Garotices

Não há forma, creio, de não estar feliz.
Duas vitórias em quatro horas; uma no Canadá, outra no Estoril. A primeira frente ao campeão Uruguaio (deve valer alguma coisa, digo eu), a segunda frente ao Estoril, um dos representantes nacionais na Liga Europa. A primeira, valendo um enorme sorriso aos nossos emigrantes e um rugido lá por fora; a segunda, valendo a 30ª Taça de Honra, a tal que de «espectacular, ainda bem que recuperaram a competição mais antiga do nosso futebol», passou a rodapé de capas de diários desportivos. Em ambas, um denominador comum: os garotos, como diria o outro, ou, se preferirem, a aposta no ADN do Sporting.

É verdade que temos sido bipolares nesta questão (eu incluído, obviamente), pois tão depressa queremos ver os nossos garotos brilharem e conquistarem, como exigimos a contratação de craques. Depois levamos com Panjic’s desta vida (espero que algum olheiro tenha adorado o penalti e que o leve) e somos obrigados a chegar a uma conclusão: não há volta a dar, é este o caminho. A questão, e que ninguém se esqueça disto, é que este é um caminho que vai ser duro e ao qual só os duros terão capacidade de resposta. É um orgulho ver jogar João Mário, Ponde, Betinho, Esgaio, Chaby, William Carvalho, Fokobo, Nuno Reis, Iuri, entre tantos outros, juntando-os a Rui Patrício, André Martins ou Eric Dier, só para citar alguns nomes. É um prazer ver que há um sentimento, pelo clube, que os liga directamente ao coração do adeptos. Os mesmos que, quando as coisas correrem menos bem, vão ter que escutar esse lado do coração, em vez daquele que os impele a assobiar e a dizer que este ou que aquele são uma valente merda.

Não não, meus caros, não são. E ontem deram mais uma prova disso. Aliás, façamos a seguinte equação: o que é que impede uma equipa, que tem por base um grupo de jogadores que limpou tudo o que havia para limpar ao longo da sua formação, de continuar a somar vitórias quando chega à idade adulta? Trabalho apropriado por parte do treinador; contratações que acrescentem algo à matéria prima; paciência e solidariedade dos adeptos. Esta seria a minha receita sabendo que, como se viu ao longo desta Taça de Honra, o cerco de hienas à espera que tudo corra mal (das arbitragens sem vergonha aos comentários vergonhosos, esteve lá tudo) está mais apertado do que nunca. Meteu-se na cabeça, que este Leão de 107 anos estava moribundo e que seria chacota. Esqueceram-se que o Rampante, é apenas o que guia os Leões mais jovens e todos os que rugem por fora.
Resultado? O Leão, imagine-se, leva para casa o primeiro troféu da época e, lá de longe, chegam ecos de que o trabalho está a dar frutos. E tudo isto com um bando de garotos que, tal como eu, andam aos pulos, sentidos, de cada vez que o Sporting marca um golo.

Advertisements

170 thoughts on “Garotices

  1. O caminho é este! Os putos, os putos!!!!
    Qualidade acima da média de João Mário, Esgaio, Mica, Iuri, Ponde, Chaby…Este é o caminho!

  2. Ouvi dizer que o chinês tem 16 aninhos. 16 aninhos. 16.
    Acautelar também este asiático(zinho), por favor, que o miúdo tem pés e é todo irreverente.

  3. Por falar em garotos: João Salvador Marques, sócio número 1 do Sporting Clube de Portugal, completa este domingo 93 anos de idade, perfazendo dentro de dois meses 92 anos de filiação ininterrupta ao nosso Clube.

    João Salvador Marques foi atleta do Sporting durante 15 anos, nas modalidades de ginástica, voleibol e ténis de mesa. Ilustre médico e cirurgião, tratou graciosamente muitos atletas «leoninos» ao longo dos anos.

    Integrou o Conselho Médico Leonino e foi presidente do Grupo “Os Cinquentenários”, entre 1992 a 1996, sendo o sócio n.º 1 do Sporting Clube de Portugal desde 28 de Agosto de 1998.

    O Sporting Clube de Portugal deseja um feliz aniversário a este grande «leão»!

    O presente está entregue, e bem.

    Aquele final de jogo, ontem, na Amoreira, quando a equipa veio cumprimentar os adeptos à bancada, foi um pequeno sinal de como as coisas estão a mudar.

    Uma equipa mais próxima dos adeptos é uma equipa mais próxima da glória, uma equipa mais próxima da glória é o Sporting Clube de Portugal.

    Saudações Leoninas

  4. Não percebo pq éq vamos gastar dinheiro no emprêstimo de um tal de Welder p/ LD quando p/ substituir o Cédric temos um tal de Esgaio (cuja classe eu pessoalmente adoro) ou mesmo o Dier. Já p/ não falar q daqui a 2 anos teremos o Riquicho caso o Cédric vá p/ a alemanha e queiramos fazer avançar o Esgaio.
    Portanto c/ tantas opções de qualidade na calha p/ quê gastar dinheiro em emprêstimos?

    • Porque para já é mesmo necessário um gajo com andamento e experiência para a posição. Welder foi campeão brasileiro pelo Cortinthians e foi titular muitas muitas vezes nesse ano.
      Apostar nos putos é bom mas, não se deve apostar nos putos todos e ao mesmo tempo.
      O Welder é uma excelente aquisição. Dier não é defesa direito, Esgaio SÓ a defesa direito é um crime e Riquicho ainda precisa de ser limado.
      Vamos com calma … com calma !!

      • o esgaio ainda fazia mais 90 min hj, mas neste momento tê-lo a defesa direito concordo que seja um crime,.

        não se esquecam de uma coisa o riquicho tem 18 anos, ainda é junior, não estejam a fazer dele o que ainda não é, mas pode vir a ser.

