O Sporting, desunido, jamais será vencido!

Passaram quatro meses sobre as eleições e sobre a consequente escolha de Bruno de Carvalho para novo presidente do Sporting Clube de Portugal. E, neste curto espaço de tempo, tudo tem servido para tentar dificultar o processo que, já de si, se afigura como um dos mais complicados da nossa história. Da tentativa de assalto ao poder por parte dos Ricciardis da vida aos rumores de mercado que passam a ideia de estarmos sem capacidade negocial; do ódio que se criou em relação a Inácio às falácias blogosféricas que colocavam a mulher do presidente a “tachar” à conta do clube; do “é uma vergonha não termos Ghilas” ao “é uma vergonha não segurarem o Bruma”, passando pelo “é uma vergonha estar no Canadá quando há a Taça de Honra”; dos anunciados cortes monumentais nas modalidades ao facto do presidente se ter equipado a rigor para apresentar as novas camisolas…

A lista poderia continuar, numa estratégia onde não há lugar para a vontade de deixar trabalhar. Numa estratégia onde se olha para o Sporting como um alvo fácil. Pior, numa estratégia onde há sportinguistas capazes de ficarem incomodados com vitórias, com conquistas (esta Taça de Honra deve ter sido um aborrecimento para tanta gente…), com notícias que indiciam que se vão retirando obstáculos do caminho, porque isso significa estar mais longe de um passado recente.

Sim, é verdade, ainda há quem consiga afirmar, sem pestanejar (diz que a falta de vergonha na cara tem destas coisas), que o pior que nos aconteceu foi esta direcção ter sido eleita.
Porque devíamos ter apostado uma pistola à cabeça do Ghilas, para ele assinar contra a sua vontade.
Porque devíamos ter renovado com o Bruma quando já se percebeu que o jogador até faltou a reuniões porque quis (já agora, e porque passar entre as gotas da chuva é coisa de super-heróis, o que é que o manager aka treinador dos treinadores, andou a fazer enquanto esteve em Alvalade, que se esqueceu deste dossier?).
Porque está lá o Inácio e isso é sinónimo de amadorismo e incapacidade e o camandro e vitórias não rimam com Augusto (volta 99-2000, estás perdoado).
Porque não se admite conseguir manter os principais jogadores no andebol e no futsal.
Porque a mulher do Bruno estava no centro de atendimento, mas, afinal, não está.
Porque conseguimos avançar para a reestruturação deitando por terra o fantástico plano de resgate que estava preparado.
Porque pagámos os ordenados em atraso (e o dinheiro do Wolfswinkel, nem vê-lo).
Porque chegámos a um acordo para regularizar o que se deixou de pagar ao Baltazar.
Porque deixámos de ser caloteiros em relação à utilização do Pavilhão de Odivelas.
Porque já não apresentamos dez jogadores a ganharem acima de 1,2 milhões por época.
Porque, porque, porque… Só falta dizer, por exemplo, que foi esta direcção que revolucionou o departamento médico para poder contratar, sem opinião contrária, o Rodriguez e o Luís Aguiar, entre outros. Ou que esta direcção já sabia o que o PPC andava a fazer.

Sou sincero: estou cansado destes sportinguistas. Mesmo. E, desenganem-se, não é por criticarem este ou aquele nome. É por continuarem a alimentar uma forma de estar que coloca os nomes acima do Sporting. Que coloca os interesses pessoais, políticos e económicos acima de algo que, na sua génese, é irracional pela paixão que nos faz sentir. Sim, estou de lança chamas na mão e estou-me literalmente a borrifar para se me chamam separatistas, bombista ou terrorista (Bettencas, onde andas tu?), pelo simples facto de que, para lá do que queiram chamar-me, e que cairá que nem figo maduro depois de uma viagem pelo que tenho escrito ao longo destes anos, haver algo que se sobrepõe a tudo: o meu ser Sportinguista. E é por ter a certeza que, entre os quatro milhões de Leões, são esmagadores os que assim pensam, que tenho a certeza que, mesmo desunido (o contrário é utopia), o Sporting jamais será vencido!

 
p.s. – a todos os que se sintam incomodados com este post, deixo a minha garantia de que quando sentirem um desconhecido a abraçar-vos na bancada, depois de termos marcado um golo, esse desconhecido posso ser eu. Espero que, pelo menos nesse momento, percebam que apenas um nome importa: Sporting.

Anúncios

200 thoughts on “O Sporting, desunido, jamais será vencido!

  1. Este fervor e estas “ganas” nem sempre favorecerão a lucidez mas constituem uma lufada de ar fresco no ambiente depressivo e frustrado em que tantos sportinguistas tendem a encerrar-se.

    Porque é sempre mas sempre preciso encarar a vida e o que ela tem de bom e mau com (algum) humor, permito-me (terminar em grande):

    O Sporting é grande e Cherbakov o seu profeta.

    • “O Sporting é grande e Cherbakov o seu profeta.”

      Gregor Samsa, simplesmente tu andas todo pirilado dos carretos.

      O Sporting está de rastos e precisa de reerguer-se outra vez, isso sim, mas não será com esquerdalhos como o pirileiro do Cherbakov, o CACIQUE DO CACIFO, que o Sporting se elevará.

      Porquê?

      Porque o Sporting na sua origem, na sua génese, é um clube de “viscondes”, ou seja, de gente nobre, rica, endinheirada, gente da elite, enfim, a nata da sociedade.

      O Sporting ao longo dos anos tem vindo a sofrer a influência do povão, das classes baixas, dos inqualificados, dos ignorantes, dos labregos e dos saloios.

      O Sporting tem que voltar às suas origens, tem que voltar à pureza da nobreza, tem que ter nas suas gentes a nata da nata da sociedade.

      • O que é a nata da nata de uma sociedade de elites corruptas, de cunhas, de gente de pouco cérebro mas excelentes ligações, de criminosos que matam processor a meio com buracos na lei? A nata da nata portuguesa é o que de mais podre e medíocre existe, tal como o mundo fora do futebol comprova. Pense bem naquilo que defende, mas mesmo bem, pode ser que no seu dia-a-dia esses mesmos lhe estejam a foder a vida a si e aos seus.

      • É assim (meu monte de merda que se considera superior aos outros)…Essa conversa de quem nasceu com o cuzinho virado para a lua, mete nojo como tu!

        Confundes dinheiro com inteligência no teu belíssimo comentário que nada prima por esta última.Se estás mal com os Sportinguistas que não têm papás ricos que lhe paguem as cotas desde a ecografia, bem podes mudar de clube…nós somos a maioria e não amamos o Sporting menos do que tu. Eu não peço desculpa por ter que trabalhar para pagar as minhas cotas.

        Está á vista de todos o que os nobrezinhos das últimas gerações têm feito ao Clube. A inteligência e competência não se transmitem nos genes,nem no nome de família nem, muito menos, na herança de bens materiais.

        Aliás, tu és a prova cabal que ser rico e ser estúpido que nem uma porta é perfeitamente possível, especialmente quando nada se fez para ser rico.

        Saudações de um orgulhoso Sportinguista…que nasceu pobre.

      • Superleão? Tu és mas é o SuperEstúpido. A nata da sociedade? O que é a nata da sociedade? Os banqueiros ladrões que compram políticos para te roubarem? Os grandes empresários que invariavelmente ganham dinheiro á custa da exploração laboral e que chegaram onde chegaram graças a trocas de favores obscuras? Contam-se pelos dedos de duas mãos os tipos que pretendes definir como a nata da sociedade. A nata da sociedade, rapaz, são os sportinguistas simples. Ou não sabias que quanto menos as pessoas têm, mas honestas são? É só pesquisares os estudos peitos sobre isto, que não te faltarão vídeos a demonstrar, por exemplo, que quanto mais caro é o automóvel, menos é a probabilidade do condutor parar numa passadeira. Chamas a isto a nata? São natas, são… são natas azedas.

      • Elite é simplesmente fazer parte dos melhores.

        Os sportinguistas das camadas mais pobres das sociedades é que têm que fazer um esforço para se elitizarem e saírem da “lama” onde estão inseridos.

        Esforço faz parte do lema do Sporting.

        No Sporting, com a elite, não há espaço para queixinhas, labregos, saloios, etc.

        Mas desde que há umas décadas o Sporting foi tomado pelas classes mais baixas, a decadência foi inevitável e há o risco de colapso.

        Não se trata de dinheiro seus idiotas, já tivemos labregos a presidente como o Sousa Cintra (tá cheio da massa mas continua o mesmo labrego).

      • Caríssimo Superleão.

        Ando há meses a ler a sua teoria das Selecções [algo me diz que tem outra, essa das elites…], e de início pensei que era um idiota pegado, por isso nunca me dei ao trabalho de rebater a sua teoria.

        Contudo, hoje, enquanto me preparo para uma conferência, estava a ler umas coisas sobre Bud Tribble (trabalhou no início da Apple, com Steve Jobs) e relembrei o conceito de:

        – Campo de Distorção da Realidade (CDR)

        Steve Jobs era considerado, por todos os que com ele privavam, um sacana de um teimoso, que recorria frequentemente ao CDR para convencer todos os outros das suas próprias ideias.

