O raio da galinha da vizinha e uma implacável cultura de exigência que nasceu há quatro meses

Época 2011-2012. Leonardo Jardim era, então, treinador do Braga. Em Alvalade, 50 mil enchiam as bancadas, entusiasmados pelo Sporting de Domingos, repleto de contratações sonantes. Passaram seis meses. Domingos foi posto na alheta (ou foi a alheta que se montou nele, vá-se lá saber) e, de um momento para o outro, jogadores como Douglão, Elderson, Paulo Vinícius ou Leandro Salino, tudo gente a actuar pelo Braga, passaram a ser exemplos de boa prospeção de mercado. No fundo, tal como João Pereira, Moisés, Rodriguez e Evaldo tinham sido apontados como uma defesa capaz de resolver os problemas que se iam arrastando, em Alvalade. Só não veio Moisés, que até já tinha passado pelo Sporting com documentos manhosos, e o resultado desse olhar para galinhas alheias foi o que se viu, com excepção para João Pereira.
Mas havia mais. Havia Lima que, sim senhor, já tinha mostrado que sabia o que fazia com a camisola do Belenenses, clube que o contratou a um Avaí (oi?!?), e havia Carlão, para muitos a batata mais ondulada do planeta, capaz de meter Wolfswinkel do bolso, rapaz que fez duas épocas engraçadas em Leiria, cidade onde chegou com um CV fantástico, onde se incluía, por exemplo, o Duque de Caxias e o Bangu (oi?!?) e que, pese os golos lá para as bandas do Lis, acabaria por sair para o Japão (nem sei onde é que este suposto craque anda actualmente).

Já este ano, foi surpreendente o entusiasmo como que vários adeptos leoninos encaram a possível contratação de Rafa. Vídeos bonitos no youtube e lá estava «o gajo que ganhava pouco e que era infinitamente melhor do que Labyad» (continuo incrédulo com os assobios com que o rapaz foi brindado, no jogo de apresentação). Depois, havia toda a constelação de estrelas canarinhas, perdão, estorilinas, que foram debandando para os lados do Dragão. «Oh, foda-se! andamos a dormir! estes gajos é que são craques que permitem formar uma bela equipa com pouco dinheiro». Diz que alguns destes achados, nem calçaram no jogo de apresentação, sorte que teve outro fenómeno, o Josué, outro que foi incrível ter-se perdido. Depois, depois levámos com nomes atrás de nomes pelos jornais. E era o Sílvio e era o Pizzi e era o catano. O primeiro contou com a clubite aguda do presidente da Associação de Futebol de Lisboa para não ficar de fora, por castigo, logo na primeira jornada; o segundo, e tal como o fantástico Hugo Vieira (lembram-se dele, também encaixava que nem uma luva em Alvalade), passa pelo outro lado da segunda circular para receber o cheque de assinatura de contrato e «vai lá dar uns chutos para Espanha que aqui não há espaço para portugueses».

Fico por isso meio atónito, face à revolta por muitos assumida no seguimento das contratações de Maurício, Welder (por empréstimo) e Magrão (sem esquecer os que chamam patudo a Cissé. Se calhar, porque o Carlão é que era). «É uma vergonha!», «este Inácio é um incompetente!», «está direcção é muito jeitosa para contas, mas de futebol percebe zero!», e por aí fora, numa implacável cultura de exigência e num surpreendente espírito crítico que parecem ter incorporado alguns sportinguistas aquando das últimas eleições. Rafa, o craque se Santa Maria da Feira, tinha lugar em Alvalade, mas qualquer um destes brasileiros de segunda (vale lá a pena olhar para os clubes por onde já passaram) é uma merda ainda antes de assinar contrato.

Seria hipócrita se vos dissesse que ponho as mãos no fogo por qualquer um deles. Seria hipócrita se vos dissesse que são contratações que me deixam tremendamente entusiasmado (algo que acontece com o despontar de tantos novos miúdos, formados por nós, e das notícias que vão dando conta da renovação de contrato com muitos deles). E seria hipócrita se vos dissesse que me agrada a possibilidade de irmos buscar o Orlando Sá.
Mas seria sei lá o quê se, sem os ver jogar, os apelidasse de merda só para poder atacar uma direcção que, diariamente, tem que limpar mais um cocó feito por quem de lá saiu há quatro meses, num cenário que leva, precisamente, a que tenhamos que procurar soluções que encaixem num rigoroso plano financeiro e numa rigorosa tabela salarial. Vergonha?!? Vergonha é achar normal que, por exemplo, Diego Rubio ganhe 500 mil euros por ano para praticamente não jogar. Vergonha é ter um gajo que custou 9 milhões, Elias, a dizer que deixou o Sporting com oito meses de salário em atraso!

Por isso, o que desejo é que o «trio elétrico» ajude os miúdos a animar a malta e a frase de Leonardo Jardim, «temos que viver com o que somos», faça eco na cabeça dos novos exigentes. Até porque, o que somos actualmente, em muito se deve, precisamente, à pouca ou nenhuma cultura de exigência, e ainda menor espírito crítico que, nos últimos cinco anos, deu carta branca aos «gestores de topo» para usarem o Sporting a seu belo prazer.

Advertisements

212 thoughts on “O raio da galinha da vizinha e uma implacável cultura de exigência que nasceu há quatro meses

  1. Grande, grande post. Dizes tudo, Cherba. Nada a acrescentar, até na questão Orlando Sá. Bom dia e ainda melhor semana a todos os cacifeiros.

      • Cherba se tu próprio admites que chegámos a este estado por falta de cultura de exigencia como é que podes criticar quando se tenta mudar isso?
        Queres continuar com este Sportinguezinho que tivemos nos ultimos 10 anos?
        Exigência é precisa em qualquer clube do mundo.
        Deixar andar e só criticar quando já é tarde demais tem-nos levado a este caminho.
        Já co Godo e co cabelo branco foi a mesma merda, ah e tal deixem os homens trabalhar, no final do triénio falamos, viu-se na merda que deu.
        As criticas, tal como os elogios são pra ser feitas em tempo útil.

      • A cultura de exigencia é só para alguns, agora já não é preciso agora o cacifo criticar o BdC ui ese dia ainda está para chegar.

    • Orlando Sá era mais um jogador que brincava nas selecções jovens, por isso, não se conseguiu afirmar nos Tripas, tendo que ir para o Chipre. Agora que já não brinca na selecção pode revalorizar-se.

      Este é mais um argumento que se enquadra na minha teoria.

      • O Orlando Sá não se conseguiu afirmar nos Tripas porque há limites aos milagres d’além douro. Já não se irá revalorizar, simplesmente porque não vale um c#$#$

  2. Muito mais assobios que o Labyad mereceu o Carillo que quando entrou infelizmente voltou a confirmar o pouco que demonstrou nos últimos anos. Continua o mesmo burro acabado, egoísta e complicativo. Parece claro que quando o Bruma voltar ele não volta a calçar, mas ainda assim não fosse a compreensível questão das renovações( mais uma das muitas hitórias desgraçadas de Godinho Lopes), não vejo que Diogo Salomão fosse pior que ele.

      • Sim o Bruma vai voltar, e tu ainda o vais aplaudir de pé em Alvalade, vais ver. Eh pá espero mesmo que volte porque é um jogador do arco da velha, ao nível de Futre, Figo e Cristiano!

  3. Gostava que falasses do Bruma e do Ilori, que a meu entender não calçavam mais.

    De resto excelente!

    E lembrar que o Orlando Sá, aquando da ida para o Fulham, também era um jogador mal aproveitado em Portugal and so one, so one…

  4. Entretanto no Dragão a preparação para 2013/14 já arrancou a todos os níveis….

    No que diz respeito aos reforços, falo com toda a objectividade… não comento os reforços de santa cruz porque não os conheço (nem vai ser um jogo a feijões que me vai concretizar .uma opinião), mas acho que nãao se enquadram naquilo que deveria ser a estratégia; apostar nos miúdos (para “veteranos” estão lá o Rinaudo, Capel, ou Adrien). Por exemplo, o Mauricio vai tapar o DIer/Ilori/Rojo, ou… vai penar no banco, e para isso mais valia nem ter vindo.
    No passado também não me excitei com grande parte dos reforços, pois “ter 30 anos e ter passado o último ano sem jogar por lesão” não é grande cartão de visita.

