Está na hora de acabar com a palhaçada, não?

Ponto prévio: os meus parabéns à forma como a direcção do Sporting tem tentado proteger Bruma, nunca apontando o dedo ao jogador e passando a mensagem de que o problema é quem está à sua volta. No fundo, tentando manter aberta uma porta que o próprio Bruma faz questão de empurrar.

Vem isto a propósito do novo episódio envolvendo o tal do Catió Baldé, que resolveu mandar os putos (14 anos, certo?) Moreto Cassamá e Idrisa Sambu para casa dos pais (diz ele). Portanto, Bruma anda pelos subúrbios a tirar fotos abraçado a popozudas, os dois gaiatos estão em cada dos pais a fazer-se sabe lá o quê. E, permitam-me perguntar, o Sporting?!? Mas que merda vem a ser esta? Somos alguma instituição de caridade, que recebe miúdos resgatados da Guiné? Somos uma escolinha, onde o tutor liga a dizer que o menor ao seu cuidado ficou doente?!?

Como esta palhaçada já ultrapassou todas as marcas, pego na dica de um amigo e deixo uma curiosidade em relação a este “negociador” (as informações seguintes são públicas e poderão ser consultadas fácil e grtuitamente por qualquer pessoa com acesso à internet):

– Em Portugal, as Finanças emitem uma listagem de devedores que publicam no seu próprio site http://www.e-financas.gov.pt/de/pubdiv/pdf/listaFC1.pdf
– Nesta listagem existem várias entidades em dívida para com o Estado Português, ou seja, para com todos nós, e uma delas tem por nome C.B.NAFRICATALENTSSPORT, UNIPESSOAL, LDA, com o contribuinte 508702984
– No site do Portal da Justiça podemos tentar saber mais pormenores acerca desta empresa http://publicacoes.mj.pt/Pesquisa.aspx e… BINGO
– É uma sociedade unipessoal que tem como objecto social a prestação de serviços na área desportiva, nomeadamente agente desportivo, organização e promoção de eventos e cujo sócio único tem por nome… CATIÓ BALDÉ

 
Pegando nas palavras desse meu amigo, é caso para dizer «já cá temos muita gente pouca séria… não precisamos que venham mais de fora, para nos tratar como otários!»

Anúncios

111 thoughts on “Está na hora de acabar com a palhaçada, não?

      • por mim podem assinar com quem quiserem desde que fora do sporting.
        trafego humano é algo que não devia estar associado ao sporting. o senhor balde tem de ser totalmente proibido de entrar em instalações do clube

    • O futebol português é uma merda, mas isto é tráfego humano. Um caso de polícia. Ponto.

      Espero o quanto antes que o sporting deixe de estar associado a este tipo de criminosos.

  1. Espero sinceramente que o Sporting acabe toda e qualquer parceria que envolva essa pessoa. Como alguém já propôs, é chegar aos putos e perguntar se querem continuar com o “tutor” deles ou se querem continuar no Sporting?
    Continuar com esta palhaçada já é demais. Isto é gozar com o Sporting e com todos os Sportinguistas.

  2. Até julgo, que este senhor poderá ser chamado a justificar o Título que ostenta de ser o “tutor” de vários miúdos, como é isso possível ?
    Não estará na altura de as entidades competentes verificarem as condições de vida destes meninos e dos seus pais ?
    É que porra, isto cheira-me mais a tráfico humano que a outra coisa qualquer.
    E quanto ao Sporting, desculpem-me, mas para mim não estou a gostar desta situação. Preferia que só lá estivesse quem quer estar e não quem é obrigado a estar.
    E é o que me parece que está a acontecer. Se os miúdos lá estivessem por gosto, não acredito que ficassem em casa e que os pais alinhassem nisto.

    • A questão é que os miudos e os pais querem é estar num grande não importa qual, nao tem ambições de evolução. Saem do sporting, vão para o benfica ou porto, não faz mal, não chegama Seniores, não faz mal, abre as portas em Chipre ou assim, e depois sabe-se a força que em Africa tem a figura tutelar, neste cado o Empresário.

      • Pá muito provavelmente os pais destes miudos andam na miseria. Todo o dinheiro que chega é bem vindo venha de quem vier. É muito mais facil ver as cenas com os nossos olhos. Nao me admirava que isto configurasse trafico humano mas isto no futebol nao seria caso virgem. Tal como disse ontem sem o catio o filao da guine vai acabar e para ele e igual o clube em que os miudos jogam, vai dai o mais certo é sairem todos. O zezinho também é dele? Estes miudos respeitam mais a opiniao dele do que de outra pessoa qualquer. Pelo menos ja sabemos o que vai acontecer

  3. Descartem mas é esse “filão de talentos da Guiné-Bissau”. Até parece que aquilo é um autêntico Brasil, onde segundo um certo treinador, dá-se um pontapé numa pedra e aparecem logo 3 talentos…

  4. Nome/Firma: Catio Balde
    NIF/NIPC: 188042318
    Cargo: gerente
    Residência/Sede: Rua José Afonso, nº 11, 4º Esqº , Torres da Bela Vista
    2660 – 283 Santo António dos Cavaleiros

  5. Vassourada nessa seita toda!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Tudo para a rua!!!!

    Existem jogadores portugueses com vontade de ter oportunidades, não precisamos de receber jogadores “importados à força” da Guiné…. Temos a academia cheia de estrangeiros…

    Ó Baldé desaparece…

  6. Isto já cheira mal a todos os níveis. Resume-se facilmente esa história numa frase: Os mais prejudicados desta história toda são os jogadores, alguns com bastante potencial, e que são alvo de “sequestro” por parte de um “tutor” mercenário que tem como objectivo viver à custa deles.

    Breves Notas:

    1º- Tem que obrigatoriamente haver um “desmame” desta pseudo-parceria.
    2º- Há necessidade de criar uma parceria eventualmente com Jorge Mendes, quer queiramos quer não, é um profissional de renome e que percebe a potencialidade de cada negócio.
    3º- Zezinho é um dos jogadores “tutorados” pelo Baldé, era uma pena este jogador vir a ser afectado por esta merda toda.