        Consta que, em 1984 (ou por aí), Steve Jobs chegou aos escritórios da Apple Inc., com o prototipo daquilo que hoje é… um iPad. (Já o mesmo tinha feito em 1981 com um esboço de um PC Portátil).

        Possivelmente o mundo hoje não seria o mesmo sem este Campo de Distorção da Realidade de Steve Jobs, que era um homem muito à frente do seu tempo.

        Tu és um génio Superleão, os clubes que perceberem e implementarem a tua teoria estarão na vanguarda de uma nova revolução no futebol. Eu espero que o Sporting seja um desses clubes!

        Obrigado Superleão!

      • Você, Superpalhaço, soa débil intelectualmente. Não só é maniqueísta, como ainda consegue ser repugnante. Elite ( e elite da elite, que você acha existir na merda desta sociedade) não é certamente, pior do que a elite só aqueles que o tentam parecer e lambem botas, são a merda da merda, por isso corra consigo para longe do clube, e deixe os outros em paz.
        And another Troll gets slaughtered

      • V. superlativa eminência leonina então advoga o Sr. Duarte a Presidente? A contradição que vai no termo nem tempo terá para consumir a (boa) consciência de ambos. Muito antes a defenestração resolverá o assunto.

        Mas, claro, com uma isenção: que a V. superlativa eminência leonina não lhe caiam os parentes na lama como ao Miguel de Vasconcelos.

    • Ser Sportém é ( não me vou alongar muito porque a malta que lê e frequenta este blog tirou o 4º Ano nas Novas Oportunidades do Sócras ) :

      1. Ser do Clube que nos ultimos 53 anos conquistou 8 títulos nacionais ( LOL )
      2. Ser do Clube do Fascismo ! Quando o João Rocha morreu, o Coiceiro considerou o Homem como alguém à frente do seu tempo. Mas que infelizmente o 25 Abril apareceu e o Sportém estagnou! Nem Lapalisse diria melhor.
      3. Por isso, nos 18 titulos Nacionais ganhos o Spordém só ganhou 6 titulos em Democracia contra 15 do GRANDE GLORIOSO SPORT LISBOA E BENFICA … e 21 dos Porkos do Norte !
      4. O Sportém é o Clube cujos adeptos recebem mais RSI
      5. O Sportém é o Clube com mais cornudos por m2
      6. O Sportém é o Clube mais caloteiro em Portugal

  2. É por textos destes que aqui venho todos os dias ao longo dos últimos dois anos! Isto é um bálsamo para o meu sportinguismo! Um bem haja por isso Cherbakov.
    termino este meu primeiro post com um abraço a todos os leões que por aqui andam.

  3. Um texto para todos os sportinguistas lerem. Muitas pessoas podiam aprender alguma coisa com este post. O letão, por exemplo, que é sportinguista, ao contrário dos outros papagaios que aqui vêm com multinicks e que interessam pouco.
    Parabéns, Cherba, um dos teus melhores textos e numa altura crucial e muito própria. E hoje, meus caros, é um dia crucial no plano aprovado em AG. Em frente, Sporting.

  4. E se um desconhecido lhe oferecer um abraço, isso é … Cherbakov !
    Bom texto, boa música e uma boa maneira de começar o dia com a Leonzice à flor da pele.

  5. Ganda post, caralho!

    Há por aí muito cabeçudo, mas não é de melão, a quem uma grande carapuça servirá.

    Malta que só critica porque é do contra, ou gosta de debater o ínfimo detalhe esquecendo o global e ignorando as dificuldades que quem está a trabalhar já sobre imensa pressão.

    Não me refiro a cabrões mesmo maus, ou antis, porque esses felizmente acho que são poucos

  6. Excelente post, cherba.

    Infelizmente padecem uns por causa de outros, mas para muitos (sportinguistas) é muito bem feito a situação em que o nosso clube se encontra. Principalmente para aqueles que votaram há dois anos nos larápios e que mesmo assim não abriram os olhos e ainda conseguem dizer bem deles e mal dos que estão agora a tentar limpar a porcaria toda!

    S.L.

      • Infelizmente não posso deixar de concordar, as músicas que aqui são colocadas são bem desinteressantes (Parolo Jim? A sério?). Mas quem guia é que escolhe o que toca no rádio não é? Quem escreve os artigos é que escolhe a banda sonora para o raciocinio. Se não gosto não ponho a tocar. Problema resolvido.
        Não gosto da música mas subscrevo tudo o que o Cherba disse. E isso sim é interessa.

      • Independentemente, esse apontamento vir no dia em que a musica é Pearl Jam, é um bocado parvo! Por muito que não se goste Peal Jam não é “uma bela merda”, para qualquer pessoa que tenha cultura musical.

      • então vá, elabora lá uma lista das bandas que deveriam passar no Cacifo..
        nem vou entrar na discussão do valor dos Pearl Jam, a óbvia relação que terá com o vida\idade do Cherba (e da maior parte dos que aqui vêm)….
        nem vou entrar na discussão do valor da banda (nos mais variado sentidos), porque isso, nem vale a pena….
        mas dizer que é merda, gostos à parte, és um perfeito anormal
        Mas estou, de facto, curioso com a lista que vais elaborar, se é pseudo elitista, pseudo intelectualoide (és capaz de por um piazzolla ou muita bossa nova só para dar ao pingarelho ou um escorrer de classica…. na esqueças que o cacifo nao pode ser só carmina burana.!!!!) ou bimba À séria…
        mas va lá… andré, como é? mostra lá a lista!
        E labora – A

    • Foda-se, criticar gostos musicais????

      Se não percebes que isso é errado, e essencialmente o mesmo que o tema deste post, então tens uma cabeça enorme, para uma gigante carapuça!

      E Pearl Jam, já agora, são uma das maiores bandas do mundo e ADORAM Portugal, de uma modo quase….Sportinguista?

    • então vá, elabora lá uma lista das bandas que deveriam passar no Cacifo
      nem vou entrar na discussão do valor dos Pearl Jam e a óbvia relação que terá com o vida\idade do Cherba e da maior parte dos que aqui vêm….
      nem vou entrar na discussão do valor da banda (nos mais variado sentidos), porque isso nem vale a pena
      mas dizer que é merda, gostos à parte, és um perfeito anormal
      Mas estou, de facto curioso com a lista que vais elaborar, se é pseudo elitista, pseudo intelectaloide (és capaz de por um piazzolla ou muita bossa nova só para dar ao pingarelho, ou , não vai ser um escorrer de classica…. na esqueças que o cacifo nao pode ser só carmina burana.!!!!) ou bimba À séria…
      mas va lá… andré, como é? mostra lá a lista!

    • Podes não gostar de Pearl Jam, respeito a tua opinião. Mas se há banda que ninguém pode dizer que é uma bela merda é precisamente Pearl Jam.

      Para mim, a melhor banda do mundo. Para ti pode não ser, respeito isso, mas agora que são uma bela merda? Ganha juízo.

      EM FRENTE SPORTING!

  7. e viva o Sporting!

    também assim devemos ver a vida, com optimismo, com fé e pelo todo.
    Fixarnos num pormenor, procurarmos o errado ou o defeito só nos levará para um caminho tortuoso e donde pouca luz receberemos.

    por isso, Viva o Sporting, Viva o Cherba, Viva!

  8. Muito bom Cherba. Traduz bem aquele que é o meu estado de alma nesta altura. Unido ou desunido o Sporting é grande demais, sua força indestrutível.
    Um dia pode ser que estejamos a beber uma imperial e a comer uma bifana numa roulotte, equipados a rigor de verde e branca e cachecol, e que o desconhecido ao meu lado sejas tu… pois descansa que nesse dia assim que saiba pago eu, é o mínimo a fazer por um Leão que diariamente leva o rugido de tantos outros Leões aos quatro cantos do mundo.

    Abraço desde Londres!

    SL

  9. Grande post Cherba.
    Mas sabes?, não há nada a temer! Este novo Sporting está a ser reconstruído com bases extremamente sólidas.
    Não tenho dúvidas que o futuro é do Sporting! E o “Sporting é nosso outra vez”!!

    PS- Adoro Eddie Vedder e que bem que liga c/ o Sporting. Que boa maneira de começar o dia, obrigado!

  10. Muito bom post! Muito bom mesmo, parabéns!
    Por causa desse passado recente é que via com muitos bons olhos a adopção de um novo símbolo para o Sporting Clube de Portugal (aquele que foi sugerido aqui no blog estava espectacular) e só não penso em mudar de estádio porque era irracional e não há condições, mas vontade não faltava…

    Sporting Sempre!!

    • “… via com muitos bons olhos a adopção de um novo símbolo para o Sporting Clube de Portugal…”

      Fdxxx, mais marketing?

      O que é preciso é merchandising, não marketing.

      O marketing é para palhaços, o merchandisng é que dá dinheiro.

    • A parte do espectacular… comoveu me. Obrigado!
      … apesar de achar que ainda deve ser ajustado e levar pequenos acertos :)

      Mas essa é a ideia… limpar este passado recente que tanto me envergonhou e nos deixou “sozinhos” por ai….

  11. VENCEREMOS CONTRA OS REACCIONÁRIOS!!!

    VENCEREMOS CONTRA OS OPRESSORES!!!!

