hoje escreves tu: Murros num estômago cheio de sapos!

Hoje, o paulo oferece-nos umas mensagem de esperança no futuro.
Quem quiser ocupar as quartas-feiras do Cacifo, já sabe: ocacifodopaulinho@gmail.com

Murros num estômago cheio de sapos!, by paulo

Ponto prévio nesta análise: O Sporting Clube de Portugal, ou o grupo de empresas de que o SCP é sócio maioritário deve, no ano em que faz 107 anos, algumas centenas de ME e apresenta-se face aos seus concorrentes diretos numa posição de fragilidade absoluta.
Assim, de há uns anos a esta parte têm sido sapos e murros, uns atrás de outros, com os sócios e adeptos sempre a engoli-los e a encaixar socos, numa posição de subalternidade face a todos os outros atores da cena desportiva. Podíamos estar aqui a discutir as razões. Sinceramente isso não me interessa. Queria aproveitar este post para explicar porque acredito que desde as ultimas eleições, apesar dos ainda inúmeros sapos e murros que vamos levando, nos encontramos cada vez mais perto de nos levantarmos e começarmos, nós, a responder.

Os socos que mais me doem são os que vêm de dentro do clube. Consigo ignorá-los, mas doem. São às dezenas nesta fase da vida do clube, em que a recuperação dos erros do passado implica o engolir de sapos bem gordos. Tal como no país, olha-se para a solução encontrada como o “problema” e esquecem-se as razões, os factos e os responsáveis por esses problemas. Alguns chamam-lhes questões paralelas e fecham os olhos numa cegueira cómoda, escondida atrás da postura muito portuguesa de velhos do restelo.

Mas, mau grado todas as desgraças, despedimentos, desespero e frustrações, o clube tem FUTURO.  Em primeiro lugar porque tem uma massa de adeptos e de sócios (ambos importantes) de inegável resiliência e resistência a adversidades. Se somos capazes de aguentar tanto infortúnio, imaginem o que seremos capazes de fazer em caso de sucesso. Em segundo lugar, porque iniciamos, desde as últimas eleições uma recuperação, lenta é certo, do caminho da responsabilidade e da coerência na gestão desportiva e financeira e em terceiro lugar porque o ecletismo é e será sempre uma das suas bandeiras.

O ano em que o clube faz 107 anos é o ano em que os cobradores nos bateram à porta. É o ano em que um Plano de Reestruturação Financeira aprovado pela maioria dos sócios, nos obriga ao menor orçamento dos últimos 10 anos.  Isso teve impacto no futebol profissional. O Sporting foi “obrigado” a usar e abusar da Academia. Já no final do ano passado isso aconteceu, fruto dos péssimos resultados desportivos, da horrível gestão do balneário e da estúpida gestão financeira (que obrigava a despachar jogadores para pagar despesas correntes).

Mas a Academia é o maior trunfo do Sporting. Um orgulho.
Com exceção de casos como o de Bruma (que têm tudo para correr mal mas são simultaneamente uma lição) o Sporting tem acesso a recursos humanos de grande qualidade, podendo assim gerir de forma muito equilibrada contratações externas, e tem tudo para passar a ser um dos clubes com maior encaixe financeiro nos mercados de transferências europeus.

Basta analisar a situação actual para se perceber para onde vamos. Vejamos a situação hoje tendo em conta dos dados presentes em transfermarkt.
O FCP tem gastos vários ME e apresenta um saldo positivo (resta dizer que este saldo está provavelmente todo nas mãos de fundos e que o lucro liquido do clube nestas transferências é decerto muito, mas mesmo muito, inferior ao atual. Aliás o porto já é caso de estudo e de fortes suspeitas de branqueamento de capitais). O SLB vai pelo mesmo caminho. Com a agravante de não realizar receitas. Talvez o mês de Agosto seja mais positivo para os nossos rivais, mas de vendas nos jornais está o benfica farto e a realidade é um clube com mais de 100 (!!) jogadores profissionais. Pelo menos 50 serão excedentários. Se isto é boa gestão …

No porto e no benfica um dia aquilo rebenta, por razões diferentes, e não vai ser bonito.
Por outro lado a situação do Sporting é esta e o que vejo são: i) Entradas de custo muito reduzido (alto risco desportivo associado a um baixo risco financeiro);  Acesso á equipa A de inúmeros jogadores da equipa B (baixo risco desportivo e baixo risco financeiro); saídas de jogadores com ordenados elevados (risco desportivo nulo e redução da massa salarial). Não falarei obviamente da parvoíce que é ver ali uma venda de 10ME que ninguém sabe para que serviu.

Nós falamos de Esgaio, Dier, João Mario, Iuri, King, Nii Plange, Chaby, W. Carvalho, Semedo, Betinho, Fokobo, Ilori … etc, numa infindável lista de promessas/certezas. Os outros para falarem de alguém têm de gastar ME. Se alguém tem um futuro risonho pela frente somos nós. Saibamos resistir aos murros que vêm dos adversários, de jornalistas “imparciais”, de tutores e advogados mal formados, de empresários desonestos, de sócios e adeptos aziados. São muitos, muitos socos sem hipótese de resposta. Temos de os saber encaixar e com a nossa vontade estar prontos para na altura certa aplicar o derradeiro soco. O tal que deixará todos em KO técnico e o caminho livre para um Sporting forte, uno e vitorioso.

Abraços leoninos e coragem!

 

quadro1

quadro2 quadro3

Anúncios

121 thoughts on “hoje escreves tu: Murros num estômago cheio de sapos!