    SL

  7. Enquanto continuarmos a aceitar jogadores agenciados por este gajo, estamos sujeitos a que isto continue a acontecer.

    Para mim era facil: falar com os miudos e ou querem o Sporting ou querem o Balde.

    Quem optar pela segunda via, amigos com dantes e sigam a sua vida noutro sitio qualquer, que o Sporting nao precisa de se ver envolvido nestes filmes…

    • O problema é que eles para impedirem isso já estão a “recolher” os putos, como se fosse mercadoria e para que o Sporting nao comunique com eles.

  8. 1º Reunião com os miúdos/pais/tutores dos representados com o balde (de merda).
    2º apresentar duas hipóteses.
    a) Mudam de representante e a vida prossegue como até aqui.
    b) Não mudam de representante e “a porta da rua é a serventia da casa”
    3º Declarar o Catió “personna non grata” em qualquer sitío que ostente um emblema do Sporting Clube de Portugal.

    Ele que os ponha a treinar nos milhões de academias que devem existir neste mundo.
    SL,

  9. Isto também é uma forma de serviço público.
    Agora, pior do que tudo isto, é haver muito bom sportinguista que está do lado dos Baldés e Brumas desta vida, dando razão em eles em detrimento do Sporting Clube de Portugal.
    Eu sinceramente, e bem sei que com radicalismos nada se faz, mas cortava pela raiz.
    Adeus Bruma e adeus a todos os atletas que eram e queriam continuar a ser representados por este boneco.
    «Não é o Sporting que se orgulha do nosso valor. Nós é que nos devemos sentir honrados por ter esta camisola vestida.» – Francisco Stromp

      • Sem sombra de duvidas Tadeu.
        Talento até não haver amanhã. A única coisa que eu tenho mais receio é que, infelizmente, sei (sabemos) ver que é preciso tempo.. E se bem conhecemos o ADN Sportinguista, se há coisa que não gostamos de dar é tempo… Ou melhor, até damos tempo, mas em contra partida, queremos percentagens significativas de sucesso, de suor, de boas jogatanas e de vitórias.
        Por acaso em relação a esta historia do tempo, sempre achei que somos demasiado impacientes, mas no fundo, basta ver o que aguentámos com os casos recentes de jogadores como os Djálos (que não para mais que 6 meses em qualquer outro clube) e Tiuís desta vida, que o clube rescindiu e prescindiu recentemente dos seus serviços, falamos de um clube semiprofissional da 2ª ou 3ª divisão brasileira e outros, dezenas de outros casos, acho que até somos pacientes demais.. Dai e ao contrario da maneira como começo este post, agora começar a ser da opinião que nós, Sportinguistas, regra geral, até estamos na disposição de dar tempo para as coisas funcionarem, em contra partida, queremos é suor, empenho, motivação, boas jogadas, bons espetáculos e amor ( ou no mínimo profissionalismo ) pela nossa causa..

      • Eu no Domingo… a levar 3 e a ver a “4” ao poste. Só pensava cá para comigo:
        Com estes putos a correr a sim e a dar o litro… só posso estar feliz. E de facto estava!
        Eu sei que ter ganho aos de Carnida 24hs antes me tinha dado um excelente balão… mas mesmo assim estava contente com os miúdos e com a leve esperança de ainda virmos a ganhar o jogo…. e assim foi!

        Atitude, inteligencia, paixão… e temos a “prima” Glória de braços abertos!

    • Quando há sportinguistas que vêem no Rojo qualidades para ser titular INDISCUTÍVEL do Sporting nada mais me admira.

      É por essas e por outras que gramámos com o Polga uns 9 anos.

      É por essas e por outras que já tivemos o Carriço como capitão e a fazer dupla com Polga.

      É por essas e por outras que tivemos Postigol 4 anos no Sporting com o total de 20 golos marcados (contabilizando todas as competições).

      É por essas e por outras que quando aparece um estrangeiro com um penteado da moda e com um nome mais sonante do que Manuel ou Joaquim é tratado como vedeta mesmo que não jogue a ponta dum corno. Flopswinkel e Rojo choram.

      É por os adeptos não conhecerem bem os jogadores de outros campeonatos que levamos com merda como Pongolle, Elias, Bojinov e afins por preços exorbitantes e muitos até gostam.

      É por idolatrarem tudo o que é estrangeiro que os putos da academia à mínima falha são assobiados, mesmo que sejam dos melhores da equipa. Nani chorou.

      É isto que temos.

      Espero que a lesão do Rojo não complique a transferência.

      • Leão à solta, tenho-te lido por aqui, tens andado incansável na defesa dos teus ideais. Peço desculpa por muitas vezes não conseguir te defender, e à muita mas mesmo muita ideia tua que também defendo, mas a falta de tempo rouba-me algum espaço a respostas cacifeiras.
        Em relação a isso, e dando um pequeno exemplo, não lemos aqui tantas vezes, de à duas, três semanas para cá, que o Inácio e o Bruno estavam a fazer mau trabalho, porque nem um nem outro apresentavam reforços? Que andavam a viver á custa do Sporting ? Que não mechem uma palha e que o Sporting ia acabar em 10º?
        E passado este fim-de-semana, esses mesmos que comentaram a falta de trabalho, não vem criticar a suposta lista de jogadores em que estamos interessados? Tudo isto porque, afinal, temos jogadores muito bons nas nossas fileiras e é um atentado contratar outros jogadores, tapando assim os nossos, e que estes só vem, porque o Bruno e o Inácio ganham comissão com os empresários?
        A internet tem destas coisas, dá voz, dá poder de opinião a tudo o que é labrego. Basta ter wi-fi e um smartphone e qualquer labrego pode-se achar dono da razão, escrever um pequeno texto, e por em causa coisas que, em condições normais, antes da era da internet, eram impensáveis de acontecer.
        Mas deixa-me tranquilizar-te, Leão à solta, pelo que ouço nas bancadas, ( claro que também saem algumas perolas, mas em bem menos quantidade que por exemplo aqui no cacifo ), nos corredores de alvalade e no fundo, com Sportinguistas fora monitor LCD/iphone, a grande maioria partilha da nossa opinião em relação a alguns putos giros mas que tem pouca queda para a bola.
        Também tenho de te ser sincero, entre um Rojo no plantel ou um Bolo de Arroz, fico bem mais feliz e descansado se mandar embora o Bolo.
        O texto vai extenso, no fundo a mensagem que te quero passar é que, felizmente, temos pessoas que (até agora) mostram que sabem o que estão a fazer.
        Estamos, finalmente, bem entregues.
        Claro que vão ser cometidos alguns erros, mas decerto, que não vão ter em conta as opiniões cacifeiras ou blogueiras ou forueiras, para tomar alguma decisão em relação a dispensas ou não dispensas de certo elemento.
        E digo e torno-o a dizer, prefiro sofrer dois golos com culpa direta do Eric Dier, mas sei que isso vai fazer crescer o jogador, do que sofrer um golo com culpa direta do Rojo. E porque?
        Porque no fundo, a cada jogo que passa, um deles é ativo 100% leonino e o outro é só 20%..
        E bem sei que também sabes que a diferença qualitativa está longe de ser medida desta maneira, alias , a meu ver se formos por ai, dá-me mais segurança ( a mim ) uma dupla Eric-Tiago do que qualquer outra que envolva o Rojo.
        Foda-se, entusiasmei-me com o texto.

