custo zero]

        É verdade… digamos que é uma forma de expressão, como dizer que o Bruma “só” precisa de 1 milhão para renovar.

        [contratar merda para ser suplente]

        É merda porquê? Porque tú queres, claro… Porque na verdade não fazes ideia.

        [prefiro jogar com Ilori, Rojo e Eric, tendo centrais da B como 4º opção]

        Portanto, vamos arranca a época com Ilori, Dier (Rojo não é central de raiz) e uns centrais da B… Se fosses director desportivo do Sporting (não digo o actual, porque nitidamente não está ao teu nível) não te preocupava este cenário? Não tentavas reforçar esta posição, sei lá… com um jogador com alguma experiência e que viesse baratinho, de preferência a “custo zero”??

        [Contratar por contratar, só para calar adeptos, foi o que se fez nos últimos 15 anos.]

        Nem vou tão longe… Estás seriamente a querer comparar os 90M€ gastos nos últimos três anos com aquilo que está a ser feito por esta Direcção?? Isso é quase como aquela tirada que o BdC era “mais do mesmo”…

        Mas (se percebi bem) na verdade o que tú queres é que se gaste à tripa-forra em jogadores que *tú* consideres que sejam mais valias. Ou seja, contratar por contratar, só para te calar a ti.

        O que é facto é que estes jogadores são uma incógnita (mas tirando Ronaldo, Messi e cia., quem não é?), não representam neste momento nem mais- nem menos-valia. Temos que esperar para ver…

        Já alguns sportinguistas e as patetices que vão dizendo a propósito destes jogadores e desta Direcção, neste momento são claramente a principal menos-valia do Sporting.

      • em suma, Marco Aureilo, tu (e muitos outros como tu) apostam numa epoca de merda do Sporting e talvez um setimo ou oitavo lugarzinho, não é? É isso? apostam e desejam uma epoca de merda,não é?

        assume que é isso que queres, caralho! e, se isso acontecer, vem para aqui gabar-te,ok?

        pronto, nada como clarificar as coisas, não é?

      • Não, não estou a falar do Inácio especificamente até porque não acredito que seja ele quem controla a 100 % as contratações, renovações, etc.

        Sim, obviamente vais ter que pagar ao Bruma para renovar e ao advogado/empresário/representante, mas vale bem mais a pena do que gastar dinheiro em jogadores cujas hipoteses de trazer qualidade extra ao plantel ou mais valias financeiras são claramente baixas.

        Merda porquê? Porque vi chegar artistas do mesmo calibre de curriculo, do género de Ribas, Gelson, Boula, etc. e como gato escaldado de água fria tem medo…

        Quanto ao Rojo não vou discutir contigo, tu achas que é LE, para mim é o melhor central do Sporting. Fico muito mais descansado em ter como central o Rojo, o Eric e o Ilori, e poder apostar no Tobias por exemplo, do que ter como 4ª opção um brasileiro da segunda liga. Aliás, se o Rojo é LE o que vem fazer o Jefferson?

        Se fosses o diretor desportivo do Sporting não ias considerar como a maior prioridade garantir um contrato de longa duração com um dos jogardores mais promissores do mundo? Em vez de contratar os já mencionados?

        A prova que não quero que se gaste é exatamente estar a criticar contratações antes de renovar com quem interessa, prefiro que não se contrate ninguém e renovar com o Bruma e o Ilori do que gastar dinheiro e deixar fugir estes dois.

        Não estou a comparar com os 90 M nos ultimos 3 anos, estava apenas a argumentar que contratar jogadores para determinadas posições, como o que se fez com o Ribas por exemplo, só porque não temos opções suficientes mas não considerar o valor dos jogadores, é pior do que não contratar ninguém e apostar em jovens, pior e mais caro.

      • Mais uma vez, o que é que tem uma coisa a ver com a outra? Será que não podemos fazer as contratações necessárias para equilibrar o plantel *enquanto* negociamos com o Bruma?

        Fica tudo à espera que sua excelência, “um dos jogadores mais promissores do mundo”, quiçá da Europa!, decida levantar-se da cama e assinar contrato? Era só o que faltava…

        E afinal estes jogadores já não são merda!… mas porque o Ribas é merda, o Gelson é merda, o Boula é merda, epá cuidado que estes também podem ser… Bom, por esse prisma não contratamos mais ninguém!