        Paulo, acho que não seja apenas para a posição, acho que é preciso no geral de ter no plantel 3 ou 4 jogadores com experiencia

        se formos a ver o jogador com mais idade do plantel é o marcelo e tem 27 ou 28 anos, e de jogadores de campo são o rinaudo e agora o montero com 26.

        até a tal equipa do ajax que foi campea europeia com putos tinha trintões la no meio

      • Eu tb acho um crime se o Esgaio fizer a carreira dele a LD. Acho q a melhor posição p/ ele seria médio interior direito. Imagino-o daqui a 3 anos a jogar tipo Iniesta mas do lado direito. Neste momento ele precisa é de jogar, atrás ou mais à frente interessa pouco. O importante é ganhar experiência. Não estou a ver qual seria o problema de treinar na A e substituir o Cedric qd necessário e sempre q possível jogar na B ainda q fosse mais na frente.

      • rugido acho que o esgaio a ser opção sera sempre no meio campo e do meio campo para a frente, ontem jogou lá atras para desenrascar, mas como se viu passou o tempo lá na frente.

      • Sim, mas um lateral duma equipa grande tem de ser ofensivo, pois passam mais tempo a atacar do q a defender. Sobretudo nesta época q não vamos à Europa, tirando os dérbis, os nossos jogos este ano serão quase sempre “em cima deles”.
        Portanto acho má gestão o emprêstimo do Welder. P/ mim era apostar tudo no Cédric e recorrer ao Esgaio (ou ao Dier caso calhasse num jogo mais complicado) p/ desenrascar a LD quando o Cédric estivesse lesionado/castigado/em baixo de forma.

      • No ano passado, o Cédric acusou a responsabilidade e falhou em vários jogos. Temos que lançar os jogadores com calma. Eles jogaram bem este fim-de-semana porque não tinham essa responsabilidade sobe as suas cabeças.

    • Uma resposta para isso poderá ser a necessidade de manter o Esgaio e o Dier a jogar, seja na equipa A ou B. Ao contrário dos médios, que se substituem facilmente de jogo para jogo, o lugar de suplente de defesa lateral (e central, e GR) é dos mais ingratos. Se o titular está bem, quase não joga. Partindo do princípio que Cédric vai ser titular, prefiro ter como suplente dele um jogador emprestado do que um dos nossos jovens que já provaram ter grande futuro e que precisam de continuar a jogar.

      E se calhar esse Welder até pode ser uma boa surpresa.

      • O problema é se esse welder jogar a titular… depois tens o Cédric a estagnar e no fim da época se quiseres ficar com o Brasileiro tens que abrir os cordões à bolsa. E se depois não temos €s, voltamos a ter o Cédric como lateral depois de um ano sentado no banco.

        O Cédric é um jogador de muito futuro e com presente suficiente para ser titular no Sporting… e se algo acontecer, temos opções suficientes para colmatar a sua falta. Não devíamos estagnar a sua formação com a vinda de mais um lateral emprestado. Afinal a aposta na formação é real ou não?!

  5. Foi especialmente interessante ouvir os comentários daqueles taberneiros que se auto-intitulam comentadores, a comparar a clara superioridade da equipa do Estoril à equipa do Sporting, sem sequer fazer o aparte de que uma ficou em quinto na época passada, e a outra é constituída por alguns putos da B do ano passado, mais não sei quantos dos juniores, com muitos deles a rondar os 16, 17, 18 anos.

    Também achei elegante da parte do Estoril a estratégia de queimar tempo, mesmo jogando contra uns miúdos, e a ganhar 3-1. No fim, o melão foi enorme, tal como a nossa alegria.

    O nosso futuro está ali.

    SL

    PS: Já ninguém se lembra de um tal de Bruma. Não faz falta nenhuma. Fodeu-se.

  6. Não haja duvidas que é este o caminho! Haja paciência e haja a cima de tudo sabedoria e método a lançar estes miúdos da formação para a equipa principal.
    Depois, nós adeptos, temos que controlar essa bipolaridade que falas! Amuar pq não vem farinas (eu amuei!) quando tempos André Martins, João Mário ou Chaby? Querermos o Pizzy quando formamos sem sobra de duvida os melhores estremos do mundo?
    É necessária sim alguma experiencia e algum complemento vindo de fora. Para mim era o ponta de lança e um central (não sei se este mauricio é bom ou não) e não deixar fugir capel, rinaudo e carrilho… de resto… de resto garotagem para cima deles!

  7. O que mais me impressionou ontem foi o não baixar de braços: há um ano (para não falar de há um punhado de meses), com 3-1 estávamos completamente fodidos! Era derrota garantida.

    Ontem vi em campo miúdos com uma vontade e gozo enormes em jogar à bola, que não desistiram e não tiveram medo de fazer aquilo que gostam. Se isto se paga? Claro que sim! Imagino que em jogos que estamos a ganhar seja necessário alguém explicar que os jogos também se ganham defendendo quando é preciso, atacando na altura certa.

    Mas que dá um prazer do caralho ver um miúdo com 16 anos a jogar de igual para igual com uns maduros como o Carlitos e merdas afins, ver putos que perante os olés dos queques do Estoril (onde já se viu esta merda???), não baixaram os braços e foram à luta, dá!

    A esperança é verde, FODA-SE!

    • Ah, e uma nota muito especial ao “jornalismo” desportivo: ver as capas a minorar a vitória da Taça é de bradar aos céus!… É que talvez eles não saibam, mas é um título oficial.

      Então aquele pasquim chamado o jogo: algum Lisboeta que compre aquilo deveria ser considerado traidor da pátria!

  8. Espero que quando percamos um par de jogos possam ter calma e nao ser bipolares. Eles sao bons mas sao todos putos. TODOS. Tenham calma!!!

  9. o sporting mereceu ganhar porque fez por isso, ao contrario do Estoril que pensava que já estava ganho. Calma que ainda agora começou, vamos ter muitos dissabores.

  10. Falando de garotices… quero realçar um garoto que me estava a preocupar pois parecia ter passado uma época muito abaixo das suas capacidades, sobretudo daquilo que fazia nos juniores e na Next Gen, onde o vi a marcar golos fabulasticos!!!

