É hora de voltar a casa

Há coisas que não se explicam. O que sinto quando chego ao Estádio José Alvalade, é uma delas.

Longe vão os tempos em que tinha que apanhar um barco e, depois, um metro, para chegar a Alvalade. O velhinho. Com a 10-A, com a Nave e com um campo de treinos mesmo ali ao lado, perfeito para faltar às aulas da faculdade e ir ver o Balakov a treinar livres que eu tentava imitar (mas com o pé direito).
A viagem começava cedo, pela manhã, porque isto de ser-se doente pelo Sporting faz com que o apito inicial comece a ser vivido com demasiadas horas de antecedência. E os contorcionismos estomacais iam aumentando de intensidade, à medida que sentia a proximidade de Alvalade. Era o tempo das almofadinhas para a bola, das concentrações no Saladanha para percorrer o resto da distância a pé, de ser responsável pelo meu irmão que raios me partissem se tivesse sido de outro clube que não do Sporting, de devorar um pack de nougat para adoçar a garganta, de ter alguém ao lado com um rádio de bolso para não perder um pormenor, de apanhar chuva durante 90 minutos e ter que regressar à margem sul com a roupa a secar no corpo.

Hoje, os tempos são outros. A chuva só me molha a caminho do Estádio, o meu irmão já não precisa que eu tome conta dele, os nougat estão fora de moda, os smatphones amplificam as mais-valias dos rádios, o barco e o metro foram trocados pelo carro, as almofadinhas não passam de memórias bonitas. Os treinos são demasiado longe e não dá muito jeito faltar ao trabalho (a não ser que tragam o Balakov de volta), a 10-A só se abre com o coração e a Nave aterrou em planeta incerto, à espera de uma réplica ali ao lado de um novo José Alvalade onde um iluminado resolveu transformar a pista de atletismo num fosso, onde as cheerleaders sodomizam o Jubas.

Mas houve algo que não mudou: o que sinto quando chego ao Estádio José Alvalade. É como vos digo; há coisas que não se explicam. Como esta, de estar rodeado de milhares de desconhecidos e de ter a certeza que estou em casa

 

este texto foi originalmente publicado aqui.

Anúncios

363 thoughts on “É hora de voltar a casa

  1. Apesar das contratações poderem não ser as melhores, da classificação não ser a mais desejavel e muitas outras situações, os verdadeiros SPORTINGUISTAS sentem o clube!!!
    O teu texto personifica o verdadeiro Sportinguista!

  2. Raios ma partam se não é exactamente assim como descreveste.!
    Posta soberba e como infelizmente hoje não me poderei deslocar à nossa casa, estarei longe apoiar o nosso grande amor.
    Ser do Sporting é ser diferente, ser do Sporting é ser tudo aquilo que os outros não são: fiéis, dedicados, resilientes mas sobretudo esperançosos que o melhor ainda está por vir.

    SL

  3. Excelente texto que me avivar certas memorias mais antigas, curioso como recordar o velho alvalade nos traz tantos sentimentos mistos.
    Enfim, os tempos são outros mas com calma e competência voltaremos há gloria dos velho estádio.
    …ahh e já agora construir o pavilhão ,já que a pista parece-me fora de hipótese, infelizmente..

  4. Nao ha sensacao como abracar um desconhecido em pura alegria quando o Sporting marca um Golo…

    Gritar Sporting em coro e esperar o retorno do outro lado do Estadio.

    Hoje nao vou poder ir. Mas olha se poderem comam um nougat por mim!!!
    E abracem um desconhecido. Qualquer dia posso ser eu.

    SPORTING

    PS – “onde as cheerleaders sodomizam o Jubas.” isso e so para aquecer, quando vamos para os balneareos a historia e outra :P

    • Outro aqui, que não entende essa postura. Como não entendo, embora aceite, quem diz:

      “Para que é que vou ver um jogo ao estádio, no meio do barulho e da confusão, quando todos os jogos importantes são transmitidos pela Tv, e posso estar no sossego do meu sofá e ainda tenho as repetições?”

      Como se tivesse alguma comparação. O futebol a sério é no Estádio. E é pra chegar com a antecedência que dê para despejar umas quantas.

      Hoje não posso ir, tenho quase 1000 km de Atlântico a separar-me da capital. Mas quero sentir uma gota do ambiente em casa, e conto com os 35000 para mo transmitirem.

      SL

    • Muitas vezes cheguei atrasado por estar dependente de transportes publicos + trabalho a acabar bem perto da hora dos jogos (segundas). É uma porcaria, mas não critiquem as pessoas nessa situação.

      Já o sair mais cedo: NUNCA!

    • Eu já não posso dizer o mesmo quanto a isso.

      Chegar atrasado, só se houver algum problema à entrada do estádio.

      Mas já saí duas vezes mais cedo do estádio. As duas vezes contra os lampiões.
      Da primeira vez decidi sair do estádio, por volta dos 90 minutos, quando o Djaló a receber um passe deixou a bola passar por debaixo do pé para fora da linha lateral. A segunda vez foi no ano passado. Aos 85 minutos não aguentava o que se estava a passar. Estava a fazer mal ao meu sistema nervoso.

      Foi errado? Foi. Mas mais do que jogar mal, o que não conseguia aguentar era aquele sentimento de impotência e displicência que ia desde os jogadores à equipa técnica.

      Felizmente que estamos a caminhar para um novo ciclo de esforço, dedicação, devoção e, se todos nós ajudarmos, de glória.

      SL e até logo!!

  5. Grande dia, hoje. Acordei com aquela sensação de puto, quando se abre os olhos e se sabe que nos espera um dia agradável. Todos a Alvalade!
    Cherba, eu preferia sempre as mini queijadas em papel ao nougat! O momento que eu mais gostava, como já fiz questão de referir noutros blogs, era a entrada pelo topo sul. A rampa era assim subida e dava para ver o topo norte. Sentia-se o cheiro a fumo e tabaco e é difícil explicar o que sentia quando olhava para o lado direito e via a curva sul. Hoje voltamos a ter curva sul e esperemos que seja em grande.
    Cacifo, amo-te Sporting.

    • “A rampa era assim subida e dava para ver o topo norte. Sentia-se o cheiro a fumo e tabaco e é difícil explicar o que sentia quando olhava para o lado direito e via a curva sul.”
      Tal e qual!!Foda-se ainda hoje tenho em memória o arrepio que senti da primeira vez que dei de caras com o interior do estádio exactamente daí!!foi há 25 anos…belos tempos!

  6. ” não dá muito jeito faltar ao trabalho (a nao ser que tragam o Balakov de volta)” ehehmuito bom, apoiado!

    Parabéns, mais uma vez caro comandante Che, pela tua fantástica narrativa. Escrever assim intensamente só para quem está apaixonado. E vives essa paixao pelo nosso sporting como ninguem. Aliás essa nao é uma doença. É saude pra caralho.

    Hoje infelizmente nao vou poder estar presente. Mas vai estar a minha alma leonina.

    Hoje…o primeiro dia do resto da vida do nosso querido Sporting.

    Viva o Sporting!