      • Foda-se, mas o que é que essa merda tem a ver com o post do cherba, porra?!
        Podes explicar? ou estás tão obcecado com o Rojo que já nao consegues deixar de pregar no deserto? ultrapassa isso, meu. reconheco-te muito mais qualidade de pensamento do que ao Superlampiurso, mas começas a revelar um ódio autista preocupante. estamos a falar dum jogador do Sporting, ou não, caralho?!

        acho que o post de ontem do Cherba, que fala da desunião, foi perigoso, porque se tiver os destinatários errados que nao sabem ler nas entrelihhas, estes podem de repente pensar que o Sporting tem mais força quanto maior for a desunião, o que é uma perigosa e falta mentira. O ROJO É JOGADOR DO SPORTING, CARALHO! GOSTA DO SPORTING E QUER FICAR! É UM INTERNACIONAL ARGENTINO! RESPEITA-O, FODASSE!

        Ou vais começar a chamar-lhe Marcos Nojo, como ontem um palermoide aqui chamou?

        já agora
        Vais também começar a crucificar o Mauricio pelos erros que cometeu, também?Vá lá, mantém a coerencia e começa a desatar post atrás de posts a dizer que o Maurício é uma merda.

        É mesmo disso que precisamos!

      • converge

        eu já desisti desta guerra do leao a solta contra o Rojo, é igual a que ele tinha com o ricky( o mesmo que ele chama de flopwickel).

        toca a bater no rojo, toca a bater no mauricio., alias toca a bater em todos os jogadores do sporting que não gostamos

        quanto aos outros que ele fala(polga e postiga), ele diz que eram uma merda, mas o que vale é que as merdas que ele fala:

        1 é internacional argentino, .

        outro é apenas titular indiscutível da selecçao, marcou 13 ou 14 golos na liga espanhola ao serviço de uma equipa que desceu de divisão e só tem equipas fraquinhas como sevilha e valencia interessados nele.

        e o outro em 9 ou 10 anos que cá esteve foi sempre titular indiscutível fosse qual fosse o treinador.

        ou temos o novo mourinho a comentar aqui no cacifo, ou existe quem perceba mais de futebol e ache, ou melhor tenha a certeza que os jogadores citados são melhores do que os pintam

      • Alguma vês leste algum comentário meu a falar mal do Maurício? Nem mal nem bem. Simplesmente é uma incógnita para mim e é sempre isso que tenho dito.

        Já agora, se queres união, então porque raio aqui não se apoia o Boulahrouz? Olha, chegou hoje de férias… Porque raio não se apoia o Pranjic? Elias? Evaldo?

        Deixa de ser palerma. Não vou apoiar um merdoso que é pago a peso de ouro e que só faz merda com a camisola do meu clube vestida. Queres união, abracinhos e miminhos procura nos classificados dos jornais na parte dos relacionamentos.

      • riga,

        começo a acreditar que é uma sede de protagonsimo. e enquanto tiver gajos como o de cima que defende os seus “ideais” e diz bacoradas destas :”prefiro sofrer dois golos com culpa direta do Eric Dier (…) do que sofrer um golo com culpa direta do Rojo porque um deles é 100% leonino e o outro é só 20%….”

        …está tudo dito , nao.?

        O leao sabe que o respeito, mas nao tenho pachorra para o constante achincalhamento de um jogador que tem provado ser dos mais profissionais e dedicados ao clube. alem da qualidade indiscutivel que o faz ser, apenas e só, um dos 11 JOGADORES ARGENTINOS ELEITOS para representarem uma das 5 seleçcoes mais fortes do mundo.

      • Ó Leão , como entendo essa do “palerma” para mim, só te respondo: talvez se começares a procurar mais os classificados dos jornais, tenhas menos tempo dedicado para vires aqui diariamente atacar os profissionais do Sporting.

        Comparar o trajecto de Marcos Rojo com Prajnic, Boulahrouz e Evaldo só reflecte uma coisa: falta grave de visão. A mulltióticas tem descontos por idade. aproveita…

        Leao, respeito a tua visao mas nao me peças para concordar com ela. principalmente quando ela me agride (e não só a mim 24 horas por dia).

        SL!

      • converge,

        esse prefere sofrer golos com o dier do que com o rojo, eu preferia não sofrer golos fosse com quem fosse, nem que fosse o varandas e o Paulinho os centrais.

        e o rojo mesmo tendo apenas 25% nunca o vi ter falta de profissionalismo com o sporting, alias nem o rojo nem os criticados postiga, polga, ricky, etc.

        quanto a defender o boula, o elias o pranjic, o elias neste momento está no flamengo , e quer o boula quer o pranjic nunca ninguém os viu faltar o respeito ao sporting. alias até acredito que entendam que o clube não conta com eles já que ganham de mais.