    Parabéns Betinho! Acredita no teu potencial!

    Tens futebol para cacifo…

    • negativo por virem da 2ª divisão brasileira?

      ainda agora chegaram( quer dizer o welder nem entrou no avião) e já são as ovelhas negras

      • Negativo porque tá na cara que não acrescentam nada ao plantel,como nunca nenhum qualquer desconhecido que tenha vindo do Brasil – tirando Liedson – trouxe. Entre comissões,prémios e ordenados do Mauricio tava o ordenado Onyewu pago até Janeiro e que deve ser bem melhor. Se é contenção orçamental , é contenção orçamental.

      • Nem tanto ao mar nem tanto à terra. O Welder parece-me uma aposta atinada – alternativa de boa qualidade ao Cédric, veremos aliás quem será o titular. Já o Maurício, era fraquinho no Brasil, continuará a sê-lo por cá. Imagino que aqueça o banco nos jogos da Taça da Liga e pouco mais.

      • Poejo, se disseres que nenhum acrescentou tanto como Liedson eu até acredito (mas o Liedson não era um desconhecido, até o Lula fez pressão para ele não vir). Mas ao longo dos tempos vieram muitos brasileiros que mostraram a sua qualidade e nos ajudaram a ganhar.

        Lembro nos tempos mais próximos o Rogério, mas com um esforço de memória chego a muitos mais.

        Vamos dar tempo ao tempo.

      • Tens razão, não era bem desconhecido , o pessoal do Flamengo até curtia dele quando lá esteve. Já me tentei lembrar de uns quantos, mas só me vêm à cabeça Alessandros, Tiuis e Gladstones. Nada me leva a crer que este seja diferente.

      • o alecssandro que joga no ateltico mineiro e que o ano passado era titular8 este ano é supelente do tardelli) e qua depois de sair de cá foi dos melhores marcadores do brasileirao

      • O Devid foi dos melhores que passaram cá ultimamente. Mas por vezes dispensamos/vendemos quem se destaca, como é o caso do Deivid e do Enakharid (ou lá como ele se chamava)

    • O que tem virem da 2ª Divisão Brasileira, um jogador que eu gostaria de ver para 10, tambem está na 2ª Inglesa e a epoca passada esteve na 2ª Portuguesa, o Welder é uma boa opção para a luta, agora o Mauricio, sou mais um dos que não entende.

      • eu quanto ao mauricio, vou esperar para ver, entendo que tenha vindo como sendo o tal jogador com mais idade para a equipa A( é que não esqueçamos o rojo era o mais velho dos centrais titulares e tem 22 anos, e os outros têm todos 20, 21, ou mesmo menos). como disse vou esperar para ver, em termos de adaptação como corre

    • Ora aí está o que tenho vindo a falar.

      Quando temos Nuno Reis, que neste torneio provou que é mais do que competente, qual a necessidade de contratar a incerteza Maurício?
      Enfim. Enquanto um nos deu segurança e um golo importante nesta taça de honra, o outro já deu duas casas no Canadá. Uma no primeiro jogo e um auto-golo neste último…

      Estrangeiros de qualidade duvidosa a retirar espaço para as nossas pérolas se afirmarem, não obrigado. Só espero que este Welder não seja novo caso semelhante.
      E que Maurício, por sua vez, confirme as suas credenciais (se é que elas realmente alguma vez existiram).

      SL

    • Maurício e Welder são mais 2 jogadores que não brincam nas selecções que se estão a valorizar.

      Este é mais um argumento que se enquadra na minha teoria.

  11. Espero que os resultados deste domingo travem a amargura duns quantos histéricos que já queriam tocar a marcha fúnebre ao nosso AMOR!

    No Sábado, ai que vinham os jornais dizer que o Bruno Gama era a nova coca-cola no deserto para o Sporting esquecer Pizzis, Helderes Barbosas e mais o caralho que os fodam…

    No Domingo já se dizia que o Bruno Gama “estava difícil”… traduzindo… mais um que não ficou satisfeito com o Sporting e que era empalado no contentor com destino à ETAR!

    No mesmo Domingo… a prova provada que o melhor que temos é apostar forte nos nossos miúdos, apesar dos riscos e tentar ser criteriosos na companhia que lhes trazemos de fora.

    Eu, por mim, estou farto de godinhices… o Sporting está de volta, nas suas convicções! O resto, virá por acréscimo, com muito esforço e dedicação…

  12. Também eu fico muito feliz por continuar a assitir a jogos destes em que os nossos leões continuam a mostrar cartas!!

    Ponde, Chaby, Willian Carvalho, João Mário, Yuri Medeiros, Esgaio, Kikas, Fokobo, o chinês de 16 anos (!)…o filão é inesgotável!

    Para quê Mauricios e Welders? Os reforços a contratar terão de ser muito poucos e que acrescentem de facto qualidade inquestionável.

    Mas se me permitem o meu destaque de ontem vai para um jogador…Betinho! Que jogão! Marcou 2 golos cheios de oportunidade, deu um a Yuri, marcou o penalty e meus amigos aquele passe de letra aos 80 e tal minutos…é só para alguns! Parabéns Betinho! Acredito muito em ti miúdo!!

  13. Sabe tão bem começar a semana assim….

    Do que vi cá, fiquei com a certeza, cada vez mais, que matéria prima existe com abundância; quando Iuri marcou, dei por mim aos saltos que nem um doido, nada habitual num jogo de pré-época.
    Ressalvar Betinho (continuo a acreditar que está ali o futuro do ataque do Sporting e da Selecção, caso ele queira e deixe as parvoíces de lado…), Iuri Medeiros, Esgaio, Fokobo, Manfá (desconhecia este jogador, mas foi ele que mexeu com o jogo do Sporting).

    Do que vi lá, pelo resumo, acho que a defesa terá que ser muito e bem trabalhada; dois dos golo do Penarol nascem de erros individuais que, se aceitáveis na pré-época, não se podem repetir quando forem a sério. O golo do Cissé mostra capacidade de remate e oportunidade.

