Passado, presente, futuro

Naquele que, cada vez mais é visto como o nosso novo ano zero, esta poderia ser a cereja no topo do bolo!

símboloSportingfinal

Anúncios

55 thoughts on “Passado, presente, futuro

  1. Com tanta coisa para lutar, porquê insistir nisto? O passado tem nuitos símbolos… aquele com que nós nos identificamos já não é o símbolo do Sporting dos mais novos. Acham que andamos a nadar em dinheiro para mudar o símbolo do Clube todos os dias? O Sporting do futuro começa no Sporting do presente, não no Sporting do passado. Este é o símbolo do Sporting.

    • Epa, podes e deves ter as tuas opiniões.

      A realidade é que a maioria dos Sportinguistas prefere um novo símbolo, tipo este proposto por este Cacifeiro ou outra versão…

      O próprio Presidente, a seu tempo, se encarregará de promover essa alteração que nos permitirá regressar à matriz do clube… O Leão Branco sob o fundo verde!!! Aliás, foi o Presidente que se manifestou sensível a esta questão nas diversas palestras quando andou em périplo pelos núcleos Sportinguistas!!!

      SL

  2. Apesar de gostar da ideia do “Ano zero”… Acho demasiado cedo para se mudar…

    Não gosto do simbolo (do sugerido). Muito honestamente eu gosto do nosso símbolo actual… Não vejo (ainda) necessidade de mudar!

    Aplauso de pé a iniciativa! Estamos vivos!!

    Abraço a todos.

  3. Eu por mim voltávamos ao original só com uma alteração que é (também) dizer SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

    Acho o “futuro” muito redondo… mas está fixe! good job! ;)

  4. Gosto do futuro proposto.
    Mas tb concordo c/ quem diz q não é urgente mudar.
    Se fosse o BdC adiava a decisão p/ Fevereiro. Se as coisas tiverem a correr bem então anunciaria a mudança do símbolo e q os equipamentos de 2014/15 já seriam c/ o novo símbolo. Qq decisão neste momento é prematura e desvia-nos do essencial.

  5. Apesar de gostar da ideia do “ano zero”.. Acho queé demasiado cedo.

    Nâo gosto do simbolo (do sugerido)… Muito honestamente eu gosto do nosso simbolo actual e não acho que faça real sentido voltar a fazer um “rebranding” no Sporting!

    (Até a nível de potenciar/activação de marca.. dúvido que fossemos ganhar mais que o que poderiamos perder…)

    Aplauso a ideia de pé!! Estamos vivos!

    Abraço a todos!

  6. Perfeito. Que esta ideia possa chegar ao departamento de marketing do Clube! Será o garante de vendas de camisolas na próxima época!

  7. Na minha opinião deveríamos ter um símbolo mais elaborado… mais clássico… algo que não fosse possível fazer em qualquer editor de logos free que se encontra pela net… (como é o caso do actual)

    • Filipe… por acaso não foi um editor de logos que criou este logo… mas alguém que AMA o Sporting à mais de 40 anos e tem 25 como designer gráfico. Fora isso venham as sugestões. Eu tenho mais propostas…. mas entendi que seria com um meio termo uma boa base para arrancar com um Brainstorming ZITO! ;)

  8. Na minha opinião pelo emblema, posso dizer que gosto, mas nem acho que seja prioridade, nem acho que se deva andar a mudar de simbolo de 10 em 10 anos, só nos traria custos associados e de certa forma começava-se a perder alguma identidade.

  9. Eu gosto dos três simbolos! Gosto do atual mesmo com as listas, pois as nossas camisolas são listadas, gosto do antigo pq foi esse q aprendi a gostar, se mudarem para o sugerido tb vou gostar pois será o simbolo do meu clube.

    Off-Topic!
    Aproveitem e dêm a cara pelo nosso clube, eu n posso pq sou das Ilhas. :)
    E ainda recebem 2 bilhetes para o jogo de apresentação!

    http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_clubefilmegameboxfigurantes_180713_113893.asp

    SL

  10. com tanta coisa para mudar e gerir, não me parece que seja uma área prioritária..

    há muita gente que implica com o actual simbolo só porque se habituou a amar o anterior… mas o simbolo do Sporting tem sofrido evoluções constantes ao longos destes 107 anos, nem sempre consensuais..

    entre o actual e o proposto prefiro o actual

  11. Não compreendo lá muito bem o porquê de se embicar com o simbolo actual…

    Aliás, quanto a simbolismo chateia-me mais, como o cherba referiu no post do jogo-treino, sermos demoniados um clube de cidade quando somos, por definição, Clube de um País

  12. Acho que mudar de simbolo não faz sentido nenhum nesta fase. Isto já foi falado N vezes, é obvio que os simbolos antigos sejam mais do agrado do pessoal mais velho tal como o simbolo actual será o simbolo dos mais jovens pois viveram com ele.