    • Mas no caso do Sporting até pode ter sido benéfico termos sido forçados a esta mudança de paradigma porque felizmente a nossa formação, que será o futuro do clube, está entre as melhores do mundo! Já pensaram no que vai acontecer aos nossos rivais quando esta realidade lhes bater à porta (e continuando as suas políticas despesistas não há dúvidas que mais cedo ou mais tarde irá acontecer) ?!

      http://sportingnovorumo.blogspot.pt/

    • O problema ( deles ) é, como o vão fazer? Isto de ganhar campeonatos jovens é muito bonito, e andam ai a dizer que o Benfica ultrapassou o Sporting na formação, e que a partir desta geração é tudo deles.

      Vêm um benfica no campeonato com cancelo e sacidino e não sei mais quem no onze? Mais depressa vão buscar argentinos ás divisões inferiores de lá.

      Porto com jovens jogadores então é o rir, era ver os Super Dragões a pegar fogo a tudo quando os rapazes falhassem.

      Não vejo a massa adepta desses dois clubes com estomago para esperar tanto por uma “equipa” da casa. Não basta começar a promover miúdos, há que ter todo um “BackOffice” de escola, transporte, prospeção,educação e apoio ao crescimento de crianças. Nós temos um Bruma, mas sem este trabalho, seriam dezenas!

      Sempre disse e continuarei a dizer a amigos benfiquistas/portistas:

      Eles: O teu clube realmente está uma desgraça! Devem dinheiro a todos.

      Eu: É verdade, mas felizmente estamos a tratar disso e a construir uma equipa para o futuro.

      Eles: Pois, vais andar a lutar pela UEFA durante 4 ou 5 anos. hehehhe

      Eu: Pois é, mas depois disso, quando o Sporting estiver a subir, acredita que vai encontrar o teu clube a descer. Vemo-nos pelo caminho.

      Quando os outros explodirem, já as nossas feridas estarão próximas de ser saradas, e ai vai ser ainda mais fácil!

      • SEa equipa B for reforçada, não tiverem de andar a saltar Juniores para lá, e depois não tiverem de saltar Juvenis para os Juniores, vamos ver quem será o favorito.

      • Na selecção de sub-19 que vai agora disputar o campeonatp da Europa o Benfica tem metade, METADE! dos convocados. Tem mais do que Sporting e Porto juntos.
        E posso dar mais exemplos.

      • Também te posso dar exemplos de quantos jogadores formados no Benfica vingaram desde Rui COsta.

        Afinal não posso, porque não há.

        Lê o texto outra vez, e se o futuro do Benfica é Cancelos, André gomes e Ivans cavaleiros, LOL, you go boy!

      • Basta ver os títulos no tempo do Salazar e pós Salazar para ver quem perdeu mais: Benfica ou Sporting.

        É so fazer as contas. O que seria normal alias. Um clube popular do garrafão e do bigode versus um elitista das famílias bem que dominavam Portugal no antigo regime.

      • Oh Filipe…o que é que queres dizer com isso?

        As familias que dominavam Portugal no Estado Novo são as mesmas que dominavam Portugal antes disso….e curiosamente são as mesmas que dominam Portugal em “democracia”…

        E essas familias estão bem a cagar-se para o futebol….querem é que o povo anda contente com futebóis…

        Por isso, se estavas a dizer que o Sporting era o clube do regime, pensa lá bem nisso outra vez…

      • Sim, a ponte 25 Abril estava-se para chamar Ponte Sporting e tudo…

        E o Eusébio foi raptado pelo Sporting e tudo.

        Enfim, não me alongo, logo se vê quando a bola começar a rolar, porque apesar de tudo, os jogos são sempre de 90 minutos. Mais dois.

      • O que é certo é que desde o 25 de Abril ganhámos 4 campeonatos.
        Devem achar que estamos melhor nesta “democracia”.
        Já tivemos cá 3x o FMI, o desemprego é galopante, total ausência de valores na sociedade.
        Um Salazar em cada esquina e podem ter a certeza que o Bufolas não fazia o que faz e escapar sempre impune.

      • Calma lá, que quando oiço alguém falar em “falta cá um Salazar” apetece-me apedrejar alguém.

        Vive nas condições que viveram os meu avós, ou assiste á morte de um familiar, como morreu António Tavares ( meu ascendente) que choras pelo regresso de Sócrates e Coelhos.

        Fascismo nunca mais.

        Mas se for para lixar o Bufolas, vá, um part-time “zinho” só para me rir um pouco ;)

    • Então o que é que o Antero anda lá a fazer????Pintinho já anda a preparar a saída há uns aninhos a esta parte….é só fazer uma apreciação ao percurso do Antero,começou por baixo já é vice!!!!Acho que nem é preciso dizer mais nada….será o sucessor do Pintinho!!!

      • Mas repara, o Antero não tem o carisma nem o respeito que tem o Pinto da Bosta. É verdade que aprende as artimanhas, mas imagina só, que logo apartir do momento que fica nas rédeas do clube e o porto por coincidencia fica sem vencer 3 ou 4 campeonatos seguidos, acredita que aquilo vai estoirar.. vao por em causa a sua lidernaça, outros com ansia de poder vao querer aproveitar a oportunidade e pode existir uma divisão interna, com adeptos à mistura, só é preciso que na fase logo após à saida do pinto, que eles não consigam vencer.

      • Ele vai deixar legado,essa é a minha certeza!!!Quando saír a máfia e a corrupção continuará,tbm é uma certeza!!!!O homem de leis não percebe nada,não ele….Alguém lhe faz o trabalhinho por detrás,desde o departamento de comunicação ao departamento juridico,é tudo mafioso!!!!

      • Acredito, mas se vários lá dentro quiserem o poder, pode desabar tudo! Todos os grandes impérios, quando derrotados quebram em pequenos focos de poder.

      • Por isso mesmo aquilo já não é um clube,é uma sociedade!!!!Os sócios votam mas não têm preponderância nenhuma nos destinos do clube,até as eleições são simuladas!!!!