  7. nisso tens razão o tempo de ir 6 ou até mais horas antes para o estádio já acabou, não existe nada, a não ser os amigos nas roulottes, que me façam ir muito mais cedo para o estádio.

    grande parte da espera mítica, com jogos de Hóquei, Voleibol, Andebol, etc na velhinha nave antes do jogo à torreira do sol (bons velhos tempos) ou sob chuva incessante terminaram, e com isso parte da magia que existia

    independentemente disso e antes do meu futuro profissional correr comigo de Portugal, lá estaremos :D

    SL

    • Hoje sei que vou sentir aquele arrepio de novo, aquela pele de galinha. O entusiasmo de ter o Sporting perto de mim outra vez, saber que podemos estar lá de novo para cantar, para bater palmas quando a bola rasa o poste, gritar bem alto quando a bola entra. Ir á bola… ir á bola ver o nosso Sporting com aqueles que amo é um dos meus grandes prazeres desta vida.
      TE AMOOOOO SPOOOORTING !

    • Como eu!
      Mas o “a não ser que tragam o Balakov de volta” do Cherba fez-me pensar q era capaz de pagar a viagem de aviao só p o ver jogar …
      De qq modo as próximas 3 semanas estou em PT e conto ir ver 2 jogos. Finalmente levo os meus putos ;-)

  8. Lá estarei, todos aos Estádio porque os jogadores, a equipa técnica, a Direcção precisam de sentir que estamos com eles e prontos e armados para mais uma guerra… SPPPPOORRRRTING!

  9. Acabei de enviar um email para o Canal de Tv que vai transmitir o jogo deste clube de merda. Porque razão emitem o jogo do 7º classificado do Campeonato Português?! Porque razão não transmitiram os jogos de apresentação do Estoril, do Paços de Ferreira e do Braga ? Tal mostra falta de respeito por estes clubes, que neste momento representam o futebol português na Europa, sendo que o SCP não obstante o seu período áureo nos tempos do fascismo, é considerado uma anedota em todo o Mundo. Especialmente no Brasil onde os adeptos dos Clubes dos reforços Welder e Magrão riem a bandeiras despregadas por essas mesmas contratações!

    • E calares – te vai para o galinheiro ganhas te muito so meloes e clube de merda e o teu com um presidente que mais dia menos dia vai fugir do pais como o outro a vossa memoria e curta.

      • A TEORIA DO MELÃO ULTIMAS 2 ÉPOCAS
        ===================================

        Melão nº-1 : Ser eliminado pelo A. Bilbao nas meias da Liga Europa
        Melão nº-2 : Perder a Taça para a Académica
        Melão nº-3 : Ficar em 5º lugar no campeonato 2011/2012; não ganhar qualquer título nessa época
        Melão nº-4 : Ser eliminado na liga europa pelo poderoso videoton e outras equipas do grupo que já nem me lembro do nome, tão poderosas eram
        Melão nº-5 : Ser eliminado na Taça de Portugal pelo poderoso Rio Ave
        Melão nº-6 : Ser eliminado na Taça da Liga já nem me lembro por quem, sendo o Rio Ave um deles
        Melão nº-7 : Ter ficado no brilhante 7º lugar no Campeonato Nacional 2012/2013
        Melão nº-8 : Ter ficado de fora nas competições europeias 2013/2014
        Melão nº-9 : Ter sido considerada a hipótese de descida de divisão que só escapou em virtude arbitragens habilidosas que mostraram que os árbitros tiveram pena do spórdém
        Melão nº-10 : Para começar bem a época 2013/2014 perderam os reforços Silvio, Farina e Pizzi para o rival apenas e só porque não têm dinheiro para mandar cantar um cego

        Por isso se quiserem comparar o nosso “melão” com o vosso estão à vontade. Mas como são tão néscios ( se não souberem o que é vão ao dicionário ) há muitos que vão preferir o vosso …

      • Epá, não respondam a este atrasado mental. Ele cansa-se. Já vimos todos que a vida dele depende do Sporting, porque é o Sporting que o faz respirar. Pelas razões erradas, mas é do Sporting que vive, daí vir para aqui dizer merda atrás de merda, quando devia estar nos blogs de merda do melão, que são muitos e cheios de nada! Deixem-no falar, que ele cansa-se. O Cherba depois faz o resto, apagando esta verborreia nojenta! Eu em cinco minutos falava das teorias do melão do tipo, mas nem vale a pena. Lembrar-lhe só que não há memória de termos vivido uma operação coração, que é só a coisa mais baixa e incrível que um clube futebol pode viver. Está no currículo deles e é deixá-lo reflectir sobre a merda que representa o clube dele. É deixá-lo a falar sozinho. Vamos a isso?

        SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!

    • Foste mesmo cagado, é que não dizes nada de jeito, tens o neurónio em curto-circuito.

      Não tens nenhum espaço para comentares noticias do clube de carnide? Olha vai ver se já chegaram mais jogadores, é que já têm quase 120 galinhas… Aproveita e a seguir mata-te…

      Triste do caralho…

      • Lol. Barbas a fazer de si proprio e de rabeta num anuncio. Só falta agora o Taxista assumir se tambem. Ser do benfas é suficientemente humilhante por si só. Nao devia significar também ser rabeta.

    • nunca ficaste em 7o, mas pela conversa, já deves ter ficado em 1o…

      na lista do Barbas…
      isso é tudo saudades??? é que se sentes a falta dele, nao é aqui que o encontras, tens de ir pregar para outra freguesia, isto aqui é para homens, nao para… aahh, pois, ahhh trogloditas homosexuais??, (porque nao misturo homosexuais com aquela coisa aberrante que aparece no anuncio)
      foda-se e pensar que uma vez estive para ir ao restaurante dele, felizmente consegui convencer quem estava comigo a entrar no outro ao lado que está de frente para o mar…mesmo tendo sido á coisa de 10 anos, tenho a impressao que se tivesse entrado lá, ainda ia vomitar agora o que lá tivesse comido…como diziam os vendedores de lotaria: há horas de sorte ahahah

  10. Vivo em Angola e nao poderei ir ao estadio, e digo mais sou Angolano, mais o meu nosso grande Amor SPORTING, merece que todos que no estadio estiverem transmitam o carinho dos que nao estiverem, Cherba, nao vivi essas memórias mais pela forma que descreves ate imagino como era, parabens para os felizardos que no estadio estiverem.
    Um abraço leonino a todos SPORTINGUISTAS, pelo mundo.

    • Boa Martucho. Eu nasci em Angola e muitas saudades tenho pois já não vou aí há uns 38 anos! Muito gostava eu de ver a Baia das Pipas. QUE SAUDADES! se tiveres por ai imagens dessa praia diz qualquer coisa. Passei tempos da minha infancia maravilhosos nessa praia!
      Muitas baleias vi, muitos tubarões salvei …..
      Não poderei morrer sem um dia ai voltar!
      Pena que a vida dê tantas voltas!
      Se tiveres imagens ou algum blog conhecido com imagens daí diz qualquer coisa!
      Abraço!

  11. Grande Cherba…. Tambem eu tinha uma almofadinha daquelas verdes! E sonhava com os livres do Bala.. Faltou-te aí só a referência aos bons últimos anos do estádio com a Cervejaria Leonina (que falta nos faz uma parecida!) SL

  12. “onde as cheerleaders sodomizam o Jubas.”

    Ahahahahaha !!

    Pois lá estarei para a apresentação dos nossos craques, confesso que já estava com saudades.

    SL

    • A palavra “Saldanha” é com “S” maiúsculo. A palavra “não” leva um til no “a”. Assim como “Leão” no teu nickname. Com tanto erro, ao menos não erres no nosso animal, cacifo! Se é para comentar neste blog é para escrever sem erros. Vê lá se te animas.