    Só um ponto: alguns jogadores que passaram pelo Sporting podiam efectivamente ter rendido mais (Evaldo é um bom exemplo). Há (houve?) uma falta gritante de exigência, e má preparação física dos atletas. Espero que isso mude (o jogo de apresentação deixou boas indicações).

    • acima de tudo houve jogadores que não renderam porque também não tiveram um treinador… e disse-o aquando da contratação do domingos. é uma grande diferença para agora. e vai-se notar em jogadores como Adrien e Cedric. com competência vinda do banco terão um rendimento muito superior!

      no dragão mais do mesmo..um golo em off side e uma expulsão perdoada!! e a juntar ainda que depois da super taça, tiago rodrigues e ricardo devem voltar à procedência. mas só depois do trofeu garantido!!

  5. já eu tenho uma opinião ligeiramente diferente. se já não concordava com contratações à lá pongolle, continuo a não concordar com estas. não é por ser barato que tem de se comprar. para mim, 3 contratações e plantel fechado com a malta da academia e alguns estrangeiros (concordo com todas as saídas menos a do Arias). 1DE e 2PL. e acho que esses foram boas contratações. nem bruno gama nem pizzi nem rafa nem helder barbosa nem orlando sá. mas continuo na minha, nem welder nem mauricio nem magrão. só por um motivo, a sua entrada ia implicar a saída de alguém que acho (e não era o único porque ainda em maio muita gente aqui dizia que o André Santos (p.ex.) tinha tudo para fazer um bom campeonato) seria uma mais valia.

    acho que nem tanto ao mar nem tanto à terra. nem uma cultura de excessiva exigência, nem uma cultura de excessiva desculpabilização. no entanto, sei que não há direcções perfeitas. e não espero que esta faça tudo bem. e sim, para mim é de longe mais competente que as anteriores. mas não vou deixar de dar a minha opinião quando não concordar com as coisas.

    SL

    • também não é por ser barato que tem que ser, forçosamente, uma merda? ou é? é que, caso assim seja, cai por terra a teoria de «olha o que o Paços, o Braga, o Marítimo, o Guimarães e o mija na esquina fazem com orçamentos mais pequenos».

      • não, não é. e nem vou entrar na teoria de nos podermos comparar a braga ou maritimo ou paços nas contratações.

        critico apenas por achar que não eram necessárias e que eram uns trocos que se podiam ter poupado. e nem acho relevante o argumento do “mas foram contratações de baixo risco”.

        e tem de se acabar com esse mito do braga e do paços. são de facto clubes que são exemplares ma sua gestão, mas para clubes com as suas dimensões. quantas pessoas aqui vimos em maio dizer que sim sr era hora de apostar na formação e só contratar jogadores jovens com potencial? esse é que deve ser o nosso modelo de gestão exemplar. e volto a referir uma coisa que é muito importante, é que finalmente, ao fim de 4! anos, soubemos escolher um treinador.

        por isso, recapitulando, braga e paços são modelos de gestão exemplar para clubes com a sua dimensão. o Sporting saberá encontrar o seu.

        SL

      • Tiago, e tambem para o Nuno
        como é que achas que os miudos evoluem mais depressa? a jogar na B, (enquanto se for o caso os baratuchos ficam no banco), ou sentados no banco da A por uma epoca???

        desculpem la os que veem agora com o nao concordarem com estas aquisicoes, mas eu acho, que sao ( alem de pedidos do treinador) medidas bem planeadas… se resultarem=good, se nao resultarem nao se queimam etapas aos miudos, como o ano passado em que o treinador dos treinadores, tirava os putos da B e depois no dia de jogo da A, mandava-os para a bancada…
        até agora penso que tem tudo para ser uma win/win situation…

      • Fernando,

        num plantel curto todos têm possibilidade de jogar. a evolução seria sempre mais favorável na A que na B. por exemplo (como acho que tudo se resolve) Rojo Dier e Ilori, daqui sai a dupla de centrais sendo que o Rojo é um deles. ou o Dier ou o Ilori ficam no banco.

        SL

      • Quando pra defender o seu ponto de vista nos comparas ao Paços penso que está tudo dito.
        É óbvio que jogadores baratos podem ser bons.
        É óbvio que jogadores caros podem ser maus.
        Agora é lógico também que os bons sejam mais procurados e logo sejam mais caros.
        É óbvio que temos pouco dinheiro e não podemos chegar a jogadores muito caros.
        Mas 3 jogadores suplentes na segunda divisão brasileira ganham muito mais que os nossos miúdos.
        E duvido muito que sejam melhores.
        Quanto vamos pagar pelo Welder? Não vai receber mais que o Arias?
        E se vier a jogar ainda vamos ter de pagar bem por ele se quisermos ficar com ele.
        O Mauricio não recebe mais que Dier, Tobias, Fokobo, Ilory etc? Será melhor?
        Do que vi dele vai estar sempre castigado.
        Magrão o nosso novo 10 não recebe mais que Adrien, André Martins, André Santos, João Mário etc? Será melhor?
        Vale a pena pensar nisto.

      • #Fernando
        Claro que os miúdos evoluem jogando, a questão não é essa. A questão é que têm de jogar… na A. A não ser que os brazucas sejam umas máquinas. Mas duvido que sejam um acréscimo de qualidade que mereça remeter os putos prá B. Como disse, não discuto os jogadores, discuto a estratégia. Já vamos em 7 reforços, e apenas 3 (Cisse, Montero e Jefferson) eram realmente necessários. O resto é redundante.

  6. um post verdadeiramente dedeicado a todos os “sportinguenses”…
    nada a acrescentar…

    off topic:
    quantos dias mais, até se vir a saber que a transmissao de jogos oficiais em canal proprio e com contrapartidas de emprestimos de jogadoores como pagamento é concorrencia desleal e será na minha opiniao bloqueado??
    ou vai-se acabar com os sumarissimos para todas as equipas??
    um pedido de esclarecimento á uefa, penso que será suficiente para acabar com o regabofe…

  7. O Sportinguista mantém as suas qualidades e defeitos que sempre teve. Somos fanáticos como ninguém em Portugal, ponto assente. Mas também somos os que mais desprezamos o que temos, o que contrata-mos e iremos sempre ter a ideia de que ” Mesmo assim, há melhor, logo este não presta”.

    Não tenho problemas em afirmar que grandes estrelas que por cá passaram, foram tão mal ou pior recebidos que Maurício e Cia. Tal como Adrien, se Godinho não renova com ele era uma besta, agora a besta é o rapaz.

    Mudamos de rumo meu caros, talvez seja benefécio para o nosso Sporting mudarmos de mentalidade, pelo bem do clube!

  8. Para mim a questão dos reforços que são «incógnitas» acaba a partir do momento que sei que o Leonardo Jardim já os seguia há anos. São escolhas do treinador e, como diz o Cherbakov, se nos últimos anos gabámos a capacidade de Bragas e afins de descobrir talento barato, agora não nos podemos queixar. Ou pelo menos não podemos queixar antes de vermos o que estes jogadores rendem.

    • Aqui é que está o cerne da questão! Estamos a falar de profissionais, portanto é deixa-los trabalhar. Há sempre risco de uma maneira ou de outra, mas se correr mal, está lá a malta da equipa B.

  9. E mais nada!
    Falaste bem, cherba, estava à espera de um post destes. Depois da exibição do Maurício, os que diziam que era um cepo e criticavam a política de contratações, passaram para o outro extremo.
    Infelizmente o bipolarismo é uma doença comum em muitos adeptos do nosso clube.
    Mais uma tarefa para a nossa direção ir tratando.

    S.L.

    • No dia em que se soube que o Maurício ia assinar eu li alguém escrever que “Maurício é daqueles centrais brutos e burros”. Como é possível tanta estupidez?

  10. Que rídiculo post. Tudo se desculpa ao Bruninho e ao Inácio. Estas “estrelas” brasileiras devem dar imenso jeito ao para acabar de pagar a casa de férias e o Mercedes novo do nosso director desportivo.
    Vamos contratar mais uns brasileiros de terceira, chama-se apostar na formação.
    Enfim… parece que aqui no panfleto publicitário do Bruninho o Magrão e o Welder são muito bons, no Brasil riem-se….

      • Enquanto um gajo escreve uma resposta, aparecem mais duas ou três manifestações de estupidez, o cacifo é mesmo do caralho!!
        Vai lá e sai da casa de banho antes de puxares o autoclismo, não vás pelo cano abaixo.