      • Já viste a quantidade de gajos que votam, acho que são menos do que aqueles que tivemos na ultima AG :P

      • Quando o Pinto da Bosta se for, ou muito me engano ou rebenta lá uma guerra pela liderança do clube. Se estiverem dois ou três anos sem ganhar o campeonato então ainda vai ser melhor…

      • Edujuveleo,

        Quem percebe de leis (e percebe MUITO, garanto-te que lhes conhece os buracos todos, salvo seja) é o Conde Redondo.

        Mas se o Padrinho continua no topo da pirâmide, não é (só) para colher os louros, é precisamente porque na estrutura actual ninguém tem o carisma necessário para tomar conta da “Família” – o “Consigliero” que melhor lhe poderia suceder está actualmente longe do núcleo familiar: depois de cumprir o seu trabalho na Liga, está agora a tomar conta do “negócio” da Federação. Mas a esse faltam-lhe a benção do Padrinho e os apoios necessários do Clã, nomeadamente do triunvirato Angelino Ferreira, Antero Henriques e Conde Redondo…

        Depois há os que não fazendo parte dos “Consiglieri” prestam serviços relevantes e procuram aumentar a sua influência junto do Padrinho. Quando este desaparecer, vai ser um belo molho de brócolos…

    • não é por aqui que a coisa vai quebrar, acho eu.

      Aquilo é como a bolha imobiliária. Um dia não há compradores … e a bolha rebenta. O $$ pura e simplesmente desaparece.

      p

      • Já começa a rebentar. Vejam a quem eles têm vendido os últimos jogadores. A russos!
        Os clubes mais conhecidos e endinheirados dos melhores campeonatos dão muito pouco. Ainda agora ofereceram apenas 10M€ pelo Fernando, o supra sumo dos trincos em Portugal que tem uma cláusula de 30M€!

        Porquê? Porque eles tomam a amarelinha todos os anos. A competência dos jogadores deles em Portugal é um bluff!
        E os clubes estrangeiros já perceberam o que se passa! Alguns já foram bem embarretados. Vejam o Hulk, o APereira, o Rolando, etc. Quase todos. Há um ou outro que é a excepção.

  1. Acrescento que o fcp clube detém apenas 40% da porto sad, pelo que os lucros do clube também encolhem. Prevejo um afundamento das amadoras do fcp a breve prazo. Dois indicadores já existem:
    – A extinção relâmpago do bases
    – A não entrada no futsal

    O fcp já não é um clube. Está nas maos de uma empresa com 14(!) vice presidentes e no dia em que deixar de ser interessante para fazer negociatas vai ao fundo.

    Z

  2. paulo, lamento mas não sabes o que digitas.

    Aconselho-te a leres os relatórios e contas para teres uma ideia mais sólida.

    Os dados do transfermarkt são relativos aos valores brutos dos montantes a circular, nada mais, pois por exemplo, Ricky não significou uma receita de 10 milhões de euros, mas salvo erro, de apenas 3,5 ou 3,75 milhões de euros porque seria essa a respectiva percentagem que o Sporting detinha.

    Além do mais, voltamos à minha teoria, os jovens jogadores do Sporting irão passar ainda por várias selecções durante largo tempo o que será negativo em termos desportivos e financeiros além da óbvia desvalorização dos jogadores.

    Os tripas, por exemplo, têm jogadores de alto nível que não brincam nas selecções: Maicon, Fernando, Danilo e Alex Sandro depois dos Olímpicos também deixaram de ir, Otamendi deixou de ir depois de 2010, Lucho deixou de ir há muito, Licá não vai, Carlos Eduardo não brinca, Castro e Josué também deixaram de brincar nas selecções há já algum tempo, Kelvin não brinca.

    Em relação à juventude, os tripas além de formar alguns e depois põem a rodar na equipa b e noutros clubes, os tripas optaram também pela formatação, ou seja, trazem jovens promessas pagando a preços competitivos, valoriza-os e vende-os por valores exorbitantes.

    No passado foi Lisandro e Cissohko, agora são putos ainda mais novos como Iturbe, Kelvin, Vion, Caballero, Reyes, etc.

    Nos galináceos, a opção pelos jogadores que não brincam nas selecções também rendeu frutos: Javi Garcia foi vendido alto, Matic não brinca, Nolito veio bosmanizado e rendeu algum, Lima é o melhor jogador dos galináceos e não brinca nas selecções.

    O Bruma valorizou-se no Sporting mas o Sporting não o valorizou nem sequer aceitou reunir-se com o advogado do Bruma (situação essa perfeitamente legítima e aceitável).

    • Oh Superleão, é uma pena levares a tua teoria tão a sério, pá.
      É q se levasses isto no gozo até tinhas uma certa piada.
      Agora este estilo martelo pneumático já cansa.
      Ao menos varia um bocadinho. Tipo inventa uma outra teoria, para não ser sempre a mesma.

      Tens muitas possibilidades … a teoria do impacto das más pré-épocas; do campo inclinado pela arbitragem; da correlação entre as lesões e o relvado em más condições, etc. etc. É pá puxa pela imaginação e inventa outra.

      Espero q aceites o meu reptro e vás brincar um bocadinho à selecção de novas teorias. Vais ver q até te divertes.

      SL,

      • Rugido Verde

        O que cansa são anos e anos de derrotas.

        O que cansa são anos e anos de maus dirigentes.

        O que cansa são anos e anos de humilhações nas competições europeias.

        O que cansa são anos e anos de treinadores pirileiros.

        O que cansa são anos e anos de pseudo-reforços caríssimos e que não jogam um pirilau.

        O que cansa são anos e anos de venda ao desbarato de activos (jogadores e património).

        O que cansa são anos e anos de humilhações com os comentadores do Sporting nas televisões.