    VENCEREMOS CONTRA OS ROQUETTISTIÁRIOS E OS AGIOTAS DO CAPITAL ESTRANGEIRO, QUE LEVAM O POVO SPORTINGUISTA À MISÉRIA E QUE COLOCAM EM CAUSA OS DIREITOS ADQUIRIDOS DE MARÇO!!

    ROQUETTISMO NUNCA MAIS!!

    VIVA O POVO SPORTINGUISTA LIBERTADO!! VIVA O SALVADOR DO POVO BRUNO DE CARVALHO!!! VIVA A REVOLUÇÃO DE MARÇO!! VIVA O SANEAMENTO DAS ESTRUTURAS CORRUPTAS DO CAPITAL ESTRANGEIRO!!!

    POR UM SPORTING PATRIÓTICO!!!

    VIVA OS CAPITÃES DE MARÇO EDUARDO BARROSO, DANIEL SAMPAIO, ANDRÉ PATRÃO, BRUNO DE CARVALHO E TODOS OS SÓCIOS MAIS OU MENOS ANÓNIMOS QUE FIZERAM A REVOLUÇÃO!!

    VIVA A UNIDADE DE PENSAMENTO!!! VIVA A UNIDADE NA LUTA CONTRA OS SPORTINGUISTAS REACCIONÁRIOS!!

    VIVA BRUNO DE CARVALHO!!!

    VIVA A REPÚBLICA POPULAR DO SPORTING!!!

    VIVA O SPORTING CLUBE DE CARVALHO!!!

    VIVA!!! VIVA!!! VIVA!!! VIVA!!!

    • Obrigado por passares à prática aquilo que escrevi. Não é à toa que te esqueceste do mais importante: viva o Sporting Clube de Portugal!

    • Que belos 30 segundos mais mal gastos da minha vida a ler este disparate acéfalo!…

      Oh “jovem”, queres explicar o teu raciocínio, ou não há?

      Sabes, unanimismos sempre me fizeram confusão, até porque costumam acabar mal e o debate faz falta. Mas argumentação do tipo de “feio és tu!” é própria dos meus filhos!… e mesmo eles levam uma rabecada quando entram por aí.

      Diz-me lá então o que achas que tenha sido feito até agora que seja verdadeiramente prejudicial ao clube?

      Atacamos o mercado com poucos recursos? é verdade, mas a realidade supera a ficção!… Já há mais hipóteses de derreter dinheiro em Bojinov, Panjic, Boularrouz, Luís Aguiar, Rodriguez, Jéffren e outros que tais (lembrem-me lá de mais alguns, só do último reinado, que a lista ainda é pequena, pelos vistos).

      Achas mesmo que devemos manter o processo com o Baltazar? é para quê? perder???…

      A cena PPC, não te faz ficar preto de vergonha??? olha, a mim faz!

      O caso Bruma, diz lá o que fazias melhor? Pedem-te o cú e oito tostões e dás? e a caixa de pandora que já estava aberta com o cunjunto de putos ranhosos que ainda agora largaram as fraldas e já pensam que são gente? Pagas a todos o que quiserem? Estás disposto a pagar 4 ou 5x mais cotas do que pagas? (já agora, pagas? é que se não pagas, nem percebo porque estou aqui a perder tempo contigo!)

      é que sabes: “não há dinheiro, não há palhaço!”

      Aborrece-te o Inácio andar com a camisa aberta até ao umbigo e corrente à mostra?.. Bom, eu não o faria, mas acho que isso não é definidor da competência de ninguém e, até ver, não percebo qual o problema do Inácio… é que, pegando nos vices, o Sr. Carlos Barbosa, por exemplo, aquele que é duma competência à prova de bala, deixou um legado no clube invejável…

      Deixa lá o clube respirar esperança, que é o que esta direcção me dá a mim e à esmagadora maioria dos SÓCIOS, mesmo aqueles que, com medo, votaram noutro sentido nas últimas eleições. Conheço muitos que reconhecem o trabalho desenvolvido até agora. Se vão cometer erros? Ui, só não comete quem não faz! Mas pesando os pratos da balança, não duvido que o saldo, até agora, é francamente positivo.

      Cá estarei para dizer o que ache mal feito, quando assim for.

      • Resposta perfeita mas infelizmente imperceptível para quem apenas tem um objectivo o de denegrir o trabalho de quem tenta recuperar o Sporting da posição em que o deixaram.

      • Ser Sportém é ( não me vou alongar muito porque a malta que lê e frequenta este blog tirou o 4º Ano nas Novas Oportunidades do Sócras ) :

        1. Ser do Clube que nos ultimos 53 anos conquistou 8 títulos nacionais ( LOL )
        2. Ser do Clube do Fascismo ! Quando o João Rocha morreu, o Coiceiro considerou o Homem como alguém à frente do seu tempo. Mas que infelizmente o 25 Abril apareceu e o Sportém estagnou! Nem Lapalisse diria melhor.
        3. Por isso, nos 18 titulos Nacionais ganhos o Spordém só ganhou 6 titulos em Democracia contra 15 do GRANDE GLORIOSO SPORT LISBOA E BENFICA … e 21 dos Porkos do Norte !
        4. O Sportém é o Clube cujos adeptos recebem mais RSI
        5. O Sportém é o Clube com mais cornudos por m2
        6. O Sportém é o Clube mais caloteiro em Portugal

      • Para além de pêga, és resiliente…
        Na hipótese de um ataque nuclear, sobram as baratas e tu! Repara que te pus numa categoria diferente, apenas e só porque as baratas não têm culpa!

  12. Cherba, obrigado por seres a voz dos sportinguistas que lutaram e lutam por um Sporting livre do domínio da corja.
    Esta luta tem ainda muitas etapas pela frente, possivelmente a mais importante será a auditoria e os resultados que esta ditará.
    Talvez aí alguns dos blogues sem graça, desnorteados ou nascentes deixem de ter tantos seguidores.

  13. Excelente texto carregado de Sportinguismo. Mas lembra-te… são meia dúzia de blogs, ou seja, meia dúzia de cromos, com as caixas de comentários carregadas de anonimo(s)!
    A esmagadora maioria dos Sportinguistas está com esta Direcção!

  14. Grande post, no dia certo. Hoje, com a Assembleia Geral da Sporting SAD, ficará completa a reestruturação do Sporting Clube de Portugal. Daqui para a frente será irreversível a mudança que queremos para o nosso Sporting. Falta ainda um longo caminho, mas a estrada está escolhida. Não haverá inversão de marcha. Infelizmente para os saudosistas do passado (há sempre, em todo o lado).

  15. Bom dia, nada como um bom post para acordar!
    A comitiva do Sporting chega hoje do Canadá, que tal organizarem-se e ir apoiá-los no aeroporto, o nosso Presidente disse q era muito bom ter sentido o Sportinguismo por aquelas bandas, tb será bom lembrar que por terras de Lisboa esse Sportinguismo tb é válido.
    Gostava de ir, mas infelizmente tinha de apanhar um avião!

    O Cacifo é do caralhão, mas sem ti Cherba o Cacifo era apenas do caralho!

    SL

  16. Cherba deixa-me dizer-te uma cena…o Sporting precisa de pessoas como tu que sozinho dominas este monstro que é o Cacifo. Actualidade, textos de opinião, história do clube, prosas de puro sportinguismo.

    Os sportinguistas precisam de ter um blog onde o clube é defendido todos os dias e onde seus valores são difundidos pelo mundo fora.

    O que fazes é um verdadeiro serviço à nação leonina. Não pares! Eu e todos cacifeiros cá estaremos.

    Abraço

    • “Cherba deixa-me dizer-te uma cena…o Sporting precisa de pessoas como tu”

      Matias, tu estás todo pirilado dos cornos pá.

      Olha, vai lá ver o meu comentário lá do topo.

      • Claro “superleão”, o que o scp precisa é das elites nas centrais caladinhas durante os jogos que só se manifestam para assobiar à minima contrariedade. Tem mais é juízo, o que o Sporting precisa é de gente com paixão independentemente do extracto social. Porque paixão, educação e honestidade não se compram.

      • Matias, vai tu pró pirilau.

        LSVA, podes notar que com o afastamento das elites no Sporting já há algumas décadas, o clube tem vindo a entrar em decadência e o colapso corre o risco de ser uma realidade.

        A elite, simplesmente são os melhores e o Sporting precisa dos melhores.

        Os sportinguistas de camadas mais baixas é que têm de fazer um esforço para se elitizarem, não podem estar agarrados à “lama” onde estão inseridos.

        Esforço faz parte do lema do Sporting.

  17. Como alguém disse num dos primeiros comentários, é por causa de textos como este que leio o Cacifo todos os dias. Cherba, somos muitos a acompanhar-te.

    O Sporting é o nosso grande amor!

  18. Excelente.Concordo imensamente com tudo;

    Por mim era mostrar-lhes a todos esses pseudosos o caminho da porta da rua e Xau!!