      • Escreves uma resposta mas só dizes merda…
        Crítica construtiva não existe, apenas ataques estúpidos.
        E não perceber o teor do post revela bem o teu QI de galináceo…

      • Vapores,

        não faço a mínima ideia se o Magrão e o Welder(zinho) são muito bons ou não, mas percebo o porquê das suas contratações:

        jogadores emprestados para 2ªs opções para a equipa A (ou seja, não jogam a não ser que haja algum surto de lesões ou se, por acaso, até estiverem em melhor forma que os titulares) fazem com que os mais novos possam evoluir nas equipas B.

        Riquicho pode vir a ser bom jogador mas para isso tem de jogar, logo, arranja-se uma 2ª opção para competir com o Cédric nos A’s e dessa maneira tanto joga o Cédric como o Riquicho – um na A e outro B. Mesma coisa se aplica ao Magrão.

        Desde que depois os putos cheguem à equipa A, não só percebo como apoio estas contratações.

      • Não perceber o teor do post? Ahhahahahahahahahahahahahahahahahhahahahah
        Sim não costumo prestar atenção a panfletos de propaganda.
        Mas vamos continuar a emular projectos de gestão. Com o Godinho e o Maracas era o modelo do Porco, com o Bruninho é o modelo do Paços e do Estoril.
        Que tal um modelo de gestão original REALMENTE baseado na formação? Numa época como esta, em que a gestão de expectativas já está feita e nivelada por baixo e não vamos à europa porque não prescindir destas contratações disparatadas e apostar SÓ nos putos?

      • vapores, diz-me ai uma equipa europeia que aposte SÓ nos putos.

        a serio so quero uma equipa europeia em que o seu plantel seja totalmente formado por jogadores da formaçao

      • Mas nós só temos lá putos? Não temos jogadores mais velhos que transitaram da época anterior? A minha questão é se vale a pena ir buscar mais peso morto ao refugo brasileiro.

      • oh vapores ,tu é que falaste em apostar so nos putos.

        como falas em jogadores que já la estavam, reformulo a pergunta. diz-me uma equipa europeia com o plantel inteiro formado com jogadores exclusivos da formaçao

      • “O anonimato da net permite que toda a merda fale e tu és um exemplo lapidar disso.” diz o leão de santa engrácia, o santa engrácia é apelido de mãe ou de pai?
        Provar acusações?? Como provaram todas as acusações (com as quais concordo, diga-se) que aqui se fizeram às direcções anteriores?
        Eu é que me vou encher de moscas?
        Get a brain please…..

      • Digamos que se a tua intenção é comparar hábitos de consumo das direcções, pegar no parque automóvel é um tiro no pé. Ou achas que o Duque, Freitas, Cristóvão, Godinho Lopes, etc., andavam de bicicleta?

      • SIm, eu não estou identificado mas não fiz acusações que tu fizestes, não sei se estás a ver a diferença. Quanto a não concordares com as contratações, amigo. as opiniões são como o olho do cú, toda a gente tem uma. Se viesse o melhor jogador do planeta ainda havia de aparecer alguém a dizer mal. Aquilo contra o que me insurgi foi tão somente a tua acusação de haver malta a receber luvas. Se sabes algo e és sportinguista, prova. Faz queixa no MP, vai à AG, mexe essa peida. Ou então cala-te.

    • Qual resposta? É que fazes tudo menos responder ao quer que seja. Lanças acusações infundadas, fazes avaliações sobre jogadores que nem viste, em suma não respondes a nada. Qualquer um pode criticar mas a faze-lo que seja construtivo, bem fundamentado e sem segundas intenções…

    • Sinceramente estou-me a cagar para o que dizem no Brasil. E se sabes que o que escreves vai causar polémica tens de te aguentar a bomboca. Put up or shut up.

    • Essa do Mercedes e da casa de férias vem da mesma fonte de onde vieram os empregos para 50 familiares do Presidente? É que se vier, já sabemos qual é a credibilidade…ZERO! Mas não interessa a credibilidade, não é? Interessa é fazer ruído.

      Às 5 da tarde, acaba o expediente e deixamos de cheirar os Vapores…

    • Em vez de acusares o Inácio e de te referires ao nosso Presidente com falta de rsspeito e a este blog, porque é que não provas a puta da tua teoria da conspiração nas Bancadasdecadentes e afins?

      É que das contratações que te referes ainda só deu para ver Maurício, e pelas criticas foi uma boa estreia, apenas faltou pulmão, falta de ritmo competitivo, por isso é que estamos na pré-época, certo?

      Posto isto, também vou já ali cagar para ti energúmeo do caralho!

    • Magrão e Welser são mais dois jogadores que não brincam nas selecções que se valorizam.

      Este é mais outro argumento que se enquadra na minha teoria.

      • Os cabrões do Jeffren, evaldo, Boulahrouz, Pranjic, Bojinov, Elias, etc, etc é que mesmo sem ir à seleção não se valorizam de jeito nenhum. Mas esses devem ser as excepções que confirmam a tua regra, certo?

    • Ahhhh, ganda inácio!!!
      Ainda agora entrou e já ganhou para um mercedes e uma casa de férias?!
      Obviamente tens documentação para comprovar isso… é que caso não tenhas, já sabes que está sujeito, não sabes???

  11. Fdx. Fdx. Mas é que é isto mesmo! Digo que me enojam mais estes sportinguenses que nao fazem mais que criticar e chorar por fritos, do que carnidenses e corruptenses. Puta que vos pariu a todos! Vão assobiar e criticar para a puta que vos pariu!

    • É… isto dos sportinguenses (é o nome do dissidentes do brunistão?) terem uma consciência crítica e expressarem a sua opinião é tramado. Vamos abrir já uma lista negra de gente que critica e mandá-los para o campo de concentração de carnide, ou obrigá-los a usar uma estrela ao peito para distinguirmos bem quem está com a direcção e quem ousa criticar o nosso querido líder.

      • Se te serviu a carapuça, então é mesmo para ti que escrevi. Como estávamos é que era, certo? Nao pagávamos Mercedes ao Inácio, mas tasse bem nao pagar 8 meses de salários, certo? É lindo! Que se fodam as dividas! Pagar a quem tem de receber? Nada disso! Andam a chorar pelos pornográficos que nos meteram nesta situação. Tinhas lá tacho, certo?

      • Há uma teoria qualquer que diz que quando há comparação com o nazismo é sinal de falta de argumentos. O que irrita caro Sportinguista é que ninguém nega o direito à critica mas ela para existir precisa de argumentos! Criticar as pessoas e não os actos é a ÚNICA coisa que as pessoas que não gostam da direcção fazem.

        Dizer que ser é mau porque é Brasileiro da segunda divisão não serve, no Japão também se riram quando o Hulk foi para o Porto da 2a divisão local?

        Se os novos jogadores falharem redondamente, que é o que desejas, aí ja podes dizer “eu tinha razão” e ficar feliz com as derrotas do clube!

        SL

      • A carapuça? Como estava é que era bom? o Hulk?
        O rídiculo não tem fim…
        Faz-se uma crítica à direcção é porque tinha tacho lá? Como estávamos é que era?
        Vocês são doentes mentais. Não conseguem perceber que qualquer Sportinguista (eu sou sócio há mais de 30 anos, tenho lugar cativo nos estádios há 27 anos) que olhe para estas contratações tem de as criticar porque são negociatas, ou vocês são assim tão burros ( e eu até achava que não, mas começo a perceber que se calhar achava mal ) que acham realmente que estes “jogadores” são bons? ou que se enquadram com lógica numa época em que se pretende poupar dinheiro, não se vai à Europa e se deviam promover os putos? (O Magrão chega, o André Santos vai-se) Os Sportinguenses???? Mas quem raio são vocês para discriminarem quem expressa a sua opinião????? o vosso maníqueismo acéfalo raia o atraso mental. Critico contratações de merda, é porque gostava do godinho. Critico a vossa arrogância de merda ao ofenderem sportinguistas que convosco (suas luminárias do sportinguismo) não concordam, é porque tinha tacho. Enfim o vosso nível de argumentação faz-me lembrar o pátio do liceu ou melhor um campo de férias e educação da RDA!!!!!!
        Quando conseguirem tirar as palas dos olhos e que o Bruninho vos tire o dedo do cú digam qualquer coisa, até lá entreguem os cartões de sócio do Sporting e façam-se sócios do Bruninho Futebol Clube.

      • Feliz com as derrotas do clube?? Porque critico contratações absolutamente desnecessárias??
        O rídiculo sem fim…. parte 3.