      • Eheh, isso é que foi sentido de oportunidade, Well done!!
        Ele de facto é mais um Lampião Desanimado que gosta de vir aqui meter-se com as pessoas…

    • Depois de “É saldanha e nao saladanha” (?), devia haver um ponto final.
      Por outro lado, “se é para … é para…” fica cacofónico, tratando-se de uma repetição que deixa antever pouco jeito para a escrita.

      Mandar uma “boca” sobre uma óbvia gralha acidental no meio de um texto longo e bem esgalhado define bem esta triste e desanimada alma, que numa curta frase que nem uma linha ocupou fez mais erros que o Cherba em 4 composições.

      Cresce e desaparece, já diziam lá em cima.

  13. Amigos sportinguistas,

    Off Topic:
    Viram que o Benfica deu o nome do nosso sportinguista, Cosme Damião, ao museu?
    Perguntaram à neta se alguém da família é do sócio do Benfica e ela, para surpresa dos jornalistas burrinhos, disse que não mas que estava muito emocionada.
    Aquilo está-se a tornar num clube anedótico.

  14. Estas linhas são para os fulanos dos slb que por aqui passam neste espaço para Sportinguistas.

    ………(slb= serão leiloados em breve…)

    slb o “grande” clube da operação coração….o clube de seis milhões…..

    Passo a citar um breve resumo desta “célebre” história:
    para justificar um mau resultado de um jogo em casa perante os seus simpatizantes …Manuel “gamásio” um dos grandes presidentes deste clubeseco, inventou esta anedota numa conferencia de imprensa.
    Até hoje….a porcaria desta lenga/lenga nunca foi desmontada…especialmente pela imprensa “bermelha”…que continuamente alimenta esta versão…..do sr. Manuel Damásio.

  15. Oftopic:

    Era isto que eu gosta de ver os nossos adeptos sempre… em Alvalade ou em qualquer outro estádio….

    Uma prova que os clubes não são grandes pelos títulos que ganham…. mas sim são são grandes pelos SEUS ADEPTOS…. Liverpool FC em melbourne com um estágio cheio a cantar o seu hino….

  16. Peço a algum cacifeiro que vá postando as incidências de hoje. Infelizmente só consegui arranjar bilhete de avião para hoje e infelizmente vou perder o jogo de apresentação (foda-se!).

    Off-topic:

    Gostava que se mudasse a numeração do plantel para o tradicional (1 a 22). Já ando um bocado farto dos 57, 82 e 41. Assim sendo, eis a minha numeração:

    1- Patrício
    2- Cédric
    3- Dier
    4- Ilori
    5- Rojo
    6- William Carvalho
    7- Carrillo
    8- Labyad
    9- Cissé
    10- André Martins
    11- Capel
    12- Marcelo
    13- Maurício
    14- João Mário
    15- Welder
    16- Wilson Eduardo
    17- Montero
    18- Esgaio
    19- King
    20- Viola
    21- Rinaudo
    22- Magrão
    23- Adrien

    E os da B continuavam a partir daí. Faz-me uma certa confusão ver o nosso lateral direito titular com o 41, o nosso organizador de jogo com o número do anão porco e outras atribuições de números sem qualquer sentido a nível de marketing. Uma camisola 10 do André Martins vai vender muito mais do que a 28. Um Carrillo com a 7 vai motivar mais o jogador e vender mais camisolas do que o 18.

  17. Lindo, Cherba. Obrigado! Dói estar tão longe em momentos como este. Felizmente, hoje em dia, graças aos à interne e aos gajos porreiros que lá põem os jogos, dá para ir acompanhando. Mas, não há nada como uma peregrinação a Alvalade.

    Força Sporting!

  18. Grande post… Sinto o mesmo, sinto me em paz no estádio, somos todos uma família ali, da última vez que lá fui ver um jogo (moro a 500km de Lisboa por isso não é muito fácil ir e vir) por acaso encontrei família que vive em Lisboa no estádio… O Sporting é gigante… E por muito que tentem, nunca acabará!

  19. Post soberbo!

    Importante não descurarmos q esta vai ser uma época muito difícil… Temos de ter os pés cravados na terra…
    O apoio à nossa jovem equipa tem de ser constante… Assobiadelas aos nossos jogadores nunca durante os 90 minutos!
    O que fizemos ao Nani e ao R Patrício… Shame on us! Não se pode repetir!

    Tenho pena de hoje ir assistir ao adeus do R Patrício…

    SL…

  20. Para mim, é o rectângulo mágico, aquele verde quase sobrenatural, a chamar como um farol, não, farol não, é mais como uma sereia, o seu canto irresístivel a vibrar no coração.
    No estádio, o silêncio emocionado com que se vence o labirinto de corredores,
    em cada esquina um amigo, em cada rosto igualdade,
    e no fim, o relvado
    Aquele espaço em que o Sporting é como que um superlativo de si próprio.
    Sento-me, respiro fundo, olho à volta , não importa quando começa o jogo: hoje já ganhei.

  21. Nostalgia?…

    Futebol era com sol, luz do dia… de noite só mesmo noites europeias.

    É levar umas sandochas (e bebidas, sim, porque entrava nos estádios com latas e garrafas de vidro) para comer durante o intervalo.

    E já agora, com o pessoal equipado de 1 a 11.

    Ah, e as botas eram todas pretas (que orgulho eu tinha nas minhas chuteiras, engraxadas), nada dessas rabichices coloridas e fluorescentes..

  22. É como o Jusko disse, ir à bola ver o Sporting é como comer ou respirar. Já há 5 anos que vivo em Angola, renovo gamebox todos os anos sem saber quantos jogos vou conseguir ver. Na temporada passada consegui ver 3, este ano não sei se chegará a tanto. Normalmente, o jogo de apresentação é um dos poucos garantidos porque coincide com o meu período de férias. Este ano, devido aos filhos da puta da TAP e da TAAG, só consegui viagem para hoje na KPLM e ainda por cima com uma escala em Amsterdão. É fodido. Pelo menos ainda apanho o jogo com o Arouca.

  23. O ano passado não fui uma vez a Alvalade foi o que todos sabemos! Há dois anos… Fui a todos os jogos da Liga Europa em Casa… Foi o que sabemos… Em 99/00 fui ao jogo de apresentação e fomos campeões! Hoje… VOU AO JOGO PAH! SPORTINGGGGGGGGGGGG VAMOS EMBORA LEÕES!

  24. off topic:

    porque razao a “nossa” C.S. nao faz uma investigacao á noticia de ontem em que o A. de Madrid diz que ontem, repito ontem garantiu o passe de Roberto, (aquele galactico guarda redes), quando foi comunicado á CMVM á 2 anos que ele teria sido vendido??
    mais uma Manuea ferreira leite? agora na CMVM? continuam a atrofiar todas as declaracoes fiscais e nada acontece??
    realmente ser benfiquista , alem de ser atrasados e rabetas( publicidade dixit), sao constantemente emgrupidos por quem manda no clube…e pelos vistos gostam…ah ganda orelhas….

    portanto: Roberto-8.6 milhoes á 2 anos… mais quanto ontem?? penso que se deveria chamar a partir de hoje o Roberto Messi do Benfica…(só um momento, estou a pedir desculpa ao teclado por ter escrito esta palavra…)
    estes negocios, ninguem investiga? Srs directores dos jornais, isto é jornalismo…sabem o que é isso?? trabalhem, em vez de vomitarem o vosso ódiocontra certo clube…voces sao pagos para fazer joenalismo, nao vendettas pessoais…

    • Não fales disso!!! Nem a CMVM enganaram (ninguém acreditou nessa história dos 8.6 M). Incrível o esforço que está a ser feito para abafar essa história!