      • rigaboss à tua opinião eu agarro e limpo o cu. Um gajo que defendeu o Godinho devia ser impedido de frequentar sites, estádio, núcleos, tudo o que tivesse que ver com o Sporting. Estás apresentado.

        O converge eu sei que não percebe muito da poda. Porque se eu lhe perguntar para me dizer as qualidades do Rojo ele nem vai conseguir responder…
        Vai dizer: “ah é internacional argentino”. Tudo o que é argentino já passou pela selecção, por isso é que aquilo está um caos, nem com o Messi se safam.

      • leao a solta estamos bem um para o outro

        é que tu percebes tanto de futebol e jogadores como eu percebo de fisica quântica, ou seja cada vez que tu achares que os jogadores são uma merda é porque ele s são mesmo bons.

        btw um gajo que percebe tanto de futebol como tu devia também de ser impedido de frequentar todo e qualquer site sobre futebol

      • Calma, nem todos podemos partilhar a mesma visão sobre determinado jogador.
        Eu acima de tudo não defendo nem A nem B, defendo o Sporting, e dentro do meu ponto de vista, acredito que é melhor a curto/médio/longo prazo apostar num jogador da formação do que num jogador que a meu ver não é uma assim tão notória maior valia e sobre o qual nem temos o passe a 100% e com um vencimento altíssimo.
        Pego num exemplo que todos nós conhecemos e AGORA idolatramos. Rui Patrico, quando entrou, sofremos em diversas jornadas por erros, erros que ele foi cometendo mas que foram importantes para o crescimento enquanto jogador.
        Hoje, temos, mesmo em clima de imprensa adversa, o unanimamente considerado, melhor guarda-redes português da atualidade, e um dos melhores da europa dentro da sua faixa etária.
        Se, fossemos ver por titulares ao serviço das suas seleções, e sobre a pinta que tem, o nosso coração, e tantas vezes foi isso que se ouviu nas bancadas, (só de me lembrar, ainda me causa embaraço), colocava-se o Vladimir Stojković.
        E a saber o que sabemos hoje? O que ganhávamos com isso? Absolutamente nada.
        O mesmo se passa com o Rojo, respeito-o enquanto jogador, nunca disse, que se soubesse, nada contra o Sporting, não duvido em nada dele enquanto profissional, mas não podes ficar contra mim por eu defender a formação made in alcochete. A formação que menos custos tem por jogo ao Sporting. A formação que mais ajuda o Sporting a ganhar o seu pão.
        Não me podes condenar por querer, num futuro próximo, que um jogador seja contratado, tal como ontem foi o Montero, e por trás apareça um Eric Dier, um Tiago Ilori, um Esgaio ou um Chaby, ou até um João Mário.
        E tenho a certeza, que ambos sabemos, que nunca vai estar ali atrás um Marcos Rojo. Porque não é nem nunca será um exemplo do que a academia pode fornecer, e com 23 anos, não me parece um exemplo máximo de maturidade.
        Ou seja, e seguindo com o meu raciocínio, estamos a dar minutos de avanço, para daqui a dois anos um tubarão dar qualquer 5 milhões pelo rapaz, e nós, para alem de não conseguirmos, provavelmente, muitos sucessos desportivos a custa dele, por falta de maturidade\experiencia o quer que seja, como também recolhemos com ele uns míseros 800mil.
        Isto claro, é tudo muito subjetivo. Mas sim, defendo sempre a academia. E para mim, sou contra a manutenção do Rojo, do Boulahrouz, do Pranjic, do Elias e do Evaldo.
        Não são, aqui só coloco a titulo de exceção o Elias, por aqui não ser por falta de talento mas sim por não querer, ou preferir a picanha e o choppinho, maiores valias para o Sporting. E nesta altura de crise, e com tanto, mas tanto talento na B, estes só ficam a ocupar o espaço que seria dado aos imaturos dos nossos rapazes, imaturos esses, que e cometendo os erros que obrigamos o Patrício a cometer, tornar-se-ão nos/dos melhores jogadores do pais em cada posição.
        PS: Só para desanuviar, não creio que o argumento de ser internacional argentino seja valido. Basta te lembrares da frente de ataque nacional, se o serem internacionais desse direito a boa colocação clubistica, nem um nem outro estariam em colossos internacionais quanto o Beşiktaş J.K. ou o Real Zaragoza S.A.D..
        E olha, que estamos a falar de dois internacionais da, para a fifa, 7ª melhor seleção do mundo.
        PS2: Acredito que juntos, os 4 aqui em discussão, conseguimos elevar um pouco o nível da intervenção. Sem grandes insultos, ao fim ao cabo, tudo isto é o Sporting caralho!
        Cumprimentos,

      • visto da central

        tu acresditas que basta temros jogadores da formação e jogarmos com eles para sermos competitivos.

        não te esqueças de um pormenor: os jogadores da formação têm todos entre 18 e 22, 23 anos( fora o patricio), por muita aposta na formação que faças, tens de ter sempre alguém de fora e alguém mais velho( no barça tens um dani alves, tens um Pinto, no ajax campeão europeu tinhas uns quantos trintões)

        e mesmo da formação já não tens 100% de todos os jogadores

      • Dasse…

        Epá, oh Leão à Solta, eu se tivesse aterrado no Cacifo há quinze dias era capaz de te confundir com o Supercoiso…aquele para quem qualquer que seja o assunto, é sempre possível meter uma merda qualquer que “comprova as teorias” dele…

        Eu sei que falares do Rojo é teres discussão garantida, mas até isso parece coisa do SupaDupa, pá…

      • Riga,
        Concordo a 100% contigo.
        Mas não creio que e tornando a dar exemplo o Rojo, que apesar de ter mais talento que os restantes, com os seus 23 anos, faça parte do lote de jogadores que acrescentam know-how. Já os casos de Boulahrouz, do Pranjic, do Elias e do Evaldo, são diferentes, um por não querer, os restantes, por não se identificarem minimamente com o clube ( e isso é notório, pelo menos a meu ver ).
        Gostava mais de ver por cá um Hugo Viana ( podes insultar ), ou até o Ricardo Quaresma, ou então um ou outro grande internacional, com historia, titulos e nome, mas que já tivesse uma idade avançada, como fizemos/tivemos em tempos com o Peter Schmeichel ou com o André Cruz..