    Cada vez tenho mais esperança nestes cachopos!

    Vamos SCP!

    SL

  14. E que tal “agradecermos” ao Peixe por se ter “esquecido” de convocar o Riquicho, o Iuri,o Chaby e o Ponde para os sub 19 ?
    Só é pena não se ter esquecido também do Mané.

      • Nem me devia dar ao trabalho, mas aqui vai:

        1 – estamos a falar destes miudos ou da formação?
        2 – se é especificamente destes, o godinho é pai deles?
        3 – diz-me 2 medidas que o gl tenha feito que mudou o rumo da formação para estes serem melhores do que os outros?

        Como vês, o titulo de anormal (acabaste de ganhar mais um, o de estúpodo) está bem entregue!

    • FODASSE…. ia passar sem te responder….. mas pensei duas vezes e TU ( Filha da puta) mereces que tem mandem pá puta que te pariu!

      Vai com o caralho e não voltes…. vê se tens vergonha na cara ó palhaço!

      Aqueles Garotos com um “presidente” como aquele…. iam definhar e daqui a um ano ou dois nem jogadores de futebol seriam

  15. Concordo com a generalidade dos comentários, quero reforçar 2 ideias e deixar alguns elogios:

    1- Para se contratarem jogadores, tem que se ter a certeza que vão para adicionar valor e trazer experiência (tenho algumas dúvidas sobre o Maurício, espero ter que mudar de ideias), que não abunda neste plantel.
    2- Temos que apoiar este miúdos das primeiras vezes que as coisas correrem mal.

    Elogios para o Abel que me parece ser um excelente formador não só de jogadores mas de homens. Excelentes entrevistas, excelente leitura de jogo (demonstrando conhecer os jogadores), excelente a motivar ( a entrada do Mickael Meira foi de mestre). Para ficar por muitos anos.
    Elogios para o João Mário e para o Esgaio, que demonstram a cada jogo, inteligência e atitude (acho mesmo, sempre achei, que o Esgaio pode ser um lateral de eleição) e para o Fokobo, um portento de força e alguma técnica (grande penalty!!!)
    Elogios para o Betinho, que tenho criticado bastante por achar que ele não tem a melhor atitude competitiva e que ontem fez um jogo em que demonstrou que querendo pode ser efectivo. Mea culpa. Tem agora o meu benefício da dúvida.
    Elogios para o jogador revelação, o Harra… oops, o Iuri Medeiros que se perder alguns tiques de estrela, pela inteligência que demonstrou para ler o jogo, além da técnica que possui, pode vir a ser um caso sério.
    Último elogio, para o Kikas. Quem jogou futebol sabe apreciar aqueles jogadores que desaparecem do jogo, pois preferem estar sempre presentes na ajuda ao colega, preenchendo os espaços vazios, equilbrando a equipa, levando a equipa pra a frente.
    Este miúdo fez 2 jogos de 90m seguidos, num lugar de muita disputa física e sendo pequeno foi um gigante a lutar pela bola (vi-o a ganhar uma bola de cabeça ao Roderick que tem seguramente mais 20 cm que ele!!!) e a motivar os colegas.
    Faz lembrar aqueles amigos que todos temos, que estão sempre presentes quando precisamos. RESPECT!!!
    O futuro é verde, saibamos nós renovar e dar oportunidades a quem merece.
    Só deverá jogar com a nossa camisola, quem a quiser honrar.

    SL

  16. Cuidado com o mito 22938398301291 dos Lampiões, neste momento a hegemonia da formação começa a ser deles e não do Sporting… (convocatória do Euro sub-19, campeões de sub-19, etc etc etc).
    Isto o que interessa é esses jogadores formados em cada clube chegarem à equipa A e apresentarem-se como opções válidas… vou tentar lembrar-me do último jogador deles com essas características….
    ….
    ….
    ….
    Ah o Roderick? Gomes? Oliveira? Podem ser considerados opções válidas!? Please Bitch

    Pensando bem, não entendo então pq eles vão buscar meia dúzia de sul americanos por época que nunca passa dessa tal equipa B.

    • Roderick, André Gomes, Nelson Oliveira, jogadores de fuebol?????????????
      AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH

      Fodasssssssss falem-me do Fokobo aquele armário ao estilo Patrick Vieira com ele e com o Dier ai caralho o avançados até se borram. Quero ver o Jackson Martinez ou o Lima a marcar ao SCP.

      Finalmente temos armários dos bons no SCP e não Gelsons desta vida.

      SL

  17. Só realçar três factos:

    a) Sem ponta de lança titular (o Montero será o titular) ambas as equipas do SCP marcaram 3 golos;

    b) O Bruma está a cair no esquecimento e digo que para mim o Esgaio será mais e melhor jogador do que ele. Pois o Bruma joga à bola e o Esgaio joga Futebol. Não me esqueci de certos golos sofridos por falta de marcação do senhor Bruma lembrem-se do Nacional;

    c) O Abel é um senhor está a fazer o tirocínio na equipa b) e um dia será o treinador principal do SCP, nunca me esquecerei do cruzamento remate contra o Machester United campeão europeu em 2008.

    SL a todos e o SCP começa a acordar vocês vão ver o Montero a marcar golos

  18. Este fim de semana veio reforçar o meu optimismo no que toca ao futuro do Sporting.

    Se é certo que (pelo menos ainda) não vejo nenhum “fora-de-série” in the making, existe muito potencial, quer nos jovens da A, quer nos jovens da B.

    Pelo menos até agora, a decisão de “encurtar” o plantel da Equipe A parece-me perfeita: consegue-se um núcleo de jogadores que para formar o esqueleto da equipe titular (evitando circunstâncias do passado, em que se mudava o 11 titular como se muda de camisa) ao mesmo tempo que se possibilita mais minutos aos jovens que certamente “oscilarão” entre a A e a B.