      • Enquanto não se paga algo isso continua a ser nosso ou não?
        Imagina que vendíamos o Patricio e depois não nos pagavam as tranches, quem o quisesse comprar ao seu novo clube teria que falar connosco.

    • Eu achei engraçado que eles compraram o Roberto ao Boifica… aquilo deu-me um nó cego no tico e no teco!
      Então eles já não o tinham vendido ao Saragoza e ainda tinham lucrado 100mil euros???
      Foda-se, se não há ai gato… Mas pronto… interessa é saber quais os jogadores “desviados” do SPORTING! Investigação a sério dá muito trabalho… até porque são precisas fontes… das verdadeiras!

      • Num pais decente nem lampiões havia, caralho! Quanto mais os 2 milhões e pouco que vocês são…

  25. Eu tenho tanta “inveja” vossa…!infelizmente sou de Vila do Conde,do norte do país e tento acompanhar o nosso Sporting pela zona norte e centro do país,só se não der mesmo,ir a Alvalade apenas de vez em quando,apesar de ser sócio do nosso grande Amor,ir a Alvalade fica muito caro,nos dias que correm,não é nada fácil,mas quem me dera morar perto de Lisboa,só para seguir o nosso Sporting…!

  26. Ora foda-se!
    Quem me dera poder ir. Isto de viver na província tem sempre estre inconveniente. Gostava, ainda assim, de ter posses para ir ver o meu Clube. mas não dá mesmo…
    Olhem, ajudo como posso.
    Sou sócio correspondente. Sei que pago pouco para quem gosta tanto mas é o possível.
    Desejo do fundo do coração que quem for se divirta muito e torça por todos nós.

    Grande abraço a todos os Sportinguistas!!!

  27. Já aqui o disse uma vez… vivo acima de 200 kms de Lisboa e tive uma hipótese de ir trabalhar para Lisboa há uns anos! Tava-me a cagar para a distância ao trabalho… sabem onde queria encontrar casa, custe por onde custasse?
    Pois… aí mesmo!
    Eu só não fazia de Alvalade a minha segunda casa porque a distância o impede! Mas se algum dia os astros se alinharem e me empurrarem para Lisboa… este “doente” já sabe onde tem de ser “internado”!!!

      • O leitão, é preciso saber onde para se comer bom. Já apanhei com cada banhada de leitão cozido primeiro que nem vos conto. Mas perto de Lisboa há o de Negrais.

        Mais um que vive em Coimbra e tem dificuldade em ir ao estádio. Só de pensar nas vezes que ia a pé ver a bola…

  28. No momento em que cada jogador do Sporting Clube de Portugal pisar a relva sagrada de Alvalade, dentro de mim, rezarei uma prece:

    “Para ser grande, sê inteiro: nada
    Teu exagera ou exclui.
    Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
    No mínimo que fazes.
    Assim em cada lago a lua toda
    Brilha, porque alta vive.”
    Fernando Pessoa (Ricardo Reis)

    • Mesmo assim não nos tiravas de lá. Já na fossa da luz, bastou um golinho do Jefferson para esvaziar a trampa que lá habita, meu merda seca.

  29. A TEORIA DO MELÃO (ULTIMAS 2 ÉPOCAS)
    ====================================

    Segundo reza a lenda o cognome “melão” foi aplicado aos adeptos do clube do mijatório de Alvalade, em 2004, quando perderam, e em casa (LOL), a final da Liga Europa para essa potência do futebol Mundial, que era um clube russo do qual não me lembro o nome ( parece que era o Spartak Moscovo )… A partir desse dia os adeptos de Alvalidl ficarm conhecidos como os “melões”…

    Mas tendo em consideração o que se passou nas 2 ultimas épocas ( podiamos ir até às ultimas 5 que não era muito diferente ) podemos considerar que de facto, os adeptos do ENORME apanharam um grande melão! Lutar pelo título até ao fim, ir às finais das provas, embora perdendo, é uma merda. Bom, mas bom mesmo é ficar a ver os outros lutar por titulos a partir do Natal e não ter voz activa nas disputas seja onde seja ( excepto o Videoton que é uma equipa de topo).

    Vamos aos factos da teoria do melão ( eu sei que ficam nervosos com a palavra… sporting é associado a bichas ) :

    Melão nº-1 : Ser eliminado pelo A. Bilbao nas meias da Liga Europa
    Melão nº-2 : Perder a Taça para a Académica
    Melão nº-3 : Ficar em 5º lugar no campeonato 2011/2012; não ganhar qualquer título nessa época
    Melão nº-4 : Ser eliminado na liga europa pelo poderoso videoton e outras equipas do grupo que já nem me lembro do nome, tão poderosas eram
    Melão nº-5 : Ser eliminado na Taça de Portugal pelo poderoso Rio Ave
    Melão nº-6 : Ser eliminado na Taça da Liga já nem me lembro por quem, sendo o Rio Ave um deles
    Melão nº-7 : Ter ficado no brilhante 7º lugar no Campeonato Nacional 2012/2013
    Melão nº-8 : Ter ficado de fora nas competições europeias 2013/2014
    Melão nº-9 : Ter sido considerada a hipótese de descida de divisão que só escapou em virtude arbitragens habilidosas que mostraram que os árbitros tiveram pena do spórdém
    Melão nº-10 : Para começar bem a época 2013/2014 perderam os reforços Silvio, Farina e Pizzi para o rival apenas e só porque não têm dinheiro para mandar cantar um cego

    Por isso se quiserem comparar o nosso “melão” com o vosso estão à vontade. Mas como são tão néscios ( se não souberem o que é vão ao dicionário ) há muitos que vão preferir o vosso … Porque levar na peida, constantemente, faz parte do vosso ADN …

    PS: Curiosa a análise que se faz hoje no jornal oficial do zmérding, o Rascord! SCP dominou o futebol português nos anos 40 e 50 no auge do fascismo. Até faziam a festa do dia 28 Maio, dia em que os fascistas chegaram ao poder…

  30. André Santos e Salomão não vão ser apresentados – terminam contrato a 2014 e nao vão ser renovados!

    Já começo a ficar nervoso, às 19h45m começo a descomprimir… Ou talvez não…

    SL

  31. Plantel apresentado… 19 jogadores?! Parece que faltam 3 para fechar o plantel… Bruma? Ilori? e…?

    Acho que deviam ser apresentados também a equipa B… espero que seja a seguir. Não faz muito sentido, mais ainda quando vai ser um viveiro da equipa A…

      • 2x!
        Foi queimado a jogar a 6… foi isso que o lixou!
        Mas se não contam com ele e acaba em 2014… tal como o Salomão… não faria sentido coloca-los no plantel… Talvez o melhor seria deixá-los sair com uma % do passe a favor do SCP… assim ninguém ficava a perder.