    Este simbolo só tem 12 anos! Não podemos andar a mudar de simbolos como quem muda de cuecas! Arriscamo-nos a não ter uma identidade propria! Temos que dar tempo a este simbolo para crescer, ser forte e dar nos muitas alegrias.

    Temos que pensar que seja qual for o simbolo do Sporting Clube de Portugal será sempre o nosso simbolo. Acho que existem outras prioridades mais importantes antes de mudares de simbolo. Como os vários problemas no estádio (fosso, cadeiras as cores,etc), ter o nosso pavilhão, a t shirt sem aqueles quadrados manhosos, entre outras coisas.

  13. Eu gosto de todos os que não tenham as três riscas. É certo que é referência às riscas da camisola, mas fazem sempre lembrar outra coisa. Além disso, acho que o símbolo devia ser todo verde, com algum branco. Eu adorava o antigo e estou a pensar substituir o símbolo da camisola de há dois anos por um de uma camisola reebok que já tenho há 13 anos, para aí, e não me serve porque é de puto. Só não sei como fazer isto, mas acho que ia ficar genial, porque a camisola de há dois anos é a mais bonita dos últimos 15 ou mais.

    Além disso, este novo símbolo tem um karma marado. É isto e o estádio, que se devia de uma vez pintar todo de verde. Vamos ter de esperar, por causa dos orçamentos, mas podíamos ter um estádio muito parecido ao do Celtic.

  14. Antes de mais…um muito Obrigado Cherba pelo post… sinto me orgulhoso de poder participar nesta nova caminhada rumo à Glória, nem que seja com uma simples sugestão.
    De facto sinto que o nosso símbolo com as riscas ficou associado ao piores anos e dos que mais me envergonho. Só por isso fazia um refresh no Nosso Leão.

    Viva o Nosso Sporting Clube de Portugal

  15. Não vejo qual é o interesse nesta fase do nosso clube em mudar o símbolo. Tem de se criar uma identidade e isso não se consegue alterando de dez em dez anos apenas porque…sim. Ainda por cima, o atual é indiscutivelmente o mais bonito.

  16. Eu, pura e simplesmente, não percebo o porquê de termos mudado de símbolo em 2001.

    Se me agrada o proposto? Tanto me faz. Para mim, o símbolo do Sporting é o anterior, aquele que tornou o clube popular. O mesmo que Agostinho, Lopes, Livramento, Yazalde e os Violinos levavam no peito quando trouxeram glória ao Clube e o fizeram famoso internacionalmente.

    Esse é o símbolo do Sporting popular. Sim, porque o Sporting é um Clube de massas e são elas que fazem o Clube viver. É o símbolo do Sporting ciclista, do Sporting da pista de atletismo e dos ringues de hóquei em patins. Do Sporting das camadas jovens a jogar no Velho Alvalade ao domingo de manhã e do Sporting da sala dos sócios.

    Eu hoje não me revejo no símbolo do Clube que foi a minha paixão logo à primeira vista. Não compreendo que se possa mudar a identidade de um clube apenas por motivos puramente comerciais. Se esse é o pretexto para mudar o que de mais sagrado há na identidade de um clube, então qualquer dia deixa-se de jogar de camisola às listas horizontais verdes-e-brancas porque algum visionário dirá que é old-fashioned.

    Muito sinceramente, não vejo mal nenhum em voltar ao símbolo anterior. O Inter e a Fiorentina fizeram-no depois das suas aventuras estéticas durante a década de 1980. Porque não o podemos fazer também? O Presidente não prometeu devolver o Clube aos sócios e terminar um ciclo que começou com José Roquette? Então a sua primeira medida deveria mesmo ter sido essa: repor o símbolo anterior e acabar com esta invenção da Lux Carrá que retirou “popularidade” ao símbolo do Sporting Clube de Portugal em nome da cor verde… do dinheiro e não em tom Sporting!

  17. Só para chatear… O símbolo que aparece como ANTIGO tem tanto de virtual como o que aparece como FUTURO(?), por duas razões principais:

    – o lettering de SCP não é o original, é o do símbolo actual;

    – o LEÃO também não é o original, também é o do símbolo actual;

    Há outra coisa que à primeira vista também me parece diferente do original, mas não tenho a certeza: a relação entre a altura e a largura do escudo também me parece mais próxima da actual – acho que o escudo original era mais “esticado”, mas não garanto.

    Dito isto, o que gosto mais é mesmo o “Antigo” que não o é, ou seja, o escudo original com o leão e o lettering actuais.