    Vai ser necessário paciência e muita fé, pois não estamos (nem nada que se pareça) perto de ter um “onze inicial” estabilizado. Nem sequer, parece-me, adoptamos ainda o modelo táctico a utilizar no campeonato (falta ainda o PL – Montero?).
    Mas há ainda tempo até ao início dos jogos “a doer”….

    Quanto aos nossos jovens, se ainda tenho dúvidas quanto a alguns estarem prontos para o “prime time”, como é o caso de João Mário (pouca intensidade e rapidez), Esgaio (que posição?), Fokobo (muita indisciplina táctica) e Betinho (pouca intensidade), não posso deixar de pensar que temos um conjunto de jovens jogadores (Medeiros, Mica, Ponde, Chaby – para além dos já citados, acrescentando Dier e Llori) que pode fazer algo de especial nos próximos anos…

    Está a ser uma pré-época muito curiosa…

    SL

  19. Concordo com tudo menos com “os tiques de estrela do Iuri Medeiros”.

    Quem o viu neste torneio viu um rapaz humilde, alegre, nada fusso e muito mais preocupado em assistir um companheiro do que propriamente em arrancar para cima dos defesas e marcar. Deixemos esses estereótipos. Ainda que no passado ele possa ter revelado alguns desses tiques (perfeitamente normal para um miúdo com aquele talento) o que interessa é o hoje e o agora. E hoje, o Iuri Medeiros é cada vez mais um jogador de futebol e menos um “jogador da bola”. Na minha memória fica aquele cruzamento da direita para o Betinho. Um gesto técnico que revela absolutamente tudo. Recebe na direita, parte para cima do lateral, flecte para o meio, levanta a cabeça e faz o cruzamento no tempo certo e com a precisão certa. Fabuloso.

    • o iuri é daqueles jogadores que bem acompanhado, está ali um caso serio.

      quando as coisas de inicio não correm logo bem, ainda tem alguma tendência a apagar-se

  20. já falaram de quase todos – joão mário, iuri, fokobo, betinho, esgaio, etc.
    mas há um nome que ainda ninguém referiu e acho que ontem fez um excelente jogo: o nuno reis. fartou-se de dobrar os laterais e o sambinha (este sim é fraquinho), e estava sempre bem colocado nas bolas paradas defensivas. tem voz de comando e parece-me líder. acho que devíamos apostar mais no gajo.

    • Não esquecer que o Sambinha só tem 20 anos, jogava no 1º de Dezembro, veio esta época para o Sporting, só tem 3 semanas de treino e ainda não está devidamente ambientado. Não comecem já a dizer que o miúdo (?) não presta e a compará-lo com os outros que já têm vários anos de escola Sporting.

    • Nuno Reis têm uma coisa muito importante. Estabilidade emocional. O rapaz tem sempre o mesmo samblante. Gosto de tipos assim. Este jovem é Patrão e não vacila!

  21. Custa-me ver o Viola partir – acho que há ali “massa” bem interessante para moldar. Continuo com o Bruma “atravessado” e muitas dúvidas quanto a alguns dos “putos-maravilha”: por exemplo, o João Mário precisa de aumentar consideravelmente as rotações do seu jogo para se transformar num jogador de futebol graúdo.

    Dito isto, dizer também que dá um gosto do caraças ver os miúdos trocarem a bola com indiscutível qualidade (precisão no passe e na recepção da bola) sempre com a baliza adversária na mira. Estou farto mas totalmente farto dos especialistas em toques para o lado e para trás ou craques que jogam à velocidade do caracol.

    • A mim tb me custa ver o viola partir! É um dos tais que tem qq coisa nele que eu gosto, posso estar completamente enganado, mas dava uma oportunidade ao miudo!
      Em relação aos putos, é uma situação que a mim n surpreende nada, já sabias que tinhamos a melhor escola de formação do Mundo, é só o confirmação desse facto.
      SL

    • Podes crer, ontem via-se que o objectivo deles estava centrado constantemente na baliza adversária, mesmo quando as jogadas “morriam”, não deprimiam, não bloqueavam, era vê-los a tentar, a insistir nos processos de ataque, e por isso é que foram compensados, porque acreditaram neles próprios, lembraram-se do treino, confiaram na solidariedade entre os sectores, e mesmo depois daquela bola á barra, que poderia dar o 4º do Estoril que não é uma equipa tosca e tem avançados rapidíssimos, mesmo depois do falhanço do Iuri isolado, os “garotos” nunca se deixaram subjugar, foram eles, com uma fortíssima atitude em campo, um mix de talento e alma, sempre a respeitarem as desmarcações dos colegas, foram eles que mudaram um final que parecia destinado, mesmo após o empate, ainda foram procurar o 4º golo sem complexos, foi lindo de se ver, ontem estava com uma moca á SPORTING !

      Dos 24 Leões convocados para o Canadá, 14 são da formação !
      Dos 24 Leões convocados para a T. de Lisboa, 16 são da formação !

      Se incluirmos o Zihao, que veio com 15 anos, o King e o Rubio que vieram com idade de junior, o W. Manafá que chegou o ano passado, chegamos á conclusão de que dos 48 convocados, 34 Leões fizeram, fazem, ou estão a finalizar a formação no Clube, simplesmente extraordinário !

      • Alguém lhes chamou “MABECOS”
        Os mabecos são animais gregários não territoriais que vivem em matilhas de 34 até 40 elementos! ;)

        Estes putos são aquilo em que eu acredito ser um EQUIPA!

        E como dizes… grande GRANDE.. GRANDE.. MOCA À SPORTING!

    • É. A saída do Viola é, para mim, pouco razoável. Após 1 ano de adaptação ao novo país, quando parece adaptado (pela amostra dos dois jogos) é quando se o dispensam.

      Teremos mais e melhores opções na equipa A? Será que a % do passe que temos é pequena, e uma eventual venda futura seria pouco rentável? Neste caso, não seria possível ir comprando mais % a pouco e pouco? São perguntas que gostava de ver respondidas. A saída do Viola, com os dados que (não) tenho, parece-me um tiro nos pés.