      • Não meu caro, a opinião é que estas contratações não fazem sentido nenhum a não ser para movimentar uns patacos. Não percebes ou não queres perceber?

      • Vapores, em cada frase que aqui deixas há um par de provocações ou insultos. Queres mesmo que o pessoal discuta razoavelmente contigo? Duvido.

      • O vapores enfiou a cabeça na latrina, depois de misturar lixivia com sonasol. Nada há a fazer, tem os miolos a fritar. No meio de tanta acusação, a unica coisa obvia é que não gosta dos reforços, só porque supostamente o inácio tem um mercedes. Ou então já os conhece de temporadas anteriores, e aí poderá ter uma opinião tecnicamente fundamentada, mas isso não se viu. Não deve ser fácil arranjar argumentos coerentes quando se tem os miolos feitos em papa.

  12. é a velha teoria que se o sporting contratar normalmente são maus, já se os outros o fizerem já são melhores e o sporting é que os devia ter contratado

  13. Mas sabes, nem tudo o que o presidente faz tem sido bem feito. A ideia das claques na Sul era bonito se tivesse sido isso que realmente acontece-se. A torcida nao ta na Sul. Ta na lateral a foder a vista a muita gente. Gamebox pagas a 200 e tal euros, para 5 gajos cada um com 20 bandeiras e gamebox a metade do preço, foder a vista aos sócios. Mas cheira-me que o presidente cedeu aos meninos da JL e Directivo e nao deixou a torcida ir para a Sul. Nao gostei presidente.

      • Já pra não falar que logo no primeiro jogo a juve vem tentar arranjar merda connosco ao por as suas tarjar por cima das nossas.
        Chegámos primeiro só tinham é de respeitar.
        Isto que não se repita no futuro ou vão-se arrepender.

      • Oh Directivo?!
        “Isto que não se repita no futuro ou vão-se arrepender”…
        Mas vão-se arrepender o que, pá?!
        Deixem-se todos é dessas merdas, ok! O que é importante é o SCP não são vocês e as vossas claques! Façam-se homenzinhos e ponham-se de acordo! Mais nada… O será que são grunhos ao ponto de não saberem falar? Não me decepcionem, que grunhos são os do outro lado da 2ª circular…

      • O problema é que anda gente aí nas claques sem saber porquê. O motivo tem de ser só um: Sporting Clube de Portugal. Mas claro, é muito mais excitante andar em provocações e amuos (a atitude foi inqualificável quer de uma claque, quer da outra). Sejam homenzinhos e entendam-se, que o nosso clube já está suficientemente mal para ainda andarmos em discussõezinhas internas que não acrescentam nada.

      • Deves ser sócio do Sporting mas não é do Sporting Clube de Portugal…

        Que atrasado mental… Não dizes o que sabes nem sabes o que dizes…

  14. O futebol está longe de ser uma ciência exacta. Trazer um bom jogador não é sinónimo que ele tenha sucesso no clube.

    Duque e Freitas até acertaram em alguns jogadores (Insua, Wolfs, Rinaudo e mesmo Elias) – e independentemente dos salários/contratos porno – tinham tudo para dar certo. Mas houve ali qualquer coisa que falhou.

    Se estes jogadores tivessem chegado no tempo de Paulo Bento, quantos títulos teríamos ganho?

    • Acertaram em Elias? Nunca deve ter havido um jogador no SCP com um ratio preço/produtividade tão mau. Agora, eu que tanto o criticava, confesso agora compreender melhor a sua falta de motivação: trabalhar sem receber ? Nem a apanhar batatas.

      • Se calhar a tua vontade de ir trabalhar também ia ser nula se andasses com 8 meses de salários em atraso (a ser verdade). Ainda para mais longe do teu país, família e amigos. Digo eu…

      • Digo mais… nunca vi um gajo tão caro e merdoso em campo como o Elias!!!
        Um gajo que foi apenas a contratação mas cara de sempre e nem assumia o caralho do jogo, escondia-se sempre… ele que se foda. Não o quero nem banhado a ouro… nem que venha junto com um trem de cozinha da Ideiacasa…

  15. Desde que me lembro, sempre houve uma cultura nos Sportinguistas com quem vou conversando ao longo dos anos, em criticar aquisicoes na pre-epoca.

    E em ter graus de exigencia enormes durante os jogos, com assobios aos jogadores odio de estimacao, ou que nao correspondam as grandes expectativas iniciais (lembram-se de Nani?)

    O Sporting e um Clube ENORME,e os seus adeptos sempre foram exigentes em ter equipes desta grandeza. E normalmente sao os nomes e pregaminhos que contam para o comum Sportinguista. Elias? Internacional Brasileiro, a altura do Sporting!! Mauricio? da 2.a? a altura do Pacos de Ferreira, e por ai….

    Mesmo se nos ultimos 38 anos o Sporting foi campeao 4 vezes, ainda assim me lembro do inicio dos anos 90 (em que nada ganhamos) termos o considerado na altura “o melhor meio campo da Europa” com Figo, Paulo Sousa, Balakov. No virar do seculo havia Jardel, Joao Pinto, depois veio Ronaldo, Nani, Acosta, Rochemback (Duscher, etc….)

    Ora na ansia de agradar a uma massa associativa com esta mentalidade, e continuando uma politica de novo-riquismo, e diria arrogancia e elitismo (o projecto Roquete ia revolucionar o futebol em Portugal e quica no mundo!!), foram-se contratando jogadores “a altura do Sporting” mas com cada vez menos dinheiro, a qualidade destes foi decrescendo, ate que nas ultimas epocas, vieram os flops, com nome e pregaminhos, mas com valor real muito baixo (vulgo elias, Pranjics na senda dos Tellos…).

    Que dizer ao problema cronico dos PL do Sporting? ao longo dos anos eram Purovic, Bojinovs, e tantos que nem me lembro. Ficamos escaldados e desconfiados de qualquer PL que falha 1 golo. Assim passaram jogadores como Pinilla, que mo SCP foram flops, mas afinal parece que ate nao eram maus.

    Explicara isto o patudo do Cisse?

    Resultado? O clube quase acabou na ultima epoca, e ainda agora, o caminho e dificil para por o Sporting com condicoes de independencia e desafogo financeiro dignos da sua historia.

    Os sportinguistas tem que crescer, crescer na mentalidade. Nao assobiar ao primeiro mau passe de um puto de 19 anos. Apoiar sempre a equipe (desde que esta corra e de o seu melhor, esta a honrar a camisola!!). Capacitar-se que estamos com orcamento a medida das nossas possibilidades, e nao podemos ter jogadores de 1.a linha excepto se vierem da Academia.

    Tambem os adeptos tem que estar a altura do ENORME SPORTING.

    SL

    • Olha que tivemos MJITA razao de queixa dos PL’s…o problema é que ficamos mal acostumados com Iorda, Acosta, Jardel, Niculae…depois disso, Tiuís e Pinillas nao convencem. Quanto a Purovic (o tal ‘pinheiro’ na altura desejado) lembro-me de num jogo o ver a ver a bola passar por cima dele (SEM saltar), com uma expressao equivalente á de um T-Rex particularmente burro (até a posicao das maos!). Entretanto, nos Juniores, havia um ‘pinheiro’ de 1.93m que nao custava nada e jogava duas vezes o que o Puro jogava. Talvez o conhecam como craque do V. Guimaraes, chama-se Amido Baldé…

  16. Os críticos acérrimos da critica pela critica, porque são anti este ou aquele, e naturalmente pro qualquer um, deviam começar por ser mais exigentes com eles próprios, desde logo mais criteriosos nas suas próprias opções. Muitos deles foram apoiantes da direção anterior, e têm, por isso, responsabilidades no estado atual do clube, mas nisso a cultura de exigência já não é tão severa.

    • tas a ver?? eu não apoiei a anterior direcção mas tambem não concordo com as contrataões de Mauricio e Magrão. isso faz de mim um excomungado?? ou anti?

      • Não concordas com a contratação de Magrão e Maurício porque os conheces e achas maus jogadores?

      • por acaso o mauricio conheço. o magrão só de relance.e sim, do que vi não gostei. mas nem é por isso. apenas acho que tínhamos no plantel jogadores igualmente úteis com salários razoáveis.