      • “O converge eu sei que não percebe muito da poda. Porque se eu lhe perguntar para me dizer as qualidades do Rojo ele nem vai conseguir responder…”

        E o converge fugiu…

        Ter opiniões em manada é fixe, nunca se é criticado, rema-se sempre para o mesmo lado. Atacar em grupo é bestial! Sente-se a força dos amigos e nem é preciso sacar de argumentos para vencer uma discussão. Basta achincalhar quem está em minoria. O ex-cacifeiro Mokambo que o diga…

        O único que defendeu o seu ponto de vista foi o Sá. Pena não me ter respondido depois às outras mensagens… Mas mesmo assim entrou em debate. O que o converge e os outros todos fazem é entrar na acefalia. Ainda agora Rojo errou em 2 lances neste último jogo… Se tivesse sido o Boulahrouz a fazer aquilo nem se podia aqui com os insultos… Mas como foi o Rojo (uma das vacas sagradas do cacifo) nem disso se falou.

        Foda-se, mas quem é que no seu perfeito juízo critica um jogador que é titular indiscutível da selecção argentina? Facundo Quiroga riu-se.

  10. Para não falar nos rumores, que tem as familiares dos putos ameaçados.
    Por isso ninguém diz ou faz nada contra este sr com medo de represálias.
    Era corre-lo a biqueirada para a PQP.

  11. Acho piada é verificar que a comunicação social finge que estas atitudes do balde são perfeitamente normais. Isto é escandaloso e já cheira a caso de policia.

    É a comunicação social que temos…

  12. Os juvenis guineenses do Sporting são assim tão bons que justifiquem que o SportingCP se rebaixe ao ponto de pôr as suas instalações desportivas ao serviço do Baldé?
    Não foram esses que deixaram fraca imagem no último campeonato de juvenis? Se calhar toda essa seita de guineenses anda por á apenas a emperrar a engrenagem…
    Como alguém já escreveu aqui, é pôr tudo em “pratos limpos”: ou querem o Sporting ou o Baldé. E se for essa a escolha deles, o dono deles que lhes arranje clube que lhes dê de mamar.

  13. quantos jogadores guineenses chegaram a um patamar elevado?????? mina? filão? diamantes? pró caralho!!!!! é SCP ou BALDÉ (de merda, já agora) … querem?? não!! RUA, todos …..

  14. Apresentar uma proposta a todos os meninos (e seus pais) que são representados por este gajo. Todos aqueles que não aceitarem são corridos do clube. Simples. Está na altura de mandar uma forte mensagem a toda a gente.
    O Sporting Clube de Portugal é grande e eterno, estes anormais sao apenas isso mesmo, uns anormais que daqui a uns tempos vão andar num slpash qualquer…

  15. Este cátio deve ser um mafioso de primeira. E deve ameaçar os familiares dos jogadores que ainda possam estar na Guiné. Vocês podem imaginar o poder que o homem terá naquele país, não podem? E a coacção física e o caraças! Deve ser jeitoso, deve.

    • n sei se ouviram o desporto na antena1, esse Baldé disse c todas as letras q o diretor geral do Galatasaray fui ter c o Bruma ao hotel da seleccao no mundial de sub.20 e ofereceu.lhe uma proposta de mais de um milhao limpos,pergunto o q é isto? a FPF cm permite uma situacao destas?

      • Eu digo mais, a FIFA não permite uma situação destas e a cabecinha dele está feita desde essa altura, nunca houve interesse em chegar a um acordo.

  16. Depois de ouvir o Cátio Baldé pode haver há ali matéria criminal grave, relacionada com exploração de menores, se ele não for o detentor do poder paternal sobre os mesmos.
    O MP deve abrir um processo crime imediatamente e o empresário tem de ser chamado a prestar declarações ás autoridades.

  17. É mais que óbvio que isto vai acabar mal para o Baldé: termina na FIFA com uma acusação de coacção e sequestro sobre menores.

    Bem sei que, infelizmente, em alguns países africanos a vida humana e o direito das crianças não têm a mesma dimensão do que aqui, mas felizmente, as nossas instancias regem-se por valores civilizacionais.

    por isso, Catio Baldé está condenado. Simples. Não pela ignóbil imprensa desportiva portuguesa que ainda exalta os seus feitos e o seu séquito de menores “escravizados”.

      • Riga,

        Eu não leio o CM. Falo de uma das poucas publicações em Portugal que tem capacidade para fazer investigação jornalística, com um mínimo de isenção. Se eu lesse o CM qualquer dia estava a escrever posts sobre “vaginas” e afins…

        Z

    • Acabará mal para o Galatasaray também, porque a FIFA costuma punir os clubes que abordam jogadores à revelia dos seus legítimos empregadores, com quem têm contrato. O próprio Baldé revelou na entrevista, que o clube turco conseguiu aceder ao hotel onde a Selecção estava hospedada e propôs ao jogador uma certa verba para assinar por eles.

  18. Bom… Vamos lá então pensar e falar no caso Baldé…

    Vou ser polémico. começando por dizer que estamos a fazer aqui uma tempestade num copo de agua e a hipervalorizar jogadores da formação. Mesmo no caso do bruma. Digo desde já que tenho sérias dúvidas que bruma venha a ser um jogador de primeiro plano. Já nem digo um fora-de-série. Baseio-me no passado para dizer isto mesmo. Não vejo muito jogadores da guiné bissau com qualidade futebolística internacional na idade sénior. Sim idade s-é-n-i-o-r. Nas camadas jovens são todos fantásticos… Mas se pensarmos no calibre de pessoas como Baldé, associado à falta de registos em países como o referido, não me surpreendia que muitos desses “talentos” estejam pura e simplesmente a fazer competição desleal com os nossos jovens.

    É tempo de dizer basta. Se pudermos fazer valer a nossa posição na justiça e relação ao bruma e sermos ressarcidos, tanto melhor. Quanto ao resto, para mim são mesmo para sair. Todos.