        O que cansa são anos e anos sem aprender como se lida com os craques que se formam na formação (Futre, Figo, Peixe, Dani, CR, Bruma, etc).

        O que cansa são anos e anos a ver a Juve Leo a pirilar o Sporting.

        O que cansa são anos e anos sem uma verdadeira aposta no merchandising.

        O que cansa são anos e anos de cagança (ainda agora, o BdC mandou uma boca a dizer que o campeonato não seria disputado entre galináceos e tripas).

        FDXXX, ESTOU CANSADO.

      • Eu até acredito q estejas cansado (quem não está?), mas o q é q todos esses motivos válidos de cansaço têm a haver c/ a teoria de ir brincar p/ as selecções?

        Queres um conselho?: Poupa-te e poupa-nos.
        PS- e já agora, pq não me esqueci do meu reptro, se não quiseres poupar-te(/nos), pega aí num desses teus pontos e desenvolve uma nova teoria, sff.

      • Superleão, em relação ao merchandising….não achas que o merchandising se desvaloriza quando o poem exposto na loja?

        Tipo as camisolas que estão expostas….ganham mais cotão e borboto em relação àquelas que estão fechadinhas dentro de caixas no armazém….e o preço delas é o mesmo!!!!

        Já pensaste bem nisso?

      • Pelo o que o Superleao tem escrito, penso que já sei qual é a próxima teoria dele.

        As claques organizadas desvalorizam os clubes.

      • ricardo

        A minha teoria é:

        Os jogadores desvalorizam-se nas selecções e prejudicam desportiva e financeiramente os clubes/sads.

      • desvalorizam-se em que sentido? o valor de mercado do passe desportivo desses jogadores valoriza-se com internacionalizações, logo beneficiam financeiramente os clubes.
        o superleão repetiu a teoria, mas não a explicou.

  3. Grande post.
    É mesmo isso.
    E o melhor é q estamos todos conscientes desta realidade.
    Temos uma montanha p/ escalar mas estamos todos conscientes de qual é o nosso trilho e temos todo o material necessário p/ a escalada. Nenhum clube em Portugal está tão bem preparado p/ os tempos difíceis q se avizinham.
    Só precisamos de muita coragem e um pouquinho mais de paciência, depois com muito orgulho e união será sempre a subir.

    Sporting Sempre!

      • Pois Rigaboss,mas sendo assim porquê que na liga Russa e Turca existe uma regra desse tipo?!ambos fazem parte da ue e participam em competições europeias!

      • o SCP tem excelentes recursos humanos mas n tem sabido aproveitar esses recursos,isto é q tem q ser analisado, Figo,Peixe,Dani,Simao,Quaresma,Viana,Moutinho,Varela,Bruma…

      • Esses paises tem livre circulação, podes até contratar 50 estrangeiros há é limite nos convocados, e isso não é ir contra a lei.

      • Inglaterra pertence à UE, e só com autorização da federação é que jogadores de fora da UE podem jogar na liga inglesa…

      • autorizaçao essa que é fácil de obter e não tens limite de extra comunitários nem estrangeiros na equipa

        basta ser um jogador de selecçao para ter autorização, e no caso dos jovens jogadores basta uma autorização especial, como sendo uma grande promessa do futebol, que pode la jogar( e quando não pode, praticamente todos os clubes t~em clubes satélites fora dali para colocarem os jogadores)

      • Sim,correcto,ambas não fazem parte da eu,mas o que eu queria dizer é que se esses países jogam nas competições europeias devem estar sobre legislação da uefa no que diz a regras,logo se a nossa federação quisesse mudava para obrigatório jogar com 3 ou 4 jogadores Portugueses,era benéfico para todos!e em relação a poder jogar em Inglaterra,não basta ser jogador de selecção,tem de fazer uma x percentagem de jogos em relação aos jogos feitos por a selecção em relação ao ano anterior!

  4. Boa trivela, eficaz e esteticamente perfeita.

    O que nos vale é que temos treino, muito treino o que nos permite encaixar a pancada com classe.

    Mas a surpresa é que dentro da nossa luva podemos ter uma soqueira inglesa prontinha a ser usada, foi encontrada num Jardim plantado num calhau no meio do Atlântico.

    Os sapos com a receita correcta, quem sabe, custarão menos a engolir.

  5. subscrevo. bom texto!.

    peço desculpa ao autor do texto, mas virando aqui a agulha, acho que finalmente estamos a ter uma estrategia de comunicaçao correctissima. nao considerando o dia da apresentaçao oficial, quantas mais vezes ja falou o leo jardim? nenhuma. no seu canto a fazer o seu trabalho, longe de pressoes ou pior, mas-interpretaçoes. fala o inacio (pouco) e sobretudo o presidente (tal como tinha prometido).
    ate ver…um aplauso!

  6. Que é feito do Elias?
    Continuo a achar que tendo alguém que o meta na linha, seria um dos melhores do campeonato.

    Continuo sem perceber como se dispensa 2 LD’s, e depois seja uma prioridade a contratação de um outro para colmatar essas saídas…e não me venham com a questão dos ordenados, pois duvido que Arias tivesse um ordenado incomportável.

    • Eu, ao contrário, percebo e aprovo. P/ as 3 dúzias (+/-) de jogos oficiais q vamos fazer esta temporada, e tendo em conta a opção correcta de ter um plantel A de 20 jogadores, não entenderei é se formos buscar um DD p/ fazer concorrência ao Cedric qd temos Esgaio e Dier.

    • A temporada lá acaba no fim do ano civil,portanto ou o Flamengo compra ou outro qualquer ou regressa à base.Mas só no fim desta temporada brasileira que é no final do ano.Foi ano e meio de empréstimo creio…..

      • Ok, obrigado pelo esclarecimento.