      • Não colocava as coisas nesses termos, referia-me aos excessos. Há-de concordar que há pessoas que criticam por criticar, ou porque este presidente, ou outro, não são da sua preferência. Pessoas para quem qualquer corrente de ar é uma tempestade. Naturalmente que esta direção comete erros, há-de vir a cometer muitos mais. A globalidade do resultado é que me parece ser diferente até à data. Parece-me razoável que, embora não se concorde com determinadas opções pontuais, se dê uma margem de manobra em relação ao conjunto do trabalho efetuado. Eu fi-lo em relação aos antecessores de BdC. Não se pode julgar o conjunto das acções, baseando a análise numa ínfima parte das mesmas. Parece-me injusto, e pior, uma análise sem qualquer rigor. Eu próprio dispensava um ou outro jogador que foi contratado. Magrão era absolutamente dispensável. Quanto ao Maurício, é uma alternativa tão válida como era o Pedro Mendes p.e., jogador da nossa formação e que, não fosse o desleixo, podia ter ficado (apesar de não o achar um jogador excelente), mas uma vez perdido por manifesta incompetência, há que recrutar outro pelo preço que podemos pagar. Além do mais, parece-me um jogador com personalidade forte, e convenhamos que, pese embora a qualidade dos “nossos miúdos”, é necessário “homens líderes” no balneário. Dou o beneficio da dúvida.
        Mas isto sou eu a divagar, o sr. está no seu direito de achar e opinar o que quiser e bem entender, de resto, como eu fui.
        Cumprimentos.

    • Eu por exemplo não concordo, porque vem receber mais que os nossos miudos e se fossem melhores que eles não eram suplentes na segunda divisão brasileira.

      • Epa eu saber ler acho que ainda sei… Agora Broxª diz isto “…vem receber mais que os nossos miudos e se fossem melhores que eles não eram suplentes na segunda divisão brasileira.” é que não sei se sabe o que diz…

        Mas sem ver os jogadores jogar como pode lançar estas bocas??? Só pode ser má-fé… Deve ser alguma estirpe de fungo…

  17. Já estás todo mijado. Ainda a bola mal começou a rolar e já começaram as desculpas. A verdade é que o vosso Bruno nem meia-casa levou a Alvalade. Para presidente recém-eleito é o desempenho mais medíocre de sempre. Mas mais. Até na segunda época do Bettencourt como presidente, com o Sporting já em baixo, estava uma assistência superior.

    A maioria dos sócios não são parvos e não se deixam enganar por palhaçadas. Por isso vai cagar e mais à herança e à cultura de exigência, que está mais que visto que não existe, porque se existisse, desde logo nunca a merda do vosso “presidente” tinha podido ir a votos, quanto mais ganhar uma eleição. Lambuza-te com o teu Sporting, enquanto podes…

      • ahahahahah! nem mais… fonix! Que a semana ainda mal começou e os lambuças andam bem assanhados: há por aí muita azia plos 2 secos à Real Sociedad…

    • Quem me dera nao ter nada para dizer!! Só temos coisas para dizer pq o anormal do godo fez merda atrás de merda e conseguiu afundar ainda mais o barco!! Mas para as mentes destes iluminados esse é que era o caminho!! 120Milhoes de divida num ano e um espectacular 7o lugar!! Ah nao… Espera, na mente destes anormais o campeonato acabou ja o Bruno era presidente por isso a culpa é dele e nao o Godinho que fez um trabalho do caralho! Mais um ano e éramos campeões! Tenho a certeza!!
      Cumprir os acordos feito (pelos próprios!!!) com Odivelas e com o Baltazar?? Para quê??!? Deixar de pagar é muito mais giro!! Ja para nao falar da venda do Wolfs a 3 dias das eleições para pagar salários que continuaram em atraso! Gostava de saber onde anda esse dinheiro… Talvez me consigas explicar…

    • Se calhar entre a plateia dos 29.000 presentes poucos tinham convites, nos tempos desses lambuças era tudo á grande, convites para tudo e todos!

      Fdx ele há com cada um.

    • O que?! Aumentamos a lotação para 60000 e ninguém dizia nada?!
      Ah ganda Bruno!!! Sempre a trabalhar no silêncio…
      Nem meia casa?! Foda-se, pois não… o tempo em que se iludiam os sócios com carradas de borlas para atirar as “boas casas” aos sócios já era… Já ERA!!!
      Aguenta a bomboca, croquete…

  18. Concordo com o Cherba.

    Fodassssss e ganhamos ao 4.º classificado da liga espanhola com dois golos sem resposta.

    Sem ponta de lança de raiz. Sendo que a Real já está a preparar a eliminatória da Champions.

    O super hiper campeão Porko ganhou com um golo irregular à rasca ao Celta de Vigo, vejam lá em que lugar ficou no ano passado.

    O merdafica também só ganha à rasca aos Sions da vida.

    Mas o SCP é que está mal.

    Só vos digo uma coisa temos treinador o que já está a preocupar muita gente.

    SL

      • Ganhar jogos na pré-época mas sobretudo não os perder por exemplo por 0-3 como na apresentação com o Valência já revela um upgrade a anos-luz da era Godinho.
        Mas para ti nome mesmo era ver o Sporting a perder.
        Sportinguista tu? O caralho que ter foda!

      • SOmos???

        MAs tu és do Sporting Clube de Portugal?

        Não.

        Vai mas é descacar batatas com as nalgas…

  19. Está tudo aí.

    Só uma ou duas achegas, relativamente ao «trio elétrico».

    Qualquer equipa que parte de trás com a ambição de crescer, e se chegar à frente de forma sustentada, tem os seus “underdogs” – jogadores que num determinado momento inicial da carreira alimentavam a esperança num futuro promissor, e que por contingências várias se viram ultrapassados e engolidos pelo pelotão. Dêem-lhes as condições e a responsabilidade que nunca lhes deram, devolvam-lhes a motivação que já tiveram, e vão ver como o papel dos “underdogs” está subestimado.

    É aliás muito interessante ler o que de Welder e da sua vinda para o Sporting se diz nos fóruns de torcedores do Palmeiras – os seus detractores comparam-no a Jefferson. Jefferson, lembram-se? o segundo melhor lateral esquerdo da liga, e que era um exemplo de como os Estoris desta vida tinham a capacidade que nos falta de descobrir talentos baratos, jogadores com grande potencial a preços muito acessíveis, capazes de ajudar a equipa e potenciar uma boa venda.

    Agora que começamos a fazer o mesmo, parece que a estratégia tão louvada até há pouco já não faz sentido. Eu acho que faz sempre sentido. Acho que nunca fez tanto sentido como neste momento.

    SL

  20. excelente post, como sempre.
    de todo o modo, continuo com muitas dúvidas quanto em relação ao maurício (que ainda assim, até me pareceu mais aceitável) e ao welder. o que é obviamente diferente de procurar fazer uma generalização de forma a dizer que isto é tudo uma merda e que é só negociatas e bla bla bla. claro está que espero que os gajos nos supreendam imenso…e se calhar até vão surpreender.
    quanto ao resto, estou a gostar imenso. sempre achei o LJ um excelente treinador (lembro-me até de defender a sua contratação e fui, na altura, assim para o insultado), e acho que foi mesmo a nossa melhor contratação. por outro lado, como escreveu o daniel oliveira há uns dias, está a criar-se um (estranho) ambiente positivo à volta da equipa, algo que não se via há anos. este ano tem de servir para estabilizar o clube, bem como a base futura desta equipa (bem como da própria seleção).
    falta um extremo (que pode ser o bruma) e um ponta. quanto ao ponta espero que não seja o orlando sá. se fosse eu contratava o hassan.
    de resto, resta-me mandar tudo para o cacifo.
    SL

  21. Os brasileiros não percebem, nem gostam de futebol. Gostam apenas de ganhar. Queimam os jovens jogadores quando erram um passe ou fazem um remate, de modo tal que faz parecer um incentivo os “famosos” assobios a Nani.

    Têm maus treinadores (excepção: Cuca) e isso reflecte-se no parco desenvolvimento que os jogadores, que vêm jogar na Europa, possuem.

    Isto para dizer que o que aquela gente diz sobre um jogador, qualquer que seja, não se escreve e que quaisquer que sejam as apreciações por eles feitas a qualquer dos jogadores da “2.ª divisão” brasileira deve entrar por um ouvido e sair por outro.

    • desculpa, cascavel, mas nesse campo não posso ajudar-te.
      Tenta com a tua mãe, a tua irmã ou com uma prima, pode ser que elas gostem de imitar um bocal da Hoover

    • É impressão minha ou o cascavel disse que as mulheres da família dele são broxistas profissionais?