      • Pois, é a unica saída menos má agora. Farto me de falar nisto, mas aquela época 2009/2010, em que o André Santos com 40 e tal jogos pelo Sporting, era o único jogador em que apontava grande qualidade e foi a unidade mais capaz naquela época. Como é possível cair em desgraça um jogador que fez uma época daquelas?

      • É verdade Leo… o problema é que colocaram o rapaz a jogar a 6 e ele não é trinco! Mais ainda, pareceu-me que vinha com outra atitude.
        Tenho pena de vê-lo sair… vale muito mais, mas muito mais do que mostrou ou deixaram mostrar (a 6??? WTF?!)…

      • Sem duvida Ricardo, totalmente de acordo contigo. Não será melhor que o Adrien neste momento? Eu acredito que sim. ( Controlo de bola, passe, inteligência)

    • não faz qualquer sentido… não estou a perceber nada deste plantel… magrao com o numero 10, inacreditável……. ou seja pode acontecer que tenhamos o nosso n 10 a jogar a defesa esquerdo. pessimo.
      onde é que andam o ilori, o nuno reis e o viola?? têm lugar no plantel

  32. Apesar da enorme baixa do orçamento tenho grandes esperanças nesta época. Já o ano passado com Jesualdo tínhamos dado um enorme salto na qualidade do treinador; Com Leonardo Jardim espero uma melhoria na consistência e na espetacularidade.

    E acredito que vamos fazer hoje um grande jogo!

  33. Claro Off topic:

    JEL, dos Homens da Luta, candidata-se à Camara de Cascais… Capacidades não lhe conheço mas mais transparente do que o lampião que lá está…

    • “Nós não somos políticos e não temos nenhuma experiência. Queremos ser um símbolo da participação para os jovens e uma caixa de ressonância daquilo que as pessoas querem”
      Cascais parece-me bem…dá-lhe Jel eheheh

      • De facto… essa caixa de ressonância que querem ser… em Cascais… hummm… vamos lá ver se a distorção é da caixa ou do receptor…

  34. ——————–Patricio—————-

    Cedric——-Dier——–Maurício——-Jefferson

    ————————-William————————-

    —–André Martins————–Adrien———-

    —-Labyad———–Cissé————-Capel—-

  35. Foda-se, tou a ver os últimos minutos dos lamps B contra o Olhão!!!
    Filhos da puta, não jogam uma merda… e a perder vão foder-me uma aposta!
    Não se pode contar com esses cabrões para nada…

  36. Gooooolooooo! Maurício já marca e de cabeça :D
    A curva sul está em grande força. Quase morri do coração quando começaram a cantar, a uma só voz, “O mundo sabe que”. Assim somos mais fortes!!

  37. Sector A22. Não vi o Sporting a entrar campo. Tudo porque alguém decidiu colocar uma claque numa lateral(e não na superior como tinham dito). 3º ano seguido com lugar neste sector. Já fiz parte duma claque nos anos 90. Fui para lá para fazer parte dela. Nunca me tinha acontecido vir a claque ter comigo. Incrível. Vergonhoso. Não vejo um caralho do lugar pelo qual paguei 230€(!) para renová-lo. E para isso basta levantar uma das 5 bandeiras… Q merda…

  38. Cédric mt permissivo. William Carvalho muito assertivo, bem como o Jefferson e Dier. Mauricio a fazer a diferença (no golo, e na defesa). Falta agressividade e definição nos últimos 30 metros.

  39. Começo já pelo negativo desta primeira parte:

    Cédric – eu até simpatizo com o rapaz, mas está ali um problema grave na nossa lateral direita. Aquela comidela que ele levou do suiço no final da primeira parte é ridícula. o comentador da TVI atribuiu as culpas ao dier, mas quem deixou o jogador sozinho foi o cédric!

    Cissé – ainda não teve bola, mas tem-se dado demasiado à marcação.

    Labyad – mais do mesmo…

    POSITIVO –

    Adrien – e não é que ele sempre sabe jogar à bola? já não o via correr assim há pelo menos um ano. salvo aquele ultimo jogo da ultima epoca contra o beira-mar.

    William – fantástico! um jogador que me está a deixar de água na boca. Forte fisicamente, possante, rapidissimo, e tacticamente muito certinho! a acompanhar! e ao menos, este já renovou!

    Maurício – E não é que o pescador sempre sabe jogar à bola? raçudo, impetuoso… uma cereja no topo do bolo seria uma entrada a varrer num jogo contra aos lamps (por exemplo ao matics), o arbitro não o expulsar e ele beijar o simbolo para a bancada! mas pronto, já estou a divagar. de qualquer das maneiras, uma bela surpresa!

  40. Off topic:

    Não é que a minha filha que ainda não tem um ano, estava de costas para a tv e chamou-lhe a atenção a música do anúncio da boifica tv. Mal virou a cara e viu o bronco a atirar o comando pelo ar, desatou a chorar! Ehehehe.

    Esta já não engana, é do Sporting!!!

  41. É impressionante a facilidade com que o Esgaio se coloca em posição de finalização! Creio que vai ser uma das surpresas da época, embora não o imagine como titular para já.

  42. isso é que foi jogar à rabia com uns espanhóis taralhocos na finalização….deixem sair o Patrício e arriscam-se a ficar em 8.º este ano….

  43. Sem impressionar, a equipa passou com distinção.

    Isto não era propriamente o St. Etienne, era o 4º classificado da La Liga com um Playoff da Champions à porta.

    Não deu para dar espectáculo, nem pouco mais ou menos, mas há um espírito coletivo e uma organização defensiva notáveis que se devem ao grande treinador que se foi buscar.

    Venha o Nice (4º classificado da Ligue 1) para ver se já dá para ver poder atacante e boas combinações ofensivas, porque em teoria é mais acessível que o de hoje.

    Adrien, William Carvalho, Maurício e Jefferson a deixarem boas indicações.

  44. Top three: William, Adrien, Rui, sem qualquer ordem. Deu para ver que o Rinaldo provavelmente perdeu o lugar, que o Adrien a jogar assim dá uma intensidade que não vimos o ano passado, e que a provável troca do Rui pelo Marcelo não se vai fazer sem custos.

    De resto boas prestações do Dier, do Jefferson e do Cédric. Também gostei do Carrillo, muito mais disciplinado e constante. Capel o mesmo de sempre, para o bem e para o mal. Maurício foi uma boa surpresa. André Martins tem que ganhar mais capacidade física, não pode estourar constantemente antes dos 60 min. Labyad esforçado mas inconsequente.

    Falta-nos presença no ataque. Não há ninguém que imponha respeito na área. Nem Cissé nem Montero são jogadores com essas características. Betinho? Orlando Sá? Só sei que é preciso mais alguém. Mas depende muito da presença ou não no “abre-latas Bruma”. Com ele na frente de ataque impomos muitíssimo mais respeito.

    A equipa está a jogar um futebol muito atraente. A bola está sempre em movimento, há sempre linhas de passe, mudanças de flanco, intensidade defensiva. O ataque é o que está a falhar mais, como é normal, são as movimentações mais difíceis de mecanizar. Não sei se dará para atacar o título pois claramente jogamos com armas inferiores às dos outros dois, mas é equipa para não dar abébias a mais ninguém, assim continue a mostrar esta atitude e qualidade e corrija os problemas no ataque.

    Seria uma pena que o Ilori não renovasse, ele que calha que nem uma luva nesta defesa subida (na primeira parte…). Mas é claro que não vamos andar a valorizar um jogador para ooutros tirarem partido.