        Juve Boy,
        Segundo a lógica, se é que existe no nosso clube/futebol, ele só jogava na B porque:
        a) era um rapaz ainda novo e precisava de rodagem e ambientar-se ao nosso futebol;
        b) depois tinha um dos jogadores mais bem pagos a tapar-lhe o lugar (ML), e segundo essa teoria, este tinha de jogar.

        Agora, pré-época de 2013 e não se verificando nem a) nem b)…continuo sem perceber a sua venda. Até compreendo que não venha ninguém, agora se formos buscar um LD…

      • Caro jonnybalboa

        O lugar dele está tapado ( e estava) também por Cedric, que receberá bem menos. E não me venham dizer que Arias é melhor porra, se não jogava é obvio que cometeu menos erros que Cédric.

        Volto a dizer, é demasiado para um suplente, e reduzir 30 M de orçamento, acreditem, não é só cortar onde nos convém.

  7. Obrigado Cherba pelo tempo de antena ;)

    Algumas respostas a alguns comentários.

    Superleão.
    “Aconselho-te a leres os relatórios e contas para teres uma ideia mais sólida.
    Os dados do transfermarkt são relativos aos valores brutos dos montantes a circular, nada mais, pois por exemplo, Ricky não significou uma receita de 10 milhões de euros, mas salvo erro, de apenas 3,5 ou 3,75 milhões de euros porque seria essa a respectiva percentagem que o Sporting detinha.”

    Eu sei! Por exemplo no ano de vendas ao Zenit o Porto apesar do volume elevado de vendas teve um resultado de … dão-se alvíssaras a quem quiser encontrar o valor. Mas aviso já que terão uma surpresa.
    Aplica o que dizes à tabela de compras e pasme-se o Porto e o Benfica estão a pagar ME (dezenas) por percentagens de jogadores.

    O caso do Montinho é um bom caso para se perceber onde o Porto está metido. Como o jogador era nosso não foi possível esconder tudo. O facto é que de todas as partes envolvidas o Porto é quem recebeu menos e pelo meio tem passagens de percentagens de e para empresas intermediárias de vários milhões de euros. Tb no Porto há quem se interrogue para onde vai este $$ todo, mas com o mal dos outros podemos nós bem.

    Jusko

    “Atenção que na lista, o site parte do principio que os clubes detêm ou adquirem 100% dos passes, o que não é verdade.”

    Sim e só informam dos valores tornados públicos pelos clubes. No caso de compras não incluem o valor de percentagem do passe adquirido nem o valor de comissões pagas extra contrato. Mas eu acho que isso não invalida a leitura que faço. Aliás as verbas gastas são-no efectivamente despendidas.

    Carlos79
    “o SCP tem excelentes recursos humanos mas n tem sabido aproveitar esses recursos,isto é q tem q ser analisado, Figo,Peixe,Dani,Simao,Quaresma,Viana,Moutinho,Varela,Bruma…”

    Este é “o” problema que deve ser invertido. No entanto tb tem vantagens, basta pensares nas verbas que o clube recebe como formador. É pouco? É!
    Mas o volume total começa a ser bem razoável. E é preciso lembrar que as verbas das transferências de jogadores da formação são integralmente posse do clube (ou eram até o GL meter a unha).

      • paulo, as teorias não se provam.

        A análise financeira que tens de fazer e comparar entre as 3 sads irá permitir-te que tenhas uma melhor noção do buraco em que o Sporting sad está metido comparado com os outros 2.

      • Mais uma vez, errado super.
        As teorias, para terem um mínimo de credibilidade, têm que apresentar provas factuais que corroborem o que pretendem explicar. Caso contrário, são apenas dogmas, que como sabemos, são muitas vezes pertença do reino da fantasia.

    • Os valores das compras também são pelos 100% como os das vendas, não podemos ver isto só como nos da jeito e depois querer ser levados a sério.

      • Não percebi bem. Mas arrisco uma resposta ;)

        O valor de venda/compra é o que é tornado público. O que é gasto e recebido.

        No caso das vendas sabes quanto o clube gastou/declarou mas não sabes que percentagem de passe ficou a deter;
        No caso das compras sabes quanto o clube recebeu/declarou mas não sabes que percentagem encaixou porque não conheces as percentagens de posse dos passes.

        p

  8. Excelente texto….até chegar à parte dos rivais. Com todo o respeito, paulo, essa parte era escusada. Falo por mim, mas tou-me a cagar para a estratégia dos rivais. Não sei se a nossa é que é a correcta ou se a deles é que é. Nem me interessa. O que eu sei é que no nosso caso, a estratégia actual é a única viável. Estarmos a comparar as estratégias para valorizar a nossa é errado. Eles, se calhar, podem (ou deixam-lhes) seguir o caminho do investimento. Nós não podemos.

    Por isso é que eu acho que é intelectualmente desonesto falar em contratações ou renovações que impliquem investimentos ou aumento de custos consideráveis. Principalmente quando ainda temos jogadores que ganham valores que não podemos pagar. Só depois de despachar o entulho que temos é que poderemos ter noção até onde poderemos ir em determinada contratação ou renovação. Contratámos Cissé, Maurício e Jefferson mas despachámos Schaars, Arias, Gelson e Lopes. Nestas operações, não só obtivemos lucro como reduzimos substancialmente massa salarial. Exactamente aquilo que foi votado nas eleições e na AG. Se ganhámos ou perdemos competitividade/qualidade, o futuro dirá e eu estou disposto a esperar por esse futuro para avaliar cada jogador que foi contratado. O caminho prometido foi exactamente este e o caminho que está a ser trilhado está a ser coerente com aquilo que foi prometido (e votado).