      Oh Cherba, olha a publicidade no blogue pá, keep it real.

    • O Sporting não vai longe se não implementar uma estratégia consistente com a minha teoria.

      Outra coisa, o Sporting precisa de dinheiro e isso pode ser conseguido pelo menos em parte com a aposta no merchandising, especialmente no preservativo Sporting e no papel higiénico Sporting. Tampões Sporting prás meninas.

  22. Não percebo a surpresa em haver quem aproveite as contratações para criticar a direcção, surpresa era se fosse ao contrário, no clube sempre se criticou tudo e todos, quanto mais agora nesta constante guerrilha interna.

    É ignorar, parece óbvio que os que foram contratados estarão lá para preencher posições de jogadores vendidos (Jefferson/Welder), posições que estão em duvida(Mauricio) ou que temos faltas crónicas (Montero/Cissé).

    Pra já gostei de ver jogar Mauricio e Jefferson, falta ver se mantêm durante a época inteira.

    O único que assusta é mesmo o tal Magrão, é que quando vejo os vídeos que foram postados, (e video no youtube já por si são as melhores jogadas) apesar da finta interessante faz-me lembrar um Bojinov, parado e pesado. Espero estar enganado ou que seja para reforçar a equipa B com a sangria que vai levar.

    SL

    • Já agora, e para variar, que sejam este ano os jogadores a puxar a carroça e a honrar o clube em vez de vedetas a vender bilhetes com o nome e pouco mais. Boularouz já foi, mas Jeffren e Labyad já começam a irritar.

  23. Isto de avaliar jogadores tem muito que se lhe diga.

    Alguém consegue encontrar semelhanças entre o Adrien do ano passado e o que se apresentou no último jogo??

    Já tou como um caramelo qualquer disse um dia destes nos corredores do cacifo, as opiniões são como os peidos, cada um dá o seu…

    • É apenas um bom indicador, até porque o que é mesmo necessário é que o Adrien, e os outros tenham consistência. E isso só vamos saber com o desenrolar da época.

      Não tendo oportunidade para ter visto o jogo fiquei entusiasmado com a reacção ao jogo do Wilson, pois para mim (já sabem) Rinaudo não me convence.

      Z

      • William, Z.

        Não faças como o gajo da TVI que estava todo baralhado com a presença do rapaz em todo o lado que acabou chamando-o de William Eduardo… neste caso até estamos a falar de internacionais portugueses, quando tiverem que fazer relatos da seleção da sérvia vai ser engraçado…

      • Afinal não é só deus fito que está em todo lado! William “Eduardo” Carvalho também está…

    • Raf77, as opiniões são como as bufas, cada um tem a sua.

      Isso fui eu que mencionei.

      Isto tudo a propósito da minha teoria e da avaliação de jogadores.

      A propósito o que achas da minha teoria? concordas? discordas? quais os teus argumentos?

      Eu venho sistematicamente a mencionar argumentos consistentes com a minha teoria ao longo dos “posts” e os que defendem um teoria oposta à minha não dão nenhum argumento.

  24. UMA RECEITA PARA COGUMELOS SALTEADOS:

    ingredientes:
    400 gr de cogumelos
    2 colher de sopa de salsa picada
    2 colheres de sopa de manteiga
    2 dentes de alho
    1 cebola
    Sal q.b
    Pimenta q.b

    Preparação:

    Lava-se MUITO bem os cogumelos. numa figideira coloca-se manteiga a aqucer. junta-se os cogumelos e deixa-se saltear em lume brando (com a frigideira tapada) durante 10 minutos. Tempera-se com sal & pimenta. Acrescenta-se os alhos, salsa e a cebola picada. Deixa-se apurar + 5 minutos. Servir a preceito!

  25. Acho muito engraçado…

    – o André Santos (atenção que para mim tinha lugar no plantel desta época), era dos jogadores mais criticados na época de PB, e continuou até se mudar para a Corunha. Agora, até já serve para criticar a contratação de um jogador que não se conhece… só porque sim.

    – Para alguns, a contratação de jogadores sem (na opinião dos detratores) curriculum, é desastrosa e só serve para fazer negociatas; apostar nos putos a 100% é que é! Mas, pergunto eu, nos anos anteriores, quantos prefeririam um William Carvalho a um Gelson Fernandes? Pois é, o Suíço tinha Curriculum e foi a merda que se viu…

    – As contratações do passado, nomes sonantes mas maioritariamente de jogadores que nunca confirmaram o potencial que se lhes previu, enchiam o coração dos Sportinguistas. Se corresse mal, como correu, o risco era (e confirmou-se) astronómico. Basta ver a lista de dispensas deste ano, e os tantos outros jogadores que nada acrescentaram ao clube. Se os deste anos falharem, ao menos não temos as complicações financeiras que os outros acarretaram.

    – Já vi aqui gente a dizer, por exemplo, que Rinaudo é Deus! Para mim, Rinaudo será dos jogadores que mais importância terá no SCP deste ano. Agora a verdade é uma e uma só: para os detratores, fosse Rinaudo contratado neste defeso, vindo da segunda divisão Argentina, seria mais uma negociata. Porque vinha da segunda divisão. Tinha sido Internacional Argentino, mas era mais um flop.

    – Vamos a Ghilas. Tivesse o Sporting ido buscar o Ghilas ao Brasil neste defeso. O que se diria para aqui… Mais um tosco, mais uma negociata. Afinal, para muitos, é a última coca-cola do deserto,e o Inácio, essa besta, um incompetente que o deixou ir para o Porto.

    Não é ser pró Bruno (que sou), nem Pró Godinho (que não sou). É ser coerente com aquilo que se diz, e ter noção do que é o SCP atualmente: um gigante sem dinheiro. Coisa que o detratores nem sequer se dignam a analisar.

    SL

  26. OFF Topic: Agora vem o empresário do Jeffren dizer que este não compreende porque é que este não conta. Que assinou com a equipa A um contrato que craque. Que caralho, e não é que o cabrão não tem vergonha em dizer uma merda destas?
    Em vez de dizer isso deveria de se perguntar a si mesmo porque é que o Jeffren TEM um contrato de craque, quando mostra menos que miudos da formação!

  27. Mauricio – Gostei, mt duro, rápido, atento, é bom jogador, será titular?? Quem estiver em melhor forma será!!

    Jefffffressssssssson – olha 1defesa esquerdo que sabe fazer cruzamentos!? Agradavel, notou.se vontade de ajudar a equipa!!

    William – Que grande, que forte… acho que a camisola pesou nos primeiros minutos….depois libertou-se (eu acho normal a camisola pesar no 1º jogo em alvalade, joão mario tb acha)

  28. Convençam-se de uma coisa, a nossa melhor contratação chama-se Leonardo.

    Deixem o homem construir a equipa que têm idealizada e depois avaliem, até lá vamos desfrutando de uma pré-época tranquila.

    Quarta-feira, em Nice, é bem provável que aproveite para rodar um pouco mais os jogadores para depois voltar a apresentar uma equipa bem competitiva frente ao Braga.

    A equipa precisa de crescer e está a fazê-lo. Começaram a trabalhar há cerca de um mês e ainda faltam 3 semanas para começar a doer. Vamos com calma e havemos de lá chegar, pelo caminho vamos calar muita gente.

    SL

    • Concordo que o Leo Garden é o nosso “às de trunfo”

      Eu, sei que este é o anus horribilis e nao podemos enbandeirar em arco…

      Mas eu sou doente pelo Sporting!!! Eu acredito que vamos andar no topo este ano… e aposto o 2 tomates como pro ano somos campeões!!! (se formos este ano, era a coisa inimaginavel a cara de cu dos corruptos e dos galinacios…)

  29. o melhor argumento que já li por aqui é comparar as contratações rigorosas de paços e maritimo… esse é o caminho, eles também com meia dúzia de tostões fazem excelentes equipas! sinceramente…por isso dps surgem os wenders, o joao alves, o evaldo, o peruano do rio ave, os cissés… o sporting nao tem a dimensão desses clubes! deixem os miudos jogar e no fim logo se faz as contas!

    este magrão que andava pela II divisão do brasil vem acrescentar o quê? vai ganhar quanto? continuam os mesmos erros, este tipo vale zero! os videos são fabulosos, mas nao chega camaradas…lá dentro até se borra pelas pernas abaixo! o defesa direito andava

    o matias é que era bom! e o valdez! são jogadores sem chama, chegam aqui e todas as semanas têm de jogar bem…e não jogam!
    este é o ano do carrillo!! este é que é….esqueçam isso, ele é bom pra fazer 1 pelada ali na praia, pra fazer umas cuecas á malta e pra nos rirmos 1 bom bocado….não tem atitude de profissional

    acho q o plantel estava mt bem, temos matéria prima pra fazer 1 equipa consistente! em que o s jogadores corram que nem desalmados, em que a pressao seja constante!