    Z

    • Infelizmente ainda existe muita coisa movida nalguma escuridão… cenários negros até…

      Transparência e claridade precisam-se nesta matéria das transferências de menores…

    • Z,

      A questão da “idade real” dos jogadores do Baldé.

      Como escrevi num post anterior relacionado com o “caso Bruma”, parece-me que a urgência do Baldé em capitalizar JÁ com a transferência do jogador tem, pelo menos em parte, a ver com a percepção de que a (desleal) “vantagem competitiva” que lhe é dada por estar a competir com jogadores mais novos, se vai diluir quando assentar arraiais nos seniores. E isso, no Sporting ou noutro clube qualquer, vai acontecer ESTA ÉPOCA!

      O que me parece, é que o Baldé tem medo que no final desta época se chegue à conclusão que afinal o Bruma não passa dum Djaló, ou na melhor das hipóteses, dum Varela.

      O que isto me faz pensar, é que independentemente de fazer valer de forma intransigente os seus direitos, o melhor que o Sporting tem a fazer é cortar de vez com este mercador de crianças, mesmo que isso signifique despachar a “mercadoria”.

      PS: quando falo de fazer valer de forma intransigente os seus direitos, falo de fazer deste biltre do Baldé O EXEMPLO – e isso passa por pegar em todo e qualquer pormenor “profissional” ou particular para o enterrar vivo.

      SL

  19. surreal.

    off topic: golas e fokobo junto com o plantel principal…..joão mário, esgaio, viola?.. andré santos, adrien, salomão? não me lixem..

    • Fokobo terá a haver com o numero de indisponiveis, não te esqueças que tanto o Rojo como o Ilori estão lesionados. O João Mario e o Esgaio, será por demasiada concorrência. Apesar de concordar contigo, André Santos, Adrien e Salomão deviam ser vendidos para a entrada desses mesmos.

      • Mas não servirão os jogos de apresentação para isso mesmo?
        Lembro me de vendermos o Ronaldo ao Manchester numa situação destas.

      • Como assim? Os jogos de apresentação servem para despachar pessoal, é isso que estás a dizer?? Ó Superleão, arranjei-te um amigo.. lol.

  20. eu li uma resportagem sobre o catio, há umas semanas e aquilo é assim

    são os próprios pais dos miúdos guinneeses que ligam para o balde e para o contacto dele na guine a implorar que eles tragam os miúdos para Portugal, ou a implorar para eles os irem ver jogar no meio da rua para ver se os podem trazer.

    e depois até aos 15 anos basta os pais assinarem que o balde passa a ser o responsável por eles cá, eles aos 15 anos podem assinar contrato de formação e tem de ser assinado pelo jogador e pelo tutor legal, neste caso o balde. e so aos 18 podem assinar contrato profissional de longa duração( ao fazerem antes so pode ser de 3 anos) e ai já não é precisa a assinatura do tutor

  21. Baldé esclareceu ainda o Galatasaray, durante a realização do Campeonato do Mundo, entrou no hotel da seleção Sub-20 para conversar com Bruma e oferecer um contrato de «1,5 milhões de euros limpos por ano».

    Mas andamos a brincar com esta merda? Isto é crime caralho

  22. -«Houve mesma tentativa de rapto, não sei onde, mas houve.
    -Com toda esta polémica, não tem ambiente para voltar ao Sporting.
    -Bruma não tem o equilíbrio nem a estrutura mental para regressar ao Sporting»
    -«Vamos aguardar, mas o diálogo com o Sporting nunca esteve fechado
    -mas garantiu que «tudo está em aberto»

    mas este palhaco consegue dizer isto tudo junto, em cerca de 5 minutos sem se comecar a rir da estupidez dele proprio??
    sera que ele nao se consegue ouvir a ele proprio??
    nao havera por ai nenhum reporter sportinguista que pretendendo ir fazer uma entrevista lhe enfie o microfone pelos cornos abaixo?? sei que os microfones estao caros e nao se podem estragar mas seria por uma boa causa…

    Deus realmente quando passou por aqueles lados ja devia ter esgotado a inteligencia toda, e só lhes deixou trampa cinzenta, em vez de massa encefalica…

  23. Eu aceitava a primeira proposta que aparecesse pelo Bruma – do estrangeiro, entenda-se – e corria com todos os putos que andem a ser representados, criados, educados ou abusados sexualmente pelo Baldé, bons ou maus, pretos ou brancos. Não se trata de prejudicar a carreira do jogador porque aos 15 nem sequer tem carreira, nem de hipotecar a formação de Alvalade porque a Guiné não é propriamente conhecida por ser uma mina de talentos Assim, evitava-se no futuro casos como o Bruma, desde chantagens a simulações de rapto, tirava-se o pão da boca ao Balde de merda e mandava-se msg lá para fora: “Queres ser formado aqui? Não te dês com merda em “Balde”.”

  24. Já agora cada vez admiro mais o adrien. Além de ser provavelmente o unico do plantel que tem as cotas em dia, nao tem empresário. Na prespectiva do scp se o quiser mudar para outros ares é que pode ser mais dificil nao ter empresario mas acredito que este ano ele irá convencer os sportinguistas

  25. Compreendendo e respeitando a tua opinião do Zandonaie de de outros, penso mais uma vez que a soluçao nao será a ruptura total.

    Explico: Em relaçao ao Bruma concordo em parte contigo, ou seja, a partir de agora a estrutura mental do jogador, perante este desgaste todo, torna-o mais fragilizado e dificilmente poderá fazer uma epoca em cheio no Sporting. Mas. por outro lado, ainda estamos num ponto de reversibilidade. Isto é, se o jogador rapidamente provar que errou, que está arrependido, então tem valor suficiente para lutar por um lugar que, até agora, parecia indiscutivel mas a ver pelos outros talentos torna-o em apenas mais um. Leonardo Jardim irá recebe-lo de braços abertos e a equipa fica a ganhar.

    Bruma nunca foi o melhor do Mundo mas tambem nao passou a ser o pior do Mundo. Não arranjemos refúgios mentais ou intelectuais e passemos agora a dizer que tudo o que é guineense é mau. Há um aspecto fundamental que o Cherba realça (e muito bem!) no seu post: o Sporting nunca ostracizou o jogador! Porque sabe que o jogador foi coagido.

