O Robin dos Bosques vestia de verde, não era?

«O Bayern foi a melhor equipa do mundo na época passada, mas não nos ganhou nos dois jogos do campeonato. E nós podemos tirar força e motivação do facto de não termos ganho nada na última época. Como o Bayern não há igual, que tem o equivalente a uma bazuca, mas nós temos um arco e flechas e, se apontarmos bem, podemos ser como o Robin dos Bosques e podemos fazer estragos», Jurgen Klopp, ao Die Welt.

Anúncios

74 thoughts on “O Robin dos Bosques vestia de verde, não era?

  1. Este Jurgen não dorme! É que é isto mesmo!
    Que o nosso Leo Jardim ponha os meninos a jogarem o que sabem e o sucesso chegará naturalmente.
    Com armas diferentes dos rivais, claro, mas quantas vezes a História escreveu que “ganharam” os mais fracos?

  2. Infelizmente só nos podemos comparar ao Dortmund em número de adeptos, porque se compararmos sócios pagantes e estrutura desportiva estamos a milhares de quilómetros…mas a analogia é bonita

  3. Coincidentalmente, tenho andado a pensar no plantel do SCP e acho que, se tudo correr bem (nomeadamente (i) LeoJardim fazer um bom trabalho tactico (ii) os jogadores atingirem o seu potencial (iii) o SCP não ser escandalosamente roubado outra vez) o SC paté pode fazer uma época bem interessante.

    On paper, não temos plantel que se compare ao dos andrades e dos milhafres.
    MAS,
    Mesmo considerando o worst case scenario relativamente ao plantel (isto é, não conseguirmos vender quem queremos e sermos forçados a perder jogadores como o Bruma e o Ilori) acho que poderemos fazer bons resultados e disputar para ganhar (não quer dizer, obviamente, que o resultado final seja esse) todos os jogos.

    SE:
    – O Cedric melhorar defensivamente;
    – O Rinaudo conseguir jogar de uma forma mais inteligente;
    – O Labyad revelar-se como um bom nº10;
    – O Montero for um avançado razoável
    acho que temos um bom plantel.

    Nesta óptica, Patrício/Cedric/Dier/Rojo/Jefferson/Rinaudo/AMartins/Labyad/Capel/Carrillo/Montero deverão ser mais do que suficientes para garantir, nas calmas, o terceiro lugar.

    Tenho ainda esperanças que Esgaio possa ser reciclado a nº 10 e que entre Cissé, Viola e Rubio algum se revele na próxima época (gostaria até de ver um esquema táctico ocasional com 2 avançados titulares)…

    SL

    • Penso que o “tendão de aquiles” do nosso plantel, e consequente onze titular, será (e isto analisando-a individualmente, que é talvez a maneira mais injusta de o fazer) a nossa defesa.

      Sinceramente, e vendo os resultados das duas ultimas épocas, tira-me um pouco o sono saber que poderemos apresentar um quarteto defensivo com Cédric, Mauricio/Ilori/Dier, Rojo e Jefferson.

      Disse-o que será a maneira mais injusta de ajuizar essa parte da equipa, porque quando uma equipa defende, são os 11 em campo, mas a qualidade nos duelos individuais também decide muitos jogos.

      A meio-campo, e em jogos mais complicados poderemos sempre meter mais peso no meio com o Dier a trinco, Rinaudo mais solto e André Martins a 10 solto. Sou no entanto favorável a um meio mais dinâmico com Rinaudo a trinco, Adrien a 8 e André Martins a 10.

      • A melhor coisa que nos podia acontecer era a explosão do Adrian. Ficariamos com uma espécie de box-to-box (não com tanto pulmão, mas bom remate de meia distância e poder de passe).

        Resolveria um caso bicudo no centro do terreno, pois tanto a posição 6 como a 10 parecem relativamente seguras. Se por um lado Rinaudo dará conta do recado, a 10 o André Martins poderá também relaizar uma boa época, tendo ainda o marroquino Labyad como séria alternativa.

      • Ou mesmo com o Rinaudo a 6,André Martins a 8 e Labyad a 10!ou Rinaudo a 6,Adrien a 8 e Martins a 10…não deve andar muito longe disto!

      • Um dos problemas que vejo em colocar o André Martins a 8 e o Labyad a 10 é que se perde peso na luta do meio-campo.

        “Convém” usar um pesado, um peso-médio, e um médio-leve (isto não é nenhuma regra, mas antes a visão que eu tenho de um meio-campo forte ao choque nos processos defensivos e dinâmico nos ofensivos).