    • E o Maurício (tinha-me esquecido) é reforço! Pode não ser um craque mas é lutador e não tem medo de bolas divididas. Foi bom ter marcado, pois ajudou a afastar suspeições de muita gente que naturalmente desconfiava da sua qualidade.

  45. Gostei bastante do William Carvalho, mas espero que comece a jigar mais para a frente, sem medo. Acho que podia ter tentado maus passes a rasgar, ou avanços no terreno. Nota + para o Adrien, que nem parece o mesmo (mais leve??), Jefferson (trinta mil vezes melhor que o Joazinho….fez com cada subida!), Dier e Mauricio.

    Força Sporting

      • Não me digas que já tens o capela assegurado?

        Já todos sabemos que eles gostam de fruta…talvez queiram melão…

      • Um bom jogo.
        William Carvalho! Que continue assim.

        …’’é Pa”, que barulho é este?…
        ‘’aimar!! Outra vez!… “Sacana’’ do cão, agora é isto, passa-me o dia ‘a ir buscar’ comandos ao lago.
        Foda-se ‘’aimar’’…. todo molhado, filho-da-puta do cão.
        Mas também quem são os malucos, que passam o dia a atirar comandos para o lago?

    • O Adrien não está mais leve, está é a pegar a bola mais atrás, onde ele gosta.

      Concordo contigo em relação á verticalidade do nosso futebol, faltam mais passes de rotura em progressão.

  46. Foi bom confirmar, uma vez mais, que são os talentos da Academia a fazer a diferença… Adrien, William, Cédric, Dier e Patrício foram os que mais se destacaram. Mas gostava que continuassem neste plantel André Santos, Nuno Reis… e naturalmente Ilori e Bruma, porque têm talento suficiente para lá estarem.

    A apresentação podia ser muito melhor. Fazia todo o sentido terem apresentado 44 jogadores (equipas A e B completas) incluíndo possiveis dispensados ou negociáveis (os jogadores da B lá tiveram que se sentir como ‘convidados’ de segunda), porque a gestão do futebol, boa ou má, deve ser feita dentro do clube e não pela imprensa, ou através desta.

  47. Melhores em campo (IMHO):
    – Mauricio, o anti-Polga.
    – Adrien, o anti-…Adrien!

    Melhores fora de campo:
    – Superior Sul toda, sempre a cantar

    ALLEZ SPORTING! ALLEZ!!

      • Não dei conta, estava ocupado a ver o jogo. Já li entretanto que tiveram um arrufo… casamentos de caçadeira às vezes é no que dá. Espero que cresçam todos um bocadinho, que se deixem de merdas e apoiem o Sporting.

        Senão, se é para estar sentadinhos, talvez se possa disponibilizar o sector para o público em geral, precisamos da receita…

        Bom, vou ter que rever a minha apreciação….
        Melhor fora de campo:
        – Adeptos da Superior Norte, comuns mortais, Sportinguistas, sem benefícios especiais, mas que responderam com um SPORTING ALLEZ de fazer corar muitas ditas claques.

    • É verdade, ele teve a ver algumas falhas, que se notaram bué no estádio, mas se fores ver novamente na televisão, vais perceber que ele até esteve muito bem em várias situações.

  48. Gostei muito do que vi hoje. Não vou avaliar nenhum jogador porque para mim o melhor foi mesmo o colectivo. Por isso para mim melhor em campo (apesar de fora das 4 linhas) Leonardo Jardim.

    SL

  49. Acima de tudo gostei de como o Leonardo Jardim quer que a equipa jogue. A fazer me lembrar o saudoso Robson. Dois toques, passe precise. Bola sempre a rolar.
    Fala-se já muito do Maurício, mas alguns esquecem-se do Dier. Acho que não teve uma falha, nem no lance do golo que para mim quem vem atrasado é o Cedric. Wilson Carvalho promete muito. André Martins, gostei, mas nem com a coça de pré época do LJ ele aguenta mais de 60 minutos. Adrien… será outro Adrien? Vamos ver se mantém as ganas. Capel, não gostei. Ao jeito dele. Cissé, pouca bola. Acho que não deu pra ver muito. Wilson Eduardo, gostei dos cruzamentos, egoísta no remate bem longe da baliza. Labyad, Zero. Esgaio entrou bem, não merecia o azar que teve. Carrillo ainda não deu pra ver nada. João Mario, um bom passe, a rasgar, para um fora de jogo inexistente de Montero. Montero, não deu pra ver. Maurício e Jeferson, pelo preço, não me parece que tenham sido más apostas. Rinaudo, que se cuide.

      • Ficou 2-1, o Capela chegou ao intervalo e validou o golo da Real Sociedad no remate para fora do Seferovic no final da primeira parte.

      • Sorry. Não foi golo :) A esta hora fiquei confundido. No lance que o Patrício faz a manche. Parecia golo certo.

    • Não se fala tanto do Eric, porque sinceramente já é o que toda a gente espera, um autentico patrão na defesa, nem parece que tem 19 anos! Ainda bem que parece que o no Patrick Vieira está mesmo a explodir, assim acaba-se de vez com essa teoria do Eric no meio campo.

  50. Gostei da disponibilidade física (a ver se é desta que o sporting tem uma equipa que corra) e das movimentações em troca de bola. Viram-se jogadores a mudar de posição, trocas de posiocionamento, bola a rolar (excepto quando chegava ao Capel ou ao Carrillo).
    Os pontos negativos
    – má decisão na frente; continuam a falhar os últimos passes (aí Labyad esteve “imperial”)
    – incapacidade de sair a jogar em contra-ataque; cada vez que se ganhava a bola à saída da área, ou era perdida, ou era charuto
    – alguma dificuldade na pressão à entrada da área (muita gente solta)
    – má cobertura da zona entre o lateral e o central, em especial do lado direito
    – muitas vezes perdia-se a bola em zona proibida

    Ainda assim, vi mais do que nos últimos anos… há pontos a corrigir, outras questões estão ligadas com a falta de experiência, mas para esta altura do ano, não parece mau.
    Claro que temos de considerar que o adversário é o 4º da liga espanhola, e (deveria) está numa fase mais adiantada de preparação.

  51. Dos 19 que jogaram, 10 – mais de metade! – vem das camadas jovens. É obra!

    E ainda faltam Ilori e Bruma… E não conto o Bétinho que vai provavelmente andar mais pela B.

  52. Gostei do que vi, na generalidade, mas há ainda um caminho a percorrer. Como temos comandantes estou perfeitamente tranquilo.

    CONSIDERAÇÕES:

    – Defesa: Um óptimo entendimento neste sector, principalmente na 1ª parte. Maurício e Jeferson bem integrados, Dier sempre seguríssimo (a provar que é central…) e o melhor de todos, para mim, Cedric. Seguro a defender e arrojado e desequilibrador no ataque.

    – Meio-campo:
    WILLIAM CARVALHO impressiona. Rápido, incisivo, larga a bola rápido e descobre linhas de passe. Utiliza bem ambos os pés. Sendo um jovem, estou impressionado com todo o seu potencial. e nem conhecia este gajo.
    ADRIEN foi o dínamo do meio-campo, juntava-se a W. carvalho a defender e a André Martins a atacar. A manter este nível, será fácilmente o MVP da temporada.
    ANDRÉ MARTINS deu tudo o que tinha, pressionou o portador de bola muito lá na frente. Aliás, nota-se que com Jardim o jogador da posição 10 será quase um 2º avançado. Boas combinações, com Cedric e Adrein, sempre com critério.