    Nao tenho a mais pequena dúvida que Catio Balde e Bebiano depois do Mundial tiveram mai ou menos um diálogo assim com Bruma:

    Catio: “Já viste, Armindo? O Sporting nem sequer te ligou a dar os parabens!”

    Bruma: ” Epá, mestre, mas eu limitei-me a jogar tal como os meus colegas. Eu não quero os parabéns, os parabens devem ser para a equipa”.

    Catio: “Sim!, mas tu és o Bruma, tu és a estrela da companhia!”

    Bruma: “Não! eu só sou mais um. É isso que me ensinam desde que jogo futebol. o importante é o grupo!”

    Catio : “Não, Armindo , tu estás enganado. Tu és a ESTRELA!. E, depois, Armindo, o que é que eles fizeram contigo? O que é que o Sporting fez por ti?!”

    Bruma: “Tiraram-me da pobreza, mestre.A mim e á minha mãe. Deram-me a mão, mestre, náo é verdade? tu proprio disseste isso muitas vezes. Pagaram-me os estudos, pagaram-me as viagens para a minha mãe. Puseram-me comida na boca e fizeram de mim o jogador que sou”

    Cátio: “Por interesse, Armindo. Por interesse! Para ganharem dinheiro às tuas custas . isso chama-se exploração. Ninguem olha por ti, só eu, eu sóu a tua familia, ouviste Armindo?! quem te enviou mensagem depois dos jogos? eu. quem te deu os parabens? eu! quem fala com a tua mae todos os dias…?

    Bruma: “Já agora, mestre, eu nao falo com minha mae há meses. gostava de falar com ela. ela ajuda-me a pensar melhor.

    Catio: “nem pensar, Armindo. nem pensar! a tua mae está muito abalada e muito desgostosa com tudo isto. ela me disse que o melhor é tu teres alguem a tomar conta de ti. ela acha que a familia deve estar junta e me disse que o melhor é estares com o teu irmão em Inglaterra, o Mesca. eu agora sou a tua mae e o teu pai. e quando tudo estiver resolvido a tua mae viaja para inglaterra e tu vais viver com a familia toda junta, como deve ser. Deixa comigo e tu vais ver. deixa comigo”

    o resto é a história triste que sabemos…
    ………….

    nao me lixem: Bruma é mais vítima do que culpado . Vítima dum mercado de manipulação de alguem que viu um filáo de ouro inesgotável. O Sporting sabe disso. Portanto, a resolução tem de passar pelo entendimento. Quando Bruma jogar e marcar ou der a marcar, eu serei o primeiro a aplaudir.De pe.

    • concordo

      este pessoal que agora diz que não quer o bruma nem o resto dos guineenses, serão os primeiros a aplaudir quando o bruma fizer uma grnade jogada, ou um grande golo. ai as pazes com os adeptos ficarão feitas.

      no fundo isto tem sido mais a reacçao do balde ao facto de agora não ser o único com quem a direcçao fala.

      mas acredito que as coisas se irao resolver, mas não é deitando abaixo os jogadores que isso ira acontecer

      • Só não quero é ter o “resto dos guineenses” a fazer o mesmo que o Bruma daqui por 3 anos. Perder uns quantos “talentos” se corrermos com Baldé e os que tão sob tutela dele não me parece grande dano.

    • Converge concordo muitas vezes com o que escreves, hoje não é um desses dias.

      Para mim chega de defender também este tipo de jogador. Se fores bem formado, bem educado, seja quem for o empresário, faça o que ele fizer, tens que ter estrutura mental (qué esta merda?) e humildade para nunca cagares no prato onde comeste.

      Por muito que catios e bebianos, pinis e o camandro te desencaminhem acima de tudo deves lembrar-te quem te deu a mão… E vou te dar um exemplo um pouco desfazado mas acho que vais entender…

      Fala com qualquer pessoa que tenha passado pela Casa do Gaiato. Se vires nos olhos e nas palavras dessas pessoas o agradecimento que sentem por essa instituição ficavas desarmado.

      Porque não ver o mesmo sentimento nos jogadores mais jovens do Sporting? Quem são antes de chegar à Academia? Quem está lá para os orientar, os ensinar, “investir” neles para que se tornem o que sempre quiseram ser? Quem acredita neles? E não me venham com a conversa que o Sporting lucra com a miudagem! Deve andar ela por ela… Os custos que temos com o proveito económico que dali advêm.

      • Mas ó quimberto, quem te garante que estes jogadores tenham uma grande estrutura mental? que garantias é que há que nestes jogadores, muitas vezes de familias desestruradas, sem noções básicas de educação, tanta e tantas vezes explorados pela propria familia que vê neles a maneira mais rápida de fugir a uma pobreza mais do que anunciada, quem garante que estes Brumas tenham a tua ou a minha educação e que os faz aos 18 anos (continuo a pensar que ele tem 18 anos) ter inteligencia ou a capacidade crítica que tem por exemplo, o Dier?

        Nao quero transformar esta questão numa discussao sociológica mais profunda mas parece-me evidente que há nestes jogadores um défice educacional que os desprotege e os torna presas fáceis da tirania do dinheiro. tu não vês o Bruma acompanhado pelos pais como vês no Dier, por exemplo. Es´ta certo que há casos ímpares como o caso do Cissé (refugiado) ou o caso do Bebé (que veio da Casa do Gaiato), mas esses nunca tiveram sanguessugas mercenários como o Baldé a fazrem-lhes a cabeça.

        A questão que eu coloco aqui é só uma; quem é o nosso inimigo? os Brumas ou os Cátios Baldés, Bebianos ou Zahavis?

        Os clubes são reféns dos jogadores. Os jogaodres são refens dos empresarios. E o futebol está refém do dinheiro. No meio deste circo , o jogador é mais o palhaço. Rico, é certo, mas não deixa de ser o palhaço.

    • Converge,
      Só entendo este teu comentário na perspectiva de…. não desvalorizar um activo.

      Caso contrario…. esse jovem e todos os outros que ousarem desrespeitar a instituição Sporting Clube de Portugal ….. Vão cûm Caralho!