    PS: eu sei que sou um bocado maníaco pelos pormenores (dizem-me…), mas estranho que mais ninguém tenha reparado nisto…

    • O Leão que usei em todos foi o actual, pois sinto que está bem estilisado
      O SCP no Topo é igual.
      As riscas (chover no molhado) e as palavras soltas “Sporting” e “Portugal” é que não estão lá a fazer nada… sem a palavra Clube.
      (e está visto que não é por lá estarem escritas que não deixam de nos chamar “Sporting de Lisboa”.

      Gosto do simbolo A … mas sinto que o B têm uma “Nova” dinamica… que é o que está acontecer o Nosso Sporting!

      É verdade eu tenho 45 anos e 25 de designer gráfico.

      Viva O Sporting Clube de Portugal

  18. Cambada …o original era o leão sobre fundo verde e com as iniciais do clube S lado esq o C em cima do leão e P lado drt . dasss queremos resultados… e jogadores

  19. o novo simbolo não devia ter o leão porque é uma referências às famílias ricas ligadas ao Sporting, faz lembrar a dinastia que agora findou: Godinhos, Bettencourts, Roquettes e toda essa escumalha que bem tentou arruinar o clube.

    Ficava mais contente se fosse um lagarto, que representaria o povo. o sporting agora é dos sportinguistas, é do povo, não dos pavões e charlatões, ladrões!

  20. O emblema anterior Sporting era este… http://www.forumscp.com/wiki/images/0/06/SCP_logo_1945.

    Não tem nada a ver com o emblema que aí está representado como sendo ‘Passado’, as letras e o Leão são completamente diferentes!

    Uma coisa é projectar um hipotético emblema para o futuro e dar azo a criatividade, outra coisa é deturpar a historia apenas para se tentar validar uma nova ideia, o que eu não concordo, e não gosto de nenhum dos 3 emblemas aí representados, nem do actual, nem do projecto futuro e muito menos desse “passado” deturpado…

    Há coisas que não são para brincar, a historia do Sporting é uma delas…

    O emblema do Sporting deve ter representado com exactidão!

    Já agora… achei um crime aquilo que se fez ao renovar o emblema sem consultar os sócios, ou pelo menos (não me recordo de ter visto isso na agenda de alguma AG)
    O Sporting tinha um emblema bonito, bem delineado e personificado por aquilo que no mundo da simbologia é conhecido como um ‘Leão de Raça’, e alterou-se por um Leão “monárquico” a amarelo… igual a tantos brasões reais por essa Europa fora…

    mais um exemplo do elitismo patente nesta dinastia Roquette, e que descaracterizou o clube inclusivamente no emblema…

    Defendo que este tema para já fique guardado numa gaveta, mas que ainda antes do mandato da actual direcção terminar seja levado a AG com 3 propostas

    1. Retomar o emblema anterior a 2000
    2. Manter o actual
    3. Criar um novo emblema a ser votado e aprovado pelos associados

    • gosto do simbolo\emblema actual
      gosto do simbolo\emblema de 45

      depois da tua resposta até senti um calafrio e um pouco de vergonha de gostar do actual!!

      da proposta so mudava o ponto 1: retomar o simbolo de 45

      • Simbolo de 45? Uma mentira repetida muitas vezes acaba por passar por verdade. O simbolo do Sporting foi sempre o mesmo desde meados dos anos vinte ou trinta. Tal como a listada verde e branca usada desde 1928. Vejam as fotos da época. Não se muda de identidade como quem muda de camisa.
        A mudança do símbolo no ano 2000 foi um crime cometido por gente que
        não sabia o que era o sportinguismo e que provavelmente nem era
        sportinguista. Foi uma machadada para acabar com o sportinguismo e
        que serviu para afastar muitos sócios e adeptos.
        Perguntem a qualquer benfiquista ou portista que conhecem o que é
        eles acham se lhes mudarem o emblema. Vejam as reações e tirem as
        vossas ilações. E não. O Sporting ao longo do tempo não foi mudando
        de emblema. Investiguem e vejam quanto tempo o verdadeiro emblema do
        Sporting andou na camisola e terão uma surpresa. O que anda na
        camisola actualmente representa o lambuçismo e a tentativa de diluir a identidade e destruir o Sporting. O passo lógico seguinte seria mudar a listada verde e branca por perder o prazo de validade.

    • Escrevi isso mesmo num post anterior.

      É uma alusão ao passado, com lettering e Leão actual.

      No fundo o que eu gosto mesmo é de agitar… e conseguir assim que se discuta o futuro e o porquê?!

      Uma coisa é certa… o Símbolo actual … representa para muitos de nós e para muitos dos nossos adversários… uma carga negativa muito grande pouco vitorioso para não dizer outra coisa.

      Eu tenho alguma vergonha do nosso passado recente…. tenho mesmo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s