    Há várias coisas que temos de evitar neste defeso. A primeira é esperarmos contratações que envolvam milhões. Poderão acontecer, mas será sempre consequência da resolução de casos pendentes. A segunda é avaliarmos os jogadores por aquilo que custaram, pelo clube de onde vieram ou por desconhecermos o seu valor. É mais inteligente esperar e verificar em campo aquilo que eles valem. Poderão acontecer surpresas agradáveis. A terceira é desesperarmos porque perdemos a corrida de jogadores que interessam aos rivais. É apenas a consequência natural das dificuldades que vivemos.

    Temos de começar a pensar mais naquilo que foi votado e menos naquilo que gostaríamos.

    • Concordo com quase tudo o q escreveste, só discordo no ponto em que mencionas que não é importante saber a estratégia dos nossos rivais. Acho que é muito importante, não porque devemos seguir a deles, bem pelo contrário, devemos apostar cada vez mais e mais forte na nossa formação, mas tirarmos ilações do que eles fazem, para aproveitarmos o que eles fazem de melhor. Por exemplo, nos porcos, vende-se pelas clásulas, independente de ser 100% 20% ou 30% detentores do passe, mas a imagem que passa é que é duro de negociar com o bufas, esse exemplo tem de ser seguido pelo Bruno de Carvalho, acho que é o que irá suceder, não agora porque temos de incurtar os gastos com o ppl, mas futuramente tem de ser seguida esta estratégia.
      Outro exemplo que temos de seguir é o caso do canal dos orcs, tudo o que eles fizerem de bom, nós temos de copiar e melhorar se possível essa estratégia, de modo a retirarmos os melhores beneficios possiveis.
      Isso claro é só a minha opinião e como costumo dizer: as opiniões são comos os olhos do cú, todos têm um
      SL

      • Para mim bastava ter a curva de volta, mas com aquele numero de adeptos que tinha e com toda aquele espetaculo visual e de cores.

      • Discordo (com um dose de chauvinismo, claro!)!

        Os portugueses estarao entre os melhores adeptos do mundo, e (com uma dose de sportinguismo) ainda mais os adeptos e claques do Sporting.

        Digo isto por causa do que vejo nos festivais de música, a interacao do público e pelos comentários dos artistas, e nos estádios de futebol em diferentes países que já frequentei.

        Por exemplo, mais que o baile da 1a parte do Sporting em casa do Manchester City (aquele livrao do Matias a comecar!), os nossos adeptos deram um baile aos adeptos ingleses durante o jogo todo! Estava eu na central e dei-me conta que nao parava de olhar para o apoio constante da claque, enquanto os ingleses estavam quietinhos. Very polite.

        A certa altura, outro grupo de sportinguistas noutra bancada fez-se notar, e comecaram uma desgarrada que se foi prolongando. Lindo, lindo, lindo porque a interacao nasce da ocasiao é cria um momento mágico. Snif, snif…

        O exemplo do Never Walk Alone é do Liverpool, porque é um clube especial, pela cidade e a música dos Beatles, mas nao é a mesma coisa porque eles só sabem essa (só é especial porque os outros clubes ainda tem adeptos menos notáveis, e estes também só cantam quando estao a ganhar)……

        Só as nossas claques é que escrevem uma variedade de canticos e nao param durante o jogo todo.

        Ok, nunca estive na Turquia.

      • @ Portugueezza

        Eu não falo mal dos nossos adeptos quando puxam pela equipa, não falo mal dos bonitos cânticos da nossa claque, pelo contrário, tenho com muito orgulho o CD cá em casa e ouço regularmente, eu e o puto com 2 anos e meio!

        Se calhar podia ter sido mais explicito, eu referia-me mais á união em torno da equipa, quando perde ou quando ganha!

        Dou um exemplo fresco, talvez extremo por ser o~Japão, hoje na Eurosport estava a dar um jogo do campeonato japonês e a equipa da casa perdeu por 3-2, no entanto os adeptos não cansaram-se de puxar pela equipa do principio ao fim, a mesma equipa que o comentador referiu que perdeu os últimos dois jogos e tinha empatado também!

      • Sim, concordo contigo.

        É verdade que é apenas natural e de direito que a massa adepta mostre insatisfacao mas gostava que, em geral, fossemos mais tolerantes e que (todos – nao me refiro as claques) apoiássemos a equipa do início ao fim – especialmente quando jogam mal!

        É fácil aplaudir quando se está a ganhar, mas os adeptos também serao capazes de ganhar jogos.

        O efeito “casa” está provado cientificamente mas existirá por aí algum economista, ou matemático, que seja capaz de quantificar a influencia que o apoio dos adeptos tem numa equipa?

  9. Este artigo caíu bem, e vem no seguimento de algumas coisas que já tinha escrito por aqui.

    Na altura disse que o Sporting era uma vez mais pioneiro, neste caso a resolver os seus problemas mais profundos, e é bem provável que aconteça o que o paulo escreveu, que o Sporting apanhe na subida o porto e o benfica a descer.

    Mesmo ontem opinei que é inconcebível que o benfica tenha tanto jogador nos seus quadros. O porto apressa-se a comprar jogadores de todos os clubes para que não caiam nas mãos dos lamps, e o benfica vice-versa. Isto fode a competitividade das ligas portuguesas, mas evidente que eles se estão pouco cagando.

    Só um camelo com dois olhos é que pensará que caem nas contas bancárias dos clubes valores totais de 30, 40 ou 50 milhões de euros.

    As vendas de jogadores como Coentrâo, Javi Garcia, Witsel, Hulk, James, Moutinho não passam de logros, mas os adeptos, cada um á sua maneira, continuam contentes.

    Temos o presidente mais novo, e com mais energia. Poderá estar-se a aproximar uma era fantástica para o Sporting.

  10. Esperemos todos, que após todos os ditos “socos” que temos aguentado até aqui, se tornem em “sucos” saborosos de vitórias.

    Abraços a todos

    Viva o SPORTING!!!