        Por ti era assim, não é? Não se contrata mais ninguém, é tudo com a prata da casa. Os putos da academia têm mais é que aguentar-se à bomboca… Para além de triturador de treinadores, o Sporting passava a ser conhecido como assador dos miudos da formação.

        Valham-nos os ACTUAIS directores desportivos (sejam eles quem forem)…

      • Converge

        Já aqui escrevi, o Sporting tem o terceiro maior orçamento em Portugal, é o segundo clube com mais adeptos e o terceiro com mais sócios, tem obrigação de ficar em terceiro lugar, tudo abaixo disso é um fracasso. O que vier a mais será bem vindo, eu pessoalmente, considerando a distância de qualidade para os rivais, não me parece possível, se acontecer tanto melhor.

    • portanto, Marcou Aurelio, para ti, o Sporting passou a ser “o 7º classificado de Portugal “?.
      Ou estás a ser ironico (e tens que trabalhar melhor essa ironia) ou não estás a ser irónico e aí não há mais conversa. deixo-te a falar sozinho com o superleão sobre a teoria das selecções.

      • Para mim não é, mas para o Montero que joga na colombia é, para o “não sei quantas” da segunda brasileira tb é. Ou achas que eles estão muito felizes pelo título de 2001-2002?

      • eles nao sei . mas começo a pensar que tu te satisfazes com um titulo em cada 20 anos.

        em relaçao ao Bruma, já me irrita essa conversa: porque é que achas que o ML foi com os porcos? é para pagar a quem, caralho?!

      • Portanto, estás em paz com a tua pequenez, assim possas ter a oportunidade de me apelidares de burro.

        Oh pequenez ao quadrado!! Valha-me Santo Ambrósio! (já sei, já sei… recorto uma auréola de cartolina, compro uma caixa de ferreros e vou conduzir limusines…)

      • Estou em paz porque ver a minha postura apelidade de pequenez por ti não me afeta minimamente. Se te faz sentir grande, importante ou seja lá o que te traz felicidade, classificar as minhas opiniões como provas de pequenez então é um prazer realizar o teu dia.

        Retem no entanto que no dia em que tiveres capacidade de trocar argumentos sem ofender, ridicularizar ou menosprezar aquele com que conversas, sentiras uma grandeza muito maior por não utilizares esse tipo de esconderijo para uma incapacidade gritante de aceitar opiniões diferentes da tua.

      • Não me faz sentir nada, senão pena de ti e de outros como tu.

        Pelos vistos, não consegues conceber que um jogador, seja qual for, queira vir para um Clube com a dimensão e grandeza do Sporting. Só porque o último título foi há não sei quantos anos…

        Nitidamente, este Clube, tal como os seus actuais directores, não está ao teu nível.

      • Porra, mas onde é que neste momento vir jogar para o Sporting é uma valorização? A discussão era essa.

        Se tens assim tanta pena de mim tens bom remédio, ignora-me e para de comentar os meus post. Seremos os dois bem mais felizes, eu com a minha pequenez e tu na tua imensidão de sabedoria e altivez.

      • “Porra, mas onde é que neste momento vir jogar para o Sporting é uma valorização?”

        …!

        (de facto, dispensas qualquer comentário)

      • catio baurélio, desculpa lá, chamei-te bebiano quando vi o primeiro post, mas depois de ver a fixacao com a formacao, e sabendo que tens lá 14 ou 15 jogadores a viver á conta do clube,é que me apercebi que eras tu marco auldé…
        boa promocao para os teus porquinhos de engorda… deixa-los crescer para depois mamares a conta deles…

    • Davas 1 milhão ao Bruma e depois tinhas mais não sei quantos putos a fazem birra pelo mesmo! Haja santa paciência, gostamos de sofrer por tudo e por nada, mas, qual foi a parte que os próximos anos vamos ter de saber viver com o que temos? Acho, no entanto que pior que a ultima época irá ser difícil e por esse motivo posso já ficar contente/agradecido com o trabalho feito em 4 meses apenas!

  25. Montero não é um fora de série, mas tambem não é nada de deitar fora, se não é mais vezes internacional é porque nasceu na mesma epoca e num pais, onde tem aparecido nos ultimos anos grandes PL, se era o meu preferido na Colombia? Não, preferiria Teofilo Gutierres ou Carlos Bacca, agora para as nossas posses é capaz de ser dos melhores disponiveis.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s