  22. O Sporting não tem dinheiro para grandes craques, mas tem muitos miudos já prontos para entrar na equipa principal. A Taça de Honra foi só mais um exemplo disso. Em vez de investir em tipos medíocres e fazer regressar velhos conhecidos, defendo a aposta em jovens como João Mário, Fokobo, Viola e Esgaio. “Vá para fora cá dentro”, o meu artigo de hoje no “Palavras ao Poste”. Leiam e opinem!
    http://palavrasaoposte.wordpress.com/2013/07/22/va-para-fora-ca-dentro/

  23. FUTURO (ou PRESENTE? ) 11 DO SPORTING:

    Golas, Fokobo, Ilori, Dier, João Mário, Ponde, Esgaio, Chaby, William Carvalho, Iuri Medeiros,Betinho

    TEMOS O FUTURO GARANTIDISSIMO!

    no meio disto…quem é o Bruma?

    (a propósito: temo que Bruma tenha entrado num denso nevoeiro.Tenho muita pena…por ele.)

  24. Pra mim o Esgaio e o João Mario vão de caras para a equipa principal. Não conheço muito bem os miudos que têm jogado pelo Canadá (Chaby,Ponde…)mas parece-me que os dois que citei atrás já têm outra maturidade e que esses outros precisam de jogar mais minutos na B.
    O Esgaio então tem um ritmo alucinante, fez 180min. em 24horas e no final do 2º jogo corria que nem um maluco.
    O Kikas (mais velho-22 anos) tambem me surpreendeu, até porque vem do R.Massamá e é um nome totalmente desconhecido.Tambem fez 180 min. a grande nivel.
    Mais uma palavra prá rtp, que conseguiu fazer um resumo em que o Estoril passou por injustiçado e o Sporting por sortudo. Conseguiram ocultar todos os lances de perigo criados após o 1-3, o golo invalidado, o fora-de-jogo mal assinalado… o facciosismo enquanto estação publica paga pelos contribuintes é de realçar.
    Se calhar tem a ver com o facto do desporto estar entregue à bimbalhada toda, alguns até saem da rêtêpê prá frutaria e vice-versa.
    A vergonha, sem-vergonha do costume.

    • o kikas não era assim tao desconhecido, antes de ter ido para o real um ano tinha era da formação, alias diziam que ele era uma espécie de clone a nível físico do andre martins

      • Não me parece nada parecido com o A.Martins, que é um jogador mais ofensivo. A mim fez-me lembrar o porco anão que está no Monaco.
        Pena q já tenha 22 anos e não dê para puxar muito pelo fisico.

    • Exactamente. Mostram todo e qualquer lance do estoril a chegar à baliza do Sporting, mas esquecem-se, por exemplo, daquela que o Iuri falhou isolado…

  25. A grande questão para o joão mário e o esgaio é: Mais um ano a titulares indicutíveis na equipa b integrando algumas vezes a equipa a ou ir para a equipa a e jogar menos tempo?
    Leonardo Jardim tem a palavra!

  26. Gostei do golo do Cissé. O rapaz tem remate fácil e certeiro. Promete.
    Nunca tinha visto o Carvalho jogar (e não vi!), foi uma boa surpresa.
    Alto, forte, ágil e sabe rematar à baliza. Falta-nos um jogador com estas características no meio-campo. Promete.
    A curto prazo, acho que Chaby será o nosso 10. Aquele pé esquerdo açucarado não vos faz lembrar ninguém?
    Não gostei da azelhice do Maurício. Tem estilo de matraquilho e chuta para onde está virado. Possível erro de casting. Jefferson tem de defender melhor. A rever.

    Isto está a compor-se. Se o Montero encaixar na equipa…

    • Realmente os dois parecem ser o elo mais fraco, mas Jefferson tem qualidade, pode ainda não ter encaixado a alteração de extrutura< de estoril para Sporting

      • O jefferson eu sei que tem qualidade.
        Vi vários jogos dele ainda na 2ª divisão e ele sabe jogar à bola. Centra muito bem. Não é muito rápido, por isso também não é muito bom na recuperação.
        Mas pode disfarçar, melhorando no posicionamento.

        Um pormenor do Carvalho. Na conferência de imprensa, saiu-lhe naturalmente a frase “como sportinguista, gostava de ficar no plantel”.

        É esse o espírito. Não queremos mercenários.

      • a media vai subir um pouco já que no zerozero ainda contam com o viola e não esta la o montero que é mais velho.

        e sim 25 jogadores custuma ser o numero de jogadores ideal num plantel, alias com equipa b normalmente a a tem menos jogadores e a b um pouco mais( o Barcelona tem um plantel de 19 ou 20 jogadores + uns 25, 30 na equipa b

  27. Acabei de ver os golos do Sporting-Peñarol

    Rojo com culpas nos 2 golos, foda-se. Este gajo é digno de um Nacional ou Arouca e já lhe estávamos a fazer um favor, acreditem.

    Quem diz bem deste gajo só pode ser lampiurso. Mas pronto, aqui no cacifo existem as vacas sagradas e Rojo é uma delas (até pelo próprio peso já se assemelha a uma).

      • Estava mesmo a falar do 2º golo. E o 3º então é ainda mais ridículo, perde uma bola assim? E depois as perninhas? Foda-se.

        O Polga teve aqui um sucessor à altura.

        Dier-Ilori

        Nada que saber. Com Nuno Reis à espreita na B e Maurício (que espero que seja pelo menos razoável) a suplente.

    • Eu digo bem do gajo e não sou lampiurso.
      E acho que ter um ódio de estimação não está com nada. é exactamente como existirem vacas sagradas. É a mesma merda.
      Mas concordo que quem descobriu o Rojo como central, estava com uma grande moca.
      No entanto ele é o nosso melhor lateral esquerdo. A não ser que de repente a malta das pampas tenha deixado de perceber um cú de futebol.