  11. [ OBRIGATÓRIO LER!!! ]

    Carta aberta a Bruma.

    Texto retirado do Facebook.

    «Olá Armindo«

    Escrito por António Ramos

    Confesso que já há algum tempo que estou farto de ouvir falar de ti!

    Ele é capas de jornais, é noticiários, é rádio…enfim… Bruma tornou-se o caso sensação da pré-época. Pensei em dirigir-me a um dos teus 51564 representantes legais ou a um dos teus 684241 empresários, pois receei que não quisesses falar comigo, mas ainda assim…vou arriscar!

    Eu cá não sou de julgar as pessoas!Ou sou? Sou, Sou. Por acaso sou. Mas sou o primeiro a achar que cada um sabe de si, cultivar a imbecilidade é um direito que assiste a todos.Sinceramente, não me mexe o ponteiro imaginar se és o novo Ronaldo, o novo Messi ou o novo Neymar, se bem que pelas tuas largas demonstrações de inteligência, arriscaria mais num novo Balotelli! Nem tão pouco acho que sejas o “sant graal” da Academia que te querem pintar!
    O que a mim me incomoda Armindo… é o Sporting!

    Mas a culpa não é tua! A culpa é do Sporting! Não consigo desculpar o meu clube por ir buscar um miúdo à Guiné-Bissau, ter-lhe dado alojamento, comida, condições, formação cívica (e aqui falharam claramente! again!) e (quererem) ter feito de ti, jogador de futebol. Acredito que quando vieste do União Bissau, um homem feito do alto dos teus 11 anos, já viverias bem e que não serias um puto cheio de ranho com algum potencial para jogar futebol. Acredito também que nunca tenhas passado por dificuldades e que sempre tenhas vivido à grande! Logo, acredito que seja complicado para ti, neste momento (e neste país da treta), viveres com os dois mil euros por mês que o Sporting te paga (ou pagava)!

    “«Ontem à noite houve uma tentativa de rapto do Bruma por parte da Juve Leo no hotel onde ele reside. Está registada a queixa e disseram que foi a mando do Sporting», afirmou Catió Baldé, tutor e representante do jogador, também à rádio Antena 1.”

    chiça penico!! Então só recebes dois mil euros por mês e vives…num hotel?!
    Realmente a vida em Portugal não é justa! Na Guiné Bissau, aposto que terias o teu próprio hotel com os mesmos dois mil euros!
    A mando do Sporting?!
    Armindo, conselho grátis! Se queres ser credível, dizes ao Catió que deve relatar as coisas assim:
    Um individuo chegou à recepção e pediu para falar com o Armindo.
    O recepcionista questionou quem deveria anunciar e o individuo disse: “Sou da Juve Leo, venho a mando do Sporting e venho raptar o Armindo Tué Na Bangna!”.
    O recepcionista questionou: – “Quem?”
    -“O Bruma”
    – “Ahhh”…pediu um momento e ligou-te para o quarto a perguntar se te importavas de ser raptado.
    Isto é ser mais credível do que o Catió foi! E aposto, mas aposto mesmo, que o CM iria adorar uma históriazinha assim!

    Mas vamos por pontos:

    – Não sou hipócrita ao ponto de achar que fazes mal em quereres ganhar mais! Não acho! Acho que todos queremos ganhar mais, seja lá a fazer o que for, no entanto, tenho uma certa dificuldade em perceber o que é “ganhar mais” e o que é querer vender o próprio pai por qualquer preço! Ok, o Sporting não é teu pai, mas por um lado, ainda bem, porque imagino o desgosto de ter um filho como tu, mas ainda assim, no dicionário, existe uma palavra fácil fácil de encontrar: CONSIDERAÇÃO! (Respeito, estima, valimento, importância que se dá a alguém.) e isto, falta-te a potes! Quase tanto como em gosto para te vestires, mas isso são outros quinhentos!

    – Depois, bem… depois, tens os teus dois pilares da vida, que são qualquer coisa de brilhantes! Bebiano Gomes e Cátio Baldé! Eu entendo, aceito e compreendo que com 18 anos não tenhamos a capacidade de discernimento, nem maturidade que se exige para determinadas situações ou decisões, mas a verdade…é que esta tua escolha, parece-me tão acertada como colocar o Bibi a gerir um infantário! Achas mesmo que alguém quer saber “dos teus interesses”?

    “«O Bruma, neste momento, está com a cabeça totalmente fora do Sporting. Se ele entende que existe alguma possibilidade de retomar este processo, naturalmente que será apoiado por nós», afirmou o advogado do jogador à TVI.”

    Como é que o Bebiano fala por ti, mas depois diz que tu é que tens que entender se existe alguma possibilidade?! Pera…Já sei… o Bebiano é fundamental é quando tens que escolher entre um Callipo e um corneto de chocolate, é isso?
    Aqui para nós (e não concorrendo eu a ser mais um representante teu), deixa-me dar-te mais um conselho grátis:
    Dizem que é perigoso andar por aí com a cabeça de fora! Sempre me ensinaram que pode passar um carro e fazer-te dó-dói, por isso, mete a cabeça para dentro ou neste caso especifico, mete é o resto do corpo… para fora do Sporting!

    – Quero muito acreditar, que daqui a uns anos, possam (continuar) a existir Splashs na televisão, para te ver a dar uns mortais e a fazeres umas bombas à maneira, mas como alento, deixa-me dizer-te que com toda a certeza, terás o Bebiano e o Catió, a segurarem-te no roupão antes do salto! Lembra-te que eles só querem o teu bem Armindo e não mediatismo ou dinheiro à tua conta…isso não mesmo! Até porque já todos os conhecíamos antes disso! Que estupidez!