    – Ataque: o sector que precisa de afinar mais agulhas, o normal em qualquer equipa de futebol, ainda para mais nesta fase da época. CAPEL ainda em baixa rotação, mas sem correrias desnecessárias. Gostei. Labyad tem tanto futebol nos pés, como ansiedade na cabeça. Criterioso a defender, o que é uma evolução, mas com alguma atrapalhação a atacar. Saiba controlar os ímpetos e será, se ficar, um jogador nuclear. Cissé, não foi muito solicitado, notando-se que é um jogador rápido, bom no choque e com boa técnica de recepção.

    Não quero falar muito dos que entraram, porque tiveram pouco tempo para se mostrar, mas fiquei muito agradado com Wilson Eduardo, claramente uma maior valia para a equipa. Incisivo, sempre perigoso, esconde a bola do adversário como poucos e com excelente técnica. Carrillo mostrou muita vontade, tal como Labyad tem de encarar o jogo de forma mais paciente e inteligente. Interessante a forma como defendeu. As coisas podem sair mal a atacar, acontece aos melhores, mas a defender tem que se dar sempre o máximo. Carrillo e Labyad fizeram-no.

    Por fim o esquema táctico. Interessante a forma como Leonardo jardim, de forma algo ardilosa monta o meio campo. Defendemos em 4-2-3-1 e atacamos em 4-1-4-1. Adrien é o dínamo da equipa, a peça que desce para fazer de trinco junto com W: Carvalho e que sobe para fazer de 8, juntando-se a A. Martins no ataque. E mais não digo.

    Por fim, Leonardo Jardim: a diferença entre ter e não ter treinador é evidente, não é?

    PS: ainda me estou a rir com o que me disse o meu amigo português, no Brasil há muitos anos: (“tranquilo, amigo, Maurício é o comandante da zaga”). Só falta que a profecia com Magrão se concretize (“vais ver o que é jogar à bola”)

    • Mais uma vez concordo em absoluto contigo Sir Boby,

      Que diferença faz termos um treinador. Mas é que é do dia para a noite.

      Gostei muito de Rui Patricio, Jefferson, Mauricio (Central que é centralão marca golos na área do adversário), DIER (daqui a 2 ou 3 anos é chamado há selecção principal de Inglaterra), Cédric (teve um pouco inseguro, mas recuperou), William Carvalho (que jogão!!!), Adrien (finalmente). Gostei menos de André Martins (falta ali capacidade fisica), Capel (ao correr com a cabeça levantada ficou baralhado) e do Cissé (entregou-se muito à marcação mas também quase nunca lhe passaram a bola). Não gostei nada do Labyad (se for para jogar assim é despachá-lo o quanto antes).

      Na 2ª parte e com as muitas mexidas inerentes a um jogo com estas caracteristicas vimos menos futebol. Contudo gostei da atitude da maioria dos jogadores. Carrillo se não se esforçar vai jogar na equipa B. Esgaio, Wilson Eduardo, João Mário estiveram bem.

      De realçar o seguinte, Dier, Jefferson, Cédric e William Carvalho fizeram 90 minutos. Adrien quase que os fez, ou seja, com o GR temos meia equipa a fazer um jogo integral!!!

      Se André Martins se deixar dormir creio que o Gerson Magrão vai demonstrar porque ingressou em Alvalade!!! É o tipo de jogador que tem caracterisiticas para surpreender muita gente!

      Em suma, temos GR’s, temos defesa, temos meio campo defensivo, quanto ao resto temos muito trabalho pela frente. Falta arriscar mais quer no último passe, quer no um para um no último terço do campo. Contudo quer Cissé quer Montero não têm ainda tempo para podermos ver aquele ataque com os mecanismos que desejamos. No entanto não jogámos com uma equipa qualquer, foram só os 4ºs classificados da Liga Espanhola. Venha o próximo jogo!

      Força Sporting!!!

      SL

  53. Muito bom!

    Boa apresentação aos sócios e adeptos, onde fiquei muito surpreendido, pela positiva, com quase todos os nossos jogadores, onde destacado desde já o William Carvalho que Impressiona pela sua calma e poder físico, um Patrick Vieira a meu ver!

    Rui Patricio, é o Rui, imperial entre os postes, pena ter que vê-lo sair, pela sua qualidade acho que é destino mais certo!

    Adrien Silva, este é o mesmo que andou lá no ano passado? Só desejo que esta diferença se mantenha para sempre!

    Cedric, em crescendo, muito rápido e a defender a mostrar que está mais forte, precisa de mais umas correções, mas, sem duvida o lado direito está bem entregue a ele,

    Jefferson, é reforço!

    Maurício, não teve muitas intervenções que possa criticar, mas, valeu o GOLAÇO e a atitude em campo, quer mostrar serviço, parece-me uma boa contratação na minha opinião.

    Dier, continua a crescer, soberb player!

    Esgaio, com uma perna no plantel A.

    Wilson Carvalho, mais outro já com uma perna no plantel A.

    Pela negativa, Rinaudo e Carrillo, os dois entraram com a cabeça fora do jogo, precisam de jogar mais simples e com cabeça!

    Queria também salientar que esta direcção continua a surpreender pela positiva, refiro-me à não apresentação do Ilori! Genial, toma bem feita caso tenha sido pela ainda não renovação até 2018! Acredito que tenha sido esse o motivo, porque de brumas está o Sporting Clube de Portugal cheio!

    Para terminar, acho que temos que estar conscientes de que vai ser uma ano difícil, mas, também acho que devemos ficar contentes com estes jogadores e equipa técnica, menos as bancadasdecandentes e afins, pois, tudo estão a fazer, vê.se que há vontade de lutarem com todas as forças e dignificarem a nossa camisola!

  54. Destaques:

    Patrício – deu muita segurança e esteve francamente bem nas saídas.

    Maurício – Grande, rápido e destemido. Boa surpresa!! ( Foda-se Inácio!?!)

    Eric – Um Mostro! Não passa nada!!! Este e o Tobias serão 2 dos melhores do Mundo dentro de 2/3 anos.

    William – Eu já estava maluco com o Fokobo (novo Yaya) agora aparece-me o P. Viera angolano. Ai meu “Deus”…

    Adrien – Este boi com os cornos no sítio, lá está! Estou particularmente à vontade pq já aqui fui muito criticado por o considerar mais jogador que o montinho…

    Leo Garden – Afinal sempre é importante ter um TREINADOR, não é? Só na preparação física, que diferença do Cacifo…

  55. É impressão minha ou DEUS esta mais bronzato (como diria il cavalieri)… e trocou o 1 com o 2…

    Foda-se que Jogatana do Cacifo fez o WC12!!!

  56. Positivo:

    Maurício: Boa estreia. O (bom) golo vem dar um balão de oxigénio para eventuais falhas que venha a ter. Raçudo, vai a todas, sem problemas de virar a boneca a algum.

    Dier: O Dier é o Dier. Venham mais destes.

    Adrien: MVP, claramente. Não me surpreendeu minimamente, este é o Adrien que eu conheço.