  30. A política de contratações é boa ou má? Compreendo que as mentes Sportinguistas, já escaldadas com a incompetência (para já só podemos dizer incompetência…) das direcções anteriores estejam agora mais cautelosos.

    Por isso mesmo é que devemos ser sempre exigentes. Sempre. Com este e com todos os futuros Presidentes.

    Mas ser exigente não significa criticar tudo e todos só para dizer “olha para mim, que penso com a minha cabeça e sou tão exigente!”. Na verdade ninguém sabe se os reforços são bons ou maus, mas não é por serem brasileiros que jogam na 2ª divisão (bem, na verdade há pouco mais de 4/5 meses jogavam nos maiores clubes do Brasil…) que se possam catalogar de flops, antes mesmo de jogarem. Eu sei, eu sei, são os mesmos que se indignaram com a não contratação de Rafa… da 2ª divisão portuguesa.

    Vejamos o caso do Dortmund, que toda a gente gosta de encher a boca. Aposta na cantera sim, mas dissequemos a questão:

    – dos 25 jogadores profissionais que compõem o plantel principal, 9 são estrangeiros.(contratados a equipas sem expressão da Alemanha, Polónia, América e… Austrália), ou renegados à procura de 2ª oportunidade, como Sokratis Papastathopoulos ou Pierre-Emerick Aubameyang

    – desses 16 que sobram, quantos são da formação? Pasmem-se, somente 6 (!):

    O GR suplente Zlatan Alomerović
    O defesa Marian Sarr – que na verdade foi contratado júnior ao Leverkusen…
    O defesa Marcel Schmelzer
    O defesa Koray Günter
    O médio Jonas Hofmann – que na verdade foi contratado júnior ao Hoffenheim…
    O médio Marvin Ducksch

    – os restantes 10 alemães foram contratados a clubes menores ou de 2ª divisão da Alemanha com por exemplo Erik Durm.

    Alguém que se dê ao trabalho de fazer o mesmo exercício para o Sporting e depois falamos de “apostas na formação”

    Finalizando, para os adeptos que estão sempre do contra e a cobiçar a galinha da vizinha… apareçam sempre, pode ser que essa raiva vos passe e apreciem melhor o que é ser-se Amante do Sporting de verdade.

  31. Excelente post. Agora alguns comentários deviam fazer parte do reportório dos gato fedorento. Negociatas? com se só ainda gastámos 700000£, que é uma quantia ridicula quando comparado com as outras épocas. Depois como é possível criticar sem ver jogar. Na história do futebol quantos grandes jogadores andaram perdidos em equipas secundárias e fizeram grandes carreiras, houve internacionais brasileiros e campeões do mundo rejeitados pelo Estrela da Amadora (Ronaldinho), pelo Barreirense(Zézinho) e muitos mais que seria fastidioso enumerarar. Depois de da exibição do Maurício ainda o criticam ? porquê , não gostaram do que viram. É verdade que é só um jogo, mas as caractristicas estão lá. Agressividade, velocidade, bom jogo de cabeça, não é tosco e parece colocar-se bem. O Xandão era muito mais caro, por acaso é melhor? Quanto aos outros reforços vamos dar tempo. Possivelmente nem todos serão bons, mas é muito mais facil acertar quando se tem muito dinheiro. Qualquer dos centrais adquiridos pelo Benfica custaram mais que todo o invertimento que o Sporting fez esta época. Quantos golos sofreu o Benfica? Cá está a glinha do vizinho…

  32. por falar na galinha da vizinha, não ficava bem uma mensagem pública de condolências ao slb e à família do Fernando Martins no nosso website? Acho que sim.

    não sei se fizeram o mesmo com o João Rocha, nem me interessa. Com os erros dos outros posso eu bem.

    SL

  33. Na mouche! Vamos ter calma e vencer jogo a jogo… Lá mais para a frente fazemos um ponto de situação. Gostei do que vi no primeiro jogo, apesar de 2 ou 3 (que não foram titulares curiosamente) me terem desiludido um pouco pelo que apresentaram nesta fase – bem sei que foi apenas um jogo mas…

  34. Cherba faço um apelo… está na hora de começares a eliminar certo tipo de comentários que não são críticas ou opiniões divergentes mas simplesmente provocações e insultos… eu sei que vivemos em democracia mas a democracia também tem limites e qualquer dia estes sujeitos com estes comentários e respetivas reações estragam este blog por completo … eu por mim já me começa a enojar e cheira a campanha orquestrada… não podemos deixar que isto se torne uma bandalheira completa ao invés do que realmente importa: o nosso SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

  35. Excelente post, absolutamente pertinente.

    É natural que exista apreensão e expectativa, porque não conhecemos os jogadores. Também não conheciamos praticamente nenhum dos jogadores que a tripla dinâmica duque/freitas/godinho foi desencantar, Elias, Bojinov, Gelson, Ribas, Pranjic, etc. Tivemos que dar o tempo necessário para perceber que tipo de jogadores eram…

    Mas os vampiros da croquetagem não estão interessados em dar tempo a seja quem for. Querem capitalizar ao máximo essa natural apreensão, e empurrá-la o mais possível no sentido da frustração e indignação.

    Tal como nas eleições, é uma campanha negra que, na verdade, nunca terminou. Os meios já não são os mesmos, a única coisa com que podem contar é a lampionagem dos orgãos da comunicação social e aquilo que regurgitam sobre o Sporting. E os croquetes vampirescos aproveitam ao máximo, bebem tudo, não sobra uma gota.

    Mas vamos lá tentar desmistificar a indignação que os croquetes requentados tanto desejam despertar nos Sportinguistas. “É um escândalo o despesismo da política de contratações, estão a contratar jogadores desnecessários”…

    Mas desnecessários porquê? Vejo duas opções:

    .
    1. Estes jogadores são “estrelas”, são demasiado bons e vão “tapar” os miudos da formação.

    Se fosse este o caso, então acertámos no jackpot! Foram contratações baratas e os respectivos salários são reduzidos. Jogam 1-2 anos e depois saem por um valor muito superior ao investido.

    Pelo meio, haverá com certeza espaço para os miudos se mostrarem (sim, porque não vamos com certeza contratar 40 novos jogadores como nos últimos dois anos).

    Parece ser um excelente negócio.

    .
    2. Estes jogadores são uma merda, não valem um décimo dos miudos, vão passar o tempo todo no banco.

    A questão é que também não temos dinheiro para mais e era necessário fazer face às lacunas identificadas pelo treinador. Mas já vimos que temos na formação qualidade mais do que suficiente para conseguir, pelo menos, fazer melhor do que no ano passado, independentemente de reforços. Portanto, nada estará perdido.

    Estes correram mal? Paciência. Não é a primeira vez que isso acontece, não é o fim do Mundo. E com certeza não será tão desastroso como:
    – Boulahrouz, contratado a custo “zero”, a ganhar 700K€/ano
    – Onyewu, contratado a custo “zero”, a ganhar 900K€/ano
    – Pranjic, contratado a custo “zero”, a ganhar 800K€/ano
    – Jeffren, comprado por 3,75M€, a ganhar 900K€/ano
    – Bojinov, comprado por 2,6€, a ganhar 900K€/ano
    – Etc…

    Perante a necessidade de contratar (dada a recomendação/exigência do treinador), não tendo sido um negócio fenomenal, temos que reconhecer que foi, pelo menos, um passo na direcção certa.

    .
    Com certeza que não vão ser todos nem negócios excelentes nem negócios sofriveis. Mas pelo menos podemos ter a certeza que as loucuras do passado não se repetem. Para sabermos ao certo que tipo de jogadores são, e que tipo de negócios foram, só temos que fazer uma coisa muito simples: esperar para ver. O Sporting — não só esta direcção — agradece.

    Claro que a croquetagem vampiresca quer lá saber do Sporting e de esperar! Mas esses cabrões que se fodam — as enrabadelas têm-se sucedido desde Março até esta data, entretanto já lhe terão tomado o gosto. Esperemos que a auditoria venha servida com muita vaselina para não lhes perfurar o cólon.