        Um Adrian mais musculado e com melhor caixa daria um 8 perfeito.

      • Nao entendo tanta coisa com o Labyad.

        Ganha o dobro do tecto salarial. TEM QUE SAIR.

        querem pagar 2M pelo Labyad???
        mas nao renovam com o Bruna nem por 400M (que esteve em cima da mesa no final da epoca). Se eu fosse o Bruma tambem fazia birrinha. Tem quase a mesma idade, 1 e da Academia o outro vem de fora…. QUE MERDA E ESTA?

        querem que a direccao de o exemplo? Pois bem, eu tambem, nao me parece bem pagar o dobro por um estrangeiro, do que por um da casa. Ambos tem NO MINIMO o mesmo potencial, e o Bruma e mais novo.

        Nao quero com isto dizer que BC deva recuar no processo da renovacao com o Bruma, mas celeumas com empresarios a parte, esta e a realidade

        Todos os esforcos devem ser feitos para colocar o Labyad fora de Alvalade, assim como Jeffren, Bolo de Arroz & Companhia.

        SL

      • Acho que o jogador chave no meio-campo é Adrien. É o mais completo, tem força, tem remate, sabe assistir e passar. Rinaudo atrás, a varrer e João Mário à frente, a criar jogo com o Adrien.

        Um meio-campo com Rinaudo, Adrien e João Mário pode ter futuro.
        Os três defendem e atacam razoavelmente e dão equilíbrio à equipa.
        Seria o meu meio-campo.

      • Rinaudo a 6,André Martins a 8 e Labyad
        Brinquem com esta merda brinquem

        Rinaudo a 6,Adrien a 8 e Martins a 10
        Brinquem menos … mas continuem a bricarem

      • Sabes lá tu o que é o tendão de aquiles do nosso SCP, para saberes isso tinhas que tirar a puta das palas!

      • Camarada, antes de entrares neste blog lava os olhos com soro, e se não o fizeres, avisa-me que eu lavo-te a cabeça com um tábua e assim excusas de cá voltar.

    • Caro Livramento,

      Aprecio o teu optimismo q até me parece bastante terreno… Mas tenho duas grandes dúvidas e duas mais pequenas:
      Grandes:
      Labyad e Carrillo – 2 jogadores com enorme potencial mas irão explodir?!? Tenho confiança no LJ mas… veremos!!!

      Mais pequenas:
      Rinaudo: acredito q LJ o faça crescer tacticamente
      Montero: acredito q seja mm craque mas só vi resumos dos seus últimos 3 jogos….

      SL

      • Pois não faz sentido pagar nem a um nem a outro com tanta maltinha a ganhar o salario minimo neste mais de 1000 euros/mês é uma sorte

  4. Acho feliz esta analogia descoberta pelo Cherba, pois é verdadeira e motivante.

    Creio que comparativamente teremos um grande problema. A nossa auto-estima.

    É que não sei é se nós, sportinguistas, teremos a capacidade e a paciência para andar constantemente a dormir nas árvores de Sherwood, quando desde sempre estamos habituados ao docel do palacete.

  5. Por acaso já tinha lido esta parte da entrevista e achei muito boa a analogia e associei logo ao nosso Sporting por acaso,a ver vamos como correm os primeiros jogos e partir daí,tudo é possível!

    SL

  6. Se queremos que o Sporting mude verdadeiramente podemos começar pelo dossier Bruma. Acho que existe aqui um simbolismo perigoso para a nação sportinguista.

    pus-me a pensar:

    Futre saiu porque não lhe deram míseros 6 mil contos por ano (e porque foi um cabrão ingrato, claro). 30 anos depois, o porto é aquilo que é hoje.
    Que teria sido do Sporting, se tivesse ficado? Ganhou o jogador.

    Figo saiu porque não quis renovar contrato, “dando-nos” um mísero milhão pelos direitos de formação. Figo tornou-se no melhor jogador do mundo. E o Sporting?
    Mais uma vez, ganhou o jogador.

    Ronaldo e Nani são casos diferentes. Tinham contrato, mas saíram.
    Nani foi bem vendido, Ronaldo nem por isso (apesar de na época ter sido um record mundial por um miúdo de 18 anos). A verdade é que os jogadores tornaram-se “maiores” do que o Sporting. Nem um título nos deram.
    Mais uma vez, os jogadores ganharam.