    Grande Abraço

  19. Cherbakov,
    começando pelo fim: esse Post Scriptum tem direitos de autor,

    Quanto ao resto do post que não é mais do que um “toma e vai-te foder” a quem não concorda contigo. Digo o mesmo em a tudo o que aqui se criticou relativamente a GL, porque no meio de tanta merda há sempre algo positivo, ou não te lembras, por exemplo, de 49.000 leões contra o Valencia, num jogo de apresentação?
    Se há algo que sempre me encheu de alegria foi ver os nossos miudos jogar, a entrarem na equipa principal e jogar com os graudos. Essa raiva toda que vais demonstrando para afirmar a tua convicção de que BC é que é não te vai levar a lado nenhum porque é notório que já existiram erros graves de Inácio e BC na gestão desportiva e de comunicação. Os exemplos que colocas são claros, Ghilas e Bruma:
    1. não havia necessidade de confirmar o interesse no argelino.
    2. demonstrações de força no caso Bruma deram no que deram, ruptura total e deixámos a decisão na mão de terceiros.

    PS: acabando como comecei, espero que tenhas sido tu que abracei nos celebres nos 4-1 ao newcastle ou nos 3-5 ao benfas porque te reconheço um grande sportinguismo, se o abraço foi a um dos “Sampaios desta vida”, paciencia, o meu amor ao clube é maior do que os tantos palermas que por aqui passam.

    • Obrigado pela discordância construtiva. Apesar disso, julgo que os dois pontos que falas são rebatíveis:

      1 – Havia um direito de preferência sobre o jogador, aparentemente mal estruturado. A comunicação disso já vem da época passada. Se o acordo for mal montado e o jogador quer ir para outro lado, o que lhe fazes?

      2 – demonstrações de fraqueza como o ano passado se tiveram com o Adrien fez com que agora tenhas um jogador hiper bem pago, com rendimento desportivo sofrível. Como se diz em futebulês: perdes um jogador, ganhas um plantel. E nestas coisas, só se sabe a metade; prémios de assinatura de 1 milhão? 10% do passe para o Baldé, quando o Sporting o ofereceu ao jogador? e quando fosse com os restantes? João Mário, Medeiros, Esgaio, etc.?… Abres as pernas a 1, abres a todos!

      SL

      • Acho que relativamente ao ponto 1, o Metralha queria apenas dizer que não se devia ter assumido o interesse que tivemos no jogador, já depois de ele ter sido contratado pelo porto. Por um lado, se deu alguma ideia de fraqueza na luta com um rivel, tem o positivo de ter dado um alerta para as influências a norte e para mais um exemplo de desrespeito para com o Sporting, por parte do Moreirense, Metralha, se vires bem, o Moreirense nunca se manifestou, nem para arranjar uma desculpa esfarrapada.

      • Tiuí, qquer ponto é rebativel, não sou nem serei dono da razão. O que acho é que o Sporting geriu mal estas duas situações. Não temos todos os dados para saber o que se passou mas a mim parece-me que a “imagem” do Sporting saiu prejudicada, visto de fora.
        Não basta gritar mais alto para termos razão, temos de apresentar argumentos. Bruno Carvalho gosta da sua voz, é a sua maneira de estar, de ser, de viver, mas vai ter de aprender a controlar-se mais sob pena de se expor demasiado.
        Por exemplo, esta cambalhota em relação a Zahavi se fosse noutro tempo já era considerada o baixar de calcinhas… Aqui, nem se fala nisso, por exemplo. E acho que este volte-face é positivo para o Sporting, independentemente da imagem menos positiva com que fico de BC. Para evitar esta exposição, BC terá de se resguardar mais.

      • Porque esse suposto encontro com Zahavi, que nem é o agente mas sim o sobrinho, não passou disso mesmo, de uma suposição. Há mais jogadores representados pelo Zahavi, concretamente o Mané que deverá ser para renovar. Até no dia seguinte o palhaço do advogado disse que essa noticia não tinha verdade nenhuma, se te apetecer acreditares noutra versão pouco credivel.

    • Peço desculpa mas não concordo com os supostos erros que mencionas:
      1 – Havia sim necessidade de confirmar, uma pq o interesse era só para ver até que ponto iam os clubes interessados, ou seja, o moreimerda informou o Sporting Clube de Portugal se tinha interesse no jogador fifias, este por sua informou que sim, o que se passou foi deveras estranho pq este informou q ja n valia a pena pois o fifias já estava comprometido com outro clube. O Sporting não tem culpa alguma neste caso, até pq tinha um direito de preferencia, que pelos vistos n foi respeitado. É bom lembrar Kléber e o sucesso q ele teve no bufas, este vai ser do mesmo;
      2 – Vamos ver q tem razão no caso Bruma, eu n tenho dúvidas de q tem razão, e neste caso eu fodia o Bruma todo, era pagar a indemnização dos 30 milhoes de euros, n queria ele de volta nem nada, era os 30 milhoes e ele o catio e o babuino do caralho q lhe foda q se fodessem à grande e à francesa. Eu aqui neste caso, se estiver errado podes metralhar-me à vontade.
      SL

      • Pedro Filipe, expliquei acima a situação de Bruma. A unica razão que vejo aqui é que o sporting pode estar a perder um excelente jogador. E isso, custa-me, mesmo sabendo que temos rapazaes cheios de vontade de o fazer esquecer. Mas atenção, uma coisa não invalida a outra, como se fez crer qdo ganhámos a taça de honra.

    • O ponto 2 é relativo, porque na realidade o Bruma tem contrato com o Sporting, o Bruno poderia muito bem jogar com o ultimo ano de contrato, ameaçando com o banco da equipa b para o jogador. Quebrar o contrato é pura canalhice e contra isso não havia nada que o Bruno pudesse fazer.

    • Sobre o Ghilas, qual era a solução que defendias se o jogador pretende ir para o Porto?
      Se o acordo inicial fosse da responsabilidade desta Direcção ainda te poderia dar razão sobre o processo ser mal conduzido, assim apenas acho que estás a querer colocar responsabilidades em quem, definitivamente não as tem.
      O acordo por Ghilas nunca devia ter existido e a contratação devia ter sido de imediato consumada por Godinho Lopes.
      Mas isso leva-nos a outra pergunta, com que dinheiro, certo?

      Sobre Bruma, aguardemos para ver o desfecho.
      Até agora, a par de Ilori são os únicos caso de difícil renovação e mais uma vez a marca de incompetência da anterior Direcção é por demais evidente nestes dois casos.
      João Mário, Esgaio, Dier, etc são a antítese da ideia que defendes.
      Jogadores que estejam verdadeiramente agradecidos ao Sporting por tudo o que fez por eles e que sabem que o seu futuro é auspicioso graças ao clube que representam, não se comportam da forma como Bruma o fez e continua a fazer.
      Quem ler hoje a reportagem da Bola sobre as razões de Bruma se ter afastado do Sporting só as pode entender se for estúpido…ou representante do Bruma.

      • José Silva, não falar do Ghilas. Não tinhamos de falar num jogador que não é nosso e que assinou pelo porto.

        E já agora passar todo o “onus” das merdas que correm mal agora para Godinho Lopes tbem já cansa. Cheira mesmo muito mal. Chega!

    • A mim parece-me que tinha de ser confirmado o interesse no Ghilas, simplesmente porque todos sabiam da existência do direito de preferência.
      Ao verificar que este assunto está a ser discutido em praça pública, com óbvia conotação negativa relativamente ao Sporting (pq não o contrataram, para quê fazer este acordo, para quê mandar para lá um miúdo da B, etc.), a direcção tem de fazer “damage control”.

      Acho que conseguiram limitar os danos causados na imagem do SCP actual (e ligar este processo ao MO usado anteriormente), ao explicar que este acordo foi muito mal feito, e que estava destinado ao fracasso à partida. A partir do momento que entra em posse, já não há nada que BC possa fazer pq o jogador sempre esteve mais interessado em jogar nos corruptos.

  20. Que bela maneira de começar o dia, esta coisa de sentir que o sportinguismo está vivo e tem uma força imensa que, embora ainda adormecida, é capaz de inundar o mundo inteiro de verde e branco!

    Sinto que, tal como escrevia Camões, ainda temos muitos Velhos do Restelo e esta altura é uma ‘prova de fogo’ para este novo rumo do Sporting. Quando a bola começar a rolar e a bater nas redes (SCP dixit) e os sucessos começarem a chegar esses ‘velhos de belém’ vão começar a remar também para o mesmo lado.

    Há outros, que como eu, acreditam piamente naquilo que esta direcção quer para o Sporting, porque me identifico com ela e coloco-me no seu lugar para perceber a real situação do nosso clube. Não temos dinheiro para mandar cantar um cego, logo não podemos fazer face ao assédio de outros clubes a jogadores que os jornais indicam que estamos interessados (alô à malta que emprenha pelas letras da CS) nem podemos entrar em loucuras.

    Depois há os que criticam só porque sim. Porque estavam habituados a outro estilo de vida, porque permitam-me colocar em causa o seu sportinguismo. Ou simplesmente porque querem é o nosso mal.
    A esses é engraçado de ver que ao comprarem-se jogadores como o Cissé / Maurício / Jefferson por valores muito baixos e salários bem facilmente suportados e com risco ZERO de tesouraria é uma má opção porque não servem para os pergaminhos do Sporting (E o que fizeram as estrelas internacionais de Duque e Freitas?) e servem para ‘alguém’ (aqui o alvo fácil é Inácio) ganhar comissões …
    Mas que depois contrata-se um jogador que vem por empréstimo por opção de compra (um que o que se conhece é via Youtube e o Djalol era craque nos vídeos) que pode nem se adaptar à Europa ou não render o esperado e é de novo um mau negócio porque se devia ter comprado.