      E se não for assim… nunca nos vamos dar ao respeito!

      (Dinheiro ajuda…mas não é tudo!)

      • Certamente, que é muito nessa óptica, Tadeu. Eu nao sou a Santa Casa da Misericórdia, portanto estou-me a cagar para o resto. Sou tão humano como cada um de vós, tenho um filho pequeno, e por isso se quisermos falar de aspetos humanos, então vamos falar das crianças-soldado da Somália! Se calhar há muitos Brumas em potencia que em vez de lhe darem uma bola para os pés, puseram-lhe uma Kalashnikov nas mãos. A questão não é por aí.

        A questão é meramente empresarial. Por isso BdC disse que nao gere o Sporting pela blogosfera: Bruma é, por estes dias, quer queiramos quer não o nosso maior ativo financeiro. E um dos maiores desportivos. Qualquer decisão empresarial que procure a ruptura e não o conciliamento (desde que este seja possivel e querido pelo jogador) vai ter como prejudicados…o jogador e o Sporting.

        Perder o entendimento com o jogador, radicalizando as posições e fomentando a ruptura, é perder a batalha para…os empresários.

    • Converge,

      O Bruma, se quisesse ou tivesse cabeça para isso, em vez de andar por Odivelas de Mercedes a tirar fotos com gajas, já se tinha apresentado no Sporting. Se não o fez é porque acha mesmo que o Baldé é o maior, até lhe deu uma limusine para ele se entreter em “pimp my ride” a engatar gajas em Massamá, e agora é que vai ser porque até o vai por a jogar no Chelsea ou no Marselha ou no Galatasaray a ganhar rios de dinheiro – É ISTO QUE ESTÁ NA CABEÇA DELE, E ELE ESTÁ-SE A BORRIFAR PARA O SPORTING. PONTO!!!

      O Sporting nunca ostracizou o jogador. Pois não. Mas não acredito que seja pela razão que referes – contar com ele para uma época em cheio. Acho que o Sporting tem feito todos os possíveis para que ele não possa ter absolutamente nada a apontar ao Clube, para depois vir alegar falta de “condições psicológicas” – exactamente o contrário do cenário que o Baldé se tem esforçado por pintar. Mas para mim, o Sporting só está à espera da conclusão do processo para o negociar.

      Sinceramente, achas que ele tem MESMO condições para jogar no Sporting? A todos os níveis.

      Gostei da “tua” história, mas só vejo o Baldé a falar…do outro lado, o que vejo, é o Bruma na maior, a tirar fotos todo contente. Manipulado? Se calhar. Provavelmente. Foda-se, mas ele é algum inimputável? Não tem um dever de responsabilidade? O que defendes só dá razão aos Futres desta vida, coitadinhos, sem responsabilidade nenhuma pelos actos que cometem, e anos depois contam a “história” deles a rir-se da esperteza saloia…

      Caro Converge, se o Bruma está a ser manipulado, só o vai perceber quando se der conta das consequências dos actos para os quais, na melhor das hipóteses tem dado a sua anuência.

      Desculpa lá a franqueza, mas para mim, o dia em que (se…) o Bruma vestir outra vez a camisola do Sporting, o que EU vou sentir é NOJO. Se marcar algum golo, vou ficar muito feliz PELO SPORTING, e fazer por esquecer que foi ele que o marcou.

      @rigaboss

      Tu nem as pensas…

  26. Acho que seria interessante estudar este fenomeno de jogadores talentosos nas camadas jovens provinientes da Guiné Bissau. Recordo-me de alguns jogadores-promessa nas camadas jovens portuguesas ( Toni , campeao do mundo sub-20, Petit e Ednilson formados no Boavista, entre outros ) que acabam por nunca ter uma carreira brilhante, no entanto fizeram contratos fabulosos na sua “promissora idade”. Ou estamos perante um fenomeno de desenvolvimento precoce na idade juvenil e envelhecimento precoce na idade senior ou entao a idade não corresponde ao BI. Deviamos avaliar a genetica destes guineenses ou investigar pedir ao tutor para nos informar do processo de registo de nascimentos dos mesmos.

  27. Eu só acho incrivel é como este empresáriozito da treta, este gajo sem escrupulos, assume toda a merda que faz e as autoridades portuguesas nem vê-las…

    A comunicação social tão interessada numa merda de um contrato entre o Sporting e Montero mas deixa passar em claroe sta mina de ouro que é uma reportagem sobre escravatura moderna!

    e por favor, a todos os cacifeiros parem de defender o Bruma! Qualquer um de nós aos 18 anos já eramos responsabilizados pelas merdas que faziamos e se fosse preciso ainda comiamos uns bons tabefes dos nossos pais. Este merdas, que não tem outro nome, prefere cagar no prato onde comeu muitos bons anos! E mais nada!

    • A questão aqui é:

      O Balde de merda admite publicamente que o Bruma foi aliciado por outros clubes enquanto mantinha contrato com o Sporting.

      Não sei exactamente o que prevê a lei, mas tanto quanto sei isto é crime.
      Não será caso para reencaminhar para a FIFA?

  28. eu já estou farto desta história toda, mas preferia que se resolvesse tudo a bem! O balde tem-se revelado um mercenário mas eu acho que há sempre espaço para o diálogo (parece-me que ele está finalmente a perceber o quão errado está).

  29. Foda-se, mas que país é este e que regras de emigração são estas que um cabrão que é sócio de uma sociedade unipessoal que tem dívidas ao Estado lhe vê renovado Título de Residência? Já não chega andar a alimentar os ladrões locais, ainda andamos a importar malta para nos enrabar? Quem vem para trabalhar e fazer vida honesta, tudo bem, mas quem vem para roubar tem de ser corrido…

  30. Ora, resumindo o dia de hoje, dada razão (porra, não me lixem) ao Sporting no caso em que o jogador quebrou o contrato que o ligava ao clube, segue uma factura do valor da cláusula que prevê a resolução unilateral do contrato (30 milhõezitos) para Istambul, com uma cópia para a Fifa um manguito para a guiné, certo?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s