    É isto que queremos que aconteça com Bruma?
    Não valerá mesmo um milhão por época?
    Será que não ganharemos muito mais daqui a 1/2 anos? E desportivamente?

    Jogadores como Schaars ou Labyad ganham isso e pasme-se, ainda reclamam prémios?!? Eu sei que não podemos dar um milhão a qualquer um, mas já se percebeu que Bruma não é qualquer um.

    E não me venham com o Adrien, porque ele não é um avançado e aos 18 anos ninguém o comparava ao Ronaldo!

    No futebol há sempre opções, podemos poupar aqui para investir ali. O próprio BdC já o admitiu. Saibamos não só produzir talento, mas também aproveitar esse talento. Dentro e fora do campo.

    Por isso, acho que a renovação de Bruma seria um virar de página na história recente do clube. E da esperança dos adeptos.

    SL

  7. Na minha modesta opinião o reforço principal para a nossa equipa tem que ser a ATITUDE!…
    Havendo atitude, raça, vontade de vencer, já é meio caminho andado para efectivamente vencer!…
    Não me venham com a história que os corruptos e os merdosos têm melhor plantel e isto e aquilo porque até o têm mas, muito sinceramente, o plantel de ambos é demasiado sobrevalorizado pela nossa CS e os paineleiros da nossa praça, fazendo-nos crer em algo que não é bem assim… uma mentira dita muitas vezes acaba por se tornar verdade, não acho que a qualidade de ambos esteja assim tão distante da nossa… ;)

    • Concordo plenamente! ATITUDE! Até porque o sporting tem de OBRIGATORIAMENTE ganhar aos aroucas, académicas e bragas desta vida, os outros jogos (slb e fcp) são de tripla e em alvalade mandamos nós!

      • Nem mais!
        Aliás, sempre ouvi dizer que os campeonatos ganham-se nos jogos com os pequenos e não propriamente nos jogos com os rivais directos…

  8. A questão em torno do Bruma é simples. Se transformas um miúdo que fez 6 ou 7 jogos numa época em que não atingimos objectivo nenhum, num dos mais bem pagos do plantel estás a mandar a mensagem de que basta uns míseros jogos a brilhar para poder encostar o clube à parede. Aceito pagar o que ele quer, sem problemas nenhuns. Quero em troca uma regularidade que justifique essa exigência.

    É aqui que entram os prémios por objectivos, que os jogadores normalmente abominam. Entre dar directos 1M e dar metade disso com a restante metade a ser paga consoante o rendimento, prefiro a segunda. Obriga o jogador a manter-se focado no objectivo e dá-me segurança suficiente para saber que estou a investir num jogador que rende efectivamente em vez de um jogador apenas com potencial.

    Não me passa pela cabeça que o presidente se recuse a pagar 1M sabendo que ele pode render 20x mais esse valor no futuro. Ele não é parvo. Mas convém percebermos que o Bruma ainda é um jovem com potencial e que quer ganhar como uma autêntica estrela. Tudo bem. Que prove no Sporting (e não contra selecções de merda) que é capaz de assumir esse estatuto e terá tudo o que quiser. A questão está em saber se o Bruma está disposto a trabalhar mais um bocado para justificar o estatuto ou se já julga que é uma estrela e por isso deve ganhar em conformidade..

    • Uma achega ao tema Bruma, pelo Joel Neto ao jornal O Logro:

      Antes de Bruma

      “Se não tivesse havido Paulo Futre, Luís Figo, Cristiano Ronaldo e Nani, Bruma gerava a procura que gera neste momento ? Duvido.
      Trata-se de facto de um talento, mas é em primeiro lugar a proveniência portuguesa e sportinguista a filtrá-lo no meio de tantos outros talentos existentes ao redor do mundo (e testados neste Mundia de sub-20 em particular). Não tenho a certeza de que se esse elemento esteja a ser tido em conta por todos os intervenientes na gestão da carreira do jovem luso-guineense.

      Essa é a primeira coisa que eu queria dizer. A segunda é que, dos quatro jogadores referidos acima, nenhum é tão relevante para a actual novela como CR7. Na verdade, as negociações em torno de Bruma também são, de algum modo, «sobre Ronaldo». Dez anos depois, o Chelsea não quer perder a oportunidade de fazer ele próprio o que Manchester United fez em 2003, adquirindo o recurso que constituiria durante anos a pedra no sapato dos adversários – e, por seu lado, Mourinho não quer perder a oportunidade de ajustar contas com o avançado do Real, com quem se desentendeu e a quem certamente gostará de dar uma liçãozinha do ciúme.