      • ele central de origem, foi adaptado a lateral esquerdo, mas ele central de um esquema de 3 defesas ou 3 centrais, antes do sporting nunca tinha jogado como central numa defesa a 4

  28. Há que perceber que o orçamento tem de ficar pela METADE.
    Até agora ainda não se reduziu quase nada. Têm de ser feitas escolhas.

    O Viola vai ser emprestado, não o vamos perder. Mas já fomos informados que a esmagadora maioria dos jogadores bem pagos não pode ficar.

    Provavelmente o Labyad também será emprestado, o que também poderá doer um bocadinho. Vamos ter paciência.

    Agora é aguardar pela oficialização do Montero e de um lateral-direito que obrigue o Cédric a comer a relva todos os dias, e a evoluir constantemente.
    Não conheço o Welder, espero que seja bom, caso seja ele a vir.

    Acho que neste momento há 18 jogadores com lugar praticamente assegurado no plantel de 20, já a contar com o Montero e o lateral eventualmente contratado:

    GR: Patrício (ou reforço); Boeck
    DD: Cédric; Reforço (Welder?)
    DC: Dier; Maurício; Rojo.
    DE: Jefferson
    MC: Rinaudo; William Carvalho; Adrien
    MO: André Martins; Labyad (ou reforço)
    EXT: Wilson; Carrillo; Capel (ou reforço)
    PL: Cissé; Montero

    Uma das duas vagas parece-me evidente que será um extremo, que poderá até ser Salomão, não faço ideia se ele conta ou não para Jardim, pois esteve lesionado. A outra vaga é uma incógnita para mim, poderá ser Ilori caso renove, poderá ser que King se fixe no plantel principal definitivamente, há quem fale na necessidade de mais um ponta (não concordo).

    Gostava sinceramente que Patrício, Labyad e Capel ficassem mas compreendo que não seja possível. Há o risco de isso significar mais uma pequena revolução no plantel e as suas naturais consequências nefastas.

  29. Deviamos fazer um esforço para resgatar Diogo Rosado, os B do outro lado, deram um salto quando ele chegou, e se João Mario for promovido, a equipa B precisa de um numero 10, e nada melhor que alguem que conhece a cultura do SCP

  30. “Vamos” continuar a humilhar os Violas para idolatrar os Fariñas? Enxerguemos o quadro inteiro.

    Saídas de Pranjic, Jeffren, Onyewu, Boulahrouz, Evaldo, Bojinov, Salomão (?), André Santos (?).. e contar com a cantera.

    Estamos seguros porque:

    – como vários cacifeiros o têm dito, temos jogadores concentrados na causa Sportinguista, com ADN Sportinguista, com cultura de vitória por todos os escalões que passaram.
    – sabem o que a “casa gasta”, o nível de exigência de campeões. Jogadores habiturados a lutar pela vitória até ao apito final, com salários justos.
    – direção concentrada em criar bases de sustentação para os atletas e sócios.

    Sinto-me descansado.

  31. quando se fala em apostar na formação, é natural que não podes ter o plantel inteiro da formação ,até porque olhando para os jogadores, a sua maioria tem 18, 19, 20 anos e o mais velho da formação é o patricio com 25.

    estrangeiros ou não aqueles jogadores mais maduros são importantes no plantel( lembram-se o ajax campeão europeu com putos? nessa equipa também existiam os trintões blind, siloy, witchgue, rijkaard para dar o equilíbrio á equipa e alguma maturidade)

    não digo que os jogadores da formação não tenham alguma maturidade e o jogarem juntos há algum tempo não compense outras coisas, mas lembram-se do ano passado a equipa b ter algumas dificuldades na segunda liga com aquelas equipas mais maduras e cheia de jogadores com centenas de jogos nas pernas, que não se importavam de bater quando era preciso.

    olhando para os jogadores que foram ao canada e que jogaram no Estoril, saber que parte deles ainda são juniores( ou mesmo o chines tem 16 anos e ainda é juvenil), é para deixar descansado quanto ao futuro que sera sempre deles, com mais alguns jogadores mais experientes para ajudar( e pensar que jogadores como Tobias, mane, dani Podence, jose postiga, e outros podiam ter ali estado e não estiveram)

  32. Ainda a pre epoca vai no adro. O mercado so fecha a 31 de Agosto e ate la muitos serao os excedentarios a ser colocados. E com base na reducao de custos com a saida dos mesmos que se tera ou nao orcamento para atacar mais o mercado.
    Mesmo assim, sem muitos reforcos “os da casa” estao a dar boa conta de si, e se tivermos em linha de conta que ainda estao numa fase inicial da pre-epoca podemos estar tranquilos que nao nos deixarao ficar mal quando for a doer.
    Estou tranquilo, esta ali muita materia prima para trabalhar!

  33. Muita gente aqui criticava o Mica(def esquerdo)mas queria dizer que em ambos os jogos o rapaz na minha opinião esteve muito bem,quer a atacar,quer a defender…gostei dos jogos do rapaz!e o Esgaio tem um pedalada do caralho,acho que hoje fazia mais 90 minutos sempre em alta rotação!João Mário tem classe,mas devia de ser mais agressivo e mais intenso,mas tem pézinhos para ser um grande 8!o Iuri assim como o Chaby são daqueles que não enganam,pé esquerdo com uma classe do cacifo,mesmo!

    SL

    • Efectivamente o Mica jogou bastante bem nos dois jogos.
      Mas não será ele apenas o TERCEIRO defesa-esquerdo (Jefferson, King)?
      Mais uma época na B para evoluir, jogando.