    Para terminar, granda malha :) E espero de facto festejar contigo ao lado sem saber quem és! É essa a beleza do Sporting!

    • Ser Sportém é ( não me vou alongar muito porque a malta que lê e frequenta este blog tirou o 4º Ano nas Novas Oportunidades do Sócras ) :

      1. Ser do Clube que nos ultimos 53 anos conquistou 8 títulos nacionais ( LOL )
      2. Ser do Clube do Fascismo ! Quando o João Rocha morreu, o Coiceiro considerou o Homem como alguém à frente do seu tempo. Mas que infelizmente o 25 Abril apareceu e o Sportém estagnou! Nem Lapalisse diria melhor.
      3. Por isso, nos 18 titulos Nacionais ganhos o Spordém só ganhou 6 titulos em Democracia contra 15 do GRANDE GLORIOSO SPORT LISBOA E BENFICA … e 21 dos Porkos do Norte !
      4. O Sportém é o Clube cujos adeptos recebem mais RSI
      5. O Sportém é o Clube com mais cornudos por m2
      6. O Sportém é o Clube mais caloteiro em Portugal

  21. Eu nem acho que o sporting esteja muito desunido! Muitos dos que falam na net nem são sportinguistas e depois há aqueles que assumem identidades falsas…(mas vou esperar para ver o número de gameboxes vendidas, quantas pessoas vão estar sábado…) Não esquecer que hoje é dia 23! Com a vinda do montero por empréstimo (excelente!) podemos contratar mais alguém (um grande PL!) ou recuperar a percentagem dos passes de certos jogadores.

  22. Acho que este era o post que o Bruno de Carvalho escreveria se não fosse presidente do Sporting. Agora cada um enfia a carapuça até onde couber.
    Mais um post do Cacifo ó Cherbakov!

  23. O que me choca é exactamente o que escreves, cherba: esta gente confunde (infelizmente, de forma deliberada) a crítica, que é tão legítima quanto necessária, com um subjectivíssimo e bacoco ‘botaabaixo’. foda-se, o que interessa é o SCP; é contra todos os croquetes que andaram a colocar-se acima do clube, como se fossem os seus donos e com os trágicos (e até criminosos) resultados que conhecemos, que andamos a lutar.
    caralho, eu também acho que o ghilas devia ter sido contratado, e então? até acho que o hassan do rio ave era uma excelente contratação, talvez até melhor, pelas suas características, que o anterior. e então? é a apenas a minha opinião…como é que é possível, passados 4 meses, partir daqui para um ‘o BdC e/ou o inácio são uma merda’?! numa palavra: pró-caralho!
    uma coisa é certa, passou muito pouco tempo e já se nota uma mudança de atitude, de mentalidade, que era um dos nossos maiores problemas, senão o maior.
    de resto, é apoiarmos estes miúdos que são o verdadeiro futuro do clube.
    saudações leoninas!

    • Tal e qual, também não concordei com a dispensa do Arias, mas não vim para aqui fazer criticas ridiculas, é impossivel agradar-se a todos, nesse caso os sportinguistas tem de meter a mão na cabeça e avaliar realmente o que merece ser criticado, na eventualidade de prejudicar o Sporting, o caso do Arias foi uma opção técnica que compreendo. Se há coisa que estarei pronto para criticar, é se a auditoria nao avançar, porque essa foi uma das bandeiras da candidatura e porque quero que se descubra os culpados de toda esta bandalheira e consequentemente a paz necessária para seguir a nossa vida com a consciência tranquila.

    • Deves ser gaja …

      A propósito Cherba, confessa lá, devem ser às resmas as leoas a escreverem-te p/ o e-mail do cacifo p/ se encontrarem contigo … no estádio, claro!, certo? ;-)

  24. Custa-me acreditar que existam Sportinguistas que fiquem aborrecidos com as vitórias do Sporting. E, por outro lado, parece-me contraditório que se apele ao Sporting como valor maior, como opção e projecto de vida que nos une, e ao mesmo tempo se aponte o dedo a quem dentro deste grupo de pessoas tem uma opinião diferente da nossa. Não me parece que esse seja o caminho.

    • @_ov

      Tu leste bem o post?

      «É por continuarem a alimentar uma forma de estar que coloca os nomes acima do Sporting.»

      Não é a opinião que está em causa, nunca foi, e se vires aqui mesmo neste post o “Metralha” colocou as suas reservas e criou-se debate nas respostas. Sempre com elevação.

      Já para aqueles que na noite em que ganhas a Taça de Honra de Lisboa fazem posts do género:

      – Como é possível Viola ir embora?!
      – William Carvalho só tem +1 ano de contrato, estão à espera do quê?!?!? Outro Bruma?!?!?

      Isto já nem é ser filho da puta. É só pateta mesmo.

      PS: e críticas a esta direcção aceito de bom grado, fazem-nos melhorar e evoluir. Agora criticar só para dizer “olha para mim, tão bom que eu sou”, eh pá para isso não há paciência.

      • Off-topic:
        Respondendo à tua questão do post anterior: Não sou da zona de Águeda, sou mesmo alfacinha. E sou de facto um grande admirador do trabalho de Karajan.
        Abraço leonino, Sir

      • Tens bom gosto!

        Um abraço Leão Verde.

        [Desculpem a todos os cacifeiros este momento “Ponto de encontro”]

      • Sir, li o texto e ainda que me pareça bem que o Cherba denuncie uma guerra à qual o clube devia ser superior em todos os momentos, também acho que perde algum sentido fazer essa denúncia colocando-se claramente de um dos lados nas trincheiras.

        Confesso que não li os comentários do Metralha e posterior discussão mas ainda bem que há espaço para o debate. Talvez por os ânimos andarem demasiado exaltados, na campanha e arranque do mandato isso nem sempre aconteceu.

        Em todo o caso, se o que vos motiva a pensar desta maneira são os patetas a que te referes, esses sempre andaram, andam e vão continuar a andar por aqui, por Alvalade, pelo mundo. Não é um problema exclusivo de agora, muito menos deste presidente e acho que a solução passa por lhes responder com a elevação que referias e nunca por os ridicularizar.

      • @_ov

        Não sou advogado de defesa do cherba, mas não acho que ele esteja em lado algum da trincheira. Porque simplesmente não estamos em conflito.

        Isto não representa unanimismo (ler Jules Romains) em momento algum, porque o espaço de crítica do que é criticável, mantêm-se. Falei no Cacifeiro Metralha, que colocou o seu ponto de vista, e da discussão saudável que se gerou com o mesmo.

        Isto sim, é exercer o amor que se têm pelo Sporting – mesmo que, como é o caso, eu discorde em absoluto com o que escreveu o Metralha.

        De resto, não percebi muito bem a tua 1ª frase do 3º parágrafo: «Em todo o caso, se o que vos motiva a pensar desta maneira(…)» Como assim “vos motiva”? Será que é essa trincheira a que te referes?

        E sim, infelizmente como tinha dito, há malta mais importada com o próprio umbigo que nem com uma vitória na Taça de Honra consegue ficar contente. Para estes até a cor da camisola atrapalha.

    • Escrevi uma resposta mas pelos vistos perdeu-se. Em suma: aproveitei para ler a discussão do Metralha e tens razão no sentido em que é saudável e interessante. O que não quer dizer que seja representativa do que tem acontecido por aqui, parece-me. O insulto tem surgido com mais facilidade do que o argumento.

      O «vos» a que me referia era basicamente tu e o cherba, as pessoas cujas opiniões li a este respeito. disse «motivar a» no sentido de «levar a».

      e por fim, fiquei bem animado com a vitória da taça de honra, claro. é que me parece tão descabido ser adepto de um clube e não estar com ele 100% em cada momento que não consigo sequer conceber isso que tanto tu como o cherba dizem: que existe quem se intitule Sportinguista e não queira a nossa vitória. Serei ingénuo, mas acho que prefiro assim.

      • Sim por vezes há excessos de linguagem que dificultam a argumentação. Eu penitencio-me por isso, mas às vezes é difícil dar a outra face a alguns palhacitos, que só querem criar um buzz tremendo, semeando a discórdia entre os Sportinguistas.

        Não é o teu caso, nem o do Metralha.

        «Serei ingénuo, mas acho que prefiro assim.» também já o fui, mas com o clube no abismo tornou-se evidente para mim, que a realidade é um pouco diferente…

  25. Dito isto, acho que os esforços de contenção desta direcção estão a funcionar bem e a favor do clube. A nossa crise obrigou-nos a centrar as atenções naquilo que sempre tivemos de melhor: o facto de sermos um clube formador, um clube de méritos desportivos e socialmente importante. Por isso votei e voltaria a votar neste presidente ainda que nem sempre esteja de acordo com ele. Também, era o que faltava.

    • Nunca ao fim de 4 meses. Eu fui contra a vitoria (manipulada) do Godinho e dei o beneficio da duvida, não andei a espalhar veneno e em nenhuma altura quis que o Sporting perdesse para que o Godinho saisse, apesar de o injuriar no final dos ultimos jogos. Essa comparação do Gordoso ao Bruno é uma falácia, inventada por quem ainda defende a anterior direcção.