      E, já agora, deixem-me dizer uma terceira coisa ainda. Quantos talentos, na história do futebol, achará o jovem Bruma que se perderam no meio de tantos e tão laterais interesses .”

      • So para dizer que este pode ser o jogador que nos falta para o ataque !

        E um bocado trapalhao e vai ter que se adaptar ao nosso campeonato, mas é um trabalhador e um finalizador.

        Para quem idolatra tanto o Ghilas, saibam que este menino é que é o titular da seleçao da Argelia e que é um idolo no mundo arabe :)

        Se vier sera uma grande contrataçao do Sporting, ainda por cima a custo zero.

        SL

      • Não é o titular é o suplente, o titular da Argélia jogava em Portugal e até ganhou um titulo na ultima epoca, a Taça de Portugal

    • Sera este o “Pinheiro” que tanto se esparava/falava?

      Li por aqui que este e o titular da seleccao do Gilas. Contra-bofetada de luva branca ao Bufas? Ou mais um tiro no pe (tipo Purovic e outros…).

      Mais silly season bullshit em Frances?

      Nao perca, dentro do momentos…

      SL

      PS- A vir e bem vindo….

    • Dizem que é bom jogador e mesmo que visse vídeos no youtube não o saberia. Se for bom óptimo. Não gosto muito do método, que aliás já foi o do Labyad e é bonito quando os beneficiados somos nós mas depois seremos hipócritas quando reclamamos que o mesmo é feito a nós…

    • Podemos jogar em 4-3-3.

      Ter 2 opcoes de ataque, 1 mais movel, outro mais fixo, mais 3 putos (Cisse, Rubio e Betinho) a rodar na B, com o melhor a espreitar o lugar no plantel….

      Parece-me mais seguro, e a ser um flop, pelo menos e um flop mais barato.

      SL

  9. Não percebi de onde veio a notícia da saída do Leitão mas a verdade é que o homem até ao momento continua nosso jogador

    “Não fui, até ao momento, notificado de qualquer decisão relativamente a minha continuidade ao serviço do Sporting”, afirmou, indicando que não tem qualquer proposta de outro clube para a próxima temporada. Leitão destacou que, ao longo dos últimos três anos, respeitou e dignificou o clube, “contribuindo para a conquista de diversos títulos”.

    “Pelo exposto, entendo que me é devido um tratamento consentâneo com o meu historial no clube e o escrupuloso respeito pelos compromissos assumidos”, concluiu

  10. Não é melhor ir ao site do Sporting, aliás como já foi aqui várias vezes acordado, para se ter a certeza da veracidade das noticias?!

    Só para evitar as “barracas”

      • Estás triste, croquete desanimado? toma um xanax que isso passa, a esquisiofrenia de “vocês” os chulos desde hà 18 anos é tramada.
        Atira-te da ponte e diz que fui eu que te empurrei, lambuças.

  11. Mas quem é que foi buscar o Bruma àquele país africano de 3º mundo? foi o bebeiano? foi o pin zahavi? foi o catio baldassé? não!!! foi o Sporting que o foi buscar e tirou a família dele da miséria! esse preto de merda(desculpem-me a expressão) de nome bebiano ou esse judeu de merda, se o Bruma não tivesse sid

    o formado na melhor academia do mundo e não fosse conhecido como é hoje, teriam dado a mão ao Bruma ou à familia dele???não creio, estavam-se cagando, tal como essa gentinha faz com o seu povo, que passa fome e eles enriquecem à custa de talentos formados pelos clubes que os vão buscar!
    O Sporting forma jogadores e tira-os da miséria para depois vir um monte de merda e acharem-se no direito de fazerem o que lhes interessa, só para encher o seu bolso?
    Ganha juizo Bruma, não sejas ingrato com o clube que te estendeu a mão, eu só espero que isto acabe bem ou então, que acabes como o fabio paim, muito talento e pouca (zero) cabeça, a dares mergulhos na piscina do Jamor e com a fotografia dos teus representantes amarradas aos colhões!
    Se é para ingratidões, então mais vale fazer prospecção de talentos apenas em Portugal e na Europa e cagar nas Africas, porque de ingratos estamos nós cheios e é deixá-los morrer à fome e que peçam comida ao Bebiano ou ao Zahavi que estão cheios de dinheiro à pala deles.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s