      SL

    • apesar do Viola ter estado bem, acho que o Esgaio fez falta mais à frente (se o Moutinho é de alta rotação, e até é, o Esgaio rebenta com o conta-rotações…). O Bétinho esteve bem, soltou-se e está bem em aspectos fundamentais da sua missão ( a eficácia/rapidez com que domina a bola na recepção há-de tramar muito defesa lento por esse campeonato fora, como exemplo ). O Samba ainda é inocente, e espero que tenha aprendido que às vezes é melhor atirar a bola p’rá bancada mal a oportunidade se apresenta…

  34. Já quase tudo foi dito. Só queria realçar outras coisas boas deste fim de semana: Voltou-se a falar de futebol. Esqueceu-se o Bruma. E até os Caicedos e Motas desta vida, vieram cá comentar civilizadamente e levaram respostas normais. Eles sabem que aqui se respira Sporting e parece-me que é aqui no cacifo que o querem fazer.

    • É verdade, voltámos a falar de futebol jogado…e com a confirmação que a nossa matéria prima é unica a nivel nacional! Venham mais destes!

      Esteja onde estiver, com net e tv, o Bruma deve estar a questionar-se e pensar que tb podia ter brilhado este fds no Canadá! Acho que se não ficar no Sporting a probabilidade de se perder é grande. E já aqui o disse, tenho pena. O puto não tem cabeça e os gananciosos à volta dele vão acabar lhe com a carreira promissora que podia ter.

  35. É também por causa dos jovens que conseguir o terceiro lugar no próximo campeonato deverá ser o objectivo do SCP.
    Com a maior visibilidade da LC e as receitas daí derivadas haverá maior projecção dos jogadores e, por outro lado, mais dinheiro para ir “actualizando” salários…
    É (também) por isso que esta época é muitíssimo importante (apesar de ser o “Ano Zero”): estabilizar a equipe, ir projectando um ou outro jogador jovem para voltar à Europa em grande em 2014-2015…

    SL

  36. E que dizer da magnifica claque que mesmo quando perdiamos por 3-1 não se calou?
    Ah gande gente! Incentivou e manteve se activa até ao final!
    Parabens tambem e muito obrigado!!!!

  37. acho que este ano, e porque a direcção teve o condão de ser sincera connosco e de dizer que temos de apostar nos jovens como tábua de salvação, os sócios e adeptos vão ter um carinho especial pelos jogadores da formação. acho aliás que vamos ver o fenómeno contrário e vamos ter menos paciência com os estrangeiros.

    sou também da opinião de muitos que escreveram acima: mais vale ficar com o que temos do que ir buscar mauricios ou kanus ou pizzis ou brunos gama ou helderes barbosa. já na questão do welder, visto que saiu o arias acho que se compreende. como disseram alguns e bem, o esgaio tem de jogar.

    para mim, visto que o plantel é para ter 20 elementos + 22 na B, mais do que 3 contratações é fazer asneira ( a menos que saia alguém como no caso do arias) o Sporting precisava no início de 3 jogadores. um defesa esquerdo (bem colmatado com o jefferson que mostrou ser um bom jogador) e dois PL. mais que isso não. por isso continuo sem perceber a contratação do mauricio um plantel de 20 jogadores não precisa de mais que 3 centrais. caso houvesse algum problema teríamos o reis na B.

    eu fechava o plantel com:

    GR – Patrício e Boeck (Boeck/ outro caso saísse o Patrício)

    LD – Cédric e Arias (visto que tivemos de deixar sair o Arias, o welder pode ser interessante ou o Wallace caso o chelsea esteja interessado em emprestar)

    Centrais – Rojo, Ilori e Dier (Mauricio para mim é um erro de casting e sim, para mim é normal que aconteça porque não há direcções perfeitas. mas competência?? competência é outra coisa e acho que esta vai provar ser muito mais competente)

    LE – Jefferson (basta visto que o Rojo é mais que capaz de colmatar a posição e temos mesmo o Mica e o King que estão a dar boa conta de si)

    MD – William Carvalho e Rinaudo (confesso que não sou muito adepto das capacidades técnicas do capitão mas as suas características psicológicas serão de grande valia para os mais jovens!!)

    MC – Adrien e André Santos (não me esqueço que o Adrien numa situação idêntica à do Bruma preferiu ficar no Sporting. além disso, é um jogador com muita qualidade, tal como o André Santos. penso que o problema de ambos foi falta de sustento da equipa. lembram-se do João Pinto?? sempre foi pior jogador no benfica quando a equipa não fazia o seu trabalho… por isso acredito que com uma liderança e um excelente técnico, têm tudo para ser competentes..)

    MO – Labyad e Martins ( o 1º a imprensa queria tirar-nos, fazer com que o odiássemos de modo a forçarmos a sua saída para que ele fosse parar ao porto mas não conseguiu. e dado o seu potêncial, tem tudo para explodir e para nos render bastante dinheiro!! o 2º? esse fala por si)

    ED – Bruma e Carrillo (acredito que o problema vai ser resolvido. de qualquer maneira já ninguém se lembra dele. o Carrillo tem de deixar de ser displicente. se o fizer ficará pouco tempo no clube)

    EE – Capel e Wilson Eduardo (gostava mesmo que o Viola ficasse. mas à partida deverá sair)

    PL – Cissé e Montero (preferia uma aposta no Hassan do rio ave. mas acho que assim que entrássemos em negociações o perderíamos para o porto…tal é a corrupção nos clubes a norte.)

    seria assim o meu plantel de 20 jogadores. permitiria espaço para entrarem jogadores da B com mais frequência e estaria de acordo com o que os nossos dirigentes pretendem 20 + 22 o que para mim é perfeito.

    SL

  38. Ireland time estupido és tu parvo também já agora diz lá que foram as medidas do bruno que fizeram isto já agora o ilori fica mais barato e sempre é melhor do que o teu mauricio avisa o sócio

    • ó meu cabraozinho
      os teus posts estao fechados com azia? é por isso que vens aqui destilar o veneno que costumas deitar n`Borla, na banc. nasc.no es a nossa fe,(quando o teu Quartin lá vomita e no fonte segura??
      nao teem nada pra dizer lá e como nao tens audiencia vens vomitar aqui???
      quem nao te conhecer que te compre, croquete de merda acogumelada…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s