      • Por esta altura andavam o Carlos Barbosas desta vida a dizer que os nossos rivais iriam ser o Barcelona e o Real Madrid.

  26. Enorme, Cherba!
    O ideal,é mesmo ignorar os pseudo Sportinguistas, cogumelos e afins.A opinião dessa “gente”, não me diz rigorosamente nada ! Basicamente, é uma minoria com poucos neurónios, que só sabe debitar merda sem fundamento nenhum ,só porque sim!

    Cherba, do post, só alterava a musica para esta:

    “FOREVER STRONGER THAN ALL!”

  27. Como é que um clube com tanta gente contra e a blasfemar continuamente continua a ser Grande? Porque tu, eu e tantos outros continuam a amar e remar contra a corrente que nos quer de rastos. Nunca hão-de conseguir! “Um leão nunca morre!!”

  28. FInalmente, o apelo que se exigia.

    Os pouquinhos, quase nulos, focos de tentativas de desestabilizaçao do clube nao servem para impedir o que está a acontecer: ESTAMOS UNIDOS e ESTAMOS FORTES!.

    Os resultados vão aparecer, e quando isso acontecer, os Fontes Seguras, o Norte de Alvalade, a Bancada Nascente, os Quartins deste país nao vao ter outra solução senão por a viola no saco e tentarem outras freguesias.

    Como tu dizes, Cherba, e bem, no momento da nossa vida Sportinguista é impossivel agradar a todos. Porque estes que vivemos saõ momentos de autentica revolução e nunca as revoluções têm 100% de adesão, porque se tivessem, não seriam revoluções.

    Quem confunde o Sporting Clube de Portugal com Sporting Clube…de Carvalho…não é Sportinguista.

    Mas o nosso futuro está a mudar. Uma nova mentalidade ganhadora está a ganhar espaço.

    Convergencia mesmo na divergenca. Só um nome interessa: Sporting Clube de Portugal!

    • O Quartoon desapareceu de cena, quem o conhece bem (cof, cof…), não ficará surpreendido se aparecer de mão estendida a pedir tachinho, assim que as vitórias aparecerem.

      Os outros coitados, gostam tanto dos umbigos que nem sabem bem o que é isso do Sporting.

    • @converge, um desses que apontas diz:

      «Se calhar não é muito bom dia, mas até aqui tudo de bom já estava no clube. Se calhar valia a pena ter deixado uma placa: Por favor não estragar!»

      Por favor não estragar, diz o cagalhão :D

    • E para terminar este dossier, que me dá um pouco de asco, o outro maluco diz que o Viola não foi cedido porque “alguém anda a ler os nossos posts!”

      Eh pá, eu partilho da admiração do gajo, como é possível alguém ler aquilo :D!

      Valeu a barrigada de riso, Mister converge!

    • Ser Sportém é ( não me vou alongar muito porque a malta que lê e frequenta este blog tirou o 4º Ano nas Novas Oportunidades do Sócras ) :

      1. Ser do Clube que nos ultimos 53 anos conquistou 8 títulos nacionais ( LOL )
      2. Ser do Clube do Fascismo ! Quando o João Rocha morreu, o Coiceiro considerou o Homem como alguém à frente do seu tempo. Mas que infelizmente o 25 Abril apareceu e o Sportém estagnou! Nem Lapalisse diria melhor.
      3. Por isso, nos 18 titulos Nacionais ganhos o Spordém só ganhou 6 titulos em Democracia contra 15 do GRANDE GLORIOSO SPORT LISBOA E BENFICA … e 21 dos Porkos do Norte !
      4. O Sportém é o Clube cujos adeptos recebem mais RSI
      5. O Sportém é o Clube com mais cornudos por m2
      6. O Sportém é o Clube mais caloteiro em Portugal

  29. Cherba,

    (Já) não me sinto incomodado pelo post.

    Senti-me primeiro enojado pelo desfiar de merdas pequeninas, que picam e desaparecem num não mata mas mói, e que vão corroendo devagar, sobretudo pela certeza que temos que não surgem por acaso, e que vêm de quem proclama um amor igual ao nosso.

    O “condensado” com que nos presenteaste, provocou-me primeiro a sensação de vómito. A sensação que tenho agora é de alívio, o alívio que sentimos quando pelo vómito nos livramos do que dentro de nós nos causa náuseas.
    No fundo, este “condensado” tem o efeito de um antídoto – utiliza o veneno para nos livrar dos efeitos do mesmo.

    Obrigado. Já me sinto a respirar bem melhor.

    SL

  30. (Cherba) Tiras me sempre as palavras da boca! :))

    Viva o Nosso Sportinguismo, por termos lutado por esse Amor e não o ter deixado morrer às mãos famintas dessas Hienas de merda.

    Sinto o fervor a correr me nas veias novamente… num turpor quase juvenil de acreditar com o coração e toda a Alma.

    “Assim todos juntos, não somos grandes,… mas Enormes!”

    VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

    • Ser Sportém é ( não me vou alongar muito porque a malta que lê e frequenta este blog tirou o 4º Ano nas Novas Oportunidades do Sócras ) :

      1. Ser do Clube que nos ultimos 53 anos conquistou 8 títulos nacionais ( LOL )
      2. Ser do Clube do Fascismo ! Quando o João Rocha morreu, o Coiceiro considerou o Homem como alguém à frente do seu tempo. Mas que infelizmente o 25 Abril apareceu e o Sportém estagnou! Nem Lapalisse diria melhor.
      3. Por isso, nos 18 titulos Nacionais ganhos o Spordém só ganhou 6 titulos em Democracia contra 15 do GRANDE GLORIOSO SPORT LISBOA E BENFICA … e 21 dos Porkos do Norte !
      4. O Sportém é o Clube cujos adeptos recebem mais RSI
      5. O Sportém é o Clube com mais cornudos por m2
      6. O Sportém é o Clube mais caloteiro em Portugal

  31. E haverá algo melhor do que abraçar um desconhecido em Alvalade e gritar a plenos pulmões:
    “É golo”.
    “É golo caralho!!!”
    “Sppppppooooortiiiiiiiinnnnnnng!!!!!”
    Vamos lá marcar o segundo.
    Belo post.
    SL,

  32. Já viram a capa do jogopoto? diz que temos 2 putos desaparecidos e que são representados pelo cata baldas… mas nós não metemos aquele gajo nas horas do caralho duma vez? e como sabem eles esta merda? esta lá alguem fura informações?

    ganda merda

  33. Só para dizer que há uma imagem nas novas fotos sobre o estágio no Canadá. Essa foto tem Leonardo Jardim, ao meio, e as pérolas Ponde de um lado e Chaby do outro. Estes dois ouvem atentamente algo que o treinador tem para dizer. Se quisermos encontrar uma fase para o actual momento do Sporting, é esta. Fantástica foto.

  34. TInha boa imagem do Leonardo Jardim, mas sempre o achei “gabarolas”… mudei de opinião!!! Acho que está ser humilde e com uma atiitude 6 estrelas!!!

    Concordam?

    • Gabarolas? O tipo passa quase despercebido. Trabalha que se farta e nunca manda postas de pescada.

      Ainda me rio a bandeiras despregadas quando ouco pessoal criticar o facto de o Presidente dar muitas declaracoes à Imprensa. É que eles ainda nao perceberam que enquanto o Presidente fala, ninguém chateia o Jardim e o Inácio e eles vao trabalhando. Já reparaste que ainda nao houve nenhuma grande entrevista ou conferencia de imprensa do Jardim? Perguntinhas de algibeira do estilo “mas entao conta com o Jeffren no plantel ou nao? E se o Patrício sair? E vai jogar em 4-3-3 ou 4-2-2-2? E se perder o jogo com o Arouca?” sao o ideal para a Imprensa tentar destabilizar a equipa.

      • Petinga, disses.te aquilo que eu penso, tens toda a razão!

        Eu disse aquilo do gabarolas referia-me ao tempo do braga e assim….

      • Há pessoal que não tem inteligência para atingir esse pensamento. Repare-se o caso Real Madrid e do Mourinho, tinha de ser o tuga a travar as batalhas com a comunicação social, treinar a equipa e ainda lidar com o balneário. O Presidente, tem de, na minha opinião, ter uma posição intreventiva, isso é a tradução de um lider.

      • Os adeptos são sempre assim, se fala é pq fala, se não fala é pq não fala. Ninguem se lembra dos ultimos anos termos os treinados sozinhos lançados às feras a receber bujardas de tudo quando era lado sem o minimo de proteção de uma estrutura.
        Embora por vezes pareça exagerado ou forçado, estou a gostar do protagonismo do presidente, que consegue chamar a si a atenção mediática e tirar a pressão dos técnicos e jogadores. O que, alias, ficou logo bem patente na apresentação do leonardo jardim.