    – Momento Bebiano III
    “«A partir deste momento, tendo em conta a competência de Bruma e que é um jogador livre, muitos clubes vão aparecer. Por uma questão de respeito, as equipas portuguesas não fizeram qualquer proposta. Entendo que estariam à espera do melhor momento para avançar», considerou.”

    Respeito… espera…res-pei-to!
    Armindo, o teu amigo, diz esta palavra sem se conseguir rir?!
    Vou-te contar uma coisa, que talvez não saibas:
    Era uma vez um jogador, chamado Moutinho, que foi para um rival do Sporting, mas tudo por uma questão de respeito, assim como um outro, chamado Simão Sabrosa, que era um gajo respeitador que…óh… nem queiras saber! Já o Quaresma…puffff…mete respeito nisso! Por isso, sim, só não estás no porto ou no benfica, pelo respeito que eles têm ao Sporting…nada mais!
    Mais uma vez o Bebiano fala direito!

    Por último, deixa-me terminar com os votos de melhores felicidades para ti e para a tua carreira! Só espero que o MEU Sporting se consiga redimir dos erros passados que fez contigo e que consiga tomar a decisão certa de nunca mais te deixar meter sequer os pés em Alvalade (o que não deve ser difícil, já que tens a cabeça de fora)!
    Olha que eu não gostava nada do Pereirinha, mas ao pé de ti, parece-me um gigante…e mais facilmente comprava uma camisola do Sporting com o nome dele…do que imaginar-te-ia com o manto sagrado (novamente) vestido!
    Ah e se alguma vez, achares que isto é xenofobismo, deixa-me só dizer-te que a falta de inteligência…não escolhe, nem nunca escolheu…cores!

    Um abraço

    P.S.- Não fiques triste com a cena do Mundial… Ok, eu sei que terias feito melhor figura a jogar pela Guiné-Bissau no Campeonato do Mundo de sub20, mas pronto…espero que nos desculpes enquanto portugueses, por te termos “raptado” e obrigado a vestir essa camisola com tão pouco brio.

    P.S.2- Não te esqueças de pedir ao Bebiano Gomes para ir buscar o certificado dele das Novas Oportunidades, que aquilo já lá está há muito tempo e as senhoras dizem que ninguém o vai buscar! Obrigado.

    Escrito por António Ramos

    The Best One
    18:23

  12. boa paulo! também acho que estamos no bom caminho. isso é muito diferente de dizer que todos os problemas estão resolvidos, mas lá que a Academia nos garante uma oportunidade de sustentabilidade no futuro, não haja dúvidas.

  13. Há uns meses atrás traçaram-nos um destino, a Belenização! Felizmente acredito que o nosso futuro pode ser outro, a Dortmundização!

    Agora resta-me “apenas” comprar a minha GameBox Adepto e ir todos os jogos puxar pelos que lá estão, é neles que vou voltar a acreditar!

      • Nao vivemos num estado comunista onde o salario é o mesmo, sejas medico ou calceteiro…

        (Sabes que à quem ganhe 485€ +/- em Portugal?? Eu ganho 545€…)

      • Deixa lá Cherba, este marreta já implicou comigo no tópico da gamebox Juve! Ele que vá na próxima assembleia apresentar uma moção de censura aos adeptos-não-sócios!

  14. Com dois “plenos” na bagagem e uma vida inteira dedicada a um clube, Ana Filipa Amaro não explica o que é ser uma adepta incondicional do Sporting – explica o que é o amor.

    “Estávamos os três na bancada. Era mais um jogo do tudo ou nada, como foram todos, aliás, na curta carreira do meu pai enquanto treinador de futebol. Já tinha passado pelo Vialonga e agora estava nos Pescadores, o clube da Costa de Caparica. Estádio à antiga, bancadas de pedra branca rija, só de um anel e jogo ao início da tarde. O craque da equipa, Caracol, tem uma arrancada inacreditável lá de trás, passa o meio campo, aproxima-se da pequena área e quando tenta passar pelo último adversário… falta! Falta escandalosa, diga-se. O árbitro não assinala. Ouvem-se os assobios, as bocas, os palavrões. O jogo segue e em contra-ataque, golo, golo dos outros… Mais assobios, mais bocas, mais palavrões. E a aterragem do meu pai em cima do homem de camisola negra. Silêncio. O treinador acabava de fazer um voo picado da bancada – onde estava por ter sido expulso do banco no jogo anterior – para o relvado na tentativa de repor a justiça. E só isso, de repor a justiça, sublinho. Eu e o meu irmão mais velho – ele com uns onze anos, eu com uns seis – estupefactos. Não queríamos acreditar no que víamos. Não é que já não tivéssemos visto muita coisa, mas este “voo picado” levava-nos para outra fase das nossas vidas desportivas. E assim foi.”

    Ler o resto…
    http://www.carrosselmag.com/hoje-ha-bola/

  15. Boa análise, paulo, concordo basicamente com tudo.

    Só acho que falta abordar um aspecto que é de todos o mais complexo de analisar, mas talvez o que tem mais peso no futebol nacional – o coeficiente de trafulhice.

  16. Paulo,

    Fantástico post. As dívidas acabarão por ser a nossa salvação – que paradoxo! É este “reality check”, ou do lado de lá do Atlântico – “cair na real”, que nos vai salvar.
    Vêm aí tempos dificeis, mas nós já comecámos a dar a volta – só não vê isso quem estiver de má fé!

    SL

  17. Se o FC Porto ou o Benfica quiserem ficar com um plantel igual ao do Sporting podem vender os jogadores todos e comprar uns quantos jovens baratos, ficam com um plantel de qualidade semelhante mas sem passivo e cheios de dinheiro no bolso (mais o porto que o benfica). Passado um ou dois anos a diferença de qualidade voltaria a ser enorme.

    O Sporting tem um longo caminho pela frente, mentalizem-se disso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s