Progressos

Haja quem comece a perceber que o Sporting Lisbon é uma invenção. Quando muito, Lisbon Lions. Mas, sim, é Sporting Clube de Portugal! (no vídeo, atenção a partir do 1:10)

sportingpenarol

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=FJg3TyK1ITU

Anúncios

49 thoughts on “Progressos

  1. Normalmente quando nos damos ao respeito as coisas funcionam bem melhor. É um mau hábito internacional, que vai custar a mudar, mas sinceramente também temos culpas porque nunca se tomou uma acção firme.

    Gostei de ver que, apesar da missão hercúlea que nos aguarda, estamos atentos a estas “pequenas coisas”.

  2. Curioso que na reportagem foi dito que foram vendidos 2000 bilhetes e que se esperavam mais até à hora do jogo.
    A reportagem do mais futebol diz que estiveram 500 adeptos…

    O Presidente disse que queria tornar o SCP “no grande”, mas as vozes criticas já dizem que ele disse que quer tornar o Sporting num clube grande… enfim…

      • Está em marcha um conjunto de ações para provocar a desunião na família.

        Se o nosso clube massacrou e falhou na finalização, segundo os relatos dos sportinguistas que estavam lá, vejam com atenção os comentários desta reportagem bem isenta:

        Não mostraram sequer o lance do golo anulado nem mais nenhum lance de perigo do Sporting, durante a segunda parte (onde entramos a massacrar), apenas os golos e um remate à baliza dos universitários…

  3. Ultimamente sempre que encontro Sporting Lisbon ou similares tenho escrito para as entidades a perguntar que clube é esse pois não o conheço e que 100 anos de história merecem que o Sporting seja tratado pela sua designação de forma correcta como qualquer outro clube.
    Sempre com uma ligação ao site e à página do Sporting na UEFA.

    O último foi o transfermarket mas ainda não obtive resposta.

  4. Qual é o problema do Sporting Lisbon? Vocês também não chamam Vitória de Guimarães ao Vitória Sport Clube e Vitória de Setubal ao Vitória Futebol Clube? O Borussia Dortmund também não tem um nome oficial que não inclui a cidade, apesar do clube ser conhecido como tal?

    Sporting Clube de Portugal, também conhecido como Sporting de Lisboa – qual é o problema?

    Numa vida toda de sportinguismo nunca me passou pela cabeça incomodar-me com isto; a partir do momento que começo a frequentar as internets e a blogosfera, deparo-me com esta tara ridícula de que é um desrespeito chamarem-nos “Sporting de Lisboa”. De que forma é que isso nos diminui?

      • Isso não faz sentido porque o Sporting Clube de Portugal não é do Porto nem de Marrazes, é de Lisboa, por isso é normal que seja conhecido como o Sporting de Lisboa. Parece-me uma lógica fácil de perceber.

        Todos os clubes do mundo, com muitos ou poucos adeptos, são conhecidos como sendo de alguma cidade, e como o SCP tem Sporting na sua designação, que é um nome genérico, faz sentido que se associe o termo à cidade do clube.

        Isso resulta da tendência global de se associar os clubes a cidades, é só isso; é por isso que chamamos Vitória de Guimarães ao Vitória Sport Clube.

      • O Real Madrid também é um clube que não é só se Madrid.

        O facto é que o Sporting é um clube que nasceu em Lisboa. Porque é que havemos de rejeitar essa parte da identidade do clube? Não é por isso que o Sporting fica mais pequeno e não é por isso que o Sporting deixa de ser um clube de Portugal. O reconhecimento da localização de origem de um clube não implica nenhuma redução da sua grandeza.

      • “O Real Madrid também é um clube que não é só se Madrid.”

        Estás bêbado ou quê? O que tem isso que ver com Sporting Clube de PORTUGAL / Lisboa?

        E, finalizando se o Sporting se chamasse Sporting Clube de LISBOA e fosse conhecido por Sporting Clube de PORTUGAL eu iria achar o mesmo.

        Se está errado é para corrigir, é assim tão difícil de perceber?

      • Acho que a diferença é que eu acho que não faz sentido essa inflexibilidade em relação ao facto do Sporting Clube de Portugal também poder ser conhecido como Sporting de Lisboa.

      • Deves ser muito inteligente se achas que aquilo que os meus comentários reflectem é que eu queria que o clube mudasse de nome. Eu só não me importo que o Sporting Clube de Portugal seja conhecido como Sporting de Lisboa.

      • Tu não te importas de ver o nome adulterado, ok. Então se a tua gaja se chamar Virgínia não te importas que eu lhe chame Vagina, afinal ela até tem uma (o Sporting até é de Lisboa).

        Eh pá endireita a espinha.

      • O que é que isso tem a ver com adulteração de nome? Todas as jornadas da liga o Vitória sport Clube e o Vitória Futebol clube têm os seus nomes adulterados, é?

    • chamem-me maluco, mas acabo por concordar, em parte, com este comentário do dcd. e até abria um bom (e espero educado) tópico de discussão.

    • Pergunta a um adepto do Guimarães qual é o nome do clube dele. Pergunta-lhe também se gosta de ser chamado de V. Guimarães e se não gostaria de ver isso alterado. De Setúbal não tenho conhecimento para poder aferir da sensibilidade dos adeptos.
      Quanto ao Dortmund o nome completo é “Ballspielverein Borussia 09 e.V. Dortmund” logo Borussia Dortmund é um nome perfeitamente normal no contexto do nome completo do clube.

      Tal como as pessoas os clubes têm nomes. Podem ter alcunhas também mas “Sporting Lisboa” não se enquadra em nenhuma dessas situações.
      Se os fundadores quisessem que fosse Lisboa tinham chamado Sporting Clube de Lisboa mas não o fizeram e nós temos que honrar a história do clube em todos os aspectos.