  35. Grande post.

    Sempre disse e continuo a acreditar que o Sporting nunca precisou nem nunca precisará de união. Não me refiro, obviamente, à estrutura directiva nem ao grupo de trabalho porque aí a união está (ou deve estar) intrínseca. Refiro-me aos sócios e adeptos. E porquê? É simples. Se a minha forma de viver o clube, se a minha interpretação da causa dos problemas do clube, se aquilo que eu acredito ser o melhor para o clube está tão desfasado da visão de outros sportinguistas, porque raio é que temos de nos unir? Não faz sentido. Eu não vou mudar a minha visão das coisas só para acolher de braços abertos aqueles que têm uma visão diferente. E pelo que tenho visto em alguns blogs e comentários aqui deixados, esses sportinguistas também não vão ceder. Tentar unir isto é acender o rastilho de uma bomba.

    O problema está, como disse acima, na interpretação dos verdadeiros problemas do clube. Esse é o primeiro passo. Se a interpretação é errada, a forma de reagir também é errada. Vou dar um exemplo: Todos nós sabemos que o clube está obrigado a reduzir custos para metade sob risco de falhar à nascença o acordo estabelecido. Se a venda do Schaars e do Arias é um meio para atingir esse fim, porque raio é que se criticam estas operações? Esses críticos partem do pressuposto de que vamos perder desportivamente (quando nada ganhámos quando eles cá estiveram) em vez de partir do pressuposto da redução de custos e dos seus elevados salários. Mandam às urtigas as obrigações assumidas pelo clube em favor de uma adoração pessoal pelos jogadores em questão ou, em última instância, pela oportunidade de lançar uma farpa à direcção. Isto não é colocar os interesses do clube acima de tudo, é precisamente o seu contrário. E com esses, não só não quero união alguma como não me importava nada se um autocarro lhes passasse a ferro. É a vida.

    Quanto aos outros, aqueles que estão com esta direcção porque acreditam nela (e não por tachismo ou interesse), podem ficar descansados que a união entre eles é mais dura que o adamantium. Viver muitos anos de amargura com a certeza de que o clube estava a ser tomado de assalto foi o catalisador para uma verdadeira união entre sportinguistas materializada pelos sócios André Patrão e Miguel Paím. Esta união é pura, verdadeira e tem como base uma ideia muito simples mas que todos levamos muito a sério: O interesse do Sporting está sempre acima dos interesses pessoais. Nada nem ninguém está acima do clube.

    Tentem lá desunir isto. Se conseguirem.

    • Ser Sportém é ( não me vou alongar muito porque a malta que lê e frequenta este blog tirou o 4º Ano nas Novas Oportunidades do Sócras ) :

      1. Ser do Clube que nos ultimos 53 anos conquistou 8 títulos nacionais ( LOL )
      2. Ser do Clube do Fascismo ! Quando o João Rocha morreu, o Coiceiro considerou o Homem como alguém à frente do seu tempo. Mas que infelizmente o 25 Abril apareceu e o Sportém estagnou! Nem Lapalisse diria melhor.
      3. Por isso, nos 18 titulos Nacionais ganhos o Spordém só ganhou 6 titulos em Democracia contra 15 do GRANDE GLORIOSO SPORT LISBOA E BENFICA … e 21 dos Porkos do Norte !
      4. O Sportém é o Clube cujos adeptos recebem mais RSI
      5. O Sportém é o Clube com mais cornudos por m2
      6. O Sportém é o Clube mais caloteiro em Portugal

    • @Pumba.

      João Mário e Esgaio renovaram no passado dia 13.07.2013 os seus contratos até 2018. Nos dois contratos as cláusulas de rescisão são de 45 milhões de euros.

      Foi notícia no site e aqui no Cacifo. Já que falo no site, é de lá que sei o que é verdade ou não da actualidade Sportinguista, e é aqui que gosto de debater as ideias.

  36. Antes demais peço desculpa por tornar-me repetitivo, mas Cherba, tens o dom da escrita. É muito bom ler e rever-me nas tuas ( e nas de mais alguns cacifeiros ) palavras.
    Depois, ora depois, só quero deixar claro que estou cheio, cheio de saudades da nossa casa. Que ambiciono, como quem quer ficar mais velho num instante, as 19:30h do próximo sábado.
    Como quase todos os que por aqui escrevem fiquei bastante confiante com a fornada que se segue. A equipa que abel orientou, revelou um talento, uma ambição sem limites, que nos podem fazer sonhar.
    Claro que foram cometidos bastantes erros, mas e tal como também por aqui já li, raios, em grande parte do tempo, vi mais futebol naqueles rapazes do que vi o ano passado na equipa “A” sénior.
    Desejo que tão rápido quanto possível sejam colocados/despachados todos os multi-milionários. Sei que vai ser uma tarefa difícil, mas estou em crer, que se levarmos até aos empresários uns vídeos dos novos ricos, com os melhores momentos da carreira, a acompanhar uma boa musica de fundo, ainda os conseguimos despachar para um sitio, onde quem sabe, podem-se sentir mais motivados para revelar o seu talento.
    Creio que sofro de bi-polaridade leonina, hoje, a olhar para os dois planteis, creio que não há muito de maiores valias, disponíveis no mercado, e que consigam acrescentar algo à equipa.
    Vejo, hoje e com a confirmação do empréstimo do Montero em todas as posições, 2/3 bons jogadores, Claro que gostava que nada disto com o Bruma tivesse acontecido. A irreverência do rapaz podia ser uma grande mais valia para nós. Mas foi assim que tudo aconteceu.
    Se não sair ninguém, e por ninguém, sub-entendo, Capel ou Labyad, elementos que acho que podem vir a ser importantes para a época leonina, mas que entendo que usufruem de um vencimento muito alto, alto demais para suportar, e que, em caso de saida, entendo que as posições de ambos devessem ser reforçadas, creio que ficamos com um bom plantel, capaz de, jogo a jogo, e a espaços, com algum perfume de Alcochete, ir surpreendendo e quem sabe, tornar-se candidato a vencer as competições em que está inserido.
    Sim, eu acredito.

  37. Foda-se este cherba sabe o que diz escreves bem e sabes escolher a banda sonora ideal. És daqueles bons exemplos a dar, quando nas discussões sobre qual o maior clube,vou dizendo que só gajos inteligentes podem ser do Sporting, ou que não há gajas feias a gostarem do Sporting. Claro que há excepções, e o otário que diz que Pearl Jam é merda, é um bom exemplo de que mesmo neste grande clube, há malta muito limitada…

  38. Anda desaparecido sim senhor…Foi a Juve Leo esses malandros!..Como ainda não tem o campeonato para se entreter andam a raptar jogadores das camadas jovens!!! :)

  39. Grande post, Cherba. E excelente discurso, em contraponto ao “temos que remar todos para o mesmo lado, doa a quem doer”, esse “mantra” insuportável dos croquetes que manteve a direcção anterior ligada à máquina uns quantos meses…

    Agora tomem lá com um “remem para onde quiserem, que uma coisa é certa, o Sporting vai vencer” [e acrescento: …”porque a nossa força é brutal!”]

    E os croquetes fritos de ante-vespera que se fodam.

    • Ser Sportém é ( não me vou alongar muito porque a malta que lê e frequenta este blog tirou o 4º Ano nas Novas Oportunidades do Sócras ) :

      1. Ser do Clube que nos ultimos 53 anos conquistou 8 títulos nacionais ( LOL )
      2. Ser do Clube do Fascismo ! Quando o João Rocha morreu, o Coiceiro considerou o Homem como alguém à frente do seu tempo. Mas que infelizmente o 25 Abril apareceu e o Sportém estagnou! Nem Lapalisse diria melhor.
      3. Por isso, nos 18 titulos Nacionais ganhos o Spordém só ganhou 6 titulos em Democracia contra 15 do GRANDE GLORIOSO SPORT LISBOA E BENFICA … e 21 dos Porkos do Norte !
      4. O Sportém é o Clube cujos adeptos recebem mais RSI
      5. O Sportém é o Clube com mais cornudos por m2
      6. O Sportém é o Clube mais caloteiro em Portugal

  40. Vou aqui fazer papel de desmancha-prazeres…

    Para lá de todos os dirigentes que prejudicaram o Sporting, quer com incompetência, quer com desonestidade, há que realçar o papel danoso de parte da massa associativa.

    Agora é tudo rosas e sorrisos, mas prevejo assobios quando o Ilori mandar a primeira fífia ou o Betinho falhar um golo feito. Aí virão os adeptos que hoje aplaudem a aposta na juventude pedir “experiência”. À primeira venda milionária, ou ao primeiro sucesso desportivo, pedirão “investimento” e “nomes sonantes”.

    É preciso uma Direcção forte, para proteger o treinador das pressões dos adeptos (basta lembrar o caso Mourinho, ou mesmo Sá Pinto, que sendo incompetente, era adorado pela massa associativa), e manter a aposta nos jovens da Academia, que vão passar provações quando face a desafios complicados.

    Espero que esta Direcção não ceda aos populismos e assim avance para Pongolles ou vassouradas… porque tem o dever de proteger o Sporting também dos sportinguistas, mesmo aqueles que, cegos pela fé e pelo amor, acabam por fazer mal ao clube.

    • @Nuno.

      Bom ponto de vista o teu. Já aqui também, ao longo dos anos que cá venho, tenho alertado para esse habitual estado psicótico que muitos se encontram. Do 8 ao 80 num curto espaço de tempo.