    Uma recomendação final: quem não quer ser “lobo” tenha o cuidado de não se esfregar com pão ralado e não se atirar de cabeça para a fritadeira. Devemos ser todos exigentes e não nos temos que calar, mas nada nos dará mais razão do que esperarmos para falar no momento certo.

    SL

    • Pertinente o pirilau.

      O que é pertinente é que o Sporting tem implementado a minha teoria, pelo menos, parcialmente, ou seja, nas contratações. A aposta tem sido feita em jogadores que não brincam nas selecções, contudo, é preciso alargar a consistência da implementação da minha teoria à não cedência dos jogadores às selecções; ainda hoje alguns jogadores do Sporting vão brincar na selecção sub19 em vez de estarem ao serviço do Sporting.

      • És um triste exemplo de que ‘cheira a merda, tem a forma de merda… deve ser merda’

        Que é o que tu és! Um bimbo nojento, que vem para um blogue de um clube rival com lenga-lengas de copy>paste.

        Cherba, tá na hora de ligares o ‘gingarelho’ que elimina estas poias.

      • Sim tripeiro. És tripeiro de merda Luís Miguel. Mete o montinho e o ismailov na peida e deixa de vir para aqui infernizar a vida ao Sporting. Volta lá para o blog dos putanheiros, devem ter lá muito que conversar sobre as putas que não vão à selecção.

      • Leão… as putas estão sempre sujeitas a “selecção”… isto para quem tiver algum critério, claro…

      • O que exclui o tripeiro do superbanana, para ele não há cá selecções. Isto porque mãe ninguém escolhe e há só uma. Já o pai… é mais complicado.

  36. Não se pode jogar só com miúdos da formação. Por muito promissores que sejam, não têm a experiência necessária para não errarem demasiado ao longo da época. Errando demasiado começam os assobios, a confiança decai e a qualidade ressente-se. Isto é válido sobretudo para posições chave como a de defesa central, guarda redes e ponta de lança. Vão ver a idade com que os mais recentes grandes centrais da seleção se afirmaram como titulares nas respetivas equipas: não foi com 19 ou 20 anos, antes aos 22 ou 23 depois de vários empréstimos. Pode haver exceções, mas são isso mesmo, exceções. Imaginar uma defesa com Ilori e Dier eu também a imagino, mas temos que dar tempo ao tempo. E se calhar até crescem mais depressa do que o costume, mas convém que esse crescimento seja indolor. O mesmo se aplica noutras posições. Gostava de imaginar um meio campo formado só por jogadores da cantera, mas isso só será possível quando eles crescerem. E têm que crescer amparados por outros com mais experiência.

    Podem apontar-me o exemplo do Rui Patrício, mas eu pergunto: Que seria o Rui com outro treinador senão o Paulo Bento (a que muitos chamam teimoso)? E acham que mesmo o Paulo Bento arriscaria uma defesa com dois centrais de 19-20 anos a somar ao Rui?

    Neste momento não temos dinheiro nem para contratar bem em Portugal, portanto resta-nos arriscar em jogadores de segunda linha ou esquecidos. Não vedetas como Bojinov ou Pranjic, mas outros que ainda quiram progredir na carreira e sejam uma mais valia. Não deu para avaliar o Maurício em todas as situações, mas já se percebeu que não é “uma merda”. Quem me dera que dali viesse um Luisinho ou um André Cruz. Não espero isso, mas já mostrou qualquer coisa. Por mim estou disposto a dar o benefício da dúvida a qualquer novo reforço. Como as coisas têm vindo a ser feitas (empréstimo seguido de opção de compra) o risco é pequeno. Pelo menos vêm para concorrer pelo lugar. Se o ganharem é porque o mereceram, e os nosso jovens têm que melhorar para calçar. Mas como o plantel é pequeno todos vão ter a sua oportunidade e os miúdos vão continuar a crescer sustentadamente.

    Estamos no início da época e temos que pôr alguma água na fervura. É verdade que são um ano mais velhos, mas os nossos putos o ano passado apenas ficaram em quarto na 2ª liga, e não era esperado que fizessem mais que isso. Pensar que serão a base duma equipa que lute pela Europa se calhar é sonhar alto demais.

  37. Gostei da atitude do Mauricio, mas ainda é cedo para tirar conclusões. Ele que continue a calar-me com exibições daquelas.

    Fiquei supreendido com o W. Carvalho. Que jogador do cacifo!

    Ah! e o Adrien enerva-me como o cacifo. Um jogador com aquelas qualidade e só joga quando quer. Fdx, Adrien! Acorda, cacifo!

    Mas o que mais gostei do jogo de sábado foi a organização da equipa e a atitude na tentativa de recuperação rápida da bola. TEMOS TREINADOR, CACIFO!

    Força Sporting!

  38. epah, que vergonha…que incompetencia…
    entao deixaram sair mais uma das 7 maravilhas do mundo…o portentoso Átila thuram??
    depois da incompetencia do gerson,do Schaars, do Arias, mais um prodigio que se vai???aiaiaiai…

    já imaginaram se fosse cogumelo e tivesse de escrever isto, só para atacar alguem, mesmo sabendo que era a atitude certa , como é que me iria sentir??? pois…
    cogumelos, eu entendo-vos….NOT

    • Tens o palpite que o Rafa é uma máquina, é uma coisa um pouco diferente de ele ser ou não. Não o sabemos como não sabemos o que vale ao certo Welder; Magrão ou Maurício – este último já sabemos mais qualquer coisa e acho que todos gostamos de ver.

      Eu confio em quem escolheu e em quem lhes vai extrair o melhor possível. E isto é muito mais do que senti nos últimos anos.

      • Claro, e daí toca a assobiar na 1ª oportunidade. Lanço aqui um pró caralho a todas as bestas que assobiam os nossos jogadores. Quem atitude mais acéfala, fdx!
        Foi bonito ver o pessoal a aplaudir o joao mário depois de passes errados, porque não fazer o mesmo a todos? Precisamos de mais “adeptos” e menos “publico”.

  39. Antes de comentar as contratações, é necessário saber ou não o que valem se não mais vale estar calado como eu vou estando. Quem não sabe, mais vale estar calado.

    Falando do que se sabe, hoje veio a publico que Salomão e André Santos, a ganhar 150M€ e 450M€( total 550M€), respectivamente, estão com posições desconhecidas no plantel do Sporting. Estando o Sporting do que se fala à procura de um médio de construção e um extremo, não seria uma boa ocasião para dar uma oportunidade a estes dois? A folha salarial aqui não se pode questionar.

    Ninguém melhor que Leo Jardim para responder.Eu sinceramente gostava de ver estes dois no plantel do Sporting 2013/2014

  40. Carissímos,

    A questão do “não passou por clubes top, n é selecção, n mostrou nada” é tudo muito verdade, mas no futuro, aliás, no desporto tudo depende muito de cabeça pois regra geral físico todos eles têm, pois fizeram formação.

    Posto isto, não me espanta que num clube sólido um jogador que tenha boa cabeça e seja inteligente em campo possa singrar, embora não seja o mais talentoso dos jogadores quando tivesse 19/20 anos.

    Importante neste momento é ter um 11 base e + 10 prontos a render quase com a mesma qualidade, o resto é dispensar os empecilhos e temos a época feita :)

  41. Esta nova direcção do Sporting Clube de Portugal faz lembrar um encontro duma associação de amigos dos cães numa tarde de Sábado: Todos munidos do seu saquinho de plástico, a pisar o terreno com muito cuidado, prontos a apanhar as PÓIAS (quais minas anti-pessoais prontas a fazer merda…) que os “cães” deixaram nestes últimos anos…

  42. Tenho uma certa curiosidade em saber onde andavam estes vapores e afins ao longo dos últimos anos. Provavelmente tinham tacho e agora não têm. É fodido.
    O mal não é haver espírito crítico, é ele só aparecer quando é conveniente. E o mal é chamar-se “espírito crítico” a meia dúzia de alarvidades vociferadas sem nexo. É que nem um argumento são capazes de dar, coitados. É mau porque é mau, é mau porque vem da segunda divisão do Brasil (hello, Hulk?). É mau porque o Bruno é gordo e tem a voz rouca, é mau porque o Inácio tem um Mercedes. Epá, vão pregar para outra freguesia!

  43. Pingback: hoje escreves tu: Um sonho (im)possível | O Cacifo do Paulinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s