    Negativo:

    Labyad: Apetece-me mandá-lo para o caralho, simplesmente. Ser ser vídeos do PSV e jogos pelas seleções jovens marroquinas, ainda não vi nada nele que me fizesse pensar: “este miúdo vai ser jogador”. Nada. ZERO. Não se mexe e só fez merda.

    Cissé: Não gosta muito de pressionar os defesas. Pouco mexido e sem garra, deu-se à marcação.

    Adeptos. Aos 18 minutos já se ouviam assobios. AOS 18 MINUTOS.

    Claques: Palhaçada. Desilusão. Birrinhas de merda.

    De resto, parece que fui o único que não fiquei super impressionado com William, pelo que espero que tenha sido um erro de avaliação meu. Ainda que voluntarioso e com bom posicionamento, pareceu-me que cada passe seu era como um remate em direção aos colegas. Passes longos não são com ele. Vejo-o mais como alguém para jogar com equipas mais fortes e musculadas a meio-campo. De resto…meu querido Fito.

    • é triste, um jogador falhar um passe e ser assobiado.

      Separem as claques outra vez , é melhor.

      Eu como estou na central nunca oiço cânticos em unissono, mas que se lixe, de vez em quando alinham todos.

      Mais uma constatação que comprova a minha teoria, com o estádio cheio, não se sente tanto as claques que por natureza não têm os mesmos ideais.
      Tenho de tirar o chapéu mais uma vez á TorVer, que foge dos conflitos na boa.

      • As claques não têm os mesmos ideais? O ideal delas tem de ser o Sporting! Se não é, o presidente há-de ter uma conversinha com eles e esclarece-se já esta merda. Eu gostei do ambiente da curva durante a primeira parte (na segunda o DUXXI fez birra). E acho que estas guerrinhas vão passar. Obviamente que as claques não vão ser separadas de novo, pelo menos nesta época. Não se mudam os lugares assim, de jogo para jogo.
        Ainda a propósito das claques, caiu por terra a argumentação de muita gente para os manter separados. O topo norte responde aos cânticos e com uma força…

      • Foi lamentável na segunda parte a DUXXI ter feito o que fez e verdade seja dita, foi a que fez mais ondas à união das claques, ainda antes de estas começarem. Se estão juntas nos jogos fora e nas modalidades, é óbvio que se conseguem organizar, se não o fazem ou se fazem mal é porque não querem.

    • A cena dos assobios foi surreal. É bom que as pessoas percebam que este ano vai ser de esforço e era bonito que os adeptos se somassem à causa com pés e muita cabeça.

  57. Agora se percebe o porquê do Cercle de Brugge ter feito aquela birrinha.

    Achavam que ficam com o novo P. Viera mais um ano de empréstimo e depois assinavam de borla para daqui a 2 anitos faturarem uns 30 milhões!

    Este puto é magnífico! Na senda do Dier, Tobias e Fokobo!!!!!

  58. Sobre as claques, algumas notas:

    Funcionou muito bem ao início. Arrepiei-me com “o mundo sabe que” cantado a uma só voz. Mostrou-se que, em uníssono e todos a remar para o mesmo lado, somos mais fortes.

    Depois, chegou o tal “episódio”: a Juve Leo colocou a faixa por cima da do DUXXI e, consequentemente, este amuou, passando a segunda parte calado, a fazer birra. Atitude inqualificável de ambas as partes.

    É inaceitável haver conversas do género: “ah, se não se dão bem é melhor separá-los de novo”. Mas está tudo parvo?! Os meninos fazem birrinha e faz-se-lhes a vontade? Pois para mim, vão ter de aprender a conviver como gente grande, civilizadamente. E já agora, dava jeito lembrarem-se o que é que os leva todos os domingos ao estádio: o Sporting. Esse é, e tem de ser, o único “ideal” de uma claque. Intervenção presidencial precisa-se!

    Grande bancada norte! Refutou absolutamente a teoria de que é necessária a separação de claques para haver cânticos entre topos. Responderam aos cânticos da sul com uma força…brutal!

  59. Se o R Patrício ficar;
    Se o Adrien arrepiar caminho;
    Se o A Martins conseguir aguentar mais de 60 minutos;
    Se o Bruma ficar;
    Se o SCP conseguir contratar um PL com capacidade física;

    O SCP 2013/2014 vai ser do CACIFO!!!!

    Se estas premissas não forem exequíveis… lá estarei (sobretudo nos jogos no Norte do país) a apoiar, sempre a apoiar, o Nosso Grande Amor!

    SL

  60. Também gostei muito de ver o William Carvalho a jogar mas é mesmo do Wilson Eduardo que gostava que não nos esquecêssemos. Jogou pouco tempo mas mostrou pormenores bons. Espero que seja desta que fique no plantel.

  61. Piores em campo:
    – Tripla duque/freitas/godinho, ainda a fazer-se sentir na displicência com que algumas “vedetas” se entregam ao jogo, claramente ganham bem demais para se chatearem. Felizmente já são poucos os casos. E o Adrien decidiu não ser um deles!

    Piores fora de campo:
    – Os 21000 Sportinguistas que ontem *não* foram ao estádio…

  62. Nota: Para quando um relato do Sporting em que o nomes dos jogadores não seja trocado???

    Puta que pariu… William Eduardo?! Já agora Maurício Boeck? André Capel? Adrien Dier???

    Caralho, anda muito dinheiro mal pago por essas televisões fora… Uma vergonha!

    • Porra… que não gostem do Sporting eu até aceito (não compreendo mas aceito)… agora darem esta miserável imagem “profissional” de jornalixtas??? (o X está de propósito pois o que fazem é jornalixo)

      • Que exagero! O homem trocou-lhe o nome sim, mas depois retificou!

        Que todos os males do jornalismo desportivo fossem esses.

      • Trocou-lhe o nome várias vezes!
        Mas não é de hoje que esta vergonha acontece… vai ver os jogos de cabeçudos e corruptos e vê se alguém troca os nomes!
        William Eduardo?! Mas quem caralho é o William Eduardo?????

  63. Num outro comentário já me manifestei sobre as contratações dos brasileiros. mas vou repetir-me.

    Tendo um grande amigo no Brasil aproveito sempre que há rumores para saber o que ele acha. Sobre Magrão, disse-me ele, se tivermos treinador teremos um jogador como poucos que cá passaram nos últimos anos. Maurício é o comandante e este Welder é um poço de energia que precisa de ser trabalhado, mas sendo ainda um jovem vale bem a aposta.

    Deteve-se em Magrão, que lhe faz lembrar o Dani, no toque de bola e genialidade. Por vezes pensa tão rápido que quem está ao lado não consegue acompanhar. Magrão é um temperamental com talento no pé. Um cavalo que nunca ninguém consegui domar, mas que se vê, logo no 1º minuto, que é de um talento raro. Já teve lesões que impediram de chegar mais longe.

    Foda-se estou com uma curiosidade de o ver com o manto sagrado!

    PS: o meu amigo disse-me que Paulo Autuori está pelos cabelos com Ganso, ameaçando-o de o colocar nas reservas. Não sei se temos guito para ele, mas é agora ou nunca. Alguém que passe esta info ao Presidente!

  64. O Paulinho É UM DOS GRANDES SPORTINGUISTAS. ñ o conheço pessoalmente infelizmente, merece uma estátua no ALVALADE XXI, POR SUA DEDICAÇÃO E DEVOÇÃO AO CLUBE Q ELE AMA. FORÇA PAULINHO. FORÇA SPORTING

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s