      Eu contraponho. Depois de sabermos que o clube corria (corre?) o risco de fechar portas, haverá algum caralho que não apoie o clube neste momento? Sabemos que sim, as derrotas infelizmente chegarão, mas o futuro está “já ali” com toda esta massa crítica que eu acredito que se está a formar.

      Não sou especial apoiante de Bruno de Carvalho, até posso discordar (e discordo) de algumas colocações por ele feitas, também ele está a aprender, mas também digo, com este presidente acredito que vamos longe, (e comparar este presidente com os antecessores só mesmo por má fé) e temos a prova que em poucos meses de mandato o bom que já se fez.

      Questões Bruma e Ghilas. Se esse é o ponto maior de crítica acho que estamos conversados.

      • Eu contraponho a contraposição.

        Hoje todos apoiam a Direcção, e a estratégia. Mais ou menos estamos conscientes de que estamos perante uma época difícil. Mas caso as coisas até comecem bem, o grau dde exigência vai subir para níveis estratosféricos.
        Um exemplo simplista: ninguém prevê que o Cissé marque muitos golos. Imaginemos que nos dois primeiros jogos faz 4 golos. A partir daí, AI DELE que não termine o ano com 40!! E se por acaso passar duas semanas sem marcar, é dispensar e ir buscar o Bianchi ouo Vieiri ou coisa assim.

        Quando a época desportiva começar, a popularidade da Direcção vai ser proporcional ao número de bolas que entram. Ponto final. O pessoal esquece PER e passivos e o camandro. E nessa altura, o BdC pode ser tentado a entrar numa onda de agradar às massas… é esse o ponto fulcral.

        Bruma: a postura do BdC tem prós contras, percebo quem ache que o deviam manter a quaquer custo, percebo quem ache que se tem de marcar uma posição. Depois há muitos “promenores” escondidos…

        Ghilas: ele escolheu o melhor para ele, e o Sporting pouco podia fazer. Devia ter sido contratado em Dezembro. O resto é folclore.

      • O cacifeiro amigo Sá deu uma bela resposta, uns comentários mais abaixo. Só acrescentaria uma coisa, hoje em dia o adepto Sportinguista está muito mais consciente do estado em que nos encontramos. Vamos todos ser mais pacientes e também (uma coisa que eu não gosto muito) mais tolerantes com o erro.

        Cá estarei para defender o Sporting contra tudo e contra todos.

        PS: Sir Bobby Robson. É um marco negativo porque foi despedido injustamente, certo?

  41. Seremos assim sempre, porque o Sporting é o único clube onde realmente reina a democracia. E, como o poder está entregue ao povo, neste caso os melhores adeptos do mundo, nunca existirá união em torno de um único ideal sem ser os 90 minutos de jogo. As ideias, opiniões, criticas, blasfémias etc, irão sempre existir e não seria BdC a escapar-lhes ileso. Os únicos que escapam (sempre!) são os miúdos da formação, e ainda bem que a esses desculpamos quase tudo.
    A divisão é uma constante no Sporting Clube de Portugal mas, tal como a democracia, quando a maioria não está de acordo o poder cai. Graças a Deus a maioria fez cair Godinho, porra!

  42. Boa análise Cherba, gostei muito da forma clara e directa do post. Para tentar acalmar algumas pessoas, e porque é sempre importante fazer exercícios de memória, em dias que a memória parece só existir inacreditavelmente até aos períodos que nos interessam, aqui vai: disse alguém que por esta altura, a situação era a mesma, só que os papéis eram invertidos. Pois bem, graças a uma coisa chamada de histórico do blog, fui ver o que se passava em julho de 2011 aqui no cacifo. Fala-se de muita coisa: das novas camisolas da época 2011/12 que são “à medida de um campeão”, do chegada do “Deus” Rinaudo, da nome incrivelmente bonito de Oguchialu Chijioke Goma Lambu Onyewu, inverosimilidade de 2 sportinguistas que queriam um autografo do Duque, da vinda de “Cobra Capel”, da dificuldade da nossa defesa, nomeadamente os centrais, em de responder a um adversário que coloque bolas em profundidade, nas costas da defesa, das 2 boas medidas, a primeira de não ter deixado aumentar o número dos elementos do conselho leonino, e a segunda de conseguir a descentralização do voto e o encurtar de distancias entre o número de votos dos associados, e até das negociatas de Bettencourt. Tudo isto num mês onde se viu apenas UM post contra a ex-direcção, do Douglas, que coloca muitas questões que mais tarde ajudariam a explicar o porquê do falhanço do mandato de GL. Mais uma vez, porque a memória é fraca, aqui fica isto. Seja com ou sem eleições aldrabadas, a última teve um período de graça, bem grande, que se estendeu bem pela primeira parte da época. Depois, o confuso despedimento de Domingos, através da pressão das claques, pelo caso PPC, os girassóis, os 50 treinadores diferentes, a perda da Taça de Portugal, a venda de jogadores porque o projecto de Godinho nunca teve um plano B para considerar sequer a hipótese “E se o Sporting não ganha tudo?” à qual a resposta era “adeus Sporting” acho que se consegue perceber a razão do avolumar de críticas a meio do mandato e o surgimento do movimento DRS.

  43. Pois é, Nuno. É precisamente esse pensamento que tu colocaste em palavras que é preciso acabar. Se o Cissé marcar 4 golos vamos exigir que ele marque 40? Os parvos vão exigir. As pessoas normais, não. E tanto é parvo quem exige tal parvoíce como é parvo quem diz que é precisamente isso que vai acontecer.

    Estás redondamente enganado, amigo. Quem está preocupado com o Sporting, está-se literalmente a cagar para a popularidade do presidente. E temos já uma prova disso com o caso do Bruma. Uma decisão teoricamente impopular deu origem a um apoio massivo à estratégia utilizada neste processo. E o resultado é que o Bruma tem praticamente os dias contados em Alvalade. É aquele “pequenino pormenor” do interesse do clube estar sempre acima do interesse de qualquer jogador.

    Se a bola não entrar, não entrou. Vai-se lutar para que a próxima entre. Se achas que o ponto fulcral vai ser a reacção do presidente quando as coisas correrem mal, então acordaste agora. Já devias saber que este presidente tem uma estratégia definida e que está a ser fiel e coerente com a mesma. Se quando a banca nos encostou à parede ele não cedeu, só posso aferir que ele também não vai ceder se as bolas não entrarem.

    Quem continua a ter a visão de que o futuro do Sporting está dependente da bola na trave, das duas uma: ou não percebe o problema ou não quer perceber. Se for a primeira, terei todo o prazer em explicar. Se for a segunda, que continue ignorante. Não sou completamente alheio ao facto do futebol ser um jogo de emoções altamente voláteis. Agora comparar a saída de um PER, a redução da dívida quase para metade, a recuperação de percentagens de jogadores importantes e tudo aquilo que foi acordado com….a quantidade de bolas que entram ou não é demasiado ridículo. Eu acredito que os sportinguistas são adeptos diferentes. E essa diferença está na inteligência. Cada um que faça o seu dever de tentar ser um adepto melhor. E isso implica, por exemplo, que quando um otário qualquer assobiar um jogador nosso, o sportinguista imediatamente ao lado dele tem o dever de lhe enfiar um banano.

  44. É deixa-los a falar, que eles calar-se-ão! A minha Box já esta, mais um ano, com algum sacrifício pois o dinheiro não abunda, mas acredito, estou com a equipa, estou com os putos, estou com o Sporting, dia 27 em Alvalade.
    Em frente Sporting!

  45. 4 milhões?! Só se a cada cabeça for adicionado um par de cornos! E mesmo assim tenho as minhas dúvidas. Não tarda muito são o Clube com mais simpatizantes no Mundo! Fodasse que estes gajos são mesmo rídiculos!

    • Esta gaja do benfica é mesmo ridícula. 6 milhões de adeptos?? só se contarem com os cornos de veado deles de dos pais deles…
      Vai-te mas é esconder, ó indigente.

      • Ser Sportém é ( não me vou alongar muito porque a malta que lê e frequenta este blog tirou o 4º Ano nas Novas Oportunidades do Sócras ) :

        1. Ser do Clube que nos ultimos 53 anos conquistou 8 títulos nacionais ( LOL )
        2. Ser do Clube do Fascismo ! Quando o João Rocha morreu, o Coiceiro considerou o Homem como alguém à frente do seu tempo. Mas que infelizmente o 25 Abril apareceu e o Sportém estagnou! Nem Lapalisse diria melhor.
        3. Por isso, nos 18 titulos Nacionais ganhos o Spordém só ganhou 6 titulos em Democracia contra 15 do GRANDE GLORIOSO SPORT LISBOA E BENFICA … e 21 dos Porkos do Norte !
        4. O Sportém é o Clube cujos adeptos recebem mais RSI
        5. O Sportém é o Clube com mais cornudos por m2
        6. O Sportém é o Clube mais caloteiro em Portugal

      • Este burro não sabe distinguir La Palice (nobre e militar Francês do sec. XVI) de Lapalisse (comuna Francesa no centro do país).

        Não admira que fale de novas oportunidades… são o seu sonho!

  46. Pingback: O Sporting, desunido, jamais será vencido! (agora em imagens) | O Cacifo do Paulinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s