      • Qualquer adepto do Vitória Sport Club querem que chamem ao clube simplesmente Vitória… Não Vitória de Guimarães. Acho legítimo eu que ao meu clube chamem Sporting de Portugal e não de Lisboa.

  5. Também nos faz bem ao ego ouvir o que a repórter disse ao 22 segundos do vídeo: que aquele clube e região nunca recebeu um clube deste calibre!
    É mostrar isso aos nossos jogadores.

  6. Também nao me faz espécie nenhuma chamarem Sporting Lisbon mas enfim, nao percebo qual é o drama. É tudo uma questão, como disse o dcd de ter a cidade no nome

  7. Aconselho a lerem com uma certa dose de respeito, os princípios fundadores, e como foi pensada a estrutura da Familia Sportinguista (nucleos, filiais, etc)…não digo os estatutos pois alguns deles foram atropelados pelo mercantilismo reinante… somos e seremos sempre um clube nacional e internacional…o sportinguismo é superior a tudo, até à falta de memória dos homens pois no final basta um…a única coisa que limita o espírito leonino é a ausência de honra. Agora não me fodam com o Sporting de Lisboa que até é “nice”…pensem: o que segura uma árvore ao chão chama-se raíz ou chamam-se pauzinhos fininhos enterrados???

  8. Primeiro, anda ai malta a cagar postas de pescada a dizer que so ganhamos 2-1 a uma equipa de mancos… pois olhem la para os supostos “Grandes” da Europa para verem a merda que andam a fazer por ai com equipas africanas, asiaticas e afins.
    Depois, SCP = Sporting Clube de Portugal e mai’ nada, ate o Pres. do KW United sabia ! Grande!

    • mancos não… universitários!
      E não consta que tenha havido festa de estudantes de vespera!
      Atenção… que andou na vida noturna académica sabe o quão desgastante pode ser uma noite de… “convivio”…

  9. Ser conhecido com o nome de uma cidade não implica que o clube seja menos internacional. Os clubes mais internacionais do mundo têm nomes de cidades: Real Madrid, Barcelona, Manchester United.

    Em toda a história, o Sporting foi conhecido como Sporting de Lisboa. Naquele video dos anos 20 em que o Sporting joga com o Flamengo no Brasil, podemos ouvir o locutor a referir-se ao Sporting como Sporting de Lisboa.

    Os adeptos do VSC querem ser conhecidos como Vitória, mas aqui toda a gente se refere ao clube como Vitória de Guimarães. Se isso é assim tão importante, podiam começar por respeitar os outros clubes da mesma forma (tendo em conta que aqui se considera isto um questão de respeito; eu não acho) e passar a chamar Vitória ao VSC.

    A explicação que eu arranjo para esta mania do Sporting de Lisboa é que os nossos rivais têm nomes de uma cidade e de uma bairro, e, apesar disso, são dois clubes mais reconhecidos do que o Sporting em todo o mundo, e, assim, a vontade de que o Sporting seja conhecido como “clube de Portugal” tem a ver com uma vontade subconsciente de rebater o complexo de inferioridade.

    • epá…na percebeste mesmo nada….fodace…qual complexo qual quê!!! É o nosso NOME caralho….já nem bato na tecla do sportinguismo como espirito formador atraves da practica desportiva de homens / atletas de mérito, digo apenas que é o nosso nome…qual complexo qual quê…lê…e re-lê….fachavor…obrigadinho!

      • …” é que os nossos rivais têm nomes de uma cidade e de uma bairro, e, apesar disso, são dois clubes mais reconhecidos do que o Sporting em todo o mundo “…; Ainda me estou a vomitar todo….na digas mais nada…abre os olhos…

    • dcd deves andar a comer merda às colheres, só pode… lololol

      “A explicação que eu arranjo para esta mania do Sporting de Lisboa é que os nossos rivais têm nomes de uma cidade e de uma bairro, e, apesar disso, são dois clubes mais reconhecidos do que o Sporting em todo o mundo, e, assim, a vontade de que o Sporting seja conhecido como “clube de Portugal” tem a ver com uma vontade subconsciente de rebater o complexo de inferioridade.”

      Só tu para me fazeres rir numa hora desta, principalmente com a dos rivais serem mais conhecidos a nível internacional… lolololol
      Complexo de inferioridade?!?!?!… lolololol

  10. e já agora….rebater é o caralho….um complexo de inferioridade implica por um milésimo de segundo ter julgado o Sporting inferior…e isso…nunca existiu nem existirá…o Vitória é de Guimarães sim senhor, SEMPRE, pois a referência à cidade berço é apenas mais um motivo de orgulho vimaranense quando estão fora…os outros, os de fora, dizem Vitoria de Guimarães como referência geográfica…afinal diferenças entre Sport ou Futebol etc são cagativas e pouco demarcantes para quem está de fora do nome completo dos clubes!

    • Claro que esse complexo de inferioridade existe, nem que seja de forma subconsciente, por isso é que me faz impressão que vocês não consigam aceitar que o SCP é de Lisboa. E é de mau sportinguismo vocês terem complexos desse tipo; sem se aperceberem, e ao contrário do que dizes, estão a inferiorizar o Sporting.

      • Tenho pena de ti puto….ainda pode ser que percebas um dia. E vai chamar complexado e mau sportinguista ao caralho mais velho. Como ja disse Respeito é bonito e eu gosto.

      • Sim, agora ia ter vergonha do meu clube ter como localização de origem a cidade de Lisboa… Que falta de respeito associarem o Sporting a Lisboa…

        Nem sei porque é que perdi tempo aqui a falar com fanáticos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s